15/05/2009

Ep. 5x16/17 “The Incident” - Easter eggs, curiosidades e repercussão

Com spoilers para quem ainda NÃO assistiu



Início de episódio e logo de cara a enigmática cena com o homem que descobriríamos ser o tão falado, mas nunca antes visto Jacob. O mais curioso da cena, além de remeter a uma prática antiga (tecelagem artesanal), vem do fato daquela tapeçaria fazer referência tanto à cultura egípcia quanto à grega.

Leia mais...

    O olho de Hórus por exemplo, é considerado um dos amuletos mais importantes e significativos da cultura egípcia. Seu significado? Proteção e poder. Já a frase escrita em grego ΘΞΟΙ ΤΟΣΑ ΔΟΙΞΝ ΟΣΑΦΡΞΣΙ ΣΗΣΙ ΜΞΝΟΙΝΑΖ significa, segundo o pessoal do AudiblyLost, “Que os céus (os deuses?) lhe dêem tudo o que o seu coração desejar.” De onde essa frase saiu? Do 6º livro da “Odisséia” de Homero.



    Tenho certeza que muitos de vocês tiveram a mesma percepção ao verem a cena de Jacob com seu declarado antagonista ainda sem nome. Que percepção é essa? A de que os dois representavam os lados diametralmente opostos de uma batalha de ideologias, ou mais resumidamente de crenças entre destino e livre arbítrio e porque não dizer, do bem contra o mal. Curioso aliás, notar que Jacob estivesse de branco e seu adversário de preto meio que simbolizando que um é a luz e o outro a escuridão, o que também não deixa de nos remeter àquela cena do piloto da série quando Locke explica o gamão a Walt, lembra?

    Ainda sobre esses dois misteriosos e agora sem dúvida nenhuma, importantes personagens, fica no ar as possíveis referências que podem ser extraídas a partir deles. Uma delas? Jacó (Jacob) e Esaú, irmãos descritos no livro de Gênesis na Bíblia. Faz sentido? Para mim, totalmente, sobretudo se pensarmos na ilha como a mãe que favorece o filho que crê na bondade do homem, relegando o outro que despreza essa ideia e deseja aquele lugar todo para ele. A questão aqui é: será que nessa história de Lost, os dois personagens acabarão se reconciliando como os irmãos da Bíblia? A conferir.



    E aquele navio, hein? Depois da cena de Alpert no episódio passado, tivemos mais uma alusão clara ao navio Black Rock. Será que foi aquele momento que marcou a chegada de Richard Alpert ao lugar também, já que se especula que o cara que não envelhece (graças a Jacob como ele mesmo revelou) pudesse ter feito parte do navio capitaneado por Magnus Hanso, avô de Alvar Hanso, principal financiador da Dharma? A resposta para isso provavelmente virá, espero eu, na última temporada. Agora, sobre o mistério de como o Black Rock foi parar no meio da floresta, só consigo imaginar que a carga eletromagnética tenha ‘culpa’.



    Sobre a estátua que finalmente foi vista com toda sua imponência, muita gente vem comentando sobre a possibilidade dela fazer referência ao deus egípcio Sobek e não à Tawaret como eu mesmo imaginava depois que vimos aquela cena do episódio 5x08 “LaFleur”. Sobek era tido como o deus que cria o caos, mas que também o que repara a maldade. Na essência ele não era bom, mas consertava coisas que davam errado, como por exemplo a forma como as pessoas morreram. Uma dica que pode estar relacionada ao futuro do, por enquanto falecido Locke? Pode ser. Mas, o que vale destacar também é que embora a cabeça da estátua lembre a de um crocodilo (a representação de Sobek), o corpo parece ser uma junção de outros deuses como a própria Taweret, Anubis e por aí vai.

    AS VISITAS DE JACOB

    Uma das discussões mais antigas da série sempre foi a de se saber se aquelas pessoas do voo Oceanic 815 teriam (pelo menos em parte) sido escolhidas ou no mínimo direcionadas a seguirem um determinado caminho na vida que acabasse por levá-las à ilha. Em “The Incident” tivemos a confirmação de que pelo menos 6 daquelas pessoas foram, ainda que sutilmente, influenciadas a fazerem certas escolhas. E nada melhor que descobrir que a voz do livre arbítrio (trabalhando a favor do destino, talvez?) na vida daquelas pessoas fosse ninguém mais ninguém menos do que Jacob em pessoa. Presente em várias épocas, mas sempre com a mesmíssima aparência, o vimos visitando Kate, Sawyer, Sayid, Locke, Sun & Jin, Jack e Hurley em momentos chave de suas vidas.

    Curiosidade: notaram que Jacob fez questão de tocar cada um deles? Haveria algum significado maior nesse gesto, talvez? Algo como deixar uma marca?
    O mistério: como Jacob saía com tanta facilidade da ilha?



    O início(?) da vida bandida rebelde de Kate testemunhada por Jacob. Ao lado de seu namoradinho de infância Tom (aquele do aviãozinho e que morreu ao ajudá-la numa fuga, lembra?), a pequena Kate além de ser mão leve provou outra coisa: tinha um péssimo gosto musical. Roubar lancheira do New Kids on the Block, Kate? Tsc tsc...



    No momento mais traumático de sua vida, James Ford foi indiretamente incentivado por Jacob a alimentar a promessa de vingar seus pais escrevendo aquela carta que vimos pela primeira vez ainda na 1ª temporada. O incentivo faria com que James se tornasse exatamente o mesmo tipo de homem que destruiu sua vida, mas também o motivo dele ter ido parar na ilha onde finalmente conseguiu dar fim à promessa feita ao verdadeiro Sawyer (Anthony Cooper, pai de Locke) e encontrar a redenção que tenta procurava.



    Muitos dizem que Jacob teria sido o responsável pela chocante morte* de Nadia. Discordo. Para mim ele salvou Sayid de morrer junto e com isso deu início à fome de vingança que aproximou o iraquiano de Ben Linus e que finalmente acabou levando-o de volta à ilha.

    *Curiosidade: perceberam que esse novo atropelamento foi muito semelhante aos que ocorreram com Michael e depois com o ex-marido de Juliet? Obviamente não há nada de mais por trás disso, mas vale o registro.



    Jacob lendo o livro chamado Everything That Rises Must Converge (Algo como Tudo que se Ergue Tem que Convergir) escrito por Flannery O’Connor. Essencialmente o livro explora o mistério em torno de Deus e a jornada do homem comum que a autora classifica como espiritualmente perdido, na busca por redenção. Uma leitura certamente bastante coerente para o discurso de Jacob, não?

    Sobre a visita a Locke, impossível não se chocar com a cena, não é mesmo? Agora, será que é exagero imaginar que o toque de Jacob tivesse o poder de dar uma sobrevida a alguém que na teoria não deveria sobreviver a uma queda daquelas? Hum...



    Além de poliglota, afinal vimos Jacob falando pelo menos duas línguas diferentes do inglês, a visita que ele fez ao casal de coreanos foi interessante por 1) mostrar ainda que por flashbacks Sun e Jin juntos dentro da temporada e 2) por marcar a mensagem no coração dos dois de que eles deveriam cultivar o amor que tinha e cuidar dele, oque de certa forma pode ser o reflexo de todo o esforço dos dois para se reunirem de verdade na ilha.



    Dentre todas as visitas, me chamou muita atenção a que ele fez a Jack, já que diferente das demais, ele não disse nada tão significativo ao médico. A função da visita? Dizer explicitamente a Jack que em certos momentos a pressão ou como ele colocou, um empurrão, é essencial para que as coisas funcionem como devem. Fora isso, foi muito curioso ver a construção da cena que mostrou a origem da fala que Jack repetiu a Kate no piloto da série.



    Da conversa que teve com Hurley o mais interessante foi o fato de Jacob ter batido de novo na tecla do livre arbítrio ao dizer que Hurley tinha a opção de voltar à ilha ou não. Fora isso, creio eu que o fato dele dizer ao dude que ele não era maluco e que tinha um dom especial, pode ter sido uma importante dica para o papel que ele poderá desempenhar na batalha de forças ocultas que se desenha na ilha para a última temporada.


    Que papo é esse de candidato que Bram perguntou à Ilana, hein? E o Lapidus pode ser um? Mas a que? Será que assim como o antagonista usou Locke para dar cabo de sua missão de ódio, poderia Jacob talvez usar outra pessoa para atuar por ele? Difícil dizer, mas não faz mal especular, certo?



    Ainda sobre Ilana, parece que agora fica claro para quem ela e Bram trabalham, certo? Visitada por Jacob fora da ilha (era russo o que eles falavam?), sozinha na cama de um hospital, ela ouviu dele o pedido de ajuda. Mas de onde vem a relação deles? Será que Ilana já esteve na ilha antes?



    Bom, considerando que ela sabia onde encontrar a cabana que supunhamos ser de Jacob, acho que é razoável dizer que sim, pelo menos Ilana já esteve na ilha antes. Em que situação? Não faço ideia. Se você faz, fique à vontade para especular. Com relação à ida dela na cabana duas coisas a se destacar: 1) O círculo de cinzas que aparentemente mantinha o antagonista de Jacob cativo naquele lugar estava desfeito, mas que teria desfeito aquilo? E, 2) Ao encontrar o retalho na parede do lugar, é interessante notare que ela e Bram logo tenham identificado o que significava e para onde deveriam ir.



    Bacana a curta homenagem/lembrança feita ao saudoso Charlie na cena em que Sun chega ao antigo bercinho de Aaron e encontra o anel com a inscrição de DS que o roqueiro usava como herança de família que deixara ao pequeno filho de Claire no episódio que marcou a revelação da lista dos melhores momentos de sua vida.



    Bacana ver a reaparição de Vincent e principalmente do casal Rose & Bernard, não? Muito cobrados pelos fãs, o paradeiro do trio foi explicado numa cena rápida, mas não menos enigmática já que tanto Rose quanto Bernard pareceram ter ficado realmente irritados por terem sido descobertos. Fora esse detalhe, outro ponto que chamou a atenção foi o fato de ambos parecerem ter pleno conhecimento de tudo o que estava acontecendo ao redor e não estarem nem aí para o que pudesse acontecer. O que será deles dali para frente? Poderiam eles ser o casal de esqueletos na caverna?



    Um pé, uma morada. Alpert e o ‘Locke bizarro’ chegam ao lar de Jacob. Permanece no ar o mistério em torno de como a estátua acabou destruída. Consequência da bomba, talvez? Só o tempo dirá.



    O que há na sombra da estátua? Eu responderia que seria o Jacob, mas Alpert tinha a resposta correta em latim, ‘Ille qui nos omnes servabit’ que traduzido significa ‘ele que vai proteger todos nós.’



    E o Locke, hein? Está definitivamente morto mesmo? Sinceramente espero e torço muito para que Ben esteja errado quando disse que morto é morto. Seria uma grande injustiça para o personagem ver sua história se encerrar daquele jeito, enforcado traiçoeiramente. Como um de meus personagens favoritos, ainda quero ver a redenção de Locke. Imaginem como seria legal se no fim da série o víssemos assumindo o papel que antes cabia a Jacob tornando-se enfim parte da ilha? Viagem? Pode ser, mas vou me segurar nessa esperança.



    O ponto fraco (ou deveria dizer fraquíssimo?) do episódio: as motivações de Jack, Juliet e Kate para seguirem com o plano de detornar a bomba de hidrogênio. Resumidamente Jack e Juliet queriam alcançar a ideia de uma realidade diferente para apagar dores de amores. Jack queria ter outra chance com Kate, mas em outra situação enquanto Juliet queria apagar Sawyer de sua memória para que um dia não tivesse que encarar a decepção de um abandono. Veredicto? R i d í c u l o. Pior que eles só mesmo a Kate que em questão de segundos mudou de opinião e ignorou o objetivo que tinha ao voltar à ilha: encontrar a mãe de Aaron.



    À espera de uma nova realidade que não veio (será que ainda vem?), Jack, Kate, Sawyer e Juliet surpreendem-se a ver que a bomba não havia detonado no impacto como Sayid disse que ocorreria.



    Resposta de um mistério dada. Finalmente vimos a origem do acidente que fez com que Pierre Chang / Marvin Candle acabasse perdendo o braço. Ah, mas foi só a mão, diriam alguns ao que pergunto: vocês viram que foi uma imensa barra de ferro que caiu em cima, né? Pois é.



    O momento mais emocionante do episódio: a despedida de Juliet e Sawyer que embora tivesse respeitado a decisão da loira em tentar apagar tudo, não se privou do esforço em salvá-la e deixá-la ir. Já disse no post de comentários, mas digo aqui de novo. Belíssimo trabalho de Josh Holloway naquela cena, não?



    Por que Jacob ignorou Ben durante todo esse tempo? À princípio penso que tem a ver com o fato de que Ben nunca foi especial para ilha efetivamente, mas no fundo acredito que a interpretação mais correta tem a ver com o fato de Ben não ter feito os sacrifícios que teve que fazer com a fé necessária. A partir do momento em que começou a questionar tudo aquilo (e isso foi escancarado pelo jogo de manipulação a que se submeteu frente o ‘Locke bizarro’), ser desprezado por Jacob parecia ser o próximo passo natural.

    Essa ideia no entanto, bate de frente com o discurso que o próprio Jacob faz ao escolher pessoas com conflitos tentando provar que elas podem ser boas e se redimirem. O discurso parece religioso e é, afinal, no fundo é isso que pregam o cristianimo, o judaísmo, o islamismo e etc.

