19/02/2010

Dudecast 41ª Edição (Episódio 6x04 "The Substitute")

41ª edição do Dudecast no ar dedicado a "The Substitute", 4º episódio dessa temporada. No papo sempre informal que caracteriza o programa, Juliana e eu discutimos o possível papel do garoto que aparece na floresta, a dicotomia entre Jacob e seu antagonista, a revelação da lista de candidatos e sua relação com os números malditos, o Locke dos flash sideways e muito mais através de alguns dos vários e-mails recebidos. Tá esperando o que para ouvir e continuar a discussão nos comentários?

Para baixar clique AQUI

(Clique direto ou com o botão direito do mouse escolha as opções 'Salvar como' ou 'Salvar Link como')

78 comentários:

guilherme disse...

opa... dudecast!

Carla disse...

Poxa, mas nem deu tempo de eu mandar o meu e-mail para o dudecast... :o( buáááá
E isso é hora de largar dudecast? Vou dormir que horas hoje?! Ai meus sais. Vou fazer um café!
ahahahahahaha

O Poeta disse...

como é que vcs ficam dizendo que na linha do tempo paralela pode ser que no final eles voltem pra ilha, se ela está afundada nessa realidade? Isso que eu realmente não entendi, Davi

Davi Garcia disse...

Sim, Poeta, ela está afundada ali, mas quem pode garantir que veremos as duas realidades correndo juntas até o último momento sem se chocarem? E se essa paralela for interrompida por algum motivo ainda desconhecido por nós? Fora isso, o fato da ilha estar submersa naquele momento não significa que ficará assim para sempre. Já a vimos se movimentar no tempo/espaço, não?

Abraço!

O Poeta disse...

Outra coisa: talvez a influência do Jacob sobre os personagens tenha sido num nível sobrenatural. A partir do momento que ele os toca, faz-se uma conexão muito maior, que tem como consequencia toda a série de ações nas vidas que "os empurraram" para a ilha.

O Poeta disse...

Estou praticamente comentando enquanto ouço. Quando o menino diz: "vc sabe as regras, não pode matá-lo" pode ser que o (F)Locke não possa matá-los diretamente, como o proprio Jacob nao pode ter sido morto diretamente

Carla disse...

Davi e Juliana, muito bom! São 2 e meia da manhã, mas valeu a pena.

Comentários:
1) Eu acho que não tem nada a ver essa história do pessoal da realidade paralela voltar à ilha! Para mim, a ilha afundada significa que o que estava acontecendo ali acabou. É + ou - como uma Atlândida perdida no fundo do mar para sempre. Eu concordo com um comentário do post anterior que falou que a realidade paralela é a vida (e os destinos) dos losties SEM a interferência de Jacob. Não é só o acidente do avião que não aconteceu. Várias coisas não aconteceram (ou aconteceram) pq desta vez o Jacob não interferiu. O que os autores quiseram dizer com "as 2 realidades vão se encontrar"? Eu não sei, mas eu arrisco a pensar que eles quiseram dizer que o destino dos personagens acabará sendo o mesmo. Ou seja, apesar das interferências do Jacob, as pessoas continuam sendo o que são e elas acabam construindo os próprios destinos.

2) Sobre o fato do Jacob ter entregado a barra de cereais para o Jack... fala sério, né?! Eu acredito, FORTEMENTE, que aquilo foi apenas uma metáfora da série para dizer que o Jacob esteve o tempo todo interferindo nas decisões dos losties, sendo que uma das consequências foi eles terem ido para a ilha.

3) Eu acredito no MIB. Eu acho que ele não diz mentira nenhuma, nem para o Richard e nem para o Sawyer. Eu acredito que o manipulador foi, sim, o Jacob, embora a intenção dele possa ter sido boa. Eu acredito que o MIB é a "alma rebelada" a qual a Juliana se referiu. Ele cansou daquilo tudo, do jogo, de testar os seres humanos, DA ILHA, e ele simplesmente quer ir embora dali. Mesmo que ir embora signifique uma coisa muito grave como, por exemplo, o fim da humanidade.

4) E ainda sobre o fim do mundo, talvez os números tenham, sim, relação com a equação valenzetti e com o fim do mundo. Talvez os losties, representados pelos números, signifiquem a última chance da humanidade ser aprovada no "teste" da ilha e desta forma salvar o mundo.

5) e para finalizar, as 3 da manhã, eu continuo achando que o monstro de fumaça que vimos em algumas cenas passadas de LOST era o Jacob e não o MIB. Eu continuo achando que o monstro é a manifestação dos 2 personagens.

E chega, né?! :o)

Sixth disse...

Parabéns pelo Dudecast, tá ótimo como sempre!

Ramon Bittencourt disse...

ooooba! muito bom acordar e ter dudecast pra ouvir tomando café!
parabens davi e ju!
abraços

Adriano Nunes disse...

Seguinte, no episódio "What Kate does" no final do episódio, pouco antes da Claire aparecer, quando os 2 Outros querem matar o Jin, um dos Outros (Justin) fala algo do tipo: "vc vai realmente matá-lo, O Jin é um deles".
E no episódio seguinte "The Substitute" Richard Alpert não sabe nada sobre os candidatos quando (F)Locke conversa com ele.

Os Outros sabem sobre os candidatos (Jin é um deles) e o Alpert não sabe nada sobre isso?

Ou o fato de "Jin ser um deles" não tem nada haver com os candidatos que o (F)Locke fala. O fato de "Jin ser um deles" é algo totalmente diferente (talvez tenha haver com a lista de Jacob que não que significa outra coisa, e não sobre "candidatos".

