12/01/2010

JJ Abrams fala sobre a última temporada de Lost

O co-criador de Lost, JJ Abrams, conversou com o Collider, e além de falar sobre o status de Star Trek 2, dos planos para Fringe e sua nova série, Undercovers (que promete ser uma dramédia sobre um casal de espiões), não escapou das perguntas sobre a última temporada da trama de Jack, Locke e cia. A tradução do que ele disse você confere logo abaixo, mas já antecipo uma pequena polêmica: JJ afirma que Lost não foi totalmente planejada desde o início.

Leia mais...

    Com Lost terminando nessa temporada, você vai dirigir o último episódio?

    JJ: Não. Jack Bender é o cara nesse departamento da série, portanto seria errado da minha parte chegar e dizer, “Ei, sai para lá, vou dirigir o final.

    Mas você dirigiu o primeiro episódio da série.

    JJ: Eu sei, mas eu estaria meio que estragando todo esse incrível trabalho que ele fez. Fato é que ele mora no Havaí assim como o elenco, portanto ele vai dirigir o último episódio.

    Você ficou empolgado à medida em que foi descobrindo o que os produtores Damon Lindelof e Carlton Cuse irão fazer nessa temporada?

    JJ: Nessa temporada eles estão fazendo coisas incríveis que são realmente inesperadas e bem diferentes em muitos aspectos. A forma como a trama será concluída é consistente com o brilhante histórico da narrativa. É tudo muito complexo e desafiador, o que penso ser um aspecto da série que eles trabalharam muito bem.

    O final da série é aquilo que você pensou que fosse ser desde o início?

    JJ: Ah, de jeito nenhum! Há pequenos temas e elementos espalhados, mas a verdade é que quando começamos não sabíamos exatamente o que havia na escotilha. Tínhamos ideias, mas não sabíamos até onde poderíamos explorá-las. A noção sobre o papel dos Outros existia, mas não sabíamos exatamente o que eles significariam. Àquela altura Damon ainda não havia tido a ideia do flash forward. Ver onde chegamos e o que eles criaram é muito gratificante e algo que ninguém poderia prever no início de tudo. Pegar a evolução de experimento que no início perguntávamos como transformar em série e comparar com o que Damon e Carlton fizeram é incrível para mim.

    A ideia base da série foi sua, não é isso?

    JJ: Haviam muitas ideia, mas a forma final foi uma aposta de que daria certo. Isso não significa dizer que dá para planejar tudo com antecedência. Você pode ter grandes ideias, mas quando ideias melhores surgem, você as usa.

    O que você aprendeu com Lost que pode lever para outras séries?

    JJ: Lost é um exemplo especial. É difícil saber. Poderia dizer que não se deve serializar demais porque em algum momento a coisa vai se complicar. Mas, a verdade é que não sei se Lost teria funcionado se fosse diferente. Dito isso, não sei como poderia aplicar isso à outra série.

    Se os detalhes e a mitologia da série não tivessem funcionado, você teria tentado mudar a série ou simplesmente se afastaria?

    JJ: É difícil imaginar uma versão alternativa de Lost onde se pensa, “Ah, então é assim que se conta a história de forma diferente.” A sensação é que a trajetória que foi iniciada não tinha um objetivo final. Com o passar do tempo, eles criaram essa narrativa incrível que é resultado daquela confiança de que os personagens nos dirão o que a série é. Por isso repito que Damon e Carlton fizeram um trabalho incrível.

    O fato da ABC ter anunciado a data de encerramento com tanta antecedência ajudou na narrativa da série?

    JJ: Isso foi uma coisa que Damon e Carlton insistiram muito para que ocorresse. Eles disseram: “Digam para nós o quão rápido devemos correr, para que saibamos onde a linha de chegada deve ser.” Se você não sabe se fará 10 temporadas ou 6, você estará desperdiçando energia. Eu fico muito feliz de ver os outdoors dizendo, “A temporada final”. Não se vê isso com muita regularidade. Saber que essa é uma série que terminará com planejamento e não por conta de uma exigência do meio ou dos fãs, é realmente muito legal.

