03/03/2010

Comentários do ep. 6x06 "Sundown"

Um tigre nunca muda suas listras? Quem já fez escolhas ruins antes está fadado a repetí-las sempre? É mais fácil (ou mais recompensador) optar pelo mal? “Sundown”, sexto episódio dessa 6ª temporada de Lost, levanta exatamente essas grandes perguntas ao colocar Sayid no centro da ação tanto da Ilha, quanto fora dela nos flash sideways, lançando sobre ele o pôr do sol que, renegando a luz, expõe para o iraquiano o peso de seu lado mais obscuro e frio, o daquele homem que ele não mais queria ser.

Leia mais...

    Manipulado na Ilha por Dogen, a quem acaba matando de forma selvagem mais tarde (não sem antes ‘brincar’ de ultimate fight numa das sequências que abriram o episódio), Sayid acaba enxergando em (F)Locke uma chance de se salvar. Mas, o que Sayid busca ali na Ilha, já não tem nada a ver com sobrevivência, mas sim com qualquer esperança de recuperar o que lhe parecia eternamente perdido, e que em seu íntimo seria sua única chance de se redimir: o amor de Nadia, a mesma mulher que parece ter morrido justamente por influência de Jacob, mas que na realidade paralela vive sã e salva (ou quase, graças à rápida reaparição de Keamy) ao lado de Omar, o irmão mais velho e covarde de Sayid.

    Na conversa com (F)Locke (que até aqui de fato carrega na badeira dos argumentos objetivos, sua melhor ferramenta de convencimento), Sayid vislumbra uma oportunidade de vingança, mas sobretudo de um resgate impossível. Nós por tabela, ganhamos mais um elemento para discutir: é através do sucesso ou fracasso de (F)Locke e sua tentativa de voltar pra casa (que agora sabemos não ter nada a ver com o Templo), que os losties e todos os demais ganharão uma nova chance na realidade paralela? Só o tempo dirá, mas não deixa de ser um tanto quanto curioso perceber que a construção que vem sendo feita até aqui, parece querer nos induzir à interpretação de que no fim das contas, Jacob é mesmo só um grande filho da mãe manipulador que resolveu brincar com vidas alheias numa Ilha tropical perdida no Pacífico.

    Como fica evidente no final, “Sundown” marca o início de uma jornada que dividirá os losties entre seguidores de dois lados opostos e diametralmente distintos. E se de um lado Jack ainda tem um papel importante a descobrir, do outro Sayid aparece abraçando uma causa que não é sua, mas cujo resultado pode dar a ele o prêmio que tanto procura: uma chance de recomeçar e recuperar o que lhe parecia para sempre perdido. Mas, a que preço?

    Muito mais sobre esse belo episódio, no já tradicional post de easter eggs, curiosidades e repercussão, além, claro, do Dudecast que sempre conta com a importante participação de vocês.

145 comentários:

Tarcisio disse...

eita! "what if you could?"


ow

Quevedo disse...

ainda são 23:34,e ja eastá aberto o posto sobre os comentarios do episódio...
isso é muito estranho...

Djspro disse...

O que foi isso??? E pensar que tem gente que reclama de Lost... sensacional! Só espero a legenda pra tirar algumas dúvidas.

Marília Teive disse...

Em minha modesta opinião: o melhor episódio até agora
Quer dizer que o irmao que nao mata galinha acabou ficando com Nadia???? Amazing...
Muito, muito bom. E horripilante.
No começo de lost, na primeira temporada, eu senia tanato medo quando via os episódios. Sinto isso de novo.
Que bom!!!

billv6 disse...

Eu também, achei sensacional, só assistir amanhã com legendas pra pegar umas coisinhas que passaram... Episódio excelente!!!

Mariana disse...

Excelente episódio!!! O olhar do Sayid ao final não teve preço! *__*

Daniel disse...

Excelente!

Leo disse...

caraca o sayd ta mais bad boy doq o flocke kkkkk po mas axo q faltou aparecer um pouco do hurley/jack/sawyer... no geral achei um bom episodio... axo q vendo com legendas vai da pra compreender melhor

Tarcisio disse...

o cara era irmao do sayd mesmo ou ele apenas usava o termo "brother" como o Desmond? bem, depois vejo isso

que final foi esse! que loucura.

Spartan disse...

OMG! Sayid Bad Guy

Mister Ale disse...

Sei que o bicho tá pegando...

"The wrong side is going to win?"

Hudson Maciel - Arquitetura e Urbanismo UFMG 2009 disse...

Mttt bom! o começo foi meio parado.

Para mim, a sexta temporada só começa agora.

Os episodios anteriores foram a finalização da quinta.

Agora que a historia vai começar! Mttt bom mesmo

José Estelita disse...

O segredo de Lost é a teoria da Interpretação de Everett dos mundos paralelos.

UtarefsoN disse...

Melhores cenas de ação da série até agora (IMO), em um episódio inteligente e significativo. Quem disse que uns bons sopapos não adicionam nada a uma série?

Rômulo disse...

OMFG

SuperHiperUltraMega disse...

eU SENTi o mesmo q a Marília disse.
Medo e tensão...dos personagens morrerem e tals...

Pobre DOgen, gostei dele, e a história dele parecia triste!

snif, snif...

E agora...SÓ SEMANA Q VEM

AHHHHHHHHHHHH

Leandro disse...

mais um episódio horrível de uma temporada que promete ser, infelizmente, a pior de todas.

o que esperar de um seriado que demora 3 anos para mostrar a cara de um monstro e mais 3 para mostrar que ele é um homem?

Amanda G. Cardoso disse...

OMFG =O
Digerindo...

Brunhild Dablemont disse...

Episodio fantastico! O final foi espetacular!

Andrea disse...

Saiyd turns to the Dark Side, rsrsrsr

Ela e sua janela disse...

um PUUUUUUta episódio!
Assustador... tipo filme de terror mesmo. Tô com medo do Sayiiiiiiiid e da Claaaaaaaaaire

Paola Cury disse...

OMG! WHAT WAS THAT?????? Mesmo sabendo que o Sayid ia matar o Dogen eu fiquei arrepiada com o episódio! E as caras da Claire e do Said no final?
a claire falando "I'm not the one who needs rescue".. nossa bateu TODOS os récordes!!! eu nunca me senti tão longe da próxima terça feira como eu to me sentindo agora!

RFávero disse...

O olhar do Sayid realmente foi demais, parecia outra pessoa....

Eugenia disse...

Muuuito bom! Fiquei com os olhos grudados na tela...
Espero q o Sayid consiga sua redenção, viu. Ele não é uma pessoa essencialmente má. Na realidade paralela, ele matou pq sabia q voltariam pra matar o irmão dele. Na realidade da ilha, foi infectado. Ainda q ñ tivesse sido, qq um ia qrer matar os homens q o torturaram e o enviaram para a morte - sem dar nenhuma explicação do motivo.
E o Keamy, hein... Son of a bitch nas duas realidades...e

O Mito A Lenda disse...

Fantastico.... mais uma vez a ilha se divide entre Locke e Jack... Tenho minhas duvidas se realmente o Sr. miyagi (dogen) realmente morreu pois aquela agua do templo eh santa hehehehehe ,mas a conexao entre as duas realidades parece irreversivel... great lost... alex dias

Rafael Augusto disse...

Cheio de ação... Perfeito... nada mais... pena que perdi o dialogo FLocke/Sayid pós-faca no peito... tive q ver a eliminação do BBB xD
Mas ouvi FLock falar sobre Sayid ter Nadia de volta... Depois vejo de novo... Primeira vez q acompanho ao vivo. Muito mais emocionante! Apesar de não falar ingles fluente, nem nunca ter feito curso, não perdi nenhum dialogo fora esse, que foi mais por distração..

Tácito disse...

impressive, very impressive...

José Paulo disse...

O melhor desta temporada!!! Sensacional!! Emoção do começo ao fim!!! priceless ... The beginning of the end!! tenho a impressão de que estamos próximos do final, o fim se aproxima, e de uma forma totalmente impressionante!!!
Sensacional!!! flashsideways!!!Sensacional!! Minha Cabeça explodiu!! JN!!

Augusto Passos disse...

Nossa, achei o episódio ótimo. O que foi essa sequência da fumaça invadindo o templo? ou a luta do Miyagi e o Saidy? Sensacional.

Acho que quem tinha dúvidas se o Fake Locke era mal ou não, se esclareceu neste episódio.

Amanhã vou assistir legendado pra entender melhor.

Acyole disse...

