Comentários do ep. 5×16/17 “The Incident” – Final da 5ª temporada de Lost

Com óbvios spoilers para quem ainda NÃO viu o episódio

Dentre todas as ‘viagens’ que Lost nos proporcionou ao longo de sua jornada até aqui, uma das que sempre me fascinou diz respeito à discussão do livre arbítrio vs destino. No ciclo dessas cinco temporadas, vimos várias situações envolvendo as histórias daqueles personagens que pareciam confrontar esses dois opostos de forma irrefutável. Pois é, eu disse pareciam, pois como “The Incident” evidenciou, o que a história da ilha sempre reservou para nós, é que há ali, uma grande batalha (filosófica, religiosa ou mesmo antropológica se você você preferir) colocando de um lado a crença de que o homem apesar de falho sempre pode ser ou se tornar bom em contraste àquela que só enxerga o homem como a representação de uma natureza corrupta, destruidora e irrecuperável. Com isso em mente, o encerramento do penúltimo ano da série deixa para mim uma certeza: a de que Lost, antes dos mistérios, é mais do que nunca uma série sobre pessoas que guiadas por uma mescla de livre arbítrio e destino, podem caminhar rumo à redenção ou à condenação.

Leia mais…

    Nesse cenário que Lost agora escancara na nossa frente, a até então enigmática e misteriosa figura de Jacob se apresenta como a força que representa a fé na capacidade do homem em ser bom mesmo quando o caminho mais fácil e sedutor possa ser o do mal. A cena de abertura do episódio aliás, explora a questão de forma objetiva apontando a existência do contraponto daquele representado pelo homem (Paul?) que perdera há tempos a fé e a paciência com aquele discurso e que como vimos ao final do episódio, nutria um ódio mortal por Jacob.

    Considerando essas peças, é curioso notar que aquele que julgávamos ser Jacob durante todo esse tempo, ou seja, o vulto que vimos rapidamente pedindo socorro ao Locke no 20º episódio da 3ª temporada (“The Man Behind the Curtain”), era na verdade o grande inimigo do verdadeiro Jacob. Fato é que o Fake Jacob/Locke* acabou enxergando na fé e na sede de Locke por entendimento sobre seu papel naquele lugar (àquela altura ele buscava a liderança dos Outros), a oportunidade perfeita para livrar-se da prisão que lhe fora imposta (aquelas cinzas afinal serviam para impedí-lo de sair e não para que algo/alguém se aproximasse dali) e buscar a abertura, o buraco (loophole como ele fala no início e no final do episódio) que lhe desse a chance de provar a Jacob que o errado na história era ele, a força que acreditava na capacidade do homem em fazer escolhas certas, mas que acabou vitimizado por um homem a quem sempre ignorou: Ben Linus.

    *Vou chamá-lo assim para facilitar a compreensão por enquanto.

    É óbvio que com as poucas informações que nos foram dadas, especular sobre o real papel de Jacob e do Fake Jacob/Locke, suas origens e propósitos na ilha fica complicado, mas o que é importante destacar, é que “The Incident” explorou nessa importante nova sub-trama a presença de Jacob em momentos chave das vidas de 5 dos Oceanic 6, meio como se estivesse direcionando seus caminhos para que um dia chegassem ou no caso de Hurley e Sayid, retornassem à ilha, ainda que em algumas passagens deixasse claro que a opção de escolha, ou seja, o lívre arbítrio (olha ele aí de novo) era possível mesmo que o fizesse de forma manipuladora.

    Mas chega de Jacob por enquanto e falemos do Incidente propriamente dito que, afinal, acabamos nem vendo qual ou o que é. A bomba em si era o incidente? Tendo a acreditar nas palavras questionadoras de Miles a certa altura do episódio levantando essa bola. Achando que iria mudar alguma coisa, Jack acabou influenciando exatamente tudo aquilo que queria evitar. Agora, a bomba explodiu efetivamente? Para mim não, já que vou apostar desde já na ideia de que o clarão que vimos encerrando o episódio nada mais foi do que um fenômeno de exposição àa alta carga eletromagnética parecida com aquela que Desmond experimentou no final da 2ª temporada quando girou a chave. Com isso, imagino que no início da 6ª temporada veremos grande parte dos personagens presentes àquela altura na área de construção da Cisne ‘acordando’ em um momento entre a chegada do voo 815 à ilha e aquele onde se desenrola toda a história do fake Jacob/ Locke, Alpert, Ben, Sun mais Lapidus, Illana e Bram, que como vimos tem o corpo do verdadeiro e infelizmente falecido John Locke.

    “The Incident”, não tenho dúvidas, certamente é dentre todos os finais de temporada, o com maior potencial para dividir opiniões. Rico em desenvolver a mitologia da série (além de Jacob vimos como era a estátua afinal; tivemos dica sobre os motivos de Alpert não envelhecer; sobre qual seria o papel de Illana e Bram na ilha e por aí vai) e em surpreender e chocar, fato é que o episódio lança mais perguntas do que respostas. E como se isso já não bastasse para testar (ainda mais) a paciência de todos nós, os roteiristas se deram ao luxo de encerrar o episódio deixando totalmente em aberto as resoluções e os destinos de quase todos aqueles personagens, o que inclusive nos remete à sensação deixada com a abertura da escotilha no final da temporada de estreia da série. Seja lá como for, com ou sem respostas, o que eu posso afirmar com muito entusiasmo é que amei “The Incident” e o encerramento do penúltimo arco da série. Nessa temporada como destacava a tagline, o destino nos chamou. Em 2010, como já revela o vídeo que você confere logo abaixo, ele será conhecido. Ansiosos para o encontro?

    Outras observações:

    – Bem que eu disse no podcast sobre “Follow the Leader” que achava estranho Locke ter se referido a si mesmo na 3ª pessoa na cena em que instruiu Alpert sobre o que fazer e dizer a si mesmo. Tá aí, a explicação daquela desconfiança.

    – A pergunta continua: quem estava atirando no grupo de Sawyer, Locke, Juliet, Faraday e Miles naquela cena do início da temporada?

    – À certa altura do episódio Bram pergunta a Illana se Lapidus poderia ser um candidato. Que papo é esse? Candidato a emprestar o corpo para um desencarnado Jacob, talvez?

    – Muitos apontam que o fake Jacob/Locke podia ser simplesmente o monstro de fumaça. Particularmente discordo porque ambos estavam em locais diferentes ao mesmo tempo. Para isso basta pensar que se o fake Jacob esteve preso na cabana por um longo tempo, como seria possível termos visto o monstro de fumaça tantas vezes em partes distintas da ilha? Penso que o fake Jacob possa até controlar o monstro, mas pelo menos por enquanto prefiro acreditar que são forças distintas.

    – E Richard Alpert afinal, chegou na ilha com o Black Rock? Minha aposta simples e direta baseado no que vimos nesse episódio é que sim.

    – Curioso que em todos os encontros com os Oceanic 6 mais Locke, Jacob tenha feito questão de tocá-los. Haverá algum significado nisso? Só o tempo dirá.

    – Sobre os encontros aliás, bacana ver como se desenrolou a cirurgia que marcou a vida profissional de Jack. Para quem não lembra, aquela situação (com a história de respirar contando até 5) foi a exatamente a mesma que Jack usou para acalmar Kate no piloto da série, lembra?

    – Ótimo finalmente rever Vincent e principalmente Rose e Bernard. A curta cena com o casal serviu para explicar por onde eles andaram durante os três anos que se passaram na ilha, mas sobretudo para evidenciar um tom sultilmente onisciente dos dois. Quando e como voltaremos a vê-los? Estariam os dois afinal, fadados a serem o casal Adão e Eva da caverna?

    – Agora as críticas (sim, nem tudo é perfeito). Foi só eu, ou vocês também ficaram incomodados com a real justificativa de Jack ao Sawyer para querer explodir a bomba? Todo aquele sacrifício por ter perdido a Kate? Ah, por favor, né Dr. Jack!?

    – O mesmo aliás, podemos dizer da mudança repentina de atitude da Juliet. Querer dar cabo da iniciativa de Jack por temer perder Sawyer para Kate? Particularmente achei bem torto aquele papo dela de que “se eu não te conhecer, não te perderei.” Críticas à parte, confesso que achei muito emocionante a cena da despedida dela com Sawyer, que aliás realmente ganhou mais brilho com a cada vez mais eficiente atuação de Josh Holloway.

    – Quem gosta de respostas para pequenos mistérios deve ter ficado feliz, afinal, finalmente vimos a explicação de como Pierre Chang / Marvin Candle acaba perdendo seu braço.

    – Sempre um prazer ver Michael Emerson trabalhando. Construindo um Ben que vai ficando gradativamente mais frágil ao longo do episódio, Emerson conseguiu transmitir na dose certa, toda a frustração que seu personagem teve quando questionou Jacob sobre o fato de ter passado vários anos sendo ignorado na ilha.

    – E para encerrar uma pergunta direta: você acredita que Juliet tenha morrido?Vídeo Teaser da 6ª temporada

E ainda hoje (hoje mesmo) não perca o tradicional post com easter eggs as curiosidades e a repercussão de The Incident, que virá caprichado pode ter certeza.

302 COMENTÁRIOS

  1. chorei com a cena da Juliet… O q Jacob falou pro Locke??? E pq Illana não falou era o Locke dentroda caixa??? Tinha q encontrar o Ricardus pra que??? Meu, eles vão “encerrar” essa temporada só em janeiro/fevereiro do ano q vem!!!! oh no!!!!

  2. Na verdade, acho que depois de tudo que vimos até aqui, o final não me surpreendeu. A sexta e ultima temporada deverá ser um replay da primeira, onde nós iremos brincar de “jogo dos sete erros” vendo o que mudou, e o que não mudou. Das duas uma: Ou a bomba cumpriu seu papel, ou ela sempre esteve ali, como Miles mesmo disse. Só para constar, como físico, posso dizer que dependendo da profundidade e da potência da bomba, ninguém na superfície precisa morrer, mesmo com um túnel sobre a bomba.

  3. isso foi a lá 1ª temporada quando todo mundo pensou que saberiamos oq tinha dentro da escotilha e…. fim! hauhauhuhauhauhauha
    nossa! eu adoro sofrer por essa série! agora mais 9 meses de sofrimento…
    9 meses né?
    os ultimos de recesso de lost =//
    excelente final de temporada!

  4. Apesar da falha no streaming, consegui assistir 80% dos episódios.

    Gostei MUITO do final, mas não posso deixar de criticar a motivação de Jack para querer apagar o passado.

    Afinal, era EVIDENTE que após voltarem para a ilha quem estava se distanciando de Kate era ele mesmo, e que Kate estava disposta a lhe dar uma nova chance … essa história de que “eu a tinha e a perdi” pra mim foi MUITO forçado, sem falar que é totalmente ilógico, pois em 1977 com Kate ao seu lado, como bem disse Sawyer, Jack tinha uma chance, e seguindo com seu plano de apagar o passado para fazer o voo 815 pousar em Los Angeles a sua chance de terminar com Kate é inexistente.

    PS: alguem pode me dizer o que tinha dentro da caixa da Llana ? O streaming falhou bem nessa hora !!!

  5. Eu falei que o locke estava mal!!!!!!!!

    Não era o Locke. Diferente do pai do Jack que sumiu, o corpo do locke estava lá.

    Aquilo era o monstro de fumaça o tempo todo.

    Para variar, o Ben causou o mal.

  6. aquele camarada que fala com o jacob no começo, diz que algum dia iria encontrar um LOOPHOLE

    e o jacob diz que estaria ali esperando…

    parece que o locke vivo ali é esse cara, pq ele quer matar jacob, conforme o dialogo entre os 2

  7. Definitivamente, Lost faz mal ao coração! Que episódio! Que sequência aquela do Jack com a bomba e tudo mais! Tenho que ver de novo com calma, mas ainda nem sei o que pensar!
    Foi demais!

  8. Ótimo fim de temporada e provavelmente o melhor episódio da série. Digo provavelmente por que ano que vem, com certeza teremos um episódio melhor que o outro, como esse quinto ano de Lost teve.

  9. Eu detestei esse final…
    Acnteceu exatamente o que já sabiamos que ia acontecer, e não teve nada de novo, nada de espetacular que jamais superasse “We have to go back!”…
    Os produtores mostraram que não tem a capacidade de superar a surpresa do final com o primeiro flash forward. Ficou tudo pra última temporada, e ainda assim, com um final ultra previsivel, todos sabiamos que ia ficar tudo branco, afinal o incidente aconteceu de fato…

  10. O final apesar de não dar quase nenhuma resposta foi sensácional! Locke realmente morreu e o parceiro de Jacob encorporou em seu corpo. Mostraram estátua! A sequencia do acidente foi simplismente chocante, quase morro com a cena final entre Juliet e Sawyer……..

    E quem diria que Juliet iria explodir a bomba????

    Simplismente 10 !!!!!!!!

    ps. Jack abrindo o olho no final foi tudo

  11. Por que Jacob visitou todo mundo que tinha que voltar pra ilha, e em épocas diferentes???? Eu acho que aquela caixa de guitarra que Jacob deixou para Hurley tem alguma coisa que vaio mudar o rumio da estória..aquilo ainda vai ter uma importancia… se não, ele não deixaria lá a toa….agora é esperar 9 meses, que parto!!

  12. Episódio FANTÁSTICO!!!
    Mas achei q esse final deixou o destino dos nossos “losties” muito em aberto, não acham?
    Aquele questionamento/teoria do Miles a respeito das implicações daquela empreitada, ou seja, oq acabamos de ver é oq ocasionou a queda do vôo 815… Essa teoria é oq eu gostaria muito de se ver comprovada em 2010.
    “2010…DESTINY FOUND”

  13. Gente, o ep rodou rodou e naum terminou como termina os outros… simplesmente acabou e pronto… e o tal garfo da tomada? cade?… o ep foi excelente mas os fins foram pessimos… desligou e pronto… Senti gosto de The Sopranos.. ainda bem que a serie naum acabou

  14. “Só eu NÃO gostei do final do episódio?? O tal “garfo na tomada” foi akilo, ter explodido a bomba? Mas isso a gente já sabia, po!!”

    EU TAMBÉM DETESTEIIIIII. Respeito a opinião de todos, mas nada surpreendente. Muito parado e ficou emocionante só no final.
    Afffffffffff

  15. Bem não vou me precipitar prq meu inglês não é lá essas coisas então voei em varias partes. Mas ficou a sensação de que o que vem pela frente não irá ser tão gostoso como o que me fez gostar da serie no inicio.

  16. Cara… depois tem gente que tá atrasado na série e me pergunta: o que aconteceu no final da temporada.. Com um final desses, dá pra explicar?????
    É galera.. realmente fomos enganados por “John Locke”.. E os produtores deram uma dica: Dead is Dead!

  17. NAO ENTENDO COMO VOCES PODEM ELOGIAR UM EPISODIO COMPLETAMENTE FRUSTRANTE E SEM RESPOSTAS COMO ESSE.VOCES ACHAM QUE ELES NOS DARAO AS RESPOSTAS NA 6 TEMPORADA? DUVIDO PESSOAL, PONHAM A KBECA DE VOCES NO LUGAR. MUITAS PERGUNTAS/MISTERIOS E POUCAS RESPOSTAS. LARGUEI DE MAO LOST.

  18. hehe

    o final foi bom, muito bom até, mas, sinceramente, tinha expectativas mais elevadas.

    quanto à sexta temporada, mando já uma teoria ao ar:
    aquele que assumiu a forma de john locke só pode ser o cara que aparece no início do ep. na praia com o jacob. e, para mim, era esse mesmo cara que se assumia como jacob dando as ordens para ben (aquele que locke viu uma vez na cabana pedindo ajuda – um corpo no qual pudesse voltar a assumir uma forma física. por algum motivo que deverá ser explicado no futuro, a teria perdido. resultado de uma punição?).

  19. Adoro Lost, adorei a temporada até então, mas achei esses 2 os piores episodios dela. Muito confuso, cheio de reviravoltas sem sentido, como Juliet e Kate mudando de opinião a cada 5 minutos, que só serviram de filler. Flashbacks do Jacob não acrescentaram nada, além do que já supunhamos, que ele observava os Losties à muito tempo. O fato da bomba mudar ou não o passado, acho que os produtores já deixaram a dica, colocando ali a cena em que o Pierre Cheng perdeu o braço. O esforço dos Losties será em vão. Eles foram os causadores do acidente. No final, Jacob praticamente se entregando ao destino, e pedindo pra morrer, talvez nem mais vejamos o tal na ultima temporada. Restou só o misterio de quem é o novo John Locke. Widmore ? Christian Sheppard ? episodio nota 5.

  20. “O garfo na tomada”?? Deveriam ter entitulado a cena chocante de “Pegadinha do Malandro” !!!! Inovaram demais na maneira de terminar a temporada (digo os ultimos 10 segundos), fora isso, o season finale foi muito, muito bom.

  21. Dentro da caixa da Ilana estava o corpo do John Locke morto. De terninho e tudo mais.

    Pelo jeito o Locke não ressuscitou.

    Alguém consegue transcrever a primeira cena mais ou menos? Não entendi o que o Jacob disse ao outro cara.

  22. Achei o episódio excelente e confesso que chorei na cena da Juliet.
    Tb não imaginava que o Locke estivesse na caixa.
    E que cena de abertura maravilhosa!
    Os meus únicos problemas foram as “mortes” (pelo que me consta o Sayid permaneceu vivo até o fim do episódio) e o final previsível.
    Fiquei muito feliz porque o streaming só travou no final (valeu quem deu a dica de fechar o anti-vírus!).
    Por isso fica a pergunta: que história é essa do olho do Jack na última cena?
    Alguém pode me dizer o que aconteceu depois que a Juliet começou a bater na bomba com uma pedra?
    Obrigada!

