12/05/2010

Comentários do ep. 6x15 'Across the Sea'

Num episódio carregado de mitologia e que expandiu de forma definitiva os grandes conceitos da série, nosso entendimento sobre dois dos personagens mais misteriosos da trama foi (mais uma vez) subvertido corroborando a ideia de que em Lost nada é só preto ou branco. No núcleo do que vimos, a ideia do bem e do mal (um reducionismo que muitos teimam em seguir no entedimento da série) se revela como um conceito indissociável de elementos que só existem quando em constante equilíbrio. Assim foi 'Across the Sea', um episódio complexo, surpreendente e instigante. Um pedaço desse capítulo final que decididamente DEVE ser visto e revisto algumas boas vezes para ser apreciado como merece.

Leia mais...

    Ao apontar o caminho para a percepção de que a ilha é (como já fora indicado há muito tempo atrás) um lugar de fato místico e que funciona como uma balança que equilibra o bem e o mal, Across the Sea desvenda a história dos antagonistas Jacob e seu irmão, o homem de preto (sim, ele não tem nome e isso não faz a menor diferença para mim), revelando na tragédia dessas duas figuras, a verdade de que tanto para um quanto para o outro, a ilha sempre foi uma grande prisão (física, emocional e espiritual) que serviu para moldar e alimentar uma rixa secular onde certo e errado se misturam e se confundem numa sucessão inequívoca de ações e reações morais e amorais de lado a lado.

    Na trajetória da entidade que há apenas um episódio atrás parecia surgir como um vilão nato absoluto, descobrimos no melhor estilo da série, também a figura de uma vítima, que manipulada por um amor falso e doentio de uma mãe que não era a sua, se viu usado, vejam só a ironia, como a brecha que aquela mulher encontrou para manipular Jacob (que se via preterido por ela) a assumir um posto que ela não mais queria (a de guardiã daquele lugar, que como foi apontado é a fonte que equilibra a vida e a morte) ao mesmo tempo em que pôde enfim se libertar de um fardo que ela não mais queria para si.

    Há inocentes nessa história toda? Mocinhos, talvez? E o vilão, quem é? O homem que teve a humanidade tirada por um irmão tomado pelo cíume e que depois se volta contra tudo e todos, ou aquele que, manipulado, se entregou ao discurso de uma mãe louca (como o próprio homem de preto dissera a Kate em dado momento da temporada, lembra?) e passou a dedicar sua existência a repetir o mesmo caminho com diversas outras vidas que chegassem àquele lugar, até o dia em que enfim pudesse ele próprio se desprender de sua posição para dar lugar a outro?

    Across the Sea revela muito mais respostas do que parece, mas fato é que ele solidifica tudo o que de mais importante precisávamos saber sobre o grande arco da trama. O que resta para os dois últimos episódios? Entender afinal como as decisões e destinos daquele grupo de pessoas que conhecemos há seis anos pode influenciar de forma definitiva para equilibrar ou desequilibrar a balança de vez.

    E indo um pouco além, se as discussões sobre razão e fé propostas pela série nunca se limitaram à tela, Across the Sea veio corroborar que há muito mais na mistura de perguntas e respostas do que leituras precipitadas parecem fazer. Assim, só me resta lamentar pelos que até hoje ainda não compreenderam nada disso, preferindo trocar o prazer de curtir uma das obras mais engenhosas, falíveis, claro, mas igualmente desafiadoras que a tv já produziu, pelo desprazer de críticas tortas, superficiais, muitas vezes contraditórias e que geralmente não dizem nada.

    ***

    O monstro de fumaça, a expositiva revelação do mistério dos esqueletos da caverna, as regras de Jacob e do homem de preto e mais naqueles outros posts que logo surgirão por aqui. Respire fundo. Falta pouco!

524 comentários:

1 – 200 de 524   Recentes›   Mais recentes»
Felipe disse...

Gostei bastante desse episódio, mas não entendi uma coisa...o monstro da fumaça é algo diferente do MIB? é uma entidade que está se passando pelo MIB, mas não é o próprio? não saquei nada disso...

Djspro disse...

PQP, o MIB tem explicação de querer sair de qualquer maneira da ilha, e a "mãe" deles é que ferrou com eles desde o começo... Lost é envolvente demais, é com pesar que lembro que a série vai acabar...

Veridiana Amaral disse...

Nossa, adorei o episódio, apesar de não ter muitas emoções, foi muito importante pra entendermos melhor quem foi Jacob and his brother.
Muito bom o episódio, valeu!

João disse...

MUITO BOM!!!!!!!
então "adão e eva" são a mãe de jacob e o man in black????

se o man in black "morreu".

quem sera o "F"locke?

Leonardo disse...

Sério, eu num sei nem se eu gostei ou não desse episódio.

Gabriel disse...

Eu tô com aquele sentimento bem sincero mesmo de "não sei o que pensar".Eu não sei realmente o que pensar nesse momento é sério.Mas estou feliz, depois do último episódio estava achando que iamos terminar de alguma forma maniqueísta bem x mal, Jack x Flocke. Não vai ser assim!

Mauro disse...

Olha, eu esperava mais... Não ficamos, nem ficaremos, sabendo como essas pessoas conseguem imortalidade, ou o motivo de tantos poderes surgirem... como os de Walt, Hurley e Miles... Se essas coisas não forem respondidas, fica difícil.
O episódio foi bonito? Foi. Legal entrar no lado humano e nas razões de Jacob e Smoke? Sim. Legal o lance de cada um ter suas razões e não termos um vilão claro? Sim. Mas não é o suficiente. Precisamos de pelo menos algumas respostas essenciais, e esse episódio não foi o bastante. Acredito que daqui pra frente é só o desenrolar dos fatos e nada mais dessas respostas.

Dérick disse...

OH MY GOD... Lost tem cada reviravolta!! Qnd acho que tudo será respondido, mais expectativas deixam para o gran finale!! parabéns!! louco.. louco..

Liza disse...

Felipe,
entendi a mesma coisa, o homem de fumaça não é o irmão do Jacob, é alguma entidade, energia ou qq coisa do tipo que agora está no corpo do Locke, eu pensei que isso fosse ser explicado nesse episódio.

kbasso disse...

O MIB não tem nome?


Pirei na música "The end" do the doors na promo!

Felipe disse...

Davi, acenda uma luz na escuridão.
Nos explique TUDO que se passou no episódio, porque eu não entendi nada

Fulano entra em uma caverna e um monstro sai de lá, e o cara na verdade está morto? mas que é isso?????

Otavio Oliveira disse...

Eu também preciso rever. E Felipe, acho que é por aí. O monstro de fumaça não é exatamente o Jacob's Brother. assim como n é o (f)locke. acho que o monstro de fumaça é só o monstro de fumaça.

mas se alguem tiver uma ideia esclarecedora, vamos ouvir!

Allan Charles disse...

Eu tb preciso rever o episodio...excelente a explicação do Adão e Eva...achei muito bom!!!! um dos melhores eps da série!

51/50 disse...

rapaz faz tempo q eu nao falo isso mas esse episodio de um nó na minha cabeça, preciso ver de novo, mas gostei muito, a ultima cena explicando q a mae e o cara de preto sao os dois esqueletos achados na caverna é muito boa, dá até arrepio

Otavio Oliveira disse...

nossa, nem de LONGE o melhor de todos os tempos. nem o melhor da temporada. Foi bom e só.

51/50 disse...

o mib tem razão, a mae deles era louca

Rodrigo Fávaro disse...

Acho que não Felipe.
Ele É o MIB , só que em outra "forma".

A "mãe" deles disse que se vc entrar na luz , aconteceria algo pior do que morrer.Algo pior , na caso , foi virar fumaça preta!

Tanto é que por algumas vezes nós vimos o MIB na forma humana.Pelo menos eu acho.
Exemplo: Aquele episódio que pela 1ª vez aparecem Jacob e MIB conversando na praia é algo que aconteceu beeem depois dos fatos deste episódio de hj.

Acho que a luz "castigou" ele , tornando-o em algo diferente...

Eros disse...

O monstro da Fumaça é a alma do MIB vagando pela ilha, necessitando de um corpo, John Locke, para atingir seu objetivo de sair da Ilha.
Across the Sea foi um dos melhores episódios de Lost. A atuação dos atores para Jacob e MIB impressionaram muito. A 'mãe' deles tb deu o tom do episódio.

Edgard Cravo disse...

Meu entendimento é que o MIB é um espírito de luz que foi solto e que se materializa em pessoas mortas. O fato é que o irmão do Jacob morreu e foi enterrado junto com a mãe. E pelas décadas seguintes o espírito de luz se apoderou de diversas formas. Episódio maravilhoso! Está tudo mais claro agora!

Liza disse...

Quando a história de Esaú e Jacó acho que não tem tanta semelhança assim, afinal nenhum dos dois foi preterido pela mãe e a mãe tb não era tão louca quanto MIB falou que ela era e algum epi dessa temporada que eu não lembro... a única loucura dela era essa coisa de proteger a ilha...

Alinne disse...

Se alguém souber de torrent disponível para baixar por favor avise!

patrick disse...

Eu acho que o irmão de Jacob morreu naquela hora que ele bateua cabeça na entrada da gruta de luz..

Mas depois que seu corpo entrou na luz, o que ficou foi tipo o "espirito" dele, que é o mostro de fumaça que a gente conheçe hoje...

Eduardo disse...

Eu acho que o homem de preto que manipulou Ben pra matar Jacob nem é o homem de preto. E uma outra coisa que assumiu a identidade dele, e agora assumiu a do Locke.

Adriano Fernandes disse...

Alguém poderia me dizer AGORA quem manipula e quem é manipula, ou melhor, quem é o lado certo e ou o lado errado desta estória.

Hannalee. disse...

Ué Felipe, o MIB se apossa dos corpos mortos, assim como o do pai do Jack que deve tar decomposto em algum lugar da ilha, assim como o do Locke foi descoberto enquanto o Flocke tava quase do lado. é tipo a alma dele ter virado uma entidade e ele escolheu o corpo que era dele mesmo pra voltar, foi assim que eu entendi pelo menos.

Ugly Betty disse...

Odiei. Quiseram começar uma série nova? Porque além de Locke, Kate e Jack no final, não tem nada a ver com a série...

Eros disse...

Sempre vimos os 'daddys issues' da série. Hoje tivemos um 'mommy issue'!!

Gabriel disse...

Acho que MIB e monstro de fumaça são decididamente a mesma coisa. É como a False Mother deles falou que algo pior do que a morte aconteceria com quem entrasse naquele buraco. Teorizando só: Jacob, como o Flocke havia dito antes, "roubou" a humanidade do Flocke, simultâneamente o Flocke absorveu a essência boa e a ruim da Ilha. Luz e escuridão, enfim...

cec disse...

caracoles... foi fd.




Agora diz ai.. quem foi que acertou quem eram adão e eva.

Helder disse...

Achei muito bom o episódio, claro que vai ter muita gente que não gostou, ou simplesmente não entendeu porra nenhuma. Adão e Eva eu já tinha lido spoiler então já sabia quem eram xD Mas mesmo assim, foi legal ver que o MIB na verdade não é o irmão do Jacob pelo jeito. Ele simplesmente morreu, e o monstro de fumaça assumiu seu corpo e personalidade, assim como fez com Locke, Christian entre outros.. Foi bom pra mostrar como o Jacob tomou o posto de 'dono da ilha', sendo que sua mãe o fazia antes dele, não acho que seja necessário mostrar como a mulher foi parar na ilha como alguns estão falando, afinal, ela tem o mesmo papel que o Jacob tem e que um de seus candidatos(Jack?) terá. Só aquela 'luz misteriosa que liberou o monstro' que ficou meio vago. A roda congelada tbm achei legal, mas será que vai ficar por aquilo mesmo? E quem dizimou o acampamento do MIB? Pra mim tinha sido o monstro de fumaça, mas pelo jeito ele foi 'criado' quando Jacob jogou seu irmão na luz. Enfim, tenho que ver denovo legendado, mas a principio achei um ótimo episódio.

Klaus disse...

Ótimo episódio, mas preciso revê-lo... mais uma questão aberta, o que é aquela energia? Seria aquela caverna da Luz uma Caixa de Pandora, e quando o Jacob jogou o irmão lá, liberou a fumaça que provavelmente estava presa?

Evandro R disse...

eu nao gostei do episodio nao.
esperava bem mais. e tbm estou mais decepcionado do q fiquei com Ab Aeterno.

eu gosto da mitologia na série, mas essas coisas fakes descaradas assim me dão gastura =x

sempre quis que Adão e Eva fossem Jack e Kate. ok, me desapontei, mas nesse caso, azar o meu.

se não tivesse esse epi, nao ia fazer a menor diferença pra mim.
só pelo Adão e Eva mesmo, q eu queria saber.. de resto, devia ter ficado como mistério queseria melhor

Mauro disse...

