Comentários do ep. 6×09 “Ab Aeterno”

Revisitando uma antiga teoria sobre o que é a ilha (ou o que ela representa), “Ab Aeterno” nos provoca ao sugerir que aquele lugar é uma espécie de purgatório onde as pessoas tem a oportunidade de encarar seus erros e deixá-los para trás caminhando na direção do progresso moral e espiritual ou abraçá-los de vez encontrando a morte. Esse também foi o episódio que nos revelou enfim a história de Ricardus, o homem que, batizado e tocado por Jacob, encarnou na promessa de vida eterna a representação mais contundente desse caminho: ser um fiel guardião do livre arbítrio ou apenas mais um corrompido pela oferta objetiva de resgatar o que já pensava ter perdido?

Leia mais…

    “Ab Aeterno” nos leva por uma viagem repleta de sutilezas onde os diálogos entre Jacob, o homem de preto e Alpert não são só meras palavras. A ilha, que tantos mistérios guarda, surge agora como aquele cadeado que encerra o mal na prisão. Ela é a rolha que retém o veneno na garrafa e o impede de se espalhar pelo mundo na analogia de Jacob. Naquele lugar, todos podem ser mocinhos e vilões, prisioneiros ou guardas e para entender seu papel, é necessário antes aceitar a falibilidade como uma condição humana natural, mas que por si só não é condenatória. Na ilha, as escolhas difíceis que se faz a partir do reconhecimento, da aceitação e sobretudo do ato de seguir em frente levam ao progresso tão defendido por Jacob à medida em que as mais fáceis e sedutoras levam à condenação.

    Nesse panorama, ao mostrar Ricardus antes dele se tornar Richard, “Ab Aeterno” nos apresenta um homem que prostrado em toda sua fragilidade (e talvez até por isso muito mais complexo e interessante do que aquele homem que não envelhece) ajuda a expandir o conceito do que é Lost de forma definitiva e irrefutável. A dicotomia entre a representação do bem e do mal nunca esteve tão clara na série quanto agora. A história que vemos há quase seis anos finalmente se revela na frente dos nossos olhos num grande tabuleiro onde os losties são as peças de uma disputa entre dois reis. Candidatos ou não, Jack, Sawyer e cia se confundem entre os papéis de bispos e peões. E assim, desde a eternidade referenciada pela tradução do título do episódio, Lost no faz encarar através da ilha e suas mais diversas mensagens, o reflexo do que experimentamos todos os dias: progredir a partir dos erros ou entregar-se a eles corrompendo-se no processo?

    Muito mais sobre esse excelente episódio, as grandes respostas dadas, suas saborosas analogias, bem como seus momentos mais marcantes e emocionantes, no já tradicional post de easter eggs, curiosidades e repercussão que complementa a experiência. Até lá, o espaço de comentários é inteiramente de vocês.

306 COMENTÁRIOS

  1. Sensacional a metafora de inferno…"You have to kill the devil", me fez dar um sorriso ironico, pensando na inocencia de Richard ao acreditar naquilo hahaha

  2. deu uma travada aqui não tenho certeza do que irei falar! mas acho que o black rock quebrou a estatua ok? mas se alpert chegou a ilha numa epoca remota prq os lost viram a estatua durante as viagens no tempo? erro da serie? ou eu viajei?

  3. PQP! O episódio começou mais cedo???? Todo dia eu vinha ver às 23h! Ai que ódio quero me matar! AAAAAAAAA

    Alguém pelo amor me diz POR QUE essa merda começou mais cedo????? Vai ser assim daqui pra frente?

  4. Nossa, muito bom foi o melhor da temporada, a historia do richard é MUITO BOA. perdi um pedaço.
    sabe quando o richard pergunta pro hurley "TEM ALGO ERRADO" o video travou ai. jo consegui ver quando o jacob ta falando com o "man in black"
    algum pode me dizer o que houve no tempo que perdi.

  5. Olha, eu achei sensacional, o melhor até agora e um dos melhores de toda história de lost, PORÉM por se tratar de um episódio sobre o Alpert e estarmos na semi reta final, eu fiquei com um sentimento de "esperava algo mais". Mais que fique claro, não estou reclamando, é só o sentimento ou eu que sou chata e exigente demais rs

    Ps: Pra que ficar mostrando o coitado TANTO TEMPO nas correntes? achei enrolação demais rs

  6. Recapitulando agora com calma prq acho que ninguém entendeu o que eu disse! Durante as viagens no tempo os losties viram a estátua inteira e também encontraram com richard alpert e os outros, porém no atual capitulo mostra que o black rock quebrou a estátua mas como é possível isso se ela volta a aparecer inteira. Alguém reparou isso?

  7. Então o MIB está assim por causa de Jacob. E ele mente. Jacob,não.
    Jacob só quer provar que as pessoas podem ser boas… Por isso as traz para a ilha… MUito maniqueísta.

    Maravilhoso episódio.

  8. Que Isabela que nada!!! aquele era Jacob disfarçado!! claro, só o Hurley poderia vê-lo, certo? of course…. e essa de falar em inferno e tals é só para botar medo no coitado que sempre teve medo de ir para lá… Esse truque do "só que vc precisa fazer uma coisa" eu já saquei. E claro que o favorzinho náo poderia ser mais conviniente né? parar o man in blak… sei, conta outra Jacob…

  9. Sério gente, que respostas tem nesse episório? Que o Richard veio no Black Rock já sabíamos. Que a ilha é uma prisão para o MIB também. Que o Richard ficou importal por causa do Jacob tb. Que o Richard é um porta-voz do Jacob tb. Que resposta aconteceu nesse episódio???? E não venham me dizer que descobrimos como a estátua quebrou, porque pra mim a pergunta é: como um barco sai voando e bate na cabeça da estátua?

  10. Um episódio fantástico, para não dizer perfeito!
    Sim, perfeito em todas as cenas, em cada palavra dita em cada ação ocorrida… enfim.
    Foi legal ver que de alguma forma rolou uma brincadeira com os fãs que nas primeiras temporadas, acreditavam que os Losties estavam mortos. hehehe
    Se não foi isso, serve bem! rsrs

  11. Primeiro pensei que era Drácula, acabou que era Ghost do outro lado da vida.

    K. dos Santos já tinha dado a dica que a ilha era uma "rolha", metaforicamente falando.

    O Flocke promete aos losties e ao RIchard que eles vão se reencontrar com seus "entes" queridos. Na realidade paralela vemos isso acontecer, acho que ele consegue sair da garrafa, por isso a ilha afundou.

    Vamos ver…

  12. Um dos candidatos deverá assumir logo o lugar do Jacob. Isso deverá ser o suficiente pra impedir o MiB de sair.

    Queria muito que o substituto fosse o Locke (original), mas acho que vai ser o Jack mesmo. Afinal ele é o pastor (shephard), correto?

  13. Ótimo episodio! Gostei da analogia do Jacob, sobre a "essência do mal"(vinho/man in black) querer sair da ilha e a ilha é a rolha, ou seja se man in black sair da ilha, o MAL será liberado para o mundo, desse forma eu entendo que a ilha não deixe de ser um "inferno" já que todo o "mal" está concentrado em um lugar, mas não quer dizer que todos sejam realmente "mal" e é isso que jacob quer provar e claro tb garantir que o "mal" saia…

  14. Cork! A resposta era CORK! A ilha é uma rolha, pra não deixar o mal escapar para o mundo! Meu Deus, eu NUNCA ia imaginar!
    Lembram-se daquelas dicas insanas de que a resposta sobre o que é a ilha era uma palavra de quatro letras, com apenas uma vogal que não era nem a nem e? Era cork, ou rolha! E o pior, tenho quase certeza de que alguém já tinha sugerido isso…

    Coitaado do Alpert, ô vida de cão! E momento Ghost de Lost! Rs mas foi muito bom, confesso que me emocionou…

    Geente, que episódio! Os produtores só mostraram pra mim que é possível dar respostas e manter Lost como Lost é…
    E o mais engraçado, a teoria de que a ilha era o purgatório já corria solta desde a primeira temporada… nossa, eu comento melhor depois, quando eu pegar meus neurônios do chão!

  15. Joao, o Hurley fala que a mulher do Richard disse mais uma coisa, que ele deve impedir o Man in Black de sair da ilha ou todos vao para o inferno (ou algo parecido com isso)
    Daniel Aparecido, vc entendeu bem mal…

  16. Também achei meio forçado um navio quebrar uma estátua de pedra!

    Mas não importa, né gente? Acho que rolou preguiça de construir o cenário de perto…

    Não atrapalha em nada o episódio.

    Sabe que estava com saudades de flashbacks?

  17. @ Diego

    Sou obrigado a concordar…o episódio foi bom sim, mas na verdade muito do que foi dito nele nós já sabíamos. O que aconteceu foi que foram explicadas algumas coisas com mais exatidão (ex.: o momento do Jacob tornar o Richard imortal). Tbm sabemos agora, vagamente, o que é a Ilha, isso é algo novo mesmo, gostei bastante da metáfora da rolha.

  18. Episodio sem sentido, tanto alvoroço e criaram tanta espectativa para um flashback com 80% de enrolação, sem mencionar que boa parte do que foi mostrado já dava para deduzir, como o Richard ser um porta voz do Jacob, ele ter vindo no Black Rock… a ilha é uma rolha? Acho que Jacob é a rolha!

  19. Diego, o black rock nao saiu voando… houve uma mega tempestade com ondas gigantes, numa altura e força suficienets para derrubar a estátua que estava à beira-mar e ir parar no meio do mato. Foi uma tsunami, só nao percebe quem nao quer…
    E teve tanta resposta nesse epi. Nao é possível que vc nao queria saber as origens de richard, ateh que ponto ele conhece a ilha e o que jacob disse para ele que o fez seguí-lo.

  20. CARLOS

    Cara, não tem inconsistencia nenhuma. A estátua quebrou quando o Richard chegou na ilha, no século 19.

    Durante as viagens no tempo, o Miles viu a estátua inteira, pouco antes do Locke girar a roda.

    Oras, eles deviam estar num passado MUITO remoto. Tipo, por exemplo, no século 14, antes da estátua quebrar.

  21. @ Maurício

    Rpz ainda estou na duvida vou ver se acho o capitulo aqui, mas se não me falha a memoria isso foi nos anos 50 quando daniel faraday foi pedir que enterrassem a bomba H.

  22. Caro Tiago, talvez tenha mesmo entendido mal. Mas, se a ilha não é o inferno o que ela é ? A porta dele; uma passagem, uma "rolha/cork" ou o purgatório? DEmais…

  23. João,
    O Hurley fala pro Richard que a esposa dela falou mais uma coisa, que ele tem que impedir o homem de preto de sair da ilha ou todos eles vão pro inferno.

    Olha quem não gostou desse episódio pode desistir pq acho impossível episódios melhores que esse, um epi que explica quase tudo que se tratava de passado e tem gente que não resposta… definitivamente tem gente que deve querer episódio explicando pq o Locke jogava gamão e não dominó…

    Tem gente que é muito chata mesmo, para de assistir a série pra não se decepcionar mais ou or stop whining about…

  24. P/ mim, esse epi foi o que mais deu cara de reta final até agora… E palpite: acho que a grande sacada é que nem jacob nem o flocke prestam. E isso deve ter relaçao com o fato da ilha estar no fundo do mar na paralela.

  25. Blogger Letícia disse…
    Cork! A resposta era CORK! A ilha é uma rolha, pra não deixar o mal escapar para o mundo! Meu Deus, eu NUNCA ia imaginar!
    Lembram-se daquelas dicas insanas de que a resposta sobre o que é a ilha era uma palavra de quatro letras, com apenas uma vogal que não era nem a nem e? Era cork, ou rolha! E o pior, tenho quase certeza de que alguém já tinha sugerido isso…

    SERÁ QUE ELA É ISSO MESMO?? FAZ SENTIDO! :O

  26. Interessante, quero ver o que vem depois. e preciso ver com mais calma amanhã. agora foi muito massa ver o passado. não gostei apenas do ingles pre-colombiano do Richard, deu pra entender muito pouco. Ainda bem que ele não falou nada de muito importante.

    Concordo com o que disseram aí, na paralela a rolha vazou.

  27. FOI FOD@@@@, o Nestor Carbonel roubou o a cena ! pra mim oque faltva era espaço para esse ator, ele é muito bom e covincente, sem esquecer o não menos importante homem de preto Titus Welliver, o cara também é muito bom! dá pra crer mesmo na rixa milenar dele com o Jacob!
    infelizmente so axando que o Richard não chega até o final não! :(, gostava do personagem porque ele era mistérioso e ao mesmo tempo bondoso, mas conhecendo mais a gente pega aquela identificação que faz a gente virar fan de vez!

  28. Na cotação JACOB/MIB

    eu vou de Jacob nesse episodio! hahaahhaha porque tambem concordo com a filosofia de Jacob, depois que vamos para o "inferno"(astral?), o passado não importa e já tá pago! posso me redimir, e provar que não sou mal como era antes!
    E sou brasileiro e não desisto nunca!

  29. @Thom

    Bem dentro do que estou olhando aqui a estatua aparece inteira e de costas para os losties no capitulo "la fleur" que se passa na decada de 70 e logo após os saltos no tempo pararem.

  30. INTERESSANTE NOTAR É QUE TEM GENTE QUE ESTÁ TÃO À FRENTE…QUE APARENTEMENTE TEM A "ANTE VISÃO" DAS COISAS…QUE DIZ OU DÁ A ENTENDER QUE TUDO QUE ESTÁ SENDO MOSTRADO É TÃO ÓBVIO E PREVISÍVEL…TÃO ENTEDIADOS…DEVIAM DESCANSAR AS DEVIDAS MENTES BRILHANTES E NÃO PERDEREM MAIS TEMPO COM UMA HISTÓRIA QUE NÃO TEM MAIS GRAÇA…OU QUE SE TORNOU PREVISÍVEL DEMAIS…

  31. Meus miolos ainda tão espalhados pela sala.

    Esse episódio foi sensacional mesmo, um dos melhores de toda a série, sem sombra de dúvidas.
    Confirmou várias coisas que o pessoal ja imaginava.

    E a analogia da garrafa de vinho foi excelente !!

    Eu acredito que o Jacob é bom sim, não tenho mais dúvidas quanto a isso, apesar dele ser meio burro, se não trouxesse ninguem pra ilha o MiB não ia ter como matar ele, ja que eles não podem se matar diretamente, então o mal ia ficar preso la pra sempre e pronto resolvido o problema. AUSHeuHAEuahe

  32. galera, todos deviam parar de dar IBOPE, e ignorar essa pequena minoria de 1% que assiste para "meter o pau" em lost, que tb deve ser a mesma minoria que não gosta dos podcasts…é inutil discutir com pessoas ignorantes e sem argumentos… se é tudo tão clichê, porque esse sabichões não contam o final de LOST???

  33. Carlos, quando eles veem a estatua locke havia acabado de cair na caverna onde esta a roda, após ele girar ela eles viajam no tempo mais uma vez até a época da dharma.Assim as viagens acabam.
    ^^

  34. Boa noite Davi e Ju. Se estiverem ai pelo menos respondam se ainda colocarão os comentários hoje. Quero dormir e se for hoje, não durmo sem lê-los. Os únicos comentários que realmente importam, são os de vocês.

  35. o episódio foi ÓTIMO, né? fiquei com os olhos grudados na tela! nao levantei nem nos comerciais! e o primeiro link do streaming nao travou N A D A ! 😀

    mas eu fiquei em dúvida de uma coisa: será que a última frase que o hurley disse foi dita por Isabella mesmo? sei la, tem cara de jacob! haha..

    "There's only one way to leave hell.. You have to kill the devil" (nao lembro se era exatamente isso :P)

    gostei do que V_Leal falou:
    "O Flocke promete aos losties e ao RIchard que eles vão se reencontrar com seus "entes" queridos. Na realidade paralela vemos isso acontecer, acho que ele consegue sair da garrafa, por isso a ilha afundou."

    Gostei do episódio.. e queria lembrar que ele nao foi TÃO revelador assim porque a gente especula MUITO! eu nao tive a idéia de que o richard tinha vindo no black rock sozinha.. eu li isso aqui.. quem assiste pela TV e não acompanha blogs têm mais surpresas, todo mundo sabe! E eu leio tudo porque eu quero! lost continua me surpreendendo mesmo quando eu leio T-O-D-O-S os spoilers da net! hahaha!

    beijão!

  36. Uma coisa que ninguem comentou foi o que o JACOB aparentemente, estava a mando de alguem que estava dentro da estatua! ou seja ele tinha um superior…

    e discordo de algumas pessoas, que dizem que o jacob e mib são farinha do mesmo saco.
    por exemplo nesse capitulo, o jacob não promete tudo q a outra pessoa quer, como o richard gostaria de sua mulher novamente, ao contrario do MIB que prometeu a mulher de sayid novamente…
    jacob acredita piamente nas pessoas, ao contraio de MIB… pessoas com IDEOLOGIAS diferentes

  37. ah, agora entendi. o homem de preto faz promessas em relação à mortes. e o jacob pode controlar questãos dos vivos.

    por isso que o blacksmoke vive prometendo trazer gente do mundo dos mortos, e jacob pode dar vida eterna a carbonell =)

  38. Gente, sensacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Se alguém achar este episódio ruim, tá doente do pé, ou quer ter um encontro bem de pertinho com o black smoke, não é possível.

    Grandes homens fazem a história de Lost, faltava a gente ver o quão grande Richard Alpert é. Ta aí. Simbora para a guerra, que lá vem pedrada.

    E para combinar com a ilha-rolha, só posso dizer: Cheers!

    namastê

  39. OMG

    Preciso ver com legenda!!!! Mas pelo que eu entendi, a Ilha é um lugar especial que está entre o nosso mundo e o "outro lado", e como se ali fosse o lugar mais longe aonde o Black Smoke pudesse ir, além da Ilha esta o nosso mundo sendo o Mar(lembrei da canção francesa da 1ºS) oque nos separa… tipo pra mim ficou a impressão de que o Black Smoke é o Diabo e o Jacob o "representante" de Deus… agora uma coisa que eu to achando é que la quando o Richard estava preso no Black Rock, aquela mulher não era a sua esposa assim como o Locke não é o Locke e o Black Smoke na verdade forjou a cena pra depois usar pra enganar o Richard… só nao to bem certo se o Black Smoke pode estar na forma de uma pessoa e ao mesmo tempo fazer um pouco de fumaça, porque na cena ficou bem claro os pes da Isabela ainda na escada quando o Black Smoke supostamente atacou ela… outra hipotese e que por algum motivo era realmente a Isabela que estava ali e o Black Smoke matou ela mesmo… agora é dificil explicar porque o Black Smoke mataria ela e depois ainda revelaria pro Richard que é o Black Smoke, um pouco arriscado eu diria…

    Tenho que dizer que alguma coisa Grande foi, pelo menos, pra ser justo, revelada: Oque é a Ilha.

    Ainda to processando, vo assistir dinovo hahaha

  40. Wow!

    Algumas dúvidas:

    – Por que o Dogen usou as mesmas palavras do MIB para persuadir Jack a matar o MIB? Como ele sabia aquelas frases? Quem era esse japa?

    – Quando foi salvo da forca por falar inglês, o homem diz que Ricardo agora pertence ao Captain Maguns Hanso, que é avô de Alvar Hanso, chefe da Dahrma. Desde quando a família Hanso tem ligação com a ilha?

    – Não entendi qual é a da pedra.

    – Eu poderia jurar que a última frase do episódio seria: "Sooner than you think, BROTHER". Mas não foi assim. =(

    Abraços!

  41. Eu chorei horrores. Vou ficar muito triste quando a série acabar!

    Então o Hanso era o "dono" do Black Rock? hmmm

    Eu já gostava do Richard, agora eu amo! Acredito que todos tenham curtido e se emocionado com esse episódio!

  42. Pra deixar claro pra todos, Jacob compara a ilha usando a metáfora da garrafa com vinho. O vinho seria o mal, e a rolha seria a ilha. Ou seja, o mal nunca escapa da ilha, representando que Esau nunca escaparia. Mas no final do episódio, Esau quebra a garrafa, como representação de que ele escaparia.
    Perfeito, mais que perfeito, lindo, magnífico.

  43. Engraçado que o MIB usou a mesma tática do Dogen com o Sayid (aliás, o Dogen que copiou). Vai lá, mata ele antes que ele fale qualquer coisa, etc… e as coisas falharam do mesmo jeito… Sayid pendeu para o (F)locke e o Richard para o Jacob…
    Agora, enquanto não há candidato oficializado, e enquanto o Jacob está morto fisicamente, e posteriormente a ilha aparece na alternativa como afundada, podemos deduzir que MIB realmente saiu da ilha, que era para ser suportamente a 'rolha'? Outra coisa, seria o MIB que apareceu como Christian para o Jack na quarta temporada? Se sim, como se estava aprisionado na ilha?

