Comentários de ‘The End’ o Series Finale de Lost

Não há certeza maior na vida que sua finitude. Sejam lá quais forem os caminhos que trilhemos ao longo dessa fascinante e misteriosa jornada, são os erros e aprendizados que ajudam a dizer quem somos. Mais que isso, são os relacionamentos que construímos nessa caminhada, que ninguém consegue fazer sozinho (como pontua Christian Shephard em momento chave desse episódio), que servem como testemunho irrefutável do que fizemos e do impacto que provocamos nas vidas uns dos outros.

Ao longo desses seis anos, uma série de tv nos mostrou a história de pessoas que perdidas em suas jornadas, descobriram numa ilha remota e cheia de mistérios particulares, não o fim, mas o meio para que se encontrassem. Em Jack, Locke, Hurley, Sawyer, Kate e cia, nos vimos refletidos em suas falibilidades, tragédias e conquistas. A ilha? ‘Só’ um lugar de propriedades singulares capaz de catalisar a reunião daqueles que buscavam uma redenção que sequer admitiam procurar. Lost foi uma série sobre pessoas, mas sobretudo para pessoas. Gente como você e eu, que questiona o sentido da vida e que se emocionou com a resposta da principal pergunta levantada ao longo desse período (uma que sequer havíamos considerado no meio de tantas, diga-se): a vida como conhecemos, tão refém de nossa fragilidade física de fato acaba aqui, mas será que isso significa mesmo um fim?

Leia mais…

    O desfecho de Lost, obra que despertou em todos nós paixões variadas e distintas, veio acompanhado de um gosto agridoce. Se por um lado o ‘The End’ significou a conclusão elaborada, envolvente e emocionante da trajetória daquele grupo de pessoas que enfim pôde se encontrar num plano que não obedece as regras do espaço e do tempo, por outro significou a despedida definitiva de amigos com quem tanto aprendemos ao longo desse período e que agora só poderemos revisitar nas lembranças afetivas de vários momentos marcantes.

    Nos traumas e conflitos de cada um daqueles personagens, tivemos a oportunidade de confrontar nossos temores, nossas dúvidas e principalmente nossas certezas. E mesmo que não soubessem disso, Jack e cia nunca estiveram sozinhos naquela ilha. Se torcíamos, vibrávamos e nos emocionávamos com eles e por eles, era porque enquanto espectadores, também ficamos presos em meio a situações que não se encerravam na luta por sobrevivência ou em disputas de razão x fé, destino x livre arbítrio ou bem x mal.

    Nos encontros daquela realidade paralela (ela sim o próprio purgatório), os choques de consciência plena que vieram acompanhados pela paz há tanto procurada, só foram possíveis quando cada uma daquelas pessoas enxergou através do amor, os relacionamentos que construiram ou reconstruiram na ilha. Afinal, foi lá que Jin e Sun se reencontraram enquanto casal; que James ‘Sawyer’ Ford viu em Juliet (e ela nele, claro) o porto seguro que sequer sabia existir; que John Locke encontrou num milagre a auto-estima e o amor próprio há tanto perdidos, e que Jack Shephard descobriu no amor de Kate (sim, ela escolheu por ele no fim das contas) e no entendimento de que era preciso dar a própria vida para que outros tivessem uma chance, o caminho de um recomeço espiritual pleno e harmonioso.

    O que ‘The End’ evidencia para nós em seu desfecho é que as dores, os sacrifícios e as mortes que aqueles personagens experimentaram na ilha ao longo dessa trajetória nunca foram em vão. O que eles viveram e sentiram foi uma passagem, um estágio de aprendizado cujas lições só seriam efetivamente compreendidas em sua plenitude num outro plano. Um no qual reconciliações ganham forma quando uma vítima perdoa seu assassino, permitindo-se seguir em frente na certeza de ter encontrado o verdadeiro sentido de ser especial e onde a palavra redenção se explica não pela chance de consertar algo, mas sim pela possibilidade de poder lembrar para seguir em frente.
    Todo espetáculo tem que terminar, mas é duro ter de se despedir de artistas tão queridos e ver a cortina se fechar num último adeus sem direito a bis. Obrigado Lost por esses seis maravilhosos anos de diversão, entretenimento inteligente e sobretudo pelos muitos momentos de emoção e reflexão. A beleza de seus personagens, sua música, suas ideias e sobretudo de sua companhia me fará muita falta e será para sempre sentida, porém jamais esquecida.
    I just don’t want to let it go***Muito mais sobre esse impactante final da série em outros posts que surgirão em breve por aqui.

1155 COMENTÁRIOS

  1. Alguem mais nao conseguiu entender esse final?! Pq juro q pra mim o q aconteceu foi q nada importou pq um dia todos eles morreram e acabaram juntos! Posso estar sendo muito ignorante, mas foi isso q eu consegui pegar desse final! ALGUEM ME ILUMINE PF!!!

  2. Jackinhooooooooooooooooooooo. foi perfeito pqp
    só axei a reuniao na igreja muito novela da globo.
    mas q ta todo mundo morto eu gostei rs
    foi lindo lindo lindo. só to com raiva de mim mesmo pq devo ta desidratado e nao saiu lagrimas

  3. Bom, sinceramente eu não achei… não sei se não entendi direito, vou esperar pelo episodio legendado… mas eu fiquei mais perdida com o final do que com a série inteira…

  4. Eu adorei todos episódio, menos os 10 minutos finais… mas isso é normal pra mim que tem odiei os 10m finais de BSG, é realmente muito difícil fazer um final digno pra uma série excelente e eu não achei o final digno, o final que eu queira aconteceu mas não aconteceu… tudo seria perfeito se tivessem excluído do texto a parte que eles estavam mortos. Mas ainda assim valeram todos os anos a série é muito boa.

  5. Sim, emocionante, lindo e tal. Mas quem acertou o que era a ilha? Ah sim, aqueles que falaram que todos estavam mortos e a ilha era um purgatório! Só erraram no purgatório, não tem purgatório, tem crescimento e tal. ou seja, nem depois de morrer a gente descansa.rsrs

    let it go go go

  6. não dá pra acreditar que acabou… ;( oq vai ser de mim agora…

    tudo que não foi respondido só deixou uma mensagem: "Isso não importa"

    concerteza vai ficar pra sempre e nunca será substituido no meu coração… LOST 4ever!
    snif

  7. OK q bom q vc entendeu TUDO e vai poder nos ajudar a entender.
    1- entao eles morreram qnd o aviao caiu na 1 vez, certo?
    2-jacob e o irmao serviram p NADA ne?
    3-nao existia nada p ser protegido na ilha ne?
    4-pq a peny tava morta senhor se ela nunca esteve no aviao. alias, nem o desmond. ou sera akilo q o jacobwildmore dizia q se o black somke saisse da ilha TODOS morreriam? mas ele saiu como?(desconfiava q o lapidus era ele ihihhhi)
    5-o flashidewys nao passavam de sonho,almas q nao sabem q morreram e acham q estao interagindo?

    HELPPPP

  8. Não sei se serei o primeiro comentário mas faço questão e me sinto na obrigação de dizer isso: Este é um momento que vai ficar na história! O fim da MAIOR SÉRIE DE TODOS OS TEMPOS!!! Nuna mais vou esquecer o que vi hoje…

  9. Como todo grande fã não posso dizer que não foi um belo final, porém, foi exatamente igual a um filme que a Anne hathaway era protagonista, simplesmente foi exatamente igual.. esperei que pelo menos o eletromagnetismo, ou a ilha se mover seriam explicados, ou pelo menos citados..

  10. Preciso assistir de novo . No diálogo do Jack com o Locke logo após a cirurgia entrou em pane e perdi talvez um dos diálogos mais importantes do último episódio .
    A impressão geral é boa , o final a meu entender é plausível , mas prefiro não comentar nada por enquanto pois tem muita gente que ainda não viu . E preciso "digerir" tanta informação e " A Explicação " final mórbida .
    Luc

  11. Processando…
    Depois de tanto eles falarem que eles nao estavam m….
    To bem confuso, com algumas contradicoes, agora nos resta ver o jimmy kimmel e ver as conclusoes e ultimas opinioes dos produtores e atores

  12. No meu entendimento a ilha era um purgatório. Onde o bem e o mal, disputavam pela alma dos ali presentes.
    O final mostrou quem foi escolhido pelo ben, e os que não estavam na igreja obviamente foram para o inferno.

    Obs: Todos estão mortos…

    É isso mesmo? :S

    Essas dúvidas, alimentarão a magia dessa série, por bons anos. Inesquecível…

  13. Não mesmo, os caras pisaram feio na bola nos minutos finais. O Flash-sideway ficou muito mal explicado, e sério, completamente sem sentido. Tava legal até até a última aparição do Hurley na ilha. Depois…pffff Tô revoltado.

  14. cara to viajando,não sei se choro de emoção ou de raiva,final foi lindo mais não entendi os dialogos.Agora muito louco essa cena final do jack.

    LOST SEM DUVIDA UMA DAS MELHORES SERIES DESSE SECULO.

    BUAAAAAAAAAA,CABOU,SNIFF,SNIFF

  15. cara to viajando,não sei se choro de emoção ou de raiva,final foi lindo mais não entendi os dialogos.Agora muito louco essa cena final do jack.

    LOST SEM DUVIDA UMA DAS MELHORES SERIES DESSE SECULO.

    BUAAAAAAAAAA,CABOU,SNIFF,SNIFF

  16. Pelo que senti no site em que assistí ao episódio, muita gente vai reclamar, mas achei uma obra de arte, fantástico, assim como esperava desde a época em que aquela call sheet vazou.
    Estou muito feliz por ter acompanhado a série.

  17. gente… eu tb nao sei o que falar… acho que esta alem da dicotomia bom ou ruim, ou cumprir ou nao expectativas… o final nao foi absolutamente logico racional nem metafisico apelativo, foi algo dos dois, uma dialetica estranha que nao sei se irrita ou alegra… mas como qualquer episodio de lost, comove… fiquei preso em cada episodio, em cada segundo… comecei vendo o season premier na ABC e terminei vendo o season finale in the same way… em todos estes seis anos, lost sempre me manteve apreensivo e cativado… continuo com esse sentimento agora e por isso sou grato… nao pelas respostas que deu, ou pelo enredo, ou por qualquer outra coisa, mas pela unica e simples sensacao de ver, de fazer parte somehow, afinal de contas o que importa nao eh o produto, mas sim o processo… a jornada!

    no final, we all got lost… thats a deep feeling!

  18. nao era uma realidade paralela
    *a ilha era a fonte de vida e morte
    tinha de ser protegida
    *mas a realidade alternativa é o que o pessoal chama de paraiso
    *o que teve mais impacto na vida das pessoas continua nakela realidade
    akilo nao era na mesma hora
    *o christian fala que nao é quando
    *uns morreram mto depois do jack
    akilo é uma consciencia coletiva das almas depois de morrerem
    *o hurley continuou o trabalho dele
    *o ben tb
    *o desmondvoltou p/ a vida dele
    *todo mundo seguiu seu caminho
    *mas depois q todos morerram é que akilo td aconteceu na paralela

    Gostei até

  19. Episódio melodramatico, previsível, mas não foi tão ruim. Poderia ter sido fodastico, mas não passou de um 7.

    Não perdi 6 anos acompanhando Lost, mas está ultima temporada foi demasiadamente arrastada, não linear e contraditória. Se tivesse apenas três bons episódios, já teria resumido o que foi dito em 17 episódios.

    Abraço a todos.

  20. O ritual da passagem, para o céu…nem todos que morreram estão prontos, mesmo Ben ainda precisa de um tempo, a realidade paralela sempre esteve lá, um purgatório…aos puros, o direito de subir ao céu.
    Lindo Final Feliz!

  21. Fenomenal, eu achei…pra mim tudo faz sentido.. e a série é como Damon e o Carlton sempre falaram, "não é sobre a ilha, mas sim, sobre pessoas"… claro, ficaram muitos pontos abertos… mas me deixou mto feliz…

  22. Completando o comentário emocional que eu fiz acima, eu estou honrado de ter participado dessa jornada que acabou depois de 6 anos e eu lembro que eu e minha familia começamos a assistir lost quando estreou na AXN e em momento nenhum deixamos de acreditar no que é e foi Lost, muita gente vai falar mal do fim de Lost eu sei mas nós já conhecemos essas pessoas , são aquelas que veem defeito em absolutamente tudo , ou são aquelas que não entendem arte ou são simplesmente as pessoas ignorantes que se recusam a acreditar e a entender , coisa que Jack Shepard foi por muito tempo, eu tenho muita pena dessas pessoas.

    Abraço a todos

    Gustavo Sanches

  23. final magnifico….muitos falaram sobre isso, mas o que ficou claro eh que tudo na ilha aconteceu, os que sairam podem ter seguido a vida e morreram algum dia tbm….muito emocionante….a realidade alternativa em si era o que todos precisavam para aceitar o que havia ocorrido e entederem e aceitar a morte nao como o fim, mas como uma continuacao!!!

    realmente nem sei….meio sem palavras….simplesmente fantastico!!

  24. eu tô tentando entender até agora…afinal, morreu todo mundo no episódio 1 da primeira temporada, no acidente de avião?
    ou tudo aconteceu de verdade e o jack morreu tampando a rolha; a kate, sawyer e cia ltda morreram no voo da ajira que acabou de sair da ilha?
    kd o c4 que tava no avião? o MIB tirou tudo que tava lá pra usar no submarino?

  25. Sinceramente… Preciso do EP com legenda pra entender tdo! Só não entendi o seguinte… eles morreram na ilha, ou, já na queda do avião na mesma? OH MY GOD! Mesmo assim, lindo o final… Se bem q ainda to confuso, tipo, se eles tão mortos desde a primeira temporada… Melhor assistir NOSSO LAR! AI AI AI…. volto mais calmo depois pra decidir oq fazer! Se gostei ou não! ABRAÇOS a TODOS! PS: Será q alguns fãs de LOST hj, não gostariam de ser mesmo é fãs de HEROES? FUI!!!!

  26. Não consigo parar de chorar!!!!
    Simplesmente MARAVILHOSO!!!
    Uma das melhores histórias já construídas! Ever!!
    Lost é sobre examente o antônimo da palavra: Encontro! Reencontro!!
    Lindo!! Lembrarei para sempre!!
    Remember and let it go!!

  27. Achei o final bem previsível.
    Não curti a falta de respostas, não curti as mortes dos kwon/locke/mib… Mas diria que foi um final aceitável/bom para o rumo místico que a série tomou. Achei bizarro a kate e o sawyer saírem da ilha.. fiquei esperando um final pro Miles e pro Lapidus… Por um momento, achei que o jack fosse tornar-se o novo Mib, sabe cmoo é.. "to keep the balance"
    hehehe, bom, foi uma ótima jornada esses 6 anos. Adeus a todos.

  28. simplesmente ridiculo esse final… parecia novela da globo, deixou uma porrada de perguntas e terminou a série como eu mais temia, que tudo não passava de um purgatório ou um sonho e todos já estavam mortos… terrível…

  29. TIVE A OPORTUNIDADE DE VER APENAS O COMEÇO, DE RESTO A MINHA NAMORADA FOI NARRANDO PARA MIM NO CELULAR, ENQUANTO EU DEIXAVA A CASA DELA. O FINAL, TENHO Q ASSISTIR COM CALMA, MAS JÁ VI Q MUITAS PESSOA SNÃO GOSTARAM, APESAR DE QUE EU ACHO OS FÃS MTO RIGOROSOS COM A SÉRIE. É TÃO DIFICIL SABER Q DE AGORA EM DIANTE NAO TEREMOS MAIS EPISÓDIOS INEDITOS, MAS TEREMOS TODAS AS EMPORADAS PARA REVER… NAMASTÊ

  30. Terminei de assistir, chorei muito, super emocionado e SATISFEITO! Tenho certeza de que quem muitos vão chiar porque não tiveram algumas respostas.

    Mas enfim entendi porque os produtores tanto insistiram que a história de Lost era sobre as pessoas e não sobre a Ilha. E Lost realmente é isso.

  31. Realmente seria dificil para qualquer ser humano com sangue nas veias ter a frieza de dizer algo agora…As cenas ainda estão passando na cabeça e nos forçando a lembrar detalhes das outras 5 temporadas.Lost foi uma viagem fantastica e inesquecivel.Duvido que consigam fazer algo parecido.E no final a serie nao se tratava de ciencia , nem mitologia e sim das pessoas e suas relaçoes.Mas sobre tudo falava de AMOR.

    Saudades de LOST já !!!!

  32. LINDO
    SEM MAIS
    INEFAVEL
    Gostaria de agradecer ao blog e seus criadores, acompanho voces Ha muito tempo e até hoje não comentei nada, agradeço do fundo do meu coração por tudo que postaram, li tudo que se seguiu, maravilhoso, tudo mesmo, os criticos nao compreenderam a beleza de lost e do trabalho de voces, sou realmente muito grato por se disponibilizarem a nos oferecer tanto mesmo, seja como for o rumo de todos nós, deixo aqui um eterno agradecimento a voces, fizeram de minha vida mais feliz! como LOST! xD
    NENHUMA CRITICA A LOST E VOCES
    PERFEITO
    TUDO
    Abraços e muitas felicidades!

  33. LINDO
    SEM MAIS
    INEFAVEL
    Gostaria de agradecer ao blog e seus criadores, acompanho voces Ha muito tempo e até hoje não comentei nada, agradeço do fundo do meu coração por tudo que postaram, li tudo que se seguiu, maravilhoso, tudo mesmo, os criticos nao compreenderam a beleza de lost e do trabalho de voces, sou realmente muito grato por se disponibilizarem a nos oferecer tanto mesmo, seja como for o rumo de todos nós, deixo aqui um eterno agradecimento a voces, fizeram de minha vida mais feliz! como LOST! xD
    NENHUMA CRITICA A LOST E VOCES
    PERFEITO
    TUDO
    Abraços e muitas felicidades!

  34. Bom assistindo ao vivo e com o otimo ingles que eu tenho hahahaah, acho que os produtores tiveram seus erros de continuidade por nao mostrarem o wal e o Michael no flashsideway..
    Mas tiveram uma grande sacada de criar este flashsideway e mostrar que os personagens conseguiriam se lembrar daquilo que viveram naquela realidade que estavamos acostumados a ver.
    Triste ver o que na realidade original da ilha, o jack morreu.. mas enfim, o que se seguiu nessa realidade eles nao puderam mostrar pro lapidus e o pessoal do voo.
    Mas enfim emocionante e ainda preciso rever outras vezes.. mas com certeza LOST é o melhor seriados de todos os tempos !!

  35. 6 anos perdidos da minha vida pra isso, não explicaram merda nenhuma e pra fechar com chave de ouro descobrir que na realidade paralela estão todos mortos e acabar assim, muito legal mesmo, deveria ter assistido com nariz de palhaço

  36. Gostei do final… vou esperar o DVD pra assistir os Extras !!! =D

    Valeu David ! Sempre frequentei teu blog.. Lost acabou… espero que Dudewearelost não acabe nunca !!!

    abçss

  37. Eu sou um grande fâ de lost, assisto semanalmente desde a 1ª temporada.

    Foram LONGOS 6 anos do que provavelmente foi a melhor série de tv de todos os tempos, e não irei julgar a série por seu final, mas sim pela jornada que nos levaram ao longo de todo esse tempo.

    Mas, dito isso, nós sabemos que 80% de todas as perguntas que a série criou NÃO FORAM respondidas. Até perguntas criadas na última temporada, como por exemplo "porque a ilha apareceu no fundo do mar no 1º episódio ?"

    E por favor, não venham com essa história de que quem não gostou do final é porque não entendeu, e que as respostas foram dadas … as respostas NÃO foram dadas, e eu sinceramente me sinto enganado com essa história sem pé e sem cabeça.

  38. Bem, vamos lá, entendi que o que aconteceu na ilha realmente aconteceu, tudo aquilo foi de verdade, alguns saíram da ilha, alguns ficaram lá, o jack morreu lá, a realidade paralela seria algo acontecendo muitos muitos anos depois, onde todos já estivessem mortos, e ela sim seria algo como um "purgatório"

    mas vamos lá, ainda tenho muita coisa pra digerir!

  39. Não acredito que acabou desse jeito..Faltou tantos misterios a ser repondido… Eu queria mais uma temporada rsrsrsrsrs…
    Esse final que aconteceu realmente não esperava, com tantas teorias criadas e logo essa foi acontecer…
    Mas isso é LOST por isso eu gosto dela sempre surpreendendo.

    Agora so falta ver os finais alternativos ver se seriam melhores…

  40. Desculpa ai mas toda a "fé" que tive em Lost esmoreceu. Pra mim estragarm tudo nos 45 do 2º tempo! No final a ilha era mesmo um tipo de purgatório e todo mundo tava morto? E como ficou o pessoal que saiu da ilha no avião e o Walt, a Rose e o Bernard? A Kate, Claire e cia vão ficar com 2 vidas correndo em paralelo (sendo que conhecem uma delas?) Se o povo do Ajira ficou vivo, pq raios terminaram no tal Céu?
    Até metade do THE END estava bem satisfeita. Tinha entendido que a ilha e a realidade paralela eram uma 2ª chance! Mas não foi o que vi no final…

  41. Ainda não assisti, vou esperar sair para download, vou baixar em AVI, colocar legenda e ver com meus amigos na TV de 50" do meu amigo 🙂
    Obrigado ao site por tudo, vocês fizeram parte da minha vida… Obrigado a Lost, comecei ver lost com 15 anos e hj tenho 19. Cresci com vcs… Boa sorte pra todos. :'')

  42. Excelente finale!! Conclusivo, surpreendente e emocionante.
    Completa reviravolta a ideia que eles estavam mortos no flash sideways (em contraposicao a ideia que eles estariam mortos na ilha – inferno/purgatório).
    Teremos opiniões polarizadas, a julgar pela reação da minha esposa que nao gostou do final. Achou muito forcada a ideia deles mortos.
    Vamos ver os comments e o post mais tarde.

  43. demais…ainda naum tenho palavras…estou digerindo…ao mesmo tempo q jah estou sentindo mta falta…ainda com o sentimento do susto q tive ao ouvir a verdade…simplesmente perfeito…valeu cada tempo desses 6 anos acompanhando…

  44. Davi, totalmente sem palavras, sem ação, estou totalmente boquiaberto.

    Não consegui digerir uma só cena que vi desse final!

    sem condiçoes emocional de escrever qualquer coisa sobre o mesmo!

  45. O final foi emocionante. Representou bem esse espírito "segunda chance" de Lost. Juliet com Sawyer foi surpreendente, acho que era o final que todos nós queríamos ver.

    Me incomodou não ver o Mr Eko. Ia ser excelente aquela igreja com mais gente, até Rodrigo Santoro. rs

    Não sei dizer mais, estou digerindo o final pra ser honesta. Difícil acreditar que acabou. Achou que entrou pra história. É nosso novo Star Wars.

  46. E pensei que iria me decepcionar… hell no… eu como fan mudei meu foco. De serie de pessoas para serie de ficcao cientifica… mas depois desse final eh com supresa e alegria que digo: meu foco mudou de novo e me deixou muito feliz… LOST EH UMA SERIE SOBRE PESSOAS… Ainda mais com essa carga de reflexao espiritual… LOST EH A MELHOR SERIE DE TODOS TEMPOS

  47. Na verdade estou muito abalada com o final de Lost. Tentando juntar alguns pedaços e fazer tudo ter algum sentido. Não procuro respostas para os mistérios largados ao longo da temporada. Mas tentando entender alguns personagens que estavam na ilha e não na Igreja. E tentando ao final de tudo entender o papel de Benjamin Linus na trama. Morto ou não? Porque não entrou na Igreja? Richard Alpert, Lapidus, Miles, Charles, Daniel Faraday…
    Seria a realidade paralela o que?
    Sei lá, preciso das opiniões dos demais para alguma coisa fazer sentido…

  48. LOST so comprovou uma coisa: Estavamos todos perdidos desde sempre… Os roteiristas, os produtores e nos aqui, os palhacos do outro lado da tela q ate agora achavamos q eles sabiam pra onde estavam indo… Agora mais perdido mesmo sao os q defenderao Lost ate depois desse pessimo final. Acho que chorei mais de raiva desse fiasco do que de emocao… A vida continua!!!

  49. Meu Deus, como você Davi, não consigo, não sei, não da… Estou extasiado…Sem palavras, mas quem ainda não viu, saiba de uma coisa,eu ainda estou chorando, então tirem suas proprias conclusões.

  50. O final, como conjunto da obra, é lindo. Redentor, esplendoroso.
    Mas o finalzinho de tudo já não foi tão assim…
    Foi bem um final da Globo, igual, mas diferente. Como só Lost sabe ser. Só que mais uma vez eu digo, aquela reuniãozinha na igreja era digno de Manuel Carlos (seria ele o redator final?), só faltou a cena do casamento.

  51. Não considerei o final de Lost ruim, mas olhando pra tudo que a série foi nesses 6 anos, eu esperava muito mais, no final fiquei com mais perguntas do que respostas nesses 6 anos de lost, achei uma decepção isso.