Cara, é a primeira vez que assisto por streaming, foi meio lento/conexão e também meu inglês de regular para ruim... mas sou tão fan, que conseguir entender algumas coisas...

Poxa, que carnificina da poxa..., e o Dogen morreu mesmo, a facada no pescoço do rippy Lennon ele será curado na fonte(dos que lavaram o pé e deixou sujo...)

a cena da Kate com Claire presa cortou e não peguei a conversa...

e a facada do Sayid no BS, alí não precisa de cartão de visitas, olá sou o monstro...


e o final, por que o BS tá com aquela turma... o que ele quer afinal, pois já fudeu todo mundo no templo...


episodio da poxa, com certeza um dos melhores do seriado...

fulminante...


by

51/50 disse...

Melhor episodio até agora, sem brincadeira deu até arrepio, o sayid ficou sinistrão, agora quero ver, certo, entao agora ele tem o james, o sayid e a claire, to com a cabeça a mil ainda, a cara da kate vendo o locke falso foi muito bom, sem contar o sayid olhando pro ben daquele jeito, até o ben se borrou todo

Erik Fernandes disse...

Eu gostei demais do episodio. Passou aquela sensação de "e agora?" que LOST sempre faz muito bem.

Mas a dúvida que fica é: Onde tá o Jin e o Sawyer?

Rodrigo disse...

Nossa! Esse sim foi um baita episódio.
Cara, o Sayid é mau em qualquer realidade...huashshua

Gabriel disse...

Muito bom!
só achei q enrolaram um pouco pra chegar na parte do ataque ao templo ..dai fico td muito rápido naquele finalzinho..

VagnerSgt disse...

Caramba, adorei o episódio. Foi chocante, deprimente aquele final! Parece que Sayid finalmente decidiu seu lado e não é nada bom. Podem pintar mil teorias malucas de que Fake Locke é a representação do bem, mas pra mim depois deste episódio isto é impossível.

Luu disse...

Perdi muita coisa... tenho que esperar o rmvb legendado

marko damiani disse...

Manchete do "Meia Ilha":

Saiyd fez pacto com o capeta e acaba tio na paralela!

Abraço, Dudes

Tarcisio disse...

aquele link ao vivo que termina com o codigo 2119 praticamente nao travou.

Vfernandes_rj disse...

esse ep foi tenso... na moral, acho que todo mundo medrou na hora em que o sayd olha boladão... e a kate com o Flocke... ele ficou encarando ela... sinistro!!!

L.Capettoni disse...

Só uma palavra pra descrever este episódio. Medo. Hoje eu não durmo... sensacional. Provavelmente o episódio mais foda de toda a série. (não o melhor, mas o mais chocante).

edsonludd disse...

Gente....
Será que a Kate ficará junto ao grupo de (F)Locke? Por que ela não foi morta também? Se o (F)Locke - MIB - Esaú ou o cão que seja estava fora do templo, e o monstro atacou dentro como podem ser a mesma "pessoa-entidade"? Sayd corno fi do cão!!!! MEDO!!!!

Gabriel disse...

que isso!!!!
o monstro mata todo mundo.....
sensacional episodio

V_ Leal disse...

Achei que prestou só os 10 min finais, o resto foi lento, chato e drama mexicano ou iraquiano?

Shadow of the Statue disse...

Concordo com a Marília.. senti aquele 'medo' que a primeira temporada proporcionava... e devo confessar que nunca gostei dos episódios do Sayid... até hoje. Muito bom! A facada no (F)Locke -failed xD ; a lutinha com o Dogen (sempre amei o fato do Sayid ser 'fodinha' nessas coisas, e fikei na torcida pra ele dar um chega-pra-lá no 'samurai' - damn it =/ ); o Sayid atirando nakele N-O-J-E-N-T-O que matou a Alex-e eu (só que no meu caso,foi de susto.. u_u),o que foi o Jin aparecer logo ali (momento WTF?!) e a incrivel sequencia do "salve-se quem puder" - to agoniada até agora com o sorrisinho do Sayid e a chacina realizada pelo Lostzilla nakele que era o lugar "mais seguro da ilha"... ¬¬ seriuh... me deu um aperto no coração, pq eu tinha CERTEZA q o (F)Locke ia matar alguem de que gosto, na hora q eu vi o Miles separando da Kate pensei "droga!fu-fu pra ele!vai morrer bem aí"... e akele povo (Ilana,Sun etc) aparecendo ali do nda... eu gritava sai daí logo seus idiotas estúpidos.. salva ninguem naum!vão embooora! =O
wow.. cansei. ^^

moglirural disse...

achei o episodio muito foda...apesar de nao responder muita coisa....claro nao peguei direito mas o monstro passou pela fenda pra entrar no templo.a chance de provar que sayd tinha algo bom foi pro agua abaixo...a adaga nao funcionou....meio louco essa parte...será q se jack tivesse o feito ele teria morrido ...e se tivesse o q poderia acontecer a ilha..isso é um ponto a pensar...agora ver o sayd com cara de ''o iluminado''...foi sinistro...faltam 10 episodios para o final da serie....e ate agora nao vi a conexao entre os flash-sideways e o presente da ilha...e outra coisa axo q o bixo vai pegar pra kate...duvido que claire irá ficar kieta...ta doidinha como a francesa....espetacular episodio....sequestraram o jin...que loco...porque...hahah...to pirando!!

Sidney Benetti disse...

Pra mim, esse episódio deixou claro que o Jacob NÂO é o bonzinho. Nos outros deu pra ver que ele vai fazer qualquer coisa e manipular qualquer um pra conseguir o que ele quer. Nesse ep. de hj vimos que o Dogen é a mesma coisa, o Ben então nem se fala.

E aquele negócio de "Jacob morreu, vocês estão livres"? Pelo jeito não era só forma de dizer.

Voltando mais um pouco na série, o Jacob viu a Ilana no hospital toda $#!@$ e não tava nem ai. O Richard que parece ser o braço direito dele, nem sabia dos "candidatos". O Ben então que era o "líder" nas outras temporadas nunca viu a cara do safado. Nem a pau que ele é o bom da história.

E alguém esqueceu o massacre da Dharma? Se não foi ordem do Jacob, ele também não fez nada pra impedir.

O que o MIB fez foi mais um resgate do que uma invasão.

Mas que o Sayid tava sinistro, isso tava...

V_ Leal disse...

Só agora sabemos q. a casa de Flocke nada tem a ver com o templo? Faz tempo hein, no primeiro ou segundo episódio caso não me engano q. ele deixou claríssimo q. a casa dele não é na ilha (!) ao enaltecer a admiração de Locke pela ilha e depois distinguir-se dele. Estava claro no discurso, bastava um pouquinho de interpretação.

Kate ficou para atrás, vai ficar com Miles por enquanto. Flocke não demonstrou o mesmo interesse por ela, aliás demonstrou foi DESPREZO, interessante! E ele mostrou o nome de todos para Sawyer na caverna, menos o da Kate. Em algum momento ele deve falar pro Sawyer que Kate não é "candidata", mais uma mentira.

Jeverson disse...

Acho que no final todos vamos nos surpreender com o Jacob. Tudo que acontece, inclusive os eventos atuais vão estar nos seus planos e todos serão marionetes para que ele atinja os seus fins, até mesmo o FLoke sem saber participa de seu objetivo.

Aline disse...

Um eipisódio de tirar o fôlego. Até que enfim! Não sou e nem quero fazer parte do time dos reclamões, mas, até então, tivemos episódios muito bons, mas mornos, que não me fizeram nem de longe sentir as batidas do coração mais aceleradas.

Sempre tive simpatia pelo Sayid e dói vê-lo tomado pelo "mal", ainda mais quando sabemos (ou pensamos saber) que a recompensa não virá, já que parece estar claro que Flocke não é lá muito cumpridor de promessas, como afirmou na conversa com a Claire. Interessante a história na realidade paralela, todo bonzinho, crente de que não é merecedor do amor da Nádia.

Ponto para atuação de Naveen Andrews! Expressões assustadoras!
Vale destacar a ótima cara de Ben quando encontra Sayid, saindo de fininho hahaha

Interessante também será ver como os losties se dividirão nessa disputa e como isso afetará a relação entre eles.

"Sundown" entra definitivamente na lista de melhores episódios sobre o Sayid e me deixa muito mais ansiosa para ver o próximo episódio.

Aline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ferds disse...

Não entendi porque tá todo mundo dizendo que o episódio mostrou que o Sayid estava fadado a ser "mau" em quaisquer situações...