Eu não creio que o monstro de fumaça seja uma entidade à parte. Acho que o corpo do irmão do Jacob sofreu uma alteração molecular ou algo assim devido ao eletromagnetismo, e o corpo dele não mais é necessário. Lembrem do que ele disse a Richard: "Jacob roubou minha humanidade". Acho que é algo por aí.

51/50 disse...

Rodrigo Fávaro

Foi assim que eu entendi tambem, mas rapaz como a mae dele matou todo mundo ali?
MEDO

MCI disse...

E a cena (de um dos sneak peeks)em que a mãe do Jacob e do MIB contracena com a verdadeira mãe dos dois, dizendo a ela para descansar e que perguntas só levariam a mais perguntas? Foi excluída? Não entendi por que aquilo não apareceu. E a roda? Não sabemos quem levou a cabo sua construção. Fiquei com a impressão de "história incompleta". Esperava beeeeeeeeeem mais de um episódio tão importante como este. =(
Abraços, Davi e Juliana!
O blog continua excelente!

Mauro disse...

Adriano, por que a necessidade de achar um vilão e um herói? Um certo e um errado?

Teatrando disse...

Quem diria que o MIB não apenas copia a forma dos mortos que já conheciamos, como copia a forma do próprio irmão do Jacob, hein! Mas eu entendi porque o pobre do irmão queria sair da ilha e a todo momento pensava: "não estava errada em simpatizar com o cara!", mas voltei ao ponto zero quando vi que o Nemesis não é o irmão do Jaco e sim a Fumaça que assume a sua forma. E ainda tô boiando sobre quem é realmente a Mother. No mais... Satisfeitíssima! Sobretudo com os takes da 1ª temporada mostrando o Jack, a Kate e o Locke descobrindo Adão e Eva. De arrepiar!

Marcelo disse...

Porcaria de episódio.... Não é possível que alguém aceite essas "explicações", ta loko!

Juliana disse...

=( ñ consegui ver

Evandro disse...

Se a "mãe" diz que entrar na fonte é "muito pior do que simplesmente morrer", pode-se entender que você não morre mas sim se torna a própria morte em si? Por isso o MIB não pode sair da ilha? Peraí, vou ver de novo...
(aliás, a Allison Janney (mãe)é muito fodona, e Titus Welliver (o MIB)finalmente teve sua chance de atuar por mais de 1 minuto e provou ser melhor ator que o canastra Jacob.

Bruno disse...

Entendi o seguinte:

1. O monstro de fumaça estava guardado lá naquele poço;

2. O monstro precisava de um corpo para sair do poço;

3. Aproveitou a situação do Jacob jogando seu irmão lá dentro (acredito que quando Jacob o jogou, acabou matando-o com a cabeçada na pedra) e se livrou da "prisão";

4. Jogou o corpo do irmão em um canto qualquer pois já havia "copiado" o corpo pra si.

E assim fez com Christian Shephard, John Locke, e agora quem mais?

V_ Leal disse...

Sonífero mexicano, sem os losties tudo fica sem graça. A ilha Éden e o Lúcifer que quer fugir do paraíso, tsc a velha historinha numa versão moderna. A questão segue, aquela energia que transformou o cara em fumaça, caso seja liberada acaba com o mundo? Só isso me fz pensar a importância da ilha, o motivo dela não poder ser destruída.

Mauro disse...

Pessoal vindo com teorias espíritas de "espírito de luz" aqui é algo curioso. Mas cada um busca suas explicações baseado no que acredita... Eu já prefiro não pensar mais em nada e só esperar pelo final da série. Cansei de tanta enrolação e mais perguntas a essa altura.

Paola Cury disse...

Tudo bem, o MIB tentou matar todos os Losties que eu tanto amo, e isso eu não vou perdoar (a não ser que ele saiba que existe uma outra realidade e que vai ficar tudo bem...) mas eu me senti do lado dele o episódio inteiro! He really had a crazy mother, como ele disse antes... muitas muitas respostas! só faltou o NOME DELE! ¬¬ parece até que os produtores estão dando risada! ahhaha!
Mas não sei.. a impressão que eu tenho é que o MIB representa o homem comum, que somos hoje.. representado pela pedra preta por não ser puro como o Jacob.. mas sim uma pessoa normal: com pensamentos e intenções ruins como todos nós (não que isso seja bom, mas...) com problemas na infância e traumas adultos, que não acredita nas pessoas e nao quer ficar na ilha. Sei lá.. Agora eu queria saber como o Jacob saiu da ilha pra tocar os losties! 1 episódio só parece tão pouco! (e é!) oh God!

Eu acho que o monstro de fumaça é o irmão do Jacob sim! só que ele se desprendeu do próprio corpo pra virar uma entidade! Acho inclusive que ele acaba perdendo os sentimentos (virando um zombie-Sayid), o que explica o fato de darmos razão à ele nesse episódio, e em todos os otros vê-lo como o claro vilão! Ele conviveu com outras pessoas e aprendeu a ser manipulador, egoísta e tudo mais.. e além disso "he can't feel anything.. love, fear, anger.."
parei! :P
(não escrevo nada com nada, eu sei.. eu só espalho todos os meus comentários sobre o episódio, tudo que vem na minha cabeça de uma vez aqui no blog, foi mal! :P )

marlise disse...

não gostei, esse episódio deveria ter sido um dos primeiros desta temporada... nada explicado novamente.. quem são essas pessoas? como vieram parar na ilha? afinal, o que/quem é a ilha? Ah, porque o MIB não tem nome? ... putz, não era mais hora de pôr mais perguntas no ar ...

cec disse...

quando mostrou a jack e o jack no começo, me deu vontade de chorar..

Klaus disse...

Afinal, o que a (F)Mãe de Jacob quis dizer com "Agora você é igual a mim" quando deu o copo para ele beber? Que tipo de poderes de Guardiã ela tem e passou ao Jacob? Vida eterna (caso alguém não mate explicitamente)? E quando o MIB a mata, ela fala "Thank you"...!?!

Stifler disse...

galera nao vi o episodio,to vendo só os comentarios,quer dizer q o MIB,o homem q nós vimos no The Incident e no Ab Aeterno nao é o monstro?

ferds disse...

Os comerciais da ABC são interessantes, surpreendentes e não me deram a impressão de perder tempo. Espero que sejam inclusos no DVD/Blu Ray prá tentar salvar a temporada...

Enfim, finalmente personagens que têm problemas depressivos com a mãe, depois que 90% só tinham problema com o pai, e um ou outro com a namorada...

Boring.

Namastè.

Usuário01 disse...

Como é que alguem ainda acha que a fumaça não é o irmão do Jacob?

A fumaça só quer sair da ilha,falou isso mil vezes, assim como o irmão do Jacob queria.

Não foram capazes nem de dizer qual era o nome do irmão do Jacob.

cec disse...

Posso falar, fiquei com vontade de chorar quando passou as cenas da kate e do jack..

Mas chorei mesmo no Promo "the end", tocando a música do Doors...

foda

Gabriel disse...

Queria ter um blog pra escrever minhas opiniçoes! hahaha
Mas é sério, tô pensando em tanta coisa, espero que alguém concorde comigo em algum ponto.
Agora a gente sabe que LOST não vai ser sobre bem e mal absoluto.
Sabemos que a ideologia do Jacob versus a ideologia do Flocke tem origem em uma ideologia tão duvidosa quanto a dos dois, a ideologia da falsa mãe deles.
Sabemos que não existe nenhuma divindade absoluta em LOST, Jacob era um homem, antes dele o protetor da ilha era uma mulher comum, e depois dele também o será. É certo que de qualquer forma aquela mistura de energia (bem e mal) não pode sair da Ilha, mas será que pra isso o Flocke precisa ser destruido?Não seria o caso de simplesmente ser devolvida a humanidade dele?

Evandro R disse...

eu não gostei das cenas da 1ª temporada.
fã que é fã se lembrou de Adão e Eva na mesma hora.
não precisa dar uma ajudinha

Usuário01 disse...

Não gostei. Acabou minha paixão por Lost, conseguiram colocar mais mistérios ainda e resolver apenas 1, isto faltando 1 capítulo para acabar a série.

O passado da Ilha foi resolvido com misticismo e magia. Ridículo.

Jonys disse...

Então na chegada do Black Rock na praia, quando o Jacob e seu irmão conversam, já era o black smoke conversando com o Jacob assumindo a forma do seu irmão.
Acho que ele assume as formas das pessoas que ele sabe ser mais fácil convencer o outro a ajudá-lo sair da ilha.

Tipo, o pai do Jack, a Alex pro Ben, o irmão do Mr. Eko, etc.

Juliana disse...

Gente o Jacob então ñ é tão "mocinho" assim né?

Dupiniano disse...

Ótimo episodio, não tão chocante, não tão emocionante, mas revelador. Nem pensava na hipotese de Jacob e o homem de preto ( que não tem nome ainda, que eu me lembre ?) serem irmãos. Preciso rever melhor, com legendas, para entender a cena explicando a roda, mas tudo leva a crer que a corrupção do ser humano vem, de alguma forma, dele se distanciar da "luz" da ilha, o que me leva muito mais a crer que a ilha é uma caixa de pandora semi-aberta do que uma rolha para o submundo. Vale perguntar para sair nos easter eggs a lingua falada no começo do episodio, nao consegui indentificar, mas se alguem quiser ir ajudando :) Talvez seja viagem minha, mas toda a destruição causada pela "mãe" em tão pouco tempo, matar todas aquelas pessoas e cobrir o poço, me fazem pensar que ela também fosse um monstro de fumaça, q tudo que ela queria era que os filhos se distanciassem daquela maldição. Adão e Eva resolvidos, e tiraram aquela cena das pedrinhas do fundo do baú, nem lembava que existiam e não lembro de nenhuma citação delas por aqui, o que me faz acreditar que os produtores tinham muita coisa em mente desde o começo, e não se esqueceram nem dos minímos mistérios. E na cena da morte da "mãe" falsa, pra não nos confundirmos entre as mães, me trouxe a ideia de que ela tambem era imortal, e apenas alguem que ela amasse poderia mata-la, assim como ela não queria que os irmao brigassem, pois so eles podiam se matar, até o MIB virar o monstro, é claro. E sobre esta transformação, nada a declarar, preciso ponderar os fatos ainda :P

Liza disse...

MCI,
essa cena passou o início do episódio.

Mauro disse...

MCI, essa cena apareceu no início do episódio. Sobre a roda, acho que é o de menos a essa altura. Fica subentendido que um novo grupo atraído à ilha terminou a construção por influência do Smokey. E eu continuo achando que o Smokey sofreu uma alteração molecular ou algo assim e se transformou em fumaça quando caiu na fonte eletromagnética (se é que é isso mesmo). O corpo foi achado por Jacob pois ele só precisa de corpos no momento em que "copia" sua forma, como aconteceu com Christian e com Locke.

Gabrielle disse...

Preciso digerir esse episódio,
mas será que ao cair lá ele virou a fumaça?
ou a fumaça apenas precisava de um corpo pra se libertar?
eu acho que ele virou fumaça mesmo, afinal o desejo de sair de lá continua o mesmo,
e mtos outros motivos, mas e se outra pessoa cair lá?
Se tornarão 2 monstros?

ferds disse...

...e uma pergunta óbvia: se o Smokey Joe não é o brotha do Jacob, onde ele teria aprendido a frase "they come, they destroy, they corrupt, aways end the same" dita pela véia? E em que momento eles estabeleceram as "regras" que não foram explicadas?

Ou... Smokey é a mãe!
(isso dá um adesivo pro carro...)

JOHN disse...

Todas as vezes que vimos o MIB antes desse episódio ele não era mais o irmão do Jacob, mas sim tinha sido ''possuído'' pelo Monstro de Fumaça, foi isso que entendi.

Quando o Jack e a Kate encontram os esqueletos, Jack diz que pela decomposição das roupas estão ali há 40 ou 50 anos.

Se for assim mesmo, considerando que eles morreram lá pelos anos 1800 , alguma coisa não fecha.

Brechó Tomatinho disse...

Pq a mae do Smoke diz a ele que ele nunca terá que se preocupar com a morte qdo ele ainda é jovem e pergunta pra ela o q é a morte?

bruno . disse...

best episode ever!!

patrick disse...

PERA AI!

COMO QUE O MOSTRO DE FUMAÇA SE CRIOU A PARTIR DO MENTO DA MORTE DE DO IRMAO DO JACOB? ISSO ESTA ERRADO...

ENTÃO COMO QUE O IRMAO DE JACOB VIU A MÃE DELE VERDADEIRA?PORQUE ELA FEZ ELE IR "PARA O LADO NEGRO"?

Teatrando disse...