  52. PORCARIA DE FINAL!!! Que merda é essa??? Que desrespeito pelos milhares de espectadores!!!! Sinto q perdi anos da minha vida assistindo essa série.

    Como q podem terminar assim??? Blz, foi emocionante sim, mas q explicação é essa??? E tudo o q já aconteceu na ilha, e todos os mistérios??

    Lamentável!!!!!!!!!

  53. Acabou.

    Achei o fim poético,
    sinceramente achei q teria um fim
    mais chocante, sei la…mais agressivo. Mas, ao todo, LOST foi
    uma jornada incrivel e muito importante pra mim.

    Ja me deparei com alguns comentarios de q a Ilha era o purgatório q nada disso na Ilha
    tinha acontecido..huashusahuas

    Sinceramente, pra mim foi simples – posso estar errado -, nao tem
    nada de purgatorio na Ilha,
    quem morreu na Ilha foi pra essa
    Realidade paralela e iam se recordando com o tempo q já haviam morrido; sendo assim a única realidade é a da Ilha, ou seja,
    os ÚNICOS q sobreviveram no fim foram Hurley (novo protetor da Ilha), Ben, Vincent, Bernard, Rose, Desmond e parece q o MIB/smoke/Locke tbm; e os sobreviventes q finalmente dao o fora da Ilha pegando o aviao
    Frank, Alpert, Miles, Kate, Claire e Sawyer.

  54. Olha, numa boa, acho que pediram pro Maneco dar uma azeitada e deixar com cara blase de final de novela das 8. Esse era meu medo desde o principio. Assim como Arquivo X, final decepcionante. Se puto fosse a palavra ideal pra ilustrar eu a usaria, mas não é…Triste por terem subjulgado a capacidade dos fãs de acompanhar algo que foi sempre construido com todo cuidado, mas que na verdade não passou mesmo de enrolação…por mais que negassem e negassem, não imaginaria algo tão previsível…unica coisa que me deixou triste foi ver o Vincent que atuou explendorosamente no final da série… o resto, it's just progress…. #lostfinalfail

  55. Sinceramente,
    com fã, não se pode discutir…

    Veremos q a maioria das pessoa que acompanharam a série seriamente não vai gostar desse final, assim como a crítica q deverá cair em cima dos diretores. Mas ainda haverá aqueles que defenderão o final acima de tudo… parece até q são parentes de Abrahms, Lindelof e Lieber…

    (lindo, emocionate…. até vai, mas não fechou ponta nenhuma)

    um abraço,

    Trighost

  56. Não estavam mortos desde o início. Tudo que aconteceu na ilha foi real. Só que um dias eles morreram. Alguns morream durante a série, outros morreram no episódio final e outros morreram depois, bem depois. E quando morreram, foram para o céu, que no caso, era a realidade alternativa. Eu gostei.

  57. Bom, ainda estou em estado de choque por tanta emoção, só posso dizer que valeu cada segundo que gastei nesses quase 6 anos, valeu a pena sentir raiva, frustração, decepção, tristeza, alegria, susto, medo, ansiedade e muito mais.
    Como já falaram, Lost não foi apenas uma série de tv, foi uma experiência que passamos juntos, uma incrível jornada, assim como a dos personagens.
    Enfim, vai fazer muita falta!
    Só me resta agradecer a produção e o elenco do show, e também agradecer os responsáveis pelos ótimos blogs sobre Lost, como o "Dude…"
    Fazendo uma adaptação de uma frase de Locke: "I've looked into the eye of this show. And what I saw was beautiful."

  58. O que quer que esse final tenha sido, não é nada que possamos dizer com precisão agora. Precisamos parar, digerir e pensar melhor. O episódio falou ao coração, mas a cabeça só vai chegar lá beeem mais tarde.

  59. Final lindo? Sério?… Foi apenas a saída mais fácil para os roteiristas tentarem explicar o inexplicável. Poderia ter sido "e aí eles acordaram do sonho", poderia ter sido "estava todo mundo morto". Escolheram a segunda opcao…

    De resto, passar 6 anos assistindo a um seriado, para a última temporada ser essa bomba que foi (inclusive o último episódio), foi de enervar… Passaram 6 anos enrolando a gente (nisso os caras até que são bons), e inovaram na forma de contar uma historia. Mas a historia em si foi muito ruim, com um final à la Manoel Carlos (com direito a todo o elenco se abraçando no final, inclusive… So faltou algum depoimento).

    Nunca mais caio numa nessa, seja FlashForward ou o que for. Seriado começou a enrolar e a embromar, eu caio fora!

  60. O que mais me incomodou não foram as faltas de respostas ou o enredo mal amarrado. A realidade paralela, o grande mistério da último temporada, simplesmente não serviu pra nada. NA-DA! (A não ser dar a esses personagens um final feliz)
    Existiam tantas maneiras mais interessantes e úteis de explicar a realidade paralela!! Explicações relacionadas à viagem no tempo, por exemplo, que tinham relação direta com a história que estava sendo contada!

    Resolução boba e rasa!

  61. Algumas coisas para entender:

    A realidade paralela era o fim, ou o mundo onde de alguma forma Desmond descobre que morreu, e por isso ele diz sobre Ana Lucia a policial: "Ela não está preparada ainda!".
    Assim como a Eloise diz também: "Desmond pare com o que você procura."
    "Ele não está preparado ainda".
    Na ilha, eles estavam vivos e morreram no seu tempo, como o pai do Jack mesmo fala. Mas e Jacob e a fumaça?
    E as fórmulas e a ciência de Faraday?
    E Jacob atuando na vida de cada um antes de chegarem a ilha?
    Mas uma coisa legal, foi ver que Desmond percebeu que estava morto, procurou a lista do avião OCEANIC e os juntou.
    Mas se ele procurou a lista do Oceanic 815, então eles morreram na queda desse avião? É por isso que mostrou os esqueletos a temporadas passadas?
    Estou com dúvidas.

  62. Cara!
    O que foi isso?!
    Eu sei que muita gente vai reclamar, criticar sem nenhum fundamento ou argumento, mas o que foi isso?!

    Indiscritivel, Inenerravel, Extraordinario!!!!!

    Eu sei que esse final contrariou os finais das outras temporadas, que encerravam com um final OHMYHOLYSHIT. Esse foi um final reflexivo e é ótimo quando algo te faz refletir, pensar um pouco.

    Jack ninja!!!
    Kate (quem diria) salvando a patria com um tiro certeiro.
    Hurley e Ben de capatazes da ilha.

    Eu posso dizer, "Dude, foi bom estar nessa jornada com voces! Sucesso para todos e vejos voces em uma outra vida 😉

    4 8 15 16 23 42

  63. Desculpa.
    Mas eu sou fãn também.
    e para mim a série se perdeu.
    não precisava ter dado respostas como fez. mas também podia pelo menos dar um final claro.

    Para mim uma porcaria de final.
    Nem vou mais querer comprar todos os DVD para rever.

  64. Muito provavelmente não serei o primeiro nem serei o último a dizer isso…

    Adorei o final.

    Porém, o que me deixou mesmo muito chocado é a quantidade de gente que não entendeu nada… fico triste na verdade, pois não é um não gostar por não ter curtido, mas sim por não ter ENTENDIDO, o que é sem dúvida muito pior.

    Isso me leva a uma reflexão… teria sido LOST uma série muito madura para a audiencia que a abraçou? Ou, as pessoas que abraçaram ainda não "estavam prontas" para embarcar nesse incrível jornada…

    Pode não ter sido (e para mim não foi) o final dos sonhos, mas concordo com o comentário do Hugo Reyes que disse que quando terminou de ler disse que tinha que ser assim, ou algo do tipo.

    Fico triste pelo fim da série que me acompanhou por seis anos, e mais ainda por muita gente não ter entendido o simbolismo magnifico de seu final.

    Se começamos com um "nascimento" assim que Jack abre seus olhos, nada mais profundo e bonito que terminarmos com uma morte, e um par de olhos se fechando.

  65. A verdade é que vou esperar os comentários de vcs e o RMVB, pq o streaming não me ajudou nas horas cruciais, e agora já estou contaminada com os comentários pouco pensados da maioria.

    Comentem logo para eu poder tirar esse peso da cabeça!

    I wanna move on too!!

  66. Mais um comentario, se entendi bem o ocorrido foi esse: Eles não estavam mortos, tudo o que aconteceu foi real.
    Mas o foco foi na história deles na ilha… assim que acabou a história na ilha (Jack morrendo, Hurley ficando, o resto do pessoal saindo), acabou a história.
    A história paralela seria o final da história deles depois que todos estivessem mortos, talvez décadas depois, em alguma dimensão superior, onde todos se reecontram, por serem tão importantes uns pros outros.
    E como toda boa história, nem todos os detalhes são devassados. Não é um relatório, é uma história.

  67. Eu entendi certo? Aquilo era um purgatório para todos realmente descobrirem que estão mortos e esquecerem o que ficou pra trás? Let it go?

    Dharma, Alvar Hanso, Mitologia Grega, Jacob, Homem de Preto, Urso Polar serviram para despertar a "consciência" depois da morte?

    Sinceramente? Não vejo mais nada da ABC.

    História excelente para um desfecho sem imaginação.

  68. tem fã que é teimoso. lindo, reflexivo? a rp não é nada a não ser um lugar (que não está em lugar em algum) em um tempo (que não está em tempo nenhum) onde todos que já morreram se encontram, tá, e cadê a ligação com a estória que estávamos assistindo? fomos enganados, não vou ficar louvando isso.

    quanto à estória "real" na ilha, pouca emoção, nenhuma explicação, e um guardião sem qualquer poder…

  69. SENSACIONAL!
    final foi absurdamente lindo…
    vai dar muito o que falar, vai com certeza, principalmente pras pessoas que não gostam de refletir, que gostam de tudo mastigado..mas isso faz parte!

    em outrora queria parabenizar e agrender a vcs, davi e juliana, pelo fabuloso trabalho que fizeram nesses 6 anos de série, entrei no dude praticamente todos os dias dessa jornada e posso afirmar que se não fosse vcs, a experiência de ter VIVIDO lost, não seria tão intensa…
    meu sincero MUITO OBRIGADO!

    continuarei acompanhando o dude news, pq acima de tudo amo seriados e cinema, e aprecio demais demais o jeito que vcs analisam e escrever sobre isso..
    um grande abraço
    e obrigado novamente

  70. E o pessoal que morreu no "paraíso" como o que faz omeletes? Foi para onde? Se foi a ilha que criou aquela realidade é bem estranha, ou o MIB pode ter tido um final feliz também… Dude, peço que, se possível, mesmo como exercício de crítica, comentar a série toda SEM mencionar a realidade paralela. Thanks dude!

  71. Resumindo no meu ponto de vista desmond apagou por momentos a luz da ilha, que fazia o flock ser o monstro e dai o matou e colocou de volta pra reacender.
    simples assim.. pra tirar tinha que ser o Des pq ele suporta o magnetismo e pra recolocar o jack pq o Des tinha familia e o jack ngm, então o jack preferiu ir ele.

    bom espero a resposta ai, caso eu tenha entendido algo errado

  72. DUde,

    Espero 2 coisas pra compreender melhor este final:

    o link pra baixar e rever o epi… pq aki travou mtooo na ultima meia hora…

    e os seus comentários / easter eggs – sepre mto interessantes.

    Abraços.

  73. Foi um belo final na minha opinião. Não explica nada, mas deixa sua mensagem.
    A estória das pessoas foi encerrada de maneira Sensacional.
    Explicacões de Dharma, mitologia e afins, provavelmente serão exploradas em jogos e spin-offs da serie q logo vão estar por aí.
    E é isso, THE END.

  74. Covardia suprema dos produtores, que se diziam tão dispostos a "ousar" e "arriscar". Ao invés de escolher um final estúpido que fosse (a ilha ser uma espaçõnave, o purgatório, o paraíso, etc) eles fizeram um final ridículo que abrange todas essas possibilidade mas não se compromete com nenhuma.

    Fiasco do século, em minha humilde opinião.

  75. O final realmente ainda vai ser assunto para muita discussão. Lost acabou, mas a discussão não está nem perto de acabar. Só que tem 3 finais alternativos, e não sei se gosto disso. Eu gostei desse final que passou mas, nossa, como tem assunto pra discutir, como quem morreu, quem não morreu, o que era a realidade paralela, o papel do Desmond (morte?), o fim do avião que levou Sawyer, Kate, Miles e Lapidus para fora da ilha! Mas o final repetindo o início da série e invertendo o olho abrindo foi genial!

  76. davi,

    lindo mesmo.não é a tóa que seu blog fez tanto sucesso. você tem sensibilidade para apreciar a mensagem subliminar. fiquei boba com os comentários no streaming, enquanto assistia ao final. achei maravilhoso, acima de qualqer expectativa.entendi da seguinte forma: aquela era a história de jack.tudo se passo com ele e aos olhos dele.ele é uma pessoa que morreu em um acidente aéreo. aquele momento em que ele abre os olhos no bambuzal é o início de sua "passagem". tudo que acontece desde então são pessoas também mortas tentnado se ajustar à nova condição.como almas que são, ou essencias, elas interagem da forma que são , com as bagagens e os valores que possuem.são companheiros de caminhada. o encontro na igreja une aqueles que apoiaram jack, foram importantes em sua trajetória. a trajetória de cada um é única. tudo que se passou na ilha foi um momento de escolha ou justiça.há os bons e os maus. jack era da luz, por isso sua passagem será boa e houve aceitaçao por parte dele. as pessoas da igreja estão em paz, aceitam o que houve. há aqueles do lado escuro e a trjaetória deles será outra (por isso Ben nao entra na igreja).lindo!!!(obervação, minha primeira impressão, não sou de nenhuma crença religiosa, apenas vi uma espiritualidade bela.chorei até morrer na cena final.um abraço, que bom que gostou, você era um fã que merecia ser agradado ( e eu tam´bem, ah aha ah). um abraço, mil santana.

  77. Pois é, pessoas. É bem dito aquilo de "Dessa vida só se leva a vida que se leva". Quando acabou, eu meio que tava totalmente Lost, mas depois pude pensar melhor. Lindo demais. Muito bonito. Todo o mal, todo o sofrimento, deixado para trás. Eu jamais imaginei que isso iria acontecer no final. Como o Davi sempre falou, a série é e sempre foi sobre os personagens. No fim, todos felizes, quase todos juntos, partindo para uma melhor. Emocionante. Para mim, partes que mais me emocionaram foram as lembranças da Shannon e Sayid, Charlie e Claire, e o Jack falando com o pai. E o ver o Locke "man of faith" novamente deu uma saudade danada! É isso, gente. Acabou. Como tudo acaba um dia, como todos acabaremos um dia. Vejo vocês numa outra vida!

  78. Final lindo, emocionante e reflexivo!?! Ser fa da serie tudo bem mas defende-la a qualquer custo…. O final foi bem… Bom cada um com a sua opiniao! Pela expectativa q a serie criou ao longo desses anos o final nao correspondeu! E dizer q quem nao gostou é porque nao entendeu ou nao prestou atençao é complicado!

  79. não gostei do final, acho q criei muita expectativa…

    esperava mais respostas e acabei com mais perguntas (era essa a intenção?)

    Talvez tenhamos sido poupados de mais enrolação… se bem que: mais uma temporada poderia responder as questões mais relevantes dando mais detalhes pra melhorar esse final de série…

  80. o povo chegou à conclusão de que o jack morreu no último capítulo e os que sairam no avião da Ajira morreram sei lá quando, de velhice anos depois fora de ilha…enfim, não importa; por isso o pai do jack diz que não existe o agora…enfim…a tal da RP seria o além onde todos se encontram independente de quando morreram…

    sei lá…essa RP surgiu só agora na sexta temporada…não sei bem qual a função dela…
    eu sou espírita, mas esperava ver algumas repostas mais científicas em Lost…ainda tô digerindo esse final…
    quem tiver teorias e explicações mais elaboradas, be my guest!

  81. Impactante, perturbador, emocionante. Deus do céu, o que farei agora?
    Lost marcou minha vida, marcou a melhor fase da minha vida. Eu me reconhecia naqueles personagens. Quase morri de chorar com o final, acho que não vou conseguir domir.

  82. Final que temia, mas a qual já tinha me preparado:

    É como naqueles filmes sessão da tarde em que o personagem acorda e ve que tudo foi um sonho, com a diferença que o sonho influenciou a realidade (um pós morte?) para continuar a vida.

    Conseguiram dar um final feliz, mas a que custo!!! a que custo!!!

    PS: a cena na igreja parecia final de novela das 8, fala sério.

    Depois agente volta.

  83. Depois de me matar de chorar…

    Amei o final… entendo que 50% do planeta que assiste LOST vai achar uma merda sem tamanho o final e ate vou entende-los… mas nunca concordarei.

    O final é fantastico e parabeniso alguns guerreiros que já cantavam essa pedra desde a primeira temporada e todo mundo chamava eles de sem noçao!!!

    Brilhante!

    Ou como meu amigo disse: LOST é a Caverna do Dragão RELOADED

  84. Não esperava ter todas as respostas no fim da série, mas esperava algumas… O que posso dizer? Ok, acabou, mas estou sem sono de raiva, pois parece que perdi meu tempo. Os primeiros três anos da série foram de arrebentar, não foi à toa que eu assisti 15 capítulos num dia só. Mas eu esperava mais.

  85. Eu li isso na comunidade do Lost no orkut e concordo.

    Tem gente que entendeu e não gostou do final.
    Tem gente que entendeu e gostou do final.
    Acho que isso deve ser respeitado…
    Mas que tem nego que não gostou pq não entendeu…. ah isso tem!

    Eu gostei mtoo e meu namorado tb. Interpretamos de um jeito e pelo que estou lendo, tem várias pessoas interpretando igual.
    Mas que ficou várias coisinhas e pontinhas soltas, ah ficou!

    Mas eu gostei, gostei mtooo. Não vou falar mal.

    O problema é que de cara, desde a 1ª temporada, o pessoal todo adivinhou que era tipo uma Caverna do Dragão e todos estavam mortos. E o que aconteceu é que eles (produtores) foram enchendo de linguiça e isso fez com que se perdessem um pouco e inventassem mta coisa. Principalmente a ver com física.

  86. como foi dito durante toda a série: ela se trata de pessoas. sendo assim gostei do final, apesar de achar que a grande maioria vai odiar por não revelar nada dos mistérios.
    ps: senti falta do walt.

  87. Entendi que a caverna de luz era como uma versão gigantesca da estação Swan, o centro do magnetismo da ilha.

    Na escotilha o magnetismo era contido pela entrada dos números e na caverna por aquele tronco de madeira.

    Quando Desmond o tirou do buraco, a energia foi liberada, assim como quando deixou de digitar no computador.

    Liberada a energia, o monstro , que era uma manifestação do magnetismo, perde seus ''poderes''.

    Jack recoloca o tronco no lugar e o magnetismo é contido em seu núcleo de novo.

    Hurley no lugar de Jack e Ben, quem sabe, no de smokie?

  88. Também estou TENTANDO me recuperar do final. P/ mim: emocionante³(além dos adjetivos já citados)e nada fácil (o que fica evidente pelas argumentações negativas)- e achei isso ÓTIMO!!
    "LOST: HISTÓRICO" (do começo ao fim)

  89. Um episódio tocante sem ser piegas e que fez os verdadeiros fãs de Lost chorarem em várias cenas. Os críticos ironizarão várias passagens. As grandes séries, filmes e obras têm lá sua gama de detratores. O que fazer, não é mesmo? É do jogo.

    Como diria Christian Sheperd, cada um tem seu tempo. Uns prosseguem, outros não. Uns estão prontos, outros não. Uns procuram respostas de check-list objetivamente até o minuto final como um Jack obsessivo dos piores, lá dos primórdios da série. Outros abraçam Lost incondicionalmente. Simplesmente se deixam levar. Como na brilhante cena final. Como Jack assim o fez, guiado por seu pai. Ao seu abrir de olhos, começou Lost e ao seu fechar de pálpebras, terminou. Nada mais simples, nada mais preciso.

    Talvez Lost tenha recebido desafetos na sua reta final por ser simples. Puramente e espantosamente simples. E foi trágico até o osso. Uma história de tragédia e redenção como quase qualquer outra contada na história da humanidade. Umas são bem contadas, outras não. Lost foi contada com esmero, com personagens emblemáticos, com passagens tatuadas na nossa memória, com diálogos que repetiremos pela vida e conosco. Fizemos parte da série a cada teclada em blogs e sites por aí. Em cada frase que identificava mais um Locke, um Jack, uma Kate, um Sawyer ou um Hurley. Não há como fugir.

    Lost seguirá. Será copiado, será bombardeado, será celebrado e será relembrado por décadas.

    Sorte a nossa termos vivido Lost. Sorte de vocês, Davi e Juliana (e de tantos outros), de transformarem suas vidas por causa de Lost. Sorte a nossa de podermos contar com vocês nesse trabalho amador que tanto compartilhou informações e sensações.

    Um beijo grande a todos que choraram nos mesmos minutos, nas mesmas falas e cenas. Abraços a quem saltou da cadeira nas reaparições de personagens ou nos momentos mais impactantes. E uma frase de Desmond para cada Ana Lucia que aparecer criticando cinicamente e infantilmente aqui (e elas virão): "Ela não está pronta ainda".

    Rafael Moreira Fabro

  90. Antes que os 'men of science' ireedutíveis comecem a falar sobre a falta de respostas, passo aqui pra deixar registrado meu profundo orgulho de ter feito parte dessa experiência chamada lost. o último episódio fechou com chave mais do que de ouro essa saga de seis anos. o fato de estarem todos mortos deixou muita gente com raiva. é compreensível. mas elas se esqueceram de parar e pensar QUANDO eles morreram. na minha opinião, a linha do tempo paralela foi só, como eu li por aí, um purgatório. nada lá foi real desde o vôo oceanic 815. o real é o que temos na linha do tempo original. Flocke morre. Jack morre. Sawyer, Kate e cia. deixam a ilha. Hugo torna-se o novo Jacob e Ben o novo richard. Não acredita? pois veja bem do que o Jack se lembra quando encosta no caixão. ele se lembra de tudo até o beijo de despedida em kate. ou seja, o 'certo', o 'real' – apesar do perigo do uso desses termos – é a linha do tempo original. depois que o ajira 316 passa por cima de jack, não sabemos mais nada dele. está tudo lá, é só abrir os olhos e enxergar. NICE one, Darlton.

  91. Depois de meia hora do termino do ep. compartilho minhas considerações:

    1. A realidade da ilha (original) É REAL

    2. Os "flash sidways" na verdade poderiam ser considerados como "flash purges".

    3.Nos "flash sidways" a ilha aparace afundade como uma "pista" ou "sinal" de que os losties estavam mortos.

    4. Na realidade da ilha (original) Desmond tira a "rolha do inferno" tornando o smokey mortal, e consequentemente iniciando o processo de destruição da ilha. Kate mata o Smokey. Jack desce até a fonte de luz e tampa o "buraco do inferno" com a "rolha" novamente e acaba morrendo quando entra em contato com a luz.

    5. Sawyer, Kate, Claire, Miles, Richard e Lapidus conseguem sair da ilha VIVOS. Creio que acabam morrendo fora dela com o passar do tempo.

    6. Realidade da ilha: Hurley vira o novo Jack (que era o novo Jacob) e Ben vira o novo Richard. Desmond consegue sobreviver após ser resgatado por Hurley e Ben. Da mesma forma que o item a cima, morrem com o passar do tempo.

    7. A realidade dos sidways foi uma realidade criada pelos losties num momento de purgatório (que não tem nada a ver com a ILHA) de modo que eles pudessem ficar próximos uns dos outros e terem "destinos felizes".

    8. Todas as pessoas que vemos no flash sidways morreram em épocas distintas dos losties, como Eloise e Penny.

    9. A explosão da bomba de Hidrogênio em 1977 serviu apenas para trazerem os Losties de 77 para 2007. E NÃO RESETOU NENHUMA RELAIDADE. LOGO, Eloise estava certa, o tempo é CONSTANTE e não VARIAVEL.

    10. A ultima cena onde Jack aparece caminhando no bambuzal é apenas figurativa. Ele já estava morto. Assim como o abrir de olhos representava um tipo de "renascimento" já que a ilha foi lugar de "segundas chances" para eles. O fechar de olhos representou a "superação", a "redenção" dos personagens representado pelo fechar do olho do Jack.

  92. Concordo plenamente com vc!

    Desde o final até agora fiquei pensando. Acho que só agora vou conseguir dormir, para amanhã pode rever este episódio!

    Sem dúvidas um dos melhores Series Finale ever!

  93. Pois é Davi, concordo com vc, sem condições de escrever ou descrever o que sinto neste momento após o fim de Lost e tudo que vi acontecer. Vou demorar pra dormir e digerir. Namastê.

  94. Incrivelmente emocionante!

    Não foi nem perto do que imaginava!!