  44. Fazia tempo que a série merecia um episódio centrado em Richard Alpert. O personagem mais misterioso da série finalmente explicado e, com ele, boa parte da lógica por detrás da ilha. Um dos melhores episódios de toda a série. E um personagem que fora simples mistério mal resolvido por vários anos torna-se incrível força dramática na reta final. E por estes momentos que Lost vale a pena.

  45. fudido! Só faltou tocar "unchained melody". hhueahuehahea. Se levarmos em conta que a Woopy Goldberg tb tinha o mesmo vigor fisico de Hurley, podemos levar em conta que foi msmo uma "inspiracao" dos roteiristas para a cena…huaeuheauhea. Porra como vou dormir agora! E pensar que desde o começo que aquela historia de purgatorio e tal agora sim faz todo o sentido!

  46. Bem… Não sei se entendi ao certo… Mas vamos a uma teoria (não sei se é teoria… ou é mais compreensão).

    O inferno é o mal, certo? E eles estão ali pra serem testados. Talvez a idéia de 'a ilha é o que segura o inferno' pode ser interpretada por aí. O Michael, por exemplo, não morria e teve que voltar para a ilha porque ela queria. Ele teve de se redimir antes de ir… Talvez a ilha seja algo que os obrigue a essa redenção. Ou os testa, para ver se vão se redimir. Ela dá ou tira o livre arbítrio das pessoas.(Mr Eko diz: Vocês serão os próximos… Pq ele teve seu teste. Charlie teve seu teste… Etc)

    E tem aquilo… Jacob e FLocke estão em um jogo. Talvez nem eles tenham a compreensão do que pode acontecer se a ilha afundar.

    E acho que o episódio de hoje, com a pedra, comprova que a caverna com nomes riscados é coisa do FLocke.

  47. HUAEHUAEHAUEAHEAEAE….como tem gente acéfalo como pode!! Tem gente tão limitada racionamente mesmo para criticar o episódio, a série, que precisam mesmo de bula realmente!!! euaheahueae. Ae críticos, vão assistir Malhação, novela da Globo que não precisa gastar massa encefálica! haeuhuaehuae

  48. Faço coro ao Thom. Justo seria que o John Locke, o verdadeiro, fosse o subistituto de Jacob.

    Tem gente que reclama muito. Relaxa! A serie ta acabando, até lá será respondido tudo o que deve ser respondido. Tem coisas que vão ficar na imaginação, outras já estão sendo apresentadas e algumas vão sendo respondidas sultimente no decorrer dos episodios. Só que essa galera que gosta de reclamar, nem tá percebendo, fica o tempo todo procurando motivo pra críticar e não presta à atenção devida.

  49. Baita episódio! Quanto ao Dogen ter usado as mesmas palavras, acredito que alguém deve ter feito isso com ele também, ou seja, o MIB deve ter falado para ele essas palavras assim como fez com Richard.

    Eu não sei porque mas não consigo ver o Flocke/MIB como o mal. Acho que Jacob é muito mais manipulador.

    Quanto a estatua quebrar, acho que foi a tempestade mesmo e não o backrock, isso explica como ela foi parar no meio da ilha.

    O que me deixa mais intrigada agora é, quem são eles, ou de onde os produtores vão se basear para representá-los. No catolicismo, nos deuses romanos, deuses egipcios ? Aliás seria muito bom ver a explicação da criação da estátua, mas não sei se mostrarão isso :/

    Enfim, ver Richard como Crusoé foi awesome!!

    Melhor episódio ever! o/

  50. Nem me lembrava mais desse lance da champanhe… mas MUITO interessante a comparação da rolha com a ilha, fazendo assim que o vinho/MiB não conseguisse sair da garrafa…

    e agora, quem vai defender o (F)Locke depois da conversa final dele com o Jacob? O cara vai exterminar quem estiver na frente dos seus planos… EU ESTOU COM JACOB, rsrsrsrs

    Sobre o flashback, bem bonita a história do Richard mas confesso que fiquei entediado com o tanto de tempo que se passou na hora das correntes…

    Enfim, um ótimo episódio e que venha a segunda metade da temporada final!!!

  51. Qdo vi no promo o Richard falando EU JA VI COISAS NESSA ILHA Q VCS NEM IMAGINARIAM….

    axei q mostraria coisas importantes que ele teria visto…
    e tb nao faz muito sentido o q ele falou ISSO OQ VCS VEEM, NAO É OQ VCS PENSAM QUE ESTAO VENDO

    enfim, axo q pelo menos essas 2 questoes deviam ser respondidas no episodio ja que foram as 2 questoes faladas no promo semana passada

  52. Esse episódio foi insano, tô me sentindo meio bêbada (deve ser o vinho, hehehehe)

    Quem iria imaginar que Richard (ou Ricardo) seria um Espanhol natural das Ilhas Canárias (de todos os lugares sugeridos para sua origem, creio que este jamais foi cogitado). Foi muito estranho ver Richard com uma aparencia tão humilde e frágil, depois de 5 temporadas vendo-o como alguém com presença tão marcante e segura.

    Bom, quanto ao presente de Jacob. Creio que o toque dele só "presenteia" a pessoa tocada quando esta escolhe o presente. Acho que os Losties que foram tocados não receberam presente algum, já que Jacob não os deu a oportunidade de escolherer.

    A mulher de Richard no Black Rock ainda é um mistério pra mim. Creio que não seja uma aparição do smokemonster porque o ruido da fumaça aparece no fundo da cena, mas também não acredito que seja uma manifestação do Jacob. Afinal de contas, ele não iria simular uma "segunda morte" de Isabela e botar mais lenha na fogueira do MIB, dando a oportunidade dele usar isso como argumento para persuadir Richard.

    A analogia da ilha como sendo a rolha que impede que o vinho (mal) se espalhe foi o clímax do episódio. Apesar do ep. nos levar a pensar que MIB é o mal e Jacob o bem ainda tenho dúvidas. Ambos manipularam Richard (ou seja usaram os mesmo meios) para alcançarem seus objetivos (fins). Mas será que os fins justificam os meios???

    A resposta de Jacob sobre o que há dentro do pé da estátua: "Nínguém entra ao menos que ele (isto) os convide a entrar". Seria uma deixa para nos alertar sobre uma possível terceira entidade na ilha, maior que MIB e jacob?????

    E esse papinho do MIB de trazer todo mundo que morreu de volta? Verdade ou cao??? Será que se ele fosse uma espécie de Anubis (deus dos mortos) ele teria esta capacidade????

  53. Que isso para este episódio!!
    Tô em choque até agora.. Estou elétrico, nao consigo nem dormir.

    Realmente, concordo com um post anterior; Locke seria o melhor candidato para substituir Jacob.

    E falar que o MIB é bom, que Jacob é manipulador?? Para né!! Que isso!!! Desde quando alguem que mata (MUITAS) pessoas é bom???

    Já falei que o episódio foi DEMAIS!! 😛

    E para que nao gostou do episódio (e de todos os outros) : VAI ASSISTIR MALHAÇÃO!!!

    []s

  54. Só pra eixar bem claro eu amei o episódio, um dos melhores da série, muito boa a interpretação do Carbonell e tudo muito fantástico nesse episódio.

    Porém eu não achei q esse foi um episódio repleto de respostas pelo simples fato de eu nao levar tão a sério isso de a ilha ser a rolha que segura o inferno onde ele pertence…

    Pra começar, lembro me que nas primeiras temporadas de LOST, arrisco dizer que em meados de PRIMEIRA temporada… O grande barato de assistir LOST era ter a promessa de que aquilo de ver monstro, fantasma, alucinação e todas essas coisas misteriosas que acontecem na série, teriam explicações plausíveis dentro do possível ou do científico.

    Com toda essa coisa de viagem no tempo e física eles conseguiram desenvolver bem dentro desse ramo "plausível".
    Eu acho que todos estão levando a sério de mais isso de inferno e bem e mal quando oque eu realmente espero seja que o jacob e o MIB sejam dois caras normais (talvez do futuro) Que resolveram brincar de DEUS e DIABO de certa forma o campo de batalha deles é a ilha e de outra certa forma (muito misteriosa e isso sim eu gostaria de saber como) um deles virou esse monstro de fumaça e conseguem fazer as visões de quem já morreu.
    OU não, talvez nada a ver com caras do futuro, mas imagino que a ilha seja algo responsavel por manter aqueles dois ali um contra o outro e nao tem nada de inferno ou bem contra o mal, é jacob contra MIB e os dois sao manipuladores e mentirosos (por isso não acho que tiveram respostas no episódio, aco q eles mentiram o tempo todo, e o Alpert cai em todas pq ele eh de uma época em que a fé era coisa muito séria, ele tem a fé no espiritual inabalável.)

    Acho q a grande questão é quem são JACOB e o MIB e como eles ficaram, ou são assim, fumaça fantasma etc… mas creio que eles FICARAM assim, pois tem várias cenas do mib falando q ele jah foi normal, teve mãe e os caramba…

    Escrevi tanto que eu me perdi, vou ler meu comentário e depois vejo se tem mais algo q faltei escrever… será q alguem vai entender algo do q falei???

  55. Queriam respostas? Eis as respostas! O problema é que as respostas sempre nos levarão à novas perguntas!

    Lost poderia ser ad eternum, não?

    Excelente episódio!

    Ansioso pelos easter eggs mais do que nunca!

  56. Como esse papo de "inferno" foi bastante comentado, vale lembrar que antigamente no começo da série, o MIB que a DHARMA chamava de "sistema de segurança", tb era conhecido como CERBERUS, no MAPA SECRETO do capitulo LOCKDOWN(s02xe17) aparece escrito.

    e a definição de CERBERUS:era um monstruoso cão de múltiplas cabeças(faces??) e cobras ao redor do pescoço que guardava a entrada do Hades, o reino subterrâneo dos mortos, deixando as almas entrarem, mas jamais saírem e despedaçando os mortais que por lá se aventurassem.!!!

  57. nossa, esse episodio de lost foi o melhor de todos os tempos cara.
    A história do richard sendo contada, da mesma forma q a dos nossos losts foi
    As vezes achando a Juliet a heroína da história, mas parece que deu certo né?
    Eles vão ser excluidos, na minha opinião, diversas vezes o carater trifásico da história final
    Afinal, o q vai acontecer com os Losts sobreviventes?Incluindo o Richard que é mais um Lost.
    Meu Deus, quanto ódio das duas entidades da ilha, realmente, parece que fizeram uma aposta sobre a humanidade.
    Mas com o tempo, ele ia tentando destruir quem vinha, não sei por qual motivo, acho que descobriremos daqui a alguns episódios
    E o Jacob manipulava o tempo e o espaço. Tocou em alguns, deu alguma habilidade, tipo a de não morrer pro richard, a de ver mortos pro hurley.Acho que só esses descobrimos por enquanto
    é o exercito do Jacob. Ilana foi só uma convocada nas viagens temporais do Jacob.
    Parece que o Jacob é fino ao jogar. O man in Black usa truques baixissimos!
    Não sei o q representam pra ilha.Mas qdo os autores falaram q a gente reveria, a gente reveria.Foi tudo plano dos dois, e fica evidente quando é de um ou de outro.
    Mas meu comentário final, é de que o Jacob vença o Mib.Apesar de ter recrutado o Sayid.E aconteceu como aconteceu com o richard. Mas o que combater afinal?
    Jacob ta morto!Quem será o substituto dele? Qual dos 5 finalistas? Porque o nome do richard não ta ali na caverna?
    Estranho essa diplomacia violenta viu
    Envolvendo pessoas.
    A Juliet fez certo mesmo, de ter explodido a bomba e criado a realidade alternativa.
    Só que a Mr Hawking fala que destino é destino né?
    Isso Verêmos.Mas será que veremos quem ganhar essa guerra? Jacob ou Man in Black?
    Os Losties ja tem o futuro deles garantido, através da bomba da juliet!
    Então o hurley pode ver a juliet é?
    e a cabeça do Sawyer qdo pensar nisso?
    E inclusive, qual a habilidade dele?
    O do Walt, era aparecer e sumir né?
    Porque richard mudou de ideia?
    Muito amor por sua mulher?
    E porque Diabos o nome dele não estar fazendo o nome na lista.
    Foi um homem que serviu a ilha a vida inteira, com a esperança de ter a amada de novo.E o Hurley chegou no momento certo.
    Quando o Richard ia perder a fé dele!
    Jacob deu mais uma, mesmo morto
    HAUHAUAHA
    e o vinhozinho? ele sempre soube q iria se dar bem
    huahauahauaha

  58. Excelente episódio tapa-buraco. De fato a história do Alpert foi muito melhor que qualquer flash back, forward ou sideway até agora.
    Os diálogos principais de fato foram inteligentes, sutis e figurativos, ainda que choveram bastante no molhado. Acho que eu dormi uns 40 minutos enquanto o Alpert tava acorrentado, mas tá valendo.

    A estátua era do Michael Jordan, que fez uma ponte no ar, pegou o navio arremessado pelo oceano e atirou-o no meio da ilha. Claro! As respostas geniais sempre estão nas entrelinhas. E na historinha Ghost eu senti uma certa culpa por mais de 100 horas de vida até chegar a um dos episódios mais esperados…

    "A ilha é uma rolha", taí uma resposta objetiva para os mais exigentes… é a segunda melhor resposta de todos os tempos, perde apenas para "O segredo do universo é 42" do Douglas Adams… Talvez quando o coisa-ruim escapa, metaforicamente quebrando a garrafa, ele assume uma forma? Tipo… a Dilma? Pensando subjetivamente, a estátua tinha quatro dedos, e tal… é, os mistérios estão nas entrelinhas!

  59. Bom pra caramba o episodio… direcionou bastante para o fim, soh resta saber o segredo do richard q o jacob mencionou, o que ele sabe… a grande incognita ainda é o widmore nessa historia…

    soh vou ficar puto se Richard Alpert for uma tradução de Ricardo Alberto… hehehehehe…

  60. Achei o mais interessante é a sutileza do jogo das pedras.
    Quando Jacob consegue que o escolhido usando o livre arbítrio faça sua escolha para o bem, Jacob entrega uma pedra branca ao MIB.
    Quando Sawyer e (F)Locke vão até a tal caverna com os nomes dos losties, o MIB joga fora uma pedra branca e põe uma preta na balança.
    Isso quer dizer que Sawyer estava "no papo", ganho para o MIB.
    É como se a ilha fosse uma prova final antes da vida eterna.
    Acredito sim que estão todos mortos. A mulher de Alpert diz no final que "eles já estão juntos", o que dá a entender que o MIB ouviu Alpert dizer que tinha mudado de idéia e concedeu "a esposa de volta".
    Por isso acho que Richard irá "morrer" nos próximos capítulos.

  61. Estou achando essa coisa de maniqueísmo muito rasteira para a complexidade que a série apresentou até esse episódio. Acho, realmente que a resposta não deve ser tão óbvia assim. Purgatório? Julgamento?

    Duas analogias:

    Um filme bem antigo, com o William Shatner (O Capitão Kirk do Star Trek), um avião cai em uma ilha e os sobreviventes não conseguem se afastar do aparelho, até que seus corpos sejam descobertos e enterrados.

    Outra analogia, ninguém citou o Fausto, e os pactos com o capeta, Mefisto, etc…

    Ábraços a todos.

  62. Fantastico episodio, como sempre lost surpreendendo, mas o black rock quebrar uma estatua e ir parar no meio da floresta e continuar inteiro e meio absurdo viu. Sem falar que ele chocou direto com a cabeça, ondas enormes naquele lugar hauahuauaha =p. Fora isso fantastico episodio na espera do proximo.

  63. O mundo sabe que eu sou fã de Lost, não sou xiita, mas sou fã e sempre me declarei uma "mulher de fé" em relação a série, mas… Fui só eu que fiquei com uma sensação estranha depois de ver esse episódio? Não é insatisfação com revelação de mistérios ou qq coisa do gênero, eu até gostei dele, mas parece que ficou faltando alguma coisa.

  64. Um episódio inteiramente voltado pra mitologia não poderia ser menos do que ESPETACULAR. A dinâmica Jacob/Homem de Preto se revela cada vez mais complexa e imprevisível. Toda a semelhança do lance da faca, de não poder deixar eles falarem (será que isso é literal, tipo uma magia, ou só precaução mesmo, por ambos serem absurdamente convincentes?)… os dois terem tantas similaridades deve fazer a alegria do pessoal que ainda tem dúvidas sobre quem seria bom ou mal, ou se eles simplesmente tem interesses distintos sem juízo de valor.

    Eu, por outro lado, já tinha certeza de que Jacob era o “bem”, e esse episódio só veio a reforçar isso. As questões que ele levantou: A Ilha é a tampa do Inferno. Seria possível dizer que Ilha = Jacob e Inferno = Nemesis? Quanto ao segundo, parece bem óbvio, levando em conta o papo sobre ele ser o “mal encarnado”. Mas então a Ilha existe para prender somente ele, Nemesis? Ele seria de fato TODO O MAL QUE EXISTE NO MUNDO, ou apenas um emissario/representante ou qualquer coisa assim, desse Mal? Porque na primeira opção, isso o colocaria numa posição bem superior á de Jacob, simples guardião que pode inclusive ser substituído. O que vai contra o que parecia ser até agora, Jacob ligeiramente superior. Acho que os dois como representantes de forças superiores (no caso Bem e Mal abstratos) faz mais sentido.

    Enfim, ainda não processei direito tudo isso. No aguardo pra ver as teorias da galera…

    PS: Quando o Ricardus pergunta pro Jacob "Vc é o Diabo" eu pensei e ri sozinho "Nessa série, não"… pra quem não sabe, esse ator faz o papel de Lúcifer em Supernatural. Coincidência cósmica… OU NÃO?

  65. Os produtores da série disseram que nesse episódio, a resposta seria dada e ela foi. Porque ficar contestando. Acho muito plausível. Os produtores sempre disseram que não era coisa alienígena, ou de estarem mortos e tal. Mas o fato deles estarem vivos, não exclui a possibilidade de a série estar tramando dentro dos terrenos da teologia.

  66. Pessoal aqui dizendo que foi muito canalha a maneira como o Black Rock foi parar no meio da Selva e tals, mas pelo visto galerinha não sabe o poder que tem uma "tsunami" né. Nos terremotos que houveram no chile ultimamente, um deles causou um marémoto que jogou um barco quase 16 km floresta a dentro O.O

    Poder da natureza já é foda, soma isso ao Jacob e ferrou geral

  67. lucas.
    a forma como tu coloca as frases do alpert, tipo "isso que vocês vêem não é o que vocês pensam que estão vendo" parece mais grave. isso é um exemplo clássico de fãs q criam perguntas que nunca serão respondidas. ele tava apenas desiludido e voltando à velha primeira idéia que ele teve ao chegar na ilha (ideia imposta pelo mib). tava dizendo que a ilha é o inferno e eles estão mortos. só isso. e ficou claro q ele tá errado. e sobre ele falar q viu coisas q eles nem imaginam, é apenas uma frase comum pra passar a idéia de que ele viveu muito. quando ouvi ele dizer eu pensei tipo ''é mesmo, minha avó tem 86 e viveu muita coisa incrível..imagina com a idade do alpert.." mas nada q dê pra classificar como algo que precise de respostas futuras.

  68. Bom, "fiel guardião do livre arbítrio" não acho que seja uma opção. Tanto o MiB quanto o jacob tentam convencer e acatam o que se decide. Não dá mais pra falar numa dicotomia assim, não há um "destino" claro.

    Quanto ao tal do Maniqueísmo novamente. Apesar da clareza dos lados, isso me deixa uma pulga atrás da orelha. Lost nunca foi assim tão óbvio, tão simplista, por isso acho que também não é tão direto assim.

    Vamos supor que Jacob tem um inimigo e quer prendê-lo por alguma razão. A primeira coisa que ele irá falar para um Cristão é que o Mib é mal, que ali é o portal da maldade, e que ele sim é o cara. Essa estratégia também é bem igual a do FLocke. Por isso acho que é bom tomar cuidado com isso de Bem e Mal com letras maiúsculas, tudo tão definidinho assim.

    Agora, que há dicotomia há, sem dúvida, só não sei se devemos levar tanto assim pra "bonzinho" x "galera do mal". Acredito que os roteiristas podem oferecer uma discussão mais profunda no sentido da moral na/da Ilha.

  69. paulo,

    acho q deu pra entender sim. você esperava um final mais science fiction mas acha que assim também está bom. e que o grande barato pra vc era curtir os mistérios.. minha irmã por exemplo só curte por causa de kate e jack.
    eu.. bem… eu tô achando incrível isso tudo..rs

  70. Eu falei num comentario anterior que os losties, se for assim rotulado, eram os "mocinhos"

    e estavam sendo manipulados por Jacob e o MIB

    assisti o episodio num streaming magnifico com legendas em ingles e, ao mesmo tempo, a galera que tava no justin.tv falava espanhol e tinha um tradutor, escrevendo toda a legenda em espanhol

    Foi muito bom!

