23/05/2010

Uma breve análise de Lost e meu palpite para o fim

É o fim! Lost, a obsessão de milhões ao redor do mundo ao longo dos últimos seis anos chega a seu derradeiro ato. E goste-se ou não dos rumos que a série tomou, a certeza de todos que a acompanharam deve ser uma só: algo realmente muito especial está se encerrando na história da televisão. Produtores, roteiristas e elenco tem plena consciência disso e mais um monte de gente mundo afora (incluindo os críticos mais ferrenhos) também.

Ousando ser diferente na fórmula e no conteúdo, Lost surgiu como um sopro de originalidade em meio ao ócio criativo que dominava a tv aberta. A união que a série propôs de ação em larga escala num cenário belíssimo, porém incomum, com temas ligados à ciência (ou pseudociência), mitologia e sobretudo discussões sobre a natureza humana, instantaneamente provocou uma rara aclamação tanto de crítica quanto de público. Ao longo desses seis anos, fomos todos espectadores e personagens, já que em maior ou menor escala, sempre nos enxergávamos em Jack, Sawyer, Locke e cia repercutindo do lado de cá da tela as discussões, os conflitos e os dilemas que ganhavam corpo na série.

‘The End’, episódio final da série vem cercado de expectativas. O que vai acontecer na ilha? O homem de preto/monstro sob a forma do Locke vai enfim provar que não há nada a se proteger ali e destruirá o lugar como pretende? E a tal da realidade paralela, como e quando surgiu e que ligação tem com aquela da ilha e com as efetivas resoluções das histórias daqueles personagens?

Com 100 minutos de duração, são essas as maiores perguntas que o derradeiro episódio de Lost tende a responder. E se é lugar comum dizer que tudo pode acontecer, faço uma aposta particular bem simples e objetiva do que poderemos ver. Não há spoilers na sequência deste post, mas sim um mero palpite (ou seria chute mesmo?).

MEU PALPITE PARA O FIM DE LOST

    Na ilha, o homem de preto vai tentar usar Desmond para anular o núcleo de energia que sustenta o lugar (a fonte de luz) contando que isso por si só provoque a destruição que tanto almeja. Contudo, com Jack agora na posição de novo protetor, o homem de preto/monstro terá um oponente capaz de impedí-lo fisicamente de concluir seu plano e salvará Desmond. Este no entando, ciente de seu papel, dirá a Jack que ele precisa se sacrificar em prol de todos e irá se candidatar a levar o monstro consigo para dentro do coração da ilha. Uma vez lá dentro, um distúrbio eletromagnético desencadeará um novo e breve salto da ilha para o passado pouco depois da detonação da bomba que Juliet provocou. Daí em diante, veremos o lugar entrando em colapso (indo parar no fundo do mar) ao mesmo tempo em que as duas realidades vão se fundir fazendo com que os personagens na paralela (graças a ajuda do Desmond de lá) adquiriam enfim plena consciência de tudo o que viveram.

    Se vai ser algo minimamente parecido com isso aí eu não faço ideia, mas se uma certeza me cabe à essa altura é a de que (como eu sempre disse) independente do destino final, a jornada por si só já valeu muito à pena.

    Nota: Parte desse texto seria publicado no site da Superinteressante na última sexta-feira, mas como até o momento não vi nada por lá, achei que seria justo colocá-lo no ar aqui no Dude já que ele estava pronto desde então.

54 comentários:

jjj klas disse...

Acredito que não haverá fãs 100% satisfeitos, mesmo aqueles que acham respostas pra tudo.

A roda deve ter uma função neste final, talvez criando a realidade paralela. Se girar pro outro lado, o que acontece? :-P

Não faz muito sentido uma ilha afundar, ela deve ter sido movida para o fundo.

Tem também aquele local que a Zoe perguntou pro Jim, o equipamento na canoa, Miles carregado de C4, Rose, algum evento que ocorrerá no concerto.

