Comentários do ep. 6×16 ‘What They Died For’

Chega de mitologia. Tudo o que tínhamos a dizer sobre esse importante pedaço da história da série foi dito e tudo o que vocês verão até o último frame da série são as resoluções das histórias envolvendo Jack, Sawyer e cia. Essa frase não foi dita pelos produtores/roteiristas da série, mas faltando apenas 1 episódio para o fim (pois é, eu sei o que você tá sentindo) não seria nenhum exagero se eles dissessem algo parecido.

Leia mais…

    No 16º episódio da 6ª e última temporada da série, os personagens que conhecemos há seis anos foram confrontados com escolhas (na ilha e fora dela na realidade paralela), ouviram justificativas de Jacob e vislumbraram na iminência de um último confronto (na ilha) ou na estranha reunião (fora dela) arquitetada pelas mãos do ‘destino’ e de Desmond também, claro, a certeza de que as dores e as angústias estão perto de acabar e de que a esperança de enfim se ‘encontrarem’ existe.

    Comprovando (de novo) a falibilidade de todos os seus personagens, algo que sempre lhes confere profundidade, ‘What They Died For’ traz Jacob reconhecendo no erro de muitos anos atrás (a morte física do irmão que provocou o nascimento do monstro), a necessidade de explicar a Jack, Sawyer, Kate e Hurley, a verdadeira razão por estarem ali. E se a luz da ilha é a vida e o monstro representa a morte, é chegada a hora de um dos candidatos fazer a escolha que ele nunca pôde.

    E se parece vago dizer que todos que perderam suas vidas cumpriram um papel em suas jornadas, foi na longa e conturbada trajetória de Jack Shephard, que a ilha encontrou seu novo protetor. Logo ele, um homem tão falho e traumatizado quanto aquele Jacob já fora um dia, mas que ao passar da posição do homem da ciência para aquele de fé, aceitou enfim abraçar o propósito que um dia caberia a Locke, ele próprio o catalisador para toda mudança que Jack jamais pensou que poderia encontrar na vida.

    Na melhor tradição de um bom penúltimo capítulo, ‘What They Died For’ preparou o terreno para aquele que será o derradeiro ato dessa grande saga. Goste-se de seu desfecho ou não, o encerramento de Lost marca também a confirmação de um momento histórico. A maior e mais ousada produção que a tv já viu chega ao fim e nós somos as sortudas testemunhas dessa obra.

    Já estou com saudades. Vocês?

    A morte de Widmore (e Zoe também, claro), o simbolismo da escolha de Jack, as ações de Desmond na realidade paralela, as curiosas reaparições de Danielle Rousseau e Ana Lucia, a escolha de John Locke e muito mais no post de easter eggs, curiosidades e repercussões. Nossa obsessão está chegando ao fim, meus amigos!

255 COMENTÁRIOS

  1. Uau! Que episódio, cheio de choques e não ficou corrido… domingo vou ter um troço e essa trilha sonora vai ter sua cota de responsabilidade…

    Como eu chorei nesse epi, só de pensar que só falta um… quando teremos uma série como Lost novamente? Tão loving or leaving? Acho que não tão cedo.

    Sem mais comentários, pra mim, tudo perfeito!

  2. um bom episodio, nao gostei mto do across the sea, mas este foi bem legal, como todos sabiamos, jack eh o substitute, agora o que sera que ha para se fazer??

    Ultimo episodio sera soh os losties matando o locke?? 1:40 soh d gente indo atras do locke e a galera se reunindo na paralela??

  3. Bem sucinta e satisfatória a razão do nome de kate ser tirado. Jack o novo jacob, gostei, não gostaria de ver hurley ter que viver o resto da ilha. Jacob dizendo que estamos chegando ao fim e flocke, vamos destruir a ilha. O series finale promete

  4. Esse ep. foi melhor que o anterior.

    Pelo visto, toda galera do Oceanic 815 vai estar nesse concerto… inclusive Shannon etc e tal.

    Provavelmente vai vir um final de todos se lembrando uns dos outros e da ilha.

  5. Ah, e também a parte da paralela, que não deve ser esquecida, Desmond convencendo os "Candidatos" a fazerem alguma coisa pra ele. resta saber o que terá nesse "concerto" que ele quis levar Kate e Sayid.

  6. Minhas primeiras impressões são de "Mixed feelings" sobre este episódio. Reconheço que foi relativamente bom e que trouxe muitas respostas (isto é, em termos de Lost). Mas ficou claro que vai pesar o fato do episódio anterior, centrado nas origems mais remotas da trama, ter sido pessimamente concebido.
    Em suma: foi bom? Foi! Vai redimir a péssima impressão que Lost vinha causando nos fãs mais exigentes após a quinta e a (até então) desastrosa sexta temporada? Ainda não sei.

  7. Grande mudança do Jack inicial para est novo Jack, mas…. acho que teremos uma reviravolta neste final. Muito assim: "então tá, serei seu substituto…"
    Aí tem coisa, rsrsrs… é aguardar prá ver!!!

  8. sem querer ser chato, e até dps do episódio da semana passada q eu nao gostei nem um pouco, é a primeira vez na temporada q lost me deixou com a sensação de ''pqp oq vai acontecer?''

    season's finale here we go
    e o a imagem do aaron na promo? wooot!

  9. Muito bom… Acho que cumpriu seu papel de preparar a gente pro grande final. Agora é só deixar as unhas crescerem novamente pra roer elas no domingo mais feliz e mais triste da história das séries de televisão (um pouco de exagero hehehe), mas estou ansioso. Abraços a todos.

  10. valeu apena não ler spoilers.
    Mas como meu inglês é do CCARÁ então num entendi direito pq a Kate deixou de ser candidata, mas ainda acredito q é pelo fato dela ter sido mãe do Aaron, ou sei lá.

    Enfim…

    Show de episódio.
    Espero que o Richard continue Vivo.
    temos o Miles tb.
    E coitada do ZOE.

  11. AMEI
    AMEI
    AMEI
    AMEI!

    Meu irmao aqui do lado me acha louca agora! eu fiquei pulando e gritando o episódio inteiro! ver o Jacob conversando diretamente com os Losties era TUDO que eu queria ver! E na paralela, hurley ajudando o Des! e eles vão pro concerto do David, e será que vão ter flashes múltiplos lá?

    A sensação é muito estranha.. não é felicidade só.. acho que é a nostalgia de ver a série que eu amo seguindo seu rumo da melhor maneira!

    No fim, o que eu queria era que a realidade paralela prevalecesse!
    Nossa.. tenho tanto pra falarrrrrr! vou organizar tudo na minha cabeça, ler uns comentários e mandar um e-mail pro dude mais organizado! agora eu to a miiiiiiiiiil!

    obs: Os produtores usaram no ritual do Jacob com o Jack água dessa vez! E isso prova exatamente o que vcs disseram no Dudecast, que não é o vinho ou a água que importa.. e sim a intenção com que ela é dada/tomada! A impressão que eu tenho é que o Jack aceitou e quis o trabalho do Jacob, e por isso ele vai fazer tudo certo agora! Diferente do próprio Jacob, que nao se importava em protejer a ilha, mas nao teve muita opção!

    obrigada pela cobertura, Davi e Jú!

  12. Tudo a ver a missão ficar com o Jack – ele assumiu a liderança desde o inicio da série, e ser médico não deixa de ser um tipo de missão, com sacrificios pessoais, horarios, etc. Dos Oceanic 6, que deixaram a ilha, ele foi o que mais sofreu e se desequilibrou, o primeiro que acreditou em voltar. faz sentido. Mal posso esperar!!

  13. Não foi episódio ruim não, o que pesa contra é que várias pontas inevitavelmente ficarão em aberto…

    Mas sobre o episódio em si:

    – achei fraco os diálogos em frente a fogueira, além de ser a ultima oportunidade para alguns esclarecimentos.. mas em partes, foi satisfatório o esclarecimento sobre sua lista.
    – acertei sobre o local em q Jack apareceu ser o mesmo da fonte de luz!
    – o Ben está de volta… muito bom.. mas a sua redenção parecia irredutivel.. (acho q ele é da ala do Mercadante)
    – Desmont é a chave, ainda não sabemos o do que… mas sua desenvoltura na realidade paralela mostra q ele nao é pouca coisa nao, assim como Mib deixa a subentender.

  14. SPOILER

    Não tem muito o que falar, foi um episódio preparatório, muito bom por sinal, que já era esperado. Adorei ver a galera junto na van sendo resgatado pela Ana Lucia estilo policial corrupta. Eu já suspeitava que a velha tava querendo juntar a galera na festa desde que ela não deixou o Desmond ver a lista. Agora que vai ser muito massa essa noite vai, com todo mundo junto ao som de Daniel Faraday(esse será sempre o nome dele pra mim) feat. Drive Shaft.
    E eu acho que vou chorar quando vir a galera de várias temporadas se reunindo. Sério. E eles vão ter que valorizar muitoooo a hora que eles se lembrarem do que vai acontecer(se eles se lembrarem, mas meio que não faria sentido se não acontecesse, whatever).

    PS: acho que é a primeira vez em minha vida que eu to torcendo pro domingo chegar.

  15. já entendi o porquê de tanta reclamação do público. O problema é que vocês estão esperando coisas demais. O que empolgava era a ilha e seus mistérios, o suspense. E agora que vieram as respostas as pessoas estão inconformadas, pois não há mais suspenses. O episódio foi bom sim. O que vcs queriam, que acabasse sem final?
    Lost é foda, e vcs precisam se acostumarem com as respostas. É isso, só assim poderão apreciar a série.

  16. Com toda a sinceridade do mundo eu desejo que o Locke destrua a ilha e acabe com tudo aquilo…

    Jack metido a herói outra vez eu não consigo engolir, ele se acha sempre o dono da razão, detesto o personagem.

  17. meu, agora soh mais 100 min novos de LOST?! NÃO POSSO CRER! Eu lembro quando comecei a assistir, tava na segunda temp e eu pensei "nossa, vai te ateh 6 temporadas?! Só vai acaba em 2010?! CREDO!! Se pa q ateh la eu ja morri!" e finalmente esse momento chegou ;(

  18. Gostei muito do ep. Vou assistir novamente para garantir que não perdi nada durante as travadas.
    Agora, o Richard já era? Derradeiro golpe da fumaça… e a Zoe? Caramba, assim com a Ilana, mortes objetivas e sem delongas…

    Sobre o concerto mencionado, será este o concerto na casa da Eloise Hawking? Por isto que o Desmond não pode ver a lista antes?

    Por fim, e o Lapidus? Morreu ou não? A pergunta que não quer calar…

  19. na moral…a fumaça tem que sair…imagine vc no lugar dele…querendo sair da ilha e jacob nao permitindo…querendo ver o que existe alem do oceano…jacob é o culpado por ele ter ficado desse jeito

  20. Episódio muito bom, digno de um penúltimo de uma série como Lost, quem acompanha séries sabe que um episódio como esse tem que preparar o terreno para o episódio final, e 'What They Died for' fez isso de maneira excelente. Pra quem tá morrendo por respostas, tiveram algumas, sutis, mas tiveram, e mesmo assim, houveram vários comentários insatisfeitos de pessoas que provaram de vez que assistem a série não mais pela diversão que ela proporcionou durante esses 6 anos, e sim por essa sede incontrolável por respostas, que acaba atrapalhando seu julgamento da série(sem generalização, ok?). Ou vai dizer que as respostas de perguntas como ''porque Kate não era mais uma candidata?'' ou ''qual o propósito de Widmore ao trazer Desmond para a ilha?'', entre outras dadas no episódio não são mais importantes do que ''Porque o pássaro falou o nome do Hurley?''

    Mas enfim, algumas coisas que aconteceram pareceram meio, digamos, 'forçadas', como a morte da Zoe (tá certo que ela cumpriu seu objetivo na trama). Mas outras partes foram excelentes, só não entendi uma coisa porque o streaming tava travando na hora, afinal, o Jacob tava mesmo morto? Como ele apareceu e todos conseguiram vê-lo? Vou ter que esperar a legenda pra saber xD

    Jack, óbvio que seria o candidato a substituir Jacob, pode parecer exagero, mas acredito que ele estava fadado a esse propósito desde o episódio piloto. E gostei demais disso, o Jack sempre foi na minha opinião um dos personagens mais chatos, porém nessa temporada eu passei a gostar dele, justamente por ter herdado a fé do verdadeiro Locke, que já foi meu personagem favorito.

    Enfim, coisas demais pra 'digerir' e falar, vou esperar agora sair a legenda pra assistir denovo.

    Abraços!
    E não canso de dizer isso, parabéns pelo blog Davi!

  21. Helder

    Adorei seu comentário, mas discordo da sua visão de Jack ser o "The One" desde o início, especialmente por aquela história de que o personagem dele iria morrer e Kate seria a "líder" (méu dééus, já imaginaram isso? kkk). Ele foi se construindo o líder, com ctz sempre foi o personagem central, o lead character da história, juntamente com John Locke, que, se não tivesse sido tragado pela sede da fé, talvez estivesse no lugar de Jack hoje, pois, pra mim, aquele lugar pertencia a ele. Ele o queria, ele o merecia. Jack está ali sim, merece estar, mas… olhando as seis temporadas, eu enxergo Locke ali. É uma pena, mas não estou frustrada não!
    Ah, Jacob tá mesmo morto, eles só puderam vê-lo por conta das cinzas de Jacob na fogueira, qdo elas acabarem, Jacob terá que ir embora, e nem Hurley nem ninguém nunca mais o verá, pois ele estará "gone" para sempre. Assim como LOST. :_(

  22. Estou com medo!!!!!!!!!!
    Gostei do episódio, mas pensando no final, imagino se não teremos dois finais totalmente opostos – um para cada realidade – o que traduz na verdade que um deles não poderia estar acontecendo… ihhhhh!!! Fiquei mais confusa ainda… Que venha o domingo!!!