  71. @ Paulo
    Então, aí é que tá, "plausível" pra quem, cara pálida?! Religião e/ou fé (independente de religião) é levado muita a sério por uma porrilhão de gente. E acima disso, a discussão moral que se desenha tem totalmente tudo de plausível e interessante.

    E começa a fase em que as pessoas começam a ver que Lost é Lost, e não a série que tem na cabeça.

    Abram a mente, saiam do mundo-umbigo e apreciem o que há, e não o que se supunha que houvesse.

  72. Não sei se alguém lembra,mais na temporada passa,na "tumba" do monstro da fumaça,haviam imagens na parede fazendo uma referencia assim muiiiiitoooo clara a Anubis e Cerberus…Pode ser só enfeite mais e se tiver alguma coisa a ver com o que o MIB é?

  73. demais o episodio mesmo, a cena do alpert e hurley foi espetacular, uma das melhores e mais emocionantes da serie. e pra acabar com as duvidas de quem ainda imaginava que o fumaca era gente boa…

    mas acho que o jacob, do jeito que eh, nem tenciona matar o fumacinha, nao… acho que ele so nao quer deixa-lo partir da ilha.

    o que me intriga eh o fato da ilha aparecer submersa, sera que isso significa que o fumaca saiu, ou que nunca houve nem fumaca, nem jacob, mas soh a ilha mesmo?

    e depois dessa cena excelente e da frase "nos ja estamos juntos", arrisco que adao e eva sao alpert e isabella.

    abracos

  74. Eu gostei bastante do capítulo.
    Descobrir que Richard é um 'muchacho' (espanhol, mas tudo bem hehe) foi uma surpresa p/ mim e é interessante ver que a história das Ilhas Canário calham bem com a questão do Black Rock (rota mercantil, meio caminho entre Europa, América e África).
    Foi interessante ver que a frase sobre as correntes de mib para Alpert foi exatamente a mesma que ele viria usar sob a forma de Locke, provavelmente como código indicando ao Richar que era realmente ele.
    Acho que quem concluiu que a ilha é realmente o inferno, o purgatório e/ou que todos estão mortos está se precipitando (ou mesmo se enganando) pelas frases bombásticas que Alpert disse. P/ mim, ele ainda não se recuperou do choque morte de Jacob e retomou todas aquelas idéias da ilha ser o inferno e de quem está lá estar morto. Ainda estou confuso em relação às aparições de Isabella, mas concordo que seria estranho o monstro tomar a forma dela no Black Rock para ser "re-morta" pela fumaça e logo o MIB confessar que era ele.
    Em termos gerais, também fiquei com a impressão que mais coisas fossem acontecer no capítulo, mas isso é mais culpa da minha própria expectativa do que do roteiro. Fico imaginando que se eu que não leio spoilers e etc me senti assim, acho que muitos dos que reclamam são daqueles que além de spoilers, leem todo o tipo de cenas de bastidores, todas as teorias etc. Não sobra muito espaço para expectativas (mais para negativas e ovos de colombo). Só p/ citar um exemplo, quando vi Matrix I, não tinha visto nenhum trailer, comentário, sinopse, nada. E achei o máximo, porque fui totalmente surpreendido. Acho que o fator surpresa ainda conta, e é por isso que não leio spoilers.
    Como gosto de escrever, as próximas linhas são comentários sobre outros comentários:

    Guizzi, por que vc acha que tem alguém superior ao Jacob?
    Não vi nada disso.

  75. Jota: se vc assistir aos vídeos não 'canônicos' da série (Lost Experience), você vai ver que a relação entre a família Hanso e a ilha veio provavelmente dessa época, sendo que o diário de bordo teria algumas descrições da mesma. Agora como o diário saiu de lá e quem escreveu continuam um mistério (não crítico, ao meu ver).

    Luiz: por esse capítulo confirmamos que era o Black Rock pela sequência e pelos diálogos. O fato de ainda estar claro quando o navio aparece visível ao longe não implica que uma tempestade bizarra tenha vindo de repente (ainda mais naquela região, ainda mais sobre a ilha).

    Jasom: considerando um tsunami com altura de uns 60 metros é mais do que possível que o Black Rock tenha parado onde parou na ilha. Quando o tsunami de 2004 (no Índico, da vida real, fora de Lost) aconteceu, ouvi de missionários que ajudaram na Indonésia (e depois por reportagens) que barcos foram encontrados kilometros adentro do país.

    P/ aqueles que estranharam o Black Rock quebrando a estátua, não vejo nenhum absurdo. Soma-se um navio pesado (que aparentemente já estava em direção à ilha) a toda aquela massa de água atingindo o ponto mais alto da estátua (maior alavanca ou momento de inércia, se preferir). Considerando que a pedra é razoavelmente moldável/'esculpível', é de se supor que quebraria em algum ponto entre o choque e o ponto de engastamento (ponto de apoio, pé).

    Outra coisa: p/ quem está confuso ou acha que há falha de continuidade em relação aos saltos de tempo e a estátua quebrada assista LaFleur novamente. Fica bem claro que não há falha nenhuma: enquanto Locke está descendo o poço, outro clarão acontece e eles enxergam a estátua inteira. O poço ainda não existe e eles supõe que estão em um passado distante. Quando Locke gira a roda, o último clarão ocorre (o poço reaparece) e eles se fixam em 1974. Concluo que apenas sabemos que Sawyer e os demais viram a estátua inteira antes da chegada do Black Rock.

    Tha1985: acho que os dons independem da pessoa escolher ou não. Aparentemente Michael (e Jack) não conseguiram se matar fora da ilha (e jack também não conseguiu se explodir com Alpert dentro do Black Rock).

    Pronto, parei. hehehe
    Abraço

  76. tanto o mib quanto o jacob se aproveitaram da ingenuidade do alpert.

    outra coisa que eu não estou comprando é que se o jacob não pode ser morto pelo mib, e sua função é só manter ele ali, porque ele continua trazendo pessoas pra por tudo em risco? ele quer provar alguma coisa pro mib? ou pra ele mesmo?

    ou nem uma coisa nem outra, a história é que está mal contada mesmo e o jacob não é o que parece claro que ele é. não estou comprando jacob bonzinho. ele arruinou vidas lá fora, porque o mib pode virar pessoas mortas preso na ilha e o jacob não pode estar fazendo isso lá fora pra conseguir o que quer, seja via hugo ou qualquer outro?

  77. Meu… nessas explicaram até a equação Valenzetti… os números indicando o fim do mundo… se um dos valores for alterado, o mundo poderá ser salvo…

    Se (F)Locke sair da ilha, o inferno estará entre nós…

    Mas… aí que tá. A realidade paralela, com a rolha fora da garrafa, está longe de um inferno.

    Se bem que… pensemos… os escolhidos que estão com (F)Locke agora estavam com a vida ferrada na paralela (Sawyer, Jin, Sayid, Kate). Os que estavam com Illana e Richard encontraram redenção (Ben, Jack).

    É… ainda acho que um sideway do casal Kwon será peça chave no desenvolvimento da trama.

    Trama essa que agora tem todo o espaço para focar na resolução da vida dos losties, o palco final do confronto Jacob x Black Smoke.

    Porque daí por diante teremos um novo Jacob.

    O único triste é que a GRANDE pergunta de LOST já foi respondida. A ilha contém o mal.

    Então mistérios menores como os detalhes Dharma tendem a ficar em segundo plano, ocupando menos espaço de série =/

    Ahhh… enciclopédia LOST em vídeo pra que te quero =P

    Òtimo jeito dos produtores lucrarem um tanto a mais mantendo LOST sem Darlton.

  78. Complementando… gosto como a série faz sincretismo entre religiões e ciências. Todos os paralelos de Jacob com Deus (aquele que tudo vê, mas não interfere), Richard com Jesus (o mensageiro da palavra), (F)locke (o mal encarnado tentando as pessoas com a verdade e os desejos).

    A cena do pseudo afogamento como metáfora do batismo.

    A fé de Richard e a discussão sobre purgatório / inferno.

    Lá atrás, a pista deixada por Ben a a Jack quando falou sobre São Tomé.

    A história de Jacob e Esaú.

    Mas ao mesmo tempo Esaú parece ter poderes sobre a terra dos mortos, assim como Anubis.

    E todas as referências egípcias.

    E todas as referências físicas sobre viagem no tempo, realidades paralelas.

    É… conseguir misturar ciência e religião de forma orgânica como LOST faz é uma das facetas geniais da série.

  79. Finalmente um episódio de LOST. Sem aquela papagaiada e enrolação de realidade paralela, mas sim um episódio muito interessante centrada em um dos personagens mais intrigantes da série. Finalmente um episódio que diz alguma coisa ao invés de ficar 40 minutos enrolando e girando no mesmo lugar. Como é bom ver Lost voltar a ser LOST. parece que agora engrena de vez.

  80. Melhor episódio da Temporada (tá isso não é lá muito difícil) e tb um dos dez melhores da série… episódio que não poupou revelações, mas que o fez de forma bem natural.

    O Richard perdeu alguém e assassinou outro alguém; são tantos os casos assim em lost. O curioso foi o Richard ser designado como o guardião e não como um primeiro candidato.

    Ah, saudades dos flashbacks… bem melhores que esses flash-sideways (q podem até se fundamentarem futuramente, mas que estão bem chatos até agora).

    O Men in Black chegou atrasado demais da conta, ou realmente deixou rolar o reencontro do Richard com a mulher através do Hurley? Me pareceu q ele deixou acontecer, mas o q ele ganha com isso?

  81. Ja acabou
    Pra mim, ja esta tudo explicado!!!
    MIB é um tipo de DIABO. Que quer sair da ilha..Ja li alguns spoilers entao tem algumas coisas interessantes para a gente ver : PQ Jacob tem poder.. Porque MIB diz que ja foi humano e porque deixou de ser…..
    Mas a essencia de Lost foi respondida…
    A pedra branca significa , para mim, que Jacob esta dizendo que conseguiu mais um para o lado dele… Tipo : mais um ponto para mim…
    Ele quer modificar o MIB , mostrando que as pessoas podem ser incorruptiveis sim…Mas parece que ate agora nao encontrou nenhum incorruptivel ..
    Ele precisava de alguem bom, essencialmente bom e credulo para que essa pessoa acreditasse em suas mentiras e matasse o Jacob .. Aguem sem malicia…
    Agora, se o Jacob ja foi morto, o que o MIB esta esperando para cair fora da ilha????
    Achei isso um baita furo!!!

  82. hahaha
    Não lembro quem fez o comentário, mas concordo: quem não gostou deste episódio, pode ir assistir Malhação.
    E daí se já havíamos antecipado algumas das respostas? Estamos falando da teoria do purgatório desde a primeira temporada. O legal de Lost é isso: nos provocar, nos fazer pensar, ler sobre a mitologia da série. Se já acertamos algumas respostas, é porque estamos fazendo o tema de casa direitinho.
    Grande episódio.

  83. Episódio fantástico! Não podia ser de outra maneira por ser um episódio do Richard. Se tivesse sido ruim a série poderia parar por aqui, ehehehhehe. Muito se explicou do Richard(faltando apenas explicar porque em algumas cenas ele aparece "do nada" durante a série, meio como se teletransportasse).

    Estou quase, eu disse quase, convencido de que Jacob realmente tem boas intenções e o FLocke as ruins, mas sei lá! Ainda existe algo obscuro na história desses dois. Acho que o FLocke não é simplesmente "o mal", o que seria "o mal"?

    Jacob diz que o objetivo é prendê-lo na ilha para que não se espalhe na humanidade. Eita, com esse mundo cheio de problemas, imagina se o "Mal" sai, hehehe.

    Não estou defendendo o FLocke mas acho o Jacob tão manipulador quanto ele, e seria muito não-Lost essa situação ficar tão clara antes do episódio final e a história simplesmente se encaixar na idéia de "temos que impedir o mal e salvar a terra".

    Ponto positivo também, para a atuação do "FLocke", já havia dito o quanto o ator é bom, e conseguiu criar uma sintonia com a forma do Terry O´quinn interpretar o personagem. Sem esquecer da belíssima Isabella :] que proporcionou um momento emocionante na cena dela com Richard e Hurley.

    Essa série é demais e é uma pena estar cada vez mais próxima do fim. Mas é assim que tem que ser.

  84. De longe, o MELHOR episódio dos últimos tempos de LOST, ficando no meu TOP5. Trilha sonora absurdamente espetacular, Giacchino mostrando mais uma vez a que veio! Richard atuando muito bem e foi o episódio com as imagens mais bonitas que já vi durante toda a série. E que final, hein? Quando o Homem de Preto quebra a garrafa de vinho o episódio fecha de uma maneira espetacular, bati palmas!

    No aguardo pelo post de Easter eggs, sinto que tem muito o que discutir nesse episódio.

    Valeu, Davi!

  85. Depois do "The Constant" esse foi o melhor episódio que eu já assiti!

    – Mas agora eu to assistindo Lost como se fosse outra série. Como se ela começasse dessa temporada.
    – Mistérios como:
    *Pq mulheres n conseguem ter filhos na ilha. (Que foi foda na 3º e 4º temporada)
    *Os sussuros da floresta.
    *Quem é a povo autóctone?
    *E as viagens no tempo? Serviram pra que hein?

  86. Uma curiosidade: Pelo que vimos Richard Alpert tem origem em Tenerif nas Ilhas Canárias que é um território espanhol que fica proximo a costa do continente africano. Ao ser vendido como escravo e posto num navio que tem como destino o novo mundo (america). Isso nos leva a crer que a ilha naquele momento estava no oceano atlantico, o que reforça a idea de que de fato a ilha está em constante movimento pelo mundo. Interessante.

  87. Ferds vc é ótimo! estou c vc. o povo (incluindo eu) fica 6 anos esperando o desdobramento de um mistério numa trama de ficção. Fazem um alarde do caralho durante 3 meses: "no ep. 09 será revelado o q é a ilha". Daí os roteiristas mandam uma metáfora bem inconsistente e fica todo mundo ululante: "oba, oba, agora já sabemos o q é a ilha, é uma rolha"… tá de sacanagem

  88. Pra mim o que faz menos seguinte ate agora é que se o jacob tava no comando desde sempre, será q era ele quem pedia pro richard trazer as pessoas como a JULIET pra ilha???

    questoes como gravidez na ilha me parecem meio banais perto de jacob…assim como a cirurgia que o jack fez no ben
    enfim…ate onde esse homem é poderoso e pode ajudar seus seguidores?

  89. Estou no time dos que gostaram do episódio, mas não taaanto assim. No final ficou um gosto de "esperava mais".
    É fato que houve enrolação: vejam o tempo em que o Richard fica preso nas correntes, por exemplo.

    Creio que a explicação para quem não gostou (ou meu caso, que gostou mas não achou "totalmente fodástico" o episódio) é simples: EXPECTATIVA. "Darlton" demoraram tanto para nos liberar explicações, enrolaram TANTO que a expectativa vai para as alturas e fica cada vez mais difícil atendê-la.

    Na minha opinião isso não tem volta. Depois de 6×09 eu vou baixar MUITO a bola em relação a Lost. Continua sendo a melhor série que eu já vi, mas creio que tanta enrolação em explicar as coisas me levaram a esperar DEMAIS da série, e isso com certeza não é bom! Se até agora meu interesse na série era em grande parte devido à MITOLOGIA da ilha, meu interesse passou a ser as PESSOAS e suas jornadas interiores. Neste último aspecto Lost é insuperável; na questão mitologia da ilha aplica-se o que falei antes sobre terem deixado expectativas (a minha, pelo menos) alta demais.

    Tendo dito isso afirmo que achei fantástica a analogia do Jacob (a rolha). Muito interessante mesmo. Mas abre algumas outras perguntas…

  90. Posso estar sendo precipitado, mas a teoria de que é Jacob quem tras as pessoas pra ilha, me parece ser um fato muito superior a por exemplo a queda do aviao por energia eletromagnetica ou ainda que um episodio fisico como o INCIDENTE pudesse levar a uma realidade paralela ou ao aviao nunca cair na ilha…
    ja que Jacob que manda e desmanda nao axo q esse Incidente seria forte o suficiente pra causar algo ( apesar da Juliet antes de morrer dizer que ele funcionou )

  91. Gostei do episódio…

    O segundo melhor pra mim até hoje…

    Achei interessante a utilização da metáfora pra explicar o que é a ilha…

    Fico bolado quando vejo pessoas pedindo respostas "diretas" sobre as questões da série, quando finalmente percebo que estamos indo pelo caminho correto…

    Logo devemos ver na realidade paralela, Ricardo e Isabella juntos…

    Só não espero um final clichê do bem contra o mal com relação a Jacob e o "homem de preto"…

  92. oi. adorei os comentarios de quem curtiu o episodio. o comentario sbre o sincretismo religioso doi o melhor, copiei pra me lembrar.
    eu ainda nao consegui resposta a uma duvida minha, me ajudem: como o pai do Ben esta vivo na "realidade paralela"se a juliet explodiu a escotilha quando o pai do ben já estava morto? se nao me engano (e ainda nao re-assisti o episodio, sorry) àquela altura o ben já estava com os outros apos levar um tiro do sayd. bjos a todos.

  93. Amei o episodio, foi sensacional! Um dos melhores da serie como um todo, com certeza. Teve aquele "ar" da primeira temporada! Bom, acho que daqui em diante vai ser soh revelacao agora que realmente estamos na reta final! No mais, gostei do rumo que deram a historia.

  94. Davi,de inicio achei seus comentários melhor que o ep.mas o ep.foi bom,comovente com excelente atuação do Carbonel,a parte do Richard acorrentado foi muito longa e de fato não trouxe grandes revelações como bem diz Diego logo nos primeiros comets. Concordo com quem disse que por justiça, o candidato escolhido deveria ser o verdadeiro Locke_aquele que sempre teve forte conexão com ilha,muita fé e bons princípios…isso não vai rolar já que o verdadeiro foi morto por um"tocado"por Jacob-o coisa ruim do Ben.A revelação do ep.-a ilha é um campo de contenção do mal-que de alguma forma foi rompido em 1977,abrindo espaço para a realidade alternativa que deu aos losties existencias menos dolorosas,o mundo não acabou então não consigo ver Jacob como o lado brilhante da força,para mim Jacob é o grande manipulador,tá mais para darth veder e o mib seria um han solo,não é perfeito,mas capaz de aproveitar bem uma segunda chance,se a tiver.

  95. @pat

    A realiadade paralela não começa quando a bomba é explodida.
    Ela é uma realidade como o próprio nome diz, alternativa. Diferente.

    Tanto que o irmã do Boone não estava no avião, o Jack retirou o apêndice desde de criança e já tem um filho com mais de 10 anos, o Sawyer não é um golpista, o Miles é um policial, a Nadia está casada com o irmão do Sayid, o Hurley é um cara confiante, e mais um tanto de outras coisas.

    Simplesmente é outra realidade, como se as coisas (desde do início) foram acontecendo de uma maneira diferente da realidade "original".
    Foram acontecendo sem a interferência de Jacob? Não sei!! Quem sabe?

    []s

  96. @pat
    Eu acredito que tenha acontecido um "reset" no tempo da ilha, mas esse reset não foi causado pela explosão da bomba H. Penso que algum outro fator, como por exemplo a "fuga" do MIB possa ter causado a criação de um universo paralelo, onde – e essa é a parte mais importante – não houve a intervenção da ILHA, ou, se preferir, de Jacob. Na minha opinião, a realidade paralela é um lugar onde a ilha nunca existiu, tanto é que ela está submersa. O que vemos são as vidas de pessoas que nunca foram tocadas por Jacob.

    Dito isso, agora que eu já estou menos atordoada, posso comentar melhor o ep.! Rs

    Amei quando o FLocke/MIB disse "Nice to see you without those chains", e quando ele fez o EXATO mesmo discurso que o Dogen e deu o MESMO punhal para matar o Jacob… Isso só me faz pensar em quem é o japa afinal oO
    Gosto de pensar na ilha como um tabuleiro de xadrez, onde, obviamente, temos MIB e Jacob jogando com as vidas dos peões (losties). E tem outra coisa: tá na cara que o Jacob já sabia que ele ia bater as botas, tanto é que, no caso do Ricardo, ele nomeou um "ajudante", mas no caso do voo 815, ele selecionou candidatos! Porque Richard não é um candidato? Simples, porque na época em que ele chegou à ilha, não havia necessidade de um.

    Será possível que a Isabella que apareceu para o Richard no navio era "interpretada" pela mesma entidade que apareceu como o Christian e às vezes como Walt? Isso implicaria na existência de uma terceira entidade… de alguma forma, não consigo ver utilidade nem para o MIB nem para o Jacob de terem assumido a forma de Isabella naquela hora.