Acredito o tal vulcão também vá dar as caras.

Felipe disse...

Veja que coisa Davi, são 6 da manhã de um domingão e estou online(o que é raro em um domingo NESSE HORÁRIO) lendo o que ultimamente tem sido um dos melhores passatempos na internet, o Dude.

Não sei como vai acabar a série, e não importa se seu palpite está ou não correto, o que importa é que chegamos vivos até aqui! ahahaha

Parabéns por todos esses anos trabalhando no blog, parabéns por esclarecer coisas que não parecem esclarecidas "na tela", parabéns por nos entreter.

Não sei o que você fará do blog depois de hoje, mas desejo sorte no que quer que faça...
Grande abraço, e vamos aguardar o fim

Goten disse...

Na boa, se a realidade paralela prevalecer e a da ilha sumir...então serão basicamente 5 temporadas jogadas no lixo. Mortes, dramas, etc, tudo inútil. Não vou ter a menor motivação de reassistir a série inteira.
Tomara que seu palpite fure...

Felipe disse...

Ah Davi, certamente vc fará um post com os links pra transmissão ao vivo hoje...

Pode incluir nele os HORÁRIOS que cada coisa vai acontecer? estou perdido nos horários de hoje, cada lugar fala um horário diferente...

Valeu desde já!

Antônio disse...

jjj klas

Se isso foi um spoiler considere-se morto!

sozinho disse...

Gostei dessa sugestão e tem lógica nisso.

Ana A. disse...

Curti o palpite!
Eu estou com medo do sacrifício de Desmond. E apostando que Jack vai surpreender :)

Jú e Davi,
Obrigada por tudo!
O Dude é um dos meus "blogs de cabeceira", não fico sem ler e já estou sentindo a maior falta.

Abração,
Ana (@ayanaamorim)

Fernando disse...

Parabéns Davi pelo ótimo trabalho durante todos esses anos!!!! Como disse o Felipe, não importa o final, o importante que chegamos vivos até esse grande dia.

Sucesso sempre.

Lara Lisboa disse...

É Davi...esse domingo entra para a história, nem que seja da TV, à muito que não via tanta comoção com o final de uma série e olha que séries como Seinfeld nos EUA foram motivo de muito blababla até o falado final. Estou aqui em Portugal e um dos serviços a cabo, a MEO vai transmitir o final de LOST ao vivo, entre as 4 e 5 da manhã, imagine a loucura! Deixo ainda a dica para quem acompanha canais como o www.tv.com voltado para a programação que foi TOTALMENTE tomado por LOST. É um domingo estranho, que mistura a tristeza pelo fim de LOST e a enorme expectativa pela cereja em cima do bolo! Mando novamente meus parabéns pelo melhor site sobre LOST, não é a toa que foi minha página inicial nos últimos 3 anos! Beijinhos de Portugal para todos

JOHN disse...

Vejam o link abaixo com isso em mente:

No episódio piloto, quando Jack corre frenéticamente pra praia
( aliás de uma forma estranha para alguém que tivesse se acidentado num local totalmente desconhecido) ,chega correndo na praia, não há barulho nenhum, ele olha primeiro pra direita, onde não tem nada, aí ouve gritos, e por um brevíssimo instante a câmera mostra atrás dele , por entre uma folhagem de árvore, o lado esquerdo da praia, QUE ESTÁ VAZIA. NÃO HÁ NADA LÁ. NÃO TEM NENHUM VESTÍGIO DE AVIÃO OU PESSOAS
( pelo minuto 2:20).

De repente, a dois passos de onde ele estava, do nada surgem daquele mesmo lado esquerdo os destroços do avião e todas as pessoas do vôo, onde a câmera tinha mostrado que não havia nada.

Isso pode indicar que a primeira vez que vimos Jack ele tivesse na verdade viajado no tempo e acordado ali, como no vôo Ajira, provavelmente do próprio Oceanic 815 enquanto estava caindo, mas chegou na ilha antes do avião cair.