    Episodio para ver e rever, rever, rever…

    Chorei em cada reencontro na RP…

    E mto mais no fechar de olhos de Jack…

    Fechamos os olhos para nunca mais!

    Mais comentarios somente depois de rever tudo, com legendas e mais calma…

    Pra mim bem satisfatorio…

    Namastê!

  95. Quer dizer que o final só serviu pra responder o que era a "realidade paralela"?
    E o que é a ilha? De onde veio? De onde vêm os poderes? E um milhão de perguntas…rs

  96. Tendo essas informações, como não associar a realidade paralela ao tão mal falado "purgatório", aquela teoria nojenta q surgiu no início da série… Afinal, em tudo essa realidade se assemelhou a um lugar espiritual, independente do tempo-espaço, onde todos q morreram em diferentes épocas se encontram no mesmo lugar…

    Tem outras coisas que eu gostaria de comentar, mas são muuuuitos pontos pra ligar, tá tudo confuso ainda. Concerteza pode-se deixar pra lá muita coisa, não sou o tipo de pessoa que exegiria saber o porque de Jack não ter morrido logo depois de entrar em contato com a luz, assim com aconteceu com o MIB, ou por que o MIB voltou a ser humano com o desligamento da luz…

    O que foi bom:
    A história dos personagens, a emoção e o drama foram absolutamente fantásticos. A série foi uma ode ao ser humano, suas escolhas, fé, razão, segunda chance, recomeço e seguir em frente.

    -Jack impossível de não se gostar na reta final da série, assumindo o posto de protagonista.

    -Jack passando o cargo de protetor ao Hugo, foi fantástico, o que eu sempre quis desde que tive contato com o lance dos candidatos.

    -Todos reunidos, casais como Sayid e Shannon, Charlie e Clair, Hugo e Libby, Faraday e Charlote, Sawyer e Juliet…. com todas as lembranças, prontos pra seguir em frente (mesmo que me incomode a ideia de não entender qse nada sobre o que isso significa)

    O que foi ruim:
    infelizmente ficou uma sensação ruim de não-importância dos eventos passados na ilha para a história do desfecho dos personagens. E até da própria ilha.

    -No final a ilha não teve um grande papel.

    – Mesmo tendo sido gatilho para toda a parte importante da série (o drama), a história Jacob X MIB poderia ter tido outras abordagens.

    -faltou mais clareza na definição da realidade paralela, o que ela realmente representa e como ela se relaciona com a outra vida dos losties. Acho que eles derem o mínimo do mínimo de informação sobre esse universo, que acabaria se tornando um dos/o ponto principal da reta final da série…

    Mas, LOST vai entrar pra história, meus filhos vão conhecer, hauihauiahuiahiau….
    Vlw gente, espero que meu comentário abra margem pra alguma discussão!

  97. Fiquei na expectativa de um final mais claro em termos informativos. Mas foi muito emocionante e dramático, o que foi muito bom para o desfecho da história.

    to tentando ligar os pontos com outras informações de outras épocas da série…. ficaram coisas no ar que dificultaram muito o fechamento do circulo da série =

    alguns comentários:

    -Vi no fim da 5ª/início da 6ª que a realidade paralela foi criada pela explosão da bomba-H. Antes de morrer, Juliet parece ter experiementado essa realidade, oq lhe deu a certeza que as coisas acabariam bem, tanto q disse "it worked".

    -Quando Faraday explica sua teoria para Desmond, a realidade paralela parece ser uma vida que não deveria ser a deles. Um universo que de alguma forma foi mudado por eles.

    -No finale: a realidade paralela se revela um lugar independente do tempo-espaço. Jack está morto (na primeira cena da 6ª temporada, no avião, Jack já está morto, mas não sabe). Todos que morreram, fosse antes do incidente da bomba ou de velhice, muito tempo depois da morte de Jack, se encontrariam nessa realidade. (Todos morrem um dia, como disse Christian)

    -A saída dos personagens da realidade paralela não era de fato uma saída para outra realidade, mas sim uma ação de seguir em frente, deixar o passado para trás. (move on, let go)

    -Isso me faz lembrar do que Michael disse pro Hugo a alguns episódios: os sussurros são as almas daqueles que não conseguiram seguir em frente depois de morrer na ilha.

    -No final, na grande reunião de todos (que pelo q entendi estavam mortos a essa altura) Michael estava lá, dentro da igreja, mesmo tendo ficado "preso" na ilha por não ter seguido em frente.

    -Ben Linus, que se lembrou de sua outra vida, não quis/pode entrar na igreja (e seguir em frente talvez). Já Ana Lucia e outros (Eko, Miles por exemplo) nem lembraram nem estavam prontos pra lembrar (segundo Desmond)

    (continua…)

  98. Davi e Juliana,

    Parabéns pelo Blog. Sem dúvida, de grande contribuição para os amantes dessa série. Vocês demonstram muita competência, seja nos comentários, teorias, dudecast, tudo, absolutamente tudo q vcs fizeram, foram de muita importância.

    Eu fiquei sem acreditar que vocês estão juntos por causa de Lost. Parabéns e tudo de bom.

    O meu simples obrigado!

    Ahh, manda um abraço pro pessoal de #Salvador!

  99. Davi, Juliana….

    Eu não vi o The End ainda.
    Sabe quando vc nw tem idéia do quanto um coisa mexe com vc até vc "perde-la"? Eu acompanho LOST como qualquer outro fã, não sou fanática, "shiita", de ficar teorizando coisas mirabolantes, mas digo à vcs: fazem exatamente 3 dias que eu não consigo dormir direito e quando durmo, só sonho com o final de LOST e acordo com uma dor no peito parecida com aquela dor de quando um namorado terminou o namoro com a gente mas nós ainda o amamos sabe?! Porém sabemos que ele não vai voltar e isso dói demais!
    Eu não tinha noção, idéia, que gostava tanto de LOST assim, mas de ontem para hj (aqui no Japão já é segunda à tarde), eu não consigo parar de pensar e refletir como que algo pode ser tão poderoso no nosso subconsciente!
    Como disse antes, não vi o final, mas sabe aquela sensação que nem fará diferença neste sentimento de perda e saudade que estou sentindo? Não fará diferença pois há 6 anos eu aprendi a amar Jack, Sawyer, Locke, Kate, Hurley, Ben, independente de episódios bons ou ruins, e hj, só posso dizer que estou com um nó na garganta terrível e lágrimas nos olhos.
    Não tem ninguém aqui que me entenderia, tive que vir ao Dude mais uma vez desabafar, aqui é meu porto seguro, aquele amigo que cede o ombro, passa a mão na cabeça e diz: vai dar tudo certo! Não fique assim.
    Davi, Ju, OBRIGADA por tudo!
    Não vejo a hora de ouvir o Dude Cast! Com certeza vou me sentir mais "confortada" e menos sozinha na minha tristeza do adeus.

    Beijos

    Amanda, 27 anos, Japão

  100. Podemos ter 2 ou 3 explicações plausíveis, mas pra mim é simplesmente aceitar o fato de que eles morreram com a queda do avião, mas não puderam aceitar isso de primeira. E cada um criou um "mundo" imaginário compartilhado. Os flashbacks eram a vida real de quando eles realmente estavam vivos e todos eram fudidos. Morto Locke podia andar, por aí vai, assim como neguinho não podia se matar, pelo simples fato de já estar morto. Michael só morre quando aceita conscientemente a sua morte.
    E as viagens no tempo serviu pra mostrar que não existe "aqui e agora". Charlie precisou morrer várias vezes pra também aceitar o fato de que já estava morto.
    A realidade pra mim é essa, o avião destroçado na praia e todos mortos, e aí depois temos diferentes realidades que cada um inventou pra não aceitar o fato que estavam mortos, por isso o insistente "deixe ir", liberte-se para atingir um outro nível de consciência. Que é o nível do "amor", simbolizado na igreja ecumênica. Afinal, só nesse tipo de realidade imaginária que existe monstrinho de fumaça, neguinho que não morre com descarga eletromagnética, que os supostos "vivos" escutam e podem ver mortos…
    Acredito que alguns estavam mais desenvolvidos que outros, tipo o Hurley e Miles. E por isso que no penúltimo episódio Jacob pode ser visto por todos, pois eles já estavam quase alcançando a compreensão.
    Pra mim é isso, cada um deles ajudaram o outro a aceitar a morte. Ben não entrou na igreja, pois ainda tinha muito o que aprender,amando a Rousseau e a Alex.
    Por isso também as aparições do pai do Jack fora da Ilha. Acho que é difícil aceitar isso, porque nós mesmos não aceitamos que vamos morrer, mas é o que disse, pra mim eles morreram todos com a queda e inventaram suas jornadas pra poderem melhor aceitar isso.

  101. Lost acabou.

    Tô meio embasbacado, meio "aéreo" ainda, aqui matutando… foi forte demais esse final. Por mais que crie dúvidas e contestações, dramaticamente foi uma das coisas mais belas que já vi.

    Falando filosófica e metaforicamente…
    No momento, tô entendendo a "Realidade Paralela" como o reino da Possibilidade, o mundo das Idéias, quase que num sentido platônico. Isto é, o que cada um tinha como FIM em suas vidas… como PERFEIÇÃO nas suas vivências.

    Por isso que nessa realidade a Ilha AFUNDOU! Era a "perfeição", o FIM desejado pelo MIB.

    É uma realidade onde todas as IDEALIZAÇÕES se encontram.

  102. A Ilha seria como um TERMO MÉDIO entre o mundo concreto, existencial, e o Mundo das Idealizações. Por isso ela salta no tempo, por isso ela "brinca com os possíveis". Por isso ela é vital ao mundo. Se ela acabasse, como poderíamos atingir nossas idealizações, como teríamos objetivos na vida, como DESEJARÍAMOS? Daí o MAL prevaleceria. A IMPERFEIÇÃO.

  103. disseram que lost acabaria da mesma forma que começou, e foi mesmo assim cumpriram o que tinham dito, achei bacana o final, so nao gostei de ve o jack terminar daquela forma sozinho naquele lugar, preciso ver novamente pra entender umas coisas.

  104. OMG!!! Eles conseguiram criar mais perguntas no último episódio e, obviamente, elas jamais serão respondidas..rsss. De qualquer forma, tenho certeza de que para quem acompanhou a série desde o início, assim como eu, foi uma despedida emocionante, especialmente nos minutos finais. Como não se sensibilizar ao ver o final da jornada de Jack, o personagem mais criticado, ou melhor, incompreendido ao longo desses seis anos? Chorei litroosss!!!

  105. Sem palavras, assisit em ingles e nem percebi que tava em ingles, to começando a dominar o idioma rs

    Putz…. Puts… Meu, impossivel descrever a sensação, Só posso dizer que estou satisfeito com o que vi, espero ansioso pelo post de Easter Eggs, e o Pod Cast, e tudo mais, untagled se tiver, vou reasistir e depois rever a série toda ainda não acredito que acabou… Valeu a pena, Valeu Davi, Valeu Ju, embora nunca nos vimos, voces estiveram junto comigo nesta jornada, abraços a todo mundo, e "Dude We are Lost yet, Forever…."

  106. Até o encontro de Juliet com Sawyer eu me emocionei. Depois, achei que ficou tão ruim mas tão ruim mas TÃO ruim que passei a achar insuportável e não me emocionei nem um pouco, dormi com raiva.
    Final HORRÍVEL.

  107. TENHO QUE ASSIMILAR O EPISÓDIO. hOJE AS 0H31MIN ESTAVA DECEPCIONADO COM A VIDA, AGORA PAREÇO ENTENDER MELHOR O FINAL AO PONTO DE DIZER QUE SEM OS PERSONAGENS A SÉRIE NÃO SERIA ESSE SUCESSO, OS MISTÉRIOS ERAM COMPLEMETOS DA HISTÓRIA. cLARO QUE SÃO IMPORTANTES, MAS ELES AINDA PODEM SER RESPONDIDOS EM UM NOVO LOST EXPERIENCE, OU SEJA LÁ O QUE FOR. PORÉM A HISTÓRIA DOS PERSONAGENS PRECISAVA DE UM FIM, E ESTE ME PARECEU MUITO BOM.

    OBRIGADO DAVI E JULIANA.

    GRATO

    ALEKS RODRIGUES

  108. Como a ilha não era o prugatório – ou pelo menos um tipo dele, ainda que pscicológico? Tem todo tipo de opinião aqui. Tem gente que acha que o povo que foi pro Ajira ficou vivo e tem gente que acha que tbm estavam mortos. Como explicar, se o paralela era um tipo de Paraíso, Céu, Afterlife, whatever, que pessoas que estavam nele ainda estavam viva na realidade da ilha?
    E coisas que pareceram bem importantes na 1ª temporada e ficaram sem resposta, como a importância do Aaron? Ou mesmo a ilha no fundo do oceano?
    Eu fiquei muito emocionada e satisfeitas com 3 das principais respostas: o que é a ilha, o que são os números e a que mais me incomodava – respondida há muito tempo: qual a ligação entre os losties?
    Mas confesso que fiquei tão atormentada com a frase do pai do Jack que nem consegui chorar na cena final – ou me emocionar.
    Como escrevi no e-mail, as perguntas suscitadas no epi. final são mais perturbadoras que as ao longo sa série, pq essas sim, vão ficar sem resposta. E cada um vai achar que é o que pensar que é.

  109. Trecho de uma outra série PHODA, mas q não poderia definir melhor o final mais esperado dos últimos 6 anos (aliás, acredito que seja até uma homenagem à Lost):

    " Finais são difíceis. Qualquer pé-rapado com um teclado pode inventar um começo, mas finais são impossíveis. Você tenta unir todas as pontas soltas, mas nunca consegue. Os fãs irão sempre reclamar. Sempre haverá buracos. E já que é o final, ele deveria significar alguma coisa. Estou dizendo, eles são uma encheção de saco…
    Então tudo isso foi para que? É difícil dizer…
    Sem dúvida, finais são difíceis. Mas, de novo, nada realmente acaba, não é?
    THE END "

    É isso, gente! Como o Jimmy K. falou (e eu concordo), a ilha foi um grande aprendizado para todos e a série sempre tratou da redenção de JACK (durante o tempo VIVO NA ILHA, e depois – no q achávamos ser um flashfoward da vida dos losties). Nem todos morreram NA ILHA, como o pai dele deixa muito claro no diálogo final. A hipótese que muitos (inclusive eu) tivemos lá no começo, de que eles estavam mortos, não teve a ver com o resultado final não, pq eles não estavam lá PORQUE estavam mortos (exceto pelo pai do Jack), mas morreram em algum momento…ces't la vie.
    Eu já estava chorando muito, mas a última cena me causou uma crise!! Foi simplesmente MARAVILHOSO !!!!!

    Lost…Eterno

  110. Pelo que eu entendi, a história na ilha realmente aconteceu, mas como o próprio Christian Shephard diz, todos morrem, em algum momento de suas vidas. A realidade paralela, é para onde eles foram quando morreram, como se fosse o "Céu"…

  111. Tenho impressão que os produtores só definiram o final depois de assistirem o filme Passageiros.
    Final satisfatório. Quase não durmo pensando nas respostas, e acordei deprimido pra caramba.

  112. concordo plenamente com o Lostlover, e acho que se tudo indicava para um fim para os personagens, foi o melhor possível!! Achei fantástico, a cena do Jack correndo em direção ao FLocke e vice versa ficou estampada na mente. Os mistérios que ficaram pra trás me parecem insignificantes agora..

  113. Triste porque os produtores negaram que eles estavam mortos desde o princípio e aí chegam e fazem um fim desses. Esperava bem mais. Realmente poderiam ter feito algo muito melhor, mas simplesmente repetiram o resultado de uma fórmula conhecida.
    Sou fã de Lost, entendi o final e não gostei do final. O episódio foi muito bom. Faltou acabar.

  114. Final emocionante, epico, nos fez pensar nos 6 anos da serie em 1 hora, rever nossos personagens favoritos, marcantes, momentos engraçados, tristes, reveladores, e tudo se rumou para um só caminho… o fim daqueles personagens, que culminou em algo maior, a redenção, a chance de rencontrar quem se perdeu, reparar erros, pedir o perdao.

    Qunato ao final, os produtores nao disseram ser ceu, inferno, purgatorio. Deixaram para que pensassemos, acreditassemos que fosse aquilo que quisesemos, uma realidade paralela para ceticos, o ceu para os religiosos.

    Enfim, Lost marcou nossas vidas, e teve um final digno!

  115. Achei um final digno pra série. Os flashsideways foram enfim o final feliz que muita gente queria. Se ficasse sem esse final feliz, um montão de gente iria reclamar. LOST, como sempre, foi além. Fiquei confuso quando assistir o episódio pela primeira vez, mas me emocionei bastante no final.

    Pra mim, não há nada que necessite ser respondido. Eles viveram a vida, o momento mais importante da vida de cada um deles se passou ali, não havia necessidade de nós acompanharmos suas vidas fora da ilha. Todos morreram, como todos vão morrer.

    Jack enfim, encontrou seu coelho branco.

  116. Eu acredito que todos nós temos um propósito no vida que é mudar o mundo de alguma forma com nossos atos para que possamos morrer e "move on". E somente conseguiremos isso amando uns aos outros e fazendo com que o bem vença o pouco do mal (o egoísmo) que naturalmente existe em nós(a luz)
    Jack cumpriu seu propósito. Se sacrificou pelos seus semelhantes, abriu mão de sua vida para salvar o mundo. Fez um pouco do que Jesus Cristo fez por nós e conseguiu morrer em paz. As pessoas que passaram essa geração junto com ele, inclusive seu pai, estavam lá para que ele pudesse cumprir o seu propósito, amando, ajudando e perdoando uns aos outros. Quem não consegue cumprir é porque não está preparado ainda (como Ben e Ana Lucia).
    O final foi fantástico. Cada um que interprete de acordo com as sua crença. Se houvesse um ponto final, Lost acabaria pra sempre. Não há como ter uma explicação objetiva, assim como não há uma explicação para o que estamos fazendo na terra. Tudo que sabemos é que estamos aqui com propósito, quem ainda não descobriu o seu ainda está longe de estar preparado.

  117. Com este final podemos separar as pessoas que assistiam por assistir e aqueles que assistiam pra valer, podemos ver isto claramente pelos comentários, talvez com Untangled alguns venham a entender e outros vão continuar Lost por ainda não estarem "prontos" pra uma série como Lost…

  118. Com este final podemos separar as pessoas que assistiam por assistir e aqueles que assistiam pra valer, podemos ver isto claramente pelos comentários, talvez com Untangled alguns venham a entender e outros vão continuar Lost por ainda não estarem "prontos" pra uma série como Lost…

  119. Tem muita gente aqui que não entendeu o final, infelizmente. Muitos não entenderam que a ilha não era um purgatório, que era tudo real;

    A realidade paralela na verdade não existia, só na imaginação dos personagens. Que à medida que iam morrendo, iam para essa realidade paralela, ou purgatório, como queiram chamar;

    No final Kate, Sawyer, Lapidus e os outros que estavam no avião também morreram, porque este explodiu (lembra da cena final com os pedaços dele na praia?);

    Ben, Desmond e Hurley não morreram de imediato, mas sim depois, em qualquer tempo;

    Nem todos estavam na igreja porque muitos ainda não estavam prontos. Não adianta perguntar "e fulano?";

    Toda aquela história de a fé se sobressair à razão foi para nos preparar para o final. Não precisamos ter respostas racionais para tudo. Apenas acreditar. Como Jack.

    Sinceramente, se fosse responder todas as perguntas que as pessoas acham que ficaram sem resposta no último capítulo, realmente ficaria algo sem graça e artificial. Preferi o tom de emoção, exatamente como foi feito.

    Estou aguardando os comentários do Davi. Espero que ajude os outros a entender. =)

  120. Um monte de gente na minha frente, ocupando meu sofá e roubando minha paz enquanto tentava assistir The end… até que acordei, ufa!
    É tanta ansiedade que esse foi meu sonho nessa última noite! Isso nunca me aconteceu!
    Acabo de acordar, felizmente assistirei sozinho na mais perfeita tranquilidade..
    baixando agora.

  121. O final foi um lixo…… prova q o JJ não tinha a historia na cabeça desde o começo…….. porcaria pra uma serie q tinha um potencial fenomenal e terminar porcamente…

  122. MARAVILHOSO !!! Simplesmente lindo…muita emoção…muitas lágrimas…sem palavras !!! David e Juliana, Parabéns !!! Tudo o que vocês tem feito é simplesmente louvável e demais !!!

    Aos malas e sabidões: Se foi tão ruim ou previsível, escrevam vocês mesmos algo tão foda ou esperem deitados por algo minimamente tão lindo em termos de série televisiva.

    Mas apesar de tudo foi muito legal…mesmo entre divergências, provocações e as intermináveis discussões(que pelo visto continuaremos até a nossa própria "sideway"), toda essa jornada foi muito muito linda !!!

    Abraço à todos !!!

  123. Obrigado a todo o pessoal do blog que nos manteve informados ao longo da serie.
    Pouquissimas vezes postei algo, mas hoje faço questao de vir agradecer por todo o trabalho realizado ate aqui.

    Agora eu estou preparado.
    E seguirei adiante…

    …juntando dinheiro para comprar a box full de blueray

  124. meu seus ô povo lento de raciocinio viu… o povo nao morreu no acidente! viveram na ilha e tal… a realidade paralela sim todos estavam mortos… e sim a paralela pode ser chamada de purgatório… eles so poderiam "seguir" em frente nela se reencontrassem sua ligação com sua vida real… oq os fariam perceber sua real situação de morte e seguir em frente. OS ACONTECIMENTOS DA OUTRA REALIDADE NAO ESTAVAM NECESSARIAMENTE ACONTECENDO PARALELAMENTE COM A ILHA! por isso o pai de jack disse q todo mundo morre um dia… UNS ANTES.. OUTROS DEPOIS… por isso q hurley elogiou o trabalho de ben como numero 2 e ben elogiou o numero 1 e etc… quando cada um viu flashes da ilha… todos (com exceção de faraday por causa da eloise que o mantinha sem esse conhecimento) perceberam que estavam mortos mas que precisavam encontrar seu motivo de seguir em frente… O AMOR… chega de falar. sacou ou quer q eu desenhe? quem não gostou… vai assistir heroes e nao me venha com chorumelas.

  125. – Agora sei pq Carlton e Damon iriam desaparecer depois do fim;
    – Agora sei pq Manoel Carlos demorava a entregar os capítulos de "Viver a Vida". Ele estava dando consultoria para Lost;
    MAS EU GOSTEI!!!

  126. tentando uma interpretação ainda apressada…
    mas,
    "Eu olhei dentro dos olhos da ilha. E o que eu vi era lindo."
    John Locke estava certo.

    a série que começou com jack abrindo os olhos, no lugar que seria o mais importante de sua vida, termina com ele fechando os olhos depois de cumprir sua missão naquele lugar fantástico. Especial.

    Não dá p situar os flash sideways no tempo. não existe tempo lá. depende de quanto tempo se leva para acreditar que se está morto. Se é que a palavra "morte" pode ser usada aqui sem parecer deslocada, afinal eles estavam finalmente, todos, prontos para outra. seja lá o que for que venha depois…

    o hurley e o ben que morreram depois do jack [o hurley fala que o ben era um ótimo numero 2] e até a kate, sawyer, claire, que no momento que jack morre, saíram de avião da ilha e continuaram suas vidas, "acordaram" primeiro que jack.
    talvez porque o "sonho" do jack era mais difícil de deixar para trás [ele criou até um filho…] enfim, muito fodástico toda a conclusão da trama.

    tocante, emocionante, enfim, prepare-se, porque se falará de Lost por muito tempo…. simplesmente sensacional.
    Lost não é uma série. Lost é uma experiência.
    Não se assiste Lost. Se vivencia esta experiência.
    goste ou não dela.

    "te vejo em outra vida brotha!"

    po, eles sabiam de tudo. de tudo…

  127. Davi, tô muito mas muito confusa e estou esperando a sua opinião e o post desse episódio pra ver se me clareia alguma coisa!
    Não entendi quase nada, quero saber, eles estavam todos mortos? é isso?

    Se eles criaram a realidade paralela pq a bomba realmente explodiu, então a realidade da ilha tb não exsitiu pq eles morreram no momento da explosão?
    Ou eles morrerão já na queda do avião? A ilha sera mesmo o inferno onde eles estavam sendo "julgados" Afff tá um nó na minha cabeça

    Quanto a ilha ser um purgatório eu não acho, o que eu acho mais plausivel é que a realidade paralela é a vida após a morte, mas não consigo entender se eles morreram ali a história da ilha é o que então?

    Gente me ajuda!!!

  128. Não havia uma mensagem melhor à ser passada… O final é simplesmente lindo… Amei!!!

    Uma série espetacular, com o melhor final possível…

    Flash-sideways eram, na verdade, flash-pós-morten

    Enfim, simplesmente incrível e lindo!!!

  129. Vcs tão eh loucos por terem gostado dessa porcaria! Só pq mostrou imagens bonitinhas deles lembrando da vida na ilha, e todo mundo se beijando, etc?

