23/06/2009

Quem ou o que é o antagonista de Jacob, afinal?

Com spoiler para quem ainda NÃO viu o final da 5ª temporada

Acredito que exista consenso de que um dos momentos mais marcantes do encerramento da 5ª temporada de Lost foi a cena inicial mostrando o antagonista de Jacob fazendo a ameaça velada de que ‘Um dia ele encontraria uma brecha e que a usaria para matá-lo.' O resto dessa história (ou pelo menos parte dela) nós já sabemos qual é, mas ainda assim uma grande dúvida ficou no ar: quem é aquele homem que nem nome tem por enquanto? Com esse mistério nas mãos, o colunista da TV Guide, Matt Mitovich, repercutiu na mais nova edição do Getting Lost, as opiniões mais recorrentes dos fãs americanos que inclusive coincidem com as já debatidas por vocês aqui no blog.

Leia mais...

    Quem ou o que é o ‘homem nº 2’?” Foi essa a pergunta que o Tv Guide fez e que gerou apostas dos fãs concentradas nas seguintes correntes:

    Fazendo paralelo com a cultura egípcia, Jacob seria Osíris e seu antagonista seria Seth, o deus do caos que por conta do ciúme de seu irmão, o matou duas vezes (sendo que uma delas foi a facadas). Outra curiosidade que Mittovich destaca aqui diz respeito ao fato de que os dois lutaram por um tempo numa ilha...

    Outra corrente (e essa a mais forte, penso eu) vê em Jacó (Jacob) e Esaú, a alegoria mais perfeita do que vimos em “The Incident”. A disputa entre os dois irmãos gêmeos descritos na bíblia, tem mais a ver com a primogenitude. Agora, há ainda dentre os destaques feitos pela TV Guide, um grupo de fãs que defende a ideia de que o antagonista de Jacob nada mais é do que a manifestação física do monstro de fumaça.

    Especulações à parte, vejam só o que o ator Titus Welliver disse sobre a identidade de seu personagem e sobre a dimensão do papel dele e de Jacob na trama. “Sei que ele tem um nome e sei a importância dele, mas acredito que eles [os roteiristas] tenham segurado essa informação de forma intencional”, disse o ator que ainda complementou que acredita que exista um poder ainda maior ao qual os dois respondam. Hum... Será que à essa altura ainda há espaço para a introdução de uma força ainda maior?

    Encerrando o Getting Lost, fica uma pergunta igualmente quente: qual o significado de Jacob ter visitado e tocado aqueles personagens que um dia seriam sobreviventes do voo Oceanic 815?

29 comentários:

corrao disse...

po, na biblia entre esaú e jacó eu ficaria com esaú... o jacó passa a perna no irmão duas vezes (tudo bem, recorrente no antigo testamento, todo mundo era espertinho) e quando vai reencontrá-lo anos depois está morrendo de medo. manda presentes na frente para amenizar um possível desejo de vingança que julga provável que o irmão queira... e esaú o recebe de braços abertos, com mais generosidade do que o irmão julgava haver... eu sei que usariam em lost somente n'uma alegoria maior e não precisa ser IGUAL, mas sinto que a rivalidade mostrada na série parece mais uma coisa caim/abel ou dessa lenda egípcia do que esaú/jacó... tudo bem que jacó foi o que deu continuidade ao povo escolhido etc MAS. abs

Tulio Cobain disse...

Concordo com o que o ator disse sobre os roteiristas terem segurado o nome e a importancia do personagem. Eles devem ter um propósito maior em fazer isso. Já fizeram isso uma vez, quando só ouviamos falar de Jacob, né?
Enquanto as teorias, eu acredito mais na do Esaú e Jacó.

Jonys disse...

Jacó... Esaú... a força maior só pode ser Isaque, pai dos dois na bíblia. Isaque é uma tipologia de Cristo na bíblia.

César Sá disse...

Esse post é uma tortura HAHAHAH só teremos o vislumbre do q eles podem ser quando a sexta temporada começar mesmo ._.

Agora essa aí de uma força maior q o deus... deus o.O onde vai-se arranjar tempo para explicar mais uma coisa? :S

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Nossa o q seria essa maior força além deles 2,enfim
O significado do jacob ter visitado os oceanic e ter tocados neles p mim é como se eles fossem escolhidos, eu acho q na sexta temporada a gente vai ver outros oceanics até os q já foram dessa p melhor sendo visitados por Jacob.

Cleyton disse...

Sobre as visitas de jacob, será que tem um porquê de só o Hurley foi visitado depois do acidente, voo Oceanic 815 ?

lucas disse...

Cleyton o sayid foi visitado após a queda, cerca de um ano e meio depois quando nadia morre atropelada.
Não sei qual o nome mas não aguento nais ouvir o pessoal o chamando de esaú, como se fossem os personagens bíblicos, quem lê a bíblia e não apenas artigos do wikipedia e blogs sabe que ahistória é bem diferente. Mas cada um chama como quiser o nome só saberemos em 2010

Unoversi disse...

alguém reparou que o Locke do Ep. Piloto (e acho q do 2º Ep. tb) lembra muito mais esse Locke do último Ep.(o Anti-Jacob) do que o Locke normal e perdido de sempre?

