05/05/2009

Lembra do surpreendente final da 3ª temporada?

Sim, aquele mesmo que mostrou Jack e Kate fora da ilha e que terminou com o Dr. gritando a icônica frase "We have to go back!!!" Pois é, segundo informação da equipe da colunista Kristin dos Santos, “The Incident”, episódio final da 5ª temporada vai trazer uma nova virada chocante e absolutamente inesperada. O rumor, segundo a nota, é que ficaremos totalmente perdidos tentando imaginar como os caras conseguirão fazer a série depois desse final.

É amigos, parece que o lance do garfo na tomada (apelido da cena final da temporada) fará jus ao choque que deve vir por aí. Agora, que grande virada poderia ser essa, hein?! Alguém arrisca um palpite?

53 comentários:

Zeca Soneca disse...

Putz.. Pelo sneak Peak do Alpert, acho que os produtores vão matar todo mundo. hahuauah

Abner Pereira disse...

AAI MEU DEUS!
Final da 3º foi o melhor!!!
Meuu!!! Eu estou esperando que seja uma coisa LOUCAAAA! Que nos deixe morrendo durante meses até a 6º temp!

disse...

Vão todos morrer e virar fantasmas ambulantes tentando ressuscitar??

Galega disse...

WOOHOOOO!!!! Vai ver que os losties vao ser enviados pra a o polo sul!!! MUAHAHAHA!!!! Vai ser de arrepiar!

Luiz disse...

É mesmo...talvez vejamos a última temporada do ponto de vista dos mortos ou algo como o Christian...seriam deles os sussurros ???

Pellicano disse...

provavelmente matarão mesmo muita gente (ao menos parecerá isso).

mais ainda, mesmo mortos ainda será possível continuar a história com flashbacks dos outros, por exemplo. Quem é Richard? Quem são os Outros? O que é a estátua e sua sombra? O que é a Ilha?

tudo isso não depende dos losties que conhecemos. É bom tê-los no meio da história, mas já ficou provado que novos personagens são sempre bem vindos e encaixam-se bem no enredo.

Tudo aposta, claro. Até porque se Richard disse isso já no sneak peak, dificilmente seria verdadade absoluta pois seria uma estraga-surpresa total, não?

O que imagino é o Incidente lançando a ilha (ou pessoas) há um tempo muito antigo. É uma ótima forma de justificar cenas do passado e poder mostrar o começo da ilha ,egípcios, etc.

Felipe de Gouvêa disse...

E se ao final da temporada os Losties fossem transportados para o acidente da Oceanic e se deparassem com versões suas?! Esse sim seria um final chocante e de difícil solução!

SRN

julioeduardo disse...

Só se realmente a possibilidade da "variável" se concretizar e mudar todos os acontecimentos que ocorreram na ilha. Isso poderia ser chocante e fazer nossas cabeças fritarem e pensarem "e agora?"

romulo liveira disse...

vcs lembram ... alguém contou sobre uma cena do final da temporada, sobre o templo e dos atores caracterizados como pessoas velhas??? será que não é algo assim???

já pode ter sido comentado isso aqui. .... mas só queria saber .... foi nesse tal incidente que o pierre perde o braço ...

e outra coisa .... vcs não acham que aquela voz do vídeo que o pierre fala sobre o futuro .... não seja a voz do horace??? eu ainda acho que o horace não é apenas um líder babaca da dharma .... ele deve ter algo a mais ...

abraços

Rodrigo Cerqueira disse...

Davi,

e se a última cena for o vôo 815 saindo de Sydney e chegando a Los Angeles sem acidentes, sem queda, justamente porque eles (ou Desmond) conseguiram alterar o futuro? Não, tomara que não...

Tathyane Menezes disse...

Eu acho que tem haver com o que o Richard falou para a Sun, em um dos videos do proximo episódio...
Pode ser que, depois que ele fala isso, ele vá com ela, o Lock e o Ben até a vala e encontre os corpos deles...
Ou ainda, que encontremos o pessoal que está preso no passado morando na gruta... 30 anos mais velhos...

Sei lá, são palpites que, depois de tudo que já vi nesses 100 episódios acho que pode acontecer.

