Comentários do episódio 3×22/3×23 “Through the Looking Glass”

O tempo, essa magnífica força da natureza contra a qual não podemos resistir ou lutar. Passado, presente e futuro, são esses os estágios que nos levam pela evolução da vida e nos fazem seres humanos melhores ou piores. No caso do Dr. Jack Shepard, não importa em que tempo ele esteja, sempre sofrerá com o peso de ter que carregar nas costas a responsabilidade e a cobrança por consertar algo ou alguém. E nessa batalha diária, seu melhor aliado e ao mesmo tempo pior inimigo é ele mesmo, aquele capaz de lançá-lo por uma espiral chocante de decadência física e psicológica, trauma de uma decisão do passado, decisão esta que parece ter condenado-o a ser eternamente assombrado pelas vidas daqueles que ficaram para trás ou mesmo que morreram por sua causa. Lost encerrou sua 3ª temporada nos levando por um turbilhão de emoções que jogou nossos corações e mentes em um nível acima de um entendimento simples e rasteiro. “Through the Looking Glass”, não só nos apresenta um novo cenário, bem como prova de forma inconteste, que não há nada, repito, absolutamente NADA que chegue perto do nível de excelência que a série nos oferece.

Quando a tela preta surge com “LOST” no final do episódio, a 1ª pergunta que me vém à cabeça é: Para onde esses caras vão nos levar? Sério, que viagem louca é essa que nos prende e nos vicia fazendo-nos amar a loucura da trama que vai e vém e que agora explorará ao que tudo indica, o futuro de alguns personagens fora da ilha. Como Jack e Kate sairam? De quem era aquele velório? Ben talvez? Perguntinhas básicas cujas respostas trarão luz à nossa dúvida e que bem provavelemente definirão em que tempo afinal se passam aquelas situações. Uma realidade alternativa do passado, ou apenas um futuro sombrio? Confesso que hoje fico com a 2ª hipótese mas carregarei pelos próximos 8 meses as dúvidas que permeiam as cenas do Jack ‘acabado’, como por exemplo as menções a seu pai Christian que até onde sabemos está morto, ou o simples fato dele ter dito que recebeu um acesso vip da Oceanic para voar quando e para onde quiser, sendo que ao consultar o suposto site oficial da empresa (pelo menos na data que escrevo este comentário), nos deparamos com a mensagem de que todos os vôos haviam sido descontinuados após o acidente com o vôo 815. Erro ou dica? E o que dizer sobre o desespero convincente de Ben na Ilha frente a possibilidade de que o pedido de “resgate” fosse feito? Ou vai dizer que dessa vez você não ficou com vontade de acreditar no cara? E aquela aparição bizarrísima do Walt crescido e com voz engrossada para John Locke, provando que ele não só deve voltar à trama, bem como corrobora toda a aura de mistério que o envolve ao mesmo tempo em que ajuda o velho amigo a buscar forças para cumprir sua missão naquele lugar. Era mesmo Walt ali, ou apenas uma visão semelhante àquela de Shannon? Minha aposta? Descobriremos na 4ª temporada que o barco que levava Michael e Walt para fora da Ilha foi interceptado pelo tal navio de resgate e que pai e filho foram feitos prisioneiros, sendo que Walt conseguiu “aparecer” na Ilha a tempo de revelar a Locke quais eram as intenções de Naomi ali, o que por sua vez explicaria o fato de Locke tê-la matado.

É evidente que muito mais há de ser comentado sobre esse brilhante episódio, como por exemplo a reunião entre Rousseau e sua filha Alex, ou mesmo toda a ação na praia envolvendo o resgate do trio Sayid, Bernard e Jin, com a fantástica entrada de Hurley dirigindo a kombi para salvar o dia e mesmo a frieza na qual mergulhou Sawyer e que agora deve levá-lo a um outro nível dentro da série, enfim, fatos notadamente marcantes, mas que na minha opinião não conseguirão sobrepujar todas as sequências envolvendo Charlie na escotilha Espelho. Mais uma atuação brilhante de Dominic Monaghan que conseguiu emprestar todo carisma, emoção e força que seu personagem nunca teve ao longo da série, suprimindo em seu ato final, um dos elementos mais bonitos que a série explora que é a redenção de seus personagens. O roqueiro se foi mas a música continua. Charlie vai deixar saudades.

A 3ª temporada da nossa série favorita se encerra mas nossa busca por novas informações ou peças que nos ajudem a montar uma nova parte desse gigante quebra-cabeças continua. Que surpresas e mistérios ainda virão pela frente? Quais as portas que ainda se abrirão? Que novas perguntas cada um de nós irá fazer tentando teorizar sobre cada aspecto ou detalhe? Jack conseguirá voltar à Ilha? É claro que sim, mas o como é a deliciosa descoberta que começaremos a ter a partir do ano que vém. O que fazer enquanto isso? Ah, aproveite o tempo e veja tudo de novo, comente com os amigos, visite os fóruns, blogs e sinta o prazer de curtir a viagem desta que é a melhor coisa já feita na história da tv. A temporada acabou na telinha, mas você já sabe né? Aqui no “Dude” você sempre fica sabendo de tudo antes portanto não nos perca de vista 😉

Por Davi Garcia

Artigo anteriorPrimeiras informações sobre o DVD da 3ª temporada
Próximo artigoEaster Eggs do final da 3ª temporada – “Through the Looking Glass”

170 COMENTÁRIOS

  1. Não vou poder saber até amanhã!
    Já estou roendo até os dedos de ansiedade!!!!!!!!!!!!

    E acho que não vou gostar desse final se for como dizem os spoilers!

    Jack ficando tão na deprê e como o pai estava? Horrível!
    Depois de tudo q ele passou pra levar todos e tentar sair da ilha?
    Merecia um pouco de paz e amor, ao lado da Kate!

    Horrível!

  2. Acabei de ver a primeira parte, e como o Davi disse está SENSACIONAL!!!

    Caramba se a segunda for desse nível, nós estamos LOST mesmo… Porque depois de assistirmos a melhor final de temporada, vamos ficar um bom tempo sem novos episódios.

    E Igor, você quer uma reposta ao estilo de Ben?! Ou quer a verdade?

    Bjs,
    Becky.

    P.S: Alguém já achou a segunda parte para baixar?

  3. Já aviso a todos… acabei de assistir tb… e achei muito ruim… hahhahahahhahahhahahahh

    brincadeira… pena q não manjo de inglês… to esperando a legenda… mais tá muito louco…..
    ta vindo aqui a sengunda parte…

  4. Guenta coração!

    Aconteça o que acontecer: Jack! Estaremos sempre contigo!

    Não aguento saber que ele vai ficar tão mal assim como dizem!
    Mas a esperança é a última que morre, não é!?!?!?

  5. Episódio sensacional !!! Muito bom mesmo!!!! assisti através de um site que transmitiu ao vivo a season finale. Tô passada até agora com o que vi!!!! O LOSTFAN108 acertou tudo!!!! Absolutamente tudo!! Os spoilers foi o roteiro do capitulo final da temporada. Já estou com saudades da série e muito curiosa pra saber o que vai rolar na 4 temporada.

    🙂

  6. Putz… acabei de assistir a segunda parte… foda demais… cadê os fãs de Heroes agora??????

    Vou revelar o final aqui…
    Atenção SPOLIER…

    [SPOLIER]John Locke acha uma ogiva nuclear dentro do Black Rock e explode a ilha… FIM[/SPOLIER]

  7. Fiquei tão ansiosa que acabei assistindo a segund parte antes da primeira. Fantástico!

    Tá certo que os spoilers entregaram tudo, mas tem tanto detalhe nas cenas que saber o final é o menos importante.

    E vou ter que falar… Ships de plantão:
    Jacket Kiss! É vero!

  8. Tô de queixo caído… O David Garcia falou que o primeiro foi sensacional? Pois o segundo foi MEGA FENOMENAL!!!!

    É como eu disse, spoiler não atrapalha a diversao quando o episodio é bem executado. E Lost foi super-ultra-bem-executado.

    Excelente mesmo! Parabens ao Lostfan108 tambem, por nos adiantar o que iria acontecer… Só assim a adrenalina durou muito mais tempo.

  9. OI PESSOAL;
    ESTOU NOS EUA E ASSISTI O FINAL AQUI. COMO O PESSOAL JAH DISSERAM, O LOSTFAN108 ACERTO NA MOSCA MESMO. INFELIZMENTE TUDO QUE EU LI EU VI, MAS NAO PERDEM POR ESPERAR A TEMPORADA 4, PROMETE SER AINDA MELHOR.

  10. To com um ponto de interrogação gigante bem na minha frente depois de ver o final dessa temporada. Adorei mas tenho que ver de novo pra tentar comentar o que aconteceu.

    Só digo uma coisa agora: Como é maravlhoso não ler spoilers! Conferi agora e com certeza absoluta teria destruído a experiencia toda completamente. Pra mim claro…

  11. Estou completamente sem palavras!
    E também não consigo teorizar nada agora!
    O problema todo é como confiar em Ben? Porque deveriam confiar em Ben? Ben nunca jogou aberto ou limpo, e por mais que falsse ali, nãoexplicou o por quê de não chamar o barco.
    como confiar em alguém que nunca deu motivo para tal?