  23. MIB quer destruir a ilha para sair dela, e Jacob quer matar MIB dizendo mais uma vez que se ele sair algo mau ira acontecer, e que a fonte é a luz dourada que ilumina a ilha e é seu coração. Como se Jacob e sua mãe fossem "puros o suficiente" para proteger a ilha.
    Jack, a "grande revelação", é o substituto de Jacob. Fiquei "chocado"!!
    Os losties foram escolhidos por Jacob, pois, ora bolas, estavam losties, assim como ele.
    O ritual da água benta para transformar homens e guardiões segue o mesmo.

    Mataram o Widmore para não relevar nenhum segredo (que não conseguiria explicar as contradições da série), a cabana de Jacob segue sem dono, o fantasma do pai do Jack fora da ilha é um mistério, assim como Richard Alpert que demorou 6 temporadas para mostrar que sua imortalidade é fruto da magia de Jacob e morreu bobamente arremessado pela fumaça.

    Fantástico, será que teremos que esperar os extras para ainda tentar provar que Lost é uma série fantástica e ineligentíssima e não existe esta coisa de criar perguntas só pra prender o público?

  24. Em primeiro, ao contrário de muitos adorei o Across the Sea. Um filme, assim como os episódios do Desmond, na minha opinião. Um episódio de atuações fortes que representaram um mito belíssimo, repleto de analogias. Pensem como seria crédulo se conhecessemos isso como parte da mitologia grega, por exemplo. Quem duvidaria? Quisera eu que todos tivessem apreciado desta forma para que ele pudesse receber suas devidas congratulações.

    Este What They Died For me pareceu mesmo uma preparação para o final, mas nem por isso deixou de ser muito bom. Muitas coisas aconteceram numa fluidez impecável. Engraçado pensar como fazem a história andar mesmo nos episódios mais parados, até naqueles que julgamos mais mornos. Não conheci nenhuma série assim, onde cada episódio tem tanta vida própria, tantas expectativas que, frustradas ou não, sempre enveredam para, no mínimo, uma rica reflexão.

    Entendi Lost no meio desta temporada para frente, e passei então a confiar e apreciar muito o trabalho dos roteiristas. Acho que no futuro todos verão a complexidade de Lost e aqueles que puderam acompanhar se sentirão, inevitavelmente, privilegiados.

  25. Bacaninha. Suuuuper didático.

    Engraçado a questão essencial da série foi oficialmente respondida mas isso não causou nenhum impacto ou surpresa, por causa dos atropelos e cagadas dos episódios anteriores. O fato de que tudo é assim por que é e nada precisa fazer sentido tirou toda a graça.

    Isso também faz com que não haja espaço para teorias, dúvidas ou expectativas para o último episódio, serão duas horas de "salve-se quem puder" para tentar organizar a farofa e pronto. Diante da má vontade dos produtores (para disfarçar a incapacidade de concluir com coerência uma história que deveria ser de mistérios e mitologias), o básico já tá feito e o que vier tá bom.

    Frase para o adesivo: "quem nasceu prá ser Lost nunca vai ser Supernatural"…

  26. Será que o MIB-Smoke vai sair da ilha e encarnar na paralela como Aaron, filho da Claire? Será que este é o nome do MIB, por isto não foi revelado antes? Um pouco de viajada não faz mal…

  27. – Por que de repente todos puderam ver o Jacob, e não só o Hurley?

    – Por que o Ben disse que na verdade era o monstro quem o invocava?

    – Fica claro que o monstro é uma manifestação do eletromagnetismo, já que Desmond é a failsafe key trazida para contê-lo ( como na Swan).

    – Acho que MIB vai morrer para o Aaron nascer .

  28. Quero ver o sem nome destruir essa Ilha e botar esses bosties pra correr

    Esses produtores ganharam horrores com essa série que começou instigante, mas, como toda obra de americanos acaba no happy end que eles imaginam na terra da felicidade

    Quer dizer que o homem de preto vai morrer apenas pq quer sair dessa ilha idiota? apenas pq ousou desafiar a (f)mae assassina?

  29. marke;)

    Pois é, por isso eu falei que podia ser exagero isso do Jack, porém, é de se pensar que quando vimos ele naquele bambuzal abrindo os olhos na primeira cena do piloto que ele teria um papel importante pra trama, hoje ta aí xD

    Ah sim, Jacob mencionou alguma coisa sobre aquele lugar que o Jack estava no piloto, não? Que a fonte da 'luz' ou 'coração da ilha' era ali perto.

    Eu também acho que aquele lugar deveria pertencer ao Locke, o verdadeiro, mas se for ver bem, o 'novo' Jack é praticamente um Locke, e esse embate entre Jack X Locke (o falso) vai ser de tirar o folego, afinal são os dois personagens principais que sempre se envolveram em cenas épicas, como aquela que o Davi postou um trecho do vídeo esses dias com a discussão dos dois na escotilha.

    To empolgado demais com esse episódio, quero assistir denovo xD

    E dificilmente vou dormir até domingo, pelo menos até lá tem season finale de Fringe e The Mentalist xD

  30. Pensando e repensando sobre Lost, eu decidi que gostaria mesmo que o Locke destruísse a Ilha.. Eu imagino o momento de todos no concerto/festa, e no momento em que a ilha é destruída, simultaneamente, os últimos que faltavam pra se lembrar da ilha, lembrando! Porque no final, a não ser pra Rose e Bernard, que encontraram a saúde da Rose e a paz na ilha, todos os outros personagens estão muito melhores, a maioria encontrou a rendenção na realidade paralela! E pra mim, o Jack não pode continuar protegendo a ilha, já que na paralela ele tem um filho, assim como a Kate. Os produtores não "jogariam" o David "fora" acabando com a realidade paralela, já que nas condições da ilha, não há possibilidades dele sequer existir. (e pra quem leu spoiler, mais ainda!).. No fundo eu sinto que a ilha trouxe muita angústia pros personagens nessa última temporada! Quando os Oceanic 6 saíram da ilha pela primeira vez, eu não conseguia ver o porquê! eu amava aqueles personagens, exatamente na situação em que eles estavam! Mas agora, eu não desejo nada além de que eles terminem como estão na realidade paralela!
    Alguém concorda? 😀
    poxa, falei muito hoje!

  31. Estou feliz em um ponto – penúltimo episódio e nada de ETs. Quando apareceu aquela luz na caverna tomei um susto, pensei "Pronto, vão botar ET na história…".

    Agora, coitada da Zoe, acho que ela podia morrer se metendo a besta com algum dos "bolsões de eletromagnetismo". A morte do Richard (se é que morreu) foi meio tosca tb, mas pelo menos é melhor que levar uma portada na cara.

    O resto gostei bastante. O final promete bastante, mas já tá na cara vai deixar algumas pontas soltas pra imaginação do público interpretar.

    Off Topic: Matar o MIB é fácil, é só jogar sal e queimar os ossos dele. Funciona em outras séries…

  32. Eu também sinto muito por quem não esta gostando, afinal faltam episódios. Eu vou esperar o quadro todo, e depois ai sim dizer se foi bom ou não.

    Cliche total, mas ainda assim merece ser dito: Momento histórico da Tv, 23 de maio de 2010, e por que não dizer momento histórico em nossas vidas, duvido que alguém vá esquecer desta incrível jornada que foi assistir LOST durante seis anos, enquanto estiver respirando por estas terras.

    A última peça será posta no quebra cabeça domingo ou para quem preferir, o último dado será lançado no tabuleiro e virão os movimentos decisivos e já com saudades, agradeço pelo espaço criado, a cada um dos fãs que veio aqui e em tantos espaços pela rede, deixar o seu comentário, desabafo, a sua reação com cada capítulo apresentado, porque me fez ver e refletir sobre tantas coisas, me foi muito rico. Tá chegando a hora final.

    Quando a estória estiver completa o debate não morre, não de imediato, tenho certeza que novas idéias irão brotar e a gente vai querer rever tudo, para buscar as dicas perdidas que tanto nos são preciosas.

    Beijos. Abraços. Namastê.

  33. Usuário01, Tenho que discordar de você em alguns pontos.

    Mataram o Widmore porque? Ora, o que mais ele tinha a oferecer naquele momento, já que ele já havia dito pro Locke porque ele tinha levado Desmond pra ilha (o que foi revelado no final do episódio)? Sem contar que já foi mostrado também na quinta temporada sua origem na ilha como líder dos outros junto de Eloise Hawking, sua ligação com alguns personagens principais (Faraday por exemplo), porque ele foi banido, como ele conseguiu achar a ilha, porque ele mandou os mercenários no cargueiro e porque ele voltou agora. Sobre as regras dele e do Ben? Ora, ele 'matou' a Alex, filha do Ben, as regras então seriam algo do tipo 'não mate nenhum ente querido do atual lider dos outros na ilha' xD
    E Ben simplesmente teve sua vingança agora. A morte dele foi na hora certa, não tinha mais nada a acrescentar na trama no meu ponto de vista.

    Tivemos uma resposta pra um dos maiores mistérios da série, afinal, porque aquelas pessoas foram 'escolhidas' para estar naquele vôo e cair naquela ilha? Porque estavam tendo uma vida miserável e a ilha lhe deu uma segunda chance, precisa mais que isso?

    Sobre a cabana de Jacob, recomendo a você assistir a série novamente, que a resposta está ali, mesmo que sutilmente.

    E o pai de Jack fora da ilha, realmente é um 'mistério' que fica no ar, mas ao mesmo tempo é descartável e sem importância pra trama principal da série. Se estiver falando de quando ele aparece no hospital pro Jack, lembre-se que o Jack estava parcialmente 'drogado' e tendo possíveis alucinações na época. Agora se estiver falando de quando ele aparece pro Michael fora da ilha, bom, aí já é algo interpretativo, porque certamente não teremos essa resposta. Pode ser alucinação do Michael, fantasma do Christian (lembrando que Libby também apareceu no navio pro Michael), MIB 'pregando uma peça' ou simplesmente (e mais óbvio), um erro bobo de roteiro, afinal Lost não é perfeita, série ou filme algum é, e um erro desse é perdoável.

    Já deu pra perceber, a maioria das pessoas que atualmente 'odeiam' Lost, estão assistindo só pra achar defeito (denovo sem generalização, ok?), dando importância pra 'mistérios' que, ou já tiveram sua resposta dada na série, mesmo que não diretamente com resposta escancarada(Adão e Eva por exemplo), ou que não mudam em nada a trama principal. Claro que tem MUITA coisa pra ser respondida, mas acredito que o final deixará a grande maioria satisfeita, até boa parte desses que hoje 'odeiam' a série. Se não gostarem do final, podem meter o pau depois, pode ter certeza que eu também vou se não gostar, mas até agora posso dizer que não me decepcionei nenhum pouco.

    Enfim, to escrevendo demais, é a empolgação do episódio xD

  34. PARA PARA TUDO. Eu sei EXATAMENTE o que ele quer. DEXA EU fala com ele. TODO o objetivo dele é que eu me junte a ele.

    cri-cri-cri-cri

    VVRRRRRUUUUUUUUUUUUUMMM

    Tchau, Rirard ;(

    aehaoiehaioehaioehaoiheaioehaoiheao

    Eu ri a lot!

  35. Ah sim, sobre o Richard, não acredito que ele tenha morrido.

    Quem assiste filme ou série, sabe que é dificil um personagem simplesmente ser 'descartado' do jeito que ele foi, afinal, só mostrou o monstro jogando ele longe.

    Também acredito que o Lapidus volta no series finale, a morte dele também ficou meio que 'em aberto'.

  36. Antes de mais nada, como tem gente chata no mundo, né? Parece que qualquer que seja o final não vai estar bom…

    Quanto ao episódio, achei ótimo: objetivo, direto, sem deixar a emoção de lado. Respostas e definições, ação na realidade paralela e na ilha a preparação para um grande final.

    Feliz com a reaparição de Ben e cia., e Des quebrando tudo in another life.

    Triste pelo Richard, depois de tudo que passou, ter um final (final?) como esse.

    (Aliás, agora a cada episódio morre gente de baciada… No time for kidding around?)

    Mas acima de tudo, fica uma enorme nostalgia por ver a jornada se aproximar do fim. Que bom que Lost nos aconteceu!

  37. Bom como de costume deve ter um montão de gente reclamando. Eu não sou e nunca fui de reclamar, mas achei apenas bom o episódio, nada de fodastico. Esperava mais justificativa pro escolhido e não tipo quem quer levante a mão. Sem entender bulhufas como jacob kid vira jacob antes morto depois vivo apenas pelas cinzas jogadas no fogo. Todos podiam ver jacob kid então como isso aconteceu? Pq ele apare eu kid? E widmore hein? Simplesmente já era, não curti esperava uma treta ate o fim da serie. Enfim nunca fui de reclamar mas não esperava tdo tão simples asssim.

  38. Fora da ilha Locke decidiu ''let go'' e entrega pra Jack a tarefa de libertá-lo de sua prisão na cadeira de rodas.

    Na ilha Jack terá que impedir que Flocke escape e se liberte de sua prisão.

  39. Acabei de ouvir o podcast do Dude. Como faço parte do grupo dos que não vêem mais graça na série, curioso que justamente a Juliana embasa a minha tese: "tem gente tomando sorvete de creme esperando chocolate". É exatamente isso. Porque durante as três primeiras temporadas, a série era sobre chocolate.
    Ok, ok. O velho truque do sorvete de dois sabores. Acabou o chocolate, sobrou o creme. E muita gente (os decepcionados) não compraram sorvete de creme. É simples assim. Mais ou menos a decepção que o Ronaldinho (disse que) teve quando descobriu que as garotas de programa eram travecos… Lost virou uma série travestida. Gato por lebre, creme por chocolate, whatever.
    O fato dessa coisa ainda estar em debate deixa claro que a série não é ruim, simplesmente se perdeu (e fomos avisados em letras brancas sobre fundo preto desde o início). Só que o debate inicial, sobre a filosofia da série, se tornou um debate sobre sabores de sorvete.

