03/06/2009

A importância da magia dos efeitos visuais em Lost

Será que a ilha existe exatamente do jeito que vemos na série? E as instalações Dharma? Chegaram a fazer parte dos sets? A resposta para essas perguntas invariavelmente está ligada à mesma coisa: efeitos especiais, os responsáveis por parte da nossa fascinação com a série e um elemento importante na construção do nosso envolvimento com aquele universo.

Em matéria assinada por que foi publicada logo após o final da 5ª temporada nos EUA em maio pelo site VFX World, encontramos um levantamento de algumas das cenas vistas na penúltima temporada da série apontando com comentários dos responsáveis pelos efeitos, o que era real e o que acabou sendo construído no computador. Tem coisa que você nem diz que é efeito, tamanha perfeição do trabalho. Alguns exemplos desse belo levantamento aliás, você pode conferir logo abaixo.

Veja as imagens em gif

    Image Hosted by ImageShack.us

    Image Hosted by ImageShack.us

    Image Hosted by ImageShack.us

    Image Hosted by ImageShack.us

    Image Hosted by ImageShack.us

    Image Hosted by ImageShack.us

    Nao sei você, mas desses exemplos o que mais me fascinou foi o do Desmond caminhando por Londres. O que você destacaria?

29 comentários:

Vnicius disse...

realmente a imagem do Desmond caminhando num local completamente diferente dakele que ele estava é FASCINANTE, a transformação que eles fizeram da iluminação os detalhes das folhas das árvores no chão, os carros. demais a produção dos efeitos especiais.

Bruno disse...

Concordo

Vitor disse...

Caramba!!!!!!!!!
Desses efeitos, o único óbvio é o monstro de fumaça..os outros nem parecem.
Muito bom!!Se tiver outras imagens, coloca aí pra gente ver. :)

Leno disse...

este do desmond to meio desconfiado, vc ve claramente que o cromaqui esta apenas na altura do ombro.
Nao tem como recortar o corpo do desmond em varios quadros alterando o piso como acontece ali..

Leandro Ricardo disse...

Essa é para calar as pessoas que sempre reclamam de algum efeito especial que não ficou tão especial assim!
O barato do efeito especial é esse. Você nem perceber que ele foi usado.
E o do Brotha foi o mais incrível!

Eduardo disse...

Idem

Eu só queria seber quando vai sair o LOST untangled do the incident??

Tulio Cobain disse...

Eu fiquei pasmo!
Eu jurava que era em Londres mesmo! É genial!

JAN disse...

A penultima imagem, que mostra a real aparencia da ilha foi mais chocante pois afetou minha imagem mental da Grande Ilha, o protagonista da série

Cleyton disse...

Concordo! A do Desmond é uma que se não mostrar que é efeito nem percebe.

Bárbara Fagundes disse...

wow! muitoo legal! adorei! o difícil deve ser os atores gravarem imaginando as coisas. tipo o ben com o monstro. eu não conseguiria nunca! haha

Fernando Melo disse...

Eu fiquei mto besta... Eu sempre achei os efeitos especiais em Lost toscos, porque eu sempre lembrava do urso polar. Mas se apenas nessas cenas da quinta temporada já foram usados todos esses efeitos, imaginem se fossem mostrar cenas de todas as temporadas.

Eu tô imaginando principalmente o piloto, naquela cena que tá tudo explodindo. Com certeza a maior parte dos destroços do avião é efeito especial.

Edgard Cravo disse...

E ainda tem gente que gosta de reclamar da produção, de erros. Fala sério. Quem critica não tem a menor noção do que é trabalhar em TV

Jonys disse...

Caraca, os caras são bom mesmo.
também teve aquele do submarino entrando na água nesses últimos episódios. Efeitos especiais imperceptíveis. rs

Ótimo post Davi.

Gabriela B. disse...

Super legal esse post. Nunca teria pensado que sao efeitos. Valeu Dudes!!!

Diego Reigoto disse...

Excelente post, pessoal!

Realmente a foto do Desmond em Londres é a mais incrível. Os caras são muito bons!

Grande abraço, namastê!

Mau disse...

Na ilha, com as montanhas e o avião ao fundo. Essa é fantástica!! Aqueles reclamam exigindo perfeição deveriam saber que, o que parece comum, já é um grande efeito!

lucas disse...