Na realidade sonolenta... ops... paralela, ele é mau porque: o cara é um ex-soldado iraquiano, está acossado por 3 estranhos que vão matar sua família, faz uma manobra Jason Bourne e queima os carcamanos? Ué, um ex-soldado para num ser "mau" com os bandidos deveria... cantar uma música, ou algo assim? (Concordo, novela israelense).

E na ilha... bom, agora é a vez dos caras jogarem ele prá lá e prá cá. Igual fizeram com o Ben, com o Locke, etc., que também apareciam de vez em quando com cara de doidos (de fato a cara de doido do Sayid foi impagável). No resumo, mais um episódio alternando entre os men-in-colors contando mentira pros losties. O que valeu foi a pancadaria, tava fazendo falta um pouco de ação.

Fellipe disse...

Quando o Monstro disse pro Sayid que ele poderia ver a Nadia denovo, acho que eh uma indicação que, na verdade, aquela realidade paralela é uma pequena "mudança" que o Monstro fez.

Digo pensando no seguinte, oque o Monstro diz eh algo que nao da pra duvida ser possivel na realidade do Lost. Se agente for lembrar algo semelhante ja aconteceu antes, quando o Ben, pra que a Juliet ficasse na Ilha, salvou a vida do filho da irmâ, me lembro bem do epsodio que ela vai na estação do russo lá e ve um video da irmã com o filho.

Oque o Dogen falou foi bem interessante... "ele(Monstro) te fez uma proposta semelhante" ou algo assim, meu ingles eh horrivel... mas eu entendi que os dois o Jacob e o Monstro tem algum tipo de poder muito phodonicos(nao consigo pensar em outra palavra)kkkk


Oque eu percebi é que o Jacob tende a trazer pessoas e permanecer na Ilha, como se a Ilha tivesse algo importante. Ja o Monstro quer sair, mas é interessante lembrar que quando agente viu ele no final da quinta temporada, oque ele fala pro Jacob na praia sobre as pessoas que o Jacob trazia soou como se ele estivesse bem lá o problema era as pessoas que o Jacob sempre trazia. Mas agora o Monstro quer ir embora.
Eu acabo tendendo a pensar que o Monstro esta mentindo muito, apesar de como as coisas foram colocadas darem a entender que ele está mesmo falando a verdade... mas nesse caso eu me pergunto eh o Jacob? Ele simplismente vai morrer e o Monstro vai resolver tudo e ninguem vai saber qual era o proposito de Tudo? Ok, eu exagerei kkkkkkkk

Foi muito bom esse Epsodio, espero apenas que venham mais respostas e menos perguntas novas.

Fabricio disse...

Concordo com o Jeverson. Tenho a mesma opnião, acho que quando a maioria está pensando que os planos do Jacob foram por água abaixo, na verdade estão é correndo tudo muito bem, da forma com que ele sempre planejou. Simplesmente tudo estava planejado desde o início. Só não concordo que o Jacob foi responsável pela morte de Nádia, já que a mesma já havia sido recomendada por Wildmore. Resta saber se os planos de Jacob são bons ou ruins, pois mesmo planos bons requerem um pouco de sacrificio.
Falando de Wildmore, o grande segredo está nele. Já que parece que o mesmo sabe de todos esses segredos e tenta sempre impor suas vontades, mesmo sendo quase sempre fracassadas.

Daniela disse...

Achei o episódio bem fraquinho. Nada inesperado, considerando os episódios anteriores.

ૐ ..:: Renatão ::.. ૐ disse...

F$%#$...episodio foda@@

V_ Leal disse...

Flocke quer voltar pra casa e definitivamente a casa dele não fica no século XXI. Afinal, ele já confessou q. está morto, q. há muito tempo ele deixou de ser homem. O único modo dele voltar para casa seria alterar o passado dele! Se ele conseguir alterar o passado, por consequência ele consegue alterar o passado dos losties e pelo visto isso já foi feito e já estamos vendo na "realidade chata paralela". Flocke ao alterar o passado criou a realidade paralela. Então ele não mentiu para o Sayid, se o plano do Flocke der certo *e parece q. já deu, Sayid vai ter uma vida nova. E não apenas o Sayid e sim todos os losties e não losties.

guilherme disse...

Também achei o episódio bem fraco, não consigo entender como tem tanta gente gostando tanto a ponto de chamar o melhor da temporada! O que está acontecendo com Lost? Ninguém tem medo do rumo q está se tomando? Sei lah, Dogen toma atitudes que não fazem sentido algum, a Claire começa a me irritar tb, com sua completa falta de noção(espero q esteja msm morta), a regra de que se matando o Dogen o monstro tem livre acesso ao templo parece relaxada e feita as pressas, além da normal falta de emoção em metade dos episódios em seus flashes sideways, que aliás, nesse episódio foi até que no memsmo nível do que aconteceu na ilha! Espero mt que esse episódio seja uma divisa na temporada e que agora realmente comece, pq todos sabemos q o final da série será foda (tomara msm!)... sempre eh! Mas essa temporada nãoé uma qualquer, eh a última,não adianta ter final foda se o inicio e meio tb naum forem. Sei lah! Não quero não gostar de Lost, mas está acontecendo e logo na última temporada! uhaehueuhae

Doraemon disse...

O drama do Sayid na realidade paralela serviu mais de easter egg que outra coisa.

O forte do episódio ficou mesmo para o final. A morte e história do Dogen. A invasão. A questão da balança do bem e do mal. Agora, vem as teorias / dúvidas:

1- Jacob falara que tudo acabava apenas uma vez e que todo o resto era progresso. (F)locke crê que todos se corrompem. E é isso que ele faz. Pegou Ford, Jarrah, Littleton em momentos de fragilidade. Austin tb???

2- E o Jin???? Se ele foi convertido, cresce cada vez mais em mim a idéia de que os Kwon são o casal da gruta. O bem e o mal que se únem e convivem em harmonia...

3- E se a grande aposta entre Jacob e (F)locke é se há bondade mesmo com todo o sofrimento (imposto por qualquer das entidades)? E se (F)locke ganhar, provando que pode corromper a todos com medo e tentação e levá-los para fora da ilha, (F)locke terá a ilha isolada de volta? Tipo, todas as realidades paralelas em que há humanos na ilha se extinguirão. E (F)locke, um ser multidimensional, terá sua CASA de volta, pura. Mas haveria regras, com o garoto como juiz: não pode haver mortes diretas. Hmm...

Dúvidas pentelhas:

4- E o Richard? Um dia de caminhada não foi o suficiente para ele chegar ao templo?

5- O Miles sabia da Claire porque leu relatórios sobre os survivors, né?

6- Porque o grupo de Ilana se importou especificamente com o Sayid e não com outras pessoas?

zomb1tch disse...

Os losties realmente são peças de xadrez, sendo manipulado por todos na ilha.
Baita episódio, nem sei o que dizer :O
O final foi perfeito, ficando entre um dos grandes..
A Claire melhorou na interpretação pelo visto.
Sayid foi destinado a matar UHSAUSAUHSHU
E wtf, Jin preso e ele o pega na realidade paralela \o/ Isso me surpreendeu.
Tô vendo a briga entre a Claire e a Kate :S
Sei lá, episódio muito bom!! Agora começa a esquentar!

Gabriela B. disse...

Onde será que o Ben ficou naquela confusao toda, heim? E Hugo e Jack, o que vao encontrar quando voltarem? E será que o dinheiro que Jin estava trazendo no Aeroporto era para o Kieme e pelo fato dele ter sido apreendido nao pode paga-lo? Perguntas e mais perguntas...

SuperHiperUltraMega disse...

Bom, minha interpretação sobre o episódio, além de já ter comentado q deu MEDO, é que a conexão com os "sideways" se deu inicio com a proposta do F-Locke, de sair da ilha e recuperar oq ele perdeu.

Isso reforça a idéia de q os sideways acontecerão pós-ilha...SERÁ Q O F/LOCKE conseguirá sair, por isso as mudanças na vida dos Losties são dum período bem anterior ao Oceanic??


Outra coisa, tb é o 'poder de cura" do Jacob, qndo alguem fica na ilha.

A irmã de Juliet foi curada, assim como a mãe da Kate e o filho do Dogen.

Será, será??

rafaeul disse...

mas que facilidade entram no templo agora, ein?
e nao haviam colocado cinzas conta a fumaça desgrçada? ah bom
preferi os flash sideways
ação jóia
mas coerência ridícula
amo lost, mas este foi demais...
e pra menos

Alexandre disse...