Ou vindo de outro lugar, e quem sabe não fosse a primeira vez que passava por isso, estando em um looping temporal.

E o cilindro preto ao lado de seu ombro esquerdo quando está deitado é parecido com o que Ben tinha quando girou a roda e saiu na Tunisia.

Não digo que ele não estava no Oceanic 815, mas apenas acho que algo está errado naquele cenário.

Meu palpite é que ele ou viajou no tempo como no Ajira ou girou a roda e caiu ali.

Aqui está o link da primeira cena:

http://www.youtube.com/watch?v=s96iG2lwam4

S Video Locadora disse...

Parabens ao Casal Simpatico... Vcs são sensacional.

Para mim não importa o final, Lost já deixou seu legado. É impossivel Desmond não acabar envolvido com o eletromagnetismo neste final. Acho que assim que o desfecho na ilha rolar, todos na realidade paralela vão despertar.

Com certeza LOST vai virar um filme.

Quem quer apostar ?

Abraços a todos.

Anderson Dias
Salvador/Ba

BLOG DO GUI disse...

Também já adianto os parabéns pelo trabalho do "Dude", embora saiba e espere que ainda role por um tempo....

Tenho dois palpites completamente limpos de teorias...

O primeiro é que a cena e o fato do Jack, ter caido no meio do bambusal longe do avião, é parte do desfecho....E o segundo é que o abrir dos olhos, presente nos momentos importantes da série, fará presença.

Erik Trovão disse...

Davi e Juliana,

Sempre que vejo um bom trabalho sendo feito, gosto de elogiar, pq não há melhor pagamento do que saber que aquilo pelo qual nos empenhamos durante anos foi bem feito e bem visto pelo publico!!!

Vocês criaram um blog por puro hobby, que tomava bastante tempo, mas que não trazia nenhum retorno financeiro!!! Durante toda a existência do Dude, vocês nos trouxeram, regularmente, informações de bastidores, promos, fotos do elenco, comentários brilhantes... e, assim, nos ajudaram a diminuir nossa ansiedade pela espera de mais um episódio... nos ajudaram a aumentar nosso entendimento sobre a série... e, assim, alimentaram a nossa diversão!!!

E, desta forma, o Dude se tornou parte fundamental de LOST para os fãs brasileiros!!! Vocês tornaram esta jornada ainda mais agradável!!!

E, hoje, posso dizer que não sentirei apenas falta dos personagens, dos finais de tirar o fôlego, da expectativa para baixar um episódio ou da espera pelas legendas... sentirei falta também das minhas entradas diárias aqui no Dude...
Durante os últimos 4 anos, adquiri o hábito de visitar este blog sempre que entrava na internet!!!
E agora, ficaremos todos órfãos...
Órfãos de LOST, órfãos de Locke, órfãos da Ilha e órfãos do Dude...

Parabéns pelo brilhante trabalho!!! Parabéns pelo melhor blog sobre LOST do Brasil!!!!

Erik

Quéroul disse...

vou ler seu palpite só depois; só amanhã, aliás, porque não vou acompanhar O FIM ao vivo. :/

(antes eu tivesse um provedor da NASA que nem vc... hihihi.
e em complemento ao meu scrap, convido-o a passar no meu blog hoje, só pra partilhar do meu sofrer).

bora pro fim.
todos juntos numa só emoção!
=***

Marco Aurélio disse...

Para aqueles que quiserem assistir junto com a exibição nos EUA, vejam esta matéria da SuperInteressante http://super.abril.com.br/historia/lost-fim-tv-446821.shtml
No subtítulo "Pirataria nas ondas da TV", você enconra maneiras para fazer isso...

Elton Luiz disse...