  23. e qual seria a graça dos produtores darem as todas respostas no último episódio da penúltima temporada?? Tolinhos….:-P
    Eu adorei !! Quem não gostou, que vá assistir Ugly Betty.
    :-PP

  24. Meu deus :S

    preciso assistir de novo pra digerir, mas não acho q tenho exagerado quando falaram do “garfo na tomada” :S a cena de james e juliet foi… deus, tempinho q não choro com lost. Sem contar que john morto :S e o richard fala para ilana de resposta a perguntinha de sempre? não consegui entender :S

    oh céus, próximo ano só :SSSSS

  25. Concordo totalmente com o Fabio… Episódio nota 4,5 porque pela primeira vez, a gente já sabia o que ia acontecer… Acho que os produtores estão subestimando demais nossa inteligencia…

  26. GNTE, BOA NOITE ! DIGO A VC´S, MESMO COM MEU PÉSSIMO INGLÊS, NAUM POSSO DXAR DE ARGUMENTAR SOBRE 2 COISAS !
    1 > MUITO LEGAL DESCOBRIRMOS FINALMENTE QUEM É JACOB E INTRIGANTE PENSAR PQ ELE APARECEU PRA KDA UM EM ÉPOCAS DIFERENTES.
    2 > O FINAL EM SI, A CENA FINAL, ME DESCULPEM, MAS FOI BROXANTE DMAIS, TENHO AGORA MAIS 9 MESES DE GESTAÇÃO PARA CURTIR O NASCIMENTO DA 6A TEMPORADA, Q SERA A MORTE DA SÉRIE!

    PS: ALGUEM AQUI COMENTOU SOBRE O INCIDENTE CAUSADO POR ELES DERRUBAR O 8115…. MAS COMO ? ELES ESTÃO EM 1977 !!!

    ABRAÇOS E NAMASTE !!! 2010.. TA LOGO AI !

  27. L. Capettoni, quem disse que o Locke é o monstro de fumança?
    Acho que quem encarnou nele foi o carinha que conversa com o Jacob no início do episódio.
    O Smokey me parece ser uma entidade completamente diferente.

  28. Fabio Pan
    Flashbacks do Jacob não acrescentaram nada???
    Claro que não…vc sabia desde a 1 temporada que ele iria visitar os Losties durante suas vidas, e em épocas diferentes!! Pra vc não foi surpresa… rsrsrss..

  29. Afinal de contas, aquilo foi um clarão ou a bomba…que raiva…ter que esperar até a próxima temporada…bem, espero que tenha sido a bomba e que tudo tenha mudado, não quero Juliet morta, porque se nada mudou ou aquilo foi um clarão…ela ia morrer de qualquer jeito…tenho a impressão de que Jacob já tinha arquitetado sua morte…porque mostrar Locke morto…há muito ainda por se saber, mais acho que esta história é um ciclo sem fim…ou jack de fato é a variável…ou locke highlander…ou ele tinha que morrer pra ilana mostrar o corpo e o ciclo continuar…haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  30. Vou repetir: adorei “the incident”, mas essa história do jack “eu tinha a Kate e agora a perdi” é muita baboseira … dava pra ver que ela estava totalmente apaixonada por ele desde que voltaram para a ilha, e ele então decide “apagar o passado” para que o avião pouse normalmente ? Assim ele nunca nem chegaria a conhecê-la …

    Isso na minha opinião foi ridículo!

  31. Sobre o “locke” ser o monstro de fumaça, na cena que o ben é julgado pelo monstro, dá pra ver que o locke simplesmente some (você não escuta ele dizer nada que vai sair e pegar algo pra tentar fazer ele subir) e reaparece só no fim do julgamento… só pra lembrar as pessoas mesmo

  32. Só deixando claro que não esperava todas as respostas, o episódio na minha opinião deixou a desejar, porque foi muito previsivel, eo gancho pra próxima temporada foi mais previsivel ainda…
    Com tanta coisa e tanta trama acontecendo no presente com Jacob, Lost e cia, é querer zoar muito com a nossa cara que os produtores achem que a gente fique ainda na dúvida se eles conseguiram ou não alterar o futuro. Claro que não conseguiram!
    O problema foi que eles nos forçaram há 4 temporadas a especular, pensar e debater os acontecimentos finais da temporadas, e nesse caso, o clarão ficou em segundo plano depois da excelente cenacom Juliet e Sawyer. Afinal, terminar a temporada com um clarão, é repetir a formula de não apertar o botão da escotilha… Falou-se muito e acabou sendo igual fogo de artíficio quando falha, ficamos olhando e…. falhou!

  33. cheguei a pensar que locke fosse o locke mesmo, mas vi que não era…

    bom, oq havia na caixa do hurley não descobrimos, mas soubemos, pelo menos como ela (e ele) foi parar na ilha…

    nuxx…foi incrível ver parte da historia, muito embora as limitações de idioma não me tivessem me permitido entender direito os motidos da kate voltar…adorei ver o jacob (enfim, ele existe) participando da vida do povo, seja ele um lostie ou um dharma…

    acho que indescritivel também foi ouvir a frase do sayd: “Nada pode me salvar”…será então que ele já sabia???

    eu perdi esse promo do olho do jack…será que ele é o mesmo de todas as aberturas (principalmente as da tv aberta brasileira)???

    pelo menos agora eu sei pra quem a Llana trabalha, não???mas fiquei muito decepcionado em não entender qual é a resposta para a pergunta que não quer calar (pelo menos pra mim): “O que há na sombra da estátua?”…

    voltando ao locke um pouquinho, se ele está morto, morto mesmo…quem é que estava com o povo esse tempo todo???será mesmo o tal monstro da fumaça (insisto – cerebelus!?!?)???ou será que é aquele amigo do jacob, aquele que aparece na praia logo no começo da temporada…não pude entender mt bem em espanhol, depois o começo que eu peguei com o Closed Caption também não foi o suficiente, mas me pareceu que esse ‘amigo’ havia dito que ele (o jacob) seria morto, que alguem iria mata-lo…em seguida o proprio responde: estarei aqui te esperando…é, posso estar enganado, mas meu pobre ingles e meu espanhol torto me fizeram entender isso…

    sobre essa mesma sequencia, fiquei surpreso em saber que houveram varios outros “losties” habitando aquele lugar…”é sempre assim: eles vem, eles lutam (…) eles corrompem”…

    a minha impressão final foi extremamente positiva…adorei o episodio e adorei ver as respostas para algumas das minhas perguntas…

    parabens ao pessoal do dude, esse é um site que realmente vale a pena frequentar…não vejo a hora de a ultima temporada chegar…

    namaste, Philips

  34. para Poliana Costa:

    O “olho do jack” aparece como se fosse um rápido promo de 2010, apenas falando 2010, Destiny Found, e um olho abrindo.

    Depois que a Juliet começa a bater na bomba, acontece um clarão e aparece na tela LOST, e acabou.

  35. galera, só por curiosidade
    no final, ficou subentendido alguma coisa?
    era pra gente entender q eles conseguiram mudar o rumo das coisas ou as coisas ficaram do jeito q estavam ou foi com intenção de não nos explicar o q aconteceu?

  36. Cara , sinceramente , pra mim esse foi o MELHOR episódio de LOST até aqui. Não gostei muito do final com a Juliet explodindo a bomba, mas os outros 99,9% do episódio foram MUITO bons.

    Concordo com tudo isso que vocês disseram , de não deixar ganchos e não mostrar nada. Mas pensamos bem , se mostrasse algo, nem que fosse 10, 20 segundos , já iria contar MUITA coisa pra gente, que não deveríamos saber antes da 6a temporada !

    Não tinha algo convincente a se mostrar (ou seja, do elenco principal) que não fosse ENTREGAR o jogo , se o futuro realmente se alterou ou não… Etc…

    Bom , é isso, pra mim foi o melhor episódio da série, e espero não morrer até Maio de 2010 , pois seria um cara muito frustrado se isso acontecesse. !

    Valeu pessoal do Dude , que acompanhou a gente nessa grande jornada que fizemos e estamos fazendo com LOST. Muito obrigado a todos que possibilitaram que hoje eu pudesse ter uma sensação que jamais tive. Uma emoção indescritível. Algo que só havia experimentado em doses pequenas nas outras temporadas. Pode parecer exagero ,mas meu humor mudou completamente nesses ultimos dias pelo season finale. Quando acabou o episódio de hoje não me reconheci. Eu estava paralisado, sem ação, com a respiração ofegante.

    Se não é AMOR , Não sei o que é !

    DESTINY CALLS … DESTINY FOUND !

    E nesses eternamente longos 9 meses sem LOST , poderemos viver um pouquinho , algo que , para quem ve LOST , é secundário !

  37. O monstro de fumaça assumiu a forma do Locke para influenciar Ben a matar o Jacob.
    Na cabana havia um rompimento da “proteção” em volta dela, indicando que o monstro estava ameaçando Jacob.
    O monstro só apareceu pro Ben quando o suposto “Locke” sumiu para buscar uma corda. Na verdade ele sumiu para aparecer para o Ben e para tomar a forma da filha dele. Depois voltou a tomar a forma do Locke.
    O fato do suposto “Locke” estar manipulador como o Ben tbm fala a favor dele ser o monstro de fumaça pq o ben só ficou assim qdo tomou um tiro e o levaram para ser curado pelo monstro.

  38. Bruno
    POde ser mesmo um clarão….vai saber se na hora “H” a ilha se moveu e eles voltaram para o presente, e o que aconteceu, aconteceu….ninguém morreu e o que tinha que acontecer e que já sabíamos aconteceu.. O incidente que fez com que a estação Cisne tivesse seu propósito de não deixar a bomba explodir( se foi clarão de viagem no tempo, Juliet não teve tempo de explodí-la) e Desmond teria que apertar o botão para que a energia não fosse dispersada, o Chang perdeu o braço, e voltou tudo o que era de ser…
    Ainda acho que o mistério está naquela caixa de guitarra do Hurley, dada por Jacob…

  39. TIM, voce disse que “claro que eles não conseguiram mudar o futuro” …

    E você está errado. Porque se isso não mudar o futuro, Miles estaria certo e a causa deles todos caírem na ilha teria sido a própria ação deles detonando a bomba.

    O problema é que isso fecha um LOOP, que nunca terminaria, e daí pra que uma sexta temporada ??

    Parem pra pensar, a bomba NAO fecha um loop, pois se isso acontecer … LOST acabou.

  40. Pra mim a conversa do Jacob com o outro cara na cena de abertura reforça a ideia de que um loop esteja ocorrendo.
    O que vcs acham?
    Acho muito precipitado afirmar que Locke ressuscitado = monstro de fumaça.

  41. Okay, agora respirando melhor após esse WTF, acredito que a bomba não foi responsável pelo clarão, se não todos – todos mesmo – da ilha (e até a propria ilha) iriam para o espaço, não havendo possibilidade para um “30 anos depois”, criando assim um universo paralelo – coisa que de fato nao deve ser exibida numa ultima temporada.

    O Clarão, para mim, foi:

    1) Ou a liberação da energia da Cisne, que ocorreria alí, transpondo todos para um futuro em que encontrariam Locke e os outros;

    2) Ou a correção do tempo (um clarão como ocorria quando alguem queria interferir na historia) – A roda foi estabilizada mas, com a liberação da energia da Cisne, a roda do tempo, feita de metal, acabou girando sozinha e moveu todos para o presente antes de a bomba ser explodida por Juliet.

    Boa Noite Galera!

  42. não faz sentido nenhum o novo locke ser o monstro da fumaça.

    há efectivamente dois jacob. o que conhecemos hoje – um homem bom – e o que já era conhecido. o que já era conhecido é de certeza o novo locke (e antigo companheiro do jacob que conhecemos hoje).

    parece-me mais que evidente.. alguém reparou no que a ilana diz quando sai da cabana? 😉

  43. Pessoal, isso é Lost, desistam de ter respostas pra tudo, já desisti. Agora curto rsrs

    E olha, agora até dá pra ter noção do que acontece nessa ilha. Illana ficu encarregada de mostrar que o Locke que andava não era o Locke que conhecíamos, por isso ela mostra o corpo pro Richard, que é gente boa e é mocinho.

    Só que ela tem outra missão, fazer o Jacob encarnar num corpo assim como o inimigo do Jacob, “encarnou” no do Locke.
    Por isso ela diz, não mate Lapidus e o outro retruca: vc acha que ele pode ser um candidato? Acredito que agora ela tem a missão de achar quem vai servir com seu corpo pra Jacob lutar contra o mal.

    E o pseudo Locke não é a fumaça, são coisas distintas a meu ver.

  44. Para o pessoal que esta falando do Jack…

    Quando Sawyer perguntou o que ele estava fazendo por ele mesmo, pelo jack?

    Quando Jack disse que era pela Kate, não era pela Kate na ilha. Era pelo o que ele a fez passar FORA da ilha. Ele queria apagar todo aquele problema de drogas e alcool.

    Quando ele falou de destino, quis dizer que se a Kate estava no destino dele, então eles iriam se envolver mesmo quando chegassem em LA.

  45. Não esqueça de que em um momento dos vários loops da juliet, sawyer e cia…aparecem numa jangada com várias pessoas atirando neles…quem sabe não sejam eles mesmos tentando evitar o que veio a acontecer…

  46. ah! e se seguir a drama da cabeça dos roteiristas:
    "alguém especial no final da temporada tem que morrer pra que os outros sejam salvos", então:
    charlie —> morreu
    logo:
    juliet —> infelizmente mesmo

  47. “Por isso ela diz, não mate Lapidus e o outro retruca: vc acha que ele pode ser um candidato? Acredito que agora ela tem a missão de achar quem vai servir com seu corpo pra Jacob lutar contra o mal.”

    muito bem observado, james 🙂

  48. Veja Isto…
    Quando digo que eles não mudaram o futuro, quero dizer que a estação cisne irá funcionar da maneira que a conhecemos, desmond deixará de apertar o botão e o avião cairá da mesma forma (por exemplo, mesmo caso da bussola, o ciclo fechou pra gente, mas, o passado nao foi alterado e nem o futuro).
    Correto você falar sobre o LOOP. Acrdito que com a energia liberada todos eles voltaram ao presente e viram que nada realmente mudou, como já foi provado e comprovado ao longo dessa temporada “o que aconteceu, aconteceu”.
    A motivação dles em querer mudar o futuro, foi o que fez com que este fosse exatamente como eles o conheciam, porque foi assim que tinha que ser.
    E justamente por isso, me decepcionou muito terminar da forma como terminou, porque isso, a gente já sabia.

  49. Tem gente que realmente parece ter preguiça de pensar.
    Voltem ao DEAD IS DEAD, quando Locke sai da floresta no lugar do monstro(na realidade ele ERA o monstro)
    E quando Ben vai ser julgado, Locke some e diz que vai buscar uma corda…
    Tem gente que assiste mas não entende nada.

  50. zapack, uma coisa é assumir-se humano temporariamente. outra é permanentemente. por outro lado não me parece que o monstro da fumaça tenha algo contra ‘they are coming..’. ainda, o locke aparece na ilha mais pequena. será que o monstro da fumaça saiu da ilha principal e foi pelo mar fora até à outra ilha?

  51. Alguém mais achou estranha a participação da Rose e do Bernard? De alguma forma eles sabiam demais.

    Sabiam que a galera tava na Dharma e o Bernard sabia que a Juliet iria morrer, já que ele pede pra ela ficar.

  52. Ainda não boto fé na teoria do LOOP.

    Os produtores querem que acreditemos que a bomba explodindo fecha um LOOP.

    Mas se isso é verdade, PRA QUE 16 EPISODIOS DE UMA SEXTA TEMPORADA ? Afinal, tudo já estaria escrito, o que aconteceu, aconteceu, e LOST ja poderia ter acabado agora.

    Não se esqueçam da importância de Faraday nessa série, os produtores deixara bem claro seu papel pivotal para a trama, e se FARADAY disse sobre livre arbítrio e que as pessoas são as variáveis, PODENDO MUDAR O FUTURO, na minha opinião foi exatamente o que eles acabaram de fazer.

    O INCIDENTE TERIA OCORRIDO SEM A BOMBA EXPLODIR, eh soh perceber que tudo já estava indo pras cucuia sem a bomba ter causado nenhum efeito, e foi antes do incidente chegar ao seu ápice que Juliet detonou a bomba, MUDANDO O FUTURO.

  53. Nuno, pode ate ser, mas ninguem sabe realmente o “poder” que o monstro de fumaça possui. Ninguem sabe se ele so fica na ilha maior e por quanto tempo ele pode tomar a forma da pessoa.

  54. Outra coisa gente, que ficou clara. Jacob não era o cara da cabana, como Illana também comentou, ele já não estava lá há tempos, outra pessoa estava usando a cabana. Logo o pai de Jack, a Claire etc, nao são boas manifestações também. Claire, pai do Jack estão mortos.
    Jacob esteve esse tempo todo naquele local lá, em que Ben e manifestação maligna de Locke foram encontra-lo.
    Então gnt, tudo que vimos naquela cabana não era Jacob nem falavam por ele, e sim por aquele cara que conversa com ele na praia, no começo do episódio.

  55. No início do episódio “aquele que não é o Jacob” diz ao Jacob olhando para o navio: foi vc que os trouxe aqui (o pessoal do navio)… o episódio insinuou (ou mostrou, como queiram) que Jacob de certa forma acompanhou a vida os losties para q pudessem estar na ilha um dia… ou seja, Jacob trouxe o voo 815 para ilha da mesma forma que no passado trouxe o Black Rock…é a história se repetindo… interessante, não?

  56. Felipe, seria legal expor a sua opinião sem destilar arrogância.
    Não acredito que os fãs de Lost tenham preguiça de pensar, muito pelo contrário.
    Tenho em mente tudo o que vc disse, mas ainda acredito que o cara do início não seja o Smokie.
    Como já foi dito na série: o Smokie é um sistema de segurança que protege o templo. Não acho que ele represente mais que isso.
    Não dá pra levar a sério a cena em que o Ben diz que não pode controlar o que está saindo do mato e em seguida o Locke aparece.
    Aquilo me pareceu mais uma brincadeira do Darlton.
    Mais uma vez: discordar das suas ideias não é o mesmo que “ter preguiça de pensar”.

  57. minha vez de Dizer.. assino em baixo James.. acho que todas as coisas que foram ditas pelo falso “jacob” levaram as desgraças que se sucederam.. viagens temporais, morte do Locke e muitas outras coisas que Cristian S. possa ter dito ao Ben fazer em nome de “Jacob”.. Ele é o mal.. e Jabob da estatua sim, é o verdadeiro e do bem.. é essa a grande luta do final da temporada.. Bem X Mal, Jacob vs “Jacob”

  58. James, excelente idéia sobre o Jacob da cabana não ser o Jacob da estátua do pé grande.

    Isso significa que durante muito tempo, todos que recebiam as ordens de Jacob estavam sendo completamente enganados.