Pra mim ficou claro que a FUMAÇA NÃO é o irmão do Jacob. A FUMAÇA é uma entidade que estava presa naquela bendita luz -e que, como já sabemos, precisa de um morto para copiar sua forma. O irmão do Jacob morreu no momento em que ele tacou a cabeça na pedra no riacho e depois o jogou lá dentro. Óbvio que é isso, afinal o corpo dele permaneceu ao lado do da mãe esquisita até os losties encontrarem. O fato de ambos quererem sair da ilha não quer dizer que sejam a mesma pessoa.

kanter disse...

Olha o Lost 15 ai:
http://eztv.it/

Wagner disse...

provavelmente foi apenas um erro de continuidade mas no episódio 1x05 - White Rabbit, quando Jack encontra Adão e Eva ele diz que eles devem estar lá há 40 ou 50 anos. Richard já tem uns 130 anos e o enterro da mãe e o irmão de Jacob foi antes da chegada de Richard à ilha.
Certo ?

Mauricio disse...

"Acho que o corpo do irmão do Jacob sofreu uma alteração molecular ou algo assim devido ao eletromagnetismo, e o corpo dele não mais é necessário. Lembrem do que ele disse a Richard: "Jacob roubou minha humanidade". Acho que é algo por aí."

Concordo.

Rodrigo disse...

season 1
episode 06

Mas o Jack nao falou q os corpos estavam cerca de
50 anos em decomposiçao?
E eles estao lá há muuuuuuuito
mais tempo do q isso, nao é nao?

Gabriel disse...

AhhhhhhH!!!!!!Tá explicado, porque o Flocke não pode matar o Jacob!O que tá lá pra ser guardado não pode matar o seu guardião!To viajando muito?Mas acho que é isso, Flocke é o que era a luz na Ilha, o que era pra ser protegido por Jacob.

Marcus disse...

Agora, além de um (f)Locke temos uma (f)Mother, rsrsrsrs... e a música do promo, foi trilha sonora do filme Apocalipse Now. :)

cec disse...

Dupiniano.
Muito boa essa sua observação sobre a Mãe falsa ser um monstro também.

Mas acho que ela so morreu, pq quem ela não era mais a guardiã... e sim o Jacob.

Tarcisio disse...

é isso aí @ferds

Ellen Gonçalves disse...

Que saudade das duas primeiras temporadas... =/

Gabriel disse...

Gabriella, acho que se alguém cair naquele buraco não acontece nada. A pessoa vai no máximo machucar a cabeça, porque aquela luz agora está no monstro de fumaça, no irmão do Jacob.

Mauro disse...

JOHN, não fecha porque claramente toda essa explicação mística para a ilha foi sendo inventada depois. Na primeira temporada eles estavam só jogando fatos para tornar a série interessante e misteriosa - o que eu acredito que continuou a acontecer por praticamente todas as temporadas, visto a falta de respostas suficientes nessa reta final.

Tarcisio disse...

pergunta besta

de onde o irmao do jacob, junto com os que tavam construindo a roda, tiveram a ideia ou sacada ou certeza de que aquilo la faria eles sairem da ilha? fazer um "sistema" qie iria fazer uma parada com a luz e a água, e assim tirar eles de lá.

de onde vem isso, assim, do nada :)???

Liza disse...

Smokey é a mãe!
(isso dá um adesivo pro carro...)

Cara eu ri muito com isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu não gosto muito de teorizar pq no fim a gente sempre erra, então acho perde de tempo, mas se o Smokey toma a forma pq não tomar todo o resto como a história da pessoa. E ele só estava do lado negro da força com a intenção de sair da ilha, não pq gostava daquelas pessoas.... fé nos produtores!

Usuário01 disse...

Perguntas que eu "esperava":

1) Qual o nome do MIB?
2) O que é a Ilha?
3) Por que a verdadeira mãe de Jacob foi morta?
4) O que é aquela maldita luz?
5) Se a luz é boa, por quê o irmão do Jacob foi punido?
6) Por quê a falsa mãe e Jacob não foram punidos, se eles tambem mataram e ela mentiu?
7) O que representa aquela bebida?
8) O que representam os barulhos da fumaça?

Lost virou uma VERGONHA. E ainda tem gente que vai tentar defendê-lo, mesmo sem mais nenhum argumento. Tá aí a série de amor e de pessoas de vocês (além de viagens no tempo, monstro e luzes mágicas)...

Maricy disse...

acho que o MIB se tornou a luz e Jacob agora esta protegendo esta luz para que nao saia da ilha e alcance a humanidade.. mas o que e essa maldita luz? acredito que nos nunca saberemos.. acredito que sera este topico que vai ficar em aberto para discussoes

O que a mae deu para Jacob beber? depois disso ele conseguiu os poderes.. sera q vamos descobrir?

Pq o irmao de Jacob era especial? pq ele nao morreu qdo a mae matou ele? e a mae sabia qdo se despediu de Jacob q ela iria morrer e quem iria matar ela era o irmao de jacob
e a mae dele disse q nao nasceu na ilha, ela chegou la da mesma maneira que a mae verdadeira de Jacob, entao ela conheceu alguem q protegia a ilha, deu algo para ela beber e depois ela passou a bola para Jacob que agora vai passar a bola para o candidato ....

V_ Leal disse...

Tão Rousseau isso: "se o homem nasceu bom e bom não se conservou a culpa é da humanidade que o transformou". A mãe louca explicita isso quando não quer que os meninos fiquem com o povo do navio.

E o "sem nome" é o MIB, afinal, ele falou pro Sawyer que um dia foi "homem". Acredito que ele quer liberar aquela energia que o transformou em fumaça, mas isso deve acabar com o mundo todo.

JOHN disse...

Então o MIB não é o Smokie!

Na verdade seu corpo foi tomado pelo monstro depois que morreu, o que fez dele um FMIB, assim como o atual Flocke.

Então Flocke = Smokie , mas não MIB.

Dude disse...

Isto me faz pensar uma coisa, se o MIB virou o monstro de fumaça quando foi levado a "fonte de luz", poderia o Locke ter se transformado num segundo monstro de fumaça quando o monstro tentou puxa-lo para dentro de um buraco na primeira temporada ?

Klaus disse...

Pensando bem, a fumaça é o espírito ou algo parecido do então morto MIB, irmão de Jacob...
1) A fumaça quer sair da ilha sob a forma hoje de (F)Locke, assim como o MIB queria quando vivo;
2) (F)Locke já disse em episódio passado da 6a. (não lembro qual agora) que já foi um humano, e tudo que queria era sair da ilha para casa;

Sixth disse...

Vou colocar o q coloquei no topic do Lost Brasil:

O q era pra ser o melhor ep. da temporada, foi uma porcaria! Contaram a história do Jacob e do irmão, mas é como se fosse uma parada totalmente nova, nada a ve com o resto da série! Inventaram uma porra de mulher q surgiu do nada na ilha, inventaram um grupo de pessoas q chegaram em um navio, e entre eles uma mulher grávida q pariu o Jacob e seu irmão. A mulher q já tava na ilha era loca pra kct e acabou matando todo mundo, e no fim acaba se fudendo pq o filho a mata, e depois Jacob mata ele! No fim, só fica Jacob vivo na ilha.

Ah, e tb tem uma história de uma super luz q parece ser a chave de todo o mistério da ilha, mas q na verdade serve pra transformar homem em monstro da fumaça! E não posso deixar de citar o super vinho q a mãe deles tem, q eh mais poderosa q o vinho q Jesus toma na Santa Ceia, tem o poder de não deixar as pessoas morrerem! Jacob tomou e agora tá susse, nunca mais morre nem envelhece.

Que mais Lost vai trazer nesses 2 episódios q faltam? Daki a pouco aparece uns dragões soltando fogo pela boca, e as pessoas vão falar: "nossa, agora sim, tá tudo explicado!". Não tão explicando porra nenhuma, e duvido q o último episódio vai esclarecer alguma coisa, vai é jogar qualquer parada na nossa cara e vamo ter q se contentar com isso. Que merda, 6 anos de série pra acabar desse jeito.

Klaus disse...

@Marlise

As pessoas que estavam lá pertenciam à trupe das pessoas que vieram no barco da mãe verdadeira dos gêmeos J&MIB. Os sobreviventes que a verdadeira mãe mencionou no começo, quando disse que tinha que salvar.

Alexandre disse...

Uma dúvida em aberto é o fato da natureza das aparições dos dois irmãos crianças para o (F)locke, sendo o loiro (Jacob) juntamente com Sawyer e depois o seu irmão gemeo (Esaú?) em cia de Desmond. São 'manifestações' de mortos? São visões? Se apenas Hurley se comunica com eles, o que significa então essas aparições?

Quanto ao EP, preciso revê-lo, mas achei simpático o diretor ter inserido um mini-flashback de Jack, Kate e Locke quando encontraram as cavernas (s01e06 - House of Rising Sun).

Alexandre Silva
São Paulo/SP

JOHN disse...

O monstro tomou a forma do morto MIB, assim como tomou do morto Locke.

Ele retém as lembranças daqueles que possui, deve ser isso.

No corpo do Flocke, guarda memórias do Locke e MIB.

Mas não é nenhum deles.

Foi o que entendi.

Amanda G. Cardoso disse...

Concordo com o que o Mauro e o Evandro R disseram e mais algumas outras pessoaas.

Eu respeito a opinião de todas, mas eu não gostei desse episódio. Não vou parar de assistir Lost por isso, mas que decepcionou, decepcionou.

Eu esperava bem mais e mais explicações, e olha que adoro filmes sem final tipo The prestige e outros filmes do gênero, mas conforme disse alguém aqui tinha que ter pelo menos um principio, uma base, um começo, pq assim fica difícil. POr isso faço das palavras de Mauro minhas:

"Não ficamos, nem ficaremos, sabendo como essas pessoas conseguem imortalidade, ou o motivo de tantos poderes surgirem...Se essas coisas não forem respondidas, fica difícil. ...Não é o suficiente. Precisamos de pelo menos algumas respostas essenciais, e esse episódio não foi o bastante. Acredito que daqui pra frente é só o desenrolar dos fatos e nada mais dessas respostas."

Eu esperava bem mais, bem mais mesmo...

Usuário01 disse...

Verei os últimos capítulos por obrigação, mas já sei que é pura ação, e nada de explicações.

Perdi 6 anos vendo isso.

Dupiniano disse...

Esqueci, Rousseau disse no começo da série que o smoke era um sistema de segurança, na verdade ele era o oposto disso :) E por alar em Rpusseau, a mae de jacob tem a historia bem parecida com a dela não ?

Eduardo disse...

Tenho duas idéias preliminares que serão ainda trabalhadas e pensadas ao ver de novo.
Pode ser que o homem de preto tenha morrido e graças à misteriosa luz, o seu espírito tenha se tornado naquela coisa. Ele perde sua humanidade, o corpo é descartado, e ele vira aquilo. Um novo MIB .
Mas também, pode ser que a fumaça seja a essência do mal + o espírito do MIB. Por exemplo: que o mal tenha “escapado” ( não sendo um ser) durante aquele momento e tenha se apropriado(mesclado) do espírito do Jacob's Brother e deu uma espécie de personificação como: jeito, lembranças, sonhos, desejos e tal. Constrói daí um novo ser. Tudo que o MIB era sem nada por dentro, apenas o mal, e uma nova forma física de existência.

Vai me desculpar, mas achei o Jacob muito filho da P*

Amanda G. Cardoso disse...

Sixth concordo plenamente com vc.

Falou tudo!!!!!!

Deiwid Guenther disse...

"Ou... Smokey é a mãe!
(isso dá um adesivo pro carro...)"

hahahahhahahahahahahahhahah

Maricy disse...

a luz provavelmente era o q Locke viu na ilha " eu olhei nos olhos da ilha e o q eu eu vi era lindo "

Usuário01 disse...

Sixth,

Comentário fantástico, perfeito. Nunca mais perderei meu tempo com séries.

patrick disse...

DURMAM COM ESSA:

EU ACHO O IRMAO DE JACOB MORREU QAUNDO A MÃE DELE BATEU A CABEÇA DELE NA PAREDE...(OU O SMOKEY ERA A MÃE FAKE DELES, E PRESISAVA ENTRAR NO IRMAO DE JACOB...)

AI DEPOIS DISSO ERA SÓ FINGIMENTO PELO SMOKEY...

TANTO QUE JACOB ENCONTRA SEU CORPO DEPOIS...

Eduardo disse...

Parece até coisa de super heroi. Um personagem passa por um evento excêntrico(Radiação, raios gamas, Energias misteriosas, coisas do genero) e vira um vilão ou um super herói. Criativo, hein?!

Tarcisio disse...

acho que nessa altura do campeonato achar que a fumaça é outra coisa a mais, após os dialogos mais recentes que ja vimos de jacob e mib, flocke e kate, é so mesmo por causa da doidera que esse episodio foi. so pode ser....

nao entendo é o motivo da protetora da ilha matar a mae deles apos o parto. que vontade de matar é essa? humm? Que depois passa pro mib/flocke

na real, infelizmente mais perguntas continuam surgindo. que luz é essa?

pq o cara nao pode sair da ilha de jeito nenhum? se é preciso manter o mal preso na ilha, um dia o cara foi bom e JÁ queria sair

essas paradas nao vao ficar claras nunca?

ana claudia spuldaro disse...

