Comentários do ep. 6×07 “Dr. Linus”

“Porque ficar exilado não foi a pior coisa de seu destino. Terrível mesmo para ele foi perder seu poder.”
Ao longo da traumática e por que não dizer triste jornada que levou Ben Linus à Ilha transformando-o no homem que fomos conhecendo, a sede pelo poder em um lugar que ele jamais compreendera de verdade sempre foi sua guia mestre. Foi justamente por causa dessa busca incessante e doentia que ele mentiu, manipulou e matou, ignorando o que é certo e moral. Assim, não deixa de ser curioso (e emocionante também, por que não?) que o vejamos enxergando na dor de outra pessoa (Ilana), a mesma dor que sente por conta de uma escolha errada só para finalmente concluir que poder nenhum valeria à pena se ele jamais pudesse ter o que realmente importava para ele. Aquilo que talvez fosse a única coisa que o tornava humano: o amor genuíno por sua filha Alex.

Leia mais…

    A narrativa de “Dr. Linus” brinca ao nos apresentar um Ben que se na realidade paralela não chega nem perto de ser tão assustador como aquele da ilha, tão pouco abre mão de usar ferramentas que facilitem seu caminho na busca por uma posição de poder e destaque. A sutil diferença no entanto, é que na hora H esse Ben prefere recuar em prol de um bem maior que beneficiasse alguém com quem ele se importava. Na prática, o Ben que vimos naquela realidade como um professor querido e respeitado por seus alunos e filho zeloso que cuida de seu pai, Roger (que fala explicitamente sobre a Ilha e sobre a Dharma, é bom ressaltar), tem exatamente as mesmas características de sua porção ‘original’, só que com freios morais muito mais definidos e prementes.

    O Dr. Linus que conhecemos é um homem que inegavelmente busca o poder sim, mas que não o faz em detrimento de outros ou por caprichos vazios. Se o da ilha queria o poder do lugar para fazer sabe-se lá o que, uma vez que ele jamais entendera aquilo ali como apontei antes, esse da realidade paralela busca um lugar na cadeira de diretor não porque queria uma sala maior, uma cadeira mais confortável ou uma chance de parar na melhor vaga do estacionamento, mas sim porque, como bem apontou o agora professor substituto Locke, ele parecia realmente se importar com aquele lugar e com uma chance de fazer algo melhor. Nisso, impossível ignorar como as palavras de Locke encontraram um reflexo justamente oposto às de (F)Locke na ilha quando este faz seu último(?) joguete tentando Ben a eliminar aqueles que se opunham a ele (Falso Locke, claro) para poder enfim assumir o tão almejado poder ali.
    Desse momento para frente, “Dr. Linus” desconstrói Ben na ilha num trabalho mais uma vez excepcional de Michael Emerson, que na cena da confissão emocionada e autêntica do personagem para Ilana, finalmente parece compreeder que as escolhas feitas até ali só lhe trouxeram dor e tristeza, e que aquele homem que ele achava tê-lo ignorado (Jacob, claro), na verdade tinha fé de que ele pudesse fazer escolhas diferentes e melhores. Dessa forma, quando vemos uma das últimas tomadas do episódio pontuada pela sempre brilhante, e nesse caso específico, arrepiante trilha sonora de Michael Giacchino, mostrando Ben testemunhando aquele reencontro na praia (que por sua vez nos remete a momentos marcantes do início da série, diga-se), estamos testemunhando um homem quebrantado emocionalmente e que parece enxergar para si um real propósito: ser servidor de um bem maior em prol de outras pessoas.

    A surpreendente chegada de Widmore à ilha, as cenas de Alpert e Jack, a interpretação dos ‘toques’ de Jacob e muito mais no post de easter eggs e curiosidades que virá bem mais tarde.

Artigo anteriorProdutor dá dica sobre o que não veremos no fim de Lost.
Próximo artigoUntangled do ep. 6×07 “Dr. Linus” (Legendado)

184 COMENTÁRIOS

  1. Espetacular episódio ! Diálogos de Ben sempre emocionam, na ilha um momento raro, ben pedindo desculpas pela morte de Jacob e na realidade paralela um lado paterno falando mais alto. Consegui acompanhar e entender tudo, ja vi q meu ingles ta 100% kkkkkkkk MTO BOM, EXCELENTE EPISODIO

  2. Depois de descobrir que Alpert não é um Terminator e que todos tocados por Jacob não podem se matar e são imortais, o que mais posso pensar e falar?!

    Que Dr. Linus segue sendo um estrategista meticuloso?!

  3. Ben agora deixou a Alex com a melhor opção na realidade parelela. foi legal demais essa parte

    de onde é que o hurley sabe que o Richard ta igual ao de 30 anos atras?

    Richard perdidao!

    Widmore chegando pra confrontar Ben? nao encontrará um Ben Linus a ser confrontado

  4. IIIH, quero só ver agora… Esse novo grupinho formado na praia está muito inesperado! HAHAHA
    E o Widmore, que aparentemente está do lado do FLocke tá na ilha? Agora vai começar a ficar tenso!

  5. Episodio BOM DEMAAAAIS!!! Nossa, é tanta coisa, mas tanta coisa pra comentar, q nao sei como… heauheuhae
    Ben se redimindo, Dr. Linus boa pessoa, dinamite q nao explodiu, encontro de Jack, Hurley e Alpert com o resto do pessoal, WIDMORE CHEGANDO À ILHA!!! OMG! ë mta coisa… ajheuhauehae

  6. Excelente!!

    ôô…Widmore voltou…o que é ótimo pra reencaixar esse pedaço dos Outros, como eu cobrava.

    E ainda que não seja necessariamente muito maniqueista, a coisa tá com uma cara de Deus x Diabo, bem Bíblia mesmo. Toda essa parte de questionar por "um ser que não liga pra mim", por outro lado a necessidade de demonstrar uma fé inabalável em alguém que tem um propósito.

    O Ben é mesmo um personagem fantástico.
    Mas esse episódio ainda tá na fase de aquecimento, na minha opinião, apesar de ter sido ótimo mesmo.

    Abraços

  7. Confesso que não estava achando Ben meio desnecessário nessa temporada. A participação dele tem sido pequena e pouco interessante. Estava preparado para vê-lo morrer hoje e fico feliz justamente pelo contrário. Ben está de volta, mais humano que nunca e, pela primeira vez, sinto sinceridade no personagem.

  8. Excelente? o final foi bom, o Black Rock foi incrível, Jack tá mto f.odao. mas Ilana do nada manda o Ben cavar a cova, Miles, Hurley, e até o Richard foram bem nda a ver no episódio.

  9. E a história vai voltando para suas origens…
    O pessoal montando o clássico acampamento na praia foi uma nostalgia gostosa…

    Excelente episódio.

    OBS: Nem a Nikki e o Paulo ficaram esquecidos afinal!
    Miles ganhou o dinheiro que tanto queria!

  10. Eu gostei do episódio, mas fiquei com a impressao de que ele nao nos levou a lugar algum na resoluçao das questoes levantadas pela série. E temos apenas mais 9 episódios para resolve-las. Sei lá…

  11. Bom o episódio foi bom,bastante satisfatório,podia ser melhor se houvesse um pouco mais de ação não acham?Ainda mais vindo depois de um episódio explosivo do saiyd…é compreensivo a queda na ação…hehe,já que os próximos 2 episódios que virão,na minha opnião virão respostas em massa e bastante ação sem dúvidas.
    A missão de Sawyer da por Flocke,e o do Richard Alpert nem se fala né??
    Abraço para todos do blog q fica cada vez melhor!)

  12. ep foda…pai do ben falando da dharma..nao entendi direito parece que ele saiu da ilha ou nao foi….acredito que com a chegada de widmore (desmond e eloise devem estar juntos), a ilha vai virar a casa da mãe joana, igual na quarta temporada, coisa que eu estava mais esperando.
    jack continua sendo meu personagem preferido, mesmo tendo feito algumas cagadas, acredito que ele é o ' cara ' que vai fazer acontecer no final de temporada, junto com flocke e desmond.

  13. Thiago, era o Widmore no submarino! o/ Putz, eu odeio o Widmore muito forte! Rs
    Episódio incrível, atuação impressionante do Michael Emerson, e finalmente um flash sideway que valeu a pena! Engraçado, a maioria dos personagens parece buscar redenção na ilha, mas o Ben a encontra na paralela, sacrificando um golpe de mestre pela felicidade da Alex…
    Mas não consegui entender muito bem, o Sr. Linus chegou a trabalhar para a Dharma? O Ben já esteve na ilha mesmo na realidade paralela? Ou ele só estava pensando em como teria sido se ele entrasse para a Iniciativa?

  14. PÁRA TUDO!!!! TODO MUNDO É IMORTAL ENTÃO?? Isso explica muita coisa…
    Então tá: Richard saia da ilha sempre que queria.. mas e os outros, se forem como ele, faziam isso vivendo por anos em vidas e tempos diferentes (os flashsides são algumas dessas vidas), mas sem consciência desse fato??