    Locke, por exemplo, ao girar a roda e fazer a ilha saltar no tempo, estava sendo orientado não pelo Jacob BOM, aquele que acredita no livre arbítrio das pessoas (repare como ele disse que BEN tinha uma ESCOLHA em matá-lo ou não, e como ele discute no começo do episódio com o carequinha que diz que ‘eles são sempre iguais, eles vem, lutam, e se corrompem’), mas sim por um Jacob maligno.

  59. Este episódio e o “the variable” pra mim foram os piores… falaram, falaram tanto e nada… só mais e mais mistérios, agora ainda fizeram questão de ressaltar o case de violão do hurley…

    Desapontadíssimo com Lost, pra mim estes 9 meses vão passar tranquilamente…

  60. Um colega aí perguntou o que Illana disse na cabana. E foi o que comentei anteriormente, que o Jacob não estava mais lá há tempos, e que outra pessoa estava usando a cabana.

    Por isso, ela queima a mesma.
    E acho que aquela poeira que supostamente prendia o que achávamos que era Jacob, na verdade protegia.

    Esse inimigo de Jacob, controla mortos, entes queridos q. morreram na ilha ou pra ela voltaram mortos, para seduzir os vivos pra q. eles façam as maldades que ele quer. Assim como Locke (bad) persuadiu o Ben.

    Vamos pra última temporada, e pensando melhor um pouquinho, acho que é inviável eles voltarem pra L.A tranquilamente, Dead is dead e o que Aconteceu, Aconteceu. Então aquela brancura, possa indicar que os losties vão voltar ao tempo atual, 2007. E vão formar o grupinho dos enganados junto com Ben, quando Claire, Christian aparecer pra Kate, pro Jack, etc… eles vão achar que são os respectivos mesmos, assim como geral achava de Locke.

    Mas a questão agora é que Desmond, não vejo mais onde possa se encaixar nisso tudo, assim como o Widmore e Elloise, estou na dúvida se eles estão com Jacob ou com aquele outro da praia.
    Mas sabemos agora que Richard, Illana podem e pra mim são, os mocinhos.

  61. Ainda estou a digerir estes últimos episódios… Mas a ideia com que fiquei, um bocado pela conversa inicial do Jacob com o outro tipo (e alguns de vocês já disseram aqui) é que a ilha está presa num loop. Sempre esteve e era assim que devia permanecer. O Jacob estava encarregue de manter as coisas assim, ate “recrutou” o Richard e outros para o ajudar. Pela primeira vez, as coisas mudaram! Daí a Eloise ter dito no outro episódio que pela 1ª vez não sabia o que se estava a passar/ia acontecer (já não me recordo)! E tudo o que tentou fazer foi repetir os eventos, mesmo sabendo que teria de matar o próprio filho. O destino de cada um tinha de se repetir over and over again.
    Mas pelos vistos, aquele “amiguito” do Jacob não concorda e finalmente conseguiu mudar alguma coisa e também acho que é ele “dentro” do John.
    Bem, se calhar estou errada… Whatever… Venha a 6ª temporada com as respostas (quase) todas.
    Cumprimentos de Portugal!

  62. Segundo a história Bíblica, Jacob teve um irmão gêmeo chamda Esau. Pra encurtar a história, rola uma ciumeira entre os dois, pra decidir quem era o primogênito (de fato era Esau), a mãe deles (Rebeca) gostava mais do Jacob, etc…Esau faz uma promessa de matar Jacob após a morte do pai deles (Isaac) pois Jacob havia lhe roubado a posição de primogênito..enfim um rolo!
    Interessante na descrição de Esau: ele era tido como um excelente caçador! hmmmmmmm
    Pra quem quiser saber mais da história bíblica de Jacob e Esau é só dar um google (ou ler o Genesis ;-))

  63. Felipe, concordo com vc no quesito que nem tudo é Yin ou Yang, no entanto há representações do mal puro e do bem puro. E atualmente Jacob representa esse Bem, e o “amiguinho” de praia dele, representa esse Mal. Parece-me uma coisa Deus vs Diabo, que testa as pessoas pra no fim mostrar pra Jacob (Deus) que ninguém vale a pena. Seria uma metáfora moderna.
    Acho que isso se aplica sim, pros nossos losties, pro povo da Dharma, pros outros. Veja o próprio Ben, visto como vilão e hoje sabemos que ele não passa de um bebê chorão que não cansa de pedir amor, querer ser querido. E ele cobra isso de Jacob no final.
    Mas Jacob faz bem o papel de Deus, ele não manipula, ele fala a real e deixa a pessoa decidir qual vai ser. Veja que ele ficou mudo perante a Ben, deixando a responsabilidade do ato de matar, totalmente em suas mãos.
    Parece que Rose e Bernard, deram uma grande lição de vida em Kate, Sawyer e Juliet, mostrando que se o passado não podia ser mudado, isso não significa que as ações deles, teria o mesmo fim. Que no final, eles não precisavam ficar atirando sempre um nos outros.

  64. Saindo um pouco do foco da 5ºT e indo para a 1ºT.. Se realmente Locke esta “tomado” pelo monstro de fumaça.. será que o monstro já tinha a intenção de se apoderar dele desde o inicio na série.. visto que no 8ep senao me engano, qndo locke vai caçar ele encontra o monstro e o monstro nao o mata.. mas no 2º encontro então o monstro tenta arrasta-lo para o burraco, talvez para se apoderar dele.. oq acham ?

  65. Dizem por ai que o fim de Lost envolve Jack e Walt tendo uma conversa e de que o fim seria “emocionante e global”
    Só falta a série caminha pro lado religioso e na próxima temporada veremos o monstro tomando a forma de Jesus Cristo.
    Ahh quando comecei a ver Lost nunca imaginei que chegariamos até esse ponto.

  66. Pessoal, aquele lugar que o Jacob estava, seria o mesmo lugar que o Richard leva o pequeno Ben pra se curar?
    Se for, acho que o Ben quando olha os hieróglifos com curiosidade, é porque de repente ele possa ter uma lembranaça que ficou no seu inconscientemente.
    Acho que quem salvou o pequeno Ben da morte, foi o Jacob.
    No final, o Ben só estava sendo muito mal orientado por aquilo que nada tinha a ver com o Jacob.

  67. Vi soh o final e to juntado as peças pelos comentarios, enquanto espero o download.

    mas do que eu entendi, é que locke provavelmente foi usado o tempo todo pelo tal do amigo do jacob, pois se o “locke” mandou o richard falar pro locke que ele tinha que morrer, era para que ele pudesse usar a imagem de “locke” no retorno da ilha.

  68. alguem ai sentiu falta da cena do Richard falando “this is it” e batendo numa parede?

    o mais proximo disso foi ele quebrando a parede de uma casa da vila dharma, mas nao falou o “this is it”.

    posso estar confundindo o áudio do video promocional com as imagens

  69. na cena da morte do jacob, ele pergunto pro “locke” se ele achou o LOOPHOLE….ou seja, é o cara do começo mesmo, que tinha dito que um dia acharia o tal loophole

    e ja esfaqueado, o jacob diz que “eles estao vindo” (they’re coming)

  70. Viva a reprise! No final, Jacob diz: They’re coming = Eles estão vindo.

    Pronto, já sabemos pra onde os Losties vão parar agora, e definitivamene, pra decepção de Jack, não é L.A.

    Jacob avisou, eles vão voltar pro tempo atual.

  71. Tarcisio, estou contigo…acabei de assistir a reprise, e pra mim não restam dúvidas do que está “encarnado” no Lock é o mesmo ser/entidade que aparece no início do epi e faz aquela ameaça para o Jacob… sem dúvida!

  72. Uma pena que o Locke real esteja morto
    eu queria MUITO uma cena dele com o Jack, porque as cenas entre os 2 sempre foram as melhores.
    Adoro o confronto Ciência vs Fé que é sempre proporcionado pelos 2 personagens juntos, e uma pena saber que com Locke morto, não veremos mais alguma cena assim
    Mas me consola saber que o Terry’o Quinn continuará em Lost.

  73. E vcs se lembram da saudosa Rousseau dizendo Kate logo em um dos primeiros capítulo de Lost que o Monster/Smokey fazia parte de um sistema de proteção da Ilha?
    A cena inicial do filme mostrou uma posição antagonica entre Jacob e “o outro cara”, o primeiro defendendo a vinda de outras pessoas a Ilha (“com exceção da última vez foi tudo progresso”) e o segundo sendo completamente contra (“vc esta tentando provar que estou errado”). Nesse sentido, “o outro cara” faz exatamente o papel de proteção da Ilha… hmmmmmm

  74. Gente o que foi isso???
    Que final foi esse????
    Nunca vi um final assim, tô passada!!!
    E tipo, realmente, o final mais fez perguntas do que trouxe respostas, e agora? É isso, tanto mistério em cima do Jacob e o cara aparece do nada num episódio só e tchau??!! O que é que o cara tem? o que ele é afinal?
    Eles poderiam ter respondido um pouquinho mais…

  75. Well…gostei e não gostei.
    As cenas no “presente” com o encontro do Pseudo-Locke com o Jacob foi o melhor.
    Eu também quero concordar que o Pseudo-Locke é o cara do início do episódio que fala que quer matar o Jacob e que vai achar uma brecha no sistema (o tal de loophole).
    MAS (atenção agora!), se é ele, como é que ele não sabia onde o Jacob fica??
    Afinal ele foi lá falar com o cara no inicio do ep, quando ambos veem o Black Rock chegando.
    E pra fechar: What lies in the shadow of the statue?
    O Jacob!
    A cena final com a explosão… foi o que não gostei.
    Vou assistir de novo amanhã e depois falo mais.

  76. O pessoal que não fala inglês direito devia esperar sair a versão com legenda pra decidir se vai ficar puto ou não. Tem um monte de gente aí nos comentários que não entendeu NADA, e que faz questionamentos que são razoavelmente explicados ao longo do capítulo.
    Jack, Kate, Sawyer e cia. perderam a graça mesmo. Diálogos babacas. Desculpinha babaca pro Jack querer explodir a ilha. Enfim. O interessante de LOST sempre foi a Ilha, e não esse pessoalzinho complexado que é marionete das entidades da Ilha.
    PS:: Benjamin Linus é FODA!

  77. Acompanho a Muito tempo o Dude.A muito tempo mesmo. E é a primeira vez que comento aqui, espero poder criar o habito. Adorei esse ultimo episódio, emoção a flor da pele e a pergunta no ar: Oque aconteceu, aconteceu?

    A uma semana atras fiz uma teoria em um outro blog do genero que acerta em algumas coisas sobre o seriado, espero um dia poder falar sobre, chama-se Locke veio do Futuro. Ate mais.

  78. Quando Illana pergunta pro Ricardus:
    “What lies in the shadow of the statue?”
    Richard responde (em latim):
    “Ille qui nos omnes servabit” – “He who will protect us all” ou “Aquele que nos protegerá a todos”.
    Isso remete a uma figura benevolente (afinal, nos protege) que creio ser o próprio Jacob.
    Parece que o Jacob e o outro cara do inicio do episódio são como Deus X Diabo, brincando com o livre arbitrio da humanidade (ou dos losties trazidos para a ilha, cada um para provar seu ponto de vista, de que o ser humano é intrinsecamente bom X mau), só que usando a ilha como local desse “experimento social”.

  79. 1°,2° e 3° Temporadas se resumiam numa guerra entre os Outros e os Losties;

    4° e 5° Temporadas Ben versus Charles Wildmore (basicamente);

    6° Temporada “Bem vesus Mal”, a história sempre se resumiu a guerras.

    Quem afinal esta na comando disso tudo? Vincent?

  80. Muita Sacanagem!!!!
    Acabar a temporada assim e muita sacanagem!!!!!!!!!!!!

    Pontos Positivos!

    – Ver a estátua inteira (Me deu medo!! Vc´s viram que ela tem cara de “jacaré”!!!

    – Ver JACOB na vida dos LOsties em momentos diferentes, algums momentos achei forçado como o atropelamento de Nadia, a queda de Locke, parece que ele “ressucitou” o Locke, eu mostraria os “escolhidos” todos na infância como no caso de Kate e Sawyer.

    – Descobrir o que tem embaixo da sombra da estátua? Sim era uma salão ou algo parecido. MAS ESPERA AI? AINDA NÃO MOSTRARAM O TEMPLO?!

    – Cenas finais de emoção! Fazia tempo que não via Kate, Juliet principalmente, Sawyer e Jack tão “emocionados”.

    – Who that MAN? Mr. Locke it´s you? Essa realmente foi legal, mas como sempre abriu mais de uma caixa, digira que abriu-se um container de dúvidas em nossas cabeças!!!

    Pontos Negativos!
    – O que eu temia acho que está começando, eles correndo com a história, mostrar JACOB assim “incerido no contexto” ficou meio frustrante pois achava que ele era algo ou alguem de maior importância, sua aparição deveria ser abordada de forma mais surpreendente no meu ponto de vista.

    – A briguinha de Jack e Sawyer foi engraçada, mas para o contexto do momento vivido achei ridículo. Isso que Sayid morrendo na combe e eles se dão ao luxo de ter reuniãozinha de 5 minutos.

    – Todos mudarem de ideia e aparecerem atirando feito loucos, aquilo virou um bang bang de 5 categoria. Seria muito mais legal se eles chegassem de uma forma mais “oculta” e só no final desse algo errado e jogassem a bomba no desespero.

    – A Bomba não explodir na queda, meu isso foi ridículo se queriam matar a juliet que fosse de outro jeito! ela que caísse agarrada com a bomba então. Achei muito Trash ela “ressusitar” lá embaixo e com uma misera pedrinha acionar a bomba. Ridiculo demais!

    – Sequer mostrar o resto da Turma do Richerd com o pequeno BEN!?

    – Mostrar Vicent, Rose e Bernard vivendo felizes como Adão e Eva , 3 anos!!! Sem serem encomodados!!!Ridículo, seria melhor que eles estivessem com os Hostis então!

  81. wow.. adorei esse final!!!

    sim, quase certeza que o fake Locke é o cara do começo….

    O que o Andre OS falou sobre jaco e Esau tambem faz sentido, visto que os roteiristas amam fazer analogias a outros livros. talvez os dois sejam irmaos, e o jacob fez alguma coisa que tomou o comando da ilha que deveria ser do outro!

    seguindo ainda a minha teoria, eu acho q o LOOPHOLE é o Ben. talvez exista alguma regra que proiba o cara de preto de matar o Jacob e tomar o comando da ilha, logo ele precisa de uma outra pessoa pra fazer aquilo…. nao sei pq o ben, poderia ser qualquer outro.. dai vai depender de quais sao as regras deles…….

  82. garfo na tomada??!!!! onde???

    mais previsível impossível. alias, um nome melhor seria “balde de água fria!”

    pra falar a verdade estava achando o episodio bom. fora as mudanças inexplicáveis de opinião entre os personagens (vá la…). lance do Locke na caixa foi legal.

    mas esse final cagou tudo! a pedra mais cantada do ano.. sinceramente…

    abs!

    ps: enfim na verdade me sinto até aliviado. se o final tivesse sido mesmo bom eu acabava pirando nesses próximos 9 meses

  83. Acho que Locke (o verdadeiro) vai reviver. Em The Life and Death of Jeremy Bentham, Walt contou a ele sobre um sonho onde ele (Locke) estava de terno, numa praia, cercado de pessoas furiosas.

    E acredito que o pessoal da Dharma que sobreviveu ao Incidente, tendo visto que foi usada uma ogiva nuclear para neutralizar o efeito do eletromagnetismo, tenha colocado uma outra ogiva na Cisne, que seria acionada em caso de emergência pela chave usada pelo Desmond em Live Together, Die Alone.

    Episódio f*da demais. Teremos longos 9 meses pela frente…

    Destiny found

  84. Como já falei, gostei do episódio.
    Agora, achar q eles iam entregar as respostas todas nessa temporada e nesse episódio é inocência demais. A 6ª temporada provavelmente vai se desenvolver nessa história de Jacob e Paul em relação a ilha, ao tempo e o papel dos Losties nisso tudo (ficou evidente q eles são os peões da história toda).

    Só pra se ter uma idéia, a outra série by J.J. Abrams, Alias, a profecia que regeu boa parte das ações da Sydney Bristow, só se cumpriu na penúltima cena, do ultimo episodio, da ultima temporada… então vamos esperar primeiro pra ver e no final de td julgar se a serie foi boa msm ou uma enganação.

  85. “Foi só eu, ou vocês também ficaram incomodados com a real justificativa de Jack ao Sawyer para querer explodir a bomba? Todo aquele sacrifício por ter perdido a Kate? Ah, por favor, né Dr. Jack!?”

    Exatamente o que eu disse no chat do streaming. Poxa Jack, tudo isso por causa de uma buceta?

    []’s
    Compulsivo

  86. Fiquei frustrada com o que fizeram com o Locke. O coitado teve uma vida dificil, sendo usado por todos, e ele sempre com as melhores das intencoes. Ai agora ele supostamente eh encarnado por uma entidade maligna. Tenha paciencia.
    Minha esperanca eh que o Jacob, que tanto quer morrer, faca uso do mesmo loophole que o carinha maligno fez e agora tome posse do VERDADEIRO John Locke que estah ali jogado da caixa de metal.

    O personagem do Locke nao merecia isso.

  87. 5 comentários:
    1. Eu achei perfeito o título “garfo na tomada”. Afinal, o q é isso? O garfo na tomada não é só um choque… Vc fica grudado lá até a energia acabar. Ou seja, nós vamos ficar grudados nesse finale até o início da próxima pois os episódios na verdade estão grudados. O garfo se refere à nossa reação ao episódio.
    2. A única chance de Juliet ainda estar viva é se a energia tiver “girado a roda” e transportado eles para outra época antes de a bomba explodir. O q acho possível. Ela pode estar em outro momento – machucada, ferida -mas viva. Sinceramente, acho q o incidente não foi a bomba, mas a energia sendo liberada. O clarão nos leva a crer isso.
    3. Então as listas enviadas por Jacob nos levam aos losties q Jacob teve contato???
    4. O buraco no loop nos deixa claro q as coisas estão em loop, certo? Então esses saltos no tempo e a história de a ilha corrige o curso das coisas nada mais é do q a história seguindo seu loop.
    5. Não dormi nada…

  88. excelente análise Davi, como sempre, aliás.

    obrigado pela dica André OS. fiquei pensando justamente nisso ontem, depois de sair daqui.

    sim, James, eu entendi o que a illana disse na cabana hehe.. perguntei mesmo para tentar ‘abanar’ a opinião do pessoal que acha que o locke é o monstro da fumaça. e acho que até pode ser, como pode ser o pai do jack, embora ache também que faria muito menos sentido irem por esses caminhos.

    noutro aspecto, há duas coisas que aguardo com expectativa na sexta temporada: se juliet tiver morrido de facto, como penso, qual será a reacção de james daí por diante? ele tornou-se sawyer depois de perder as pessoas mais queridas na sua vida. embora de um modo totalmente diferente, agora voltou/aria a perder…

    se a juliet tiver sobrevivido, não estará em grande estado, como não está o sayid. se houver uma correcção de tempo e acabarem por falecer na época actual (onde se assistiu à morte de jacob), será que temos um/dois candidatos?…

  89. Só uma coisa.. se o Locke está mesmo 100% morto, como o monstro de fumaça ou “Jacob farsario” tinha as memórias do Locke ? Será q as memórias são armazenadas ao corpo ? ou será que tem algo ali dentro de John Locke vivo… Pq me lembro dele falando coisas que somente ele saberia, como a morte por estrangulamento do Ben, qndo o mesmo estava desmaiado, Como o tiro na perna.. e etc..