    Para ne, Lost não é novela, to nem ai se um lembra do outro no céu, e as explicações pra tudo o q aconteu até agora, esqueceram disso tudo???

    Só pq aparece os Losties chorando pelas lembranças da ilha, vamos esquecer de todos os mistérios não revelados??

    Vamo acordar galera, desrespeitaram totalmente a gente, e o pessoal ainda acha isso "maravilhoso", e tem gente q fala "ai, vi dentro da ilha e o q vi foi lindoooo"… S

    ai fora ne, eu não vi porra nenhuma, só vi explicações mal feitas e um final ridículo parecendo filme de sessão da tarde.

  130. Bom…

    A minha mega dúvida é a bomba….

    A realidade paralela não existia, eles estavam mortos. Ok. Aquilo "aconteceu" depois de tudo que rolou e que vimos na ilha e do que não vimos pós morte de Jack com a dupla de jacobs 1 e 2: Hurley e Ben, e com o pessoal que sobreviveu e saiu no avião: Kate, Claire, Swyer, Miles, Lapidus….Cada um morreu no seu tempo e por um motivo que não sabemos e então veio a RP….

    O fato de a história da RP ter começado a ser contada depois do clarão da bomba, fez com que eu achasse durante toda essa 6 temporada, que foi a bomba que a causou…e não foi….

    Mas então….

    O que fez a bomba?

    Pq Juliet disse que "funcionou" se na verdade não funcionou?

  131. o Richard falou q era o inferno né…mas eu ñ acho q é bem o inferno mas sabe o local "da passagem"?
    aí fica a seu cargo (livre arbítrio) decidir pra onde quer ir?
    o Michael por exemplo ñ saiu de lá
    o Eko…saiu
    a Ana Lucia ñ….tanto é q o Hurley a reconhece e o Des fala "ela ñ está preparada" ainda

  132. O pessoal dizendo que todo mundo morreu na queda do avião… não, eles morreram como morreram na série mesmo (já pensou morrer duas vezes?). Locke foi morto por Ben, Sun, Jin e Sayid morreram no submarino, Jack morreu perto dos bambuzais, Boone morreu na primeira temporada, enfim, tudo o que aconteceu na ilha foi real. A realidade paralela é um lugar criado pelas pessoas para que elas encontrem todas as pessoas que foram importantes nela e se preparem para seguir em frente. Jack só precisava de um empurrãozinho pra "se ligar"que morreu. Não existe o tempo na realidade paralela. Tipo, a série terminou do jeito que todo mundo viu, Jack morre, Kate, Sawyer, Lapidus, Miles, Claire e Alpert conseguem sair da ilha, Ben, Hurley e Desmond ficaram nela, os dois primeiros como guardiões. E na realidade paralela, em algum momento quando todas aquelas pessoas estão mortas, elas se encontram para "move on". E é isso, o final foi maravilhoso na minha opinião, queria que todos tivesse gostado do jeito que eu gostei.

    Abraço a todos e Namaste.

  133. O pessoal dizendo que todo mundo morreu na queda do avião… não, eles morreram como morreram na série mesmo (já pensou morrer duas vezes?). Locke foi morto por Ben, Sun, Jin e Sayid morreram no submarino, Jack morreu perto dos bambuzais, Boone morreu na primeira temporada, enfim, tudo o que aconteceu na ilha foi real. A realidade paralela é um lugar criado pelas pessoas para que elas encontrem todas as pessoas que foram importantes nela e se preparem para seguir em frente. Jack só precisava de um empurrãozinho pra "se ligar"que morreu. Não existe o tempo na realidade paralela. Tipo, a série terminou do jeito que todo mundo viu, Jack morre, Kate, Sawyer, Lapidus, Miles, Claire e Alpert conseguem sair da ilha, Ben, Hurley e Desmond ficaram nela, os dois primeiros como guardiões. E na realidade paralela, em algum momento quando todas aquelas pessoas estão mortas, elas se encontram para "move on". E é isso, o final foi maravilhoso na minha opinião, queria que todos tivesse gostado do jeito que eu gostei.

    Abraço a todos e Namaste.

  134. pra quem nao entendeu ainda…

    so trocar as 4 letrinhas

    LOST…… pra DEAD

    eles estavam perdidos, mas perdidos de si mesmos, nao do mundo exterior.

    morreram no acidente aereo, e tudo mais que foi mostrado ao longo de 6 anos foi um purgatório até que eles tivessem compreensao de entender que eles nao estavam a sos no mundo, e portanto eles tinham a si mesmos, todos aprenderam a se amar e amar uns aos outros, e portanto nao se sentiram mais a sos no mundo.

    como jacob disse… "escolhi vcs pq sao como eu, solitários, sempre buscando por alguem na vida"

    tudo foi uma jornada preparatória para a vida apos a morte.

    olhem as cenas do credito final, so os destroços sem mais ninguem, e possivelmente vcs estarão olhando para a unica coisa real em todos os 6 anos…

    a ilha com destroços e ninguem vivo, pois morreram todos no acidente.

  135. Fotograma Digital: tb acho essa constatação MUITO triste. Lost foi tratado por muitos como "uma série de ação", e, p/ mim, na verdade não foi A SÉRIE q se perdeu, mas sim as pessoas que achavam ser essa uma série como 24 Horas, CSI ou algo do tipo. Há um bom tempo ficou CLARO que o final se encaminhava para algo reflexivo, espiritual, mas qto mais isso acontecia, maiores eram os números de comentários do tipo "porra, q merda é essa…" e baboseiras no estilo.
    WHATEVER, pelo menos várias outras pessoas entenderam, e, amando (como eu) ou não (gosto é de cada um, e todos sabiam q o final não agradaria a todos) o final, entenderam exatamente o sentido e a beleza daquilo tudo.

  136. Sobre a ausência do Michael: Acho que ele já tinha conseguido 'let go' na ilha mesmo. Lembram-se quando, segundos antes do cargueiro explodir, Christian Shephard aparece pra ele e diz 'Você pode ir agora'? Depois que o Homem de Preto entrou na história, muita gente supôs que essa aparição do pai de Jack era obra dele (até porque o MIB admitiu a Jack ter usado a forma do pai dele), mas parece que estávamos enganados.

  137. Há os que não se desapegam, não esquecem, não deixam ir ("let go"). Aqui do lado da tela, fora da ilha de Lost, nos "flashsideways dos teclados" (permitam-me a licença poética…rerere) nós, os fãs, estamos nos dividindo entre aqueles que entram na igreja e os que não. Aqueles que estão preparados e não têm mais perguntas e outros que ainda sabem que precisam de mais tempo.

    Como disse o pai de Jack na igreja ecumênica (detalhe sensacional do vitral com todos os maiores símbolos religiosos do mundo e o sol entrando): cada um tem seu tempo, não há aqui e nem agora.

    Lost se foi, rapaziada. Let´s move on.

    E a cada crítica primária por aqui e em outros fóruns lembro do Desmond falando de Ana Lucia: "Ela ainda não está preparada".

    A série foi tão marcante que conseguiu criar um episódio final mais polêmico que Across the Sea. Uma cisão incrível entre quem abraçou a ideia de Lost como uma história de personagens, suas tragédias e buscas por redenções e quem cisma fazer de Lost (mesmo depois do final!) algo como um check-list obsessivo.

    E no fim todos morremos, como diria o Christian, camaradinhas… E falar de morte é duro, né não? Nega-se, ironiza-se, critica-se, focaliza-se outro lado, tenta-se teorizá-la e no fim, não há escapatória. Morreremos. Todos aqui.

    O depois fica a gosto do freguês. Assim como as interpretações sobre os que chamam de "pontas soltas" de Lost (e eu diria "pequenas coisas da vida e seus mistérios").

    Just move on, galera. Abraços!

  138. não ví ainda.
    mas pelo que vcs estão falando, foi uma merda! merda de final! afinal, blábláblá de lado e todo aquele papo de melhor série, não passou de uma cópia de outras séries e filmes sobre morte e reencarnação, sobre espiritualidade e pseudo ciência… criaram tanta coisa, tanto mistério e negaram, desde o início o que eu e muitos disseram: a ilha era um purgatório e todos estavam mortos!!!! negaram, mas no final só posso chamá-los de mentirosos! enganaram os trouxas com teorias e vários anos de expectativa! nada copntra quem gostou! afinal, a série marcou a televisão e nossas vidas! mas, vamos concordar, esperar seis anos, não dormir, ficar esperando cada novo episódio e tal, pra no final saber que tudo foi uma coisa tão simples… parabéns aos diretores e produtores! agora sei por que o JJ Abrahns saiu da série (ele não engoliu essa linha de raciocínio e pulou fora!!!) se eles desde o início já sabiam disso, conseguiram enrolar a gente muito bem!!! deveriam se candidatar a presidente !!!! afinal, mentiram pra milhares e milhares aceitaram suas "verdades"!!!!
    e aí David??? não vai elogiar e fazer uma defesa apaixonada???? ou tambem achou uma porcaria e ainda não conseguiu entender que estava se enganando dizendo que Lost estava indo no caminho certo???
    pow, todos mortos, realidade paralela sendo o final feliz dos que morreram… coisa mais besta e fraca!!!! cara, só de ler me revoltou, acho que nem vou querer ver o episódio!!!!
    um abraço a todos que como eu não gostaram, e a todos que amaram! afinal, nós temos que continuar nossas vidas e nossos caminhos… e no fim, só uma coisinha:
    Quem estava Lost desde o início? rsrsrsrsrs, nós!!!!!!!! os trouxas que não perdíamos um episódio!!!!

  139. Eu estou extremamente decepcionado com o final da série, tou contando mais com os finais alternativos…
    Isso sem contar as várias falhas que o episódio teve, mas até ai tudo bem. Tdodomundo morto?! Peraê né?!
    Não gostei, eu tou tão insatisfeito, que parece que não acabou ainda…
    O episódio em sí foi ótimo!
    Porém, A última cena foi infame, ainda não consigo imaginar um desfecho pior que aquele!
    Ainda assim, foi a melhor série de todos os tempos, não me arrependo de ter assistido, queria ter motivos pra chorar com o final, mas, é isso…

  140. Prestenção que só vou falar uma vez:
    – O final explicou tudo.
    – Fechou tudo.
    – Foi maravilhosamente bem feito.
    – E quem viu Lost esperando "por 6 anos" tem mais é que se ferrar. Não era este o conceito da série.
    Cara, estou absurdamente satisfeito com o final.

  141. O interessante, é que o Desmosnd, era tipo o "chico xavier" da série, ou seja, ele ainda estava vivo e de certa forma tinha contato com o mundo dos desencarnados…ele meio que transitava entre o mundo dos vivos e dos mortos, no sentindo de já vislumbrar essa vida pós-morte.

    Para mim faz todo sentido a dificuldade de alguns personagens custarem mais para perceberem estarem mortos do que outros…pelo espiritismo, espíritos mais elevados quando desencarnam aceitam facilmente essa condição e seguem em frente, enquanto espíritos menos elevados podem ficar muito tempo perambulando sem perceberem que estão mortos, inclusive virando obssessores de pessoas vivas…Assim, Hurley, que era um cara todo do bem, percebeu bem mais rapidamente do que outros que já havia feito a sua passagem. Assim como Ana Lucia não estava pronta ainda, por ser um espírito pouco elevado.

  142. Mozovisk disse…"O que era o filho do Jack, uma vez que o Locke fala que ele não possui um?!"

    Acredito que na RP os personagens tem/são do jeito que sempre quiseram ser, e o Jack sempre quis ter uma boa relação com o pai, o que teve depois com o suposto filho.
    Eu não sei como colocar, mas foi mais ou menos criado o que ele queria que tivesse sido antes.

  143. Eu so vi a primeira parte porque meu download ta muito lento (obrigado NET) mas confesso que to com medo do que vou ver no final só pelos comentarios que li de relance aqui…to com medo de nao gostar…

  144. Eu so vi a primeira parte porque meu download ta muito lento (obrigado NET) mas confesso que to com medo do que vou ver no final só pelos comentarios que li de relance aqui…to com medo de nao gostar…

  145. Concordo totalmente com o comentário acima "Natal 2009". Final emocionante… chorei igual criança. Independente dos que gostaram ou não. Dos tropeços que a série teve ou não, é inegável que foram seis anos muito, muito bem aproveitados… pronto pra rever tudo de novo. Parabéns Davi pela sua dedicação… sinta-se também recompensado.Sinta orgulho de você mesmo.

  146. NOSSA!!

    DECEPÇÃO TOTAL!

    Assisti TODOS os episódios e fiquei muito PUTO com o final!

    Se fosse para concluir que todos estavam mortos e não explicar nada, era melhor ter assistido o "sexto sentido" que tem apenas 2 horas e não 6 anos!

    Enrolaram muito para criar um final TAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO OBVIO!

    Esperava um final diferente, algo que fosse causar um impacto ( Como a ultima temporada do "dexter" que o final foi TENSO!).

    LOST mesmo foi o tempo assistindo essa porcaria!

  147. Davi,
    Parabéns pelo streaming. Funcionou perfeito. Nota 1000.
    Quanto ao último episódio, LOST no passar dos anos já tinha me deixado plenamente feliz em assistí-lo, em virtude disto, não seria um final bom ou ruim que iria mudar tudo. Mas, posso dizer com certeza que adorei o final e que, de alguma forma, as duas realidades que vinhamos vendo nos últimos episódios se fundiram de uma maneira harmoniosa e tranquila.
    Não dava para "inventar" mais nada. Não precisava também. Foi muito bom até aqui, agora é aprender a lidar com a sensação de não ter mais por perto A Kate, O Sawyer, O Jack, O Hurley (O Dude original), e os outros…

  148. LOST nunca deveria ter se popularizado dessa forma.

    A série é profunda demais pra essa galera acostumada com coisas mastigadinhas e superficiais.

    LOST tem muitas, eu digo MUITAS referências a religião, filosofia, moral, etc. Cada capítulo sempre foi um prato cheio disso. Sempre foi uma série "CLEVER", quem exige respostas fáceis simplesmente NUNCA entendeu o ethos de Lost.

    Agora é hora de digerir, de parar pra pensar, e repensar.

  149. Estou tentando entender até agora o que aconteceu. Afinal de contas, eles já estavam todos mortos na primeira temporada(morreram na queda do avião, ou foram morrendo aos poucos e tudo na ilha realmente aconteceu e aquilo na paralela se passa bem depois quando todos já estavam mortos ? Help, i´m Lost.

  150. não vou mentir, gostei da primeira meia hora… o resto todo foi uma boooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooosta

  151. Eu respeito as outras opiniões de que Locke foi morto por Ben, Sun, Jin e Sayid morreram no submarino, Jack morreu perto dos bambuzais, Boone morreu na primeira temporada, etc…mas, eu prefiro interpretar o final do mesmo modo de V_ Leal.

    "Podemos ter 2 ou 3 explicações plausíveis, mas pra mim é simplesmente aceitar o fato de que eles morreram com a queda do avião, mas não puderam aceitar isso de primeira. E cada um criou um "mundo" imaginário compartilhado. Os flashbacks eram a vida real de quando eles realmente estavam vivos e todos eram fudidos."

  152. Achei o episódio muito tocante e sob certo aspecto decepcionante.

    Sob o ponto de vista mais importante, que é o dos personagens , foi muito tocante .

    Mas ficou devendo quanto á mitologia e mistérios. Certamente de próposito, para que falemos disso pra sempre.

    E acho que teríamos sobrevivido muito bem sem esse purgatório sideways.

    Que copiou aquele filme ''Os passageiros'', onde todos estavam mortos e não sabiam. A diferença é que nele morreram na queda do avião e em Lost sobreviveram, mas a revelação final é igual.

  153. Gostei!

    Ah, e pra mim ficou óbvio q a ilha existiu sim! não era purgatório não. Chrstian Shepard falou q as pessoas morreram em épocas diferentes.

    Jack se sacrificou pela ilha;
    Hurley e Ben ficaram tomando conta da ilha;
    Lapidus e a galera do avião saíram da ilha;
    O flash-sideways era o "pós-morte";

    Isso é o q eu me lembro agora, mas vou rever o episódio.

  154. Eu tô no time dos que ainda não entenderão exatamente o que aconteceu!

    Mas perai estão dizendo que eles morrerão no acidente do começo, mas não faz sentido pq como eles (ocenic 6) conseguiram sair da ilha? Foi tudo "imaginação"

    Se a paralela é um encontro pós a morte que horas que o Hurley, o Ben, Sawyer e Kate morrerão? eles estavam vivos na ilha não é?
    Nossa tô com uma dor de cabeça só de tentar achar as respostas!!!

    Apesar de não gostar da morte do Jack, achei uma das mais chocantes pois ele realmente se sacrificou pelos outros a cena final dele ligando a primeira cena no pilot da série foi linda, maravilhosa foi a única parte que eu realmente entendi hahahaha

  155. Hurley= Jacob.
    Ben=Richard.

    O Michael não estava no sideways porque ficou preso na ilha, como disse á Hurley.

    O ator confirmou isso no Jimmy Kimmel, que aliás foi uma droga.

    Quanto ao Walt, acho que o ator cresceu demais e não souberam o que fazer com ele…

  156. Final lindo, lindo, lindo. Episódio significativo e simbólico, como Lost sempre foi.

    Adorei o Hurley como novo Jacob.

    Amei a cena final, mais perfeita impossível. Não sei se vcs lembram que existia um boato de que o final da série tinha tudo a ver com a cena inicial, pois é… Precisa falar mais alguma coisa!
    E o Vincent… um detalhe que tornou tudo mais emocionante ainda.

    Achei bonito o final na Igreja, com todos já tendo cumprido o seu papel em vida, já tendo uns influenciado na vida dos outros. Por um momento temi que o final fosse ser todos felizes para sempre VIVOS na realidade alternativa. Q bom que isso não aconteceu.

    Foi realmente emocionante rever todos aqueles personagens. Nada de Dharma, bad numbers ou seja lá o que for, Lost não terminou se fazendo passar por um manual, e sim como a série emocionate que sempre foi.

    E tenho pena dos idiotas que foram ao Twitter contar o final só por maldade, mal sabem eles que perderam a história da TV sendo feita.

    Saudades eternas de Lost, mas como a série nos disse, precisamos seguir em frente.

    Obrigada Ju, obrigada David. Acompanhar Lost foi muito mais emocionante com o trabalho de vcs.

    Abç,

    @Rosadealmeida

  157. Quem gostou desse final deve ter problema mental! Eles deixaram no ar a maioria das coisas que construiram.. foi tudo em vão, urso polar, tubarão, Dharma, Jacob e irmão.. grande coisa! Se vcs não se tocarem caros amigos que gostaram do final, os roteiristas JÁ ESTÃO MILIONÁRIOS, pq eles se preocupariam em fazer um final decente pra toda essa palhaçada? Realmente perdi 6 anos da minha vida, e não me conformo vendo as pessoas dizendo que foi MARAVILHOSO! ah me poupe! como falaram ali em cima, devia ter visto com um nariz de palhaça.. e não venham me dizer que eu não entendi o final.

  158. O nosso DUDE, garoto propaganda do blog … quem diria, que responsa!
    Gostei muito, gostei demais! Não via a hora de chegar o final, mas agora que a ficha caiu … Só nos resta esperar decidirem como vão terminar de contar tudo. E o streaming do freedo tava abençoado! PSSó a virtua que estragou a madruga …

  159. Maxrush, nenhum deles morreu na queda do avião. Tudo o que aconteceu na ilha foi real.

    Desmond tirou a rolha do núcleo da caverna, que era a fonte da energia eletromagnética da ilha, uma espécie de Cisne gigantesca, liberando assim essa energia que estava represada , fazendo com que o monstro, que era uma manifestação dessa energia controlada, perdesse seus poderes e pudesse ser morto.

    Ao tirar a rolha fez igual a quando não digitou os números na Cisne, liberando excessivamente a energia.

    Se Jack não recolocasse a rolha, a ilha se destruiria como a escotilha.

    Acho que o monstro só
    poderia mesmo fugir da ilha se aquela energia fosse liberada, do contrário a rolha manteria seu eletromagnetismo preso á ilha.

    O sideways é tipo um purgatório onde todos estão mortos, é um lugar atemporal, que se passa depois de tudo na ilha, e alguns morreram na ilha e outros fora dela, como Kate e Sawyer que escaparam.

    Em razão da experiência que passaram , eles precisam um do outro para entender que morreram e seguir em frente em direção á luz, ou seja, á paz espiritual e descanso eterno.

    Lapidus, Richard e Miles devem estar ainda vivos, por isso não aparecem.

  160. Final decepcionante.
    Em termos de personagens foi fantástico e emocionante em termos de mitologia miserável.Os roteiristas perderam-se pelo caminho.E dizer que eu gostei sou inteligente os que não gostaram são idiotas por favor.
    Aquele argumento que Lost é uma serie sobre aquelas pessoas é treta porque se não houvesse monstro, urso polares, jacob e por ai fora a serie não tinha passado da primeira temporada.Sendo a parte da mitologia muito mas muito mal contada não posso considerar esta serie genial.
    Foi boa num tudo e eu gostei da viagem mas é necessário ter algum senso critico e admitir que muita coisa foi pura e simplesmente enrolação.
    Cumprimentos para quem gostou e para quem não gostou como foi o meu caso.

    ps->repararam no erro de continuação da cena do avião antes de levantar.No inicio tinha um monte e estavam perto das arvores depois ja estavam mais longe e não tinha o monte de terra.

    ps2->dentro da "lógica" que vimos no across the sea não era suposto o jack virar fumaça.Fumaça branca era engraçado.

    Cumprimentos

  161. Parem de dizer que perderam 6 anos da vida de voces!! Os 6 anos anteriores é que foram o bom!! Porque esse fim foi foda. E outra, só o flash-sideway que foi ruim, o que nao invalida a parte na Ilha que foi legal.
    Mas essa de estarem todos mortos, nao me entra.

  162. As pessoas que falam que o final é perfeito nem sequer conseguem ser minimamente críticos, e ser crítico não é mesmo que depreciar a séria, mas perceber que há erros e não tou falando de uma câmera ou um cabo que aparecem na cena final, mas questões simples de coerência, por exemplo, o Sayd não era um cara que amava a Nadia? E como é que no final da série, na igreja , em que os que se amaram de fato se reencontram, como é que aparece a Shannon, ao invés da Nadia, a mulher que o Said deu uns pega? Não foi sempre a Nadia o grande amor do Sayd? Mas como a Shannon fazia parte do elenco principal de Lost então, a la final estilo globo, foi ela quem apareceu no final como par do Said junto com o grande elenco.

  163. Pessoal tá viajando, dizendo que todos morreram quando o Oceanic 815 caiu.

    Gente, a galera tava viva. O Christian Shepard disse isso no final, que foram os melhores momentos da vida do Jack. E que todos morrem um dia. O purgatório era a realidade paralela. E, uma vez que eles se encontravam interiormente, eles podiam dar o próximo passo da caminhada, que ela a luz na porta que o Christian abriu.

    Vimos o Jack morrer, quando ele fechou o olho, mas acabamos que não vendo Sawyer, Kate, Ben, Hurley e etc morrendo. Porém um dia na vida eles morreram. Tanto que o Hurley realmente cuidou da ilha e o Ben foi o braço direito. Aliás, o Ben não tava pronto pro próximo passo, e por isso não entrou na igreja.

    Ok, falei mto já. Ainda não decidi se gostei ou não desse final.

  164. O pessoal aqui do blog tá parecendo aqle povo que namora 2/3 anos e depois fala que perdeu 2/3 anos da vida.

    Gente!!!Não é assim!!Toda experiência é válida, toda experiência se aprende alguma coisa. Pensem nisso em relação a Lost.

    E não há pessoas idiotas pq gostaram. Alguns gostaram outros não. RESPEITE!

  165. Lost teve falhas? Teve!
    Muitos mistérios e poucas respostas?Sim!

    Mas nem por isso vou tirar o crédito da série. Se eu voltasse no tempo e tivesse que assistir, assistiria tudo de novo.

    Parem de reclamar!

    E não é questão de quem gostou "não ser critico" ou ser idiota ou algo do gênero. Afe!

  166. Gente, que doidera….
    Até o Dude, We are Lost ficou maluquinho nesta noite, né?! Os comentários estão sendo liberados somente agora. Tudo culpa da Net?!

    Davi, foi punk eu ter terminado de assistir "the end", vir aqui, e não ter comentário seu! Eu acho que isso foi digno do final de LOST. Afinal, depois de 6 anos escutando o que vc dizia, eu acho que foi importante que hoje houvesse silêncio.

    Eu nem preciso dizer que chorei litros. Cada cena revivida do passado me fazia ter vontade de morrer. Eu adorei as delicadezas das lembranças de cada um. O que fez a Kate lembrar do passado não foi o Jack, e sim a Claire e o Aaron. Eles foram a coisa mais importante da vida da Kate. Lindo, lindo, lindo demais.