    É igual a hitória do menino que sempre chama por socorro desesperadamente, e quando chegam para ajudar ele ri e diz que foi de metirinha. Até que um dia…
    Como confir então? E mesmo Locke se não explica o porquê de matar Naomie não chamar o barco!

    São meses sendo enganados, ameaçados, mal tratados, sequestrados e desesperançados, para chegar na hora H, com um barco bem à frente para um possível resgate, simplesmente dizerem para não fazerem isto, porque são maus e vão acabar com todos na ilha, sem maiores explicações.

    PS.: Davi o caixão do fúneral que Jack comparece é de criança, é pequeno! Ou de uma mulher pequena!

    Bom, nunca a série havia chegado a um grau de dramaticidade tão grande. Quase não houveram momentos de alívio, quase todas as cenas foram exasperantes.

    Vou ter de rever com muit atenção porque no momento não consigo teorizar nada!

  12. FANTASTICO…
    pronto..
    isso resume tudo..
    FANTASTICO..

    eu li os spoilers.. *infelismente
    mas mesmo assim foi demais…
    muito…

    Aposto que o Ben não saiu da ilha assim como o Locke…

    Então quem estava no caixão..??
    Eu acredito que seja o Sawer…
    o flashback, foi mostrado logo após a conversa da kate e do jack sobre ele.. Ele não tem ninguém…
    Do jeito que ele é, ele quis tentar contar pras pessoas da ilha, então foi assasinado pelos outros outros, talvez a verdadeira Dharma, seilá…

    Bom.. até ano q vem né…

  13. Eu jurei a mim mesma que não leria os comentários nem o post do Davi antes de ver o episódio, mas cadê que eu aguentei??? rsrsrs

    Mas assim, estou esperando o down terminar aqui, qd acabar com certeza eu volto prá comentar!

  14. Quanto a informação do site da empresa. Bem, foram os roteiristas que criaram o site? Se não foram eles, acho que foi erro do site mesmo, que criaram uma coisa sem saber que os roteiristas incluiriam na série depois.

  15. Ei,

    Qdo entrei no site da oceanic para ver o que vc disse aí… na parte que fala do cancelamento do voô, aparece essa mensagem tbem…

    “I survived a horrific plane crash and am stranded on an island somewhere Northeast of Australia and Southwest of Hawaii. In the event that I am never found, please forward word of my fate to my parents.”

    Alguém já tinha visto !?

  16. E tem mais…

    “If anyone should find this message, please get word I’m alive and stranded on an island somewhere in the South Pacific. Please send help soon. Things are bad. And they’re getting worse…”

    Alguém viu !?

  17. Bem, respondendo a dúvida sobre o site da Oceanic. Sim, ele foi criado pela Touchstone Television, detentora dos direitos de Lost, portanto seria o “oficial” da empresa aérea. Já sore a mensagem que aparece no fundo, é algo bem antigo do período da 1ª temporada mesmo. O que me intriga nesse caso é saber que depois do acidente em 2004 a Oceanic encerrou suas atividades (pelo menos o comunicado era esse) e agora no que parece er o futuro de Jack, ela está lá atuando normalmente…

    Abraços!

    Davi

  18. Obrigada Davi…

    Como os produtores vão explicar esta coisa da Oceanic com os voôs cancelados, e Jack voando na Oceanic no futuro, não é!

    Agora, o seu texto diz tudo não !!! Para onde esse pessoal vai nos levar com Lost… Gente, qdo vc acha que não tem mais o que acontecer… Buum ! Bomba !! Jack and Kate no futuro…

    Abraços

    Daniele

  19. Meninos, eu vi!

    Tô pasma!!! ME acabei de chorar vendo o Charlie, meu, o cara merecia um prêmio, ele e o Des arrasaram, não teve prá ninguém nesse episódio, palmas prá eles!!!

    Mikhail num morre não?? Caraca, tomou um arpão no meio do peito e ainda fez gracinha prá levantar o pino da granada, sem falar no fôlego prá ficar lá, né???

    E o funeral era de criança, eu acho, tinha a foto de uma criança no jornal, reparem lá na cena…

    NOssa, mto 100! Eu achei o Sawyer cobertíssimo de razão em matar o Tom, isso mesmo, acreditar neles prá que??? E o Hurley com a necessidade de dizer prá td mundo que ele tinha sido o herói, mto cômico!

    E eu até fiquei com pena do Ben quando contou prá Alex pq não a queria com o Karl, embora dois segundos depois tenha duvidado de td que ele falou! Achei fraquérrimo o encontro de Danielle e Alex, mas eu entendo que existiam coisas mais importantes a serem contadas nesse episódio.

    Juliet pelo visto se voltou mesmo contra Ben, ele ficou surpreso de ver a atitude dela em trair, estranho ele não esperar isso dela…

    E no mais gente, vamos morrer de saudades!!!
    Ah, um pouco de Spoilers!

    Vcs sabiam que o Richard Alpert vai estreiar uma nova série??? Eu acho que isso indica que ele não deve aparecer na 4ª Temporada fixo…

    Abraços galerinha do Dude!

  20. EPISODIO F#$@ PRA C@#@%&*!!!!
    Meu deus! Que foi isso?!
    Mesmo já tendo lido os spoilers fiquei boquiaberto com várias cenas.
    Só achei que a morte de charlie foi totalmente desnecessária.
    1) ele já tinha desativado o bloqueio
    2) desmond já tinha o equipamento de mergulho
    3) o rombo na estação foi só a janela
    4) no tempo em que o mikail olha prele dava sussegado prele sair dali e fechar a porta pelo lado de fora.
    Mas fora isso beleza!
    Flashforward rulou as tetas!

  21. sério, cara..
    tu força muito comentando cada episódio de lost.. tu endeusa demais uma série que há muito tempo deixou de ser “extraordinária” e passou a ser apenas.. “interessante”..

    tu exagera em tudo, exalta coisas banais..
    o amor ta mais pelo nome da série do que pelos episodios em si.. já vi tu pagando pau pra cada episódio ridículo..

    só to dando minha opiniao sobre o teu trabalho aqui.

  22. .. Também fiquei me perguntando sobre a morte de Charlie..
    Mas acredito que ele tenha feito aquilo achando que a granada iria fazer um rombo enorme na parede…

  23. que episódio horrível, não explicou nada , só criou novos mistérios (que não serão respondidos nunca), os produtores perderam a mão, dos 23 episódios deste ano só uns 4 foram bons , mas pior q o episódio só os comentários do dude hj, parece armando nogueira …muito brega

  24. HEROES!!!!!!!!!!!!?????? EU KERO É LOST!!! Q final foi esse? Não existe outra palavra a não ser… S-E-N-S-A-S-I-O-N-A-L!
    LOST é FODA! É FODA! É FODA! É FODA… Q isso ecoe até Janeiro!
    []’s! Lostmaniacos!

  25. Muito bom o episódio! *__* E como alguém disse, tb achei desnecessário Charlie morrer óò [fato q eu adoro o Charlie tb conta pra isso, huahuahua].
    Mas no mais muito bom mesmo. E o final lah, Jack gritando o ‘we have to go back’, me lembrou o filme ‘A Praia’, tah, nada a ver a história, mas me lembrou, por eles saírem de um ‘paraíso’ e irem pro mundo real, mas kererem voltar.
    E hmm, no começo eu ateh pensei q fosse o Sawyer q tinha morrido e o Jack foi no enterro, mas não neh? Tão falando q eh criança… bom, sabe se lah qto tempo no futuro seria isso, então, seria Aaron, filho da Claire? Vai saber…
    E ah, Sawyer acho q atirou no Tom pq ele q deu um tiro no Sawyer qdo levou o Walt, então ae foi uma vingança, eu acho.
    E realmente, deu ateh vontade de acreditar no Ben dessa vez falando pra não chamarem o barco, huahuahua, mas ele nunca deu motivo pra ser confiável…
    Ow, Naomi não falou o nome do Desmond qdo eles acharam ela? Se ela não está com a Penny, será q sabe a respeito dela?
    Eh, Danielle encontrando Alex foi meio fraco, mas na situação toda lah, acho q não tinha como fazer um drama maior mesmo.
    E Hurley chegando de Kombi muito bom!! huahua, amei akilo.
    Acho q só.

  26. Olha…tava assistindo com a minha prima e apirmeira coisa que a gente achou foi que o caixão era do Sawyer. Aquele do jack dizer que não era nem “amigo nem familia” e depois parecer se sentir mal ficou claro pra mim que se tratava do Sawyer e olha que eu nem tinha visto isso de homem morto com J. Depois, ele ainda falou pra Kate como se esperasse algo dela (mais uma vez confirmando pra mim q se tratava do Sawyer).

    Agora ninguém disse ainda do que a Kate disse…. “melhor eu voltar pra antes q ‘ele’ comece a perguntar” ou algo do tipo… qm esse “ele” ao qual ela não parece ter sido bem sincera sobre o q aconteceu na vida dela?

    Mais uma vez LOST acaba deixando todos nós…. lost!!

  27. Parece-me escrito no pedaço de jornal
    “The body of Jo…antham of New York was…”
    Este …antham será um sobrenome?
    Acredito que no caixão não é o Sawyer, parece-me mais crível dele ser o cara que iria perguntar pela demora da Kate, quando ela vai falar como Jack.