O lance de trazer um javali pra galera rangar e ficar olhando pro mar, entre outras coisas, tá parecendo coisa do Anti-Jacob e não do Locke...

fabio disse...

esse "rival de jacom" nada mais é a materialização do mostro de fumaça em forma de pessoa;como cristian shepard,iemi(vc fala comigo como eu fosse seu irmão),walt,Alex,Locke e Shanoom
na minha opinião é claro

trocar ideías sobre lost
fblins@globomail.com

FRED disse...

Só uma observação: Jacob não encostou em todos ANTES do acidente do OCEANIC. Sayid e Hurley foi após. Isso com certeza significa algo.

Visitem meu blog fredericoformiga.blogspot.com, tem um monte de coisa legal. Abraços!

viktor disse...

a do monstro de fumaça faiz sentido, num foi ela q mandou o ben seguir o fake lock sem perguntar nada

renancst disse...

Sobre as teorias, adoraria que fosse veridica a egípcia, pois nela Jacob(Osíris) teria uma outra morte, o que no caso lhe daria a possibilidade de volta. Afinal ouvimos esse tal de Jacob, a serie toda pra ele ter essa participação minima?!

Porém, a da Biblia realmente parece mais provavél, não so pelo nome, mas também pelo contexto da história.

Tarcisio disse...

comecei a ler este post mas estava justamente pensando na mesma pergunta feita no fim dele

acrescento mais: pq jacob visita saywer, kate, jin e sun, e jack antes da queda do vôo 815

e pq visita hurley e sayid após eles terem saído da ilha

Gabriela B. disse...

Ola Dudes,

no fim desse post, vcs se referem ao fato de Jacob ter visitado e tocado os Oceanic 6 + Locke + Jin + Ilana. Fico pensando se isso tem algo a ver com a famosa "lista de Jacob", mencionada uma vez na (acho que) 3.temporada. Mas se isso estiver correto, por que Jack nao estava na lista. E se nao, que diabos de lista é essa?

Bjs e parabéns pelo ótimo trabalho, Gabi

Roberto disse...

Me veio uma coisa na cabeça, agora... E se o Locke já foi pro saco desde a primeira temporada, qdo ele viu a fumaça e falou q era algo lindo?
Fico P, pq é meu personagem preferido, mas agora tô pensando nisso...
E mais, esse lado q Lost tá indo parece seriado evangélico... Mas, enfim, adoro Lost! Hahaha...

Fernando Melo disse...

Acho q não tem cm a gente dizer "eles são Esaú e Jacó" ou "eles são deuses egípcios". Acho q eles são akeles personagens q foram criados pro Lost... Podem ter inspiração na mitologia egípcia ou mesmo na história bíblica, porém não tem cm a gente achar q elese SEJAM uma dessas opções aí... Esaú e Jacó ou Osíris e Seth serviram apenas cm inspiração, O Jacob e o rival não são o msm q qq uma dessas duas duplas...

E outra coisa... Não gostei desse negócio deles responderem a mais alguém. Porque de repente essa força maior tem tbm um rival, os dois respondem a uma força maior q tbm tem um rival, e assim por diante... Já inventaram demais. Dependendo do caminho q os produtores seguirem nessa temporada, Lost vai deixar de ser uma série de drama ou ficção científica(eu sei q nao eh, mas tem bastante elementos) pra virar uma série de fantasia, com deuses egípcios, superpoderes e essas babaquices. Até meu irmão de 14 anos disse q tem coisa em Lost q lembra novela de mutantes da Record... ¬¬

Espero q o "Darlton" não faça isso com a gente...

Cleyton disse...

Tinha até esquecido do Sayid.

ze das couves disse...

Eu já havia comentado há algum tempo mais ou menos o que o Fernando Melo falou: não deve ser Esaú, nem Seth ou coisa que o valha. Não daria para explicar isso de forma razoável. Pode até ser "baseado" em algo assim, mas daí a serem os caras de tempos bíblicos, vai uma distância.

Eu também escrevi que achava que eles fossem uma versão de Ben x Widmore, só que num nível mais alto. Essa história deles terem alguém acima, me convenceu ainda mais dessa teoria.

Mas são só especulações. Vamos ter que esperar muito ainda para saber a "verdade"... ou então, ler os spoilers que começarão em agosto!

Nick Mello disse...

Só uma coisa: Quem disse que o Anti-Jacob é o vilão???
Não poderia ser ele o mocinho??
Nós o vimos apenas uma vez... tudo bem, ele pareceu meio ruim, rancoroso... mas desde quando em lost, a primeira aparição do personagem demonstra quem ele é realmente?? Diga-se de passagem, até hoje não sei em que lado (do bem ou do mau) eu poderia encaixar: Ben, Charles Widmore, Abadon, Eloise...
Acho precipitado dar o rótulo de bonzinho pro Jacob. Vocês não acham??