Eu confio em Jacob e gosto da idéia de ele ser totalmente bom. Gosto do personagem e torço para as respostas confirmarem isso.

Obs: Na cena de luta aparece claramente o rosto do duble de Sayid no minuto: 5:40. Não gostei, falta de cuidado.

Kadú disse...

Pelo visto o episódio fez sucesso! Eu também adorei! A noite posto meu comentário + considerações.

A turma do amendoim foi minoria desta vez! ;)

@kadulights

Luciana Rodarte disse...

Ontem me desesperei porque o site da ABC estava fora no Veetle, mas depois entrou e a transmissão foi perfeita... Perder o episódio ao vivo seria imperdoável !
Tb achei que não respondeu muita coisa, mas teve uma boooa dose de adrenalina, adorei, aliás eu adoro todos !
Destaco aqui as atuações de alguns, como fLocke, Sayd, Swayer, o OSCAR poderia ir para os losties !!! :)

Macgaren disse...

O que dizer desse episódio? sensacional parece uma boa palavra.. só o que estraga são os eventos na realidade paralela...com tanta coisa boa acontecendo na ilha, quem se importa com o resto?

netiteve disse...

Não gostei do episódio. Ele é cheio de problemas que o tornam apenas um pouco superior ao fraco da Kate.

A parte boa é que tem uma linha de história bem interessante para Sayid. Nadia enfim consegue ficar viva, mesmo que infeliz.

O chato é que essa boa trama está dentro de mais uma enrolação da temporada. Não há absolutamente nada de novo para a mitologia, nem no que tange os mistérios antigos quanto os novos dessa temporada.

Mesmo se considerarmos um episódio de ação ele não se dá bem. Qual foi a ação? Sayid ser morto por uma terceira pessoa já vimos. Monstro de fumaça atacando já vimos. Fuga pela passagem secreta já vimos.

Aliás, o monstro de fumaça somente matou figurantes. Qual o impacto? Apenas descartou o cenário do Templo.

No fundo isso tudo até passa mas há os erros de roteiro, como Ilana e amigos aparecendo para simplesmente fugirem. Um absurdo.

Outro é Kate voltar de sua procura, sem motivos. Ela nem comenta nada e acha a Claire ali. Três episódios de enrolação da sua trama. E tudo isso para ela ficar de vigia do inimigo do Jacob.

Sem falar que o episódio termina num gancho aberto que não diz para onde Lost irá.

Enfim, Sundown impressiona mas é fraco na essência. Que o novo ciclo que se inicia traga episódios melhores.

Jonys disse...

Humm... Kate com o Flocke.

Será que ela vai virar 'bad'?


Se ela virar para o lado 'negro' da força e o Jack virando para o 'branco', seriam eles então os corpos na caverna? Um com a pedrinha branca e outro com a pedrinha petra? Trazendo equilíbrio para a balança?


Uhh, que viagem.

Amanda disse...

Quando a Sun e o Jin vão se reencontrar??? Tá ficando chato já isso....Ela voltou a ilha para tentar acha-lo, ele tá vivo, mas pelo jeito a serie acaba e eles não se verão de novo.

Jonys disse...

Como a galera já comentou aí em cima, também achei bem estranho a Sun, Lapidus, Ben e Ilana aparecendo do nada. hahaha. Tá, concordo que o Ben a talvez a Ilana já tivessem informações privilegiadas de como ter acesso ao templo, mas enquanto em algumas Ep. os personagens demoram quase todos os 40 min andando pela selva, nesse eles chegam como de teletransporte. rs

Tá, vou ser bonzinho e imaginar que eles estavam andando pela selva nos 2 episódios anteriores. hehe

Fernando disse...

Desculpe discordar do autor deste blog, mas o Jacob está longe de ser manipulador. Aliás, é justamente sua valoração ao livre arbítrio que não torna as coisas mais fáceis. (F)Locke, com seu tom objetivo, promessas e uma retórica direta, parece que está ganhando o jogo. A balança despida da pedra branca. Afinal, é muito mais sedutor jogar no time que lhe trará um amor finado, numa pretensão egoísta, do que no outro que deixa sua escolha fluir sem maiores pressões.

Para (F)Locke, o objetivo se limita ao retorno de seu descanso.

Para Jacob, sua maior pretensão se funda na crença pela esperança dos homens. Isto é, a despeito de seus defeitos, os homens merecem uma chance, mesmo que, no processo, ocorram alguns percalços, incluindo-se a sua morte...

Jonys disse...

kkkkkkk.

Cara, a galera reparou até no dublê do Saiyd. Num é que é verdade mesmo que dá pra ver a cara do dublê aos 5:40!

julioeduardo disse...

Eu gostei do episódio mas não tenho muito o que comentar:

- Aquela expressão "já era, estou possuído" do Sayid é digna de filme de terror, hehehe.
- FLocke deve ter achado "perfect" o fato de Kate estar com ele pois irá atrair Jack.
- Engano meu ou o Dogen chegou a conclusão de que Jacob é um baita de um "son of the bitch" com aquele papo do filho dele? Como se ele quisesse dizer "ele me trouxe pra cá só para atender aos seus objetivos".
- O episódio foi amarrado mas acho que a partir de agora as coisas irão acelerar. A não ser que passem dois episódios com FLocke e seu grupo caminhando até chegar onde querem.
- Só quero ver a cara de mané do Jack(quase a mesma da Kate, mas com Jack será melhor) ao ver "Locke vivo".

Eugenia disse...

Concordo com a Gabriela B. Eu tb pensei o mesmo. Pq lembrei q o Mr. Paik tinha negócios com o Widmore. Isso certamente se repetiu na realidade paralela. E quem era capanga de Widmore? Keamy. Ou seja, Jin foi enviado para os EUA por Paik para pagar Keamy, mas como o dinheiro foi retido, e ele ñ soube explicar isso ao Keamy (e este nem iria aceitar mesmo), foi preso.

Dubah disse...

Seria a "casa" do (F)Locke a realidade dos flash-sideways? Tipo o Jacob é de uma, ele de outra e a ilha é um ponto em comum entre as duas?

Alexandre disse...

Kate foi com o FLocke por acaso, até ele olhou estranho rpa ela.


A 'versão' de que Jacob é um grande FDP é do discurso de MiB, não podemos pensar nisso como uma verdade absoluta.

Até porque não haverá esse tipo de coisa, ambos acham que estão certos, e fazem o que for preciso, inclusive manipular e argumentar, para conseguir o que querem.
Imagino que ambos acham que o que fazem é o melhor para si e para os Outros (todos eles, na medida que agora podemos dizer que os losties são parte dos Outros tb).

E porque era Dogen que mantinha o FLocke fora ?

E porque todo mundo vira a casaca pro FLocke, para não morrer simplesmente? é questão de sobrevivencia, ninguém mais tá nem aí com Jacob ?

E é difícil acusar Saiyd de ser mal, pura e simplesmente. Matar quem tentou te matar duas vezes e quem está chantageando sua família não me parece a atitude de alguém que de um assassino que mata por prazer, ou com sangue frio.

Mas gostei bastante do episódio. COm a fala do FLocke de ter uma chance de novo parece que a realidade paralela ganha mais sentido.

Alexandre disse...

E outra: Sayid é mesmo mau?

FLocke é mesmo um representante do 'lado mau" ? Isso existe nessa batalha??

Esse tipo de raciocínio é reduzir diminuir demais os argumentos de todos os lados, penso eu.

dudulespaul disse...

LOST = DANÇA DA MORTE (THE STAND) - STEPHEN KING + TWIN PEAKS - DAVID LYNCH

Helen disse...

Putzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!
Que episódio foda... pra mim, o melhor até agora nessa temporada.

Primeiro porque eu amo de paixão o Sayid. Segundo porque tá dando medo... a black smoke correndo pelo templo... os barulhos...
Foi impressão minha, sono, ou o hospital em que o Omer estava é o do Jack e ele passa numa das cenas?
Aposto que a escolinhas dos sobrinhos do Sayid é a mesma do Ben e do Locke! rsrsrs

Fera demais esse episódio! Amei... o Sayid é tudooooooo, mesmo com aquele olhar sinistro do final. hehehe

Allan Dirac disse...

Excelente episódio, não sei como tem gente que reclamou dizendo que foi mais um filler. Ele definiu muitas coisas para o restante da temporada.

Mas para falar a verdade, a coisa que eu mais gostei foi do fato de terem se livrado do Dogan e do templo. Já deram o que tinham que dar!

