24/02/2010

Comentários do ep. 6x05 "Lighthouse"

Com spoilers para quem ainda não viu, claro.

Dos temas recorrentes de Lost, os chamados dad issues (conflitos entre pais e filhos) sempre ganharam atenção especial, sendo responsáveis por diversos momentos marcantes da série. Não à toa, foi justamente a partir deles que descobrimos e nos envolvemos com personagens como Locke, Kate, Sun, Charlie, Ben, e claro, Jack, o personagem que mais teve episódios focados nesse fantasma que muito antes da ilha o assombrava em sua relação com seu pai, Christian. Assim, foi uma grata surpresa ver que “Lighthouse”, 5º episódio da 6ª e última temporada, revisitou o tema subvertendo-o, ao passo em que deu um desfecho novo e que de forma objetiva conferiu a Jack uma redenção às avessas e a tanto procurada através do pai, mas que veio através de seu filho(!) na realidade paralela.

Leia mais...

    Acrescentando novos e curiosos elementos à trama da realidade paralela - os flash sideways batizados pelos produtores -, Lighthouse nos mostra um Jack infinitamente menos controlador fora da ilha, e que ressentido por erros do passado, só quer estabelecer uma relação sadia com o filho David, um garoto que assim como o pai já fora um dia, guardava no temor da decepção, a fuga do diálogo. Nesse panorama, ver Jack quebrantado abrindo seu coração para o filho na cena que encerrou sua visita à audição do garoto no conservatório, foi sem dúvida um momento tocante reafirmando o talento de Matthew Fox, que num trabalho detalhista e eficiente, conferiu ao Jack da realidade paralela um tom muito mais fragilizado e por isso mesmo mais humano numa emoção contida, mas absolutamente real.

    Na realidade da Ilha, no entanto, não deixa de ser interessante ver que Jack continua sucumbindo aos rompantes de raiva que nascem de sua não compreensão sobre o significado de seu papel ali. Assim, quando o vemos quebrando o espelho ‘mágico’ de Jacob (viram os vários nomes naquela roda, certo?) após perceber quão manipulada sua vida parece ter sido, vemos na verdade a reação de alguém que se fecha numa reflexão angustiada e que foi alimentada pelo desejo ser consertado pela ilha, mas que até agora só recebeu doses de placebos carregados de decepção.

    Ainda é difícil dizer como as duas realidades irão se chocar ou se relacionar efetivamente, ou mesmo dizer quem joga melhor nessa secular disputa ideológica envolvendo Jacob e o homem de preto/ (F)Locke, mas ainda que nos faltem peças para elaborar conclusões mais elaboradas, não é (pelo menos para mim) exagero dizer que o senso de que as coisas caminham para um desfecho surpreendente e instigante siga crescendo. E nisso aliás, ver Jacob deixando bem claro que o grande protagonista dos losties na trama terá que descobrir por si próprio qual é o papel que tem a cumprir na ilha é um convite e tanto para intepretações mil. Sacrifício de Jack à vista, talvez? Que o farol do título deste bom episódio ilumine o caminho da(s) resposta(s).

    Muito mais sobre Lighthouse como as ótimas tiradas e referências de Hurley; o possível significado da aparição de Dogen na realidade paralela; o assustador comportamento de Claire e a ‘revelação’ de sua amizade com (F)Locke serão assuntos para o post de easter eggs e curiosidades, além, claro, do dudecast #42.


156 comentários:

juninho disse...

This is not John, this is my friend!!! Ótimo!!! hehehe

Vfernandes_rj disse...

episódio meio louco, vou ter que ver de novo pra sacar qual foi...

Fabricio Dolci disse...

muito bom... como sempre!!! :-D

Daniel Nunes disse...

Eu curti, digerindo...

Ela e sua janela disse...

caraaaamba!!!

Gustavo Dainezi disse...

jack x john parece estar revivendo. o epi tentou mostrar jacob como um manipulador, acho que é o que ele e (f) John têm em comum.

Felipe Ribeiro disse...

Bem, eu não consegui vir o comecinho do episódio, mas AMEI!

Jack, e seus ótimos episódios.

Jack sendo pai, o Miagi da ilha com seu filho no conservatório...

Enfim... really good things on this episode!

Take care dudes!

Felipe Ribeiro, Vl. Mariana, Sp

Andersøn disse...

Otimo episodio, mas que não explica nada.

Murillo Ferrari disse...

Só posso dizer uma coisa:

It´s not John.

THAT IS MY FRIEND!!!!

Achei estranho... mas muito bom... E como sempre... eles respondem 1 duvida e criam mais 2, 3, etc.

Mas isto é LOST!!!

Agora é esperar os releases pra assistir de novo, com calma e pegar os detalhes que passaram batido.

Vlw pelos links Dude!!!!

Adrimar disse...

Então os números eram graus em um roda, ou poderiam ser coordenadas. Mas, como apareciam as imagens no espelho? Algum tipo de vídeo ou algo assim? E o que Jack tem que fazer? Pra mim é uma luta final com FLocke. E James deve ser o fiel da balança.

Alex disse...

ótimo episódio, pena que o proximo parece ser sobre a Sun =x

Fernando Araujo disse...

Bom episódio, praticamente considero o mistério dos numeros revelado, mas confesso que gostava mais da explicação dharmística do ARG...
Claire fumadona e Jack papai na realidade paralela

gordo013 Design Gráfico disse...

foi bom + tbm terei q assistir novamente

André disse...

o nome da claire não estava na lista, então ela não era candidata. pq o (f)Locke recrutou ela? O Sawyer tudo bem, mas ela... e o pai do Jack tb, pelo visto...
Que por acaso tem o mesmo sobrenome do Jack... Qual o Sheppard que é candidato?
hahahaaha, posso tá viajando, mas enfim...
Mais um excelente episodio!

Ricardo Dias Almeida disse...

Pra variar, Jack nos brinda com seus chiliques e sai por aí estragando tudo...
...
A cena final torna muita coisa clara: F-Locke é a entidade que se fazia passar por Christian, que vem influenciando Claire nos últimos três anos...

gordo013 Design Gráfico disse...

foi bom + terei q ver novamente

Ivan disse...

Apesar deu estar com uma opinião 'dura' a respeito do final de Lost eu gostei desse episódio, o esquema da 'lighthouse' foi bacana. Já a parte de Claire foi uma resposta bem previsível, vamos ver no que vai dar.

UtarefsoN disse...

Acredito que agora sim a realidade paralela vai ter alguma relevância para a história além de exibir a(s) personalidade(s) dos personagens.

Sobre o episódio em si, acho que não teve muita novidade além do que esperava. Confirmada a aliança de Claire com (F)Locke, achei interessante o fato dela saber que aquele não ora o John, não por poder confundir a aparência, mas por implicar num envolvimento maior com o Man In Black.

E se esse último está com a Claire, quem está chegando ao tempo? E quem vem à ilha? Aposto que o Widmore vem aí!

Liza disse...

Sinceramente não gostei não é tempo de incluir histórias que vão dar tanto pano pra manga. Não achei o epi ruim, somente desnecessário.

Tarcisio disse...

nao saquei a relacao das realidades, talvez perdi no streaming, mas esse episodio foi melhor que o anterior

se a claire não é a claire que conhecemos, porque ela estaria ainda se importando com o filho?

e através do Hugo eles indicam que os esqueletos realmente serão conhecidos nossos

zomb1tch disse...

Gostei do episódio...agora esperar a legenda e comentar com mais calma. :]

Infinite Soundtrack disse...

Porra, meu dvr parou de gravar logo depois da ultima cena do flashsideways. Que que aconteceu nos 2 minutos finais?

natal 2009 disse...

sabemos que jacob recrutou todos que precisavam de um redenção. estes são importantes para proteger a ilha. o mib diz que não há motivo para protegê-la e se utiliza de corpos para conseguir o que quer (claire, christian shepard, lock e agora said).onde entram widmore e o pai de sum nisso? está faltando conexão com dharma e seus patrocinadores...............so pensando alto..............

noellecft disse...

adorei... desde o começo da série sempre apostei no Jack! Ele sim sempre foi o mais sensato, o mais humano, em todas as suas atitudes e pensamento. Pra mim não há nem nunca houve melhor que ele. Agora a série vai mostrar o quanto ele é importante.

Daniel disse...

Gostei bastante.
Espera epi com legendas pra clarear as idéias.
Dudes, valew pelos links.

Augusto disse...