Davi e Juliana (Gatissima), obrigado por sempre extenderem meus episódios de Lost. Pois é assim que eu sempre "vi" o Podcast de vocês (ou nosso?). Para mim os episódios de Lost sempre duraram os costumeiros 42 minutos e mais pelo menos uma hora de Dudecast. é engraçado depois de tantos Podcasts eu já me sinto amigo do vocês, as vezes me pego comentando com alguém: "um amigo(a) (Davi ou Juliana) tem a seguinte teoria sobre Lost " rs rs, agora só falta marcar o chopp pra selar a amizade rs rs. Parabéns e até o dia 29/05 (um belo presente para o meu aniversário que será dia 30)

Tarcisio disse...

também acho que haverá algum tipo de viagem no tempo

jamesharleypotter disse...

Acho que sera algo mais complexo, veremos que possivelmente assim a realidade se juntara com a "paralela" e de lá todos tomando conscienca de que tinham uma vida diferente irão fazer algo para voltar e o final provavelmente sera o acidente do avião novamente depois que eles voltaram para a vida real e não a paralela

Rodrigo disse...

Davi! Parabéns a vc e a Ju por todo o seu trabalho incluindo o Blog,e-mails,podcast e outros. Cara, se esse for mesmo o fim de Lost será perfeito!!!! Porém dizem que a série terá 3 finais alternativos, e fico quebrando a minha cabeça em como seriam os outros!!! É isso ai Davi,faltam poucas horas e isso me lembra em 2005 quando eu comprei 2 meses antes meu ingresso para Episodio 3 do Star Wars!!! Acho que estou me sentindo tão ansioso agora quanto naquela época ou até mais.

juninho disse...

Tá na cara que a Ilha vai pro espaço, pra fazer o link com o que vimos na abertura da temporada, a Ilha embaixo d'água. Estou com você na teoria Davi, foi mais ou menos o que eu havia pensado. hehehe

Abraços!

moliver disse...

Ao Jonh:
Caraca, to com isso na kbça a muito tempo! tem várias coisas estranhas que aconteceram nas primeiras temporadas que ficaram meio que destoando.
uma delas é essa cena. afinal como cair num bambuzal só com aquele corte, e mais, perto do centro da ilha! Com certeza, se os caras quiserem, alí dá pra amarrar muita coisa, e o final seria o começo. mas ficaria uma coisa estranha: sendo o jack o new jacob, ele não saberia das coisas? ou esse papo de caverna, abrigo com água seria exatamente o lar que ele um dia viveu como o verdadeiro jacob, e por isso levou todo mundo pra lá? e por que guardou as pedras? pois foi ele mesmo que colocou ali como jacob! fica claro que a historia está pulando fases, e o que víamos era na verdade várias fases de como era, como deveria ser, como foi e como deveria ter sido! então como num elástico, nós víamos flashs, reflexos e pequenas partes de uma grande história contada nestes seis anos!
a ilha no fundo do mar pode até ser o caminho que será mostrado no final, e se for, talvez contarie nossas expectativas. Mas, como já vimos a ilha submersa, acredito que realmente o Desmond irá se sacrificar, e levará junto o flocke! imagino a cena como um grande clarão branco (desmond) engolindo e destruindo a black smoke! e aí seria tipo o fim da 5ª temporada, aquele final onde tudo ficou branco! Jack se lembrará de tudo no concerto, e saberá que deve proteger não mais uma ilha, mas toda a humanidade!
viajei? espero que sim!!!!
espeo que a trama amarre as pontas deixadas, e que os losties sigam suas vidas!
abraços a todos e, nos vemos em outra vida!!!!!!!
David, parabés e tudo de bom!!!!!

Neto disse...

Concordo com boa parte do seu palpite.
Acredito que a ilha vai desaparecer, afundar e o MIB (homem de preto) não conseguirá sair.

Acredito que Jack e Desmond terão que se sacrificar. Jack deterá o MIB de alguma forma e Desmond vai acabar com a ilha (talvez sendo jogado luz a dentro).