  90. Pela primeira vez me decepcionei com uma season finale de Lost. Sinceramente esperava muito mais do que foi dito. Jacob não mostrou a que veio, qual o sentido dele visitar todos no passado? E Locke realmente não era o Locke, e sim aquele cara que estava com Jacob no começo do episódio 😛 . E que fato tão chocante seria dado nesse episódio mesmo? Podem me tacar pedras, até porque é a primeira vez que falo mal de Lost aqui, sinceramente decepcionante! Espero que a sexta temporada venha realmente explicar com mais detalhes essa bagunça que foi esse episódio.

  91. Este foi um season finale digníssimo.
    Me lembrou de novo o que é Lost.
    Perguntas e confusões saudáves 🙂

    E mais uma vez Kate se tornou um estorvo na trama; Uma justificativa armengada para a detonação… Eles poderiam ter arrumado uma melhor.

    Mas será que a bomba detonou? :OOOOOOOOOOOO

  92. Vamos aos comentários calmos agora:

    Piores momentos:

    – Pela primeira vez, a total “non-sense” dos flashbacks envolvendo Jacob. Que por sinal pra mim foi uma decepção por terem segurado esse personagem por tanto tempo.
    – Espero que a trama principal não seja realmente a briguinha de dois amigos que vieram de um passado distante da ilha e resolveram brincar de um querer matar o outro.
    – A morte confirmada de John Locke, que era o melhor personagem da série, pra mim. Foi usado simplesmente para uma “pegadinha do mallandro” dos produtores.

    Melhores momentos:

    -Os dramas que foram envolvidos, principalmente no arco de Jack, Sawyer, Juliet, etc, esse é um dos pontos altos da série mas isso funciona melhor no meio de uma temporada.
    – A volta de Rose, Bernard e principalmente, Vincent. Inútil, sim, mas os produtores estavam devendo essa explicação. Serão realmente o casal o adão e eva da caverna?
    – O leve diálogo entre Ben e Jacob, Michael Emerson é fd.

    Constatações

    – Para mim, Jacob “não morre”. Alguém que brinca de sair da ilha a toda hora seria morto tão facilmente assim?
    – Juliet consegue explodir a bomba, o que dá a entender que alguma coisa será mudada no rumo dos personagens, mas faltou um “detalhe” de roteiro mostrando qualquer coisa que abrisse interpretações do que acontecerá depois disso.
    – Tá certo que não dava pra esperar várias respostas(com certeza eles vão segurar até os últimos episódios) mas se for pensar bem nenhuma resposta central foi dada nesse episódio.

  93. impressionante como temos criticas negativos nesse post!!! qualé galera!??? todo mundo so quer respostas? Lost é o que é justamente por plantar duvidas, suposições, misterios. E ir revelando tudo aos poucos! Episódio dignissimo de posteridade! Um dia, assistiram novamente e entenderam que serie alguma teve tantas reviravoltas, tao bem costurada que vão lembrar “eu assisti e acompanhei “real time”.

    Sensacional, pena q agora temos dois problemas: um, esperar nascer o filho e o outro, o ultimo filho :S

    Namaste a todos e até 2010!!!!

  94. As pessoas nunca estão satisfeitas….

    Descobrimos como Chang perdeu o braço e isso me dá certeza de que a bomba não estourou e de que as coisas seguiram seu rumo, pois já vimos vídeos do Chang sem o braço e de qual é o propósito real da estação Cisne…
    Vimos que o Locke realmente morreu e que o ‘novo’ Locke é uma manifestação e isso dá certeza tb de que o mesmo acontece com Christian Shephard ….
    Vimos Jacob participar da vida dos Losties e isso dá a certeza de que eles não estão ná ilha por consequencia de um acidente….
    E o mais legal foi ver Benjamin Linus ‘ser manipulado’ (quando normalmente era o contrário) e expôr toda a sua frustração de ter sido sempre um fiel servo de Jacob o qual ele nunca teve o direito de conhecer, mas sempre seguiu suas ordens (e tive a impressão que muitas vezes ele as fazia sem concordar com o que estava fazendo, mas tinha que seguir as ordens…) e depois de toda essa servidão, não ter sido “o escolhido de Jacob” e no final, matá-lo …

    Puxa, isso não foi LEGAL???

    Ah tah, vcs queriam um flashback da Libby…então, por esse ponto de vista o episódio foi mesmo frustrante, rsrsrrss….

  95. “impressionante como temos criticas negativos nesse post”

    Viva à democracia! Como disse o Jacob, todos temos direito a uma escolha e não simplesmente deixar de comentar por que está contrário à maioria. Ainda acredito que a sexta temporada fritará nossas cabeças mas continuo achando essa season finale decepcionante.

  96. O Paul, no início do episódio, deixa claro que adoraria matar o Jacob, mas não o faz. Isso, mais o fato de o BEN ter que matar o Jacob no final, sugere que existe algum “pacto” ou alguma outra coisa que impede que o Paul o faça com as próprias mãos (e vice-versa?).

    Já não foi sugerido alguma vez na série que Ben não pode matar o Charles (e vice-versa) também?

    Será que é a mesma “regra” valendo nos 2 casos?

  97. “ELES ESTÃO CHEGANDO”. Quem, Jacob? Quem está chegando?

    Excelente episódio. O gancho final eu achei muito previsivel, mas o episodio em sí foi excelente e cheio de surpresas.

    Que chegue logo 2010…

  98. Só mais uma coisinha: aquela primeira teoria do “purgatório” meio q voltou com força total, não é?
    A velha batalha entre o Bem e o Mal (e Ben, pessoal, nada mais é que o Anjo Caído…)
    Abraços ao pessoal do Dude!

  99. Não sei do que adianta ter uma cena final sensacional e o episódio em sí ser muito ruim. Nesse caso do “The Incident”, o final não chegou aos pés do “WE HAVE TO GO BACK!!1!!”, mas o episódio em sí foi muito bom.

    O começo, com Jacob olhando o Blackrock se aproximando e o “amigo” dele dizendo que foi ele que os trouxe até alí foi muito bom, o que demonstra que essa série ainda tem muito o que nos surpreender em 2010. Um barco solto na 1a temporada, que serviu apenas para pegarem dinamites, agora se mostrou um fator importante em toda a história. Acredito que o navio seja o “815” daquela epoca! Espero que na próxima temporada a gente descubra o que realmente aconteceu com a galera desse navio. Também acredito que o Richard seja o Locke do Blackrock, em termos de ser “especial”.

    Fiquei feliz em ter visto o Vincent, Rose e Bernard. Se não tivessem mostrado, muita gente ia reclamar, mas eles mostram e ngm comenta.

    Agora sabemos o que tem debaixo da estatua, pudemos ver que figura é aquela representada e também finalmente descobrimos quem diabos é Jacob. É obvio que ele não poderia ser alguem já conhecido por nós, senão seria muito sem graça.

    DUVIDO que alguem suspeitou que o que estava dentro daquele baú era o Locke. Não acredito que o monstro de fumaça tenha possuido o Locke, acho que deve ser algo mais que isso. Seja lá quem for aquele rapaz que conversou com Jacob no começo, achei interessante o fato do cara estar de roupas pretas e o Jacob com roupas brancas. Talvez essa “GUERRA” que falam desde sei lá qual temporada, seja realmente uma guerra entre o bem e o mal, muito além de Widmore X Ben, mas pessoas com muito mais “poder” que eles.

    Enfim, essa temporada no geral foi excelente, e no conjunto da obra eu achei a melhor até agora.

    Agora vou tentar abstrair e esquecer que existe Lost para que eu não sofra durante 9 meses hahahahaha

  100. Davi, q tal em outro post vc abrir um espaço para “sugestões do q fazer até a próxima temporada”???? Se já era dificil esperar uma semana o q dizer de 9 meses?????
    Já deixo uma sugestão: fazer enquetes sobre teorias, personagens, etc. Sei q vc já coloca aquele “vote nos melhores” mas acho q poderia ter algo mais profundo. Com teorias e tudo o mais. Ok. Mas voltemos para o episódio. Eu acho q Locke volta à “vida” na próxima temporada só q dessa vez com o Jacob personificado… Ele é o melhor “candidato” à isso, não acha? A batalha final então não é entre losties e dharmas e hostis mas entre Jacob e Paul???? LOST surpreende…

  101. Uma das coisas que mais me deixou perplexo nem foi o fato do Locke não ser o Locke e sim como eu deixei isso passar… era tão óbvio. Desde que ele saiu perambulando por aí, chamamos de reencarnação, e isso porque os produtores deram a deixa na van do Ben (canton rainier- reincarnation), e isso tinha o bendito spoiler embutido. Reencarnação é um termo muito usado no espiritismo segundo o qual uma porção do Ser é capaz de subsistir à morte do corpo. Chamada consciência, espírito ou alma, essa porção seria capaz de ligar-se sucessivamente a diversos corpos para a consecução de um fim específico, como o auto-aperfeiçoamento ou a anulação do carma. Ou seja, não há reencarnação no corpo antigo, só em outros. No próprio corpo o termo correto é ressurreição. Só por isso era óbvio saber que não era o Locke. Anyway, vivo ou morto, sendo o Locke ou não, espero que Terry O’Quinn continue.

  102. Eu acredito que Jack acabou fazendo o que deveria evitar.

    Isso pelo simples fato de vermos Chang perdendo o braço. Isso realmente acontecendo, leva a crer que os acontecimentos deveriam ser aqueles para a construção da escotilha, pois no vídeo da Cisne ele esta com um braço mecânico.

  103. Galera, revejam o promo de 2010. Como alguém já falou aí em cima, o olho só pode ser da Juliet! É formato de um olho feminino e parece ser de uma mulher loira. Dado o final do episódio, só pode ser ela, o que insinua que ela não morreu. Ou não…

  104. Dead is Dead, assim como o que aconteceu aconteceu. Eles não mudaram nada, lembre-se do que Faraday fala pro Miles que era algo do tipo “eu contei pro seu pai, pra me assegurar que as coisas aconteçam exatamente como tem que acontecer”. Então Faraday disse o que disse pra Jack, sobre o avião não cair, só como uma forma também de assegurar que ele fizesse exatamente o que fez.
    É fato q. os losties vão voltar pra 2007, o tempo atual que está Ben, Sun, Richard.
    Sobre Jacob tocar nos losties, acredito que tenha a ver com o fato de Sawyer, Jack, Saydi, Kate e Hurley, serem os escolhidos do ‘deus’ Jacob. E quando Jacob diz, ‘eles estão vindo’ nada mais é do que os escolhidos, Sawyer – Jack etc vão voltar pro tempo atual.
    E sobre o argumento de Jack e Juliet, nada mais coerente. Afinal, sabemos desde muito o que uma dor de corno causa nas pessoas e o primeiro sintoma é querer apagar as lembranças, nunca ter conhecido os respectivos.
    O loop se quebrou a partir do momento que Locke saiu da Ilha, morreu e foi “possuído” levando a morte de Jacob, isso quebrou os esquemas. Pela conversa de Jacob com o seu amiguinho de praia, ao longo dos anos pessoas eram trazidas pra Ilha, acontecia um fuzuê e um progresso emocional dos mesmos. No entanto, algo mudou, Jacob foi morto, quebrando assim o ciclo.
    Agora pensem comigo, o amigo de praia de Jacob não exatamente “possuiu” o corpo de Locke, visto que o corpo de Locke continuava mofando dentro do caixão metálico, então não foi algo sessão espírita do tipo, baixou o exu no corpo morto de Locke.
    E isso sim é estranho, também acho que mostro da fumaça é uma coisa e o amigo de praia é outra. Afinal, ele quis saber o q. o monstro disse pro Ben e não me pareceu que ele fazia o João sem braço, me pareceu q. era um desconhecimento e curiosidade genuíno. Mas também não descarto que eles tenham ligação.
    O Jacob armou tudo, ele sabia que poderia morrer e tem um plano pra caso isso acontecesse, um plano é esse com os losties, de fazerem eles voltarem pro tempo atual e o outro acho que é se igualar ao plano metafísico do seu amiguinho, e “encarnar” num candidato. Pq aí sim, eu acho que Jacob pode dar cabo do cara da praia.

  105. Por muito bom que fosse o episódio, foi muito revoltante com a suposta morte de juliet… personagem demasiado querida pelo publico para morrer… além disso, n estávamos tão preparados como na morte de charlie… Espero q os produtores tenham o bom senso de arranjar uma maneira de a manter viva como fizeram com Jin… não nos tirem a Juliet, n desta maneira…

  106. Minha idéia é o seguinte:

    Primeiro, vamos analizar o inicio do episódio e o final . O Homém que fala com Jacob diz que vai encontrar um “Loophole”,(para matar Jaboc). Então no final do episódio, Jacob diz que ele tinha finalmente achado o Loophole. John Locke está na caixa e parece bem morto, obviamente o “novo Locke” não é ele, e sim o homem que vimos no começo do episódio.
    Esse mesmo homém parece se irritar com o fato de Jacob trazer o Black Rock pra ilha (Provavélmente o Navio onde esta Ricardus, ou Richard), pois diz que eles trazem destruição. Ele parece querer preservar a ilha,manter ela longe de outras pessoas. Voltando as primeiras temporadas, podemos lembrar do monstro de fumaça, que matava as pessoas, sendo,ou parecendo inocentes ou não. Mas uma pessoa o monstro não matou, e esse foi John Locke. Por que ?Porque John Locke seria seu “loophole”? O mesmo serve para o episódio em que Ben é julgado, o monstro diz para Ben fazer exatamente o que Locke diz (Pode ser viagem, mas nessa hora Locke estava fora de cena) ou seja,eu não posso deixar de imaginar alguma ligação entre o monstro de fumaça e o homem do inicio do episódio.

  107. Gente… se a memória não me falha, o Charlie encontrou sua guitarra depois, certo?

    Se for isso, Jacob enviou a guitarra pelo Dude para que depois charlie pudesse econtrar.

  108. Excelente. Vão ser 9 meses de espera torturante…

    O “they’re coming” pode muito bem ser todos que estão em 77. O clarão pode leva-los de volta a 2007 naquele momento. Sei lá.

  109. Faltou ver como o Pierre Chang teve tempo de gravar o vídeo passado na comic-con… Eu acho que é o olho da Kate, mas pelos freezes já postados no Lost in Lost, já acho que pode ser Jack, como no início. Beijos de Portugal

  110. Eles são: Sawyer, Kate, Saydi, Jack e Hurley. Eles vão voltar pro tempo atual. Faraday quando disse pro Jackass: explode a bomba e volte pra L.A, tava garantindo que tudo acontecesse como deveria acontecer.
    eles vão voltar pra lutar com o inimigo de Jacob.

  111. Davi, concordo com vc quanto à questão da série focar na embate fé x destino, na qual podemos presenciar várias passagens sobre isso, inclusive nesse último episódio, qd jacob fala sobre o livre arbítrio; e em locke e jack falando sobre destino, assim como o SMOKIE dizendo pro ben fazer tudo o que o locke mandar, sem questioná-lo, ou seja, sem livre arbítrio.

    Quanto ao jack, mais uma vez discordo de vc, rsrsrsrsrs…. n eh querendo defender a personagem, mas acho que o que ele queria, na verdade, era apagar aqueles 3 anos de neurose da sua vida, desconfiando da kate, tornando-se alcoólatra, tentando se suicidar e etc, pois, especificamente pra jack, ao contrário dos outros losties, houve mais miséria e quase nenhuma rendenção depois que aquele avião 815 caiu na ilha; então, acho que o que ele quis dizer foi mais profundo do que pareceu ser.

    Quanto a juliet, penso que pessoas tomadas de forte emoção (ciúme, inveja, raiva) podem tomar atitudes bruscas. como vc mesmo diz: a série é sobre pessoas, e de carne e osso.

    De plano, é difícil teorizar sobre locke/jacob, jacob, a ilha e o monstro de fumaça. talvez, durante esses 9 meses de espera, surja uma teoria razoável.

    No mais, seus comentários estão excelentes. abraço!!!!

  112. Se quem vivia na cabana era o falso jacob, entaum ele se apoderou do corpo ou copiou o corpo de claire e cristhian shepard, ta ai a explicação para ele ele anadr pela ilha e por claire ter aparecido na cabana, melhor season finale de todas as temporadas, muito loko ver jacob interagindo com os losties pena q ele morreu, ver a estatua entaum foi d+

    um dos melhores episodioa de lost se naum o melhor para mim, pelas descobertas e pelo q foi mostrado

    Namastê!

  113. Esta mt bem claro tudo,nada via mudar ou mudou uq acontecera ou que aconteceu…a darma vai continuar com marvin candle sem o braco..ele fara o video…sera que vai existir a purgacao?

    e o locke tah sendo possuido pelo tal cara que conversa com jacob no inicio que sempre quis mata-lo isso parece obvio pra mim.

  114. Assistindo ao episódio novamente, não tive dúvidas: a mitologia é totalmente bíblica, o bem contra o mal, a história mais contada de todas as eras.
    Não poderia ser diferente.
    No meio disso tudo, o homem comum numa situação incomum.
    Serão longos 9 meses de teorias…

  115. Bianca, concordo com vc. Tb acho que eh a guitarra que o charlie encontra.

    Quanto ao “they’re coming”, posso estar errado, mas acho que, naquele momento, jacob se refere a lhana, alpert, sun, lapidus e os outros que estavam do lado de fora.