    Eu não tinha entendido nada do final, mas depois que li os comentários do Dude eu entendi tudo. Gente, como é que pode eu ser tão burra? Teve uma galera que assistiu ontem à noite, sabe lá com que som e imagem, e entendeu mais do que eu. Acho que eu vou pintar o meu cabelo de loiro.

    Bem, agora eu vou assistir o untangle e o que mais der tempo antes de ir trabalhar. É claro que eu enforquei o trabalho hoje de manhã, mas quer saber, foda-se.

    LOST, a melhor coisa que já fizeram na TV em todos os tempos. Vai ficar na história. Eu vou contar para os meus sobrinhos que a "tia Carla" viu tudo desde o início!!! o/ o/

  167. Creio que o final serviria muito bem se a série tivesse sido apresentada de outra forma, até em menor número de temporadas, e não da maneira como foi colocado, onde mistérios sem fundamento nenhum para a conclusão exibida foram apresentados, como teorias físicas, DHARMA, estátuas egicpias, viagens no tempo entre outros, dando a impressão errada em relação a série.
    Não são apenas questões de respostas ou não, ninguém espera explicação para tudo, mas sim coerência com alguns pontos da série que parecem ter sido deixados de lado, ou mesmo aparentam não ter tido funcionalidade nenhuma.
    Por tudo isso acho que o final foi fraco.
    Agora dizer que as pessoas não entenderam, e por isso não gostaram, é subestimar a capacidade intelectual das pessoas, ninguém é obrigado a ser um fã que aceita qualquer coisa que os produtores empurram.
    Cada um tem uma opinião, goste ou não.

  168. O amigo aqui disse tudo, então só vou repetir:

    LOST so comprovou uma coisa: Estavamos todos perdidos desde sempre… Os roteiristas, os produtores e nos aqui, os palhacos do outro lado da tela q ate agora achavamos q eles sabiam pra onde estavam indo… Agora mais perdido mesmo sao os q defenderao Lost ate depois desse pessimo final. Acho que chorei mais de raiva desse fiasco do que de emocao… A vida continua!!!

  169. Eu concordo, parem de dizer que perderam 6 anos!
    Ninguém é assim tão burro para dizer uma coisa dessas. Não gostaram do final, é um direito de vcs, agora dizer que a série foi perda de tempo é muita pobreza de vida!!!!!!

  170. Olha só galera, eu faço coro ao Paralelo (ele disse boas coisas sobre Lost na Comunidade Lost Brasil)também. Concordo com tudo o que ele disse! Realmente foi diferente de tudo o que imaginavam. As respostas não foram dadas de forma satisfatória.

    Mas, Lost foi a melhor coisa que ja fizeram. Inegável. E quer saber. Esse final foi ótimo. Simples e imperfeito.

    Quer algo melhor que essas duas palavras pra expressar completamente o que é a nossa humanidade?

    E outra Lost, a mitologia, a Saga, para os conspiratórios do mundo capitalista, a Grande Franquia, capaz de levantar milhões de dólares com apenas 50 min de comerciais NÃO ACABOU. Eles não iam deixar acabar uma mina de ouro dessa.

    Pensem financeiramente: qualquer coisa que fizerem relacionado aos mitos criados (ou compilados) em Lost, livros, HQs, Filmes, até mesmo Micro-Série, será uma mina de ouro. Foi assim que George Lucas criou Star Wars, com infinitas possibilidades. E assim será criado o Universo Extendido de Lost.

    Com relação a este The End digo apenas o que postei no meu Twitter (@twitsson):

    Open your Mind and open your heart to "This End".

    E se preparem. O Universo Extendido de Lost (Dharma), apenas começou!

    Gostando ou não do Final, Lost é fantástico. Isso é inegável.

    (@twitsson)

  171. Eu acho que o Ben não entrou na igreja por uma coisa simbólica.

    Igreja = Céu.

    Por tudo que ele fez na ilha, depois de sua morte (não sabemos quando morre) ele não foi para o céu.

    A realidade paralela foi algo simbólico, mostrando um 'reencontro', meio que dando conforto pras mortes que ocorreram (por exemplo, foi mto bom ver Sun e Jin "vivos" logo depois de morrerem no submarino).

    Na ilha, quem morreu morreu, quem sobreviveu morreu muito tempo depois, mas na "paralela" foi um simbolismo do reencontro de todos após a morte.

  172. é, é mais fácil deixar a pulga atrás da orelha…
    mas a verdade ficou bem esclarecida… só qdo se encontrou o seu real caminho, o personagem deixou de ser PERDIDO, ele ganhou a REDENÇÃO… se terminou com parzinho e tals, ñ vem ao caso (afinal PENNY nem estava no avião, ou teria BEN conseguiu a vingança contra CHARLES WILDMORE), os criadores (da série) ñ quiseram apostar em fábulas e sim no verdadeiro sentimento q cada um dos sobreviventes do Vôo da Oceanic passaram na ilha, e fora dela: ANTES, DURANTE e DEPOIS… se isso for de algum alento, ñ acho q eles tenham partido, apenas q nunca foram…
    e é isso… uma bela estória, com o final contemplador… e fim

  173. [CONTINUANDO…]

    O final teria sido perfeito se eles nunca tivessem inventado essa coisa de realidade paralela, e só inventaram porque quiseram mais uma vez fugir do previsível (desde quando previsível é sempre sinônimo de ruim?), a bomba e toda aquela coisa de viagem no tempo serviu apenas para causar o incidente, não precisava plantar mais uma dúvida na nossa cabeça, não precisava criar outra realidade pra depois revelar que não tinha nada haver com a cena final da 5ª temporada, mas ei! Vamos inovar, vamos dar aos fãs as duas coisas! Vamos surpreender, e depois a gente vê o que faz! A cena final deveria ser o Hurley com o Ben conversando enquanto um navio se aproximava da ilha, ou quem sabe uma nave super-ultra-mega moderna dos tempos futuros, ou o Jack sorrindo ao ver o avião com os amigos deixando a ilha, morrendo e fechando os olhos mesmo, mas sem essa parafernalha de realidade paralela dos mortos ou coisa do tipo.

    Sinceramente, eles não sabiam o que estavam fazendo. E muita coisa ficou em aberto, e não digo "mistérios", pois muita coisa de fato não precisava de explicação e sempre fui compreensivo com isso, mas coisas como quem eram aquelas pessoas perseguindo os losties nas canoas no episódio 5×04, quem havia destruido o acampamento durante aqueles 3 anos (Claire, talvez? Mas temo que a intensão deles era que os sobreviventes do voo 316 tivessem assumido o controle do local, e que por falta de tempo e planejamento eles acabaram descartando a idéia), coisas que foram completamente esquecidas e deixadas de lado, coisas que no mínimo deveriam ter sido abordadas, já que não dá pra deixá-las "abertas" para interpretação.

    Eu AMEI essa série, e ainda amo, e vou rever todos os episódios, mas o final, por mais lindo que tenha sido e por mais que tenha feito eu chorar de emoção pelas pessoas que estavam ali, não serviu pra encerrar a jornada.

    Fico feliz por quem achou o máximo, eu também queria ter gostado e encerrado a jornada 100% feliz e realizado, mas não deu.

  174. Um parêntese antes de tudo. Galera, eles não morreram na queda do avião. Eles morreram durante diferentes tempos pó. A realidade paralela é atemporal, ou seja, todos morreram em diferentes horas e lugares, mas no fim todos acabam no mesmo lugar.

    Enfim, ainda vou ver o episodio de novo porque com streming às vezes ficava travando e aí ficou difícil entender tudo. No entanto, não gostei do final do Locke acho que ele merecia muito mais, na minha opinião decepcionante mesmo foi o destino dele. Mas já era de se esperar, afinal, eles já deixaram claro o final escroto que iam dar pra ele.
    Quanto ao resto do episodio ficou meio vago esse final, por isso me reservo no direito de ver de novo para não comentar injustiça, sem dúvida nenhuma eu me empolguei mais vendo as 6 temporadas do que com final. Por outro lado, ninguém pode dizer que os produtores não cumpriram o que prometeram, eles fizeram exatamente o que disseram. Se é bom ou ruim é outra história.

  175. Sim, o final foi lindo, mas foi colocado no lugar errado e na hora errada.

    Depois de tudo o que aconteceu na série, inclusive no próprio episódio, pareceu que os produtores pensaram "como vamos unir as duas realidades em menos de duas horas? ei, a gente podia colocar aquele final pensado na primeira temporada, sobre o purgatório e tudo mais, e ainda dá pra fechar com uma cena contrastando com a primeira! Genial!!!" Ficou completamente sem sentido (bom, não completamente, mas enfim)…

    Enquanto o episódio se desenrolava, fiquei super animado com o caminho que a coisa tava tomando: uma grande reunião de todos os losties e tal, e até brinquei que quando todos estivessem juntos eles olhariam para a câmera e agradeceriam pelos 6 anos que os acompanhamos (seria ridículo, eu sei), ou até mesmo as portas da igreja se abrindo e todos olhando e dando boas vindas à câmera, até aparecer a Kate no altar, e os dois teriam uma bela dança após ter revivido suas memórias de outra vida, bem "Titanic" mesmo (também seria ridículo), mas quando vi aquela coisa de estarem mortos, qualquer outro final me pareceu melhor. Como fica aquela ilha afundada na realidade paralela? Poderiam até dizer que como aquela realidade era ilusória, tudo ali eram fragmentos das memórias deles, mas como explicar aquela cena no episódio 6×07, onde o Ben conversa sobre a ilha com o pai? E o filho do Jack, desapareceu do nada? Soou muito forçado ter colocado uma cena final daquelas, não tinha clima nenhum pra terminar daquele jeito! E mesmo que tivesse, a cena foi muito mal feita! Apareceu apenas um punhado de gente quando poderia ter trazido quase que o elenco todo (excluindo o Eko por ressentimentos com o ator, a Ana Lucia, por ainda não estar pronta e tal…), e eles tiveram uma ótima chance de mostrar o Walt ali, mesmo grande, afinal de contas o Jack morreu na ilha e a Kate, o Hurley, Ben morreram MUITO tempo depois e estavam com a melhor aparência de todas, mas não chegaram nem a pensar nisso… Aliás, como fica o Michael fantasma preso na ilha? E essa coisa do Hurley conversar com os mortos se no final eles ficam em outra realidade?

    [CONTINUA…]

  176. Revi e aceitei melhor o final, para a conclusão dos personagens foi bom. Até gostei. (mas ainda acho q encontraram esse final feliz pra atender uma demanda dos fãs, e pra que Lost tivesse algum ponto forte na ultima temporada)

    Para o desfecho das 6 temporadas foi insatisfatório. (Vemos que houve muita encheção de linguiça)

    Creio que todos temos suas dúvidas ainda, oq incomoda são os que arrotam suas interpretações como verdades incontestes, ofendendo quem delas não concorde, mesmo qdo vemos que suas opiniões estão muito longe da unanimidade.

    Abraço

  177. Gustavo Sanches você resumiu tudo o que eu gostaria de expressar aqui…valeu pelo comentário…só tenho a lamentar por estas pessoas que se diziam fãs da série, mas na verdade não passavam de modinhas, só assistiam por todos comentarem, e pra dizer que assistiam..pena dos ignorantes e lerdos em entender o que foi lost..final perfeito para a série perfeita…valeu lost…saudades

  178. "E essa coisa do Hurley conversar com os mortos se no final eles ficam em outra realidade?"

    Mas só ficam na ilha oq que fizeram coisas erradas, ficam 'presos a ela por nao reoslverem td que tinham que resolver"

    um boa resposta pro fato do michael nao estar presente, porque nao teve sua REDENÇÃO.

  179. " Luu disse…
    Não gostei muito. Os roteiristas não falaram que não tinha nada haver com 'purgátório' , morte e etc…?"

    acoooorda!!! quando os roteiristas disseram isso eles não tinham morrido ainda…
    eu tenho visto muita gente falando mal da última temporada e verei muito mais falando do final, mas são pessoas que nem você que não prestam atenção.
    é por isso que nem me abalo com essas críticas.

    LOST É ÚNICA. nunca houve e tão cedo não haverá outra série igual.
    (chorando ainda de pois de ver pela segunda vez)

  180. Muitas pessoas continuam insistindo no ponto: "os produtores nos enganaram, disseram que a ilha não era o purgatório". A ilha não era o purgatório. O que eles viveram na ilha foi real. O Jacob era real, o monstro, a Iniciativa Dharma, os Outros, tudo o que aconteceu nesses 6 anos foi real.
    O Boone morreu quando caiu do avião com o Locke; a Shannon morreu com o tiro dado pela Ana Lucia; o Charlie morreu afogado; a Libby morreu baleada pelo Michael; a Juliet morreu para ao explodir a bomba; o Locke morreu assassinado pelo Ben; a Sun, o Jim e o Saiyd morreram na explosão do submarino; o Jack morreu na cena final na floresta. Quanto aos outros personagens eles podem ter morrido vários anos depois, com uns 90 anos de idade.
    O lugar onde estão todos mortos, e que não é em nenhum tempo específico é a realidade paralela.

  181. eu gostava da realidade paralela, só fiquei decepcionado com o fato dela nao existir DE VDD, ser só uma forma de todos se reencontrarem…

    tava achando mto foda até os 10 minutos finais…

    POW, teria sido mto bom a realidade paralela ser uma forma DE SALVAR A VIDA de todos, e continuar coexistindo com a realidade normal.

    E o jack morrer?? O PRETETOR DA ILHA NAO ERA IMORTAL ATÉ QUE FOSSE MORTO POR SEU DISCIPULO??

  182. Ahhhh… Será q sobrevivo de ansiedade até de noite para chegar em ksa, baixar e assistir o episodio? To morrendo de vontade. Espero me conter e não ler nenhum spoiler até lá. Pelos comentarios q eu li, alguns gostaram e outros nem tanto, mas espero me surpreender…

  183. Eu acho isso tb, que eles quiseram sair do previsivel e fizeram oq fizeram.
    Por exemplo, se fosse sobre viagem no tempo, todos já tinham mais ou menos um final elaborado que seria próximo ao que eles tinham em mente. Então eles mudaram e deu essa reviravolta.
    Pra mim Fringe seria meio que um complemento de Lost, mas agora vejo que não tem nada a ver.
    E apesar de ter gostado, eu preferia que tivesse a ver com física e realidade paralela mesmo, como Fringe vem mostrando.

  184. Eu gostei do final. Apesar da historia ter mudado COMPLETAMENTE ao longo desses 6 anos.

    – a ilha não era um purgatorio, A realidade paralela era !
    – todos estao mortos? sim. No acidente do episodio piloto? Não ! Jack Shepard explicou: "alguns morreram antes de voce Jack, outros depois". "Mas o tempo nao importa neste lugar" "O que importa é O QUE voces viveram juntos"
    – alias que "igreja" era aquela? Com simbolos do cristianismo, islamismo, judaismo, yin e yang (reparem no vitral atras do pai do Jack)
    – o monstro de fumaca morreu mesmo. e nao saiu da ilha.
    – Jacob era um babaca!
    – no fim a ilha era uma rolha mesmo…

    Mas teve um momento de novela da Globo. E nao explicaram nada… E aquele papo dos produtores dizendo que sabiam exatamente como seria o final desde o inicio é a maior mentira de todos os tempos. Numa entrevista para o Estadao de Domingo o JJ desmente isso. Disse que eles nem imaginavam que o Ben teria tanto destaque na trama… "A coisas vao acontecendo" segundo ele.

    Abs!

  185. Entendi o enredo e o final apesar de não ter gostado da conclusão espírita, mas tem alguns detalhes que me deixaram um tanto quanto intrigado…

    Pq a trupe do Widmore sumiu depois que ele morreu? E as bombas ligadas ao sistema elétrico do avião?

    Alguem ai sabe a resposta? Talvez eu tenha deixado escapar em algum dialogo…

  186. Perfeito. Perfeito mesmo, tudo que LOST sempre foi.

    Amarraram todas as temporadas, trouxeram à tona e escancararam o sentido real da série, o lado humano.

    Mistérios… gente, é pano de fundo para o enredo dos personagens. Poderia ser em uma Ilha, em um planeta distante, em um escritório…

    Isso foi o mais brilhante nesse final, o fato de que a jornada na Ilha foi verdadeira, mas é mesmo completamente secundária.

    Fogo parar de chorar. Esse foi de desidratar quem é fã mesmo.

  187. A primeira sensação q tive foi a de q fui traída durante mtos anos. Depois do choque inicial, e racionalizando um pouco mais, cheguei à conclusão de que, pelo prisma dos autores e produtores, era o final mais lógico. O problema é que, na minha opinião, nós fãs, a essa altura da série, já tínhamos mandado às favas a lógica, o razoável e não esperávamos o que seria óbvio, depois de tantos circunstâncias bizarras e tantas reviravoltas. Amei 99% do epi. A questão é que, justamente o 1% que odiei era o que importava… Mas, como eu disse antes, valeu a viagem que, pra mim, terminou com um gostinho amargo, como se tivesse perdido as malas depois de um cruzeiro maravilhoso.. ahahaha!

  188. Gostei muito, pra mim uma das falas legais é a da K para o Jack, que sentiu falta dele, provavelmente se referindo aos anos que ela ainda viveu fora da ilha depois que saíram. Essa história não veremos mas podemos imaginar… Hurley e Ben tomando conta da ilha, enterrando Jack, se encontrando com Rose e Bernard, e o restante da vida de todos que voltaram. Como por exemplo o reencontro da Claire com o filho e por aí vai.
    Achei um final positivo e interesante. Me emocionei e fiquei com gosto de que já estava na hora de terminar.

  189. MA-RA-VI-LHO-S0!!!

    NÃO GENTE!!! De uma vez por todas, definitivamente: NÃO, eles não morreram na primeira queda do avião!!!!! NÃO estavam todos mortos desde o começo, PLEASE!!! o que aconteceu na ilha, realmente aconteceu, incluindo os propósitos de Jacob.

    … já o resto, está aberto a variadas interpretações, por exemplo, sobre o q seria a realidade paralela, e isso é o q torna LOST e seu final SENSACIONAL!

    Meu Deus, nem acredito q acabou…

  190. no fim as 2 realidades eram reais, Jack morreu na ilha e foi para essa realidade aonde estão todos os personagens que ja morreram (Boone, Shannon, Charlie, Sun e Jin, Saiyd), Hurley e Ben se tornam os guardiões da ilha, Desmond, Rose e Bernard continuam vivendo na ilha, Sawyer, Kate, Claire, Lapidus, Richard e Miles voltaram para casa, eles viveram por varios anos até que em um dia eles morrem e vão para essa realidade, aonde eles tentam lembrar de suas vidas e reencontrar seus amigos e finalmente seguirem em frente.

    como disse o Jack "Se não vivemos juntos, morreremos sozinhos", eles viveram, morreram e partiram juntos.

  191. Não há verdade absoluta em Lost ou na vida… Nem acredito em julgar compreensões. Se a pessoa não gostou, não gostou.

    Mas sintetizaram aí em cima a pedra que já havia sido cantada pelos produtores. Quem esperava uma série com explicações, sobre a ilha, sobre explicações da mitologia, inevitavelmente se decepcionou. A série foi sobre as pessoas…

    Algumas explicações ficaram de fora. A mitologia seguiu seu caminho e mais coisas surgiram pra se questionar. Mas acredito que o resto, o fim dos personagens, foi bem mostrado.

    Não, os destroços do avião no final, a meu ver, não são para confundir ou dizer que eles morreram na queda. Mostra que não há mais o que se falar da trajetória daqueles sobreviventes. Não, a ilha não era um purgatório pros sobreviventes. Jack morreu ali, vendo o Ajira partir com Kate e sua irmã, tendo cumprido a missão que o levou de volta. Não, não houve furo, como o Bruno citou lá em cima, no Michael não estar nos flashsideways. Ele está preso na ilha… E talvez, pra ele, a ilha seja sim um purgatório. E o Walt?… Talvez esteja preso ao pai… Talvez esteja vivo. Ou ainda more com a mãe. (Vai saber…)

    Ainda estou, até agora, digerindo o final da série. Mas acredito que tive surpresas. Religiões e crenças a parte, acho que o mais difícil no final é encarar o fim depois dos finais que criamos, que imaginamos pra série. Muita gente não consegue se livrar de sua própria teoria. Talvez por isso ainda esteja digerindo… Mas como episódio, achei este final bom. Criativo e com resolução (até os últimos 15 minutos ainda me perguntava q diabo estava acontecendo… a ilha não afundou? E para onde eles estão indo na paralela? Como eles chegaram ali?). Acho que isso é que foi bom na série. A experiência, a expectativa. E, por isso, posso dizer… Não "perdi seis anos da minha vida".

  192. "Final totalmente fora do contexto… eu esperava por uma explicação científica e não espiritual…"

    LOST É UMA VIAJEM!!

    sempre foi, desde o primeiro momento, eles até davam explicaç~eos cientificas, mas desde aprimeria tmeproada aconteciam coisas sobrenaturais, FUMAÇA VIVA? ONDEM PARAPLEGICO ANDANDO, MORTOS APARECENDO??

    um fã de LOST que diz que a série viajou mto não é um fã de lost!

    A série sempre foi um misto de ciencia + sobre natural, SEMPRE!

  193. Não comento muito por aqui (e pra dizer a verdade até evito ler os comentários daqui) mas tive de vir..Lost teve um final que mereceu. sem nos chamar de idiotas.e dando todas as respostas explicítamente.
    como vcs mesmos dizem. o que vale é a a jornada como um todo. e foi muito proveitosa.

  194. A realidade paralela, pelo que eu entendi após as palavras do papai shepard, é uma espécie de lugar em que os mortos se encontram…a grande questão é que nem todos morreram na ilha ou por causa dela…ELE É BEM CLARO, ALGUNS MORRERAM ANTES E OUTROS BEM DEPOIS DO JACK…ou seja, muita coisa pode ter acontecido depois que o jack morreu na ilha (pessoal conseguiu voltar com o avião, hurley e ben cuidaram da ilha e depois de anos (ou não) morreram e foram para esse tal "purgatório")…a explicação é uma viagem e, sinceramente, muito embora eu tenha gostado bastante do episódio, chorado e etc, me parece que esta última temporada foi simplificada para dar um fim em algo muito mais complexo.
    A proposta inicial do Lost, na minha visão, era completamente outra e, de certa forma, se perdeu…
    poxa, pessoas brilhantes como o Faraday e a Eloise foram deixados de lado…eu tinha certeza que eles seriam muito importantes para o final e não foram…Poxa, e as constantes de faraday e desmond? e aquele episódio genial em que o desmond precisava encontrar uma constante? pq nada daquilo foi explorado??

    Gostei, mas se perderam…fico com a impressão de que acabou o tempo e para abordar o seriado da maneira mais interessante eles iriam precisar de mais tempo…então, surgiram com uma explicação que transcende tudo aquilo que o homem conhece e fizeram esse final…é a vida….rs

  195. quem aqui já leu a saga da torre negra do stephen king? cara tem muito da torre negra em LOST, quando soube que os produtores eram fãs de SK já esperava um final assim. excelente, quem decepcionou provavelmente criou certas espectativas com o que achava q seria o final em vez de embarcar na história e deixar se levar pela narrativa. nenhuma obra é perfeita, mas chegar no final e dizer que perdeu 6 anos da vida é meio exagero. o final foi apenas um fechamento, não serve p/ explicar e nem resolver mistérios. e se no ultimo ep de lost vc não tinha idéia do q era a serie, realmente vc um perdido, mas se abrir a mente quem sabe se surpreenda e note q não foi uma jornada perdida.

    abraços

    See you in another life, brothas!

  196. Sem palavras!
    Mas tem gente dizendo que a galera já estava morta na ilha…não foi assim nao…pelo que entendi…

    Até pq o pai do Jack fala
    "…alguns foram antes…alguns depois…"

    a realidade paralela era um purgatório…pq nela eles deixaram magóas para trás e estavam prontos para o amadurecimento…
    Dois exemplos disso:

    Ana Lúcia – No penultimo episódio, Hurley pergunta ao Desmond c ela nao vai com eles, e desmond diz k ela nao está pronta.

    Ben Linus – Ben diz a Hugo que não estava pronto pra "partir" com os outros. Ele dá a entender que tem continuar ali para "amadurecer" seu espirito.

    O final foi divino, sem dizer menos. Jack morre feliz ao ver k seu sacrificio nao foi em vao ao salvar aquelas pessoas que tanto amava…e seu reencontro com tds foi melhor ainda…=)

    Ahhhh…me lembrei de outra coisa…Desmond diz: "Jack, vc está certo. Não há outra vida. É isso aqui mesmo."
    Provando que a ilha não é um pergatório.

    James, Kate, Lapidus, Richard, Claire se salvaram…e viveram suas vidas fora da ilha, so pra mais tarde ao morrerem encontrarem tds do outro lado…

    Numa boa, burro é quem não entende isso…..