E aquele drinkizinho! Acho que é aquilo que matem Jacob a salvo da fumaça. Aquela garrafa não é a mesma que o Jacob mostrou para o Alpert em ABterno? Se é Jacob tem parte do irmão ou da fumacinha dentro dele porque bebeu!

Usuário01 disse...

Dizem que Lost é para pessoas inteligentes.

Inteligente mesmo foi quem não viu, ou quem desistiu de ver no começo...

gg disse...

@Brecho: ele (MIB) nao sabe o significados de muitas palavras: morte, navio, etc....

@Dupiniano : a lingua falada no comeco entre as mulheres e depois quando ela da o copo de vinho eh latim!

V_ Leal disse...

Iniciativa Dharma deveria processar Lost, pois roubaram dela toda explicação plausível e deram lugar a essa baboseira paranormal.
"O fantástico mundo de Bob Jacob", vulgarmente chamado de Across the Sea, deveria ter sido o episódio piloto, assim não seríamos enganados por 6 anos.
Só os fanáticos conseguem ver algo bom nesse absurdo que inventaram.
É fácil prender atenção inventando mistérios, mais fácil ainda é justificar os mesmos com historinhas paranormais, mais pseudo ciência.
Dá pra entender a frustração da Evangeline em sua entrevista, com o rumo "alô além".

MCI disse...

E eu vou concordar com a Amanda!
Decepção pura! É como se toda a inteligência que sempre (aparentemente!) predominou na série cedesse espaço para um "conto de fadas mal contado" e o tomasse como explicação para aquelas que, outrora, folam importantes molas propulsoras da ação na ilha.
Esse episódio deveria nos situar muito melhor em relação à mitologia da série e, preferencialmente, não "apelar" tanto pra fantasia - por mais que, até certo ponto, saibamos, ela seja também necessária para explicar aquele universo. Não houve respostas. Houve dúvidas e mais dúvidas. Reticências. Não há mais tempo pra isso. Subestimaram a inteligencia dos fãs.
Decepção é bem a palavra.
E obrigado pelo toque, acho que perdi o primeiro bloco, então.
Abraço a todos!

janainacf disse...

Minha cabeça está na razão 1000teorias/seg.!!!

Vamos por partes... E na base do "achismo", como boa espectadora de Lost que sou! =)

- Adão e Eva parecem estar por lá há uns 40, 50 anos, sendo que estão, no mínimo há uns 150 anos, porque a ilha, com seus poderes de cura, faz com que diminua a rapidez da decomposição humana. É aceitável, visto que se há "algo no ar" da ilha que cura células doentes pelo câncer (da Rose) e lesadas (no caso do Locke), custa nada diminuir a ação dos microorganismos!

- Irmão do Jacob é a Smoke. No entanto, seria uma manifestação energética dele.
Fazendo uma alegoria com o heiki (http://pt.wikipedia.org/wiki/Reiki) e toda aquela parada de canalização da energia universal e blá, penso que quando o Jacob jogou o seu irmão na Luz (não tem como não rir com a ironia de que o cara "foi para a luz" e se fu&$%@#!), ele fez com que a energia contida em seu corpo fosse despolarizada, sobressaindo a parte não vital dele, se alguns quiserem chamar de parte negativa, destrutiva, má..
Essa despolarização o matou, porém, a energia permaneceu e por cargas d'água pode ser materializar em algumas formas (chuto que como o Smoke não conhecia outras formas antes dos Lost's chegarem, ficou sobre a forma do Inimigo, mas depois virou oba oba e ele usou desse poder para manipular!)

**** disse...

Isso tá pior que caverna do dragão, onde o Jacob é o mestre dos magos, o flocke o vingador e os candidatos eram as crianças perdidas.

Outra pergunta que não quer calar: Qdo a Kate era pequena e foi pega roubando, da onde o Jacob arrumou dinheiro pra pagar? Sendo que na ilha não tem nada.

Acredito que ele consegue sair da ilha por aqle lance da "água com a luz", e a roda, mas como ele volta??????Hein???

Será que é pelo carinho da montanha russa, igual na caverna do dragão????


Hahahahahaha

Ri mto com o que o Sixth falou.

Mauro disse...

Usuário01, estou me sentindo como você... Sinto como se tivesse sido enganado ou algo assim. A série foi muito divertida e nos deu ótimos personagens, mas tudo isso na esperança de que pelo menos os principais mistérios fossem revelados.

Alguém lembra do Walt matando passarinhos com o pensamento, por exemplo? Nunca saberemos que diabos era aquilo. Isso é só um entre tantos mistérios deixados de lado. E não me venham com essa de que os mistérios não são importantes e o mais importante é se Jack se resolve com o pai ou se Locke se aceita na cadeira de rodas, etc.

Felipe disse...

Bom, eu gostei desse episódio pelo simples fato de que não criei expectativas pra ele, ou pros próximos 2 que vão vir...

Eu sei que o final não vai responder tudo, eu sei que vamos ficar teorizando em cima de muita coisa, e eu sei que muitos vão se decepcionar.

Faz parte, e não vai apagar a parte boa da série.
Eu já me conformei de que não vamos ter tudo respondido, e acho qeu todos deviam fazer o mesmo.

No fim das contas, é só uma série de televisão.

Mauricio disse...

Usuário01, você é no mínimo doente se assistiu Lost 6 anos pra esperar uma resposta no penúltimo capítulo, stfu & gtfo srsly lol
Vai lá xingar no teu twitter.

De cara não gostei do episódio, mais porque não entendi muitas coisas e agora não tenho tempo pra assistir novamente pra tentar entender. Acredito que o monstro de fumaça seja o irmão do Jacob sim, e que a parte das "regras" foi sim explicada nas entrelinhas. Quando a (f)mãe do mib agradece pelo backstab, acho que fazia parte de alguma regra tal como as regras de que os dois não podiam se matar. Ben pode matar Jacob. MIB pode matar a (f) mãe. A relação entre os assassinos e os assassinados pra mim é clara.

Só achei bizarro aquela hora do vinho, sério, pra que aquilo? AHSUDIOAS "Quem vai dar a taça pro Jack?" by algúem ae :D

boa noite, cya

V_ Leal disse...

Telespectadores vcs são hilários tapando o buraco dos "corpos de 50 anos", isso só prova que os roteiristas inventaram a baboseira mítica, no máximo, ano passado.
Dizer q. a ilha não deixou os ossinhos envelhecerem só pra tapar o furo dos roteiristas só pode ser piada.

Pedro disse...

Realmente, para a grandeza da história que eles pretendiam contar, esse episódio não deu conta.

A começar pela narrativa dele, que pelo visto confundiu muitos sobre a real natureza da Fumaça, se é o MIB ou não (para mim, ficou claro que é o MIB mesmo, mas só desprovido de sua humanidade).

Em segundo lugar, para fechar a série, as coisas deviam ficar menos jogadas. Que a ilha é um lugar mágico nós todos já sabíamos. E que Jacob era protetor da ilha nós também já sabíamos. Que os dois eram irmãos era também meio evidente, e que eles tinham uma mãe problemática, até isso já tinha insinuado.

Qual foi a grande coisa desse episódio?? Saber que a ilha mágica tem uma outra nova propriedade mágica?

Mas... qualé daquela água do Templo? Como Saiyd reviveu? Mesmo a magia, que não precisa ser explicada didaticamente, foi solenemente ignorada em suas aplicações práticas. Isso é uma falha.

**** disse...

"Só os fanáticos conseguem ver algo bom nesse absurdo que inventaram".

A luz é o lifestream do Final Fantasy 7.

Luis Roberto disse...

Puts... foi muito bom, mas pera aí!! Falta bem pouco para acabar a série e descobrimos que Jacob não sabia de nada também!! PQP

Amanda G. Cardoso disse...

"Blogger V_ Leal disse... Telespectadores vcs são hilários tapando o buraco dos "corpos de 50 anos", isso só prova que os roteiristas inventaram a baboseira mítica, no máximo, ano passado.
Dizer q. a ilha não deixou os ossinhos envelhecerem só pra tapar o furo dos roteiristas só pode ser piada."

Concordo e depois vem gente falar que eles pensaram tudo na 1ª temporada. =(

Felipe disse...

O post do Pedro fez sentido.
Eles tiveram uma grande chance nesse episódio de responder grandes questões, e criaram mais ainda

Gostei sim do episódio, mas eles desperdiçaram uma chance ai, assim como desperdiçaram um chance no ano passado, com os losties na dharma...tiveram uma oportunidade de responder as questões referentes a Dharma, mas ficaram monstrando o Ben criança e o Sayid doidão

Pedro disse...

"Dizer q. a ilha não deixou os ossinhos envelhecerem só pra tapar o furo dos roteiristas só pode ser piada."

Concordo com a V_Leal. Tem muita gente que quer acreditar em Lost tão desesperadamente que se torna cego aos erros da série.

Pô, sou um fã da série, acompanhei toda ela até agora, mas esse episódio, que devia ser revolucionário (e eu nem queria explicações didáticas), realmente foi muito xinfrim. Realmente ficou um conto de fadas genérico e mal contado...

Luis Roberto disse...

Acho que o MIB continua sendo o mesmo. Só não tem um corpo agora. Tudo o que ele sempre quis foi sair da ilha. Não existe nenhum "mau" que será liberado. Jacob era um filhinho da mamãe medroso e nem se deu o trabalho de descobrir o que iria defender na verdade!!

Lili disse...

Ok, Dude, there's nothing across the sea and the island didn't finish with us already

janainacf disse...

Falar que os roteiristas sabiam de tudo desde o começo realmente é bobagem, porém, creio, sim, que eles tinha um começo e fim idealizados, que, talvez, poderia ser mostrado em uma temporadinha só!
E digo além, que é justamente esse final meio mítico meio científico (vamos combinar, que o mais verdadeiramente científico que Lost teve foram as "pesquisas" com as grávidas e os "testes psicológicos" na observação de comportamento) era mais ou menos planejado. No entanto, com os enxertos narrativos que eles foram colocando ao longo das 6 temporadas, tiveram que usar de todo o seu rebolation para dar um final minimamente lógico e coerente com o que nos apresentaram.

Amanda G. Cardoso disse...

É uma puta falta de sacanagem.

Não vou perdoar, vou xingar no Twitter hoje... Muito!Sério!


Huahauhauahuahuahua

gg disse...

parece que tem gente que não le o blog... só vem aqui comentar depois dos ep!!!

na entrevista que está um pouco abaixo desse post, os produtores falam que nem tudo foi pensado desde a 1 temp:"Foi assim que fizemos a série: tínhamos um rascunho de algumas ideias e algo mais específico sobre outras."

Antoino disse...

Não sei se essa matemática se aplica a este post de comentários em particular, mas estou sentindo que tem mais gente decepcionada do que empolgada com Lost, de modo geral.

É uma série ótima, não resta dúvida, mas demonstra que foi feita nas coxas.

Flávio Sá disse...

Lembram que no Ab aetarno Jacob dá o vinho para o seu brother? Qual era seu objetivo naquele momento? Como o brother quebrou a garrafa, o substituto do Jacob não vai conseguir ficar imortal, ao menos que se produza mais vinho! hhaah! Que coisa louca!

Quanto a quem é o MIB, realmente há essas duas correntes. Ou é o brother em forma de fumaça ou é uma fumaça misteriosa que se apossou do brother.

Eu acredito que ele tenha se transformado em fumaça preta, visto suas atitudes de matar a mãe e querer sair da ilha. Caso ele tivesse uma essência "boa", ele se transformaria em luz, visto que aquele buraco ou caverna, abrigaria os dois lados do jogo, o claro e o escuro.

E talvez a mãe soubesse disso desde o início, já que sempre vestiu Jacob de branco e o brother de preto, como se já tivesse marcado quem para ela era bom e mau, tanto que quando Jacob fala que não deveria ser ele a proteger a ilha, ela diz que sempre foi ele a pessoa capaz de proteger, talvez a mãe fosse capaz de ver a essência dos filhos.

Mas aí seria um reducionismo, já que de certa forma o brother tinha lá suas motivações.

miguel disse...

Sou maluco pela serie mas estou impressionado com os comentarios de revolta sinistro,acho que os produtores se perderam muito em fazer misterios atras de misterios e nao ir respondendo ao longo da serie pelo menos 30% deles.Achei realmente absurdo.A serie é de pessoas ou de misterios?Se for de psssoas parece novela mexicana mas se for misterio ficou ruim tambem p eles ,pois parece que a cada misterios solucionado,que nao foram muitos eles faziam outro e outro e outro e agora quizeram responder alguns so p dizerem que nao responderam nunhum,tenha me pacienia!!!Ninguem é otario,nem babaca!!!!É isso!!!

