04/08/2009

Mistérios do Universo – A Iniciativa Dharma (Parte 2 de 5)

A ABC liberou hoje em seu site a segunda parte de "Mistérios do Universo", o falso documentário sobre a Iniciativa Dharma. Com o intuito de conferir uma aura mais excêntrica a esse importante elemento da mitologia de Lost, esses pequenos docs - propositalmente feitos para parecerem produções dos anos 70/80 -, exploram os ‘segredos’ e mistérios que envolvem a organização que conhecemos na ilha.

Nessa 2ª parte (de um total de cinco), a discussão se concentra sobre as circunstâncias que envolveram o desaparecimento de pessoas que se candidataram a empregos oferecidos pela Dharma. Os pontos mais curiosos ficam nas menções a perguntas que surgiram nos testes de recrutamento do ARG não finalizado de 2008 e a dois personagens que vimos na série: Phil e Olivia. O primeiro foi subalterno de LaFleur (Sawyer) durante a trama que vimos na 5ª temporada, enquanto a segunda era professora na escola montada pela Dharma na ilha (a personagem foi vista no episódio 3x20 ‘The Man Behind the Curtain'). No final do vídeo, surge ainda promessa de que o segmento estendido de ‘Mistérios do Universo’ fará parte do DVD da 5ª temporada.



Leia a transcrição completa do vídeo

    Voltamos agora com ‘Os Mistérios do Universo – A Iniciativa Dharma’.

    Arredores de Las Vegas, Nevada, 1978. Um estudante da Universidade de Las Vegas procura um macacão para uma festa a fantasia numa loja local.

    Ele vai à festa como zelador. Durante aquela noite, ele é fotografado para um jornal da faculdade. Três semanas depois, uma misteriosa batida é ouvida na porta de sua fraternidade.

    Dois homens começam a fazer uma série de perguntas detalhadas para o estudante sobre a origem de sua fantasia. Os homens eventualmente partem depois de descobrir tudo o que podiam, deixando o jovem com uma nuvem de perguntas sem respostas.

    A única coisa identificável dessa roupa é esse logo. Um curioso octágono com a palavra Dharma no meio. O que antes era uma inocente fantasia de festa de Halloween é agora o centro de uma grande investigação em curso. O que ou quem é a Iniciativa Dharma?

    Aliens, discos voadores, abduções. Nevada é conhecida há tempos como uma área de considerável importância para criaturas de outro mundo. Alguns dizem que a área é terreno de intensa atividade extra-terrestre, conhecida como Área 51.

    Poderia a proximidade desse incidente com a Área 51, ser um link para uma resposta? Suspeita-se que trabalhadores da base militar sejam conhecidos por usarem macacões coloridos e codificados bem parecidos com o encontrado na loja que designaria seu posto e ocupação. Diz-se que aqueles que trabalham lá, ou dizem ter trabalhado lá, desaparecem por longos períodos de tempo.

    Se o governo ou alguém se dizendo ser do governo está preocupado com um artigo de vestuário desaparecido, então por que não estaria preocupado com uma pessoa desaparecida? Na entrevista a seguir, falamos com alguém que diz que seu vizinho desapareceu depois de completar uma entrevista de emprego com um misterioso grupo que estava tentando preencher uma posição em aberto.

    Meu vizinho Phil estava procurando por emprego. Ele disse que estava na quinta rodada de entrevista para esse grupo de Michigan. Cinco entrevistas é muita coisa, especialmente para uma posição de guarda de segurança. Phil disse que eles o colocaram para fazer todo tipo de estranhos exames. Coisas bem aleatórias.

    Há quanto tempo você não vê o Phil? A última vez que vi o Phil? Ele disse que estava indo para a última entrevista e nunca mais vi o cara de novo. Alguém veio, vendeu a casa dele, pegou o carro e até o cachorro dele levaram. A namorada dele nem sabia. Liguei para a polícia, eles disseram que iam investigar. Isso foi há um ano atrás. O cara sumiu.