Fiquei com esta dúvida.

[]s

Ale Rampazo disse...

Davi

Concordo com o que a Carla disse relativo à realidade paralela. No meu modo de ver, acredito estar havendo uma confusão de interpretação. Os roteiristas inseriram esta linha narrativa pra mostrar a vida dos personagens SEM a ilha SEM dharma, SEM Jacob... é realmente uma OUTRA realidade. Não tem relação nem mesmo com a explosão da bomba.
Existe uma série da BBC (http://www.youtube.com/watch?v=uHjxEaT_eN4), que fala sobre Universos Paralelos e (toscamente falando)fala das possibilidades de rumos diferentes que as vidas das pessoas tomaria simplesmente na escolha de atravessar uma rua ou escolher o caminho da esquerda ou direita.
Acho que temos que nos desvincular dos nosso conhecimento das vidas dos personagens como conhecemos até então e enxergar a realidade paralela como outra realidade mesmo. Tudo que acontece ali é relativo àquela vida mesmo.. é outro mundo.

victor disse...

Falso LOCKE é o HERÓI, e o JACOB é o grande VILÃO, afinal pensar que Jacob é do bem só porque ele representa o lado branco é um certo RACISMO disfarçado!

Marília Teive disse...

Talvez Ben não tenha mergulhado em águas turvas e por isso não tenha sido infectado pelo "mal", como Sayid.
Acredito que o comportamento do ben é de sua personalidade e não por ter sido infectado.

ૐ ..:: Renatão ::.. ૐ disse...

meu ouvido doi a cada vez que Juliana se exalta em seus comentários! uhaeuhaeaeae...brincadeirinha! Mas muito boas as observações de ambos quanto ao episodio! parabens pelo dudecast! ate o proximo!

Ela e sua janela disse...

olha, eu penso diferente em relação à Rose. Antes muito pessimista, exitou em querer se casar com o Bernard por conta do Câncer e teve medo do avião cair durante a turbulência. Ela só se tornou bem resolvida e feliz na ilha. Agora não, parece que ela encontrou essa paz de espirito mesmo sem ter ido para a ilha. Um pouco dessa ideia de que independente dos caminhos percorridos, o destino é o mesmo.

Vinicius disse...

Pessoal,
O nome da Kate realmente não está na lista... revejam o diálogo a partir de 1:40...
http://www.youtube.com/watch?v=QNyOLhslNrI
Kate definitivamente tá por fora...
Estranho é o cara saber da lista ese colocar como um candidato.
Abraço,
Vinicius

Rafael disse...

adorei a teoria de que jacob/(f)locke seriam irmãos gerados pela mesma mãe em realidades diferentes. Parabéns para quem a formulou, mt interessante!

Pensando em alguma coisa para Lost, acho que seria mais ou menos por esse caminho (principalmente porque nunca revelam o nome do antagonista, possivelmente a revelação seja chocante, possível personagem já conhecido, ou possivelmente eles sejam a mesma pessoa).

Quanto a difilcudade de vocês aceitarem ela, eu acho perfeitamente aceitável. Pois eu já debati Lost com outras pessoas e o que mais me dizem é: não tem como uma mesma pessoa está em dois corpos ao mesmo tempo, a alma é única, etc...

Mas, se a gente abrir bem nossa cabeça, o tempo é uma dimensão certo? (4ª dimensão, ou 5ª, não lembro), É totalmente plausível para gente o fato que daqui a 1 minuto ainda seremos nós mesmos, sendo que num tempo futuro. Agora temos outra dimensão para manipular, o paralelismo.

Se imaginarmos duas linhas paralelas (representando as duas realidades) e estamos no curso de uma delas, movendo-se no tempo (o que todos fazemos, se não sumiriamos), nos lembramos do passado (pois a linha é contínua). Caso em vez de nos deslocarmos para "frente" nos deslorcarmos para o "lado", ainda seriamos a mesma alma, porém não nos lembraríamos da outra (pois não há ligação entre as linhas).

Agora dentro do universo Lost, manipulando a dimensão do tempo mesmo, quando Locke está cruzando a selva e escuta uma voz de... Locke! (isso mesmo, dele mesmo) na direção da escotilha, no evento após a morte de Boone. Isso não seria a mesma alma, num mesmo lugar do tempo? Porque não o Jack com a marca no pescoço não poderia encontrar o Jack sem a marca no pescoço? Lembrando que Locke não tinha girado a roda ainda, era ele mesmo.

Acharei bastante interessante se alguém na série encontrar relatos dessa outra realidade, ocasionada por uma quebra no tempo, e conseguir de alguma forma manipula-lá (numa série em que manipularam o tempo, parece possível alguém manipular essa nova dimensão), iria ser muuuito interessante, além de ser uma ligação entre as duas histórias. Primeiramente eu pensaria em Ben, por ser alguém que pode ter conhecido a ilha. Mas, depois de escutar o dudecast, to pensando que alguém de algum jeito já conseguiu manipulá-la, Jacob.

Aí que minha teoria se encaixa com a da outra pessoa, sendo Jacob e seu antagonista gerados pela mesma pessoa durante a mesma gestação eles seriam a mesma ou pessoa, ou irmãos (pais diferentes, aparências diferentes), porém, para dificultar a teoria Claire o batizou de Aaron. Mas, tá valendo.

Se alguém conseguir "passar" para a outra linha (em outras palavras fazer uma ligação entre as realidades), essa pessoa vai ter o conhecimento de ambas, pois ele viveu na antiga até a passagem. O ponto chave para fazer isso talvez seja o momento do incidente (onde as dimensões se separam), como isso pode ocorrer? não tenho a menor idéia...