  28. Acho que a ilha tem alguma capacidade de volta ao tempo.

    uma vez que jonh locke foi jogado pelo pai de um loft, como diz o jornal.

    Nesta mesma epoca o jack estava com algum trauma por ter sido trocado por outro pela atual esposa.

    Acho que o que ele vivenciou nao foi um futuro e sim um passado alternativo sem que tenham embarcado no voo.

    Não se lembram do de volta para o futuro 2?rsrsr

    viajei ne

  29. Gente aquele caixão era pequeno demais para ser o “James” e até mesmo o Locke!

    Mas no papel realmente está escrito “Jo…. aham” q pode ser uma pista para o John, ou quem sabe Jacob?! (morreu de novo?! haahahaha)

    E kate tb ainda dá a entender q está com outro homem (um forte indicio de Sawyer)

    Outra coisa (tenho q rever pra confirmar) acho q qdo Ben diz q eles todos na ilha vão morrer, pode não ser diretamente (assassinados) mas sim doentes, ou pq perderão algum “poder” da ilha. Sei lá… a ilha não tinha alguma coisa a ver com salvar o mundo?!

    E q venha janeiro !!!!! arghhhhh

  30. Marquez de Carabaz está com toda a razão. Foi completamente desnecessária a morte do Charlie!!

    Dava tempo sussegado pra ele sair da sala e fechá-la pelo lado de fora e contar tudo direitinho pro Desmond!

    A única maneira razoálvel pra matarem ele alí, seria se ele, depois de fechar a porta, voltasse e perguntasse alguma outra coisa relevante pra Penny, e só então contasse pro Desmond com a sala já quase cheia.

    Mas quando ele fecha a porta, ele se vira pra trás e já vê o computador desligado, nesse momento com a água nos joelhos, dava muito bem pra ele ter saído da sala e mesmo que não conseguissem fechar a porta de novo (por causa da pressão da água), sairiam tranqüilamente pela abertura da estação.

    No mais, o episódio foi Completíssimo, fantástico, sem nada pra reclamar!! =D

    Abraço pessoal do Dude!

  31. Antes de tudo, quero dar parabéns ao pessoal do Dude pela cobertura fantástica de LOST! Sempre que termino de ver um episódio, venho aqui pra ler os brilhantes comentários de Davi Garcia! Parabéns pelo trabalho!! E agora: o que foi essa season finale?? Que oitava maravilha!! Faço das palavras do Davi as minhas: esta é a melhor coisa já feita na tv!! Sem sooooombra de dúvida! 🙂 Vai deixar saudades, muuuuitas! Mas só por esses 8 longos meses! Que expectativa pela quarta!!

  32. O melhor final de temporada ñ apenas de Lost, mas de todas as séries que acompanho ou já acompanhei!

    Será que a mentira que o Jack menciona p/ Kate é de que não foram todos resgatados?
    Que raiva do Bernard… Tinha que dar com a língua nos dentes?
    Sensacional a despedida do Charlie, só achei um pouco clichê o Aaron chorando, mas… Ah, sem contar que lembrei logo da 2ª season finale de Alias – Sydney / Vaughn – após destruírem um artefato, com o Charlie se afogando e o Des do lado de fora sem conseguir abrir a porta.
    Sayid quebrando o pescoço do “Other”.
    Hurley esteve de mais!
    Acredito que Naomi estava trabalhando para Widmore.

    Enfim, será longa a espera!

  33. Gente,

    eu nunca comentei aqui sobre um episódio, ainda mais ainda não tendo visto, mas, pela foto que vi sobre o recorte de jornal consegui ler que quem está no caixão:

    1- é homem (a notícia começa com “Man Found”)
    2- ou morava num loft ou conhecia alguém que morava – a notícia também fala “found d… (dead?) in downtown loft”
    3- o nome começa com J, mas não dá pra saber se é um a, um e ou um o depois
    4- seu sobrenome termina com “antham” e ele é de New York
    5- ele foi encontrado morto depois das 4 horas da manhã “in the (…) of Grand Avenue.
    6- no segundo parágrafo parece estar escrito “man at The Tower”, “loud noises” e “loft” novamente.
    7- se a notícia fala em “man found” o caixão é de um adulto.

    E aí? Será o Locke? Ele tem um sobrenome terminando em “antham” ou será que eles mudaram de nome quando voltaram da ilha?

  34. Gentii,
    entrei no site q o dude passou da oceanic, no quadrinho amarelo claro ta escrito assim:

    “I survived a horrific plane crash and am stranded on an island somewhere Northeast of Australia and Southwest of Hawaii. In the event that I am never found, please forward word of my fate to my parents.”

    + ta escrito por cima das outras letras,
    tentem clicar no quadrinho amarelo claro ve se alguém ve isso tbm!!
    e ai posta akii!
    Num sei se o povo q faz o site do dude reparou tbm!!
    i oq vcs axam q é??
    sera q de um dos nossos Losties??

    bêjO

  35. Gentii,
    entrei no site q o dude passou da oceanic, no quadrinho amarelo claro ta escrito assim:

    “I survived a horrific plane crash and am stranded on an island somewhere Northeast of Australia and Southwest of Hawaii. In the event that I am never found, please forward word of my fate to my parents.”

    + ta escrito por cima das outras letras,
    tentem clicar no quadrinho amarelo claro ve se alguém ve isso tbm!!
    e ai posta akii!
    Num sei se o povo q faz o site do dude reparou tbm!!
    i oq vcs axam q é??
    sera q de um dos nossos Losties??

    bêjO

  36. Pode ser doidisse minha mas como em Lost tudo é possível…
    Sabemos que o final PODE se tratar de uma cena no futuro, mas tb sabemos q pode NÃO ser. E nisso vimos que o tempo aqui é mais um personagem da série, talvez o mais central!
    Bem, e se se tratar de algo como já foi dito de realidades paralelas e Jack e Kate estarem vivendo num mundo separado, não real. E se a pessoa morta for outro JACK! Isso mesmo, e olha que o nome dele tb começa com J!
    Daí a Kate não ter dado mta importância ao fato, pq não seria o JAKC DELA que teria morrido.
    E ele ter falado q não era amigo e nem da família, sabemos que ele tinha vários conflitos e podia mto bem ser uma forma de dizer q aquele no enterro não era considerado AMIGO pq era o lado ruim dele. E mto menos da família né?

    Viagem, viagem. Mas agora parece q tudo pode fazer sentido. E tb explicaria a vontade dele de voltar pra ilha, querer estar no seu lugar!não num mundo irreal!

    Não sei mais o que pensar!

  37. no instante 01:40 do episódio 23 aparece o reflexo de um rosto no rádio do carro… só num sei de quem é este rosto ainda. alguém ae especula de quem é? acho que ou é da juliet ou da kate… mas num tem ninguém com jack no carro e num pode ser o reflexo do olho dele, pois ele está de óculos

  38. Pra mim o Charlie se trancou lá pra não deixar o Desmond tentar falar com a Penny senão fatalmente o Desmond ia morrer. Ficou bastante claro q o Charlie trocou sua vida pelo Desmond!

  39. Uma observaçãozinha aqui…. quando a Kate fala desse outro homem na vida dela pela maneira como ela diz que precisa voltar, dá o entender que ele não sabe nada da ilha ou seja do que aconteceu lá, por isso eu acredito que não seja o Sawyer.

  40. Bom, só tenho um comentário a fazer. Na MINHA opnião, o funeral não é do Ben. Consegui ler *com um bocado de esforço* o seguinte no jornal recortado do Jack:

    Los Angeles, Man found dead in downtown loft [???], The body of Jo.. [???] ..Manhatten Rd, New York was discovered shortly after 4 a.m. in the.. [???] of Grand Avenue. Ted.. [???] ..man at The Tower.. [???] .. heard loud noises.. [???]..m’s loft. Co.. [???] ..entered the.. [???] ..a beam in the.. [???] ..cordin.. [???]..

    Pra quem quiser ver a imagem do jornal “invertida/interpolada”, segue o endereço da mesma:
    http://lost.cubit.net/forum/gallery/1_24_05_07_1_13_56.jpg

    []s!

  41. E se essa cena for não do futuro mas sim do presente.
    De algum modo eles foram levados de volta no tempo antes de todos embarcarem no avião e inclusive o pai do Jack morrer – a realidade alternativa e hj estão vivendo mais ou menos a mesma época do acidente – motiovo pelo qual Jack quer voltar para ilha.

    Isso explicaria o pai do Jack vivo, o suposto “Mr Eko” vivo, o voo não te sido suspenso.

    Sei lá viagem?! Mas o Dude tb ficou espantado!

  42. quem nao leu os spoilers e nao sabia que aquilo era um flash foward, dava pra perceber.. O CELULAR do Jack barbudo é um K1m da Motorola…modelo lançado em 2007! heheheehe

  43. Estive pensando comigo….. estamos vendo um jack no futuro sofrendo com as escolhas que fez enquanto estava na ilha…. mas se de repente acompanhando a história da ilha, dos sobreviventes, dos outros e tudo mais, estamos na verdade vendo um passado e agora chegamos ao ponto de onde eles vão nos mostrar como estão vivendo os nossos losties nos dias atuais…..?!?!

    não sei… alguém me ajuda a pensar nisso????