    Ainda sobre a cena que marcou o assassinato (provocado?) de Jacob, não posso deixar de destacar as últimas(?) palavras dele para o ‘Locke bizarro’: “Eles estão chegando.” Eles quem? A meu ver duas possibilidades: o grupo de Ilana e Bram ou o formado por Jack, Sawyer, Kate, Hurley e etc que estavam no passado, mas poderiam ressurgir no presente. Arrisca um palpite?



    A cena final: num último (?) esforço depois de acordar ferida no fundo do buraco do que um dia se tornaria a estação Cisne, Juliet pôs a mão na massa e suou para provocar o impacto da cena que aparentemente não temina em explosão, mas sim num...



    ... imenso clarão encerrando a temporada e deixando todos nós aflitos e loucos de curiosidade. O que aconteceu? A bomba explodiu ou vimos uma imensa descarga eletromagnética semelhante ou igual àquela vista no final da 2ª temporada quando Desmond gira a chave de segurança? Eu fico com a segunda hipótese e acredito firmemente que nada foi mudado na vida de Jack, Kate, Sawyer e cia. O que ocorre dali para frente? Difícil dizer, mas arrisco um chute: eles vão ‘acordar’ no presente e se juntar à guerra que enfim se define na ilha.

    Perguntas que o final da temporada não respondeu:

    Onde está a Claire, afinal? E a história de Desmond, como fica? Eloise Hawking estava certa quando disse que o 'brotha' ainda não estava acabado com a ilha? Aliás sobre ela, será que dá para imaginar um retorno à ilha ao lado de Charles Widmore?

    As opiniões, os comentários, as especulações e as teorias sobre tudo o que vimos e o que virá pela frente estão por sua conta. Capriche!

    Repercutindo o episódio

    “Qual a relevância de Jacob salvar a pequena Kate de uma pequena enrascada e de entregar uma barra de chocolate a Jack? Se a idéia era mostrar como ele participou de momentos fundamentais da vida dos "losties" (como de fato ocorreu com Locke, Sayid e, em menor grau, Sawyer), será que ele não poderia ter, sei lá, sido o instrumento através do qual Jack conseguiu curar sua ex-esposa? Ou o responsável por Kate decidir explodir o padrasto? Ainda assim, é um personagem intrigante - mais pela preparação feita por todas as temporadas anteriores do que pelo que vimos aqui.”

    Pablo Villaça – Cinema em Cena

    “Carlton Cuse e Damon Lindelof, sei que nunca vou receber a resposta para isso mais...Como? Como vocês conseguem fazer finais de temporadas assim? Simplesmente, perfeitos. Primeiramente, essa tem que ganhar o prêmio de cold open mais mitológica de todas! A Identidade de Jacob é revelada, o que aparenta ser o Black Rock ronda a ilha e de bônus até vemos o perfil da estátua, definitivamente o melhor início de um episódio de Lost em anos e como eu falei no parágrafo que abre essa review, perfeito.”

    Mateus Borges – Série Maníacos

    “Bem decente esse final de temporada, ainda mais para uma temporada irregular e bem sem graça, comparada às outras, que foi esta quinta. Mas, como aconteceu durante toda a temporada, eu não fiquei morrendo de aflição para saber o que vem a seguir, desesperada pela próxima cena, com taquicardia, nem comprei um calendário para ir riscando os dias que faltam até a estreia do ano final... De qualquer maneira, se tem uma coisa que essa gente de “Lost” sabe fazer é episódio final. Muitos acontecimentos, muitas revelações, novos mistérios no ar e um gancho final. Palmas.”

    Claudia Croitor – Legendado

    “Começo confessando que, pra mim, o começo de "The Incident" foi mais surpreendente do que o seu final, pois não esperava ser apresentado ao Jacob da maneira que o episódio apresentou, "nua e crua", como se ele fosse um simples hostil da ilha, que acorda todas as manhãs para pescar! Tantas teorias sobre esse personagem, algumas delas que apontavam que Jacob seria uma na verdade um dos "losties", foram tudo pro ralo... Adorei! Melhor ainda foi ver o Jacob visitando Kate, Sawyer, Jack, Locke, Sayid, Hurley, Jin e Sun antes deles irem parar na ilha, como se de alguma forma eles fossem especiais e tivessem sido "escolhidos" para embarcarem nesta incrível jornada.”

    Mano – Caldeirão de Séries

    ““The Incident” nos deixou assim: perdidos nos limites entre destino e livre arbítrio, sem saber até que ponto a liberdade de agir confirma ou destrói o que estava escrito para acontecer. E na busca de uma resposta, se de fato não tivermos encontrado uma explosão - que, a bem da verdade, nem mesmo é comprovada, mas pelo menos sugerida, como disse no começo -, de certo nos restou um clarão. Uma luz que pode significar a correção do curso de todos eles e de todos nós, mas que por enquanto mais ofusca que revela, nos fazendo tatear em busca de respostas definitivas que só encontraremos em um novo ano; mas que, a julgar pelas perguntas, compensarão a nossa cegueira atual, plena de visões e repleta de euforia por querer vislumbrar o que nos é destino por direito: a última e a melhor de todas as temporadas.”

    Carlos Alexandre Monteiro – Lost in Lost

    “Este, certamente não foi o episódio que todos nós esperávamos. Algumas surpresas foram muito boas, indiscutivelmente, mas outros fatos apresentados necessariamente levaram à série para um caminho mais etéreo e menos empírico. Contudo, LOST esteve mais fiel à sua premissa neste final de temporada do que em todos os outros... A 5ª temporada contou uma história completa, enriqueceu ainda mais esta primorosa trama e definitivamente pôs fim à viagem no tempo. Só não sabemos como e vai demorar muito tempo para retornarmos e descobrirmos o que vai acontecer. Este foi o único e grande problema de The Incident. Um clarão que vai demorar pra se apagar.”

    Bruno Carvalho – Ligado em Série


197 comentários:

Leo disse...

a temporada 6 vai ser a melhor da historia das series....

xande disse...

Muito bom esse blog. Nao tem coisa melhor que assistir os capitulos e depois passar por aqui pra pegar as explicacoes, as analises, o podcast.

Esse blog eh tao fantastico como eh a serie, mto obrigado pelo trabalho de voces.

Alexandre Mauj Imamura

Luna disse...

meeeeeeeeeu, esse final foi animal, me deixou MUITO curiosa!

Vivian Rosa disse...

Wow!
Como foi bom assistir sem ter lido spoiler!

Sensacional!

Lá vamos nós pra mais uma contagem regressiva.

É, e esse sentimento estranho por ser a última temporada que vem aí.

Obrigada a todos do Dude!

Abraços!

griin disse...

trabalho sensacional de vcs!!
li quase todos os comentarios no blog do episodio final... muita gente gostando e nao gostando...
eu particularmente gostei bastante, tirando a parte que todos nao gostaram...
quando vi jack e james indo para a mata conversar... lembrei de jack e ben indo conversar no final da terceira temporada, e pensei: esse momento vai ser fodastico! e nao foi! ;/

acredito que na 6a temporada veremos muito o Jacob, muita coisa que aconteceu na ilha na epoca dele, as coisas que ele fazia, onde ele ficava todo esse tempo que Ben (e talvez toda a Dharma) nao via ele?

Guilherme disse...

se for pra responder tudo, e nao deixar algumas coisas para que cada um pense da sua maneira. A sexta temporada vai ser foda demais!!!

pernah disse...

Esse final de temporada foi com certeza a mais chocante de todas, e deixou em aberto as histórias de todos os personagens, nada definido!

Mas algumas perguntas (leia-se várias) ficam no ar e na esperança e serem respondidas na 6a temporada:

- Onde está Claire?
- Quem ou o quê é o pai do Jack?
- Como surgiu o pai de Locke na ilha?
- O que é a caixa mágica?
- Porque explicitamente Richard não envelhece?
- O que aconteceu com a aeromoça Cindy e as crianças que foram sequestradas na 1a temporada?
- Quem continuou enviando provisões de avião? para a ilha? E como conseguem achar a ilha para enviar os mantimentos?
- O que são aqueles sussurros que são escutados na selva?

para aqueles que acompanharam o Lost Experience,

- Dr. Thomas Mittelwerk, novo chefe da Fundação Hanso ainda tem alguma participação na história da ilha? (observe que no site da Fundação Hanso, há uma mensagem oculta no site na voz do prórprio Mittelwerk dizendo explicitamente que ele não irá parar com seus experimentos com o suposto vírus. Isso terá alguma relevância no final da história?
- Veremos os DeGroots?
- Alvar Hanso terá alguma função?



ufa! e ainda não acabaram as perguntas...

mas deixo essas ae pra galera pensar...

falows!!!!

Lucas Pizani disse...

Vocês não acham que o pai do jack que aparece na ilha, assim como a filha do benjamin linus que aparece para ele depois de morta, na verdade ambos são o antagonista de Jacob, assumindo a forma física destes, assim como fez com o Locke?

nuno disse...

muito bom, Davi :)

destaco também a actuação do Josh Holloway, porventura o actor que mais cresceu ao longo destes 5 anos de lost, e nesse aspecto, cada vez mais uma das figuras centrais da série ao lado de Terry O'Quinn e Michael Emerson.

Junior disse...

Se analisarmos pelo prisma de um jogo de xadrez, identificam-se dois oponentes, que batalham a muito tempo e que usam a ilha como um grande tabuleiro. Se essas forças são o “bem” e o “mal”, ou “norte” contra o “sul”, etc., para mim não está claro, pois só agora nos foi mostrada esta briga. Não sabemos nem as motivações que levam um ao outro brigar e nem qual o prêmio para a vitória (há algum?). Em um jogo de xadrez têm os piões (peças inferiores) e peças de maior importância como os bispos, torres, rainhas e o rei (matando-o ganha-se o jogo). Mas quem está do lado de quem? Óbvio que personagens como Jack, Saiyd, Kate e cia. são peças mais importantes, mas quais suas verdadeiras importâncias? Uma coisa é fato, todos são meras peças manipuláveis e que estão se matando. Saberemos apenas em 2010 se as regras podem mudar (o que não pode no xadrez) e, também, se peças mortas podem voltar ao tabuleiro (isso sim é permitido no xadrez). Por fim, uma pergunta provocadora: Jacob e o falso Locke são peças no tabuleiro (os reis que determinam a vitória) ou são os jogadores? Fico com a primeira opção.

dudulespaul disse...

acho que nao ia ser muito legal não, se o tempo se alinhasse após o incidente... o legal seria se eles morressem e o voo caísse na ilha de novo( mas o voo caiu em 2004)
se o voo caiu em 2004, teriamos o michael, shanon, charlie, boone de volta ao voo? de volta á ilha?
se eles mudaram, mudaram o que?
O ansiedade... alguem tem remedio pra dormir ate o ano que vem?????? srsrsrsrs

Talles Brito disse...

"Pior que eles só mesmo a Kate que em questão de segundos mudou de opinião e ignorou o objetivo que tinha ao voltar à ilha: encontrar a mãe de Aaron."

Não acho que Kate tenha mudado de opinião "somente por mudar", ela na verdade desistiu... viu que o que ela queria fazer que era achar a Clarie tava longe de ser conseguido... na década de 70 no meio dos dharmas??? Seria melhor fazer o que Jack queria, que o vôo da oceanic pousasse e cada seguisse sua vida em paz...

W.V disse...

Muito bom o post... mas, sobre a parte: "Pior que eles só mesmo a Kate que em questão de segundos mudou de opinião e ignorou o objetivo que tinha ao voltar à ilha: encontrar a mãe de Aaron."

Acho que ficou claro o porquê da Kate ter mudado de ideia tão repentinamente.

O objetivo da sardenta esta mais para juntar Claire e Aaron...Logo, é isso que o jack propos a ela, ou seja, estourar a bomba e mudar seus passados!

William Vidal

Lucius disse...

Jacob irá reencarnar no Jack?
Locke e Jack é o conflito existente desde o início da série, bem como Ben e widmore; Jacob e o estranho

Klynsmann disse...

Eu acho que a estátua não é Sobek. Pois pelas imagens que vi, ele segura um ankh e um cajado, já a estátua está com dois ankhs. E além disso, Sobek tem corpo de humano, e provavelmente pés com cinco dedos =D ... Acho que é uma mistura de alguns deuses egípcios.

Anderson Lima disse...

Uma coisa que esse último episódio revelou... A principal guerra na série não é entre Widmore e Ben Linus. A verdadeira guerra eh entre Jacob e esse outro cara....

Final sensasional!!!!!!!

bruno_juliani12 disse...

Não sei para vocês, mas para mim, esse foi o melhor encerramento de temporada que LOST já teve!
E o que é esse Jacob!? Vamos ter que esperar 8 meses agora para saber...
E só a ansiedade matando!

Tuor disse...

O Locke novo é o vilão, pelo jeito. Se não é o vilão, pelo menos é aquele carinha que conversou com Jacob no início do episódio (e aparentemente compete com ele), tanto é que Jacob, no fim, ao ver Locke, diz que finalmente ele encontrou a passagem. Mas que passagem?

Nery disse...

Eu tenho uma teoria. A história de Lost, cronologicamente falando, acabou na 5a temporada. Sim, acabou, a bomba explodiu, todos morreram em 77, Jacob foi morto. Não há mais nada a acontecer. A 6a temporada será formada por flashbacks, tipo um prólogo, contando coisas q nao vimos, amarrando pontas, etc... Uma teoria muito ousada??

lucas disse...

também acho que aconteceu o mesmo que se passou com desmond, o que abre a possibilidade da juliet ter sobrevivido.
Agora discordo e acho que alguma coisa pode ter mudado sim, só não sei o que é. quem sabe tem a ver com o proprio jacob. e afinal quem será o Jacob, será se descobriremos mais deles. não dá pra edescartar a hipotese dele ser o aaron

Ana Luísa disse...