  40. Eu nem leio mais os comentários… dei uma olhada agora só pra ver se alguém mais achava que o Richard está vivo, eu acho que está…
    Quem não gosta de Lost, acha ruim… para de reclamar, vira a página… acabou pra quê perder mais tempo, deixa que a gente que adora a série perder nosso tempo comentando e relembrando… assim que acabar meu programa vai ser assistir tudo de novo na sequência, vendo extras dos DVDs que eu nuca vi…

  41. "quem nasceu prá ser Lost nunca vai ser Supernatural"…

    OK xD

    Não que eu não goste de Supernatural, tá entre minhas 3 séries favoritas (com lost e chuck), e sei que cada um tem sua opinião, mas falar que a 6a temporada de lost foi toda 'cagada' depois de ver a quinta de supernatural (que eu gostei, mas teve uma trama excelente MUITO mal aproveitada) é realmente lamentável.

  42. Na boa, não curti essa história da luz da ilha. O cara chega fala, olha um de vcs vai proteger a luz da ilha e ninguém nem pergunta pra q? Pra q porra serve essa luz? Nego já aceita sem nem questionar nada? Na boa, eu naquela situação no mínimo ia querer entender oque é a luz, pra q serve. Pra mim a história ta muito mal contada, mas ainda tenho esperança que no último essa conversa fiada de luz ainda faça sentido. Não sei se eu to sendo racional demais, mas sei lá, um mínimo de lógica é necessário né?

  43. Já que eles vão deixar mistérios sem respostas pelo menos eles TEM que responder nesse último episódio o que que a ilha tem de tãoo especial e por que o (F)Locke não pode sair de lá de jeito nenhum, e não vale uma resposta tipo "senão o mundo vai acaba"

  44. @Mateus Paes
    provavelmente se alguem perguntasse pro Jacob oque é a luz ele ia falar "não sabo", a mãe dele nunca falou EXATAMENTE o que era (provavelmente ela não sabia) e não acho que o Jacob ia descobrir 😛

    enfim, achei o episódio FODA, to com preguiça de comentar sobre tudo oque os comentarios me fizeram comentar, mas concordo com a Liza: "Quem não gosta de Lost, acha ruim… para de reclamar, vira a página…", ouviu, Usuario01? 😛

  45. Pq. Jacob adolescente aparece na linha temporal atual e fica brincando de esconde e esconde?

    Só entendo esse fato como mais encheção de linguiça misteriosa.

    Espero que saibamos como a ilha foi parar no fundo do oceano, o que pra mim significa que MIB consegue atingir sua meta.

  46. Flocke quer destruir a ilha e nos sabemos que ele vai conseguir.

    Afinal, vimos a ilha no fundo no oceano no episodio LAX.

    Gostei da rendencao de Ben em Dr. Linus, mas tambem gostei de ele ter voltado a ser o Ben FDP de sempre.
    Pelo menos ele salvou o Miles. Imagino que ele pediu o walk-talkie para permitir q o Miles ouvisse sua conversa com o Flocke e "saisse do armario".

  47. Alias, episodio fantastico, nao vi defeito, e olha que quase abandonei a serie depois do Across the Sea.

    So uma reclamacao. O gente sem mae estes losties que nao gastam nem uma palavrinha com a morte/sumico do Lapidus.

  48. Sempre quis ver (como, penso eu, quase todos os fãs) o Locke como o cara que seria responsável pela ilha no final das contas… E obviamente, isso não rolou (como bem sabemos). Mas foi bonito ver Jack tomar seu papel e substituí-lo.

    Aliás, que lindo o episódio, não é mesmo? As falas de Locke na paralela se rendendo ao destino, o entusiasmo do Dr. Sheppard ao cogitar a hitótese de ver o filho tocar, o "puxão de orelha" do garoto no pai – "Olha como você vai se comportar quando ver a mamãe, hein?" – que nessa altura do campeonato, só imagino sendo ou a Juliet ou a antiga paixão de Jack… aquela mulher do passado por quem o Lost tanto chorou

    ENfim… Pra mim, isso sim é LOST…

    Episódio lindo e sensacional…

    PS: Duvido MUITO que o Ben realmente esteja do lado do monstro… pra mim, o kra só usou como pretesto pra matar o CHarles

    PS2: Será que o Alpert morreu?

    PS3: Jacob é um cara que realmente parece ter aprendido com os erros do passado… Lindo como ele fala que levou os Losties pra ilha JUSTAMENTE por estes estarem "Lost" em suas vidas, e que riscou o nome da Kate porque a mesma havia se tornado mãe, ou seja, havia se encontrado, enquanto Sawyer (que deve ter seu nome re-escrito quando a Juliet morreu), Hugo e Jack ainda estavam "Losts".

    PSPS: Jacob filho da puta… Sayid estava bem com a Nadia e o cara foi lá, "matou" a mulher dele, o deixou Lost AGAIN, pra ele virar um zumbi na última temporada… ponto fraco este, inclusive, na minha opinião.

  49. Respostas, mitologia, conflitos pessoais, ação, preparação, mortes… TUDO isso num único episódio, é mole? Figura num dos melhores da série, fácil, fácil! E já são vários assim nessa temporada derradeira.
    Agora, a hora da retratação pelas críticas antecipadas à série já podem começar a ser ouvidas. E contagem regressiva para o The End! Que eu viva para ver o final no Domingo!!!

  50. PS: Entenderam pq fica atrás do bambuzal que o Jack caiu?

    O coração da ilha, pelo visto, não tem uma localização específica… Muda de acordo com o primeiro contato da pessoa com a ilha

    Por exemplo, pro Jacob, o coração da ilha era pra trás de onde ele tinha nascido, possivelmente…

  51. Jack vai negociar a própria vida com a fumaça… vai deixar ela ir embora em troca da realidade alternativa… No concerto, todo mundo vai se ver, se lembrar da ilha, e ficar por isso mesmo, com gostinho de "dever cumprido".

    Pra mim, a realidade alternativa é a "condição" do Jack pra fumaça ir embora

  52. PS: Produtores sacanas da porra…

    Pra que serve o Ceasar? F*DA-SE!!!
    Pra que serve a Illana? F*DA-SE!!!
    Pra que serve a Zoe? FDA-SE!!!

    Pessoal finge que o cara é importante, e mata o personagem a sangue frio só pra sentar e dar risada depois

    LOL

    Divertidíssimo brincar de produtor de LOST

  53. como mostra no começo da paralela, o MiB conseguiu foder com a ilha… ela tá lá, no fundo do mar… com o tubarão com o logo da Dharma e tudo…rs…

    Na boa… Acho que deixar o monstro sair seria uma POUTA sacada… o cara não é mal por natureza… Jacob fodeu com ele… eles sairam, criaram a paralela, e o monstro deixou de ser monstro…

    PS que não entendi, se alguém puder elucidar, agradeço…

    Querem que o Locke esqueça do que? Esqueça da fase dele como Locke na ilha, ou da fase dele como MiB na ilha?

  54. Tá aí!

    Depois de quase dormir ao longo de toda temporada, finalmente me empolguei de novo assistindo um episódio de LOST!
    Mesmo sendo um episódio de preparação para o final, teve ótimos momentos.
    A explicação do porquê Jack, Kate, Hurley, Swayer etc terem sido escolhidos foi perfeita e até comovente: Fez um grande link, e nos trouxe à memória, todas aquelas estórias, todos aqueles ótimos flahbacks que assistimos nas primeiras temporadas, todos aqueles Dad Issues, todos aqueles vidas perdidas.
    Comentei recentemente que sentia saudades dos diálogos das primeiras temporadas entre Jack e Locke, Ben etc, Fé/destino etc… Nesse episódio, a conversa entre Jack e Locke, me deu pelo menos um gostinho daqueles tempos.

    Volto a acreditar que, apesar dos pesares, poderemos ter um grande final para LOST. Só espero não cair do cavalo.

    É isso aí. Quando é pra falar mal, nós falamos. Mas não posso deixar passar tambem, quando o episódio realmente é bom.

    Abr.

  55. Não entendo como ninguém percebeu que o MIB vai escapar da ilha no corpo do cadáver sumido do Cristian Sheppard, na barriga da Claire não, gente. Tem cada comentário babaca aqui, putz, mas também tem uns legais. Quem sabe curtir que se prepare pro domingão. Muitos beijos, marcelo

  56. Hm… preparativo bom. Bem melhor que Across the Sea. O S06E15 só serviu para dar base para o speech do Jacob.

    Faltou drama no roteiro.
    Sobrou drama na interpretação dos atores (no sentido bom).

    O rito de passagem simples demais ainda me incomoda. Jacob revelando que todos estavam sozinhos / quebrados antes de irem para a ilha foi feita de forma muito simples (aí sim eu acho que valeria um recap da season 1, muito mais que na cena da caverna).

    E o Jarrah? Ele estava indo viver uma vida feliz com a Nádia…

    A única resposta que encontrou força na simplicidade foi a do porque Kate estar riscada na caverna. Pq ela havia virado mãe. Simples. Era só um risco de giz. Mas aí os números perderam o sentido… a não ser que Jacob tenha onisciência temporal. O que ainda espero ser provado.

    Ah, detalhe para o Jacob chamando todos pelo primeiro nome. Achei esse detalhe muito significante.

    =====================

    E eu muito achando que o Jack ia morrer antes de beber o gole lá huahua. Aí sim, seríamos surpreendidos. Mas seria ruim pra história. Fato.

    =====================

    Acho que fiquei decepcionado com a limitação do Smokey. Ele não é o mal encarnado. Foi só uma metáfora. =/ E ele pode ser destruído o.O!

    =====================

    "Eu vou dar algo que eu nunca tive. Escolha." Essa justificativa para a existencia dos candidatoS foi boa.

    =====================

    Foi bem legal ver na paralela o Jack como homem da razão e Locke como de fé. Muito bom ver Hurley com consciência de tudo.

    E só prevejo o quão triste deve ser a escolha de Jack entre a ilha e o filho.

    =====================

    R.I.P Ricardus.

    E eu só queria que tivessem explorado mais a perda total de esperança do Widmore e do Ben. Apesar que do Ben foi até OK. E a culpa do James. Mas a finale tá aí pra isso.

    =====================

    Desmond fala que acharam o corpo e vão entregar a noite. Mas a noite tem o concerto. Qual a função deste telefonema? Hm…

    =====================

    Enfim… ainda confiante nas notas do DarkUFO. Estão correspondendo. Então, que venha o season finale nota 9.7 =)

    OMG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  57. Lost poderia acabar como o Supernatural, sem final feliz pelo menos para os "hérois" envolvidos. mas acho que vai acabar com todo mundo reunido comendo no buffet após o concerto.

  58. AJUDA PARA O EASTER EGGS – PERGUNTAS ABERTAS PRO SEASON FINALE

    1) Qual é o objetivo do Widmore pelo qual o mesmo foi convencido por Jacob?

    2) Proteger a Luz de Smoke seria impedi-ló de girar a roda? pois é o único meio dele sair… afinal não tem mais avião, nem submarino, nem helicóptero, nem etc..

    3) Não entendi o significado de desmond='mecanismo de segurança', mas acho que no season finale vai dar pra entender.

    4) Smoke queria sair da ilha, e agora quer destruí-la, mas Ben quer a ilha pra ele, e agora Ben?

  59. Com mil perdões, asdasd, mas se tu não viu até agora a solução pra "o que é a ilha?" no episódio anterior a esse…
    vai procurar outra coisa pra assistir, porque essa resposta já foi dada… Sorry!

  60. Só para lembrar que no concerto onde estarão Jack, seu filho, sua esposa (provavelmente Juliet), Desmond e Kate, e que provavelmente é o mesmo evento que está sendo organizado por Eloise Hawking, também estará Miles e seu pai, que no diálogo com Sawyer na Delegacia disse que iria a uma concerto beneficente.

    Flocke quer usar a resistência de Desmond ao electromagnetismo para sair da ilha. Desmond será a “roda” que o Flocke não conseguiu construir. Por outro lado, Desmond quer fazer com que todos os personagens que estão na paralela "acordem" para a lembrança da ilha. Com isso a realidade paralela torna-se a realidade presente e o Flocke não poderá deixar a ilha pois ficará aprisionado nela para sempre, mesmo que consiga destruí-la.

    E Kate não teve uma filho na ˜paralela” como foi dito acima para justificar que o Jack não poderia ser o protetor da ilha pois também teve um filho. Kate teve um filho (criou Aaron como tal) quando saiu da ilha com os O6, antes dos eventos que criaram a paralela. Acho que a partir desse momento Jacob descartou Kate.

  61. Acho que a sensação será como a de uma mãe que precisa deixar seu filho partir.

    Este é o fim (…)
    Dos nossos elaborados planos, o fim
    De tudo que permanece, o fim
    Sem salvação ou surpresa, o fim (…)
    Voce pode imaginar o que será? (…)
    Numa terra desesperada?
    (tradução de trechos soltos da música do The Doors: The End – Acho que essa música vai ecoar em minha mente até o histórico domingo, 23 de maio de 2010) @twitsson

  62. Não entendi uma coisa: Primeiro o Flocke promete a ben que ele ficaria com a ilha depois que ele saísse. Poucas horas depois o MIB diz ao próprio Ben que vai destruir a ilha. Por que o Ben iria cooperar?

  63. Talles :

    Na estação Cisne, quando Desmond não digitou os números, ação que que mantinha o eletromagnetismo sob controle, começou um ''vazamento'' gigantesco desse eletromagnetismo , que só poderia ser contido pela failsafe key que ele girou. E ao girá-la, se tornou especial.

    Essa chave era um mecanismo de segurança, ''a measure of last resort'', da mesma forma que Desmond é agora em relação ao Smokie, já que ao ter virado aquela chave passou a ter resistência ao eletromagnetismo, e só assim poderia enfrentar e impedir a fuga do monstro da ilha, uma vez que smokie é uma manifestação desse mesmo eletromagnetismo da ilha .

    Se nada pudesse parar o monstro, Widmore acionaria a failsafe key chamada Desmond.

  64. Para mim ta meio claro. Desmond é a chave de segurança não porque ele vai fisicamente segurar o monstro, mas porque ele consegue transitar pelas duas realidades.
    A realidade paralela é o que aconteceu depois do monstro destruir a ilha (lembrem da cena do começo da 6 temporada), e o Desmond esta fazendo seu papel la, e não na ilha.

  65. Pra mim , ficou uma '' deixa '' clara de que John Lock terá enfim sua redenção na realidade paralela e após sempre conviver com o trauma de sua eterna cadeira de rodas , enfim expirementará a felicidade ao menos momentanea de ter suas pernas e com sua mulher amada ao lado !! acharia legal e vcs ???