  44. SPOILER
    Tão falando que no episodio 4×01 vai ter outra realidade paralela onde o jack tenta a sorte como cantor de grupo pop brasileiro chamado “Los Hermanos”

    Essa idéia de ter um futuro paralela acho muito estranha, mesmo pra lost ^^

  45. ahhh o q fizeram com o Jack!….PQP!..de certa forma mataram o personagem, cara coitado!…a Kate como sempre uma P****. E pelo q entendi o pai do Jack não morreu?! ou viagei?. O mais engraçado é que quem ficava quebrando a cabeça p/ decifrar algo sobre a história ou sobre a ilha depois desses episódios com certeza chegou a conclusão de que não sabe absolutamente nada!

  46. Que P…rra foi Essa?

    ISSO É LOST!!!

    Crueldade… a única palavra que vem a minha mente… Nos mostram os melhores episódios até então e nos dizem “Até Fevereiro!”… Passado ou Futuro para Jack e Kate… Sawyer morto (pelas pistas), mas pai do Jack vivo?!?!?!
    Charlie vá com Deus!!! Sawyer e Kate esperam um bebê??? Naomi é do mal (ou melhor, era)??? Mikhail, pai do Shevchenko, veio de Chernobyl, pronto para ser Highlander??? Kombi, Hurley, Tchau… Walt… PNC do BEN!!!

    Fevereiro, tá bom então, mas deixo claro que qualquer série que eu assista nesse intervalo será mero paliativo para minha doença… Prison Break, Heroes (decepcionante), The 4400… Nada substitui…

    Mais uma vez…

    Que P…rra foi Essa?

    ISSO É LOST!!!

    See you in another season!!!

  47. E ainda Jack disse que não aguenta mais mentir. O que seria a grande mentira?A forma como foi contada de como sobreviveram ao acidente e foram resgatados?….Em algum momento aguem diz que ele foi herói por 2 vezes, então ele saiu do resgate da ilha como herói, mas provavelmente a verdade não é essa, será isso?.

  48. Acabei de ver o final e vim ver os seus comentários…eu amei. As perguntas que vc fez são exatamente as que eu me fiz. E concordo que foi a coisa mais marcante que já fizeram no mundo da tv.
    Abçs

  49. Acho que o Charlie escolheu morrer naquele lugar e daquela maneira.

    Quando vi a cena pela primeira vez, chorei “à rodos” e a primeira coisa que pensei foi “forçaram a barra, pois dava tempo dele sair…”

    Mas revendo o episódio deu a entender realmente que Charlie fez uma escolha ali, para se libertar e libertar o Desmond, pois quando ele viu o Mickail “imortal” segurando a granada entendeu o peso da frase do Desmond no 3×08 “não importa o que eu faça, vc vai morrer Charlie”.

    E se a coisa tem que aconteceu, que seja da forma mais heróica possível!!

  50. Mario Maciel, isso ficou bem óbvio para mim.
    As grandes questões são?.pq Jack está tão culpado?…quem eram as pessoas amigas da naomi?..quais losties e como foram resgatados ?O q Ben estava tentado evitar( e Locke tb)?O pai do Jack morreu ou não?
    E por favor espero q não me venham com teorias “efeito borboleta”.rsrsrs

  51. Duvido que o cara com quem a Kate esteja seja o Sawyer. Deve ser o cara do aviãozinho q de alguma forma não morreu ou quem sabe aquele com quem ela se casou.Pq agora não sei mas quem morreu ou não.

  52. Para mim o cara do caixão é “Jonatham” Lock mesmo(vide carteira de motorista)…

    Lembrem que Jack quer voltar para a Ilha enquanto Lock não queria sair. Se algo feito pelo Jack levou ao resgate, mas ele percebeu depois de tudo que deveria ter ficado lá, como disse o Lock, a culpa seria imensa!!!!

  53. olha essa parada de jack e kate fora da ilha me deixou com uma enorme frustração, o episódio estava pira, mas essa merda estragou tudo… se Lost tomar esse caminho ficarei extremamente decepcionado.Nada a ver, o tsão de Lost era justamente o de ser um lugar enigmático e sem a possibilidade de fuga, esse jeito deles forcarem a saída foi ridicula. Tinha pirado o cabeção com essa terceira temporada, tava achando o maior tesão, mas esse final foi um extrema dor de barriga, foi como se eu tivesse comido um prato deliciosos e ele tivesse me feito mal e eu tivesse vomitado tudo depois, essa foi a minha sensação. Por favor, não me digam que eles realmente saíram da ilha,isso acabou com o meu tesão….eh isso….. ateh porque o título da série não se faria mais sentido, porque eles sabem exatamente onde estão e aonde fica a ilha. Curtia mais a idéia de que aquilo ali era um tipo de triângulo das bermudas…

  54. muito bom esse episodio,ele me deixou meio impressionado,e perguntando será que eles vão voltar?será q todos sairam da ilha?e o homem que morreu eu tanho quase certeza q é bem será?
    muito bom os comentarios Davi parabens,pelo sempre ótimo blog.

    Rennato filho
    Equipe ONseries

  55. [que episódio horrível, não explicou nada , só criou novos mistérios (que não serão respondidos nunca), os produtores perderam a mão, dos 23 episódios deste ano só uns 4 foram bons , mas pior q o episódio só os comentários do dude hj, parece armando nogueira …muito brega]2

    davi do céu, como vc é brega nos comentários. vergonha alheia.

  56. O primeiro indicio de que se trata de um flashfoward e nao um flash back eh o celular do Jack!
    Reparem q eh um modelo muito novo, e ele nao teria aquele celular em 2004 ou antes…

    Pra mim, o morto no caixao eh o Sawyer… Ele eh o unico q nao tem ninguem pra ir no seu velorio. E pq jack teria ligado justo pra kate, teria ficado tao aflito pra ligar pra ela se nao fosse ele?

    O locke deve continuar na ilha… nao sei pq diabos ele semrpe pensa de q quando o povo for resgatado ele tem q ir junto… Ele pode dizer q quer ficar e pronto xD

    Com esse novo ponto de vista da serie esta mais plausivel o retorno de mike e walt tmb!

    Minha teoria pras proximas temporadas… Na quarta, independente de quem eh a Naomi, eles nao vao conseguir sair da ilha no comeco, mas soh no final… Enquanto isso os flashbacks serao substituidos por flashforwards e contaram a decadencia da vida dos losties q conseguiram sair, e quando comecar a quinta, eles estarao voltando… e os flashbacks vao voltar, contando o q aconteceu antes deles voltarem a ilha…

    o problema eh ter q esperar ateh fevereiro pra saber no q vai dar… o importante eh q esse foi um dos eps mais chocantes… nao soh pela mega reviravolta, mas pela morte do charlie… you all everybody forever!

  57. Oi pessoal…o episódio realmente foi do melhor que alguma vez já vi…

    Realmente, se aquilo for no futuro como pode o pai do Jack estar vivo? E algo tem de acontecer com essa equipa de salvamento do barco para a série durar mais três temporadas…será mesmo salvamento?! Terá Ben razão?!

    Todos falam dessa mensagem misteriosa que aparece no site da Oceanic Airlines, mas eu ao copiar todo o conteúdo para o Word descobri uma imagem de um bilhete de avião de Sidney para Los Angeles no nome de Claire Littleton…alguém sabe do que se trata??!!!

  58. Excelente episódio, mas que final é esse? pelo amor de Deus… esperar mais de sete meses pra saber se eles estão fora da ilha ou não, se vão voltar, quem sai e quem ficou, qual foi o erro que Jack diz ter cometido, quem estava ni caixão, dessa vez os caras nos deixaram totalmente perdidos.
    Não me espanta que não vão fazer o pod cast essa semana.
    Excelente episódio, a série é a melhor de todas mas ficar sem saber nem mesmo como continua a série é demais, haja coração.
    E depois tem gente que fala que a série não aguenta mas 03 temporadas, so pra responder as perguntas deixadas no ar nessa final já deve levar uma temporada inteira.
    E tanto se falou em divisão entre os Lost será que uma parte saiu da ilha e outra não?
    Afff…

  59. ah, uma coisa q esqueci de comentar… nao faz o menor sentido o bakinin ter se matado soh pra matar o charlie e desmond… ele podia ter feito isso de forma diferente… mas acabou empacotando junto… uma pena, queria saber mais sobre esse personagem…

  60. Galera axei isso aki o..screencaps da folha que jack ta na mao (qdo ele retira do jornal) da pra ler pouca coisa algo como:
    LOS ANGELES
    man found on downtown….(axo que isso e relacionado ao funeral,…)
    OMG

  61. Fala Davi, beleza?

    Cara, odiei este episódio. Resumiu muito bem o que foi esta temporada. Um lixo completo e um total desperdício. Uma pena. Eu gostava muito da série, mas estou “abandonando a ilha de Lost”.

    A produção perdeu o fio da meada e realmente não tem idéia do que está fazendo. A série se tornou ma enrolação tremenda e uma baboseira sem fim.

    A aparição do Walt foi patética. O Locke voltando da cova foi deprimente, O Ben simulando o assassinato de Saiyd, Bernard e Jin foi tirste (o cara é um sociopata que matou várias pessoas de uma vez, inclusive o pai, e agora com a faca e o queijo na mão resolve simular a morte dos três… Aí não dá né?).