Parabéns pelo post, Davi, aliás por todo trabalho desenvolvido por vocês.
Este ano parece ter sido particularmente mais difícil, mas tenho certeza que com esse final, foi totalmente gratificante o esforço de vocês.

Mais uma vez, obrigada! Excelentes os comentários, os destaques...

Vou sentir falta desse relacionamento virtual... mas estarei sempre passando por aqui!

Chega logo, 2010!
bjs

Thiago disse...

Minha teoria é de que o monstro da fumaça estava ajudando o evil locke...Ele tomou a forma de Christian Shepard e tava encaminhando tudo pra que o plano do evil Locke desse certo...Acredito que ele convenceu a Claire contando várias lorotas e ela que acabou libertando o tal evil Locke

Pirilândio disse...

Eu não estou 100% certo disso, mas lembro de ter visto o Locke usando a faca para abrir aquele buraco no círculo de cinzas que mantia o antagonista de Jacob na cabana (ou será que o círculo de cinzas protegia a cabana deste antagonista? - uma vez que Ilana foi lá procurar por Jacob...) justamente no dia em que Locke e Ben foram até a cabana juntos pela primeira vez. Como não tenho este episódio no meu PC, passo a bola para alguém conferir e confirmar...

Abraços!

Malucom disse...

Se locke estiver morto definitivamente será mesmo lamentável!

Nunca fui fã do personagem, mas ele merecia uma redenção depois de tudo que passou.

Seria como estragar toda a trajetória dele, que no fim, teria sido apenas de um homem digno de pena e que foi manipulado a história toda em virtude de seu sofrimento e busca por felicidade.

Ele sempre foi tido como essencial pra trama e, morrer desse jeito, é admitir que o personagem não serviu pra nada!

mdimendes disse...

1-Seria o "Dark" Jacob o monstro de
fumaça (que tb era preta aliás!)?
2-Era ele quem tomou a forma do irmão do Eco, do pai de Jack, de Walt muitas vezes aparecendo para Shannon e Locke, e agora por fim tomando a forma do próprio Locke?
3-Sayid vai morrer com aquele balaço na barriga?

Achei que essas perguntas ainda não tinham sido questionadas. E também me lembrei de uma coisa: Davi, vc perguntou quem teria aberto o circulo de cinzas e eu pergunto em cima: Não foi o Locke quando pediu pra ir ver "Jacob"? Lembro de àquela altura ter visto as cinzas, mas não tenho certeza se ele jogou terra por cima.
Interessante que, se o futuro foi mudado, terão que trazer todos os outros personagens de volta, e esconder esse fato seria muito difícil.
Não acredito que teremos 9 meses pela frente ainda... dá pra assistir os 103 episódios 2 vezes cada! E ainda sobra tempo!!!Arrrrg!

Uma última pergunta tão intrigante quanto "O que jaz na sombra da estátua" é: "O que há dentro da caixa do violão?"

Jéssica disse...

Por que Jacob não tentou reagir de alguma forma contra Ben e "Locke". Ele parecia já esperar por isso.

Será que ele morreu?
Será que ele pode morrer?

zeh nascimento disse...

"a cabana que supunhamos ser de Jacob" - mas a cabana não era de jacob? pelo q eu entendi, era dele e ele não estava lá HÁ MUITO TEMPO- havia voltado pra 'sombra da estatua'-, por isso a surpresa de ilana.

"O círculo de cinzas que aparentemente mantinha o antagonista de Jacob cativo naquele lugar estava desfeito" - por causa da duvida anterior, nao entendi essa do caminho de cinzas...

Carlos disse...

Belo post. Faltou um comparativo de imagens para saber de quem é o olho do promo afinal.. eu voto em Juliet, apesar do pessoal estar dizendo que é o Jack.

Rúbia disse...

Bom eu gosria de comentar aqui ...um ponto curioso que percebi.

teve um momento que o Locke chega perto de Ben e pergunta:

- Importa-se de eu perguntar algo?
Ben responde:

- Sou de Peixes!


Bom agora lá vai:

Quando o Ben "indignado" chega para o Jacob e diz:

- Então,agora depois de todo esse tempo,você decidiu parar de me ignorar(...)

eu tenho uma especulçao sobre o Ben Linus o seu signo e Jacob:

Personalidade de peixes: está simbolizada por um farol que produz o sua luz sobre um mar revolto e guia o navio que busca o abrigo acolhedor de um porto. Se você nasceu neste período, sua missão na vida é "Servir". Para que possa cumpri-la a seu contento, sua natureza foi agraciada com algumas características.

Horóscopo bíblico: o aspecto positivo de sua personalidade e está sintetizado no capítulo 33, versículo 11 de Deuterônimo; o aspecto negativo no capítulo 49, versículo 7, do Gênesis.

Sentido místico: busca a serena contemplação da natureza e sente um profundo desejo de penetrar nos mistérios que encerra.

eu estava navegando na internet e pesquisando sobre coisas do meu sino e acabei e pesquisei sobre peixes,fikei curiosas com o que ben respondeu ao locke:

e estava olahndo tbm sobre algo que fala sobre a missão dos signos:

e dizia :

Era manhã quando Deus parou diante de suas doze crianças, e em cada uma delas plantou a semente da vida humana. "Uma por uma, elas dirigiram-se a Ele para receber seu dom e conhecer sua missão".

ps: eu vou colcoar so a de peixes se não vai fikar muito grande.

A PEIXES, Deus concedeu o dom maior: o de compreendê-lo.Para você, Peixes, eu dou a tarefa mais difícil de todas. Peço-lhe para reunir todas as tristezas do homem e enviá-las para mim. Suas lágrimas serão minhas lágrimas. A tristeza que você incorporará é o efeito da incompreensão da minha idéia pelo homem. Mas você lhe dará compaixão para que ele possa tentar novamente. Para esta tarefa, a mais difícil de todas, dou a você o meu maior dom: Você será a única das minhas doze crianças com o poder de Me compreender. Mas esse dom da compreensão é só para você, Peixes, pois quando você tentar transmití-lo ao homem ele não o ouvirá. E Peixes voltou a seu lugar.

Principal Característica: a sensibilidade;
Qualidade: a doação;
Defeito: tendência a fuga.

ai eu percebi que não consigo explicar a minha teoria,então peço a quem tenha me entendido e desemvolva para mim algo que nao estou conseguindo explicar okay?

desculpem-me pelo transtorno,mas eu sou de aquário.

Rúbia disse...

Anderson Lima ....

por algum acaso c seria o Anderson da Barão de Ubá que eu conheço!

Val disse...

Fiquei sem aparecer no Dude por alguns dias, pra fugir da vontade de ler spoilers e valeu a pena! rs

Realmente a história de Esaú e Jacó faz muito sentido, na bíblia Jacó é descrito como tranquilo e Esaú como rude e que nutre um ódio por Jacó, embora no final eles tenham se reconciliado!

Agora, algo que ninguém citou, foi a rápida passagem de Caesar, seria ele um personagem como o de Rodrigo Santoro (que eles se arrependeram e mataram)ou, alguém que estava lá a mando de alguém do mal mesmo, já que vimos que Ilana e Bram são do aparentemente lado do bem???

Na lancheira que a kate rouba, vi que era com certeza uma boy band, só não tinha identificado qual!

Muito bom o post!!
Agora é esperar..e esperar!!

Adriano Basto disse...

Maravilhoso espetáculo esse ultimo episódio, cheio de suspense, ação, drama, e muita emoção.Interpretações brilhantes por parte de todos os atores principais, devo dizer.
Vou arriscar um palpite sobre a fala de Jacob: "Eles estão chegando!"
Acredito que seja sim o grupo de Jack e cia, por 3 motivos:
1 - A maioria dos supostos "escolhidos", encontram-se com Jack no passado.
2 - Não acredito que a explosão tenha mudado algo, se é que houve explosão.
3 - O falso Locke já sabia que o grupo da Illana tava chegando, lembra que ele fala do "acordo".

é isso, e nota 1000 pro episódio, o melhor final de temporada pra mim. E o melhor episódio também.

ze das couves disse...

Interessante reparar que, após esse episódio, Lost deixa um pouco de ser sci-fi, no sentido estrito, para se tornar uma história mais filosófica, quase teológica.

Concordo plenamente com o David que as motivações amorosas meio novelescas ficaram ridículas. Ainda mais agora, que estamos diante de temas tão "grandiosos". Mas tem que manter a audiência, né? Então vai ter uns casinhos desses ainda, com certeza, para aqueles que estão mais interessados em "quem fica com quem".

Rock Lee disse...

Acho que o Antagonista é Mística.

Que episódio perfeito, viu. Esse clarão final me fez quase quebrar o mouse. D:


Fiquei MUITO feliz de saber que Juliet não tinha morrido naquela queda. *O*~~

Felipe de Gouvêa disse...

Ainda não li o post inteiro, mas... pô, New Kids on the Block era a moda da garotada nos anos 90. Pega leve, Davi! Minha irmã curtia e eu ouvia por tabela :)

maninha disse...

Gostei de termo "locke bizarro" fica mais facil...kkkk...eu ate agora to tentando digerir esse episodio...nao sei mas penso q o jacob nao morreu...ele nao fez nada pra impedir a sua morte...ele sabe de mto mais coisa doq todo mundo dali pensa...ele sabe mto bem oq ta acontecendo e oq ele ta fazendo...

Felipe de Gouvêa disse...

Outra coisa: ainda não há um consenso do nome a "apelidar" o tal antagonista de Jacob. Já li descrições do personagem como Anti-Jacob, Fake Locke, O Outro, e por aí vai...

Sugestão minha: já que o cara é o oposto de Jacob, que tal apelidá-lo de Bocaj (b-o-c-a-J)?

Fica aí minha sugestão!

SRN

paulo. disse...

na minha opinião: eles estão chegando, são OS OUTROS... 1977!!!

Felipe de Gouvêa disse...

Ha, ha, ha! Locke Bizarro! Taí uma ótima definição para o outro careca! Parabéns Dude pela sacada!

Notaram que tô lendo o post aos poucos, né?

SRN

Vibre disse...

Sinceramente? Defendi Lost com unhas e dentes até aqui, achei que muitas das considerações e respostas dadas no episódio duplo foram verossímeis, mas...

Dudes, eu me senti traído! Com cara do otário! Um imenso de um trouxa! Pq eu passei cinco temporadas assistindo a um jogo de xadrez pra, só no final da 5ª Temporada, entender que tudo o que eu vi ser esmiuçado até aquele momento da vida de cada personagem dizia respeito à vida dos peões. Isso de um jogo de xadrez que se passará em seis temporadas!!!

Agora, fica claro que nunca houve ressurreições na Ilha. O antagonista de Jacob (assim como o próprio, provavelmente encarnações de deuses egípcios) assumia a forma dos cadáveres disponíveis, fossem eles o Christian Shepherd (alguém ainda acredita que conseguirá vê-lo?) ou o Locke. Inclusive, naquele instante em que Sun e Lapidus encontram Christian na cabana e ele os manda esperar pelo Locke, o que ele esperava é que eles seguissem a ele mesmo, não a nenhuma outra pessoa.

Eu não ligaria de o enfoque ser nos personagens da casta mais baixa do jogo todo, mas fazer isso por 5 temporadas pra só apresentar os chefões nos estertores da série, isso sim é de doer!!!!!!

Que venha a 6ª e me surpreenda! Pra quem julgava impossível se decepcionar com a season finale tendo em vista a maravilhosa quinta temporada (a melhor até aqui), esta conclusão foi de uma frustração extenuante.

O negócio é mesmo esperar...

Callista disse...

O lógico seria que o primeiro episódio da 6ª temporada começasse com o grupo Sawyer, Jack, Kate, etc... acordando depois do clarão no mesmo lugar e sob as mesmas condições, porém, retornando para o seu tempo correto em 2007. Assim, a Juliet continuaria ferrada, Sayid terminaria morrendo com o tiro... e eles não teriam suas memórias apagadas, afinal... what happened, happened!

viktor disse...

ptz... mto loko o epi..mto loko a visão do dude..(acompanho td dia)...
mais axei paia o Jacob morrer como um mero mortal jah q ele jah era vivo na epoca da estatua e do black rock e em 2007 tinha a msm aparencia

Ricardo Ferreira disse...

Em entrevista, os proprios produtores ja disseram que nao vao ficar explicando coisas que ELES consideram superficiais como por exemplo: O que é o Monstro de Fumaça? Porque Richard não envelhece (explicitamente)? etc... Eles disseram que o foco de LOST é basicamente a batalha do BEM x MAL e coisas do tipo e não de ficar explicando coisas menores.

Até compararam com Star Wars, que ninguém nunca precisou explicar o que era a Força ou o que eram os Midi-Chlorians, e portanto também não explicariam TODAS as questões levantadas em LOST e por isso, ao final da série, eles tem certeza que muita gente ficará puta com a série e a forma como acabou.

Eu acredito que ao final de LOST, muita gente, mas muita gente MESMO vai dizer que perdeu 6 anos da vida acompanhando uma bosta que não levou a nada. Disso eu não tenho dúvida. A reação vai ser exatamente a mesma de todo mundo que assistiu Matrix Revolutions e achou uma merda.

Agora falando do episódio: quando li que o Michael Emerson tinha falado que aconteceriam duas coisas que ficariamos comendo nossa alma... achei exagero e na verdade criei uma expectativa que nao foi suprida. Achou o episódio bem parado. Bem didático. Sem muitas surpresas. O penúltimo ep. deixou tudo pronto pra um final bombástico e... não foi bombástico. Enfim.