    Casos como esse não são raros. O país está cheio de histórias de pessoas desaparecendo depois de participarem de questionáveis entrevistas de emprego. Há quatro características comuns aos anúncios de emprego: essa marca d’água gráfica; a quantidade de vagas similares em aberto; ‘estranhos’ testes e o alto número de entrevistas. E quase sempre, depois de aceitar a vaga o candidato desaparece.

    É padrão que ocorra um grande número de entrevistas para ocupações como físicos e engenheiros. Mas, por que um emprego como mecânico de automóveis exigiria cinco entrevistas? Por que um cargo de zelador envolve testes psicólogicos? Por que essas pessoas somem sem explicação?

    Portland, Oregon. Investigações de desaparecimentos similares nos levaram a essa mulher. Um professora de escola chamada Olivia. Famíliares e amigos disseram que ela se candidatou a uma vaga. Fez várias entrevistas e então sumiu sem deixar vestígios. O apartamento dela ficou alugado por três anos sem qualquer explicação sobre sua ausência.

    Os pais dela foram entrevistados recentemente. Ela saiu certo dia. Desapareceu. E nunca mais ouvi falar dela desde então. Você acha que ela partiu por um trabalho? Um trabalho? Ela tinha um. Ela se foi...

    Note o selo gráfico na parte superior direita desse formúlário de candidatura preliminar de emprego fornecido para nós pelos pais de Olivia. Ele bate com aquele do macacão e com os dos anúncios de emprego. Sociedades secretas são conhecidas por usarem símbolos especiais que facilitam os membros na identificação de documentos oficiais e propriedades.

    Geralmente usado nessas entrevistas, está o teste Rorschach. Esse teste é usado pela comunidade psiquiátrica para ajudar a determinar o estado mental de uma pessoa. Ele também é geralmente usado em criminosos insanos. Aqui está uma lista de perguntas que encontramos para uma entrevista: 1) Quais são as três palavras que descrevem você? 2) Com que animal você se identifica? 3) Descreva seu primeiro beijo em três palavras. 4) Quem é sua Constante? 5) O que você sacrificaria para permanecer vivo? 6) O que te faz chorar? 7) Você acabou de roubar o brinquedo de uma criança doente. Por quê?

    Por que um veterinário deveria ter o mesmo perfil de um assassino psicopata? Intensas entrevistas, testes psicológicos, desaparecimentos, segredos. Se alguém ou algum grupo está direcionando tantos esforços em entrevistas, então exatamente que tipo de organização é essa? Todas as peças do quebra-cabeças estão lá, mas quanto mais tentamos juntá-las, mais peças são acrescentadas à mesa. Uma mesa sempre em expansão e o prato oferecido é um mistério!

    Obs.: Se for usar a transcrição em seu blog/site, por favor não deixe de dar o crédito ;)


A parte 3 desse divertido documentário será disponibilizada no dia 8 de setembro.

23 comentários:

Tulio Cobain disse...

Esses documentários ficticios são tão perfeitos quanto aqueles vídeos mostrados na Comic Con com a Kate sendo procurada, o Hurley na propaganda da Mr. Clucks. Geniais!

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Muito legal esse documentário q eles fizeram, foi uma ótima sacada, já q não terá espaço p falar + sobre a Dharma pq não inventar um documentário aonde possa se aprofundar + sobre a iniciativa!

Metal Guitar disse...

uhsahushuashuauhs

Muito massa a parte do Phil! Muito divertido esses documentários!

Gustavo Bonato disse...

O que exatamente é o "o ARG não finalizado de 2008" citado no post?

Sandro disse...

Só impressão minha ou em 1:14 do vídeo dá pra ler LOST no ovni??

lucas disse...

muito, bom, espero que esses videos ajudem ao menos um pouco com o vestibular da lost university

Edson disse...

Com tantos testes para se entrar na Dharma, eu me pergunto se os losties também fizeram esses testes ou se tiveram uma ajudinha do Horace.

Everton S.R. disse...

Eu tambem ia fazer a mesma pergunta do Sandro se era impressão minha ter visto a palavra Lost em vermelho e na vertical. Mas acho que não pq somos 2 que viram!!!

Quem mais percebeu isso ou outro detalhe instigante?