  15. Eu poderia falar que meu queixo caiu, mas queixo, que queixo?

    Só fiquei na dúvida se o "presente de jacob" é o mesmo pra todos, a imortalidade.

    Gente foi perfeito, eu seria capaz de apostar que Ben iria ficar com o cargo de diretor e preterir a Alex, fiquei muito feliz que não acontecei.

  16. Boa Davi! Quero ver quem será o primeiro a dizer algo negativo a respeito do episódio!

    Lost me desperta emoções e sentimentos que eu nunca imaginei sentir. Isso é fato. Mas as cenas finais, desde o diálogo sincero de Ben com Illana até o reencontro na praia à lá primeira temporada me fizeram botar pra fora toda emoção acumulada ao longo da série. Me atrevo a dizer que se Lost acabasse hoje eu já estaria satisfeito. E digo isso sem medo de ser feliz.

    Primeiro a série transforma meu ódio em Jack em total compreensão e compaixão no episódio 6X05. Agora, me faz praticamente perdoar todos os atos de um dos personagens mais egoístas e FDP de todos!

    Assim como nas primeiras temporadas, quando tudo parecia perdido e a esperança não tinha mais vez, um reencontro na praia repleto de felicidade faz com que a esperança perdida seja renovada.

    Michael Emerson. Que atuação foi essa? Não tenho dúvidas que essa foi sua melhor atuação!

    Não tenho mais nada a dizer. Preciso digerir esse episódio e muito bem digerido. Quanto a última cena, por mais impactante que seja, ela perde espaço frente a todo o resto do episódio.

    @kadulights

  17. Só pra completar o meu comentário anterior: quanto às respostas, esse episódio fez com que eu me sentisse um pouco mais perto de obtê-las, como se estivessem "preparando o caminho", sei lá… Se continuar assim, acho que teremos um final incrível!

  18. Seria um exelente episódio se não fosse última temporada. Eu estou mais interessada nas respostas dos mistérios de Lost e esse episódio episódio só revelou dois: pq alpert não envelhece (o que não foi uma grande surpresa pra mim) e quem está vindo pra ilha (o que também não me surpreendou).

    No entanto, tenho que elogia a cena de confronto entre Ilana e Ben quando ela simplesmente abre seu coração. Foi realmente perfeita essa cena. Michael Emerson como sempre o melhor! Só por ele eu assisto esse episódio de novo.

  19. Excelente episódio! To achando cada vez mais que é uma luta entre Deus e Satã, só que Deus está morto! E o Satã quer sair do lugar místico, onde só pode entrar quem é bem vindo. Que teoria louca não? Mas daria um grande final! E chuto que no final Jack fica no lugar de Jacob e Sawyer no lugar de (f)Locke, e se odeiam pelo resto da eternidade pelo amor de Kate, que provalvente morrerá. To doido! Fora as teorias malucas, Lost já vale a pena pelos ótimos atores e pelas ótimas histórias e relacionamentos entre personagens! Tá cada vez mais emocionante!

    Abraço.

  20. Excelente! Teve ação, emoção, amor (ao próximo, d Ben por Alex), fé… Não tenho nenhuma crítica.

    Sempre achei o Ben um personagem extremamente mau-caráter e torcia para ele morrer hoje. Porém,esta série tão especial mostra o q todos deveriam aceitar: q qualquer um merece uma segunda chance, q qq um pode se tornar uma pessoa melhor. O Ben, ao seguir a Ilana, mostrou q se tornou alguém melhor, pois abdicou da oferta que Flocke fez:PODER, aquilo q ele mais amava. Na realidade paralela, idem: ele abdicou do poder para ajudar a Alex…mto bacana isso!

    Tb gostei de vê-lo com o pai. A gente tinha aprendido a detestar o velho nas outras temporadas, e qd o vê ali, doentinho, fica até com pena.

    Adorei Widmore chegando…mas pq o 108 no farol marcava Wallace eh um mistério q continua…
    e

  21. @ Andréa
    Não é todo mundo que é imortal. É por isso que Jack não apaga a dinamite, pra provar a Alpert (e a si mesmo) que se Jacob tem um plano, nao o deixaria (Jack) morrer. FOi essa fé no plano de Jacob que fez que Jack não apagando a bomba, que foi – hipoteticamente – apagada por Jacob, que nesse momento além de recuperar a confiança de ALpert, conquistou a de Jack de vez.

    Abs

  22. Então explicada pq fumaça diz no final da quinta "como tinha vontade de um dia poder matar Jacob". E não consegue… E tb porque o aviao caiu e ninguem dos escolhidos morreu…até mesmo se pensarmos qdo explodiu a bomba, em 1977… bem antes em uma outra época…é….e por ai vai…

  23. Ei liza, acho q no caso "presente de Jacob" se traduz melhor em "dom" que ele deu aos "escolhidos"…

    Agora vemos mesmo é a corrida de dois lados, os que vão querer sair de lá (aposto em Sawyer, Jin, Sayid, que irão fazer de tudo para sair de lá) enquanto o outro lado vai querer ficar ao lado de Jacob (agora dúvido quem vai querer, visto que acabaram boas opções)…mas vamo ver como desenrola esse nó todo! uhuuuuu the begining of the end! 😀

  24. @ Leticia
    Senti a mesma coisa do episódio, pela primeira vez na sexta temporada teve a cara de encaminhamento mesmo.

    @Tarcisio
    Pois é, agora você me pegou, porque eu também não lembro de uma cena específica disso, imaginei só que é possível que ele tenha tido contato em algumm momento não mostrado pela série.

    Sobre a imortalidade de Alpert, isso tinha sido dito (por ele mesmo) no encerramento da 5ª temporada.

    E quem ESTÁ CHEGANDO são os candidatos. No caso, agora já chegaram. (Jacob diz "They are coming")

  25. Muito bom! Mas o Locke também foi tocado pelo Jacob… como fica a imortalidade? Por que ele já estaria "morto" com a queda, o toque serve para reanimar e vale uma única vez? Ou não pode morrer somente na ilha?
    Adilson Roberto Gonçalves

  26. tá certo que a gente já sabe que a ilha foi movida pq de alguma forma serviria para os planos do atual f-locke…

    …mas entao como o widmore achou a ilha dessa vez? pq uns precisam cair de aviao e o cara chega de submarino, ou entao no navio com seus mercenarios anteriormente?

    cenas dos proximos capitulos

  27. Escrevi isso no dia 26 de fevereiro – Apenas um lembrete a nossos caros colegas insatisfeitos!!! Alguem aqui ainda se lembra de toda a expectativa "criada" em torno da 3ª Temporada? Digo isso pq ainda me lembro bem do rebuliço mundial que foi criado antes daquela estréia, tendo em vista que muitos esperavam não algo semelhante mais infinitamente superior em todos os aspectos a 1ª e a 2ª Temporadas e o que ocorreu? Aquela serie de criticas duríssimas e insatisfação de mais de 90% dos fãs (eu inclusive). Alguma semelhança com o que ocorre agora? Concordo que foi um banho de água fria, aqueles episódios iniciais, mas não desisti da serie como muitos fizeram e fui mais do que recompensado com aquela segunda metade de “Episodios fenomenais”. Ainda me lembro de cada sorriso que eu dava ao assistir aqueles finais enigmáticos!!! Entre os quais eu destaco a cara do Hurley dizendo What???, quando Nayomi diz que eles estão todos mortos. Então amigos, relaxem, curtam, e o mais importante tenham a certeza que toda essa insatisfação e desconfiança em torno de nossa serie favorita será recompensada. Afinal de contas, Dalrton não jogaria na lama tudo o que construíram em 6 anos de sucesso, apesar de todas as falhas que a serie teve. Quem viver verá.
    PS: Espero estar vivo até lá (=^;^=)

  28. Sou fã do Ben, mesmo quando ele era "do mal" eu admirava a inteligência dele, e nesse episódio eu me emocionei.

    No geral achei ótimo o episódio, a parte do Richard, o reencontro na praia.

    Palavra de ranzinza rs

    Abraço

  29. pelo que entendi, quem é tocado não pode se matar… apenas isso… pode morrer de outras causas, como o Locke que foi morto… mas se ele pulasse da cadeira naquela hora não teria conseguido, por isso de Ben ter ido matá-lo…

  30. Lost, muito alem do bem e o mal…?
    Algo que chama atenção no seriado, é a constante substituição dos acontecimentos, dos fatos, das pessoas que estão inseridas na ilha, parece que os autores querem sempre mostrar que nao adianta morrer, sempre haverá uma pessoa pra substituir a função do morto não ilha… talvez essa seja o principal motivo pra irritabilidade do Lostzilla, ele quer se ver livre dessa prisão "de tabuleiro"… que devem ocorrer ha tempos, ate eles, os supostos Deuses, devem ta inseridos no contexto do substituto, eles podem ser algo presente na humanidade há bilhoes de anos, são expressões singulares de algo intrínseco e perene aos humanos… Yin-yang, Seth-Horus, Esau-Jacó, e posso ir mais alem e citar materia e antimateria, eletrons e protons, cada um a seu grosso modo. A questão é que o Jacob parece acreditar no equilibrio, e fazer o seu inimigo aceitar e acreditar nele, porem ele quer que tudo termine…
    a energia negativa depois do bigben por sua instabilidade logo se perdeu, e ficou em defasagem em relaçao a materia.
    o chato mesmo é que o seriado caminha pra não explicar quase nada no final, vai ficar um eterno embate de Platão e Aristóteles; eles tao fugindo, jogando uma cortina de fumaça, na ciência, desviando nossa atençao com mitologia, ta ficando tudo muito fantasioso… explicar tudo com um campo magnetico singular da ilha, nao dá ne… :/ ainda quero a ciencia pra explicar LOST.