Carla disse...

ferds disse...
Não entendi porque tá todo mundo dizendo que o episódio mostrou que o Sayid estava fadado a ser "mau" em quaisquer situações...

(Eu também não entendi. Eu acho que tem gente que simplesmente tem preguiça de pensar.)

MEDO. Eu concordo que a palavra exprime tudo!
Foi legal ter a emoção de volta. Os caras falaram que querem relembrar tudo da primeira temporada e estão conseguindo! Eu fiquei congelada e boqueaberta assistindo o episódio e, quando acabou, eu pensei não, não, não... não acaba, por favor. Pohw.
This is LOST.

Quanto ao Sayid, ele continua sendo o meu herói. Seja infectado, tomado ou abduzido, ele continua sendo o Sayid de sempre. Aquele japonês ridículo fez gato e sapato dele e vcs queriam o quê?? Que ele desse a outra face? Isso não é coisa do Sayid, ainda bem. O Sayid não age com má indole. Ele faz as coisas pq o levam a fazê-las. As pessoas o pressionam a tomar estas decisões. Ao invés de ficar acuado e se mijar todo, ele parte para a luta. Isso é ser mau?! Isso é ter CORAGEM!

O Jacob manipulou a vida de todos eles. Será que foi para o bem ou para o mal (gente, e ter a vida manipulada por alguém pode ser para o bem? O "bem" não seria a livre capacidade de pensar e de agir? Eu ainda não entendi o que é o bem e o que é o mal ali. Aliás, até agora eu não vi bem algum, só o mal, mesmo.

Chocada com o olhar de hostilidade do Flock para a Kate. E a coitada não está entendendo nada.

Enfim, excelente episódio. E este pessoal que nunca gosta de nada, que reclama de todos os episódios, precisa fazer um tratamento para distimia, pq não é possível uma coisa dessa...

Ronaldo disse...

Faz muito sentido o que o Dubah acima disse...
"Seria a "casa" do (F)Locke a realidade dos flash-sideways? Tipo o Jacob é de uma, ele de outra e a ilha é um ponto em comum entre as duas?".
Interessante teoria...

Thiago Rachid disse...

Não sou muito fã da Kate e depois desses episódios, tenho pegado até bronca dela....aparentemente não tem mais lugar pra ela na trama..tudo mostrado sobre ela foi inutil e desinteressante....espero sinceramente que isso mude, pois (na minha opinião) ta empacando o rumo da historia dos losties....

Marco Tulio disse...

Só sei que...

Com Sawyer e Sayid do lado do monstro de fumaça, só resta ao Jacob dizer uma coisa:

FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Bruno disse...

Eu acho que o pessoal que só reclama dessa temporada (que pra mim está ÓTIMA, diga-se de passagem) deveria esperar ela acabar e ver tudo de uma vez, sem pausa de uma semana entre os epis...

Porque o pessoal que reclama parece não perceber que toda essa "enrolação" da Realidade Paralela (que eu to gostando de ver) vai, de fato, SERVIR PRA ALGUMA COISA! Ou acham que é só um "What if" da vida?

Poxa, tenham paciência, os próprios produtores pediram isso ao falarem que o começo seria meio confuso!

É LOST, sempre demoramos a entender o que diabos tá acontecendo. Curtam e pronto D:

Sidney Benetti disse...

Fernando, discordo da sua discordância rsrsrs.

O Jacob levanta sim a bandeira do livre arbítrio, falando que as pessoas tem escolhas, mas no fundo é papo furado. As pessoas tem escolhas, contando que escolham o que ele quer.

Com o Hurley foi assim e com o Ben também. O Jacob queria morrer naquela hora, tipo Obi Wan. Só faltou chamar o Ben de frutinha...

O Flocke por outro lado, ele sim dá escolhas. Com o Sawyer ele falou que o cara podia se corromper, se omitir ou ir pra guerra (não resisti, desculpem). Se fosse o Jacob ele ia falar algo do tipo "você é livre para escolher, mas seu destino está na ilha".

Sei lá, do torcendo pro time fumaça.

Gabriel Ramos disse...

A Catch a falling star no final foi um toque de gênio.

Tava reassitindo a primeira temporada e no episódio da Clair "Raised by another" ela pede que os pais adotivos de Aaron cantem essa música já que os seus próprios o faziam quando ela era criança.

Alguém nota algum sentido duplo nisso tudo?

Raziel disse...

Como que o pessoal reclama de Ilana e Cia terem chegado ao templo no inicio da noite? Eles levaram quase um dia inteiro para chegar lá. Ou ninguém se lembra que eles só iam enterrar o corpo do Locke e depois já iriam para o templo? Pô, vamo prestar mais atenção aí né :)

Anderson Lima disse...

olha, na minha opinião, foi um dos melhores episódios até agora... =D

Fabricio Dolci disse...

Gabriel,

essa música também aparece em outros momentos...

Quando Kate está chegando na casa da Cassidy, ela está cantando essa música pro Aaron...
E parece que também é a música que toca no móbile do Aaron, na estação médica na ilha!!!

Duplo sentido.... deixa eu pensar um pouco...!!!!!!

Lucas Magdiel disse...

O que me parece é que todos os Losties vão morrer e a realidade da ilha deixará de existir, substituída pelos flash-sideways. Além disso, acho que a grande sacação de lost pode ser relativizar o bem e o mal, ao invés de simplesmente polarizá-los. Na verdade, pode ser que bem e mal se complementem a tal ponto que serão as ações de (F)locke e cia, e não de Jacob, que darão uma "nova vida" para os Losties. Talvez a estratégia de Jacob esteja viciada e realmente fadada ao fracasso (e quem sabe ele mesmo ainda não percebeu isso?). Pode ser que no final "o mal" (aparente) ganhe, mas que o resultado disso seja singular, e possibilite desfragmentar e integrar todo esse caos... equilibrar a balança, enfim.

Raphael disse...

Agora sim, a sexta temporada de LOST finalmente chegou na grande trama.

A realidade paralela me chama cada vez mais atenção.

E que episódio: Macabro, violento, assutador, misterioso, LOST.

Legal ver o Omar e o Keamy de novo, são dois personagens interessantes.

Aquele cara era o irmão banana do Sayid, aquele gordinho que não teve coragem de matar a galinha no episódio 10 da 5° temporada.

Que time o do Fake Locke hein?

Sawyer, Claire da floresta, Sayid, Jin ...

Luiz disse...

A maior prova de que os criadores de Lost são foda, é o que eles estão fazendo conosco...o público. Assim como o pessoal na ilha, estamos divididos entre seguir/acreditar em Jacob ou no irmão dele(F-Locke)...que são lados diferentes da mesma moeda...acredito que o que eles querem não é muito diferente, mas sim o modo como cada um pretende atingir o objetivo. De qualquer maneira, esta temporada está muito boa! E pra quem reclama e quer um monte de perguntas seguidas de respostas, que comprem aqueles almanaques coquetel ou algo do tipo, onde as respostas vem no final de cada edição...

Paulo disse...

Tem uma coisa que não entendi e ninguém deu a mínima até agora. Como é que o Ben matou o Jacob com uma facada no peito e teve sucesso e o Sayd, ao tentar isso com o (F)Locke não? Se ele é um homem comum porque ele não pode ser morto? Meio merda isso hein?

Pelo menos sabemos que o final da temporada não será alguém simplesmente apunhalando o (F)locke.

Outra coisa, ridículo aquele street fighter entre dogen e sayd hein? só faltou haduken! :P

Pixote disse...

Doraemon,

O Miles conheceu a Claire ainda na ilha, ele viu ela na Cabana junto com o Pai do Jack e tiveram outros contatos antes da Claire sumir!!!

Não foi só no Profile...

Fagner disse...

Queria entender, nessas horas, o critério utilizado por aqueles caras que deram nota aos episódios antes da temporada começar...

Lembro que o 6x04, por exemplo, estava bem a frente desse do Saiyd... Que é simplesmente sensacional... Melhor episódio da temporada disparado...

Anyway, o próximo só é com o Ben... rs...

------------------------

Parabéns Dude pelo excelente trabalho na cobertura de Lost, e pelo excelente aviso prévio de spoilers

lucas disse...

Eu tava pensando se como a Illana disse o mib tá preso na forma de jacob, quem conversou com a Sun e o lapidus e contou que os losties estavam em 77, estari ele ainda não-preso ao corpo, ou seria Christian outra coisa? E se como Dogen disse ele assume a forma de gente morta( tá certo que ele não disse que isso era regra), seria o walt que apaeceu a Shannon e depois a locke outra coisa? Por último seria a promessa do Flocke de trazer Nadia a concretizada no flashsideway?, afinal ela apesar de separada de sayid estava viva . Porque ele não prometeu o mesmo a Sawyer?