Quanto a Jacob e seu antagonista, acho que já deu pra entender que não estamos falando de humanos certo pessoal? Ficou claro nesse ep. que se trata de algo maior, portanto esqueçam perguntas do tipo: como eles podem conseguir sair da ilha, como eles podem fazer isso ou aquilo, porque deu pra perceber que se trata de uma "guerra" de outro nível. Pra quem não entendeu ainda, falando claro, acho que estamos falando de uma guerra entre divindades egípcias, gregas, ou seja lá o que for.

E tem certas coisas que eles não vão explicar explicitamente. Por exemplo, logo acima perguntaram "O que eram os susurros na selva"? Isso já ficou mais do que claro embora de forma implícita, sem explicar didaticamente, mas jogado no ar, pra nós tirarmos nossas conclusões. Os sussurros na selva só podem ser: 1o.) Os sussurros dos próprios losties enquanto estavam pulando no tempo e vendo a si mesmos; ou 2o.) Os sussuros dos Outros, atravessando a ilha pelo sistema de túneis da ilha, sim, aquele onde estava a bomba.

Sundfeld disse...

Não acho ridículaa intenção de Jack/Juliet de fazerem o que queriam fazer. Mais do que nunca como você e os produtores ja citaram...é uma cérie sobre eles, sobre pessoas e sentimentos, um amor que não deu certo pode deixar sua vida parada eternamente, eu acho que por isso o Jack queria voltar pra ilha, e, acho legal eles querer voltar e tentar de novo, da Juliet também. É profundo e válido. Contando com isso que escrevi e mais tudo que você ja escreveu, sem dúvidas The Incident foi não só o melhor final de temporada mas também o melhor episódio de LOST até agora, na minha opnião! Flando em Rose e Bernard e peças brancas e pretas do gamão, me lembrei que nos corpos o Jack achou 2 pedras, uma branca e uma preta lembram? Não sei se tem algo a ver. Adorei a cena deles esperando o resultado da bomba, Jack falando "te vejo em Los Angeles" pro Sawyer, eles chegando na Kombi pra ajudar o Jack...essas cenas valeram TUDO no episódio! Você esqueceu de citar a ótima atuação da Elizabeth na cena de despedida também, foi bem emocionante ;-;! A cena final foi ótima foi tudo ótimo, me deixou SUPER animado pra sexta e última temporada! Espero ter um ARG nesse meio tempo ok AUHUHAUHAUHAUH. Abraço DUDE, vlw por tudo (L)

James disse...

Sim, Illana já esteve na Ilha e esteve ao lado de Jacob. Se lembrarmos que o "Inimigo" de Jacob disse que eles chegam, lutam corrompem, vamos entender que as pessoas do navio Black Rock não são as primeiras a parar na Ilha, logo o conflito que vemos agora com os losties, já se deu com os passageiros e tripulantes do navio, como pessoas que vieram antes. Essa luta Jacob x "Inimigo" x Pessoas estrangeiras é algo que acontece ao longo do tempo, sempre tendo mortos e feridos e Jacob o "vencedor", no entanto, como o cara da praia disse; -um dia vou conseguir uma brecha, um loophole e aí eu vou te matar.
E essa brecha chegou, ou seja, algo totalmente diferente daquilo que sempre aconteceu (Jacob vs Inimigo vs recém chegados [losties] indo embora após 'guerra' vencida por Jacob); finalmente se deu.
Numa dessas brigas, Illana lutou e foi novamente recrutada para ajudar Jacob.
Sobre meu personagem favorito, Ben Linus, ao contrário do que ele disse ao Jacob "você me ignorou esse tempo todo", acho que não tem a ver como vc disse David, nem sobre ele não ser especial, nem sobre ele não ter feito sacrifícios. Mesmo porque, ele foi o próprio sacrifício desde o seu nascimento. Como eu disse, o Ben é uma pessoa 'mal orientada' *rs* e Jacob nunca o ignorou, pelo contrário, creio que tenha sido o próprio que o salvou da morte quando pequeno ao tomar um tiro.
Vocês devem se lembrar do quadro de São Tomé. Ben seguiu por uns tempos as ordens de uma pessoa que nunca tinha visto, mas cansou, e assim como São Tomé ele passa a querer uma prova de existência e depois dos acontecidos, como um Jesus abandonado na cruz "pq me abandonastes?", ele finalmente tem o seu dia pra zerar a conta.
Ben é um homem cheio de fraquezas, como tem que ser, a história de vida dele nos mostra que difícil seria ele ser um cara resiliente. Mas acho que ele ainda tem chances.
Sobre "eles", pra mim já é fato que são os losties. Estamos na última temporada, não faz sentido nenhum eles irem parar em qualquer outro lugar que não seja o tempo atual.
A questão é saber onde está o corpo de Christian e o corpo de Claire, alguém pegou escondeu? Definitivamente aquele Christian e aquela Claire (com a fisionomia outra e meio maligna na cabana), não são as pessoas que conhecemos em flashback - Christian, nem na ilha e flashes - Claire. Eles são do mesmo nível do Locke "bizarro". Só que quando Jack estiver frente a frente com eles e Kate frente a frente com Claire "bizarra", eles vão sacar? Vão seguir ordens como Ben seguiu Locke mau? Acho que sim e isso vai interferir por um tempo na posição da escolha do lado certo e do lado errado.
E acredito que a última temporada teremos os losties juntos mas divididos, lutando pelo lado que os manipulou melhor.
Espero também que Widmore, Elloise com Desmond de pacote, voltem à Ilha.

Gambito disse...

Relembrando uma deixa de "Follow the Leader", o penúltimo episódio da temporada, Sun mostra a Richard uma foto com a turma de 1977 da Dharma, e pergunta se ele reconhece alguem de lá:

Richard: - Sim, eu lembro bem deles, porque todos eles morreram.

Jogando uma ponta com o episódio "The Incident", e durante toda esta quinta temporada, descobrimos que o Richard não é o ser quase tão onisciente quanto Jacob, o Richard pode ser manipulado, enganado, e acredito que isso tenha acontecido.

Richard viu em 1977 uma explosão na Estação CISNE, e nunca encontrou os corpos novamente, acreditando então assim que eles estavam mortos.

Entendam a Linha do tempo que eu estou imaginando:

ANO ?: Chegada do Black Rock; Jacob se apresenta a Richard e torna-o seu conselheiro.

ANO 1954: Um homem careca aparece em seu acampamento, dizendo vir do futuro, e que ele será declarado pelo próprio Richard como Líder dos Outros.

ANO 1974: Richard encontra Sawyer em Dharma City (rsrs), e este lhe diz que o Carequinha é especial e um dia deve voltar...

ANO 1977: Richard conversa com Jack (um cara do futuro) e diz achar que John Locke não é especial. Jack diz para ele não perder as esperanças em Locke.

ANO 2004: John Locke aparece na Ilha (pela sua primeira vez) e encontra Richard, que descobre que um milagre aconteceu com Locke.

ANO 2007: Richard estranha a aparição de um novo Locke, mais destemido, objetivo, sem medos, que retornou da Morte (conforme Ben informou). O FAKE Locke leva Richard para conversar com o John Locke que está realizando saltos no tempo. Richard parece estar até meio confuso, mas o FAKE Locke parece saber muito sobre a Ilha, e leva-o para ver Jacob, mesmo que a contragosto.

POR FIM: Richard vê, por causa de Ilana, o corpo d John Locke, mortinho da Silva...

Tudo isso foi pra mostrar que o Richard não possui todos os conhecimentos, ao falar para Sun que todos morreram, na verdade todos os corpos sumiram, indo parar em 2007... JACOB: "Eles estão vindo..."

Miga disse...

Ridícula temporada, ridículo final. Só para deixar claro, nao sou daqueles que vem aqui só pra sentar o pau na série e no gostos alheio. Eu realmente comecei a assistir Lost porque me apaixonei na primeira temporada. Eu não gostava quando alguém falava mal da série, mas agora me pergunto se vocês autores do blog, ainda são assim tão apaixonados por essa série que ao meu ver virou uma palhaçada no momento da viagem no tempo, e mortos vivos andando pela ilha, ou se apenas não querem dar o braço a torcer por todo o bom trabalho que fizeram até agora?

Porque realmente o blog está de parabéns, mas a série ao meu ver deixou de ser boa faz tempo.

beijos

Miga Lili

Mauricioooo disse...

Tenho uma questão interessante para levantar e que não lí no blog.
O pessoal que trouxe o corpo de Loke, quando se encontraram com os outros nos pés da estátua, perguntou quem se chamava Ricardus, o atual Richard Alpert. Com esse nome, que me parece ser grego, acredito que ele não veio naquele barco. Acredito que ele seja beeeem mais velho.

José Carlos disse...

Acho que o verdadeiro Jacob esteve presente na vida de cada um dos principais losties... pois eles serão o FUTURO da ilha...

e Jacob sabia que eles tinham que passar por um monte de provas, para poderem amadurecerem e chegarem ao "PONTO CERTO"

Tudo em equilibrio, razao e fé.

Qdo seu "amigo que está errado" diz que tds são iguais:
Eles chegam, lutam, destroem e corrompem, e sempre termina do mesmo jeito.

Entao Jacob diz: que uma hora isso irá acabar, e o que aconteceu antes é apenas parte do progresso.


No final ele (jacob) diz: Eles estao vindo!

Acho q ele falava sobre o losties voltando a 2007. E acho q a bomba nao explodiu. Que Dr. Marvin Crandle, descobriu uma maneira de evitar o incidente. A maneira era descarregar a cada 108 min uma qdade de eletromagnetismo ao digitar os numeros da equacao: 4 8 15 16 23 42

E soube também que caso algo desse errado, a unica maneira de que o eletromagnetismo da Cisne nao explodisse a ilha por inteiro, seria detonando a bomba H. ( que entao, ele desenhou um dispositivo de segurança (a chave de seguranca que Desmond utilizou, qdo a Hatch explodiu/implodiu)


Agora minhas perguntas...

1) Cadê o Desmond?
2) o Monstro da fumaça é o que? De que lado ele está? Claramente nao está no Jacob, pois ordena o Ben a seguir ordens de Locke (amigo que esta errado de Jacob)
Ele sendo do lado do amigo de Jacob, não faz sentido pois ele sempre protegeu os OUTROS.
Outra hipotese é que esteja do lado do Jacob, e Jacob saiba que é necessario que Ben o mate, para que o proprio Ben reveja seus conceitos, e mude pro lado certo!
3) O que tem dentro da case do Hurley?
4) como será o retorno do pequeno Ben para Darhma Ville?
5) Qual a relação entre WIDMORE/ELOISE/BENJAMIN ???
6) Qual a relação entre WIDMORE e amigo de jacob???
7) Illana está do lado de JAcob, certo! Entao Widmore é contra Jacob? Pois no dia do recrutamento de Miles, o Braam fala para ele que ele está do lado errado. E Braam está do lado de Illana.
8) Illana leva sayd preso (pro Ajira) daquele jeito, porque?

guilherme disse...

ESSE FOI O EPISÓDIO... E SINTO QUE VEM MT MAIS POR AÍ...

Felipe de Gouvêa disse...

Permanece no ar o mistério em torno de como a estátua acabou destruída. Consequência da bomba, talvez? Só o tempo dirá.


Aposto num ataque de canhões do Black Rock...

Finalmente vimos a origem do acidente que fez com que Pierre Chang / Marvin Candle acabasse perdendo o braço. Ah, mas foi só a mão, diriam alguns ao que pergunto: vocês viram que foi uma imensa barra de ferro que caiu em cima, né? Pois é.


Concordo, explicação dada. Mas como explicar sua mudança de nome por, pelo menos, mais duas vezes? Acho que a história Dharma nos anos 70 não acaba nessa temporada. Ainda há mistérios por decifrar, como a chegada de Kevin Inman à Cisne e o "provável" suicídio de Ranzinza Radzinsky. Aliás, tô achando que o mala foi suicidado... sei não, aguentar o estressadinho numa escotilha lacrada deve ser dose pra leão!

Interessante que nessa cena do acidente de Chang vemos Miles pela 1a vez o chamando de "pai". Legal, né?

O momento mais emocionante do episódio: a despedida de Juliet e Sawyer que embora tivesse respeitado a decisão da loira em tentar apagar tudo, não se privou do esforço em salvá-la e deixá-la ir.


Confesso que chorei... Cena tão emocionante como a do reencontro de Penny e Desmond. Torço pra que Juliet não tenha mesmo morrido. Se a loira empacotar, receio que LaFleur e James Ford partam de uma vez para dar lugar à personalidade Sawyer...

Eles quem? A meu ver duas possibilidades: o grupo de Ilana e Bram ou o formado por Jack, Sawyer, Kate, Hurley e etc que estavam no passado, mas poderiam ressurgir no presente. Arrisca um palpite?


Arrisco nas duas chances em conjunto. Ou num terceiro grupo de Widmore, na tal guerra que Ben tanto evoca e nunca acontece...

A bomba explodiu ou vimos uma imensa descarga eletromagnética semelhante ou igual àquela vista no final da 2ª temporada quando Desmond gira a chave de segurança?


Acredito que:
1) A bomba não explodiu.
2) A descarga eletromagnética aconteceu pela primeira vez aos olhos dos integrantes da Dharma.

Assim sendo, os Dharmas - ao presenciar o clarão e o céu roxo - acreditarão que a bomba atômica explodiu e confinarão todos em quarentena radioativa. Viajei?

SRN

Sixth disse...

Parabéns pelo post, como sempre!

