Comentários do ep. 6×14 “The Candidate”

Você sabe que uma história está perto do fim quando num único cápitulo seu autor já não usa mais nenhum expediente ou subterfúgio que possa postergar choques e surpresas. Seguindo essa regra, a reta final de Lost, define nesse ‘The Candidate’ os lados da guerra há tanto anunciada, expande ainda mais os conflitos de forma definitiva e ao revisitar situações já vistas por nós em desfechos de temporadas anteriores (olá, ‘Through the Looking Glass’) entrega um encerramento de episódio que vai entrar fácil fácil para lista dos mais impactantes e emocionantes de toda a série.

Leia mais…

    Evidenciando que a intenção de Desmond (por mais radical que tenha sido) ao atropelar Locke era de fato provocar um choque que despertasse nele a consciência do que viveu na ilha (o que parece ter dado certo, já que ele aparece balbuciando coisas que já dissera antes como, ‘aperte o botão’), ‘The Candidate’ não perde tempo e revela numa cena surpreendentemente emocionante e digna de mais prêmios para Terry O’Quinn (o momento em que sua voz fraqueja é de dar nó na garganta), as razões de sua paralisia ali: um acidente de avião que fez de seu pai, Anthony Cooper, um vegetal, e que por tabela alimentou em Locke a culpa que traduzida na paralisia, representava o fardo que ele julgava ser merecedor de carregar.

    O Locke dessa realidade paralela (que embora soe falsa, surge agora como a chance de redenção definitiva daquelas pessoas) é praticamente uma versão daquele Jack do início da série: um homem desprovido de fé e que preso a traumas e assuntos mal resolvidos, simplesmente não consegue seguir em frente. Assim, não deixa de ser curioso ver reforçado nesse episódio a idéia que o anterior, ‘The Last Recruit’ já plantara: a de que a inversão (comportamental) de papéis entre aqueles dois personagens se tornou uma certeza no mínimo bastante curiosa e que promete mais emoções/reviravoltas para o desfecho da história.

    E se na realidade paralela Locke parece poder contar com um empurrãozinho de fé dado por Jack, na trama da ilha (F)Locke enfim põe as cartas na mesa deixando claro de uma vez por todas que não há nenhuma boa intenção em seu discurso de ‘vamos sair todos juntos da ilha’, já que no fim das contas ele só quer mesmo é eliminar os candidatos de Jacob para que só enfim possa sair daquele lugar. Nesse panorama, somos então levados por um turbilhão de fortes emoções à medida em que já dentro do submarino, Jack (então convencido que ainda tem uma missão na ilha), Sawyer, Kate (àquela altura baleada), Hurley, Lapidus, o casal de coreanos, Sun e Jin, e mais Sayid se descobrem à mercê da detonação de uma bomba plantada por (F)Locke.

    E foi justamente a partir dali, que testemunhamos o que certamente se revelou como uma das sequências mais emocionalmente dolorosas da série até aqui, quando percebemos no sacrifício de Sayid (ali já não mais aquele que nada sentia) e na chocante despedida de Sun e Jin (que assim se torna ainda mais impactante frente à breve reunião dos dois), o peso que a perda daquelas vidas representava. Um peso aliás, que se reflete justamente na reação dos que sobreviveram e a quem só resta uma alternativa: sofrer o misto de frustração e dor para só depois poder seguir em frente em busca quem sabe de um happily ever after senão nessa, numa outra realidade.

    Muito mais sobre ‘The Candidate’ nos posts que você já sabe que encontrará por aqui ainda nessa semana. Não perca!

304 COMENTÁRIOS

  1. To tentando ate agora descrever o impacto absurdamente chocante que esse episodio causou em mim.Eu nao esperava uma carga emocional tao forte ja agora,nesse episodio.
    the candidate figurou facil,junto com two for the road(morte anna lucia e libby) e trough the looking glasses como um dos episodios mais chocantes de todo o lost.

  2. Meu Deus do céu peguei já 10 min atrasada …mas que ep quase tive um infarto na frente do pc….não deu pra entender o que o sayd falou mas vou ver de novo…..aiiiii aiiii uiiii uiiii

  3. 3 personagens principais mortos em uma lapada só.
    chorei com a Sun e o Jin, coitados. demoraram a temporada toda pra se encontrarem e só ficam juntos por um episódio
    esse vai ficar pra historia tipo o Greatest Hits.

  4. Depois do episodio das flechas, este foi sem duvida o com mais mortes da série. Milhares do homens do Widmore, tres oceanic, sendo dois dos meus favoritos (jin e sun) numa cena emocionante ( a tempos lost nao me deixava tao comovido). fico com a duvida se Lapidus sobreviveu, mas com a certeza de que os episodios finais desta ultima temporada terão um ótimo desfecho, se todos os losties sobreviverem.. Só restam 5 ! (Kate, Jack, hurley, sawyer e claire) Sobre os flash sideways, ver lock se punindo e Mr. Cooper praticamente em estado vegetativo, mostram que sim, aquela realidade veio para consertar os erros do passado.

  5. Foi um episódio mt bom. Nao gostei do fato de parecer que as coisas foram corridas. (spoiler alert) Ficou estranho os dois se reencontrarem depois de quase 2 temporadas, falarem por 20 segundos da filha deles e morrerem… Poderiam ter gastado mais tempo neste reecontro.

  6. sem falar que o sawyer que acabou fazendo com que a bomba fizesse booommm pois foi tudo uma jogada do floke pois ele mesmo não pode matar os candidatos assim como jack captou o plano logo de cara.

  7. nossa… preciso de um tempo pra me recuperar, mas acredito q o q vai valer e o flashsideways, onde jin e sun estarao juntos, felizes e vivos…
    meu PC travou bem na hora q Locke contou como ele ficou paraplegico.. alguem me fala????

  8. JOÃO, ele disse que iria terminar o que havia começado 😉

    MARICY, foi num acidente de avião. Ele convidara o pai, Anthony Cooper, para ser seu primeiro passageiro, mas aí algo deu errado na decolagem do que devia ser um monomotor e aí os dois ficaram daquele jeito, sendo que o Cooper fico uem estado vegetativo.

  9. Poxa! Pra mim a possível recompensa na felicidade paralela não vai apagar a tristeza do que aconteceu hoje na realidade "real"! Por um minuto pensei naqueles filmes de terror que começam com um bando de gente e vai morrendo todo mundo. Lembrei da 1ª temporada. Cara, daquela galera só sobraram: Hurley, Jack, Swayer, Kate e Claire… So sad!

  10. e ainda tem um episodio chamado «what they died for», certo? também não percebi o que aconteceu com lapidus…

    Obrigada Davi pela referência à hora da transmissão em Portugal no post dos streamings.

    Como já perceberam é tarde, vou dormir.

    abraços de Portugal.:-)

    Ana

  11. Também não entendi o que o Sayid falou pro Jack. Alguma coisa sobre o Desmond.

    Definitivamente eu prefiro que Lost seja centrado nas pessoas do que em SciFi (apesar de gostar muito dessa última). Mas são episódios como esses, que mexem com as emoções, que marcam/marcarão Lost.

    – E o Locke? Lembrou ou não lembrou da outra realidade? Estranho, hein.

    – E cadê o pai do Jack que não aparece na realidade alternativa.

    – O que representa aquele espelho de presente? Muito legal os produtores trazerem os espelhos novamente.

    – Morte da Sun e do Jin foi triste demais. A cena dos dois soltando a mão juntamente com o submarino afundando foi de partir o coração.

  12. Jack, Hurley e Sawyer. Provavelmente Jack, mas em Lost tudo é imprevisível. Na minha opinião, Widmore está do lado de FLocke, assim como Eloise. Sendo assim, Alpert e Ben terão grande importância nessa reta final. Melhor seriado de drama/ação de todos os tempos!!! Viva LOST!!!!

  13. lost cada vez mais parecendo com os livros do stephen king, no "Stand" ele mata um monte de protagonista no final.

    mataram meu casal favorito.

    e o sayid se redimiu das presepadas que fez.

    agora o sawyer é brincadera, não acerta uma o nó cego.

    jack o "believer" cada vez mais foda.

    episodio chocante e o próximo promete e bem no dia do meu aniversário.

  14. Sim,eu concordo que foi,com quase certeza, o episodio mais triste de lost.
    Sun,Jin,Sayid!!
    Mas devo admitir..Lost mexeu com minhas emoçoes de um modo que ninguem,nenhuma outra serie ou situação mexia em tanto tempo!!

    Estou pasmo,chocado,sem palavras
    Mas estou feliz !!muito!!

    Colocar embate Locke xJack(com direito a frase da nota de suicido do locke na boca do jack"Eu gostaria que tivesse acreditado em mim"), com morte de personagens queridos e com tensao embaixo d'gua..

    vaaa pra lá!!kk ,os caras querem matar quem de infarto?

  15. Sinto muito dizer isso de uma serie que eu gosto tanto, mas qualquer um que disser que isso foi bem conduzido ou que faz sentido para a trama esta cego pelo amor a serie.
    Essa temporada ja esta fora dos trilhos desde o inicio, com pouco desenvolvimento de personagem em frente ao numero enorme de acontecimentos; pouco importa o que acontece se nao vemos o impacto, e desse impacto, vimos quase nada.
    Eh certo que a temporada brilhou em varios momentos, mas alguem realmente consegue compara-la as anteriores, onde os personagens que nos sao tao queridos hoje em dia eram mais que o foco, e sim a alma do seriado? Isso se mostra ate no fato de que os episodios em lost sao ate divididos com base em quem sao centrados.
    Digo de novo: Sinto muito dizer isso, mas o seriado pelo qual me apaixonei era sobre pessoas, e nao sobre "the big picture" preferia que uma historia bem contada e amarrada do que respostas aos misterios.
    Desculpas a todos que possa ter ofendido e pelo comentario muito longo.

  16. Se a ilha não precisa mais dela, o que ela ainda está fazendo lá?! Pq a Kate é a única que não morre?

    Se eles vão acabar c/ o Lost por falta de elenco, já q estão matando todo mundo, pq não matam a Kate de uma vez?

  17. -hm, alguém mais reparou qe apareceu a cara da sun morta, e só as mãos do marido? acho que o Jin não morreu.

    -o Lapidus tbm deve estar vivo!

    -adorei a retomada da frase do Locke ("wish you had believe" – ou algo do tipo): mais uma prova de que já estava TUDO pensado.

  18. Diogo
    "Jonys, você entende de Lost hein?? heheheh seria porque o pai de Jack está morto? huauaua"

    Legal, mas me diga onde foi parar o corpo dele? Fiz-me entendido agora? =D

  19. Eu chorei.

    James seu desgraçado!!!!
    Vai culpar o Jack pela morte da Juliet agora?!?!?!?! Você tem TRÊS(ou quatro, se o Lapidus morrer também[o que eu acho que não]) mortes por sua culpa agora!!!!

  20. Lapidus Esquecidus HAUHUAHUAUAU.
    Cara, chorei no episódio, na boa. Quero ver alguém reclamar disso. LOST tá tomndo um rumo emocional, místico e científico (não muito) ao mesmo tempo. Um bom exemplo disso é o Jack chorando e logo depois aparecendo a cena de Flocke.

  21. Mauricio S.: -adorei a retomada da frase do Locke ("wish you had believe" – ou algo do tipo): mais uma prova de que já estava TUDO pensado.

    Retomar algo que já foi colocado anteriormente na trama não prova que estava tudo pensado de antemão. As pessoas insistem que Lost é uma teia bem costurada e vamos ver tudo se amarrar no final, quero ver a decepção deles no dia 23. É uma boa série porém bem falha e auto-referência não prova que ela foi meticulosamente planejada.

    Fora isso, que belíssimo episódio

  22. Caramba… gritei muito com a TV, e fiquei com lágrimas nos olhos… realmente emocionante. TENSO. Taí a motivação do FLocke: já que ele pessoalmente não pode matá-los, queria que se matassem uns aos outros. E mais alguém aí pensa que a Kwon da lista é a Ji Yeon? E que o Jacob conseguiu deixá-la fora da Ilha?

  23. as pessoas não entendem que TODOS morrerão…é fato

    falta só despachar os que restam e todos voltam a viver, felizes para sempre, na realidade paralela.

    e com a consciencia das duas

  24. Será que Widmore realmente acreditava que trancar todos numa jaula iria salvar os losties? E por que ninguém guardava o submarino, se até certo ponto já era previsível que, se não tentassem o avião, poderiam tentar sair por mar? Um pouco mal contada essa história…

  25. @wenver tem algum tempo desde que pensei na Ji Yeon como a candidata ao invés de Sun e Jin.

    Mas gente, o que foi esse episódio??? Chorei MUITO, sério mesmo, por essa eu não esperava… o Sayid foi meio que um susto, mas como ele tava mais pra lá do que pra cá, nem senti tanto como no caso de Sun e Jin. Daí emendou com a cena do Jack/Locke com o locke falando do pai dele e piorou com Hugo, Kate e Jack na praia… enfim, essa foi forte, brotha!

    Lapidus já era meio de se esperar, só não foi tão rápido quanto a Ilana. Mas eu gostava do cara, rs.

    Bem sacanagem dos produtores, deixaram os dois separados a temporada toda, não ficaram nem um episódio inteiro juntos e acabam assim… (é, ainda não processei essa perda)

  26. Toda a água que entrou naquele submarino foram lágrimas dos fãs. Nunca chorei tanto assistindo um epi de Lost, a partir do momento que o countdown começou a correr não parou até o final, que foi ainda mais triste…

  27. Vou ali tomar um fôlego e respirar um ar… que foi este episódio? Muito bom, apesar de triste… preciso revê-lo com as devidas legendas, para ter certeza de que não perdi nada.
    E o Lapidus? O impacto da porta acabou com ele, ou será que ele escapou desta?
    Concordo com a @PollyArt… pelas regras, quais sejam, o (F )locke não pode matar diretamente os candidatos, então fez com que eles se cancelassem entre si… e o Sawyer caiu direitinho… Se não temos mais Sayed, Jin, Sun, Lapidus?, e se Jack é o cara, significa que no 'What they died for' vamos ver mais Losties aniquilados…

  28. Excelente episódio! Muito movimentado…

    Ao contrário de muitos, estou gostando dessa temporada, sobretudo dos flashsideways. Foi uma forma de dar vida nova à série trilhando um caminho inesperado por todos nós – clássico "Lost"!

    Mas achei estranho nesse epsódio ocorrer um tiroteio envolvendo os losties enquanto estavam com o Flocke. Se ele é imortal, por que os losties se propõe a arriscarem suas vidas se Flocke pode simplesmente matar todos os supostos oponentes. Não faz sentido…

    Acho que a Sra. Widmore está do lado de Flocke; ainda não consegui entender qual o objetivo de Widmore na ilha, mas duvido que seja simplesmente impedir Flocke de fugir da ilha. O que acham?

    Acredito, ainda, que restará ao Jack o papel de resgatar Desmond antes que Flocke o ataque novamente (acho que Flocke se referiu a Desmond, quando disse que nem todos estavam mortos). Aí, caberá a Desmond deter Flocke, em virtude de ser imune ao eletromagnetismo (acho que isso, por alguma razão, o torna imune ou equiparado à Flocke). Acredito que neste embate todos os losties, com exceção de Jack (que, para mim, ocupará o papel de Jacob) morrerão (daí o nome do episódio 616).

    Bom, é uma teoria!

    Um abraço a todos!

  29. Jack deve substituir o Jacob na ilha e por sua vez, deve terminar trazendo novos "losties", não duvido se terminar Lost com um novo avião e novos passageiros caindo na Ilha.
    Deu pra entender a obsessão do Jacob em trazer gnt nova, pq. se ele morresse e não tivesse candidatos para ficar em seu lugar o Flocke escaparia.

  30. Inegável a virada da trama após esse episódio. Ou eu era o único inocente que acreditava na história de "preciso de vcs pra sairem comigo"? x.x Tava até cogitando que, se a série continuasse naquele rítmo, um final plausível seria o FLocke livre na realidade paralela destruindo todos, porque eles não estiveram na ilha pra impedir que ele saísse.

    E como que podem fazer o Jack ser um babaca por 6,6 temporadas, pra chegar nos últimos 5 episódios e nego torcer pro cara e falar WTF SAWYER YOUR DOING IT WRONG… pqp

  31. Chorei demais. Já fiquei chocado com a bala seca no ombro da Kate, depois o countdown, Jack x Sawyer (lindo, não?), Sun, Jin, Sayid, Lapidus, Hurley chorando, Jack diante da praia, refletindo. Que episódio fantástico, dos melhores até então.

  32. Episódio fantástisco, fazia tempo que não me emocionava com a série, 3 mortes de personagens principais num episodio só, eita!

    Agora, ficou muito forçado essa história da bomba; sera que o FLocke nao poderia ter botado algo mais poderoso pra ter ctz que mataria todos? rs

    Por falar em Flocke pra quem viveu a vida inteira numa ilha deserta, o cara ta bem hein, sabe mexer com C4, sistema elétrico de avião… =)

    E pra finalizar, a Kate nem poderia puxar o braço do carinha pra perto e pegar a chave, se bem que isso e 100% whatever hauua

  33. Q tristeza!

    Chorei loucamente aqui. NUNCA tinha chorado antes em Lost.