Tiago disse...

Ei, essa Olivia não era a professora do Bem e da Annie? Esse Phill não era a caveirinha que o Dude e os Losties encontraram junto com a Kombi velha na selva? carrraca, sensacional.!!! :D

Fabio disse...

Muito da hora o vídeo, lembra um pouco aquele documentário Sobre o capuz, de Watchmen que saiu esse ano em dvd.

E curti bastante o blog. Só fui conhecer hoje atraves do blog do João Lóqui (http://joaoloqui.wordpress.com/).

Vou continuar acessando.

pedropaulo disse...

vcs nao tem a 1ª partes das 5?

Davi Garcia disse...

@Gustavo Bonato, ano passado começou um ARG que envolvia um recrutamento da Dharma via internet com testes, mas o jogo não teve continuidade por corte de custos da ABC na época...

@ Sandro e Everton, vocês não viram errado. Há mesmo a iinscrição Lost no 'ovni' ;)

@Tiago, como apontei no texto, o Phil era o subalterno do Sawyer na vila Dharma, não lembra? O cara que foi achado na kombi era o pai do Ben, o Roger Linus.

@Fabio, seja bem vindo!

Abraço a todos!

Lia Linus disse...

Em um momento do vídeo aparece uma referência a estação:"The Lamp Post" aparece um Farol de orientação a navegação ;)

Esses documentários falsos da Dharma estão muito engraçados quer dizer que o James foi abduzido por ET's foi isso que eu entendi? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Edson disse...

Olha só. Na tv uol tem um vídeo falando sobre a Dharma.

http://tvuol.uol.com.br/#view/id=como-funciona-a-iniciativa-dharma-04023670DC919346/user=7fr88mkjtf8b/date=2009-08-05&&list/type=tags/tags=13468/edFilter=all/

Ramon Bittencourt disse...

Davi, não rola a transcrição da primeira parte? dá uma forcinha ae!!!
valeuss o Dude é 10!

Martim disse...

acho que que alguma forma a ultima temporada vai revelar que o tempo que o pai do Hugo ficou ausente, ele fazia parte da dharma. Um pequeno espaço de tempo que não foi mostrado durante as viagens no tempo. Alguem ai sabe se cronologicamente isso seria possivel?

Fabio Ferreira disse...

O instigante de um documentário como esse no período off-season me traz algumas perguntas:

1 - Metade de uma temporada ambientada no período Dharma e o assunto não se esgotou.

2 - Ainda não houve explicação sobre o surgimento da Dharma.

Isso só me leva a crer que além da parte egípcia, Jacob e afins, não parece que o assunto Dharma seja finalizado em 2 frases.

Marco disse...

O lance claramente quer dar uma explicação sobre o que rolava com os entes queridos dos que eram recrutados e a dúvida que restava de seus desaparecimentos.

Jo�o guilherme disse...

AREA 51!!! hUAHEUAHEUHAUEhAUehUAHeuHAe raxei muito aki!! to doido pra lançar tudo pra compra tudo em blu-ray!

Cleiton disse...

E a primeira parte desse documentário eu acho aonde?
Aqui no Dude eu não achei, começa direto na 2ª parte.

Davi Garcia disse...

Clieton, tá no post (logo abaixo) sobre o painel de Lost na Comic Con onde a primeira parte foi exibida.

http://dudewearelost.blogspot.com/2009/07/tudo-sobre-lost-na-comic-con-2009.html

Cleiton disse...

Valeu Davi, tens razão, tá no outro posto da Comic Con.
É que procurei pelo marcador ali da direita, e só retornou o post da 2a. parte (fica a dica, de repente coloca este marcador no post da Comic Con também.)

Queria aproveitar e parabenizá-lo pelo blog, estes foram os meus primeiros comentários, mas venho usando o Dude como referência desde a 2a. temporada. Tô todo dia por aqui hehehe.

Parabéns pelo trabalho e obrigado por nos manter bem informado.

Davi Garcia disse...

Boa lembrança, Cleiton. Eu realmente não havia incluído o marcador naquele post. Valeu pelas visitas :)

Abraço!