Não sei o que achei desse episódio, lol, preciso assistir legendado pra entender melhor.
Gostei da Claire, voltou exatamente o contrário do que era, lembrando muito a Rousseau.
Hurley intimidando o Sr. Miagy foi muito legal, hahahahaha.
E a cicatriz do Jack no começo do episódio, será que ele lembra de algo sobre a ilha? Sei la, não acho que mostrariam aquilo de bobeira...

André disse...

eu posso estar enganado, mas vi a claire falando do pai dela E um amigo... o amigo eh o (f)locke, o homem de preto... o pai dela é ele mesmo, ressuscitado igual ela foi...

só vamos ter certeza mesmo nos proximos episodios, mas aparentemente o pai do jack está vivo e andando por ae....

Diego disse...

A Claire esta sim na lista o nome dela aparece riscado tanto na caverna quando na roda dos numeros

Lucas Magdiel disse...

A Claire tá piradona. Mas o mais divertido do episódio foi o Hugo... aquelas especulações dele quando ele e o Jack encontraram os esqueletos... hilário...

Eduardo disse...

Achei o epi. muito bom...e com ctz Widmore está chegando.

Soni Adílio disse...

Daí veio Jack e não deixou Hurley girar o espelho na coordenada 180. Adoro você, Jack ¬¬

Vinicius disse...

Sei que não tem nada a ver com o epsódio mas estou com uma dúvida me matando, a Kate não estava grávida do Sawer?? Ela faz exame com a Juliet e da positivo, ela conta pro Sawer que deu negativo mas era mentira, depois nunca mais vi nada relacionado ao assunto, e 3 anos se passaram.
Desculpe usar o espaço desse epsódio.
Obrigado

wenver disse...

Jack quebrou o brinquedo mais legal da Ilha até agora! E será que a mãe do David é a Sarah? E o nome da Claire (Littleton) estava na lista da caverna sim, mas já estava riscado. Por alguma razão, ela já havia sido desconsiderada como candidata, ainda que não estivesse morta.

Gabriel disse...

ótimo episódio, pena que o proximo parece ser sobre a Sun =x [2]
concordo plenamente....nao sei o que ela ainda faz na serie...ela que tinha que morrer no lugar da juliet

Gael disse...

as peças já estão sendo distribuidas pelo tabuleiro!

Pedro disse...

Que raiva, a desgrama do computador desligou no finalzinho do nada!!
perdi o final, alguem pode descrever ai rapidinho?

Quando apagou o PC, a Claire tinha acabado de falar pro Jin: "If I didn't kill him we would have killed me"

Nao sei o que acontece depois disso: nao aguento esperar ate baixar, fala ai a ultima cena.

Valeu

Tarcisio disse...

pra quem vai baixar, saiu aqui http://re.zoink.it/4b84997c

Eduardo Veras disse...

começo a formular teorias sobre o que a lighthouse significa e aquela roda de numeros e espelhos; parece coisa de civilização antiga, parecia a roda do tempo dos maias, enfim, parece que a ilha existe desde a origem dos tempos, aquela coisa de adão e eva... posso ta viajando, mas a ilha determina o destino das pessoas como se fosse Deus

Érika disse...

vai ter epi sobre o pai da sune o widmore??? ai ai

gostei do epi mas cairia bem na temporada passada ne gente, ta mta enrolação e isso me irrita hauahuahauh eles dao meia resposta e criam mais 100 perguntas... foda
mas vamos esperar as legendas e assistir direito

Leo disse...

o locke entra na cabana ae o jin surpewso pergunta por ele, ae a claire diz : ele nao é o john, ele é meu amigo... LOST

Atoledo disse...

Esse horário de verão, ferrou tudo... hahahahhaha

Só vi o finalzinho...

Vlw Davi!!!!

Rafael disse...

O espelho no lighthouse é uma clara referência ao livro de Lewis Carroll,
Through the Looking Glass, autor de Alice in Wonderland, se não me engano o livro que o filho do Jack está lendo.

Eduardo disse...

por favor galera me ajudem .. eu nao cheguei a tempo pra ver tem algum lugar q eu possa baixar ???

agradeço desde já

noellecft disse...

Pedro: depois dessa cena que você viu... (F)Locke entra na tenda em que estão Jin e a Claire. Jin olha assustado para ele e diz: "Locke?!". Claire vira para ele e diz: "Esse não é o Locke, esse é o meu amigo". (F)Locke sorri para eles. E assim acaba o episódio. Não Acho que a Claire seja outra da que conhecemos, e que não reconhece Locke. Simplesmente ela sabe que o corpo é o do Locke, mas é outra pessoa dentro. Da mesma forma que o Sawyer também soube no momento que conversou com ele.

ૐ ..:: Renatão ::.. ૐ disse...

Episódio bem louco, mais louco ainda o farol ter se transformado num potente telescópio hubble! o.O

Ainda tentando encaixar as peças, mas ver jack tentando lembrar quando operou o apendice e nao lembrar quanto tempo faz que seu filho estuda piano, fica mais claro que as realidades, ao meu ver, certeza irao se cruzar.

ૐ ..:: Renatão ::.. ૐ disse...

Só um adendo: Episodio só me fez ter mais raiva de jack, como é um imbecil! huahehuaea...vários anos de azar manézão! Quebrou a graça!!

Tarcisio disse...

nao sei se ja falaram aqui, mas so vi agora que confirmaram no ultimo podcast oficial que a data do exame da claire foi erro de continuidade mesmo, na realidade paralela

eu sinceramente nao queria ver essa realidade paralela. fica uma sensação de que nao precisava disso. nao dá nem pra ter certeza se ela se inicia mesmo com a bomba de hidrogenio. espero me enganar no final.

a realidade paralela nao deixa de ser um flashback tambem, pq lá eles estao chegando no fim de 2004...

Luiz disse...

Mais um episódio lindo! Claire disse que quem contou pra ela que Aaron estava no templo foram o pai e o amigo dela...o que me faz pensar que possivelmente há outra entidade que se apresenta como Christian...

Eduardo Rocha disse...

Se Christian está aliado ao (f)Locke, por que ele ajudou Locke a girar a roda e sair da ilha para buscar os Oceanic 6, se isso era justamente o que Jacob queria (afinal, Jacob convenceu Hugo a voltar). Eles têm objetivos em comum? Qual?

Davi Garcia disse...

Da mesma forma que o homem de preto encontrou em Locke (um candidato a substituto) a brecha para matar Jacob, ele também pode querer usar os outros candidatos para alcançar seu objetivo final: sair da ilha. Faz sentido, não?

Abraço a todos!

Luiz disse...

De repente não são objetivos em comum, mas sim as "regras"...provavelmente todas as peças tem de estar no tabuleiro(ilha)...por isso Widmore(e sabe-se lá mais quem vem aí...

Daniela disse...

É um grande jogo de influências.

Seria o Jack o novo "man of faith" da ilha, tomando o lugar do falecido Locke?

Sabrina disse...

Ô gente, parem de cismar que o 23-Sheppard pode se referir à Claire.

O sobrenome dela é Littleton, não interessa quem á o pai dela!!

E como já afirmaram acima, o nome dela aparece sim na caverna.

EmerStempin disse...

caaaara! Vi o sobrenome da kate escrito! Ela é o numero 51! Austen. e não está riscado! que maneiro!

V_ Leal disse...

O amigo (MIB) da Claire, hoje Flocke, se travestia de Christian pra enganá-la melhor, outras vezes aparecia de amigo. Acho q. é isso.

E os flashes paralelos mais e mais parecem flashes futuros de quando eles acabarem com a Ilha.


Fora a parte do espelho, mais um episódio enche linguiça. Quero Widmore, Hawking etc.

mimilee_ disse...

Às vezes, tudo o que você quer é dar um soco no Jack.
P*rra, tô lah morrendo de curiosidade com o espelho, e o cara vai e me quebra! Sacanagem isso. hauhauauhauh

Nick Mello disse...

Ué... cadê o "Lost Untangled" do episodio de hoje???

rhb disse...

Para ajudar nos Easters: Na cena em que a mãe do Jack pega uma bebida, aparece ali a mesma bebida que o pai da Penny, ofereceu ao Desmond e disse que ele não era digno de tomar aquela bebida.

Julio disse...

Ninguem vai comentar nada sobre a facilidade com que o hurley convenceu jack a segui-lo? O jack realmente parece saber muito mais do que todos...

tchuko disse...