Namaste!!!

lucas disse...

tres coisas me vieram a cabeça uma é o que o rodrigo cerqueira comenta, concordo que o mais chocante de tudo seria a temporada terminar com o avião chegando intacto em l.a, ao contrário do que o pessoal disse não ficou provado que não se pode alterar o futuro, acredito que o lance das variáveis não foi posto a toa.mas acho que isso é quase impossível de acontecer. Outra seria a morte do "casal principal" jack e kate, apesar de como muitos não achar eles os melhores datrama, seria estranho os dois se forem, mas o que eu acho que pode acontecer é o jack se suicidar, ou quem sabe ele se mata para que le não entre no voo da oceanic, ou ainda os próprios losties impedem -se de entrar no avião.
Só que essa questão seria difícil pois esconder uma reunião de todos os personagens que já morreram para gravar um capítulo seria difícil, se bem que como não leio mais spoilers espero que seja bombástico.

Paulo Roberto Montanaro disse...

É exatamente o que o pessoal está dizendo aqui. O fato que vai deixar todo mundo perdido é a morte dos losties. Imagina quando Jack fecha o olho, tal como abriu no começo do piloto, com a tela preta escrita Lost fechando a temporada...

dudulespaul disse...

A questão é essa mesma do avião chegando...por ai... se o avião chega, se cria um universo paralelo, um outro mundo possível... mundos paralelos que se cruzam...

Fábio Racoski disse...

Bombástico e contagiante: o Radzinsky vai virar farinha.

A. McCoy disse...

Meu palpite é que no final veremos uma visão do futuro. O final do mundo. Tudo acabado. Como sabemos, o que já aconteceu, aconteceu. Mas ainda temos Desmond. A constante que vai se tornar uma variável. Mas... ele não pode mudar o futuro... ou pode? Bem vamos analisar novamente algumas temporadas passadas. Vocês pode dizer que ele tentou salvar Charlie mas falhou, pois ele morreu. Mas foi por causa de todas as vezes que ele salvou Charlie que a cena na Looking Glass pode acontecer.
Eu acho que Desmond vai salvar o mundo. Sei lá, talvez o passado dele seja algo bem doido, tipo, ele foi mandado ainda bebê do futuro para o passado. Ou ele foi raptado no passado por pessoas do futuro e colocado no período que que as pessoas do futuro sabiam que o desastre iria acontecer. Para salvar a humanidade. Por um desses motivos ele seria a verdadeira variável na equação, que poderia mudar a história.

ALV disse...

Prefiro não pensar em teorias e formar opiniões! Aguardando os ultimos episódios da temporada, que prometem. (se eu me emocionei no final da 4a temporada, imagina nesse agora!!!)

Thank You!
Namastê!
and Good Luck!

Luiz disse...

Outro chute: No incidente, tudo que eles conseguiram foi liberar a radiação que infestou a ilha(ou pelo menos falharam na missão de corrigir o curso das coisas)...então eles tem que ficar escondidos no templo(prisioneiros, talvez?), sem nada poder fazer...na verdade eles não estão mortos e Alpert sabe disso...eles(ou Jacob) provavelmente querem evitar, no mínimo, o encontro com eles mesmos e seus companheiros(Locke, Sun,etc.)...então talvez o lance da variável, da pedra grandona na água, esteja relacionado à trazê-los de volta de alguma forma, o que me faz lembrar do "Help-me" de Jacob para Locke na cabana, na terceira temporada...

LBL disse...

DUAS COISAS:

Todos os mortos que "voltaram à vida" na verdade estão com os corpos na ilha, o que eu entendo como não terem voltado à vida, mas somente estejam sendo usados pelo monstro de fumaça, a hora q ele cansar deles, os corpos caem durinhos!

SOBRE O FINAL surpreendente.
Se é algo a ponto de a gente imaginar como vai ser a série eu já digo...MORREM TODOS NO PASSADO ao detonar a bomba...e a série continua nos dias de hoje sem que o avião caia! :D

Leo disse...

Se for o aviao pousando em Los Angeles vai criar um paradoxo pois se o avião nunca cair na ilha eles nunca voltarão ao passado e nunca vão mudar o tal incidente que é o que os trazem a ilha qnd desmond não aperta o botão

Amenar Neto disse...

Se o final dessa temporada me deixar tão embasbacado e arrepiado quanto o final da terceira, então deposito todos os meus votos de confiança.