Eugenia disse...

Parabéns pelo dudecast. Tô aqui pensando... Várias vezes a gente ouve na série sobre livre arbítrio. Será q , em algum momento, os losties poderão ESCOLHER sobre ambas? Poderão ter, excepcionamente, o poder de saber como seriam em cada uma delas e dizer em qual querem ficar??? E aí... seguiriam suas vidas quase sem lembrar da outra q viveram... digo quase pq sempre ficará uma pequena lembrança...

Muitos escreveram q na RP todos estão melhores (Locke conformado, Rose mais calma...) e outros escreveram q estão piores ou igual (Kate fugitiva, Charlie drogado, Rose com câncer). Me parece q ainda é muito cedo pra julgarmos se na RP eles são mais ou menos felizes. Talvez alguns estejam mais felizes, outros menos, ou seja, ñ haja um denominador comum quanto a esse fato.

V_ Leal disse...

Seria ridículo eles pegarem novamente um avião para voltar a Ilha, já vimos isso na quinta-temporada. Pra mim a realidade paralela é como se tornou a vida deles depois dos eventos de 2007 após afundarem a Ilha e darem o resete, tudo em 2007. Por isso, teoricamente elas se ligam, pois estaríamos vendo os eventos futuros pós 2007.

Luna disse...

Sobre o garoto ser o Aaron, acho que não dá só por causa da idade, mas teria sim como ele aparecer, pois o Walt, assim que saiu da ilha com seu pai, tbm fez uma aparição... Então não é impossível...
Tbm pq nada é impossível em LOST, né?
bjo bjo©

Victor Assis disse...

Eu adoro os podcast do dude.
comecei a acompanhar nessa sexta temporada, mas, uma perguntinha, não relacionada diretamente a Lost.
Que musica é essa do começo do podcast?

Eugenia disse...

Tô pensando aqui outra coisa. Ilana recolhe as cinzas de Jacob. Pq? Pra usá-las como proteção. As cinzas q cercavam a cabana e q Bram usou tb eram pra proteção. Então... talvez JÁ fossem cinzas do Jacob! Talvez ele tenha morrido muitas vezes, e dpois renasça. Isso explicaria ele ter aceitado os golpes de Ben. Ele ñ fica morto pra sempre, como os humanos.

A diferença é q, agora q Mib quer voltar pra casa (templo ou mundo lah fora), talvez AGORA a morte de Jacob tenha uma consequência diferente, q é libertá-lo (libertar o Mib).

Eugenia disse...

outra coisa: a gente tá acreditando q foi Jacob q falou com Hurley, mas se o Mib pode tomar qq forma, quem garante q ñ foi ele a dar ordens ao gordinho?

Bruno disse...

Só quero comentar algo que acabei de ouvir a Juliana falar. Ela disse que um dos motivos pelos quais ela nao consegue entender o Jacob como Aaron (não to defendendo essa teoria aqui, apesar de gostar dela) é que ela nao consegue ver a "mesma alma" num mesmo tempo. Ou seja, o "Aaron" crescido morrendo na Ilha em 2007, enquanto o Aaron pequeno fora da Ilha, vivo.

Oras, mas isso já aconteceu na série! Dois exemplos vêm na minha cabeça:

1- Quando Sawyer assiste o nascimento de Aaron quando estão pulando no tempo. Ora, enquanto esse Sawyer "alguns meses mais velho" observava isso, o Sawyer da primeira temporada estava na praia naquele momento. A 'mesma alma' em lugares diferentes.

2- Quando Locke (ainda vivo hein), já junto de Sawyer e cia. durante os saltos temporais, vê aquela grande luz que saiu da escotilha, havia um Locke alguns meses mais novo entrando na estação Cisne ali, na mesma época. A 'mesma alma' em lugares diferentes.

Então, se por um acaso Jacob for mesmo o Aaron, esse não seria um argumento que estragaria tudo... ;/

Vinicius disse...

Juliana e Davi,
Vejam se não éum furo violento...
Na terceira temporada o Mikhail disse que a Kate não estava na lista. Isso significa que os Outros conheciam a lista.
Porém, os outros Outros parecem apenas ter tomado conhecimento quando abriram o case do Hurley e leram a lista.
Como o Mikhail sabia disso e o Dogi não?

Candice Telli disse...

Para ser bem sincera, tenho saudades da quarta temporada, quando tudo parecia se encaminhar para uma explicação mais científica da coisa toda (The Constant continua sendo o melhor episódio de Lost na minha opinião). Contudo, se a história se encaminhar para um desfecho em que fé e ciência se cruzam de alguma forma, vai me parecer excelente com certeza.
Davi e Juliana, parabéns pelos Dudecasts! Discussão sempre de altíssimo nível!

Rodrigo disse...

Gostei muito deste podcast

eu tambem começei a acompanhar o podcast nessa 6ª temporada.

Infelizmente não tinha conhecimento do quão bom o "dudewearelost" era, entao apenas começei a acessar o DUDE nessa 6ª temporada.

Mas gostei muito mesmo, perguntas excelentes e teorias bem plausiveis.


Agora só resta esperar...

Raphael disse...

Já vi cada besteira em LOST, poderia perfeitamente Jacob ser Aaron, depois da ridicula viagem no tempo, espero de tudo.

Não criticando, apenas deixando claro que tudo pode acontecer. E eu sempre defendi a tese de que Jacob é realmente alguém dentre os sobreviventes.

Concordo com o rapaz sobre o antagonista.

Não esconderiam tanto o nome dele se não fosse chocante.

