03/07/2009

Afinal, há um grande plano desde o início? Produtor dá dicas

Com possíveis spoilers

Reproduzindo um sentimento que eu particularmente não tenho, mas que sei que muitos tem, a atriz e apresentadora Ellen DeGeneres, afirmou ao TvGuide Magazine que não acredita nesse papo de que os produtores/roteiristas de Lost tivessem a trama planejada há tempos. “Para mim , semana após semana eles discutem, ‘ vamos fazer isso’ e aí alguém diz, ‘não, essa sim seria uma boa ideia’. Amo a série, mas não acho que eles saibam o que estão fazendo”, encerrou a cética DeGeneres.

Leia mais...

    Com base nessas palavras, o colunista William Keck foi atrás de quem efetivamente decide os caminhos trilhados por Lost e até do ator Michael Emerson. Deles, obteve algumas respostas bem interessantes, como você pode conferir na tradução que fiz do trecho originalmente publicado no site da TvGuide Magazine.

    “Fico lisonjeado que Ellen seja fã da nossa série”, disse o produtor executivo Carlton Cuse, que garante a Ellen que há um plano elaborado com algumas boas recompensas, se ela se mantiver firme acompanhando a última temporada. Recentemente, Dominic Monaghan se encontrou em segredo num café da manhã com o produtor Damon Lindelof para discutir como ele poderia reaparecer em Lost como Charlie. “Gostaríamos que houvesse algumas visitas das pessoas que amamos ao longo dessa jornada”, comentou Cuse. Michael Emerson, que faz o Ben confirma, “ A temporada final vai lembrar muito a primeira. Sei que há planos para que grandes pessoas que nos fizeram companhia, reapareçam.” Contudo, um componente crucial presente no episódio Piloto provavelmente ficará ausente nessa reunião: o co-criador da série, J.J. Abrams, que me disse que não vai retornar para o Havaí para dirigir o final da série. “Se eu fosse egoísta, amaria fazê-lo, mas o director Jack Bender mora no Havaí há anos e tem feito um trabalho incrível. Voltar à série e dirigir o final seria cruel e nada natural”, encerrou Abrams.

    *-*-*

    Hum... E aí, você é dos que acredita que há um plano elaborado desde o início ou faz coro com a Ellen DeGeneres? E mais, será mesmo que esse falatório envolvendo retornos vai se confirmar ou tudo não passa de uma grande jogada para manter a série em evidência durante esse longo intervalo?

19 comentários:

Felipe disse...

Eu acho que o Charlie volta sim...
Pelo menos por alguns episódios.
Há muita especulação em torno disso desde o fim da quinta temporada, e onde há fumaça, há fogo...
Ele já está trabalhando na ABC novamente, nada impede que volte pra alguns episódios de Lost...

Queria muito que o Eko voltasse, mas ai é pedir demais...
Ficarei contanto em ver o Charlie por alguns episódios, e mais contente ainda se a última temporada for tão boa quanto foi a primeira, e termine da mesma forma que começou...como uma série revolucionaria :)

Felipe disse...

Ah...e a teoria de um possivel Loop temporal ganha força...esse lance de trazer personagens da primeira temporada de volta, não acho que vão ser meros fantasmas...

É esperar pra ver...

dudulespaul disse...

sexta temporada parecida com a primeira? replay srsrsrs

Ai o Jacob nem vai morrer..pq se o avião cair de novo em 2004, a SUn nao pode estar naquela sequencia de tempo com o Ben..aquela sequencia desapareceria...

Rafaela disse...

ÊE, Charlie, tenho muitas saudades dele :)

Acho que eles têm um plano elaborado, mas isso não quer dizer que saiam dele de vez em quando rsrs acho que a série aproveita muito o que repercute, mas segue sim, algum planejamento ;)

Jô Domingos disse...

Para responder à questão posta por Davi, se assistirmos toda a série atentamente, veremos alguns "furos" na argumentação e nos reteiros (espscialmente nas 3 primeiras temporadas). Isso é a prova de que os produtores deveriam ter um "esboço" de como iriam terminar a série, mas o fato é que são 6 longos anos de jornada, muito elemento novo foi sendo introduzido na série e ficou impossível encaixar cada peçinha nun lugar que nos faça crer e pareça verossímel.
Contudo, acho q o produto final da série será positivo.

Lia Linus disse...

Acho que a Ellen DeGeneres está muito certa afinal foram muitos: deslizes,elementos novos introduzidos ao longo das temporadas,e algumas pessoas do elenco pediram pra sair antes do tempo,os produtores poderiam até ter uma 'base'mas ao longo das temporadas foram sendo introduzidas outras coisas como por exemplo "Viagens No Tempo" funcionou com o Des então eles resolveram fazer com todos...é bobagem dos produtores negar que eles não tinham um plano todo prontinho desde o começo.Não acho que isso seja uma falha,até porque algumas coisas acabam saindo do controle da produção como por exemplo o pedido de alguém do elenco para sair da série,falha é não admitir que eles moldaram uma série e ao longo do caminho foram experimentando para só então pensar no final.
Outros exemplos que deram certo foram as permanências de:Matthew Fox,Henry Ian e Michael Emerson os três tinham os dias contados na série,mas acabaram ficando até o final,e isso foi bom pra trama,como eu disse às vezes acontecem coisas que 'fogem' do controle.

Patrícia disse...