Felipe disse...

"monstrando" ficou foda.
Acho que a palavra monstro está na minha cabeça, e acabo misturando tudo...

Enfim, vamos todos xingar no twitter, familia Lost ;)

NANA disse...

Gente to perdida d+++, será que vão conseguir explicar as muitas coisas que ainda não tem explicação em Lost?
Não gostaria que o seriado acabasse deixando em branco algumas lacunas.
Mas mesmo assim Lost é sempre bom.

Maurício disse...

Gente... é mais fácil esperar o Untangled...

Luciano SC disse...

Infelizmente eu também acho que ficou muita coisa no ar e parece que o episódio ficou meio deslocado nessa altura do campeonato, talvez teria ficado melhor se tivesse passado antes, porque daí daria tempo de explicar melhor em outro episódio.

Em uma coisa ninguém pode discordar, ficaram mais dúvidas do que respostas, mas eu torço muito para que eles consigam fechar bem toda esse lance de magia que foi mostrada nesse episódio porque algumas coisas pareceram meio forçadas, vide a cena do vinho e da roda.

Eu ainda tenho fé nos caras, mas eu fiquei um pouco preocupado.

Vamos torcer!

JOHN disse...

Acho que a falsa mãe deles fosse já o Monstro de Fumaça, por isso sabia o que aconteceria se alguém entrasse na caverna de luz.

E só por isso conseguiu matar todos daquele povoado daquele jeito.

Ela agradeceu pro MIB quando foi morta por ele, como se estivesse se livrando de um fardo.

Pedro disse...

Acho que o problema não é nem "quando" os produtores partiram para esse viés místico, ou se sabiam o que estavam fazendo desde o começo. A questão é que eles cometeram um erro grosseiro com o tempo dos corpos. Ou seja, não conseguiram encaixar tudo direitinho.

E esse episódio, que ia explicar a natureza do monstro, só disse: "ele se criou magicamente ao cair num buraco de luz". Para isso, introduziu um novo cenário bacana, com uma nova propriedade mágica da ilha, seu "coração", que é estético e tal, mas que não explica e nem sugere:

caixa mágica, capacidade de ressuscitar (Saiyd), vida eterna, "infecções", possessões pela "escuridão", de onde diabos veio aquela cultura egípcia, por que o monstro não pode sair da ilha etc.

A mãe dos caras não queria deixar ninguém sair da ilha não porque o MIB já era um monstro ou uma tempestade eletromagnética. Era só por obsessão.

E aí? Todos esses conceitos que estavam presentes na série não foram nem insinuados no episódio mais mitológico de todos? Que furada dos roteiristas.

MaximusPM disse...

q episodio bosta... nao falou nada... NADA... parecia q tava vendo lagoa azul...

caramba, eles realmente destruiram lost nessa temporada, pqp

Luizrf disse...

The Bible depicts Esau as a hunter who prefers the outdoor life, qualities that distinguished him from his brother, who was a shy or simple man.


Se encaixa perfeitamente com a série.

Luizrf disse...

Gustavo
The Bible depicts Esau as a hunter who prefers the outdoor life, qualities that distinguished him from his brother, who was a shy or simple man.


Se encaixa perfeitamente com a série. e prova que a fumaça (que quer sair da ilha) é o proprio mib, transmutado!

miguel disse...

Para mim Lost acabou pois falta 2 epsodio e o que vem por ai?MAIS MISTERIOS E NÓS ?

Eduardo disse...

Como destruir Lost em 42 minutos? R: A resposta está Across the sea!

Guilherme Bakunin disse...

Ainda acho que dá pra dizer que a fumaça é o Mal. Foi isso que Ab Aeterno mostrou pelo menos. O que eu não entendo é como o irmão do Jacob pode ser esse mal personificado. Mas ao mesmo tempo, se essa não tiver sido a origem da fumaça, nada mais vai ser. Então:

Adão e Eva = é a metáfora na verdade pro começo da história de Lost. Começou ali, com alguém sendo levado à ilha por um acidente e a ilha elegendo um candidato para ocupar o posto; as duas primeiras mortes da Bíblia se analogam com a morte da mãe e do irmão do Jacob: é o ato mau original (como na bíblia) que abre alas para todos os acontecimentos (e se a gente for um pouco mais longe, como o que leva a morte do Adão e Eva é o coração da ilha, a gente pode entender como a ilha realmente representa a maldade)

Monstro de fumaça = é a representação física do mal. A maldade sempre existiu, mas como essa representação tomou forma, o episódio não parece ter deixado claro.

Legal que o episódio abriu vertentes muito mais filosóficas e simbólicas do que meras narrativas na série. Lost serious buisiness total. To achando incrível como eu to POUCO me lixando para o papo entre misticismo x ciência na resolução dos mistérios, já que a série tá incitando umas discussões tão sobre ideais, ao invés de conceitos. Luz, escuridão, mal, bem, amor, família, corrupção moral. Caceta!

Edinho disse...

Vixi, parece que confundiu muito mais todo mundo do que esclareceu, hein? E eu não sou exceção nessa turma. =P

Obs: Ah, claro, tem a hipótese também de que todos somos uns imbecis e não sabemos entender série, e por isso é que estamos confusos.

JOHN disse...

- E a luz brilhante que Locke disse que viu na primeira temporada, quando teria olhado ''no olho da ilha'', será que foi a luz dessa caverna que vimos hoje? Isso traria instigantes implicações.


- Essa discrepância entre a data apontada pelo Jack como da possível morte e a efetiva morte pode envolver viagens no tempo?
Poderiam os losties estar no passado naquele momento? Estou só tentando achar uma explicação...

Luciano SC disse...

Realmente o "kid MIB" foi muito ferrado pela sua falsa mãe e com certeza suas atitudes, pelo menos até aquela altura, são justificáveis, mas se antes não podíamos dizer que o irmão de Jacob era mau, afinal de contas ele tinha todo direito de saber a verdade e querer sair da ilha com seu povo, nós não podemos dizer o mesmo do MIB que conhecemos no presente, ele com certeza é mau e não vejo bondade alguma em suas atitudes. O MIB de agora foi totalmente tomado pelo lado negro da Força(Luz) e parece só querer acabar com tudo.

E o Jacob, hein! O cara aceitava tudo!!! Que diferença daquele que conhecemos agora.

Bruna disse...

Eu sabia que eram gêmeos!!!! uhuuuu!! Até que enfim tinha razão em alguma coisa de lost =P
Ok, mas digamos que não foi uma graaaande revelação.

O que me surpreendeu mesmo foi o fato do monstro de fumaça não ser o MIB e sim uma entidade que, acho, rouba as almas das pessoas.

Fez isso com o MIB, e com tantos outros rostos que aparecem na fumaça...

Mas acho que não irão explicar o que é a fumaça em si... no máximo irão acabar com ela e libertar que está preso nela.

Episódio muito bom, parecia um filme :)

Bruno (TaRuGo) disse...

Acho que o MIB depois que a mãe matou... foi tomado pelo mal... como Sayid e por isso ele mata a mãe.. então quando ele cai na luz só existe a essencia má dele e por isso ele se transforma na fumaça... o que agora o jacob tem que fazer é o mesmo de antes.. a diferença é que ele precisa cuidar do MIB ao invés da gruta. não deixando que ninguém possa atender intervir a ele e que essa "energia" (poder, sei la) caia na mão dos homens.. Sei la!

Waldir Segundo disse...

não sei o que pensar, sério mesmo

ferds disse...

Bom, é fato que a ilha ainda não terminou conosco, pobres espectadores. Só terminará no dia 23, com o encerramento oficial da história sem respostas e, e então ficaremos oficialmente LOST. O mais longo marketing da história das séries.

E sobre minha campanha de adesivos para o carro, mais um mito popular revelado de forma sagaz:
"O smokey era a luz no fim do túnel".

Renan Santos disse...

Cara, sei lá...

Preciso digerir esse episódio.

Não gostei da historinha da luz, da mãe louca, do enredo de Sessão da Tarde... sei lá, talvez encaixando na série a coisa fique mais significativa. Talvez no season finale tudo em geral mude de perspectiva, e esse episódio mereça ser revisto, ganhe novas luzes, etc...

Mas, por ora, não me agradou não. E eu tava com uma expectativa imensa depois do espetacular 14.

Vamos ver...

Gaiato disse...

O que mais me espanta é tanta gente querendo TODAS as explicações num episódio que nem sequer é o último da Temporada.

Lost é Lost por segurar os mistérios ATÉ O FIM!

Digam sinceramente: se todos os mistérios fossem respondidos em Across The Sea, vocês assistiriam o final esperando pelo que? Pela conclusão dos fatos na realidade Paralela? Se Locke volta a andar, quem fica com o bebê da Claire, se Desmond e Penny se casam, se o James come mais uma pá de mulher...

Na boa, a série ainda não acabou e não dá pra reclamar que os produtores não sabiam o que estavam fazendo. Juro que estou torcendo para que o final de Lost seja um tapa na cara atrás do outro. Um monte de cala-bocas aos críticos de plantão.
Uma série que já nos deu tantas surpresas não merece um pouco mais de confiança? Pô...
Pode ser que seja influência da série, mas... Eu tenho fé que o final vai ser satisfatório! I believe that!

Well, why I believe? 'Cause I have to...

Renan Santos disse...

Fica claro que os caras se perderam na parte mitológica da série. Tornaram os simbolismos e alusões meio pueris, muito "straight to the face". Luz, caverna, drama infantil? Hmm... sei não.


E outra: era melhor dar "hints" disso tudo ao invés de explicar integralmente todo o drama pré-815. Acho que foi a razão de eu tb n ter gostado do Ab Aeterno, aliás.


Vamos ver, tem mta água pra rolar até o último frame.

carol disse...

Lost virou uma merda. Coisas que não fecham, explicações forçadas (misticismo) erros de continuidade e roteiro lixo - O Sawyer não sabe quem é Anakin? Justo ele que tem um mundo de referências, basta ver os apelidos que ele deu ao longo da série. Desleixo total dos roteiristas.

A impressão que eu tenho é que eles foram criando tudo a toa, sem saber como usar depois...

Perdi horas vendo cenas que não servem pra nada, "mistérios" que na realidade não são nada.

Acredito que nenhuma série/ filme, precisa terminar com tudo explicadinho e mastigado no final, mas os elementos da história devem se encaixar. No Lost isso não acontece, criaram um monte de coisas simplesmente por criar.

Espero queimar minha língua ao ver o final...mas estou duvidando muito que esses caras vão fechar a série de maneira sensacional como acreditava antes.

Eneida disse...

O que me chamou mais a atencao foi como as historias se repetem. Na season 2 o Desmond tinha que ser o guardiao da escotilha para impedir o fim do mundo, e queria "passar o bastao" assim como seu antecessor.(como uma mini historia dentro da outra) Nao sabia bem o que significava mas ficou 3 anos na funcao. O Ben dedicou sua vida a ilha. Era um lider cheio de poderes mas se reportava ao Jacob a quem nunca tinha visto, ou seja tambem nao sabia o real sentido daquilo tudo. Agora vemos o Jacob receber a funcao de guardiao de uma caverna na qual ele nunca deve entrar por uma eternidade. Nao me admira que a mae adotiva tenha agradecido ao morrer, alias acho que a razao dela te-los criado foi um dia se livrar do fardo do cargo eterno. O Jacob tambem morre serenamente. Ja devia estar de saco cheio daquilo e tambem penou pra achar um sucessor. Pra mim nao importa mais saber quem vai ser o novo guardiao(roubada total), ou qual o nome do MIB, etc. A pergunta que quero ver respondida eh: do que eles ficaram tomando conta esse tempo todo!O que tem naquela @#$% de caverna.

JOHN disse...

Estranho como o Jack meio que esconde as pedras quando vê o Locke chegando.

Lorrant disse...

GALERA!! talvez eu esteja falando besteira... + antes vem 1 pergunta q talves ja elimine minha afirmaçao!! Richard Alpert eh 1 candidato?? sinceramente n lembro e nao sei... Pq ele fez o msm ritual com o Richard, e tipo foi antes dele morrer, assim como a "mae" de Jacob!! ou seja... o cargo tem q ser substituido com a pessoa viva, a nao ser que outra pessoa possa fazer isso, que so pode ser o Richard!! Sera que eh o Richard kem proteje a ilha agora??!! (+ ao msm tempo me contrario... ahh sei la eh so 1 ideia)

renanzzz2 disse...

mas desda primeira temporada eles (produtores) já sabiam disso?
jah fizeram akela cena do jack e a kate na caverna sabendo dessa historia ai?

Eneida disse...

Isso me lembra aquelas bonequinhas russas que vc vai abrindo e encontrando uma igualzinha dentro da outra ate chegar no final. Ou como se diz agora: Mais do mesmo...

Dave disse...