Quem sabe ele próprio não é o Aaron, ou o filho do Desmond, ou sei lá quem. Essa agora é a grande revelação da temporada.



"Falso LOCKE é o HERÓI, e o JACOB é o grande VILÃO, afinal pensar que Jacob é do bem só porque ele representa o lado branco é um certo RACISMO disfarçado!"


Concordo com você, com exceção do racismo, isso nada mais é do que o molde da sociedade atual.

É assim mesmo, Jacob é loiro, alto, bonitão, claro que é bonzinho. ¬¬

Eugenia disse...

Tenho um palpite. Sawyer, na RP, não é um golpista. É uma pessoa boa. Qdo ele alerta o Hurley pra ñ contar pra todos q ganhou na loteria, é um aviso sincero, e ñ um início d golpe como mtos viram. Se ele quisesse dar um golpe, pegaria ao menos o contato do Hurley. Só fico imaginando como ele encontrará Juliet, pois são de mundos tão diferentes...

Engraçado é se o Jack, na RP, estiver junto com a Juliet! Afinal, os dois são médicos, e tiveram uma paquera qd se conheceram, lembram?

Outro palpite. Não acho q a Kate na RP "está a mesma", como mts falam. Existe a possibilidade de ela ser inocente.

vinicius disse...

Podcast f&^%@!!!!

Muito melhor que o anterior, sem todas aquelas perguntas repetidas (Fui o chato da semana passada que disse que tinha muita pergunta repetida, rs)

A teoria dos personagens terem que morrer em uma das realidades me pareceu muito aceitável e muito bem elaborada...

Davi e Jú, valeu!!

Eugenia disse...

Gente, e Henry Gale, hein? Como foi parar na ilha de para-quedas? (pra quem ñ lembra, é o cara que o Ben diz q é ao ser capturado pelos losties).

Bruno disse...

Realmente tem gente preocupada em como o extra do Henry Gale foi parar na Ilha? Poxa, era um cara viajando de balão e passou em cima da Ilha e caiu por algum problema, PRONTO! D:

Ah! E continuo falando pra Juliana que na série já presenciamos uma pessoa em dois lugares diferentes durante os saltos temporais da quinta temporada =p

Por enquanto, Aaron ser Jacob não faz MUUUUITO sentido não, mas a gente sabe que se os produtores fizerem essa revelação, vão fazer direito e aposto que ficaria muito bom!

Mas se não for isso, também não tem problema nenhum. Só quero uma explicação boa pra quem (ou O QUÊ) são Jacob e o MIB :D

joaolustoza disse...

Galera, uma das perguntas que eram das mais mais recorrentes na quarta e quinta temporada era o papel de Charles Widmore na trama. Parece que isso ficou meio esquecido em nossos questionamentos sobre a serie. Não me surpreendo se ele aparecer de surpresa em algum episodio que faça alguma reviravolta na trama, afinal, ele conheceu alguns dos personagens que viajavam no tempo antes da bomba ser explodida, o que pode ser um grande link entre as duas realidades...
No mais, é isso aí galera.

vin disse...

to ouvindo ainda... só registrando que aquela criança loura deve ser a ilha, que deve ser a tal entidade maior.

Augusto disse...

Ué, se o Fake Locke ta "preso" no corpo do Locke, como ele assumiu a forma da Alex aparecendo para o Ben na quinta temporada?
Eu imagino que talves ele tenha ficado "preso" ao corpo, após a morte do Jacob... sei lá. Lol

Ela e sua janela disse...

E o Henry Gale é irmão da Rose. Acho que nessa realidade alternativa ele ainda está vivo, ou morreu de balão em um outro lugar.

Rafael disse...

Pensei em outro fato que pode ilustrar a importância de Aaron na série...

Ele foi o único bebê que nasceu na ilha após a incidente ("time-crash"). Todos os outros morreram durante a gestação.

Ele em uma realidade nasceu na ilha, e na outra ainda não nasceu, mas provavelmente nascerá fora dela.

Quem sabe teremos algum episódio centrado em Claire e veremos o parto, e o bebê nasça de cabelos pretos.

Se esse episódio ocorrer vai ser perto do final, pq isso praticamente revelaria tudo.

Eu também acho que no simbolismo da série, Jacob representa o destino e (F)Locke o lívre-arbítrio.

Raphael disse...

"Pensei em outro fato que pode ilustrar a importância de Aaron na série...

Ele foi o único bebê que nasceu na ilha após a incidente ("time-crash"). Todos os outros morreram durante a gestação."


FAIL. ;)

A Claire já chegou de 9 meses na ilha.

E a Rousseau também teve seu bebê "pós incidente".

;)

AFF gente, Henry Gale ??? pouco me lixo.

Queria saber porque Walt era especial, queria saber porque ele disse pro Locke não abrir a escotilha, queria saber o fim da briga Widmore x Ben, queria saber quem era aquele Dave que tentou fazer o Hurley se matar, já que descobrimos que ele não era louco mesmo, queria saber porque as regras não se aplicam a Desmond,etc.

Henry Gale ?? tsc tsc tsc.

Chegaram Jacob e Inimigo e do nada eles deixaram tudo isso de lado.

Tudo bem que Walt foi deixado de laod HÁ muito tempo.

E mais uma vez: NÃO É PORQUE O NOME DA KATE NÃO ESTAVA NAQUELA CAVERNA QUE ELA TENHA UMA IMPORTANCIA INFERIOR AOS DEMAIS, ELA APENAS NÃO É UMA CANDIDATA, SÓ ISSO.

Raphael disse...