  197. Os seis anos da epopeia chegou ao final…

    …e terminou como comecou:

    Jack é o incio e o fim, o alfa e o omega, aquele que estava morto mas agora vive, e que tem as chaves do inferno e da morte. (Pra quem não conhece é Apocalipse 1)

    Jack filho de Cristhian Sheppard(Pastor Cristão), por isto Kate se assusta ao ouvir o nome do pai de Jack e questiona Hurley se é sério.

    Jack aponta para o filho de Deus, sendo ele o Messias que salvará todos aqueles que gastaram sua vida em prol de não deixar a Luz se apagar.

    O que é a Luz?

    Nada senão aquilo que habita o coração dos homems, mas dos homems puros, daqueles que pela fé creram que valia a pena lutar por uma promessa.

    Se Jack não se sacrificasse, a Luz se apagaria, como o Messias devia se render a propria vida em prol de todos, seu sacrificio não seria de todo vão, pois a vida ainda continuaria no Post-Mortem.

    O Post-Mortem era a redenção, o paraíso, o lugar de descanso, as aguas tranquilas, o Pastor do Salmo 23 os conduziu pelo vale da sombra da morte, aonde habitariam na casa do altissimo por longos dias.

    Quem não gosta de mitos, credos, dogmas religiosos, podem optar por admirarem como Einstein a beleza e a transcendencia que tudo isto nos remete.

    A beleza está nos olhos de quem ve, muitos podem ter visto como ruim, outros razoaveis, mas para mim, eu vejo expresso o sentido da vida:

    LUTAR ATE A ULTIMA GOTA DE SANGUE SABENDO QUE não FOI EM VAO!

  198. Luu, os produtores falaram que a ilha não era um purgatório e não era, foi real tudo o que viveram como disse Christian a Jack, mas a sideways, poderia ser sim considerada um, o limbo

  199. Então… depois que acabou o episodio e começou a aparecer os nomes dos produtores e tal no site do streaming q eu vi tinham umas cenas de um acidente de avião e no episodio rmvb q eu assiti acaba com o Jack fechando os olhos mesmo.
    Só eu vi essa cena?
    Na hora fiquei confusa achando que a galera q tava no avião da Ajira tb tinha morrido mas revendo de novo, vi q a galera q saiu da ilha viveu muitos anos.. e detalhe da galera q voltou pra ilha só a Kate conseguiu retornar numa boa!
    Eu achei o final bonito do lado emocional mas assino embaixo do q o Smoke falou, tds morreram por nada e se o Smoke tivesse fugido nada de ruim teria acontecido!
    Enfim…
    Enfim, nem dá pra criticar pq tem 50 milhões de furt

  200. Christian deixa claro que todos que estão naquela igreja estão mortos, mas que não morreram ao mesmo tempo (como ele diz: uns morreram antes de Jack, outros morreram depois, e isso não importa… pois o mundo que eles criaram – a tal "realidade paralela"- não segue a mesma lógica de tempo da realidade.). E o mundo que Jack achava ser verdadeiro (onde ele tinha um filho) não era real. Era apenas uma espécie de fantasia pós morte que eles (losties) criaram por ainda não estarem prontos para seguir em frente após terem morrido. E como eles passaram juntos os anos mais importantes das vidas deles (que foram os anos que estiveram na ilha, que realmente aconteceram) essas fantasias pós-morte se cruzavam e se uniam, e só nesse momento onde todos se encontravam e restabeleciam os laços afetivos mais profundos é que tinham consciência que já estavam mortos e que tinham que seguir em frente.

    Portanto:
    Sim a queda do Oceanic aconteceu e eles passaram juntos anos a fio na ilha.
    Por isso construíram laços afetivos fortes.
    E por isso depois de mortos eles criaram esse "mundo ilusório".
    Se eles não tivessem vivido juntos na ilha, e tivessem todos morrido na queda do avião, eles simplesmente não teriam se conhecido, não teriam laço afetivo algum e não criariam essa "realidade paralela".

    Eles estavam mortos apenas na "realidade paralela".

  201. Gente, sejamos bem sensatos e críticos agora:
    Sou fan da Série e continuarei sendo sempre.
    Quanto ao final eu ainda não tenho nada a declarar por enquanto. Estou digerindo isso tudo pra não falar asneira ou ser precipitado. Uma coisa eu já digo: ACEITEI o fim numa boa.
    Era o fim que eu imaginei? NÃO
    O fim foi interessante? SIM
    LOST será minha serie favorita pra sempre? PROVAVELMENTE
    Agora, não podemos exagerar na defesa da serie pq FALTOU resposta SIM. Se elas são importantes? NAO SEI. Aí que mora o problema não sei as respostas e não sei se eram importantes.
    Enfim, apesar dos pesares veria a serie novamente e indicarei sempre essa Magnífica série para todos que curtam obras de alto nível!

  202. Não consegui dormi direito… tive que processar tudo por uns 5 minutos … depois do impacto ..
    gostei do final …
    Acho que quem não entendeu 100% deveria maneirar um pouco nas críticas .. mas enfim .. isso é lost do começo ao fim … sempre dividindo opiniões … e isso vai render muiiiito ainda ..bom .. pelo menos os sites sobre lost não morrerão … te vejo em outra vida brotha!

  203. Parabens para quem gostou! Mas o final decepcionou a grande maioria e justificar isso afirmando que quem nao
    gostou é pq nao entendeu ou nao prestou atençao é complicado! Tambem sou fã mas defender a serie "a todo custo" tambem é complicado!O final decepciona nao pelo fato de nao dar todas as respostas ou pela forma como foram dadas mas sim pq apos 6 anos o fim foi incoerente com a trajetoria da serie durante esses mesmos 6 anos, ao
    analisarmos todas as possibilidades que foram levantadas pela narrativa desde o 1º episodio a conclusão da estoria foi decepcionante! Mais uma vez parabens para quem gostou!

  204. Gente, opinião é igual bunda, cada um com a sua… Parem de falar mal de quem não gostou.. Todos que assistiram são fãs, e no fim, cada um deu sua opinião: gostei ou não gostei…
    Minha opnião:
    Final muito místico e romântico; não explicou algumas coisas, como por exemplo: WTF é aquele templo?? E aquele japinha que só falou falou, morreu e não disse nada?! E qual era o REAL motivo do Widmore estar interessado na ilha? Eram as pesquisas pra viagem no tempo? Era destruir o FLocke? Pq na real, ele se explicou tanto que acabou não explicando nada… Outra: Se o Hurley nem o Ben morreram, pq eles estavam no "purgatório (ou limbo, como alguns chamam)?
    Bem, foi um final semi-explicativo, mas ao mesmo tempo provou que os roteiristas não sabiam qual seria o desfecho da série. Lógico que Lost não deixa de entrar pra história da Tv por isso…E se alguém souber me explicar estas questões, please help me! Valeu!!!

  205. pra esclarecer o que aparentemente muita gente aqui "entendeu" do final: eles NÃO morreram no acidente. a realidade paralela é que é o afterlife, mas tudo na ilha aconteceu de verdade. o jack foi o último a morrer na ilha. os outros morreram/morrerão "eventualmente" (everybody dies some day) e se encontrarão na paralela (pós-vida). quando finalmente se encontram e se lembram da própria vida, eles estão prontos pra "move on". essa parte é que fica pra interpretação religiosa de cada um. move um pode ser ir pro paraíso, reencarnar, virar borboleta, etc.

  206. "não sei as respostas e não sei se eram importantes"

    boa!

    se nao sabemos as respostas, ninguem pode dizer que eram importantes!

    oq for importante vai ta respondidos nos finais alternativos do #DVD!

  207. Não li todos os comentários mas meu raciocínio bate com o de Leantro.

    Eu entendi a ilha como um dos momentos para o desapego a vida passada.

    Os Flashbacks: são as lembranças da vida;

    Os Momentos na Ilha: Acontecem por ainda estarem apegados ao mundo material;

    A Fuga da Ilha: Duas teorias, ou faz parte da Ilha e serve para que eles se desapeguem da vida anterior (quem não fugiu continuou uma vida normal e se desapegando a vida passada) ou quem fugiu passou um tempo no mundo em que viveu e não conseguiu a felicidade e por isso sentiram a necessidade de voltarem (uns por que apenas sabiam que tinha que voltar, outros por que ainda estavam presos a culpa).

    O Futuro Alternativo: O tão esperado "Lugar Melhor", para o qual eles passam a partir do momento que eles desistem de fugir da Ilha e aceitar os seus finais. Lá todos possuem a vida que desejam e ainda tentam se perdoar.

    A Volta: Após se desapegarem e se perdoarem eles podem voltar. Os roteiristas sabiamentes não disseram para onde voltariam e nem como exatamente por causa da crença de cada um (ao meu ver).

    Todos estão direta e indiretamente ligados e tem como objetivo de um ajudar o outro em como lidar com as situações para o desapego. Por isso que Jacob e o MIB vão se parecendo aos poucos com humanos e não Deuses, pois eles se mantiveram por muito tempo presos e aquelas pessoas puderam ajuda-los também.

    Foi como entendi…

  208. Não sei se gostei ou odiei …
    só sei que chorei … talvez … algumas emoções que sentimos expliquem todos os contextos de nossas vidas, mas hoje após esse último episódio não sei bem ao certo se a emoção que senti se encaixa nessa regra.

    Obrigado pessoal do Dude pela companhia nessa jornada !

  209. Para os perdidos:
    Ninguém morreu na queda do avião, e portanto a história principal era "real", e as mortes aconteceram da forma como assistimos. Duas pistas:
    – O pedido de desculpas de Ben ao rLocke por tê-lo matado. E ninguém morre duas vezes.
    – Parte do povo que estava purgando (Desmond, Juliete, Ben e a galerinha do cargueiro).

    Sobre a possibilidade de o povo ter morrido na queda, duas questões me confundem:
    – a figura de Eloise Hawking que sabia de tudo, tanto no mundo real quanto no purgatório – ainda vou tentar elaborar isso;
    – só num mundo imaginário aquela corda do poço, que cabia na mochila do fLocke, poderia ter os 400 metros necessários para ir da árvore ao fundo poço.

    Aaaaah, e grato ao personagem do Christian Shepard que iluminou milhões de fãs ao dizer que "todo mundo morre um dia". Vi que muita gente ficou exatasiada com essa revelação.

    No restante, a série teve momentos fantásticos no começo. Acho que merece uma nota 9 pelo menos. Claro, numa escala de 0 a 100.

    Ao pessoal do Dude, meus sinceros parabéns pela dedicação com o blog. Vocês são fantásticos, e foi de longe o melhor material sobre a série em língua portuguesa. Queria ter mantido pelo menos 5% do interesse que vocês tiveram pela série. De fato, vocês são "os Dudes".

  210. Engraçado, quem está criticando porque diz que todos morreram, parece que não ouviu o Christian Shepard. TODOS morrem eventualmente. O sideways é uma linha de tempo 'fora do nosso tempo'. Quem morre ganha consciência naquela realidade. Tudo importou na ilha. Todos que saíram no avião da Ajira viveram por sabe-se lá quantos anos e aquilo tambpem importou. Mas quando eles morreram, um a um, todos se encontraram lá, porque foi com aquelas pessoas e com aquela idade/aparência que a vida deles mais teve sentido. E o sideways fica aberto para interpretação, de acordo com seu credo. Até mesmo pseudo-cientificamente, se você adotar uma abordagem igual ao filme Donnie Darko. A bomba H criou aquele distúrbio temporal, igual ao Universo 'bizarro' criado pela queda da turbina em Donnie Darko. As pessoas existem nas duas realidades, mas quando elas ganham uma onisciência atemporal, elas convergem, elas podem seguir em frente e 'morrer' nas 2 realidades, pois estão em paz. Não consegui ver na finale mas tem pessoas dizendo que os vitrais da igreja tinham símbolos de inúmeras religiões. Quando assistir de novo vou tentar reparar nisso. Mas enfim, tentem interpretar o final antes de emitir uma opinião crua. E vejam só, Lost como sempre, mesmo após seu fim, gerando infindáveis discussões 😀 That's what matters!

  211. Afinal o povo a realidade da ilha, existiu ou não??

    O povo lá estava vivo ou era um limbo que nem os flash-limbos?

    Deus do céu, não foi um final vertical, foi horizontal, expansivo.
    Complicou o que já estava deveras complicado. =

    Alguém pode me responder?

    Davi, pegue o que sites estrangeiros estão falando e traduza por favor… Tem gente dizendo que o povo na ilha tava MORTO, tem outros que dizem que tavam VIVOS…

    Diga aê, please!

  212. Não tem nada a ver com Morte, mas sim com vida, amor, evolução espiritual.
    Adorei o final.
    Estava com dúvida em relação ainda ao motivo de Ben não ter entrada ali na "igreja". Mas acho que entendi, aquele gesto de nao aceitar a morte dele, o livre-arbítrio, ele não se sentia ainda preparado para aquele passo adiante. Acreditava que ainda tinha muito a aprender…

  213. The End não foi exatamente como eu esperava, mas como os próprios produtores sempre falaram essa foi uma série sobre pessoas e não todas aquelas teorias loucas que nós imaginavamos.Me emocionei muito durante esse episódio como em toda na série. Vai deixar muita saudade. Parabéns a todos envolvidos na série. Agora é torcer para estrear algo tão bom quanto LOST.

  214. Cenas emocionantes? Sim, mas a minha impressão foi de que houve muita coisa jogada e apressada. No final das contas ficou faltando algo. Nem estou falando da explicação de todos mortos, mas do fato de que eles tinham um potencial de fazer algo muito melhor do que fizeram nessa temporada. Finale muito mais ou menos.

  215. Eu estou em choque ainda, nunca senti nada parecido assistindo tv ou filmes.

    Não poderia ter terminado de maneira melhor, conseguiram guardar o mistério até o último instante, que na minha opinião foi sensacional.

    Com certeza, vai demorar para aparecer alguma série à altura de LOST.

    See you in another life brotha !

  216. Davi e Jú,

    Ainda que não compartilhando da suas opiniões sobre o episódio final e sobre a última temporada, gostaria de deixar registrado meu agradecimento e admiração pelo trabalho de vocês.

    Acompanho o blog praticamente desde sua criação e, a partir de então, seus comentários, podcasts e dicas foram parte integrante da minha vida assim como a série. Pra mim, Lost sempre esteve atrelado ao Dude. Era um ritual assistir o episódio e vir aqui em seguida.

    Meus sinceros parabéns por fazer com que a incrível jornada de Lost ficasse ainda mais prazeirosa e instigante.

    Beijos,

    Aline Magalhães – SP

  217. Ai atrás a RECA disse algumas coisas, que me parecem ser as confusões mais frequentes na interpretação do ep final. Vamos por aí (COM MUITOS SPOILERS):

    >> 1- entao eles morreram qnd o aviao caiu
    >> na 1 vez, certo?

    Não, continuara vivinhos da Silva. O pai do Jack dá a dica: todos morrem uma hora ou outra, depois que todos morreram (uns na Ilha e outros fora dela), acabaram se reencontrando na realidade paralela para continuarem juntos, pois "ninguém está sozinho". Como eles viveram a parte mais importante de suas vidas juntos, após morrerem, eles acabaram se reunindo para (to) "Remember, Let go, Move on", como escreveu o Damon Lindelof ontem no Twitter.

    >> 2-jacob e o irmão serviram p NADA ne?

    Serviram sim! O MIB queria sair da Ilha, mas vislumbrou a chance de destruí-la via Desmond. Jacob precisava passar a bola, já que imaginava que uma hora o seu inimigo conseguiria matá-lo. Eles foram determinantes para toda a saga, sendo reunindo e trazendo os losties para a Ilha, sendo proporcionando-lhes perigos e armadilhas.

    >> 3-nao existia nada p ser protegido na ilha ne?

    Opa, ora se não! Algo como o poder da criação, como tem sido interpretado… "algo que está dentro de cada homem" (bem e mal? resignação e esperança?). O que importa? Se descobrirmos isso, salvamos o nosso mundo!

    >> 4-pq a peny tava morta senhor se ela nunca
    >> esteve no aviao. alias, nem o desmond. ou sera
    >> akilo q o jacobwildmore dizia q se o black
    >> somke saisse da ilha TODOS morreriam? mas
    >> ele saiu como?(desconfiava q o lapidus era ele
    >> ihihhhi)

    Acho que a resposta que dei para a primeira questão resolve essas aí… resumindo: A realidade que sempre conhecemos era a vida dos personagens, ninguém morreu no acidente da Oceanic 815. Portanto, a Penny estava viva.. se não, como vc me explicaria os losties terem saído da Ilha e terem voltado às suas vidas (os Oceanic six)?

    >> 5-o flashidewys nao passavam de sonho,almas
    >> q nao sabem q morreram e acham q estao
    >> interagindo?

    Essa questão é boa. Pra mim o FS é o outro lado mesmo, não sei se céu, ou inferno… talvez o Hades grego… os campos Elísios… as Ilhas afortunadas… 🙂

    Mas, vejam o Desmond estava numa saga muito clara para "despertar" o Locke no FS. Ele diz a certo momento que ele queria ajudá-lo a "leave", deixar, partir… o pai do Jack, ajuda a entender, ele diz ao filho que não seria bem Leave, mas "Move on"… continuar. A realidade paralela parece ser um lugar para encerrar definitivamente algumas coisas, como aconteceu também com Sayid e James Ford…

    Como disse acima, a realidade do FS era um lugar para (to) "remember, let go, move on". Chame como quiser.

    E o Ben Linus que não entrou na Igreja? E o Hugo entendeu e deixou, né? Acho que Ben ainda tem muito que melhorar… como a Ana Lucia, que, segundo o Des para o Dude, ainda não estava pronta…

    Curioso que na Igreja havia referências a várias religiões na sala onde o caixão estava. Curioso e bem na linha da série.

    Queria ter visto uma foto, daquelas enormes e antigas, do Richard Alpert numa parede da casa da Eloise. Ia ser muito bom! 😀

    UFA! Minha cabeça explodiu! E a de vcs?

  218. Eu tb não achei o melhor final do mundo, mas me desculpem…quem entendeu que eles morreram no primeiro episódio não entendeu NADA do que aconteceu… Assista novamente com legenda o episódio…

  219. Olha, até gostei do final, mas não adorei não.

    A montagem foi boa, a trilha sonora foi boa, foi tudo muito emocionante. O desfecho da ilha também foi bom. Mas a realidade paralela…

    E outra coisa, tem gente (tanto elogiando quanto criticando) que, pelos comentários que deixam, não entenderam nada do que aconteceu. Tem comentário aí em cima que entendeu que eles estavam mortos por causa da queda do avião. 😛

    O fato deles estarem mortos não significa que eles já estavam mortos desde o começo, qndo chegaram na ilha. Significa, simplesmente, que todos um dia morrem. 🙂 E aí entrou a parte "reencontro e redenção" da parada, neste tempo indeterminado, atemporal, quando todos eles já estariam mortos (por causas diversas, dentro ou fora da ilha) e se reencontraram.

    O que eu achei é que foi desnecessário ter convivido com a realidade paralela durante toda a 6a temporada para acabar nesse final.

    O que ficou sem explicar: Depois de toda aquela pendenga, por que o Jack simplesmente não deixou o MIB partir e foi direto socorrer o Desmond? Por que matá-lo era tão mais importante? E… como diabos o MIB ameaçava "tudo que conhecíamos", se saísse da ilha?

    Cara… são respostas fundamentais, porque se tratava de algo que motivava profundamente os personagens, e no entanto isso foi deixado pra lá.

  220. Antes de criticarem a série esperem mais pouco para que o IMPACTO que ela provocou se acalme e permita que nossas celulazinhas cinzentas funcionem mais que nossos impulsos comportamentais.

    Não tenho condições ainda de julgar o final de Lost. Ainda preciso de muito ácido clorídrico e pepsina pra digerir tudo o que foi mostrado.

    Preciso compartilhar minhas idéias, ler os comentários da galera por aqui, ler os comentários do Dude. Aí sim, estarei preparada tanto para elogiar a série como para linchá-la.

  221. Parece que alguns viram o episódio sem prestar atenção nas falas. O significado da realidade paralela foi explicado parcialmente no diálogo final do epi entre Jack e seu pai. O significado que tinhamos dela foi completamente alterado e somente revelado neste último diálogo. As consequencias dessa revelação é que manterão a série viva por muitos anos. Não foi pro outra razão que o produtor Carlton Cuse afirmou ao jornal The New York TImes que a realidade alternativa "vai provocar um debate saudável depois da série".

  222. LOST, começou mostrando um monte de gente perdida na ilha, e pensamos: a então o nome é por isso, eles estão perdidos numa ilha.

    Depois começamos a perceber que os perdidos éramos nós mesmos os telespectadores, com tantos mistérios sem respostas.

    No final fomos tendo indícios aqui e ali até a grande revelação: os perdidos mesmo eram os roteiristas.

    Enfim a série fez jus ao nome.

  223. Comecei a ver chorando, terminei de ver chorando e ainda to chorando. To com um sentimento enorme de vazio no peito, como se realmente tivesse perdido alguem. Acho que vai demorar algum tempo para eu terminar meu processo de luto.
    Para mim, o fim de Lost fechou um circulo aberto na primeira temporada. As cenas dos flashbacks dos personagens quando lembravam des suas experiencias na ilha nos mostraram um resumo individual dessa serie maravilhosa.
    Sinceramente, o que importa saber o que é a ilha e quem era a mae de Jacob, se vc recebe um presente enorme como a cena da Juliet encontrando/reconhecendo seu James?
    Galera: move on, let it go!!! Os misterios certamente serao respondidos em um Spin off (que alias seria tudo de bom com Hurley e Ben dando uma de Jacob e Alpert :0)
    Grande beijo para os Dudes e obridada pelo trabelho ao londo dos anos!!!

  224. Já vi um filme com o mesmo final.. também de acidente de avião…

    Os flashsideway eram só pra driblar..

    Muita coisa sem explicação… muita coisa meeeeesmo… dava pra fazer uma lista só das coisas que provam que não pensaram em tudo… nem perto de pensarem… mas enfim, no fim, foi um final muito legal.. apesar de tudo, foi bacana, mesmo não mostrando como foi o reinado do Hurley, nem o que fizeram quando saíram da ilha nem se o Desmond voltou para Penny…

    foi massa!

  225. É incompreensivo a qtidade de gente n gostando do final pq não entenderam.

    Gente dizendo que eles cairam na ilha e morreram. Gente do céu, é só prestar atenção no diálogo do pai do Jack com ele.

    A realidade do flah-sideway foi criada pelas almas/consciencias daquelas pessoas DEPOIS que morreram.

    Tudo oq aconteceu nos seis anos aconteceu. É só ver que a série termina com Jack deitado vendo o Ajira subir, Hurley e Ben conversando que ele havia sido um bom numero 2 e ele um bom numero 1. Todas aquelas pessoas tiveram suas vidas e o flash-sideway foi o "purgatorio", "limbo" em que estavam presos (como uma realidade paralela) até que tivessem a consciencia do que havia acontecido com eles e pudessem em fim partir rumo a sabe lá o que. Céu? Paraíso? Alguma coisa assim.

    Gente, eles não cairam no avião, a ilha não era purgatório.

    Aquilo (o flash-sideway) aconteceu depois que todos eles morreram, depois de terem vivido suas próprias vidas.

    Aceito totalmente criticas a narrativa, a idéia do final e afina, agora gente falando que não gostou por não entender é complicado.

    Se acham que estou viajando, revejam o dialogo CLARO de Jack e seu pai. Tá tudo lá. O lugar não tem tempo definido, todo mundo morre em algum momento, alguns morreram antes de vc e outros muitos e muitos anos depois.

    Juro que não sei da onde tanta gente tirou que eles estavam todos mortos quando o avião caiu.

  226. Tentei repercutir o episódio aqui mas não dá, achei lindo todo ele, chorei pra caramba e tô me sentindo destruído depois de assiti-lo. Ficaram pergunta? Sim. Quero respostas depois do final? Sinceramente, não preciso de mais nenhuma delas. O que ficou em aberto eu mato com a minha interpretação. Lost se encerrou com chave de ouro.