    Tem muita coisa pra ser explicada mesmo, como eh que esse paul n lembra onde jacob residia… rsrsrsrs…. como pode haver dois corpos de jonh locke???? a n ser que o locke vivo venha do futuro, já que comprovamos que o EU do futuro pode conviver com o EU do passado…. vai saber.

  116. leolucas84

    O Sawyer JÁ falou isso para o Jack num Season Finale, se não me engano na segunda ou terceira temporada. Ele disse que conheceu um cara, médico que queria ligar para o filho mais não teve coragem, Christian, e que o admirava muito.

  117. They're coming…. no meu modo de vista, devem ser Jack & cia voltando para 2007, e eles vão dar cabo do Paul… "acho". Agora qto aos "eu já sabia", bom, eu já sabia de muita coisa pois não consigo ficar sem ler os spoilers, mas pô, QUEM IMAGINARIA ESTAS VISITAS DO JACOB SE NÃO FOSSEM POR SPOILERS?
    Abs à todos e "boa gestação", hehehhe

  118. Odeio a Kate,nada do que ela faça vai fzer eu simpatizar com ela.A Kate sempre foi o par ideal do Kate,sempre egoísta e manipuladora…Jack nunca deve um pai problemático,todas as cenas que foram mostradas do Jack com seu pai,é o Jack que está estresadinho e dando xilique…O Paul mostrou-se muito certo,afinal a galera do mal se deu bem mesmo

  119. dualidade obvia bem contra o mal.

    preto vs braco roupa do “paul” vs roupa do jacob

    gamao jogo em que as peças retornam para um ponto no passado

    gamao cujo as pedras sao branco vs preto.

  120. Gente, nao tem “Paul” nenhum… Quem foi que começou com essa sandice? O que Jacob fala ao final do episódio para o falso Locke é: “Well, you found your loophole.”

    Ele Fala HOLE, e não PAUL… Não existe Paul nenhum, o nome do outro personagem não é citado em nenhum momento… (loophole, literalmente “buraco no loop”, está sendo traduzido pelo pessoal como “falha no loop” de tempo).

  121. Sinceramente? A gente ouve falar do tal Jacob há séculos. Aí o cara aparece, toma umas facadas, é chutado na fogueira e pronto.
    Show de bola.
    Eu que não vou ficar queimando a fuça pensando agora no falso Lock.
    Dizer que esse episódio vai dividir opniões é reconhecer que ele foi, a exemplo de tantos outros, meia-boca.
    Sem contar que a desculpa pra matar alguns personagens (como o Santoro por exemplo) era de que novos personagens não seria inseridos. pelas minhas contas, já inseriram mais de 10.
    Abraço,
    Vinicius

  122. @ Vinicius. O fato do episódio dividir opiniões não diminui seu impacto. Assim como você e outras pessoas não gostaram (o que é natural, penso), outras tantas como eu adoraram o que viram. A série é o que é pela capacidade de gerar debates e isso a meu ver é ótimo.

    @ Rubens, você tem razão. Viajei legal nessa de Paul. O que Jacob fala é loophole realmente.

    Abraço a todos e mais tarde como já prometi, tem mais post sobre esse final que repito, para mim foi excelente.

    Grande abraço a todos!

  123. EU AMEI O EPISODIOOO!!!
    Mas o q q tinha haver com akilo tdo, o flashback dos pais da Juliet se separando?!
    Num entedi..Alguem poderia me explicar o q foi akilo?
    rsrsrs…

  124. 1- Acho que Christian Shepard, o Falso Locke e a Alex eram todos personificações do Monstro de Fumaça, a mando do inimigo de Jacob.

    2- A verdadeira guerra vai começar.

    3- Widmore, agora, me parece pender para o lado “do bem”, já que ele disse que não queria que Locke morresse…e só com sua morte é que o tal inimigo de Jacob poderia ordenar ao monstro que se passar por Locke.

    E se Jacob pregava tanto o livre-arbitrio, então acho que não necessariamente “oq aconteceu aconteceu”!

  125. E para terminar:

    É o diabo tentando provar pra Deus q ele está errado em acreditar q o homem é bom. Como?

    Ele conseguiu isso ao convencer Ben (uma pessoa q Jacob salvou da morte e portanto, deveria ser eternamente grata a ele) a matar Jacob. E o Ben o matou. End of story.

  126. Final de Temporada sensacional, qe venha logoo 2010 😀
    – Alpert, Illana (MOCINHOS) tenho ctz.
    – Tbm acho qe Jacob não morreu, e sim tomara o corpo do tal (Candidato)
    – Juliet (se ela morrer, eu paro de assistir lost)
    – confesso (me emocionei na cena entre ela e sawyer)
    =/
    Jacob queria ver Ben, não Locke ?
    oO

    qe venha a 6th season 😀

  127. O HOMEM QUE SE PASSA POR LOCKE, NA VERDADE É AQUELE DA CABEÇA BRANCA, QUE PROMETEU AO JACOB MATÁ-LO NO COMEÇO DO EPISÓDIO…

    ESSA E MINHA TEORIA…
    AGORA PORQUE O JACOB QUERIA QUE A LANNA AJUDASSE ELE?

  128. Pelo diálogo entre o locke vivo e jacob, talvez este último seja o grande responsável pelo loop no tempo, e esse “furo” encontrado pelo locke vivo tenha justamente acabado com isso, ao levar sun, lapidus e ben pra o presente!!!! agora resta saber como ele encontrou esse furo e qual eh?!?! talvez tenha sido a influência desse locke vivo/cristian shepard sobre os losties (inclusive o locke morto) que cuminou com a bomba e o incidente!!!!

  129. Mais interessante, e que acho que ninguem notou ate agora, é o fato de qdo estavam viajando no tempo o bad locke ter levado richard e ben para onde “ele” supostamente estaria (debaixo do avião ddo irmao do ecko) e MANDAR richard dizer ao bom e velho locke que a unica maneira de trazer todos pra ilha novamente seria MORRENDO, ou seja, para ele assumir a fisionomia do locke para atingir seus objetivos!!

  130. Eu só queria saber qual foi o garfo na tomada, afinal. Sério, não entendi qual foi o grande choque. Nem qual o grande problema que nos faria pensar como a série poderia continuar.

    Esses roteiristas não são nem metade engenhosos e brilhantes do tanto que acham que são.

    Uau, grande surpresa, o Locke estar realmente morto! Ninguém havia pensado nisso, né?

    Ok, foi um episódio interessante, com bastante ação, vários presentinhos (cabana, estátua, Jacob, Black Rock). Só não fez juz ao alarde que os próprios produtores criaram em volta dele.

    Eu fiquei desanimado com a série. Se temos apenas mais uma temporada, míseros 17 episódios, e a história não caminhou nem um pouco nessa última, a última temporada vai ser só pra tapar buraco.

    PS: O que mais está me intrigam no momento são os spoilers nada a ver. É sempre assim, mesmo? Tinha uns que tinham até foto de set de filmagem, que teoricamente seria da derradeira cena, etc etc. Coisas falando do templo, filmagens com atores caracterizados, etc. Poderia ser filmagem antecipada da temporada seguinte?

    PS2: O Pierre Chang perdeu um braço porque prendeu a mão numa barra de ferro?

  131. Dude,

    Acho que se o Incidente aconteceu mesmo (se por causa da bomba ou não, não importa), então todos os losties “saíram do tempo”, que nem o Desmond ao girar a chave. Logo, as regras não se aplicam mais a eles: finalmente eles podem mudar as coisas.

    E mesmo que tenham morrido naquele instante, vão ter projetado suas consciências no tempo, como o Desmond. Provavelmente manterão as memórias do que aconteceu. Agora, onde vão aterrissar e qual o próximo gancho, não sei.

  132. Acredito tb que aquele cara que vimos no começo do ep. seja como um yng yang da ilha, tudo deve haver um equilibrio entre o bem e o mal, o jacob a figura do bem e ele a figura do mal, tanto q pegou os corpos do ben e do pai do jack para atingir seus objetivos.

    Só não entendo onde entra a claire nessa historia!!!!

  133. Sobre os corpos da caverna serem de Rose e Bernard, acho meio difícil. Onde foi parar o corpo do Vincent, então? É óbvio que cães vivem menos, mas levando em conta que os corpos estão vestidos e ao ar livre, eu deduzo que os dois morreram ao mesmo tempo e subitamente (assassinados, talvez?), do contrário um teria enterrado o outro, provavelmente. Seguindo esse raciocínio, Vincent também poderia estar lá, certo?
    Dêem uma olhada nessa página do Lostpedia, eles falam na possibilidade dos corpos serem de Jack e Kate ou Desmond e Penny.
    http://pt.lostpedia.wikia.com/wiki/Ad%C3%A3o_e_Eva

    Se duvidar é de um desses casais mesmo. Eu não duvido de mais nada.

    o/

  134. Adorei esses dois episódios, apesar de muita gente não ter gostado. Porém, tudo foi bem esclarecido, mas saquei uma coisa agora, então.. se Locke na verdade é aquele homem do começo do episódio que queria matar Jacob, então, aquele julgamento em que o Ben teve que passar, o lostzilla tava do lado desse cara que incorporou Locke? Também queria tirar o Jacob da liderança da ilha?

  135. @ Rafael O Richard falou em latim. A tradução segundo a Lostpedia seria: Aquele que vai proteger todos nós.

    Vou repercutir esse ponto no post de easter eggs e curiosidades. Fique de olho!

    Abraço Galera!

  136. mais uma coisa..
    alguém se lembra de quando a cisne foi explodida por desmond? Alguém se lembra o que aconteceu com Locke? Não tinha algo a ver com uma mulher em flashes rápidos que ele mencionava ser a ilha falando com ele? E se essa mulher não era a Juliet? Será que alguém refresca minha memória?

  137. E o símbolo que estava nas mãos da estátua? Era o mesmo símbolo que o marido da Amy, Paul, carregava no pescoço quando foi morto pelos outros e que ela guardou na gaveta.

    Intrigante, não?

  138. Um Deus x um Demônio.Este é o resumo de Lost.Quando Paul pergunta a Jacob se ele não desistia e ele disse que acreditava, pareceu pra mim que eu estava assistindo a uma passagem encenada da Bíblia.Temporada Espetacular!!!Ainda estou digerindo o episódio….
    PS.:Chorei litros pensando que Juliet havia morrido!!!!o/

  139. lolllll

    achu que as pessoas estao intendendo errado, sei la

    o garfo na omada nao quer dizer o ultimo instante..

    pra mim foi o jacob toma aquelas facadas =O

    e quem diria illana é mesmo boa??
    nao sei, sei que ela está com jacob, mas como sempre quem nos é melhor apresentado primeiro nós tomamos como bonzinhos, achu que jacob será tao adorado quanto benjamin foi =D

    nao sei quem está certo jacob ou seu amigo oO

    só sei que a ultima temporada tinha que começar explicando a historia dos 2

    =O

  140. 1) Quando Jacob fala, logo após levar a facada: “Eles estão chegando”, ele se referia aos Oceanic que ficaram no em 1977 que serão trazidos de volta para o presente, ou se referia ao pessoal da Illana?

    2) Acho que o Miles estava certo. O que aconteceu aconteceu, pois como veriamos o Chang perdendo o braço pra aquilo nnca ter acontecido. E ainda acho que mudar o futuro é paradoxo e estraga a série até aqui. E sem essa também de universos paralelos.

    3) Chocante o cara na caixa ser o Locke. Mas como vão explicar o tal do “Paul” (provavelmente é o carinha do começo do episódio que jura Jacob de morte) ter se disfarçado de Locke? Fiquei frustrado com essa viagem aí viu…

    4) Episódio mais confundiu do que esclareceu. Não responderam quase nada e ficou pra próxima temporada.

    5) O tal do “Paul” deve ter se transformado em Cristian Shepperd tb.

    5) Richard deve ser um integrante do Black Rock. Lembram a roupa que ele estava quando conheceu Ben criança na selva? Roupa do sécula XVIII!

    6) Alguém entende latim pra traduzir a resposta de “o que dorme na sombra da estátua”?

    7) É Jacob quem leva as pessoas para a ilha. Como o carinha disse, foi ele quem levou o Black Rock pra lá.

    8) Como Jacob estava fora da ilha avisando o Hurley sobre o voo Ajiira e logo depois já estava de volta. Como ele chegou lá? Será que era Jacob mesmo ou o falso Locke?

    9) Quem atirou no grupo do Sawyer no barco? Era o pessoal da Ilanna, será? Cortaram a cena por falta de tempo?

    10) Já pararam pra pensar na viagem que foi a história da bússula? Um falso Lock que entega para o Locke verdadeiro e o manda morrer e vai passando pro Alpert no passado e vira um puta looping que sabe-se lá de onde veio essa bússola! Loucura total!

    9 meses! Putz! Dá pra fazer ter um filho até lá hein! rsss!
    Abraços!

  141. 2 duvidas!
    se o “paul” que não é “paul” pq aos 1:18:44 ele nao fala paul e sim loophole! Entao nao sabemos o nome dele. Blz.
    1-Agora se ele estivesse preso na cabana ate a ida de locke onde ele pede pra ajuda-lo, como ele aparece comoo vulto do pai de jack na 1º temporada se ele nao podia sair da cabana?
    2-Nos videos que os outros faziam lavagem cerebral dizia jacob nos amou tanto que deu sua vida por nós?! lembram?? ou seja há mtas contradições!!
    eu morro de vontade assistir desde a 1º temporada pra ver qtos erros há!!!! porem me falta tempo.. rsss

  142. A Kate esta cada dia mais inutil e intragavel. E o Jack fez tudo pq perdeu a namoradinha, como se fosse a unica mulher do mundo? E danem-se todos os outros?

    Jack e Kate estão mais e mais pateticos.

    Se a bomba explodiu e todos moreram, a Eloise moreu gravida do Daniel, que portanto não poderia ter nascido…Paradoxo…

  143. ainda não sei o que pensar, na verdade. não vou dizer que ameeeeeeeeeeeei o episódio pq não ameeeeeeeeeeeei.
    mas chorei que nem sei lá o que na hora que o Jack jogou a bomba, dei um gritão quando a caixa de metal bateu na cabeça dele e quase me morro com Sawyer e Juliet.

    a mudança de idéia que eu não entendi foi a da Kate, com aquela cara de ‘humpf, Jack’ na frente da kombi e depois ‘sim, estou com vc’. da Juliet até entendo, por causa do romancinho… ainda mais pq Juliet salva o episódio naquela cena final, independente de bomba explodindo ou não.

    a única coisa que eu pensei de diferente foi que, naquele troço cheio de corpos com uniformes da Dharma que o Locke cai (não lembro em qual episódio), o uniforme que eles dão um close tem nome do Horace. e quem usa um uniforme assim, é o Sayid, né, agora, fugindo com o Jack.

    será que num rola nada na Vila, pois, e os corpos daquela vala são só daquele povo que se estrepou na cisne?

    sei lá.
    tô tentando digerir outras coisas, mas foi um episódio final meio, hum, diferente…

  144. Concordo com Emanuela. Me parece uma PERSONIFICAÇÃO DE DEUS E O DIABO jogando com a bondande, a maldade e o LIVRE-ARBÍTRIO dos homens.

    1) Reparem que um está de preto e outro de branco no começo do episódio.

    2) Leiam o conto do Machado de Assis que se chama “A IGREJA DO DIABO”.

    O tom dado pelo diálogo dos dois é o mesmo.
    O homem é corruptível ou é bom?

    3) Lembrem-se que sempre Jacob coloca em questão a discussão sobre livre-arbítrio para julgar os homens. Ele deixa claro para Hurley e para Ben, e parece muito sereno em se preocupar com sua morte.

    4) Não que eles sejam Deus ou o Diabo, mas a personificação METAFÓRICA DO BEM e DO MAL.

  145. Temporada fraca, essa 5a !

    E se pensarmos bem, o envolviemnto do JAcob e do falso Jacob não faz muito sentido.

    Olha so : Por que o Jacob incentivou a volta do Hurley e do Said para a ilha ? Eles voltando, ajudaram o aviao a cair na ilha, juntamente com corpo do Locke, que incorprou o falso Jacob . Então, qual era o interesse do jacob, em querer que as pessoas voltassem a ilha ?

    E outra pergunta : como ficam Widmore e Mrs Hawking , em relação a isso ? E faraday ?

  146. É, eu tbm esperava mais do episódio. Foi bom, mesmo trazendo ainda mais perguntas do que respostas.

    Qdo acabou eu tinha certeza que o próximo episódio vai começar com um olho abrindo, à lá 1 temporada. Mas aquele olho do promo não é o do Jack nem a pau.

    Quanto ao Jacob e seu inimigo, é o bem e mal, ying e yang tão falado na 1.

    Agora, não entendi a dúvida se a Juliet tá morta ou não. A bomba explodiu no lado dela!

    Não sei o que esperar da 6 temporada.

  147. Ah, e aquelas cinzas ao redor da cabana… Alguém lembra de ter visto aquilo antes? Naquela vez que Locke e Ben foram lá, por acaso o Locke pisou nas cinzas?

    E será que é a mesma cabana do Bernard? Acho que não hein…

  148. Loophole é usado quando se quer dizer uma brecha na lei ou na segurança.

    Vai ver o falso Lock não podia matar o Jacob assim como Ben não pode matar Wildmore e ele encontrou outra pessoa para faze-lo (no caso o Ben).

    Achei um ótimo episódio, porem não foi um bom final de temporada. Deixou mais dúvidas e tudo foi muito previsível. Passar mais quase 1 ano esperando é dose. Daqui para lá já esqueci muita coisa e é por isso que muita das pessoas que assistiam Lost do meu grupo de amigos/familiares desistiram e só eu ainda continuo assistindo… Quiserem prologar o seriado para ter mais lucro e acabaram prejudicando-o.

    Abraço
    Daniel

  149. Que temporada, hein?! Muito boa! ATOROON! UAHUAH

    Não gostei de descobrir que o Locke está mesmo morto, aquele 2º Locke deve ter algo a ver com o cara que estava falando com o Jacob no início do episódio, ele disse que iria matá-lo, e pelo visto, matou! Queria o John de volta na ilha!! =(

    Quem deveria ter caido naquele túnel era o Jack, não a Juliet.