Ronaldo Brito disse...

É complicado essa galera que quer logo "todas as respostas"... que diz que os episódios estão fracos...

Hoje acho que terminou a introdução da sexta temporada... e na semana que vem entraremos num novo rumo da história...

Até agora teve tudo que Lost já teve, e ser diferente seria até meio que apelativo...

Aguardem as respostas mas não fiquem presos a elas... afinal, é a última temporada... daqui a algumas semanas, no fim, creio que diremos: "valew a pena..."

ademirrafaelmg disse...

"Tem uma coisa que não entendi e ninguém deu a mínima até agora. Como é que o Ben matou o Jacob com uma facada no peito e teve sucesso e o Sayd, ao tentar isso com o (F)Locke não? Se ele é um homem comum porque ele não pode ser morto? Meio merda isso hein?"
 
interessante isso!!! então vamos teorizar... axo q o Falso Locke não morreu com a facada pq ele já está morto! ele mesmo disse q há muito tempo ele deixou de ser humano, tudo bem q isso naum quer diser q ele morreu, pode significar q ele se transformou no q é agora, ou também pode significar as duas coisas, vai ver que ao morrer (pelas mãos de um "enviado" de Jacob, q alias pra mim não deixa de ser um manipulador desgraçado) ele se transformou no monstro, o q, seguindo essa teoria, significa q o Jacob provavelmente agora eh um monstro de fumaça tb ou algo semelhante, daí uma possível explicação para ele aparecer para o Falso Locke (mudando de forma assim como esse fazia antes de "ficar preso nessa forma" como disse Ilana) na sua forma de criança com os braços ensanguentados...
 
E ainda mais, me veio uma coisa doida agora, o Jacob morto aparece para o Hurley para dar instruções, será q os mortos com quem o Hurley andou conversando fora da ilha não foram manifestações do Falso Locke morto (ou de uma terceira entidade) como "fantasma" só q em outras formas(Charlie, Mr Eko, etc)??
 
caraca, isso explicaria muita coisa!! bom depois de muito teorizar vou assistir 6x06 Sundown!
abraço

Rubens Viana disse...

Nossa veio, quase que a Kate morre! Mulher chata! Era pra morrer!

Let's go Smoke Team!

octavio disse...

primeiro episodio que o sawyer não faz falta.
adorei o episodio.
as coisas vão realmente ficar tensas daqui para frente.

fblins disse...

e aí pessoal!!! quem ainda não assistiu o capitulo Sundown,assista on line sem precisar baixar em www.losthome.zip.net.Aproveitem enquanto tá on.

Gabriel Logan disse...

Cara, muito bom o capitulo.
Umas coisas, sobre o (F)Locke não morrer com a facada, eu digo: Ele era a fumaça, então não adiantaria mesmo, igual o tiro quando ele estava no pé da estatua. Nem saiu sangue da faca.

Eu achava que o (F)Locke queria mesmo era algo no tempo, mas parece que não. Agora eu fiquei pensando: Para onde eles vão? Mais algum lugar secreto na ilha?

Panthro disse...

Ai, caceta!! Massacre!!! Pânico!!!

E como o Monstro de Fumaça/MIB/(F)Locke pode ser o bonzinho da história depois de ter passado geral?? Ele é o demo!!

Go Team Jacob!!

lucas disse...

Não sou de teorias, mas tava pensando sobre o porque que o mib disse que ele não poderia matar jacob. Será se a ilha é como uma porta ou portal entre as duas realidades? Assim o Flocke faria parte da realidade "paralela" e o jacob da "real", ou vice e versa. Por essa razão o MIB não podia matar Jacob e prometeu que um dia acharia um "loophole" e mataria o jacob. A ilha garantiria que uma realidade não afetasse a outra. Talvez a função do jacob fosse fazer com que existisse apenas uma realidade e assim o mib não conseguia voltar a sua. Agora com jacob morto ele pode voltar. Por essa razão ele prometeu que a nadia voltaria ao Sayid. Talvez por isso o Sayid não pode matar o flocke, afinal são de realidades diferentes. Contudo o Flocke deve ter algo especial como o jacob, pois ele pode interferir na vida dos losties. Só pensei agora isso, não formei muito minha idéia

Panthro disse...

E eu não acho que eles chegaram por teletransporte. Eles saíram da estátua no segundo episódio e só chegaram agora. E eles disseram que estavam indo pro templo. Só não mostraram eles andando no mato.

Tarcisio disse...

o f-locke pode estar mentindo pro sayid, mas sei la, tomara que nao esteja mesmo e que dai aconteça algo

mas pra claire ele mentiu, ao dizer que os outros estao com o Aaron

Kadú disse...

Confesso que antes de ver Sundown eu estava com um pé atrás com o episódio. Nunca fui muito fã de Sayid e muito menos de sua história. Agora, reconheço que tudo o que vimos sobre ele até agora tem grande importância no rumo que seu personagem pode tomar daqui pra frente.

Não me surpreendi muito com a tal maldade nos olhos de Sayid que alguns estão dizendo. Agora, o olhar de (F)Locke para Kate ao final do episódio resume bem o que é maldade, isso sim! Ou será que maldade são as falsas promessas de Jacob para trazer pessoas para a ilha? Confesso que há um nó em minha cabeça. A única coisa que posso dizer é que senti um pouco de medo.

Medo. Geralmente o temos quando não conhecemos o objeto que causa este sentimento. Na primeira temporada sentíamos muito medo por não conhecer o que havia além da praia onde os sobreviventes montaram acampamento. Quando passamos a descobrir a ilha o conhecimento fez este sentimento desaparecer. Confesso que ao final de Sundown o medo do desconhecido tomou conta de mim novamente.

Sundown nos mostrou que tudo na ilha até agora não passou de um grande jogo de manipulação, como o Davi mesmo disse eu seu comentário. Todos, de certa forma, manipularam uns aos outros para conseguir o que lhes era interessante. É no mínino curioso ver os grandes manipuladores da história descobrindo que são meros peões neste imenso tabuleiro.

Embora muitos tenham dito que este foi o melhor episódio da temporada até agora eu ainda acho que o melhor tenha sido Lighthouse. Sou muito mais fã dos dramas pessoais de cada personagem e suas respectivas redenções do que da mitologia da série em si. Isso de modo algum tira o brilhantismo de Sundown que resgatou sentimentos já esquecidos.

E ainda tem gente dizendo que este foi o pior episódio de uma temporada péssima. O que você está fazendo assistindo Lost ainda? Acho que Gray’s Anatomy ou Desperate Housewives faz mais a sua cara.

@kadulights

Kadú disse...

Tem gente dizendo que não entende o fato de Ben ter conseguido matar Jacob e Sayid ter falhado em sua tentativa de matar (F)Locke. Tão dizendo que há falhas nisso. Galera, voltem e assistam os episódios novamente. Vocês estão deixando passar informações importantes. Não há falha nenhuma nisso. O próprio Ben questiona o fato de Jacob não ter impedido sua morte. Certamente descobriremos um propósito nisso mais adiante. Seria a morte de Jacob parte de um plano? Estaria o (F)Locke caindo direitinho em uma cilada?

@kadulights

Joaquim disse...

Esse ep reforça minha tese de q não estamos vendo uma realidade paralela nos "flashs whatever", mas o q acontece com os losties depois do fim da série... "E se vc pudesse?"... Eles PODEM. Mas só depois que o Flocke voltar pra casa... Aí sim, REBOOT!

Canal do Esporte disse...

Tô começando a achar que o que eles vivem na ilha, não existe. Estão todos mortos...só pode. É demais, fantástico!! Como sobreviveremos sem LOST??

Marcelo disse...

Parece que um monte de gente ta esquecendo que THERE IS A DARKNESS GROWING no Sayd. Ele não fez uma escolha normal, ele ta 'infectado'.

E quanto ao Jacob, acho precipitado vê-lo como um manipulador q ta apenas jogando com a vida dos outros. Primeiro pq temos indícios para vê-lo como o Bem, que acredita na humanidade Vs - O Mal (FLocke) que quer matar a todos.
A questão é que (temos fortes motivos p pensar que) a Ilha é um local de mta importância p/ o planeta inteiro, e ela deve ser protegida, por isso é necessário fazer esse processo de seleção entre "candidatos" para tomarem conta dela.

Marcelo disse...