    Tomara que o padrão não se estabeleça, porque nesse caso, teremos um próximo episódio mediano…

  97. E Jacob pode até não ser um cara "boa bisca", manipulador e etc (coisa que eu particulamente não acho), mas desde que quando alguem que precisa matar outro ser humano, tirar vidas como o MIB faz, é uma pessoa boa?

    Entre manipulador segundo alguns acham (mas eu não) e assassino, fico com manipulador.

  98. Episódio excelente! bom para calar aqueles que dizem que respoistas não são dadas e só novas perguntas são criadas. Respondeu o que é a ilha, como só restou o pé da estátua, revelou a história de alpert e mostrou a menos para mim que o que hurley vê definitiovamente não é o black smoke.
    Que bom rever flashbacks mesmo que de uma maneira nova, sem as interferências entre o presente passado.
    Sei que deve ter gente que não gostou do episódio. o Problema é de vcs, percam tempo criticando e gasto meu tempo assistindo a melhor série de tv que já vi

  99. Episódio fantástico, só a parte do Richard nas Ilhas Tenerif podiam fazer parte de um filme em separado, de tão bom que foi!
    Pra galera que tá reclamando da estátua, além da força do tsunami somado ao impacto do navio num ponto de baixa gravidade como disse alguém aí em cima, levem em consideração também que a estátua sem dúvida nenhuma já era velhííísima, né pessoal?

    Meu, alguém sabe se o Nestor tem origens espanhóis? O espanhol dele é perfeito caraa!!!

    Epoisódio fantástico, e achei que o Jacob só começou a pensar na possibilidade de interferir na decisão dos outros após a chegada do Richard…

    O Titus tava fantástico também!!

  100. Lost possui uma particularidade bem curiosa. Suas metáforas extremamente inconsistentes acabam gerando mais perguntas do que respostas.

    Mas, eu não estou aqui para falar mal. De fato, o episódio foi fantástico, e todas as cenas envolvendo Richard, Jacob e MIB foram muito bem aplicadas.

    Para começar, podemos excluir totalmente a ideia de que a ilha é um Purgatório ou um lugar onde os mortos possuem uma chance de se redimir. Bom, se fosse assim, como os 6 da Oceanic poderiam voltar ao mundo real? Os mortos podem viver na terra? Acho que não. Então, deletei essa ideia sem pensar duas vezes. Sem citar também a Dharma Iniciative, cuja importância, no meu ponto de vista, não se deve à redimissão.

    A questão que me intriga não é nem mais o que a Ilha é em si. Ok, o episódio deixou bem claro a ideia de que ela é uma prisão que sustenta o mal evitando que ele se espalhe pelo mundo, mas esta proposta é EXTREMAMENTE incoerente quando se trata dos outros assuntos relacionados à ilha – os quais eu tenho garantia de que serão respondidos. Ou melhor, DEVEM ser respondidos.

    Se a ilha é um lugar que aprisiona o mal, o que é exatamente a Dharma Iniciative? O que eles exatamente estavam fazendo lá? E toda aquela história de que eles queriam explorar as propriedades da Ilha? Como Widmore achou a ilha e porque ele a considera tão importante?

    O que eu não consigo imaginar é como a série irá relacionar esta "rolha" com todos os outros assuntos relacionados à Dharma, viagens no tempo, etc.

    E se Jacob trouxe aquelas pessoas à ilha, o que foi o Incidente? Quero dizer, o Incidente não pode ser a causa da queda do avião, afinal, se Jacob os trouxe, bastaria ele querer que o avião caia, certo?

    E a realidade paralela, qual o seu objetivo e parâmetro com a realidade atual da Ilha? Como é possível relacionar duas realidades totalmente distintas visando uma teoria tão confusa?

    Eu não quero criticar aqueles que bateram palmas e pés para o episódio, porque ele foi sim muito bom, mas só quero alertá-los de que o que tivemos não foi bem uma RESPOSTA, e sim mais uma brecha para a entrada de mais e mais perguntas.

    Concluindo, se a Ilha é a tão comentada rolha, por que diabos alguém iria querer estudar as propriedades de um lugar que sustenta a maldade? Por que, por que, POR QUE?

    E esta é a única palavra que ecoa na minha cabeça após esse episódio.

  101. A resposta de Jacob sobre o que há dentro do pé da estátua: "Nínguém entra ao menos que ele (isto) os convide a entrar". Seria uma deixa para nos alertar sobre uma possível terceira entidade na ilha, maior que MIB e jacob?????

    Heim? Gente, limpem os ouvidos. Ele disse que "no one comes in unless I invite them in" = "ninguém entra a menos que EU o convide a entrar" 😛

  102. Muito bom o episódio. Confirmou o que pensavamos… quebrou muita teoria Lost – estou falando acima de tudo sobre como a estátua quebrou…. e sinceramente: seria mais facil acreditar que foi uma bomba que a quebrou que uma onda "Alá FILME POSEIDON" que fez um navio "surfar"…. Desculpe a todos. Mas não aceitei essa "saída"… eles são bem inteligentes pra dar uma resposta melhor para isso…. Minha duvida definitiva continua: como eles tem PODERES e serem seres humanos? E as propriedades poderosas da ilha, como ser invisivel? Penso que este "LADO SOBRENATURAL DEMAIS QUE LOST ESTÁ APRESENTANDO" ESTÁ ME CANSANDO ..
    onde chegaremos? "SUPERNATURAL"
    "CONSTANTINE" "A MUMIA" "V(2010)" "INDEPENDENCE DAY"????
    Bom não preciso beber + pra teorizar… agora posso usar todo meu potencial imaginário "limpinho":
    Apostas "VALENDO 2 PACOTES DE RUFLES ™ pra comer no prox. episódio…rsrsrs"
    – Esses dois caras são de outro planeta e a ilha é um (tipo) de nave espacial!!!!

  103. Um erro grotesco!!!Na primeira aparição de Jacob, estavam ele e o MIB sentados na praia vendo o Black Rock chegar…o mar estava calmo…e era de dia!!!Nesse ep o barco chegou numa tempestade de noite??? nao entendi!
    Das duas, uma:
    1) era outro barco, anterior ao Black Rock, numa das tentativas frustradas do Jacob de trazer alguém para a ilha
    2) O navio ainda estava bem longe, e o tempo pode ter virado até o anoitecer, e uma tsunami o jogou para dentro da ilha, destruindo a estátua no caminho

  104. Hugo_O

    O que me refiro no comentário é que Richard se tornou "imortal" em decorrencia de um presente (dom) dado por Jacob. Este presente foi dado através de seu toque. O episódio mostrou que o toque de Jacob não dá "imortalidade" ou outro dom a ninguém de forma indiscriminada. Ou seja, Jacob decidiu dar uma dom a Richard que ele mesmo escolheu (viver para sempre). Quanto aos losties que foram tocados por ele fora da ilha, creio que estes "toques" não deram imortalidade a eles. Mas, talvez, outros dons.

  105. sobre o hanso ser doo do black rock ja tinha sido falado na série…exatamente no ep the constant, quando o desmond vai falar com o Wildmore, ele está em um leilão comprando o diário de bordo da black rock.

  106. 1- Como o avião caiu na ilha? Jacob o trouxe, -dependente- da energia eletromagnética, que faz parte das propriedades "mágicas" da ilha tanto estudadas pela iniciativa Dharma.
    E isso me leva a unir as pistas dadas até hoje e pensar que os candidatos, representados pelos números "malditos", são a tentativa de jacob de alterar seus valores (no sentido de número – equação de valenzetti- e no sentido moral) pra salvar o mundo. Sabemos que as pessoas não mudam com as palavras ("se conselho fosse bom…"), mas sim com a experiência, e é isso o que Jacob espera delas, que experienciem para tomarem aquilo como verdade e encontrarem salvação. Para ele, o passado é passado (como ele mesmo afirma neste episódio) e as pessoas são capazes de transformação e não daquela história de que vem, destroem e corrompem, sendo pecadores por essência. Por isso, as pessoas tem o livre-arbitrio para refletirem, o único campo onde Jacob de fato pode ajudar (lembrem do tramite todo pra fazer o jack REFLETIR ao invés de falar) e julgarem o certo (ou o bem) independente do passado (jogando fora toda teoria de que nossa moral é formada ao longo dos anos, mas deixando claro que podemos ser o que quisermos).

    2- Interessante o fato de, apesar de outras pessoas estarem ali antes de Richard, somente a sua embarcação quebrou a estátua. Uma quebra na busca incessante das entidades?
    Este é o lado bom de Lost, sempre sutil em suas respostas.

    3- Para mim, a maior questão é: porque eles tem esses "poderes"? ou talvez, quem são eles (mib/jacob)?
    Pode ser que eles literalmente estejam no inferno, ou até no eden. Vários nomes bíblicos, referências e tudo mais me fazem crer na segunda opção, fora todas essas propriedades sobrenaturais.

    4- O "erro grotesco" da primeira aparição de jacob e mib com o black rock para mim não foi exatamente um erro e sim uma ótima ligação com os temporais em momentos chaves e as propriedades meteorologicas especiais da ilha.
    O Jacob trouxe o navio negreiro de alguma forma com essas propriedades "mágicas", assim como o avião.

    5- Tive a impressão que o episódio foi curto, pela estrutura deste. Estavamos acostumados àquela estrutura: flash – ilha – flashs – ilha e por isso tive essa sensação.

    6- Porque o monstro não mata todo mundo? Os bons e os ruins já tem suas ideologias definidas, enquanto as outras, estando em dúvida, são mais facilmente manipuláveis e o ajudariam a atingir seu objetivo, que, como já sabemos, é sair da ilha, enquanto o de Jacob, é o manter nela.

    É o que penso e gostaria de ver sua opinião sobre o que eu disse, Davi.

  107. Flocke foi transformado, ao que aperece, numa tempestade magnética. Quando ela encara Richard deu para ver os "raios" que ela emite. Se a fumaça tem a ver mesmo com magnetismo, então se ela fosse liberada causaria um aumento do campo magnético de grandes proporções na Terra, poderia explodir o mundo. Acho que por isso ela não pode ser liberada.

  108. pelamordejacob…

    li todos os coments e só sei que não dá mesmo.. desistam. não importa o quanto tentem, certas coisas simplismente não vão entrar na cabeça de certas pessoas. é a última temporada, vamo curtir e deixem que critiquem.

  109. Ponderei bastante antes de escrever isso, pois sei como incomoda a alguns fãs de Lost, em especial aqueles incautos q assistem a tudo c um deslumbramento típico de fundador do PT há mais de 25 anos, e q ainda hoje defende o partido e o Lula a despeito de mensalão e outras cositas mas. Falando de lost, concordo c o q escreveram anteriormente: “lost parece mesmo outra série. Muita coisa q foi visto nas 5 temporadas passadas parece, dentro do atual quadro narrativo, sem nenhuma funcionalidade pro enredo.
    Mas para q haja o encantamento imparcial de alguns, é preciso haver minha crítica (coerente, é bem verdade). Afinal, quem mais, além de mim, ficou c uma incômoda sensação de “foi tão sessão da tarde a cena-argumento para o navio no meio da floresta”. Vejam bem, ñ falo nem do precário efeito especial, mas sim de apenas uma tempestade jogar o navio no meio do mato. Seria preciso uma tremenda tshunami pra tanto. Seria mais convincente se argumentassem q o MIB jogou o navio contra a estátua na tentativa de matar Jacob ou pelo menos destruir sua morada. Nesse caso, a coisa fica mais no sense, pois como alguém q tem poder pra jogar um navio do mar no meio da floresta ñ teria modos de sair da ilha, coisa q tantos pobres mortais parecem ter feito c facilidade: Michael, Ben, Widmore, Richard , todos os Dharmas… enfim, curto muito lost, mas o caminho q tá tomando nessa reta final é digno de filminhos de monstros, fadas, duendes e fantasmas q passam na sessão da tarde.

  110. Rubens.. nao teve erro nao… o navio que Jacob e o homem de preto veem chegar a ilha não é o black rock! é outro navio! pensei isso quando vi e achei que havia sido a mesma coisa.. mas pensa bem! é exatamente por isso que fizeram a cena do Black Rock chegando a noite e quebrando a estátua! pra deixar claro a diferença entre os eventos!

  111. Concordo totalmente com o Lucas Cardoso.

    Se a ilha e a caixinha de areia onde o jacob, MIB e quem mais quiser brinca com os humanos, como a darma foi parar la? o jacob deixou eles chegarem a ilha assim, sem nem "falar" nada?

    Pq me parece, que nenhuma pessoa da Dharma seria um candidato///

  112. O episódio foi legal, o ator arrebentou, deu uma clareada, mas o black rock bater na estátua, quebrar tudo e ficar completamente inteiro foi dose pra mamute. Ainda bem que é Lost onde a gente pula todos os tubarões e segue torcendo.

    Thank you DUDE!!!

  113. "Um erro grotesco!!!Na primeira aparição de Jacob, estavam ele e o MIB sentados na praia vendo o Black Rock chegar…o mar estava calmo…e era de dia!!!Nesse ep o barco chegou numa tempestade de noite??? nao entendi!"

    Acredito que ali não era o Black Rock, era outro navio antes dele…
    Jacob fala para Richard que ele trouxe outras pessoas para ilha(Candidatos) na tentativa de substitui-lo, mas todos morreram.. não houve um substituo ideal.

  114. @Ronaldo: p/ mim, o fato do Black Rock ter passado pelas ilhas Canário não me leva a crer nem um pouco que a Ilha estava no Oceano Atlântico (e por que deveria?). Pelas aulas mais básicas de História, sabemos que os navios conseguiam cruzar toda a costa da África p/ chegar nos oceanos Índico/Pacífico. Não é porque não colocaram uma legenda de tempo na viagem (tipo 'Dois meses depois…') que vou acreditar que a Ilha estava perto do Marrocos (e que eles chegaram no mesmo dia em que saíram).

    @Adriano Nunes: pensar que uma realidade paralela foi criada a partir da explosão não é uma hipótese ruim, por enquanto (é isso que os produtores nos induziram a pensar, até então). O fato das coisas estarem diferentes na realidade paralela não prova o seu ponto, já que supondo que a bomba explodiu (ou outra coisa aconteceu) em 1977, muita coisa pode ter mudado (efeito borboleta).

    Aqui fica um pitaco que há um tempo penso, mas nunca compartilhei. P/ mim, o pessoal que escreve e faz o Untangled seria uma equipe a parte e seriam como nós, gente que acompanha a série e não tem acesso a tudo o que vem a seguir. Assim eles expõe as impressões que têm até o momento, sendo que o resultado final deve ser aprovado ou não pela equipe que realmente escreve Lost. Eu acredito que essa é uma forma genuína de fazer esses recaps sem entregar o ouro e reforçando algumas idéias gerais (que de repente vão ser quebradas quando as respostas chegarem).

    Um erro grotesco!!!Na primeira aparição de Jacob, estavam ele e o MIB sentados na praia vendo o Black Rock chegar…o mar estava calmo…e era de dia!!!Nesse ep o barco chegou numa tempestade de noite??? nao entendi!
    Das duas, uma:
    1) era outro barco, anterior ao Black Rock, numa das tentativas frustradas do Jacob de trazer alguém para a ilha
    2) O navio ainda estava bem longe, e o tempo pode ter virado até o anoitecer, e uma tsunami o jogou para dentro da ilha, destruindo a estátua no caminho

    @Tha1985: pode até ser, mas se imaginarmos que outros dons sejam, por ex., conversar ou saber o passado dos mortos (Hurley e Miles), pelo menos no caso de Hugo, ele já tinha esse 'dom' antes do momento em que sabemos que ele foi tocado (no taxi). É possível que Jacob tenha dado o dom antes em um ponto do tempo em que o próprio Hurley não o reconhecesse no táxi? (sei lá, se infiltrou de enfermeiro na maternidade). É perfeitamente possível, mas acho que aí não seria tão legal em relação aos argumentos porque aí muitas coisas que já parecem estabelecidas poderiam ser mudadas/explicadas por fatos que ainda não foram vistos. Aqui repito de novo: não é pq não vimos que não aconteceu. Mas também podemos tentar intuir o que é mais provável.

  115. Caros,

    Vocês esquecem que outra pessoa importante no universo Lost também chegou à ilha através do mar: Danielle Rousseau.

    A explicação é simples: o navio que aparece no primeiro episódio que vemos Jacob e o homem de roupas escuras só pode ser o mesmo que trouxe a francesa.

    As pessoas que desenvolvem a trama de Lost são bastante engenhosas, dificilmente dariam um mole desses, fiquem mais calmos..

    Estou gostando muito dessa temporada, mas ainda fico com uma pulga atrás da orelha: o foco da série foi muito desvirtuado nesses últimos anos.. acho que em algum ponto os produtores se enrolaram.

  116. @Rubens Montebugnoli
    Não achei um erro grotesco. o tempo em alto mar costuma mudar bruscamente então pode em um minuto estar tudo claro e em uminuto depois cair uma tempestade. Isso é comum também aqui em Curitiba, num instante o tempo está lindo vc sai de casa e então começa a chover, o clima não é controlável, é no máximo prevísivel

  117. gostei pra car@#*# deste episodio foi sensacional para mim MIB(Black Smoke) é o cara mal se assim que posso dizer ele faz exatamente o que ele fala para jacob (no episodio 16 da 5° temporada) que as pessoas vão fazer se chegarem na ilha. ele mente, luta e comrrompe um tremendo fdp já o jacob manipula mas sempre dizendo a verdade eu acredito no jacob.
    http://twitpic.com/1anati

  118. Que droga: fui copiar um nome e copiei um post inteiro! Desculpa, não foi intencional, Marcio Neves!
    De qualquer forma concordo com o que vc falou.

    T.G. Nolasco /Romulo Adriano:
    Vocês estão misturando tudo. Na primeira aparição de Jacob (The incident, ultima parte da s. 05) a estátua estava inteiríssima!
    Logo o navio que aparece nesse episódio com certeza NÃO é de Rousseau! Por favor! Vimos que o Black Rock quebrou a estátua e sabemos que Rousseau chegou cerca de 15 anos antes do voo 815, o que leva ao fim dos 80's. Isso já foi até mostrado em flashs, com a Rousseau mais nova (e com certeza ela e sua equipe científica não iam chegar numa réplica de um navio do século XIX.. aff). Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

    Sobre o monstro não matar todos e sair da ilha, aparentemente ele precisa de alguma coisa que não sabemos e/ou também tem outro objetivo que não sabemos.

  119. T.G. Nolasco disse…
    Caros,
    Vocês esquecem que outra pessoa importante no universo Lost também chegou à ilha através do mar: Danielle Rousseau.
    ERRADO!! porque a cena em que eles apareceram foi onde resgataram Jin.. lembra? assista novamente a esta cena. O navio que foi mostrado quando eles conversavam pode ate nem ter importancia.

  120. Eu sempre leio os comentários antes de escrever qualquer coisa aqui… mas hoje preferi me abster de influenciar minha opnião pois gostrai de escrever sem "ser influenciado por ninguém" (rsrs)

    MINHA NOSSA SENHORA MÃE DE JACOB!!! Que episódio foi esse?! Foi o mais esclarecedor de toda a série na minha opinião. Será que agora ainda dá pra ficar do lado do (F)Locke? Uma vez que a credibilidade das informações foi colocada sobre o Hurley (como interprete de Isabella) será que dá pra imaginar que ele está sobre a influencia do lado errado?
    Então a ilha não é o inferno em si… mas um purgatório temporário onde podemos nos redimir ou enfiar ainda mais o pé na jaca, além de ser a grande Rolha que mantém o Capeta fora do mundo real. E Jacob é o cara que segura a rolha!

    Sinceramente espero que os críticos de plantão e "misteriologos" fiquem satisfeitos com esse episódio e parem de se lamentar com essa obra prima que é a série em si.

    E que venha "O PACOTE"

  121. Galera, seguinte. Acompanho o blog ha um bom tempo mas nunc apostei nada pois sempre estava "perdido" no assunto.. heheh Mas depois do epi de ontem alguma coisas ficaram mais claras e agora tenho uma teoria.. vamos la.
    O MIB esta aprisionado na ilha pois ele eh o mal, o demonio.. a ilha seria um lugar no universo paralelo, e portanto o Jacob eh o guardiao que impede que o mal saia para fora. O objetivo do Jacob eh fazer com que o MIB aceite que existem pessoas boas e que o mal deve ser eliminado. Mas existem algumas regras que estao claras, por exemplo o MIB nao pode matar Jacob e vice versa. Todas as pessoas que vao para ilha podem ser manipuladas por ambos. Dentre as pessoas que vao para ilha, algus sao selecionados, ou seja sao candidatos a substituir jacob. Somente um desses candidatos teem o poder de matar tanto o jacob como o MIB. Mas quem matou o Jacob foi o Ben, mas o Ben foi "tocado" pelo Jacob quando ele levou um tiro do Sayd quando era crianca. Ai ele entrou na regra de poder matar um dos dois. O Locke tentou se matar e nao conseguiu ai o MIB se "vestiu" de como Richard e apareceu para o Locke dizendo que ele teria que trazer todos de volta a ilha e mesmo que para isso ele tenha que morrer. O Ben tambem foi influenciado pelo MIB ai o Bem sabendo que o Locke nao podia se matar foi la e matou o Locke. Isso possibilitou que o MIB que estava aprisionado em forma de fumaca, pudesse tomar a forma do locke. So que agora o Jacob esta sem "corpo" sem forma, portanto um dos candidatos tera que morrer para que o Jacob Possa encarnar novamente.