  227. Digerindo tudo, chego a triste conclusão que a série começou a se perder desde que o Ben girou uma roda (que não foi explicada!!)e a ilha sumiu(!!)…Uma pena, porque tudo o que a série construiu de misterios, experiencias e fundação cientifica secreta , deu lugar a um enredo com personagens que parecem terem saído de filmes de fantasia, onde pessoas comuns se encontram num universo "magico" e têm uma missão delegada por um ser, uma entidade… vide Nárnia e Alice…
    Eles poderiam ter elaborado melhor a ultima temporada, mas parece que ficaram com preguiça…uma pena…

  228. Digerindo tudo, chego a triste conclusão que a série começou a se perder desde que o Ben girou uma roda (que não foi explicada!!)e a ilha sumiu(!!)…Uma pena, porque tudo o que a série construiu de misterios, experiencias e fundação cientifica secreta , deu lugar a um enredo com personagens que parecem terem saído de filmes de fantasia, onde pessoas comuns se encontram num universo "magico" e têm uma missão delegada por um ser, uma entidade… vide Nárnia e Alice…
    Eles poderiam ter elaborado melhor a ultima temporada, mas parece que ficaram com preguiça…uma pena…

  229. Davi e Juliana, acompanho seu blog e o Lost in Lost todas as semanas e sempre curti o que vcs e ele escrevem sobre o show. Como moro aqui em Dallas, acompanho tudo de perto e virei um fã da série desde que comecei a assistir em 2007. Comprei tudo pra assistir até ficar junto com o que passava na TV. Assisti todo o final da 4a e a 5a temporada ao vivo aqui. temporadas excelentes!!! Assisti também à 6a temporada ao vivo em HD aqui e estava excelente até o 614. Eu não sou daqueles que vai dizer que odiou o 615, mas eu acho que eles podiam ter explorado mais o tema. entendi a idéia e abrecei assim mesmo. Veio o 616 e achei que foi só a passagem pro "The end". Estava super empolgado pro episódio final e assisti tudo comendo os dedos, porque minha expectativa estava nas alturas. Estava indo tudo bem até a luta com o MIB. OK, eu não queria que ele morresse. Preferia um final de redenção pra ele tb. Mas tudo bem! Segue em frente. Quando o Jack vai lá embaixo e consegue desfazer o que foi feito, pensei comigo "agora não tem mais jeito de ligar uma realidade à outra". Afinal eu imaginava que aquilo tinha sido uma forma do Jacob de proteger os losties em "outra vida". Acho que fui muito longe. Mas segue o jogo. Aí aparece ele quase morrendo e ao mesmo tempo a cena na igreja. O pai de Jack fazendo ele entender que ele morreu. Bom, isso pra mim foi decepcionante. Pra quem assistiu o filme com a Anne Hathaway "The passengers" e ver que os produtores não pensaram em nada melhor que aquilo, pra mim foi triste. Enfim, não vou dizer que perdi 6 anos, porque foram só 3 pra mim. Também não vou dizer que joguei dinheiro fora comprando todas as temporadas em Blue-Ray, porque estou assistindo tudo de novo e aproveitando. Também não vou dizer que estragou tudo e que eu esperava por respostas, porque tudo bem ficar sem respostas. Tantos filmes que a gente assiste e ama sem todas as respostas que eu não fico encanado. Mas o fim podia ser bem melhor que esse "wake up call: you're dead" que eles fizeram. Foram pro lado sentimental e fácil pra emocionar metade dos fãs e deixar a outra metade esperando algo mais. tenho que assistir mais algumas vezes pra ver se me emociono mais com os flashes de cada um. Achei que o da Kate foi o mais emocionante de todos, mas o do Jin e da Sun tb foram bons. Ter que lidar com altas expectativas geradas pela própria série não é fácil…

  230. A grande decepção de Lost foi q durante toda sua estoria os misterios criados apontavam na direção do cientifico e/ou do sobrenatural e a conclusão da estoria foi em uma direção totalmente diferente a do etereo, e dos misterios da vida apos a morte. Creio q esse seja um dos maiores motivos da insatisfação de tantos.

  231. cara, dormi às 2h, depois do especial lá… acordei, fui pra faculdade e nesse tempo todo ainda estou refletindo sobre o que aconteceu, tentando juntar pedaços para entender "the whole picture". Acho q essa era a intenção dos autores. Não amei a resposta para a realidade paralela. de fato, não gostei. Porém, etá me fazendo pensar, ficar olhando os comentários pela internet e discutir… e acho q essa reação tem muita importância para o significado de LOST na tv do sec XXI…
    Obra de arte, sem duvidas. ps: lembrando q o Modernismo agradou a pouquíssimos e foi um movimento importantíssimo para nossa história…

  232. Pois é pessoal, acho que o lost deveria dar nossas respostas e pensei que eles aproveitariam nos outros finais.

    Pois bem, acredito que eles morreram no final da quinta e começo da sexta temporada quando a bomba atomica explodiu. Pois ninguem sobrevive sem nada ter acontecido a uma bomba atomica. Daí, houve aquela tosquidão sem que nem pra que de vida paralela e vida na ilha. Porque quando alguns se salvaram na terceira ou quarta temporada eles estavam vivos. Mas a bomba explodiu toda a ilha e todas as pessoas que viviam em um ano tal e outro ano tal.

  233. Como havia dito no comentário anterior, o significado da realidade paralela está no diálogo final entre Jack e seu pai. Revendo-o, a conclusão mais simples seria de um "local de encontro", onde as pessoas que tiveram maior importância em nossas vidas e pelas quais fomos responsáveis, devem se encontrar para que a nossa caminhada para a "outra vida" continue. Isso nos diz também que essa realidade paralela é a realidade de Jack. Aquele que esteve desde o primeiro episódio responsável pela vida daqueles personagens que estavam na igreja e que ele conheceu na ilha. Todos aqueles personagens morreram, antes ou muito tempo depois de Jack, mas em função do vínculo profundo que estabeleceram em suas vidas quando tiveram que sobreviver na ilha, todos só poderiam continuar seguindo o caminho natural ou sobrenatural da vida e morte se caminhassem juntos. Mais uma vez fomos surpreendido com o significado de uma narrativa da série. Assim como fomos supreendidos no final de uma das temporadas sobre o flashfoward de Jack. Agora somos surpreendido sobre o flashsideways de Jack. No fim, os mistérios da ilha foram apenas o pano de fundo para mostrar a ligação de "vida eterna" que se formou entre essas pessoas. Não há dúvida que a ilha conitnuou existindo, que Hurley a protegeu por muito tempo (não sabemos quanto..). Talvez tenha até encontrado um sucessor e a ilha ainda exista (vimos apenas uma parte da ilha no fundo do mar e durante o epi vemos quando um pedaço dela afunda). Mas o fato é que para essas perguntas não teremos respostas, pois desde o começo Lost era sobre apenas uma pessoa: Jack. Nada mais revelador sobre isso do que o seu abrir e fechar de olhos, na primeira cena da série e na última. Pode-se gostar ou não desse final. Achá-lo demasiadamente místico ou espiritual. Mas não há dúvida que tivemos um grande final de série.

  234. Pois é pessoal, acho que o lost deveria dar nossas respostas e pensei que eles aproveitariam nos outros finais.

    Pois bem, acredito que eles morreram no final da quinta e começo da sexta temporada quando a bomba atomica explodiu. Pois ninguem sobrevive sem nada ter acontecido a uma bomba atomica. Daí, houve aquela tosquidão sem que nem pra que de vida paralela e vida na ilha. Porque quando alguns se salvaram na terceira ou quarta temporada eles estavam vivos. Mas a bomba explodiu toda a ilha e todas as pessoas que viviam em um ano tal e outro ano tal.

  235. GENIAL! Caramba. Que final.

    Mas foi um final feito para aqueles que tinham sentimentos pelos personagens.

    Por que assim você se emociona quando ouve o Hurley falando para o Jack não se sacrificar. Por que assim você se emociona com o olhar de carinho que o casal Kwon dirige a James quando o vê. Por que assim você se emociona com a Juliet repetindo para o James a mesma fala de quando morreu. Porque assim vc se emociona ao ver Ben pedindo desculpas e John Locke perdoando-o. Porque assim vc se emociona com o Jack falando novamente: "I see you in another life, BROTHA".

    =========================

    Era disso que eu falava. Explicações bem entregues. A analogia com a máquina de doces explica qual era o plano de Jacob. O lago gigante que continha a luz. A fala de Christian.

    Agora entendo que tiveram que segurar muita coisa para dar grandiosidade ao final. Até o Across the Sea e o What they died for crescem com esse final.

    =========================

    Minha única, única ressalva mesmo, é para a história do Sayid. Ele não estava quebrado quando Jacob o trouxe. E sua alma gêmea não era a Shannon. Só que seria complexo colocar uma secundária na cena final. E creio que eles queriam colocar mais gente da primeira season, por isso trazer Boone e a loira de volta. Mas… essa foi a única coisa que me incomodou um pouco.

    ===================

    Season Finale: 10/10

  236. Pessoal, tem gente falando que a ilha foi purgatorio não foi nada disso.
    A ilha realmente aconteceu, a realidade parelala era uma "outra vida" após a ilha, e quando todos lembraram dos fatos de que já tinha morrido naquela vida, podiam seguir em frente.

  237. Ahhh… mas que esse final abre brechas para spin-offs.

    Ou para a Dharma.

    Ou para a vida de quem saiu da ilha + o guardião Hurley.

    ======================

    Fato que esse final vai agradar somente aqueles que se importavam com os personagens.

    A mitologia foi destronada até sua última existência. Até porque, no final, todos morrem.

    Descascaram a cebola até o talo. Isso é genial.

  238. Pelo visto teve gente que não sacou nada do final de Lost. A realidade paralela não é real, a realidade da ilha sim. Cada um dos personagens que aparecem na paralela morreu, mas não ao mesmo tempo, ou seja, eles viveram suas vidas normalmente e foram morrendo cada um ao seu tempo, provavelmente Hurley e Ben viveram centenas, talvez milhares de anos, é só ver aquele diálogo entre os dois do lado de fora da igreja, onde o Hugo fala que o Ben foi um grande "número dois" e ele replica dizendo que o Hugo foi um grande "número um", claramente referindo-se ao tempo em que dois viverem na posição de protetores da ilha. Aquele encontro na realidade paralela serviu para amarrar as histórias de muitos personagens que não puderam "seguir em frente" em vida.

  239. O problema do Lost? Falta de verossimilhança. Te levam a esperar "x" e, aos 45 do segundo tempo, te oferecem "y". Não porque essa reversão de expectativas fosse o objetivo, mas porque os redatores se perderam no meio do caminho.

    Foi divertido, mas não curti tanto assim. Poderia ter sido muito melhor.

  240. Rodrigo, tirei as mesmas conclusões que você..Ben sabe com sair da ilha…acredito que ele tenha virado o novo richard… e o final ficou tipo um titanic..quando a rose morre e vai pra ultima festa no navio…só que em Lost..quem fez o papel era o Jack..hahaha

  241. Fiquei confuso ao tentar encaixar as respostas mas Lost é assim não é? O final foi D+ todos tiveram o seu final feliz e foi preciso tocar ou vivenciar sentimentos que tiveram na ilha pra recordar de tudo e seguir em frente.Alguem aqui lembrou do final do filme TITANIC?
    Tá eu entendi q a realidade "fantasma" é depois que todo mundo morreu e tal, mas por ver a ilha no fundo do mar eu pensei que eles teriam realmente falhado la no passado ao tentar destruir as obras da estação cisne e o MIB realizado seu plano de afundar a ilha e finalmente ter realizado o seu desejo tão simplório: ver o que tem depois do oceano; (Morri de pena da criança interna deste coitado 🙁 )
    Se fosse assim não teria sentido no resto da história né? … Ahhh parei de tentar rsrs aguardo o comentário preciso de vcs Davi e juliana que durante 6 anos me ajudaram a entender melhor a série
    MUITO OBRIGADO PELA DEDICAÇÃO… POR TUDO
    Abração galera unida, I See you in another life, brothas! 😉

  242. Lindo final, ainda estou extremamente emocionada. A parte mais linda pra mim foi o reencontro de Sawyer e Juliet, linda a cena, os atores deram um show.

    PS.:Aqui está melhor para comentar do que a comunidade do orkut Lost Brasil, muita baixaria, gente sem respeito, não aceitando a opinião alheia, horrível.

  243. Preciso trabalhar! Mas tudo que consigo fazer é ficar procurando comentários sobre Lost na internet… Pra piorar, sonhei que era a Kate e estava triste porque o Jack não estava na minha realidade paralela. Enfim… Obrigada pelos links de streaming!

  244. No final das contas o MIB era o coitado da historia, vitima de um bando de loucos que nao sabiam o que estavam protegendo nem o que estavam protegendo, e embarcaram na historia duma loca que ele nao poderia sair da ilha e acabaram matando o cara.
    Outra coisa, o que que fez ele virar o monstro de fumaça ao cair naquela cachoeira? alguns defensores da série dizem "é uma serie de TV nao precisa de realismo blablabla" até ficção cientifica precisa de realismo, o homem-aranha tem super poderes pq foi picado por uma aranha, o hulk foi exposto a raios gama, eles nao jogam simplesmente no ar igual fez a série, isso que eu to colocando só 1 coisa que nós nunca saberemos, fora as outras que prefiro nem comentar.

    Era melhor ter ido ver o filme do Pelé

  245. Galera, eu entendi outra coisa do final.
    Pelo que entendi na ilha eles estavam vivos. Quando morreram é que foram para a realidade paralela.
    Não sabemos como os outros losties morreram, mas como o pai do Jack falou um dia todos da realidade paralela morreram.
    Não tem nada a ver com purgatório, como falaram acima.

    Eu gostei do final. Não sei porque, mas não consegui chorar. Talvez por esperar os próximos encontros e despertares dos casais, já que todos ocorriam praticamente da mesma forma. O que mais gostei mesmo foi do final. Foi o que realmente me surpreendeu. Eu não espera jamais que fosse aquilo.

    Fique com uma pergunta na cabeça:
    – O que significou a ilha debaixo d'água?

    – O que significou o pai do Ben falando que já tinham estado numa ilha?

    – Como aconteciam as mortes na realidade paralela? Tipo, eles morriam duas vezes? E o pai do Jack morreu na paralela e ressuscitou de novo? Not undestand.

  246. O final foi o que eu já imaginava – os Losties morreram no 1º acidente e precisavam fazer a passagem. Amei!!!!!!
    Interessante que pelas cenas finais, Vincent (o cão)foi o único sobrevivente de fato!
    Parabéns ao blog que fez um trabalho incrível de cobertura da Série, às transmissões ao vivo que reduziram nossa ansiedade, aos links de torrents e às legendas tão bem feitas que nos proporcionaram manter em arquivo a série completa para mostrar aos nossos descendentes. Ah, os Untangled também foram sensacionais!!!!

  247. Tudo o que aconteceu na ilha foi real. Apenas na realidade paralela (vida pós-morte) eles estavam mortos, mas de alguma forma não conseguiam "let it go", então tinham que ser confrontados e lembrar de tudo o que viveram na ilha, para, finalmente, "let it go". O pai de Jack fala pra ele que todos morreram em momentos diferentes, ou seja, alguns morreram na ilha, outros fora dela, como Sawyer, Lapidus, Kate, Richard, etc. Jack morreu naquele momento épico, em que fecha os olhos no meio do bambuzal. Hurley e Ben ficaram sendo protetores da ilha até morrerem. Todos morreram em tempos diferentes e se reuniram finalmente na igreja. A reunião foi pra simbolizar que todos que estavam alí conseguiram se libertar. Ben não quis entrar porque talvez ainda não estivesse pronto pra tal experiência, assim como Ana Lucia (Desmond disse que ela ainda não estava pronta no Ep. 16). É isso.
    Fiquei triste porque não pude ver como foi a vida de Richard, Kate, Sawyer, etc, depois que saíram da ilha no avião da Ajira. O destino da filha de Jin e Sun também não foi mostrado. Mas, acho que eram apenas detalhes. O que importou foi a vida dos personagens principais dentro da ilha ( que foi real até o final). A realidade paralela foi tipo os fimes "Sexto Sentido" e "Os Outros". Eles não caíram na real de que tinham morrido e precisavam se lembrar de tudo que viveram para se libertarem.
    Eles não morreram na queda do vôo da Oceanic, senão não teria lógica o que o pai de Jack disse, que os momentos mais importantes da vida dele ele viveu com aquelas pessoas. Se tivessem morrido no acidente, a vida na ilha não teria ocorrido e os losties nem teriam se conhecido.
    Essa foi minha conclusão.
    Namastê.

    Ivana.

  248. Decepcionante…

    Até começar o episódio estava certo que compraria e iria rever toda a série em blu-ray, mas perdi toda a vontade de fazer isso.

    Não vou dizer que perdi 6 anos da minha vida, pq série em si foi excelente. Só não gostei do desfecho, mas como a Ju já disse em outro dudecast, essa é uma obra que não é nossa e sim dos produtores e criadores.

    Namastê.

  249. Eu amei.
    De verdade, e fiquei muito feliz, porque em geral essa sexta temporada foi muito ruim, cheia de explicações bobas e forçadas.
    Eu entendo que esse episódio é 8 ou 80, amor ou odio, e é super compreensível.
    Eu escolho amor, porque foi realmente emocionante, lindo e reflexivo.
    Também vi muita gente revoltada por eles terem morrido no acidente.
    Gente, ainda não revi legendado mas não foi isso que aconteceu pelo que entendi.
    Cada um morreu a seu tempo…alguns na ilha, como Charlie, o próprio e tantos outros. Outros como Sawyer e Kate, por exemplo, morreram depois, afinal eles saíram da ilha.
    O pai do Jack deixa isso bem claro, ele diz que o que houve na ilha foi real, e qdo o Jack pergunta sobre todos estarem mortos ele diz algo como "todos morrem um dia", ou algo assim.

    Enfim, final validíssimo.

  250. É impossível escrever como foi grande, emocionante, tocante e genial esse final! Isso com certeza o Davi explica depois…

    E parem de falar que eles estavam mortos enquanto estavam na ilha! Eles estavam vivos!!

    Já pra quem não gostou do final, é totalmente compreensível. Eles realmente fizeram uma série sobre pessoas… E escolheram um final bem religioso, e não sci-fi.

    É muito difícil dizer tudo sobre LOST agora, tô meio perdido, processando tudo, tentando compreender todos esses 6 anos. Depois eu volto e comento mais!

    Adeus LOST!

  251. Pessoal,

    Não sei se já disseram a respeito disso aqui, mas e o Walt? Não merecia uma explicação melhor o momento em que ele tirou o John Locke baleado daquele buraco?

  252. Lembram do livro que Jacob lê enquanto Locke cai os 8 andares?

    "Everything that raises must converge", de Flannery O'Connor

    Muito significativo, principalmente ao fazermos o paralelo com a cena final de Lost.

    Todos convergiram no mesmo absoluto.

  253. Pessoas, absorvam o final. Seria indigno passar o episódio final respondendo mistérios que nem importam mais, numa série que fez as pessoas passarem seis anos pensando, refletindo, discutindo e se importando com os personagens, mais do que a história.
    Não foi épico, mas foi bonito. Valeu a jornada.
    See you in another life, brother.

  254. Eu to decepcionado…. Sério mesmo, to só esperando os comentários aqui do "Dude" pra ver se eu mudo de ideia. E outra, tomar na bunda quem coloca vídeos cortados pra download!!! EU TO INDIGNADO COM ESTE FINAL!!! Ainda uns vem aqui e dizem que o cara não entendeu o final e por isso não gostou!!!! So faltou a Aline Moraes do lado do Locke na cadeira de rodas lá na Igreja!! É foda

  255. Renan Santos
    Lost não tem resposta nenhuma, mesmo que você procure! Existem muitas referências sim, à filosofia, religião, etc, mas diferentes destas, Lost não conseguiu amarrar as pontas. Ficou tudo jogado. A única revelação foi o que era a Realidade Paralela, mas esse não era o mistério principal da série, pois nem existia RP nas outras cinco temporadas!

  256. Bom, apesar de tudo me da uma tristeza saber que acabou. Há seis anos venho como muitos aqui, acompanhando a série, assistindo todas as semanas, e quando o Locke verdadeiro morreu eu dei uma desanimada, pois era meu personagem favorito. Mas enfim, queria saber como tudo isso iria acabar, e nao esmoreci. Fui tão fanático pela serie ehehehe, que sempre pedia a Deus que o mundo não acabasse antes de Lost acabar, eu queria muito saber como tudo iria acabar, e posso dizer que foi muito bonito o final. Não vai agradar todo mundo com certeza, mas é melhor ver o lado bom disso e saber que todos ou pelo menos quase todos tiveram um final feliz. Eles seguiram em frente. Espero que a o blog continue e que a gente continue discutindo Lost, porque tem muito ainda o que discutir, e gente, esse episódio final poderia passar no cinema não é? que vocês acham? eeheheh um grande abraço.

  257. Pessoal, no princípio eu me decepcionei um pouco com o fim, mas depois de uma reflexão e de uma conversa com meu amigo, tudo se esclareceu na minha cabeça e minha opinião é que foi sensacional. Só tenho uma ressalva: Faltou explicar melhor sobre os dons do Walt. Por exemplo, o momento em que ele surgiu na ilha para tirar o Locke baleado daquele buraco.

  258. Gente estou sem saber o que dizer ainda.

    Não foi o final perfeito.
    Mas sinceramente, qual seria o final perfeito para LOST? ninguém sabe dizer na verdade.

    Mas achei muito bom de verdade..

    E estou super triste com o fim.
    🙁

    Luto eterno

  259. Primeiro lugar gostaria de dar os parabens a todos que entenderam o final dessa série (pq eu nao entendi). Estou triste por nao ser capaz de entender um final tão "óbvio" como muita gente aqui afirmou e sinto inveja de não fazer parte desse seleto grupo de pessoas. PARABENS A TODOS!!

    Tem muita gente achando que eles morreram na queda do oceanic 815 (e eu me incluo nesse grupo) simplesmente pq nos créditos após o logo LOST ao final da serie ontem (ao vivo pela ABC) eles mostraram novamente os destroços do voo 815 sem sobreviventes na ilha!

    Daí se tira a impressão de todos terem morrido na queda o que na minha opnião é a parte mas coerente de toda essa história dada a magnitude e a violencia que foi a queda dessa aeronave.

    Até onde percebi, foi tudo uma fantasia ou uma vida de experiencias em um segundo plano, um ritual de passagem e só.

    Minha nota é 5

  260. Gente… nao viaja…

    pra quem nao entendeu, vo explica…

    ELES NAO MORRERAM NA QUEDA DO AVIAO…

    aquilo de fato aconteceu, e eles viveram suas vidas, Aaron nasceu, Locke voltou a andar, Desmond apertava o botão, Ben se fez de Henry Gale, etc.

    A paralela, nada mais é, do que a vida após a morte. Onde eles não perceberam que já tinham morrido, e cada um foi percebendo aos poucos.
    Como Christian disse a jack, uns morreram antes dele, muitos depois. Simples assim.

  261. Final emocionante, extremamente valorisante redenções pessoais, valores atrelados a relacionamentos humanos, muito bonito, chorei demais!

    Apostaram na emoção e ganharam!

    Agora, o processamento de todas as informações, pra mim, ainda leva um bom tempo, especialmente fazendo toda a ligação com as outras temporadas!

    Só não me conformo mesmo é com quem nem reflete sobre nada e vem aqui dizer que foi "uma bosta". Caramba, já processaram tudo, são tão inteligentes assim?
    E o duro é outros ainda dizerem que "não dá pra conversar com fã", que, são "críticos" e blá,blá,blá….
    com todo o respeito, acham uma merda, não dão uma argumento (e quem leva a série a sério e pensa sobre ela, gostando ou não, necessariamente vai precisar de mais tempo pra processar tudo isso), e ainda tem a pachorra de entrar num blog pra escrever um comentário só pra dizer que perdeu 6 anos ? AH,VÃO À MERDA!!
    Se perderam 6 anos, não percam mais 5 minutos pra postar isso, e nem façam a Juliana, o David e os leitores perderem tempo pra ler isso.

    Terminado o desabafo…
    Saudades já….e agora colocando mais un 2 pentes de memória na cachola pra processar tudo isso!!!

    Abraços Juliana e David, parabéns por tudo!

    Alexandre c. (Alexandre Colli de Souza).

  262. Eu Amei..foi perfeito e eu chorei muito rsrsrs
    E fica claro entender o pq de alguns personagens não estarem an igreja..no penultimo episodio quando o Hurley pergunta ao Desmond se a ANA LUCIA não vai com eles..e o Desmod Diz "ELA AINDA NÃO ESTÁ PRONTA"

    Eu amei cada segundo, axo que não teriam como fazer melhor

  263. não sei se ja comentaram isso, pois não li todos os posts, mas esse final ta meio pra caverna do dragão
    não sei se amei, não sei se odiei, enfim, lost valeu pelo conjunto da obra
    meu cerebro ainda não voltou ao normal
    sensação esquisita

  264. MINHA IMPRESSÃO
    Ficou faltando algumas explicações……ficou, mais com algumas relevâncias, pois as pessoas que reclamam queriam respostas sobre a ilha, mais o ponto principal da série desde o 1º episódio foram as pessoas e não a ilha.
    Para quem ainda não entendeu o final ou está em dúvida, veja novamente a partir da conversa co jack com seu pai……..
    Lá ele termina de explicar tudo ou seja:
    "Tudo é real, hj vc aqui e o que passou tbm"
    "Todos morrem, alguns antes de vc ou outros muito depois"
    "Voce depende deles como eles de vc, para todos lembrarem e depois esquecerem"
    "voces não vão embora, vão continuar"

    O lock diz que eles estavam esperando por muito tempo ele.

    Isto ele quiz dizer que,tudo o que aconteceu foi realidade, a ilha, o avião no final que saiu, o hurley sendo o novo guardião, todos que morreram……
    Alí eles finalmente conseguiram se encontrar depois de várias reencarnções todos para sim descansarem, ou como eles falaram comtinuar o caminho…………pois as almas estavam vagando e reencarnado até se encontrarem, indiferente de data.