  66. um ponto duvidoso pra mim , nao era dito pelas tais '' regras ''
    que o Ben nao poderia matar o wildore e vice-versa ( frase dita quando Ben invadiu o quarto do Wildore) , agora ele simplesmente enche de bala ? e as tais regras ?

  67. – Não entendi como Ben poderia matar Widmore se isso era ''contra as regras''.

    Se Widmore morreu de fato, isso deve ser explicado.

    – Por que o pequeno Jacob apareceu pro Hurley, e não o Jacob adulto?

    – Alguém tirou Desmond do poço, pois Sayid o deixou lá. Pode ter sido Claire.

  68. Talles:

    Ainda sobre a failsafe key.

    Assim como os números do computador( números dos candidatos) mantinham o eletromagnetismo sob controle, os candidatos ( mesmos números) enquanto vivos mantém Smokie na ilha.

    Se os números /candidatos falharem, resta a failsafe key
    ( Desmond – 108 – ) para conter o monstro(eletromagnetismo).

  69. Gostei bastante. Lembrei do tempo em que eu sentava pra ver Lost sem me preocupar em criticar. Foi isso que fiz. Foda-se as críticas. Critico escreve pra outro critico ler, já dizia alguém que eu não lembro o nome agora rsrs. É isso aí. Nem vou ver se tem erro ortográfico. Vai puro assim. Adoro Lost, porra!

  70. Como o Bruno comentou aí acima, as coisas tão se encaminhando para Evangelion mesmo. Quem já assistiu aquela série lembra que a frase final – "que tedioso" – e o contexto na cena abre milhões de interpretações, debatidas até hoje, 15 anos depois do fim da série.

    Assim como 2001 – Uma Odisséia no Espaço. Milhões de interpretações, 40 anos após ser feito.

    Lost vai seguir por esse caminho, a meu ver.

  71. Ao meu entender, Jacob antes nao podia ser visto por todos enquanto ele ainda "existisse" físicamente… por isso ele pegou suas cinzas com hurley e as queimou… podendo assim agora ser visto por todos. E eu axo q a "destruição da ilha" vai ser o afundamento dela como vimos na paralela… será? hehehe e com essa destruição o final pode ser os losties todos reunidos na "ex-paralela" tendo consciência de sua realidade na ilha… pode ser né??? se for isso mesmo podem ser interessantes as consequência disso… espero q façam um bom episódio final e que não seja corrido. dia 29 16h to la no encontro! 😉

  72. Muitas respotas ainda não foram respondidas,por exemplo aquela mulher do across de see que criou jacob, de onde ela veio, a civilização egipicia nada foi contado, origem da ilha, quem foi o primeiro jacob e como a mãe adotiva do jacob matou geral no acampamento onde irmão mau do jacob estava ????

  73. Gostei mto do episódio, mesmo tendo lido spoilers. Achei perfeito!

    E FERDS, então eu sou uma exceção, pq nasci para ver tanto Lost qto Supernatural, é lógico amo mais Lost, mas tb adoroo mto SPN.

    Ri mto com "Off Topic: Matar o MIB é fácil, é só jogar sal e queimar os ossos dele. Funciona em outras séries…"

    Alguns comentários onde o ponto de vista é igual ao meu:

    "…a fumaça tem que sair…imagine vc no lugar dele…querendo sair da ilha e jacob nao permitindo…querendo ver o que existe além do oceano…jacob é o culpado por ele ter ficado desse jeito" – também acho que ele deveria sair e acredito que se sair, não acontecerá nada de tãoo mal assim.

    PAOLA "eu decidi que gostaria mesmo que o Locke destruísse a Ilha.. Eu imagino o momento de todos no concerto/festa, e no momento em que a ilha é destruída, simultaneamente, os últimos que faltavam pra se lembrar da ilha, lembrando!…a maioria encontrou a rendenção na realidade paralela!"

    Gostei mto da teoria do FAGNER "Acho que deixar o monstro sair seria uma POUTA sacada… o cara não é mal por natureza… Jacob fodeu com ele… eles sairam, criaram a paralela, e o monstro deixou de ser monstro…Pra mim, a realidade alternativa é a "condição" do Jack pra fumaça ir embora".

  74. PESSOAL VEIO EM MINHA MENTE APÓS ASSISTIR ESSE EPISÓDIO O MOTIVO PELO QUAL O "MIB" ESCOLHEU O JOHN LOCKE.
    Ñ SEI SE VCS LEMBRA DE UM FATO OCORRIDO NA PRIMEIRA TEMPORADA, LEMBREI DESSE FATO QUANDO JACOB FALOU SOBRE A LOCALIZAÇÃO DA LUZ PARA JACK, QUANDO ELE FALOR SOBRE ELE TER ACORDADO NA PLANTAÇÃO DE BAMBU NO 1º EPISÓDIO. ALGUNS EPISÓDIOS APÓS AQUELE, JOHN LOCKE, MICHAEL E KATE FORAM CAÇAR PORCOS, QUANDO MICHAEL É ATACADO E KATE O LEVA DE VOLTA AO ACAMPAMENTE DEIXANDO JOHN SOZINHO, O MOSTRO DE FUMAÇA APARECE PELA PRIMEIRA VEZ (DESSA VEZ SÓ ESCUTAMOS SEU BARULHO E Ñ O VIMOS), QUANDO JOHN LOCKE APARECEU ELE DISSE A ALGUÉM (Ñ LEMBRO MUITO BEM, MAS ACHO Q FOI AO WALT) QUE ELE FOI ATÉ O CORAÇÃO DA ILHA E O QUE ELE VIU ERA LINDO!
    ACHO Q O MIB QUIZ O CORPO DE JOHN LOCKE, PQ JOHN LOCKE SABE A LOCALIZAÇÃO DA LUZ, POSSIVELMENTE DEVE SER COM O FIM DESSA LUZ Q A ILHA É DESTRUIDA E DESSA FORMA ELE PODERÁ SAIR DA ILHA.
    Ñ SEI SE VCS LEMBRAM DESSE FATO E NEM SEM SE OS PRODUTORES IRÃO RESPONDER ISSO DE FORMA EXPLICITA, MAS DAVI GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO SOBRE ISSO.

    PS.: AINDA TEM GENTE ACHO Q LAPIDUS MORREU COM A PORTADA NA CABEÇA, RSRS, PESSOAL! ELE DESMAIO COM A PANCADA DA PORTA, ELE MORREU MSM FOI AFOGADO! OU VCS ACHAM Q ELE IRIA CONSEGUIR ACORDAR E SAIR NADA NORMALMENTE COMO SE Ñ PRECISASSE RESPIRAR… E PELO Q EU TO VENDO A PARALELA É QUE SERÁ O "HAPPY ENDING" DA TEMPORADA, TODOS OS PERSONAGENS REUNIDOS NO ULTIMO CAPITULO EM UM CONCERTO!

  75. pq meu comentario nao foi liberado? eu nao disse nada demais, apenas uma materia de abril, que hoje está fazendo um pouco de sentido.

    democracia e liberdade de expressão ZERO neste blog.

  76. Bela preparação para o final…
    foi um episodio que trouxe poucas porem importantes informações, mas que preparou de mareira brilhante para o final!!
    Jack como o candidato….nada mais justo
    Ben voltando a ser enigmatico (espero q ele esteja tentando iludir o MIB e o assassinato de Wildmore, mais do que uma vingança, seja em prol disso…será?!)
    Desmond reunindo todos os personagens para o grande concerto…

    Enfim, espctativas nas alturas!!

  77. Ok, vms ver se liberam desta vez:

    http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,suposto-roteiro-do-episodio-final-de-lost-e-encontrado-no-havai,542513,0.htm

    – muitas coisas dessa notícia em abril, batem com o 6×15

    pelo andar da carruagem (se o resto for verdade) teremos jack caindo na fonte, o que me leva a crer tal a formação de uma nova fumaça (white smoke) sendo assim a única possível forma de matar MIB.

    será q agora vão liberar? ¬¬'

  78. Saudades desde já da melhor série de tv até hoje. Aquela que conseguiu reunir além de um roteiro único, personagens marcantes, fãs ardorosos e identificações no nosso mundinho que nem poderíamos imaginar quando tudo começou lá atrás. Quem diria que teríamos discussões acaloradas sobre fé e razão como um Jack e um Locke nos fóruns e esquinas da vida? Quem afirmaria que nos encantaríamos com um casal de coreanos como se fosse nosso conhecido? Quem levantaria a hipótese de que reconheceríamos claramente traços da nossa própria fraqueza (humanidade) em todos os personagens desde um Hurley até um Jacob?

    A série ficará pra sempre cravada na galera toda aqui, por bem ou por mal, para os de fé ou os desencantados. Não se esquece de algo revolucionário num estalo. Muitas tentarão imitar (algumas já estão tentando) o original. Haverá sátiras (já está havendo aos montes) e brincadeiras. Lost não será tragado pela memória descartável da televisão. Felizmente. Será celebrada e homenageada.

    O episódio "What they died for" é a porta que se abre para o fim que todos esperamos, negamos, adiamos, ansiamos, fugimos, reclamamos… A série é tão incrível que faz com que os fãs estejam comentando tal qual personagens da mesma. Nunca se viu isso em algo do gênero. Há os que ironizam feito um Sawyer, os que perguntam encantadoramente como um Hugo, os que tentam ver a ilha como o antigo Locke, os que buscam consertar e juntar cacos como o velho Dr. Jack, apaixonados mas fugidios e escorregadios como uma Kate, sóbrios e determinados como um Desmond ou um Jack do fim de série.

    Lost foi feita por seus produtores e por nós. Foi a primeira que introduziu de forma maciça o conceito de acompanhar uma série a ferro e fogo direto da internet, visitando blogs, comentando, lendo, discutindo. Foi dissecada de todos os jeitos.

    Terminará. Celebremos. Seja qual for o final, sabemos que será o mais digno, o mais autêntico, a assinatura genuína de Lost.

    Apenas por uma questão de fé. Um salto de fé.

    Afinal, fazendo um trocadilho com o título do episódio desta terça que passou, vivemos para isso.

    Só lamento não poder ter escrito e discutido mais com vocês, cujos textos eram sempre lidos por mim após cada episódio desde a primeira temporada.

    Fica aqui meu apego ao espaço e a todos os que colocaram Lost no colo.

    Rafael Moreira

  79. Bruno:

    Mandou bem na sua observação! O Locke ficou frente a frente com o smoke, e depois apareceu todo de boa na praia com o javali morto e disse que tinha visto uma luz, e ela era linda… fora que no final da primeira temporada ele é puxado pra dentro de um buraco pelo smoke e é salvo pelo Jack, se não me engano…

  80. Episódio bom, bem-feito, com momentos emocionantes.

    Pontos pró: mesmo já sabendo q isso ia acontecer, mt bom ver q na paralela Rousseau está viva e feliz. Nunca me conformei com a morte idiota dela na ilha. Da mesma forma, mesmo previsível é ótimo ver o Locke aceitando ser curado pelo Jack.

    Pontos contra: a morte do Richard foi esquisita. O Flocke tinha dito q qdo ele, Richard, decidisse segui-lo, era só procurá-lo, pois ele ñ faria o convite novamente. Porém, qdo Richard foi ao seu encontro, nem pôde falar nada, já foi morto. O Miles, q eh um personagem teoricamente menos importante q o Richard, conseguiu escapulir.

    Mas fiquei p. da vida mesmo com Ben matar Widmore dpois de eles terem dito várias vezes q um ñ podia matar o outro. Se isso não for esclarecido vai ser palhaçada. Me lembro q o Ben num episódio entrou no apto do Widmore e ambos comentaram essa proibição. Uma coisa é deixar um mistério sem explicação, outra é expor uma premissa e dpois contrariá-la.

  81. Eu achei que o Jacob iria explicar mais coisas para os losties, mesmo que off-scene, mas ok. Pelo menos agora sabemos que não é o vinho em si ou qualquer bebida que torna um candidato em um "Jacob", e sim o simbolismo envolvido. Notaram a cara de "eu sei tudo" do Jack, logo após terminar de beber a água do rio que o Jacob "enfeitiçou"? Muito foda. O final promete muito 😀

  82. Não entendo a revolta com a morte de Widmore. Para mim é simples as regras foram rompidas com a morte de jacob. A "mãe" de jacob e brother tinha dito que um não podia matar o outro, mas assim que ela foi morta por mib, jacob conseguiu matar o irmão. Isso é um dos mistérios que ficam subentendido, assim como a gravidez.Isso sim é subestimar os fãs, explicando coisas assim nos mínimos detalhes, se fosse assim teríamos a já finada flashforward em vez de lost

  83. Foi um bom epi, com este epi só tive a certeza de que lost me mudou, antes queria saber de todas a respostas, agora só quero saber o que mais de ruim pode acontecer na vida dos loties, pois as respostas nem sempre eh o que precisamos, e sim as escolhas, enfim, acredito que temos pouca possibilidade de ter um final ruim, agora eh só aguardar com mto pesar o ultimo epi

  84. "Daniel disse…
    Muitas respotas ainda não foram respondidas,por exemplo aquela mulher do across de see que criou jacob, de onde ela veio, a civilização egipicia nada foi contado, origem da ilha, quem foi o primeiro jacob e como a mãe adotiva do jacob matou geral no acampamento onde irmão mau do jacob estava ????"

    Daniel, de uma vez por todas, isso já era! A ilha tem poderes sobrenaturais que ninguém conseguiu decifrar. Mas se vc quer tanto uma explicação para o início de tudo, faça como a religião, diga que foi deus quem criou a luz e daí vc terá a sua tão sonhada resposta, ok?!
    Beijos para vc! ;o)

  85. Parece que soh agora a ficha caiu VAI ACABAR … sensacional, esta passando um filme na minha cabeca de todos esses incriveis anos, sentimento indescritivel mesmo, nao sei se choro ja, ou espero pro THE END .. um abraco a todos os fas de LOST.

  86. LOST é como o caminho de Santiago de Compostela. Não interessa o que nós vamos encontrar lá no final, pq o importante é a caminhada em si.