    Eu não acho que a série deva ser explicada nos mínimos detalhes. Aliás eu odeio isso. Detesto filmes que venham completamente mastigados. Mas acho que ela deveria dar pelo menos um rumo aos fãs. O que vemos hoje é uma brincadeira dos criadores. Uma piada que, pelo menos para mim perdeu a graça.

    No meio desta temporada achava que Lost seria tão decepcionante quanto Arquivo X. Mas hoje percebo que estava enganado. Ela caminha para ser algo muito, mas muito pior.

    Uma pena…

    Abraços,
    Fábio

  62. Acabei de rever os episódios!
    Continuo achando aquele caixão muito pequeno! Locke é um pouco mais baixo que o Jacke o Sawyer também.
    Quando Jack está na frente dele, e a tomada da imgem é feita de cima, parece muito pequeno, e não é por efeito de perspectiva.
    Continuo com mesma impressão, sensacionais os episódios e dão margens a muitas especulações.
    Mas não vejo o tema universos paralelos se encaixando ali.
    Porque se houve o resgate, não parece ter acontecido ali na hora, nenhum efeito tão forte que desencadeasse um efeito para que ocorresse a viagem no tempo/universo paralelo(como a virada de chave e explosão /pulso eletromagnético com Desmond na escotilha chama). Mesmo Desmond durante a ida a Looking Glass, ou antes na praia sofreu ou casou qualquer efeito que pudesse criar o fenômeno. Sobra a possibilidade de alucinação do Jack, mas não creio, porque em momento algum destes ou de outros episódios anteriores, mostrou-se uma propensãoa isto ou que leva-sea tê-la.
    Para mim a saída da ilha e de seus efeitos, e parece pelos fatos que estão/irão acontecer, afetou Jack e quem foi resgatado de forma negativa.

  63. Fuçando o site da oceanic achei o seguinte texto escondido:

    If anyone should find this message, please get word I’m alive and stranded on an island somewhere in the South Pacific. Please send help soon. Things are bad. And they’re getting worse…
    Sally

    I survived a horrific plane crash and am stranded on an island somewhere Northeast of Australia and Southwest of Hawaii. In the event that I am never found, please forward word of my fate to my parents.
    Para aparecer o texto, basta sair clicando no site que ele aparece por baixo do texto do lado direito que fala do encerramento das atividades …

    É alguma pista?

  64. outro achado impressionante foi copiando e colando no word aparece o boarding passa de “Littleton Claire”

    Meu Deus, esse site deve querer dizer algo.

    Repito, cliquem na página, copiem o texto e colem no word que aparece o boarding pass da claire.

  65. Episódio muito bom mesmo! Pena que ficaremos sem respostas até2008. Gostaria de registrar o seguinte comentário sobre o FF:

    – Pelo menos Jack e Kate saíram da ilha. Agora, fácil seria convencê-los que, seja o que for que eles viveram, deveriam “mentir” a respeito. Fácil, se coloque no lugar de Jack, quem ia acreditar nas coisas que eles viveram na ilha? Se alguem te contasse vc acreditaria?

    Montros de Fumaça, Urso Polar, Desmond apertando botões, escotilhas, experiências com grávidas, etc,etc,etc

    Talvez internassem ele num sanatório, quem sabe no sanatório em que Harley encontra seu amigo dos números malditos…

    Show! Isto é LOST!!!

  66. Não sei se eu que fiquei curioso pra saber sobre o Oxycodone (pílulas que o Jack tomava e que o deixava meio grogue). Fiz uma rápida busca no google e encontrei que o Oxycodone é um narcótico apaziguador, muito forte, da dor, similar à morfina.

    Nada muito interessante pra série mas serviu pra matar minha curiosidade hehe

    LOST LOST LOST LOST LOST LOST LOST LOST

  67. EPISÓDIO INCRIVEL, FANTÁSTICO!!

    Tão bom que li todos os spoilers, os comentários dos spoilers, ouvi os dudecasts dos spoilers e quando comecei a ver esqueci completamente de tão envolvido que fiquei.

    Sinceramente às vezes tive a impressão que aquele flashfoward estava mais para “outra realidade”, como se o avião nem tivesse caído. Aliás, Kate maravilhosa…

    E já que o pessoal está comentando…

    – Lock era o cara do caixão… ele saiu da ilha, virou um paraplégico solitário e culpava o Jack por isso… Não é o Sawyer pq sinceramente, o que não ia faltar é gente no enterro, mulheres desesperadas, se engalfinhando…
    Por outro lado, para mim quem está com a kate é o Sawyer, pois quando ela diz “Eu vou indo, porque senão ele vai se preocupar comigo” deixa claro que o Jack conhece o tal “ELE”… e duvido sinceramente que a Kate fique apresentado seus “caras” pro Jack.

    E por falar com Jack, tá dando dó do cara!
    Não sou muito chegado na personagem, mas tenho que reconhecer que se tem alguém ali chama a responsabilidade para si e paga o preço é o doc.

    E no fim das contas vou pirar até janeiro!

  68. eu amei este episódio. vc disse algo interessante sobre o charlie, que o final dele foi muito mais intenso do que toda a trajetória, mas acho que ele foi crescendo durante a trama, foi um dos personagens que foram se tornando mais bonitos, o contrário de muitos outros que foram ficando mais obscuros… vai ser uma pena prosseguir sem ele.

    abraço.

  69. Galera, alguem ja viu os textos por baixo da pagina da oceanic???
    Aqui vai um pedaço: “If get word I’m alive and stranded on an island somewhere in the South Pacific. Please send help soon. Things are bad. And

    I survived a horrific plane crash and am stranded on an island somewhere Northeast of Australia and Southwest of Hawaii. In the event that I am never found, please forward word of my fate to my parents.

    Alguma idéia do que é isso???

  70. como L.A. é uma cidade dividida por bairros racialmente falando.
    existem bairros de ticanos, negros, brancos e outros.
    hoje é um pouquinho mais tranquilo, mas ainda é dividido.

    fica claro que o Jack estava num bairro predominantemente de negros, então, minha aposta é de que o funeral é de algum dos personagens negros da série.

    abraços.

  71. Quanto a cena do velório, vamos primeiro a uma caracteristica da sociedade norte americana: Segregação Racial. Existem bairros para negros, latinos, judeus, brancos, etc. O velório em questão se desenrola em um bairro de negros, logo, acredito que o morto em questão não seja Sawyer, mesmo que o personagem nunca tenha apresentado características racistas, este não seria o melhor lugar para se velar o corpo de um “Redneck”. uma empresa funerária gerida por negros em um bairro de negros não aceitaria tal trabalho (pelo menos na nossa realidade).

  72. Quanto ao recorte do jornal, prestem atenção: O título do artigo pode não ser aquilo que vocês estão deduzindo que seja. Pelo que eu percebi, todos estão interpretando da seguinte forma:
    “Man found dead in…” (prestem atenção no “found”, pois se o título fosse se referir a “homem encontrado morto”, a palavra a ser usada seria FOUNDED.
    Eu imagino que o título seja algo do tipo:
    “Man found dead body in…” (homem encontra um cadáver em…). Isso eliminaria a certeza de o corpo pertençer a um homem, pois a palavra dead body (defunto) serve tanto para o masculino quanto para o feminino.
    Mas, isso é apenas uma teoria…

  73. É meio estranho mas nAo tenhoo que comentar…
    Só assistindo LOST mesmo pra saber!
    Vai ser dificil esperar 8 meses..mas eh isso.. realemnte esse ultimo episodio vai ficar na cabeça até o instante em que o primeiro episódio da 4a.temporada começar. 😛

  74. Simplesmente demais! Fiquei arrepiado quando percebi que era um flashforward!!!
    Isso trás outra questão: será que este É o futuro ou PODE SER o futuro?
    Cara, deu pena de Jack…
    Depois de tudo, se este for o fim dele, não vai ter graça…

    Eu sabia que Hugo teria um papel importante no desfecho, sempre soube que ele era o cara! 🙂

    Ah, não acho que seja Sawyer no caixão, pois Kate fala a Jack “Ele vai querer saber onde estou” acredito que esse “ele” é Saywer, ela termina com ele depois de tudo…

    Resta esperar até Janeiro agora!

  75. Boa observação que o bairro do funeral é um bairro negro.

    O caixão deve ser do Michael.
    Ausência de pessoas, Jack não é “amigo nem parente”, e Kate pergunta: – por que eu iria?

    E o ator não vai voltar pra série. Deve ser mesmo do Michael.

  76. Galera aquele flashforward era justamente o final da série, aquela cena final entre kate e jack eh o final da quinta temporada de lost, nas próximas duas temporadas eles vão destrinchar o que se desenrolou até aquele momento… e quem está no caixão é o walt, acho que ele eh o ponto chave da trama com seus superpoderes e como michael deve ter morrido, o walt deve demonstrar ser um novo jacob da ilha, tanto que o Ben fala que novas forças estão tomando o lugar, controlando a partir da ordem a Locke os destinos dos losties, ateh que enfim jack e cia conseguem o resgate e walt eh encontrado mortado por um homem… e jack fica transtornado porque aquele passado, aquele sobrenatural o atormenta e não consegue mais viver nesse mundo de mentira, após ter presenciado tudo o que ele presenciou na ilha, jack eh um personagem politicamente correto, e quando ele não pode exercer esse seu lado, cai em desgraça e vira um ser degradante…
    ahuahuahuahu, que piração….