Mas... Estou com medo do que pode acontecer. Contudo, depois de toda a credibilidade alcançada pelos roteristas diante de mim, espero o melhor.

Quero só saber o que vou fazer nesse semestre sem Lost!

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Olha nem vou dar palpite, pq realmente não faço a menor idéia q virada vai acontecer, ainda mais q eu não tô mais lendo spoiler, tô perdidinha da Silva, hahahu
Mas eu confio nos produtores =]

Quéroul disse...

"eles estão todos mortos".


cara, ia ser engraçado.

O Poeta disse...

O final da tmeporada pode muito bem ser aquele spoiler doido que comentaram há algumas semanas, dos Losties chegando no futuro, onde teria o Walt, o Aaron e a Clementine velhos.


E sabe-se lá se em algum ponto não poderá ser usado algo como no jogo de video-game do Lost, onde, no final, o protagonista acorda novamente na ilha, no começo de tudo.

Jéssica disse...

Eu não faço a mínima idéia do que esperar no final dessa temporada. Depois da morte do Faraday, que eu acredito que não tenha morrido, e do sneak peak que eu vi hoje do Richard falando que os Losties estão mortos eu to ultra confusa! Mas eu tenha a certeza de que final surpreendente Lost sempre tem! E é isso que me faz gostar tanto dessa série! Eu não tenho nem teorias pra pensar... Sempre quando você acha que tá sabendo de tudo vem uma bomba!!!

Waldir Segundo disse...

ai meu, eu imagino que seja a morte de alguem do TOPO, tipo jack =/

SuperHiperUltraMega disse...

Eu nem imagino o que possa acontecer, e mesmo lendo spoillers direto, rpetendo não ler dos capitulos finais...SE EU FOR FORTE O BASTANTE.

Agora, concordo com o que O POETA disse, pode ter a ver com o Jack acordando na ilha, no começo de tudo...

Pq é mto estranho ele estar nakele bambuzal longe do avião...Q nem qndo ele volta com o vôo 316.

Aí tem.

Luiz Paulo disse...

Nossa eu espero msm q eu continua nao fazendo ideia do q seja! q seja surpresa total e q faça com q eu fique sem pensar em mais nda dps de ter assistido... Acredito mto q os produtores consigam surpreender como estao prometendo, msm pq nos anos anteriores eles sempre conseguiram! Agora, tomara mto msm q nao seja essa de "o aviao conseguiu pousar e tal" como estao falando, se isso realmente acontecer eles soh perderao total credibilidade pra mim! As temporadas anteriores nao serviriam pra nda... Mas duvido msm q eles irao estragar...

E pra bater o "we have to go back", nossa vai ter q ser foda ;) mto!

Ps. Davi e juliana, parabens pelos dudecast q estao otimos! Vou dormir ouvindo eles sempre ... Hahahah

E disse...

acho que mostrará o incidente e a purgação, e os losties que estavam na dharma morrem em um desses eventos. Sustento que a sexta temporada será uma tentativa de desfazer esse evento.

Uma dúvida. Por que a francesa não morreu no incidente? O gas não afetou toda a ilha?

Franciel disse...

Vocês não estão raciocinando, se esse final inesperado fosse eles alterando o passado, porque no futuro não esta nada alterado? E como foi mostrado no Sneak Peek, Richard Alpert disse que viu todos morrerem,não tem como ter alterado tudo.

Na minha opnião, os Losties devem morrer mesmo no passad,ou pelo menos nós pensarmos que eles morreram, para a 6ºtemporada descobrirmos que não, ou outra coisa.Mas a última coisa que seria, era eles alterando o passado.

Fernando disse...

Nossa, confio nos roteiristas quando o assunto é nos surpreender...rs
A maior surpresa para mim mesmo vai ser conseguir até a quarta que vem sem ler nenhum spoiler...acho que vão surgir vários, mas queria ter aquela sensação que tive quando vi os finais da primeira e da segunda temporadas de novo...de ficar totalmente surpreso, sabe? Na terceira e na quarta não aguentei e lia tudo o que aparecia...
Me dê forças!!rs
Parabéns pelo blog!!