    Final previsível, não teve garfo nem tomada, nem lembra o final da 3ªtemp… =/
    E como sempre: mais mistérios!! O pior é ter que esperar até o ano que vem… D=
    Ansioso pra ver a última temporada!

  150. Mais uma pergunta pra coleção:

    Aparentemente Richard está do lado de Jacob. Porém, durante a liderança de Ben, ele o levava até a cabana, onde o Bad Jacob estava, certo?
    Sabe-se que era Bad Jacob por causa das cinzas ou wathever em volta do lugar (que, sim, já estavam lá desde a 3a temporada).
    Mas, POR QUE Richard faria isso, já que Bad Jacob era perigoso e Ben não podia vê-lo, de qq modo?
    Se Jacob é a pessoa mais inteligente da ilha, ele não podia considerar uma eventual fuga e vingança, e portanto preveni-la?

    Fora isso, achei um bom season finale.
    E Juliet não morreu! Ela sobreviveu a queda, portanto a única coisa que poderia tê-la matado seria a explosão da bomba. Só que ai, todos os outros losties também teriam de ser mortos. Ela provavelmente saltou no tempo junto com os outros. Ela irá aparecer com eles, só que um pouco mais ensanguentada 😉

    Eu tenho fé que Juliet vai viver!!

  151. É, explicaram tudo no final. Já sabemos o que é a Ilha, quem é Jacob, já entendemos todo o sentido da história. Fico imaginando o que ainda resta pra ser contado na sexta temporada, vão ter q surpreender, pq os mistérios antigos já foram 100% respondidos.
    A dúvida agora é saber se John Locke está realmente fora da série. Aí vai ser difícil superar a 5ªtemporada, sem ele Lost nã é Lost.

  152. end of story nada!

    os judeus podem ter condenado jesus cristo a morte mas ele ressuscitou no 3º dia!

    e que venha a 6ª temporada!!!
    o///

    *vou deixar pra ficar triste que acabou ano que vem… por enquanto a história ainda está bombando muito!

  153. O episódio foi ótimo, mas o final de temporada foi o pior até agora.
    Se na última temporada os caras não derem um jeito de arrumar respostas para as questões que eles vêm criando há 5 temporadas acho que vai ser um fiasco.

  154. O Olho do teaser e o do Jack do começo da temporada de estréia… ou seja o loop recomeçar, só que agora com eles tendo ciência total de tudo…hehehehe…e agora sim podendo mudar as coisas.

  155. Um milhao de perguntas nesse episodio…
    Será q o Jacob morreu msm?
    A Juliet eh a pessoa qrida q iria morrer no fim da temporada?
    Será que não veremos mais o nosso Locke? Só o Locke do mal?

  156. Caramba… quantos acontecimento em um só episódio! Ainda estou meio zonzo!

    No início do episódio pensei que Jacob seria o cara de barba. Bom, era realmente o Jacob… o Fake… De onde vieram esses caras?

    Afinal, para quem Christian Shephard trabalha? Seria ele o Fake Jacob, assim como o Fake Locke?

    VINCENT!!! Como fiquei feliz em reencontrá-lo!

    Não acham Jacob parecido com Aaron?

    2010 está muito longe?

  157. Esse povo q vive reclamando é foda. A série é fantástica. Nunca vai ser perfeita, pq perfeição não existe. Eu queria q o walt estivesse até agora na ilha. Ele não está. Aí por causa disso vou ficar esculhambando a série??

    As pessoas tem falado q os motivos de Jack e Juliet eram argumentos ruins e etc e tal. Mermão, o Jack só se arromba com mulher, o cara é o maior traumatizado da estrela e a Juliet não perde nesse quesito. É só todo mundo rever os episodios deles e relembrarem tudo q eles passaram e como sempre agiram. Vcs podem nao gostar dos argumentos, mas ninguem pode dizer q os roteiristas nao foram coerentes com esses dois personagens. A história de vida dos dois e as suas atitudes levaram eles a serem assim e ponto final. Oras.

    Outra coisa. Todo mundo pode teorizar a vontade aí. Mas, infelizmente, os produtores são sádicos e podem ter certeza q nós simplesmente não vamos acertar nem 10% do q vai acontecer. Isso é frequente em Lost.

    Prevísivel?? Onde?? Só para quem leu spoilers ou telepatia para ler a mente dos roteiristas. Fora isso, não houve nada de previsível. Quem imaginava q Jacob era simplesmente Jacob? Quem sabia q Jacob tinha uma contra-parte, um inimigo? Quem sabia q a casa de Jacob era a estatua e nao a cabana? quem sabia q qm disse “Heeelp-me” nao tinha sido o verdadeiro jacob? quem SABERIA q cristian na verdade parece trabalhar para o Bad Jacob ?? Quem achou um dia q veria BEN ser manipulado? Quem IMAGINA EM ALGUMA HIPOTESE q Bram e Ilana trabalhavam para Jacob??

    Enfim… não me venham com previsibilidade.

    Adorei ver um cara como o Mark Pellegrino q sempre fez Bad Guys fazer tão bem um Good guy.

    Fiquei triste, mas nem por isso, estou com odio da serie nem dos produtores, de saber q o locke infelizmente morreu mesmo.

    Lembrem-se de todas as referencias q nos foram dadas. Assistam todos os episodios da 1 a 5 temporada novamente, se liguem nas pistas e aí sim, comecem a fazer teorias mais concretas.

    Lembrem-se q Lost sempre tratou de fé e ciência. As únicas divindades egípcias apresentadas até aqui foram anúbis e taweret. Deus dos mortos e da Fertilidade, respectivamente. Ou seja, Dois lados opostos. A morte e a Vida.

    Eu vou aguardar ansioso pela sexta e definitiva temporada muito feliz.

  158. A expressão loophole é usada em inglês como sinônimo de qualquer brecha, no sentido figurado (em leis, segurança), como bem ensina a wikipedia. Mas loop também significa qualquer coisa que tem um formato ou ordem circular curvando-se sobre si mesma. Ou seja: o tempo, no sentido das ações e seus efeitos. Se há um buraco nesse ciclo, talvez tenha sido provocado pela A-mission em 77…

  159. O episódio indicou claramente que os produtores realmente sempre souberam sobre o que é a história!

    O jogo de gamão, que locke ensina a walt na primeira temporada, é prova disso! Ficou bem claro pra mim

    Jacob é o que acredita nas pessoas e deixa elas escolherem

    “Novo Locke” trata as pessoas como peças que podem ser manipuladas e é o que parece ter acontecido desde o início da série.

    Alias, grande parte dos mistérios da ilha podem ser explicados pela existência desses 2 seres sobrenaturais.

    Talvez jacob cure as pessoas e seu nemesis simplesmente usa o monstro como para julgá-las de acordo com seu entendimento sobre o que é certo ou errado.

    E que ironia! Ben, o manipulador, foi manipulado desde o início!

  160. POR FAVOR…ESTOU COM UM PROBLEMA AQUI…PUXEI OS ARQUIVOS DE LOST DO FINAL DA 5 TEMPORADA TODAS AS PARTES EM RMVB…PARA ASSISTIR NO REAL ALTERNATIVE OK? SÓ QUE O ARQUIVO INDICA QUE É RMVB MAS ESTA COMO DOCUMENTO…EU GOSTARIA DA SUA AJUDA PRA MIM CONSEGUIR ESTAR ASSISTINDO ESSE CAPITULO…
    ESPERO PELA SUA RESPOSTA
    SEM MAIS
    Gian

  161. Fiquei =( ) de queixo caido… tem muitas coisas para especular, mas vou me atar à apenas uma que foi o momento marcante, o final com a Julliet cacetando a bomba e tecnicamente até onde entendemos, explodindo-a… não acho que a Juju morreu, o Desmond também implodiu a escotilha e a única coisa que aconteceu foi ele ter aparecido na floresta peladao e prevendo o futuro… talvez aconteça a mesma coisa com ela, talvez os produtores mantenham as roupas de baixo para manter a interidade da moça (hehehe), piadinhas a parte, nao acho mesmo q ela tenha morrido, até pq, quem mais notou aquela tontura dela depois de falar com Bernard e Rose… e quem nao pensou “hummmmm, ta gravida”?

    LOST

  162. O jogo de gamão que locke ensina pra walt, na primeira temporada indica que os caras tinham mesmo um plano.

    Jacob é o bem, o que acredita nas pessoas e sempre traz gente nova pra ilha querendo provar isso!

    O monstro/novo locke é o mal que manipula as pessoas, as julga e as mata!

    Que ironia: o manipulador ben, foi manipulado a vida inteira!

  163. Minha dúvida é a seguinte:

    Por que jacob não interferiu nas manipulações que o seu inimigo/novo locke promoveu ao longo da história da série???

    Todas as ações de Ben foram motivadas pelas ordens de jacob, que na verdade eram as ordens do seu inimigo/novo locke.

    Se alpert sabia onde jacob morava, por que não avisou ben que ele seguia as ordens erradas?

    Afinal, alpert trabalha pra jacob ou para o seu inimigo?

    O que vocês acham?

  164. Como vimos o “mau” (amigo de roupa preta do jacob) encarnando no corpo de Locke, até então homem que sempre seguiu sua inabalavel fé e etc, talvez veremos na próxima temporada o “bem” (Jacob) encarnando no corpo de um homem que sempre foi contra a fé e tudo mais, um homem da ciência, Jack. E então veremos mais uma vez os dois maiores “rivais” de Lost brigando, mas com os papéis trocados. Acho bem possivel.

  165. Ai gente não gostei não.
    Pô inventam um monte de mistérios e não respondem quase nada.
    -Eu entendo que o incidente não foi causado pela bomba e sim pelo o que o Radinzisky(?) fez lá na estação.
    -Como assim o fulano que não sabemos o nome precisava do corpo do Locke??? precisava coisa nenhuma, já que o corpo estava dentro da caixa. E depois ainda que precisasse em que momento ele “tomou” o corpo??? afinal pelo o que li algumas pessoas acham que o tal cara estava preso na cabana e ninguem levou o corpo lá para ele se apoderar.
    -E a conversa do início do episódio? Deu a entender que Jacob fica buscando pessoas para irem a ilha fazer o q? pelo jeito o voo oceanic foi só um dos vários grupos que foram levados a ilha propositalmente, aquele navio era outro grupo, possivelmente o do Richard. O tal cara que conversa com Jacob diz que é sempre a mesma coisa eles chegam, entram em conflito, se matam…
    – Achei a última cena bem previsível tb.
    Foi a primeira vez que meecepcionei com Lost.

  166. E eu como super fã do Jack digo: O que foi aquilo??? a motivação dele, foi coisa de novela da Record. Outra tb foi a Juliet, fala sério. Os dois personagens não mereciam uma motivação dessas.

  167. Pessoal, alguém prestou atenção no que Jacob estava tecendo, no começo do episódio? No começo, vemos a parte de cima, com uma inscrição (grego?)…no fim do episódio, quando Ben e Bad Locke chegam para falar com Jacob, Ben vai até o que Jacob teceu (uma tela?)e conseguimos ver só a parte de baixo, e pelo que parece, é uma inscrição em várias línguas…será que alguém sabe ou já encontrou na net alguma tradução para as inscrições???

  168. aquela cena do jack na cirurgia já tinha sido explorada em outro episodio, acho que da terceira temporada, nao foi nao?

    achei ruim que aparentemente, Ben e Locke tenham perdido o rumo na série. Locke pq morreu mesmo (???), e Ben que parecia de novo o garoto sem a atencao do pai, e que apesar de ter matado Jacob (?) poder ser algo importante, ele vai fazer o quê agora?

  169. Eu não acho que tudo o que foi mostrado no último episódio foi previsível ou esperado, algumas coisas podem até ser, mas o mais estranho é que o pessoal parecia saber só no máximo um por cento de tudo o que foi mostrado antes de o episódio ir ao ar, e derepente ficaram sabendo de tudo.

    Como é que alguém pode dizer que já sabia de tudo? Para conseguir esta façanha só lendo spoilers, e depois não adianta ficar chorando o leite derramado. Pergunte para alguém que realmente não leu nenhum spoiler ou para aqueles que nem ao menos frequentam blogs para saber se eles não ficaram surpresos com quase tudo o que foi mostrado.

    Eu particularmente me arrependo de ter lido alguns spoilers e até mesmo alguns comentários, matérias e artigos sobre Lost, e por isso eu não me vejo no direito de ficar criticando e dizendo que tudo o que aconteceu foi manjado; nós podemos sim criticar gostando ou não de certos rumos, elementos, furos, destinos de personagens, dentre outras coisas, mas não daquilo que previamente já se sabia por ter lido spoilers ou qualquer coisa do tipo.

    Mas com isso eu não estou dizendo que o episódio foi perfeito; por exemplo não ter gostado de ficar sabendo que Locke está realmente morto(pelo menos por enquanto), mas isso é apenas minha opinião. Se até agora (pelo menos para mim), Lost é a melhor história que eu já vi, não vai ser agora depois de cinco temporadas e sei lá quantos anos que eu irei abandoná-la, nem mesmo o monstro de fumaça conseguiria fazer isso!

    E eu acredito sim que a última temporada será demais e não só enchimento de lingüiça como muitos estão dizendo!!! É só esperar para ver, ou tentar girar a roda para irmos logo para 2010.

    Até 2010!

  170. eu to delirando ou alguem mais imaginou uma “roca do destino” na primeira cena?..como se jacob estivesse ‘fiando’ a vida dos losties (bemmmm prematuramente)…
    eu AMEI os últimos capítulos!!…fiquei muito satisfeita em ver que lost continua a ser aquela série q te dá uma resposta e te dexa 1.000 perguntas no lugar!
    …acho que nao é o fim da juliet, by the way…
    agora, só nos resta rever todas as outras quatro temporadas p nao perder nenhum detalhe da última!
    bjao!

  171. Alguem pensou sobre:’amigo’ do Jacob, supostamente nao poder mata-lo, nos faz relembrar tambem o caso do Ben!!!

    Whidmore: ‘ voce esta aqui para me matar Ben?’
    Ben: ‘ Nao Charles, voce sabe muito bem que eu nao posso.’

  172. Nossa, absolutamente adorei essa temporada e o season finale arrentou! Muito bom! Meu coração ficou disparado por um tempão.
    Li quase todos os comentários e concordo basicamente com o James e a Poliana.
    Pra mim os produtores cumpriram o que prometeram, ou seja, que com esse episódio já teríamos uma boa base para formular teorias com mais fundamento sobre onde a série vai terminar.
    Na minha opinião, a cena do Jacob na praia e a última cena com o encontro do Freak-Locke, Ben e Jacob, foram uma das, se não as, mais importantes da série até hoje. E é, lógico, a partir delas que podemos passar a teorizar mais próximos da “verdade”. O pessoal lá atrás já falou muito sobre BEM X MAL, Deus x Diabo, etc… acho que a linha é essa mesmo. Talvez os nomes que os definam não sejam exatamente estes… a descobrir na 6a temporada.
    Por enquanto, posso dizer que são absurdamente empolgantes esses indícios de que são 2 “entidades” que querem provar, de um lado, que o homem é naturalmente bom e pode evoluir e, de outro, que o homem é essencialmente mau e sempre será assim.
    Estou com muitas novas dúvidas na cabeça. Vou tentar expor algumas:
    – por que Jack, Kate, James, Hurley, Sayid, Locke e cia são importantes para Jacob, a ilha ou whatever?
    – por que e para que eles foram escolhidos?
    – quem estava na cabana qdo o Locke vai lá com o Ben? Jacob ou o inimigo do Jacob?
    – no DVD da 3a temp, fica subentendido que aquelas cinzas são uma forma de proteção ou mesmo de conter alguém dentro do círculo… neste episódio, vimos o círculo rompido… isso é relevante?
    – pq o cara dentro da cabana, seja ele quem for, pede socorro? era pq estava preso?
    – no caso de ser o Jacob, quem prendeu ele lá? o Ben? o inimigo íntimo dele?
    – se for o inimigo íntimo, quem o prendeu? Jacob? ele pede socorro pra iludir o Locke? O Ben tb foi iludido a acreditar que aquele era o Jacob? Por quem?
    – em 1977 a Eloise era a líder dos Hostis (conf. dito pelo Alpert)… como, qdo e pq ela saiu da ilha? Foi por causa da gravidez?
    – a Eloise faz o Jack levar o corpo do Locke de volta pra ilha… pq isso é relevante? O inimigo do Jacob só pode assumir a forma de alguém que já está morto?
    – será que a Eloise é mancomunada com o inimigo do Jacob? já que ela é a responsável pela volta do corpo do Locke pra ilha…
    – por que os losties têm que ficar presos na ilha? pq os O’6 não deveriam ter saído da ilha? e pq diabos eles tinham que voltar!?!?!

    Acho que minha cabeça vai explodir até janeiro que vem…

  173. AChei o episódio bom, mas deu raiva como o davi disse gerou mais dúvidas que respostas. Na primeira cena já deu pra perceber que locke não era ele e sim aquele cara e quando a caixa apareceu e lapidus viu ficava a entender que seria locke lá dentro. É interessante notar que quem fez richard acreditar em locke e que locke seria confiável foi jack e que tudo foi através de uma manipulação daquele que fingia ser jacob.
    Tabém não entendi a cena da juliet criança, e fico me perguntando o que tem dentro daquela caixa de violão do hurley, acho que é algo importante. Enfim illana trabalhava para jacob, e ao que parece foi pra ilha pra desmacarar o falso jacob.
    E quem está chegando?
    Seria aqueles que mudariam o destino, que provariam que o falso jacob estava errado.
    Ai da raiva dessa demora de quase 1 ano, porque só 2010?

  174. olha acabei de assisitir o ep, fiquei a tarde toda tentando sempre dava erro tava desesperada,
    Tipo eu gostei muito, mas esperava um pouquinho mais, tb não gostei dessa estória do Jack o motivo p explodir a bomba por causa da kate se fosse por causa da imrã dele Claire ou outra coisa eu aceitaria fala sério, eu gosto do Jack, mas a minha paciência tá acabando. Gente só fui eu q vibrei quando a juliet caiu la no fundo da escoltilha, q merda q ela ainda não morreu?
    e o Jacob ,me surpreendeu heim, sempre achando q era o Locke, mas não realmente Jacob existia, e o Locke morreu mesmo. e esse fake do Locke fdp.
    ah meu só ano q vem? I can´t believe that! não vou aguentar!!!
    Vou precisar assistir mais umas mil vezes p digerir esse ep hehehe
    Beijus =]

  175. Lendo os comentários acima todo mundo já sabia que Jacob já tinha visitado os losties…

    Pra mim eu nem imaginava (ou seja, o episódio pra mim teve graça, ;-D). Bem feito pra vocês que passam a vida lendo spoilers, quem mandou!