Galera,nao sei se algm reparou, mas na cena em que a Claire mata o Nigga,há um close do rosto dela segurando o cabo do machado.No cabo há algo inscrito nele. Oq eu consegui ver era o numero 23, ou 13.

ps* Eh por volta dos 28:32 min q acontece, enqnto o Jin fala sobre o Aaron

Amenar Neto disse...

Sobre o caso da realidade paralela, rola uma teoria por aí que essa realidade apresentada desde a season premiere seria o "fim" da série. Por isso é "importante" que na realidade paralela haja o mesmo "Contato de 6 grau" que a série trabalhou nas 3 primeiras temporadas. Por isso, é que devemos nos imporatar com as versões "recém-apresentadas", pois elas podem ser consequência daquelas que já conhecemos.

A Claire era uma personagem insuportável. É cedo para julgar sua "relevância" agora, posto que pouco sabemos sobre sua volta. E pela primeira vez na série, vejo a Emilie de Ravin atuar bem. Isso já é MUITO.

Acho que a questão a ser trabalhada aqui, é justamente o arco dramático que envolve o personagem de Matthew Fox - interpretado com brilhantismo pelo ator -, onde essa é a primeira vez em algum tempo que eu o noto sensivelmente mais maduro - leia-se: Jack como um PAI, não somente como um AMANTE de Kate; e líder nas horas vagas -.

Por fim, ao menos para MIM, esse talvez tenha sido o melhor ep. de Jack. Explorou bastante o "novo" personagem, e ainda assim não desconsiderou o "resto" da história. Jack é meu personagem predileto, e esse ep. talvez seja o melhor sobre ele. A minha expectativa era ABSURDA, e os pontos que eu esperava que fossem trabalhados, de fato foram. Fantástico.

robfarah disse...

No Ligado em Série uma comentarista identificou que o nome da Kate aparece no farol do Jacob.
Bem ao lado do número 51.
Conferi e tá lá mesmo.
Tanto o UnLocke quanto o Jacob já mentiram a esse respeito.

Sobre as referências aos livros de Alice, o primeiro livro é o clássico "País das Maravilhas", e trata da ida a um mundo mágico, seguindo o coelho (Jacob? - primeiras temporadas?).
Já o segundo, ("País dos Espelhos"?, não lembro o nome em português), se passa alguns anos após a Alice ter escapado do País das Maravilhas e mostra um outro mundo do outro lado do espelho - a realidade alternativa da sexta temporada, como o espelho do farol deixou bem claro.

E não só isso, esse livro também narra um gigantesco jogo de xadrez, em que a Alice é um peão que atravessa o tabuleiro até virar rainha, encontrando com as outras peças pelo caminho.
E o que é essa temporada de Lost que não um jogo de xadrez entre Jacob e UnLocke? Com ambos tentando conduzir seus peões (Hurley e Jack do lado de Jacob; Sawyer, Claire e talvez Jin do lado do UnLocke) até o outro lado do tabuleiro para transformá-los em "rainhas", ou seja, seus substitutos na ilha.
Pra mim é isso que o episódio deixou bem claro, escandarando a relação com os livros de Alice.

E quem o Jacob diz que está indo pra ilha? Provavelmente o Desmond.

E ficou claro de vez que era o UnLocke/Monstro de Fumaça quem fingia ser o pai do Jack e sequestrou a Claire tempos atrás, ao contrário do que alguns ainda teimavam em defender.

tchuko disse...

Não sei se alguem percebeu, mas por volta dos 28:32, qndo Jin fala sobre Aaron e a Claire está prestes a matar o Outro, há um close no rosto de Claire, e percebe-se que há algo inscrito no cabo do machado. Ao meu ver é um numero, só nao consegui distinguir se é 13 ou 23!

Fred disse...

esse papo q iamos saber enfim oq é a ilha foi a furada da temporada...essa kristin dos santos é balela, como todos os episódios dessa temporada...ta phoda..5 episódios ja e resposta q é bom, nenhuma!!!

flafera disse...

pessoal sei la mas to com uma sensação que a ilha não ta em 2007
fiquei com essa sensação desde o epi passado e agora com aquele farol que ninguem nunca viu aumentou sei que é meio que loucura ja que a vila dharma esta la num sei.alguem mais ta assim?
ja assiti legendado baixando o em 720p

Alexandre disse...

- Não acho que se trata somente de "controle", "peças", não acho que os losties sejam apenas marionetes inertes, acho que se trata mais de argumentação do que de manipulação pura e simples.

- O Jack na versão "bravinho/eu quero brócolis" é irritante.

- E haviam dito (Kristin) que esse episódio seria muito revelador, mas novamente, revelaçõess à conta-gotas.

Mas foi bom.
E gosto cada vez mais do hurley tendo papel central na trama. Acharia típico, porém lamentável, se ele tivesse simplesmente se transformado no "comic guy" da turma. O Dude é foda!

Cornetando disse...

Claire passou de bobalhona a vilã de filme de terror, à la "O Iluminado", com machado e tudo. Excelente episódio. Em vez de dar respostas, os caras conseguem enfiar mais um elemento de mistério (o farol). Ou vão se embananar todos para explicar tudo até o fim da temporada, ou (ainda acredito nisso) serão os maiores gênios da história da televisão.

http://www.twitter.com/cornetandolost

dudulespaul disse...

Adão E Eva, Hurley dizendo: Os esqueletos somos nós no tempo dos dinossauros? kkkkk

esse episódio foi muita enrolação...
aliás eles vão enrolar muito ainda até o final...afinal ainda tem uns 10 a 12 episódios pra passar
e aquele espelho não espelha nenhuma outra realidade paralela... ainda...

Doraemon disse...

Quando Michael deixou à ilha, ele foi instruido a seguir a coordenada 325.

Cada pessoa possui um número e uma coordenada. E aquela seria uma coordenada exclusiva de Michael e Walt Dawson?

===

O espelho aponta para várias épocas, parece. Os templos japoneses parecem antigos (ou são apenas museus... sei lá).

A questão é que Dogen não é samurai, já que ele é contemporâneo de Jack (ou será que em cada realidade, os genes que geraram Dogen se combinaram em épocas diferentes?). Fico com a primeira.

===

E cada vez mais cresce em mim a crença de que essa realidade paralela seria a vida que eles teriam antes da interferência de Jacob.

Jacob, (F)locke ou seja lá qual for a entidade da ilha ("ELES" darão um jeito, disse Jacob) acabam alterando a realidade dos Losties aos poucos (vide apêndice esquecido), culminando no que vemos agora na ilha.

Será?

Cabeça explodindo. E realmente voltei a botar fé de que a tal resolução dos personagens seja algo bom o suficiente para o final da série =)

Edu disse...

Lost vai decepcionar muita gente.

Doraemon disse...

Apesar da lostpedia dar para Dawson o número 124... =/

joakingson disse...

Gente, quem diria, a Claire tá namorando.... o Monstro heheheheheh

Rodrigo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
flafera disse...

não acho que esteja fantasioso pelo contrario os 5 episodios até aqui mostraram pessoas e seus dramas medos enfim; por isso muita gente não tem gostado, não seguiu o ritmo alucinate da quarta e nem a ficção da quinta temporada. centraram principalmente nos personagens. e a serie e sobre isso PESSOAS, não montros ou viagens no tempo.
muitas perguntas podem ser respondidas num "pacote" não precisa uma explicação especifica.
como muitos ja disseram as todas perguntas podem ser respondidas em apenas 1 episodio(que graça teria isso?).
lost é o Fenómeno que pelos seus misterios que nos fazem debater teorizar a cada episodio (em que outra serie voce encontra isso?).



ps:não gostaria da realidade paralela ser a continuação depois do que acontece na ilha ou seja o fim adiantado espero que a ligação entre as duas antes do fim da serie.

ggg disse...

o 1º Flashback (1.05 White Rabbit), o 1º Flashforward (3.22 Through the Looking Glass) e o 1º Flash sideways inteiramente centrado no Jack, fizeram referências a "Alice in Wonderland" (Alice no País das Maravilhas) e "Through the Looking-Glass, and What Alice Found There" (Alice através do Espelho e O Que Ela Encontrou por lá)

Esse episódio fez referência a outros episódios centrado em Jack, como o Jack contando como ele encontrou as cavernas ((1.05 White Rabbit), o Jack contando que voltou para a ilha por que estava acabado e a mãe dele oferecendo uma bebida (3.22 Through the Looking Glass), a cicatriz da cirurgia do apendicite (4.10 Something Nice Back Home)

Renan Martins disse...