"Quem sabe teremos algum episódio centrado em Claire e veremos o parto, e o bebê nasça de cabelos pretos."

Aí você já fez um comentário MUITO, mas MUITO coerente, principalmente se olhar o nome dos episódios que saíram até agora. ;)

Registre essa sua teoria, porque pode te dar um triunfo no final. hehehehe

rafapalazzo disse...

Meus amigos e eu assistimos lost em grupo, e enquanto assistíamos este episódio tivemos a impressão de que o (f)lock e o jacob estão recrutando uma espécie de (des)armada, um exército, pra um possível confronto. Por causa de suas divergências quanto ao destino e uso da ilha!

Gardens Living Club disse...

Não vi ninguém comentar sobre isso, mas será que a ilha já não esteve submersa em algum momento do passado, e subiu para o topo do mar, "engolindo" o Back Rock ?

Bruno disse...

Também acho que (F)Locke ficou preso no corpo do Locke DEPOIS de matar o Jacob... :D

-= Sn4tch0vsk =- disse...

Acho que a questao do FLocke ficar preso no corpo do locke é devido ao pessoal ja saber que o locke estar morto, ja viram o corpo do locke e pra onde o Flocke for, todos vao saber que é ele. É por isso que o pessoal da dharma e os hostis tinham um acordo com corpos mortos, ele provavelmente querem saber onde aquele corpo esta para que o Flocke nao fique se permutando em varios corpos.

Outra questão é que ficou correto pra mim que quem apagou as cinzas da cabana foi a Claire induzida pelo Flocke/Monstro fumaça etc...

É de se esperar outras entidades devido a que, pra mim, não era o jacob quem usava a cabana pq ele n precisa de proteção do Flocke, e sim pessoa/entidade.

Gabriel Kaezer disse...

Dudes, ouvindo ao ótimo DudeCast de vc's pensei no seguinte quando vc's abordavam o assunto Candidatos e quando vc's se referiam ao sobrenome do Miles, eles poderiam estar se referindo ao Pai de Miles, visto que ele morreu e por isso poderia ter seu nome riscado da lista.

O que acham sobre isso?

ABs!

flafera disse...

não acho que jacob tenha morrido(de vez).se isso tivesse ocorrido o que impede do (F)locke sair da ilha ou seja la o que ele quer fazer?
acho que quando o menino loiro diz: "voce não pode mata-lo" esta se referindo a jacob, (F)locke vai tentar ai se conseguir vai ser de vez mesmo.

Bruno disse...

@Gabriel Kaezer

O sobrenome de Miles, Straume, não é o mesmo de seu pai, Pierre CHANG. Portanto, não pode se referir a ele...

Rafael disse...

Raphael, é verdade cara! esqueci da Alex completamente kkkk

Gardens Living Club, gostei, tah aí uma teoria bastante plausível para como o black rock foi parar no meio da selva

Edson disse...

Davi, estava re-assistindo o episodio, e reparei que na cena em que Richard nega seguir Flocke, ele faz uma cara de "entao blza, nao ker vim vou te matar", porem nesse instante o garoto aparece pra ele, e ele deixa Richard ir, creio que nao impediu a morte de Sawyer apenas, mas tb a de Richard ... (comentario bobo, mas soh pra dexar a informacao mesmo)

o sabio disse...

Terceira temporada episodio 08... esta é a explicação para a realidade paralela. Pra quem não se lembra após Desmond girar a chave e sofrer uma grande exposição magnetica ele vive uma realidade paralela, sua consiencia viaja no tempo e as coisas acontecem do jeito que ele queria que fossem (lembrando que segundo as experiencias do Faraday com a rata Eloise e as viagens de Desmond, apos a exposição magnetica apenas a consiencia viaja no tempo). Lembram, ele acorda no seu apartamento e tem a mesma reaçao do Jack no avião na RP. No caso do Desmond ele vive uma realidade paralela a ilha e depois de alguns acontecimentos acaba voltando.
Na minha opinião acho que é assim que as ralidades se cruzarão, em algum momento da RP suas consiencias simplesmente voltarão a ilha e eles acordarão da mesma forma que começou o LAX com eles proximos a escotilha implodida, inclusive acho que da mesma forma Eloise Hawking irá influenciar nisso assim como fez com Desmond. Bom pra mim a melhor explicação para essa realidade paralela é essa, pois é uma forma de conectarem essa temporada as outras que falaram tanto do lado cientifico da ilha.

Ah... e pra mim também o MIB é o Aaron, por isso o nome dele não foi revelado ainda (não tenho uma teoria formulada, apenas acho) acho que por isso vimos tanto ele na forma de Christian e depois vimos Clair na cabana junto com ele, talvez por isso as crianças não nasciam na ilha (ele não queria que fossem como ele, que nasceu na ilha)...

The Game disse...

Abraço Lusitano. Continuação de um bom trabalho.

alice disse...

excelente dudecast :)

vocês comentaram sobre richard ter visitado locke quando criança pq sabia que ele seria o líder. isso é o que achavamos na 4ª temporada, mas quando vimos a 5ª, ficamos sabendo que alpert só foi visitá-lo por sugestação do próprio locke (na verdade, do F Locke, que ainda não sabíamos, correto?)

então richard só foi presenciar o nascimento de locke por manipulação do F locke, que queria q sabia que ele seria um dos escolhidos de jacob que talvez já estivesse tramando seu plano.
o que vocês acham?

adriana azevedo disse...