  77. Gente, pelamordedeus, para de chamar a estação “Looking Glass” de “Espelho”, porque “looking Glass” significa Lupa, lente de aumento, qualquer coisa, menos espelho.

  78. Pessoal deem uma olhada no site da oceanic air lines

    tem a a seguinte messagem no site

    !F?2EC7 ;GJJ 3AA96] } ICC2 C=C G7 2CCBCB]

    e em cima ta escrito possibility

    agora vai saber o q significa
    !F?2EC7 ;GJJ 3AA96] } ICC2 C=C G7 2CCBCB]

  79. ae pessoal… quando eu selecionei o texto do site da oceanic e colei no Word, apareceu mais q a mensagem de socorro de Sally. Apareceu tb uma foto com dois desenhos: Um da estátua da liberdade e o outro é aquele q Michael fez quando foi atropelado em q ele aparece no hospital engessado e com o um bolo sobre sua barriga. Vcs estão lembrados? Alguem mais viu isso??

    OBS: Só um comentário q acho q ninguem fez a respeito do site… não deve significar nada mais não deixa de ser curioso. No topo do site da oceanic aparece o seguinte: oceanic airlines “levando-o a lugares q vc nunca imaginou.” acompanhada de uma foto de um lugar muito parecido com a ilha dos losties… Será a teoria da conspiração ganhando força com a oceanic envolvida?

  80. o q faremos ate a proxima temporada??
    esse ep so vaid eixar a nossa agonia maior!

    muito foda! espetacular

    como Davi Garcia disse no comentario:
    “…nao ha nada, repito, absolutamente nada que chegue perto do nivel de excelencia que a serie nos oferece!”

    dude, sempre admirei seu blog, e visito constantemente..até o episodio da naomi cai de paraquedas, q pra mim vcs pela primeiras vez deram uma informação q estragou a surpresa do ep. Graças a Deus tb nao vi nada sobre o ultimo..o q fez ele ser absolutamente fantastico!!

    ver esse ep sabendo q aquilo era um fkashfoward seria MUUIITOOO sem graça!!

    de qq forma esse é o lema de vcs..spoilers..quem nao gostar q nao venha!!!

    os spoilers nunca estragavam nenhuma surpresa, e deixavam tudo interessante, mas pelo q parece suas fontes agora sao bem precisas e muito fofoquieras, o q fazem vcs saberem relamente de tudo.

    entao venho so ver os comentarios..pois ainda assim curto muito o blog!

    abraço

    see you in another seasson brotha!!!

  81. Acho que era o caixão do MICHEAL, já que o resto do pessoal estaria ainda na ilha.

    Acho isso já que a atitude do Jack no final é a de um homem que deixou seus “deveres” inacabados, e por isso tem o desejo de voltar à ilha e salvar quem deixou pra trás.

    Não duvido que no começo da próxima temporada, alguns poucos sairão de lá, entre eles Jack e Kate. Claire e Aaron são candidatos, já que Desmond previu isso.

    Assim, Micheal seria grande candidato a cadáver.

  82. Pessoal, o site da Oceanic foi muito explorado no final da primeira temporada e início da segunda! Nada do que tem lá é novidade…

    As mensagens, códigos e até um teaser da segunda temporada foram descobertos, ainda em maio de 2005!

    Pra quem ainda não havia explorado o site, é uma boa diversão! Mas, nada daquilo é novo ou desconhecido!

    😉

  83. Oi, gente, já faz um dia e meio desde q o ep foi ao ar e pode ser q esse post não será mais visitado, já que ficou “velho”
    De qualquer maneira, se repararem na maneira como os flashforwards foram introduzidos, houve uma mudança da primeira parte do episódio p a segunda…na primeira, manteve-se a dinâmica dos ep anteriores: close no personagem, corta p flashback, termina com personagem distante da lente, volta ao presente com close no personagem atual. Já na segunda, essa ordem se inverteu, ou seja: close no jack do futuro, corta p o flashback, termina com jack da ilha distante, volta ao jack do futuro com close nele.

    Acho q isso quer dizer alguma coisa.

    Segundo, não tive paciência de ler todos os posts, então, se alguém já disse isso, me desculpem, mas lá vai: a produção do episódio fez questão de deixar claro q era um bairro de negros, inclusive com um funcionário negro na funerária. Por isso (e contrariando meu instinto, q me diz q Ben é o morto), acho q o defunto é um negro. Michael, ao matar Libby e Ana Lucia, entre outras coisas, deu motivos para a atitude amarga e ressentida de Kate e Jack ao falarem do funeral.

    Terceiro: acho q Ben estava falando a verdade sim, o pessoal do barco de Naomi deve ter trazido sofrimento à ilha e às pessoas q estavam lá, o q levou Jack ao estado atual, já q ele foi quem fez a ligação pelo telefone da Naomi, embora Locke e Ben terem lhe dito que ele “não deveria fazer isso”. O próprio Jack repete a idéia, usando a mesma expressão em Inglês, “not supposed to”, para Kate, dizendo que não deveriam ter saído da ilha.

    E por fim, reparem em algo, logo após Charlie ter desligado o disruptor, temos a primeira imagem aérea de pessoas na ilha em toda a série. Acho q isso também foi intencional, indicando q a ilha agora estaria visível a quem quisesse ver.

  84. Tava pensando aki… acho q as pessoas do barco da Naomi são a Dharma. Pq Ben se juntou aos ‘outros’ habitantes da Ilha e matou o resto do pessoal q ainda era da Dharma. Então, será q eh a Dharma tentando voltar à ilha e continuar com os estudos q faziam antes? Ok, viajei ou faz sentido!? huahuahua

  85. Só mais três coisa, li agora os comentários. Bom, várias pessoas também chegaram à possibilidade de que seja um bairro negro.

    Segundo, “looking glass” é “espelho” sim. É só procurar que 99% dos dicionários irão lhe dizer isso.

    Terceiro, tb acho q seja um homem, mas “Man found” pode significar “Homem encontrado” ou “Homem encontrou” (mulher morta…), o q significa o gênero do morte não é possível definir ainda.

  86. Três assuntos: quem será resgatado, as visões de Desmond e o famigerado recorte de jornal.

    Sobre o último, acredito que se não for Locke (isolado e odiado pelos resgatados), Ben (com um outro nome, como Jacob, por exemplo), ou Sawyer (que se tornou frio e deve ter se isolado e magoado a sardente), trata-se de uma das pessoas que estão no barco de Naomi ou algo assim, ou seja, alguém que ainda não apareceu. Não deve fugir disso.

    Quanto às visões de Desmond, fica claro quando Charlie resolve descer em seu lugar que de qq forma Des também desceria. Só assim ele poderia ter a visão. Ou seja, Desmond só pode ver o que ele presencia (o q parece óbvio, mas é relevante)

    Assim sendo, temos a certeza de alguns resgates: Jack, Kate e do morto misterioso(vistos no futuro), Claire e Aaron (que subiram no helicóptero). Emais, o próprio es, mesmo q não seja resgatado, fica confirmado até o dia que isso acontecer.

  87. -Momento Lost é cultura:
    Querida Jamille, você está certa ao corrigir o Thiago que disse que “founded” seria o passado do verbo “to find”, mas comete um equívoco ao dizer que “founded” não existe: existe sim, do verbo “to found” (fundar).

    Minhas teorias sobre o final da temporada:
    – De alguma maneira Jack, Kate e quem mais saiu da ilha, voltaram ao passado, antes da queda do avião. Explico: fora o fato de Jack mandar chamar o pai dele o que significa que Christian ainda estaria vivo, ele confessa para Kate que usa as passagens gratuitas em vôos que atravessam o mundo esperando que eles caiam. Quando chega de volta a Los Angeles são e salvo, faz a viagem novamente. E ainda, afirma que nem liga pras outras pessoas que estiverem no avião. Supõe-se que ele tenha deixado na ilha algo por fazer…

    Quanto ao “ele” a que Kate se refere pode muito bem ser aquele policial marido dela, já que eles voltam a um tempo anterior à queda do avião.

    Se o corpo do velório é do Michael? Acho provável que sim, pois, o ator não volta mais para a série, e é dos losties, o que vivia em Manhattan.

    Tenho mais algumas teorias, mas nenhuma que explique as ressurreições do Bakunin….

  88. Quanto às dicas escondidas no ” site da Oceanic”, se procurarmos bem outros detalhes, como nos riddles, no código fonte encontramos mensagens como esta:

    “I would like to inform my financial institutions that I will be late making my September mortgage payment as I am STRANDED ON A FRIGGIN’ ISLAND IN THE MIDDLE OF NOWHERE!
    Please have the Government send a search team immediately. OR don’t. Shouldn’t all the taxes I pay cover an expense like that?”

    Ou ainda, nos códigos dos aeroportos, somente um corresponde a uma cidade australiana, que é CBR, a capital camberra. SYD, por exemplo, não é Sydney. Mas podemos também notar um “THE” do lado esquerdo o um “BOY” do lado direito das duas listas de códigos e por aí vai…

  89. “The Looking Glass” significa sim “espelho” no contexto do episódio. Vem da referência ao conto “Alice no País dos Espelhos”. Outras referências a “Alice” são o coelho como símbolo da estação e a cena de Alex dessossando um coelho. Isso tudo segundo as próprias palavras dos produtores.