Agora a serie esta começando a dar respostas!!!

Sobre os numeros, minha teoria é a seguinte:

Os numero são as coordenadas para a localização dos Losties...

Localizar eles para que?
Eles são os unicos capazes de restaurar a paz na ilha, no conflito Jacoc X MiB.

Jacob, desde que soube q seria destruido, elaborou essa estrategia para trazer os Losties para ilha e salva-lo.

Por isso os numeros são enviados para fora da ilha, seria um chamado para os Losties...
O porque digitar eles na estação, ai já é outra coisa...

Porque a Kate não faz parte dos numeros malditos, pode ser por 2 motivos: Por ela não ter uma coordenada fixa (casa) ou por irá morrer até a season finale, e não será importante para o fim da trama.

Fernando disse...

Não entendo a necessidade humana de valorar tudo que vê...fazer comparações sempre....

pq a gente não analisa Lost como uma plot única???

não temos que comparar o que está acontecendo com o que aconteceu nas primeiras temporadas...tudo faz parte de um contexto...e o ponto atual explica mto bem o real "destino" dos personagens na ilha...

afinal, uma das maiores indagações era saber o motivo pelo qual os losties estavam na ilha...e isso, pelo menos em tese, já foi respondido.

Eugenia disse...

Gostei do episódio, mas esperava mais... respostas. Minhas observações:

1) Se já sabíamos que ALGUNS mistérios ficariam sem respostas, agora temos certeza de que MUITOS ficarão. Com um episódio assim, q explica pouco em plena sexta temporada... acho impossível os criadores conseguirem dar as respostas básicas até o fim. Espero q consigam, claro, mas ñ acredito mto não. Eles deixaram tantas pontas soltas... Vida de Libby, poderes de Walt, briga Ben x Widmore...

2) Tá, Jack na realidade paralela tem um filho bonitinho e talentoso, e Dogen tb. Mas precisava tantos minutos mostrando isso, a essa altura do campeonato?

3) Pobre Claire. Que kharma horroroso. Mãe entrou em coma com ela novinha, não teve pai, engravidou nova, foi abandonada pelo namorado, caiu numa ilha, viu seu bb ser sequestrado, morreu e virou "zumbi". A loirinha merecia uma vida melhor. Espero que na realidade paralela ela seja mais feliz.

4) Nas outras temporadas era o Locke explodindo as coisas (escotinha, estação, submarino), mas pelo menos ele tinha um propósito, ñ fazia nada de raivinha. Aí o Jack chega e quebra o espelho num momento de fúria. Palhaçada. Custava ter colocado no 108, conforme o Hurley pediu?

5) Alguém ficou surpreso de saber que eles eram observados? Ora, qd os Outros pegaram Jack eles sabiam TUDO sobre a vida dele.

6) Coitado do Justin. Senti sinceridade quando ele falou para a Claire que fugiria sem atacá-la. Ele tinha se mostrado mt mais humano que o Aldo.

disse...

ADÃO E EVA
Os produtores disseram que não iria haver mais viagens no tempo, por isso não acho que adão e eva sejam eles (a não ser que sejam bernard e rose). Acho que devem ser personagens do tempo de Jacob/Richard...

JACOB=AARON e MIB=DAVID
Eu não acredito muito nesta teoria, mas se for verdade. Então David seria o MIB?? Os dois estariam a lutar para ver qual realidade sobreviveria?

DESTINO DO JACK
Seja qual ele for, deve envolver sacrificio! Sacrificar a irmã? O pai? Ou o filho que teria noutra realidade? Esperemos que Jack não seja o coitado que vai ter que ficar sozinho na ilha a protege-la do que quer que seja...

CANDIDATOS
O MIB está indo para o templo e Jacob quer salvar apenas os candidatos Jack(o escolhido) e Hurley (o tradutor)! E os outros candidatos? Não são importantes? Qual o papel do Miles nisto tudo? Já começo a fartar-me deste personagem que fala com morto, mas não fala com Jacob!

dudulespaul disse...

Acho uma idéia estúpida dizerem que a realidade paralela é efeito, é o futuro do que acontece na ilha... a bomba explodiu e criou duas realidaes... numa delas a ilha afundou, óbvio isso

disse...

Fim do mistério sobre Kate e os números:

Ela faz, sim, parte da lista!

Aos 33:48 de episódio, é possível ler entre os nomes da Lighthouse o nome AUSTEN ligado ao número 51. E ele NÃO está riscado.

Portanto, Kate é, sim, uma candidata, mas seu número não está entre os seis conhecidos "bad numbers". E isto, eu não sei explicar... rs

Paulo de Tarso Duarte disse...

Não é popssível que ninguém tenha entendido que o plaano do Jacob não era que hurley completasse a tarefa colocando o farol a 108 graus e ajudando a "outros" chegarema ilha...
WEra simplesmente acordar Jack e fazê-lo começara compreender o seu destino na ilha...
Locke sempre entendei isto... Jack não... estava perdido antes quando o Oceanic caiu na ilha... quando saiu da ilha... e na realidade paralela...
colocar a 108 graus era só uma cereja no bolo, se desse certo ótimo, senão o principal estaria feito.

Rafael disse...

Uma Curiosidade...

1x01 ---
1x02 ---
1x03 Kate
1x04 Locke
1x05 Jack

6x01 ---
6x02 ---
6x03 Kate
6x04 Locke
6x05 Jack

Os 5 primeiros episódios da 6ª temporada batem com os 5 primeiros episódios da 1ª temporada, em relação a quem é centrado. =)

Ramon Bittencourt disse...

Assista o segund episódio de Lost - Caverna do Dragão http://www.youtube.com/watch?v=v5nI7kLvf3A

Smokey Mcpot disse...

Especulando: Seria a coordenada 108 referente ao Brotha?

Ninguém havia contemplado à possibilidade de ele ser um dos "candidatos à Jacob"...

Levando em conta à nova teoria de que a realidade paralela na verdade se passa APÓS o fim da trama e não devido à explosão da Jughead, o encontro dele com Jack no voô da Oceanic e seu desparecimento misterioso...

Ninguém achou que ele estava muito "Jacob" naquela cena?

Thiago disse...

Alguem reparou no sobrenome LINUS riscado no farol? O que indica que riscar nao necessariamente significa morte.
Se eu nao me engano a igreja que aparece no espelho eh aonde ocorre o funeral onde Jacob visita Sawyer.
Nao sei se estou viajando nas referencias branco e preto, porem, caverna (escuro, negro), lighthouse (luz, claro, branco).
Ateh comecar toda essa coisa de Jacob X MIB, a explicacao que nos deram ao respeito do monstro era "sistema de defesa da ilha". Serah que devemos apagar isso da memoria ou realmente faiz sentido? Vai que ele estah cansado de proteger a ilha "de nada" e agora tah nessa busca por liberdade.

Fabricio Dolci disse...

Porque o pessoal acha que o próximo episódio é centrado na Sun?!?

Só porque chama Sundown ??!?

Adriano disse...

alguém sabe a tradução do que DOGEN disse a HURLEY em japonês?

Fabricio Dolci disse...

Adriano, ia perguntar isso agora... rssss

Alguém por acaso sabe o que o Dogen falou pro Hurley?!?

Natão disse...

tipo no filme chocolate: "Ele não é meu pai, é meu pônei".

Fabricio Dolci disse...

achei no lostpedia!!!

Ele falou algo parecido com: "You're lucky that I have to protect you. Otherwise I'd have cut your head off."

"Você tem sorte que eu tenho que te proteger, senão arrancaria sua cabeça"

Ela e sua janela disse...

Eu adoraria saber o que o Dogen disse. Alguém sabe japonês?

Léo disse...

Lamentável, já foi 1/3 da 6ª temporada e a mesma enrolação de sempre!

Não sei qual foi pior, esse episódio ou da Kate... perca de tempo mostrando Jack fora da ilha, só caminhada pela ilha e mais nada, dá pra resumir esse episódio em 5 minutos, a parte do Farol e da Claire/Jin, mais nada.

Na boa, estou me decepcionando, achava que cada episódio ia ser surpreendente, mas até agora de bom só LA X e The Substitute.

Luís Fernando disse...

O MIB usa o que a pessoa quer para manipulá-la. Tipo diz q sabe onde esta o bebê da claire, diz pro sawyer q quer sair da ilha, mas acho q qnd ele dizia q quer ir pra casa pro ben ele se referia ao templo...