Caras, não acho que esse papo de Adão e Eva tenha sido erro de continuidade não. Se tem uma coisa que aprendi no ínicio de Lost é que o tempo passa de maneira diferente dentro da Ilha. Assim como Ben, ao girar a roda e aparecer na Tunísia, não sabia nem em que ano estava. Penso que de alguma maneira o tempo tenha agido de maneira diferente sobre os corpos.

Hugo junior disse...

Passei 6 anos assistindo a série, tendo varias dores de cabeças e muitas duvidas.
Muitas delas sem respostas e tenho certeza que em um capitulo (com tempo de 2 e meio) não será possivel desvendar todos os mistérios que envolve a série.
No fim acho que esse ultimo ano, perdemos muito tempo vendo tiroteios e não desenrolando a história, ao ponto de fechar todos os nós.
è uma pena, porque gosto muito da série, mas em algum lugar da série os produtores perderam a mão.

Mara disse...

Melhor episódio de todos os tempos!!!
42 minutos que compensaram por 6 anos de LOST!
Perfeito!

Fagner disse...

Quando acabou o episódio, tive a nítida sensação de "acabou???"

Um dos episódios mais desenhados com a cara de LOST, na minha opinião... Cheio de meias respostas, cheio de detalhes intrigantes, e cheio de... PERGUNTAS!!!

-------------------------------

Numa boa... Estamos a dois episódios do fim, e as pessoas querem respostas...

Só que tem uma coisinha: ELAS NÃO EXISTEM!!!!!!!!!

Os produtores não às sabem porque nunca pensaram nelas...

Lost é uma série sobre perguntas, essencialmente... Alguém aqui já jogou Silent Hill?

Não teremos respostas... Apenas mais e mais perguntas (e algumas explicações de coisas que ficaram para trás, mas que couberam muito bem no roteiro). Por exemplo, o MiB e a mãe dele serem o casal Adão e Eva foi uma POUTA surpresa para quem não acompanha spoilers...

Lorrant disse...

Ahhh algo que eu eskeci de dizer!! Eu acredito que Jacob nao possa (podia) dar poder a ninguem!! Jacob apenas fez Richard acreditar que tinha ganho o poder pq na verdade akilo era 1 dom recebido com o cargo, ele podia ficar negando os pedidos dele o dia inteiro, + kbo que ele disse algo que de fato acontecia...

Jonatas Corteze disse...

caraca......eu nunca leio os comentários..pq quero ficar 'limpo' até o final......mas li por cima uns absurdos como:

"Verei os últimos capítulos por obrigação, mas já sei que é pura ação, e nada de explicações.
Perdi 6 anos vendo isso."

gente QISSO?
eles estão explicando misticismo com mais misticismo!! vocês queriam o q??????????

uma fórmula mágica que resolva todos os mistérios e pá...tudo faz sentido...tudo é lógico tudo é científico!

Não....vocês esqueceram de preparar suas cabeças pro que viria e o que seria.

Não sei o que mais importa se é o lado místico ou os personagens em Lost. Pra mim não importa nada... Lost já fez muito por mim. Mas agora vem negin fala q perdeu 6 anos...e que esse epi detonou com Lost... AI MEU DEUS!

Não deveria ter lido nada ;/

Lost vai acaba e todos vão ficar no marasmo....sem te nem do que reclamar.

Agora entendo os revolts dos dudes nos dudecasts....tudo isso que vocês tem que ler...meu deus!

Doctor disse...

nao sei nao, acho que esse episodio foi uma fusão entre ciencia e religião... teriamos q ligar os fatos mostrados na serie, mesmo nao acreditando na religião. pois bem:
a ilha é uma rolha que prende o mal, o inferno; temos entao q aceitar que o inferno na ilha existe, e agregada a ela está forças eletromagnéticas... acredita-se tambem q todo ser tem energia, e essa energia tem dualidades q podem pesar mais pra um lado da balança, seria energia negativa e positiva...digamos q a ilha esteja repleta de energia positiva, entao por Física, as pessoas que pendem mais pro lado negativo ficarão presas na ilha pelo conceito da lei de atração, cargas opostas se atraem...Ora, se acreditarmos nessa informaçao, podemos acreditar q exista um lugar inverso...A Fumaça pode ser a maldade pura...todos q estão na ilha mesmo os mortos querem sair dela, e pra isso elas devem purificar-se, e essa purificação deve gerar um acumulo de lixo negativo(a fumaça) que deve ter se fixado na energia(alma) do MIB; Jacob sabe que deixar o lado negativo sair da ilha trará ao mundo o caos, o desiquilibrio.
no eletromagnetismo acreditasse tambem em mundos paralelos,provavel q existam infinitos mundos paralelos ao que conhecemos, porem a realidade que vemos todos vivos é filha da realidade do acidente, por isso elas estão bastante proximas, pois uma nasceu de um fato recente a outra...deixano assim a ilha diretamente conectada, uma abaixo do nivel do mar e outra acima, seria a agua salgada um neutralizante?

Lucas disse...

Bom, antes de mais nada gostei e muito. Achei um grande ep pois este ep de LOST provou que Damon e Carlton tinham uma boa idéia da série e como caminharia desde o começo(até hoje não sei o que o JJ Abrams fez nessa série). Ou pode ser o melhor enrolation que já vi. Até este ep eu pensava que o adão e eva eram a Rose e o Bernard das viagens no tempo do tempo da Dharma. Pro pessoal que gosta de resposta direta eu cito o criador do Sopranos David Chase (em referência ao Russo e o fim da série, quem assistiu sabe, quem não sabe pesquise) "Não podemos ter um pouco de mistério? Vc tem que ter um encerramento em tudo?" É igual a truque/show de mágica.

otto disse...

- Lost, na realidade, é como todos nós, fãs (será que ainda todos?), ficarão após o fim da série.

- as explicações são muito subjetivas. os produtores querem que os próprios seguidores da série teorizem para legitimar as ideias que - embora muitos já estejam engolindo - têm não meia dúzia, mas dezenas de furos.

- across the sea é fraco. é o episódio que, em tese, deveria explicar a mitologia da série, mas não o fez de maneira satisfatória. na subjetividade estão TODAS as respostas, mas nada explicíto. o que decepcionou boa parte dos fãs, eu incluso. exemplo:

- a mãe adotiva dos gêmeos é a autoproclamada protetora de algo que ela própria define como o coração da ilha. ok. tem capacidade para matar vários homens "maus" - nas palavras dela; tapa, em poucas horas, um poço que levou anos para ser escavado - ok, ela tinha poderes; e morre agradecendo por ser liberada do fardo que lhe foi imposta por alguém. ok, não importa quem. o irmão de jacob morre - seu corpo aparece inerte e se decompõe na caverna, não é mesmo?; a fumaça é liberada e jacob sabe que aquele monstro não é seu irmão. afinal de contas, ele morreu e seu corpo - pelo menos o esqueleto -, ainda está lá para provar que a fumaça e o gêmeo in black não são necessariamente a mesma coisa. ok. mas não é suficiente.

- daí a decepção que tomou conta de boa parte dos lostmaníacos (eu incluso).

- vou respirar e tentar dar um crédito pelas horas que gastei vendo e revendo episódios, lendo blogs e fóruns, mas não há como negar que ficou um quê de "esperava mais".

- como disseram outros comentaristas, agora temos que engolir/digerir/regorgitar/aceitar as explicações, e esperar apenas por uma sequência desenfreada de ação para que a história seja fechada num futuro distante do nascimento dos gêmeos antagônicos. Seja para saber quem será o próximo protetor da ilha, assumindo o papel que inicialmente era da mãe adotiva dos gêmeos; seja para corrigir um lapso de realidade onde todos viverão felizes para sempre, com a ilha - que, parece, é a prisão do mal - sob as águas do Pacífico.

- de uma forma ou de outra, a série é legal. mas a impressão que ficou - e espero estar errado, embora duvide que um sentido menos abstrato venha a ser dado daqui ao fim da saga - é que, em vez de todos nós, apaixonados ou não, fecharmos um ciclo de seis anos com a sensação de termos nos dedicamos à melhor série de todos os tempo, Lost venha a ser como a grande promessa não cumprida.

- uma história que, ao invés de ser encerrada como uma boa refeição que nos sacia ao mesmo tempo em que deixa o sabor de "quero mais", acabe e deixe a vontade de comer a sobremesa, que nunca virá. espero estar errado.

Henry_Gale disse...

"Uma pergunta só vai levar à outra" (F)Mother.
Esse deve ser um recado da equipe para nós telespectadores.
Concordo que já está na hora de parar de criar dúvidas, mas ao mesmo tempo não foi esse bando de mistérios que nos viciou na série?
Gostaria de ter questões básicas respondidas, mas torço por um final interpretativo.
Gostei do episódio, mas está na hora de acelerar um pouco essa respostas pra não ficarem comprimidas e mal explicadas no último episódio.
Na minha opinião a (F)Mother era só uma doida que inventou regras, assim como o Boy In Black inventou as regras do jogo que achou, e disse ao Jacob que se um dia ele criasse um jogo ele também poderia inventar as regras.
Acho também que o Smokey é o MIB desprovido de sentimentos após ser jogado na luz pelo bobão do Jacob.
A água que existe no templo com certeza vem daquela fonte. Mesma água que curou o pequeno Ben e que com a morte de Jacobobo escureceu.
Sobrou na água apenas o que retira a humanidade das pessoas. "Infectando" o Sayd. Mas e a Claire?
O Desmond parece ter devolvido ao menos parte da humanidade para o Sayd. Será que pode fazer a mesma coisa com o (F)Locke?
O Boy In Black e o pequeno Jacobobo que aparecem para o (F)Locke são a (F)Mother que é sim a Smoke/Entidade. Lembrando os filhos das regras que ela criou.
Foi ela, que no formato fumacinha, matou todos do acampamento.

Diego disse...

Eu acho que o pessoal ta pirando demais nas idéias.

Ficou bem claro quando a mãe deles disse que seria pior que morrer se eles caíssem no poço de luz.
A alma do MIB não morreu quando caiu no poço, apenas seu corpo. Ele (a alma) se transformou na fumaça, que seria o 'pior do que morrer' na qual a mãe deles se referia. Lembrem que o MIB falou que o jacob tirou a humanidade dele para o Alpert.

Notem que tudo o que o fLocke quer é sair da ilha, ele tem a mesma personalidade do MIB, então são a mesma pessoa. Como a fumaça pode se apoderar de qualquer corpo morto, obviamente se apropria do seu corpo original como já vimmos em algumas passagens.

Juliano M disse...

Dubialidade qto ao episodio.

O lado positivo foi q contou satisfatóriamente o passado destes personagens q ha tanto nos intriga, é valido principalmente por mostrar suas estórias cuja tragédia e fatalismo nao se distingue de tantos outros q encontraram na ilha seu fim, sem se aprofundar demais em questões marginais.

Mas me frustro por ser o anti-penultimo epis. da série, e assim como Ab Eterno pouco explica e muita estória e contada, oq nos conduz a imaginar q muitas questões ficarão em "cada nova resposta levará a nova pergunta". Dificilmente questões essenciais serão plenamente RESPONDIDAS (e não com meros indicios especulativos), como oq é a ilha, magnetismo, viagem no tempo, poderes dos personagens?

Eu me vejo no direito de não gostar do encaminhamento da série, antes q mais uma vez os xiitas venham tratar este programa de tv como um teste de QI, onde aqueles q nao reconhecem a suposta genialidade da trama seria estupido, burro ... Parece q são os donos da série, roubando dos demais fãs criticos o direito de opinião.

O cerne da série sempre foi os mistérios, não apenas os personagens como se diz, oq segurou audiencia e fez com q os fãs criassem blogs de debates para entender como tudo se encaixaria foi o q diferencia Lost das demais séries. Ironicamente, não mais esperar respostas razoaveis vai contra o proposito inicial dos "xiitas" q agora se tornaram "homens de fé". O senso critico não pode ser abandonado numa obra de ficção, o minimo de razoabilidade do roteiro exige esclarecimentos dos mistérios principais.

Ainda temos mais epis. e nao sabemos oq virá, mas a esta altura da série, contar APENAS o passado dos personagens desperdiçando a chance de esclarecer os mistérios básicos é extremamente decepcionante.

_space.boy disse...

esse povinhota drogado, pra falar melhor episodio de lost de todos os tempo , que gentinha mais sem noção.
Foi bem chato e mediano. entao vc entra morto numa caverna de luz e sai fumaçinha??? Tenha paciencia , um pouco de senso critico é bom

tioeduardo disse...

@NOME DO IRMAO DO JACOB
simplesmente não tem, sério USAUHSAUSAUS a mãe verdadeira fala "I picked only one name", contentem-se :D
acredito que seja Esau, as referencias aos 2 personagens da Bíblia são explícitas

@pessoas falando que o smokemonster não é o MIB
se vocês tão brisando tanto assim, não assistam o resto dos episódios, dica.