    Quão satisfatória você acha que será essa última temporada para aqueles que acompanham a série desde o início?

    JJ: Acho que vai deixar um gosto meio amargo. Na medida em que acho que ela será muito satisfatória, também penso que será o fim de algo que para o elenco e todos os envolvidos, tem sido uma jornada mágica. Portanto, a ideia de que a série está acabando é um pouco triste, mas é muito melhor terminar assim do que ter que ouvir “Vocês deveriam ter encerrado há dois anos atrás.” Acredito firmemente que o final vai ser satisfatório.

23 comentários:

Agamenon disse...

JJ foi gato na tuba do discurso do Lindelof e do Cuse sobre um final já pensado desde o começo...

Felipe disse...

"as é muito melhor terminar assim do que ter que ouvir “Vocês deveriam ter encerrado há dois anos atrás.”

Eu não podia concordar mais.

Dito isso, essa entrevista deixou claro que eles NÃO SABIAM tudo desde o começo, e só fizeram um final lá pela terceira temporada, quando a série decaiu.

E ultimamente tem tido muito dessas respostinhas ridiculas sobre o fim da série

"acredito que será satisfatório"
"alguns não ficarão satisfeitos"
"o importante é a jornada"

Vem bomba por ai...e não vai ser a Jughead.
Tenho a impressão de que o final vai me decepcionar.

Alexandre disse...

Na boa, não é nada estranho e nem surpreendente que se diga que "não se sabia como acabaria". Isto está dito por todos desde o início, só quando a data final foi marcada é que o final foi elaborado. As tantsa coisas que sempre apareceram e foram eliminadas de repente dão mostras disso (e Paulo e Nikki são só o exemplo mais escabroso).
Acho que só um fã ortodoxo demais se recusa a ver que foi depois que a série "se encaminhou".
Tanto é que até hoje há fãs (como eu) que ainda tem a expectativa de ver como "tudo se encaixa".

Fernandino Neto disse...

Pessoal, acredito que esse lance do JJ em relação a não saber como a série acaba está relacionado ao fato de quais caminhos (ou qual caminho) levariam ao fim. A idéia da série sempre existiu. O que os produtores sempre disseram é que LOST é uma história com início, meio e fim, porém, o desenrolar desta história foi sendo modificado de acordo com as circunstâncias, com as "novas idéias" que foram surgindo, a expectativa do público e outras coisas mais.
Aposto que eles sabem onde tudo vai chegar desde o início. O que mudou foi apenas o caminho.

Gabriel disse...

Pois é Felipe essa respostinhas ridiculas estao sendo dadas faz tempo cara. Eles estao simplemesnte nos preparando p/ bomba, p/ algo que nao vai ser satisfatorio. Estao nos enrolando. Eu ja estou preparado p/ pior, e vc?

Lia Linus disse...