ótimo dudecast,parabéns pessoal.Foi o 1o que baixei,agora não perco mais.Adorei a idéia o "lost for dummies",rsrs.
Acho que Jacob não morreu de jeito nenhum,o MIB apenas destruiu o corpo que ele estava ocupando.Tanto que teve aquela aparição pro hurley.Acho que o MIB só tentou ganhar um tempo pra recrutar "peças" pro seu lado, enquanto Jacob renasce de alguma forma.Seja voltando das cinzas, como a fênix, ou ocupando outro corpo (Saiyd?), ou sei lá como.
Abs e até a proxima!

Francisco GB disse...

Primeira vez que escuto o Cast e me surpreendi com a qualidade dos ocmentários. Parabéns pelo podcast.

Só um comentário que me veio a cabeça: talvez só o Jacob procurasse um substituto já que era único dos dois a favor de trazer pessoas à ilha. Por causa disso, o MIB se sente preso pois não pode (ou não quer) ser substituído já que não gosta da ideia de pessoas vindo a ilha

Abraço

Pawel disse...

Mais uma vez parabéns pelo ótimo trabalho de vocês!!!

E ouvir o "se puxar" da Juliana me dá uma saudade de POA... Grande abraço!

Guilherme Rafael disse...

Sempre escuto os casts, sempre gosto dos comentarios, apesar desse descorda de varias coisas, como o menino ser a terceira identidade, pra mim acho que é Jacob mais novo. E as visitas de Jacob aos personagens fora da ilha influenciaram e muito na vida deles, não apenas o Hurley e Sawyer, ao meu ver, Jacob ''ressuscitou'' Locke ao cair do prédio, claramente Locke ao ser tocado respira novamente, como se ele estivesse desacordado.

Raphael disse...

Vou fazer um comentário que fiz no apaixonados por séries, se puder Davi e amigos leitores, debatam comigo.

Somente alguns comentários meus:

"Você não pode matá-lo" deve ter sido referido a Sawyer mesmo, já que Jacob está mesmo morto.

Esse gartoto para mim representa Jacob criança, justamente para atormentar (F)Locke.

O Kwon na parede não poderia se referir aos dois ???

Pois quando Jacob os toca, ele diz:

"O amor de vocês é algo valioso, nunca deixem de dar valor a isso".

Quem sabe proteger a ilha juntos ??? ;)

Acredito que o MIB queira mesmo tirar Sawyer dá jogada, mas acredito em outra coisa Caio e Amigo:

Passou despercebido, mas na cena em que Sawyer conversa com Alpert, e (F)Locke corre atrás do garoto, quando ele retorna pergunta a Sawyer:

"Com quem estava conversando?"

Sawyer responde: - Niguém. Conseguiu alcançar o garoto?"

(F)Locke: - Que garoto?


Ou seja, ambos estão se enganando, acredito que um não confia no outro, e digo mais, quem sabe Sawyer não passe a perna no vilão (se for mesmo) mais na frente ???

Talvez Jacob tenha escolhido Sawyer por este ser o golpista que iria se tornar, pois passaria um golpe em seu inimigo.

Assim como escolheu Jack por sua liderança, Sun e Jin persistencia, Hurley por sua habilidade de comunicação, etc.

São só meus comentários, abraços.

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Mais um ótimo dudecast!Parabéns!
Nossa essa teoria de o Jacob e o antagonista ser filhos da Claire foi muita viajem, como vc disse Ju se isso acontecer vai estrapolar muito.
Ansosa pelo próximo ep como sempre =D

luizsergiocardoso@yahoo.com.br disse...

Na real, eu acho que eh o flocke, e nao o jacob, que acha necessario proteger a ilha - e nao de um monstro ou entidade(s) - mas dos proprios seres humanos.
Isso fica bem evidenciado se levarmos em conta o que ele fala com o jacob na praia, reclamando pelo fato de este ter "trazido" o black rock pra ilha, no final da quinta temporada - "eles vem, eles brigam, eles destroem, eles corrompem e sempre acaba da mesma maneira" - e o que ele fala pro sawyer dentro da caverna nesse ultimo episodio - "eh soh uma maldita ilha, que nao precisa de jacob, de mim, de voce, ou de qualquer um cujas vidas foram desperdicadas".
Acho que ele vai fundamentar essa necessidade de livrar nao soh a ilha - mas talvez o mundo - dos seres humanos, em cima de uma ideia ja desenvolvida em varios filmes e livros ficcionais, baseada nos proprios dados que nos, humanos, vimos produzindo, de que o Homem eh a maior praga que ja surgiu na Natureza, que o maior predador e maior destruidor de tudo que foi criado em nosso planeta eh o proprio ser humano.
Se analisarmos sua logica, e dependendo de como ele fundamentar isso, poderemos ate entender seu ponto de vista, nao apenas o classificando ingenuamente de "mal" ou "perverso". Mas, certamente, nao poderemos justifica-lo, por uma questao mesmo de senso de sobrevivencia.
Por isso acredito - por menos que Lost tenha inclinacao pro maniqueismo - que o flocke eh, sim, um representante de uma ideia maligna, que, por mais que seja justificavel de um ponto de vista "ambientalista", acarretara o fim da humanidade se ele obtiver sucesso, e que jacob eh o oposto, alguem que cre na humanidade e em sua possibilidade de evolucao e, principalmente, de redencao.
Soh fico em duvida sobre isso tudo quando o flocke diz que quer sair da ilha e voltar pra casa, que ja foi um homem, que perdeu entes queridos e coisa e tal...
Mas, pode ser que ele, falando isso, esteja apenas manipulando nao apenas o sawyer, mas o publico...
Abracos!!

Raphael disse...

"Nossa essa teoria de o Jacob e o antagonista ser filhos da Claire foi muita viajem".

Aqueles saltos no tempo também foram.