@sobre a luz
a mãe fala quando mostra pros irmãos: "essa luz é o que todo humano tem, mas todos querem sempre mais"
acredito que a 'luz' seja todos os sentimentos que os humanos tem. explicação forçada? sim. consistente com a série? sim.

@insconsistências de ligação entre a 1ª temporada e a 6ª
MANO, ELES NÃO ESCREVERAM A SÉRIE TODA E DEPOIS FORAM FILMAR. cada temporada foi escrita uma de cada vez, o que eles colocaram na 1ª temporada FAZEM 6 ANOS que foi escrito. Vocês queriam o que, que eles refilmassem tudo agora que 'terminaram' de escrever a história?

@regras
as regras ficaram implicitas, pelo meu entender, na hora que o irmão fala "I found the game, I make the rules! One day you'll create your own game and then you can create your rules for it" (ou algo assim) dá a entender que o Jacob propôs ao seu irmão um jogo para provar que nem todos os humanos são manipuláveis como o irmão acreditava (que por sinal é o que a 'mãe' pensava)

@Helder
quem destruiu o acampamento foi a mãe deles... COMO eu já não sei, mas foi. vai que ela também é uma mestra do kung fu como o Jacob (vide Ab Aeterno)

@Usuario01
a história não ficou perfeita, muita coisa podia ser mudada, podia, mas não vai! a maioria dos mistérios vão continuar aí, contente-se

@alguem falou algo sobre 1800
isso que ocorreu nesse episódio pra mim é BEM antes de 1800, porque até a estátua de pedra (deusa egípcia) não tinha sido construída até então

@Mauricio
realmente, o vinho foi BEM random :P
acredito que o agradecimento da mãe foi devido ao fato de que ela não podia se matar , ela era obrigada a proteger a ilha MESMO sem querer, porque acreditava que a "luz/MIB/SmokeMonster" não pode sair da ilha.

@Luis Roberto
é isso ai, o Jacob protegia a ilha simplesmente porque aceitou proteger, acreditou nas palavras ditas da "mãe" dele, que ouviu de outra pessoa antes dela, e outra, e assim vai :P
mas depois claro que começou aquela disputa do Jacob e o irmão sobre os humanos serem todos manipuláveis ou não.

@miguel
eu acho os mistérios completamente FODAS. queria resposta? sim. mas é bem melhor ficar criando teorias, não acha? SAUHSUAHSA
ue queria as respostas, mas sempre vão ter as coisas sem nexo na explicações dadas pelos roteiristas :P

@Tarcisio
a protetora da ilha matou a mãe verdadeira dos irmãos porque ela queria voltar pros seus companheiros e ela sabia que precisava de algum substituto pra proteger a ilha.

@Gaiato
MANO, OBRIGADO! VOCÊ ME ACALMOU DEPOIS DE LER TANTO COMENTÁRIO INÚTIL :D

_space.boy disse...

Nossa Mara entao nem precisa mais ver Lost , vc ja ta saisfeita com seu 42 minutos , é cada tipinho que fala cada coisa ...puts o ep foi muito muito ruim . sem contar que gastaram 42 minutos so pra falar dos tais adao e eva .... que furada

vaprospero disse...

nao gostei tb!! estao forcando demais!! achei ridiculo!!
Se o irmao morre..entao como se explica a cena dos dois conversando em frente ao mar e vendo um navio chegar!!! E quem fala com Richard qdo ele chega na ilha???

Marcos Severo disse...

Na boa?

Preciso tomar um gole daquele vinho do Jacob.

Perderam a mão no misticismo da coisa e só entregaram três respostas.

MiB "antigo" e Jacob são irmãos
O monstro de fumaça foi liberado ao "roubar" a humanidade do MiB "antigo"
Adão e Eva são, respectivamente, MiB "antigo" e a Dona Florinda que, ninguém sabe como chegou lá...

Legalllll hein!

peedro! disse...

Eu simplesmente não entendo esse povo que fica metendo o pau nos produtores falando que a série foi explicada com 'magia e misticidade'. Nego quer ver LOST como se fosse novela das oito. A 'luz' não é uma luz, é o tal do eletromagnetismo da ilha, aquele que a Dharma queria tanto achar para manipular - como a mãe dos dois falou, corromper, destruir, usar para fins que não deveriam ser usados. O ser humano utiliza apenas 10% do seu cérebro. Ao meu ver, o eletromagnetismo acumulado ali naquele bolsão altera as propriedades do cérebro humano (dando uma de Heroes aqui), dando alguns dons como imortabilidade, a habilidade de ver os mortos, etc. Quem sabe o 'monstro de fumaça' seja consequência de exposição constante ao eletromagnetismo - faz até sentido visto dos barulhos e raios que saem da fumaça preta - no cérebro do MiB, que tornou-se capaz de habitar corpos na ilha, etc.

Pelo menos essa é a minha opinião. Agora a única incógnita pra mim é - PORQUE o MIB não pode sair?

_space disse...

gente, so uma observação a mais , a mae do jacob é um esterminador do futuro ... sozinha e com umas pedrinhas , acabou com um acampamento, soterrou uma escavação pos fogo em todo mundo , essa muie é ninja , jesus !
Lost provando que eles nao sabem como terminar e historia e que foram enfiando na historia so porque acharam que ia ficar mais misterioso ....

Fagner disse...

Dizem que Lost é para pessoas inteligentes.

Inteligente mesmo foi quem não viu, ou quem desistiu de ver no começo...

--------------------------------

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ri muito

Igor disse...

ao que parece precisamos no mínimo entrar na tal luz e sair de lá iluminados para poder entender as "respostas" que nos sao dadas. Inteirando ainda mais as possíveis explicacoes, o Lock é de fato o loop perfeito para o MIB, pois ele seria a pura maldade do irmao do Jacob materializada em fumaça que foi como que expelido pela luz, o Lock que tem todo um discusso de crença e de fé e que quer ficar na ilha completaria alguem que nao quer ficar de jeito nenhum, que não tem toda essa crença. Assim, o Lock é o avesso do MIB dai se completando um ao outro ( +/-, ying yang,...) ou seja, o Loop ideal.

luizsergiocardoso@yahoo.com.br disse...

eu acho que aquele lado perverso da mãe adotiva dos gêmeos mostra a ambiguidade que todo ser humano carrega, o bem e o mal juntos. apesar de louca, assassina confessa da mãe de seus próprios filhos adotivos, ela também é capaz de amá-los e de "deixar" os outros humanos vivos por 30 anos, até decidir eliminá-los com medo de eles terem acesso à "luz".
ela é um exemplo peculiar de bem e mal, coexistindo. e esse mal causado por ela tanto à mãe dos gêmeos quanto ao irmão de jacob - aliás, sempre antecedido por um cínico "I`m sorry" - é a plena representação do que a própria ilha carrega em si, sendo a fonte da vida, da morte, da ressurreição e, assim eu entendi, do bem e do mal. acho que o assassinato do irmão, pelo jacob, ao jogá-lo contra as pedras - talvez a primeira violação das "regras" criadas pela mãe adotiva - desencadeou uma espécie de separação entre esses dois elementos na ilha, ficando a luz resguardada nos pontos subterrÂneos e na fonte, protegidas pelo Jacob, e a escuridão, as trevas, enfim, o mal, encarnado na forma do monstro de fumaça.
ou seja, é possível que o irmão de jacob tenha sido apenas usado pelo monstro de fumaça como receptáculo, assim como foram christian sheppard e locke. As conversas dele com os candidatos sobre querer sua humanidade de volta, portanto, seriam apenas argumentos que o monstro obteve quando acessou a mente do falecido, tal como acessou a de locke, por exemplo, de quem repetiu a frase "don`t tell me what I can`t do".
ou seja, o irmão de jacob morreu, e este teria consciência disso. e também de que sua luta não é contra seu irmão, como tudo sugeria, mas contra o monstro, que é a personificação do mal, e usou a figura de seu irmão como avatar até o aparecimento do próximo eleito por ele (o homem da cabana, christian e locke, na sequência). jacob, porém, é um protetor diferente de sua mãe, não só permitindo, mas incitando os homens para que venham e explorem a ilha, desde que não a destruam nem deixem a luz "apagar", como havia pedido a mãe adotiva deles. e ainda sempre oferece uma escolha às pessoas (livre arbítrio) e aos candidatos, diferentemente de sua mãe, que nomeou-lhe para o cargo sem possibilidade de negatória.
vamo ver agora de que forma isso se relaciona com a realidade paralela...
abraços!

Deiwid Guenther disse...

Perfeito! Um belo filme dentro da série.

Como disse o Guilherme Bakunin, é ótimo perceber que a série mostra-se tratar de idéias e não de conceitos.

Ainda mais interessante é ver que a chave são os não entendimentos, como são assim as metáforas da vida. Assistiria tudo novamente sob tal perspectiva atento a todas as nuances.

Nem o homem que parecia ser um Deus sabe ao certo pelo que vive.

Felipe disse...

Tem uma galera muito sem noção aqui...
Reclamam que a série está ruim, que "esse episódio" destruiu tudo.

Poxa, pra um episódio inteiro detonar uma série com mais de 100 episódios, ele deve ter tido lá a sua utilidade, pro bem ou pro mal...

Sejam pessoas sensatas, daqui 2 semanas Lost acaba, o final JÁ ESTÁ ESCRITO E FILMADO, eai vão reclamar de que? contentem-se e divirtam-se, essa é a proposta da série

Se não está se divertindo, não devia estar assistindo, isso é masoquismo.

Eduardo Veras disse...

Acho que muita gente anda revoltada com lost por que são pessoas acostumadas com seriados e filmes óbvios, não sabem o que é mitologia, filosofia, abstração, essas coisas por que o tema é complexo e carregado de elementos simbólicos que não se explicam de forma tão óbvia.

disse...

what the hell was it?????????????????

Deiwid Guenther disse...

Para mim a mitologia está explicada até onde é possível explicar um mito.

A ciência, que ironia, busca explicar e usar as forças da natureza desde aqueles tempos remotos.

A realidade paralela, então, é o foco de meu interesse agora.

Fico contente em estar satisfeito. Do lado de cá também busco razões e soluções para a existência e os grandes mistérios. Somos todos variações de Jacob, seguindo em frente e acreditando.

luquinhas mendieta disse...

jacob vilão hahahaha.


e agora josé? eu falei e falei. ficou do lado da assassina da mãe e matou o irmão sem dar chance dele explicar ou se defender. roubou sua humanidade.


espero que aceitem o comentário, semana passada eu disse que achei os mil jeitos que a sun estava presa e por algum motivo não aceitaram o comentário.

jacob vilão! mimimimimimi

Daniel disse...

Eu ainda era um Believer de lost...

E aguardava anciosamente por esse 6x15 como o episódio que explicaria a gênese.

Mas agora me vejo na mais desagradável situação: mesmo os mais fanáticos e otimistas (dentre os quais me incluo sem dúvida alguma) temos que saber distinguir quando estamos diante de algo que definitivamente não é bom. Simplesmente Lindelof e Cuse não sabem como contar uma boa história. Infelizmente.

Esse é o depoimento de um fan triste e decepcionado.

Abraços

Hugo_O disse...

Aff... desisti de ler tudo... muita gente viajando...

Por que é tão difícil aceitar que o irmão de Jacob (aka MIB) se tornou a fumaça? Isso mesmo é coerente com tudo o que foi passado e já foi lembrado por outros (Jacob tirou sua humanidade; MIB admitiu ser a fumaça p/o Richard; outros).
Qual o problema dele assumir a própria forma do seu antigo corpo?

Eu não assisti por stream, esperei sair o torrent. Na boa: esperava mais. Via o tempo correndo e a história não desenrolando.
Lembrando de capítulos passados, se MIB quer sair da ilha e precisa de ajuda de gente de fora, então ele tava fazendo um doce na praia, com Jacbo "reclamando" que este trazia gente de fora?? Sei lá...
Tô ficando com má impressão da entrevista que os produtores deram p/ Vulture. São pouco mais de três horas p/ fechar tudo, o tempo é curto e ainda prefiro dar uma oportunidade p/ ser surpreendido, mas...

Ps: e os que falaram que os losties eram os caçadores? (e que tinham certeza?). Alguém ainda vai insistir que aquele velho cabeludo era o Sawyer? heheheh
Parece que a teoria do Acyole tbm furou...
Ps2: não leio spoilers (nem de elenco), mas meu chute é que 'What they died for' possa ser de Jacob e a mãe (protetores da ilha). Quem sabem expliquem um pouco mais..?

zomb1tch disse...

Po, muito foda..
conseguiram fazer um encaixe perfeito para as explicações,eu não pensaria em nada melhor. ( se é verdade que eles inventaram tudo agora).