    Esse episódio foi um tapa na cara de quem critica a série com base na falta de respostas.

    Pra quem realmente acompanha, a VERDADEIRA preocupação é se nossos queridos personagens ficarão bem… e nao se um sussuro é isso, ou se é aquilo, ou aquilo-outro.

    Segurando a respiração aqui.

  34. PUTZ! Juro que me to em choque ainda por esse episódio, "Incrível" é o termo que eu vou usar para defini-lo! Agora os 3 últimos candidatos de Jacob podem finalmente se comportarem como tal!

  35. Bom episódio, gostei. Saimos um pouco daquele ritimo cadenciado.

    Acho q já podemos dizer adeus a Lapidus também!!!

    Esperava ver o trio Alpert, Ben e Miles, que demora pra chegarem no avião não? Estavam com no minimo um dia e meio de vantagem dos candidatos. (alguma coisa deve ter acontecido no caminho)

    E os Spoilers vem se confirmando, e tb se encaixam nos 2 ultimos capitulos.

  36. Cara… ainda em choque. Tensão total nesse episódio, que foi na mesma liha do último: cara de penúltimo de temporada. Espetacular, e (reparem) sem nenhuma grande revelação! Só por conta dos acontecimentos "normais"! Nota 10, sem dúvida nenhuma.

    Na paralela, não captei bem a importância da jornada do Jack buscando ajudar o Locke. A inversão de papéis entre os dois, entre o que eram no começo da série, ficou óbvia nos discursos/frases de cada um. Agora Jack é o homem de fé (tanto na paralela quanto na Ilha) enquanto Locke é o ferrado sem esperança nenhuma na vida. Tudo muito legal, mas que importância isso terá pro final de tudo, não faço idéia.

    Na Ilha, meu Deus… falar o que? Correria e tensão desde o início, aumentando gradativamente, até a aterradora sequência do submarino. Eu tremi feito um epilético vendo isso! O FLocke foi genial em seu plano, jogando dentro das regras de não poder matar os Candidatos. E agora? Qual será a solução? Jack precisa do Desmond? "Vai ser você, Jack". CARAAAAACA!!! Isso foi de enlouquecer e sair quicando… como será que o Sayid teve essa iluminação? Conversando com o Brothaa, que é essencialmente um eliminado? O que Jack e Des deverão fazer? Girar a roda ou algo assim? Não faço a menor idéia do que vêm por aí, mas parece bem claro que a salvação de tudo (inclusive dos falecidos) está diretamente ligada a realidade paralela.

    No próximo, pelo jeito teremos um episódio oposto a esse, que deve revelar uma porrada de coisas. Porra, focado em Jacob e Homem de Preto? Alguma chance de não ser absurdamente foda pra caralho? Porque terça que vem está tão longe?

  37. Como disse a Aline, muito mal contada a história…

    Wildmore não tinha necessidade de trancar os losties nas jaulas…

    Por outro lado, se o MIB queria matar todos, porque não os deixou subirem no avião com explosivos?????

    Pra quê a necessidade de os colocarem no submarino????

  38. nunca cornetei um episódio e odeio corneteiros, mas, apesar de alguns momentos impactantes, achei o episódio um porre!

    agora é esperar, ne? ao que parece, as respostas virao no 45 do 2º tempo.

  39. Gostei bastante do episódio, perdas tristes, emocionantes.

    Mas tem coisas que realmente são meio bobas: então o Widmore traz todas as cercas pra segurar o (F)Locke, e todo esse aparato pra lidar com essa entidade depende só de um fio ? Me lembrei do "Corra que a polícia vem aí" (com Leslie Nielsen) que tinha uma bomba que era ligada na tomada. Mas, passa…

    Sobre o essencial do episódio, acho uma sacanagem alguém falar do comportamento do Sayer. Na última vez que ele confiou no Jack, a Juliet morreu e, até então, por enquanto, o "Incidente" não resolveu p**** nenhuma, do ponto de vista do Sawyer. O Jackm sempre foi o metido a líder nervosinho, fez uma pá de cagada e agora que ele mudou totalmente de uma hora pra outra, o Sawyer tem de "confiar" nele? Na boa, totalmente coerente a desconfiança do Sawyer.

    E ainda espero que o caminho do maniqueísmo não tome conta com essa "verdadeira" (mas já esperada) cara do Flocke. Porque essa história de bom/mau, dark/bright….sei não….mas mantenho todas as minhas esperanças que vá ser satisfatório o final.

    Sobre mistérios X personagens, isso é uma discussão meio sem pé nem cabeça, em Lost, tudo isso é inseparável. Agora, é impossível falar de Lost sem mistérios, afinal, se logo nos primeiros capítulos tivemos um monstro barulhento que derruba árvores e puxa o piloto da cabine e um Urso Polar em uma Ilha tropical…acho que é patente a intenção disso.

  40. es[isodio bom,mas estranho…
    então, quanto ao texto, nao concordo com oque vc disse, acho q o desmond por ja saber de alguma coisa q ainda n sabemos, sabia oque seria de john locke na ilha, e tenho ctz q a intenção dele foi mesmo matar john.

  41. Nuss, há muito tempo que um episódio de Lost não era tão triste. Chorei demais com a morte dos Kwon. Os caras tiveram coragem de matar os dois!!! :0
    E eu achando que uma das poucas certezas de Lost era que eles fossem sair da ilha pra cuidar da pequena Ji Yeon. :0 :0

    Tô embasbacado MESMO; e triste demais… ainda mais porque eles eram parte da "família Lost", aquele núcleo central que desde o inicinho a gente acompoanha e torce por ele. 🙁

    Caramba, episódio tenso, tremi de verdade desde o momento que a Kate foi baleada, achei que era a vez dela…

    Dudes, e muito bom, como sempre, o trabalho do Matthew Fox, choro junto toda vez que ele chora nessa reta final. Só me deixa feliz que desde o início da série seja fã do personagem e do ator rebatendo as críticas que faziam ao personagem como líder e cético (tá certo que ele teve muitos FB chatos de doer, rs)

    E depois do Jack ter a morte da Juliet na conscienência, foi a vez do Sawyer ficar com a dos quatro que morreram no submarino.

    Quanto ao Flash Sideway, ainda não sei no que vai dar aquilo tudo, mas tô gostando do que vejo, rs E legal o Bernard aparecendo no caminho do Jack!!! E que responderam o motivo daquele Locke ser paraplégico.

    A verdade é que tô na expectativa mesmo pela desenrolar da ilha, saber se o Widmore tem algum objetivo escuso, qual o plano do Desmond para impedir o MiB de sair da ilha e, o que mais espero, saber o papel que o Alpert vai ter no final da trama. Torço para um final grandioso do personagem que, nas suas últimas aparições, me pareceu desinteressante e mais perdido que nós, telespectadores. :p

    Espero que não repitam a morte vergonha-alheia da Ilana num personagem tão bem construído nas últimas três temporadas. E é aí que eu listo as três coisas que não gostei nessa temporada inteiram que tá FODÁSTICA: 1) a morte da Ilana, que prometia e merecia mais, 2) a participação de Dogen e Lennon (esse nunca nomeado dentro da série, se não me engano no comecinho do ano e 3) o Sayid-Zumbi de até dois episódios atrás…

    Ah! Mas bem que o Sayid tentou (e conseguiu, já que tirou a bomba de perto dos outros) se redimir da cagada na qual ele tava como zumbi, nos últimos capítulos… Ponto pra ele! E Ponto pros produtores!
    Mas já esperava a morte dele, de qualquer forma… 🙁

    Não acompanho spoilers, principalmente nessa reta final, mas lembro de um antigo, do início da temporada, que nesse episódio morreria muita gente… então tava esperando que fossem matar o Sayid e a Claire. Mas os caras não foram para o óbvio (nunca fazem isso mesmo, rs) e deixaram a Claire viva. E agora, abandonada de novo pelos outros losties, será que ela aparece querendo se vingar da Kate como a situação insinuava no início do ano ou ela tá redimida e vai combater o FLocke mais pra frente em função dos seus "amigos"?

    Então, agora que o Submarino já era, SE alguém sair da ilha, SE sair (nem sei mais se vai rolar isso, quantas incertezas até o final, tô perdidaço, totally Lost!! E ADORO essa sensação que ela me dá, AMO essa série!) vai ser de avião… aí que pergunto: Lapidus morreu MESMO???

    E não tem jeito, quem pode dizer que o FLocke é do bem agora??? Que FDP!! Acredito que o próximo episódio vai explicar MUITA coisa mesmo, principalmente porque daqui pra frente só vai numa crescente até o The End! E eu confio no Darlton! Os caras sabem o que fazem!!! E chega de mimimi de quem reclama antes do final da obra, P*##@!!!

  42. Agora, acredito que o episódio 6×16 "What They Died For" vai explicar o motivo da realidade paralela…

    E acho besteira essa idéia de acreditarem que o Locke da paralela é o FLocke ou o papo que só tem consciência na realidade paralela da realidade da ilha quem já morreu nessa última.
    Os produtores já falaram, a série é sobre AMOR, não falaram MORTE. Talvez seja só o fato de experienciar algo emocionante (como um amor à primeira vista ou a quase morte) para se abrir a consciência da realidade "real".

  43. Piegas… o pior episódio de todos desta temporada…e o Jack Mathew Fox Shepard só sabe chorar… Pq será q ninguém pensou antes em isolar a bomba em alguma ala do submarino? Precisava mesmo o Sayid se jogar em cima dela? Totalmente desnecessária mais uma discussão entre Jack e Sawyer enquanto os minutos para a bomba explodir se passavam.. E fala sério, onde o FLocke aprendeu a montar aquele time para a bomba explodir rápido daquele jeito? E como ele acionou o time? Ah que é isso?!?!? Esses produtores estão de brincadeira…

  44. Finalmente um pouco de ação nessa temporada!! Emocionante o episódio mesmo. Gostei, embora as mortes de Sun e Jin assim de sopetão deixem uma lacuna na história deles que eu gostaria de ver melhor resolvida. Mas, talvez o final mude isso, já que existe a realidade paralela ainda, né?

  45. Nossa fiquei deprimido depois desse episídio. Acho que os produtores de Lost estão tentando nos matar do coração.
    Me emocionei muito com a parte do casal morrendo 🙁
    Pensei que a Kate iria morrer também, afinal o seu nome não está na lista. E os objetivos do (F)Locke foran finalmente esclarecidos (huum).
    Agora só resta esperar o próximo episódio.

    P.S.: Como essa é a primeira vez que eu estou postando um comentário, queria dizer que adoro o trabalho de vocês. Todo dia entro no blog. Ju amo sua risada :D. Abração a todos vocês e continuem com esse ótimo trabalho. 🙂

  46. Epi bem emocionante mesmo… Acho que só teve um vacilo na edição… explico: a cena Sun/Jin estava num pusta clima, então cortou pra cena Jack/Locke (paralela) deu uma quebrada. Acho que deveriam ter seguido com a cena Jack/Hurley/Kate na praia na sequência da cena da Sun/Jin… teria gente chorando até agora. De qualquer forma, bom epi.

  47. Nossa muito emocionante mesmo este episódio!!!
    Mas morreram três numa tacada só!!!
    Na minha opinião Desmond revelou a Sayd que na outra realidade tudo estará ok ou algo do tipo, por isso veio o sacrifico do mesmo junto ao aviso para resgatarem Des…
    Jack estava certo quanto as intenções de (F)Locke em não poder mata-los mais em querer encurrala-los fazendo os morrerem por si próprios.
    E na minha opinião depois que tudo terminar ele vão todos se
    reencontrar e lembrar da ilha e talvez voltar pra lá de novo ( isto é só uma intuição)

  48. Não acredito, a sun não podia ter morrido.
    O casal merecia sua felicidade depois de tanto sofrer.
    Um fim muito triste, mas memorável. A morte mais triste da série para mim, superando charlie e juliet.

  49. Porque eles matam e matam personagens e não matam a Kate logo? Chata, idiota, egoísta e só faz mulice, mas continua lá enquanto magníficos personagens morrem e sem merecerem.

    Mas e o Sayd, como é que ele ressuscitou? Não tem motivo, nenhuma mágica aparente, nem uma pista sequer de como isso aconteceu. Vai ficar por isso mesmo?

    Não estou criticando as famigeradas "faltas de respostas". Não sou desse time. Acredito sim que certos mistérios devem ficar no subjetivo, mas certos detalhes não podem ser esquecidos. Se eles criaram a regra "morto é morto", se a quebrarem, por favor deem uma justificativa.

    Ps: Antes que alguém diga algo. Não, não é mistério importante, não to nem aí pra isso. Só não concordo com postura de criar "regras" e quando convêm quebrar e dane-se.

  50. Parei de ler sobre os spoilers justamente quando publicaram algo sobre esta explosão no submarino e a morte da SUN. Mesmo assim o episódio foi dos mais emocionantes.

    Spoilers nunca mais !!!!

    Aquela cerca sônica do Widmore tava muito fraquinha desde o início achei que aquilo não era o suficiente para segurar o MIB.

    Quando o Jack empurra o MIB para dentro da água fiquei esperando por algum "curto circuito" porque havia entendido naquela conversa do MIB com o Sawyer no episódio "6×08 Recon" que havia alguma restrição nos seus poderes em relação à agua …

    Certamente o MIB mentiu em muitas coisas …

    Mesmo não fazendo muita diferença acredito que não tenha ficado dúvida que os passageiros do AJIRA, cujos cadáveres foram vistos pelo Sawyer foram também mortos pelo MIB …

    Tenho dúvidas inclusive se ele quer mesmo sair ou não da ilha e qual o meio de transporte que ele pensa em usar …

    Não ficou muito claro para mim se podemos incluir com certeza o Lapidus e o JIN na conta de mortos no Submarino.

    Ainda não vi o episódio com legendas, mas quando o MIB fala para a Claire que vai atrás dos demais entendo que não é só do Desmond que ele está se referindo mas também aos demais (Ben, Richard, Miles, Widmore e Zoe).

  51. @Habibes

    Cara, o frame do Locke de olhos negros não é do (F)Locke, mas sim da primeira temporada (acho) em que a Claire tem um pesadelo em que aparece justamente o Locke com olhos negros xD

  52. Eu reclamei desses dois pontos e acabei que não escrevi o resto, apesar de criticar certos pontos, eu gosto pra caramba da série e esse episodio foi foda pra caramba. Não vejo hora de chegar terça que vem… Ação e comoção. Muiiito TENSO!!!!

  53. Queridos colegas fãs de Lost… quem será que não chorou nesse episódio?
    Juro que me segurei até o finalzinho, mas, quando o Hurley começa a soluçar e chorar, eu acompanhei nosso querido Hugo.
    Não deu para aguentar!
    Tudo se encaminha para um ótimo final.
    E, aos corneteiros de plantão, repito: Malhação tá aí! Ou, pelo teor de certos comentários, vcs têm mais o jeito de quem curte um Sex And The City, com todo aquele glamour, plumas, paetês e Cosmopolitans…
    (e, sério, que fã hardcore vai se ofender em ser chamado de "cego pela série"? Para mim, é elogio!)

  54. Momento 1. O largar de mãos de Sun e Jin no naufragio do submarino: completamente Titanic (chorei igual)

    2. "I wish you had believed me" dita por Jack após ele e Locke compartilharem emocionados seus "dad testimonies". E a expressão de Locke após isso: alem de extremamente emocionante, toda essa cena me deu a impressão que Locke/realidade alternativa NÃO seria o Smokey desmemoriados como alguns teorizam.

  55. skywalk disse…
    Como disse a Aline, muito mal contada a história…
    Wildmore não tinha necessidade de trancar os losties nas jaulas…
    Por outro lado, se o MIB queria matar todos, porque não os deixou subirem no avião com explosivos?????
    Pra quê a necessidade de os colocarem no submarino????

    Skywalk acredito que os explosivos não estavam no avião, que aquilo foi uma jogada do (F)Locke para ganhar a confiança deles! Ele forjou ter tirado algo que nem estava lá!

  56. CHUTE NO SACO DE QUEM RECLAMA DIZENDO QUE A SÉRIE SÓ PRECISA DE RESPOSTAS PARA OS MISTÉRIOS!!!

    QUE EPISÓDIO, QUE EPISÓDIO!!!!!!!!

    Não havia me emocionado assim desde o episódio do Locke na primeira temporada, o "Deus ex machina". FANTÁSTICO!

  57. episodio muito bom, é por isso que LOST é oque é!

    queria saber de duas pessoas que simplesmente sumiram: o Ben e o Miles, não sei se perdi alguma coisa fui no banheiro bem na hora que os dois morrem, mas queria que alguem me falasse se alconteceu alguma coisa, ow se eles foram simplesmente abduzidos da serie….

    isso aew, vamos ao across the sea

  58. "Por outro lado, se o MIB queria matar todos, porque não os deixou subirem no avião com explosivos?????
    Pra quê a necessidade de os colocarem no submarino????"