Sr. Mustardo disse...

Pelo que consegui ver no grau 108 estava escrito Wallace ou algo parecido e estava riscado!

Acho q não tem ninguem indo pra ilha... Jacob só mandou essa pro Jack ir lá e ver seu nome escrito.

Rafael disse...

O próximo episódio é centrado no Sayid...!

mas seria interessante se fosse centrado em Sun... na 2ª temporada tivemos o episódio Lockdown (que significa "trancafiado", mas foneticamente fica parecido com Locke's Down, "A Queda de Locke", é justamente o episódio que ele perde sua fé)

o 6º episódio da 1ª temporada se chama "House of The Rising Sun", algo como "Casa do Sol Nascente", centrado em Sun. e o da 6ª "Sundown", "Pôr do Sol", "Queda da Sun..."

Mas é centrado no Sayid!

Malucom disse...

Já estava com saudades do jack explosivo! Aquele jack apático da quinta temporada não tava legal!

V_ Leal disse...

Jacob pede pra q. Hurley através das coordenadas ajudem as pessoas chegarem até a ilha. Jacob devia ter colocado as mesmas coordenadas q. passou para Hurley, ocasionando a chegada do avião na Ilha.
Então Faraday estava errado, nada adiantaria a explosão da bomba e a não construção da escotilha, pq. não teve a ver com Desmond apertar ou não o botão. O avião estava fadado a cair com botão ou sem, por causa das coordenadas.
Acho q. está aí a prova de que não foi a bomba q. provocou a realidade paralela.

ૐ ..:: Renatão ::.. ૐ disse...

não sei se perceberam ou se foi comentado, afinal muitos posts para ler. Mas o número da casa onde Jack vai procurar seu filho e não encontra, é 23 (23- Shepard o.O)

Malucom disse...

Alguém mais estranhou o comentário que o hurley fez na caverna quando viu os esqueletos? De que eles poderiam ter ido para o futuro.

Não pareceu que foi em tom de brincadeira.

Será um dica do que ta rolando ou vai rolar?

Ronaldo Brito disse...

Até a vida sexual do Jack o Jacob manipulou... hauahauahua

Que tosco!

Carla disse...

Paulo de Tarso Duarte disse...
Não é popssível que ninguém tenha entendido que o plano do Jacob não era que hurley completasse a tarefa colocando o farol a 108 graus...
Era simplesmente acordar Jack e fazê-lo começar a compreender o seu destino na ilha...


Eu li todos os coments e pensei a mesma coisa. As pessoas parecem que não prestam atenção nos episódios e saem falando um monte de bobagens. Eu, heim?!
Prestenção aí, galera, que neurônio foi feito para pensar, ok?!

Carla disse...

ggg disse...
Esse episódio fez referência a outros episódios centrado em Jack, como o Jack contando como ele encontrou as cavernas ((1.05 White Rabbit), o Jack contando que voltou para a ilha por que estava acabado e a mãe dele oferecendo uma bebida (3.22 Through the Looking Glass), a cicatriz da cirurgia do apendicite (4.10 Something Nice Back Home)


Eu concordo plenamente com vc! O mesmo aconteceu com a kate. Muitas cenas de "What Kate Does" estavam diretamente relacionadas a "What Kate Did". Eu até comentei isso aqui. Estes episódios de Kate e Jack responderam, sim, algumas perguntas fundamentais sobre os personagens. O problema é que ninguém quer saber da vida dos personagens, só querem saber dos mistérios da ilha, e daí se decepcionam. Fazer o quê...

Aliás, aproveitando a oportunidade, está claro que as respostas sobre os mistérios da ilha só vão aparecer nos últimos episódios. Então, até lá, pq o pessoal não relaxa e goza ao invés de reclamar que só tem enrolação?!
Eu sempre tive fé nos autores e continuo tendo. vai haver respostas, SIM! (Eu sou como o Locke, uma mulher de fé! rs)

Eugenia disse...

A-POS-TO que o 108 é a constante, ou seja, Desmond vem aí!!!

p.s....se a ideia era só mostrar a casa ao Jack, não era mais fácil o Jacob ter dito ao Hurley: "diz ao Jack q ele tem um papel importante, que é defender a ilha assim assado" do que inventar a história dos 108 graus?

lucas disse...

Renatão o número era 233, mas pçropositalmente o close foi dado no 23, ah viajando um pouco a kate não deixa de conter um bad number pois 51 da austen é 15 de trás pra frente.

Felipe disse...

Agora sim está claro para mim a missão da Kate. Tem o número 51 e foi manipulada pelo Jacob a vir ao Brasil e montar um mega alambique! hahahhahahahaha....Uma boa idéia!

Carla disse...

Tem coisas que eu percebo mas não sei explicar:

1) Jacob tem um olhar determinista sobre os fatos. Parece que ele sabe tudo o que vai acontecer e não se abala com nada. Ele não se abalou por ter sido morto pelo Ben; ele não se abala ao saber que “o mal” vai invadir o templo; ele não se abala ao dizer que alguém importante "está chegando"... pq?

2) A Claire de agora parece a mesma Claire que apareceu na cabana com o Christian Shephard. Ela passou pelo mesmo processo que o Sayid: foi queimada, levou choques... e no final descobriram que ela estava infectada. Ou seja, ela passou por todo o ritual a que submeteram o Sayid e, provavelmente, o Ben. E os “outros” sempre dizem a mesma coisa antes do ritual: “vcs tem que saber que o ‘ritual’ (ação da água do templo) tem uma consequência e que a pessoa vai perder a ‘inocência’ anterior e blá, blá, blá. Isso deve estar relacionado ao comportamento atual da Claire. Ela deixou de ser aquela menina doce e sensível, que seria incapaz de matar uma mosca, para ser a mulher atual, um tanto calculista e capaz de matar quem quer que seja para atingir os seus objetivos. É óbvio que isso parece estar relacionado à ação do FLock, mas o que isso realmente significa?

Rafael disse...

"p.s....se a ideia era só mostrar a casa ao Jack, não era mais fácil o Jacob ter dito ao Hurley: "diz ao Jack q ele tem um papel importante, que é defender a ilha assim assado" do que inventar a história dos 108 graus?"

As falas do Jacob deixaram bem claro que a intenção nunca foi girar o espelho até o grau 108 ou sei lá o que. O que ele queria era que o Jack visse a antiga casa e soubesse que ele é importante e tem um papel a cumprir.

A propósito, esse lance foi muitíssimo bem construído no episódio, com o Hurley tentando ir sozinho e meio que dizendo que convencer o Jack era impossível... e depois vem a fala do Jacob, que com algumas pessoas é possivel simplesmente entrar num taxi e dizer o que ela deve fazer, enquanto com outras você tem que deixá-las olhar o oceano por algum tempo. Jack não é o tipo de sujeito p/ quem o Jacob poderia dizer "você é o escolhido" e ele acreditaria nisso numa boa, como poderia acontecer com o Hurley ou o Locke. Jacob sabe que ele precisa vivenciar e descobrir por ele mesmo.

Assim como o Jack não deixou o Sayid tomar a pílula sem que ele soubesse exatamente o que é, ele não vai aceitar nenhum papel sem que ele descubra exatamente que papel é esse e o porque deve ser ele.


Prestem mais atenção nas coisas...

Quevedo disse...

é triste dizer,mas LOST está totalmente sem graça.os próprios escritores/produtores/diretores estão "lost",o que é uma pena,
pois a serie é uma das mais caras e bem feitas da história!
só o seu Piloto foi o bastante pra atrair milhões de pessoa ao mundo das series (eu fui uma dessas pessoas).
uma história muito bem estruturada,
com bom clima de suspense e drama,
mais comédia e muita ação,
fizeram de Lost a melhor serie ja feita antes,desbancando Arquivo x,
Desperate Housewives e etc.
mas,olhando bem as 2 primeiras excelentes temporadas,e comparando-as com a mediana 3ª,
somando a 4ª e a 5ª,
a gente esperava uma reviravolta!
Lost tem esse poder de deixar a gente louco de curiosidade,
montando mistérios em cima de mistério,
fazendo fãs ficarem sedentos por respostas.
resposta que,quando vem,
não respondem absolutamente NADA,servindo apenas para criar mais perguntas.
desde que a ABC avisou que teria só 6 temporadas,que os escritores se veem numa pressão,pouco tempo para escrever os episódios; a pressa é inimiga da perfeição.
a serie ja foi perfeita,
hoje,infelizmente,eu devo admitir,
LOST está cada vez pior.depois de assistir esse episódio,estou quase abandonando a serie de vez!
"muitas cenas pra pouca história",
como eu li em algum lugar.
muita enrolação.ja era hora de a gente ter uma noção do que está acontecendo nessa serie.
OBS:Davi e Juliana,Vocês estão de parabéns pelo maravilhoso blog que atrai muitos fãs da serie.
eu mesmo entro aki todo dia,
e sempre me surpreendo com tamanha dedicação de vocês...
forte abraço aos dois e a todos "lostmaníacos".