  122. Não é unicamente uma questão de BEM x MAL. Acredito que é mais uma questão de ORDEM x CAOS. Tanto que quando Jacob explica a situação para Richard, usa termos dos quais uma pessoa comum pode entender, dizendo inclusive que há diversos nomes para aquilo. O Homem de Preto fez o mesmo, ao se referir a Jacob como O DIABO…portanto, penso que não devemos acreditar que é categoricamente DEUS contra o DIABO, ou algo assim…são forças opostas e complementares…e talvez esteja aí o lance da realidade dos flash-sideways…

    Inclusive porque "…no Antigo Egito acreditava-se no
    cosmos como sendo duas terras idênticas, criadas a partir das águas do Caos original…E era absolutamente vital manter estes dois mundos em equilíbrio ou Maat; se esse equilíbrio se rompesse, mesmo que por pouco, o Caos original, ou Isfet, poderia regressar instantaneamente."

    Este é um trecho do livro MITOLOGIA, da editora Lisma…edição portuguesa de 2006.

    Não tenho mais dúvidas que é algo nesse sentido…

  123. @ T.G. Nolasco:
    Rousseau e a equipe de franceses chegaram à ilha em 1988. Em 2004, ano da queda do Oceanic 815, Alex (filha da Rousseau) estava com 16 anos, aliás o mesmo período pelo qual a transmissão da torre de rádio vinha sendo regularmente transmitida, lembra? Enfim, os franceses não poderiam estar num antigo barco à vela. Como dito por Jacob para Richard, muitas pessoas estiveram na ilha antes da chegada do Black Rock, então aquele navio pode ser qualquer outro, que pela aparência pode ser datado do séc.XIX ou até mesmo anterior. Mas certamente terá sido depois, porque como muito bem observado por Romulo Adriano, a estatua já estava quebrada quando apareceu aquele navio no horizonte. Lembrem que o MIB diz ao Jacob algo como “você os continua trazendo, não é?” Muita gente especulou que FOSSE o Black Rock, mas tudo indica se tratar de pegadinha dos roteiristas…ou não?! Talvez queriam apenas provar que não era o Black Rock, deixando uma nova pergunta no ar: quem estava então naquele navio??
    Só que falha MESMO parecem ser as datas relacionadas ao Black Rock: no episodio S04-05 "The Constant", Charles Widmore está num leilão (em 1996) quando é procurado por Desmond. Nesse leilão ele arrematou o diário da 1a. missão do Black Rock, por 380 mil libras, vendido por Tovard Hanso, descendente de Magnus Hanso. No mesmo episódio é revelado que o diário foi encontrado em 1852 na Île Sainte-Marie, e também que o navio encalhou em 1845. Mas no início de Ab Aeterno, a data mostrada com Ricardo cavalgando é 1867!! Como é que pode??

  124. Continuando.

    A ilha esta em constante movimento, tanto eh que o ben e o locke movem a ilha para que ninguem a encontre. A ilha seria a passagem a rolha para esse outra dimensao no universo. Em algum momento que ainda nao consegui descobrir qual eh, a tal da fundacao hanso, ou iniciativa Dharma acha a tal da ilha, naquele periodo que vemos o Wildmore na ilha, e a Ms. Halkings nova. Ai o pessoal que estava na ilha que sao chamados de hostis travam a tal da batalha entre eles. So que em determinado ponto o Ben realiza a purgacao e elimina todos da Dharma. O wildmore conhece a historia dos hostis (MIB, JACOB e Cia) E sabe que se tiver ao lado do MIB ele tera grande poder tanto fora como dentro da ilha, por isso ele esta procurando a ilha e tentando matar todos os candidatos. Para que ninguem entre no lugar de Jacob.
    Agora vem a pergunta se o Jacob ja esta morto, pq o MIB nao sai da Ilha ? No fim desse episodio o MIB diz que ira matar o Jacob e o Jacob diz que outro ira ficar em seu lugar e o MIB diz que matara ele tambem. Portanto acredito que um dos candidatos ja foi escolhido, e eu acho que seja o Hurley, pois teremos um episodio sobre ele antes do fim da temporada. No fim todos terao a oportunidade de escolher entre um lado e outro, por exemplo quem escolher ficar do lado do MIB tera o que deseja, por exemplo Sayd a Nadia, Clair o Aaron, Locke o Pai, Jack (num sei), Sawyer (Redimido), a unica que continua no mesmo jeito na RP eh a Kate que continua fugindo e o Hurley que ta de boa… eu acho que ele ficou do lado do Jacob. E eh por isso que a ilha afunda, o MIB sai pra terra, e todos morrem na ilha.

  125. Continuando.

    A ilha esta em constante movimento, tanto eh que o ben e o locke movem a ilha para que ninguem a encontre. A ilha seria a passagem a rolha para esse outra dimensao no universo. Em algum momento que ainda nao consegui descobrir qual eh, a tal da fundacao hanso, ou iniciativa Dharma acha a tal da ilha, naquele periodo que vemos o Wildmore na ilha, e a Ms. Halkings nova. Ai o pessoal que estava na ilha que sao chamados de hostis travam a tal da batalha entre eles. So que em determinado ponto o Ben realiza a purgacao e elimina todos da Dharma. O wildmore conhece a historia dos hostis (MIB, JACOB e Cia) E sabe que se tiver ao lado do MIB ele tera grande poder tanto fora como dentro da ilha, por isso ele esta procurando a ilha e tentando matar todos os candidatos. Para que ninguem entre no lugar de Jacob.
    Agora vem a pergunta se o Jacob ja esta morto, pq o MIB nao sai da Ilha ? No fim desse episodio o MIB diz que ira matar o Jacob e o Jacob diz que outro ira ficar em seu lugar e o MIB diz que matara ele tambem. Portanto acredito que um dos candidatos ja foi escolhido, e eu acho que seja o Hurley, pois teremos um episodio sobre ele antes do fim da temporada. No fim todos terao a oportunidade de escolher entre um lado e outro, por exemplo quem escolher ficar do lado do MIB tera o que deseja, por exemplo Sayd a Nadia, Clair o Aaron, Locke o Pai, Jack (num sei), Sawyer (Redimido), a unica que continua no mesmo jeito na RP eh a Kate que continua fugindo e o Hurley que ta de boa… eu acho que ele ficou do lado do Jacob. E eh por isso que a ilha afunda, o MIB sai pra terra, e todos morrem na ilha.

  126. Alguem ai duvida que Hurley substituira jacob, a unica pessoa que foi leal em todos esses anos de lost e que dificilmente sera corrompido por qualquer oferta que venha do MiB.

  127. Acabaram com o universo de Lost, agora tudo está voltado para o misticismo. Vejo que não vão explicar absolutamente nada sobre a Dharma e suas experiências já que agora o foco é totalmente outro.

    Só falta Jesus aparecer em um episódio.

  128. Leandro Andre: aí sim está uma boa questão! Antes de ler seu post, cheguei a visitar a Lostpedia p/ ver se eles já tinham atualizado. Segundo o que escreveram, realmente teria esse erro de continuidade em relação aos anos (pelo menos não vi ninguém tentando justificar por eventuais diferenças nos calendários Juliano e Gregoriano. ahahah)
    Por tudo o que foi mostrado, eu creio que o navio que apareceu era o Black Rock, mas realmente apenas a semelhança dos barcos não é totalmente conclusiva. De qualquer forma, acho que não dá p/ gente ficar cruxificando os continuistas (com, por ex., algo do tipo: 'Ah, mas se era no mesmo dia/semana, o MIB tava com o cabelo um pouco menor/barba feita, etc.') Nessas horas acho que alguns detalhes ficam muito pequenos dentro de todo esse universo que foi criado, que é Lost.

  129. Episódio incrível! parece que estavamos assistindo a um filme!, Nestor Carbonell detonou nesse episódio, o cara sofeu o o pão que o diabo amassou, (ou que o MIB amassou)! hehe
    quem não gostou do ep é quem já sabe de todos os spoilers, aí nao tem graça mesmo, apesar de todos confabularem, em nenhum momento antes na série foi dito que Richard veio através do Black rock (aposto até que os produtores introduziram isso na séria a partir das teorias dos fãs).
    A única forçada de barra foi o barco de madeira voar 50 metros de altura, destruir uma estátua gigante de pedra, cair no meio da ilha e não se quebrar heheh

  130. exelente episodio
    espero que tenha muito mais do Titus Welliver muito bom ator e seu papel tah muito bom!!

    pena que é escolher por terry ou titus! he he

    daqui a poco bate recorde de cometario em davi!

  131. legal esse episodo. Acho que o candidato escolhido é o Jack pois aparecerá um episodio com o nome de "O candiato" e o mesmo so pode ser centrado nele ja que o episodio anteior a esse ("Every body loves hugo") é centrado em Hurley.

  132. Leandro Andre.
    Quando eles olham para o navio no último episódio da quinta temporada a estátua ainda estava inteira, logo aquele barco era anterior ao Black…
    Sobre o artefato que Wildmore arrematou, foi encontrado em 1852 em Mandagascar e foi perdido em uma viagem de negócios que seria feita à tailandia, vinte e dois anos antes deles partirem com Richard das Ilhas Canárias para a América.
    Resumindo: Foram feitas duas viagens uma da Inglaterra para Tailandia em 1845. Outra das Ilhas Canárias para América em meados de 1867.
    Logo são viagens destintas, o único mistério é sobre no leilão ter sido dito que o navio não teria sido visto depois da primeira viagem. Para isso poderia ter várias explicações. Uma bem simples é que o Navio nunca retornou para Inglaterra.
    Agora eu não entendo, porque não sei mesmo dessas coisas de navegação é o seguinte: Teria como um navio partir da Inglaterra em 1845 ir até pelo menos a Mandagascar, onde foi achado o diário e antes de 1867 terminar outra viagem para as Ilhas Canárias?
    Se a resposta for não, pode ter outras explicações, já que no leilão foi citado piratas, pode ser que esse diário foi roubado antes deles chegarem a Mandagascar e apenas os piratas levaram o diário até Mandagascar.

  133. Até o oitavo episódio desta temporada eu não sabia o que pensar sobre o "homem de preto", eu cheguei a simpatizar com ele em alguns momentos, mas isso se deu ao fato de que eu sempre desconfiei um pouco de Jacob (tipo.. qual é a dele afinal?!). Apesar de ser do "time do Jacob", eu nunca tive um sentimento 'ruim' pra dedicar ao (F)Locke, me parecia bem razoável permitir que ele fizesse o que tanto queria: sair da ilha(!) Mas sei lá, finalmente – depois de " Ab Aeterno" – o sentimento veio… Eu não gosto do (F)Locke! Antes ele me intrigava mais do que irritava, mas isso ficou no passado… (>.<)
    Eu ainda sou desconfiada do Jacob… mas devo admitir que foi um alivio ver ele tirar aquela cara de peixe morto por uns dois segundos enquanto batia/socava/afogava o Richard… he he… =D Um belo episódio!

  134. Acho que o pessoal tá confiando muito nesse papo de inferno. Na minha opinião, o Man in Black só falou esse blablabla todo para tentar convencer o Ricardo a matar o jacob, afinal ele precisava utilizar uma coisa na qual o richard acreditava (fé, inferno, purgatório) do contrário Richard mandaria ele á me#@#$.

    Acho que ficou claro que a Ilha é na verdade uma prisão para não permitir que o mal venha sobre a Terra e Jacob é o carcereiro desta prisão, sendo que uma prisão não é nada sem um carcereiro, daí a necessidade de candidatos para substituir Jacob nesta missão.

    Só achei a analogia errada, penso que o certo seria a ilha ser a garrafa, Man in Black seria o vinho e JACOB seria a Rolha que seguraria MIB dentro da garrafa (ilha), pois com Jacob morto (sem rolha) o MIB está praticamente solto para deixar a ilha a qualquer instante.

    Detalhe que foi a fé em Deus/Diabo que fez com que Richard pedisse a vida eterna, pois Jacob não tinha o poder de de perdoar os seus pecados e ele claramente tinha medo de morrer e ir para o Inferno. O que prova que Jacob é tão manipulador quanto MIB.

    Outra coisa, acredito que o Locke não estava cotado para ser protegido pela llana. Vamos aos fatos, na conversa com a Sun, llana diz que restaram 6 candidatos, sendo que ela já sabia que Locke estava morto. Em outro momento, ao jogar Frank no barco, ela diz que é melhor levar ele também, pois frank podia ser um candidato, eu acredito que ela conhecia bem cada um daqueles que deveria proteger, a não ser que a identidade de um candidato fosse desconhecida para ela…

    o que vcs acham?

  135. Puta diálogo do caralho.

    – Posso te conceder um desejo
    – Quero a Isabella de volta.
    – Isso eu não posso fazer.
    – Quero o perdão por todos os meus pecados.
    – Isso também não posso fazer.
    – Então eu não quero morrer, quero viver para sempre.
    – Isso eu posso fazer.

    Porra, o jacob é absurdamente manipulador, olha esse diálogo. Ele sempre me parece muito pior que o MIB em relação a isso, parece que já viu o richard pensando nisso e já sabia o que ia dar pra ele. E mais que isso, o terceiro desejo vai na contramão dos outros dois, o richard passa a eternidade vivo, sem a mulher e sem o perdão pelos pecados. É absurdamente triste.

  136. Leandro Andre.
    Quando eles olham para o navio no último episódio da quinta temporada a estátua ainda estava inteira, logo aquele barco era anterior ao Black…
    Sobre o artefato que Wildmore arrematou, foi encontrado em 1852 em Mandagascar e foi perdido em uma viagem de negócios que seria feita à tailandia, vinte e dois anos antes deles partirem com Richard das Ilhas Canárias para a América.
    Resumindo: Foram feitas duas viagens uma da Inglaterra para Tailandia em 1845. Outra das Ilhas Canárias para América em meados de 1867.
    Logo são viagens destintas, o único mistério é sobre no leilão ter sido dito que o navio não teria sido visto depois da primeira viagem. Para isso poderia ter várias explicações. Uma bem simples é que o Navio nunca retornou para Inglaterra.
    Agora eu não entendo, porque não sei mesmo dessas coisas de navegação é o seguinte: Teria como um navio partir da Inglaterra em 1845 ir até pelo menos a Mandagascar, onde foi achado o diário e antes de 1867 terminar outra viagem para as Ilhas Canárias?
    Se a resposta for não, pode ter outras explicações, já que no leilão foi citado piratas, pode ser que esse diário foi roubado antes deles chegarem a Mandagascar e apenas os piratas levaram o diário até Mandagascar.

    Desculpas se enviei esse post duas vezes é que deu pau aqui e não sei se deu certo na primeira tentativa

  137. Episódio fantástico!
    Mas tem gente que é engraçada.. Quando os produtores dizem que alguns mistérios ficarão "no ar", para serem deduzidos.. nego reclama! Mas qnd rola um episódio desse, com tudo detalhado.. nego diz que tudo isso "poderia ser deduzido"! Assim é difícil hein..

  138. Havia uma expectativa muito grande em relação ao episódio, por tratar de um dos personagens mais enigmáticos da série e porque foi vazada a informação de que finalmente saberíamos o que era a ilha …

    Logicamente que sou um fã de LOST, mas confesso que ao final do episódio fiquei com a pulga atrás da orelha sobre o desfecho da trama e esta tendência mística predominando …

    Já li vários comentários neste Blog e ressalto algumas coisas com as quais concordo e acrescento outras que entendo ser lógicas:

    a) A morte de Jacob foi o fato crucial da história. Tanto que poucos dias se passaram na ilha neste 9 episódios já exibidos. Por isto estamos neste ritmo lento na 6ª temporada .
    b) Quando Richard tentou matar Jacob este se antecipou e o agrediu, porém quando foi a vez de Bem ele nem esboçou reação … portanto ele sabia e concordava em ser morto ….
    c) Acredito que ninguém imaginava que o Richard tivesse vindo das Ilhas Canárias, porém que diferença isto faz … ?????
    d) Não era necessário ler spoilers para saber que Richard chegou à ilha à bordo do Black Rock, isto já foi sugerido em episódios desta 6ª temporada;
    e) Richard não envelhece porque foi tocado por Jacob, isto também já foi dito em episódios anteriores
    f) Richard pede para ter seus pecados perdoados e Jacob diz que não pode fazer isto, então ele não é Deus porque se o fosse poderia perdoá-lo
    g) Se a ilha é a prisão do MIB, então na realidade paralela ele está livre pois já vimos que lá ela está no fundo do mar …
    h) Até agora acreditava que todos os mortos que apareciam na ilha eram representados pelo MIB porém agora fiquei em dúvida quanto à Isabella …
    i) Isabela diz a Richard que eles já estão mortos!!! Hurley avisa que ela deixou uma última mensagem: que ele precisa impedir que o Homem de Preto saia da ilha, se não todos eles irão para o inferno!!!! Será que o grande segredo de Lost era este????

  139. Têm gente que é um pé no saco mesmo!

    As mesmas pessoas que vivem reclamando que Lost enrola para revelar os enigmas, são aquelas que quando eles finalmente são revelados dizem que já sabiam de tudo!

    Pô!!! Se já sabiam de tudo e vivem reclamando, porque é que continuam assistindo? Vão assistir BBB("Bando de Babacas Burros") ou qualquer outro coisa do tipo que vocês ganham mais, ou será que vocês acham que poderiam fazer melhor.

    A série tá quase acabando, e só agora, depois de seis anos começam a falar que a série é uma porcaria, só tem enrolação e os efeitos são péssimos. No caso dos efeitos eu também não acho que sejam os melhores efeitos especiais de Hollywood e nem os piores, até porque se efeitos especiais contassem tanto assim, Transformers 2 teria ganho o Oscar e não o troféu Framboesa. A série pode até não ser perfeita, como a maioria das coisas não são, mas com certeza está muito acima da média, muito mesmo; mas daí chegarem ao cúmulo de dizer que é uma porcaria, só sendo muito sem noção mesmo.

    Para os que continuam assistindo Lost e se divertindo como eu, aproveitem e curtam cada segundo, porque infelizmente tudo o que é bom dura pouco; e para os masoquistas de plantão eu sinto dizer que ainda vai doer mais um pouco, mas tudo bem né; vocês gostam mesmo!

    Parabéns, Davi e Juliana!

    O trabalho de vocês está demais; simplesmente a melhor cobertura de Lost!

  140. @Fabricio: quando eles olham para o navio que está chegando, ao horizonte, a estatua está inteira. Certo. Mas isso p/ mim não é argumento justificando que não é o Black Rock. Sabemos que o Black Rock quebrou a estátua, logo sabemos que antes da chegada ela estava inteira. Se entre a primeira vista no horizonte e o momento do choque da estátua o tempo virou e tsunamis aconteceram, é sim possível que aquele barco (do 'The Incident') seja o Black Rock.
    Eu acho estranho como algumas pessoas usam as evidências para conclusões erradas. O fato de não podermos afirmar com certeza absoluta que aquele navio era ele é uma coisa, agora ter certeza do contrário a partir de uma "evidência" infundada, isso p/ mim é estranho.

  141. Caro Leandro Andre. Me enganei! lembra? foi exatamente na primeira aparição de Jacob com MIB, observando o navio se aproximando da ilha no horizonte que vemos a estátua inteira!! entao o Hugo_O me corrigiu certinho. O navio em questão não era o Black Rock, nem muito menos tem nada a ver com a Russeau que chegou em 1988 na ilha(beeem depois do Black Rock).

  142. Ahh, para. A Isabella não disse ao Richard que eles já estavam mortos. Aquele não era ela, no navio, e sim o MiB se passando por ela, manipulando o "Ricardo" e deixando ele pirado, achando que já estava morto e que se encontrava no inferno.

  143. Romulo Adriano: note que eu não disse que não era o Black Rock. Na verdade estou mais propenso a achar que era. Mas essa incerteza é só pelo fato de não poder afirmar com certeza absoluta. Talvez se houvesse alguma cena a bordo do Black Rock avistando a ilha de longe, essa questão se resolveria. Mas ao mesmo tempo não teríamos a cena dos prisioneiros avistando 'El Diablo' no meio da tempestade.