    Durante anos, nós elaboramos milhares de teorias, construímos cenários complicados, inventamos mistérios além daqueles existentes. Agora os produtores estão nos mostrando que as respostas são muito mais simples do que aquelas que imaginávamos. E estão mostrando que há perguntas para as quais não temos resposta (como é difícil conviver com isso, né?!). Todos querem saber qual é a origem de tudo, mas quem sabe a verdadeira resposta para isso? Ninguém. Fato.

    Eu gostei muito de "across the sea" e ele foi, para mim, a resolução de todos os mistérios. Pelo menos daqueles mistérios para os quais os produtores tinham respostas. Eu cheguei a escrever nos comentários do episódio tudo o que eu tinha entendido ser a síntese da história de LOST, e parece que isso é tudo que vamos ter. Mas, querem saber, para mim já não faz a menor diferença.

    Um amigo me perguntou pq eu estou tão "impassível" em relação ao final de LOST. E a minha resposta, hoje, é pq eu estou anestesiada pela sensação de perda. Já não me interessam mais as respostas pelas quais eu tão ardentemente esperei estes anos todos. O que mais me interessa é como eu vou viver sem a companhia de LOST daqui para frente. Eu adorei conhecer os losties, fazer parte das suas vidas, sofrer e me alegrar com eles, vir aqui no Blog para conversar sobre os episódios, responder o tópico de perguntas na LOST Brasil, assistir os untangles, ler as observações magníficas do Davi Garcia e acompanhar a mudança da Jú de Porto Alegre para o Rio de Janeiro numa ousada e corajosa procura pelo seu destino.

    Obrigada.
    É isso. E não há mais nada a dizer.

    :o)

  87. Postei isso aqui dia 17/05, mas como o assunto está em pauta, repito:

    sobre MIB e Locke serem ''especiais''.

    Se a ilha estiver em uma espécie de looping temporal, onde tudo vem se repetindo ao longo do tempo, com algumas pequenas mudanças
    ( progress), o motivo de o pequeno MIB já saber jogar senat e de ser especial pode se dever ao fato de que uma versão passada dele já esteve na ilha e já passou por tudo aquilo antes.

    O que nos remete ao teste de Richard no pequeno Locke, perguntando a ele quais os itens que já lhe pertenciam, como se quisesse descobrir se Locke tinha esse tipo de conhecimento inato.

    Lembra que Locke escolheu três coisas, a bússola, o vidro de cinzas/areia e a faca, e quando ele pegou a faca o Richard se decepcionou e foi embora?

    Nunca entendi bem por que ele fez isso. Muitas pessoas dizem que foi porque o Locke não escolheu a bússola, mas fica claro no vídeo que ele escolheu também a bússola.

    Talvez o Richard estivesse buscando um substituto pro Jacob, como protetor da ilha, e percebeu que Locke na verdade trazia lembranças inatas do monstro de fumaça, talvez por ter já impersonado um em uma versão passada.

    Locke foi talvez o primeiro a ver de frente o monstro na ilha, e , ao contrário dos demais, viu uma luz clara , brilhante e linda.

    Tanto a falsa mãe como MIB e Locke tinham esses conhecimentos inatos, esses dons, sabiam quando ia chover, eram sensitivos, etc.

    Quem sabe por isso , entre todos, Locke foi o escolhido para morrer e voltar á ilha para ser impersonado por smokie

  88. Será que Desmond vai se jogar na luz e haverá uma explosão, e uma confusão de realidades e tempo, e tudo vai se misturar, fundir, (aí veremos aquela cenas dos caiaques alguém perseguindo e trocando tiros?)
    Falem que este episódio foi ruim… as cenas de Locke aceitando ser curado, a cena do Ben se emocionando quando Rousseau compara ele a um pai para Alex… quando Jacob revela ( o q todos já sabíamos, e q li no resumo detalhado) mas me emocionei assim mesmo. Como podem dizer agora que o episódio anterior foi chinfrin? “It’s time… this is the moment that we’re waiting for…” e Hurley reconhecendo Ana Lucia? Dude, este episódio foi digno de um preparativo para o “Gran Finale” – Ela não virá conosco? … – Ela não Está pronta ainda. A cena de todos reunidos no concerto… vai ser grandiosa… podem esperar… Countdown to the Season Finale

  89. Eu tava aqui meditando, pensando sobre coisas ainda não respondidas de Lost. O nome do irmão do Jacob. Será que tem algum mistério por ainda não ter revelado? Ou será que é apenas mais uma encheção de linguíça misteriosa (convenhamos, Davi, mas você tem que concordar que em Lost existe vários mistérios que foram criados só pra iludir os espectadores, sendo que esses mistérios não significam nada).

    Depois de pensar um pouco, só conseguir pensar em um nome para o irmão de Jacob: Christian.
    Sim, faria sentido. Primeiro, porque sério, seria meio ridículo a série terminar e ele não ter um nome (mesmo que você diga que isso é fantástico pra uma série, um personagem sem nome, etc, eu prefiro algo menos fantástico e com nome), e acredito que toda essa enrolação de não dizer o nome dele, deve ser porque tem alguma grande revira volta relacionado com o nome dele. Segundo, porque isso também faz sentido: Christian (ou o fantasma dele, sei lá) aparecer pra Jack fora da ilha, o sensor de fumaça alarmar, e também principalmente porque seria uma grande decisão no final. Jack agora como novo Jacob, terá que escolher se deve matar ou não matar o seu pai (o monstro de fumaça).

    Ah, sei que se for ver não faz muito sentido, porque se fosse o pai do Jacob, Jack saberia, e como o Christian antes estava fora da ilha? Acredito que, se essa teoria for verdadeira, o Christian deve ter viajado no tempo, ou sei lá o que. Ah, também sei que Lost tá no fim, e realmente sinto uns 10% de desapontamento com esse fim, e agora criar teorias não tem mais graça quanto já teve a anos atrás.

    Mas quer seria legal ver Jack decidir entre salvar o pai ou salvar a ilha, seria. Enfim, queria que você pensasse nessa teoria, Davi.

    E que esses próximos 5 (4) dias seja os mais rápidos da minha vida o/

  90. Obviamente Hurley ja se tocou de tudo na relidade alternativa. Por isso ele reconheceu Ana Lucia e ajudou Desmond com tanto dinheiro tao facilmente.
    Que bom um capitulo tipico de Lost de novo depois desse ultimo que foi meio doido. E é meio atipico de Lost voce saber coisas antes dos personagens. Hauhauhauha. Tipo, Jacob conta a historia do de Preto e nos ja sabemos o que se passou. Acho que isso nunca aconteceu. Hueheuheuhe.
    E como eu falei, Jack vai substituir Jacob, tava na cara. Interessante lembrar da cena que o Jack acorda no primeiro capitulo da primeira temporada porque ele ve o par de tenis do pai dele pendurado. Ali foi o fumaça preta pegando o corpo do pai dele como ele fez com o corpo do Locke. Ele tava por la rondando a fonte. Bem bolado.
    no final, todo mundo foi pra ilha pra substituir o Jacob pra salvar o mundo. Muita gente morreu pra isso acontecer. Deve valer a pena contanto as outras 6 bilhoes de pessoas do mundo e suas futuras geracoes. Se voce for ver, ja sabemos de tudo de Lost. O mais importante. To achando que so vai sobrar o Jack no fim das contas. Kate, Sawyer e Hurley vao morrer.
    E o Ben hein? Loucaco!! So quer salvar a propria pele e ver Widmore queimando no inferno!!
    Desmond vai salvar tudo, nas 2 realidades.
    O Jack vai substituit Jacob. Justamente o trabalho que Locke sempre quis. E foi Locke quem mudou o pensamento de Jack ao passar desses anos. Comecou a acreditar num proposito maior. Locke foi um bundao, mas ele no fim das contas, ajudou muito o Jack a tomar a decisao de proteger a ilha.
    O ultimo capitulo vai ser pra saber se o fumaca mata todo mundo e papoca a ilha, ou conseguem matar ele e a galera volta pra casa e Jack vira guardiao. E tambem em que diabos vai dar a relidade alternativa!

  91. Eu só não entendo; o Flocke so foi capaz de matar o Jacob por causa dos candidatos não?

    Então era so o Jacob nunca ter trazido ngm para ilha que nada iria acontecer, visto que um não pode matar o outro como a gente j;a sabe

    ah mas o Jacob se cansou do cargo; isso não foi dito em nenhum momento da série, e mesmo que fosse, ele iria arriscar a vida de todos do mundo só pq nao quer mais brincar de guardião da ilha?

  92. Pessoal, me veio algo em mente agora após a leitura dos comentários. No episódio "across the sea", a mãe "louca" diz que a luz da ilha representa vida, morte e RENASCIMENTO. Neste contexto, vimos que jacob tinha o poder de dar vida eterna ou proteger da morte sob algumas condições. Já o MIB, atua mais como a morte, matando e assumindo a forma fisica de mortos. Acerca do Renascimento, tenho uma teoria que ao conseguir matar o MIB na ilha, Jack teria o poder de providenciar o renascimento de todos na realidade alternativa, inclusive com a inclusão dos que ficaram vivos na ilha. O preço por isso seria o esquecimento e novas situações. Sei lá, pode parecer muita viagem no que pensei mas quem sabe é uma resposta para unir as realidades

  93. Caraca, não consigo nem comentar a respeito. É uma amálgama de sentimentos e emoções… Depois de Across The Sea (que, não importa o que digam, pra mim foi excelente) What They Died For me deixou desarmado. O fim está chegando e isso é inevitável…

    Mas só vou me atentar a umas coisas simples nesse primeiro comentário: sobre as infindáveis discussões sobre "um não pode matar o outro" está claro que são acordos, pô. Já ouviram falar em "honrar acordos"? Tratados pós Guerra e talz? Pois é.
    Já no caso dos Irmãos, que a Mãe disse que havia feito com que eles não pudessem se matar ela simplesmente os havia tornado Candidatos. E quando disse que o Brother (BiB) não precisaria se preocupar com a morte jamais, é porque ela já o tratava como seu Substituto, supondo que ele protegeria a ilha por tempo indeterminado.

    E uma sacada interessante que eu notei é sobre o eterno bordão de Desmond David Hume: "See ya in another life 'brotha'!"

    Ele está DEFINITIVAMENTE os vendo (a todos eles) em uma outra vida, né não?

  94. Lost: uma série sobre pessoas, uma série sobre mistérios, uma série que hipnotizou milhares de fãs…
    cada episódio desde o 01×01 até 0 06×14 ainda eram os mistérios e as hipóteses que mandavam, do 06×15 e neste 06×16 mudam as coisas, entram as respostas e a certeza que chegamos ao fim! Não tem mais jeito, domingo acaba… minha tristeza e decepção é geral, total e infinita! tristeza pelo final; minha decepção é quanto aos mistérios e tantas teorias formadas e discutidas nestes seias anos… muita coisa ficou pra trás, mil mistérios nem sequer serão respondidos, cem perguntas vezes seis anos serão ignorados em detrimento da regra geral das grandes obras televisivas: não importa o que os telespectadores querem; quem manda é a produtora e seu roteiristas! ganha a grana de quem paga e a verdade de quem dita as regras, mesmo que durante anos tenham dito que iriam ter um final já pré-definido e que tinham a certeza que já sabiam o que estavam fazendo!
    Faltou uma linha de continuidade em vários momentos, faltou regras (nem o jacob e o flocke seguiram as suas). Ficamos no meio, e a pergunta de Saywer neste episódio é a minha: O que temos a ver com a briguinha entre os irmãos gêmeos???? o filinho da mamãe contra o revoltado sem causa!
    Não vou reclamar, pois sou viciado em Lost! Vou esperar o fim, ver e rever cada episódio e tentar colocar tudo em ordem, como acho que esta série deve ser vista, um livro que, páginas foram arrancadas, e depois encontradas, um quebra-cabeças com peças fora de ordem… vou juntar as peças, e ver tudo de novo!
    valeu cada noite esperando um novo episódio, valeu cada espera pelas legendas e cada post muito bem elaborado pelo David!
    Só quero deixar uma coisa registrada: quem era o locke antes do acidente, quem era o ben, quem era o jack, e quem era cada um dos nossos losties? e pra que serviu cada ligação entre eles, se no fim só importa a briga entre jacob e seu irmão?
    Quero um final perfeito, e espero ver pelo menos umas dicas sobre o que acho ser mist´´erios que devem ser respondidos:
    a cabana servia pra que?
    como o flocke se fez de tantas pessoas e não tentou matar os escolhidos antes?
    quem eram os outros, e o que a dharma tinha a ver com isso?
    os outros eram liderados pelo jacob ou pelo flocke?
    por que não nasciam crianças na ilha?
    o flocke usou o ben desde o início (era ele na escotilha preso)?
    espero não por respostas, pois já tenho minha idéia formada sobre cada mistério. O que quero é que chegue logo domingo!!!!!
    um abraço a todos!
    última coisa: Quem vai depois do último episódio elogiar se não for realmente um ótimo episódio????
    eu acho que vai ser fraco e não vai agradar os fãs que seguem desde o início!
    o que vcs acham???
    David, faz uma pesquisa sobre o que nós achamos que vai acontecer com opções ou um espaço para colocarmos nossas teorias ( afinal será a última chance de teorizarmos!!!!)

  95. @Ilana

    então me explica você o que é a ilha, é uma "rolha"? é um lugar que tem como coração uma cachoeira iluminada? que legal hein.
    Só uma pessoa acéfala se contentaria com essas respostas, e ainda por cima querer se passar por inteligente hahaha

  96. Brother, a Carla disse tudo. Sem mais.

    Parabéns, Carla. Desde a sua síntese do Across The Sea eu já comecei a ler seus comentários com mais atenção, mas essa comparação que você fez, citando o Caminho de Santiago foi felicíssima.

