03/04/2010

Os espelhos e a realidade paralela de Lost

Com exceção de Ab Aeterno (que não teve flash sideway), todos os episódios dessa última temporada de Lost trouxeram cenas (clique na imagem ao lado) em que os personagens se encaravam, direta ou indiretamente, num reflexo de espelhos ou coisas que serviam como tal.

Levantado por um leitor do blog, o assunto foi até discutido no Dudecast #46. Agora, será que essas cenas nos dão alguma dica para o entendimento dessa trama envolvendo realidades distintas ou seriam 'meras' coincidências? As opiniões obviamente são diversas, e é justamente por isso que levanto a bola: o que você entende ou interpreta a cada vez que um lostie se vê num reflexo?

Obs.: A imagem que ilustra este post foi originalmente disponibilizada aqui.

32 comentários:

PC disse...

O mesmo que acontece com Desmond dentro cargueiro quando Minkowski diz:"Você está mais velho".
O espelho pode ser a materialização do universo paralelo, um está de frente pro outro.

Cristiano Almeida disse...

Para mim isto tem significado poético. Nos remete a um raciocínio sobre as realidades paralelas, como se o que ocorre dentro do espelho fosse uma realidade paralela do que ocorre fora. Nos passa a impressão de que eles sentem que algo está diferente do que poderia ser. Mas não acho que isso tenha um significado fundamental na trama.

Guilherme disse...

Concordo com o Cristiano... acho que isso não terá repercussão alguma na série, apenas serve para os mais observadores se deleitarem com mais easter eggs (bem espírito da páscoa, aliás, rs)

Anderson Lima disse...

creio que tenha um significado... xD

Jô Domingos disse...

Guilherme, o q tem a ver os espelhos com páscoa, criatura?

Gerson Avillez disse...

caramba! Muito criativo e original! rsrs Graças a Deus que eles tem diploma pra tal! rs

Gerson Avillez disse...

Jô Domingos, é que o coelho é simbolo da fertilidade e os espelhos ao multiplicar as imagens é um paralelo dele para o mesmo! akhaihaihai

jesau disse...

Talvez seja uma dica de que a estação O Espelho(The Looking Glass) terá alguma importância nessa realidade paralela. Mesmo com a ilha submersa, a estação ainda estaria funcionando, não? E em 1977 a estação já existia, pois quando o Jin manda o Radzinsky verificar se um avião tinha pousado na ilha, logo depois ele diz que verificou com a estação O Espelho.

Candice Telli disse...

Eu acho que todos eles estão meio que não se reconhecendo... se achando mais velhos, talvez, ou mais experientes.

Eduardo Bomtempo disse...

O Cristiano disse o que eu pensei. Me lembra também aquele outro livro da Alice. Se não me engano, não tem alguns episódios de Lost que tem Mirror no nome?

Candice Telli disse...

Como sempre digo, o Dude é a melhor fonte para debates pq chega a antecipar algumas coisas. Olha o q há num dos posts sobre The Constant (um texto de um crítico norte-americano):
"É claro que agora que a estação Cisne se foi, isso significa que o buraco de minhoca está fechado? Aqui vai minha teoria: Penso que a chave de segurança provocou uma última descarga destinada a manter o buraco aberto por um determinado tempo para que algo fosse concluído. Mas quando esse tempo se encerrar, é 'adeus anaomalia do tempo-espaço', e talvez, adeus Ilha também."

Ou seja, a ilha no fundo do mar não é surpresa para aqueles q lembraram deste post... hehe
Acho q tudo se encaminha para um final impressionante e satisfatório para nós, fãs hardcore da série.

Roberto disse...

easter eggs = ovos de páscoa

Alice disse...

Easter Eggs = ovos de páscoa.

ggg disse...

Jô Domingos, o Guilherme está se referindo ao termo "easter egg" que é ovo de páscoa em inglês, mas em Lost tem outro significado: easter egg é qualquer coisa oculta, podendo ser encontrada em qualquer tipo de sistema virtual, incluindo músicas, filmes, videogames e etc.

fabio disse...

Não sei se tem algo de mistério,más se tratando de LOST!!!
www.losthome.zip.net

Edinho disse...

Bom, o Farol (ep. 6x05) tinha o mecanismo com os espelhos que mostravam a vida dos candidatos, né?

ademirrafaelmg disse...

...vou meio q repostar o q comentei no post de easter eggs...
 
poxa!! q loucura! ninguém achou estranho q justamente no episódio que mostra uma Sun q a princípio só fala coreano (a da paralela), a Sun da ilha comece a falar (mesmo q temporariamente) somente coreano??
 
sei lá muita coisa nesse episódio parece "ligar" as realidades...
tive a ligeira impressão de q os losties estão alternando suas consciências entre as realidades, ora na "original", ora na paralela... por exemplo quando a Sun "original" bate a cabeça na árvore e a Sun da paralela acorda (tudo bem q pode ser um recurso simplismente televisivo), mas fiquei encucado... sem contar as incontáveis vezes q os losties aparecem observando (parecendo ligeiramente confusos ou intrigados) seus reflexos nos espelhos, vidros, etc...
 
além disso achei curioso a cena em q Kate está paradona pensando (em transe? viajando entre as realidades??) até ser "acordada" por Sayer (final do episodio +- 40 min). Sayer ainda comenta "Aonde vc foi? Parecia q seu cerebro foi dar um passeio!"... curioso no mínimo!
 
p mim as realidades estão conectadas e muito provavelmente isso tem a ver com os espelhos!!!