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

OMG!Karacas me emocionei com esse ep na parte do jack com o filho dele.
E Claire heim, sem dó nem piedade, medo dela.Eu ainda acho que o que aconteceu com ela foi a mesma coisa que aconteceu como o Ben.
Achei o ep muito bom. Ansiosa pra ver o próximo como sempre *-*

mdimendes disse...

Cara! Acabei de ver o episódio legendado e ler os comments da galera. Mais um Episódio que não foi nenhum divisor de águas como o fim da 3ª Temp, mas tb não foi um episódio ruim. Segue meus pareceres:

- Se os números estão numa roda, e estão juntos com os nomes dos cadidatos, então quer dizer que existem apenas 360 candidatos? (o círculo possui 360 graus)

- Claire disse que o pai dela contou que os outros tinham Aaron, sabemos que ele mentiu, isso pode identificar então que ele, ou sua imagem, era controlada pelo (F)Locke. Afinal Christian ajudou Locke a girar a roda e assim permitir o LoopHole acontecer e matar Jacob. Logo não podemos dizer então que ele definitivamente é o vilão? Inclusive (F)Locke pode ter dito à Claire que matasse quem tivesse com seu filho (ela diz que mataria Kate se ela estivesse com ele). Isso seria uma forma de "matar sem sujar as mãos" e não descumprir a regra que o menino loiro disse ao (F)Locke no episódio anterior.

- A infecção pode ter ligação com a sucetibilidade das pessoas à compactuarem com o (F)Locke? Os Outros consideram Claire uma infectada, e ela está de aliança com (F)Locke, Sayid por sua vez deve ter essa mesma sucetibilidade de, de repente, ficar do lado dele caso seja contatado.

-Se existem nomes riscados e os personagens ainda estão vivos imagino então que tanto a parede da caverna do episódio anterior quanto a borda da roda são riscadas pelo (F)Locke. Risca-se os nomes das pessoas mortas ou das que não há mais necessidade de se preocupar, isso explicaria por que riscar o nome Littleton (Claire) uma vez que ela tem aliança com seu "amigo". O nome do Sawyer por sua vez não seria riscado por que, convenhamos, Sawyer é Sawyer e ele a qualquer momento pode virar a casaca.

Bem, acho que é isso por agora, estou esperando o Untagled e o Easter Eggs. Aliás um easter egg interessante é ver que Jack encontra a chave da casa de seu filho embaixo de um Coelho Branco. Lembrando do episódio da primeira temporada centrado nele "The White Rabbit".

maria luíza sá e madureira disse...

o simples fato de jack ver a imagem de sua casa de infância no espelho do farol não me parece autorizá-lo a concluir que foi VIGIADO (ou observado, numa tradução mais branda da palavra 'watched').

não quero dizer com isso que ache que ele não foi vigiado pelo jacob, nem que ele não tenha sido de fato levado à ilha em função desta vigilância. só quero dizer que me parece uma elipse muito grande nos fornecer, e ao personagem, apenas uma imagem num espelho, e com ela promover a automática e muito perspicaz compreensão de absolutamente TUDO o que aconteceu na vida daquele personagem durante toda a série. bad story-telling.

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

ah esqueci de uma coisa, eu acho que a pessoa que está chegando é o Desmond.

Reverendo Eddie disse...

A estrutura japonesa que aparece no espelho é o Byôdô-in, um templo budista que fica na cidade de Kyoto. É o mesmo que figura na moeda de 10 yen:

http://en.wikipedia.org/wiki/By%C5%8Dd%C5%8D-in

Mais alguém percebeu que os candidatos estão se afastando do templo? Só o Sayid ficou lá! Talvez descubramos porquê na semana que vem.

V_ Leal disse...

Acho que Flocke pode ter sido antigamente um candidato. Um candidato q. atualmente se rebelou, por isso ele "curte" Sawyer.


Agora quem explica o fato do Jack na realidade paralela nunca ter ido para a Ilha, já q. o avião não caiu. Ter sua apêndice operada aos 7 anos e o mesmo corpo ter a cicatriz de uma apêndice q. só foi retirada qd ele era adulto por Juliet?
Como o corpo do Jack na realidade paralela q. nunca foi pra ilha, tem memória anatômica do Jack q. foi pra Ilha?

Eugenia disse...

Acho que qdo a água da fonte tá limpa a pessoa revive, mas ñ fica infectada - só malvada...risos. Como o Ben. Acho q Ben morreu antes de ser salvo pelos Outros. Os losties ñ viram isso, apenas entregaram o garoto, mas acho q morreu, sim. Isso explica ele ser tão calculista, mentiroso e matar ou tentar matar tanta gente, direta ou indiretamente (sua filha, Locke, Penny, colaborou para Michael matar Libby e Ana Lucia, e para Sayid matar aquele monte de gente...)

Como a água estava suja, Sayid ficou infectado. Provavelmente qdo Claire morreu o Mib a reviveu na água suja tb, e aí ela ficou infectada.

Acho tb q Richard trocou a eterna juventude pela fidelidade eterna a Jacob.

Qto à mãe do filho do Jack: não acho q seja a Juliet, pq creio q ela ficará com Sawyer na RP. Tem a Sarah... Ah, lembram tb de uma morena de olhos claros, muito bonita, com quem ele traiu a Sarah, dando um beijo? Uma cujo pai ele tratou, um italiano? Será q ñ é ela?

Rafael disse...

O episódio pode não ter dado respostas diretas, mas nos deu mais peças para montarmos o quebra-cabeça. Muito bom.

Jonys disse...

Eugenia disse...
A-POS-TO que o 108 é a constante, ou seja, Desmond vem aí!!!

p.s....se a ideia era só mostrar a casa ao Jack, não era mais fácil o Jacob ter dito ao Hurley: "diz ao Jack q ele tem um papel importante, que é defender a ilha assim assado" do que inventar a história dos 108 graus?


Você não viu o que o Jacob disse ao Hurley? Existem coisas que o homem precisa descobrir por si só.

Ícaro disse...

Não sei se já comentaram isso, mas na cena em que o Jack está com seu filho na cozinha, o garoto pega uma lata de refrigerante Apollo. Pelo jeito na realidade paralela eles resolveram ampliar sua produção... hahaha

davidpontocom disse...

Uma coisa q eu tava aqui pensando... Se no Farol (Lighthouse) há os nomes das pessoas que frenquetaram/estão na ilha e riscados... e o Hurley e o Jack foram até lá através das instruções do Jacob... pra q ele tb teria outro canto com os mesmos nomes riscados?(no caso, a caverna do penhasco?) Parece q aquela caverna q o Flocke levou o Sawyer eh mesmo do MIB e não do Jacob! Isso dá fortes indícios de que o Flocke mente bastante mesmo.

Darlisson disse...

Episódio muito bom! Já vejo a luz no fim do túnel... o final da série já tá tomando corpo... é bom, mas ao mesmo tempo ruim... LOST está acabando! XD

Eduardo Rocha disse...

Não sei se já falaram isso aqui, mas o nome de Kate aparece na roda. Ela é o número 52 e não está riscado.

david disse...

4+8+15+16+23+42 = 108

Exatamente o número da única coordenada que permite Às pessoas entrarem e sairem da ilha! Coordenada essa que, na roda, corresponde ao nome Wallace. Quem poderia ser, não lembro de ninguém.
Teria ele alguma importância nisso?

E essa coordenada é essa justamente por causa da soma do número dos candidatos, ou os números dos candidatos são esses por causa do resultado 108?

ૐ ..:: Renatão ::.. ૐ disse...

boa lucas!! vai ver na hora que olhei foi justamente na hora do close! uhaeuhaeuhae

Victor Gomes disse...

Não sei se alguem pensou como eu, mas nosso amigo Hugo "Hurley" está fazendo exatamente o papel de Richard Alpert, segue piamente o que Jacob determina sem questionamentos, sem saber aonde vai chegar com aquilo, esse episodio deixou isso muito claro, acho que no episodio centrado em Richard veremos essa faceta mais "dude" do cara.