  144. Alguem notou as promessas do Flock parecem ser a realidade paralela talvez aquela realidade paralela seja uma extensão das promessas do flock pra nos mostrar como seriam os lost sem jacob na vida deles e que no final eles terao que escolher entre a realidade da ilha ou a realidade paralela

  145. Uma coisa me intriga. Posso estar desinformado…

    Mas na quarta temporada, qdo o Keammy e cia entram na ilha atrás do Ben, este entra na passagem secreta de sua casa e (procedimento que vemos na quinta temporada)libera o monstro de fumaça soltando a àgua do pocinho… Se existe o mecanismo (construido provavelmente a muito tempo) é por que de certa forma o monstro pode ser controlado.
    Na quinta temporada ao fazer o mesmo, nada acontece. Claro o monstro ta ali no lado vestido de Locke… Mas ai é que está a questão. O Ben sabia dessa artimanha de ativar o monstro por que era um dos outros, alguem ensinou isso pra ele. Ou seja isso ja foi usado outras vezes. Mas os outros seguem os mandamentos do Jacob. O monstro tem autonomia total para fazer o que bem entende? Seria uma pessoa presa a uma função específica da ilha? Talvez tudo isso que foi dito no ultimo episodio sobre bem e mal não seja tão verdade, rolha, vinho, inferno, diabo… Achei esse episodio muito relacionado a religião.

    Claro que o Richard era um homem religioso, afinal qual espanhol não era catolico naquela época…

    Mas a questão… talvez as histórias dos dois tenham sido apenas para persuadir o Richard…
    O MIB concordando que aquilo era o inferno, que era preciso matar o capeta… e o Jacob falando em inferno, escuridão, mal… Fecha com o tipo de mentalidade do Richard… e com o que ele esperava…

    Posso estar (e provavelmente estou) engando…
    Mas to ansioso pelo final… e gostando muito da temporada…

    Abraços…

  146. Edu, vou ter q discordar de ti: não acabaram com Lost de jeito nenhum. Estamos agora é diante de uma realidade maior, daquela história de que há mais forças entre o céu e a terra do que possam imaginar a mente humana. Enfim, acho que o arco narrativo partiu das pessoas comuns (nós, representados pelos passageiros da Oceanic), para os mistérios da ciência (os restos da passagem da Iniciativa Dharma na ilha), para os mistérios da fé (Jacob e MIB). Enfim, tudo muito bem amarrado, embora eu tb ache q os episódios sobre a Dharma e o Faraday foram os melhores.

  147. Gostei muito dos comentarios acima de Cleide e Luiz;

    as pessoas estão com dificuldade, acrescento, de fazer abstrações, Jacob, tudo bem , foi morto por Ben (?), mas enxergo Jacob de forma mais abstrata, como se ele representasse o livre-arbítrio onde as pessoas que ele toca e/ou chama para a ilha tem de provar ao MIB que as pessoas podem resistir ao mal…

    Interessante notar, que mesmo considerando Jacob como o livre-arbítrio, ele provoca as pessoas a virem para ilha, ele as atrai, conforme o seu capricho

    o MIB representa alguma força do mal que deve ser segurada, no episodio q ele apareceu a primeira vez ele acreditava somente na maldade das pessoas, ele representa um destino definido e, no caso, um destino que leva ao mal todas as pessoas.

    Destino, livre-arbítrio, várias realidades e universos, várias épocas no tempo, manipulação, ordem e caos, bem e mal, lost me parece tratar de todos estes temas complexos que a filosofia discute

    mentes magnificas essas que criaram essa série.

  148. O dialogo entre Jacob e Ricado me lembrou muito o dialogo que Lucifer usa para convencer o seu receptáculo na série SOBRENATURAL.
    Acho que a maioria aqui já sabe que o ator que faz Jacob faz tb o papel de Lucifer na outra série.

  149. 1- Sobre o ano do Black Rock… depende… pq ainda não é claro como a agenda sai da ilha. Até porque, o barco continuou lá. Pode ser que tenham encoberto a história, assim como Widmore encobriu a queda do Oceanic 815.

    2- Sobre misticismo. Um foco legal é pensar que tanto a religião quanto a ciência são jeitos que a humanidade tem para interpretar a realidade. Jacob de fato existe. O mal de fato existe. Os "poderes" exitem. E os humanos, perdidos, ficam tentando achar explicações.

    Daí alguns fazem alegorias para explicar, como os religiosos. E outros encontram os mecanismos dos poderes, como os cientistas.

    Nessas, os egípcios são os que evoluíram mais em ambas as frentes. E conseguiram chegar mais próximos de entender a verdade.

    Ah… a info do Luís sobre os dois mundos vindos do Caos é realmente interessante.

  150. adriano nunes
    ai, obrigada!!!!! kkk vc me ajudou muito a compreender. putz, é mesmo!! sao tantas coisas diferentes… mas e agora, qual a realidade? apesar de que, né, se a ilha é purgatório, na realidade eles nao morreram. ou será que é como já li em comentarios, aquilo é um futuro promovido pelo MIB, após todos saírem dailha? chego a pensar em Matrix ou mesmo em Um Brilho Eterno de uma mente sem lembranças. valeu, vc foi joia. pat

  151. leticia. obrigada pelo seu comentário, tb me ajudou muito. mas ve que coisa, na AXN tão sempre reprisando e hj passou o episodio em que Lock e mister Eko assistem ao filme completo do Dharma em que o chefe do projeto diz que é preciso continuar a digitar lá os numeros para q nao ocorra outra catastrofe. comentei com meumaridoscar que talvez o final de lost promova uma correria aos downloads, lojas e locadoras para que, sob uma nova otica, todos assistam a um "outro lost. ah, outra coisa, nao sei se alguem já comentou, mas lost, para mim, nao seria mais "perdido", mas sim ferrado pra nao falar outra coisa. sabe do tipo "já ea, morri e ferrei com a minha vidae agora?" kkk pat

  152. Estou a achar que Jacob é o "diabo" que aprisionou o "BEM", para lhe provar que esse mesmo "bem" – representado pelo MIB – numa conjuntura de prisioneiro, terá de utilizar as mesmas técnicas do "mal". Ou seja, manipular, matar e sobretudo, mentir.

    No mínimo , a série vai no sentido de que não existe equilíbrio no "bem", pois na minha opinião, naquilo que a humanidade entende como "bem", não haveria evidentemente espaço para a ironia de Jacob com a questão da oferta da pedra branca e da posterior entrega da garrafa de vinho.

    Nessa cena entre Jacob e MIB , pareceu-me óbvio o prazer quase maquiavélico deste em aprisionar MIB numa ilha.

    Em suma, porque não quero confundir ninguém com o meu comentário, diria que o "MAL" (Jacob) apenas quer provar que o "BEM" MIB ), também pode em defesa de os objectivos justificarem os meios, mater e manipular.

    Daí a única solução apresentada por Jacob ao MIB – "para você sair desta ilha a única solução vai ser matar-me".

    Alguém concorda/discorda com esta minha interpretação?

    PS. melhor EP da temporada.

  153. Ahh me lembrei de uma coisa nda a ver agora… outros mistério q a galera nao lembra mto, e q nem eh tão importante, mas soh pra constar: lembra da Teresa, assistente do faraday? Oq aconteceu com ela? Ele a usou em algum experimento de viagem no tempo q nao deu certo?

  154. @Fabricio:

    Vamos ver o que vc escreveu:
    "Quando eles olham para o navio no último episódio da quinta temporada a estátua ainda estava inteira, logo aquele barco era anterior ao Black…"

    e minha resposta:
    '@Fabricio: quando eles olham para o navio que está chegando, ao horizonte, a estatua está inteira. Certo. Mas isso p/ mim não é argumento justificando que não é o Black Rock. Sabemos que o Black Rock quebrou a estátua, logo sabemos que antes da chegada ela estava inteira. Se entre a primeira vista no horizonte e o momento do choque da estátua o tempo virou e tsunamis aconteceram, é sim possível que aquele barco (do 'The Incident') seja o Black Rock.'

    Você consegue perceber o que suas palavras significam? Vou dar um exemplo: um cara está dirigindo e faz uma curva. Neste momento alguém tira uma foto. Logo após, o carro bate e quebra um poste. Pelo seu argumento, neste caso é como se chegasse uma 3.a pessoa e pudesse falar que o motorista do carro não tem culpa porque no momento da foto o poste está inteiro. O que quero dizer é que dizer que a estátua estar inteira naquele momento não diz nada para a questão do barco visto antes. De certa forma é como se fosse uma falácia causal.

    Vc:
    "Quando os escravos avistam a estátua, tenho convicção de que era a primeira vez que eles a estavam vendo. Ao contrário do que aconteceria se o Barco que estava no horizonte na quinta temporada fosse o Black Rock, pois se fosse eles teriam visto a estátua a mais tempo e não ficariam tão assustados."

    De novo: a partir da premissa 'eles se assustaram' (fato) você conclui 'eles não viram a estátua antes' (conjectura). Como conjectura, sua suposição é legítima, agora novamente: isto não daria de maneira nenhuma a certeza que não é o Black Rock. Podemos imaginar que o simples fato dos prisioneiros estarem do outro lado do barco os impedia de enxergar a estátua; a tripulação não era tão supersticiosa/religiosa a ponto de ter a mesma reação que os prisioneiros e sair gritando, etc. Mas estas também são conjecturas (ou seja, é possível, mas não é certeza que tenha acontecido e não apostaria uma grana alta nisso).

    E olha que eu não estou pondo minha mão no fogo dizendo que o barco era o Black Rock. Neste caso apenas não há provas para descartar que ele seja (embora eu pessoalmente ache que seja).
    Quanto ao resto, já escrevi muito nos outros posts.

  155. DAVI
    Eu sinceramente estou encucado com a situação de Jacob e MiB na ilha. o Porque disto tudo sei que só revelará no último episódio, mas não sei não me parece que tem alguma pegadinha do malandro aí. Está muito escancarado que o Jacob é o bom e o MiB é o mau. Mas será que pode pintar alguma surpresa aí? O Mib disse que o Jacob é o Diabo… o Jacob falou o contrário…. E outra coisa, por que eles não EMBOLAM NA PORRADA? sei la um quer matar o outro mas ficam sentadinhos batendo um papo e tal. è um mistério por que os dois não se matem.

    Por fim ,e a história do Alpert que estão todos na ilha LITERALMENTE MORTOS?? como assim?? Ele falou isto por estar fora de si, ou pode ser uma pista? Lembro que no início da série várias pessoas especulavam que a ilha era o purgatório. O que acham?

    fiz um review tambem se quiserem , deem uma espiada…

    http://malandreadosdexerem.blogspot.com/2010/03/review-lost-s06e09-ab-aeterno.html

    Abraços

  156. Pô galera, sinceramente eu não gostei do rumo que lost tomou nessa temporada.
    Creio eu que a grande maioria dos fãs de lost gostaram da série devido a mesma ter uma trama intrigante e cheia de mistérios.
    Só que os produtores criaram tantos mistérios que agora revelam eles de uma forma que na minha opnião não tem nada a ver.
    Por exemplo, o lance do black rock e da estátua – nada a ver.
    É uma pena ver essa série acabando igual novela da globo – deixam tudo para o episódio final, deixando o mesmo sem sabor.

  157. Episódio fantástico.

    Mas…só um comentário meio OFF de quem é fã tanto de Lost quanto de Supernatural (Sobrenatural) Haha

    Na hora que o Richard pergunta ao Jacob : "Vc é o Diabo?" só faltou ele responder: "Não nesta série" Haha.(Já que o Mark Pellegrino interpreta o Lúcifer em Supernatural:))

    Sem falar que o ator que faz o MiB também faz a Guerra (Cavaleiro do Apocalipse) em Supernatural.
    Ver em Lost o "Diabo" e a "Guerra" batendo um papo foi muito recompensador para quem é fã das duas séries… haha

  158. É, cantei a pedra antes…

    Eu disse que o episódio seria sensacional, etc, mas que mesmo o "Ab Eterno" não solucionaria os enigmas…

    Novamente, continuamos órfãos de respostas, e assim ficaremos por toda a eternidade, já que, como visto, não serão respondidas…

    Como disse o Diego :

    Que o Richard veio no Black Rock já sabíamos (aliás, nem precisava ver spoiler pra saber…).

    Que a ilha é uma prisão para o MIB também.

    Que o Richard ficou importal por causa do Jacob tb.

    Que o Richard é um porta-voz do Jacob tb.

    Só tivemos uma revelação: que a ilha é uma rolha, que segura o mal do resto do mundo, ou seja, é o c* do inferno….

    Tá difícil…

  159. Sensacional!!!O episódio que só reforça a idéia que vinhamos discutindo, a historia de vida de um personagem, nesse caso de Richard Alpert, pode trazer consigo importantes respostas sobre a mitologia da série.
    Tudo lindo, mas ficou uma dúvida, vocês sabem me dizer se uma das viagens do tempo da temporada passada foi antes do naufrágio do black rock? Pois a estátuafoi mostrada inteirinha num dos episodios. Um Abração

  160. FODÁSTICO esse episódio !!

    Pontos e teorias:

    1- Só existe uma fumaça negra : Richard – Ele é a fumaça negra !
    Nêmesis : Não . Eu sou .

    2- Como já foi comentado, na bíblia do Richard , “24 (núm maldito) – Nenhum profeta é aceito na própria terra.” – Richard depois passa a aconselhar os candidatos e está longe da sua terra natal…

    3- @Goblin , Jacob fala que foi ele que trouxe o navio para ilha , ou seja , é capaz da tempestade e a tsunami terem sido criadas por ele.

    4- Ainda sobre trazer pessoas p/ ilha : jacob que dizia nunca influenciar os outros Vs Manipular a vida de todos os candidatos. Penso que faz tudo parte de levar gente para ilha e mostrar para o Nêmesis que nem todos são corruptíveis APESAR de todas as merdas que aconteceram na vida do indivíduo.

    5- Para mim morreu essa historia do Jacob ser o deus, jesus,etc, (ainda bem) no momento que disse que não poderia absolver os pecados de Richard.

    6- Também não acho que o Nemesis seja o diabo. Ambos são os lados de uma moeda , cada lado de uma balança (que por falar nisso seria aquele garoto que apareceu p/ flocke dizendo que ele não poderia matar Jacob) . Até entidades ancestrais conhecidas desde o antigo Egito.

    7- Raphael PH , faz muito sentido o que voce disse apesar de Jacob afirmar que a ilha é como uma rolha. Mas levanto 2 teorias:

    – A rolha seria Jacob + Nêmesis , o equilíbrio entre o bem e o mal – Agora com o a balança pendendo para o lado negro é possível libertar o mal quando Nêmesis sair da ilha.
    – A garrafa é Nêmesis – o mal está dentro dele louco para sair e se manifesta através da fumaça negra.

    Um abraço a todos

  161. Fantástico esse episódio!

    Eu tenho uma questão: Jacob não revidou à facada do Ben. Mas ele esbofeteou o Ricardus com um nijitsu absurdo!

    Porque ele lutou contra um e não revidou com o outro????

  162. Jacob quer que as pessoas percebam que devem fazer o bem, mas não quer influenciá-las diretamente porque isso tiraria o valor do crescimento espiritual delas. Como não pode agir diretamente, escolhe um intermediário para falar em seu nome.

    Já seu inimigo, age diretamente influenciando as pessoas para que elas "decidam" determinados caminhos que ele julga os melhores, prometendo tudo aquilo que elas desejam.

    Quem mais viu uma metáfora precisa dos conceitos de Deus e do Diabo?

    Vale ressaltar que não estou dizendo que eles são Deus e Diabo e nem que Jacob é bom e o Nêmesis é mau. Apenas a metáfora ficou clara no desenvolvimento da trama. O que ela significa, só mesmo no episódio sobre os dois (que deve ser o penúltimo).

    Mais um aspecto religioso: O padre disse que ele só poderia ser absolvido dos pecados quando passasse por uma penitência. Ele só foi salvo das correntes depois de sofrer pra caramba e ficar cheio de chagas nos pulsos (sim, lembrei desse detalhe propositalmente). Ou seja: Só depois de cumprir sua penitência, Richard foi salvo.

    Mas foi salvo pelo Nêmesis! O mesmo ser que poupou sua vida durante o massacre do barco. O que será que o Nêmesis "viu" no Richard que o convenceu a poupá-lo, deixar passar o período de penitência e depois salvá-lo?

    Um último detalhe: Como um barco de madeira quebra uma estátua de pedra? Achei que pedra só perdesse pra papel 😉

  163. Tenho me sentido cada vez mais igual ao Richard… segui durane um tempão uns caras, que me diziam que tinham um plano e, agora, tô achando que fui enrolada. Gostei por que não teve realidade paralela, gostei por que finalmente resolveram começar a desenrolar o fim da série (embora eu esteja achando tudo muito caído). Ep excelente, uma coisa meio "o último dos moicanos" em espanhol encontra "Ghost Whisperer"… Enfim, faltam 7…

    Galera do dude, na boa, o trabalho de vocês é ma atração a parte!

  164. Oi pessoal.
    Eu adoro ler os comentários aqui do Dude, e eu estou há horas aqui, lendo 200… mas confesso que tive até que tomar um engov dessa vez.

    Jasmine Scent disse…
    Achei o mais interessante é a sutileza do jogo das pedras.
    Quando Jacob consegue que o escolhido usando o livre arbítrio faça sua escolha para o bem, Jacob entrega uma pedra branca ao MIB.

    Jasmine, me permita a sutileza da pergunta, mas em qual momento vc achou que o Jacob agiu a favor do "livre arbítrio"?! Naquele em que ele encheu o Richard de porrada?! Ou naquele em que ele usou a fragilidade e a fé do pobre Richard para transformá-lo no seu "recepcionaista" para o resto da eternidade???!

    J.J. Domingos disse…
    …Vejam bem, ñ falo nem do precário efeito especial, mas sim de apenas uma tempestade jogar o navio no meio do mato. Seria preciso uma tremenda tshunami pra tanto….

    J.J, e como vc sabe que não houve uma tsunami naquele dia? Alguém, na série, afastou esta possibilidade, para que vc a negue completamente?

    Rubens Montebugnoli disse…
    Um erro grotesco!!!Na primeira aparição de Jacob, estavam ele e o MIB sentados na praia vendo o Black Rock chegar…o mar estava calmo…e era de dia!!!Nesse ep o barco chegou numa tempestade de noite??? nao entendi!

    O mar é assim mesmo. Muda rápido. Mas, mesmo assim, que diferença faz o horário em que a tempestade começou e a tsunami atingiu a ilha???? Isso muda a história?! /o

    Jota disse…
    Por que o Dogen usou as mesmas palavras do MIB para persuadir Jack a matar o MIB? Como ele sabia aquelas frases?

    Pq todo mundo ali já percebeu que os 2 são muito bons de lábia. Deixem-os falar e eles vendem até geladeira para pinguins!

    Joao disse…
    Fantastico episodio, mas o black rock quebrar uma estatua e ir parar no meio da floresta e continuar inteiro e meio absurdo viu.

    Para uma série que começou com um avião que se esfacela no ar e todo mundo chega inteiro na terra, e depois chega um monstro de fumaça que mata a maioria, o que é um navio quebrar uma estátua e ir parar no meio da ilha?! Tem certeza que vc está surpreso?! ;o)

    Alexandre disse…
    Só um comentário: se o mundo é como nós conhecemos sem o "conteúdo" maligno da Ilha, imagina como ficaria a coisa!!

    Eu pensei exactly the same!!

    Lucas Cardoso disse…
    …Para começar, podemos excluir totalmente a ideia de que a ilha é um Purgatório ou um lugar onde os mortos possuem uma chance de se redimir. Bom, se fosse assim, como os 6 da Oceanic poderiam voltar ao mundo real? Os mortos podem viver na terra?

    Ainda bem que vc falou isso pq eu já estava achando que eu era a única que lembrava deste pedaço!

    Marcio Neves disse…
    …Heim? Gente, limpem os ouvidos. Ele disse que "no one comes in unless I invite them in" = "ninguém entra a menos que EU o convide a entrar".

    Isso, cotonete neles!

    luquinhas mendieta disse…
    tanto o mib quanto o jacob se aproveitaram da ingenuidade do alpert.

    E bota se aproveitar nisso!

    Jô Domingos disse…
    Ferds vc é ótimo! estou c vc. o povo (incluindo eu) fica 6 anos esperando o desdobramento de um mistério numa trama de ficção. Fazem um alarde do caralho durante 3 meses: "no ep. 09 será revelado o q é a ilha". Daí os roteiristas mandam uma metáfora bem inconsistente e fica todo mundo ululante: "oba, oba, agora já sabemos o q é a ilha, é uma rolha"… tá de sacanagem

    Tá de sacanagem mesmo!!!

    Val Linares disse…
    Fui só eu que fiquei com uma sensação estranha depois de ver esse episódio?

    Não foi não! A história da rolha do mal não me desce pela goela de jeito algum! Sensação MUITO esquisita. Há algo de podre no reino da Dinanmarca.

    Hugo_O disse…
    um monte de coisas. Parabéns pela sua paciência. parece que desenhando fica mais fácil, né?!