  31. Caralho, que episódio FODÍSSIMO!!! Revisitou a praia, os U$ 3.2 milhoes que o Miles pediu ao Ben, os diamantes de Paulo e Nikky, mostrou que ainda tem muito pano pra manda em relação a guerra Widmore vs Ben. Teve (F)Locke, Richard Alpert e Ilana revelando segredinhos (até agora "inhos", mas ótimos!!! ) e Jack – homem da fé e não mais da ciência. E o flash sideway… super bacana de se ver o Ben demosntrando carinho imenso pela Alex (além dos reencontros que são sempre legais, agora com Locke, Artz e o pai velhinho, porém, vivinho)…
    Acho que desde o 4º episódio a temporada engrenou de vez e acredito mesmo que não vá mesmo diminuir de ritmo! E que assim seja! Salve produtores!

  32. Ah! Ainda não li os comentários maaaas… fui só eu a pensar que estes losties que chegaram na praia nesse episódio ainda irão pegar uma canoa e atirar numa outra cheia de viajantes do tempo???? Não sei se essa história vai ser respondida porém, considerando que o Sawyer na 5º temporada encontra uma garrafinha da Ajira numa das canoas antes de irem para o mar, acredito que poderíamos estar próximos do momento cronológio correto para tal evento.

    E quanto ao Michael que não podia morrer fora da ilha, lá pelos idos da 4º temporada: alguém fez associação com a história do Richard Alpert na ilha?

    AHHHHHH!!! TÔ PIRANDO DE TANTO PENSAR!!! rsrsrrs

  33. Aceitar a explicação de que o Richard não morre porque o Jacob o tocou é brincadeira… trocaram os roteiristas por crianças de 10 anos? Isso não é explicação!!! Resta, ainda, inexplicado o por quê do Richard Alpert não envelhecer (ou quer dizer que Jack e Hurley, que foram tocados por Jacob também não irão envelhecer?!).
    O episódio foi bonzinho, mas não parece ter contribuído muito para o final da série (espero que esteja errado). Pelo menos foi bem melhor que o episódio anterior, que foi tosco.
    Bom, sigo na esperança de que os episódios a partir de agora só melhorem e que comecem a sugir respostas "de verdade"! Estou bem ansioso para o episódio 609: Ab Eterno, cujo personagem central será Richard Alpert!

  34. EPISÓDIO MAGNIFICO !!!!!!!!!!!
    Eu sabia que aquele final ÉPICO do 6×06 nos prepararia para um fenomenal 6×07 !
    Episódio da REDENÇÃO de Benjamin Linus , quem diria !
    Episódio que pode ser rotulado , na minha opinião , como o grande Divisor de águas da 6ªtemporada ! QUE VENHA MAIS LOST ! FINALMENTE ENGRENOU !

  35. Episódio fenomenal.
    Acho que explica porque o michael não podia se matar também e pelo que li o nome dele também estava na caverna. Creio que todos os candidatos foram tocados mas não veremos todos esses toques.
    Mas não poder se matar não quer dizer não poder ser morto. Acho que se o ben não aparecesse a corda do locke ao tentar suicidar arrebentaria e ele ainda estaria com a gente.
    Agora acho que o widmore é do mal. Quem garante que não foi ele quem avisou ao ben da saída do locke da ilha favorecendo que ele fosse morto e depois todo o lobby para que levassem ele para a ilha conseguindo o flock seu loophole.
    Esse jogo de xadres tá rolando com muitas jogadas pensadas a tempos.
    Acho que se juntaram as pontas de nikki e paulo a partir de agora vem muito mais rs

  36. A redenção de Dr. Linus. Excelente episódio.

    E mais uma prova de que as tais resoluções de personagens trazem respostas. Shame on me por ter vacilado na fé em certo momento =)

    Obs: a explicação para Hurley e Richard… bom, Sawyer e os outros viram Richard assim que chegaram na década de 1970… mas nhé… aceitável…

    Obs²: nossa… a cena de Jack e os outros voltando para a praia e sendo recebidos… deu uma sensação nostálgica boa… ao mesmo tempo que deu uma saudade por algo que ainda nem acabou =)

    Obs³: Definitivamente as pessoas são mais felizes nas paralelas…

  37. Ahh… lembrando que Locke foi tocado por Jacob… mas ele não se matou… e sim foi morto por Ben. Talvez a corda ia arrebentar…

    Isso se o tal do gift for o mesmo para todos, a imortalidade.

  38. Vendo esse (fabuloso) episódio, não sei bem porquê me lembrei de um comentário onde os produtores disseram em determinada ocasião que os fãs que leram (ou viram, não me recordo exatamente)As Crônicas de Nárnia, entenderiam mais facilmente certos aspectos da ilha. Em algum momento essa lembrança e as cenas da realidade alternativa se juntaram na minha cabeça como água e sal de frutas… XD

    Deixo uma sujestão para um podcast/videocast: que tal uma coletânea das dicas/citaçõe/comentários dos produtores ao longo desses quase seis anos de Lost?

  39. O último, prometo! huah

    Mas engraçado ver como pais que saíram da ilha terminam suas vidas muito doentes: vide pai do Ben e mãe do Miles. Mais uma vez, não é nada, mas é curioso.

    E cada vez mais fico com a idéia de que a bomba foi a causa de tudo. Caso Sayid não tivesse aparecido, sr. Linus iria desistir da ilha, de seu trabalho na Dharma antes do incidente, que teria afuntado a ilha… ou não. Tvz não seja tão simples assim….

  40. Tem uma coisa com a qual não me conformo nesse capítulo:
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    Como Ben fez uma cova tão retinha? hahahah Caras, até agora é o único ponto que posso reclamar!
    Realmente curti muito o episódio! Não tive paciência p/ ler todos os posts (e tbm não leio spoilers), mas se prestarem realmente atenção, não foram só dois mistérios explicados, foram mais (além de uma boa indicação de possíveis dicas). Não foi só sobre Richard não envelhecer e o sub vir. É sobre Michael (e qualquer outro) não conseguir se matar, sobre o que realmente significa ser um candidato. Não quero estragar a surpresa de ninguém, mas meu chute é que Alpert veio no Black Rock (Pirata??? Ou melhor ainda, prisioneiro???). Repararam como ele ele olha p/as correntes com tristeza? E o jeito como ele colocou a frase: "And in all the time that I've spent on this island, today is the first time
    I've ever come back." Ele não falou alguma coisa do tipo: "É a segunda vez que venho aqui".
    É, isso pode até ter sido planejado pelos roteiristas p/ me/nos iludir, mas é meu melhor chute. Só o capitulo 09 dirá!

  41. Outra coisa que gostei foi a riqueza de detalhes. Notaram a questão da aula de Ben sobre Napoleão e a descrição sobre a questão do poder? É interessante ver que é exatamente essa situação que o próprio Ben vivencia na outra realidade!
    É, caras… não sei vcs, mas se Lost continuar nesse pique, eu vou ficar cada vez mais ansioso, pq promete!
    (putz, quero meus DVDs de volta! hehe)
    Abraço p/o pessoal do blog!

  42. Alguém se ligou no filme que aparece embaixo da revista e livro que o ben pegou na barraca da prai? Chama-se The Chosen, pesquisando na internet veja a sinopse que encontrei:

    "Dois adolescentes judeus na Nova Iorque da década de Quarenta conhecem-se
    como rivais num campo de jogos. Após ter ferido Reuven, Danny visita-o para se
    desculpar. A frieza que caracteriza as suas relações rapidamente se transforma num fascínio
    mútuo e numa forte amizade que leva cada um a descobrir e admirar as diferenças do outro.
    Reuven é experiente, prático e sensato, ao passo que Danny é brilhante e místico,
    incrivelmente erudito nalgumas matérias e incrivelmente ingénuo noutras. Para o tornar
    humilde, o seu pai, um rabi imigrante, seguiu a severa tradição de
    Danny anseia por um conhecimento mais vasto do mundo que Reuven representa. Por seu
    lado, este fica encantado pelo enredo familiar e pela sinagoga comunitária dos ortodoxos.
    Pode a amizade dos dois jovens sobreviver às agudas diferenças entre a ortodoxia de
    Danny e o judaísmo reformado de Reuven? O povo ortodoxo opõe-se à constituição do
    Estado de Israel tão fanaticamente como Reuven e o seu pai trabalham para criá-lo. Esta
    questão ameaça torná-los inimigos uma vez mais. Porém, quando a criação do Estado de
    Israel deixa de ser um objecto de discussão e surge como um facto consumado dá-se uma
    reaproximação dos dois jovens. A reconciliação é também facilitada pela emancipação de
    Danny do jugo parental, que abandona os estudos rabínicos, a casa familiar e até as vestes
    tradicionais do seu povo."