Leandro Campos disse...

ep MARAVILHOSO \o/

Jack tem um filho... Claire is back, e ainda eh amiga do Flocke... lighthouse... espelho e roda... Claire evil... kd o Sawyer?... Miles e Sayid tão, mto, mto ferrados??? mta informação p/ minha kbça!!!!


I don't understand! haha

Leonardo disse...

Acredito que este episodio nos mostrou claramente quem representa o bem e quem representa o mal, pois, através do simbolismo do farol (aquele que guia o navegante perdido na escuridão) em antagonismo à caverna de Flocke (que se mantém o tempo todo na escuridão)notamos quem são as pedras brancas e pretas desse jogo. Além disso, tivemos novos indícios de que Flocke mente indiscriminadamente para conseguir o que quer, enquanto Jacob, mesmo não revelando toda a verdade, nunca mentiu a qualquer um deles.

Marcelo disse...

Paulo de Tarso Duarte disse...
Não é popssível que ninguém tenha entendido que o plano do Jacob não era que hurley completasse a tarefa colocando o farol a 108 graus...
Era simplesmente acordar Jack e fazê-lo começar a compreender o seu destino na ilha...

Eu li todos os coments e pensei a mesma coisa. As pessoas parecem que não prestam atenção nos episódios e saem falando um monte de bobagens. Eu, heim?!
Prestenção aí, galera, que neurônio foi feito para pensar, ok?!


[2]

Esse povo é tenso mesmo!
E já estão teorizando que David possa ser o MIB? auhauhauhaua porra, pelamor!

marko damiani disse...

Gente, tá óbvio que a paralela é um possível "futuro" do que tá acontecendo "agora" na ilha. Só que, me ouçam, eles irão girar uma chave, explodir uma bomba, entrar na água benta, girar uma roda do tempo, liberar a energia magnética, enfim, como eles dizem "jumping the shark", zera tudo e a série acaba dentro do vôo Oceanic 815, com todos os losties lá dentro, no meio de uma turbulência. Lost é demais. Um fortíssimo abraço!

marcelo

Luiz disse...

Estava conversando com meu irmão e concluímos que infelizmente o querido Vicent estava no berço da Claire:

http://www.twitpic.com/155l9s

Se isso se confirmar, será realmente uma pena...

Daniel disse...

Alguém mais notou que os nomes 16-Jarrah e 23-Shephard estão escritos mais destacados que os demais? Principalmente o sobrenome do Jack. Não sei se isso significa alguma coisa...

Outra coisa e o nome Wallace no número 108... não parece ser o sobrenome de ninguém conhecido da série até então e o mesmo está riscado o que comprova a teoria de vários aqui que apontar o espelho para 108° não significa nada além de mostrar ao Jack a sua importância... porém vale lembrar que assim como os bad numbers, o 108 sempre teve destaque na série e acho provável que esse Wallace ainda nos seja apresentado.

Edu disse...

Vocês tem certeza que esta é a ultima temporada de Lost? Se sim ,então alguém precisa avisar aos envolvidos na série.

André disse...

Olá Davi, Fernanda e Juliana. Novamente André, do blog 'Previously on Lost' (http://previouslyonlost.chaosss.com). Venho mais uma vez parabenizá-los pelo trabalho bem feito, e fazer uma pergunta. Existe algum canal pelo qual possa entrar em contato direto com vocês? Como disse há alguns dias, quero apresentar uma idéia interessante a todos os principais blogs sobre Lost para o final da série. Mas se colocar nos comentários, quebra a graça da surpresa para os leitores né ;) Acompanho os comentários de seu blog sempre. Assim se deixar a resposta aqui, resolve. Mas se desejar privacidade, no 'Previously on Lost' tem um formulário para contato, e no rodapé, meu e-mail pessoal. E podem aproveitar para apreciar as observações iniciais sobre o episódio. Suas considerações e sua visita seriam importantes.
Desde já, muito obrigado pela atenção. E um grande abraço!

Lucius disse...

Daniel disse...
Alguém mais notou que os nomes 16-Jarrah e 23-Shephard estão escritos mais destacados que os demais? Principalmente o sobrenome do Jack. Não sei se isso significa alguma coisa...

Também reparei nisso. E uma das visões do Jack no espelho parecia um templo Oriental.
Outra coisa, quando o MIB chega na barraca da Claire parece surpreso em encontrar o Jin. Pelo visto ele não tem ciência de tudo que ocorre na ilha.

Ramon Bittencourt disse...

gostei do episódio.

curti a analogia com o farol.

fora da ilha, jack é o farol da familia, o porto seguro. equilibrado, não bebe, perde e procura o caixão do pai, o testamento, os problemas com o filho...

na ilha um jack totalmente desequilibrado, ele próprio precisando de um farol, de um porto seguro, uma luz....o mesmo jack que quebrou o caixão do pai tempos atrás, agora quebra os espelhos do farol, em outro ataque de fúria.

acho que a casa da infância dele simboliza esse porto seguro.

episódio com um roteiro bem profundo e bem significativo, abordando um problema sempre recorrente na série, problemas com o pai.

quem será que está chegando? desmond?

o bicho vai pegar no templo no episódio da semana que vem... #ansioso

ah, gostei da piada da bombinha de asma da shannon.
jorge gargia, o hurley perguntou na comic con 2009 se eles iam explicar com quem estava a bombinha. toma! kkkk

RicardolbSdA disse...

A música tocada no piano pelo filho de jack é a Rapsódia húngara n.º 2 das 19 composições de Franz liszt.

Doraemon disse...

Não é NADA, mas... só uma curiosidade sobre paralelos entre caps. da primeira e da sexta temporada.

Se o S01E05 era Follow the White Rabbit (referência Alice) e o S06E05 era o Lighthouse... cruzando no google

Alice To The Lighthouse: Children's Books And Radical Experiments In Art
"Alice to the Lighthouse" is the first and only full-length study of the relation between children's literature and writing for adults. Lewis Carroll's "Alice" books created a revolution in writing for and about children which had repercussions not only for subsequent children's writers--Stevenson, Kipling, Nesbit, Frances Hodgson Burnett and Mark Twain--but for Virginia Woolf and her generation. Virginia Woolf's celebration of writing as play rather than preaching is the twin of the Post-Impressionist art championed by Roger Fry. Juliet Dusinberre connects books for children in the late nineteenth century with developments in education and psychology, all of which feed into the modernism of the early 20th century.

Romulo Adriano disse...

Desculpem a minha franqueza.. mas detesto gente burra que assiste lost e nao entende nada... É uma pena que nem todo mundo tenha esse sentimento de assistir LOST e entender que as mensagens e a filosofia por tras da serie são realmente os elementos que importam. Foi um dos episódios com mais duplo sentido que já ssisti. É claramente uma demonstração do resultado do que nos leva nossas proprias escolhas na vida, de como o nosso livre arbítrio nos daria uma vida A ou uma vida B, baseada nas escolhas que foram feitas. Episódios como este, deveriam fazer com que as pessoas pensassem em suas proprias realidades, e fizessem quase que por ironia uma comparação ao personagem entendendo que na via as coisas sao como sao, e nao como gostaríamos que fossem. Genial essa sacada dos roteiristas que recheiam uma historia tão profunda e cheia de vida. Fiquei realmente muito emocionado, feliz, e refleti muito sobre a minha vida pensando nestes aspectos. Quem se preocupa com números, respostas de mistérios, ou "o que é a ilha?" ou ainda "o que é a fumaça preta?" so posso dizer que tenho pena de que tenham em mente que apenas estas respostas ou preocupações sejam o que lhes interessa assistindo LOST...

Rafão disse...

ACREDITO QUE OS NOMES MAIS IMPORTANTES COMEÇAM COM "J"

JACOB = JACK
(F)JOHN = JAMES E JIN

Estranho essa coisa de nomes com iniciais iguais.

Será que o F-Locke agora vai recrutar o Jin, acredito que sim.

E acredito que quem está vindo com certeza seja Charles Widmore.

Wallan Joker disse...

Episódio incrível! Não vejo a hora de assistir Sundown! Detalhe: Vcs precisam colocar legenda no Untangled, é muito legal!

Rodrigo disse...

Povo, nada a ver diretamente com este último episódio, mas to querendo lembrar aqui...