    Porque na área do avião tudo estava tranquilo e o MIB não teria desculpa pra não embarcar. Já no sub ele contava com os capangas do widmore que poderiam matar um ou dois losties e ainda seria uma distração/desculpa pra ele ficar, já que eu imagino que o MIB presumiu que seria deixado para trás no meio da confusão. Plano maquiavélico! Homem de Preto/Monstro entra na galeria dos maiores vilões da cultura pop!

  59. André,
    O Ben e o Miles sairam com o Alpert pra impedir que o Fumação fosse embora com o avião.

    Concordo que quem disse aí que o Locke inventou aquela bomba no avião pra ganhar a confiança da turma e lavá-los ao submarino mas, será que a bomba não foi instalada pelos 3 (Ben, Miles, Alpert)??

  60. Andre,
    O Ben e o Miles estão com o Richard…eles nao concordaram com a idéia do Hurley de se encontrar com o (F)Locke e se separaram do grupo, na busca de uma solução.

  61. Gostei demais do episódio. Muito chocante muito triste, ñ queria q os Knows morresses. Provavelmente acho q ninguém queria, os autores realmente nos surpreenderam. Mas acho q eu ñ gostaria de ver o Jin escapando como muitos especulam, depois de a Sun morrer, pra mim os dois teriam q acabar juntos ou mortos ou vivos. Lapidus tanto faz, rsrs, ele ñ fez nada nessa temporada para merecer ficar até o fim. To ancioso para assistir Across the Sea, mas to mais ancioso pelo What They Died For, e saber como os losties estão se sentindo, sinto pena do Sawyer que carregará para sempre a culpa da morte de Sun, Jin, Lapidus e Sayid. Mas reconheço que a morte de Sun, Jin e Sayid foi algo muito fraco para personagens que estão desde a 1ª temp. foi emocionante pelo fato de eles teram morrido, mas acho que teria sido mais lindo se tivessem mostrado cenas marcante do casal, senti falta disso, eles ficaram tão pouco tempo juntos nessa temp. acho que os produtores pegaram pesado. Bem, foi dito que 8 personagens morreriam nessa temporada, 5 já se foram (Sun, Jin, Sayid, Lapidus e Ilanna), ñ duvido que os proximos sejam Wildmore, Zoe e Claire. Mas espero que de jeito nenhum Kate, Jack, Hurley e Sawyer morram no fim. Apesar de que em Lost ñ duvido mais de nada. No mais, estou adorando essa temporada!!!

  62. Episódio sensacional.

    Fiquei pensando: por que o submarino tava tão "desprotegido", assim como o avião? Por que as cercas não funcionaram a contento? E como danado Desmond foi parar tão facilmente nas mãos do FLocke?

    Esse episódio fez-me crer que tem alguma reviravolta na posição de Wildmore na trama. Ele pode estar ao lado do Flocke no plano de exterminar os Candidatos.

    E quanto ao maniqueísmo simplista, não acredito. Meu chute é que os caras vão explicar, no Across The Sea, algum motivo que levou o Flocke a ser como é. Algo a la Anakin/Darth Vader em Star Wars.

    E por fim, o "Because its going to be you, Jack" foi, a meu ver, das frases mais fodásticas de toda a série. O The Candidate do título do episódio.

  63. Uma pergunta ficou na minha cabeça logo quando aconteceu. Por quê o Jack pegou a mochila do F(Locke)? A propósito, o F(Locke) havia guardado os explosivos ali quando os achou. O F(Locke) também é muito rápido… Quanto tempo levou para ele montar a bomba?

  64. Bem, um episódio para ficar marcado. Uma pena mesmo que Jin e Sun tenham ido dessa para melhor. Mas creio que, no final, terão suas vidas reestabelecidas na Paralela.

    Ao que me parece, Sawer não vai ter a sua vigança contra o pai do Locke. Acho que ele ainda vai vê-lo, mas não o matará.

    Bem, finalmente (F)Locke revelou o que queria desde o início: Matá-los (ainda penso que ele ainda não saiba quem seja o "eleito", então levar todos juntos seria a coisa a ser feita). Como não pode matar o eleito, os encurralou no submarino, pois não poderiam fugir, quando a bomba estivesse ligada e o submarino estivesse no fundo do mar.

    Bem, acho que descobriremos o porquê do Desmond ser especial nesse próximo episódio (tenho meus palpites, e um deles é que Desmond pode "tirar" o poder de Locke de se transformar em fumaça e ser invencível, assim o tornando vulnerável).

    Acho que só. Se lembrar de mais algum fato, volto a postar.

  65. Acho q a resposta do pq floke não deixou os losties explodirem no avião é pq ele precisa do avião para sua saida.. pois ele nunca sairá pela água, seja no submarino ou em barco (afinal, ele tinha um), mas q ficou mal contada a história da jaula… e outra, pq ressuscitar sayd se o matariam mais adiante (se morto é morto, como,quem e pra q ele retornou), Contudo, esse episódio foi muito bom!!! Emocionante… Adeus sun e jin (ou….)!!!!

  66. Decidi ver o episódio no dia seguinte depois q a legenda tivesse saido, por isso nem entrei pra saber se era um bom episódios ou não.

    Fiquei bem longe de tudo relacionado a série pra tudo ser surpresa.

    Putiz eu já não estava muito bem ontem, não foi um dia legal pra mim, ai hj de manha decidi ver Lost para relaxar.

    Nossa q besteira q eu fiz, amei cada segundo do episódio, e como eu já não estava muito bem do meio pra frente eu não parei de chorar.

    Meu deus nem sei se o episódio merecia isso tudo, mas eu me senti muito angustiado na cena da morte de Jin e Sun.

    O pior é q foram poucas as mortes q afetaram de forma tão visivel os personagens principais e isso foi muito bem mostrado.

    A história de Locke da realidade alternativa me fez ficar só o bagaço, como eu estava com saudades de ver esse personagem demostrar uma emoção verdadeira.

    Eu estava ficando no começo dessa temporada bem frustrado com a série.

    O fato de nada se revolver e a cada novo episódio aparecerem mais mistérios e respotas q é bom não vinham.

    Mas os produtores me fizera mudar de foco, e não me sinto mal por isso…

  67. Também acho que Widmore e Flocke estão lado a lado.

    Flocke armou com Widmore a fácil retirada dos losties das jaulas, para ganhar a confiança deles.

    A Lista a que Widmore se refere, em que não está Kate, é a da caverna, portanto, a de MIB, e não de Jacob.

    No submarino,os homens de Widmore só atiraram em Kate, pois sabiam que era o único jeito de fazer com que Jack entrasse no submarino.

    Como bem disseram, Flocke poderia ter enfrentado a todos sozinho na tomada do submarino,mas a ele interessava ficar pra trás.

  68. Não entendi o comentário "Que farofada" dito ai em cima!! 😀

    Eu, sinceramente, desisti de inventar teorias sobre LOST, agora estou a me deixar levar pelos acontecimentos…mas fico chateado com algumas picuinhas que alguns criam aqui…

    Tipo "Poxa o (F)Locke nunca saiu da ilha e tals, como ele sabe fazer uma bomba estilo Mcgyver com um relóginho igual aos que o Silvio Santos vendia (que dizia as horas com sotaque espanhol)". Poxa, pelo que me parece ele tem uns 2000 anos e nesse tempo dá pra aprender um bocado de coisa 😛 … E outra acredito que o verdadeiro Locke sabia fazer umas malandragens dessas e, suponho que o Fumação absorve informações do seu pseudo avatar.

    Eu acho que o "Lipidius" não morreu…mas é achismo…Já o casal Coreano, infelizmente, dançou o som da Macaca!!!

    Vou lá ver o Epi denovo…pra levantar algumas lebres!

    Té mais!

  69. E mais, Flocke decididamente sabia da bomba no avião, tanto que pegou o relógio ANTES de entrar no avião. Foi mais uma cena para ganhar a confiança dos losties.

  70. Oi Davi, tudo bem?

    Episódio digno de um filme, muito bom mesmo!

    Agora, uma ideia que me surgiu nesse episódio e gostaria que, se possível, fosse debatida no Podcast é a seguinte:

    MIB parece saber de tudo que acontece, ele pode saber da existência da RP e também saber que quem ele está sob a forma na RP tem a habilidade que ele tanto precisa para sair da ilha e, de alguma forma, tê-la adquirido também.

    Agora, como essa transferência teria ocorrido? Não sei!

    Fora que MIB nunca me pareceu muito preocupado com o destino de Frank!

    Entenderam meu raciocínio?
    Viagem minha?

    Sei que parece meio ''insana'' a ideia, mas…

  71. Meu Deus, q episódio!
    Chorei com a morte de Sun e Jin. Já para o Sayid, foi mais q merecido.
    Flocke o melhor vilão ever.
    Morri de rir com a cara de retardado do pai do Locke hahahah Toma q aqui se faz aqui se paga!

  72. Sobre candidatos poderem morrer ou não, isso é bem confuso…

    A bomba não explodiria se Sawyer não mexesse nela?

    E depois que mexeu, ela mataria Sawyer e Jack, por exemplo?

    Sayid morreu porque não era mais candidato?

    A fala final do Flocke pra Claire me deixou curioso. Como ele sabe que nem todos morreram?

    E se quem o Flocke não puder na verdade matar é ''O candidato'', ou seja, aquele que vai realmente substituir Jacob?

    Ele reuniria todos, explodiria a bomba, e quem sobrasse era o escolhido. Por isso ele sabia que nem todos morreram.

    O Carton Cuse falou em recente entrevista que ele queria matar todos juntos porque, se matasse um de cada vez, os outros saberiam de suas intenções e seu plano falharia.

  73. Não sei se alguém ainda perguntou, mas lá vai:

    Se os acontecimentos da realidade paralela mudaram a vida dos Losties com a explosão da bomba em 77, como o Anthony Cooper virou um papaizão pro Locke se ambos nasceram antes dessa data?

  74. Leonardo disse…

    Que farofada virou Lost…

    Total. Mas aqui eh o lugar errado pra dizer isso pq ninguém critica LOST a esta altura do campeonato. Continuo esperando uma mega virada q cale a minha boca. A 6a. temporada continua colecionando episodios sofriveis.

  75. Chorei Tsunamis, já sabia que tudo isso aconteceria, mas VER é deveras impactante. Muito triste.
    Sayid que era um personagem tão foda, foi um nada a temporada inteira e morre heroicamente. Ok, foi um "fim" digno, mas pô…
    Sun e Jin, coitados. Muito triste a morte deles depois de um reecontro tão breve. Fizeram pouco pelos personagens. Mas como disseram ali, talvez o Jin não tenha morrido realmente, veremos!

    Começo a achar que a realidade que realmente prevalecerá é a paralela, com eles tendo a consciência de tudo que aconteceu na ilha e talz. E isso de fato não me agrada, apesar de sugerir que todos terão um final feliz, até mesmo os que morreram!

  76. Não é de se espantar o fato de Flocke ter "salvado" Claire… depois do que vi hoje estou certo que não há nem um resquício de lealdade nesse coraçãozinho de fumaça… Flocke sabia que pelo menos um deles(Jack)sobreviveria, Claire simplesmente será usada como escudo contra ele.

  77. Afinal:LAPIDUS MORREU OU NÃO?
    ALGUMAS PESSOAS DIZEM QUE SIM…OUTRAS DIZEM QUE NÃO…
    QUAL SUA OPINIÃO,DAVI?
    PQ EU VI O SUBMARINO AFUNDAR.MAIS NAO VI ELE NADANDO PRA FORA NAO!

  78. Ainda tô chorando, absorvendo o episódio, foi o episódio mais triste até aqui, a despedida de sun e jin, os soluços de Hugo e a triste história de Lock na realidade paralela foram imensamente tristes.
    Continuo chorando…

  79. Rafael, baseado na cena e somente nela, sim, Lapidus morreu afogado. Agora, como já estamos cansados de saber, alguns personagens que julgávamos mortos em determinados momentos, acabaram ressurgindo vivos depois, portanto só resta esperar. Dito isso, acredito que se esse foi mesmo o fim do Lapidus, foi coerente com a participação do personagem que tava ali pq era o piloto que poderia tirar o avião da ilha. Uma vez que essa alternativa já não se mostra mais uma opção, vê-lo morrer no sub seria uma saída natural.

    Abraço!

  80. Sun e do Jin é claro que lembrou muito amorte do Charlie. E o Flocke hei que filho da pu%#$#. Bom acho que não resta duvidas que existi sim o lado bom e o lado ruim. Bom agora jack e cia vão encontrar o Desmond ai depois juntos vão tentar achar a Claire e ai todos vão tentar acabar com o Flocke. Mas ai que vem a pergunta como é que se mata o MIB???

  81. Nossa, realmente esse episodio foi FODA, não chorava em Lost desde a morte do Charlie, o final da 3° temporada…vendo a cena do Jin e da Sun, me deu um no na garganta sei lá, apesar de ter sido meio cruel com os dois, achei legal o Jin não ido embora, mesmo sabendo que tem uma filha,é minha opinião logico. E Hurley foi FODA tb…Aquela cena me deu sei lá, chorei junto…assisti 2 vezes o episodio já. Jack na beira da praia achei bem bacana, pobre do Sawyer, até entendo ele não ter confiado no Jack pelo fato do que aconteceu com a Juliet, mas enfim né, espero que esses 4 continuem vivos até o final. Pobre da Kate tb…Sayid achei muito boa a cena que ele fala para o Jack sobre o Desmond e tal, e nesse lançe acaba se matando para assim "salvar" os outros, que por final foi um ato muito bom, uma, ou até msm a melhor cena que o personagem fez nessa temporada!

  82. COM CERTEZA O JIM NÃO MORREU,POIS ELE PASSA PELO LOCKE NO FLASHSIDEWAYS E NÃO O RECONHECE AO CONTRARIO DA SAM QUE MORREU E O RECONHECEU NA HORA,POIS TODOS QUE MORREM GANHAM CONSCIENCIA NA OUTRA VIDA.

  83. Eu também chorei LITROS!

    O último spoiler que eu li foi um que dizia que a Sun iria morrer. Eu lembro que quase tive um treco, mas agora achei bom ter lido pq, se sabendo da morte da Sun eu já passei mal, imagina se eu não soubesse. Eu não sabia que o Jin morreria também, e por isso eu sofri mais ainda. Eu teria feito a mesma coisa que ele fez. Depois de tudo o que eles passaram, do que adiantaria ele viver sem ela?! OK, ele voltaria para cuidar da filha mas teria que viver eternamente lembrando que havia deixado a Sun para morrer?! Não, ninguém merece isso. Muito menos o Jin. Cena linda, maravilhosa. Chorei do mesmo jeito que eu chorei quando o Charlie morreu.

    É verdade. O Flocke não tem um pingo de amor no coração. Ô coisa ruim. Ele planejou tudo maquiavelicamente para enrolar o Sawyer e conseguiu direitinho. O Sawyer se achando "O ESPERTO" e estava o tempo todo fazendo o jogo do malvadão.

    Mas, pelo visto, ele não conseguiu enganar totalmente o Sayid que, provavelmente alertado pelo Desmond, voltou para o lado bom da força. Sayid, eu te amo!

    "alguém disse…
    Se eles vão acabar c/ o Lost por falta de elenco, já q estão matando todo mundo, pq não matam a Kate de uma vez?"

    Olha, desde a terceira temporada que eu digo para vcs que a kate não morre pq ela é a personagem mais importante de LOST. Se vcs tivessem me ouvido antes, não teriam sofrido até agora desejando a morte dela. Kate é simplesmente "the best"!

    O mesmo vale para o Jack. Eu nunca entendi pq muita gente não gostava dele. Eu sempre entendi o jeito do Jack agir e sempre adorei o personagem.

    Enfim, eu estou mortificada. A perda dos meus verdadeiros losties (Boon, Shanon, Charlie e agora Sayid, Jin e Sun) é demais para o meu coração. Cada vez que um deles morre, parece que eu perdi alguém muito querido para mim. Eu só não vou comer um pote de sorvete (como a menina lá de cima) pq estou de dieta.
    E pouco me importa como LOST vai acabar, ou se eles vão ressussitar na realidade paralela. O que valeu para mim foram os seis anos em que eu acompanhei a vida destes personagens e o que eles significaram para mim. E eles significam muito!

    Jack, Kate e Hurley chorando no final: eles eram nós (que sofremos com as mortes) representados ali. Unforgettable!
    :o(

  84. Oque eu nao entendo,se Claire nao e uma candidata porque o FLocke deicha ela viva?Sera que ele vai usar ela para matar os outros??
    Ele protege ela parece Oo
    Epi muito triste FATO!
    Nao quero Jack no lugar de Jacob =X

  85. Este comentário vai para Juliana Ramanzini: Juliana, por tua causa, eu assisti toda a série "Battlestar Galactica" e eu fiquei impressionada com a qualidade dos personagens e do conteúdo. E sabe o que BG tem de parecido com LOST?! O fato de que, apesar deles viverem assustados, fugindo, eles nunca esqueceram que eram seres humanos. Sempre que havia uma situação de perigo, o comandande Adama nunca me decepcionava: ele nunca deixava o seu pessoal para trás. Eu acho que é por isso que eu adoro essa "gente toda"! :o)

  86. Como assim o Lapidus?

    Que tosquisse. Eu jurando que ele ia ter algum papel importante depois.