    Grande semelhança com Jacob e o Falso-Locke? Será que ao final eles irão se unir?

  43. Não sei se alguém já comentou… (kkkkkkkkkkkkkk falei assim só pra zoar o Davi!!)

    Episódio ESPETACULAR! Da minha parte, acredito que LOST acaba de voltar… e espero DESESPERADAMENTE que continue nesse nível.

  44. HAHA! Nem todos os tocados por Jacob são imortais… O Locke foi tocado e morreu.
    Quanto a visitinha do MIB ao Ben, acredito que teve o propósito de fazer com que o ele fugisse, encontra-se a arma e matasse a Ilana apenas para se proteger.

  45. Minha Nossa Senhora, CHOREI com o 7º Ep, Davi!!! Cara, foi lindo demais!!! Alguém tem mais alguma dúvida de que Lost entrou pra história como uma das melhores séries já produzidas??? Eu não!!! Simplesmente BRILHANTE!!!

  46. Episodio ótimo! sem duvida o melhor da temporada até agora.

    Só achei q a situação lá do 'dr. Linus' com o diretor ficou meio forçada. O tal diretor não estava em condições de chantagear ninguém, bastava Ben ter tido q se ele fizesse sacanagem com a menina ele mandava o 'dossiê' direto pra mulher dele de qq jeito, e pronto né.

    mas a idéia era recriar o mesmo 'momento escolha' q Ben teve na ilha e enfim…. interessante, parece q todos os personagens, de um jeito ou de outro, estão passando por situações semelhantes e fazendo escolhas diferentes… todos menos o Sayid né.. Sayid sempre escolhe matar alguém! ahahaha

    abs!

  47. Depois do post do Wendell fui rever a cena. Ben segura a revista em uma mão (não consegui achar alguma referência relevante nisso) e na outra um livro que é muito difícil de ver o que está escrito. Depois de algum esforço consegui ler: Benjamin Disraeli – Justice is Truth in Action. Segundo o Wikipedia, o cara foi 'um escritor e político britânico de origem judaica italiana (sefardita) e primeiro-ministro do Reino Unido'. No Wikiquote achei uma frase interessante: "O mundo é regido por personagens muito diferentes do que é imaginado por aqueles que não estão nos bastidores."

  48. Caramba, tiveram 3 respostas nesse episódio, e tem gente reclamando.

    1 – "Por que Richard não envelhece?"
    R: Richard Alpert já havia falado o porquê de não envelhecer: era por causa de Jacob. Mas nesse episódio descobrimos que a dádiva era recebida pelo toque.

    2 – "Por que Jacob tocou Jack, Sayid, Hurley, Kate, Sawyer, Jin e Sun?"
    R: Finalmente respondidos os misteriosos toques de Jacob no episódio final da quinta temporada. Era pra dar-lhes um presente (ou, de acordo com Alpert, uma maldição).

    3 – "Quem está vindo pra Ilha?"
    R: Charles Widmore.

    Tá bom que a resposta número 1 foi apenas um complemento, mas agora 100% desse mistério foi revelado. A resposta número 2, apesar de haver milhares de teorias, não tínhamos nenhuma resposta na série até agora. E a número 3, apesar de ser um pouco óbvia (era ou o Widmore ou o Desmond :D), não deixa de ser uma resposta!

    Então parem de reclamar, porque além dessas 3 respostas, tivemos um lindo episódio sobre Ben, com uma história muito emocionante! Curtam e confiem nos produtores!!

  49. Será que ficou tão díficil entender, que o Locke não podia se matar, e provavelmente ia sobreviver na sua tentativa de se enforcar?
    Ele só morreu pq o Ben matou ele, do contrário ele nunca ia ter sucesso.

  50. Episódio espetacular. A interpretação de Michael Emerson foi demais.
    Chorei no final do episódio.
    Quando Ilana disse "eu te aceitarei", lembrou-me, Deus, porque apesar dos nossos erros, ainda assim nos aceita, por mais que achemos que não somos dignos.
    EPISÓDIO EMOCIONANTE.

  51. eu AINDA não assisti o episódio 607, mas aguardo ansiosamente pela conclusão do download.
    Do fundo do coração, não queria que esta fosse a última temporada de Lost, gostaria que nos últimos segundos do último episódio, aparecesse o Sérgio Mallandro e dissesse "Ahá! Pegadinha do Mallandro! Essa não é a última temporada!!!!", brincadeira só para descontrair, me senti assim com "De Volta para o Futuro III", "Indiana Jones e a Última Cruzada" (apesar de não ter sido um fim definitivo, mas na época tinha-se certeza que era o último mesmo), "Matrix Revolutions", "O Retorno do Rei", sei que vou me sentir assim em 2011 com "Relíquias da Morte – Parte 2", não sou bom em despedidas, saber que no ano seguinte teríamos mais Lost me conformava, é triste mas despedidas fazem parte da vida…

  52. Já que o Roger falou da Dharma e da Ilha, agora fiquei maluco pra saber como a Ilha foi parar no fundo do mar na realidade pararela.
    OMG!

    Alpert veio com o Black Rock! Eu levanto minha plaquinha de "EU JÁ SABIA!"

    aeuuhaeuheauheauhaeuhea

  53. Ah…e mais, Jack agora vai comandar de vez essa bagaça aew! Quero ver alguem segurar o Jack agora. Ele vai ficar tão fod4, que vai ter a galera do Monstro de Fumaça, a galera do Jacob e a galera do Jack!
    =D

  54. Partindo da suposição de que todos os losties (me refiro a todos os passageiros do Oceanic 815) foram 'tocados', escolhidos, manipulados por Jacob para que fossem à ilha; aquele papo do Tom (Mr. Friendly) pro Michael nos seus flashbacks "o-que-aconteceu-quando-saí-da-ilha" pode fazer + sentido agora… o Tom falou pro Michael que por mais que ele tentasse se matar não conseguiria… e foi isso msm…o revolver, a batida do carro… Michael não conseguiu se matar..

    O___O

    será q tem alguma coisa a ver com o papo do Richard com o 'Jack à la Sayid' ( o iraquiando, pra mim, é o + fodinha, mas o Jack tá se superando… u__u) ou foi uma linda coincidencia?!

  55. Oh, é mesmo, eu falei que tiveram apenas 3 respostas, mas tivemos uma quarta resposta.

    4 – "De onde veio Richard Alpert?"
    R: Do Black Rock, no século IX.

    Tá, tá, todo mundo já sabia. Mas essa informação nunca nos foi dada de maneira concreta. E aí está ela, como a quarta resposta do episódio!

    Calma gente, tá no começo da temporada! As perguntas mais fodásticas serão respondidas só pro final.

    Enquanto isso, como eu já disse antes, curtam a temporada 😀

  56. Depois de ver a redenção do personagem mais cínico de Lost, depois de ver a cena entra Jack e Richard -mostrando a grande evolução do primeiro-, depois de ter uma "alusão" tão óbvia sobre a relação Deus/Humanos/Escolha, quem OUSA duvidar da qualidade de Lost só pode ser considerado ignorante. Seja espiritualmente, cinematográficamente …

  57. Na tarefa ( deliciosa) de tentar descobrir qual/quem é o lado bom e qual/quem o lado mau, mais uma dúvida…Qual era a do Flock libertando o Ben? Queria o Ben com ele ou queria exatamente o Ben se redimindo?

    Como gosto muito de Lost, posso criticar um pouquinho…De todo o episódio maravilhoso, só não gostei da maneira como Ilana confrontou o Ben sobre a morte de Jacob. Achei meio esquisito a desconfiança dela, mas acho que o que pesou foi a rapidez da cena, o miles exatamente alí e a facilidade da resposta.

  58. Aparentemente nenhum candidato pode se matar, vide Michael e Jack fora da ilha.

    Suponho que nem todos os candidatos foram tocados por Jacob.

    E se os candidatos que foram tocados por Jacob só puderem ser mortos por outros candidatos, enquanto os candidatos que não foram tocados podem morrer de outras causas?

    Ex: Michael era candidato, não foi tocado…não podia se matar, mas morreu na explosão do cargueiro..

    Juliet morreu na explosão da Swan…

    Charlie e Boone…

    Por outro lado, Jin estranhamente sobreviveu á explosão do cargueiro..era candidato e foi tocado…Locke só morreu porque Ben o matou…

  59. Tem mais! Esse episódio resolveu uma dúvida cruel: como DIABOS o grupo do final da 1ª temporada carregou aquelas dinamites instabilíssimas correndo da Black Smoke, caindo pela mata e tudo, sem explodi-las, enquanto pedaços do pobre Arzt acabaram sujando a camisa do Jack?