Quem foi q disse a Sun q o Jin estava vivo e q prometeu levá-la até ele??? Foi o Ben ou o Locke?

Ana lopps disse...

"Estava conversando com meu irmão e concluímos que infelizmente o querido Vincent estava no berço da Claire"

Luis, também acho que seja o cão Vincent no berço, logo uma cabeça de javali (alguns acreditam ser) não caberia naquele pequeno berço, mas pode ser que não foi a Claire quem matou o bichinho, por mais que ela tenha matado o Outro, acredito que Claire não seja ruim apesar de ser "amiga" do FLocke, lembre-se que a mesma falou de infecções, sei lá se ela tentou salvar o coitado... SE É QUE ESTEJA MORTO.

renancst disse...

Confesso, que quando comecei a ver o ep., e vi que se tratava da vida do Jack, fiquei desanimado, mas no decorrer do msm, fui mudando de ideia, adorei os acontecimentos.

E Davi, para de colocar,"...Tal ep., da 6º e última temporada de Lost...", isso me lembra do fim e me da vontade de chorar hahahaha^^

Abçs!

Marcos Vinícius disse...

Eu adorei a parte onde o Jack pergunta ao Hurley, onde o Jacob está(mais ou menos nesse sentido a pergunta dele). Então o Hurley diz "- Ele apareçe quando quer, como Obi-Wan Kenobi." kkkkkkkk mto engraçado.

Fernando disse...

Episódio muito bom, o do Locke/(F)Locke até agora foi o melhor! Mas... a cena do Hurley especulando na caverna sobre "adão e eva", deixou claro que podem ser os losties ali, coisa que gente já deve falar desda primeira temporada. =P
Uma coisa que muita gente deixou passar batido... a bombinha da Shannon!!!! Caraca... eu fiquei sem palavras, fizeram mo aue por causa dessa bombinha e ela estava na entrada da caverna o tempo todo. Fantástico!

Fernando disse...

Com relação ao comentário xiita do Romulo Adriano, desculpe discordar, mas não me sinto burro ao dar mais atenção aos mistérios da ilha do que aos dramas pessoais dos personagens...gostei das viagens no tempo, da iniciativa dharma, da mitologia que circunda a ilha....e foi justamente isso que me cativou na série...desde aquele “Where are we???” do Charlie....

deveria sim me sentir mais burro ao separar o verbo do predicado com uma vírgula...

Gih_Paulucci disse...

Eu relacionei a frase do Dogen: "é mt pressão é dificil olhar e não poder ajudar." com oq Jacob faz no farol, pq imaginem o Jack se sentido manipulado e na pararela o Dogen diz essa frase q se encaixa perfeitamente no contexto de "consolar" o jack de dizer pra ele que Jacob gosta deles, acha q passam por mt prassão e as inteferências e amnipúlações foram uma forma de ajuda-los, como um pai ou um deus.

Jackson Good disse...

Eu devo ser a única pessoa do mundo que gosta do Jack, não quero que ele morra. Sempre o enxerguei como "O" líder, o protagonista, o herói da história (ou da jornada). Sempre simpatizei com o personagem, por entender suas motivações. Nesse episódio ficou claro, o eterno homem de razão resolveu ter fé que a Ilha o consertaria, e se deu mal. Pra alguém extremamente racional, a falta de respotas é algo muito frustrante, daí sua explosão de raiva ao quebrar os espelhos.

Aliás, interessante Jacob observar todos os seus escolhidos, mas me incomodou por parecer um lance simplesmente mágico e pronto. Sinto falta de uma explicação mais elaborada... se os caras partirem pra pura e simples "magia" pra explicar as coisas, podem inventar QUALQUER COISA e jogar na nossa cara. E isso teria uns 90% de chance de resultar num Epic Fail. Mesma coisa com os números: estarem ligados a Jacob e aos Losties é muito legal, mas como foram parar na Dharma? Se isso ficar no ar, vai ser péssimo e preguiçoso por parte dos produtores. Tem que ter algo mais, nem que seja uma referência mínima de que Jacob teve algo a ver com Alvar Hanso, Valenzetti e/ou a criacão da Iniciativa. Aí vou achar foda pra caralho e ficar extremamente satisfeito.

No flash sideway, nada importante. Como sempre. Talvez o lance do apêndice, indicando uma lembranca da realidade original. Mas toda a historinha com o filho foi MUITO boring. Na ÚLTIMA temporada, essas ceninhas só desperdiçam tempo. Nada vai me convencer do contrário. De volta a Ilha, Claire doida de pai e mãe, "amiga" do Evil Locke. Resta saber qual uso ele faz de seus recrutas, os infectados.

Enfim, a temporada segue com um ritmo mais lento do que eu gostaria. Revelações nem tão reveladoras, mas razoavelmente interessantes. Continuo esperando explosões de cabeça, no plural mesmo, e antes do season finale.

Juliana disse...

hurley meu idolo nesse episodio huhuahua

Ele diz:
"Espere um pouco. E se viajássemos no tempo de novo, para a era dos dinossauros, morrêssemos e fôssemos enterrados aqui?
E SE ESTES ESQUELETOS FORMOS NÓS?"

jack nao da a minima...
mais q foi legal ele chegar a essa conclusão, foi sim... apesar q era dos dinossauros ele foi um pouco longe... mais hurley eh hurley neh hehe

Maricy disse...

fiquei pensando... acho que quem vai chegar na ilha, sao os proprios Losts... pq a realidade paralela vai se juntar com a da ilha, e foi mostrado a gravação deles chegando no aviao da ajira ( os losts ) entao acho q eles q vao chegar.. ou wildmore... mas aposto mais nos losts... alguem pensou nisso????????????????????????????????????????????????????

Everton S.R. disse...

Uma coisa que ninguém disse até agora: há uma espécie de "easter eggs" aparecendo nessa temporada muito estranha! Eu vi em dois episódios: neste 6x05 aos 22min e 44seg mais ou menos e no do episódio 6x04 aos 21min e 02seg. Eu falo de um quadro estranho com o fundo branco e com imagens sem sentido!! Será que tem algo aí?

E sobre o que Jacob disse ao Hurley que alguém está vindo à ilha
e que "eles" precisam de ajuda me fez a relembrar o fim da 5ª temporada sobre o homem de branco disse após ser esfaqueado pelo Ben: "Eles estão vindo!". E eles são mais de um confirmado no fim do episódio pelo Jacob dizendo que "eles encotrarão uma maneira de achar a ilha."

E aí, o que vocês acham ?

zomb1tch disse...

O que o Dogen fala pro Hurley em japonês?:S

Luiz disse...

Penso que David seja filho do Jack com a Juliet...basta ver os traços do garoto...o olho claro e a buchecha são da mãe...Além disso, acredito que isso vai reforçar a questão de Jack estar destinado a ser um solitário...não importando o quão boa seja a pessoa ao lado dele...e isso é uma das coisas que os flashes sidways estão mostrando...como coisas aparentemente pequenas e sutis podem fazer de nós quem somos ou não...o exemplo disso vem que na "nossa" realidade Christian disse para Jack na infância que ele tinha o que precisava e na outra, ele teria dito que ele não tinha o que era preciso...e isso define aspectos importantes de cada um dos dois Jack's...embora certas coisas não mudem, como se de fato se confirmar o lance com a Juliet...acredito que ela supostamente está destinada a ter algo com Jack(como na ilha) mas ficar(mesmo que não "para sempre") com James Ford...o qual ela ainda vai convidar para tomar aquele cafézinho(lembram do primeiro episódio desta temporada?)...

ThiagoSF disse...

Um detalhe tem me chamado a atenção. Jacob tenta guiar os passos de Jack ao passo que (F)Locke tenta guiar os de James!!!

Será que veremos um conflito definitivo entre os dois?

Está ficando bom, mas muitas questões estão surgindo e temo que as respostas venham de uma vez só e que isso ofusque um pouco o brilho da trama.

Gabriel Anderson disse...

Pra mim Jack é quem vai salvar todos, e Hurley o novo Jacob :D

Caroline disse...

Fikei tao triste de Locke morrer, qdo ele estava sendo enterrado esperei anciosamente pra ele ressucitar mas nd aconteceu ^^ jah nesse episodio estou anciosa por quem é a mae do filho de Jack, quem estah chegando, se akele 13 nu machado de Clair eh coisa toska ou faz sentido, kd o resto do povo? e Elana? Achei q Clair esteria muitoo mauu mas ela nao me parece tao ruim! ^^