    Ei produtores, não dá pra trocar o personagem da Kate pelo Lapidus não??

    A única morte que me deixou triste mesmo…

    Melhor parte do episódio: Kate tomando um tiro.

    RIP Mister Nice Guy…

  87. Fábio Martins, se entendermos que foi a bomba que criou a realidade sideways (o que não está 100% provado ainda) então o que aconteceu antes de 1977 na linha de tempo original deveria ser igual na sideways também, independentemente de a pessoa já ter nascido ou não. A partir de 1977 é que a vida tomaria um rumo diferente na sideways.

    Por exemplo, a ida de Ben e seu pai para a ilha, aparentemente aconteceu igual nas duas realidades, pois foram pra lá antes de 77. Depois de 77 é que as coisas devem ter mudado.

    Locke nasceu em 1956, então em 1977 tinha só 19 anos e não conhecia ainda o pai. Na sideways os rumos de sua vida e do seu pai se alteraram de 77 em diante, e a forma como eles se conheceram e conviveram foi alterada.

    Uma outra coisa que aconteceu quase igual nas duas linhas temporais, com outro personagem que estava já vivo em 77, Sawyer, que nasceu em 1968, mas com uma pequena variação que não entendi ainda:
    na linha de tempo original, os pais de Sawyer morreram em 1976 , quando ele tinha 8 anos. Na sideways eles também morreram, mas ele tinha 9 anos.

  88. Acho que foi um dos episódios mais tristes desde do episódio da morte do Charlie, é muito raro eu me emocionar com esse tipo de coisa mas dessa vez foi inevitável.

    Eu tinha certeza que o Lapidus tinha morrido, mas pensando bem, o avião ainda não ta completamente descartado, já que, pelo que entendi, as bombas eram apenas mais uma histórinha do Flocke pra enganar o pessoal. Então talves ele tenha sobrevivido e va pilotar o avião de volta pra casa.

    Sei lá, ainda to meio confuso, preciso assistir o episódio mais uma vez.

    O próximo episódio promete e o episódio final, que parece que vai ter 2h30, por mim podia ter umas 8 horas de duração. ahahaha

  89. Po, vou pedir mais cuidado com esse tópico de comentários!!!Acabei de ver uma pessoa falando de um spoiler que ela leu não sei aonde, felizmente eu consegui desviar o olhar antes de estragar qualquer surpresa!

  90. é.. eu fiquei muito muito triste com esse episodio.. acho que ganhou de todos, como o episodio mais triste da série.

    eu até deixei recado pros produtores.. se no final eles matarem todo mundo da mesma maneira que mataram todo mundo ontem, eu nunca mais falo ou defendo a série como sempre fiz..
    e ainda vendo meus dvds, por uma miséria .. kkkkkk

  91. @RIC2010: hahaha achei q eu fosse o único a comentar sobre o FLocke caindo na água. Também fiquei

    pensando nas implicações, principalmente quando ele saiu devagar dela. ahaha
    Sobre spoilers: sou totalmente contra e não consigo entender quem diz que 'não muda em nada a emoção

    de ver a cena'. (como se essas pessoas gostassem de quem fala um final de filme, por ex.).
    Eu sou tão radical quanto a isso que as vezes evito até trailers antes de ver um filme.

    Ainda sobre expectativas nas cenas, depois do '1,2,3' no sub achei 'Ah, agora vai!', só p/ depois

    ver que a m**** era maior do que se pensava.. Pobre Sun! ehehe Me chamem de chato, mas se eu fosse o

    diretor, ia refazer a cena do Jin tentando tirar a Sun: colocaria ele fazendo muito mais força

    desesperadamente (o cara não ia pensar em apoiar as pernas na parede ou usar alguma alavanca?).

    Sobre Lapidus, tive a impressão que durante o inundamento do sub, a porta o deixou desacordado, mas

    sem certeza. Se isso realmente aconteceu, acho pouco provável que ele tenha se salvado. Ainda havia

    o capitão do sub (acordado) e o imediato (desacordado), mas mesmo que eles pudessem se salvar, ambos

    foram hostilizados por Lapidus, então provavelmente eles estariam pouco se fumando se ele morresse..

  92. Fábio Martins, eu particularmente não acho que foi a bomba que criou o sideways, mas sim algo que ainda veremos.

    Há indícios de que eventos que aconteceram antes de 77, e que portanto deveriam ser iguais na sideways, na verdade não permaneceram iguais.É um assunto meio complicado.

    Ex: aquele que dei do Sawyer, os pais dele morreram quando tinha oito anos na linha de tempo original e na sideways quando tinha 9 anos , mas deveria ter sido igual , pois morreram originarimente em 76.

    O Chang perdeu a mão ou o braço esquerdo antes da explosão da bomba em 77, quando perfuravam o chão da construção da Swan, e então na sideways deveria ter o mesmo braço protético de alguns vídeos dharma, mas no entanto seu braço estava normal quando apareceu.

    Sobre o pai do Locke, pensando bem, algo não fecha. Se o Anthonny Copper que matou os pais do Sawyer, antes de 77, era um golpista , não condiz com o perfil de paizão e amigo do Locke da sideways. Se ele já era mau e golpista antes de 77, a princípio permaneceria assim na sideways.

  93. Quanto a questão das jaulas, não acharia um absurdo que se alguém quisesse realmente proteger os candidatos acabasse os prendendo (e enfatizo: não estou afirmando que seja o caso). Já é sabido que em várias ocasiões os losties fizeram suas rebeliões e nada melhor do que garantir que ninguém tentasse qualquer coisa.

    Quanto a questão Avião X Sub, acho que o que já foi falado por Malucom, ALEKSANDER FAVACHO e JOHN realmente faz muito sentido! Mas quem e quando colocou o C4 no avião ainda não está muito claro. Eu ainda fico com o pé atrás nessa questão de times principalmente falando do Widmore, mas essas cenas foram realmente suspeitas. FLocke dependeria de uma sorte absurda p/ que um 'imprevisto' como um tiroteio (não sei o quão válido isso vai ser ou não depois) resultasse em alguém ferido não apenas forçando Jack a entrar no sub como também revirar sua mochila e descobrir a bomba (já que se ninguém mexesse na mesma, provavelmente a mesma não funcionaria). E se Jack não jogasse FLocke na água ou o tiroteio não acontecesse, como FLocke justificaria a não entrada no sub? Realmente suspeito.
    Sobre a questão de quem pode matar/morrer/se suicidar fiquei pensando: aparentemente Jack não pode se matar (vide Black Rock), mas e os outros? E se Jack puxasse o fio da bomba: ele não morreria, mas e os outros? Pelo menos sabemos que Sawyer conseguiu fazer com que ela terminasse explodindo e matando Sayid. Enfim… não sei, mas acho que também não é tão importante, pelo menos agora.

  94. @Carla: sei que vc escreveu p/ Juliana, mas tbm assisti Battlestar. Na verdade discordo um pouco de vc: se o Alm. Adama em vários momentos lutou p/ não deixar ninguém p/ trás e manter a frota unida (vide quando ele ficou sozinho num Raptor esperando a base Cylon voltar, entre outros), por outro lado, ele teve que abrir mão de gente, equipes e naves pelo bem maior (vide comandar o ataque a Olympic Carrier sem a certeza absoluta de ter gente ou não, entre outros).

    Mas concordo na questão do fator humano: não esconde mesmo grande falhas de caráter nos líderes, que também têm suas virtudes.

  95. Não sei se tenho coração de pedra mas não me emocionei tanto assim como a maioria aqui.

    O Lapidus não fedia nem cheirava.
    O Saiyd tava mais chato que o Rodrigo Santoro na série.
    O casal corea nunca tiveram grande importância como os protagonistas Jack, James, Hugo e Kate.

    Achei sensacional o episódio. Principalmente por ver o FLocke sacanear geral…Baita vilão! Baita ator!

  96. marcos disse…
    COM CERTEZA O JIM NÃO MORREU,POIS ELE PASSA PELO LOCKE NO FLASHSIDEWAYS E NÃO O RECONHECE AO CONTRARIO DA SAM QUE MORREU E O RECONHECEU NA HORA,POIS TODOS QUE MORREM GANHAM CONSCIENCIA NA OUTRA VIDA.

    E o Desmond que ainda está vivo e tem consciencia???

  97. Não pode, Peter. Spoiler somente nos posts relativos a spoilers 😉

    @ Gabriel, não teve spoiler nenhum nos comentários. O que ela disse é que o último spoiler que leu falava exatamente da morte da Sun e só isso.

  98. @ marcos: "POIS TODOS QUE MORREM GANHAM CONSCIENCIA NA OUTRA VIDA.". Caro Marcos, não generalize algo que você ainda não sabe. Isso é só uma suposição sua, em nenhum momento isso ficou claro e na verdade na minha opinião isso não é verdade.

    Esse foi um daqueles episódios que me deixaram de boca aberta e com aquele pensamento após a tela preta: "tenho que esperar uma semana para o próximo?!"

    Sei não, mas defendo que Widmore e Flock sejam parceiros, como o pessoal aí encima está falando…

    Na boa, acho que Lapidus foi tarde. E na minha opinião, os produtores sõ não mataram Kate ainda pra manter a pergunta: com quem ela vai ficar. Pra mim ela poderia ter morrido já, não faria falta.

    Com certeza esse "novo Jack" é bem mais interessante que o anterior.

    E agora acho que podemos parar de pensar que o Flocke não é do mau.

    😉

  99. Davi e demais lostmaníacos,

    Considerando que a Eloise ajuda o black smoke, considerando que o corpo Shepard pai sumiu, e considerando ainda que o coisa ruim encarna em defuntos, vocês acham possível acreditar que veremos Eloise tomando um drinque com o pai de Jack ressuscitado pelo MIB na realidade paralela?

    Muita viagem?

  100. Bom, maniqueísmo simplista não é só saber porque o Mib ficou desse jeito, mas sim entender as razões porque ele está fazendo o que está fazendo. E que elas não sejam simplesmente ser ruim por ser.

    Algo me diz que descobriremos que Jacob não é totalmente bonzinho e nem Mib totalmente maquiavélico, deve haver razões profundas pra tudo isso.

    Assim, espero, pois resumir seis temporadas de relacionamentos e mistérios com a discussão "fulano é DO BEM[e não do Ben] ou DO MAU", é dose. Se bem que isso depende mais dos espectadores do que dos produtores. Qualquer um pode assistir o mais complexo dos desfechos e ainda assim simplificar tudo.

    E com todo respeito a quem fala que "REALMENTE IMPORTANTE É ISSO OU AQUILO". Fora a presunção dessa afirmativa, é essencial lembrar que a prerrogativa da série, o fato de um avião cair, de muitas pessoas terem relacionamentos antes disso, tem a ver não com coincidência, mas sim com a Ilha, seus mistérios, entidades, escolhas, etc. Ou seja, se passamos a ver os relacionamentos dos losties como o centro de tudo, esses relacionamento só foram proporcionados por causa de coisas que estão além deles, que estão naquilo que chamamos de "mistérios". Agora, não há como falar de uma coisa sem falar da outra em Lost, é um vínculo necessário e não pode ser desfeito.
    A diferença é que os olhos dos espectadores foram os olhos dos losties caídos, e só por isso começamos a conhecer a Ilha a partir de que eles a conheciam, nunca tivemos revelações prévias. Por isso não deve haver grandes questões sobre o desenrolar da série ("farofada", etc)em seu enredo, pois ele sempre esteve aberto a surpresas, reviravoltas, etc.E quem não está aberto a isso, simplesmente não pegou um dos elementos principais de Lost: que essa Ilha é misteriosa, e daí parte tudo.

  101. Esse episódio já tá na minha lista de favoritos da série. Muito emocionante, chorei.

    MIB mostrando a que veio. Como ele é mau e ainda mais manipulador que o Ben! Tô p*** e louca pra ver ele cair. Pelo visto sou dos poucos que gosta da Kate, quase tive um pirepaque quando ela foi baleada. Toda cena do submarino foi tensa, muito tensa. É Sawyer, vc que sempre julgava o Jack pelas 'burradas' que ele fazia e agora? Enfim, RIP Saiyd, Sun, Jin e Frank(?) :'( Chorei com Sun e Jin, fofos os dois. E chorei mais ainda quando Hurley, Kate (que já tava chorando por causa do Jack) e Jack choraram no final.

    Jack pode ser o substituto de Jacob mas eu ainda acho que ele vai acabar com esse história de Jacob X MIB, um ponto final.

    Vou soltar meu lado shipper um pouquinho: Jate is Fate! "Jack, I couldn't find you. I couldn't find you."

  102. Putz… eu li o spoiler da Sun… e desejei não ter lido. Mas não li nada sobre o Jin, Sayid e Lapidus (que aliás, coitado do cara, era tido como possível candidato na 5a temp e agora morre com a porta na cara, tsctsc!). Eu quase morri junto. Primeiro meu PC pifou ontem na hora do streaming, hoje colocaram proxy no serviço e não conseguia baixar o episódio de jeito nenhum. Vaguei pela net por um host que funcionasse e só consegui ver depois do almoço o danado! Pelo menos agora tenho 1 semana para consertar o PC!
    Voltando ao episódio, Jack finalmente tomou consciência do "Jogo". Pena que Sawyer tava com birrinha ainda por causa da Juliet… e agora vai carregar 4 mortes na consciência. Tudo bem que pela do Sayid nem tanto, pois ele nem gostava do cara, e por falar nisso. Jú, vc disse num podcast que ia ficar louca se o Sayid morresse do nada. Eu achei a morte dele meio vaga, e vc?
    Espero que o Jin não tenha morrido como muitos comentaram aí em cima, pelo menos Ji yeon não fica orfã.

    @CVALDA: vc disse de uma RP onde o Jin era casado há 2 meses com outra mulher, mas se engana, o que passou na 4a Temp foi uma sacada dos diretores entre um flashForward da Sun (onde revela-se que o Jin está "Morto") e um flashBack do jin quando, recém casado com a Sun, trabalhava para Mr. Paik e teve que levar um Panda pro neto do Embaixador que acabara de nascer. Não era um flashSideway.

    @Gabriel: achei muito interessante seu comentário de que Jacob trás pessoas na ilha para que caso MIB o mate sempre haja a possibilidade de candidatos existirem, nunca tinha pensado nisso e teve coerência com o fato de que, caso Jack realmente fique sendo o Jacob da vez, o desfecho da história seja circular, nos dando margem para imaginar o que Jack faria para manter o MIB preso na ilha.

    To aguardando ancioso pelo dudecast!

  103. E o Sawer hein!!!

    Eu até acho coerente ele não ter confiado no Jack depois da morte de Juliet, mas o fato é que ele caiu direitinho na jogada do MIB, um verdadeiro peão num jogo de xadrez.

    Agora eu quero ver qual vai ser a reação dele após ficar sabendo que o seu ato resultou na morte de não somente um, mas de três losties e que por sinal também eram muito queridos por ele. E eu dúvido que Jack terá a mesma atitude, jogando todo a culpa em cima dele, na verdade eu acho que Jack vai dizer que ninguém teve culpa, porque definitivamente o verdadeiro culpado é aquele filho da p#!@ do MIB.

    Mas apesar de todas essas mortes lamentáveis, uma coisa boa que eu acho que vai acontecer é que finalmente Sawer vai começar a confiar em Jack, e quando isso acontecer: Jack, Sawer, Hurley e Kate finalmente vão saber exatamente o que deve ser feito, e nessa hora o monstro de fumaça que se cuide!!!

    Para mim o personagem que mais evolui ou melhor "renasceu das cinzas" foi Jack. O cara saiu da posição de um tremendo ateu, que só acreditava na razão, lógica e ciência para a de um xiita com relação a fé, e não em uma fé cega, mas sim baseada na certeza de que tudo aquilo vai levar a um bem maior, a certeza de estar fazendo o que deve ser feito sem ter que olhar para trás e confiando no destino.

    Finalmente o plano do MIB começou a dar errado, só quero ver a cara dele quando souber que Jack e cia. não morreram!

    E para aqueles que ainda criticam LOST, se por acaso vocês souberem de alguma outra série, filme, livro ou qualquer estória que "seja tão ruim quanto a de LOST" como vocês dizem, por favor me avisem, porque eu estou louco para conhecer e não quero perder nem mais um minuto sendo privado deste prazer!

    E mais uma coisa. Não vai ser um final que talvez e provavelmente não atenda todas as minhas expectativas, que vai estragar tudo o que eu senti e ainda estou sentindo cada vez que eu assisto um novo episódio de LOST. Eu não diria que a jornada é mais importante que o final, mas com certeza ela está sendo muito prazerosa, e se não fosse a jornada o que eu estaria fazendo até agora!