Uma coisa q vc postou que acho q ninguém tinha pensado ainda... Na hora q o Jacob fala "eles estão vindo", todo mundo achou que seria o Jack e cia. voltando do passado, mas vc disse q tb podia ser o grupo de Ilana, e acho que esse último faz bem mais sentido, talvez ele estivesse querendo dizer que "eles estão chegando, aí vcs vão ver o verdadeiro Locke morto, e vao descobrir que esse não é ele"...

Cecilia disse...

1) Não sei se o que direi é provido de um momento "mulherzinha", mas fiquei particularmente abalada pelas decisões de Kate, Juliet e Jack. A Kate, como alguns disseram, jogou tudo para o Universo e foi atrás do que pareceu mais válido para Claire e Aaron, ou seja, o curso normal de uma mamãe - parir e criar. Já Juliet caiu na real que sua vida na Dharma não passava de uma brincadeira de casinha, e que ela nunca conseguiria ter Sawyer por completo. O flashback com a cena do divórcio deixa isso claro: quando tudo parece perfeito num casal, há sempre algo vedado - e a Juliet aprendeu isso desde cedo. Enquanto isso, creio que Jack não desejava apagar somente sua relação com Kate, esse era somente um dos motivos. A partir disso, me lembrei de "Brilho eterno de uma mente sem lembranças", e aquela pergunta que o filme deixa: se você pudesse apagar, você faria? De qualquer modo, essa é só minha opinião :P

2) Vou apontar algo que pensei quando vi Jacob e o cara do contra discutindo calmamente na praia: Ying e Yang. Essa divisão de opinião, para mim, também estabeleceu a necessidade de um equilibrio entre o destino e o livre arbitrio;

3) O Jacob é muito "fator motivacional" na vida de todos, né não? O cara chega, dá um sinal, e vai embora. Além disso, quanto a questão do toque, creio que não tenha grandes mistérios, e sim algo muito comum: tocar alguém é sempre um conforto. Mas, como em "Lost" nada é por acaso (irônico, não?), é capaz que tenha alguma razão por trás desse toque de Jacob!

4) Repito: isso é só minha opinião! hahahahahahah Seja lá como for, esse foi definitivamente um dos melhores episódios de "Lost"!

Aproveito para agradecer pela cobertura que vocês fizeram dessa temporada! Adoro vir aqui depois de assistir um episódio e ter uma clareza maior sobre os detalhes que talvez não tenha percebido durante o episódio. Parabéns! :)

(e desculpa o longo comentário haahhaha)

frederico disse...

Alguém aí arrisca a possibilidade de Jacob vir a assumir (talvez sem que seja necessário morrer) o corpo de Walt? Talvez Jacob tenha visitado Walt (assim como Locke fez), da mesma forma como visitou outros losties e isso seja mostrado só na 6a temp.

Oliver disse...

Outro ponto não comentado, porem acredito que esta explicado "de certo forma" o porque do aparecimento na 1° temporada do pai do Jack para ele. O corpo de Cristian estava sendo usado tambem... e foi usado para atrair Claire...o pq? ainda fica o misterio..

SuperHiperUltraMega disse...

Eu particularmente adorei esse episódio final,a credito que tenham fechado com chave de ouro essa temporada fantástica e esclarecedora.

Lógico, muitas(e muitas mesmo) perguntas ficaram no ar:

- Como Ben Linus criança foi devolvido a Dharma?

- A mulher de Horace e o Ethan ficaram mesmo na ilha ou no submarino?

- Quem é a Olivia que esta com o Horace quando ele ajuda o Ben a nascer?

- O que realmente causou o mistério que faz as grávidas perderem os bebês(e provavelmente fez com que a Eloise saísse grávida da ilha)??

- A história dos Losties no passado da Dharma acabou aí?

===
Apesar de ter adorado, acho que se os Losties voltarem ao presente, vão ser respostas nunca respondidas e ficarão no ar.

Ah, mas adorei ver o Ben sendo manipulado
Fico fassinado com esse ator, que cada vez supera mais e mais e mostra um personagem Forte, corajogo, ams ao mesmo tempo frágil e confuso.

Gostei de ver o sorriso aliviado da Ilana ao encontrar o Richard.

E espero que o Jacob não tenha morrido.

Um personagem tão falado, esperado, o espirito da Ilha(ao q sabemos), participu dum capitulo só, com um carisma imenso(eu gostei do ator escolhido pro papel), creio q ele deva voltar mais na próxima temporada, nem q seja em Flashs.

E é isso.

E AGORA??
BORA PRA 2010??

Quem vai girar a roda??

guilherme disse...

Comentário sobre a estátua q o Davi deixou passar... não creio que a sua destruição tenha sido consequencia da bomba, até pq em 77 jah naum havia mais estatua como foi mostrado em "Namaste" se eu naum me engano... a estatua naum estava mais lah após o clarão final com a saída de Locke da ilha...

Acho q na verdade ela foi destruída na época da cena inicial do episódio mesmo, akela mostrando Jacob e seu antagonista... com a chegada do Black Rock ao fundo.

O pessoal do Black Rock deve ter chegado querendo destruir a ilha e sua cultura, impondo a deles em alusão ao que os espanhóis fizeram de fato com os Incas em nossa infeliz história.

Alias, como reparou o blog do Lost in Lost... e vc deve ter eskecido de comentar (tb pudera, são mts os acontecimentos desse episódio), na cena do divórcio dos pais da Juliet, havia um livro em cima da mesa, chamado " Mysteries of the Ancient Americas",e isso nos tras mtas dicas e tb mais perguntas neh...

Sobre qual civilização estamos tratando, egipcia, grega, agora a américa pré-colombiana !?!?

Pra mim é um misto de todas essas, uma cultura Lostiniana... rsrs

Dean Winchester disse...

Eu acho que Jacob não falou nada de importante para Jack porque ele é o único que não precisa de incentivo para entrar no Oceanic 815, já era o destino dele. Viajei ???

Thiago disse...

Davi Garcia...
lembra quando Richard vai encontrar o Pequeno Locke?
Tinha um frasco(?) com cinzas...
seriam talvez as mesmas cinzas que faltam em volta da cabana de Jacob(?) ou parte daquelas cinzas?

a faca que Locke deu a Ben, não é a mesma que Richard oferece a Locke?


abraços

parabéns!

Michel Erick disse...

Um breve comentário sobre o fim do episódio.


Dentro desses mais de 100 episódios, é a primeira vez em Lost em que no final, o Nome LOST aparece preto e o resto branco!

Nas demais vezes, o epi acabava com o nome LOST branco e a tela preta!

carol disse...

Bem x Mal
Jacob x ?

O Bem na figura de Jacob, ajuda, revigora, anima, salva. Acredita no homem. Seu antagonista, mente, finge, usa outras pessoas para seus fins, incorpora em pessoas mortas para seus fins.
Ele na figura de Locke persuadiu Richard e principalmente Ben, manipulando para que pudesse acabar com Jacob. Acho também que Ele? é o monstro da fumaça que vive nos túneis embaixo da ilha, que usou a filha de Ben para fazê-lo seguir Locke.
Essa é minha teoria.

Kiko Pryston disse...

Na fala de jacob, "they're coming", tenho quase certeza que se refere à lhana e aos outros; se se referisse a jack e cia talvez fosse mais apropriado falar "they're coming back"....

Chaos disse...

E o Walt????????????
Acredito, nao sei se ja foi dito aqui, que ele tem o poder de teleportar, pode-se perceber no episódio que ele está lendo sobre um passaro e do nada o mesmo bate no vidro da sua casa e o fato dele estar lendo uma historia em quadrinhos que aparece um urso polar é bem curioso. Apesar da Darhma ter Ursos Polares, eles estavam em jaulas, não creio que um, quanto mais, dois tenham escapado e nadado até a ilha principal. E porque os Outros queriam ele?

JP disse...

Ilana e Jacob conversaram em russo, ou então, alguma língua muito próxima como ucraniano ou bielorusso. Meus conhecimentos de russo não me permitem fazer essa diferenciação.

Rafael Carvalhêdo disse...

Quando esse episódio terminou senti um misto de satisfação e decepção. Satisfação porque foi viceral, emocionante e impactante. Desenvolveu as personagens, seus dramas e intenções de forma intensa, fora todo o suspense e tensão bem construídos.
Decepção porque achei a trama mais linear, simples, com menos reviralvoltas e ações do que eu esperava.
No entanto, quanto mais reflito sobre o episódio, mais o admiro. Não há ação em foco, nem revelações a serem dadas torrencialmente. Não foi um episódio racional, como a maioria, mas emocional, dedicado a tratar da linha emocional destes. Mais amargo do que perceber que todos alí são figuras trágicas e sem perspectivas, é perceber que eles estão tomando conta disso, e essa constatação é possível justamente quando Jack e cia decidem explodiar a tal bomba.
O episódio encerra no momento chave, no ápice emocional, definindo e concluíndo que este se trata de um capítulo focado não de ação e desenvolvimento da trama, mesmo que estes estejam presentes, mas de como esses personagens decidiram abdicar dos quase quatro anos já vividos.

Belíssimo episódio!

Fernando Melo disse...

Eu gostei muito desse fim de temporada. Pra mim a cena mais emocionante foi mesmo aquela em que a Juliet cai... Eu fiquei muito revoltado.. Pensei que o Sawyer fosse conseguir salvá-la. Mas enfim, foi emocionante mesmo.

E, pra falar a verdade, eu tô bem mais curioso em saber o que aconteceu e vai acontecer com os Losties do passado do que com os do presente. Será que Juliet morreu? Seria legal se no momento em que ela bateu na bomba ela tenha explodido, mas como eles cumpriram sua "missão" em 1977, todos serão jogados de volta pro presente. A explosão da bomba foi realmente o Incidente, resultando em tudo aquilo que aconteceu desde então. Eles acordariam à beira da Cisne, já destruída desde a segunda temporada, e Juliet estaria lá dentro, à beira da morte, mas com possibilidade de sobreviver.

Por outro lado, tem outra possibilidade interessante, que me veio à mente quando acabei de assistir o episódio: a bomba explodiu, matando Juliet, Jack, Kate, Sawyer, Jin, Hurley, Miles... Aí a gente pergunta: Como a série continua depois disso? Tá aí a pergunta que eu quero ver respondida no começo da sexta temporada. Acho que era justamente isso que os produtores queriam que a gente pensasse nesse final, que todos eles morreram, já que eles mesmos disseram que queriam que a gente pensasse como a série continuaria depois disso.

Então, embora seja mais "bonito" pensar que eles sobreviveram e que o Jacob se referia a eles quando disse "Eles estão chegando", eu prefiro pensar por enquanto que todos eles morreram. Fica bem mais trágico... rs

Outra coisa que eu achei extremamente triste: ver o verdadeiro Locke morto. Além de ser um baita choque, que infelicidade chegar à conclusão que ele realmente não tinha nada de especial, e que seu fim foi simplesmente morrer como um infeliz, acreditando ter alguma coisa de especial. Nessa questão, eu espero estar enganado.

Que venha a sexta temporada! Morrendo de curiosidade!

(Gente, eu ainda não consegui parar de pensar nas 2 últimas cenas da Juliet, quando ela cai e quando está batendo na bomba... Embora a maioria do pessoal tenha destacado a atuação do Josh Holloway, a Elizabeth Mithcell não ficou atrás... Cenas trágicas, talvez os momentos mais trágicos de Lost).

Rafael Carvalhêdo disse...

Davi, excelente comparação essa que você faz com a estória de Jacó e Esaú. Pode ser que tenhamos mesmo uma grande referência bíblica aí. Interessante!

A resposta simples pra Jacob ter ignorado Bem: tudo o que Linus fez pela Ilha em algum momento foi em favor próprio. Tudo! Prestemos bem atenção. Ou acham que Bem ajudou os O6 a voltarem a ilha por puro altruísmo?! Claro que ele os ajudou para voltar junto, por isso matou Locke, para negociar diretamente com Eloise e ter a chance de voltar.
Por essas e tantas outras Jacob ignora Bem. O psicopata tem sempre interesses próprios, e o episódio dele nessa temporada mostrou bem quais são as suas motivações.

Pra mim é a melhor explicação!

Rafael Carvalhêdo disse...

Davi, acho que você esqueceu de tudo o que os personagens já passaram durante a estória, o sofrimento e os erros, coisas que estão na memória deles e num plano menos perceptível. Acho que esqueceu também que se eles não explodissem a bomba também sofreriam a catastrofe do Incidente na Estação. Eles tinham conhecimento disso. Os personagens estavam sem opção, a não ser a forte possibilidade de contornarem tudo.

Um bom roteirista sempre procura separar a visão do espectador, a cerca dos fatos, daquela tida pelos personagens. Convenhamos que pra nós tudo o que eles passaram na ilha foi divertido de se ver e bem menos dolorido do que para os personagens. Querer explodir uma bomba para mudar um passado miserável me parece bem plausível. E as desculpas dadas por Jack e Juliet foram realmente bem superficiais.... mas o que importa está mesmo naquilo que chamamos de SUBTEXTO, algo bem trabalhado nesse episódio e nessa temporada, ambos muito bem construídos. Simplesmente não acreditei no Jack (que queria apenas alfinetar Sawier), e quanto a Juliet, esta já quis apoiar Jack na sua empreitada desde a cena do submarino. Convenhamos, também, que não é desse capítulo que sabemos as motivações de Jack para querer mudar o passado. Já Kate estava numa sinuca de bico, já havia voltado do submarino, tinha um Jack determinado na sua frente, uma descarga eletronmagnética dando sinais e, o pior de tudo, sem perspectiva. Pra finalizar, as falas de Bernard e Rose ecoaram bem na mente de quem as escutou.

maninha disse...