Eu Mesmo disse...

tenho uma teoria maluca tbm.. no epsodio da variavel a mente de desmond viaja ao passado.. algo que tbm acontece na explosão da cisne.. outro fato é que a mente que viaja no tempo nos experimentos do faraday..

será que os losties no passado apenas a mente deles esta no passado e o corpo em algum lugar da ilha.. tipo matrix.. sei lá.. sera que viajei demais?????????? rs

mas acho que os losties do passado mais velhos no presente é bem plausivel

Julio disse...

Vendo o sneak peek do Horace lembrei que ele gosta do "La Fleur" e ainda tem aquela cena dele construindo a cabana do Jacob para ele e a patroa terem um lugar pra descansar. Será que é agora que ele vai construi-la? Para se afastra/proteger da guerra do Radzinski com os outros? E cadê o jovem Ben, ele foi levado pelo Richard e até agora não voltou. Como ele será reintroduzido à Dharma para depois matar a todos?
De acordo com os produtores, ele adoraram The Stand de Stephen King, este livro termina com uma bomba nuclear explodindo todos os maus e alguns bons se sacrificando pra isso.
Acredito que a cisne vai explodir não com a bomba, essa vai ser deixada pro fim da serie, mas com o eletromagnetismo mesmo, e os losties vão sumir e o ano acaba aí.
No outro ano, provavelmente veremos eles no passado, na época do Black Rock pois, os produtores disseram que se falassem algo sobre o black rock estariam entrando no territorio dos spoilers.
É isso.

Márcia Regina disse...

Putz.. Pelo sneak Peak do Alpert, acho que os produtores vão matar todo mundo. [2]
É..., pelo jeito vai ser isto mesmo : Todos vão morrer !!!!
Mas tudo bem pq depois A Ilha resussita quem ela precisar ...!!!

Neguito disse...

vai ser dificil bater o final da 3a temporada em.. mais boto fé nos roteiristas.. eu acho que pode envolver eles velhos na ilha ou mostrar toda a conspiracao de jacob pra os losties cairem na ilha..
uma coisa que estava pensando, desmond ainda vai ter significado na trama, pois acho que pode acontecer igual the constant e ele nao sair pra matar kelvin e apertar o botao ou algo assim ... pode ser o final da 6a temporada.. hhehehe
valeu dude, ansioso pelo episodio 15 depois q vi os sneak peeks..

Felipe disse...

Partindo do princípio que há um Miles bebê e um mesmo Miles adulto ao mesmo tempo na ilha, podemos assumir que seja possível as versões do passado e do futuro co-existirem. Logo, se todos morrerem na ilha nos anos 70, ainda existirão fora dela, e assim voltariam à ilha no vôo 815. Vale lembrar que o Faraday disse ao Desmond que 'as regras (do tempo) não se aplicam à ele, pois ele é especial' e de que havia um casal na caverna, apelidados de 'Adão e Eva', quem seriam? Jack e Kate? Desmond e Penny? Ou apelando mais, Rose e Bernard?

zomb1tch disse...

Não foi o final da sexta temporada que o ator que interpreta o Jack já gravou?
Não quero que todos morram :~ Eles tinham que voltar pro presente do Locke!!

lucas disse...

Acredito que o final será o Jack sendo morto e levado de volta à Ilha, tal como Locke, e ele aparecerá acordadndo no bambuzal, como no episódio piloto, mas ao chegar à praia ele vê que o acidente não aconteceu.

Poliana Costa disse...

Davi, tá ha hora de controlar melhor os comentários que são postados no site.
Tá chovendo spoiler. :(
Queria dar os parabéns pelo site e dizer que a sua voz é linda! ^_^

Tulio Cobain disse...

Medo do que vai acontecer!

Luci. disse...

Morrem no passado. Ou pior, voltam pra um passado ainda mais remoto e se tornam os primeiros habitantes da ilha. "Adão e Eva" seriam Jack e Kate, eles deram origem aos "outros" e ao Alpert. como ele, o Alpert, não morre e não envelhece(sabe-se lá por quê), obviamente os viu morrer séculos atrás, nos tempos dos egípcios hahahahaha

(Sem noção)

Carlos disse...

*O que está entre [[[[ ]]]] foi escrito por Carlos Alexandre Monteiro do Lost in Lost.

