16/10/2009

Mistérios do Universo – A Iniciativa Dharma (Parte 4)

Dando sequência ao falso documentário que explora os segredos da Iniciativa Dharma, a ABC disponibilizou no dia 15 de outubro a quarta parte desse segmento que fará parte dos extras do DVD da 5ª temporada.

Leia mais...

    Começando com uma referência à série Matt Houston (que foi exibida entre 1982 e 1985 nos EUA), o vídeo fala sobre pequenas organizações que muitas vezes são controladas por Companhias obscuras repletas de recursos. A partir daí, o narrador destaca a ligação entre a Dharma e Alvar Hanso, um homem cujos detalhes pessoais seriam misteriosos, ainda que seu passado revele-o como tendo sido fornecedor de munições para a resistência na Europa durante a 2ª guerra, um papel que o fez rico após o fim do conflito quando então passara a fornecer armas para a OTAN até abandonar tudo sentindo-se culpado por lucrar com conflitos armados.

    Dali em diante, o narrador abre espaço para falar que antes da Guerra, Alvar Hanso estudara em Ann Harbor na Universidade de Michigan, onde teria vivido com a família DeGroot, cujo filho mais novo, Gerald, teria 8 anos na época. Naquele período, o narrador fala que Alvar teria considerado o simpático garoto bastante precoce, ainda que pouco se saiba oficialmente sobre ele, uma vez que seus registros acadêmicos não tenham sido localizados.

    Diante desse cenário, o narrador pondera que fontes apontam que Alvar teria se formado em Química na Dinamarca, e que a razão de sua ida à Michigan seria um mestrado em engenharia, quando então se deu sua ligação com os DeGroots e mais notadamente, Gerald. Este por sua vez, quando estava perto de se graduar, buscou no amigo da família o financiamento para seu projeto, a Iniciativa Dharma.

    Quem é Gerald DeGroot exatamente? É essa a pergunta que o narrador faz no encerramento do vídeo, pouco antes de afirmar que uma nova ida à Universidade de Michigan para investigar o antigo laboratório dos DeGroots não deu em nada, já que a busca pela verdade estaria sendo literalmente bloqueada.

    ***

    Novidades do vídeo? Nenhuma, afinal desde o primeiro ARG (Lost Experience) já sabíamos que existia uma ligação entre Alvar Hanso e a Dharma, através da Hanso Foundation, certo? Mesmo assim, como estamos na reta final da série, ver mais um desdobramento desse envolvimento não deixa de ser interessante. Resta agora esperar pela 5ª e última pelas duas últimas partes desse Mistérios do Universo para ver como termina esse curioso documentário. Será que guardaram o melhor pro final?

2 comentários:

Daniel Roy disse...

Davi, se fores no site da ABC, verá que não serão 5 partes, mas sim 6, sendo que essa 6ª parte seria lançada exclusivamente em DVD/BD. Grande Abraço daqui de Porto Alegre.

Davi Garcia disse...

Seriam 5, mas parece que eles (malandramente) incluiram essa 6ª parte no DVD/Blu Ray para ver se vendem mais :p

Obrigado pela informação, Daniel :)