O problema é q christian apareceu tb fora da ilha para o jack....q o detector de fumaça tocou e jack foi tirar a bateria e o pai dele tava sentado no sofá...acho q o pai de jack eh uma manifestao do locke bizarro pq papai shepard tb nao podia ajudar o locke a se levantar pra girar a roda...

mdimendes disse...

Sobre a questão do toque de Jacob...
No Novo Testamento quando Cristo sobe aos céus, 11* apóstolos (*ou 11 ou 10, dependendo se Matias já havia assumido o posto que fora de Judas Iscariotes) pediram para ir ter com Ele assim que alcançassem uma idade X, porém João não queria, queria continuar aqui pregando até a 2a vinda. Hoje em dia no mundo evangélico muito se especula se João está mesmo ainda vivo, talvez com as tribos perdidas de Israel.

Pois bem, que que isso tem a ver? Ora, o Salvador quando parte toca todos os apóstolos, MAS AQUELE QUE DEVERIA FICAR NÃO FOI TOCADO. Será que Jacob com seu "TOQUE" estava meio que "Chamando" (DESTINY CALLS hein!?) os O6s para que no futuro fossem reunidos com ele?..."Eles estão vindo"

Acho que viajei né... mas LOST é assim, já começou literalmente numa viagem.

Lucas Rodrigues disse...

Sobre kate, acho q ela fez a coisa certa! Como achar Claire na decada de 70? e acreditando no que jack dizia, ela deve ter pensado que como tudo iria voltar a como era antes da queda do avião na ilha, clarie iria ficar com Aaron, mesmo ela sabendo q a mae do garoto tinha intenções de coloca-lo para adoção.
Com relação ao que pode ter sido um flash no fim do episódio, se a galera lá for para o presente, será que a juliet vai tbm?

Só me resta aguardar à reveladora (espero que seja!!) 6ª temporada!

Abraços!

Diogo disse...

Que exagero dizer que foi RIDÍCULO o fato do Jack, da Kate e da Juliet se basearem nos sentimentos pra fazerem suas escolhas!!! Nem tudo é ficção científica...

Flavio disse...

Acho que o Aron é o Jacob

Eduardo disse...

Davi,
eu já tinha pensado também nas referências bíblicas, faço apenas dois adendos na sua observação bacana:

1- Jacó(B), num dado momento, enviou seus filhos para o EGITO.

2- Quis, no entanto que um deles FICASSE com ele. E seu nome era BENJAMIN.

Acho que a série usa muito de elementos de literatura, cultura pop, mitologia, tecnologia e também textos passagens e referências bíblicas, isso é claro.

Aline disse...

Fantástico final de temporada, e esse post de easter eggs foi igualmente bom, como sempre. Só senti falta de um detalhe: aquele quadro com a imagem de um cão, na cabana de Jacob. Será apenas algo lançado ao acaso? Me pareceu muito a imagem de um labrador, como é o próprio Vincent...

kOELHO disse...

hehehe

realmente foram podres as motivações da kate e da julliet. Vou explodir uma bomba termonuclear para esquecer minha EX tambêm.

Lídia disse...

Fiquei com uma dúvida... O Jacob que morava na cabana então não era o verdadeiro Jacob? Então o 'Falso Jacob' fingia ser Christian Shephard e agora finge ser Locke?
Fiquei muito confusa com a historia da cabana, se alguem tiver uma explicação eu agradeceria... =)

Lídia Brito

Everton disse...

Ei Davi, para te "ajudar", e quem sabe você possa fazer um novo post: "Ep. 5x16/17 “The Incident” - "+" Easter eggs, curiosidades e repercussão", tem (mais)um na cena de Juliet e sua irmã jovens falando com seus pais sobre separação (mais uma problemática dos pais), especificamente na mesa de centro há um livro chamado "Mysteries "?"-letra não indentificável pra mim- Ancient Americas". Seria interessante (e talvez muito difícil!) saber do que fala esse livro, mas dá pra ter uma base pela tradução. Dessa vez não vi em nenhum lugar comentando sobre isso. Talvez até o meu comentário ser aceito algum fã tenha escrito sobre isso.
Só uma pergunta: na 2ª temp. lembro-me que Sayid verifica as instalações da estação Cisne/escotilha mais a fundo, vendo tubulações, entrando em corredores estreitos, bem... ele não encontra nenhuma ossada humana, não é? Se sim, poderia ser Juliet, não? Apenas um pequeno "lampejo" na minha mente.
Depois comento minhas reações e opiniões sobre o rumo da série.
Valeu, parabéns pelo excelente easter eggs, espero que possa postar mais coisas pois dá para repercurtir muito mais e até a próxima Davi !!!

Phillippe disse...

Dude...

Será que a cena inicial.. da tecelagem, pode ser encarada como a construção do futuro ???

Acho q já vi isso em algum filme !!!

Rocker Deeds disse...

Fantástico o final da temporada!
Mas tem algo que me intrigou:
Me corrijam se eu estiver errado, mas Jacoc não tocou no Hurley quando falou com ele no táxi.
Algum palpite?

silviaHelena disse...

Como o Locke/fake sabia que o Ben havia matado o Locke e tb da forma que matou?

rcastroufba disse...

olá galera!!
na cena em q Bernard se despedi do pessoal, ele vira pra Juliet e pergunta s ela realmente naum ker um cha... e entre as trocas de olhares dos dois eu reparei num movimento da moça, q eh tipico de uma mulher gravida, q eh exatamente qd ela coloka a mao sobre o ventre!!!
q eh q vcs axam? sera q eh paranoia minha?
abraços

Denis Ricardo disse...

É bom lembrar que na mitologia egípcia também existiu uma dualidade/rivalidade entre irmãos, os filhos de Rá, Osíris e Seth(ou Set) protaganizaram esta.

(Vejam sobre Osíris na wikipedia):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Os%C3%ADris

http://pt.wikipedia.org/wiki/Seth

Na historia apesar de Seth ter matado Osiris por ciume e estar associado a desordem, caos, inveja ele a judou Rá certa vez é visto como um Deus bom, Seth é, na verdade, a representação do supremo sacrifício em prol da justiça.
O que me leva a crer que agora na época atual Osirís(JACOB/LOCKE) quer se virgar de Seth(JACOB)... por tê-lo morto antes.
Estariamos hoje diante de um arrependimento de Seth.

Sobre os Bad Numbers:

8 - números de deuses que primodialmente existiram, e atuavam, independentemente nos mesmo lugar( pode ser a Ilha);
4 - eram 8 deuses, mas estes "trabalhavam" em duplas
15 - numero de pedaços que foi cortado o corpo de Osiris (14 + cabeça = 15), seth cortou;
16 ou 42 - Seth tbm foi despedaçado, só não a certeza qto aos números;
O número 23 não achei relação, fica por conta de vcs. Mas creio que as respostas possam estas na "Wikipedia"

Galdir Reges disse...

Acredito no Alpert, Dead is Dead. Locke morreu na mão do Ben, mas Locke viveu muitos anos e eu nao me surpreenderia se o Locke que estamos vendo agora ser ele mesmo, só que deslocado no tempo e convencido pelo Antagonista de que aquela é a solução. Acredito que Jacob é um ultraDesmond, e esta fazendo um loop ali há muito tempo procurando a melhor combinação de eventos para a redenção geral. Nesse ponto estou com o Antagonista, o Jacob é um manipulador sacana, e só morrendo para o loop acabar.

maninha disse...

Aline, quem garante que nao foram os proprios bernard e rose que fizeram a pintura do cao? Ja q penso q eles é quem habitava a cabana em 77...

lucas disse...

Gente o que me ocorreu agora é quea illana apenas disse que o jacob tinha saído a tempos da cabana, mas ela não disse quando. Daí acredito que pode ser que jacob ttenha estado na cabana. Na verdade os produtores colocaram mais uma dúvida, pois pode ser que john e hurley já tenham se encontrado com o verdadeiro jacob,talvez darlton tenham feirto isso de propósito...

Minwer disse...

Estranho que no momento que Hurley tem q parar a kombi eles estão a 8km da Cisne (em construção) e logo depois da briga com Sawyer ele vai e volta rapidamente esses 8km. Tanto que só encontra Miles, Sayid e Cia na volta de lá.

Acho que ali houve uma falha feia.

Outra falha: dentro do fosso a boca de Juliet está sangrnado. Daí a tomada de câmera muda, o sangue desaparece e volta quando a câmera volta pra posição inicial.

Mas não é por isso que eu vou deixar de dizer que The Incident foi sensacional.

Ricardo Lemos disse...

O que é certo é que existem 2 forças antagonicas brigando e uma terceira irá chegar...

Alguem já parou pra pensar que Jacob já previa o que seu "irmão" iria fazer e manipulou os O6 para que retornassem no tempo e impedissem o futuro?

Ou seja, Faraday realmente conseguiu a sua variavel e alterou o futuro, fazendo com que Jacob não morresse pelo pseudo-Locke?

Assim, a ultima temporada seria exatamente como era prevista originalmente, caso os produtores não tivessem que ter extendido pra 6 temporadas (se nao me engano Lost deveria ter tido apenas 1 ou 2 temporadas) e veremos o desfecho da série da forma como os produtores pensaram em fazer inicialmente.

portanto, não fiquem espantados se o inicio da 6 temporada seja o 815 caindo.. Outra observação, quem não se lembra daquele Locke frio e calculista da primeira temporada, pra mim, aquele locke já era uma personificação do "irmão" de Jacob e os roteiristas tiveram que alterar conforme a audiencia e desenrolar da série.

Carol disse...

Queria saber o que tem naquele case de violão que estava no taxi e que o Hurley continuou carregando até voltar à ilha.

Guilherme disse...

Acredito que a bomba H explodiu sim e, ao invés de morrerem, Jack e cia vão pular de 1977 pra 2007 e se juntar a Richard e aos outros.

E as coisas sempre aconteceram assim, a bomba sempre foi explodioda por Juliet e Daniel Faraday estava errado, afinal.

E o que aconteceu com a bomba H em 1977 é o mesmo que acontece quando se vira a chava de segunrança que Desmond girou na segunda temporada. Isso poderá ser explicado em algum ponto da próxima temporada. Os produtores falaram que na sexta não haverão mais viagens no tempo. OK. Mas nada impede que mostre ainda o que rolou na ilha com a partida dos lostiers perdidos no tempo. Talvez na visão de Richard, um cara que se mantém vivo em 2007.
Então, logo quando os losties perdidos em 77 sumiram, o agora Marvin Candle desenvolve a estação cisne juntamente com o mala do Radzinsky agora com o intuito de dissipar a energia eletromagnética ao poucos e não causar outras catástrofes com sua liberação em massa... uma delas, já conhecida, quando o "brotha" não apertou os botões e o avião foi puxado pra ilha em 2004....
Será que tô viajando? Não mais que os produtores, rs

Carol disse...

Acho que o motivo pelo qual "Locke" não pode matar Jacob pessoalmente é o mesmo de "Christian" não poder ajudar Locke a se levantar e girar a roda, antes de sair da ilha.

E também acho que isso tem alguma relação com a necessidade de Jacob tocar as pessoas nos flashbacks.

Fellipe disse...

Finalmente alguem que concorda comigo!

Eu entendo a revolta de todos os que odiaram o fato de Jack, Kate e Juliet terem justificado suas decisoes baseados em sentimentos. Afinal, Lost trata de temas tao mais complexos e filosoficos, nao e?
Mas como alguem ai falou, parem pra pensar no ponto de vista dos personagens, e o roteiro e as falas vao fazer mto mais sentido.
Jack virou um pobre miseravel, que alem de se sentir responsavel pela morte de tantos, falhou como lider e perdeu o amor de Kate. O cara quer mudar tudo e acredita piamente que, ao explodir a bomba, assim o fara.
Juliet passou seus ultimos 3 anos ao lado do Sawyer. Ela nao tem nada na vida alem do cara. Qdo percebe que a Kate ainda mexe com o Sawyer, Juliet prefere nao ter que lidar com a dor de perder o cara que ama e ficar abandonada e sozinha em 77.
Ridiculo??? Eu faria o mesmo.
Kate voltou a ilha com o objetivo de trazer a Claire de volta pro Aaron. Como se elas estao 30 anos apart? A fala do Jack foi bem convincente naquele ponto e que outra escolha ela teria alem de torcer pra que o plano do medico desse certo e assim Aaron voltasse pra barriga da mae?

Nao to querendo defender as historinhas de amor que se desenrolam em Lost pq eu tb gosto muito mais dos misterios e das discussoes filosoficas. Mas tratar dessas historias eh inevitavel numa serie que trata de pessoas. Eh por isso que temos o Hurley la tbm, pra dar um break no sci-fi e nos fazer rir.

- Alguem mais ta achando q a Claire morreu qdo o esquadrao do Widmore explodiu a casinha dela e q aquela Claire meio doidona q apareceu em seguida era uma versao morta-viva da loira, assim como esse Locke-doidao de agora?

- Qto a historia do "candidato": sera q finalmente vem a explicacao pra as tais listas de Jacob? De quem eh especial ou nao? Sera q, ao dizer "candidato", Illana se referia a possibilidade do Lapidus ser especial?
E falando nela, pq a Illana tava tda queimada, tadinha?

- As cinzas da cabana estavam de fato protegendo o q estava dentro? De onde tiramos essa conclusao?

- Unica coisa q me chateou. Os produtores esqueceram de inserir uma ceninha com o pessoal da Illana atirando no barco q Juliet, Charlotte, Faraday, Miles e Sawyer remavam na curta passagem q tiveram em 2007.