    Me deu até vontade de ler O Alquimista agora…

  97. Pensano no comentario acima sobre o nome do MIB.
    Eu nao acrito q estejam escondendo o nome pq eh um nome q vai causar algum impacto. Maaass, nao descartando a ideia, se fosse alguem conhecido eu diria q seria Desmond. Pq?
    similaridades e Desmond e MIB.
    – os 2 foram expostos a um tipo de energia magnetica.
    – os 2 foram chamados de especial.
    Ja ouvi dizer ate q Desmond ta andando todo de preto na paralela e tentando reunir o pessoal. (eh q nao assisti o epi 16 ainda)

  98. Eu queria ler todos os comentários, trocar idéias, como fazia antes. Mas infelizmente o tempo é curto e quase não consigo ler todos os comentários que os Dudes fazem dos episódios.

    A esta altura, não há o que dizer sobre a qualidade da série, o que ela nos proporcionou todos esses anos e sobre o que estamos sentindo agora com a chegada do fim.

    Prefiro falar pro dudewearelost. Agradecer por todos esses anos de dedicação, agradecer a atenção e paciência e, é claro, parabenizar vocês por esse trabalho que se manteve sólido por tanto tempo.

    Davi, Juliana e toda a galera que compõe o Dude, o meu muito obrigado. Foi um grande prazer acompanhar a série com o suporte sempre autêntico de vocês. Espero que possamos continuar nos encontrando no Dudenews.

    Abraço a todos.

  99. Não acho que o Richard morreu ali, o próprio ator disse em uma entrevista disse que gostou do encerramento do seu personagem, acredito que ele não se referiu ao que vimos nesse episódio….

  100. caraca….otimo episodio.

    terreno bem preparado para o grand finale.

    gostei das explicaçoes, resoluçoes de misterios e etc.

    mas eu gostaria de saber onde estao os super defensores da ridicula teoria sobre aaron ser o jacob. tenha paciencia.

    eu ja vi ate uma teoria q dizia assim: "AARON, A BASE DO MAIOR MISTERIO SOBRE LOST." teoria essa q o sabio writter dela dizia q jacob era aaron do futuro e coisa e tal… q isso.
    ainda bem q o episodio across the sea mostrou q jacob sempre foi jacob.

    ufa…desabafei, pois essa era a coisa q mais me dexava doente nas teorias ridiculas absurdas sobre LOST.

    abraço davi e ate domingo.

  101. Acho que essa última frase do MIB deixou claro qual vai ser o final da série… Os flashsideways são as histórias dos personagens depois que o MIB conseguiu destruir a ilha e sair dela, provavelmente assumindo o corpo de Christian Sheppard e dando de "presente" aos losties aquela falsa realidade…

    Bom, pelo menos é a impressão que fica depois desse episódio, nunca há como ter certeza de nada em LOST, mas confesso que se esse for o final, vai ser no mínimo decepcionante…

    Se bem que desde a quinta temporada a série já vem decepcionando bastante em termos de roteiro e direção, se for assim, vão fechar com chave de ouro (sarcasticamente falando, é claro).

    Quem paga o pato somos nós fãs, que acompanhamos a série religiosamente desde a primeira temporada e acabamos por engolir tudo que nos dão pelo simples fato de sermos fãs absolutos da série.

    Que venha o THE END pra nos impressionar e deixar aquele sentimento de que valeu a pena acompanhar LOST por todos esses anos, ou pra nos deixar eternamente decepcionados.

    Can't wait for it!!

  102. Gente! wake up!!!!
    Ben pego o walk talk e deixou ligado, pra galera da sala secreta ouvir sua conversa com o MIB e assim bola alguma coisa pra acabar com o plano dele, Zoe e Widmore foram pro sacrificio e Miles???? Fugiu! Acho que assim como Ben elimino Jacob ele também pode da uma força pra elimina o MIB.

  103. acho que o pequeno jacob aparece p o Hurley e depois o jacob adulto pq p mim eles ainda continuam viajando no tempo. Portanto o pqno Jacob era em uma época e jacob adulto em outra! Pode ser viajem, mas me passou isso pela cabeça!!
    abçs.

  104. por algum motivo insano, eu acredito que o locke vai morrer durante essa cirurgia, pra mostrar q ele ainda tá errado sobre todos do avião terem se encontrado por um montivo, além disso o carlton disse q todos devem se perguntar o que acontece quando alguem morre na paralela, e até agora ninguem morreu, entao esse alguem provavelmente será o locke, mas eu ainda acredito que a paralela se passa antes da primeira temporada, e ela vai mostrar que os losties causaram a queda do aviao de alguma forma.

  105. Alguém aqui já leu Dom Casmurro?
    Pergunto qual o maior mistério desta obra prima machadiana?
    Pergunto de novo, seria a mesma coisa se soubêssemos a resposta deste mistério ou tornaria-se um livro como tantos outros do período Realista?
    Só pra refletir.
    Um abraço a todos.
    E bom fim de temporada.

  106. Realmente esse episodio foi demais, e a cada hora que passa ja sinto saudades desse seriado que é unico, nao ha outro igual, e realmente eu gostei muito do jack ser o novo Jacob,jack é cheio de defeitos como cada um de nós, assim como o proprio jacob, mais isso nao o faz menos merecedor!

  107. Bom, já que ta todo mundo filosofando e se lamentando eu vou agradecer !

    Agradecer ao Davi, a Juliana, e a Fernanda, que nem conheco pessoalmente, mas que fizeram um trabalho SENSACIONAL e NOTA 10 !!!! O "dude" sempre foi minha referencia e vou sentir falta de um site como esse. Parabéns pelo trabalho !!!! E muito obrigado !!!!

    Rogerio

  108. Não sei se alguém chegou a criticar Jacob falando explicitamente que ele fez o irmão ficar daquele jeito, mas eu achei bom p/ terminar de vez com a polêmica de que 'MIB não era o Smoke'.
    Achei pena não falarem sobre a cabana/cabine, mas já imaginava que não falariam.
    Sobre Smoke invocando Ben ao invés de Ben invocando Smoke interpretei da seguinte forma: se a fumaça induziu Ben (ou quem quer que seja) a pensar que era algo com algum grau de submissão, isso dissociaria com o fato dele próprio estar fazendo todo aquele plano p/ de fato ele manipular Ben.
    O único 'furo' é que Richard sabia que a fumaça tinha suas intenções (ele o convenceu a tentar matar Jacob). Em todos esses anos, Richard e Ben nunca conversaram sobre isso? Mas enfim, agora só resta esperar o fim.

  109. Acabei de pensar em outra coisa..
    Não sei se alguém já comentou, mas uma coisa que criticaram muito no epi anterior foi a submissão/resignação de Jacob ante a FMother. Do ponto de vista de sua nova postura, isso faz muito sentido. Ter passado por tudo aquilo sem poder questionar parece justificar muito o porquê dele enfatizar tanto a questão da escolha/livre arbítrio (bom, pelo menos até certo ponto, porque ele também influenciou na vida de todos).
    Ah, e quanto aquela passagem da fogueira e o nome de Kate riscado por ser mãe me faz concluir que o Kwon candidato era realmente Jin.
    (isso explicaria porque Sun não viajou no tempo?)

  110. Jacob passa a bola e Jack pega… Esse ciclo tem que acabar, seria frustrante se no final restasse Jack e Mib sentados na praia esperando novos losties e buscando uma oportunidade pra se matarem, isso não tem cara de um ponto final pra série.

    Jack, o novo protetor, vai dar um basta nessa disputa e de uma vez por todas matará Mib. Quando Desmond (da ilha) explicar sobre a realidade paralela, os losties não se importarão de morrer se for preciso…

    Se todos os losties na paralela se reunem e lembram de tudo, é claro que vão procurar a ilha. Mesmo no fundo do mar a 'ilha' existe lá, e deve continuar sendo especial, alguém deve ficar de olho nela… Acho que Widmore e Eloise já fazem isso, um lugar tão precioso não pode ficar desprotegido.

    Essas são minhas últimas especulações…
    Não tô nem ai pro que ja passou, possíveis falhas dos roteiristas ou o que quer que seja!
    Só consigo pensar no que vai acontecer… tentar desvendar o que vem a seguir é o que há de mais prazeroso em Lost… esse é um momento único, domingo é o fim.

  111. Moçada, passou pela minha cabeça a seguinte hipótese:
    1 – Na realidade da Ilha, onde o FLocke conseguirá "destruir" a Ilha, mas o efeito não será de libertação, mas sim de aniquilação do MIB, e de todos que estiverem na Ilha. Assim, pondo um fim naquela realidade.
    2 – Na realidade paralela, os Losties terão recuperadas as memórias daquela outra realidade da ilha, em sua totalidade, mas ficarão vivos na realidade paralela, onde estão todos vivos, com suas vidas preenchidas com as memórias da outra linha de tempo, ou seja… um final "feliz" pois todos estão vivos, com a aprendizagem da Ilha.
    Sei lá… posso apenas ter viajado, mas é um final interessante.

  112. achei perfeita a explicação de como Jacob ter escolhido "os escolhidos". Na verdade, como eu pensava, ninguém tem ou teve algum dom especial para ser o escolhido, ou seja, foi uma jornada de redenção de cada um que Jacob proporcionou. Sinceramente, fiquei curioso sobre o caixão, como o pessoal irá matar Smokey, e se Desmond terá de se sacrificar, como ele achou que faria quando girou a chave na escotilha.
    Será que o Richard morreu?
    Só esperando pra ver a cara do Ben quando souber que o Jack será o protetor da ilha, e que se lascou mais uma vez com as falsas promessas do Smokey. Bem, terreno preparado, que venha The End, my only friend.

  113. Vocês se lembram daquela declaração dos produtores de que muita gente esquecia de perguntar o porquê do Jack ser o único a ter caído no bambuzal? Pois é, nesse episódio vimos Jacob dizer que a Luz fica próxima aos bambus, seria isso uma forma de dizer que Jack sempre foi o favorito de Jacob para substituí-lo? Eu acho que sim.

  114. bem como eu esperava: um episódio mediano pra bom, que parece incrível porque o da semana passada foi aquela vergonha.

    bela preparação pro final. belíssima, aliás.

    chorei como nunca qdo apareceu a Danielle, principalmente qdo ela disse 'nem que tenhamos que sequestrá-lo' pro Ben; eu tive um treco. Ana Lucia apareceu e eu fiquei feliz!!! nunca imaginei isso!

    Lost é isso: não é sobre aquelas pessoas, não é sobre a ilha, não é sobre ciência… é sobre a gente, sobre nós os fãs não desistentes, um pouco xiitas, fato, um pouco bestas e um pouco esperançosos.

    que tristeza.
    o fim, que eu tanto pedi, tá aí, logo mais. que dorzinha misturada com alívio…

    :ó)

  115. Hug_O:

    – Já foi explicado há muito tempo porque Sun e demais não viajaram no tempo.

    Foi num episódio de recapitulação na quinta temporada.

    Simplesmente porque não estavam no avião todos os O6, conforme Ms. Hawking tinha orientado, salientando na ocasião que se isso não ocorresse as consequências seriam imprevisíveis.

    – Não acho que Jacob disse signifique que ele tenha criado o monstro de fumaça, mas cada um com sua respeitável opinião.

  116. Amo a série de paixão, mas não é um amor cego, isento de críticas. Por isso venho registrar que o Sayid, personagem que eu adorava, NÃO teve uma escolha e NÃO estava perdido, nem solitário, como disse o Jacob. Estava indo encontrar a mulher que ele amava, por quem tinha procurado a vida toda. Tinha evitado um atentado na Austrália, se redimindo portanto dos anos de torturador. As palavras do Jacob na fogueira valem para os losties ali, mas não para o árabe. Aliás, ele ñ teve nem escolha se voltava à ilha ou ñ, pq foi sequestrado pela Ilana! Só os outros escolheram voltar.

    Só me resta torcer pro irmão dele morrer na paralela, para ele ser feliz com a Nadja. Poxa, pelo menos isso.

  117. Edu disse:
    "LOST, a entrevista de emprego mais difícil do mundo". (2)

    huahuahuahuahuahuahuia ri alto aqui!

    Sobre o episódio, simples e objetivo, emocinante, aliás, na mais essencial maneira de ser de LOST que é deixando perguntas e ansiedade pro próximo capítulo.

    Veremos qual é a opção dos produtores pro final:

    1) se é perpetuar o ciclo:
    jack e MIB (ou outro lost virando o fumacento) na beira da praia pensando em como matar um ao outro

    2) se é finalizar o ciclo, quebrá-lo:
    jack de alguma forma e com a ajuda da moçada destruindo o monstro e acabando ou ficando só à ilha.

    como a ilha está no fundo do mar, voto na opção 2!

    TENSO! vem logo domingo!

  118. Boa observação do John…
    Aparentemente, algumas coisas salpicadas ao longo das 5 temporadas anteriores (principalmente a subestimada terceira temporada) têm certamente as tais "respostas" q muito procuram.
    Cada vez mais acredito nisso. Só resta esperar domingo… Ainda bem q tem season finale de Fringe na quinta para passar o tempo mais rápido… hehe

  119. @Tekaa*

    Não acho que os produtores pisaram na bola nessa. Talvez "Kwon" se referisse apenas ao Jin, e não à Sun.

    "Mas o Jin era pai!", sim, o pai biológico e apenas isso. Ele nunca esteve presente pra filha, e nem mesmo sabia que ela estava mesmo viva ou algo assim. Ou seja, ele era o pai biológico, mas não o pai de criação.

    "Ah, mas não é isso que conta!" Claro que é. Kate teve o nome riscado e ela era exatamente o oposto de Jin: uma mãe de criação, mas não biológica.

    O fato de você estar ali para o seu filho, de criá-lo e dedicar sua vida inteira pra isso, é que "inutilizou" a Kate como uma candidata, já que ela tinha algo pra se agarrar na vida fora da Ilha.

    Espero que tenha deixado claro 😀

  120. Não sei se já perguntaram isso, mas se a Kate deixou de ser uma candidata quando se tornou mãe, então pq os Kwon permaneceram como candidatos, já que se tornaram pais? Pelo menos a Sun deveria deixar de ser uma candidata, já que ela conviveu com a filhinha antes de retornar à ilha. Ou seja, o Kwon candidato é o Jin?

  121. O Richard morreu? Se sim, que ceninha mais fuleira!

    "Então quer dizer que nós pagamos pelos seus erros?", sawyer dizendo pro Jacob. Bela referência ao pecado original.

