Fim (?) do mistério: ABC confirma identidade da estátua

Com spoiler para quem NÃO viu o fim da 5ª temporada (será que ainda existe alguém que não viu?)

Depois de muita especulação e incerteza, um dos mistérios que a 5ª temporada tinha deixado em aberto foi solucionado. Pelo menos é o que indica o resumo oficial de “The Incident” publicado no site de Lost na ABC. Segundo o texto, a estátua que vimos no início do episódio que encerrou o penúltimo ano de Lost, é mesmo a representação da Taweret, a deusa da fertilidade que na série aparece segurando dois ankhs, objetos que segundo a cultura egípcia, representam o sopro da vida…

(Clique na imagem para aumentá-la)

Leia mais…

    Pois bem, parte do mistério pode estar esclarecido, mas ainda ficam no ar nossas dúvidas sobre o que ela representou para a ilha dos tempos em que Jacob e seu inimigo ainda sem nome discutiam sobre a natureza humana e sobre o que teria provocado sua implosão pré-1974, ano em que Sawyer, Juliet e cia se estabeleceram no passado da ilha logo após terem visto a imponente construção de costas.

    Com essas questões em mente, deixo o convite para que você divida conosco sua opinião sobre o tema. Acredita que ainda há mais revelações a respeito da estátua, ou tá bom demais simplesmente saber quem ela representa?

38 COMENTÁRIOS

  1. Dá-lhe Davi! Sempre atualizando o blog! (quero ver como vamos fazer para passar esse “ano”….)

    Davi, você já pensou em fazer um “cronograma” para assistir os melhores episódios daqui até a sexta temporada?

    E daí nós, leitores do blog vamos acompanhando e discutindo com vocês aqueles episódios que forem “da semana” ou da vez…

    Forte abraço,

    Felipe Ribeiro, SP

  2. EU JÁ SABIA….

    falando sério agora, acho que ainda falta saber pq jacob “morava” lá no pé da estátua, quem eh ele e o que tem haver com fertilidade….

    ** davi, não deixa de publicar notícias não…. abraço…. rumo a 2010

  3. @Felipe, estamos pensando nessa ideia 🙂

    @ “-” , como indiquei no texto, não se trata de entrevista, mas sim do resumo oficial do episódio dsponibilizado no site oficial da série na ABC.

    @Kiko, fique tranquilo pois o volume de posts do blog pode até diminuir, mas jamais vai cessar até o retorno da série.

    Abraço a todos!

  4. Acredito que o fato da estátua, que representa uma divindidade relacionada à fertilidade, estar quebrada seja uma alegoria a incapacidade das mulheres de darem a luz na ilha. Não acho que isso aconteça pela estátua estar quebrada, mas tenho certeza de que simboliza isso.

  5. Eu estava pensando, o pé da estátua não foi mostrado em 74/77. Será se ela não exisitia inteira ainda nessa época? Acho que ela pode ter sido derrubada com a explosão da bomba, e a partir daí terem começado os problemas de fertilidade na ilha, não por causa da estátua diretamente, mas devido a radiação da bomba.

  6. e la se vao nossas divagacoes sobre Sobek-rá… rsssss e esse é o grande recheio de Lost, sempre deixando lacunas para que nos preenchamos e depois nos mostram que nao é bem assim… rssss vamos ver como td se encaixa… Vlw David, Juliana por nos deixar sempre atualizados!!! Abção a todos

  7. Davi, gostei da opnião do Filipe… fazer um review de episódios seria uma boa… se bem que dá pra assitir todos e ainda sobra tempo!rsrs.

    Finalmente revelaram o que é a estátua, e não só o que “havia embaixo” dela. Esse papo de fertilidade provavelmente vai ter a ver com o caso das mulheres que engravidam na ilha, mas no fim acho que não vai levar a nada, afinal todas as grávidas e seus filhos foram colocados meio que de lado ultimamente: Claire nem apareceu, Aaron que era tão “especial” (como Walt) nem voltou pra ilha, Sun que foi alvo dos outros quando grávida foi a única a não voltar no tempo e sua filha só apareceu num epísódio nessa temporada. Enfim, a menos que Taweret tenha alguma ligação com o suposto caso de “impotência” do Jin (mas vimos que o cara teve uma pimpolha com a Sun ainda na temp. passada) não consigo ainda ver como ela vai se ligar na trama (grande novidade! Até parece que sou só eu que to meio “perdido”)

  8. Falando em estátua, eu não me conformo com o erro porco que foi cometido pelos produtores. rsrsrs

    Na segunda temporada o pé da estátua que é mostrado é o pé esquerdo, no ultimo episódio da 5ª temporada, é o pé é o direito :0. Isso sem contar que a base que sustenta a estatua é completamente diferente entre uma temporada e outra.