Achei muito válido o episódio, não acredito que tem gente reclamando que não tem nada haver com a série..porra, como que não?! O que sempre mais quis saber era sobre o Jacob e o irmão dele, o que a ilha tem de especial, daonde surgiu a roda, o fumaça, por que não podem se ferir e todas aquelas coisas.. :S

E acho que o fumaça é a "alma" do irmão do Jacob, só que com o negócio da luz, ela ficou "maligna", digamos assim..visando apenas seu objetivo.

Hugo_O disse...

Ah: e acho que não vão revelar o nome do MIB. Se nesse epi, enquanto ele ainda era humano não falaram, pq chegariam depois e falariam 'Ah, a propósito: o nome dele é Robscreysson'?

dash disse...

faço dos meus comentários o do Gaiato, parabéns! Tem muitas pessoas reclamando desse episódio, mas não notou que ele foi preparado para o final? As respostas de lost nos são dadas quanto menos esperamos, por surpresa, acho que o que fez a galera se revoltar foi a expectativa de responderem a todas as principais perguntas quando apenas respondeu uma que pra muitos foi inútil mas eu gostei :D. Achei o episódio fantástico por mostrarem mais coisas e criarem mais perguntas, se respondesse tudo agora, o que aguardariam pro final? Seria tão impactante? Agora reflitam, porque justamente os 2 últimos episódios juntos, terão 2hr e 30min? Será que não pensaram que tem poucas pessoas vivas e eles não tem mais como "encher linguiça" com fatos, amores e histórias dessas pessoas? As respostas virão no último episódio, esperem e parem de reclamar ou vão engolir a própria língua ^^

Juliano M disse...

Sobre o debate do episódio.

- Pra mim (F)Locke é o irmão de Jacob. Frases como "roubou minha humanidade" e aquela conversa com Kate, "fui criado por uma mulher louca", as conversas entre os dois anos depois, onde, p. ex., MIB repete a frase de sua "mãe" contra a chegada de pessoas à ilha, e a informação dada a Jacob de q aquele q entrar na luz encontrara um destino bem pior q a morte, são indicios claros de que o inonimado irmão de Jacob é sim o monstro.

- O MIB via fantasma, Jacob não. Pq? A resposta, se vier, talvez explique os dons de Hurley e Miles.

- Assim como Desmond, MIB parece ter reaçoes diferenciadas a exposição do suposto eletromagnetismo do poço.

- Aquela estória de livre arbitrio do Jacob parece contrario ao q sua "mãe" fez com ele e sua familia (mae real e irmao). Tal qual sua interferencia manipuladora e desprovida de noções éticas na vida dos Losties (sem certo ou errado, fez o q achava necessario e pronto, matando sem muito pudor inclusive), sacrificando tantos para q um deles assumisse seu posto (assim como fez sua antecessora).

- Oq fez Jacob se tornar o protetor da ilha é q foi o ultimo dos candidatos a sobrar, e a eliminação do outro nome se deu pela vontade deste de sair da ilha, nao tendo mais vinculo q o segurasse lá. Creio q o mesmo padrao elegera o novo Jacob. Tudo indica Jack, mas assim como Jacob, talvez o eleito seja outro "azarão". Mas ainda não foi explicado oq os tornou candidatos, ou eu comi bola?

- Creio q teorias qto a Aaron ser Jacob podem definitivamente ser descartadas. Ou não?

- A protetora da ilha eliminou toda a aldeia dos q "buscavam respostas" no poço, assim como foi feito com a Dharma.

- Aquela resposta do MIB ao Jack de que tomou a forma de seu pai p/ q encontrasse agua já era fraca, agora ficou mais forte a idéia q queria leva-lo a encontrar Adão e Eva. Pq será? E haja formol pra preservação dos corpos por tanto tempo hein?

- Não nominar MIB deve ter alguma razão, ou do contrário será só mais um dos mistérios desnecessários da série.

- A regra de MIB nao poder matar Jacob seria apenas a promessa feita quando criança à mãe? Fraquinho hein..

- Pq Jacob não quer deixar MIB sair da ilha ficou subentendido, mas COMO ele o impede ainda precisa, e provavelmente sera explicado.

- após o vinho: "now, you and I are the same". Wtf? isso não lembra algo da Biblia? E Richard tomou uns goles tb...

- os bambus ao redor da caverna iluminada se parece com o lugar onde isoladamente Jack acorda após a queda do Oceanic

- Os spoilers do final parecem se encaixar com os eps. exibidos ao longo da temporada, oq no entanto não explicam literalmente nada.

crikamartins disse...

O pessoal não reparou que foi o MIB, que fez a roda congelada que sai da ilha??????Ele descobriu que havia um campo com eletromagnetismo, e colocou a roda de madeira que vimo s Ben e John girar, mas Mib não teve tempo pois sua mãe bateu em sua cabeça, e colocou fogo nas barracas nos hostis que viviam na ilha.
Incrível que todo mundo nesse blog, vendo o Sawyer no episódio, ele nem aparece, afinal era para contar a história de Jacob e seu irnão sem nome, afinal nem a ãe verdadeira dele deu um nome para o coitado.
E lembre-se que foi falado que a mãe falsa é na verdadea mãe Terra.
Vou ver de novo depois volto para comentar.

Luiz disse...

Acredito que a Fumaça Negra não é o irmão do Jacob em si...não em carne e osso(por isso MIB acusou Jacob de roubar-lhe a humanidade), embora possua aspectos dele e do que ele queria...assim como em alguns momentos mostrou aspectos do Locke(lembrem-se do "Não me diga o que eu não possso fazer")...Penso que a partir do desejo daquele homem de deixar a ilha, a entidade de energia que se formou quando ele foi jogado na Luz, assumiu isso, porém não exclusivamente pela vontade dele e sim por um desejo próprio de partir...algo que ainda não está claro, mas deve ser mostrado em The End...

Outra coisa, é que o "Mal" é um aspecto do "Bem"...a partir de algo bom é que surge algo ruim...se não é tudo insípido...o lance da Luz tem a ver com algo assim...

Sobre Jacob, ficou claro do porque ele trazia pessoas para a Ilha e porque lá o passado delas não importava...ele próprio foi um homem que teve que conviver com que fez e com as consequências daquilo...e que de certa forma, tornou-se um tipo de teste para os candidatos através dos tempos...

Como o Davi, disse "um episódio complexo, surpreendente e instigante." .

Gabriel disse...

Viagens no tempo, luz magica, fumaca que tem via, garoto que mata passarinho com o pensamento...e porae vai...

Ao inves de nos dar umas boas resopotas nos introduziram mais meia duzia de questoes.

Tambem fico com a idéia de que a mae deles estava de saco cheio de proteger aquela porcaria e pegou os meninos p/ ficarem no lugar dela. Como so precisava de um, fez aquela cara hr que o segundo nasceu.

Quem veio antes dela, quem concebeu essa funcao aos guardioes sao perguntas que jamais serao respondidas.

A luz esta presente dentro de todos nós, se ela acabar, nós morremos.
Entao se nós somos corruptos, matadores e destruidores pq diabos ela protege o que justamente a luz que nos matem vivos, a Luz?

Bom, agora e esperar p/ ver umas cenas de acao pq respostas so na outra vida...

Doraemon disse...

Eu... realmente... não gostei DESTE episódio. Numa primeira análise.

Aquele papo de prender o mal na ilha caiu por terra POR EQTO. O surgimento do (F)locke SÓ ACONTECEU pelo egoísmo de uma protetora e pela vingança de um protetor.

Os rituais de passagem também foram fracos.

Se for só isso, sim, foi uma resposta midichloriana.

E quando finalmente houve a primeira explosão de cabeças, Adão e Eva, o episódio acabou.

E, meu, não tinha necessidade daquele recap da primeira temporada.

A única saída que vejo é a luz ser algo totalmente puro, que foi corrompido pelos sentimentos do Esaú. Daí o corpo foi descartado, mas o desejo de sair da ilha permaneceu. E assim os anos passaram, até que a luz incorporou os desejos de outra pessoa, Locke. Por isso a fumaça está presa nesta forma agora.

A fumaça é o conjunto de desejos das pessoas que tem contato com ela. Mas de alguma forma os desejos das pessoas mais miseráveis se sobrepõem ao restante.

Assim como a fumaça deve ser o próprio coração da ilha.

===========

Viu, se o raciocínio for esse, seria algo grandioso. Mas o jeito que foi explicado tirou toda a grandiosidade do fato.

Assim como foi ruim a queda do pedestal de Jacob. Sua onisciência temporal foi por terra POR EQTO também. =P

Lylo disse...

Então quer dizer que o Desmond sabia o nome do MIB desde o princípio: Brotha! rsrsrs

Ligike disse...

Meu, o final do episódio (com os flashbacks da kate e do jack) me emocionou mais do que o tchau dos kwon..

Marcelo Caetano disse...

Episódio que pode criar uma penca de teorias. que podem ou não ser respondidas.

MInha humilde opinião.

* Quando o MIB fala que é especial pra mãe de criação dele...me lembrei na hora do Locke...

* Acho que o monstro já existia na ilha e aparece pro MIB como a mãe dele.

* O fumaça sempre quis sair da ilha e manipulou o piá lá porque de alguma forma sabia que o guri queria sair também ... sabe ... ele era "especial" e quem se disse especial nessa série acabou na vala e virando avatar do fumacinha.

Por enquanto pensei só nisso!!! :P


PS.: Só o Desmond pode entrar naquele troço de luz...porque ele sim, por algum motivo, é especial.

Valeu a atenção!!

Gabriel disse...

Doraemon

nao deixa de ser uma boa teoria


Aquela macumba feita no vinho foi triste ein...

DeverasPedalavel disse...

Gente, como assim? Ah, e eu acho que mais alguns possíveis mistérios possam ter sido revelados - a roda de burro foi feita a mando do monstro de fumaça por algum (ns) capacho (s) dele ao longo dos anos, o templo foi construído em cima da caverna da luz e a fonte que cura tudo fica bem em cima da tal caverninha... enfim, espaço para altas especulações.

El disse...

Minha analise sobre o episodio: A questão da historia do Jacob e do Homem de Preto é muito interessante, inclusive as reviravoltas mostrando que é até compreensivel defender o Homem de Preto vendo a historia dele. A Atuação da Mãe "Maluca" dos dois foi extraordinaria, e a do Homem de Preto também espetacular, já a do Jacob foi lamentavel... Mas com relação a explicação da ilha, da luz, senti um vazio, uma frustração muito grande, e a minha empolgação de Lost até semana passada foi pra ralo abaixo depois desse episodio.. E por que? Porque é evidente que faltando 3 episodios pro seu desfecho, colocarem um episodio explicando algumas coisas, mas colocando mais duvidas sobre varias, não havera mais tempo e subestimaram a inteligencia dos fãs... A série foi muito divertida e nos deu ótimos personagens, mas tudo isso na esperança de que pelo menos os principais mistérios fossem revelados, e do contrario do que o blogueiro diz, isso não é ignorancia, nem superficial, e sim o minimo de bom senso para nós, que acompanhamos a serie por 6 anos, esperamos ter no final, e não se contentar com qualquer desfecho meia boca ou algo no qual os produtores apreciam ignorando o fato de que devem apresentar um desfecho que no minimo venha a agradar uma grande maioria.. To vendo que esse não vai ser o caso, e sim, um grande descaso!

Sempre fui um fã assiduo da serie, mas não posso me cegar mediante a algo que não me agrada só pra defender a serie... Fanatismo, de fato, não dá... Respeito pelo gosto dos outros, sem precisar tripudiar ou me achar o dono da razão como eu vejo que acontece aqui, ou então falta expressividade nos textos de "algumas pessoas"...

Ronaldo Brito disse...

Sério que o episódio foi só isso????

Cara, baixei na melhor qualidade, preparei lanche pra comer com coca, deitei no sofá animadão, pensando que teríamos respostas como a chegada dos egipcios, a criação do templo e da estátua, a chegada do Povo Dharma, a explicação do que é a ilha, entre tantas outras coisas que estão no ar e eles me vem com esse besteirol?????

Sério mesmo, só vou terminar de ver porque faltam duas semanas...

Volvago disse...

Depois desse episódio se percebe que a série se torna eterna, pois nunca saberemos a origem de tudo, da ilha e o que ela "é" realmente, é como a vida, a nossa vida !Episódio muito fodástico ! Estou muito curioso pra saber o fim dessa porra !!!!!!!!!!!! Aahhhhhhhhhhh, eu vou ficar doido !!!!!!!!!!!!!(ai que dó, o Mib afinal não tem nome, huhauahuahuaa............

Volvago disse...

Depois desse episódio se percebe que a série se torna eterna, pois nunca saberemos a origem de tudo, da ilha e o que ela "é" realmente, é como a vida, a nossa vida !Episódio muito fodástico ! Estou muito curioso pra saber o fim dessa porra !!!!!!!!!!!! Aahhhhhhhhhhh, eu vou ficar doido !!!!!!!!!!!!!(ai que dó, o Mib afinal não tem nome, huhauahuahuaa............

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 524   Recentes› Mais recentes»