Jack, por escolher ser o protetor da ilha, está predestinado: não importa o que aconteça, ele vai "cair" na ilha de novo.
E, independetemente, da realidade que se encontra, Jack tem uma conexão com a Ilha e seu fardo será "protegê-la". Nem que ele faça inúmeras viagens temporais, mesmo sem ter consciência de tudo.
É um movimento cíclico e aparentemente sem fim.

Também acho que a Heloise trará surpresas para o capítulo final. Acredito que ela, mesmo sendo esposa do Widmore, guarda algum segredo. E, para alegria de muitos, acho que o Ben morre. Morre pela sua ganância.

ju santos disse...

Davi, quero que seu palpite esteja certo. Se for assim, vai ser bem foda.
E tá acabando... Esse blog foi meu companheiro e meu melhor amigo durante todos esses anos de paixão desenfreada por Lost. Parabéns pelo trabalho. Acho que sem Dude existiriam menos discussões, menos reflexões, menos curiosidade e pode ser que existisse até menos paixão, porque quando a gente encontra um monte de gente apaixonado pela mesma coisa que a gente (como aqui), a gente se apaixona ainda mais.

Luc Jax disse...

Dude , parabéns pelo Blog !
Fantástico .

Que bom e que pena que chegou "o Dia " !!!

Só tenho um pequeno palpite ( ninguém é de ferro ) : acredito que a maior surpresa que Lost nos reserva é que Jacob ( e agora Jack ) também podem se transformar na Fumaça Preta !
Foram várias as dicas : quando o avião caiu ( na primeira noite na Ilha lembram que a velha e boa fumaça apareceu derrubando árvores , MAS não atacou ninguém , se fosse o MIB não iria só assustar . No episódio da história do Jacob e do MIB a velha "bruxa "matou e destruiu todos os sobreviventes que viviam com o MIB , como ?? Ela já podia se transformar em fumaça e depois passou isso ao Jacob ( "Agora nós somos iguais ") e esse repassou ao Jack .
Lembrem-se que o MIB estava preso pela cinza naquela cabana no início da série , só bem depois que o círculo se partiu e ele saiu , então na primeira temporada o Jacob mesmo era o Fumaça Preta ( que herdou da pseudo mãe ) . Tanto que ele eliminava os não candidatos e quando Locke o encarou , disse que viu algo maravilhoso ( lembrem que Jacob o visitou assim que ele caiu do prédio e portanto ele não era para morrer , mesmo se não fosse um "candidato oficial " ) .
Por isso acho que a maior surpresa será descobrirmos que Jack agora também é fumaça e THAT'S WHY ( a explicação CABÍVEL E LÓGICA ) do porque tanto o Jacob não podia matar o MIB quanto o MIB não podia matar o Jacob . O feitiço original da Bruxa era que um nunca poderia fazer mal ao outro , mas foi quebrado pela fraqueza do Jacob em matar o irmão ( MIB ) , tanto que a saída da fumaça preta da LUZ foi surpresa para o Jacob , então fãs do Jack preparem-se : eu tenho quase certeza que Jacob também era fumaça e agora o Jack também é .
Outra : Desmond é na verdade a "maneira"como Jacob achou de destruir o MIB , assim como o Ben Linus foi a maneira ( brecha ) o MIB descobriu de matar o Jacob .

Pessoal , desculpem se viajei , mas é isso que eu espero . Estou adorando ler a opinião dos outros aqui e espero que ninguém se irrite com as minhas !

Um abração a todos e um GRANDE FINAL para todos , seja hoje a noite em streaming ou amanhã , ou terça , enfim : Feliz LOST a todos !

Luciano.

Clarisse disse...

Isso aí, sigo essa linha de raciocínio, mas espero ser surpreendida. Hey, dude... *que jornada!* Um abraço!!!!!!