  90. Ele que não tinha niguém….

    Talvez aquela cena, ao invés de ser no futuro, é no passado….

    Reparem que a Kate fala que tem alguém que pode fazer perguntas…
    Padrasto, namorado do passado….

    O jack está acabado…. talvez por saber tudo o que aconteceria, ele fez com que seu casamento
    terminasse antes mesmo do previsto (os flashbacks)…

    talvez eles se encontraram no passado pois já tinham vivido o futuro na ilha…

    Provavelmente a ilha permite viajens no tempo, inclusive na própria (só não me pergunte sobre
    as aparições de fantasmas, isso, espero que tenham boas explicações..)

    Talvez apesar de tudo que se passou na ilha o locke ainda tentou procurar seu pai,
    e o matou…. lembram de que o pai dele usava vários nomes???

    Por isso o Jack quer voltar pra ilha, pra mudar tudo denovo, talvez na sua vida pessoal.

  91. Acredito que Desmond chegará a tempo de dizer aos losties,que o barco não pertence a Penny, e isso com certeza dará crédito ao Ben,dando margem para alguns ficarem na ilha e Jack irado do jeito que estava com Ben e o tanto orgulhoso que ele é, não pensará 2 vezes em sair da ilha, assim como Kate, Sawyer e Sayid com certeza. Sawyer então depois de matar Tom daquele jeito só se Locke virar o Rei da ilha p/ ele ter lugar lá.
    Mas isso não explicaria bem o fato de Jack se sentir tão culpado, pq desta forma ficaria a critério de cada um a saída da ilha, e o pq dele querer encontrar a ilha novamente.

  92. E talvez o medo do Ben em o barco os resgatar seria justamente este.. ele voltar no tempo e ter que viver a vidinha infeliz que ele tinha…. sem todos os poderes que a ilha lhe deu!!!!

    Ilha que aparentemente além de viajens no tempo possibilita algum tido de encontro de dimensões….

  93. Mas Maristela, o cirurgião-chefe dá a entender q Jack saiu na mídia como herói por 2 vezes, isso me levou a crer q ele saiu com herói tb na estória da queda do avião, e os bilhetes da Oceanic seriam pelo menos uma parte da indenização pela queda do avião.

    ——————————–
    Ah e mudo meu nick p/ 10000% Ben se o cara de quem Kate falou seja Sawyer, isso eu acho q não é mesmo! E não tem nada haver com ser Jate e não ser Skater( sei lá se é assim q se escreve), pq nunca me importei mt com isso e acho Sawyer um personagem mt bacana(mal caráter, mas cômico).

  94. Galerinha do Dude!

    Estou querend marcar com vcs um vídeochat hj às 22:00, sexta-feira na sala “Outros Países” da Globo.com, prá gente fazeruma discussão do episódio de quinta, vamos lá, vamos discutir e enriquecer o debate da nossa série maravilhosa!

    Quem quiser pode me add no msn: lilavss@gmail.com

    Hoje (Sexta-feira) Às 22:00 horas na sala “Outros Países” do vídeochat da Globo.com

    Abraços!

  95. TEORIA DA CONSPIRAÇÂO

    Após estes dois grandiosos episódios, é quase inevitável (ao menos para mim) não imaginar possibilidades acerca do que poderá acontecer. Neste sentido, penso que os fatos que aconteceram estão amarrados em uma conspiração para a série.
    De início, creio que a Naomi fazia parte da organização “os outros Outros”, realmente definidos como os vilões de Lost. O objetivo do grupo pode estar ligado a utilizar as propriedades especiais da Ilha para o Mal. Quem são eles? Existe a possibilidade de que sejam pessoas remanescentes da Dharma, ou uma inédita organização, oposta aos verdadeiros outros.
    Para mim, Jack e Kate conseguiram escapar da Ilha pq os inimigos ofereceriam um número limitado de deslocamentos iniciais (sendo assim, ou por livre arbítrio, ou por maioria de votos, eles seriam escolhidos para embarcar para fora da Ilha, o que já seria previsível pelos adversários, visto que desviar os líderes é de grande valia para o total domínio da região). Haveria um acordo em que os demais losties iriam em seguida, mas isto não ocorreria, de tal modo que não existiria regresso dos líderes (Sawyer pode ser o Ele mencionado pela Kate).
    Reflito também na possibilidade de que os losties foram escolhidos no vôo 815 pelos “outros Outros” . De algum modo eles sabiam que o vôo iria cair até ali, e de que no momento certo eles iriam ser contactados. O grupo dos bonzinhos faria o trabalho sujo para os “terroristas”.
    E pq eles não fizeram isto por conta própria? Penso que a resposta resida no monstro da fumaça, (pq se eles escolheram os personagens do vôo 815, eles sabiam onde estava a Ilha, apesar do mecanismo de bloqueio de sinal, emitido por Ben) que é um mecanismo de defesa eficiente para defesa da Ilha. Agora, o sentinela poderá ser desativado porque não haverá mais controle e a verdadeira guerra vai acontecer.
    Vamos ver o q vai rolar daqui pra frente, depois destes longos 8 meses…

  96. msg “escondida” no site da oceanic 815:

    I survived a horrific plane crash and am stranded on an island somewhere Northeast of Australia and Southwest of Hawaii. In the event that I am never found, please forward word of my fate to my parents.

  97. opa! outra msg, mais escondida, essa no html, assinada por uma tal de sally:

    “If anyone should find this message, please get word I’m alive and stranded on an island somewhere in the South Pacific. Please send help soon. Things are bad. And they’re getting worse…”

  98. Acho que há grandes chances do cara a quem a Kate se refere ser mesmo o Sawyer, pois fica claro que Jack o conhece e que não é conveniente que ele saiba que os dois se encontraram.
    Como já disseram, pela expressão da Kate, duvido realmente que ela ficasse apresentando os namorados ao Jack, principalmente com ele naquele estado.

    Quanto ao cara do caixão. Para mim é o Lock mesmo. Se vcs forem analisar, ele é o único, entre os losties, que “não tem ninguém”. Sawyer tem uma filha e a Cassidy que ainda arrasta um bonde por ele… até o Sayid, um dos mais solitários, ainda mantém o vínculo com a Nadia.

    Mas resumindo, se a coisa for isso mesmo, quer dizer que já nos deparamos com o fim da história e tudo que veremos será os caminhos que levaram aquela situação???
    Muito louco!

  99. No site que esta indicado…o da oceanic… o que ser o que aparece escreto quando passamos o mouse por cima do texto??

    ”I survived a horrific plane crash and am stranded on an island somewhere Northeast of Australia and Southwest of Hawaii. In the event that I am never found, please forward word of my fate to my parents. ”

  100. Galerinha do Dude!

    Estarei no chat Globo.com, mas o servidor de videochat não tá entrando, eu su ssinante e tal, mas não tô conseguindo, sory, ficaremos apenas no bate-papo, rsrsrs

    Sorry mais uma vez…

  101. erasss
    num sei pq mais axuh que charlie morreu de besta ehehe
    pows tinha um janelaum no lado deleeeee
    sem falar que ele poderaia ter saiduh e ter lacraduh a portaa juntu com o desmond
    maissss…….
    ja que era pra ele morrerrrr
    morreuuu
    foi muito triste
    e fodaaa
    pq ele era um dos personagens mais cativanteee
    e nem xegou a pegar a claire direituh ehehhehe
    issuh me dexou mais revoltaduh aindaa!!!!
    mais o epsodio foi muito bomm
    rumo a 4 temp hu hu hu
    flws galeraaa

  102. haaaaaa
    e jack tava igual ao pai deleee!!!!
    e ainda axuh que quem morrei foi o
    swayer!!!!
    e eles foram influenciados a guardar o segreduh da ilhaaa!!!!!!!
    pq o proreio jack flw
    que naum aguentava mentirrr

    blz!!
    flws galeraa!!

  103. Eu acho que o funeral era do Ben!
    Pois o bem que passou o epi. inteiro lutando para que Jack o ouvisse e não fizesse a tal ligação. E como no flash-foward o Jack está buscando, loucamente, voltar a ilha, vejo, que ele se arrependeu de não ter escutado o Ben e por isso chora em saber q ele morreu e vai pra o velório.

    Como vimos em lost, a maioria dos flashbakcs e agora no flash-foward, eles se ligam diretamente com o que está acontecendo na ilha e o que acontece no final é o jack ligando para o “mundo exterior” e o Ben derrotado.

    Minhas apostas, durantes esses 8 meses de espera, ficam no BEN!

  104. bom.. não vi ninguém falar isso…
    mas minha versão é a seguinte….
    kate e jack sairam da ilha sim, e o jack por ser o “herói”, médico e talz teve uma maior liberdade (até pq não acreditariam mto na história real da ilha)… já a kate, por ser uma foragida da justiça, pode ter sofrido uma pressão de quem resgatou eles pra manter silencio, e por isso ela demonstrou medo.
    o q eu questiono é, se fosse o sawyer, a kate ia precisar se encontrar naquela escuridão perto de um aeroporto com o jack? acho q não… parecia alguém q metia medo nela.
    é isso… agora aguardar essa eternidade….
    só to triste por uma coisa… quer dizer q as temporadas terão apenas 16 episódios agora??? sacanagem!