    Quanto a bomba explodir, eu passei o episódio todo pensando: esse diacho explode ou não explode… aí explodiu e acabou Dãn… Pensava que o final ia ser um flashback falando we have to go back.

    Até que enfim o diacho do Jacob apareceu e ele não é a Libby.

    O episódio foi bem filler, sem nenhuma resposta, mas por acaso algum season finale de lost teve alguma resposta? Todos sempre criaram um monte de abertura de perguntas.

  176. Vale apontar erro de continuidade?

    Na última cena da Juliet, a coitada uma hora tem sangue na boca, na outra não…

    Tudo bem, vai, é a cena mais tensa da Juli…

    🙂

  177. GIA

    No fb da Juliet mostra os pais dela se separando… Eles dizem que ainda se amam, mas que não era pra eles ficarem juntos… A mãe diz pra Juliet que ela algum dia ia entender…

    Na ilha, ela finalmente entende isso, e vê que ela e o Sawyer se amam, mas, não devem ficar juntos. É isso que faz com que ela mude de idéia e apoie o Jack.

  178. Achei um pouco deprimente o final da temporada. Na verdade, apesar de ter amado esta temporada, me incomodava o egoísmo daqueles que se integraram à Dharma. Depois de viverem tantos momentos juntos, imagino que o momento do reencontro deveria ter sido mais comovente. Com relação ao Jack, acho que é mal compreendido. Adoro o personagem e acho o mais complexo da série. Cara, ele reconhece que na vida fez tudo errado e, movido pela culpa e por achar que foi responsável por diversas fatalidades aos Losties por suas escolhas erradas, quer voltar para consertar tudo. Acho que é o jeito dele se redimir. Não acho que a desculpa dele de detonar a bomba tenha sido o fato de ter perdido a Kate. É apenas mais uma justificativa de que não valeria a pena continuar a viver aquela vida. Ou seja, o melhor é que não tivessem se conhecido, como o melhor seria que todos tivessem vivido suas vidas como deveria ter sido. Assim, Jack não precisaria levar mais esse fardo com ele. No entanto, não acho que haverá mudanças no futuro, porque acredito que “o que está feito, está feito”. Com relação ao falso Jacob, ou a “entidade que assumiu a forma de Locke”, tenho algumas observações. SE na cabana, aquele que pediu socorro ao Locke foi esta pessoa que estaria aprisionada (confesso que só entendi isso quando li os comentários do nosso querido Davi), chego à conclusão de que o homem sob a forma de Christian Shepard e que incentivou Locke a sair da ilha e ter que morrer na verdade “trabalhava” para o falso Jacob. Porque só assim, ele poderia assumir seu corpo.Mas por que assumiu a forma do pai do Jack? E onde está a Claire? Espero que essas perguntas sejam respondidas na próxima temporada. No mais, agradeço aos coordenadores do blog por nos proporcionar estas discussões. Foi muito bom compartilhar com vocês esse lazer!! Beijo a todos e até!!!

  179. Ta..mas…Kd a claire? Pq o papai shepard pode falar em nome de jacob? meu pleures…mais perguntas…MAS TO SEM REAÇÃO COM ESSE EPISODIO….DE TAO FLÓRIDA Q ELE FOI…CARACAS…

  180. Vc mentiu, Davi 🙁 Tava esperando o post com os easter eggs, mas tá na hora de dormir. Tudo bem, eu entendo que tem 2 epis dessa vez 😉 Vou vhecar amanhã de manhã pra ver se vc já vai ter postado…

  181. __________O OLHO!!!!__________

    Vamos levar em conta que o teaser é realmente um teaser sério, feito com a intenção entregar uma imagem real e honesta da próxima temporada.
    O olho no teaser da 10a temporada é da Juliet. Basta pegar fotos da Elizabeth Mitchell sem maquiagem, reparar nas delicadas rugas abaixo do olho e a distância entre os cílios e a cavidade lacrimal. Na minha humilde opinião ela está viva, mas não no poço. Dando um zoom na imagem do olho tb podemos reparar um detalhe: um brilho de luz na parte inferior! Seguinte: NO FUNDO DO POÇO ELA NÃO ESTÁ! Qualquer foco de luz que seja, apareceria infinitamente pequeno no reflexo do olho, a luz está próxima demais para ser uma luz externa ao poço, que como vimos é extremamente fundo.
    Gostaria de achar um teaser de melhor qualidade. A elipse que pega toda a área nordeste do olho me deixou curioso. E o logo da ABC só atrapalha…
    Bom, posso estar animado demais..me internem por favor! (sorrisão)

  182. Pessoal: o incidente só aconteceu prá jogar todo mundo para 2007.E o Locke ressucitado é o cara do início e tb pode ser o Lostzila.Se o final não foi o tal garfo na tomada, as duas cenas anteriores foram quase. “Morte” de Jacob e Locke na caixa da Ilana.E claro muito mais perguntas do que respostas.Série é business.

  183. ________2 MORTE SIMULTÂNEAS________
    __________JULIET E JACOB___________
    ___SE LOCKE NÃO É LOCKE, JULIET PODE PASSAR A NÃO SER JULIET!!_____

    Bom, já disse que podiam me internar…. (sorrisão)

  184. to torcedo pra bomba não ter explodido, para akela clarão ser um flash temporal, eles voltarem pra 2007 e a Jlliet estar viva!

    Mas enfim

    EPISÓDIO MUITO FODA.

    Gostei de mostrarem o JACOB, O “Outro lado”, o Lock realmente morto, o Ben sendo usado, a Illana se mostrando gente boa, a estátua inteira…

    Muita coisa boa.

    Pena q o povo lê spoilers e fala q NADA FOI SURPRESA.

    Pra quem num leu nada, foi, com ctz!!

  185. “Paul” (:P) era o preso na cabana?

    Engraçado que ao acabar o epi, imaginei que era o Jacob o tempo todo, que já tava sendo vítima do ‘bad twin’ e precisava da ajuda do Locke, lá no epi da 3ª temp… Mas acho que faz sentido mesmo, o Jacob ter deixado ele preso lá.

    Concordo quanto ao monstro e o “Paul” serem entidades distintas. Eles podem estar conectados, mas definitivamente separados. =/
    E… Véi!!! O Locke MORREU!!!
    Que triste.. TT_TT

    =P

    P.S.: Sim, eu sei que o nome do cara “du mau” não é Paul. ¬¬’ Mas eu gostei do engano =P E ao menos a gente tem um nome pra ele! xD~

  186. Na cena em que Ben é julgado pelo monstro não é o mesmo que se transforma na Alex, mas sim a contra parte de Jacob (fake Jacob/Locke), porque no instante seguinte em que Alex some “Locke” aparece, e ele não precisaria de todo aquele tempo para achar um cipó ou coisa parecida. Digo isso porque acho que o falso Jacob e o monstro não são a mesma entidade e que ninguém pode controlar o monstro e também porque tudo aquilo parecia fazer parte do plano do, digamos assim “anti-Jacob”.

    Por isso ele ajuda/obriga Ben a ser julgado pelo monstro, e depois que Ben é absolvido ele assume a aparência de Alex para ameaçá-lo dizendo que o destruiria se tentasse fazer alguma coisa com Locke, ou seja, ele estava protegendo ele mesmo e com aquela história que Ben deveria fazer tudo o que Locke mandasse o seu plano estava completo, porque ele já tinha conseguido alguém para fazer o que ele próprio não podia, que era matar Jacob.

    Eu também concordo com os que disseram que quando Jacob diz que “eles estão chegando” ele está se referindo aos losties que estão/estavam no passado e também que deve ter alguma coisa muito importante na maleta de violão que Hurley carrega.
    Outra coisa; os losties voltando para o presente ou mudando alguma coisa na linha temporal devem manter suas memórias do mesmo jeito que aconteceu com Desmond por terem sido submetidos ao mesmo tipo de energia e assim se tornariam especiais como ele.

    Talvez Jacob já soubesse que tudo aconteceria desta maneira, por isso ele foi atrás de todos eles e não fez nada para impedir sua morte, sabendo que os losties iriam mais tarde provar que ele estava certo em relação aos homens, que mesmo passando por situações terríveis, no fim eles acabam fazendo o que é certo. E quem sabe ele não use o corpo do verdadeiro John Locke para voltar e assim finalmente destruir o falso; ou que talvez até mesmo Jack possa ter morrido e venha a se tornar um potencial candidato.

    E sobre aquilo que os produtores disseram que muitos poderiam mudar de opinião sobre Jack, pelo menos nesse final de temporada eu não vi nada que corrobora-se para essa afirmação, o que me leva a pensar que só veremos isso no início da próxima temporada. E o que poderia ser isso? Se eu fosse apostar, eu diria que de alguma forma Jack conseguiu o que pretendia, mas não como nós estamos pensando, mas de uma forma que só os roteiristas de Lost poderiam imaginar!!!

    A única coisa que eu realmente não gostei nesse episódio foi saber que Locke de fato está morto. Pode até não ter nada a ver, mas me lembra muito Matrix, que para mim até aparecer Lost, era a melhor história que eu já tinha conhecido. Em Matrix, Neo também era o escolhido, podia fazer coisas incríveis e no final das contas ele acaba como um ninguém. Eu realmente espero que a história do Locke que conhecemos não acabe assim, porque na série inteira o cara só se ferrou e quando a gente pensava que ele tinha dado a volta por cima, ficamos sabendo que ele se ferrou de vez. Pôôô, isso é muita sacanagem, o cara merecia coisa melhor!!!

    Mas tudo bem, eu confio nos produtores e acho que a história de John Locke ainda não acabou.

    E aquele olho é da Juliet!

  187. Olha, os produtores disseram que iamos ter uma visão diferente do Jack..mas para mim só aumentou a idéia de achar ele um completo IMBECIL.. antes até dava uma chance de dúvida, mas agora é certo!!
    Como assim vai explodir uma ilha para não conhecer a Kate e nunca ter sofrido por ela?POR FAVOR NÉ!! VAI SUPERAR COMO TODA PESSOA NORMAL..
    sério, chorei de mais (vergonha XD) com o Sawyer e Juliet, foi a pior separação que já vi.. foi muito triste, deu vontade de tentar puxar ela junto ><' se ela não sobreviver, my god.. mais uma casal indo pelo ralo! Eles ODEIAM casais felizes!
    aah..sei lá, não gostei do Locke encarnado, gostava tanto da idéia dele ter revivido ( que já era foda de engolir) e ter voltado O CARA! triste, mas explicou bem!
    Jacob rules!Adorei ele, já no começo me arrepiei ao ver ele..logo de cara.
    Quem é Ilana? Quem são aquelas pessoas?
    Por que o Richard vive tantos anos graças ao Jacob?
    o Christian é do mal, então?! Oo gentchii, choquei 😛
    Agora preciso de um tempo pra pensar e pra dormir 9 meses, porque não vou aguentar!
    Apesar de todas essas revelações e reviravoltas eu confesso no fundo, no fundo, que eu esperava um pouquinho mais desse " garfo na tomada"..mas, por enquanto tá ótimo!

    ai ai..9 meses :~ palhaçada isso..

  188. hehehe estou me rachando com os nego falando PREVISIVEL, EU JA SABIA…claro né, leram todos os spoilers, viram todos os videos..kkkkkkk isso por que muitos vezes os videos nunca davam a entender o que realmente iria acontecer… pensem comigo: Se vcs nao tivessem visto nenhum video e não lido os spoilers, vcs estariam agora gritando “até que enfim vimos o rosto do jacob” ..entre outras coisas, tudo seria novidade e agora estariam se roendo em saber que temos 9 longos meses pela frente.

  189. Ah e o lance do GARFO NA TOMADA nada mais é do que o que realmente aconteceu, pensem SE PEGARMOS UM GARFO E FICARMOS ENFIANDO NA TOMADA O CHOQUE E O IMPACTO não seriam os mesmos do que a JULIET passou batendo na bomba? de tanto cutucar BOOOOOOOMMMMMMMM traduzindo para a tomada UM ENORME E DOLOROSO CHOQUE

  190. eu não gostie da Juliet ter morrido, mas não posso negar que a cena dela caindo e o Sawyer chorando e tals foi um dos pontos altos do epi. Foi muito linda, emocionante mesmo, o cara tá mandando muito bem nas atuações.

    Tb fico triste pelo Sayde. A morte da Nadia foi bem pior do que pensava. E estão colocando ele na série com um assassino incorrigível, sendo que tudo que ele fez de ruim foi pq achava que estava fazendo o bem. Ainda não entendo pq ele foi levado à força para a Ilha. Afinal, o que a Ilana queria com ele? ou Jacob? Todos os outros puderam optar por ir, mas apenas Sayde teve que ir algemado. Acho isso errado, acho que o personagem é muito desgraçado p/ meu gosto. Espero que ele não morra assim, sem uma recompemnsa por tudo o que passou.

  191. Adorei esse episódio!!Mas tenho muitas perguntas:

    Será que Jacob morreu mesmo?? Será que poderoso do jeito que ele era(porque nos foi mostrado que ele tem poder), ele morreria dessa forma?? E porque o Fake Locke não “matou” o Jacob ele mesmo? Porque o Ben teve que matá-lo?

    E pra mim o Fake Locke era o cara que estava no inicio do episodio(esqueci o nome) e não o monstro de fumaça a mando dele, de alguma forma ele conseguiu fugir da cabana, mas como??
    Quem a gente acreditava ser o Jacob e pediu socorro para o Locke na verdade era o cara que queria matar o Jacob O_O

    AAAHHH tantas perguntas para o ano que vem =P

  192. Eu li que um pessoal aí está em dúvida sobre quem é bom ou mal entre Jacob e seu amigo/inimigo. Pelo o que esse epi. apresentou, Jacob só pode ser o mocinho, pq ele acredita na capacidade do ser humano em ser bom, enquanto que seu colega/opositor acha que todos sempre cometem os mesmos erros e nunca se regeneram. Então fica claro que o segundo só pode ser vilão, até pq essa é uma analogia à Biblia, na passagem em que o Diabo oferece à Cristo todos os governos do mundo e Cristo manda um papo do tipo, não vim para governar os homens e ser o mais humilde deles, que acreditava na capacidade do ser humano de ser bom, livre arbítrio e tals.

    Até por essa dicotomia, tô achando que qdo o Fake/Locke promete ao Ben que as coisas vão mudar, acho que ele meio que sinaliza para uma liderança tirana que prentende exercer.

  193. DESCOBRI O QUE RICHARD RESPONDEU PARA ILANA

    A resposta para o código “O que tem na sombra da estátua”, é:

    Ille qui nos omnes servabit
    Aquele que vai salvar a todos nós

    Será mesmo Jacob vai salvar todos nós?

    Espero ter colaborado.

  194. E, no fim, Lost é uma grande batalha entre o “bem” e o “mal”!
    Só falta definir quem realmente é o “bem” e quem é o “mal”. Como disse o Lapidus nesse último episódio, quando alguém fala que é bom moço nessa série, não quer dizer muita coisa… Mas tá ótimo, porque tem sido uma excelente viagem!!!
    Pena que tem essa “gravidez” até a próxima temporada!

  195. Bom depois de dormir e refletir sobre esse ep, realmente ele foi muito bom, quando eu disse no post anteior q eu esperava um poquihno mais do ep, é q eu esperava mais respstas, como por exemplo aonde estã a Claire eo q aconteceu com ela.Mas eu tenho q parar de ser ansiosa, não teria graça se todas as respostas fossem dadas agora né! hehe, enfim
    Esse fim de temporada foi coerente com toda a estória da série até aqui, sobre livre arbitrio e destino.
    ah e naquela parte q o Bram ou a ilana não me recordo agora fala sobre se canditadar e atls acho q fala sobre liderança, e eu acho q Jack é o canditado, lembra do significado da tatoo dele, acho é mais ou menso assim ele caminha entre nos, mas não sabe o q é, bom me corrigam se eu estiver errada.
    enfim agora é esperar até 2010 =/

  196. Acho que o verdadeiro Jacob esteve presente na vida de cada um dos principais losties… pois eles serão o FUTURO da ilha…

    e Jacob sabia que eles tinham que passar por um monte de provas, para poderem amadurecerem e chegarem ao “PONTO CERTO”

    Tudo em equilibrio, razao e fé.

    Qdo seu “amigo que está errado” diz que tds são iguais:
    Eles chegam, lutam, destroem e corrompem, e sempre termina do mesmo jeito.

    Entao Jacob diz: que uma hora isso irá acabar, e o que aconteceu antes é apenas parte do progresso.

    No final ele (jacob) diz: Eles estao vindo!

    Acho q ele falava sobre o losties voltando a 2007. E acho q a bomba nao explodiu. Que Dr. Marvin Crandle, descobriu uma maneira de evitar o incidente. A maneira era descarregar a cada 108 min uma qdade de eletromagnetismo ao digitar os numeros da equacao: 4 8 15 16 23 42

    E soube também que caso algo desse errado, a unica maneira de que o eletromagnetismo da Cisne nao explodisse a ilha por inteiro, seria detonando a bomba H. ( que entao, ele desenhou um dispositivo de segurança (a chave de seguranca que Desmond utilizou, qdo a Hatch explodiu/implodiu)

    Agora minhas perguntas…

    1) Cadê o Desmond?
    2) o Monstro da fumaça é o que? De que lado ele está? Claramente nao está no Jacob, pois ordena o Ben a seguir ordens de Locke (amigo que esta errado de Jacob)
    Ele sendo do lado do amigo de Jacob, não faz sentido pois ele sempre protegeu os OUTROS.
    Outra hipotese é que esteja do lado do Jacob, e Jacob saiba que é necessario que Ben o mate, para que o proprio Ben reveja seus conceitos, e mude pro lado certo!
    3) O que tem dentro da case do Hurley?
    4) como será o retorno do pequeno Ben para Darhma Ville?
    5) Qual a relação entre WIDMORE/ELOISE/BENJAMIN ???
    6) Qual a relação entre WIDMORE e amigo de jacob???
    7) Illana está do lado de JAcob, certo! Entao Widmore é contra Jacob? Pois no dia do recrutamento de Miles, o Braam fala para ele que ele está do lado errado. E Braam está do lado de Illana.
    8) Illana leva sayd preso (pro Ajira) daquele jeito, porque?