  122. Tekaa, vc tem razão. É uma incongruência. Mas isso jamais será explicado. Eram só nomes escritos com giz, como disse o Jacob…

    Não acho que o Ben ficou mau de novo. Pra mim ele tá tramando uma… para o bem. Senão o episódio Dr. Linus perde parte de sua grandeza. Aquela cena do Ben com a Ilana… poxa, ñ podia ser fingimento. Pra mim, o cara, inteligentíssimo, queria se salvar, se vingar (cf. o Gustavo frisou) mas tb pra ajudar os losties. Fica ao lado do Flocke só pra vigiá-lo de perto; não virou amigo dele não. Fico imaginando o Locke mandando o Ben matar o Jack, ele fingindo q ia obedecer mas na hora H se recusando e se sacrificando (morrendo).

    Acho q sei pq Miles não morreu. Ele q vai descobrir onde tá o corpo do Christian. Poxa, eu acho que o Jack tem o direito de dar ao pai um enterro digno.

  123. Palmas para Kate!

    Ela foi a única que teve a coragem de questionar as atitudes do Jacob. Se não fosse por ela, todos iriam ficar de cabeça baixa, só ouvindo o Sr. Jacob…

    Essa é mulher pra casar, Jack! Acorda, mano! Faz um ritual pra ela também!

    Bom… pra mim, o personagem que me chamou mais atenção neste bom episódio foi o Ben. Como disseram antes, parecia que o cara havia alcançado sua redenção NA ILHA, ao escolher ficar ao lado da Ilana. Qual será o jogo do Ben agora? Apenas obedecer o Mib? Ou aplicar um golpe nele? Bem, o rei dos golpes Sawyer não conseguiu. Aliás, fiquei mesmo com pena do cara, quando ele diz ao Jack que matou Jin, Sayid e Sun.

    Ah, olha que legal! Na realidade paralela, o Hurley se lembra da outra realidade ao beijar Libby (meigo né?), e Ben cobsegue se lembrar quando… APANHA! Se ele apanhasse do Jack, ou do Sayid, ou da Ana Lucia, ele também se lembraria. Desculpem se eu parecer um canalha, mas sinto satisfação em ver o Ben apanhar, e TAÍ outro milagre da ilha: além da cura da coluna do Locke e do câncer da Rose, temos a cura dos dentes do Ben.

    E ainda tinha gente dizendo que não se importava com o filho do Jack, que surgiu agora na trama e não trouxe nenhum efeito… o batutinha será o personagem principal do desfecho da série.

    Eu acho.

  124. @JOHN: por duas vezes, quase não vi que vc tinha falado comigo.. Na verdade, a pergunta que fiz era mais retórica do que propriamente uma dúvida. P/ mim, isto faria mais sentido do que apenas as palavras de Eloise (pq eu vejo como algo fácil p/ justificar qualquer incongruência).
    Se pensarmos que apenas Jin era o real Kwon candidato, vemos que só quem é/foi candidato é que realmente voltou no tempo (de certa forma, os person. principais). De qualquer forma é só uma interpretação.

  125. Uma dúvida, que pode não ser tão importante pro The End mas que achei pertinente:

    Jack foi eleito o novo protetor da ilha. Partindo disso, acho que não dá pra considerar mais Kate, Hurley e o Sawyer como candidatos. Ou seja, o efeito de proteção contra o Mib foi cancelado para eles!!!!!!

    É… né? Não é não?

    Dessa forma, bastaria ao Flocke mandar o Ben matar o Jack, e matar facilmente os losties restantes.

    Hummm, será que o Jacob fez outra cagada? Pelo jeito, esse cara devia ser mó prego no Senat….

  126. O paulobianco78 escreveu praticamente o que estava vindo escrever.

    1ª episódio desta temporada vimos a ilha submersa.
    Neste último episódio o (F)Locke diz que vai destruir a ilha.

    Todos na realidade parelela possuem suas vidas completas, são felizes e realizados (tenho minha dúvidas sobre a Kate 😀 )

    O Desmond diz para Ben que não está lá para machucar Locke, mas para ajudá-lo a "let go", no sentido de prosseguir com a vida, seguir em frente.

    Jacob diz que trouxe eles para a ilha pq eles eram como ele, solitários, com a vida vazia e em busca de algo que não podiam encontrar lá fora.

    Então…

    Acredito que Flock irá destruir a ilha e a partir deste momento a realidade paralela será então a "verdadeira"; e todos eles precisam lembrar de como foram suas vidas na ilha, o quanto eram miseráveis e solitários, serem gratos por esta segunda chance na realidade paralela, e seguir em frente com as suas vidas tendo em mente as lições aprendidas na ilha, como o Desmond quer que todos façam, "let go".
    E vão todos descobrir isso juntos no concerto.

    Oq vai acontecer com o MIB quando ele destruir a ilha, se vai ficar livre, se vai morrer nela, aí eu já não sei.

    []s

  127. O paulobianco78 escreveu praticamente o que estava vindo escrever.

    1ª episódio desta temporada vimos a ilha submersa.
    Neste último episódio o (F)Locke diz que vai destruir a ilha.

    Todos na realidade parelela possuem suas vidas completas, são felizes e realizados (tenho minha dúvidas sobre a Kate 😀 )

    O Desmond diz para Ben que não está lá para machucar Locke, mas para ajudá-lo a "let go", no sentido de prosseguir com a vida, seguir em frente.

    Jacob diz que trouxe eles para a ilha pq eles eram como ele, solitários, com a vida vazia e em busca de algo que não podiam encontrar lá fora.

    Então…

    Acredito que Flock irá destruir a ilha e a partir deste momento a realidade paralela será então a "verdadeira"; e todos eles precisam lembrar de como foram suas vidas na ilha, o quanto eram miseráveis e solitários, serem gratos por esta segunda chance na realidade paralela, e seguir em frente com as suas vidas tendo em mente as lições aprendidas na ilha, como o Desmond quer que todos façam, "let go".
    E vão todos descobrir isso juntos no concerto.

    Oq vai acontecer com o MIB quando ele destruir a ilha, se vai ficar livre, se vai morrer nela, aí eu já não sei.

    []s

  128. Como esse MIB é descarado e mentiroso, em certo momento ele diz para Ben que ele pode ficar com a ilha para logo depois dizer que o que ele pretende é destruir ela. Eu posso estar enganado, mas talvez Ben esteja armando alguma coisa para o black smoke. Será que toda aquela comoção diante de Illana não foi sincera, eu acho que não, mas em se tratando de Bem quem não ficaria com um pé atrás.

    O que será que vai acontecer quando Locke tiver sua coluna curada? Uma possibilidade até óbvia é que logo que ele volte a sentir a sua perna, instantaneamente ele comece a lembrar de tudo que aconteceu na ilha imediatamente após a queda do avião; mas o que isso pode causar já nao sei, talvez quem sabe de alguma maneira ele consiga ter algum tipo de influência sobre MIB, já que este está usando a sua forma; será?

    E o Miles, hein! Por onde será que ele anda, o cara virou fumaça. E o Richard, será que morreu?

    Esse episódio deixou uma sensação de já acabou! O que será de nós, fãs de carteirinha, depois que LOST estiver terminado? Eu não quero nem pensar.

    Que venha 'The End'!

  129. O Ben está fazendo o que sempre fez: manipulando. Pra mim ele quer se vingar de ter sido manipulado pelo Flocke quando matou Jacob, e agora está enganando o Flocke direitinho.

  130. ùltima teoria maluca antes de The End: Vou chutar que no final Jack New-Jacob e F(locke) vão entrar em um acordo, para destruir a ilha e provocar a realidade paralela.

    (F)locke deverá pedir o corpo do Christian (pai de Jack) para conhecer o além-mar e, em troca, Jack terá um filho (David), afinal é único personagem que não havia na realidade anterior.

  131. "Eugenia disse…
    Amo a série de paixão, mas não é um amor cego, isento de críticas. Por isso venho registrar que o Sayid, personagem que eu adorava, NÃO teve uma escolha e NÃO estava perdido, nem solitário, como disse o Jacob. Estava indo encontrar a mulher que ele amava, por quem tinha procurado a vida toda. Tinha evitado um atentado na Austrália, se redimindo portanto dos anos de torturador."

    Eugênia, eu também sempre fui apaixonada pelo Sayid, mas eu tenho que discordar de vc. O Sayid era o mais perdido e o mais solitário de todos eles. Ele tinha aquela solidão da alma de quem fez algo errado que não dá para voltar atrás. O Sayid parecia nunca ter se perdoado pelas torturas, por mais que vc e eu o tenhamos perdoado. Eu acho que não havia final feliz para ele. Embora, na ilha, o final que ele teve foi o mais heróico de todos.

  132. A única desculpa para o Sayid estar perdido é que ele jamais se permitiria ser feliz depois de tudo o que fez.

    Assim como admite na paralela

    O que o fez aceitar ficar com a Nádia na "nossa" realidade foi o tempo que passou na ilha.

    Nhé… explicação nota 7 =P

  133. Quanto aos Kwon. Ji Yeon seria cuidada ou por um, ou pelos dois.

    Como creio que os Kwon na verdade são dois, os dois um dia levariam a filha para a ilha etc.

    Mas se Kwon for só o Jin, creio que Jacob não acreditava que Sun voltaria a ilha. Talvez aí esteja um pouco da explicação dela não ter voltado ao passado assim como os outros losties.

  134. Fico decepcionado com os produtores por terem dado a Jack o lugar de Jacob, foi tão previsível que nem pareceu Lost. Analisando as outras temporadas é obvio que quem deveria ser era o John Locke. Ele sempre foi o homem para o trabalho. Extremamente injusto que quem sempre foi o homem de fé, que queria proteger a ilha, uma caçador que gostava da vida simples que em toda a trajetória traçou exatamente o caminho que Jacob descreveu pro Jack.

    Não to dizendo que Lost tá uma merda não. Pelo contrario, acho que está muito foda, mas nesse ponto, os caras vacilaram e eu não gostei.

  135. Nossa, como tem gente aqui que escreve roteiros melhores que o pessoal de LOST, não? Impressionante a qualidade dos comentários…
    quem falou aí em desastrosa 6a temporada? PQP o pessoal quer tudo mastigadinho, explicadinho. Definitivamente LOST NÂO é a série pra esse pessoal… esses podem ficar com Gossip Girl que está de bom tamanho.
    Longe de ser perfeita, essa série já está na história por ser intrincada o suficiente para que existam forums como esse para discutir. De resto, todas as grandes explicações já foram dadas. Falta realmente o desfecho! E vamos a ele 🙂

  136. Olá pessoal!!
    Tenho uma teoria meio sem noção sobre a gravidez na ilha… sera que ninguem pode ter bebes na ilha por serem candidatos de jacob? Assim como a kate foi riscada da parede de jacob por ter se tornado mãe ?
    sei la.. viajei hehe

    Agora só temos o episodio final eim… ja estou sentindo saudades de lost!!

  137. Não sinto mais tanta emoção com Lost, que venha Domingo! Torço para surtar nos episódios como sempre surtei nas últimas temporadas, não acho que seja culpa da série e sim minha.
    Episódio bom, mas não gostei do Ben voltar a ser evil, ele já tinha sua redenção, a história dele pra mim estava acabada, com a conversa em "Dr.Linus" com a Ilana, agora estragou.. Talvez esse seja o verdadeiro Benjamin. Não entendi até agora qual é a da richa do Widmore e do Ben.

    Perguntas que queria muito saber domingo:

    Pq o vidente disse que a Claire que somente ela deveria cuidar do Aaron? Colocando assim ela no voo 815. Bem Aaron foi criado pela Kate, e agora?

    O que Widmore queria coma ilha, pq ele não gosta do Ben e vice versa??

  138. Para que a série se torne mais que uma grande epico cult nostalgico no futuro TUDO vai depender desse último episódio ou vão acabar lembrarão de lost por essa frase:
    "IT'S MAGIC I AIN'T GOT TO EXPLAIN SHIT"
    por isso espero anciosamente por alguma explicação (sci-fi)cientifica MUITO foda pra todos esses eventos 'paranormais'.

    e como disse anteriormente:
    JACK NOW OWNS THE POWER!
    e desde o ínicio outro que se provou capaz de ostentar 'the dark side' foi linus que virá a ser o 'monstro' da ilha(ou o contrário).

  139. Incrível episódio! Até aqui, o melhor episódio da temporada na minha opinião tinha sido o "Happily Ever After", mas o 6×16 chega a rivalizar com o 6×11.

    Muitos momentos impactantes e arrepiantes do início ao fim. Tudo bem, gente, não teve mortes, nem grandes revelações. Mas ver Ben e Widmore cara-a-cara mais uma vez… Foi bom demais! Um dos poucos episódios de Lost que realmente deu arrepios durante o episódio inteiro.

    E Jack finalmente aceitando ser o substituto de Jacob… Tem gente dizendo que já era óbvio. Concordo. Mas os produtores não queriam nos surpreender com a escolha do Jack. O que realmente importa naquela cena é que ela nos leva a refletir em tudo que levou o Jack a chegar a esse momento, principalmente o quanto o Locke influenciou Jack a chegar até aqui. E com certeza, se não estivesse morto, seria Locke o substituto!

    E a trama da realidade paralela também não deixou nada a desejar. Tudo se encaminhando para o reencontro de todos. A reaparição de Ana Lucia, o Hurley que parece que já se lembra de tudo… E vai dizer que as cenas de Ben com Rousseau não foram emocionantes?

    Enfim, a única coisa que realmente me revolta em Lost são os fãs! Não todos, claro, mas esse povo que não cansa de criticar. Gente, vocês ser suportam? Porque eu não me suportaria. Caramba! Relaxem e curtam o finzinho da nossa viagem! Eu admito que eu já falei mal de algumas coisas em Lost. Eu sei muito bem apontar os defeitos, mas eu me concentro é nas qualidades. Tentem fazer o mesmo. É mais divertido.

    Que venha o fim!

  140. Me junto as pessoas que reconhece sim os defeitos, falhas e etc da série. Mas, sendo piegas, continuamos perdidamente apaixonados.