  105. Muitos citaram o fato do Jack ser chamado de herói por 2 vezes e fizeram uma relação com o possível resgate da Ilha. Mas na meu entendimento, o Jack foi chamado de Herói por 2 vezes pq salvou o menino no acidente de carro, e depois VOLTOU pra salvar a mulher (mãe do menino).

    Com isso, as pessoas não teriam a menor idéia da Ilha e justificaria o fato do Jack falar q não aguenta mais mentir. Porque se a história dele na ilha fosse do conhecimento de todos, ele não precisaria mentir.

    Ass: Marcelo

    LOST LOST LOST LOST LOST LOST LOST LOST

  106. Gente, vcs lembram no game Lost Experience (é assim q se escreve?) Alvar fala que existem pessoas que querem usar o poder da ilha p/ fazer guerra e afins, por a necessidade de esconde-la? Acho que Naomi realmente faz parte dosbad guys e por isso Ben fala que a ilha está sob ataque de forças mais fortes.

    OMG!! OMG!!
    Já estou de abstinência de Lost!!!

  107. Jacob – Agora que Ben está detido pelos Losties, o sub-grupo dos Outros que partiu em direção ao Templo , poderá ser temporiariamente liderado por Richard Alpert, cabendo de certo modo a este, o papel de empregar uma força-tarefa para contra-atacar os novos inimigos. É provável que o sub-grupo possa controlar o monstro da fumaça (nesta temporada provavelmente todas as perguntas em relação a ele serão respondidas)… e Jacob poderá entrar em cena também.
    Ben, Desmond, Walt, Locke, Rose – tendo em vista que todos estes aparentemente apresentam poderes especiais (Locke e Rose com seu fator de cura e Ben com sua habilidade de entender Jacob), acredito que exista algo em comum que tenha originado tais poderes, mas que se manifestaram de modo distinto nestas pessoas. Durante o momento em que Walt esteve sobre cárcere dos Outros, pode ser que eles tenham medido o nível psíquico dele através de Jacob. Na minha idéia, Ben é o líder dos Outros pq ele é o único capaz de se comunicar com Jacob. Sendo assim, ele não ofereceu tanta resistência ao pedido de Locke para ver Jacob pq acreditava que Locke não poderia vê-lo. Se enganou, pois Locke também tem habilidades especiais e talvez ele vire um dos novos líderes dos Outros pq poderá compreender Jacob na missão de resgate.
    Defendo que haverá resistência a favor dos Losties…

  108. Aí, arrisco em levantar a possibilidade de que antes do Locke matar a Naomi, ele tenha ido se comunicar com Jacob; talvez por intermédio do próprio Walt, já que aparentemente os dois (Jacob e Walt) têm poderes psíquicos.
    Muito estranho o Walt aparecer naquele momento, naquelas proximidades…
    E agora tô até pensando na hipótese bizarra do monstro da fumaça ser controlado psiquicamente pelo próprio Jacob, pq aquela coisa pode ter “baixado” a memória através do aparente poder paranormal dele…

  109. Pessoal.. eu vi no site da Oceanic Air, dentro do Código HTML, uma inscrição “escondida” Dêem uma olhada…

    div id=”sally”
    If anyone should find this message, please get word I’m alive and stranded on an island somewhere in the South Pacific. Please send help soon. Things are bad. And they’re getting worse…

    Sally
    div id=”robert”
    I survived a horrific plane crash and am stranded on an island somewhere Northeast of Australia and Southwest of Hawaii. In the event that I am never found, please forward word of my fate to my parents.

  110. Já revi o episódio e pra mim a única coisa que eu sei é que ninguém tem a mínima idéia do que vai acontecer na próxima temporada.

    Vejo muita gente teorizando sobre quem estava naquele caixão quando na verdade pode ser qualquer pessoa, até mesmo alguém que nem apareceu na série ainda. Afinal ninguém sabe o que aconteceu ENTRE o momento em que o Jack liga para o pessoal da Naomi e aquele flash foward.

    Ver o Walt obviamente bem mais velho, ao invés de me passar a impressão de um furo me deu outra idéia: Talvel o Walt tenha vindo do “futuro” pra tentar alterar alguma coisa. Talvez o flash foward do Jack seja uma possibilidade ou seja, o que vai acontecer se o que quer que tenha se passado na ilha nesse meio tempo não seja “alterado”. Aliás, essa é a idéia que a última frase do Jack diz pra Kate no “presente” me passou: “Nós temos que voltar” pode não necessáriamente significar “voltar pra ilha agora” mas sim “voltar no tempo”.

    Só um pensamento pra matar o tempo…

  111. Melhor frase do episódio:
    “se você disser ‘viva junto ou morra sozinho’ para mim Jack, eu te soco na cara” (Rose)

    Considerações/especulações
    1. o cara do caixão é o Michael. Ele mudou de nome pq conseguiu sair da Ilha e para manter segredo da história, a própria Dharma/Mithelos ou sei lá o que mudou seu nome e sua vida completamente… mas ele não aguentou o peso da culpa.

    2. Repararam como a Kate apareceu todo arrumada (linda), visual de mulher rica e com um carro nada mal?
    Pois é, para mim o “ele” a quem ela se refere é mesmo o Sawyer.
    Ao serem resgatados da Ilha, deram um jeito no passado de fugitiva dela e agora ela vive com o golpista que está pobre de rico pq desenterrou o diamantes de Paulo e Nikki antes de sair da Ilha.

    3. Jack está transtornado pq chegou a conclusão que só veio ao mundo para sofrer, seja no presente, no passado ou em flashfoward e, sendo assim, melhor estar na ilha onde era amado e admirado…

  112. Melhor frase do episódio:
    “se você disser ‘viva junto ou morra sozinho’ para mim Jack, eu te soco na cara” (Rose)

    Considerações/especulações
    1. o cara do caixão é o Michael. Ele mudou de nome pq conseguiu sair da Ilha e para manter segredo da história, a própria Dharma/Mithelos ou sei lá o que mudou seu nome e sua vida completamente… mas ele não aguentou o peso da culpa.

    2. Repararam como a Kate apareceu todo arrumada (linda), visual de mulher rica e com um carro nada mal?
    Pois é, para mim o “ele” a quem ela se refere é mesmo o Sawyer.
    Ao serem resgatados da Ilha, deram um jeito no passado de fugitiva dela e agora ela vive com o golpista que está pobre de rico pq desenterrou o diamantes de Paulo e Nikki antes de sair da Ilha.

    3. Jack está transtornado pq chegou a conclusão que só veio ao mundo para sofrer, seja no presente, no passado ou em flashfoward e, sendo assim, melhor estar na ilha onde era amado e admirado…

  113. O Jacob pode ter sido fruto de uma experiência desenvolvida na época das pesquisas da Dharma na Ilha (lembrem-se que haviam linhas de pesquisas diretas a parapsicologia). Desse modo, ele pode ter desenvolvido
    seus poderes por meio da Dharma e se rebelado contra ela. Os Outros queriam desenvolver o poder do Walt tb…
    O monstro da fumaça pode ter sido concebido pelo Jacob acidentalmente ou por livre vontade através de uma fusão psiquíca com materiais metálicos.
    Isso tudo parece bem maluco, mas se não servir pra nada, parece um enredo legal pra um sci-fi, hahaha. Mas vindo de Lost não duvido de mais nada…

  114. Um comentario.. a respeito da morte de Charlie que muita gente diz nao ter sido necessária, eu acho que foi basicamente um ato de suicidio, pois ele próprio acreditava que somente morrendo afogado que Claire e o Aaron seriam resgatados, como Desmond tinha dito, e ele (Charlie) perguntado varias vezes, somente assim a sequencia de fatos se completaria.

  115. Gente que loucura foi esse final de temporada!!!! no que foi sensacional foi tbm intrigante, quantos mistérios!!!! mas deu pena do Jack, depois de tanto esforço para liderar aquele grupo de perdidos, lidando com os seus próprios conflitos, quando consegue sair o homem entra num processo de destruição, é demais!!! eu imagino que entre o momento do resgate e aquelas cenas do futuro muita coisa aconteceu, quem sabe por alguma razão somente alguns saíram da ilha, acho que o recorte do jornal foi de alguém que durante o período pós ilha deve ter feito alguma coisa a Jack e Kate, achei triste a morte do Charlie, mas acho que foi a redençao do mesmo. Ah! lembrei que Claire e Jack nem desconfiam que são irmãos, acho que os poderes da ilha ressuscitou o pai do Jack, acho que Kate ao voltar deve ter recebido a sentença de condenação só que está cumprindo a pena em regime semi-aberto e que o “ele” ao qual se refere deva ser um agente policial que observa a conduta dela. Quando Jack arrasado liga para se encontrar com Kate, parece que do outro lado da linha ela lembra algo que disse a ele, e ele diz que lembra o que ela disse , mas insiste que somente quer vê-la, porque? ela tbm demonstra que não quer nem entrar no aeroporto, é como se ela tivesse traumatizada ou pode ser que realmente ela não pode ser vista num aeroporto para que não caracterize fuga da policia. Bom não sei, vamos esperar né?

  116. Ah, esse negócio do Jack se transformar tanto… de um lider para um looser… sei não, pra mim isso é tipo um sonho de vai e volta… do tipo que o Desmond teve… aquela coisa volta, mas não volta… ah, sei lá… vamos aguardar, né?!

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie seu comentário!
Escreva seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.