    Há os que defendam a teoria de que existiram duas estatuas na ilha, mas eu particularmente não acredito nisso não, ao meu ver foi um erro de continuidade. Um erro que não interfere em absolutamente em nada na narrativa da série, mas poxa, a revelação de um dos mistérios mais esperados por todos nós fãs, e os produtores comentem esse dislize. rsrsrs, mas estão perdoados.

    Em tempo, gostaria de registrar aqui minha grande admiração pelo trabalho do Davi e da Juliana. Parabens, vocês são meus idolos. o/

    Grande abraço a todos

  9. Como a estátua não foi mostrada (talvez ainda não) com a explosão lá na Cisne, de repente foi ali q ela desmoronou… Ou vai ver o Black Rock foi puxado pelo magnetismo pra dentro da ilha, a milhão, e atropelou aquele jacaré de umbanda!

  10. http://www.crystalinks.com/taweret.html

    Nesse link tem um texto sobre a deusa e em algumas coisas interessantes como a maneira que ela é representada na arte como uma composição de várias coisas que o povo temia ou o fato dela ser a guardiã da terra dos mortos. Também uma parada dela ser a contra parte da entidade Apep que morava abaixo do horizonte.

    Seria legal um post que trouxesse informações sobre essa mitologia e apontasse as possíveis ligações com a série.

  11. Agora, sendo Tawaret…
    …é a deusa da fertilidade e os amuletos nas mãos da estátua representa isso então.
    Será que por estar a estátua destruída, se abateu uma maldição na ilha depois do incidente?

    Não me recordo de ver nenhuma imagem da estátua nos anos 70, o passado onde se encontravam Sawyer e Juliet.

    É que antes do incidente suceder (será que sucedeu mesmo?) os bébés faziam-se e nasciam na ilha. A ilha era “fértil”… e deixou de ser.

    Por falar em Juliet…

    Terá sido Juliet, que estando grávida, a razão da infertilidade na ilha após o incidente?
    Terá sido ela a ofensa ao sucedido á estátua e que fez abater, apartir daí, a tal maldição de infertilidade na ilha?
    Lost: Perdidos… a estátua da deusa Tawaret (parte 2)
    , tem mais neste artigo.

  12. Conforme o “lucas” disse lá em cima, creio que o pé da estátua tenha sidoi mostrado sim em 74/77. Simples: Quando Lock cai no poço, o último clarão espontâneo da ilha mostra a estátua inteira para Sawer e os outros. Depois daquilo o Lock move definitivamente a ilha e deixa todos em 74/77, aí, é mostrado de novo e nada de estátua… assim, não creio que a estátua estava “de pé” em 74/77 e muito menos creio que a “Jughead” a destruiu… a não ser que haja algum erro de continuidade e os escritores batam nessa tecla.. que a bomba destriui a estatua, dando infetilidade a ilha. Abração!

    lucas disse…
    Eu estava pensando, o pé da estátua não foi mostrado em 74/77. Será se ela não exisitia inteira ainda nessa época? Acho que ela pode ter sido derrubada com a explosão da bomba, e a partir daí terem começado os problemas de fertilidade na ilha, não por causa da estátua diretamente, mas devido a radiação da bomba.

  13. Primeiro o Soya vê a estátua, mas qdo dá um clarão, Soya não vê a estátua mais ali. Não lembro direito, mas houve mais algum ou aquele foi o último? Pq se houve, daí aquela “falta” da estátua não quer dizer nada, ainda ficaria em aberto a teoria da destruição pela bomba, incidente, ou qquer coisa assim da jacaré de umbanda… Como diria o Didi Mocó, coisa horrorosa!