    Pensem bem, revejam que com certeza chegaram a esta minha teoria, claro que não sou o dono da razão, mais abram a cabeça………..

  265. Sem duvida a Ivana resumiu de melhor maneira o final de Lost. Para quem não entendeu, basta ler o comentário, dela. A cada coemntário que leio fico mais emocionado com o final espetacular que esta série teve.
    Parabéns pelo resumo Ivana.
    Lost forever.
    Acho que nunta teremos outra série como esta.

    Namaste.

    Leandro

  266. Não tenho opinião até agora sobre o final de Lost. Estou sem palavras.

    A primeira impressão que tive ao ver o episódio era de que todos morreram no acidente de avião e tudo que aconteceu desde então foi apenas um modo de todos aqueles que morreram, entender isso, e seguir adiante. Inclusive outras pessoas que não necessariamente haviam morrido no avião, como o Ben ou o Miles, e etc, mas estavam sem achar o caminho da mesma forma, digamos assim.

    Já pensando bem depois e lendo os comentários de vocês, começo a pensar que tudo aquilo aconteceu e que apenas nos Flashsideways que eles já haviam morrido mas que ainda precisavam se desapegar a aquela vida que tiveram.

    A questão é, se tudo aquilo mesmo aconteceu, muitas coisas ficaram em aberto e sem explicação, muitas coisas fantasiosas até (alguém lembra do passado dourado chamando "Hurley!"?), fora inúmeras outras coisas. Agora partindo do presuposto que eles estavam mortos desde o ínicio, esse final foi a única forma de não ter que explicar tanta coisa que ficou em aberto, afinal, eles estavam mortos, passando por um rito de passagem, de transição, e tudo poderia acontecer. Prefiro pensar assim.
    Mas realmente no momento não sei o que pensar mesmo.

  267. Aos que pensam que eles morreram na queda do avião:

    Se repararem bem, dá pra ver no canto da imagem a tenda médica do Jack.

    O que significa que tudo existiu como vimos.

  268. Se eu ja soubesse q ia termina assim antes,eu pegava os qse 700 reais q eu gastei nos 5 box e comprava algo melhor,eles podiam te respondido mta coisa e dado um final bacana nesses 17 ultimos episodios,mas nao,afinal eles ja tao nadando em dinhero mesmo…
    nariz de palhaço(2)

  269. Eu n estou acreditando nisso
    pior dia da minha vida
    LOST = FRACASSO e eu nunca falei nada sobre a série mesmo quando acontecia as coisas e chegamos no 1º da 6ª sem nennumka resposta
    eu estou muito triste com isso e realmente quero achar alguem pra descontar

  270. Tudo o que pregaram, todas as interpretações que falaram não ser possíveis, de alguma forma ou são melhores que as dadas no final ou são possíveis escolhas dentro do que foi exibido.

    Acho que a grande maioria de fãs ficou “em paz” com o final dado, mas esta mesma maioria não ficou estarrecida, como prometeram.

    Não preciso falar muito dos casais no final da série, coisa de final de novela… sem culpar as novelas por isso, pois esta é a proposta delas.

    Não somos crianças de 6 anos que querem saber o porquê de tudo, mas lamentavelmente a série deixa muitas perguntas no ar. Aliás, com a explicação que deram, não deixa nenhuma. Mas seria este o mundo de Lucas Silva e Silva? Pra mim a história foi construída com força desnecessária, e tudo não passou de motivos pra prolongar a série.

    A série foi muito boa, mas assim como tivemos alguns capítulos fracos e a segunda temporada não tão boa, o final tingiu este quadro com uma cor acre, sem gosto.

    Eu teria feito melho? Não. Você teria feito melhor? Provavelmente não…

    mas um jogador que constrói uma lance maravilhoso numa copa do mundo não deixará de ser lembrado pelo arremate mal concluído…

    LOST FOI AQUELE LANCE DO GOL QUE PELÉ NÃO FEZ!

  271. ta, entendi que não estavam mortos, mas porque então a ilha aparece no fundo do oceano no início da temporada?
    e porque a juliet diz ao sawyer, quando a bomaba explodiu ou não: deu certo, conseguiu….??

  272. muito doido o episodio, lindo o final..
    pelo o q entendi, eles nao morreram no acidente de aviao, o q realmente aconteceu e q todos eles morreram sim, mais nao na mesma epoca…por exemplo jack morreu ali na ilha, kate saiu da ilha e depois de 30 anos pode ter morrido, e depois de 1000 anos pode ter morrido o hurley(assim como jack e o homem de preto, o que pode reforçar essa ideia e o fato de hurley chegar para o ben e falar "voce foi um bom numero dois", ou seja ficaram vivos por muito mais tempo, realizando o(s) seu(s) trabalho(s) como jacob(s). Esse fato e muito reforçado pela fala de chistian shepard ao afirmar que ali aonde eles estao nao ha "agora",dizendo tambem que alguns morreram antes de jack,m e outros bem depois.A realidade paralela pode ser comprieendida, ao meu ver, como uma passagem depois da morte para a libertaçao… e a luz e a chave dessa libertaçao, por isso ela tinha q ser protegida. Como a mae de jacob e do homem de preto disse, a luz existe dentro de cada um de nos, ou seja, ela e o q temos para nos libertar, para descansar para sempre, e quando apagada, nao consiguiremos alcançar essa libertaçao, e ficariamos presos para sempre no mundo em que, o que vivemos foi esquecido, e o que prescisamos(o descanso, a liberdade) nunca e alcançado

  273. Eu acho que, o flocke deveria ter conseguido afundar a ilha(de alguma forma ela seria movida para o passado antes), assim iria causar um furo no espaço/tempo e o jacob jamais iria sair visitar os losties, assim criando esta realidade alternativa com suas vidas diferentes da outra realidade. Com a ilha no fundo do mar, todos morreriam (obviamente) e então acordariam nesta nova realidade, que nada mais seria do que o futuro deles caso jacob não os tivesse visitado e manipulado para serem seus candidatos. Já que eles mecheram com viajem no tempo, seria uma boa sacada, afundar a ilha no passado pra mudar o futuro deles.

    Acredito que esse seria um ótimo final e explicaria a tal realidade paralela. Pois esse negócio de pós-morte, só demonstra que os produtores não conseguiram amarrar as pontas e se perderam, infelizmente.

    De qualquer forma, gostei do final na ilha, o que não consigo engolir é essa realidade paralela pós morte que foi criada só pra dar mistério a sexta temporada.

  274. Sinceramente… A todos aqueles que não conseguem entender o final da série é uma pena… É uma pena maior ainda aqueles que assistiram só na expectativa de verem respostas de mistérios e deixaram de lado os personagens, que como já foi dito milhares de vezes SÃO OS MAIS IMPORTANTES! Além do mais, todos os mistérios relevantes da série foram explicados, exige um mínimo de atenção e de lógica para associar tudo que foi dito e perceber que nada que seja importante deixou de ser dito! Mas mesmo assim… Todo o mistério apresentado em Lost foi apenas uma maneira de conduzir o telespectador ao que realmente importa: que não importa o que acontece, eles sempre estarão juntos.

    Para os fãs que realmente se dedicaram a série e que enxergaram tudo que ela quis passar, tenho certeza de que ficaram muito satisfeitos com o episódio. Foi muito emocionante e transmitiu o verdadeiro espírito do que é a série.

    Mas por favor… Que não apareça ninguém que não tenha assistido Lost de corpo e alma para criticar, pois isso é um insulto a todos aqueles que se dedicaram em assistir e que no fim foram recompensados.

    O final foi simplesmente maravilhoso!

  275. Nossa… quanta gente viajando!!!

    Eles NÃO morreram no acidente do avião… pelamordedeus!!!

    Quantas vezes ptem que falar pra neguinho entender!!!

    ELES NÃO MORRERAM NO ACIDENTE 815!!!!

    Assistam o epi novamente e entendam!!!

    Afff

  276. Alguém aí em cima escreveu:

    "E… como diabos o MIB ameaçava "tudo que conhecíamos", se saísse da ilha?"

    Ótima pergunta! Saiu da minha boca essas palavras…

    As respostas sobre o que realmente era aquela luz que Jacob tinha q proteger, e pq o FLocke não podia sair da ilha, e o que era aquela fumaça, e pq se ele saísse td de ruim ia acontecer ao mundo… Isso não foi concretamente respondido, ficou apenas subentendido para cada um interpretar de sua maneira… Esse é um dos motivos de eu não ter gostado do fim de Lost… Adimito que engoli o final, mas realmente senti como se os produtores tivessem enrolado os telespectadores durante essas 6 temporadas…

  277. Amei o final. E chorei chorei chorei…
    Eles estavam vivos na ilha! A realidade alternativa foi só o local onde todos se reencontraram depois de mortos.
    Estou vendo que muita gente está odiando o final porque não entendeu. Manda logo o comentário Davi.

    Nunca vou esquecer lost.

  278. A primeira coisa que me veio na cabeça depois do fim de LOST foi o começo dele. É o Jack e o Vincent, no mesmo local… a câmera é igual… só que o olho do Jack abre no começo e fecha no final. Isso, além de artístico tem muita simbologia… a gente não pode resumir LOST ao episódio final..

  279. Achei muito legal a parte que Hurley questiona Ben sobre a impossibilidade de desmond deixar a ilha e ele responde que isso é apenas a maneira de jacob de resolver as coisas e que pode haver outras maneiras de ajudar as pessoas que vão parar ali.

    Eu gostei muito do final e do seriado como um todo, pq são por passagens como essas entre Ben e hurley, ou entre jack e o seu pai, que fez de Lost essa série extraordinária… claro que o michael giacchino ajudou muito, aquela música do final é foda, minha mulher vai entrar na igreja com ela.

  280. ta, entendi que não estavam mortos, mas porque então a ilha aparece no fundo do oceano no início da temporada?
    e porque a juliet diz ao sawyer, quando a bomba explodiu ou não, no fina da quinta temporada: deu certo, conseguiu….??

  281. Não entendi o final como a Ilha sendo um purgatório, Purgatório eram os flash sideways. Na conversa final o Cristian Shepard diz: “tudo o que aconteceu com você foi real”, na sequencia Jack pergunta: “Eles estão todos mortos?” e o Cristian responde: “todo mundo morre em algum momento, alguns deles antes de você outros muito depois de você”.

    O resto da conversa explica tudo. O que aconteceu na Ilha aconteceu de verdade, mas em algum ponto cada um deles morreu e por fim se encontraram no “purgatório” que eles mesmos criaram.

    Soma-se a isso ainda a conversa final entre Ben e Hurley aonde o Hurley diz que Ben foi um ótimo “segundinho”. Daí da pra concluir que Ben e Hurley de fato conviveram juntos da Ilha por algum tempo.

    Eu achei um final digno, que usa a questão da morte, claro, mas não da forma como ela havia sido postulada no início

  282. Não entendi o final como a Ilha sendo um purgatório, Purgatório eram os flash sideways. Na conversa final o Cristian Shepard diz: “tudo o que aconteceu com você foi real”, na sequencia Jack pergunta: “Eles estão todos mortos?” e o Cristian responde: “todo mundo morre em algum momento, alguns deles antes de você outros muito depois de você”.

    O resto da conversa explica tudo. O que aconteceu na Ilha aconteceu de verdade, mas em algum ponto cada um deles morreu e por fim se encontraram no “purgatório” que eles mesmos criaram.

    Soma-se a isso ainda a conversa final entre Ben e Hurley aonde o Hurley diz que Ben foi um ótimo “segundinho”. Daí da pra concluir que Ben e Hurley de fato conviveram juntos da Ilha por algum tempo.

    Eu achei um final digno, que usa a questão da morte, claro, mas não da forma como ela havia sido postulada no início

  283. Olha, sério, tá cada vez mais difícil discutir civilizadamente com o pessoal que odiou a última temporada…

    Poxa, gente, vocês chegam com 500 pedras na mão, vêm xingar a série, vêm xingar os produtores, vêm xingar quem gostou só porque gostamos. Faça-me o favor, né! :/

    Quem ficou procurando por respostas parece que tem raiva daqueles que conseguiram 'let it go' e se focaram nos personagens e na emoção sentida nos epis. Porque não tem lógica esse ódio todo contra NÓS, que gostamos.

    E outra: vocês também esquecem que, de TODOS os mistérios criados desde a PRIMEIRA temporada, a MAIORIA foi respondida SIM! Claro que muitos não foram, mas a maioria foi! E se mesmo assim ainda não tá bom, para de vir xingar todo mundo!

    Cada um tem uma opinião, e EU ACHEI o final MARAVILHOSO sim! Claro que não foi 100% perfeito, não vou chegar a ir tão longe, mas que foi ótimo… isso foi! E se vocês me acham idiota por eu pensar assim, eu tenho a mesma opinião sobre vocês. Então isso não leva a nada, e chega né?

    Putz…

  284. Marilia

    Sempre entrei aqui, acompanhei tudo junto com vocês.
    Hoje resolvi escrever.
    Amanheci vendo o final, revi depois do almoço com as legenda.
    Achei fantastico tudo, do inicio ao fim da série.
    Estou ainda muito emocionada .
    Para mim eles vivos no final não faria sentido e ficou
    claro no epsódio do ab eterno .
    Trazer sua esposa de volto não posso.
    Ninguém volta da morte.
    Foi dito, mais de uma vez, restava apenas fechar
    a estoria da ilha, com os que ainda tinham sobrevivido ao acidente.
    Perfeito.
    Fiquei feliz em saber que voces continuaram aqui,
    falando de mais séries e fimes.
    Continuarei entrado aqui para acomanhá-los.
    Obrigada por todas as informações, comentarios
    etc…

    Beijos

  285. Queen Paty,

    eu diria que a realidade paralela era a vida perfeita de cada um dos losties, depois da morte.

    Ben não entrou na igreja, porque quem ele espera reencontrar ainda não havia morrido (Alex e rousseau).

    Daniel faraday não se foi, porque como o desmond disse, ele não o levaria ainda por causa de heloise, que queria fugir do além.

    A série não foi sobre a ilha. Esqueçam os mistérios da ilha.

    A série foi sobre os personagens de lost e seus sentimentos.

    Só isso importa, mais nada.

    Ou você queria uma explicação lógica e racional para a comida caindo do céu? ou para walt aparecer como espírito no meio do mato? Ou para as viagens no tempo, o monstro de fumaça com barulhinho de corrente…

    Isso tudo é inexplicável, assim como o milagre da vida o é: simplesmente inexplicável.

  286. Vou tentar ajudar a galera com a minha visão. Não sei se ja disseram isso aqui, pois têm muitos coments. Mas lá vai. Vou basear as respostas nas perguntas da @Reca:

    1 – entao eles morreram qnd o aviao caiu na 1 vez, certo?
    ERRADO! As palavras de Christian Shepard deixam claro que tudo o que eles passaram foi real. Tdo q aconteceu na ilha e fora dela (exceto os flashsideways) eles experimentaram ainda vivos. O único lugar onde eles estavam mortos era no flashsideways: um lugar pra onde eles iam depois de mortos e tiveram a chance de se lembrar de suas vidas. Isso tmb fica claro qnd o Hurley diz pro Ben que "ele foi um ótimo número 2", sinal de que Hurley teve o comando da ilha durante um bom tempo.

    2-jacob e o irmao serviram p NADA ne? Lógico que sim. Eles existiram e deram origem ao embate que realmente aocnteceu e levou ao desenrolar dos eventos da série.

    3-nao existia nada p ser protegido na ilha ne?
    Sim, a luz, aquela q dà a vida deveria ser protegida da ganância do homem. Como o Jack consertou a cagada do Des, ela ficou segura novamente.

    4-pq a peny tava morta senhor se ela nunca esteve no aviao. alias, nem o desmond. ou sera akilo q o jacobwildmore dizia q se o black somke saisse da ilha TODOS morreriam? mas ele saiu como?
    Ele não saiu, O Jack matou ele de verdade. A Peny, o Des, e todos os outros estavam lá pq como Shepard pai disse: "um dia, todos morrem"

    5-o flashidewys nao passavam de sonho,almas q nao sabem q morreram e acham q estao interagindo?
    Achei q a resposta do flashsideway ficou confusa (e pode ser entendida separada com a historia da ilha e seus personagens). Mas pelo q entendi, o Flashsideway era uma segunda chance, uma segunda vida para aquelas pessoas que morreram, tentarem novamente desde o início.

    Bom, eu tentei!

  287. Os produtores e roteiristas diziam q a ilha não era o purgatório PORQUE NÃO ERA O PURGATÓRIO. Ainda bem teremos muito tempo para debater a série: a ilha é algo entre a Terra e o Paraíso, algo entre a Fé e a Ciência, é a síntese de nossas dúvidas.
    Enfim, dou razão a quem pretende rever a série com outros olhos.
    Agora é q faz muito sentido a estação Lamp Post estar dentro de uma igreja! Era a ciência tentando captar este local – a ilha – cujos limites entre o terreno e o transcedental não ficam muito claros.
    Série maravilhosa e única! Quem reclama é pq não tem maturidade para avaliar o que foi absurdamente ousado e inovador.

  288. Todos esses anos acompanhando Lost e simplesmente não poderia esperar um final melhor.

    Valeu pelo blog, só acrescentou à toda essa experiência.

    See you in another life, brothas!
    ='D

  289. Eu não vou aqui criticar quem não gostou. Se não se emocionou, não gostou, paciência, outros se emocionaram e gostaram do que viram, afinal cada um tem uma percepção diferente de mundo.

    O final foi satisfatório pra mim, pq tocou no ponto que me cativou desde o início, lá em 2005, que é a questão da REDENÇÃO, das passagens bonitas que a série traz. No final das contas, creio ser essa a mensagem principal dos produtores, pois a ILHA/LUZ é apenas uma alegoria: a série trata desse ritual de passagem aqui, a vida, com todos os seus percalços e todas as superações que passamos e que muitos, mesmo após a morte, vão demorar para seguir em frente.

    Eu preferi assim, falando sobre os seres humanos e deixando essas questões mitológicas e sobrenaturais para a cultura pop. Os produtores sempre foram sinceros ao falar que cada um poderia ter uma percepção diferente do final da série e não iam entregar uma fórmula fechada para o público; na verdade eles queriam exatamente isso, algo que variasse a partir da percepção de cada um.

    Muito bonito o final da série, toda aquela redenção de Jack e, principalmente, o diálogo derradeiro com seu pai. A série mais do que falar sobre AMOR ou MORTE, falou sobre a VIDA.

  290. Concordo com o Ismael Alvim, e acho que é no mínimo inocência, daqueles que defendem a série, julgar que as pessoas que não gostaram do final são preguiçosas ou coisa do gênero, na minha opinião aceitar este final sem pé nem cabeça que é uma insanidade, a idéia original era boa mas infelizmente a série se perdeu tanto quanto o título.

  291. Concordo com o Ismael Alvim, e acho que é no mínimo inocência, daqueles que defendem a série, julgar que as pessoas que não gostaram do final são preguiçosas ou coisa do gênero, na minha opinião aceitar este final sem pé nem cabeça que é uma insanidade, a idéia original era boa mas infelizmente a série se perdeu tanto quanto o título.

  292. Achei um Belo final, não foi uma explosão de cabeças no geral mas foi muito bom, digno de Lost.
    Pessoal do Dude, Obrigado pela maravilhosa cobertura de vocês por todos esses anos! Vou sentir muita falta das teorias, especulações, ótimos comentários e tudo mais! Vou continuar colado lá no dudenews e twitter hehe Abraços.

  293. Estranho…gente que pensa experiência, vida e tempo como quem pensa em dinheiro: utilitarismo puro, realmente não dá pra gostar de Lost assim.

    Se não se pensa em elementos poéticos, alegorias, mensagens indiretas, entrelinhas, metáforas, simbolismos, fica difícil apreciar Lost. Se se pensa Lost como uma série que vai falar de maneira direta sobre tudo, achando que o Faraday vai sentar numa sala, chamar o Jack e desenhar na lousa tudo o que aconteceu, citando a Iniciativa Dharma e os saltos temporais, então não estamos falando de Lost. Porque Lost SEMPRE foi uma série que deixou algo a ser dito e, principalmente, a ser PENSADO E ANALISADO.

    Infelizmente parece que a maioria das pessoas são totalmente passivas frente a TV, querem tudo direto, mastigado, pronto, pra não terem que analisar e pensar nada. Para esses, perderam realmente seis anos, porque nem se deram a chance de começar a pensar nos elementos que a série colocou, nas possibilidades que a jornada mostrava, nos elementos que nos inquietavam, instigavam, deixavam de com as antenas ligadas.

    Lost inovou a maneira de interagir com o público pela sua narrativa. Mas infelizmente muita gente decidiu mantes a preguiça habitual e ver TV com a "piada pronta". Por isso, por exemplo, existe a diferença entre "Zorra Total" e Monty Phyton!

    Sinto realmente pena dos que se precipitam e vem aqui encher o saco só pra falar mal.

    Tomara que um dia curtam esse momento e repensem tudo o que a série possibilitou.

    Abraços

    "ô cride…fala pra mãe"…

  294. Concordo com você Ismael… dificil digerir que depois de 6 anos acabe desse jeito, eu considerava o seriado mais foda de todos, e esse final simplesmente acabou com tudo que eu achava, simplesmente, todos episódios fodas, histórias criadas, resumidos nessa episódio lamentável.

  295. Eu achei o final muito lindo… a última cena, com o Jack fechando os olhos, foi o final perfeito! Exatamente o contrário de como tudo começou!

    Adorei o fato de os personagens se encontrarem na realidade paralela para "seguir em frente" juntos, uma vez que foram muito importantes uns para os outros. E gostei também do fato de que alguns sobreviveram e outros não. É claro, queria que alguns personagens não tivessem morrido ao longo do caminho (como o Charlie, a Juliet, o Jin, a Sun e tantos outros), mas se eles morreram, e cada um a seu tempo, no final eles estavam todos juntos novamente!

    Claro, achei que faltaram respostas sim, mas no geral foi um bom final… afinal, tudo acaba um dia, certo? E quem sabe quem iremos encontrar no fim?

  296. Valeu Leandro(Patola). Que bom que meu resumo ajudou.
    É certo que os produtores conseguiram prender nossa atenção até o final. Mérito deles. Alguns não gostaram do final, outros gostaram. É a vida. Mas, a série em si, valeu a pena, sem dúvidas.
    É galera, acho que nós, assim como os losties, temos que cair na real de que tudo acabou e "let it go". Libertemo-nos todos! Alguns de nós estão prontos, outros não…
    Filosofei agora, rsrsrsr.
    Lost Forever.
    Namastê.

  297. Qual o problema desse povo com urso polar? É uma fixação com urso polar e Dharma Iniciative que ninguém merece. Basta procurar os vídeos da Dharma (e ter participado do Lost Experience) ou ler a Lostpedia, pelamor.

  298. @Mauro Lima – "Two players, two sides. One is light, one is dark".

    Essa série sempre debateu a dicotomia: fé e razão, lados distintos, mas uma coisa que ela sempre enfatizou foi: não existe certo e errado. Portanto meu caro, não subjulgue achando que esteja "pronto". Apenas fique com a sua opinião. Nós, com a outra.

    Namastê and good luck

  299. Sinceramente acho que a maioria das pessoas não estão pensando, o Christian Shepard falou: "Tudo que vocês viveram foi real", e depois algo em torno de: "Todos estão mortos, alguns, morreram antes de você, alguns, depois, bem depois garoto." Ou seja, o que aconteceu na ilha foi real, e aquele encontro final é sim deles mortos, só não consegui entender a vida paralela exatamente o que é, verei o episódio novamente mais tarde ou amanhã, só achei que terminou muito prematuro, poderia mostrar um pouco do futuro de Hugo e Ben cuidando da ilha, do pessoal do Ajira que saiu da ilha, dentre outras coisas. Só reflitam o seguinte, se a ilha era um purgatório, ou o céu, como alguns pensam, que diabos estaria fazendo a Iniciativa Dharma lá? E o Widmore? Como o navio cargueiro de Widmore que explodiu chegou lá? Como eles iam e voltavam pro cargueiro se a ilha era o céu?

  300. Frases eternizadas!

    see you in another life, brotha!!!

    live together, die alone!!

    Davi, vc disse tudo: Feliz de quem gostou!

    sensacional….mas acho q muita gente não entendeu nada! chocante, lindo….a melhor serie de todos os tempos termina perfeita no q ela sempre se propos!!!! eu satisfeitissimo com o final…ainda sem muitas palavras!!

  301. Frases eternizadas!

    see you in another life, brotha!!!

    live together, die alone!!

    Davi, vc disse tudo: Feliz de quem gostou!

    sensacional….mas acho q muita gente não entendeu nada! chocante, lindo….a melhor serie de todos os tempos termina perfeita no q ela sempre se propos!!!! eu satisfeitissimo com o final…ainda sem muitas palavras!!