    E por fim; Jack pode até não vir a ser o candidato, mas com certeza o cara tá foda e vai botar o terror para cima do MIB.

    Para mim foi o episódio mais revelador de LOST em termos da verdadeira intenção das pessoas ou coisas(MIB) até agora! E para você Davi, você acha isso também ou não?

    Áhhh! O blog está demais e os comentários estão cada vez melhores. Como sempre ajudando e complementando o nosso entendimento do episódio.

    Valeu Davi!!! 🙂

  104. O pessoal tem falado sobre Ji Yeon ser a real Kwon candidata. Não sei se alguém já refletiu sobre, mas se Jacob tinha noção do timing em que ele seria morto p/ entrar o substituto no lugar, creio que isso iria contra essa teoria (afinal: uma criancinha segurando o monstro de fumaça é meio bizarro, mas enfim).
    Supondo que Jacob não tivesse noção nenhuma de quando morreria, faria sentido que ele continuamente tivesse possíveis candidatos. Mas como os candidatos apresentados aparentemente são da mesma geração, acho que não seja o caso.

  105. Que história é essa do Sawyer levar 4 mortes na consciência ??

    Ele devia mesmo confiar no Jack, depois da cagada o Incident ??

    Ele devia mesmo confiar que o relógio ia zerar e a bomba não explodir? Com base em que, já que Jack não fala o porque "tudo vai ficar bem". Como diz um comentarista com certa frequência por aqui, "eles não conversam".
    Se Jack explicasse direito e não ficasse com essa história de "confia em mim cegamente" como ele fez o tempo todo, talvez o desfecho fosse outro.

    O comportamento do Sawyer é totalmente coerente, e quem é responsável é o Mib, não ele. Já da morte da Juliet, só o Jack leva a culpa.

    Alexandre C.

  106. marcos disse…
    COM CERTEZA O JIM NÃO MORREU,POIS ELE PASSA PELO LOCKE NO FLASHSIDEWAYS E NÃO O RECONHECE AO CONTRARIO DA SAM QUE MORREU E O RECONHECEU NA HORA,POIS TODOS QUE MORREM GANHAM CONSCIENCIA NA OUTRA VIDA.

    E o Desmond que ainda está vivo e tem consciencia???

    POIIS EH, AINDA…

  107. Vamos lá"
    não assisto LOST para ver relacionamentos, o que me fascina é toda essa jogada de mistério, filosofia, física e religião.
    então vamos falar dos mistérios.

    a)Acho que Jacob sabia que por essa época o MIB conseguiria um furo no loop, por isso ele trouxe um monte de candidatos pra ilha.
    alguém entre os candidatos deverá substituir Jacob como guardião da ilha e impedir que MIB saia.

    b)O fato de ter muitos candidatos faz com que MIB tenha dificuldades em eliminá-los já que ele mesmo não pode matar Jacob ou seus possíveis substitutos.

    c)Mib não pode sair da ilha antes que Jacob e seus subs estajam mortos, nem pode sair pela água ou voar "sozinho" sobre ela (vejam que quando ele sai da água, após jack empurra-lo, ele tem dificuldades para subir na plataforma do pier como se estivesse fraco).

    d)O primeiro candidato que tinha que morrer era Locke. 1º ele estava cotado para ser o líder dos outros. 2º ele nunca aceitaria a ídeia de sair da ilha e seria um impecílio para o MIB em sua estratégia. 3º Locke nunca permitiria que Jacob fosse morto.

    e)Widmore e, talvez Eloise, é um aliado do MIB, pois facilita os planos do MIB para matar os candidatos além de fornecer o Desmond de mão beijada. acho que o MIB prometeu a ele ser dono da ilha novamente e expulsar Ben se ele o ajudasse.

    f)Acho que Desmond descobriu tudo sobre o MIB e suas fraquezas, por isso ele é tão importante, pois dará um norte aos candidatos e estes impedirão definitivamente que MIB saia da ilha.

    perguntas que permanecem:

    PQ MIB quer sair da ilha?

    Quem é o bem? Jacob ou MIB?

    PQ Jacob deixou MIB manipular a todos?

  108. MAS COMO MOSTRADO NA SERIE O DESMOND E DIFERENTE.E COMO VIMOS GANHA CONSCIENCIA QUE MORRE E QUEM E BEIJADO POR ALGUEM(CASO HURLEY).O LOCKE OLHA PRO JIM COMO SE O CONHECESSE,MAS O JIM NÃO.

  109. Caramba! Essa postagem foi bem direta. Gostei mto como sempre. Nossa.. Esse episódio, pelo pra mim, foi bem melhor que o anterior. Confesso que rolou até uma lágrima quando vi mesmo que Jin e Sun iriam morrer. Isso só aconteceu comigo quando o Charlie morreu. Achei bem ruim o Sayid ter morrido. Achei bem estranho que no começo do episódio ele parecia não sentir nada.. e já tava diferente quando já estavam no submario.. Será que ele tinha alguma idéia do plano do (F)Locke? Como eu adoro LOST. Como eu adoro esse Blog! Abraço pra vc's e parabéns pelo trabalho.

  110. Talvez dentro desse 190 comentários já tenha alguma coisa sobre, mas quando o Jack tenta dar o respirador para o Jin e ele não aceita, tem uma luz vermelha para se localizar, quando o Jin e a Sun tão no fundo essa mesma luz aparece e supostamente e algo puxa o Jin, esse 'algo' pode ser o Lapidus e ambos estarem vivos! Claro que isso seria louco, minha imaginação pode ser louca ou eu não quero aceitar o fato de que o Frank tenha morrido com uma porta na cabeça e a filha dos Kwons tenha ficado orfã! Então é isso ai! Exelente episodio!

  111. Assisti de novo e ainda não acredito que tiveram coragem de matar a Sun, e ainda mais morrendo ao lado de seu amor, o que foi com certeza para mim o momento mais triste da série. Isso foi tão impactante para mim que quase apagou o memorável sacríficio do Sayid e da primeira vez que assisti mau percebi que lapidus tinha ido pro saco também.

  112. NOSSA SENHORA,ESSE EPISODIO FOI TUDO DE BOM E MAIS UM POUCO.EMOÇÕES A PARTE POIS TRÊS DOS MAIS QUERIDOS SE FORAM E PELO JEITO NÃO SERÃO OS UNICOS.AGORA ME DIGAM QUE O PROXIMO EPISODIO NÃO SERA EPICO…

    AGORA POSSO ESTAR ERRADO MAIS CONTINUO ACHANDO QUE O JIM NÃO MORREU…

    FLOCKE SACANA,ENGANOU DIREITINHO O SAWYER…

    PASSAS LOGO SEMANA QUERO VER LOST…

  113. Guilherme, gostei dos seus comentários. A única diferença é que eu me importo com o relacionamento entre os personagens. Eu ACHO que essa é a chave do enigma, o fator que o MIB utiliza para dar prosseguimento ao seu plano. É só refletir sobre isso, lembrar dos conselhos que o MIB dava pros Losties para manipulá-los.

    Sobre as suas perguntas, tenho suposições:

    1. O MIB disse ao Jacob que o Homem é corrupto e tal, enfim, que o ser humano não presta. Ele disse à um dos losties que antes ele era um homem, e tinha uma vida. Então, talvez ele tenha sofrido muito pelas mãos de alguém, que o fez ter tanta raiva. Quando ele sair da ilha, irá se vingar da humanidade. Fique longe de chaminés, amigo.

    2. Jacob é bem e MIB é mal. Acho que não teremos mais reviravoltas nesse sentido. Qualquer um que mata o casal Jin e Sun só pode ser o mal, que não demonstra nenhum trauma ou pedo na conciência.

    3. Jacob quer provar ao MIB que o ser humano possui a índole boa, que podem AMAR e não simplesmente se MATAREM. E para isso, Jacob não faz nada. Até agora, os planos do MIB deram certo, porque os personagens resolveram MATAR em vez de AMAR (lembra quem matou o Jacob?)

    Sobre o episódio: em 2005, Ronaldinho Gaúcho fez um golaço contra o Milan e saiu gritando " Eu sou foda!"

    O Mundo concordou.

    2010: o Mundo diz que Lost é foda.

  114. @Guilherme: pelo o que entendi, Jacob quer influenciar o menos possível na escolha das pessoas (representação do livre-arbítrio). Na sua conversa com Alpert, ele deixa isso bem claro. Outra coisa é que sabemos que Jacob também influenciou (ou manipulou?) outras pessoas (além de outras coisas que talvez ainda não saibamos).
    De qualquer forma, acho que ele tinha muita consciência do que estava acontecendo e aparentemente o ponto que ele sempre quis provar p/o MIB (que o homem pode escolher o que é certo) vem sendo mostrado em vários momentos (vide: Sayid, que não matou Desmond; aparentemente entendeu a missão dos candidatos e se sacrificou por isto; Jack, que tem acreditado mais que qualquer um nisto).

    Sem querer desanimar aos que esperam por Jin vivo: a Lostpedia já o dá como 'Deceased'. Já Lapidus está como 'Unknown'. (Se bem que eles podem estar errados tbm).
    Acho pouco provável que Jin tenha sobrevivido dadas as circunstâncias: o sub cada vez mais fundo, aparentemente não haver outro tanque de oxigênio e sua promessa e determinação de não deixar Sun.

  115. Emocionante. Sayid sempre foi um dos meus personagens preferidos.

    E Desmond? Com certeza vai ter uma papel importante.

    Depois desse episódio tenho uma (quase) certeza: Só restará vivo o candidato que substituirá Jacob e desde o primeiro episódio da série (como eu sempre disse) personagem PRINCIPAL: Jack Sheppard

  116. Podem falar o que quiser, me chamar de insensível ou qualquer coisa, mas eu me recuso a aceitar que Lost é uma história de amor.
    Quem em sã consciência responde a algum amigo que não conhece a série assim:
    -Sobre o que é Lost?
    -Lost é uma história de AMOR!
    Duvido!
    P/ mim isso é um absurdo… tem amor, mas é apenas uma fatia (pequena) da pizza, uma pequena parte do mosaico que é o universo completo de Lost.

  117. Misteriosamente emocionante.

    Quando li alguns comentários da galera dizendo que esse era um episódio que fazia até chorar pensei que fosse exagero.

    Mudei de ideia conforme assistia, e confesso que mais de uma vez a lágrima quase escorreu!

    Que episódio! Até me fez esquecer o desejo por respostas. Acredito em Lost até o fim!

  118. Agora acho que nunca saberemos qual era o Kwon que o número 42 representava… A menos que eu tenha deixado passar algo. Mas, pelo diálogo final entre eles ('Nunca vou te deixar'), acho que o número representava os dois juntos, pois só assim poderia ser. Um nunca deixaria o outro para se tornar o novo Jacob. Sem contar que Jacob tocou a ambos.

  119. Sem querer floodar e já floodando:
    eheheh
    Comentaram sobre ser engraçado como a cerca foi facilmente desligada. Mas tem um detalhe: Widmore, ao prender os losties, perguntou se a cerca estava pronta, sendo que o capanga respondeu que demoraria uma hora e então Charles os obriga a aprontar antes, já que o MIB estava chegando.
    Não é difícil supor que os caras acabaram fazendo uma gambiarra e puseram a cerca p/ funcionar 'nas coxas', sendo então fácil desligar. (imagine a situação em que o gerador deveria ser transferido p/ interior da cerca, o que levaria uma hora, por ex.).
    Eu não considero erro ou argumento fraco, pois faz muito sentido.

  120. Outra coisa: se Widmore realmente tivesse um acordo com o MIB, ao invés de simplesmente ferir Kate no ombro, acho que seria mais fácil que o grupo do Widmore matasse todos os candidatos. De novo: não quero pensar muito ainda sobre Widmore e grupos, mas e se de alguma forma ele tivesse a lista de Jacob e não a da caverna?

  121. Odiei o ep. =D

    Medo de como será o fim…

    Sem ironias, não gostei mesmo.
    Virou dramalhão mexicano…

    Eu sou apaixonado por Lost, gente…
    Desde a estréia na Globo, há 4 anos, eu fiquei fissurado!

    Mas essa season finale tá me desapontando pacas!

    Essas mortes pífias…de personagens terciários, foi de doer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  122. "Alexandre disse…
    Algo me diz que descobriremos que Jacob não é totalmente bonzinho e nem Mib totalmente maquiavélico, deve haver razões profundas pra tudo isso."

    Alexandre, eu concordo plenamente e acho que as razões do MIB ainda são cartas na manga que os autores jogarão sobre nós. E quando conhecermos o lado do "vilão", talvez consigamos compreender melhor. De qualquer forma, eu não sei se há algo que possa redimir a malvadeza do MIB. Ele faz o que existe de pior: ele usa as fraquezas das pessoas contra elas mesmas. Olha o que ele fez com a Claire, com o Sayid e, agora, com o Sawyer. Ele foi atrás do pobre do Sawyer, quando este estava em carne viva pela morte da Juliet, e atiçou o lado trapaceiro do Sawyer fazendo com que ele caísse nas suas próprias armadilhas. Isoo é o lado mais perverso da maldade…

    O pior é que o MIB foi muito convincente pq até eu caí na conversa de que ele queria sair da ilha com todos os candidatos.

    Quanto ao Jacob, eu ainda continuo achando que ele também é do mal. O simples fato dele atrair as pessoas para a ilha para fazê-las peças deste jogo cruel, já é o suficiente para eu achar que ele não representa bem algum.

    Hugo_O disse…
    @Carla: na verdade discordo um pouco de vc: se o Alm. Adama em vários momentos lutou p/ não deixar ninguém p/ trás e manter a frota unida por outro lado, ele teve que abrir mão de gente, equipes e naves pelo bem maior (vide comandar o ataque a Olympic Carrier sem a certeza absoluta de ter gente ou não, entre outros).

    Hugo, eu não esqueci deste fato, e é disso que realmente a série tratou: de escolhas difíceis. Mas eu me referi ao fato do C. Adama não ter abandonado a Starbuck em Caprica; de não ter deixado o Chief e a esposa morrerem sem oxigênio; de não ter abandonado o pessoal em New Caprica como queria o Lee Adama; … enfim, foram decisões tomadas com a emoção e não com a razão. E isso fez dele algo mais do que um simples comandante. (eu queria falar mais, mas aqui é sobre LOST, né?!)

    Finalmente, ainda bem que o Davi me defendeu. O pessoal lê a palavra "spoiler" e fica histérico. Eu, heim…
    :o)

  123. @alguém falou sobre o Jack não poder se matar…

    Poisé! Havia esquecido isso… então, se os candidatos não podiam se matar (ou seria só O escolhido?) era só quem tivesse puxado os fios da bomba ter ficado colado com ela o tempo inteiro. Isso muda o foco do culpado da vez pelas mortes do episódio: Sayid!!! Furada da produção???

  124. Preciso escrever mesmo que ninguém me leia pq preciso por pra fora: AAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!
    Nunca me aconteceu de precisar pausar o capítulo, simplesmente tava muito nervosa, chorei, mas nem consegui chorar tanto pq to em estado de choque…
    Hoje me dei conta que não posso assistir ao final sozinha… vou surtar!

  125. Final incrível.

    Vi e revi, mas sinceramente não me emocionei, apesar de saber que são personagens importantíssimos e que todos nós gostamos muito. Talvez eu não esteja em um bom dia ou ainda não processei os fatos que ocorreram, mas partindo disso a morte do Charlie foi a que eu me emocionei, não a ponto de chorar, mas deu aquele nó na garganta, hehehe.

    É isso, o fim está próximo e como foi este episódio espero muito mais dos próximos.

  126. Este episódio foi realmente muito triste. Sacanagem matar o casal.Não deu vontade de assistir mais. Mas é impossível não ver o final. Será que todos vão morrer na Ilha? Ou será que a realidade paralela é a que vai permancer?

  127. Depois dessa Jin tem que ter morrido. Vai ser muito estranho se ele conseguir se salvar de alguma maneira, a menos que seja muito bem explicada…

    Lembramos que Mikhael (é assim que se escreve) levou uma facada nas costas no final da 3ª temporada e não morreu…

  128. @JOHN
    perdeu a mão ou o braço esquerdo antes da explosão da bomba em 77, quando perfuravam o chão da construção da Swan, e então na sideways deveria ter o mesmo braço protético de alguns vídeos dharma, mas no entanto seu braço estava normal quando apareceu

    O que foi mostrado ANTES da explosão da bomba fora o esmagamento da mão esquerda do cara. E se na Realidade Paralela ele foi levado a um hospital onde tiveram condições de consertar a sua mão, coisa que poderia não ter acontecido na realidade da ilha???

  129. Também tô achando que só vai restar Jack( o novo Jacob), o fim será como no começo, com ele abrindo os olhos para sua nova vida.
    Será que Aaron é o MIB? Já que o vidente falou para Claire que seu filho é o mal e que esta apareceu em sonhos para Kate pedindo que ela nunca o traga de volta para ilha.