  197. Acredito que aquele “amigo” do jacob ERA o monstro de fumaça.
    E,como o Jacob fica atraíndo pessoas para a ilha com a esperança de mudar alguma coisa(Que não sei o que é) e como o monstro quer proteger a ilha,ele matou o Jacob.
    Agora:Quem é Jacob?Porque o monstro não pode mata-lo?Não sei.

  198. Episódio surpreendente!
    Fiquei atordoado, com uma sensação de vazio, até me perguntando se tudo que eu tinha visto até agora, 5 temporadas, “não valeu de nada”!
    Simplesmente maravilhoso! Nunca vi uma série que depois de todo esse tempo ainda nos deixasse assim!

    Seda rasgada a parte, por acaso alguem teve a sensação de, logo no inicio do episódio com o diálogo entre Jacob e o Darth Other, estar vendo o diálogo entre o Arquiteto e Neo em Matrix Reloaded e toda essa hitória de loop??? Será que fui só eu?..hehehehe

    abraços

  199. Concordo contigo Rodrigo.. acho que esse último ano, vai pender para o lado espiritual.. Bem Vs Mal.. essa história lembra mto a história de Jó.. onde Deus permitiu que o Diabo tocasse em sua vida a fim de tentar ele.. mas Jó, apesar de perder todo seu dinheiro, seus filhos e ficar doente ainda sim não desistiu de Deus e foi fiel, diferente do Ben, que foi curado na sua infancia por Jacob, e bastou ter sua filha morta para querer vingança a Jacob.. e sobre Jacob morrer tão facilmente, vale lembrar que Jesus era filho de Deus e morreu com madeiras em suas mãos e pés.. agora a questão Jesus resusitou, será que veremos Jacob a vida de novo ? só 2010

  200. Penso que a temporada terminou com clarão da ilha e eles voltando para o presente. Fiquei besta com Josh, estava perfeito!! Num aguento mais a kate nesse chove e num molha!
    Pena qu Des não apareceu. Começo a acreditar que Ben não é O malzão, mas sim um peão na jogada. Agora… o pessoal da ilha (do tempo de Jacob com o desconhecido inimigo) tinham poderes? Pq, o inimigo aparentemente morreu e precisa de um corpo p/ continuar, o Jacob e Richard não envelhecem, sem falar que Jacob esteve fora da ilha em vários momentos, como??
    ADorei o episódio, mas só fiquei frustrada por faltas de mais respostas. Perae, quem estava na Black Rock não era a francesa? Continuo achando que mais 17 eps p/ 6ª temporada é pouco! Continuo com perguntas que já começo a achar que eles não vão responder, como: as crianças raptadas? Foi realmente coincidência que o avião caiu na ilha? e outras que não lembro mais.
    David, que parte foi essa que Locke fala em 3ª pessoa? Não me lembro de ter visto. Mas os produtores enganaram a gente direitinho quanto ao Locke, achando que ele não morreu :p

  201. EPISÓDIO FANTAÁSTICO !!!
    Não sei como alguns não gostaram..
    sinceramente eu não esperava TANTO desse season finale talvez por não estar tão atualizado mais sei lá foi bom resistir a tentação dos spoilers para manter a surpresa
    realmente me surprendi com o Jacob (esperava ve-lo faiz tempo e ainda acreditava fielmente q ele seria o próprio locke ou pelo menos um lost para a surpresa dele) e aqele final (para mim fica em segundo lugar depois do da 3 temporada – MUITO emocionante !)

    Gostei de ver a estatua e tbm Rose e Bernard (e para min ficou CLARO q eles são adão e eva -sempre acreditei nisso além de tudo tendo em mente a possibilidade dos losties terem voltado para o presente/ descartanto a teoria de ser um lostie/ Jack – KAte por exemplo q muitos acreditavam/acreditam)

    Podemons ter certeza q a 6 temporada irá ter foco nesse lance do BEM x MAL com os nossos losties interfirindo….

  202. Eu gostei do episódio, apesar das pontas soltas. Principalmente por locke estar morto. Estava na cara que ele NUNCA conseguiria manipular oBen. Ben só foi manipulado por esse “parceiro” de jacob até hoje.

    Mas interessante notar que muitas pessoas NÃO ENTENDERAM o episódi. E não estou falando que não entenderam só pq não gostaram, detesto esse argumento. Mas li todos os comentários e já vi gente dizendo que:
    – o fake locke é o monstro da fumaça (acho que ficou explícito que ele era o homem que conversa com o jacob no inicio do episodio)
    – que o fake jacob que dava as ordens pro ben (ben nunca tinha visto ele, ele mesmo admite qu se espantou ao ver as coisas da cabana se movendo).

    e mais outras pérolas ali nos comentários. Gente, leiam os comentários do davi, pra não pagar mico aqui.

  203. Galera, loophole significa BRECHA! Olha a definição do dicionário (Oxford): an ambiguity or inadequacy in the law or a set of rules : they exploited tax loopholes.
    Ambiguidade ou inadequação na lei ou em um conjunto de regras!

    Não dá pra inferir se, na série, se refere a uma brecha nas regras de viagem no tempo ou outro tipo de regras (tipo um poder ou não matar o outro)

    Pra mim esse foi o pior final de temporada! Os episódios se desenvolveram num ritmo lento, tudo que aconteceu poderia ser passado em 30min.

    Parece que, no final das contas, o grande livro que inspira LOST é a bíblia: dEUS e o diabo fazendo uma aposta na humanidade.. ai, gente!

    Também achei os argumentos de Jack e de Juliet para justificar suas ações extremamente fracos. Tudo bem que Lost é uma série sobre pessoas, mas assim, parece uma série sobre pessoas idiotas.

    A única coerência com o restante da série foi a questão Destino vs. Livre arbítrio.

    E sim, mesmo sem ler spoilers, a gente já sabia esse final!

    Claro que os produtores queriam fazer um final em que o público ficasse sem saber o que vai rolar.

    Não dá pra afirmar se eles mudaram ou não o destino. Sim, vimos a MÃO do Dr. Change presa, e ele usava prótese no vídeo de orientação, que parecia ser uma prótese de braço, não só de mão, mas e se, a partir de agora, for mostrada uma realidade alternativa à que vimos nesses 5 anos?

    Sim, Lost sempre foi uma série de mistérios. Mas nessa reta final, o que estava dando mais prazer a seu público? As respostas que estávamos tendo no decorrer dessa temporada ou os mistérios novos?

    Para mim ficou evidente que os produtores não puderam explorar o mistério de Jacob como gostariam (talvez por falta de tempo) e indroduziram uma personagem relevante (seu nêmesis) como novo mistério para suprir a “questão Jacob”.

    Jacob parecia, aliás, uma “entidade” onipresente e onisciente. Ele sabia que o (?) voltaria para matá-lo, ele mesmo disse “estarei aqui”. Ele não parece ter feito nada para impedir isso, talvez, toda a preparação que ele tenha feito, de fato, tenha sido “recrutar” quem vai continuar com seu legado – que podem ser os O6 ou a turma da Ilana e do Bram.

    Embora tenha tido algumas cenas excelentes, como a da despedida de Sawyer e Juliet, esse foi o pior final de temporada de LOST..

  204. De jeito nenhum q Juliet morreu! Acho q vão conseguir deter a explosão (que, pelo clarão, me parece com aqueles clarões q estamos acostumados a tantas temporadas) e ela vai voltar com cara de tacho como se não acreditasse no que aconteceu

  205. Acho que a guerra enfim começou,e nao minha opinião sobre essa questão do Bem e mal.. quem está de que lado eu e acredito que windmore está do lado do BEM.. vide que ele disse que Locke não deveria morrer e faria qualquer coisa para evitar isso.. ou seja, se o “fake Locke” queria usar seu corpo e Widmore estivesse desse lado, ele mesmo teria matado Locke..hehhee

    Ben, esse sim poderia estar do lado mal, vide que ele próprio matou aquele que era seu líder até então. Porém creio que Ben após a conversa com Jacob irá se regenerar e será um grande aliado de Jack e Cia na guerra contra o mal.. alguem dúvida ?

    Hurley terá grande importância na minha opinião, vide que o próprio Jacob disse que ele não era amaldiçoado, pelo contrário era um ABENÇOADO, acho q esses poderes de falar com morto, será útil para a comunicação da trupe com “Jacob” até que ele resucite (coisa que creio q vai acontecer)

    oq pensam ?

  206. Caro Davi e Juliana. Eu acompanho o blog de vcs a muito tempo, creio que comecei a escutar podcasts com vcs, hoje acompanho o de vcs e do C.A. no lost in lost. Sou de belém do Pará e aqui comigo tem uma galera ferenha por lost que não se desapega por nada, somos fãs incondicionais. São mais de 10 amigos que toda semana, sempre vem aqui comigo pra pegar os episodios. Bom eu estou com o coração dividido, querendo saber o que aconteceu, mas ao mesmo tempo não queredno que a série acabasse, Peço a Deus que de uma louca nos produtores e eles vejam que ficou tão grande o espetaculo que seria melhor fazer mais umas 3 temporadas, rsrsrrs. Deixo uma pergunta pessoal pra vcs, o que vcs penssam fazer logo após acabar lost? o dude continuaria, como uma lembraça e com atualizações promovendo encontros e nunca deixando lost acabar nos nossos corações? Eu sempre tive uma teoria comigo de que a ilha seria o Jardim do Éden e que agora com estas duas figuras que são o lado bom e o lado mal (Jacob e Fake Jacob/Locke) que podem ser anjos, julgando que entra na ilha! Issso é meio viajem, mas todos tem suas viagens, veja a do carlos Alexandre ( Terra Oca, rsrsrsrs). Eu tenho todas as temporadas e pude verificar que o olho que aparece no final parece ser feminino e definitivamente nãoé o de jack, comparei com todos os olhos de Jack desde que a série começou, principalmente o primeiro no piloto e o deste ano que começa igual a primeira na sua volta a ilha. Acredito ser o olho de Juliet e tenho certeza que ela não morreu, cara a melhor cena que reunião casal foi a dispedidadela com james, nem mesmo penny e DEsmond foi melhor na temporada passada. pretendo entrar em contato mais com vcs poraqui, uma coisa que sempre tiuve vontade mas não sei por que nunca fiz. Um eterno abraço em todos os tempos (passado, presente e futuro) em vcs caros amigos Davi e Juliana. Beijos e abrços tchau! PAblo aqui de belém do Pará!

  207. Pronto… Agora conseguimos. Temos viagem no tempo e muita ficção científica, e ainda por cima manifestações divinas e a luta do bem contra o mal.

    Quer pagar quanto?
    Sei não viu…

  208. Daniel Carvalho

    Não foi só você que lembrou do “diálogo entre o Arquiteto e Neo em Matrix Reloaded e toda essa hitória de loop”.

    Já tem tempo que eu pensava em alguma coincidência entre as duas tramas. Esse trecho parece evidenciar isso. A história já aconteceu várias vezes. Talvez não com as mesmas pessoas, mas, pelos séculos, já devem ter passado várias embarcações, aviões e tal e deve ter acontecido tudo do jeito que o cara falou.

    Em Matrix, era sempre o Neo (com suas caras e bocas vistas nas telas de TV) que acabava fazendo algo parecido e voltava o loop. Só que, no último loop (o do filme) apareceu o “vírus” Smith que mudou a história.

    Em Lost ainda não sabemos se tudo ficará na mesma ou, dessa vez, com os personagens do voo 815, a coisa será diferente e Jacob consiga provar ao seu “antagonista ainda sem nome” que a humanidade tem “jeito”.

  209. Amei o episódio!
    Acho ridículo o pessoal que acompanha todos os spoilers e depois fica dizendo: “previsível”. Puxa vida! Quer surpresa? Então não lê spoiler nem assiste os promos, né??!! Eu assisto, e depois venho no DUDE “socializar e teorizar”.
    Pior são os que reclamam que essa temporada estava sem graça porque eram só as respostas pros pequenos mistérios e não acontecia coisas novas e agora reclamam que o final deixou mais perguntas que respostas! Todos os finais são assim!!!! Novas surpresas, novas perguntas para as respostas definitivas da 6ª temporada.

    Tudo bem, concordo que houve pontos quase ridículos: a motivação do JAck, o entra e sai de submarino da Kate, as mudanças de idéia dela e da Juliet, o Bang-Bang, o mistério de Rose, Bernard e Vincent (qual o tamanho desta ilha?) e os 5 min de conversinha enquanto o Sayid tinha uma bala na barriga e uma bomba H pra explodir. Mas eram detalhes e não a trama principal do episódio. O principal, o enredo mesmo, do JAcob e Anti-Jacob desde o Black Rock até Ben (sempre maravilhoso) e pseudo-Locke, todas as cenas do Sawyer e o incidente em si (todo munda sabia que TINHA que acontecer) foram de grudar os olhos na tela! AMEI!!!!

  210. Em pensar que naquele dia que o “LOCKE” falou pro Richard:
    – Você vai encontrar um homem lá na floresta…

    ele sequer estava falando dele mesmo…MUITO BOOOM!

    Lost é show!

  211. Li essa teoria sobre o Locke em outro blog postado pelo Paulo Taddei e gostaria de compartilhar.

    LOSTMANÍACOS,

    Sou novo por aqui, mas acompanho a série, por isso penso que:

    – “O QUE ACONTECEU ACONTECEU”, ou seja, uma vez vivida a linha de tempo, nada mais há para ser feito, pois, QUEM DO FUTURO VOLTA AO PASSADO SÓ ENCONTRA PELA FRENTE DESTINO, por isso, a BRECHA na verdade ocorre QUANDO ALGUÉM DO PASSADO VAI AO FUTURO PASSA A TER O LIVRE ARBÍTRIO PARA REALIZA-LO.

    Senão vejamos:

    – Daniel tentou mudar o passado a partir dos seus conhecimentos sobre o futuro, mas, aparentemente isso não foi possível, pois, como alertou Miles, os losties poderiam (e penso eu que estavam) realizando o destino através dos acontecimentos que já eram conhecidos (o Incidente, o braço de Marvin Candle, o menino Ben, entre outros);

    – Mas, Locke (penso eu ser ele realmente), por sua vez, MUDOU AS COISAS A PARTIR DO MOMENTO EM QUE FEZ RICHARD (no futuro em relação ao Locke baleado) DIZER QUE ELE DEVERIA MORRER PARA PODER VOLTAR. COMO ASSIM? EXPLICO: naquele salto temporal em que Locke encontra Richard que tira a bala e diz que ele tem que morrer, pelo que se viu, foi um salto – para Locke – do presente para o futuro, e, sendo orirentado por alguém do futuro, Locke TEVE LIVRE ARBÍTRIO PARA SE DEIXAR MATAR POR BEN, AFIM DE RETORNAR À ILHA. ESSA É A BRECHA.

    Vamos lembrar que nos saltos temporais, houve um momento em que os que estavam na ilha encontraram garrafas dágua da Ajira, ou seja, um fato que aconteceu bem no futuro em relação a eles, e, foi nesse instante que Locke recebe a orientação de Richard.

    Quanto ao fato de Locke não poder se aproximar de si mesmo no momento desse encontro, remete à Orientação da Orquídea, onde Edgar disse para não aproximarem os nºs 15, por isso penso ser ele mesmo e não nenhuma entidade em seu corpo. Já ele mesmo perto do “eu” morto, nada haveria.

    Desde o início de Lost Locke é uma figura estranha que parecia saber onde estava e porque estava ali, e, isso tornou-se claro para ele em seu novo retorno. Matar Jacob e possibilitar que as variáveis decidam seus futuros pelo LIVRE ARBÍTRIO, AFINAL, É A ÚNICA FORMA DE ALTERAR A EQUAÇÃO DE VALENZETTI.

    A teoria de PAULO TADDEI é muito coerente e gostaria que fosse verdade. Se lembra quando Ben trouxe o pai do Lock através do Magicbox e disse que ele deveria morrer e Lock perguntou a ele quem iria mata-lo e Ben falou que ele não iria matar o pai do Lock e sim Lock que deveria , e Richard deu a idéia ao Lock para arrumar um substituto que foi o Sawyer.

  212. Que ódio! Juliet, não!
    Não acredito, com a mosca morta da Kate dando sopa lá foram jogar justo a fofa da Juliet no fundo do poço? Que absurdo… Olhem pelo lado positivo, se for pra sobreviver pelo menos daria um up na Sardentinha sem graça… Pensando por esse lado, bom pra Juliet então!

    Agora, falando em Lost, propriamente dito…

    Até que enfim, parece que estmaos livres da Iniciativa Dharma… foi ótimo acompanhar essa incrível instituição ao longo das últimas 3 temporadas, mas já tava na hora de partir pra algo maior… Jacob!

    Foi amor à primeira vista! Com a revelação de que seu coleguinha charmosíssimo quer matá-lo então, ficou ainda mais atraente! Olha o bem e o mal de volta dando o tempero especial que faltava na receita de Lost!

    Até topo encarar a quinta temporada como um hiato cheio de fillers – que deve ser esquecida, apesar da quantidade de tempo perdido na frente da tela assistindo os episódios – como fiz com a terceira temporada se a sexta temporada for tudo o que o episódio final da quinta prometeu! Unf…

    Na minha opinião, Lost é uma série de números pares! A segunda temporada foi boa, a terceira foi uma vergonha, a quarta foi legal, a quinta, duvidosa… a primeira não conta pq foi estréia e tinha que ser boa! Talvez façam de propósito para que ela tenha ainda mais o espírito de bem e mal.

    De repente se o número do vôo da Oceanic fosse 816 o avião não teria caído… talvez seja essa a grande revelação para o final da temporada… vejo o Desmond (Faraday não disse que ele era especial e podia mudar as coisas?) correndo pela pista do aeroporto e dando uma alongadinha no 815 com uma lata de piche! Tudo isso pq o Hurley (aquele dos anos 70, já velho) vai atrás do brothá e explica tudo que está acontecendo… LOL

    Quer coisa mais original que isso? Vou até salvar esse post no Favoritos! LOL

    Falando sério, pior que isso só a Felicity acordando mesmo…

    Nossa bateu um sono agora… eu precisava postar um comentário pq ando meio Robert ultimamente, mas acho que já tá bom… com a quantidade de gente que já comentou mais cedo ninguém vai me dar bola mesmo…

    Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie seu comentário!
Escreva seu nome aqui