FINALMENTE!!! alguém responsável pela série confirma que eles só tinham uma 'base' para a história,e que o resto foi construído ao longo das temporadas,nunca acreditei quando eles diziam que tudo estava programado,mas essa do:"será satisfatório","alguns não irão gostar","o mais legal foi a trajetória"...tá me cheirando a um final sem graça,acho que o grande problema de LOSt foram os muitos mistérios e quando eles decidem/decidiam respoder era algo muito bobo,como por exemplo ter esperado anos para ouvir do Jack que o tênis do pai era só porque ele não tinha um sapato social para calçar nos pés do coroa(eu sei que um monte de gente vai dizer mas desde de quando isso é um mistério importante?)se não era importante ou se a resposta é algo 'pequeno' porque não foi explicado logo? porque deixar as pessoas especulando à tôa?!
Recentemente li um spoiler sobre os Bad Numbers que me decepcionou bastante,então as pessoas tinham tantas ideias legais,acho que alguém matou a lógica dos Bad Numbers aí eles desistiram de responder porque alguém descobriu antes aí a resposta será aquilo? não gostei do que li! sem contar que o outro spoiler do episódio 'LightHouse' é uma 'cópia' de Harry Potter,acho que os caras devem ter dito: já estamos no final qualquer coisa que surgir é o último ano mesmo...eles não terão outra 'chance' de reclamar.
Antes eles diziam que Lost acabaria esse ano,agora já estão especulando que talvez outras pessoas assumam uma nova série baseada em Lost.Ok! eu concordo que por enquanto é só boato coisa e tal,mas aonde há fumaça,tem fogo antigamnete eles negavam tudo agora eles não negam nada...está tudo muito inseguro...ainda bem que eu tenho Grey's Anatomy e Dexter para me consolar...desde que Ben girou aquela roda Lost jamais foi a mesma,e tenho certeza que até os fãs mais radicais não irão gostar do final da série(se bem que do jeito que as coisas andam é bem capaz de não ser o final)
foi mal se eu desabafei demais,mas é para isso que servem os comentários e nem todos tem a mesma opinião!
bjos! por favor fãs radicais não me crucifiquem! rsrsrs

Doraemon disse...

Uma coisa é ter o esqueleto, outra coisa é ter o focinho.

Tipo, quer se chegar à América, mas o que tem lá?

Enfim... as perguntas me soaram um tanto forçadas... e JJ Abrams tá tão em outro mundo agora. Quero ouvir os comentários dele DEPOIS da série acabar =)

Luu disse...

SAAAAIU O POSTER DA 6ª TEMPORADA!!!

E FOTOS DELES PROVENDO A TEMPORADA

http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1444060-9798,00-ELENCO+DE+LOST+SE+REUNE+EM+LOS+ANGELES+PARA+DISCUTIR+RETA+FINAL+DA+SERIE.html

Everton S.R. disse...

Bacana essa entrevista do J.J. Abrams!!

Não achei nada polêmico sobre que ele disse.
Gostei e muito da sensatez e profissionalismo dele em não querer participar profissionalmente da série em seu desfecho final.

Só me assustei com a resposta da última pergunta sobre gosto amargo com o final de Lost. Mas deu pra entender que ele quis dizer que simplesmente será o fim de nosso seriado favorito!!

Que chegue logo dia 02 de fevereiro !!!

Rafael disse...

Não posso muito reclamar dos rumos que a série levou.
Para mim, a 3ª e a 5ª temporadas foram praticamente impecáveis.
O problema não são nem as respostas que eles têm dado, mas sim a expectativa que eles criaram em torno dos mistérios. Certas respostas deveriam ter sido dadas algumas temporadas atrás.

Quanto à nova temporada, eu estou MUITO PREOCUPADO. Eles estão muito na defensiva. Não sei o que esperar.

Michel Ricardo disse...

É muito simples. Um dos maiores vilões da nossa experiência ao terminar de ver Lost é justamente a grande expectativa que temos para o final.
Se antes a estratégia de Damon e Carlton era nos motivarem e nos deixarem com mais expectativas para a série, a estratégia usada por eles em todas as entrevistas desde o fim da quinta temporada é a de abaixar as nossas expectativas. E não poderia ser outra. Imaginem se eles estivessem falando: 'vai ser o melhor final de todos os tempos, se preparem!' ?
O final com certeza vai ser ótimo, mas não agradará a gregos e troianos. O que eles estão fazendo é pelo bem da nossa experiência como espectadores, e não porque não confiam no final que querem contar.
É óbvio que eles tem um bom final em mente, acham o final bom e adequado e estão empolgados em contá-lo.
Namastê.

Rafael disse...

Concordo com o Michel.
Quanto maiores forem as expectativas, maiores são as chances de nos decepcionarmos.
Temos que deixar nas mãos dos roteiristas. Eles estão sempre arriscando, constantemente reinventando a série, sempre surpreendendo. Até hoje conseguiram responder às minhas expectativas e, às vezes, até mesmo superá-las.
É só aguardar agora.