Pra 2010:

- A nova temporada deve tratar de como a Dharma lidou com o desaparecimento dos viajantes do futuro e "moved-on" depois da luz branca; quem (Jacob, penso eu) e como o menino Ben foi salvo da morte e seu retorno a Dharma; o inicio do 108-min-button-pressing, com Radzinski e Kevin e por ai vai. Portanto, nao acho q acabou pra Dharmaville com essa temporada.

- Temporada q vem comeca com a Juliet abrindo o olho e correndo nua (haha, wouldn't that be hot?) pela floresta em 2007. Blondie can't be dead!

- They're coming! "They" sendo Richard, Illana e cia.

Daniel Alves disse...

Outra dúvida : que tipo de assunto Locke Bizarro e Jacob tinham a resolver antes de Ben matá-lo ?

dmzbot disse...

Lembra que eles acham a Kombi com um kra morto na floresta apoiado na roda ? era o saiyd
tava com macacao de HORACE E era oq o sayd tava usando

Daniel Alves disse...

interessantes notar que a última palavra da série foi um palavrão,
B I T C H, dkoapskdpaks

caiocbc disse...

A ESTATUA NAO PODE SER SOBEK.

Ela tem orelhas, muito diferente de um crocodilo, simbolo de Sobek e figura de sua cabeça.
Minha primeira impressão foi ser uma estatua de Anubis, mas pelo tamanho da boca agora acho meio improvavel, Taweret apesar de deusa da fertilidade, e protetora das embarcações...era também uma figura retratada grávida e de seios muito grandes e com patas leoninas, e analisando bem a imagem, a estatua nao parece gravida de jeito nenhum, os braços sao humanos e as maos também. A questão é que a cabeça e os dois ankhs parecem ser fortes indicios de que seria Taweret, mas seu corpo definitivamente nao representa com fidelidade a Deusa... e se tratando de Lost, acho improvavel terem errado assim, ou o angulo que a imagem está engana muito bem. Acho que nao se trata de Taweret, nem Sobek, nem Anubis como achei a principio...talvez um outro Deus, ou, como disse no post, uma junção entre eles. O que de fato acho que posso afirmar é que a figura que aparece no capitulo 12, Dead is Dead, no "julgamento" do Ben, é Anubis, e o monstro de fumaça parece ter algum tipo de subordinação à ela...ao menos relação. Já sobre a estátua... nada me convenceu.

Fábio Racoski disse...

"Ille qui nos omnes servabit"...

Nas verdade, a tradução seria: "Aquele que vai proteger todos nós".

caiocbc disse...

OUTRA COISA, importante, que me esqueci no comentario anterior.
depois de uma rapida pesquisa no google descobri algo curioso.
Segundo a biblia
Jacob e Rachel tiveram dois filhos, Joseph,o decimo primeiro filho de Jacob, que era o preferido do pai, E, Benjamin...o decimo segundo. Rachel morreu no parto de Benjamin.
Sabendo que o Ben Linus se sentia menosprezado por Jacob e como o Benjamin, pois, como ja foi dito, Joseph era o filho preferido, E, que Rachel morrera no parto, assim como a mãe de Ben... acho que no minimo essa é uma boa alusão.Ao que parece pode ser uma referencia biblica, e é demais pra ser uma coincidencia absurda. Pode nao ser nada, mas é no minimo curioso =) Abraço, acompanho o blog faz muito tempo, mas só agora me senti empolgado para comentar! hahaha...

allan disse...

Excelente post, Dudes!! :)

Mas olha, até concordo que os motivos da Kate e do Jack foram ridiculos, mas não concordo que o da Juliet tenha sido assim também. Quem nunca teve um amor impossivel e, ao perceber que ele era realmente impossivel de se concretizar, desejar nunca ter conhecido essa pessoa para parar de sofrer? Pois é, acho que a Juliet tinha esse sentimento.

James disse...

Dizem que o Faraday tava errado. Eu penso que ele esstava certíssimo, apenas deu uma enganadinha no Jack, pra que ele fizesse o que tinha q ser feito. Eu disse isso anteriormente, ele fala pro Pierre que Miles é seu filho, logo depois Miles pergunta pq ele fez isso. Aí o Faraday responde "PARA ME CERTIFICAR QUE AS COISAS ACONTECEM COMO TEM QUE ACONTECER". Mais tarde, vemos Faraday fazendo a mesma coisa que ele sabia q tinha feito = Falar com Charlotte pequena. Aí pensamos, ah ele só tá desesperado. Não que ele não tivesse, rsrs, mas ele sabia pq tv fazendo de novo aquilo. Aí finalmente ele inventa a historinha que o avião não vai cair se explodirem a bomba, nisso o Jackass fica todo contente e resolve "botar pra fazer". Aí é que vai vir a decepção, ele não vai voltar pra L.A e sim pra 2007, ilha com Locke bizarro, Ben descompensado, Richard etc.

Acredito que o Inimigo de Jacob não pode tocar nas pessoas vivas, apenas influenciá-las. Algo do tipo, só o Bem (Jacob) pode tocar as pessoas e o Mal (Cara da praia) não toca, só influencia.

Por isso, acho que fumaça é uma coisa e Christian - Claire e Locke bizarro é o Cara da prai. A fumaça consegue tocar os vivos, afinal, deu uma estranguladinha no Ben.
Assim como ela está do lado do Inimigo de JAcob. Mas são coisas diferentes.

Bruno disse...

com certeza é o clarão, mas acredito que a bomba de fato tenha explodido, mas somente depois deles terem sido arremeçados para o futuro...

Alexandre disse...

Primeiro, quanto aos motivos de Jack e Juliet, podemos não levar ao pé da letra e deduzir que não se trata só de "questão amorosa", mas se livrar de todo o sofrimento, afinal, se pararmos pra pensar, eles estão em meio a uma loucura total, mudança de tempo,mortes,instabilidade, pressão, tiros, etc. Evitar isso é um grande motivo.

Segundo, imaginar que a questão Jacob/ Locke bizarr como simplesmente "bem x mal" seria empobrecer demais as coisas, afinal, a discussão está numa chave em que duas opções são discutidas, numa relação de complementaridade necessária. Então seria argumento de "Malhação" ter os bonzinhos de um lado e os ruizinhos de outro. Cada um dos grupos se acha na razão, claro, mas no contexto geral, há uma complementariade, tal qual o Ying-yang e o pensamento oriental (E acho que ocidentais também não podem se resumir a Esaú x Jaco como bem/mal, simplista demais. Não necessariamente um lado "sonhador/ideológico" está em oposição com um lado "prático/empírico". Essa questão em cada um dos personagens é que é o interessante. E aposto em critérios não absolutos como "bom ou mal" para definir Jacob e o "locke bizarro". Me decepcionaria se fosse assim.

Luís Fernando disse...

A estátua é da cuca!

tééla disse...

a faca que estava na cabana de jacob era a que ele estava cortando o peixe

SUYANE disse...

Um ponto muito legal que percebi quando assisti e que o Davi comentou por cima foi o do anel do Charlie. Como eu adorava o personagem, fiquei muito triste quando a Claire esqueceu o anel dele no berço e não o deu ao Aaron, como o Charlie havia pedido. Penso que por isso, Aaron ainda terá sua importância explicada e reaparecerá e receberá o anel que foi encontrado por Sun. Viva o roqueiro, um dos personagens que tiveram melhor redenção em LOST!

Alexandre disse...

A Juliet é o que me interessa.

Espero que ela esteja viva <3


Abraços para todos do Dude. \o

Guilherme disse...

Acredito também nisso Felippe e discuto com um amigo sempre sobre isso: a Claire morreu naquela explosão da casinha dela na Dharmaville e foi só assombração depois disso...
E também acho que, em questão do Lappidus, era de ser "especial" ou algo parecido...

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Eu acabei de rever o ep, e pela primeira vez vou mudar de opinião sobre um ep de Lost, eu tinha dito q o ep tinha sido bom, mas na verdade foi muito foda!
Concordo em genero numero e grau q foi ridicula o motivo de jack kate e juliet quererem explodir a bomba fala sério fiquei p da vida..
Bom depois venho aqui e posto de nono agora vou escutar o dudecast =]
Beijus =]

O_o disse...

Agora q jacob perdeu seu poder, eu acho q finalmente widmore pode voltar para a ilha. Acho q jacob não morreu, ele deve ter sido preso. Assim locke fake pode comandar a ilha, sem ninguem para dete-lo. Isso entre aspas, acho q quem vai dete-lo será todas as pessoas q jacob tocou (os principais), eles estão destinados a salva-lo, por isso ele se deixou ser morto por ben.

JÔ Domingos disse...

PRIMEIRO QUERO DIZER Q CONCORDO C O COMENTÁRIO DO Gambito, MAS RECEOSO PELA OBVIEDADE DE A FRASE: "ELES ESTÃO VINDO" SE REFERIR AOS LOSTIES DE 77. COMO OS PRODUTORES COSTUMAM FUGIR DO ÓBVIO, Ñ DUVIDO DE OS CARAS NOS SURPREENDEREM C O DESFECHO DA TAL EXPLOSÃO. TEM UM DETALHE Q É: ELES SÓ VIAJARAM NO TEMPO ENQUANTO A RODA ESTAVA DESALINHADA, COMO ENTÃO VIAJARIAM SÓ C AQUELE CLARÃO DA BOMBA? AGUARDEMOS...

PS: GENTE, FICO CURIOSO: O Q POBRES MORTAIS COMO ILANA,OS OUTROS, E OS LOSTIES PODEM FAZER CONTRA FORÇA APARENTEMENTE TÃO PODEROSA COMO O FALSO JACOB, AGORA Q O VERDADEIRO FOI MORTO?

Vinícius disse...

Davi, você fez um dos melhores posts de comentários sobre um episódio de Lost que já li, notou tudo! Viu o que ficou bom e o que não ficou (graças a Jacob, muito pouco). Muito perspicaz. Só não sei como ningém ainda falou da atuação de Elzabeth Mitchell!!!!!!! Ela foi fenomenal!

MPMurad disse...

Acho que Locke bizarro na verdade é Sylar, tranformado em Locke.

Não entendi a historia do locke aparecer duas vezes.

Aline disse...

É possível sim que Bernard e Rose tenham encontrado a cabana e talvez a tenham habitado, Maninha... talvez o quadro com o cão (Vincent?) tenha sido deixado por eles, e funcione como um indicativo de que eles podem ter encontrado Jacob. Isso ajudaria a explicar porque eles assumem um ar tão onisciente no episódio.

paula disse...

Pessoal, eu tô louca ou na quarta (ou terceira?) temporada, antes do Sayid virar matador do Ben, a Nadia tinha tomado um tiro e morrido na frente dele??? Gente, será que eu tô viajando?

paula disse...

Ah, eu não tô louca!!! Acabei de confirmar na Wikipedia que a Nadia levou um tiro e morreu na quarta temporada!!! Como assim, Bial???

Luna disse...

Demais demais demais!!
A cena da morte da Nadia foi mto chocante!!
Eu chorei litros na cena da Juliet caindo no buraco!!!
E qnd apareceu o Vincent tbm!!! =]

Putz, tô chocada... Fiquei acordada um tempão depois de assistir, como sempre... Agora o duro é a espeeraaa!!!

bjo bjo©

Romulo disse...

dois easter eggs q naum foram comentados...
um eh a faca usada para afiar o tecido e depois para cortar o peixe na cena inicial de jacob.. depois a faca aparece na cabana com a ilana a encontrando cravada na parede.. dando a entender que realmente a cabana era do jacob... e que ele se mudou para akela estatua desenhada no tecido.. agora como ela descobriu que outra pessoa a estaria usando(que seria o nemesis do jacob), eu naum sei..

outra coisa, será que ninguem reparou que a casa contruída por bernard e rose eh a cabana do jacob?? se naum eh, ao menos eh mto parecida...
abraços

Jader Coelho disse...

minhas 2 maiores curiosidades a perguntas que ainda não foram respondidas:
1) Pq os companheiros da Rousseau tentam mata-la?
2) Como e Pq o general americano que libertou Sahid na guerra do Iraque foi parar na ilha (tendo ficado apertando o botão com o Brotha por um tempo?

Alex de Magalhães disse...

Ninguém percebeu os erros de continuidade da última cena do The Incident? O sangue na boca, no queixo e no rosto em geral da Juliet muda de lugar várias vezes. Ok, só percebi isso quando vi o episódio pela segunda vez. Mas agora não consigo ver aquela cena e não notar isso uhauhahua.

helinho disse...

Uma coisa me deixou muito curioso e que não vi ser comentado aqui é o suposto violão que como disse Jacob não era seu, no carro que por fim ficou com o Hugo, creio que o Jacob deixou lá por um proposito importante pois o Hugo o levou para 77 e não desgruda daquilo!
Um grande abraço e parabens pelo trabalho!

J. G. disse...

Não houve explosão...
No game de lost é possível entrar no local e os entulhos de metal continuam lá...
Não me lembro se havia um corpo (de Juiet)...
Mas se ocorreu a mesma coisa que ocorreu com Desmond ela teria sido teletransportada...
De qquer forma...
O Jogo mostra o local onde Juliet caiu daquela mesma forma...
Se ocorrer o contrário isso será uma falha grave da série!!!

Julio disse...

Vamos lá: Vimos no começo do episódio que o"Bad Guy" já estava preso na cabana, mas ao mesmo tempo ele estava na praia conversando com Jacob. Então seu corpo físico estava preso, mas não seu espirito. Dessa forma, ele poderia assumir diversas formas, mas não poderia interagir fisicamente com as coisas, apenas projetar ilusões. Lembram que quando Walt manda bem sair da vala ele não o ajuda a sair? O mostro de fumaça nunca incorporou ninguem, foi sempre o outro. O monstro sempre foi e será o sistema de segurança, o que o outro fazia era manipular as pessoas de modo que o monstro percebesse que elas não "tinham jeito", e assim foi manipulando a todos para se libertar.