Guilherme disse...

meu palpite é que a realidade alternativa é o "final feliz" de todo mundo que morreu, e de alguma maneira todos eles vão ser acordado pelo Desmond,enquanto isso, acho que a cena final será o Locke e o Jack conversando que nem o Jacob e o Mib outrora. Locke prometendo que um dia matará ele e tal. Ou isso, ou todo mundo vai morrer. Sendo a realidade alternativa ainda o final feliz de todo mundo.

Zé Mané disse...

Agora uns comentários avulsos (e mais curtinhos, he he he) sobre Lost e sua final;

- Meio de brincadeira, meio de forma séria, sugiro que haja uma sétima temporada de Lost dedicada inteiramente a solucionar as pontas soltas da trama de Lost. Para isso, a temporada teria 3 opções de recursos: viagens no tempo, flashbacks ou até a narração de algum personagem onisciente contando tudo que sabe. Em último caso há até uma quarta opção: Os produtores lançariam uma coleção de DVDs com entrevistas suas explicando tudo que deveriam ter explicado com dramaturgia mas não conseguiram por incompetência!

- Tava especulando sobre como será o último episódio (em tempo: nunca leio spoilers). Acho que a Claudia Croitor tem razão, o grosso do tempo será dedicado à fusão das realidades paralelas e à briga entre Jack e MIB com direito aos explosivos que estavam com Ben. É claro que deverá haver "twists" (reviravoltas) imprevisíveis. isso, a princípio deveria ser bom pois aumentaria a chances de que vamos nos surpreender, mas, a essa altura, com tanta coisa mal ou não explicada, se o final for o coelhinho da páscoa cantando fado enquanto joga uma partida de peteca com Mr Eko na praia do acampamento ninguém achará destoante!

- É óbvio que quando os produtores disseram que Lost dará muito o que falar após o fim da série, se referem as especulações que virão sobre as inúmeras pontas soltas da trama. Desde as mais fundamentais como as que envolvem Walt (lembremos que Walt era um personagem fundamental nas duas primeiras temporadas.), até as mais banais como o que Ben quis dizer quando capturou Jack pela primeira vez e perguntou ao protagonista se ele achava Juliet parecida com sua (a de Jack) esposa. Cumé que Ben sabia que Juliet era parecida com a primeira esposa de Jack e o que tem isso a ver?!

- Pois é, muito após o fim de Lost estaremos ainda falando sobre a série só em função de lembrarmos de fatos que foram mal explicados e constatando que fomos ludibriados. Proponho até um concurso após a final pra ver quem consegue se lembrar de mais furos que a trama deixou ao longo dessas seis temporadas!

Andre disse...

acho que você usou o termo "ócio criativo" errado :D

Enfim, vou sentir saudade daqui!

Parabens Davi e Juliana, muitas felicidades!

Majin DJ-X disse...

Se LOST tiver um final em que eles "apaguem" tudo que ocorreu na ilha, que a paralela vire a "oficial", acho que vai ser um soco no estomago das outras 5 temporadas. Tipo, porque acompanhamos se no final, nao serviu para nada? Digo, porque não acompanhamos então, a paralela nas temporadas?? Acho assim,que eles podem sair da ilha, com a ilha afundada que seja, mas não acharia um final bom simplesmente apagar.... para mim, seria frustrante

Edu disse...

Valeu cara o Dude we are lost foi fundamental pra quem aconpanhou a série .

Abraços

Eduardo Arantes disse...

Davi, concordo com o seu palpite de que as duas realidades vão se juntar, e vou além. pois acho que o nome do episódio Happily after ever, quer dizer justamente que o Desmond vai morrer na ilha, e que só pode ser feliz com Penny naquele outro mundo, outra realidade criada pela bomba.

Eduardo Arantes disse...

Davi, concordo com o seu palpite de que as duas realidades vão se juntar, e vou além. pois acho que o nome do episódio Happily after ever, quer dizer justamente que o Desmond vai morrer na ilha, e que só pode ser feliz com Penny naquele outro mundo, outra realidade criada pela bomba.

ELOI GOMES disse...