Giancarlo Rodrigues disse...

Pessoal recebi um e-mail da ABC
e advinha noticia quentinha...


Michael e Libby voltam para a 6ª temporada

terezinha disse...

o nariz o "jj" é muito feio...

Rodrigo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse...

PESSOAL, O QUE VCS TEM PARA CRITICAR DA MELHOR NARRATIVA JÁ FEITA NA TELEVISÃO???

VCS ESTÃO CRIANDO UMA EXPECTATIVA ABSURDA, SEM SE CONTENTAR COM O QUE JÁ FOI CONSTRUÍDO.

É ISSO QUE ELES TEMEM. QUE A HISTÓRIA DEIXE ALGUNS PONTOS EM ABERTO E AS MARICOTAS FIQUEM DESCABELADAS....

Ellen Gonçalves disse...

às vezes eu fico com medo quando leio essas entrevistas deles. Tenho medo de um segundo após o fim da temporada eu pensar 'perdi 6 anos da minha vida assistindo isso?' ou algo como 'Eles precisaram enrolar seis temporadas pra dar uma explicação tao idiota?'.
Enfim, eh melhor confiar que o final vai ser bom e, como alguém disse acima, ter em mente que só a narrativa de LOST já vale a pena por todos esses anos, e que, talvez, não são os mistérios o que nos fazem amarmos a série, mas sim a geniosidade na construção da série e de sua atmosfera.

lcmilagres disse...

Galera,
A quem assiste Lost só pela expextativa do final, dou um conselho: PARE DE ASSISTIR AGORA!

As sensações que Lost nos causou ao longo desses anos são algo que não pode ser considerado perda de tempo mesmo que o final decepcione.
Concordo com a Ellen: a narrativa e genial construção da série já valeram a pena!!!

Malucom disse...

"Há pequenos temas e elementos espalhados, mas a verdade é que quando começamos não sabíamos exatamente o que havia na escotilha."

Eu me lembro de um extra do dvd da primeira temporada em que o damon diz que a idéia de colocar uma escoltinha foi do jj. Só que foi algo do tipo:

JJ: E se tivesse uma escotilha trancada no meio da floresta???

Damon: ótima idéia, mas o que teria dentro dela??

JJ: Não sei, mas seria algo excitante.

Imagino que esse tenha sido apenas um trecho do brainstorm deles quando estavam criando a série.

Acredito que o final da história de fato foi bolado com antecedência, mas não no estágio do diálogo que mostrei acima, mas algum tempo depois e já com a série em andamento.

Malucom disse...

Com relação ao final, já foi declarado inúmeras vezes que uma boa parte da mitologia da ilha não vai ser explicada. O foco será no destino dos personagens.

Como fã fico decepcionado, afinal deveriam explicar por que uma ilha volta no tempo só porque uma roda localizada em seu "subsolo congelado" foi girada. Entre outras coisas.

Mas enfim, não adianta reclamar! Como fã reconheço a excelência da série (tirando a quinta temporada, que mais pareceu uma série comum de sci-fi) e espero muuuuito ansioso pelo final!

Josimar disse...

o que me deixa mais de boa é ficar pensando que Lost pode ser a serie que mais deixou claro as maneiras que uma serie pode ser manipulada

por causa da net e dos downloads, nós demos muito mais atenção ao detalhes minimos e para as entrevistas da produção, que foi uma coisa que acabou colocando muitas jogadas da produção em discussão

Os improvisos que eles fizeram no recheio da série, tiraram muita graça da historia, e eu só acho que eles não pensaram que as pessoas fossem prestar tanta atenção

Tomara que a ultima temporada dê uma lição nos viciados em spoilers e em teorias definitivas, mas também nessas pessoas que acham que podem empobrecer e deixar qualquer coisa "pop" só pra ter lucro pessoal

Felipe Procópio de Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valerinho Gomes disse...

Pô, o JJ é a cara do Leonard, de The Big Bang Theory!