  130. Achei a maior mancada o Sawyer querendo deixar a Claire denovo, ela já sofreu demais. Pelo menos ela se salvou, mas espero que ela acorde antes que o MiB a mate. Eu sei que só eu lembro disso mas porra Sun, morte triste e tals, mas agora Claire nunca vai achar o anel do Charlie D:

  131. Quando questionei sobre "então, se os candidatos não podiam se matar (ou seria só O escolhido?) era só quem tivesse puxado os fios da bomba ter ficado colado com ela o tempo inteiro. Furada da produção???" quis dizer, na verdade, furada do Jack em não pensar nisso na hora? Tem o estresse do momento e tals, mas…

  132. É quando eu sou pega de surpresa como hoje, quando cena a cena percebo o que está pra acontecer e vai se formando um nó na minha garganta ao mesmo tempo que meus olhos se enchem de lágrimas e eu suplico sozinha: não, por favor, não façam isso.
    Neste momento eu me arrependo amargamente de não ler spoiler… rs … Tal foi o impacto.

    Lost emociona, intriga, alegra, nos ira.

    A esta altura não dá pra não pensar no final, em como vai ser depois. No legado que Lost deixou nestes anos todos. No quanto ele nos marcou.

    As visitas diárias em sites atrás de noticias, ler e pesquisar sobre a mitologia da série, discussões em fóruns, ficar acordado até de madrugada pra baixar a série, deixar de almoçar pra dar tempo de ver a série numa lan house…

    O fim está chegando. E por mais que as pessoas critiquem, eu continuo acreditando em Lost, no seu final. Pelo simples fato de que a jornada toda valeu a pena.

    Lost vai ser como aquele amigo, presente em tantos momentos, depois por motivos diversos nos afastamos. Você não o substitui, claro, você faz outros amigos. Mas ninguém toma o espaço de ninguém. Fica ali, cravado em você, como parte da sua história.

    Agradecimento ao pessoal do dudewearelost por todo o trabalho fantástico. E tô na torcida pelo próximo episódio.
    Vamo que vamo!!!

  133. Pe disse…
    Achei a maior mancada o Sawyer querendo deixar a Claire denovo, ela já sofreu demais. Pelo menos ela se salvou, mas espero que ela acorde antes que o MiB a mate. Eu sei que só eu lembro disso mas porra Sun, morte triste e tals, mas agora Claire nunca vai achar o anel do Charlie D:

    Pe, não é só vc, não. Eu também achei horrível aquela cena. Louca ou não, a Claire é a Claire e alguns deles fazem de conta que ela nunca existiu. Ela foi abandonada, sim, pois ninguém sabia o que tinha acontecido e ela se viu sozinha, por 3 anos, na mão do "coisa ruim". O Sawyer não devia tê-la deixado de fora. A Kate não deixaria!

  134. Estou intrigado com uma coisa. Se a Kate ajudou a Claire a ter o filho logo após o vôo pousar em Los Angeles, como Claire aparece grávida depois no escritório de Ilana e falando com Jack uma semana depois… Ou um erro de produção dos feios ou uma 2a realidade paralela?

  135. o Flocke ja sabia da bomba? nao sei. Mas foi lá no aviao, achou um pacotinho, pegou o relogio ANTES (ja armando algo), e fez o treco!!

    e rápido hein, "ninguem viu", nem Sayid faria uma "bombinha" assim tao rapido

  136. Triste o final do casal, mas o que intriga mais são as atitudes do Flocke, ele, até agora, não demonstrou nada que pudessemos acusá-lo de mau, até agora o que vi foi ele se defendendo ou defendendo outros. Acho que teremos uma surpresa no final de tudo sobre quem é o mal, o que fica claro é que há uma disputa entre ele e jacob, como o ilustrado no início da série, através do jogo de gamão, nesse jogo não há bem ou mal, o que há são dois oponentes e cada qual com suas virtudes e defeitos.
    Na boa, sou fã do Flocke e espero que ele saia da ilha e que Jacob pague pelo mal que ele causou a todos que trouxe a ilha para fazer laboratório com elas, não vamos esquecer quantas pessoas Jacob já matou para achar o seu candidato perfeito, várias pessoas, figurantes, que simplesmente nunca soubemos os nomes, mas que na história da ilha acabaram susurrando entre as árvores.
    ah sei lá, mas vamos esperar o fim dessa loucura toda chamada LOST.

  137. E se alguém ainda tinha dúvidas sobre as intenções do fumacinha, cara… se mata 😀
    Foi legar ver os papéis invertidos, o Jack cheio de fé, nas duas realidades, pedindo para que confiassem nele. E, pelo menos sobre a bomba, ele tinha razão. Espero que agora o Sawyer escute o que ele tem a dizer primeiro 🙂
    De longe, o melhor episódio dessa última temporada, sem dúvida.

  138. Bom, sobre livre-arbítrio, a questão não é só o fato de ter ou não ter livre-arbítrio, mas sim o que "em tendência" o que o ser humano faz com seu livre-arbítrio.

    Pra mim, o que eu acho que o Mib tenta provar é: se o homem (no sentido de humano, e não gênero)tiver a chance, se estiver ferrado, se tiver algo valioso em troca, acaba trocando todo o grupo, os outros, os seus, por um valor para si. Essa é sempre a proposta que Mib faz: troque os outros aqui por algo que você ame, que você perdeu, que você pode recuperar.
    E isso deve ter tudo a ver com algo que ele tenha passado, com uma decisão que ele deve ter tomado e que ele acha que é "normal", comum, ordinária pra todos.

    Jacob, personagem na história do Mib, deve querer provar pra ele (e como ele disse, já foi um homem, com sentimentos e sensações) que o humano nem sempre toma a decisão individualista, egoísta, mesquinha, mas que espontâneamente, o homem pode optar de maneira diferente, optar pelos vínculos, pelos relacionamentos, pelo altruísmo, mesmo que se sacrifique por isso.
    É por isso, entre tantas coisas, que eu acho que mistérios e relações entre personagens não tem como se separar em Lost. E exatamente por isso a série foi sempre tão cativante, até pra quem assite só pra apontar defeitos (e continua assistindo).

    Abraços
    Alexandre C.

  139. Alexandre, seu comentário foi perfeito, cara!

    E é por isso que eu acho que o Sayid, que claramente sofria de depressão profunda (por isso parecia um zymbi), no fim poderia ter matado Desmond com a promessa de ter sua amada de volta, mas Sayid foi altruísta no último momento, sacrificando-se para salvar os amigos.

    Ponto pro Sayid!

  140. @Carla

    Concordo que o que o Mib faz é totalmente manipulador, o que prova que ele é inteligente, o que me faz admirá-lo nesse ponto.
    Não estou nem tentando justificá-lo, ao contrário, ele é sacana mesmo, mas o que quero dizer é que essa "malvadeza" dele não é sem propósito. Não imagino, se entendo Lost com a complexidade que eu acho que tem, que ele (que um dia já foi como "nós") faria isso simplesmente pra matar, pra fazer alguém sofrer. Ele passa por cima de tudo mesmo, de sentimentos, de sofrimentos, de pessoas, e isso é claro, é inquestionável, mas o que eu penso é que pensar essa questão no fundo é: isso não é só maldade no sentido psicopático do termo. Ele quer mostrar algo, e ele, eu imagino, quer oferecer outra coisa em troca mesmo, não é só sair da ilha e pronto.

    O Mib é o indivíduo, pleno e potente.
    Jacob aposta que as relações humanas se sobrepõem as vontades e ímpetos individuais.
    Acho que veremos, em "Across the sea" que o Mib deve ter sido (ou sentido) muito traído, muito sacaneado, e pensou, "caramba, se eu não me virar, ninguém vai fazer por mim", e aí começou.

    E ainda me recuso a atribuir ao Sawyer a culpa da bomba. Jack fez espontâneamente e provando pra todos que o incidente resolveria o problema. Juliet morreu.
    Agora, nem jack sabia do plano do Mib (e ele TAMBÉM caiu, pq confiou na mochila do Mib)e o Sawyer, sem saber de nada deveria "confiar" no Jack, exatamente porque. De fora, sabendo de tudo, deve ser fácil, mas ali, depois dos traumas que o cara sofreu, o Sawyer ia confiar no Jack porque? As pessoas não conversam em Lost (e tem motivo pra isso, assumo)…

    Carla, acho que nunca concordarei que a Kate é fundamental pra Lost, mas gosto muito do que você escreve.

    Alexandre C.

  141. @Blade

    Faz sentido cara, faz mesmo, acho que isso é fundamental em Lost.

    E é impressionante como temos especialistas aqui nos comentários.
    Em roteiro, em narrativa, em direção, em edição, é impressionante, deve ser o maior celeiro de talentos do mundo. Tomara que a TV brasileira os encontre um dia pra produzir séries.

    Abraços

  142. Estou atordoado até agora… até então, a morte do Charlie tinha sido o momento mais triste para mim, mas hj foi um excesso de tristeza e estou abalado ate agora, chorei muito…
    Alguém ali em cima disse q tvz o Jin não tenha morrido, e eu tbém creio q não… daqui até a semana q vem, ainda vou assistir mais uma cinco vezes esse episódio… meus queridos fãs de LOST, agora só nos resta segurar o coração, pois com certeza só vem paulada por aí… meu ídolo Desmond ainda vai fazer a diferença !

  143. Que Decepção, estou me sentindo enganado. Acompanhar a série todos esses anos pra assistir uma temporada tão fraca, morna, patética,etc. Matar personagens importantes faltando três episódios para acabar só pode ser brincadeira.

    Este deve ser o sentido da série, deixar todo mundo perdido.

  144. um bando de EMO dizendo "ai eu chorei, tô chorando, vô chorar" vocês tão de brincadeira, nenhum episódio da 6ª temporada pode se comparar com os das outras temporadas

    Lost só tem 5 temporada.

  145. Bom, dentre tantas teorias sobre esse episódio que foi impactante mas não surpreendente (afinal encerramento de série é sempre assim, é preciso dar uma "enxugada" no elenco pra estória poder fechar), a minha é a seguinte:

    O episódio se chamou "The Candidate". Vimos que Locke era, para Jack, o candidato perfeito a um novo procedimento cirúrgico que recuperaria seus movimentos. E o acidente permitiu que Locke tivesse algumas lembranças, ainda que inconscientes, da realidade na ilha. Esse "despertar" de Locke permite deduzir que ELE É O CANDIDATO, não apenas à cirurgia como a resolver o drama na ilha.

    Eu já havia falado nisso em outra ocasião: MiB assume a forma de Locke não apenas porque este estava morto, mas porque Locke tem algo especial. Se na realidade paralela Locke perceber a existência da realidade na ilha (que Desmond, similarmente à Jacob, conhece tão bem), talvez seja possível ao CANDIDATO resolver o problema.

    Aliás, provavelmente o episódio "Across the Sea" mostrará que Jacob e Desmond seguiram caminhos muito parecidos. Jacob de alguma forma "despertou" para toda uma complexidade além do espaço-tempo que Desmond agora experimenta. Esse será o grande trunfo dos produtores da série para não darem nenhuma explicação finalista sobre o que é de fato a ilha; ficará o mistério como marca permanente da série, e Jacob, que tantas vezes foi elevado à categoria de um deus, será ao fim e a cabo apenas mais um sujeito tal como Desmond, que vislumbrou a ordem que é regida pela ilha e passou a agir para sua manutenção.

    Reitero então, Locke É O CANDIDATO, Desmond é a versão "jacobiana" na realidade paralela e o desfecho muito provavelmente será a junção de ambas as realidades numa só, com a ilha repousando eternamente no fundo do mar; todas as estórias de que ela fora palco ficarão lá, registradas em artefatos arqueológicos para futuras expedições "Dharma" teorizarem, assim como todos nós, expectadores.

  146. disse um aí…

    "alguém mais reparou qe apareceu a cara da sun morta, e só as mãos do marido? acho que o Jin não morreu."

    desde a primeira que leio coisas assim…

    saudável porém tem que ter nervos de aço…

  147. O MIB e o Jacob vem da mesma época mas tem poderes diferentes. Não sei se existe referencia mitológica à respeito.
    lembrando:
    MIB pode virar fumaça, matar, ressucitar mortos(?), tomar forma de outros mortos.
    Jacob pode sair da ilha, viaja no tempo, pode propiciar juventude eterna e o MIB não. Isso explicaria a sua serenidade ao morrer(inevitável como a morte do Charlie, segundo o Desmond.Toda a tentativa de mudança ou realidade paralela criada não mudaria o destino final). A última fala do jacob antes de morrer foi: "Eles estão vindo" provavelmente se referindo aos candidatos que estavam em 77 até aquele momento, não se sabe se ao acaso ou "mandados" por um dos 2.Ele SABIA que dali viria uma mudança definitiva e, que " o que aconteceu antes disso "era somente progresso".Esse conhecimento vinha de suas viagens no tempo.
    Também concordo que o Widmore esteja fazendo parceria com o MIB para manipular os Losties, mas não a Eloise. Ela sempre soube que viajar no tempo era fundamental. Tinha conhecimento do futuro e criou o filho pra isso. O MIB e o Widmore são incapazes nesse aspecto.
    Não acho que Jack vá ser o futuro Jacob. Os candidatos devem desempenhar um papel de quebrar uma maldição,profecia, encantamento ou algo do gênero.
    Uma peça difícil no quebra cabeças que deve ser chave é a ilha afundada no 601. Já cogitei várias hipóteses,mas nenhuma boa o suficiente.
    Como todo mundo espero que a paralela seja um resgate para tanto sofrimento e morte aparentemente sem significado.

  148. Sobre o q estão falando do Jack, q ele poderia "simplificar e puxar os fios, já q ele nao podia SE MATAR", pensem o seguinte: nao foi ELE MESMO quem se armou uma bomba.

    Ele puxar um fio erroneamente nao é a mesma coisa q sentar, acender o pavio de uma dinamite q estava apagado e ficar olhando ele dar xabu.

    Quem produziu a situação foi o Flocke, portanto o Jack poderia, sim, simplesmente explodir-se ao tentar alguma coisa. O cara nao virou Superman agora, só pq nao pode SE matar.

  149. Nossa! Não sei nem explicar o que senti vendo esse episódio, só sei que cheguei a gritar: "VAI JIN MERGULHA DENOVO, VC CONSEGUE" 🙁
    Só um pergunta básica, se não houvesse bomba o Sayid ia deixar o Desmond lá dentro do poço e não ia avisar a ninguém??

  150. Nossa, esse foi um dos epsódios que passaram mais rápido :D…

    Realmente é muito triste e chocante ver três dos losties morrendo em um único episódio…

    Não tem como não se comover no episódio com a parte do Hurley no final

    Só acho foram muitos acontecimentos para um único episódio

  151. @gigantedaneve: acho que o que talvez esteja um pouco estranho em sua inferência seja considerar só uma regra (a de supostamente o FLocke não poder matar os candidatos). Vamos pensar com juntos.. supondo que as regras são:

    1)FLocke não pode matar os candidatos diretamente;
    2)Um candidato (ou O candidato) não pode se matar;

    -FLocke ativando a bomba e ninguém fazendo nada, a bomba teoricamente a bomba não explodiria pela regra 1.

    -Um candidato puxando os fios age sobre a bomba ele passa a ser o último agente sobre a bomba, e se ele é o gatilho p/ que ela corra mais rápido, é responsável por essa ação. Como Sawyer puxou os fios e Sayid é que levou a bomba e morreu, nenhuma regra foi quebrada. Minha questão é: como foi Sawyer que puxou os fios, se ele levasse a bomba, ele morreria?
    Jack puxando os fios sobreviveria(?), mas os outros não?
    Se desconsiderássemos que mexer na bomba não altere a causa (FLocke é quem montou a bomba) isso cai na regra 1 e ninguém morre, de novo.
    Se mexer altera a causa (candidato), ele não morreria?

    Tudo isso questiono tendo em mente essas regras, que ainda não parecem totalmente claras.

  152. Será que não vai ser assim:
    Morre todo mundo na ilha menos o Jack, que fica como zelador na função do Jacob cuidando do fumacento.
    Enquanto isso, na realidade paralela, fica todo mundo bem e morre apenas o Jack.
    Sei lá..é um palpite.

  153. MIB vai terminar o que começou, agora ele não engana mais os losties. Jack que antes já dizia não sair da ilha e tb chegou a conclusão de que o MIB não pode matá-los agora ficará mais convicto que nunca que não deixará a ilha e consequentemente libertar o MIB, mas ele tem um ponto fraco, fraquíssimo, Kate. MIB vai usar a Kate.
    E o Widmore hem?

  154. Não tenho dúvidas que Jin está morto.
    E o Sayid, heim? Topou ir embora no Sub sabendo q deixou o Desmond sozinho num poço… Po, se o Desmond convenceu ele q o papo do Flocke era furada, como ele deixa o Desmond sozinho e se manda?!