PARABÉNS POR TUDO O QUE FOI PUBLICADO ATÉ AGORA. VOCÊS SÃO ÓTIMOS.

Carla disse...

Davi, eu achei bem legal o seu final!
Como salientou o Dude acima, eu já pensei na possibilidade do Jack virar fumaça também.
Enfim, tudo pode acontecer.
Eu só queria que o tempo passasse logo para eu poder assistir... Ou que o tempo congelasse... sei lá. Domingo tenso, este.
:o)

Ah, eu acabei de lembrar de uma "dica" que eu acho que o DR. Chang deu no último untangle: parece que a ilha não pode ser destruída sem que o povo da realidade paralela recupere a memória de tudo o que aconteceu na ilha. Tipo, o Dr. Chang, encenando os losties, disse : "destruir a ilha? Não, vc não pode, nós temos uma história, nossas memórias estão na ilha". Ou something like that.

Zé Mané disse...

Sendo um pouco mais sério, creio que há três opções prováveis de final: um majoritariamente feliz, um majoritariamente infeliz e um majoritariamente dúbio.

FINAL MAJORITARIAMENTE FELIZ-> Jack e cia venceriam o homem de preto e, na fusão das realidades, seja lá como for, prevaleceria a realidade paralela onde a maioria dos personagens da série está viva e tocando suas vidas. Pra não ficar meio piegas, deveria haver uma cota de sacrifício de um ou mais personagens, talvez Ben traindo o MIB e morrendo como consequência ou Jack ficando na ilha como seu protetor enquanto o resto dos personagens segue suas vidas.

FINAL MAJORITARIAMENTE INFELIZ-> Talvez MIB vença a luta e fique subentendido que ele acabaria com o mundo como conhecemos ao escapar da ilha. Ou então haveria uma vitória de Jack e cia mas seria uma “vitória de Pirro”, ou seja, a um custo tão alto que não teria valido a pena. Em todo caso, essa opção de final infeliz deixaria alguns ganchos de esperança subentendidos. Ou seja, dificilmente os produtores arriscariam tanto.

FINAL MAJORITARIAMENTE DÚBIO-> Talvez tudo acabe sendo revelado como um “círculo vicioso cármico” e, independentemente do MIB ser vencido ou não ou das consequências da fusão das realidades, o final mostraria de alguma forma tudo tendendo a se repetir, talvez mostrando novo acidente com novos sobreviventes chegando à ilha.

testando o blog disse...

Caraca, o John tem razão...

No minuto 2'24'' vc pode ver pelos 'buracos' entre os arbustos que não há nada do outro lado, basta então que Jack dê um passo para a esquerda que... Meio que de surpresa surgem todas aquelas pessoas e o avião destruído.

Talvez seja um pequeno erro, mas é interessante.

Rodrigo Cerqueira disse...

Davi,

é claro que valeu a pena! Creio que daqui a alguns meses, ou mesmo anos, vamos ver a real dimensão de Lost como série que inovou e, tomara, tenha influenciado futuras produções. Muita gente não vai gostar do fim, pode ser que eu mesmo não goste, como não gostei do desfecho de muitos dramas e personagens nessa sexta temporada, mas a jornada terá sido muito prazerosa e Lost vale por tudo isso.

Fernando disse...

Olha q eu achava meio nonsense a ideia do jack no ep. piloto significar algo no the end, mas vendo a cena é até bem possível.

Acho que a minha ideia do final ta bem perto da tua Davi, e eu realmente espero ser surpreendido e que nada disso ocorra haha
pq, apesar de não gostar do rumo q a série tomou nessa temporada, vamos combinar q os caras sabem como terminar uma temporada, imagina então terminar a série.

Pelicano disse...

o mais triste é que o teu palpite é certo davi

Ana Cris disse...

Ju e Davi,
Após acompanhar por anos o blog, é a primeira vez que escrevo. Escrevo para agradecer pela dedicação, pelos podcasts, pela pesquisa e pelo amor com que sempre fizeram o Dude.
Namastê!

jjj klas disse...