    Eu acho que eu estou com as mesmas dúvidas da maioria.
    E que venha o próximo.
    Chega logo terça…

  165. Nossa… Hoje não consegui ler todos os comentário. São muitos. Depois continuo.
    Mas por agora… Deixo meu comentário:

    Alan DB disse…
    E acho que o episódio de hoje, com a pedra, comprova que a caverna com nomes riscados é coisa do FLocke.

    Val Linares disse…

    O mundo sabe que eu sou fã de Lost, não sou xiita, mas sou fã e sempre me declarei uma "mulher de fé" em relação a série, mas… Fui só eu que fiquei com uma sensação estranha depois de ver esse episódio? Não é insatisfação com revelação de mistérios ou qq coisa do gênero, eu até gostei dele, mas parece que ficou faltando alguma coisa.

    Faltou sim… Faltou tempo. Poderiam fazer um filme com a história do Richard Alpert. Aliás, esse episódio poderia ter durado umas 3 horas.
    Agora o Alpert entra para minha lista de melhores personagens junto com Locke e Desmond.

    Alexandre disse…

    A última: Miguel X Lúcifer !

    E aquele moleque com as mãos com sangue só pode ser O menino Jesus ariano.

    Foi só comigo ou aquela história de aparecer a Isabella e o Montro de Fumaça ao mesmo tempo no navio foi confuso???
    Mais confuso ainda com a explicação do Esaú logo depois?

    E tem gente falando que não engole do Black Rock ter destruído a estátua e ter parado no meio da ilha.
    Se não repararam, o navio não estava no meio de um temporal, e sim de um tsunami.

    Nada me convence que está esclarecida a relação, (F)Locke é do mal e Jabob é do bem. Ou vice-versa. Para mim, isso só estará definido ao final de Lost mesmo.
    Acho que a explicação ficará além disso. Além do bem e do mal.

    Mas a ideia de que (F)Locke ganha essa disputa e que a realidade paralela é resultado disso me atrai muito.
    O quê? Absurdo?
    Bem… Lá na primeira temporada pessoas já diziam que a ilha era uma espécie de purgatório. (Ok, tirando toda a emoção e exagero de Alpert causados pelo momento)

    E outra… Não me importaria também que a série terminasse levando a história para o lado religiosos usando a Biblia como base. A bíblia é um livro de fantasia bem bacana!

    Esperemos pelos easter eggs!
    Abraço dudes!

  166. Chegaram ai a falar sobre o que a Isabella disse "já estamos juntos", acredito ser referência ao colar dela que o Richard pegou de volta e não de que ele está "morto"

    btw excelente episódio.

  167. Ma verdade, a analogia do vinho que Jacob retratou foi: a ilha seria o recipiente, o "mal" (FLocke) o vinho e Jacob a rolha. Se Jacob for removido, o vinho poderá sair de alguma forma. Contudo, mesmo sem a rolha, o vinho permanece dentro recipiente até que encontre uma forma de sair…

  168. MELHOR EPISÓDIO EVER!!!

    Coisas me intrigam agora: Pq Jacob, que demonstrou ter exímias habilidades sobrenaturais e marciais, se deixou "matar" tão facilmente no templo?

    Aí volto na minha teoria. Estamos na mente de alguém em algum momento viajar no tempo, se transformar em fumaça, cavalo ou borboleta será explicado?

    Pra que essa história de enfiar a faquinha antes que o cara fale alguma coisa? Qual a diferença de se enfiar a faca antes ou depois?

    Se a ILHA é a ROLHA, quem ou O QUE é a garrafa?

    A BLACK SMOKE representa o MAL ou representa o MEDO? Se era tudo isso, pq uma cerca eletromagnética a impedia de tocar o terror?

    SOCORRO!!!

  169. Eu realmente gostava de todo o mistério de coisas Dharma e toda a física quântica etc, mas falar que virou "só misticismo" é pura injustiça. Episódio maravilhoso como o fim da série exige, além de muito bem dirigido e, QUEM DIRIA, Richard sendo um personagem muito mais complexo do que o esperado e, melhor ainda, nestor carbonell dando MUITO a conta do recado.
    Episódio memorável como um The constant.

  170. Continuo crendo na minha teoria ser a mente humana por trás de LOST. Separei um texto para vcs verem de um livro chamado "A História sem Fim", de Michael Ende, que tb virou filme. Pra quem não conhece, ele conta a história de um garoto que lê um livro e vê tudo se transformando em realidade.

    Bom, num momento no livro, temos o diálogo entre dois personagens opostos: Atreiú – herói da história que o garoto lê – encontra Gmork (que adota a forma de um lobo, meio humano), personificação do Nada, disposto a matá-lo, em uma cidade em ruínas (abandonada). Gmork diz:

    "- Calma, pequeno louco, rosnou o lobisomem. Quando chegar a sua vez de saltar para o Nada, você se transformará também num servidor do poder, desfigurado e sem vontade própria. Quem sabe para o que vai servir. É possível que, com sua ajuda, se possam convencer os homens a comprar o que não necessitam, a odiar o que não conhecem, a acreditar no que os domina ou a duvidar do que os podia salvar. Por seu intermédio, pequenos seres de fantasia, fazem-se grandes negócios no mundo dos homens, desencadeiam-se guerras, fundam-se impérios…"

    É isso aí.. se LOST for isso, baterei palmas de pé pq apenas na mente humana a fantasia pode ser completamente verossímil. Quem nunca teve um sonho e acreditou ser verdade naquele momento?

    Se não for isso, que venha algo que explique viagem no tempo e seres fantásticos, religião e ciência, bem e mal.

  171. Pelo visto o (F)Locke está tentando reunir os candidatos a substitutos do Jacob para matá-los ou para evitar que eles substituam o Jacob como protetores da Ilha. Só assim ele consegue ficar livre e sair da ilha.

    Para o Davi: por acaso vc reparou no capítulo da bíblia em inglês que Richard lia na prisão. Era Lucas, capítulo 4, que relata a tentação de Jesus no Deserto e a realização de curas milagrosas. Será que tem alguma relação com a trama? No mínimo, um bom “easter egg”.

  172. É! Realmente as pessoas querem dificultar as coisas ne senhor Hugo?
    Eu disse que você bateria na tecla de que o Navio estaria em uma posição diferente e acertei. Gente vamos ter a mente mais aberta. A Carla disse uma coisa e é certa. Estão desenhando e estão desenhando no CorelDraw em modo Avançado com detalhes. Daqui a pouco vão querer respostas do porquê da roupa do MIB ser preta e não Azul. E se no final da série não responderem por que ela é preta, terão pessoas que vão dizer que a série foi uma porcaria por causa disso.
    Não sei se alguém aqui teve a oportunidade de assistir a Arquivo X (Para mim a segunda melhor série, depois apenas de Lost). A série foi ótima, só que teve um final medíocre, se é que realmente foi um final. Só que mesmo assim no todo a série foi boa. O Histórico das séries mostra que os produtores não estão tendo respeito com os fãs como foi o caso de Arquivo X.
    A melhor coisa é saber que lost vai ser diferente, vai ter fim. E não importa se as vezes não ficarmos tão contentes com o final ou não ser aquilo que esperávamos. Quantas vezes compramos livros, lemos e no final a gente pensa que não era aquele final que imaginávamos? Os caras vão dar um fim que eles planejaram e acredito eu, desde o início. E para mim é uma das séries que mais respeitaram os fãs até hoje.

  173. Simplesmente o melhor episódio da temporada, o mais contundente nas explicações, que revela a ilha como um nexo existencial, um continuum espaço-temporal (e por que não dizer transcendental?) onde questões universais são debatidas e as decisões finais (para o bem ou para o mal) são tomadas.

    Os personagens agora resurgem como expressão da condição humana, da busca solitária de cada um por redenção, por aceitação, por… ser humano. Para mim o ep. 09 definitivamente marcou o propósito de Lost: ver até onde a Humanidade é capaz de avançar, de aprender com seus erros e superar (ou não) suas limitações.

    A metáfora moral nunca esteve tão clara em Lost quanto agora.

  174. Teoria: E se o que MIB precisasse para sair da ilha fosse um corpo físico?
    Por isso, fez de tudo para Locke sair da ilha, morrer, e voltar morto para a ilha?
    Nesse episódio, enquanto ele conversa com Richard, tenho a clara impressão que ele diz que odeia Jacob porque este roubou seu "corpo"… Enquanto isso, no presente, MIB parece pronto para sair da ilha…

  175. Ao tentar enganar o "Ricardus" o MIB disse: "Eu olhei bem nos olhos dele e o que vi era pura maldade" (ou algo assim), uma referencia à umas das falas mais clássicas do Locke lá da primeria temporada ("Eu olhei nos olhos dessa ilha e o que vi era lindo", ironicamente sobre o monstro/ MIB)
    NICE!!

  176. Leandro, realmente parece que houve um erro com as datas, ou pode ter algo haver com as viagens no tempo, agora vc e o Romulo estão errados quanto a estatua está quebrada na cena inical do ultimo episodio da quinta temporada, a estátua está de pé, inclusive quando a conversa entre Jacob e o MIB termina, a cena que finaliza a abertura, revela a estátua inteira de pé pela primeira vez (de perfil, visto que no inicio da temporada ela aparece de costas em um dos saltos temporais), mas onde eu quero chegar, é que eu acho que aquele navio é mesmo o Black Rock, talvez a ilha naquele momento não estivesse visível para os navegantes, e Jacob ainda estava decidindo o que fazer, então a noite ele criou a tempestade e a tsunami que trouxe o navio para o meio da ilha!

  177. A ilha não é o inferno. O homem de preto "escaneou" a mente do Richard, como ele fez com Locke, com Eko etc, e viu que ele era um homem temente a Deus e por isso inventou essa história de inferno para convencê-lo a matar Jacob. Diga-se de passagem ele usou a mesma tática que o japa quando convenceu Sayd a matar o homem de preto. E Richard, agora revoltado, começa a duvidar de Jacob e então volta a acreditar na versão do homem de preto de 140 anos atrás. Ora, se Jacob estava errado, então seu inimigo estava certo. Foi esse o raciocínio dele. Outra: não acho que Jacob quer apenas mostrar ao Flocke que ele está errado em relação à humanidade, ele quer convencê-lo porque talvez o homem de preto não concorde em proteger a ilha por achar que o mal pode ser liberado porque as pessoas não são boas, se elas não são boas pra quê protegê-las do mal que a ilha guarda? E Jacob quer mostrar que a ilha merece ser protegida porque as pessoas podem ser melhores.

  178. Só queria ressaltar os ótimos diálogos. Inteligentes, instigantes e bem planejados. Atuação dez de Nestor Carbonell. Esse eps voltou a me deixar contando os dias para o próximo. Outra coisa: vejo Flocke e homem de preto falando, parecem mesmo a mesma pessoa! Mesmo jeito, mesma expressão!

  179. Me veio na cabeca a seguinte pergunta:

    Poque Jacob está procurando candidatos para substitui-lo?

    Há duas opcoes: ou o Jacob quer se aposentar, curtir a vida, aprender a esquiar saindo daquele calor, viajar o mundo com o pr´prio navio (me lembra até um episodio do Sandman, onde o diabo se aposenta e abre um bar de blues no caribe); ou ele sabia que ia morrer.

    Se ele sabia que ia morrer, descobriu isso a bastante tempo, devido a quantidade de nomes na caverna. Será que ele já vem tramando essa estória desde a ameaca do MIB?

  180. @Fabricio: eu não sei o que é dificultar mais: tentar achar uma explicação plausível de que o navio é o mesmo ou tentar inserir outro elemento a esta altura da série (tomando isso como verdade). Pode ser que eu esteja errado (e a Carla pode me corrigir, se ela tiver paciência p/ ler e escrever), mas acho que não foi isso que ela quis dizer. Quanto à questão dos detalhes, eu mesmo chamei a atenção sobre não dar atenção a pequenos detalhes (e até erros de continuidade) em relação a série como um todo (é provável que você não tenha lido, dada a forma da sua resposta. Compreensível, já que eu tbm não li tudo). De qualquer forma repito o que disse várias vezes: não me importo em estar 'enganado' no momento (achando que o navio é o Black Rock) desde que a explicação para um suposto novo barco seja coerente. Só acho que com coisas tão mais importantes que isso, simplesmente não vai acontecer.
    Se eu te ofendi, foi mal.
    Só acho que essa discussão não está fazendo muito sentido.

  181. Este é o tipo de episódio que os fãs mais ardorosos de Lost esperam. Um episódio com flashback, revelações importantes, e indicações de para onde a série se encaminha. E deve ter agradado mais ainda, por não haver flash sideways.

  182. Sensacional este episódio! Um dos melhores sem dúvidas! Trouxe quase com clareza a idéia de um verdadeiro jogo de xadrez onde cada lado do bem e o mal estão inseridos em todos aqueles presentes na ilha. Todos tem um grau de bondade e maldade. Uma balança que pende para o lado que no fundo é uma escolha de cada um. A pergunta que fica é: Há saída para esse jogo?

  183. o Hurley foi tocando no táxi, mas ele via mortos antes disso.

    a mulher morta do Richard, aparecer no final do episódio, e dizer para matar o diabo, tudo bem, mas porque eles não podem se matar, jacob e mib?

    vamos ver se isso eles explicam, pois se eles não podem se matar deve existir alguma coisa que os impeça, mas permita o livre arbitrio de eles pedirem/mandarem alguém fazer?

    estou começando a achar que o salvar irá vir da realdiade paralela.

    e a dharma deve ser explicada pelo widmore.

    e não esperem muito do próximo episódio, pois de todas as ´series que assisti e assisto até hoje, sempre, depois de um ótimo episódio vem um meia boca.

  184. Embora esse episodio nos tenha mostrado coisas que nós já estavamos carecas de saber e não desvendou nenhum misterio(ah não ser nos dando a certeza absoluta de quem é do "bem" e quem é do "mau", ou será que não?), realmente foi um baita episodio, fiquei preso do começo ao fim e nem notei o tempo passar, mesmo tendo os 5 min a mais dos 41 min q é de praxe, heheehe.. Acho que agora as coisas começam a esquentar MESMO! ANSIOSASSO PELO PROXIMO o/

  185. melhor episodio desta temporada! agora parece q estamos indo pra reta final!!! so espero q esses flash sideways tenham uma boa resolução, pois até agora esta decepcionante…mas Lost é Lost então a fé sobre todos eles continua intacta.

  186. Discuções a parte sobre o episódio, sobre as opiniões, se uns gostaram muito, outros pouco, outros nem tanto, o que acho mais foda de tudo é que, no final, todo mundo ainda assiste a série e vai ser assim até o final. Só por isso, por tudo isso, acho foda pra caralho como a série consegue prender todos até o último episódio, e vai ser assim.

  187. " Acabaram com o universo de Lost, agora tudo está voltado para o misticismo. Vejo que não vão explicar absolutamente nada sobre a Dharma e suas experiências já que agora o foco é totalmente outro."

    CONCORDO EDU…

    O q me motivava em lost eram todas essas curiosidades sobre a dharma e questoes cientificas… a historia tomou um rumo totalmente diferente do que eu esperava

  188. DE HAC PARTE NONA EXTREMI TEMPORIS DICO honestamente que ela acabou meio que me silenciando. De toda forma, ocorreu-me que o seu título( ab aeterno), até onde pude ver, não tinha nada a com a longevidade de Ricardus, mas com a peleja entre Jacob e o cabra lá, o de preto, apresentada agora por meio de uma metáfora diametralmente oposta à da caixa de Pandora (que serviu pra explicar a natureza da Estação Cisne), mas, achei, melhor, pois que une diretamente o tinhoso, ele mesmo, o Cão, à insula portentosa, ou seja, enquanto, no caso da caixa, aquilo que estava preso nela era a esperança, no da Ilha trata-se do mal – se é que é o mal mesmo.

  189. Achei o episódio sensacional. Na minha percepção não achei que houveram grandes revelações, porém conseguiram explicar as nossas expectativas através do que seria a ilha usando um episódio repleto de metáforas. Não creio em inferno ou em Diabo ou Deus, Bem e Mal.
    Acredito na idéia de que tanto o MIB quanto ao Jacob estão presos o Jacob também busca incansavelmente alguém para substituí-lo parece estar exausto sobre essa condição. Creio que ele não morreu já que não tem o corpo físico foi fachada dele qdo o Linus o esfaqueia. Creio que entraram em uma maldição (egípicia) ainda qdo humanos, o corpo deles é o que achavamos ser Adão e Eva. E arrisco dizer que o responsável foi Jacob e MIB diz isso quando falou que o Jacob roubou seu corpo e sua humanidade.

  190. Pra mim, Lost acabou nesse episódio do Richard Alpert

    Melhor que esse, nem a Season Finalle…rs…

    Nunca esteve tudo tão claro sobre LOST

    Agora sim dá pra se teorizar sobre como as coisas vão acabar na série, penso eu…

  191. Hugo.

    Hugo, do que eu escrevi anteriormente, apenas a parte de dificultar a compreenssão das coisas procurando sempre explicações provenientes de fatos, sendo que podem sim ser explicadas a partir de deduções e hipóteses, foi direcionado a você.
    Todo o resto, incluindo a parte de desenhar não foi, eu apenas usei mal as palavras e ficou parecido que foi tudo direcionado a você. A Carla apenas te elogiou, eu usei o que ela disse para dizer que as pessoas (A Maioria, parece que você não inclui ai) estão detalhando demais as coisas, quando grande parte destes detalhes, tenho quase certeza que não terão explicações, pois para quem pensa um pouco, deduz daqui, tira uma tese dali, já foram explicadas.
    E não, hora alguma fui ofendido. Também acho que essa discussão não nos levará a nada. E vamos ver se nos comentários do próximo episódio nós vamos divergir as opiniões ou compartilhar das mesmas. Até mais.

  192. Religião, filosofia, ciência…it's all about. As pessoas estão simplificando a narrativa de Lost querendo explicações para o superficial e esquecem do que há por trás da série.

    O último episódio reuniu todas as discussões maniqueístas ao longo da série….bem x mal, fé x ceticismo, ciência x religião. no episódio estava tudo lá, mas tudo misturado. Referências bíblicas, científicas e mitológicas. Agora, todas as dimensões são inseparáveis.

    Ontem ficou muito claro: busquem ler sobre a CAIXA DE PANDORA…no mito a caixa também era as vezes representada por uma garrafa (assim como Jabob representou a ilha). MIB não pode sair da ilha porque ele precisa de uma Pandora…uma humana que libertasse-o. Como no pecado original bíblico (lembrem-se da conversa dele com Jacob sobre livre-arbítrio) para o mal se instalar no mundo era necessário a decisão humana de pecar (rebelar-se contra Deus). Por isso os dois estão recrutando seus "exércitos" humanos. A morte de Jacob entra como o elemento sacrificial…seu substituto seu renascimento.

    Parece redundante falar, mas Lost é sobre as decisões humanas. Não é uma série com uma historinha de início, meio e fim. É tudo ao mesmo tempo.

  193. Tem algumas coisas sobre o templo que não estao fazendo sentido: 1. Se a fumaça preta é mesmo um "sistema de segurança" como a Russeau disse.
    2. A fumaça foi invocada pelo Ben a partir de um buraco que vinha do templo. 3. Quando a fumaça aparece como Alex para o Ben ele estava no templo. Então por que a fumaça não pode entrar no templo???

  194. Deixa eu treplicar a réplica ao meu comentário feita por Carla:
    J.J. Domingos disse…
    …Vejam bem, ñ falo nem do precário efeito especial, mas sim de apenas uma tempestade jogar o navio no meio do mato. Seria preciso uma tremenda tshunami pra tanto….
    J.J, e como vc sabe que não houve uma tsunami naquele dia? Alguém, na série, afastou esta possibilidade, para que vc a negue completamente?

    Carla, q eu saiba, ninguém negou a possibilidade de uma tshunami, mas eu o faço por razões lógicas: Se de fato tivesse havido 1 tshunami naquele momento, tão grande que levas aquele navio pro meio da floresta, o q vc acha q teria acontecido c Jacob q morava no pé da estátua? Considerando q o mesmo morreu c uma faquinha d cozinha cravada em seu peito 3 vezes por Ben, ele teria virado isca de peixe, ñ acha?

  195. Qdo Hurley descobrir que os fantasmas que ele v~e são apenas manisfestaçõe de Jacob para manipulá-lo a fazer tudo que ELE precisa para que o bicho papão não saia da ilha, ele vai dar as costas para tudo isso. Tõ acreditando piamente que Jacob e Fumaça são irnãos em tudo inclusive na falta de caráter e no egoísmo. Achei aquele negócio de "sua mulher te pediu mais um afavorzinho: pare a fumaça preta" muito conveniente p/ o meu gosto. Os fantasmas são jacob e ele deve ser um afanático religioso que quer montar uma comunidade hippie tipo "nova era" na ilha.