    Estamos ansiosos. Nesse domingo finalmente aquilo que tanto esperamos! As resoluções! Com um aperto tipico de despedida.

    Vontade de rever a série. Todas as cenas marcantes, engraçadas. Todas as vezes que fomos surpreendidos e ficamos boquiabertos. Todas as cenas WTF e suas especulações.

    É minha gente. Não tem como. Nostalgia total.

    Afinal, o que faremos depois de lost?

    we have to go back!!

  141. Alguém já deve ter comentado, óbvio….

    Mas já imaginaram o DESMOND sendo jogado na fonte de "luz", já que, em tese, ele não sofrerá os efeitos eletromagnéticos e sei lá o quê que ela causaria…

    Desmond ser jogado lá seria o único modo de responder o que tem dentro daquilo…. Ou o que é aquilo!

    Agora temos um JACKob kkkkkkkk…

    Hahahaha, ep. mt bom. Ansioso por Domingo!

  142. Djspro:

    Isso msm, Locke é puxado para um buraco quando é salvo por Jack quando ele joga uma dinamite dentro. Creio que se o Locke caisse dentro do buraco, apartir daquele momento ele passaria a ser o MIB. Mas bem domingo está logo aí, e vamos ficar sabendo de uma vez por todas como será o encerramento desta fantástica série.

    PS.: Querio que será um encerramento lindo, vcs já pararam para pensar na cena do concerto? todos os personagens que aprendemos a gostar durante 6 anos novamente unidos e mais legal, tendo realmente um final feliz, adoraria que a música tocada pela orquestra fosse Life and Death, seria um encerramento perfeito!

  143. Edu disse…
    LOST, a entrevista de emprego mais difícil do mundo.

    HJusahusahasusa
    Ri d+ disso!

    Enfim, adorei³ o episódio, mto bom!
    Algumas falhas, mas nada muito relevante…

    Claire e Lapidus sumiram…Richard, fuck!

    Ah pra tonga, já tá no final, vou reclamar de quê??

    Até domingo, vou ver o final fumando um cachimbo.
    Ou usando LSD, que seja ;D

    Namastê

  144. Olha, eu tenho que concordar com a Eugênia e discordar da Carla. Desculpe Carla hehe

    Mesmo sendo um assassino e torturador, Sayid procurou sua redenção fora da ilha. Sim, ele estava ciente de quem realmente era, nisso eu concordo.

    Na quarta temporada, o Ben estava procurando por ele. Acabou encontrando o iraquiano que trabalhava como voluntário, construindo orfanato, casas sei lá.

    Isso, pra mim, é uma atitude de alguém que quer se reencontrar. De fazer o bem. Só que o Ben estragou tudo.

    E naquele passeio fatídico com Nadia, Sayid estava bobo de tão apaixonado. Revejam a cena. Talvez o Jacob tenha salvado-o do atropelamento, é uma cena difícil, mas ele só voltou ao modo "Sayid Savage" devido à perda da pessoa mais importante da vida dele.

    Bom, é só minha opinião.

  145. Putz misturei tudo!

    Corrigindo: no ep. 5×07, é o Locke que procura o Sayid, na República Dominicana.

    Ele estava ajudando a contruir uma escola.

    Palavras do Sayid ao Locke, cuja tentativa de levá-lo de volta à ilha falhara:

    "Foi só por ter saído da ilha que tive a chance de me casar com a mulher que amo. Passamos nove meses juntos. Os melhores da minha vida, John. É isso o que eu sei em meu coração."

    Se eu fosse o Locke, naquela hora eu saía correndo, chorando aos prantos.

    Se uma pessoa diz que havia acabado de passar os melhores meses da vida, e que tudo isso acabou no encontro com o Jacob, então essa pessoa não pode ser considerada solitária e infeliz. Contradição notável. Furo do roteiro. Inconsistência conceitual. Paradoxo de emoções.

    Cagada.

  146. Estou muito emotivo, difícil fazer uma análise técnica, porém sei que LOST marcará a vida de todos que aqui partipam.

    ps.: Compreendi nesse ep. que as aparições de Jacob e MIB crianças nada mais são que visões que pessoas com a sensibilidade adquirida na Ilha possuem para liderar grupos e exercerem plenamente o seu livre arbítrio mesmo quando estão desencontradas na vida. As mettáforas dos produtores são de outra civilização por tamanha capacidade de reflexão, geniais.

  147. Gostei muito do episódio, inclusive acho que Desmond será o ponto de equilíbrio entre fé e ciência, mas fiquei com uma dúvida. Jacob diz que escolheu seus candidatos porque eram falhos e solitários, porque precisavam tanto da ilha como a ilha deles. Porém, eu havia entendido que JAcob recrutara Kate e Sawyer quando ainda eram crianças, logo bem antes de mostrarem essas características.
    E quanto aos números. Ele diz que riscou Kate porque se tornou mãe. Mas Kate já não correspondia a nenhum dos famosos números.
    Alguém tem uma explicação?

  148. PARA OS EASTER EGGS:

    1) Sobre as regras do Widmore e Ben…
    http://pt.lostpedia.wikia.com/wiki/As_Regras

    Obviamente ela não tem nada a ver com as regras entre Mib e Jacob. Se vocês perceberem em Across the Sea foi a mãe deles que impôs essa regras através de um ritual em que ela segura a cabeça dos dois filhos (PRESTEM ATENÇÃO).

    Já as regras entre Ben e Widmore eram mera conveção dos "outros", ou seja, poderiam ser facilmente quebradas, seria isso?

    Isto é, as regras entre Ben e Widmore são acordos, já as entre Mib e Jacob é um acordo "místico".

  149. Como a colega acima, eu também depois de muito pensar, entre o Across the sea e agora, e juntando com o resto da série, vejo a missão de Jacob meio que sem propósito até que respondam exatamente (ou com mais elementos) o que aquela luz comporta.

    Vejamos, Jacob e Mib são gêmeos. Um submisso ao que a mãe sempre disse, acreditando em tudo, que homens são maus e que não há nada além do mar. Mib, óbvio, descobriu (porque sua mãe lhe falou) que havia os homens, que tinham vindo de além do mar. Jacob não acredita e acontece toda a briga.
    Mib queria sair, conhecer o lugar onde ele "pertence" (o mundo, com humanos, etc). A curiosidade mais normal do mundo, e é estranho que Jacob não a tivesse.
    ´
    Não se sabe exatamente o que está na luz, coisa essa que "todo homem tem um pouco", e que "os homens querem se apoderar mas não podem".

    Mib cai lá e entra em contato com isso, mas parece que não absorve tudo, ou ao menos não todas as "qualidades" da luz, porque, segundo Jacob, ele ficou essencialmente mal. Mas a luz é uma "essência" de qualidades ruins e boas ? A luz é ruim ou o que deve não sair é o Mib porque ficou ruim (o vinho na garrafa que Jacob usa pra explicar) ? Ou ele e a luz passaram a ter a mesma essência: curiosidade, ganância, ambição e poder, como a Mãe dissera, e que Mib aprende vivendo com os homens.

    Depois da briga toda, motivada pelo Mib sair ou não da Ilha, olha só, Jacob vai e vem da Ilha, vê o mundo, escolhe gente e os cambau. E aí o irmão dele, que queria fazer isso desde o início, tá errado?

    Ou agora o Mib está "fundido" com a substância da Ilha e agora, só por isso, é que se ele sair, a Ilha se perde. Ou seja, o Mib É própria luz, e ele saindo, a Ilha "desmorona" ?

    Outra questão: se a roda não estava pronta e a Mãe matou todo mundo, e Mib morreu logo depois, quem terminou a roda ? Jacob ? Pra sair da Ilha e começar a recrutar pessoas? Mas se a mesma mãe que tinha garantido que eles não poderiam sair por razão alguma lhe deu a incumbência de proteger a ILha, por que em determinado momento Jacob resolveu pensar que tinha algo "Across the sea", resolveu conhecer o que era isso ?
    E porque ele então nega essa possibilidade ao irmão? Só pode ser porque agora, o Mib e Ilha estão fundidos, e um sair é necessariamente a destruição da Ilha.

    Sinceramente, eu queria ver o Mib sair, e a Ilha afundar. Acho que o Mib vai tentar convencer o Jack a isso. E o Jack vai aceitar, depois de muita luta.

    Muita coisa, e que venha o final.

    Abraços.

  150. pobre Ben… me deu pena dele.

    no mais, também vou sentir falta de algumas respostas, pelo visto. não que isso me deixe inconformada, mas me pergunto por que gerar tantas perguntas, se o objetivo não era respondê-las.

    mas amo lost assim mesmo! quero lost 2 – o retorno, a era jack (como guardião da ilha). =D

  151. Após ver esse episodio entendo que a Ilha vai mesmo afundar o que explica como ela desapareceu pois estava no fundo do oceano. Porém se na paralela a ilha esta afundada então a paralela representa o futuro dos losts e se for isso não entendo como tem tantos losts que morreram vivos na paralela.
    Casa o paralela seja simplesmente outra realidade mesmo, então como a ilha pode ter afundado antes? Através da bomba talves???

  152. É, acho que REALMENTE PRECISA TER UMA EXPLICAÇÃO DE PORQUE A DHARMA CHEGOU NA ILHA, AFINAL UMA TEMPORADA INTEIRA FOI DEDICADA À ELA. POR QUE WALT APARECIA PRA SHENON E JHON LOCK? SERIA O MONSTRO? SE JACOB ERA IMORTAL PORQUE MORREU? O QUE SÃO AS CINZAS QUE PROTEJEM AS PESSOAS DO MONSTRO? JACOB É TÃO RUÍM ASSIM QUE MANDOU BEN MATAR RUSSEAU E SUA FILHA AINDA NÊNE? ISSO EU NÃO ENTENDO ATÉ HOJE. NA VERDADE JACOB NÃO PASSA DE UM MATADOR EM SÉRIE, JÁ QUE ATRAIU MILHARES DE PESSOAS NA ILHA, SÓ PARA DISOUTÁ-LAS COM O SEM NOME(ALIÁS NÃO SEI PORQUE NÃO DERAM UM NOME A ELE) DE QUEM ERA A VOZ OUVIDA POR JHON LOCK NA CABANA? (HELP, LEMBRAM-SE?) PORQUE JACOB MORAVA DEBAIXO DAQUELA ESTÁTUA. BEN REALMENTE VOLTOU PRA SER JULGADO PELO MONSTRO? ELE É UMA ESPÉCIE DE JUÍZ? O QUE ACONTECEU NO TEMPLO QUANDO JOGARAM SAID NA ÁGUA TENTADO CURÁ-LO? E O MAIS IMPORTANTE COMO SE DÁ A INFECÇÃO?(SE NÃO RESPONDEREM ESSA VOU FICAR P. DA VIDA) AFINAL CLAIRE TAMBÉM FICOU INFECTADA. SERIA UM FALTA DE DESRESPEITO COM OS FÃS NÃO RESPONDEREM OS ENIGMAS MAIS INTRIGANTES COMO ESSES.

  153. Uma dúvida pertinente: A fumaça não existia antes de Jacob ter matado seu irmão e o corpo ter caído lá? Ou a fumaça existia, mas na verdade estava presa lá dentro? Aaii.

    Me deu raiva do Ben, não vou dizer q era óbvio, mas por um lado mais uma vez FLocke prometeu algo que não irá cumprir a mais. E o Ben ficou parecendo o Sayid ¬¬. Mas mesmo assim… adoro Ben.

    Era de se esperar que Jack que ia ficar no lugar de Jacob, só não imaginava que seria daquela maneira, poderiam escolher. Agora fiquei com medo, afinal os outros 3 candidatos não são mais úteis, afinal, já foi escolhido o guardião da ilha.

    Eu tb notei a cara do Jack de "agora estou entendendo tudo sobre tudo isso".

    Só sei de uma coisa…. que estou com MEEEDOOO!
    Que venha domingo…. segunda… e lenços 😉

    PS: nem imagino como eu vou ficar após ler o comentário do episódio do DUDE, que deve ser looongo por sinal 😀

  154. Ai que lenta eu! Nem me toquei que Ben pode estar fazendo algum jogo. É esperar pra ver o que acontecerá a ele.

    E por onde anda a Claire?

    Alguém lembra que os produtores disseram que a gente deveria se preocupar com quem morreria na paralela e não na "original"? Não sei se estou enganada, mas eles disseram isso um dia. E ai? chegou o fim e não aconteceu isso. Será que Locke morrerá? E isso afetará o curso das coisas?

  155. Gostaria de deixar resgitrado aqui, aquilo que eu acho que acontecerá no final da série:

    O Ben vai entregar a bolsa com as dinamites para o Desmond.
    O Jack vai levar o Desmond até a gruta de luz.
    Desmond, que é imune a altas cargas de eletromagnetismo, entrará dentro da gruta de luz… e conseguirá explodir a bomba lá dentro…
    A explosão afundará a ilha.

    Na realidade paralela, Desmond que se lembrou de tudo quando viu a Pen e sabe exatamente o que precisa fazer. Ele vai fazer com que todos se encontre… e se recordem de tudo que aconteceu na ilha com um único propósito: matar o Locke.

    O que o Locke não pode se lembrar é ele quem ele era antes dessa realidade paralela (o monstro de fumaça), para não despertar o mau que existe dentro dele.
    E quem conseguirá matar o Locke?
    O verdadeiro guardião da ilha – Jack.
    Locke morrerá na mesa de cirurgia do Jack… e dessa forma Jacob conseguirá finalizar um jogo que iniciou após libertar a fumaça.
    A ilha voltará à superfície da terra… talvez no passado (como aconteceu na primeira vez que os losties saíram da ilha…), mas, dessa vez Jacob saberá das conseqüências… e assim como os losties fizeram na realidade paralela, ele optará em seguir um novo caminho. Não matará o irmão… não libertando, assim, a fumaça.

    Ok, e o Locke verdadeiro, né? O Locke verdadeiro é o guardião atual da ilha… Tudo que o ele sempre sonhou e lutou para ser!

    Se eu não enlouqueci acredito que o desfecho será por aí!

    Já estou com muita saudades de vcs! Nunca fiz comentários mas, sempre acompanhei o blogger

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie seu comentário!
Escreva seu nome aqui