Depois eles arrumaram a bagunça fazendo a história da DHARMA de uma maneira envolvente e inteligente.

É o que digo, se for bem feito, qualquer coisa dá certo. ;)

Sobre essa teoria, é o único motivo de eu entender o porque do nome do Monstro não ter sido revelado ainda. Deve ser alguém conhecido mesmo. Caso contrário poderiam ter revelado logo agora nesse 4° episódio.

fblins disse...

http://www.Losthome.zip.net

Tudo sobre Lost temporada final
-Downloads Episódios
-Episódios on line
-Assista os episódio sem precisar baixar
-Wallpapers
-Jogos
-Comentários e etc…

Maricy disse...

ola! lembrei de uma cena qdo Ben vai ate o apartamento de Wildmore, o proprio diz q Ben nao pode mata-lo.. isso teria alguma conexao com o ult episodio, onde a crianca diz q o Flocke nao pode matar.....

Edgard Cravo disse...

Leiam abaixo o que escreveu Jorge "Hurley" Garcia em seu blog na sexta-feira. Quem será?

Just read Episode 15
And it is AWESOME.
And I'm super excited about the guest star.
http://dispatchesfromtheisland.blogspot.com/

André disse...

Olá Davi, Fernanda e Juliana. Parabéns por mais um excepcional Dudecast! OS comentários são muito coerentes, e a parceria entre os locutores é brilhante.
Tem uma BOMBA SOBRE O GAROTO LOIRO DA FLORESTA no blog Previously on Lost (http://previouslyonlost.chaosss.com)referente a quem pode ser!!!
E vocês do Dude foram novamente citados em outro ponto do post.

Natália disse...

Boa noite a todos!
Junto com os números, o assunto mais polêmico do episódio foi o garoto loiro. Sugiro que visitem o blog Previously on Lost.

http://previouslyonlost.chaosss.com

Lá tem uma nova alternativa sobre quem ele é, e já adianto, é surpreendente!

Gabriela B. disse...

Fico pensando se a ilha algum dia já esteve submersa, sendo essa a resposta de como o Black Rock foi parar no meio dela.

Novamente parabens pelo excelente Dudecast, que nao perco nem durante minha viagem de férias.

Bjs da ilha de Teneriffa (infelizmente nao é a de LOST),
Gabi

Lu Paraguassú disse...

Como as realidades se juntam ... bom, eu pensei em uma outra coisa:
Em vez da RP levar eles ao episodio LAX na ilha ... por que não ao contrário? Por que não veremos os losties de algum modo voltando para o episodio 601 na RP?
Ou ainda, veremos no series finale 2 finais: 1 da RP e 1 deles na ilha, sendo que o final da ilha levam-nos para o começo da RP, sendo o final da RP o verdadeiro series finale.

Gostei da comparação com a viagem da consciencia do Desmond após a explosão da força eletromagnética da estação cisne(mesma força q teoricamente explodiu com a jughead)... como se uma das realidades fosse essa viagem da consciencia enquanto eles estavam desacordados na ilha. Mas tb pode se interligar com a minha teoria, na verdade a realidade deles é a paralela, e essa na ilha é uma total viagem.=P

Outro ponto a se ressaltar é o aspecto bíblico do nome Jacob q já foi abordado na série antes [lembram da lavagem cerebral no namorado da Alex com uma frase quase assim: Deus ama você como amou Jacó].
Jacó, na Bíblia, era o filho mais novo de Isaac e Rebecca, sendo o primogênito Esaú. Esaú era forte e só queria saber de caçar, de seus próprios interesses, enquanto Jacó era mais preocupado com as pessoas de seu povo, ajudava e rezava por elas. Deus diz a mãe deles que Jacó é que é seu preferido, e ele quem conduzirá seu povo (até a vinda do Messias). Então Rebeca faz um plano para que a bênção do primogênito seja dada a Jacó e não a Esaú.
Depois disso Jacó e Esaú viram inimigos. Jacó vai p um lado, forma seu próprio povo (sua família), enquanto Esaú fica e cuida das fazendas do pai. Ao se reencontrarem Jacó pede perdão a Esaú (que se virou contra Deus, agora adora outros deuses)que aceita, mas Jacó não volta c ele p casa, toma seu caminho. E Jesus nasce da tribo de Jacó.

Só contei a história para que possamos pensar numa comparação. Talvez desde o princípio
houvesse a dica de que apareceria uma história sobre uma briga de irmãos. Filhos da Claire talvez(?). Enfim ... cenas dos próximos episódios.

Abraços!!

Eugenia disse...

Palpites...

Sempre achei q Jack ñ caiu do avião, e sim foi colocado lá no mato. Assim como os losties qdo caíram do Ajira. Eles ñ caíram no mato, e sim foram colocados ali. Tanto q Kate está sobre uma pedra desacordad. Ora, como alguém cai de um avião numa pedra e ñ morre ou ao menos racha o coco?

Ou seja, Jack, Kate, Hurley e Sayid, na verdade, ñ caíram do Ajira na ilha em 77, e sim foram transportados por uma viagem no tempo para a ilha em 77. Sun, Ben e cia., sim, caíram normalmente na ilha no Ajira em 2007.

Isso faz toda a diferença, pois abre uma brecha para acharmos q eles tinham uma missão para realizar na ilha em 77. Seja a explosão da bomba, seja outra.

P.S.A série acabará com todos na RP indo parar na ilha. Não se pode fugir do destino. Pelo menos Jack.

P.S.2: seria coincidência q Jack é o apelido de John (Locke?) e tb poderia ser de Jacob?

Robson disse...