    É claro! As dinamites nunca explodiriam!
    Eles não podem se matar! 😛

    Lembrei disso ao ver o Richard manejando a dinamite como quem bate um pão, e o Hurley apavorado.

  60. OMFG!!Episódios centrados no Ben sempre são excelentes, mas esse foi excepcional!!Chorei bastante quando percebi que na realidade paralela Ben fez a escolha inversa da que ele fez na ilha, a de "salvar" a "filha" dele ao invés de escolher o poder. Redenção do personagem nas duas realidades e mais uma maravilhosa atuação de Michael Emerson!!Chorei rios…
    Sobre a realidade paralela, esta parece que funciona, na minha opinião, como o que aconteceria(acontece)caso a vida dos personagens não tivesse sido influenciada em nenhum momento, ou seja, se o pai de Ben não tivesse sido obrigado a ficar na ilha, se jack não tivesse sido obrigado a ir pra lá, etc, como se não tivesse havido nada manipulando suas decisões e essas tenham sido tomadas sem nenhum tipo de força externa aos personagens(mais uma teoria das tantas kkkkkkkk).
    Uma coisa é certa LOST é a melhor série de todos os tempos.

  61. Episódio magnífico.
    AS pessoas teimam em dizer que respostas não vem, ou vem com mais perguntas. Como disse o Bruno várias respostas vieram neste episódio, acontece que teimo em dizer é que tem pessoas que se atem a coisas insignificantes do episódio e dizem que são novas perguntas.
    Também veio como Resposta:
    Ben esteve na ilha e saiu na realidade paralela.
    O motivo de algumas pessoas como o michael que tentaram se matar e não conseguiram( ao menos implicitamente) como o michael.

  62. Falando sobre Dr.Linus, acho que foi de longe o melhor episódio da temp. até aqui
    tudo bem não foi revelador nem nada mais mostrou por fim a "redenção" do Ben que é um personagem fantástico, ele que ja nos despertou o mais profundo ódio agora mostrou a verdadeira face que é de alguém que acreditava dielmente em algo e fez de tudo por aquiulo e quandoi se viu desolado tomou atitudes erradas, a cena da conversa de Ben e Illana foi uma das mais emocionantes da série. Outro ponto interessante foi a conversa "suícida" de Jack e Richard, uma vez que vimos que um novo Jack um homem que parece estar encontrando seu caminho e eu sinceramente gosto muito deste novo Jack, sempre gostei do personagem mesmo vendo que ele tinha passado meio apagado em alguns episódio.

    LOST parece estar caminhando para um final óbviamente as respostas não estão vindo tão escancaradas como muitos esperam mais acredito que a própria explixação do Alpert nesse episódio ja é uma demonstração de como eles irão nos dar tais respostas, pra mim ja ta respondido que o Alpert era um tripulante ou escravo do Black Rock, as respostas serão dadas assim mesmo sutilmente, não tem que dar tudo explicadinho.

    Enfim adorei este episódio e acredito que daqui pra frente a série vai crescer cada vez mais para rumar para o fim derradeiro.

  63. A chegada de Jack, Hurley e Richard na praia soou familiar não só por ter o clima do início da série, mas porque foi praticamente uma cena revisitada de Tricia Tanaka Is Dead, quando Kate e Sawyer voltam da Hydra. E levando em conta que os roteiristas de Dr. Linus foram os mesmos do 3×10 — Edward Kitsis e Adam Horowitz — não é coincidência alguma afirmar que a intenção dessa cena era exatamente captar esses mesmos sentimentos lá das primeiras temporadas.

    Enfim, episódio perfeito, pra mim foi o melhor da temporada. E qualquer outra coisa que eu falar aqui vai ser chover no molhado. Que venha o 6×08! =d

  64. Um grande episódio esse Dr. Linus. Aliás, a sexta temporada está seguindo num ritmo intenso que deve culminar em final épico. Acredito que não teremos todas as respostas, pois muitas dessas perguntas foram geradas pelos próprios fãs. Creio também que, assim como os mortos de Lost, háverá vida pós-Lost, pois os fãs da série continuarão discutindo a mitologia, que não será completamente respondida, mas deve gerar novas discussões e, quem sabe, produtos inspirados em Lost. No mais, o fim da série, essa despedida será dolorosa. Cada episódio nos traz esse sentimento de nostalgia de "conviver" com personagens que, bons ou maus, fizeram parte, um dia de nossas vidas.

    @rvlucena

  65. Bah, quebrei minha promessa =P huahu

    Legal o destaque de câmera dado aos números na realidade paralela. Que nunca mais batem com os malditos.

    O capítulo do livro de história, a hora da reunião do clube e coisas assim.

    ===========

    E quanto à chantagem de Linus ao direitor. Sim, Ben podia aumentar o valor da chantagem e incluir a carta de recomendação. Mas isso seria assumir um risco em nome do poder. Assim como ele o fez na ilha. E deu no que deu.

    ===========

    E a dúvida que eu tenho agora é: afinal, Jacob tocou em todos os candidatos? Por isso alguns sobreviveram à queda e outros não? Ou o toque dá dons específicos dependendo do propósito de cada um?

    Por exemplo, o dr. Artz sobreviveu para explodir no Black Rock. Ao contrário de Jack. Mas ambos sobreviveram à queda… hmm…

  66. @ BLOG DO GUI:
    Apenas o Flocke e Ben estavam na estátua com Jacob.Se Illana conhece as "regras" que proibiam o Flocke de matar Jacob por suas próprias mãos fica fácil desconfiar do Ben.
    Mas essa dela ter o Miles ali pra responder realmente foi pra apressar as coisas.

    Episódio explêndido!

  67. Jhon:

    "Michael era candidato, não foi tocado…não podia se matar, mas morreu na explosão do cargueiro..
    " Mas o Michael quase foi morto pelo Keamy também dentro do cargueiro, e esse não conseguiu matá-lo. Até onde sabemos, o Ben não é um candidato, mas ele conseguiu matar o Locke. Parece que a regra é mais complexa do que parece.

    vinícius

    Não era bem nessa parte de Nárnia que eu estava pensando… rsrsrs

    Acho que a referência era em relação a passagem de tempo dentro da ilha e fora dela, talvez a própria ilha seja um "mundo paralelo"

  68. Também achei o episódio sensacional. Respondeu a muitas questões.

    Uma coisa que veio a minha cabeça:
    Se Sayid era um escolhido, seria por esse motivo que o Jacob o mandou ao templo para tentar salvá-lo? Tipo, será que o Flocke só pode ter acesso aos corpos dos candidatos? Ou pelo menos, no caso do Sayid e da Claire, fazer o mal crescer em suas vidas?

    Só não sei explicar porque o Sayid foi morto pelo tiro do pai do Ben.

  69. Mas é estranho o Alpert não envelhecer porque foi tocado por Jacob e se tornou imortal. Se fosse assim, a Kate e o Sawyer viveriam como crianças para sempre, pois foram tocados por Jacob ainda crianças.
    A não ser que tenha que ter sido tocado por Jacob lá na ilha… aí…

  70. Maravilhoso, né?!
    Depois do episódio eu fiquei muitos minutos parada, olhando para o preto da tela.
    Eu nunca esqueci da cena do Ben, nas primeiras temporadas, dizendo "we are the good guys". E eu sempre acreditei naquela frase.
    O Ben tem uma essência boa. Ele virou aquela pessoa cínica e calculista pq o instigaram a ser assim. Fizeram dele um marionete. O enganaram de todas as formas. E deu no que deu.
    E viva o Ben professor de história! Que bom que escolheram esta profissão para ele, onde foi possível mostrar que o poder pelo poder pode ser sinônimo de NADA!
    Foi uma poesia este episódio…

  71. Alexandre disse…
    Na minha visão, assim como o episódio anterior retratou Sayid se perdendo por completo, este nos mostrou a redenção de Ben.

    Alexandre, como assim…? O seu comentário me deixou triste. Eu gosto tanto do Sayid. Vc acha que ele se perdeu por completo pq matou aqueles agiotas do mal? Ele tentou ficar fora daquilo mas eles foram atrás dele. Apesar de ter sido um torturador, de ter atirado no Ben criança… eu NÃO CONSIGO ver o Sayid como uma pessoa ruim. Eu perdôo as ações dele pelas circusntâncias que o levaram a fazê-las. Será que eu estou errada?!

  72. Davi, Ben sabia que os candidatos nao poderiam se matar? portanto quando ele matou o locke, só queria ajudar o locke a se matar, já que naquela ocasião locke nem sonhava com a hipótese que ele não poderia se matar.

    Eu sei que isso nao tem nada a ver com a trama principal, mas so queria fazer um flashback. Voltando mais antigamente, lembro vagamente que Jack querendo se suicidar numa ponte, só nao suicido porque houve aquele acidente. Agora pergunto, o acidente foi causado pelo "jacob" para desviar atencao de jack, com esse acidente mudou a vida dele.