O jogo de gamão que acontece, não é apenas brincadeira sem sentido, é uma forma da própria humanidade decidir o que merece como futuro.

lucas disse...

Acredito que apenas candidatos QUE NÃO FORAM TRANSFORMADOS PELO "LADO NEGRO" podem esfaquear o coração de pedra do Black Smoke. E engraçado ver que tanto ele como o Jacob morrem/podem morrer desta forma... curioso.

Kleber disse...

Sim sim, Sayid está agora mais pro dark side e gostando de ver o circo pegar fogo, fazendo o que melhor sabe fazer. Mas tá bem óbvio que essa compulsão é diretamente relacionada com a infecção :P
Não fosse ela, ele certamente não teria feito tudo isso.
Basta checar a Claire por exemplo, que de uma jovemzinha franzina virou uma psicopata que enfia machados em habitantes do templo.
Agora imaginem só o que o Sayid ainda vai fazer :DDD

Lucas Rodrigues disse...

"o amor de Nadia, a mesma mulher que parece ter morrido justamente por influência de Jacob". Uma coisa que comecei a perceber foi que parece que alguns dos Losties escolhidos por Jacob tiveram em comum a morte de alguem próximo. Jack perde seu pai, Kate "perde" seu pai, Sawyer perde seus pais, Sayid perde Nádia.
E nesse episódio mostrou ainda mais o lado da "manipulação" de Jacob e FLocke. Clarie se junta ao FLocke por acreditar que ele ajudará ela a encontrar o seu filho. Já Sayid acredita que terá nádia novamente. Realmente parece que a influencia de Jacob provocou perdas aos que foram pra ilha, como também aconteceu com Dogen, que relata sua história a Sayid antes de levar um FATALITY.
Velho isso é bom demais!
;D

Rodrigo Ferreira disse...

Com a promessa feita pelo Flocke ao Sayid, simplesmente não dá pra tirar da cabeça que ele ainda vai dar um jeito de voltar no tempo, e "desinfectar" as vidas de todos os personagens eliminando a influência de Jacob sobre elas. Não consigo pensar em outra solução pra explicar tantas alterações vistas na realidade paralela, datadas de antes do acidente.

Aliás, acho que está a cada episódio mais claro que a explosão da bomba foi uma mera distração pra nos deixar com a pulga atrás da orelha. O que vimos ali foi o que muita gente já cogitava: apenas o incidente que obrigou a Dharma a criar o esquema de descarga periódica do acúmulo de energia eletromagnética.

Mas não duvido que a chave para o mistério da realidade paralela esteja lá. Afinal, foi a anomalia eletromagnética que derrubou o avião, e a mesma é proveniente da "roda de burro". Aquele exótico artefato tecnológico acabará sendo a chave para a conclusão da história.

Rodrigo Ferreira disse...

SPOILERS ABAIXO

/
/
/
/
/
/
/
/
/
/

Só lembrando que a dupla Carlton e Damon sugeriu que ficássemos de olho em quem morria na paralela, e pensássemos no que acontece com quem morre por lá.

Bom, o Keamy foi uma dessas pessoas, e o pai do Jack também.

Ainda é cedo pra dizer isto, mas fiquei pensando se os famosos sussurros da floresta nada mais são do que a voz daqueles que, ao morrerem, tiveram acesso a este "outro mundo", e tomaram consciência da vida que já tiveram nele, e através dos sussurros tentam advertir os Losties sobre ações que não deveriam tomar.

Não podemos nos esquecer daquela frase enigmática da Juliet, pouco antes de morrer, onde ela parecia receber impressões de uma "outra vida", como se sua consciência estivesse "fazendo a passagem".

Fiquemos atentos.

Isto lembra muito o filme Donnie Darko, onde o fantasma vestido de coelho era o único que tinha consciência do que estava acontecendo por já ter vivido tudo aquilo numa versão alternativa daquele universo.

Rafael Ski disse...

Nem o Jin nem a Sun perderam alguém...
mas tudo bem...

A única coisa que eu realmente tenho ficado com medo é de o final ser algo meio x-men, com o (F)Locke do la negro com seu exército e do outro lado Jack "em seu cavalo branco" se assumindo como o "novo Jacob" da ilha.
Os dois se enfrentando numa batalha épica hollywoodiana e Jack (Jacob) banindo/destruindo Lock ((F)Lock, fumaça preta, etc.).

Isso seria muito triste, pelo menos pra mim. Estragaria tudo que foi feito até agora, enfim, isso é LOST, a gente sempre se surpreende.. hehe
E espero que o final não seja nada tão previsível assim, assim como nada na série tem sido até aqui.

Abs.

porra nenhuma disse...

Eu já não gostei muito do episódio, ta, o final foi legal, mas só o final, gostei muito do lighthouse, só esperando o post de easter eggs pra tirar umas dúvidas, lost sem dude, we're lost não existe!

Marcos e Renata disse...

só pra constar... viram o jack quando o sayid chega no hospital com nadia pra ver o irmão????

ૐ ..:: Renatão ::.. ૐ disse...

o melhor episodio ate agora depois do empolgante LA X. Sayd in black!!! O.o

zcuervo disse...

Siths e Jedis , cool!!

Sayid Vader cedendo ao lado negro , o resto agente ja sabe.

quero disse...

Tambem estou começando a pensar que os Flashs agora, são o que ocorre após os losties saírem da ilha. Provavelmente os que sobrarem sairão da ilha e farão algum acordo com o Black Smoke, para voltarem para suas vidas, talvez anos antes do acidente e sem lembranças do ocorrido(como no caso do sayd, que talvez tenha escolhido voltar, mas não se unir a sua amada, mas somente protegê-la, tê-la por perto). Talvez cada um possa escolher a data para ter "uma nova chance". Cada um seguirá sua nova vida a partir daquele ponto... e assim a sériie termina...

Se pensarmos assim, já estamos assistindo o final da série....

Thais disse...

Melhor episódio da temporada! By the way, cadê o Sawyer? Ele não deveria estar lá com o (F)Locke? Aliás, o Jin tb deveria estar lá com ele, não? Nesse caso, o Jin vai ficar de um lado (já que ele foi meio que sequestrado pela Claire) e a Sun do outro!

Pedro disse...

Pelo que entendi, a realidade paralela ainda vai leva-los para ilha de volta. Veja que o japa do templo disse que tinha um filho e que esse filho morreu num acidente de carro. Conhecemos no epsódio "O Farol" esse japa na realidade paralela...muito intrigante pensar em como essas realidades vão se juntar de alguma forma...
fora isso, tudo foi intrigante..ainda que nao responda tudo, Lost está começando a fechar as portas ao seu redor. Em breve, a porta das reais respostas se abrirá e aí salve-se quem puder.

Jackson Good disse...

Provavelmente o melhor da temporada. Teve um RITMO muito bom, com a tensão crescente pra culminar no ataque ao templo. E mesmo os flash sideways, que eu particularmente venho detestando, foram bem interessantes. A comparação entre as duas realidades é óbvia: Saiyd quer ser bom, mas a vida sempre o coloca numa posição em que ser mau é a única escolha possível. Mas ele ainda assim ESCOLHE. Ou não? Destino VS Livre Arbítrio, de novo. Genial.

Também dá pra fazer um paralelo dele com a Claire. A única coisa que eles querem, é o FLocke quem promete dar. Fica óbvia a escolha do lado. Aliás, a cena dele com o iraquiano foi claramente o Diabo tentando com promessas. Pra mim não há dúvida de que FLocke seja o mal, enquanto Jacob representa explicitamente Deus: orienta, mas deixa a pessoa seguir seu caminho. Sem dar respostas fáceis, diretas, meio que testa a fé e as vezes passa por malvado.

Mas voltado a Claire e Saiyd, tem a tal infecção na jogada também (que ainda precisa ser explicada). Até que ponto ela influencia as pessoas a tomarem suas decisões? A ir pro lado do Nemesis? Pensei nisso porque o Saiyd repentinamente ficou esquisito, com um sorrisinho meio maluco, igual a Claire. O episódio construiu sua queda pro "Lado Negro", mas essa mudança de atitude, de expressão facial inclusive, me pareceu muito abrupta. Só consigo pensar na infecção como causa disso.

Enfim, o final espetacular promete esquentar a temporada. Graças a Deus acabou a chatice do Templo onde nada acontecia, ninguém fazia nada ou respondia nada. Tomara que o Shang Tsung tenha morrido mesmo, e a galera espalhada pela Ilha coma o pão que o Nemesis amassou.