--- Influências (atos e conseqüências) ---

Para simplificar um pouco, vamos pensar somente em Jack e em Ben, onde Jack representa aqueles que sofreram alterações em suas linhas de tempo e Ben aqueles que tem sua linha de tempo paralela a linha de tempo “oficial” (linha de tempo da ilha).

Imagine um livro que conte a história do que aconteceu na ilha. Esta linha de tempo acima acompanha a ordem das páginas. As linhas do tempo daqueles que não sofreram viagens no tempo são paralelas a esta.

[[[[
Não são poucos os que acham que os roteiristas estão se embananando bonito com as viagens no tempo em “Lost”. O melhor exemplo citado pelos que as criticam é o fato de que Sayid só teria atirado em Ben porque Ben era mau, mas Ben só ficou mau porque virou um Hostil graças aos cuidados de Richard Alpert após o tiro de Sayid.
A verdade é que a ilha é mais do que o local misterioso em que a trama se passa: a ilha é o personagem principal de “Lost”. Por isso, convido quem me lê a fazer uma leitura diferente a respeito da ilha em se tratando de passado, presente e futuro: a proposta é a de pensarmos nos fatos que a construíram a história do local como partes de um todo já estabelecido, construído, solidificado.
]]]]


Ben vive sua vida (ou seja, tem sua linha do tempo) paralela à linha do tempo da Ilha. Olhar e entender a vida de Ben é fácil, pois ela acontece como acontece com qualquer vida normal, ou seja, com qualquer vida que tenha sua linha do tempo progressiva. Uma outra maneira de explicar isso é dizer que os atos praticados e sofridos por Ben tem suas consequencias progressivas no tempo. Um ato praticado por ele terá sua consequencia no segundo/minuto/dia/ano seguinte.
Com Jack já fica um pouco mais difícil de entender isto. Ele percebe sua linha do tempo progressivamente também, apesar dela ser “um disco quebrado” (2006 – antes, 1977 – depois). Sua linha do tempo não acompanha a linha do tempo da ilha.
Porém, fica ainda mais complicado de entender isto tudo pensando nos atos e consequencias de Jack. Isto porque fica difícil de definir o que aconteceu antes e depois, já que sua linha do tempo é distorcida. Independentemente do que aconteceu antes ou depois (porque isto varia do ponto de vista), não podemos deixar de lado a certeza de que as atitudes de Jack em 1977 tiveram consequencias em 2006, ou seja, Jack sofre as consequencias (2006) de suas atitudes (1977) mesmo antes de tê-las vivenciados/presenciado. Pensando na linha de tempo principal, a história da ilha aconteceu da forma como aconteceu em 2006 porque Jack tomou certas atitudes em 1977.
É claro que podemos argumentar que as atitudes de Jack em 2006 também são consequencias dos acontecimentos de 1977 (do qual ele fez parte). Mas aí que vem a grande questão: em 1977 ele tinha conhecimento do que aconteceu em 2006, mas em 2006 ele não tinha conhecimento do que aconteceu em 1977. Por isso que mesmo para Jack, os atos e conseqüências acabam tendo um aspecto progressivo, e não eternamente circular.
Se Jack em 2006 tivesse tido acesso as informações sobre tudo o que aconteceu em 1977, ele também estaria no impasse de escolher ou não tomar as atitudes que acabaram o levando para 1977. Mas isso não aconteceu, e o presente dele agora é em 1977. É este o momento de suas decisões. Por isso que tudo acaba se resumindo na ordem em que as informações sobre os acontecimentos chegam para Jack.

--- Sobre livre-arbítrio ---

Abaixo, sobre a conversa de Hurley e Miles na casa do Sawyer em 1977:


[[[[
Miles está certíssimo: para Hurley - assim como para Sawyer, Kate, Jack etc. - o presente é 1977. O futuro é o dia seguinte. Para Hurley e Miles, de fato, aquele papo ainda não tinha acontecido em suas realidades individuais. Eles são donos de seus destinos, de suas linhas do tempo particulares, podendo fazer o que quiserem, sem qualquer, digamos, “compromisso” com o tempo. Somente os tolos são escravizados pelo tempo e pelo espaço, lembram? Repetindo, eles ali fazem o que quiserem, seja em 2006, 1977 ou 1920.
Nesse rolo todo, um erro freqüente é pensar que Jack e companhia, agora em 1977, teriam que obedecer inconscientemente a desígnios superiores, seguindo o roteiro de fatos que fizeram a história da ilha para não alterá-la, como em “De Volta Para o Futuro. Em “Lost”, temos que pensar justamente ao contrário: devemos entender que as coisas na ilha aconteceram por conta dos escolhas e decisões tomadas pelos indivíduos, independentemente de viagens no tempo ou não.
]]]]