Ta todo mundo falando de realidade paralela. Eu acho que esses caras vão pregar uma peça na gente..como aconteceu no final da 3a temporada.

Cornetando disse...

Muito bom, como sempre.

Para falar a verdade, decidi não gastar muitos neurônios com a história da realidade paralela. É muita viagem, então vou esperar para ver. Meu humilde cérebro está 100% dedicado a Falso Locke, Jacob, Garoto da Floresta, Candidatos, Richard e outras tramas da ilha. O problema é que essa dedicação total não está rendendo muitos frutos...

Mesmo assim, convido os amigos para visitar meu Twitter, criado no início desta temporada, com uma visão bem-humorada da série:

http://www.twitter.com/cornetandolost

Abraços!

Guilherme disse...

Existe uma coisa que me faz discordar destes raciocínio. Quem atraiu oJack para voltar para ailha foi amesma pessoa que se fez passar pelo pai dele naquelas aparições ,quem fazia isso era o Floke e não ojacob

André Bires disse...

Sneak Peek do 6x05, com Claire à la Rosseau:
http://www.youtube.com/watch?v=k65Jsd60cPc&feature=related

Alfeu disse...

Olá pessoal do Dude We Are Lost.Aqui quem lhes escreve é Alfeu Gonçalves dos Santos de Florianópolis.
Estava ouvindo o dudecast sobre The Substitute quando vocês começaram a falar sobre como Aaron poderia ser Jacob.
Tenho a minha teoria sobre isso:

Se nos lembrarmos do episódio em que Kate acha Aaron ,veremos que ele foi encontrado perto de uma árvore,certo?
Então lanço a pergunta,e se caso aquele bebê não fosse Aaron,e sim outra criança que foi colocada ali para que todos achassem
que se tratava de Aaron?
Se isto for verdade Aaron continuou na ilha e provavelmente também participou das viagens temporais.
Agora nos resta saber como Aaron ficaria no passado ,enquanto os outros losties continuaram viajando no tempo,pois ,se Aaron realmente for Jacob
ele teria que ser preso no tempo antes do Black Rock chegar até a ilha já que vemos Jacob já adulto conversando com "Genesis" enquanto o Black Rock chega até a ilha.

Enfim, creio que Aaron não seja o Bebê que Kate levou para sua casa,agora se ele é ou não Jacob ai é outra história que teria que ser pensada.

Valeu!

Eugenia disse...

Outra coisa q me ocorreu. Fala-se mt em livre arbítrio, mas o Sayid voltou pra ilha obrigado pela Ilana. Ele ñ escolheu, ao contrário dos outros losties.

Eugenia disse...

Gente, e se a história estiver sendo contada de trás para diante, como em "Memento"? Aí a RP foi o q aconteceu "primeiro", mas no final vão todos pra ilha, caindo com o Oceanic 815...

Alfeu disse...

Também a respeito do episódio The substitute

Conforme tudo indica,quem estava preso na cabana era "Genesis" ou "Flocke",já que foi visto no episódio The incident
que a porta da cabana tinha aquela proteção feita com aquele pó que "Flocke" odeia.

Vimos também,que os outros recebiam ordens do ser que estava na cabana,sendo assim,até agora "Flocke" é que liderava os "outros"
se fazendo passar por Jacob,vemos também que os "outros" já possuiam uma lista dos Oceanics.

A pergunta que eu faço ,é como os "outros" possuiam essa lista?
E se talvez não foi "Flocke" que estava preso na cabana que listou os nomes.
Caso afirmativo,tudo o que ele falou no episódio The Substitute sobre Jacob selecionar os substitutos era mentira,e na realidade
foi "Flocke" quem selecionou os Losties ou quem sabe até os 2 (Jacob e Flocke) que juntos selecionaram os Losties.

Outra coisa que me deixa com uma grande pulga atrás da orelha é o fato que durante o flashback da Kate nos supostos "anos 80" em
The Incident,garrafas de Malibu Tropical Banana e Absolut 100 Black podem ser vistas na prateleira do mercado aonde ela está.
Os dois produtos não foram introduzidos no mercado até 2007. Além disso, é visível no plano de fundo, à direita,
um moderno aparelho de som estéreo.

Será que isto foi uma enorme falha da produção de Lost ou na verdade querem nos mostrar que aquele encontro
entre Kate e Jacob ocorreu em 2007 e não nos anos 80?

Sendo assim ,como isso seria possivel?


Enfim,
O que vocês acham?

Falou

mmsegundo disse...

Eu acredito que o Aaron possa ser o Jacob e não precisa de uma reviravolta mirabolante com 2 espíritos não. É simples. O Aaron pós 2007 vai para a ilha de alguma forma e lá estando volta no tempo para muito antigamente. Simples assim.

Gabriela B. disse...

Olá Alfeu, tudo bom?

Se vc se refere ao encontro de Kate e Jacob quando ela estava roubando a maletinha, acho que nao era nem anos 80 e nem 2007, pois se nao me engano, a maletinha era dos New Kids on the Block, que fizeram sucesso no inicio dos anos 90. Espero ter respondido sua pergunta.

Um abraco, Gabi

Alfeu disse...

Olá Gabriela,

O primeiro cd do New Kids On The Block foi lançado em 1986,porém eles estouraram em 1988.

O que me faz pensar que a cena se passa em 2007 é o som de ultima geração que aparece na cena e as bebidas Malibu Tropical que foram lançadas depois de 2007.

Posso quase afirmar que aquele encontro se passa em 2007,pois,não creio que a produção de Lost cometeria tamanho erro e se cometeu é um erro muito primário.