  196. Se a ilha prendia o Essau nome da nuvem, fake Locke enquanto jacob estava vivo agora que ele morreu porque náo vaza? Qual a ideia do Essau? e tem uma coisa eu acho que o o wildmore é um dos candidatos. oq vcs acham?

  197. Estou começando a achar que os flash sideway são um resultado do que cada um fez na ilha, alguma opção que eles tenham escolhido na ilha que levaram à realidade que nos mostram os flash, como se na ilha eles pudessem mudar a vida deles.

  198. Olha gente…. Episódio MARA.

    Minhas opiniões:

    1) A ilha é um lugar real. Ninguém ali tá morto. Mas podem morrer sim, como o FARADAY disse.

    2)A DHARMA localizou a ilha e montou os laboratórios lá, sabia que a ilha tinha propriedades diferntes (magnetismo por exemplo). Mas Acho que a DHARMA não tinha noção do que realmente era a ilha. Lembram do Triangulo das Bermudas???…. Lá tinha mto magnetismo… (Viagei no exemplo.. mas deixa ele aki).

    3) Hurley já tinha a habilidade de falar com mortos antes de ser toado por Jacob. Então o possivel Dom que Jacob presenteou ele ainda nnao sabemos.

    4)O Richard pediu p/ viver p/ sempre pois tinha medo de ir p/ o inferno. E Vivendo p/ sempre ele nunca ira p/ lá. Pois Richads fez duas perguntas p/ o JACOB.

    5) A mulher do Richad que aparece p/ ele no návio acho que tenha sido realmente o MIB, pois essa senha ficou mto parecida com a do BEN c/ ALEX… lembram???

    Obs. FABIO MARTINS, at´que enfim vc falou bem de um episódio.

    kkkkkkkkkkkkk

    3

  199. 3- Muito importante embora já soubéssemos (ou suspeitássemos) é ver o quão manipulador Jacob é (e o mib também, é claro), usando os medos de Ricardo a seu favor. Cada vez mais fica evidente q ele (assim como o mib) lê os pensamentos/sentimentos da pessoa e os usa a seu belprazer. Detalhe interessantíssimo também como o mib descreve Jacob para Ricardo exatamente como Dogen descreve o mib para Sayid, inclusive lhe dando a mesma adaga/espada, q parece ser especial para matar os dois(mib e Jacob). Acima de tudo, eu tenho certeza q aquela Isabela q conversava com o Hurley era na verdade o Jacob disfarçado, usando as fraquezas de Richard para conseguir manipulá-lo mais uma vez.
    Levando tudo isso em consideração, e ainda a afirmação do mib de q Jacob robou seu corpo, cada vez mais acredito q os dois são,na verdade, duas faces de uma mesma moeda, farinha do mesmo saco, ou até duas personalidades diferentes de um mesmo ser lutando por um corpo (ta bom esse ultimo foi meio viajado).

    Isso tudo só reforçou em minha mente uma teoria q postei nos comentários ou nos easter eggs do epi 604 de q os mortos com quem Hurley conversa na verdade são justamente apariçoes do Jacob, manipulando o dude, como na 4ª em q Charlie aparece falando q o dude tinha q voltar p ilha. Na verdade acho q Jacob pode assumir a forma de fumaça assim como o mib, pensei nisso ao rever alguns episódios e perceber como muitas vezes parece haver duas colunas de fumaça, q agem de maneira completamente diferente, uma agressiva q ataca e mata e outra q parece somente "ler" as pessoas, inclusive tem a cena q todo mundo ja deve ter visto q aparece as duas colunas de fumaça se dividindo e depois se juntando de volta…

    Bom acho q falei demais… teorias a parte q venha 6×10.

  200. é pessoal, Lost tah acabando! e com isso jah vem a saudade…

    Episódio excelente hein, nem a pouca quantidade de ação (q pra mim nem é tão importante), os efeitos não-tão-especiais (foram meio ruinzinhos eu achei) e a pouca participação dos losties conseguiram diminuir a magnitude desse episódio.

    Finalmente uma resolução ao mistério Richard Alpert, um dos personagens mais mistériosos da série e a outros mistérios como o Black Rock, como a estátua se quebrou e o início da resolução para o misterío "O que é a ilha?".

    Como eu disse nos posts do epi 608, os produtores não me decepcionam e aos antes insatisfeitos com a temporada (aqueles q só reclamavam que queriam saber de respostas, etc) espero q tenham entendido q tudo a seu tempo.

    Preferi comentar antes de ler os comentários dessa vez, mas não duvido q tenham surgido as mesmas críticas de sempre(me refiro às infundadas; criticar é bom quando a crítica é construtiva e bem embasada) e talvez até outras, mas por hora melhor deixar isso de lado, afinal com tanta coisa boa para comentar, pra q me ater a isso ne?

    1- a chegada do Black Rock à ilha, q para mim podia ter recebido um pouco mais de desenvolvimento (tempo não faltou pois afinal podiam ter diminuído um pouco as cenas repetitivas do Richard preso no navio) e talvez uns efeitos melhores. Interessante notar
    q pelo visto o navio q vimos chegando à ilha na 5ª temp. não era o Black Rock (acho q eles não cometeriam um erro tão grotesco de continuação), ou então o navio estava bem longe ainda e algo aconteceu no meio do caminho.

    2- Aliás sobre as ondas gigantes(tsunami), como é q aquilo aconteceu:

    a) é um evento comum na ilha, acontece sempre (só a gente q nunca viu isso nesses 6 anos)

    b) o mib/falso Locke/monstro de fumaça/ encardido ficou irritado com a insistencia do Jacob em trazer pessoas p ilha e usou seus poderes (p criar a tempestade) para jogar o navio pra cima da estátua, uma forma de vingança, retaliação, birra…

    c) o Jacob usou seus poderes para atrair o barco e matou dois coelhos com uma cajadada só: ganhou um representante e mudou a decoração de casa, pois estava ficando entediado(vai falar q vc tambem num ia querer morar naquele pé, é bem estiloso)

    d) a culpa toda é do aquecimento global, efeito estufa, buraco na camada de ozonio… rsrsrs

    Brincadeiras à parte, acredito bem na opção b, embora pelo q parece realmente houve um tsunami:

    "Na tarde de 18 de novembro de 1867, um terremoto de magnitude 7,5 ocorreu na calha Anegada, localizado entre a Virgem E.U. ilhas de St. Croix e St. Thomas. O terremoto na verdade, consistiu de dois choques, separados por dez minutos. Estes choques geradas duas ondas do tsunami que foram gravadas em vários locais de toda a região leste do Caribe, principalmente nas ilhas de St. Thomas e St. Croix."

  201. A rolha segura o mal, ou seja, a rolha é o jacob ou o substituo e a ilha é a garrafa. Jacob/Rolha não deixa o mal sair da Ilha/Garrafa e se espalhar.

    Mas a cena final prá mim foi intrigante, não existe só uma forma de o vinho sair da garrafa.

    Se em vez de MIB/Vinho/mal passar por Jacob/Rolha para sair da ilha/garrafa ele a explodir/quebrar?

    Por isso a ilha usbmersa e a realidade paralela.

    To colocando fé nisso.

    ps.:se o MIB deixou bem claro que para poder sair jacob teria que estar morto, porque não saiu ainda? porque existe candidatos? então porque não os mata?Porque foram tocados por Jacob? Mas o MIB já matou alguns candidatos? Prá mim falta ficar claro só isso.

    Ah, e porque eles não podem se matar? Eles devem temer a alguém que ditou as regras desse jogo deles.

  202. Cara, o Jacob trás o pessoal pra ilha pra morrer. Ele sabe que o seu amigo de preto vai matá-las e não faz nada pra impedir.

    Acho que o Jacob tbm pode ser um mentiroso, pois ele teria prometido ao Dogen que ele traria o filho dele morto de volta. E depois disse ao Richard que ele não podia trazer a mulher dele de volta.

  203. O Jacob trás o pessoal pra ilha pra morrer. Ele sabe que o seu amigo de preto vai matá-las.

    Jacob mente, Ele prometeu ao Dogen que ele traria seu filho morto de volta. Mas falou ao Richard que ele não podia trazer a esposa dele de volta.

  204. Enviei email pro dudecast com meu comentário… espero que vejam 🙂

    * Ab Aeterno foi fantástico, respondeu muitas perguntas de forma sutil, mas discordo daqueles que dizem que a temporada começou agora.
    Como vocês mesmos já disseram, as peças do quebra cabeça estão sendo mostradas aos poucos. O mistério Black Rock foi uma delas no último episódio!

    * Ao assistir me ocorreu uma ideia: Hurley não fala com os mortos, mas sim com Jacob. Ou pelo menos o "dom" foi dado e controlado pelo homem de branco. Será?
    Porém, na cena em que Isabella fala com Richard dentro do Black Rock, parece que ela tinha as intenções do FLocke (passar a ideia de que estavam no inferno, e que havia o demônio, que mais tarde o homem de preto diria que deveria ser morto)
    Que coisa! Será que ambos tem esse poder de assumir a forma de outras pessoas?

    *Não ficou claro o autor da última frase dita pelo Hurley ao Alpert sobre impedir o FLocke. Será que o próprio inventou em lealdade à Jacob? (independente de quem fosse Isabella, parece que não foi a entidade que disse, pois já havia sumido…)

    *Quando e como o homem de preto perdeu seu "corpo" real? Não faz tanto tempo assim… o que aconteceu nesse intervalo?

    *Jacob perdeu um pouco a aura de "eu sou Jesus" ao cair na porrada ao se defender de Alpert. O que o fez mudar até o encontro com Ben no pé da estátua?

    *Alpert instigou o "ladro negro" de Jacob ao dizer que se ele não dissesse as pessoas o que fazer, o outro faria?

  205. este episodio foi mesmo ótimo,
    mas eu estava pensando aqui e bolei uma teoria sobre a realidade paralela e de pq ela ser importante, vamos lá, a ilha é uma prisão pro MIB certo, mas pra criar a realidade paralela eles destruiram a ilha com a explosão nuclear entao, se o MIB tiver sobrevivido a isso (ok parece meio exagerado sobreviver a uma explosao nuclear mas ele ja levou uma facada no peito e tiros e não "sentiu" nada), teoricamente ele não estaria livre da prisão dele tbm?
    esta ai a minha teoriaviajem d lost huaua

  206. Também concordo que as respostas serão dadas no campo do místico em sua maioria mesmo. Porém, se todos os episódios forem como este, tudo bem, terminará muito bem a série.

    Algo que foi bem bolado no episódio foram as analogias com a rolha, o que deu um certo rumo para nossos pensamentos e teorias… rsrs Porém, nada demais realmente foi respondido como muitos andam exclamando! O episódio foi excepcional em seus dialogos e em seu desenvolvimento e não nas respostas.

    Só não foi melhor o episódio por causa daquela história do tsunami + estatua + black rock,e por favor, sem tentarem inocentar os roteiristas porque dessa vez não rola! O navio poderia até sim destruir a estatua na tempestade (subita ja que o Jacob e Mib avistavam o barco e o mar estava bem calmo, logo o barco tb jah avistava a terra =), mas com certeza ele se despedaçaria ao bater na estatua, no minimo, e também o barco estava completamente seco no dia seguinte!!! E a ilha também, sem nenhum sinal de tsunami ou devastação… uhaeuhaehuae… não teve como né, aceitemos que foi uma péssima explicação em partes.

    Mesmo com esse problemas ( que em nada afetam a carga dramatica e épica do episódio, talvez até aumentando-a através desses acontecimentos fantasticos), Ab Aeterno foi o melhor episódio da temporada de longe! E bota distancia nisso. Agora o maior problema é: a minha falta total de expectativa para o próximo.. alguém explica? Sinto que nenhuma revelação espetacular acontecerá novamente até os tres ultimos episódios pelo menos, e sim voltará praquela história de sideways e movimentações de team jacob e mib na ilha, armando o longooo e demorado campo de batalha que tanto se aproxima e nunca chega. =)

  207. eu continuo acreditando que no season finale estaremos todos boquiabertos e sem fôlego com o que veremos!!!

    Davi e Jú!!! PARABÉNS
    vocês fazer parte do meu dia!
    acesso todos os dias…

  208. Excelente episódio! Deu para sacar direitinho que Lost é a versão anos 2000 da saudosa "Caverna do Dragão", já levando em conta aquela teoria bastante popular na WEB de que o lugar era o inferno. Vejam como é verdade: Jacob é o Mestre dos Magos (que segundo versões poderia ser Deus ou o diabo), MIB/F-Locke é o Vingador (também com teses defenedendo a dupla personalidade), Jack e Cia são os garotos tentando compreender aquele mundo e voltar para casa, mas que, no final, jamais vão conseguir…
    Pronto. Adivinhei o fim.
    Abraços a todos!

  209. Este último episódio de Lost (609 – Ab Aeterno) foi muito bom. Para mim foi o melhor até agora. Cara, esclareceu muitas dúvidas, e lógico criou mais. Mas muito bom. Gostei da produção, dos figurinos e localidades da filmagem. Parecia até aqueles filmes antigos. Parabéns aos produtores.

  210. Muitos têm se decepcionado com a guinada para o misticismo que Lost deu a partir de "Ab Aeternus", reclamando que o lado científico (Iniciativa Dharma, a questão da infertilidade das mulheres na ilha, campos geomagnéticos etc.) será esquecido nessa reta final da série.

    É preciso lembrar que Lost sempre foi mística desde o princípio. Aparições misteriosas, ursos polares, pessoas mortas ressurgindo, o próprio monstro de fumaça… O lado místico sempre ditou os rumos de Lost. É fácil compreender o papel dos experimentos científicos na ilha: foram todas tentativas de compreender, via razão, os mistérios da ilha. É o mesmo que a física de partículas querer encontrar o fundamento último, a essência do Universo, algo que possa explicar por que há uma totalidade ao invés do nada. A ilha representa todos esses mistérios existenciais – ela é uma singularidade, um continuum espaço-temporal (se descola no tempo, afunda, desaparece etc); ela está em todo lugar e em lugar nenhum, se comunica com diferentes regiões do planeta em pontos fixos mas também de forma aleatória; ela existe materialmente e ao mesmo tempo não existe, é uma entidade místico-transcendental. Aliás a ilha é justamente isso: transcendental, além da experiência comum, que a ciência tenta a todo custo via Iniciativa Dharma, Charles Wildmore e outros aventureiros desvendar.

    Que o final culminaria na luta do bem contra o mal era evidente. Foi assim com Arquivo-X, é assim com a maioria dos filmes de Hollywood. Só que Lost explorou essa dicotomia existencial em múltiplas camadas, mistérios que só são interessantes se forem mantidos como mistérios! Os questionamentos de Lost são eternos – "Ab Aeternus" -, são perguntas imorredouras, típicas da condição humana. Acima de todas essas perguntas está aquela talvez a mais fundamental: conseguiremos ir além de nós mesmos, superar nossos limites, sermos melhores? Ou estamos fadados a repetir os mesmos erros, vítimas de nosso próprio egoísmo e falta de visão?

    Lost caminha para um desfecho até mesmo previsível, só faltava a confirmação por parte dos produtores e essa veio com o episódio 9 da sexta temporada. A ciência em Lost é como um caso insolúvel de Arquivo-X: é a tentativa do homem racionalizar sobre os mistérios da vida, mistérios esses que fascinam e tornam mais rica nossa experiência no mundo. A máxima heraclitiana define Lost: "tudo é um". Lost é tudo, e tudo é uma só e mesma coisa, assim como Jacob e MIB o são.

  211. @Tavares: “Porra, o jacob é absurdamente manipulador, olha esse diálogo. Ele sempre me parece muito pior que o MIB em relação a isso, parece que já viu o richard pensando nisso e já sabia o que ia dar pra ele. E mais que isso, o terceiro desejo vai na contramão dos outros dois, o richard passa a eternidade vivo, sem a mulher e sem o perdão pelos pecados. É absurdamente triste.”

    Tavares, acho que é questão de interpretar o contexto. Ricardo evidenciou ser extremamente temente à Deus (lembre: o crucifixo… orando em frente ao monstro de fumaça… desesperado por perdão na confissão…) Sendo as Canárias na época uma colônia católica, ele acreditava fervorosamente no dogma céu/inferno. Isso ficou reforçado nas perguntas que ele fez ao Jacob e MIB sobre inferno, diabo, estar morto, etc.
    Então ele foi pedindo os desejos ao Jacob segundo sua escala de prioridades:

    1. A Isabela de volta – ele tinha acabado de vê-la no Black Rock… Ah, não dá??
    2. Quero perdão dos pecados – pra reencontrar Isabela na vida eterna (certamente no céu…) Também não dá??
    3. “Então eu não quero morrer, quero viver para sempre.” – nas palavras literais dele (pânico de encontrar o capeta no inferno)

    Nessa perspectiva, o terceiro desejo não parece antagônico; soa mais um complemento, pela negação das possibilidades anteriores.

    Agora, que o Jacob tem uma cara de político em campanha, com aquele olhar tipo vendedor de consórcio… ah, isso ele tem mesmo!! O papinho dele convenceu o Hurley a voltar pra ilha – coisa que o Dude não queria nem ouvir falar – só por causa de um estojo de violão (??!!) O MIB/(F)Locke é outro que convence rapidinho todo mundo a fazer o que ele quer.

    O joguinho dos dois (agora abertamente reconhecido) é justamente esse lance de testar a alma humana e a sua capacidade de fazer as melhores escolhas – ou não. Esse aspecto está presente desde a 1ª temporada, nas ações de todos os personagens, dentro da ilha ou nos sideways. O que comprova que o enredo de Lost vem sendo cuidadosamente costurado, com coerência, há muito tempo. Ah, mas é só minha opinião: quem discorda e está detestando… NÃO PRECISA ME XINGAR!!!

  212. Preciso dividir essa teoria com vocês. Creio que essa é a chave para o mistério de Lost. E esse ultimo cap. provavelmente confirmou as minahs expectativas. Alguém conhece uma lenda Islâmica dos Djinns? Bom em um contexto básico e americanizado esses Djinns são esses mesmo genios que conhecemos. Porém o folclore árabe possui um vasto conto que explora esse folclore. E ligando isso a série fica muito prudente acreditar nessa possibilidade. O folclore Djinns diz que são seres humanos que tornaram Djinns por razões consideradas pecaminosas e então vivem em uma dimensão que eles conseguem ver os humanos e em busca de humanos pecadores para poder conspirar com seu mestre que o domína, o Sahir. Digamos que a fumaça(Djinn) aprisionado a uma garrafa (metafora americana??) tentando conspirar contra o seu Sahir mestre ( Jacob) e retrucando pecaminosos para essa ação (losties)e recompensando com desejos.
    Pode ser uma viagem..mas esse conto árabe encaixou perfeitamente com a historia, só não entendo a mitologia egípcia.

  213. Ow, emerson, mas quem manipula, não diz a verdade. Manipular já é enganar alguém. Pensa bem… Jacob é um tremendo de um FDP também. P/ mim é igual xadrez: tem o lado claro e o escuro, mas ambos manipulam as peças para vencer o jogo. As peças em sí, não importam. É só disputa pelo poder.

  214. Então a ilha é uma rolha…

    é….tudo bem…ok então!

    Tem coisas que não fazem lá muito sentido…

    O (F)Locke não pode matar o Jacob, ou seja, não pode deixar a ilha sozinho….
    Mas o Jacob insiste em trazer N pessoas pra ilha, se arriscando a liberar o mal encarnado e o ferrar o mundo, apenas para pra provar que as pessoas podem escolher o caminho correto e se redimir…
    Provar isso pra quem?
    Pro próprio mal encarnado!
    não faz lá muito sentido….

    A ilha serve pra manter o mal preso….
    claro, porque o mundo lá fora é repleto de bondade e paz celestial…

  215. Estranho ninguem comentar que Jacob lutou e muito bem com Richard, bateu muito nelee e rancou o q tava na mao dele. E como Ben disse ele nem ligou, nao se defendeu, qdo Ben foi matar ele! Acho q serviu pra vermos q ele sabe se defender sim e q na minha opiniao ele keria ser morto! Ele nem tentou persuadir Ben! ^^ Agora vai saber porque! ^^

  216. Acredito que a ilha possa ser uma espécie de selo, não uma rolha, que separa dois mundos distintos, a escuridão e o mundo da luz. E as pessoas que ali estão, são guardiões escolhidos pelos deuses, desse selo que de tempos em tempos sofre flutuações, possivelmente essa seria a explicação das viagens no tempo e outros fenomenos de lost.

  217. Eu acho q este ep foi o único com flash (tirando o flashback do Locke criança) do Richard, pois na realidade alternativa ele provavelmente está morto!! Pra mim ainda fica difícil saber quem é bom quem é ruim nesta história. Muito bom este ep!!

  218. Meus amigos oque não entendi que episódio 6×9 quando ricardus tentou matar Jacob o mesmo reagiu e no episódio da temporada passada o Jacob não reagiu quando Ben Linus o esfaquiou. Porque?

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie seu comentário!
Escreva seu nome aqui