    "Tudo dá- se um meio para não concluir o fato" nao sei se essa seria a melhor frase. Que na verdade, nunca concluirá o fato, pois algo vai acontecer para mudar de ideia, como a bala pifa, o fogo apaga, acidente acontece…..

  73. Pela primeira vez em 6 temporadas, senti lágrimas enxendo meus olhos na cena da praia…

    Nunca imaginei que sentiria tanta pena do Ben… Não esquecendo de toda a maldade que ele fez… claro… Mas pqp… Que cena linda…

    Sério… Não sou de me emocionar com LOST… Mas aquela cena…

  74. Revendo a cena entre Ben e (F)Locke, pensei o seguinte:

    Tanto o Homem de Preto, quanto Jacob querem voltar para casa…seja onde/quando for…a questão é que alguém terá que cuidar da ilha…por isso os candidatos…

    (F)Locke que diz que está partindo, oferece o cargo(mesmo que não seja verdade) para Ben dizendo que precisa deixar alguém tomando conta do lugar…e é possível notar que os métodos do Homem de Preto são sempre através de quereres pessoais(como fez com Claire, Sayd e James)…no caso de Ben, a sede pelo poder…enquanto Jacob oferece um caminho mais sofrido, mas onde aparentemente há redenção…como se um fosse o Inferno e outro o Purgatório…talvez o lar deles seja o paraíso…enfim…

    Outra coisa que ficou evidente, é sobre o que Dogen falou sobre as trevas que crescem por dentro…pensem na reação de Claire ao matar um dos outros ou mesmo o que fez Sayd…totalmente o oposto de Illana, que foi capaz de aceitar o homem que matou aquele que foi o mais próximo que ela teve de um pai…é claro que isto ainda está em aberto, pois pode fazer parte do lance do recrutamento, mas eu acredito que foi de coração mesmo…

    Seja como for, está cada vez melhor!

  75. Será que algum episódios dessa temporada consegue superar este sétimo?

    Na boa… Nem a Season Finale, eu acho…rs…

    **************************

    Parabéns a toda equipe do Dude que, novamente, fez um excelente, mas exceleeeeeeeeeeente trabalho de cobertura.

  76. Carla disse…
    Alexandre disse…
    Na minha visão, assim como o episódio anterior retratou Sayid se perdendo por completo, este nos mostrou a redenção de Ben.

    A única solução que o Sayd vê para todos os problemas em qualquer realidade é assassinar alguém… Esta perdido sim.

  77. Carla disse…
    Alexandre disse…
    Na minha visão, assim como o episódio anterior retratou Sayid se perdendo por completo, este nos mostrou a redenção de Ben.

    A única solução que o Sayd vê para todos os problemas em qualquer realidade é assassinar alguém… Esta perdido sim.

  78. Chorei riiiiiiooooooos O melhor episodio da temporada!
    Ben sempre foi o meu personagem favorito e a redenção dele foi a mais bonita que já vi.
    Adorei também ver o Jack assumir o controle da situação. Ver o Alpert perguntando ao Jack sobre o que eles deveriam fazer, foi perfeito!
    Até que enfim estão dando a importância que o personagem merece.
    Aguardo o final da temporada anciosa e muito feliz pelo que tenho visto até aqui.

  79. PS: Eu rí da torre do submarino de Papelão…rs…

    É ÓBVIO, que isso não desmerece o episódio… Mas que foi ridículo, foi…

    Ainda bem que a excelência de LOST está no drama e nas cenas de ação, porque os chamados "efeitos especiais", e componentes especiais são medonhos… pqp…rs…

    Mas como frisei, isso não muda em nada o quão espetacular foi o episódio…

  80. 1) É Carla, eu tbm adoro o Sayid, acho q ele até possa se reparar, mas de alguma forma chocante…um sacrifício talvez…

    2) No momento em que Ben conversa com Ilana e não a mata, creio que as "filhasdasputices" do Ben, acabaram.

    (Alexandre Ruiz)

  81. "André Luiz disse…
    A única solução que o Sayd vê para todos os problemas em qualquer realidade é assassinar alguém… Esta perdido sim."

    :o(
    Este é o jeito 100% racional de ver as coisas. Mas a vida também é feita de emoção…

  82. O contraste da realidade paralela (Ben escolhendo a felicidade de Alex) com a conversa entre ele e Ilana, mostra que ele se aposentou das canalhices…

    …não quer dizer que terá um final feliz. Só vendo.

    (Alexandre Ruiz)

  83. Para mim, esse foi o melhor episódio da série.

    Agora gente, por favor. Os candidatos não são imortais, eles simplesmente NÃO PODEM SE MATAR. Isso ficou bem claro no episódio.

    Passei a gostar desse novo Jack, parece que agora ele não vai mais enjoar os episódios…

    A série parece finalmente andar.

    E a redenção de Ben, que magnífico.

    Detalhe para o reencontro na praia, vide 1ª temporada.

    Agora sim já sinto que estamos terminando essa aventura…

    =D

  84. Acho que não poder se matar e não envelhecer são "dádivas" diferentes.

    Talvez nenhum dos Outros possa se matar, como o Tom conversou com o Michael fora da ilha (mas podem ser mortos por fatores externos) – sendo assim, ao ser tocado pelo Jacob, os losties se tornaram Outros (o que quer que isso signifique).

    Talvez ninguém na ilha possa ser morto até cumprir sua "missão" – Como o pai do Jack falou p/ o Michael antes da explosão.

    Isso explica também como o Desmond sobreviveu a explosão do Cisne. Caramba, o cara tava bem no meio da explosão… Só não explica por que ele ficou pelado…

  85. Outro comentário, achei o melhor momento do episódio a cena onde Ben precisa escolher entre a direção da escola e o futuro de Alex.

    Geralmente em pontos assim, a gente adivinha o que vai acontecer bem antes, mas ontem não teve como. Foi uma das únicas cenas da temporada em que o suspense ficou até o último segundo.

    O mais interessante foi ver o mesmo personagem, na mesma situação, tomando atitudes totalmente diferentes. Isso prova que há sim um livre arbítrio – Sayid então escolheu o caminho de mortes e não foi uma vítima do destino.

    Outro detalhe: Na ilha, Alex era a filha de criação de Ben, ele cuidou dela desde bebê e ainda assim escolheu o poder. Na escola, Alex era só mais uma aluna e Ben abriu mão do poder em nome do altruismo.

    MIB tava errado quando disse "It always ends the same."

    Parabéns

  86. Hm… tenho visto um pessoal se perguntando sobre as pessoas que foram tocadas por Jacob quando ainda crianças. Eu acredito que o dom tenha a ver com a questão de não envelhecer (decaimento da fisiologia em geral), não de não se desenvolver (crescer, etc.). Eu vejo assim: se uma pessoa foi tocada quando velha, não vai envelhecer mais que aquilo. Se alguém foi tocado antes do desenvolvimento total (criança ou adolescente), vai crescer e ficar no 'ápice' da forma.. eheheh

    Outra coisa que tenho visto é gente falando sobre o Michael ter tentado se matar e não ter conseguido. O fato de nós não termos visto se ele foi tocado não implica que o toque não tenha ocorrido!

    Também não acho que tenha uma regra muito complexa p/ esse negócio do toque (algo como: 'nãaoo, pq se Jacob tocou, a pessoa não pode se matar, mas se se ela tinha uma moeda de 5 cents no bolso e for um outro candidato, se o(F)Locke estava perto e a lua estava minguante, aí sim!'). Eu simplesmente acho que não vai ser assim pelo fato de soar estranho. Mas nada impede que outros elementos ainda apareçam nessa questão do dom, dos eleitos, etc. (mas não com regras complexas).
    O próprio Ben, acredito não ser um eleito até onde vi.

    Abraço

  87. Carla disse…
    "André Luiz disse…
    A única solução que o Sayd vê para todos os problemas em qualquer realidade é assassinar alguém… Esta perdido sim."

    ====

    Carla, qndo li achei q vc tava fazendo uma citação sobre akele espirito que guiava o Chico Xavier…rs

    Juro…até estremeci ele citar sayid,d epois q vi q era outro usuário.
    rs

    EPISÓDIO PERFEITO!

    Quase me fez chorar a redenção do ben
    Torci mto por ele, e deu certo!
    Iuipi

  88. Opinião Geral:

    ——————————————————————————–

    Sensacional,emocionante,revelador…Dr Linus foi uns dos melhores episódios para mim da temporada final juntamente com Sundown.Não dá pra dizer qual foi o melhor pois os dois foram sensacionais.Um com mais ação e outro com mais emoção e ambos com revelações.Mais o importante que LOST está igual a vinho,quanto mais velho melhor,a cada episódio um melhor que o outro.