  14. Uma coisa é certa: se a estátua tem a ver com o fato de as mulheres não poderem mais parir, ela só foi derrubada depois de, pelo menos, 1977, que foi o ano em que Ethan nasceu – na ilha – e bem saudável.

  15. Tá certo que saiu no resumo oficial do episódio dsponibilizado no site oficial da série na ABC a confirmação(?) de que a estátua é de Taweret, mas como dizia o “velho deitado”, uma imagem vale mais que mil palavras.
    Depois de observar várias representações de Taweret, reparei o seguinte:

    1. Em todas ela aparece grávida e seu corpo é humanóide, inclusive com patas e não pés. Nossa estátua parece grávida para vocês? Na verdade, o corpo parece mais de um homem que de uma mulher/fêmea;

    2. Em nenhuma representação Taweret utiliza vestimentas humanas. Nossa Estátua usa sandálias e um saiote que é utilizadoapenas pelos homens, as mulheres usavam vestidos;

    3. Ela não seguran Ankts, mas sim uma espécie de bengala nas duas mãos.

    Será que cometeram mais um errinho ao pruduzirem a estátua? Será apenas uma “versão ilhoa” de Taweret? Ou não é Taweret?

    Huuumm?

  16. se olharem com calma a estátua da Tawaret no LOST dá pra ver a ponta de uma teta caída. se e quando a gente a vir de frente, vai que vamos ver a barriga de grávida.

    os takes da estátua me assustaram nessa temporada, deram medo mesmo. quando o pessoal vê ela de costas e quando a câmera sobe nesse fim de temporada e mostra de relance a cara de crocodilo dela.

    cuidado com a cuca, a cuca te pega, kkkkkkk!

    hector
    www. gomademascar.net

  17. Ainda acredito que o Black Rock foi levado por um tsunami até o meio da floresta… e minha teoria se fortalece agora com a possibilidade do mesmo tsunami ter levado parte da estatua!!
    seria esse um artificio de Jacob pra evitar que o navio fosse embora sem desembarcar na Ilha? =P

  18. bom, vou me aventurar a explicar o lost.
    na verdade é uma série sobre mitologia egípcia.
    os egípcios acreditavam na vida após a morte. tinham todo um esquema
    semelhante a várias religiões. Ou seja, após a morte fisica havia um
    julgamento.
    nesse julgamento o morto precisa confessar 42 pecados (alguém lembra
    desse número?)
    quem presidia o julgamento era Osíris e Anúbis fiscalizava o momento
    da pesagem do coração. a representação de anúbis é com uma cabeça de
    chacal. uma figura igual a que está gravada na pedra que apareceu
    quando o Ben foi se encontrar com o monstro de fumaça. E que está
    gravada no tapete que o Jacob fez.

    Na mitologia egípcia Osíris (http://pt.wikipedia.org/wiki/Os%C3%ADris)
    e Seth (http://pt.wikipedia.org/wiki/Seth) são dois deuses e irmãos.
    Osíris pegou a mulher de Seth e teve um filho com ela (anúbis –
    http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%BAbis). Seth descobriu e matou o
    irmão. O epísódio da morte de Osíris é interessante. Seth deu uma
    festa, mandou fazer uma caixa com as exatas dimensões de Osíris e
    disse a todos os participantes da festa (incluíndo o próprio Osíris)
    que quem coubesse na caixa ele daria muitos presentes. Osíris entrou e
    fecharam a tampa da caixa e jogaram a caixa no rio Nilo. O rio levou a
    caixa que se prendeu numa árvore de tal forma que o tronco da ávore
    cresceu em volta da caixa.

    Ilana chega com uma caixa e o corpo de Locke dentro dela. Ilana em
    hebraico significa árvore frondosa. E foi a ela que Jacob pediu ajuda.

    A esposa de Osíris consegue resgatar o corpo e Seth ao descobrir,
    parte o corpo em 16 ou 42 pedaços (conhecem esses números?).