é bem isso , essa é pra calar pra quem fala que os efeitos de lost são ruins, é fácil falar isso quando você sabe que a cena é efeito como o avião, submarino, ou monstro, mas essa do brotha arrasou.

Eduardo disse...

Nossa, aquele do submarino entrando na água eu quase chorei de rir de tão podre que ficou, comparado com o do Desmond ficou uma m@#%*

pensandoimagemesom disse...

Muito bom! A cena de Desmond é perfeita. Mesmo a calçada está cmpletamente modificada. Não há mais limites para os efeitos especiais. Destes listados, os mais evidentes são, claro, a estátua e o monstro de fumaça... mas os demais é que são maravilhados, porque permitem a imersão. Ninguém duvida que essas tomadas gerais da ilha são reais... o avião está, as construções da Dharma... Parabéns mesmo aos responsáveis por esse trabalho.

Há braços
Paulo

Everton S.R. disse...

Eu fico com o do Doctor Chang saindo da construção da Orquidea. Jurava que ali eles estavam realmente construindo no local. A do Desmond tá suspeita demais para se alterar todo o cenário. Mesmo assim fantástica!

Mas no geral tem que se elogiar muito os caras dos efeitos.
Estão de parabéns!! Aposto que tem mais não postados aí.

Mas quando os caras erram também tem que se criticar, como a submersão do submarino. Pois eles tem competência sim para se fazer ótimos efeitos especiais como foi mostrado pelo Davi Garcia.

Edinho disse...

Realmente, muito legais! Nem imaginava que certas coisas não faziam parte do set.

É bacana ver essas coisas dos bastidores da TV e as mágicas todas que sempre há.

Sendo assim, o que explicaria aquele submarino ridículo (que aparece em dois episódios, aliás) e a fumacinha (péssima, péssima!) do Ben? Será que botaram esses trabalhos na mão de um estagiário meia-boca? =P

Obs: Foi mal, mas não dá pra perdoar esses efeitos podres em Lost. Eu tõ inconformado até agora. Parece efeito do Chapolim, e não tem conversa. =P

Obs2: Detalhe é que alguns efeitos, como esses de paisagem da ilha, são mil vezes mais simples de se fazer e obter bons resultados.

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Eu destacaria o do Desmond tb, e do Piere chang, nem imaginava q fosse efeito especial a contr~ução da estação orquidea =]

Gabriele disse...

Acho que as montanhas da ilha e a da estação tanto por parecerem muito reais pelo número de cenas que se passaram nelas.

mlchinchan disse...

Acho que todas essas imagens ficaram realmente muito bem feitas e não dava para perceber que eram feitas por computador (tirando o efeito do Monstro de Fumaça, claro).

Mas em compensação, teve uma cena que para mim ficou muito mal feita (igualmente a explosão do cargueiro na temporada passada), que foi o SUBMARINO. Parecia jogo de videogame (e dos antigos)!

Para mim ficou muito mal feita, assim como algumas aparições da estátua. Se era para ficar mal feito, melhor que não fizessem. Totalmente desnecessário aparecer o submarino por fora.

Avelar Jr. disse...

Simplesmente impressionante. As fotos de Londres e a da Orquídea são fantásticas.

David disse...

As montanhas e cenários naturais foram feitos usando o Vue, download da ferramenta em uma versão trial disponível no site (http://www.e-onsoftware.com/products/vue/vue_7_xstream/). Outros filmes como Piratas do Caribe e Indiana Jones utilizaram o software. Realmente é perfeito e até relativamente fácil de se criar utilizando a ferramenta.

Thais disse...

nossa, absurdo! A do Desmond tb foi a que mais me chamou atenção... Meodels, eles criaram a rua inteira absolutamente diferente, eu eu podia JURAR que era um lugar de verdade.
Mas a do Ben em cara a cara com o mostro de fumaça tb ficou perfeita.

Eu não tinha nem idéia que eles usavam tantos efeitos assim! Pra mim a Orquídea era set O.O

Denis Ricardo disse...

Com esses efeitos poderiam ter gravado Lost no meu quarto!!

Caju disse...

O monstro de fumaça é muito mal feito.