Antonio disse...

Acho que os espelhos representam as mudanças que ocorreram com os personagens nessa realidade paralela, ou seja, representa o estranhamento de quem assiste a série sobre as transformações ocorridas nas vidas dos losties.
Os próprios personagens estranham (sem entenderem) sua imagem ao se olhar no espelho.

Stellinhah disse...

tem que ter a ver com Alice Through the looking-glass (mesmo nome da estaçao aquática)

no livro, a alice atravessa um espelho e vai parar no mundo do contrário.

pra você não sair do lugar você tem que correr; pra andar você tem que ficar parado. Ela é transformada numa peça de xadrez

Airton disse...

UM espelho reflete ao contrário, invertido, e acreditop que a realidade paralela é um reflexo invertido do personagem, agindo de forma oposta aos losties na ilha.

Fabrízio C-R. disse...

Concordo com o que a Stellinhah disse. A gente já teve diversas referências à obras de Lewis Carol (coelhos, o nome da estação, os espelhos agora)

Acho que ainda veremos algo relacionado às duas realidades... Talvez até no próximo episódio.

Fabrízio C-R. disse...

PS: De acordo com a minha namorada, isso só quer dizer que "eles são meio narcisistas". Palavras dela :P

CrazyPhantomBR disse...

Quando você morre na ilha, acorda na paralela, em frente a um espelho. E sua vida segue, como se Jacob não houvesse interferido.

Se você morre por um bom ideal, voce se da bem na paralela. Por isso acho que Jack vai morrer, porque ele ta se dando bem com seu filho e tal.

Ja Saiyd se fodeu, porque na ilha morreu matando. Resultado: na paralela continuou se quebrando (bad man).

Hugo... ta bem da vida.

Ben ta sussegado.

Ou seja, os "bons" ou os arrependidos estão se dando bem na paralela.

Quando morrerem, acordam la.

é como se Jacob não se permitisse "foder" com a vida de quem ele levava pra ilha, e devolvesse a chance pro cara.

Teorias LLOST!

CrazyPhantomBR disse...

Comentarios moderados??

Guilherme disse...

Jô Domingos, o Roberto e a Alice já responderam a sua pergunta mas a resposta do Gerson Avillez, sem sombra de dúvida, foi a mais original rs

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Com certeza deve ter um significado muito forte, até pq no ep Lighthouse vimos que no farol de jacob tiha o espelho, agora que siginificado é esse eu ainda não tenho uma teoria formada.

Luciano Bravo disse...

CrazyPhantomBR, será que quem encontra uma redenção na Ilha vive bem na paralela? Acha que em relação ao Charlie isso se aplica? Bem, o roqueiro morreu para salvar Desmond e todos os amigos; na realidade paralela, ele foi preso de cara na chegada ao aeroporto; o irmão não conseguia encontrá-lo facilmente, como vimos no ep Recon.
Particularmente acho que ainda vale aquela teoria de que não dá para mudar o futuro... o universo vai se ajustando devagar.

Léa disse...

Hum,acho que os espelhos podem ser um portal para a outra realidade, a ilha. Hahaha. Mas falando sério, acho que os roteiristas talvez busquem inpiração mais uma vez na obra de Lewis Carrol, Alice através do espelho, como no fim da 3ª temporada. Um abração...

Wellington disse...

os comentarios tão muito bem moderados.

acho que desde que não vire bagunça e que não seja inconveniente, uma ou outra palavra mais forte não faz mal. ora, por favor, não estamos na creche nem ninguém está ofendendo os outros. não sejamos radicais e vamo curtir lost pessoal.

Irena Grassi disse...

Eu não sei de fato o que significam os espelhos, por enquanto só os vejo como pistas, se pensarmos que ele reflete imagens AO CONTRÁRIO, e vemos os losties protagonizando situações inversas à realidade q vimos até agora, como por exemplo o Hurley sendo sortudo ao invés de azarado, o Ben não sendo egoísta, o Sawyer sendo policia e não bandido,o Jack um homem de fé e o Locke um homem da razão. No entanto, a Kate, que não é uma candidata, continua uma ladra fugitiva (até onde a gente sabe). Tenho certeza que é nesse mato q tem coelho, hehehehe

Cristiano Almeida disse...

Enviei minha teoria completa sobre os espelhos para ser lida no Dudecast 48, seguindo o raciocíno que já apresentei neste tópico.

Vou torcer para que os dudes leiam.
:)

jonas Candido disse...

Se nós jogarmos agua sobre o espelho
e olhor o nossa reflexo, veremos uma
imagem destorcida de nós.
A cena do espelho em lost, é a crise
de identidade, ja que o filme é totalmente misterioso.
É uma imagem síntese.