    Segundo o que vi na wikipedia o nome de Osíris pode ter essas
    significações: “Entre os vários significados propostos pelos
    especialistas, encontram-se hipóteses como “Aquele que ocupa um
    trono”, “Para criar um trono”, “Lugar/Força da Olho” ou “Aquele que
    copula com Ísis”. Contudo, a interpretação considerada mais aceitável
    é a que considera que Osíris significa “O Poderoso”.”

    Seguindo a mitologia egípcia, após matar Osíris os demais deuses se
    voltaram contra Seth. Seth foi morto por Hórus, também filho de Osíris
    mas com sua esposa Ísis.
    Locke maquiavélico/Seth fez ben matar Jacob para não ser ele
    mesmo o autor desse ato. Assim ele poderia “matar” Jacob sem sujar as
    mãos. Um dos pecados que condenava a alma do homem, segundo o
    julgamento dos egípcios, era o assassinato.
    resumindo, Jacob é Osíris, o grisalho que vira o Locke-maquiavélico é
    Seth. A fumaça é Anúbis.

    E lembrando o diálogo entre Jacob e o homem grisalho no começo do
    episódio The incident, esse texto do wikipedia parece um resumo
    “Seth (ou Set) é o deus egípcio da violência e da desordem, da
    traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e
    serpentes. Seth era encarnação do espírito do mal e irmão de Osíris, o
    deus que trouxe a civilização para o Egito.”

    Exatamente o diálogo entre jacob e o homem grisalho. Um fala do
    progresso e o outro da desgraceira toda.

  19. Bem bacana toda a info que vc postou KIHOMA, creio que os produtores devem ter utilizado pelo menos parte dela para montar a mitologia da serie, mas nao creio que sera exatamente assim… vamos esperar pelos proximos capitulos… rsss

    abç a todos

  20. Questiono: A ilha foi evacuada (saiu todas as mulheres e crianças no submarino), sendo assim nao existia nem uma mulher na ilha para prociar após a bomba. Se as mulheres nao conseguiam engravidar, deve só por um motivo maior, ou entao a radiação ainda ficou mto presente por mto tempo na ilha (isso se a bomba explodiu) pq as mulheres q nao conseguiam mais ter filhos foram aquelas que chegaram depois na ilha. Eu ate entendo que seriam as hostis que nao conseguiam engravidar (após a purgação?) e nao alguem da dharma.

  21. Pessoal, uma pesquisa no Wikipedia revela muito sobre a estátua de taweret: “Tueris, “A Grande”,era a deusa da fertilidade e protetora das embarcações e das grávidas. Também foi uma deusa celeste, a “Misteriosa do horizonte” na mitologia egípcia. Ajudou a Horus en sua luta contra Seth.Figura grávida, de pele negra, cabeça de hipopótamo ou de mulher, com chifres e disco solar, patas de leão, cauda de crocodilo e seios muito grandes. Também como uma porca.” Certo ou não?

  22. Já que a estátua representa a deusa da fertilidade, e as mulheres da Dharma foram evacuadas, concluí-se que ou as mulheres hostis não podem dar a luz aos filhos por terem sido atingidas pelo eletromagnetismo e/ou bomba H e essa energia [desde 1977] permanace até 2007, influenciando as mulheres Dharmas que provavelmente (com certeza) voltaram a ilha após uma quarentena, inclusive a Sun (bem)pós incidente; ou esse incidente, seja pela força do eletromagnetismo ou pela bomba H, deve ter destruído a estátua Taweret, que provavelmente estava erguida até 1977, talvez uma pequena dica de sua existência nessa época seja do marido da Amy (5×08″LaFleur”) com aquele amuleto que está na mão da estátua, e Ben no episódio final ou deve ter mentido para a Sun sobre a estátua estar destruída desde a sua chegada na ilha ou ele não a viu quando era pequeno.

  23. Olá. Para mim vcs estão errados.
    Bem, eu acho que essa estátua representa anubis.
    http://mythsoftheworld.net/egypt/images/anubis1big.jpg
    Conhecido como deus do embalsamamento, presidia às mumificações e era também o guardião das necrópoles e das tumbas. Os egípcios acreditavam que no julgamento de um morto era pesado seu coração e a pena da verdade (como podemos ver em muitas gravuras egípcias). Era quem guiava a alma dos mortos no Além.

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie seu comentário!
Escreva seu nome aqui