  155. @Carla: sim, é verdade. Lembrei de mais uma p/ sua lista: quando o Chief e o Helo são condenados à morte na Pegasus e o Adama quase abre uma guerra por isso. heheheh
    Aliás, falando em Pegasus o seu ponto fica mais evidente, já que a Almirante, embora linda, era muito mais pragmática (ô mulherzinha "ruim"! ahahah)

  156. As pessoas assistem a Lost e não percebem coisas óbvias:

    (i) foi a explosão da bomba que criou a realidade paralela. O fato de acontecimentos anteriores a 1977 terem mudado, não prejudica tal conclusão. Na primeira realidade, o RA já tinha ido visitar um tal Locke na década de 50. Fora outros acontecimentos que, definitivamente, influíram no passado;

    (ii) O Jin morreu. Não vimos a mão do casal se separar na cena??? ou eles estavam dormindo???

    (iii)faltam 2 episódios mais o finale….todos tem que morrer mesmo…o próximo será estilo ab aeterno, sem a presença dos losties. falta um pra morrer o resto e o último para as realidades convergirem na nova dimensão. Na realidade original, não vai sobrar ninguém para contar a história…mas todos terão noção do que aconteceu nela; e

    (iv)a mitologia sempre foi o pano de fundo de lost. desde a explicação de locke, para walt, sobre o jogo de gamão, já via que a série iria desenbocar nisso.

    não poderia pensar numa saída melhor que essa

  157. Pra mim ficou bem mais claro que existe uma parceria entre Widmore e Flocke depois desse episódio.

    Fui rever algumas cenas desde que o Widmore chega à ilha.

    1) Flocke tem 1 alvo e 1 objetivo: alvo: Alvo: Recrutar não só os candidatos, mas também todos aqueles que possam de alguma forma ajudar a atingir seu objetivo que é escapar da ilha.

    2) Widmore tem 1 objetivo e 1 alvo: Objetivo = retormar a ilha. Alvo = Acabar com Ben.

    Quando Widmore chega à ilha, o periscópio do submarino foca no Ben, seu grande alvo.

    Flocke envia Sawyer à ilha Hidra com conhecimento de Widmore. Reparem na cara que Widmore faz quando Sawyer conta o plano de Flocke. Widmore dá um sorriso do tipo: Caiu direitinho no plano.

    A mesma cara faz o Flocke quando Sawyer conta sobre a conversa que teve com Widmore.

    Quando a turma de Widmore vai ao acampamento buscar o Jin, Flocke, providencialmente sai a noite e só retorna na manhã seguinte, depois de apenas conversar com Sun, facilitando a vida dos capangas do Widmore em capturar Jin. Quando flocke retorna, na manhã seguinte ele apenas dá uma olhada superficial no acampamento. Acorda Sayid e pergunta pelo Jin. Com certeza Flocke já sabia que Jin seria capturado pelo grupo de Widmore.

  158. achei bem interessante, que a cena seguinte da morte do Jin e da Sun na ilha, aparece o Jin vivo no Flash-sideway levando flores para a Sun, aos 36 minutos e 17 segundos

  159. Widmore pode ter prendido os Losties na jaula, pois talvez quisesse usá-los como isca, simplesmente para atrair o MIB. Talvez ele imaginava que os candidatos quisessem fugir ou ainda porque prendê-los seria a maneira mais fácil de evitar que um deles se bandeasse pro lado do Locke.

  160. Nossa ainda estou boquiaberta,
    Achei o episódio excelente, mas achei engraçado vcs dizerem que não se emocionavam tanto desde a morte do Charlie. E a Juliet?
    Por ser uma personagem que não me agradava no começo e cresceu ao longo da série, e também pela excelente interpetretação da Elizabeth Mitchel, a morte dela foi a mais emocionante para mim até aqui. Achei a cena fantástica e não sai da minha cabeça como uma das melhores.
    Fiquei triste pelos Kwons sim, e também pelo Saiyd, apesar de seu comportamente estranho nessa temporada, nas anteriores ele foi um dos personagens mais sofridos e que sempre batalhou ao lado do Jack.
    E por fim, por falar em Jack, eu nunca gostei dele, mas como alguém já falou, seu personagem renasceu das cinzas, estou impressionada com a reviravolta na trama.
    Nossa, semana que não passa, não vejo a hora de ver logo o próximo episódio,
    Faby

  161. O gamão é jogo para dois jogadores, que se joga sobre um tabuleiro com vinte e quatro espaços triangulares chamados casas. As casas se alternam em cores e se agrupam em quatro quadrantes de seis casas cada uma. Os quadrantes são denominados: Seção Interna e Seção Externa de cada jogador. As seções internas estão separadas das seçõe externas por uma faixa no centro do tabuleiro chamada Bar.

    O objetivo do jogo é que o jogador ponha todas as suas peças em sua própria casa interior para, em seguida, retirá-las do tabuleiro. O primeiro jogador que retirar todas suas peças do tabuleiro é o vencedor.

    ————————-

    6 casas
    6 escolhidos

    Seção interna(ilha)
    Seção externa(fora da ilha)

  162. E o Widmore, no final, é um grande idiota.

    "Vamos colocar todos os candidatos num único lugar de fácil acesso, com capagangas incompetentes pra vigiar."

    Parabéns pela ótima idéia, Charles.

  163. @André Bacil disse…
    "Não acredito que nenhum dos dois pensou "hey, espera aí, nós temos uma filha! Você tem que se salvar, Jin!""

    Mas a ação do Jin foi coerente. Ele passou três anos sem a esposa e soube há poucas horas que tinha uma filha. No calor do momento, pesou o sentimento que ficou martelando anos.

  164. Falo e disse Diego, Jack sempre foi o personagem principal de Lost, e agora com a famosa frase de Sayid:"Por que será vc Jack". Ficou definido que Jack vai assumir o lugar de Jacob querendo os fans de Huerley e cia ou não, é o Jack! Só pelo fato de ele ser o único que não quer ir embora, o final vai ficar: Lock/MIB e Jack/no lugar de Jacob. =D Mazzzzzaa o/ !

  165. Cara, LOST não é perfeita, mas é impressionante como tem gente que acha que deveriam serem eles os roteiristas da série. Mas eu tenho só uma pergunta para aqueles que acham que tudo o que estão fazendo na "maior e melhor série de todos os tempos" está errado.

    Vocês realmente acham que poderiam fazer melhor!!!???

    Pô, se a série é tão ruim como dizem, porque diabos continuam assistindo? Quando percebi que Heroes tinha se perdido não pensei nem duas vezes antes de abandoná-la, aquilo já não me dava prazer nenhum, muito pelo contrário, só me deixava irritado.

    Então eu volto a fazer a mesma pergunta! Porque diabos alguém perde tempo em acompanhar algo que não o agrada; será masoquismo puro e simples ou só querem aparecer e desqualificar aqueles que apreciam um dos poucos e raros programas de qualidade na tv e porque não dizer até mesmo de outras mídias.

    É isso aí! Desculpe qualquer coisa, mas é que chega uma hora que toda essa resmungueira cansa!!!

  166. @Hugo_O; @Blade.
    Concordo com vcs que Jacob quer provar ao MIB que o homem tem salvação, que tem um coração coração bom, mas o que me deixa desconfiado é o fato de ele (Jacob)usar as pessoas sem lhes dizer nada verdadeiro. Ben, Ilana, Richard todos eles foram envolvidos na missão do "bem maior", sem sequer saber que bem maior é esse, em algum momento, ficaram todos perdidos, um achando que o outro sabia o que fazer. Até ter fé era dificil, se não se sabia no que acreditar, alias, ninguem sabe ao certo o que Jacob quer. Até agora me prendo ao comentário de Ben quando Ilana morreu: "ela não tinha mais importância pra ilha". Como tenho tantas desconfianças com as intenções de Jacob, não consigo definir se ele é do bem ou do mal.
    Acredito que o MIB e Jacob são duas entidades de mesmo nível usando as pessoas em uma espécie de aposta para provar (um pro outro) que suas paixões e ídeias são as melhores, como fazem os deuses do olympo.

  167. @Michel: se eu não me engano, quando Jack e o MIB ficam p/ trás p/ darem cobertura na invasão do sub, o monstro troca rapidamente as mochilas (dá até p/ ver que uma tá toda desbotada e a outra tá inteirinha)

  168. Absurdas essas postagens dizendo que o Sawyer foi culpado, que ele ficou de historinha com o Jack por causa da Juliet… Gente sem noção mesmo, ou são fãs demais do Jack. Muito fácil NÓS acreditarmos no Jack, já que nós acompanhamos tudo em Lost né? Nós vimos a cena dele com o Alpert, por que ele não falou isso pro Sawyer aquela hora? Não, não, confia em mim cara, cegamente, não faz nada. Duvido que alguém que disse isso, nessa situação, fosse confiar cegamente e esperar pra ver o negócio explodir, sem ter noção de nada.
    Outra, quem garante que todos ali iam ficar bem?! Havia pessoas ali que não eram candidatos, que foram riscados… a Kate, o Lapidus… e aí? Será que ia explodir, alguns iam morrer e só sobrariam os candidatos? O Jack tinha como saber disso? Ele não sabia que a Kate tava riscada, isso era o Sawyer que sabia.
    E o Jack vai ser muito correto se disser que não foi culpa do Sawyer, e sim do Mib. Porque foi isso mesmo poxa!!!
    Agora a Juliet é outra coisa, foi mesmo culpa do Jack. E ele mesmo já reconheceu isso, aliás, foi uma das coisas que o fez mudar o jeito dele, senão ele ia continuar o mesmo pentelho de sempre.
    Afff…

  169. Pô, ainda não entendi qual era a função do lapidus. odeio estas mortes do nada de Lost, tipo Mr. Eko e lapidus..
    Tirando isso, o episódio foi muito bom. Finalmente cortando o blá, blá, blá e indo direto ao que interessa.

  170. Hugo_O,

    para mim continua bem claro: ninguem está LIVRE da morte, a nao ser q ela seja esquematizada por si mesmo.

    Michael entra num carro e acelera em direção a um muro. Ele ESCOLHEU a situação perigosa. Nao morre. Não.

    Jack senta, acende tranquilamente a banana de dinamite e… continua sentado? ESCOLHEU. Nao morre.

    Todos enfiados num submarino pq nao tinham opção e foram manipulados, Jack lá a contragosto, mexendo numa bomba q nao foi ele quem plantou, nao foi ele quem escolheu passar por essa situação, mexe no fiozinho errado? MORRE. Independente de ser Prefeito da Ilha, vai pro saco.

    Pra mim tá bem claro, senao a regra é uma invencibilidade forçada demais, e o Flocke nunca ia conseguir eliminar ninguem. Vcs nao tiveram a sacada do Jack, ainda.

  171. "Jack, I couldn't find you. I couldn't find you."

    E a Kate que fala isso pro Jack enquanto o Sawier tá agonizando no chão. Tipo, nem aí pro cara, hahaha.

    Pra mim fica claro que quem ela ama de verdade é o Jack.

  172. não concordo que o jacob manipulou as pessoas, acho que os produtores ainda vão deixar bem claro isso.
    o que ele fez foi mostrar os caminhos, como quando deu os votos de felicidade p sun e jim ou qnd salvou a kate quando ela roubava a lancheira. ele só queria provar que as pessoas podem ser boas por si só. o que ele disse ao ben quando este foi matá-lo deixa isso bem claro. lost é uma série de escolhas. eu tinha muito medo de me decepcionar com a última temporada mas vejo hj que isso foi pura besteira. essa é sem duvidas a melhor serie ja feita.

    agora que o (f)locke botou as cartas na mesa, ficou bem claro que ele não pode sair da ilha com os candidatos vivos. o plano sempre foi reuni-los pra poder faze-los se matar todos de uma vez. nao acho que haverá algum plot twist. acho que a clair ainda desempenhará um papel fundamental no final. ela sempre foi mantida ativa nessa temporada e abandonada por duas vezes, isso ta me parecendo justificativa pra algo.

    a parte negativa da série fica por conta do ben. sem dúvida um dos meus personagens preferidos. o cara tá completamente apagado na realidade "contínua" e mesmo com os seus momentos de redenção, acho que é um desperdício deixar de lado um personagem tão complexo.

    e alguém ainda tem dúvidas de que o desmond é a chava pra resolver todos os problemas? e de que o jack e o grande heroi da serie?

    "because it's going to be you, jack!"

  173. Levando em consideração que Sawer não teve culpa do que aconteceu somente porque a idéia não foi dele e sim do MIB, então pelo mesmo raciocínio a culpa pela morte de Juliet não é de Jack mas sim de Faraday!

    O fato é que na estação Cisne todo mundo concordou em fazer aquilo, de um jeito ou de outro, não importa se foi por convicção ou não, então porque só Jack levou a culpa?

    Qual é a diferença nos dois casos?

    Como já disseram antes, ali ninguém se comunica e todos eles em maior ou menor escala estão sendo manipulados o tempo todo, verdadeiras peças num jogo de xadrez.

    O problema central disso tudo é o fato de ficar julgando e comparando quem tem mais ou menos culpa, quando no fundo o que eles estão tentando fazer é simplesmente sobreviver.

    E se Juliet não tivesse morrido, alguém iria reclamar de alguma coisa, é claro que não! Jogar toda a responsabilidade para cima de uma só pessoa depois que tudo deu errado é muito fácil e até covardia!

    Shit happen!!!

  174. Guilherme,
    Essa visão que vc tem dos 2 pode estar certa! Flocke e Jacob podem estar numa disputa de ideais.

    Kakazinha,
    Concordo um pouco com vc. Acho que não dá pra culpar o Sawyer, e NEM o Jack! Eles estavam em situações estressantes: uma bomba relógio dentro de um submarino e, anteriormente, tentando explodir um artefato NUCLEAR. Obviamente, o risco de alguém morrer em ambas situações era alto. E olha só: a bomba explodiu, graças à Juliet! A realidade paralela existe graças à iniciativa de Jack e a coragem de Juliet! Enfim, eles estão, como o próprio Flocke disse: numa guerra.

  175. Blade, você falou tudo cara!!!

    No final das contas quem explodiu a bomba foi a própria Juliet, pelo menos ela tentou, porque até agora não se pode dizer com cem por cento de certeza que a bomba realmente explodiu. Ou podemos?

  176. acho que Claire ta viva pra tentar matar os candidatos a partir da influencia de Flocke

    espero que expliquem o fato dela e sayid terem ficado meio zumbis…pq ta estranho isso por enquanto…

    faltam 3 ep!!! 😐

  177. Luciano SC,

    100 % eu não sei, mas acredito que a bomba explodiu sim. E que a realidade paralela em que os losties não caíram na ilha só existe por causa da explosão da bomba. As viagens no tempo, a morte de Juliet, Charlotte e Faraday, enfim, a 5 temporada inteira levou a esse ponto, a esse CLÍMAX. Seria estranho tudo isso ter sido à toa…

    Só que a gente não está falando de "Viver a Vida" (com todo o respeito que as novelas merecem). É LOST. E Lost é foda.

  178. Para as pessoas que estão criticando a falta de coerência na atitude de alguns personagens:

    Vcs estão no direito de reclamar, afinal o espaço é democrático. Mas sempre, repito, SEMPRE, há o outro lado da moeda. O que eu quero dizer é que os personagens são humanos, eles erram.

    Na vida, muitas vezes nós aprendemos com os erros.

    Sun não lembrou da filha? Sim, ela poderia ter lembrado, qualquer mãe poderia ter lembrado. Mas a filha está BEM. Quem está afundando num submarino é o Jin.

    Se nós temos o direito de errar e fazer coisas incoerentes (leia-se cagadas), os personagens também podem fazer. É o livre-arbítrio mano! Às vezes a gente ganha na megasena, às vezes dá merda.

    Agora…

    Se eu estiver errado, e aqueles que criticam sejam semi-deuses que nunca erram, nunca dizEm coisas incoerentes, nunca discutem com namorada(o), nunca magoam as pessoas sem querem, nunca engravidaram sem planejar, enfim, se forem perfeitos, então só me resta me curvar à vcs e dizer: "Ó semi-deuses! Guiem-me com vossa sabedoria nessa jornada tão difícil como é Lost, e sempre mostrem-me através de vossas insuperáveis críticas qual deveria ser a atitude correta dos sobreviventes do vôo 815. Obrigado"

    Brincadeirinha galera. Levem na boa. Paz e Amor. Sempre.

  179. Pessoal,

    A questão não é "de quem é culpa", so do Mib ou Sawyer, Jack, Juliet e Daniel, mas sim o ponto de vista do Sawyer quando ele tomou a decisão de tirar os fios.

    Do ponto de vista dele (e não do nosso, dos espectadores)a explosão da bomba não resolveu em nada, a Juliet morreu, exatamente porque o Jack resolveu seguir a idéia do Faraday. Enfim, que garantia ele tinha de que o Jack sabe o que está fazendo, sendo que poucos dias antes (na série), o próprio Jack disse "confie em mim que vou acabar com esse sofrimento" e isso não resolveu nada e ainda matou a Juliet?? E ainda por cima o cara muda de idéia de uma hora pra outra sobre tudo…não, não, não tinha como esperar o cronometro zerar.