Alexandre disse...

Como eu ainda acho que os produtores/roteirista de Lost tem alguma coerência, seria difícil de pensar que depois de 385.000 referências à cultura egípcia, inclusive uma "estatuazinha" vista por completo no último episódio, os roteiristas voltariam à influência bíblica a respeito de Esaú e Jacó. Longe de ser "óbvio" como muitos apontaram, o uso do nominação "Jacob" pode ser apenas um nome, como poderia ser Tibúrcio, Agamenon ou Tiririca. Porque o cara chama Jacob todo muito deixa de lado as tantas referências egípcias e já cai na nossa cultura bíblica ? Também entendo que os personagens não são Esaú e Jacó e nem Osíres e Ra, mas se há alguma linha inspiradora, me parece bem claro que seja a egípcia, e não a cristã, apesar do nome.

Everton S.R. disse...

Boa pergunta Davi! E eu a complementaria assim: E porque 2 dos 6 personagens foram tocados pós-queda do avião fora da ilha?

Sobre as teorias(interessantes) já foram levantas pelos fãs daqui.

O mais legal e intrigante foi a declaração do ator do antagonista de Jacob, "(...)exista um poder ainda maior ao qual os dois respondiam".

Tento imaginar como este ator se sente, como ele "consegue dormir", se ele tá ansioso pra gravar logo e mostrar tal importância cujo conhecimento milhões de fãs estão louos pra saber!!!

Everton S.R. disse...

E parabéns Davi por nos dar informações durante essa "recessão" de Lost!

Roberto disse...

Acho q o Jacó foi dar uma tocadinha (hehehe) no Sayid e no Hurley pq eles não tavam querendo voltar, não tinha o q os convencesse... Sei lá... Mas pq foi antes nos outros, né? Enfim, ôh série pra me deixar doido!

lcattapreta disse...

Comcei a maratona desde a primeira temporada pra chegar na sexta bombando.
A única coisa que eu descobri é que no começo o Jacob era o urso polar e o Fumaça era o javali.

kung disse...

acho que pode ser o monstro de fumaca na sua forma fisica.
fica uma pergunta.
qual o conhecimento de wildmore sobre tudo isso que esta acontecendo?

pq quando o locke fala com wildmore que ele teria que morrer.. wildmore fala que isso nao era preciso.. e que eles precisavam dele.. muito vivo.. para a guerra que estava por vir?!

e outra pergunta
sera que o locke "foi escolhido" por esse camarada sem nome desde o inicio?
pq ele cai na ilha e todos o acham especial pelo fato dele nao precisar mais de cadeira de rodas.. mas isso pode ser obra do sem nome.... creio eu

kung disse...

ahhhh
e outra eu queria 40 episodios nessa ultima temporada....

10 meses de season 6 kk
ficar sem lost vai ser foda.

abs

Calebe Zacai disse...

Na realidade penso que não foi Jacob quem saiu da ilha. Acho que ele esteve aprisionado na ilha e quem saiu da ilha foi o "Esaú" "Seth" assumindo o corpo dele. Se ele foi capaz de tomar a forma de Lock, por que não tomaria a forma de Jacob? Tudo isso, todos os acontecimentos da ilha da primeira temporada até a 5ª foi plano do "Esaú" "Seth" para matar Jacob. E quanto a lista que o Ben mencionou, creio eu que era a lista das pessoas que deveriam ser sequestradas na primeira temporada, "pois elas poderiam 'frustrar' os planos de "Esaú" "Seth" no assassinato de Jacob". Até mesmo o pedido de "Jacob" para Ilana para ajudá-lo foi o "Esaú" "Seth" para cumprir seu plano. Não sei se viajei muito, mas penso que seja assim. E quanto aqueles esqueletos na caverna, tenho quase que certeza de que são de Bernard e sua esposa. (Com isso talvez a bomba não tenha explodido). Ficaremos sabendo mais tarde ^^.
Abraços!

CZ

Kamila Rangel disse...

Muito boa essa sua idéia ... Calebe Zacai... mas não acho q não faz tanto sentido assim... vc viajou um pouco sim...pq acho q qual o sentido de Esaú sujar suas mãos com tanto sangue só pra atingir uma pessoa ou seja Jacob...
onde está o propósito disto?
e quanto a bomba q não explodiu vc acha q era de hidrogênio? hahhahahah
Kamila Rangel

GG disse...

Pelo que percebi ao ler 'Bad Twin', acredito que realmente tenha a ver com o lance de primogenitura sim, porque na trama há dois irmãos gêmeos e a questão da herança baseada nas crenças culturais do pai deles. Em LOST, sempre fico impressionado com todo o conteúdo cultural posto nas tramas, e acho que nesse caso não é diferente.

Parabéns pelo maravilhoso blog, hein?

[quadrinhospraquemgosta.blogspot.com]