    ——————————————————————————–

    Dr.Linus foi um episódio que tratou da redenção de uns dos principais personagens de LOST.Um personagem que amávamos odiar e agora adoramos`a amar.Benjamin Linus com a magnífica interpretação de Michael Emerson foi um dos maiores pontos positivos de LOST,tendo acontecido como a própria série nos ensina.Destino.Benjamin Linus seria para poucos capítulos e acabou sendo pra toda série.(Ainda Bem).

    Descobrimos que Benjamin é uma pessoa boa,e que devido às circunstâncias tornou-se uma maquiavélico.Más o importante é o arrependimento,e isso Ben de coração mostrou para Ilana e para nos todos.

    Na realidade da ilha ele arrependeu-se tarde de mais pois causou a morte de sua filha e de Jacob,más na realidade paralela,sem a influência de Jacob,o lado bom de Ben prevaleceu sobre seu lado mal.Más acabou se redimindo ao escolher o lado das pessoas,se tornando então como elas e não acredito que irá se opor daqui por diante.

    ——————————————————————————–

    Quanto ao restante da trama,as revelações foram um ponto forte.Richard Alpert não envelhece pois recebeu um "dom"ou "maldição" de Jacob que o tocou.Richard já tinha dito que não envelhece por causa de Jacob e dessa vez começou a explicar melhor e gostaria de ouvir mais a respeito.

    ——————————————————————————–

    Descobrimos tambêm que Jack e Richard Alpert não conseguem se matar.Quem mais está com esse carma?Vimos que Michael Downson tambêm não conseguia se matar.Quem mais?Será que todos os candidatos estão com esse dilema?E Michael?Com certeza veremos detalhes mais pra frente.

    ——————————————————————————–

    O aparecimento breve do monstro de fumaça nos confirmou que pretende reunir um grupo e sair da ilha.Será verdade?Vimos que ele tem poderes fora do comum e que parece tambêm ter que seguir regras,pois nada o impediria de matar todos da ilha num piscar de olhos."Surpresas nos aguardam na estação Hidra"

    ——————————————————————————–

    E Jacob?Quem é Jacob?Deus?Ele pode tudo até morto.Ele dá um "dom" ou amaldiçoa as pessoas ao com seu toque,encaixando com nossa disconfiança que ele resucitou John Locke quando caiu do 8º andar empurrado por seu pai.Jacob na minha opinião é o grande enigma de LOST.

    ——————————————————————————–

    Destaco a ótima participação de Jack(meu personagem favorito)que estava meio como figurante na ultima temporada e está vindo com tudo nessa.

    Mais emoções nos aguardam a partim de semana que vem.E vem aí Charlies Widmore…A ilha vai ferver..
    http://www.losthome.zip.net

  89. Alpert disse claramente que todos tocados por jacob recebem um dom, mas quem garante que é o mesmo dom para todos, que todos vão ser imortais ou não poderao se matar ou algo assim. Se voces analisarem os personagens vão ver que cada um tem o seu dom e cada um tem sua missão. Pra min isso ficou muito claro.

  90. Top Five da série de todas as temporadas…
    Ben Linus é um dos personagens mais incríveis q já surgiu na televisão.
    E, para minha satisfação particular, a Dharma Initiative tb existe na realidade paralela!
    O final… gente… Widmore está de volta e, como alguém disse, prepara o terreno para emoções dignas da excelente quarta temporada.
    Sem palavras, só posso concordar com o David: EXCELENTE EPISÓDIO

  91. Nesse episodio aparece uma mudança no padrão de flash sidways… antes, como no caso de Saiyd ele não conseguiu escapar de seu destino de matador… neste o Ben não deixou a Alex se ferrar , como já tinha feito na ilha. Até a metade do episodio parecia que o Ben ia seguir esse padrão…

  92. Mais um episódio digno de aplausos.
    A redenção do Ben foi emocionante!
    Interessante ver Jack totalmente transformado em um homem de fé.
    Widmore voltando para a ilha promete! Espero que retomem sua guerra com o Ben.

    Ah, e claro, vale ressaltar a menção à ilha e a Iniciativa Dharma feita pelo pai do Ben. Pelo menos um dos personagens já colocou os pés por lá na realidade paralela.

    E não sei pq tanta polêmica em torno da possível imortalidade dos escolhidos. Pra mim está claro que enquando você não cumpre sua missão, a ilha não o deixará morrer. Agora, é óbvio que isso não quer dizer que vc não possa ser morto. Entendo o toque de Jacob como uma proteção. Se isso representasse imortalidade, não faria sentido, por exemplo, o Dogen cogitar matar o Sayid. Ele só não o faz pq Jarrah é um canditado, protegido de Jacob e deve mantê-lo vivo. Ou estou equivocada?

    Davi e Jú, endosso a opião de um leitor que sugeriu que o próximo videocast tratasse das dicas e citações dos produtores ao longo das temporadas. Em plena reta final, ia ser bem interessante retomar histórias. Beijos!

  93. Muito bom episódio, mas continuo com a mesma impressão desde o início da sexta série: quanto mais vamos conhecendo as intenções dos outros (com Ben e Richard incluídos), mais fica a sensação de que, afinal, eles não eram assim tão conhecedores. Tantas atitudes misteriosas dessa comunidade dos “outros” ao longo das anteriores 5 séries, e agora eles parecem-me tão desnorteados como os sobreviventes originais do oceanic 815. Por exemplo, não consegui engolir a intenção do Richard de se suicidar. Ao fim de mais de um século na ilha a seguir ordens de Jacob, ele agora perde a fé assim tão repentinamente, acusando o seu dom de maldição? E o Ben, que antes parecia ter planos tão elaborados, e agora revela-se completamente à deriva – estou a lembrar-me, por exemplo, de quando, no final da quarta série, a caminho da orquídea, o Ben faz aqueles sinais com o espelho enterrado há 15 anos e recebe feedback… esse momento sempre foi, para mim, uma daquelas (pequenas) questões fascinantes, mas, nesta altura do campeonato, já não acredito que vá ter resposta. E a comunidade do templo que rapidamente se decide a juntar-se ao falso Locke só com base num anúncio do Sayid. Em cada novo episódio, tenho sempre esperança de que a perspectiva mude e eu descubra que afinal o rei não vai nu. Esperança não me falta.

  94. Alguns comentários são realmente inacreditáveis, e são piores do que aqueles que reparam em erros de continuidade que 99,99857 % da população não vê.

    Me refiro ao [Doctor] que comenta que "falta mais ciência" à Lost, que quer ver tudo expliciado cientificamente. Desde o início Lost sempre teve elementos extraordinários, e a explicação disso pode ser científica e/ou "mitologica/religiosa". A questão é que a série tem sua coerência interna, e os proutores decidem se a Ilha se explcia por ciência, mitologia ou os dois. É a coerêncai do argumento da série que vai ser conhecido até o fim. Se o interesse for só ciência, ou só mitologia, não dá pra condenar Lost, mas sim escrever a própria série. O prórprio doctor colocar elementos como Seth-Hórus na série de matéria-antimatéria….ou seja, na concepção de Lost, essa "mistura" esta presente. Como está presente nos grandes mistérios da vida. E independente de uma pessoa ser religiosamente cética (e totalmente crente na religião) ou cientificamente cética (e totalmente crente na ciência), ambos discursos, como se sabe, proliferam para produzir pontos de vista sobre os fenômenos, e devem ser considerados.

    Me refiro também ao [Eduardo] que diz: "Aceitar a explicação de que o Richard não morre porque o Jacob o tocou é brincadeira… trocaram os roteiristas por crianças de 10 anos?"
    Bom, em primeiro lugar, se esse tipo de informação não explica nada, interessa muito pela perspectiva de entender o que é a Ilha e o que é Jacob.
    Agora, desde o Piloto havia um avião que caia do voô, acertava uma Ilha no meio de um puta oceano e ainda despejava um monte de sobreviventes sem sequer uma eprna quebrada. Havia ainda uma fumaça preta com consciência e que matava pessoas. Devemos supor que crianças de 10 anos escreveram isso? Acho que não, esse é o clima da série, esse é seu tipo de argumento desde o início. E se algo não for explicado que falemos no fim. Mas aceitar que Jacob é uma entidade e portanto que pode fazer isso, é uma coisa que está implícita no argumento final. Isso é Lost.

  95. Quando pensei que a coisa ia engrenar, os caras pisam no freio com vontade e fazem mais um episódio onde NADA acontece. Foi no nível do da Kate, demoraaaaado pra passar. Por mais fera que o Michael Emerson seja, o roteiro não o ajudou. Ben conquistou todo mundo por ser (aparentemente) o mais esperto, o rei dos mind games. Depois vimos que ele era só um peão num jogo muito maior. Legal, embora triste por destruir de certa forma o personagem.

    Agora, desconstrui-lo ainda mais, leva-lo ao nível de um pobre coitado? Pra mim, não precisava. Ou melhor, não precisava dedicar um episódio inteiro a isso. Os flash sideways seguem me dando nos nervos, os caras ficam brincando com paralelos entre as realidades, mas sem acrescentar nada de relevante. Puro exercício de whatever. Ah, o Ben não salvou a filha, agora se redimiu? E DAÍ? O que importam as ações do Ben fora da ilha pro Ben original? O verdadeiro Ben? Continuo esperando que as realidades se liguem e os personagens, sei lá, se lembrem das duas vidas. Só assim pros flash sideways terem alguma relevância, afinal o que acontece com os personagens de lá pouco importa, se os originais não passam por tais experiências.