Em relação a isto, eu tenho certas dúvidas. Eu não diria que Jack deve obedecer a desígnios superiores ou seguir roteiros, destinos, etc. Mas veja o que eu penso...

Quando eu digo que os produtores de Lost às vezes parecem afirmar que não existe livre-arbítrio, eu falo pensando em algumas afirmações feitas por personagens da ilha, como é o caso da Eloíse Hawking, que até o episódio atual parece acreditar fielmente na idéia de destino (lembre do episódio “The Constant”, onde ela tem conversas a respeito disso com Desmond, e deste último episódio). Mas por enquanto ainda não está nada claro, eles não deixaram nada claro. A única coisa que é percebível até o momento é que eles largam o tempo todo uma discussão sobre Livre Arbítrio x Destino.

Acontece que a discussão de Livre Arbítrio x Destino também fica complicada quando pensamos no seguinte...
Levemos em consideração a premissa de que as atitudes de todos em 2006 tiveram raízes nos acontecimentos de 1977 (eles influenciaram, ainda que minimamente os acontecimentos de 1977 que levaram a queda do Oceanic 815).
Agora pensemos em Jack em 1977. Façamos a seguinte pergunta: é possível Jack matar alguém em 1977 que participou de sua história em 2006 (Ben, Miles, Ethan, etc)??? A resposta para isso é invariavelmente “NÃO”.

Afirmo isso levando também em consideração o comentário dos produtores de que eles NÃO mexeriam com linhas do tempo alternativas nem com universos paralelos.
Resumindo: eles não vão (ou não podem) tomar certas atitudes que conflitem com os acontecimentos de 2006. Ben não pode morrer em 1977, pois ele estava vivo em 2006. Isso é óbvio, pois a linha de tempo de Ben é única e contínua.
(Complementando o último episódio, Jack pode morrer em 1977, pois suas atitudes de 2006 já foram tomadas por ele. E além disso, seu corpo já não está mais presente em 2006, não que isso faça muita diferença.)
Já que Lost é uma viagem e estou viajando um monte agora, vamos pensar na seguinte possibilidade:
Algum integrante da Dharma era o responsável por documentar todos os acontecimentos da Ilha. Ele sobreviveu ao incidente (Ben matando todo mundo) e teve a chance de escrever um livro sobre, absolutamente, tudo o que aconteceu na ilha. Pense que esse cara era meio que onipresente, sei lá. Aí lá pelo ano 2000 ele enterra esse livro e Jack o encontra. Quando Jack viaja para 1977, ele leva o livro. A pergunta que eu faço é a seguinte: já que não existem linhas do tempo alternativas, Jack terá que fazer/cumprir/obedecer/escolher/tomar as atitudes exatamente iguais as que estão descritas no livro? Pela lógica até o momento é: SIM.

Por isso que eu questiono a idéia de livre-arbítrio. Mas é claro que a própria idéia de livrearbítrio, quando misturada com a idéia de distorção no tempo fica um pouco falha. Pois a idéia de livre-arbítrio não é você escolher determinada opção tendo em vista uma análise sua a respeito de quais serão as consequencias daquilo em um tempo contínuo?
Então qual é a lógica de afirmar que determinado ser possui livre-arbítrio sendo que suas escolhas, ainda que parcialmente, já são previstas e confirmadas no tempo (ninguém pode tomar a escolha de matar Ben, pois eles já sabem que ele estava vivo em 2006. Em outras palavras, se Sayid tivesse certeza desta idéia de que não existem linhas do tempo alternativas ou universos paralelos, ele nem tentaria matar Ben [mas aí Ben não teria sido socorrido por Alpert e etc etc etc o resto já sabemos]). Neste ponto Jack estava certo ao cruzar os braços e não ajudar Ben. E o paradoxo nisso é: ele “escolheu” fazer isto porque sabia que Ben iria sobreviver, certo? Mas “ele poderia” escolher ir ajudar Ben e acabar intencionalmente o matando durante a cirurgia?
Talvez o mais correto nesta pira toda é deixar de lado os “se isso, se aquilo” e os “poderia/não poderia” e simplesmente cruzar os braços e assistir como tudo aconteceu. Porque afinal de contas, é exatamente isto que Jack está fazendo: vivenciando suas atitudes já tomadas.
Como em 2006 ele já sofreu as consequencias de suas atitudes de 1977 mesmo antes de realizá-las, e como não existe a possibilidade dele recriar a história então a pergunta de ouro para mim é esta: se Jack só passou uma única vez por 1977, e se no momento ele apenas vivencia suas atitudes, quando foram tomadas as suas escolhas?