PS: A luta entre Saiyd e Shang Tsung... meio forçada, desnecessária, mas que foi MASSA VÉIO, foi. Muito bem coreografada. Tirando no começo, quando o Samurai tá em cima do Terrorista, e pula longe só porque o outro estica a mão e puxa seu cabelo. Mais telecatch impossível, hahahahah

Emmanuel disse...

Se o DOGEN queria o Sayid morto, por que ele mesmo não o fez quando teve oportunidade ?

Nao acredito muito na idéia de que o DOGEN tenha manipulado o Sayid para que fosse morto pelo (F)Locke.

Coincidentemente, o Sayid ainda estava no Templo quando a Claire apareceu. Nao imagino que a maior preocupação do Dogen naquela hora fosse ver o Sayid morto. Ele tava preocupado mesmo era com a chegada do (F)Locke !!

Letícia disse...

Legal foi o Jack aparecendo no hospital, de relance, na hora que o Sayid chega ao hospital com a Nadia para ver o irmão dele! Haha essa vai pros easter eggs, hein, Davi!
Anyway, episódio f-o-d-a do Sayid, pra variar... Me sinto cada vez mais inclinada a torcer pelo Smokey Club... Sayid, Sawyer, Crazy Claire? Adooro! E cada vez gosto menos da Kate.

Felipe Antonio disse...

Esse episódio foi incrível! Muito bom!! Chocante ver Sayid à la Anakin Skywalker->Darth Vader!! E pelo mesmo motivo talvez?(ter a amada?).
Realmente parece que agora teremos uma mudança no rumo dos eventos na ilha.
E o próximo episódio sobre Ben promete muito heim? Ben está inserido nos mistérios da ilha. Saberemos muitas coisas provavelmente nesse episódio dele.

Que pena que o fim de LOST se aproxima!

Marco Antonio DF disse...

Será Jacob realmente manipulador?Não existirá o livre arbítrio?

100Grana disse...

Ótimo episódio, deu pra mostrar a desenvoltura dos atores.

- Teorizando, acredito que o plano do Jacob sempre foi manter Fake Locke preso e proteger o mundo de sua influência má, usando a Ilha como uma enorme cela. Os dois podem ser os polos da energia eletromagnética que precisam estar em equilibrio. Ambos usariam qualquer recurso possível, sem se importar com a vida de ninguém, para conseguirem seus objetivos.

- Viajando mais ainda, a tal 3ª entidade pode ser a própria energia, que dita as regras do embate entre seus dois polos.

Diogo Carneiro disse...

Todos já falaram sobre muita coisa, teorizaram bastante. Mas ainda tem uma coisa que não me sai da cabeça: Aaron terá um papel muito importante até o final dessa história.

O que me leva a crer nisso? A fala de Claire para Kate, enquanto as duas conversavam justamente sobre Aaron: "Não sou eu que preciso ser salva, Kate... ...Ele está vindo,Kate... ...Ele está vindo e ninguém pode pará-lo!"

E SE ELA ESTIVESSE DE AARON E NÃO DO MONSTRO?

Se me lembro bem, houve um flashback numa das primeiras temporadas que mostrava que Claire queria se livrar de Aaron por um motivo muito parecido com isto: "Um mal cresce dentro dele".

E acho muito estranho o ódio que ela demonstra por Kate ter criado o bebê e seu aparente desinteresse pelo fato da sardenta ter vindo resgatá-la para unir mãe e filho.

Obs.: No momento desta conversa Sayid ainda não havia matado Dogen, que supostamente era quem mantinha o monstro fora do Templo.

Andre disse...

sera que os flash sideway nao sao uma especie de passado dos que estao na ilha?
no flash sideway o filho do Dogen parece ter justamente 12 anos.
Se formos analizar entao os flash sideways estao ocorrendo no minimo 12 anos no futuro( que deve ser a idade dos filhos de Jack e Dogen). Esses anos todos no futuro nao batem com a cronologia das coisas como por exemplo a gravidez da Clarie e a prisao da Kate.
Sera que na realidade paralela Dogen nao estaria prestes a sofrer o acidente que mataria seu filho e o traria para a ilha?

Davi Garcia disse...

Não acredito muito nisso não, André. Vale lembrar que o Dogen falou que o acidente com o filho ocorreu quando ele vivia em Ozaka, Japão. Pelo que vimos em Lighthouse, Dogen parecia viver com o filho em Los Angeles, afinal o garoto estava preste a se apresentar na mesma audição do filho de Jack.

Leandro Ricardo disse...

Keamy - Que interpretação. Chegou a dar nos nervos. (Lembrou o nazista educado de Bastardos Inglórios.)

Sayid - Depois de uma temporada inteira praticamente sumido, ele roubou a cena com um sorriso que espantou até o Ben Linus.

(F)Locke - Mostrou como nunca a face mais assustadora (até agora) do monstro de fumaça, que parecia mais uma locomotiva do inferno.

Parece - e assim esperamos - que a 6° temporada realmente tenha começado a partir deste episódio.

Estão falando que o Jacob é do mal... Peraí, não sejamos precipitados.
O Jacob - ao contrário do (F)Locke - não mandou matar ninguém até agora. Pelo menos não diretamente.

Eu não lembro o episódio em questão, mas pegando essa conversa do Sayid e o (F)Locke, a respeito de que ele pode conseguir o que ele quiser e tal. Será que a aparição do pai do Locke - através da tal caixa mágica (É isso mesmo?) - tem haver com o universo paralelo. Será que o pai do Locke que chegou na ilha veio de lá?

Episódio foda!

G.S.D.J. disse...

O Flocke dizendo ao Sayid que ele pode ter oque quizer, me fez lembrar do diabo tentando Jesus, dizendo que se ele seguisse ele, daria oque Jesus quizesse: poder, dinheiro. Esse Flocke se faz de amigo, mas...estou achando que a ilha é como se fosse o campo de batalha entre o bem e o mal, e quem dominar esse espaço, poderá adentrar ao mundo que conhecemos e fazer oque quizer.

Sei lá...tá puraí...porque oque explicaria tanta briga entre um e outro...era simplesmente o Flocke sair fora e pronto...e os contaminados são seus capangas.

lulu disse...

Sayid sempre proporciona os melhores fights de lost hehe.

Episódio sinistro esse! Medão geral :s

Eu já to ficando doida com esse FLocke. É um lado manipulando o outro fico doida. Parece até no tempo que descobrimos os outros (os primeiros "outros" hehe) e não sabíamos se estavam falando a verdade ou não.

chaborges disse...

Mesmo não querendo pender para o maniqueísmo, é interessante observar que todos aqueles que estão do lado do Flocke têm uma mácúla no passado, já mataram, aplicaram golpes, torturaram, etc. A exceção seria Claire.

Já quanto ao lado de Jacob, vemos pessoas genuinamente " do bem", como Jack e Hugo.

Transmissores disse...

Me parece que o MIB foi condenado a ficar preso numa prsião-exílio (a ilha) e Jacob é o anjo-guardião, encarregado de mantê-lo confinado. Para isso Jacob tem poderes de convocar ajudantes periodicamente. E MIB se aproveitou dos erros que ele mesmo criticou nos humanos para conseguir uma brecha pra escapar.

Paulo disse...

O @kadulights disse que o bem questiona o Jacob ñ o ter impedido de matá-lo? Qual episodio???? Eu não vi nada disso... Me lembro do Jacob dizer que ele tinha uma escolha! só isso

Natalia disse...

Eu acho que agora a história de Lost tomou um rumo de discutir entidades divinas da ilha e nós perdemos a chance de entender as questões mais terrenas, como a Dharma Initiative, os Outros, a Rousseau, o Mr. Eko, o Michael e o filho dele que matava passarinhos... Será que vamos entender tudo no final?

FABRICIO disse...

Sayid foi bucha e sucumbiu ao lado negro da força...lamentável...

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Esse ep foi doido heim heheh

arcoiris disse...

Eu realmente estou gostando muito dessa ultima temporada de Lost.
A partir desse episódio dá para ver que os fatos vão desenrolar ao estilo Lost.
Porém,eu tenho a tendência de estar no lado do Jacob,não creio que seja esse tão filho da puta manipulador,pelo fato de sempre deixar opção para as pessoas a suas ações e sua jogada foi mesmo colocar essas pessoas na Ilha.
Enfim,o que quero dizer que não o motivo que ele esteja fazendo(se que está) não é "mal".
Parabéns pelo site,que é um dos mais atualizado de diversas informações e pelo ótimo podcast.