  180. Das mortes a única que me chateou mesmo foi a do Lapidus (se é que ele morreu, ainda tenho esperanças que não, pois já vimos esse filme antes, personagnes dados como mortos voltarem) A Sun e o Sayid eu já sabia que morreriam (não resisti aos spoilers, rs), a Sun pra mim nunca foi um personagem importante, sinceramente não fará falta, poderiam ter matado antes, o Sayid sempre foi muito importante, mas esse jeito Zumbi que ele andava já não era o mesmo Sayid de sempre, e esse Sayid eu desejava que morresse. E o Jin, eu ainda acredito que ele não tenha morrido, mas se morreu também não fará falta, pois o personagem é ruim e pior que ele é o ator, péssimo!!!

    Abraços and Brothá… I see you in another live!

  181. Putz!
    Pulei de alegria quando a Kate tomou um tiro, mas resolveram matar 3 outros personagens muito melhores :S
    De qualquer sorte, acho que foi o primeiro episódio em que gostei do Jack.

  182. Desde a aparição do MIB conversando com o Jacob, eu sempre quis saber quando os losties teriam pleno conhecimento do jogo em que eles eram as peças. Jack foi o primeiro a descobrir. Agora, os losties sabem que o monstro não pode matá-los com as próprias mãos, mas e os losties? Eles têm alguma idéia de como impedir o Flocke?

    Tem uma coisa que eu tenho curiosidade em ver: o Flocke fora da ilha. Não, eu não estou torcendo pra ele. Eu queria ver, mesmo que se fosse nos sonhos de algum lostie, a reação dele no mundo. Isso porque a idéia que se tem é que se ele conseguisse sair da ilha, seria o fim da humanidade.

  183. Sawyer é o novo Jack! Só faz agadas111 A bomba só explodiu porque ele acionou!

    Creio que o cronologia é essa: Ben mata Jacob. Flocke prende Albert no saco da árvore, pegou o C4 da Dharma (aquele que o Alpert/Miles/Ben foram buscar). Foi pra Hydra, matou todo mundo e montou a armadilha. Mas por algum motivo (Jack?) preferiu o submarino.

    Já estou achando que Locke recuperou seus movimentos na ilha graças a suposta operação na realidade paralela. De alguma forma isso vai se fundir. o_O

  184. @Guilherme: concordo. Apesar de parecer que os próprios produtores as vezes nos induzem a um certo maniqueísmo, não podemos afirmar ainda o que os motiva, intenções, etc.
    E o exemplo da Ilana parece até o momento mostrar bem essa questão do Jacob: ele pede ajuda p/ mesma, ela treina a vida inteira (sei lá o que), parece que não sabe o que deve fazer (aliás, Richard tbm) e morre de uma forma aparentemente besta.

  185. @gigantedaneve: ninguém falou em imortalidade ou invencibilidade. Contestei mesmo quando falaram que Richard era imortal (imagina os losties então).
    A questão que já foi induzida em vários momentos, como nos exemplos que vc citou (no caso de suicídios), é que de certa forma existem regras (e a outra, quando Jack suspeita de que FLocke não pode matar diretamente um candidato).
    Entendi o que vc quis falar sobre a intenção da pessoa (e ação). Mas eu acho (e isso é suposição minha) que a regra é a de simplesmente não conseguir se matar mesmo.
    Não acredito que Jack quis morrer quando acendeu o pavio: ele acreditou que a dinamite não explodiria (e de fato não explodiu).
    As vezes pensar pelo exagero ajuda a entender uma situação. Imagine que a bomba que FLocke montou tivesse o timer e um botão dizendo 'exploda agora'.
    Se Sawyer (ou Jack) apertasse esse suposto botão intencionalmente, ela explodiria? E se a bomba explodisse, qual seria a causa da morte? FLocke ter montado a bomba ou alguém ter apertado o botão?
    Por mais que FLocke tivesse a intenção de matar e ação de preparar a bomba, se não apertassem esse suposto botão ela chegaria a contagem final e explodiria?
    Os fios e a contagem rápida são a versão não exagerada do exemplo do botão, a meu ver.
    A sua suposição de que todos fossem p/o saco é muito válida (ainda mais se for apoiar no velho recurso narrativo), mas vc chegou a pensar na questão causalidade e não intencionalidade?
    A questão de causa e efeito nem sempre é tão simples quanto parece e repito: p/ mim as regras não estão totalmente claras (apesar de ter minha opinião).
    E tudo isso que digo é no campo hipotético e de certa forma até lembra a brincadeira do paradoxo do gato e o pão com manteiga.
    De qualquer forma, Sawyer puxar os fios e Sayid levar a bomba foi genial no sentido de não infringir essas supostas regras, sendo elas intencionais ou causais.
    Vc chegou a ler meu post antes de te responder pela 1.a vez? Se sim, então não tive a sacada do Jack mesmo.

  186. Hugo,

    Veja se eu entendi o que vc quis dizer: o Flocke entregou uma bomba inativa para Jack. Logo, a intenção do Flocke não era de matá-los, simplesmente a intenção dele era a que Jack levasse a bomba para o submarino. Logo, Flocke não infringiu a regra da ilha.

    Jack pede pra abrir a mochila para procurar algo para socorrer a Kate. Encobtra bomba, com um cronômetro. Jack diz ao Sawyer que nada irá acontecer, mas quando Sawyer puxa um fio, mesmo sem a INTENÇÃO de morrer, ele CAUSA um processo na bomba, ativando-a. Pra mim, a reação de Sayid foi necessária, porque a bomba itia explodir na frente da galera. Eu entendi mesmo, ou sou um completo imbecil?

    E se lembrarmos da Ilana? Ela não tinha nenhuma intenção de se matar, mas quando jogou as dinamites no chão srm nenhum cuidado… BUM! Morte besta, como outros afirmaram.

  187. Eu até agora não entendo como tem gente que gostou desse episódio. Já não estava gostando dos rumos da série. Agora está quase consumado pra mim: a última temporada de Lost é também a pior. Que triste. Há seis anos eu pensava emocionado sobre o fim dessa história pra ver uma sequencia de acontecimentos PIEGAS e SEM NEXO.
    Minha opinião!

  188. Que jacob e Mib tem uma divergência de opiniões e ideologias é quase que óbvio, por isso mesmo aposto no não maniqueísmo dessa questão, e por isso espero que os espectadore também reflitam nesse patamar.
    Se tudo se resumisse entre Bem e Mal, sinceramente, seria mais uma de tantas séries que são só (bom) entretenimento.

    @Daniel
    Na boa, é sua opinião, claro, foi você quem escreveu. Mas Lost sempre deu a entender todas as reviravoltas provocadas por atitudes dos personanegens ou pelas entidades da/na Ilha (que podem incluir nossos velhos conhecidos), no final das contas, como todo mundo que participou dos fins da gravação disse, teremos de ver desde o início. E aí sim, se a coerência interna da série estiver tranquila, saberemos que teve tudo a ver. Antes de ver tudo, e de analisar todas as temporadas (especialmente a terceira, na minha opinião) é só se precipitar sem motivo.

    E eu gosto disso viu,uma série que propicia 300 comentários em um post, de gente que fica dabatendo tudo a fundo, e difícil…e isso inclui a galera da "farofa" e etc….cara, isso é muito difícil! Vem gente aqui só pra criticar e se dispõe a escrever depois de 280 post, isso não é prova do fenômeno ??

    E pra mim, JJ. Abrahmas é acessório nessa engrenagem, Cuse e Lindeloff é que são os caras.

  189. @Hugo e @Blade

    A bomba plantada pelo Flocke não seria suficiente para matar todos eles, mas seria determinante para afundar o submarino.

    Por isso que ele enrolou eles com a fuga pelo avião. Seria praticamente impossível tirar o avião do chão naquelas circunstâncias.

    Flocke fez aquela cena toda de encontrar uma bomba no avião já sabendo ou suspeitando que o plano do Sawyer era fugir pelo submarino.

    A bomba só matou o Sayid, mas a intenção do Flocke era matar a todos pelo afogamento.

  190. Confesso que nao me emocionei muito nao. Sera que sou tão frio assim?

    Eu também achei a morte do Sayid feito nas coxas. Um personagem que está desde o primeiro episódio. Esperava algo como a do Charlie, em camera lenta, ele abraçando a bomba dando um sorriso e dizendo algo como ''estou chegando Nadia'' e mostrando o submarino de fora explodindo.

    Bom, alguem me corriga se estiver errado por favor pois o que entendi foi que (F)Locke achou que esse papo do Jack de querer ficar era mentira e preveu que todos iriam deixa-lo para atras, entao armou a bomba. Mas Jack IA FICAR MESMO! Só entrou no submarino pois houve um tiroteio e Kate foi baleada. MIB preveu isso tambem? Estranho. MIB preveu tb que alguem ia ser baleado, que Jack precisaria do First AID, que nao encontraria no sub, que iria pegar a bolsa, que iria abri-lá e iria querer puxar os fios p; se matarem? E se Jack estavam tao certo sobre as intencoes do F(Locke), pq nao agarrou a bomba e saiu e correndo (poupando assim Sayid) ja que nao pode se matar? Confesso que fiquei muito confuso. Se alguem puder me ajudar a raciocinar agradeço muito.

    Agora, quanto a morte de Jin eu nao sei nao ein. Instinto de sobrevivencia fala mais alto sem contar que ele teria uma filha p/ criar. Nao caio nessa de que ele nao conseguiria viver com a filha pensando da esposa. Lapidus pode ter salvo ele. Infelizmente acho muito pouco provavel.

    Quanto ao Widmore, se ele quisesse poderia ter explodido o aviao qdo chegou. Fica dificil acreditar que ele que colocou as bombas pois deve saber que nao mataria (F)Locke dessa maneira.

    Agora sobre Jacob e MIB:

    Jacob quer provar a MIB que pessoas nao sao corruptíveis. Pq ele quer provar isso? Para isso ele começou a trazer pessoas. Uma dessa pessoas acabou se tornando o loop de MIB e trouxe a morte de Jacob. Ou seja se o ele nao tivesse inventado essa historia de provar algo a MIB, nao teria trazido Locke que por sua vez nao teria sido usado pelo Lostzilla e talvez Jacob nao teria morrido. Vai saber se ele nao teria usado alguem da Dharma? Creio que origem dessas entidades deva ser mto importante p/ entender suas motivaçoes.

    Seria o destino das duas entidas ficar por toda eternidade la? Como FLOCKE pode ser morto? E o proximo candidato, vai querer ficar trazendo pessoas p; ilha tentando provar o mesmo que Jacob ou vai ficar comendo peixe ate aparecer mais uma Dharma da vida ou seilaoque?

    Como minha memoria nao e mto boa talvez tenha feito algumas questoes sem ter lembrado de algo que ja as tenha respondido.

    Depois dessa viajem agradeço aos que leram e espero que me ajudem a raciocinar um pouco.

    Valeu

  191. @Matheus, sabe que eu não tinha pensado nisso cara. Acho que foi brilhante seu comentário e muito possível, e olha que não faço questão nenhuma que Jin volte, mas Lapidus é foda, não pode morrer, hahaha.

    Parabéns pela percepção.

    Agora, eu me peguei rindo do F-Locke quebrando o pescoço do Rafinha Bastos em um momento Jack Bauer.

    Abraços,

    Bruno Maia!

  192. Eu falei que não chorava em Lost desde a morte do Charlie…bem errei, a ultima vez que chorei antes do episodio 14° foi no da 4° temporada, quando a Alex é morta e tem todo aquele drama do Ben e tal! Bom só isso!

  193. Parece que tudo aqui na ilha é realmente um jogo, e as pessoas só peças de um tabuleiro.

    Se a Ilha é UM JOGO como o do GAMÃO(que LOCKE mostrou a Walt na 1ª temporada) isso me fez refletir sobre dois filmes antigos que giram em torno do mesmo tema:

    – O filme JUMANJI (antigo filme sobre um jogo místico estrelado por Robin Williams que faz influência na vida das pessoas).

    – O filme 13º andar (de ROLAND EMMERICH com Craig Bierko e Gretchen Mol) c/ elementos similares a LOST: MISTÉRIOS, CONSCIÊNCIA, JOGO, VIDAS E CRUZAMENTO DE REALIDADES. Neste, há uma REALIDADE que é alheia aos personagens, mas que veremos mais tarde que há duas realidades e estas se afetam. O protagonista do filme em uma "experiência de quase morte" fica sabendo após acordar de seu sono profundo, que tudo que viveu até então era uma mentira. O Diretor do filme, Roland Emmerich deixou claro no NO ÚLTIMO MINUTO DO FILME que toda aquela mentira era na verdade um JOGO (alá digamos "PLAYSTANTION 100" ….rsrs) disputado entre MARIDO e MULHER. – Quem ganhou? – Ela. – Mas e o personagem principal, se deu bem ou se deu mal? (ah!!! veja o filme…!). Vale a pena ver .

    Mas voltando. Isso me abre a pergunta: afinal quem ganha o jogo em LOST? e o que ocorre quando o jogo termina? Será isso o significado para "THE END"(útlimo episódio da série) uma referência para GAME OVER?

    Se sim, Será que as pessoas simplesmente "acordarão" e aí sim descobrirão a verdade? Até onde posso confiar no misticismo DE LOST? Tudo é uma imaginação, até mesmo a tal relidade alternativa?

    Sei lá… Gosto de LOST, mas ele abriu uma avalanche de especulações quanto as interpretações da Bíblia. Dá até pra fazer seita…rsrsrsrs.

    Deus salve Jacob e nos livre de todo o MIB – amén.

  194. @Blade:
    Na verdade acho que FLocke preparou uma bomba ativa p/os losties (assim como no Black Rock, a dinamite e o pavio eram de verdade e potencialmente explosivos). Creio que se a bomba chegasse à contagem final por si só e estivesse longe de qualquer um que estivesse sujeito às regras, ela explodiria. Estando perto dos candidatos, não explodiria (como suspeitou Jack), já que aparentemente uma das regras é que FLocke não possa matar diretamente um candidato. Por regra entendo como sendo algo como uma lei física (ex: gravidade) ou mística que não se consiga quebrar sozinho; e não como algo de um esporte ou jogo, como por a mão no futebol, que não se deve, mas se consegue (se isso era uma das suas dúvidas). Agora a questão é sobre o que passa a ser a suposta nova causa da explosão (quem mexe na bomba).
    Partindo da premissa de que um candidato não possa se matar independente de intenção ou não, se ele próprio mexesse na bomba, ele mesmo não morreria. E isso abriria pelo menos duas possibilidades: -o candidato não morre e todos os outros morrem (pouco provável, porque como aconteceria uma morte seletiva?); -o candidato não morre (a bomba não explode) e quem estiver com ele, no caso, também não (exemplo: Jack e Alpert no Black Rock).
    E antes que alguém taque pedras: isso tudo é partindo dessa premissa. Pela lógica (e isto sim é óbvio), se a premissa estiver errada, a conclusão neste caso também está.

    Ps: Ilana não era candidata e pelo menos não foi mostrada nenhuma evidência de que ela tivesse sob condições semelhantes aos losties ou ao Alpert (que também não era candidato, mas ganhou o dom de Jacob).
    Ps2: Só p/ ficar claro o que eu penso: se no Black Rock Jack acendesse o pavio, deixasse a dinamite perto do Alpert e desse as costas o deixando sozinho, creio que Alpert morreria.

  195. @Blade: na verdade não chega a ser uma teoria. São só divagações em cima de uma hipótese – as premissas de 'quem pode morrer e como?'. Como disse no primeiro comentário sobre o assunto, não considero isso realmente importante, mas é um assunto que realmente instiga uma reflexão/discussão… 🙂

  196. Chorei muuuuuuuuuuuuito, episodio totalmente chocante, q agonia, os dois tentando de tudo pra tirar a Sun de lá e nada, aquele "vai ou nao vai", a Sun dizendo pro Jin se salvar e ele dizendo q nao ia deixar mais ela ahhhhhhhh T____T, foi um momento em Lost q quis entrar no pc pra ajudar alguem. '—'
    Lá se foi dois dos meus três preferidos…

  197. Episodio surpreendente, cheguei a chorar com a morte de Sun e Jin; mas faz parte, agora espero que nesses 3 ultimos episidios que restam o autor explique mais, pois nessa temporada ele deixou muita coisa no ar. Agora é esperar p/ ver. E "Locke" ( a fumaça preta…kkk) é confiavel ou não? Oo …essa é a questao! ^^

  198. TODOS os atores em suas melhores fases. Ver o Sayid "Oficial of Communication" com aquele ar de: eu vou te ajudar a dar tudo certo nem que para isso eu tenha que morrer.

    Foi demais para meu pobre coração 😀

    E ver ele morrer, aí sim foi o Fim de Lost pra mim. (Detalhe: o cara morre duas vezes pow, nem o McGayver)

    Perfeito episodio..

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie seu comentário!
Escreva seu nome aqui