Ellen DeGeneres que me desculpe, mas não concordo nem um pouco com ela. Fala sério né, pra mim já ficou bem claro que Carlton e Damon sempre souberam ou pelo menos tinham um 'esboço' do fim da trama.É claro que no decorrer das temporadas houveram imprevistos, mas eles com toda certeza tinham coisas planejadas *_*

Ansiosa pra rever Charlie! Pra dizer a verdade, derramei rios qdo ele morreu e sinto sua falta até hj. =/

CHEGA LOGO SEXTA TEMPORADA! :)

Jonatas Corteze disse...

poco me importo se está planejado ou não. o que importa é que terá um final :)


Simples assim (Y)

Daniel Faria disse...

Eles podem ter até alguns planos a longo prazo, mas isso de "está tudo planejado desde o iníico" não acredito não.

Sobre as aparições de personagens morots, eu acho que é praticamente obrigação dos produtores de fazer alguma homenagem aos principais, nem que seja o Hurley encontrando eles.

ze das couves disse...

Nenhum escritor minimamente razoável começa uma história sem ter idéia nenhuma do seu desenrolar.

Pra mim é óbvio que eles tinham uma "espinha dorsal" com início, meio e fim.

Mas também é óbvio que não estava tudo fechado e, assim, houve espaço para experimentação e elementos novos foram acrescentados ao longo do tempo.

Rodrigo disse...

Claro que eles têm. Não tudo, devido às circunstâncias desfavoráveis e imprevistos, como a saída de alguns atores e atrizes no meio da trama. Mas eles sabem o que estão fazendo, lógico. O que aconteceu foi que eles tiveram que mudar alguma coisa "forçadamente" e isso talvez tenha dado uma impressão contrária.

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Não concordo com q a Ellen diz, eu acho q se eles não tivessem noção do q eles estavam fazendo ou do q eles planejam pro futuro da série desdo comçeo, a série estaria perdida agora, portanto eu acho sim q eles tem um grande plano guardado a 7 chaves p final da série.
E p eu acho q persoangens q já morreram no decorrer da trama vão reaparecer ou em flashbacks ou em aparições! Principalmente o Charlie *-*

Panthro disse...

Eu acho que eles não sabiam nada sobre o final dos personagens. Acho que não sabiam nada sobre a estrutura de episódios. Mas sabiam tudo sobre a mitologia.

Em alguns extras inclusive eles comentam isso. Eles tinham traçado um assunto geral pra cada temporada, bem como a mitologia envolvendo a ilha. Todo o resto vai sendo desenvolvido episódio a episódio.

Não lembro agora qual extra que é, mas eles até mostram o quadro negro em que discutem as idéias de cada episódio a partir de onde os personagens estavam antes e onde eles precisam chegar no final. O como eles vão ir de um ponto a outro é discutido a cada episódio.

Manuela disse...

Para ser sincera não estou nem interessada em saber se tinham um plano final para Lost, só sei que mesmo com alguns imprevistos a série é um sucesso em todos os aspectos, talvez o que atrapalhou um pouco foram as 3 primeiras temporadas muito longas!

Kleber disse...

Ah, eu acredito sim que há um plano por trás.
Ninguém é tolo de dizer que não houveram mudanças na idéia geral, mas com certeza deve haver algo de estrutural.
Pelo menos é o que o conflito apontado no fim da quinta temporada me disse.

João Marcus disse...

É claro que eles não poderiam seguir um mesmo plano por 6 temporadas. É ridículo pensar nisso. Porém, isso não quer dizer que eles não tenham planejado a estrutura do seriado. Como na maioria dos seriados, foram obrigados a se adaptar a mudanças bruscas, como greves, saída de atores ,etc. Há os pequenos furos, mas há também os pequenos e grandes detalhes revelados ao longo da série que me fazem chegar a essa conclusão.

Lylo disse...

Como o elemento principal de Lost é a ilha, acredito que os produtores já tem toda a idéia de como será o desfecho da série desde o início. Os personagens são elementos secundários ao meu ver, portanto, quando algum ator sai ou eles tem que alterar o destino de algum personagem, não há tanto impacto no resultado final.

..:: Daniel Queiroz disse...

Acredito que eles tenham uma linha de continuidade, mas alguns elementos aparecem pelo caminho até para que a série não fique previsível. Um fato que fortalece essa corrente é a trajetória do Charlie, durante as primeiras temporadas série o personagem corre risco de vida, até beirar a morte quando Ethan o enforca e o Dr Jack o salva ou quando nos primeiros episódios escapa por muita sorte de uma das peças do avião que iria atingí-lo. Mas só na 3ª ou 4ª temporada(Não lembro qual) é revelado por Desmond que ele está fugindo do seu destino (Morte) mas que ele sempre dará um jeito de consertar as coisas.

Roger disse...

para aqueles que preferem se sentir seguros com as desculpinhas esfarrapadas dos roteiristas, é bom ter na cabeça que está mais que claro que eles tinham só o começo e o fim da série prontos


O meio, que é 90 por cento da coisa, foi totalmente improvisado, basta acompanhar direito as noticias sobre a serie e os extras dos dvds pra ter certeza disso.

E é muito bom que essa Ellen venha dizer isso pra o grande público, pois já tá passando da hora das pessoas cobrarem mais coerência dos produtores de Lost

ao menos se alguém tá realmente interessado em ter um bom programa em vez de ter um bom ganha pão em cima de Lost