    Paralelamente ao Ben, coisas um pouco mais úteis. Um princípio de resposta sobre o Alpert, uma mudança de atitude do Jack. Mas é muito, muito pouco pra um episódio inteiro. Apenas insinuações de que vai acontecer alguma coisa, mas nada de fato acontece. E já temos 7 episódios… justiça seja feita ao final: arrepiante, de arrancar os cabelos (apesar de ser só mais uma insinuação). Mas levanta uma série de questões: o que vai acontecer? Por que e pra que Widmore foi pra lá? Vai tomar algum lado, ou vai ser uma 3a força? E o que diabo aconteceu com/onde estão Penny e Desmond?

    Espero que no próximo a história ande, não seja mais um exercício de whatever sobre a personalidade do Sawyer. O modelo a ser seguido é o do ep 6: a análise do Sayid serviu para, ou pelo menos seguiu paralela, a COISAS ACONTECENDO NA ILHA.

    Faltam (só) 10 episódios. Jacob nos ajude.

  96. Resumindo… Episódio emocionante!
    E parece estar na linha do que os produtores prometeram. Focar nas pessoas e não só nos mistérios.

    Parece que os flash-sideways estão encaixados de vez na trama (tirada a estranheza do começo da temporada, parece que o pessoal começa a se acostumar).

    Fiquei ainda mais curioso pela história do Alpert, e parece que o episódio focado nele vai vir para explodir cabeças, não?

    Obs.:
    Pessoal, pára pelo menos uns 15 minutos antes para ler alguns comentários já postados por aqui. Dessa forma 100% de suas dúvidas já seriam resolvidas.

    A questão do toque de jacob já foi explicado 1000 vezes, e tem gente ainda confundindo "gift" com "imortalidade".

    A pessoa não pode se matar, mas pode ser assassinada ou morta por outra.

  97. P

    E

    R

    F

    E

    I

    T

    O

    PARABENS A DIREÇÃO, A QUEM ESCREVEU E PRODUZIU ESTE EPISODIO, UM PRESENTE PARA

    Michael Emerson

    QUE AGARROU A PERSONAGEM E FEZ AINDA MAIS COMPLEXO E COMPLETO DO QUE EU PODIA IMAGINAR [UM PRESENTE PRA NÓS]

    B

    R

    A

    V

    O

  98. Linus se convertendo, ele mudou mesmo. Junto com isso a chegada de widmore a ilha, tem cara de confronto Linus x Widmore.

    com isso APOSTO aqui, que com essa conversão junto com o fim da temporada, digo que o Ben vai pro beleléu!!!

    o cara que foi uma pedra para os outros a série inteira agora sacrificará a vida por eles.

    A não ser, que tenha um propósito maior.

    Veremos.

  99. MIchale Emerson é um puta ator. Ponto. Dito isso, considero esse episódio o melhor da temporada e um dos melhores de LOST.

    E esclareceu várias coisas sim, como, por ex, pq o Michael não conseguiu se matar qdo saiu da ilha.

    No entanto, acho q muita coisa, ao fim, vai ficar em aberto, para os próprios espectadores montarem seu quebra-cabeça. E eu vou te dizer: faz parte.

  100. NÃO VI OU OUVI EM NENHUM MOMENTO QUE RICHARD E IMORTAL!!
    ELE NÃO E IMORTAL SO NÃO PODE SE MATAR SE ALGUEM ATIRA NELE ELE MORRE UÉ. TUDO BEM QUE SE NÃO APARECER NENHUM MARGINAL ELE VAI VIVER MUITO (PRA SEMPRE),MAS ELE NÃO E IMORTAL

  101. Não sei quanto aos outros, mas para mim esse episódio foi o mais tocante de toda a temporada até aqui. Ver o Ben sair da condição em que estava para a atual me fez ficar emocionado.

    Ele estava meio desaparecido no "início do fim" (se é que me entendem), mas entrevejo um final glorioso para ele lá na frente. Quem sabe ele morrerá por algo que realmente valerá à pena.

  102. @Joao: Se ficou tão claro assim p/ vc que cada um tem um dom diferente, por que não reparte com a gente então?
    Acho engraçado isso, como se estivesse falando: 'tenho um segredo! Mas não-te-con-to!'
    eheheh

  103. Ô, povo, vocês são muito literais. Tá bom, o Richard diz que foi tocado pelo Jacob. Mas não precisa ser ao pé da letra, né? E só porque Jacob o fez "imortal" (não pode envelhecer nem matar a si próprio), não quer dizer que todos que tenham sido "tocados" por Jacob tenham as mesmas características.
    Povo viaja até demais nas teorias, as vezes 😛

  104. @Hugo_O

    Pow, pra mim ficou claro que o dom é a "imortalidade" (não envelhece, mas pode ser assassinado)… Ou então, que coinscidência o dom do Jack e do Richard ser o mesmo! D:

    Seria tosco se fosse isso, mas não to dizendo que tenho 100% de certeza… Só uns 90% 😛

    Aliás, um tal de @JOHN disse lá em cima que o Michael não foi tocado pelo Jacob. Ué, outra coisa que ficou clara pra mim nesse epi, é que ele FOI TOCADO sim e justamente por isso não podia suicidar.

    Eu tô maluco? D:

  105. Achei o episódio chato, diferente da maioria. Depois do final eletrizante do episódio passado, veio um sem nenhuma forte emoção, com uma narrativa arrastada. E isso faltando pouquíssimos episódios para o término da série.

    Poderia nem postar este comment, mas gostaria de chamar atenção pra uma coisa, que eu acho que a galera está esquecendo: temos que respeitar a opinião de cada um, independente se gostou ou não, se vai criticar ou elogiar. Pq isso aqui é um espaço para isso, para colocarmos as nossas impressões sobre a série. Se fosse um lugar destinado apenas a elogios a série, não teria a mínima graça.

    Por isso, já que somos todos fãs de Lost, vamos respeitar a opinião alheia, pois se alguém postar algo que não seja digno de estar aqui nos comentários, nosso querido Davi remove, sem pestanejar.

    E viva a liberdade de expressão!

    Abraços a todos.

  106. Mais alguém percebeu na sutil ironia com relação ao pai de Ben??? Na ilha ele faleceu pelas mãos do filho utilizando uma bomba de gás, enquanto na realidade paralela Ben o ajuda a sobreviver ou ao menos melhorar a vida dele, através de um cilindro de gás tambem(maybe oxigênio).Embora possa parecer meio maluco, mas quando se fala de lost tudo pode ter um significado ou, no mínimo, pode ser uma ironia.

  107. @Bruno: sim. Eu concordo com vc. Estava sendo sarcástico. Se vc ler meus outros posts vai ver claramente o que penso. É que as vezes não dá nem vontade de ler os outros comentários. P/ mim, se alguém quer mostrar um ponto (e tem tanta certeza assim), deve mostrar algumas evidências e não se basear só no feeling… Mas isso é só minha opinião.

  108. Minha cabeça explodiu com a cena do Widmore chegando na ilha, colocaria minha mão no fogo que era o Desmond.

    E a cena do Ben se justificando para a Ilana foi realmente muito emocionante, parabéns Michael Emerson.

  109. Episódio perfeito!

    Fiquei megaemocionada com Ben (Michael Emerson) nesse episódio. Não consigo nem descrever a forma que Ben, agora verdadeiro e sem malicia, ficou quando Ilana disse que o aceitaria e quando Jack, Hurley e Richard voltaram… ele sozinho no canto, com os ombros caídos… Me deu uma pena, uma coisa… sei lá. Fantástico Michael!

    Os produtores falaram que a realidade paralela ia meio que chocar (corrijam-me se estiver errada) com a realidade original, seria esse episódio um indicio disso? Com a citação da Iniciativa?

  110. Pontos curiosos do episódio:
    – Roger Linus dizendo que aquelas pessoas da iniciativa dharma ERAM pessoas de bem e o que seria àquela altura o Ben se tivesse continuado lá. Ou seja, que teriam eles (do Dharma) cometido?
    – A ilha afundou depois que eles saíram então?
    – Jack parece que realmente encontrou seu objetivo
    – Todos que Jacob toca se tornam imortais ou apenas quando ele de fato dá o dom (toca e ainda diz sua missão)?

  111. @lulu, não precisa queimar cabeça pensando em conspirações, não. O Roger disse que ERAM boas pessoas, simplesmente porque ele não estava mais lá. Geralmente quando não vemos alguém por MUITO tempo, costumamos nos referir a elas no passado: ERAM legais, ERAM engraçadas, ERAM bonitas. O que não quer dizer que elas deixaram de ser o que eram, só que você não sabe mais do paradeiro delas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie seu comentário!
Escreva seu nome aqui