@Antônio meu comentário é 100% spoiler free. :-) Não leio spoilers.

Outra coisa que pode ser decisiva é o sumiço do corpo do Christian nas duas realidades...

Já imaginaram se o Jack da realidade paralela foi quem fez o John andar na realidade original? o_O

Adriana disse...

Quero parabenizar os responsáveis pelo site "Dude, we are lost"!
Sempre adorei TUDO que vcs escrevem, toda a preocupação que vcs têm em fornecer todos os detalhes, spoilers e informações que sempre foram fundamentais para complementar meu entendimento da série.
Quando terminava de ver cada episódio da série era rotina ir direto pro site saber os comentários e tudo sobre cada episódio.
Desejo muito sucesso e tudo de melhor pra vcs sempre!! Parabéns!

Karina disse...

Foi uma pena ter achado o Dude apenas na última temporada de Lost, mas posso dizer que tirei muito proveito mesmo assim. Davi e Ju estão de parabéns pelo ótimo trabalho que fizeram por aqui.
Que venha o fina de Lost. Triste dizer isso, mas já que é inevitável, que nos deixe boquiabertos, como sempre.

Vina disse...

Estou (ainda) vendo certa expectativa em relação as respostas. Se algumas delas não vieram em 16 episódios não será no último que as teremos.
Hoje os dois episódios serão única e exclusivamente para encerrar a história.
Apenas seria frustrante se criassem novas preguntas.
Em uma temporada onde não tivemos nenhum episódio realmente excepcional (salvo a cena de abertura onde vemos a ilha no fundo do mar) o mínimo que espero é um final digno para a série. Sei que os roteiristas são capazes. É só não cagar agora...
Aguardemos e esperemos pelo melhor!
Abraço,
Vinicius

Marcos F. Luder disse...

Eu espero que seja um final que procure amarrar todas as pontas como os produtores disseram que seria. Não sei se vou gostar, mas se essa promessa deles se cumprir vou me dar por satisfeito. Eu provavelmente vou baixar o episódio amanhã numa lan-house como sempre faço. Não faço idéia de como vai ser, mas fiquei curioso com a teoria apresentada aqui sobre o episódio inicial, vou rever a cena para ver se o que disseram tem sentido. De qualquer forma parabéns pelo trabalho.

Diogo Biriba disse...

Davi e Juliana, tenho muito orgulho de vocês. Fizeram ( e acredito que continuarão fazendo ) um ótimo trabalho aqui no dude.

Tenho o maior prazer de ler tudo o que é postado aqui. Dá pra perceber quando uma pessoa faz algo com carinho e dedicação, de fã para fã.

Meus parabéns e muito obrigado.

daianebenedet disse...

Parabéns pelos posts, vocês demonstram ter muito conhecimento e paixão pela série.
Foi sempre um prazer visitar o Dude depois dos episódios.

HD disse...

O palpite de vocês, a meu ver, deu de 10 a 0 no verdadeiro final.

Alan disse...

O palpite de vocês, a meu ver, deu de 10 a 0 no verdadeiro final. [2]

dalmacio disse...

Parabéns por tudo...
E vcs foram felizes até na escolha do nome do blog...afinal, quem ficou pra tomar conta da ilha? hehehe
abraços

Emerson disse...

Sinceramente, seu final foi melhor que o oficial...

Caguei no Peidar disse...

Realmente eu esperava algo parecido com essa sua descrição... Mas foi totalmente por água abaixo esse final, muito abaixo de qualquer expectativa... =/

burohado disse...

o final dele não foi melhor o.0

luiz_nevis disse...

Eu gostei bastante do final oficial, mas vou te dizer esse daí taria bem ao nível do que vimos.
Tiraria um pouco do espiritualismo que muitos nao gostaram ( eu gostei :D) Parabéns pela criatividade, daria um bom roteirista kkkkk