Algumas perguntas interessantes também são:

– Jack pode morrer entre 1977 e 2006? Se a resposta for não, então em 2006 existem dois Jacks (assim como dois Miles em 1977)?
– Se Jack não morre em 1977 e volta para 2006 através de outra viagem no tempo, é possível que ele viaje novamente para 1977 e agora, de posse das informações sobre todos os acontecimentos, tente utilizar seu livre-arbítrio para alterar alguma coisa?

Bom, a pira é grande, e tem que abstrair bastante pra poder compreender. A lógica conflita com a filosofia constantemente.

Um abraço, e quem quiser continuar a discussão, meu e-mail é carlospauluk,gmail

Vitim disse...

Eles devem morrer no final da termorada...mas conseguir mudar o fututo...entao com o avião nao caindo eles estarião vivos na verdade!
pode meio viajado, mas se tratando de lost...

Fosco disse...

Pra mim está claro que o Jack vai cumprir o objetivo do Faraday e fazer com que o passado seja alterado e eles nunca tenham pisado na ilha.

dudulespaul disse...

eles vão morrer todos.. RIchard já disse... a questão é a nossa ansiedade e espera...

Davi disse...

só quero saber onde [SPOILER]o jacob [/SPOILER] entra nessa?

L.Capettoni disse...

Eles sempre falaram que a ilha é que viajou no tempo, mas na verdade, quem viajou no tempo foram aquelas pessoas. E se, por causa do incidente, algumas dessas pessoas fossem enviadas para fora da ilha, alterando os acontecimentos daquela época??? Elas também poderiam ter a mente trocada, como aconteceu com Desmond ao girar a chave.

José Garcia disse...

Aposto num paradoxo: de alguma forma eles impedirão que o 815 caia na ilha e complete seu vôo. Mais chocante do que terminar a temporada fazendo com que Lost não existisse é difícil.

O Seu Livre Arbítrio disse...

Só espero que não matem o Sawyer. E estou sentindo falta dele ser o bom e velho Sawyer da praia.

namexam disse...

Na minha opnião els morreram no desastre de avião.
A ilha é uma especie de ponte entre a vida e a morte.
Não foi um dos produtores que falou que na Ilha o mundo não é o mundo real?

André disse...

Convido a todos para visitarem meu blog. Em contrapartida, linkei o Dude entre os favoritos do blog.
Tem uma lista completa dos mistérios ainda por responder de Lost:

previouslyonlost.chaosss.com

Tem uma porção que já está respondido e muitos nem tinham percebido.
E ainda tem uma análise diferente de cada episódio, incluindo a variável.

E quem visitar, dá uma olhada nos posts antigos. Tem um monte de explicação que eu nunca entenderia sozinha. Vale a pena.
Depois a gente discute tudo aqui.

luis disse...

caramba, depois de ler tanta teoria louca vou me arriscar tambem. pode ser que aconteça realmente algo que os faça retornar ate antes do embarque no primeiro vôo, da oceanic 815, e que eles tenham o livre arbitrio de decidir se vão ou não embarcar e passar por toda aquela loucura. pode ser tambem que as outras pessoas que ficaram na ilha reapareça, como a mulher doente e o dentista marido dela, eles desapareceram, mais acho que ainda terão um papel menos apagado. ou sei lá, na verdade eu acho que tá todo mundo é louco...

NUPI disse...

Pelo Jeito está tudo igual...