Julio disse...

Por algum motivo, ele não pode (ou não queria) matar jacob pessoalmente e usou Ben pra isso. Jacob por outro lado, não reagiu pq, tal qual em Star Wars "Se vc me matar me tornarei mais forte". Jacob não manipulava ninguem, ele confiava nas pessoas e no livre arbitrio e deixou as coisas correrem pq acredita que o bem prevalecerá. Ele disse ao outro que quando este conseguisse fugir ele estaria esperando, e por onisciencia talvez, sabia quando isso aconteceria, então TOCOU as pessoas (do mesmo modo que as pessoas são tocadas por Deus) para que quando ele (Jacob) morresse, essas pessoas fossem atraídas até ele, o toque seria como um elo de ligação e assim, após o clarão da cisne de 77, TODOS os "tocados" serão transportados até ele.

Julio disse...

O amor de Sun e Jin terá um papel importante nesse momento, ela será a âncora que marca em que ponto do tempo eles devem retornar. Lembram que Desmond foi até Penny?
Por isso Sun ficou no presente.
E o pior de tudo, Claire é refém do outro, afinal, foi ele (fingindo ser Christian) que a enrolou e sumiu com ela.

JB disse...

Não concordo com a sua opinião. Tenta ver o passado da Juliet e perceber que:

1. Ela nunca teve sorte em nenhuma relação amorosa. Finalmente encontrou uma relação sólida e um amor verdadeiro no Sawyer. Só que a Kate volta e ela começa a perceber que o coração dele ainda balança e muito pela Kate. Aquela cena com a Rose e o Bernard diz tudo. Quando eles falam em ficar juntos. A Juliet olha para o Sawyer, mas o Sawyer olha p/ Kate. Ali, ela mudou de opinião. Decidiu "apagar" o passado pois ela não queria perder o Sawyer.

2. Juliet já perdeu muitas coisas na vida. Rachel. As mulheres, suas pacientes, que morreram na ilha. Ela se culpa demais por isso. Sofre demais por estar longe da irmã. Consequentemente, é natural que ela não queira perder outra pessoa que ela ama. O Sawyer.

3. Por último, mas não menos importante. O divórcio dos pais. O que ela "aprendeu" desde pequena com a sua mãe. Só pq as pessoas se amam, não significa que eles têm que estar juntos.

Tudo isso mostra que ela estava disposta a se separar do Sawyer, mas sem ter que sofrer por perder ele.

LOST, apesar de ter os seus mistérios e mitologia. Sempre será principalmente uma série sobre pessoas. Os produtores não se cansam de dizer isso. E tem gente que ainda não percebe.

Pare e reflita. LOST é uma série sobre pessoas, antes de tudo.

E espero que a Juliet sobreviva de alguma forma, mesmo não sendo visitada pelo Jacob.

Alagoas disse...

Diferentemente de todos os comments que comento :p, esse eu não li os outros comentários. Só os 2 primeiros.
E por isso escrevo o que vem a seguir:
- Cara... eu não tenho palavras pra expressar o quão agradecido eu sou por ler esse blog. Vocês, "donos" do blog, sintam-se abraçados por mim, em gratidão. Valeu mesmo. Vocês são o máximo! Não sei o que vcs farão ao final da série, mas me avisem porque quero continuar sendo "amigo" de vocês. O trampo de vocês (eu sei pq já tive blog) é exemplar, maravilhoso e eu sei o quanto dá de trabalho, mas é retribuído em prazer. Estarei aqui matando minha sede de Lost nesses angustiantes meses de pausa, com certeza. E quando a série voltar, continuarei por aqui.
- Sinto nesse momento a mesma sensação de quando estava na faculdade (e quem passou por isso sabe o que estou dizendo). A gente fica esperando ansiosamente a hora que isso vai acabar, mas quanto mais vai chegando perto do final, mais vai dando uma sensação de vazio e nos faz perguntar: e depois que acabar? O que vou fazer?

Abraços profundamente agradecidos a afetuosos a vocês. Saibam que Lost tem um enorme fã, mas que por conta disso, vcs tb tem...

Marcelo "Barba" Barbetta disse...

"Eles estão chegando" = Um Jacob resignado pela atitude de Ben mas certo de ter coberto todas as possibilidades aguarda a detonação da bomba. Enquanto Jscob queima na fogueira e antes da sua morte seja ela possivel ou nao a ação dos que ele reuniu (o grupo de Jack no passado) mantem o estado de coisas. Este incidente provocado por Jack e seu grupo nao eh o objetivo do grupo que eh restabelecer o destino do voo para Los Angeles, mas eh o objetivo de Jacob,mantendo a alça temporal que embora mantenha os losties em seu ciclo na ilha, afasta a vitoria de esau/lock fake/man in black, como queiram.Quem esta chegando entao eh o conjunto de variaveis engendradas por Jacob para manter sua entidade/divindade/conceito filosofico como dominante. Eles cumpriram seu papel em salvar a ilha no sentido da visao de Jacob, que eh o que vem fazendo em todos os ciclos. Os olhos sao de Jack e ele acordara dentro do ciclo. Eh isto que faz o incidente, repete-se o ciclo em beneficio da figura/proposito Jacob, crença no progresso espiritual humano.

Felipouskos disse...

Essa história do "Locke falso" foi realmente uma bomba em cima das coisas em que eu acreditava sobre essa questão da reencarnação.

Quando vi aquele episódio em que o Locke aparece revivido e conversando com Ilana, logo pensei que o mesmo tinha acontecido com todos os outros mortos. Por exemplo,

Christian Shephard aparecia na ilha e fora dela com o terno e o tênis branco que Jack o colocara antes do avião cair. Lembrem-se que Jack na 1ª temporada encontrou o caixão do pai vazio, como se alguém tivesse levado o corpo ou o próprio teria revivido.

No ultimo capítulo do Mr. Eko (3ª temporada), nós vimos o Yemi (irmão do Eko) conversando com ele momentos antes de Eko ser morto pela fumaça negra. Nessa cena vimos o Yemi com a roupa do corpo totalmente suja e rasgada e na cena anterior vimos Eko procurando em vão o corpo de Yemi dentro do avião que o trouxe à ilha. Minha opinião nessa hora foi de que ele reviveu e não personificado por alguém.

Mas depois dessa do Locke falso, confesso que fiquei totalmente desnorteado ao que pensar sobre essa questão de reencarnação. Minhas opiniões caíram junto com o vôo 815. rsrsrs

Felipouskos disse...

Eu não fiquei convencido dessa história do Ben dizer pro Locke que ele inventou conversar com alguem na cabana (3ª temp) pra que acreditassem nele. Isso não seria mais um blefe? Nós vimos um vulto sentado na cadeira. Sem contar que ele soltou um "HELP ME" pro Locke e isso é fato. Esse vulto seria o antagonista de Jacob?

Felicia Luisa disse...

Chute 1: O Dmzbot provavelmente tem razão: o esqueleto apoiado na kombi - no epi em que james toma uma cerva com Hurley - é o Saiyd. Se assim for, significa que ele não foi salvo, como Jack prometera. E se ele não foi salvo, é pq a bomba não detonou.

Chute 2: esse é mais intuitivo: Lost vai acabar como começou: um bando de desconhecidos que se encontram em um aeroporto á espera de um voo para Sidney. Pessoas se atraem, trocam olhares - já posso imaginar Juliet, Kate; James e Jack; - aposto que o Monaghan vai ser convidado para uma participação especial só para flertar com a Claire; simpatias e antipatias surgem - tb. dá pra imaginar Hurley, Charlie e Des contracenando, ou Saiyd trocando farpas com Ben - e coisas do tipo. Daí todos embarcam, vemos que o piloto é Frank; a stewardess oferece champagne a Sun e Jin, felicitando-os pelo casamento; Rose e Bernard trocam beijinhos; Jack se senta ao lado exatamente oposto ao de Locke; mas por algum motivo, eles trocam de lugar, etc,etc; o aviao decola, e vemos as cortinas que se fecham enquanto surge a plaquinha com o letreiro de the end...

PS.: acabo de ver pela Lostpedia que o chute 1 é furado: o esqueleto da kombi trajava o unifome com o nome "Roger", e Saiyd usava um com o nome de Horace...

Rodrigo disse...

Achei estranho o Jacob morrer assim tão facilmente.
E quanto ao final, eu escutei um explosão, sim. Tem barulho de explosão mesmo.
Vlw, abraço

BLOG DO GUI disse...

Well..Paixão é ridícula mesmo...Só não é para quem vive, mas é a paixão que move nossas ações mais importantes e fatais. É incomodo assistir...eu tbém me incomodo com a falta de razão alheia...mas é só olhar pro umbigo e ter certeza que sim...já fizemos muitas coisas sem sentido e que delimita a vida.

Continuando no campo das pessoas...O Jin teve que pegar um papel pra ler 5 palavrinhas nos votos?

Muito curiosa pro final!

dudulespaul disse...

Só de curiosidade...

É IMPORTANTE: ASSISTAM MULHOLLAND DRIVE DO DAVID LYNCH (CIDADE DOS SONHOS)...SE NÃO QUISEREM, ASSISTAM PELO MENOS O TRECHO FINAL, QUANDO A PROTAGONISTA CONVERSA COM UM HOMEM ESTRANHO QUE LHE ENTREGA UMA ENIGMÁTICA CHAVE QUE ABRE ALGO QUE NUNCA VAI SE SABER O QUE É... NESSA MESMA CENA SE VE DOIS PERSONAGENS DE LOST. UM É O PHIL, E ESSE HOMEM QUE ENTREGA A CHAVE, É NINGUÉM MENOS QUE O NOSSO JACOB MARK PELLEGRINO. ASSISTAM O FILME VCS VAO VER QUE LOUCURA...ACHO QUE LOST SE INSPIRA EM DAVID LYNCH, COM CERTEZA

James disse...

dude, a chave é um indicativo que o assassinato da morena, foi feito. e quem encomendou foi a personagem da naomi.
Mas acho Lost fichinha perto dos filmes do David rsrs


Acho que Jacob vai usar algum "candidato".

Fernando disse...

Mas DMZbot e Felícia, na verdade, o uniforme do cara da Kombi não dizia "Roger - Workman"? Nesse caso, acho que era o pai do Ben e aquela era a perua em que o Ben matou ele, certo?

E também fiquei puto, assim como a maioria das pessoas aqui, com o motivo do Jack e cia...mas depois de ler o que o Allan falou lá em cima, comecei a pensar...realmente, no caso da Juliet, consigo entender a motivação dela...a vida da mulher foi um sofrimento só...e na hora em que o Bernard fala que o importante é só ficar com quem você ama, ela vai olhar para o Sawyer - que é por quem ela sente isso - mas aí o imbecil vai e olha para a Kate...deu dó de ver os olhos de Juliet encherem de lágrima naquela hora e perceber que o amor dela nunca seria correspondido enquanto a Kate estivesse ali...assim, acho que entendo a Juliet sim...

Mas excelente episódio! Fiquei felizão de ver...

João disse...

Por que tantas perguntas? Tudo já explicado. Tudo o que vier agora será enrolação. Vejam o que ninty_ceo escreveu no forum lostbrasil:

"Crianças do meu Brasil, estou sem fôlego, o season finale foi ÉPICO.

Não vou nem postar prós e contras porque tudo foram prós. A Kate inclusive.

Vai soar estranho o que eu vou dizer, vocês sabem que eu sou um dos caras mais chatos do fórum em relação aos mistérios, mas por mim, a série poderia ter terminado neste season finale que eu já teria todas as respostas.

Tudo ficou claro como água de riacho.

Vejam:

A estátua de quatro dedos é da deusa egípcia da fertilidade [b]Taweret[/b]:

[url=http://img19.imageshack.us/img19/6272/taweret.jpg]Clique aqui para ver a imagem postada[/url]

[b]A estátua de Lost.[/b]

[url=http://img8.imageshack.us/img8/7548/taweret03.jpg]Clique aqui para ver a imagem postada[/url]

[b]Deusa egípcia Taweret.[/b]


Lembram dessa placa? A placa mostra as duas formas de anúbis, o deus da cura e dos mortos.

[url=http://img12.imageshack.us/img12/2648/anubisv.jpg]Clique aqui para ver a imagem postada[/url]

[b]Deus egípcio Anúbis.[/b]



Dito isto, é fácil entender o resto. De acordo com o que foi mostrado no início do season finale, Jacob não se importa com a destruição provocada pelos homens, porque acredita que ela é um estágio intermediário necessário para a perfeição. Já seu companheiro de ilha discorda, acha que os seres humanos são uma falha, só chegam, destroem e conquistam.

Fica evidente neste primeiro diálogo que a dobradinha Jacob versus seu amigo misterioso é a luta do bem contra o mal, de deus contra o diabo, da fé contra a descrença, ou de [b]Taweret (a deusa da fertilidade) contra Anúbis (o deus dos mortos)[/b]. Um é até representado por uma camisa branca e o outro por uma camisa preta. [b]Eles não podem se matar[/b].

[b]Eu acho que o coleguinha de camisa preta, ou Anúbis, é ninguém menos que a fumaça negra: Lostzilla.[/b] E não poderia ser diferente: vocês já repararam que Lostzilla só aparece como pessoas que já morreram, certo? Ele nunca se materializa como uma pessoa viva. [b]Muito provavelmente porque Anúbis tem o poder de se materializar como as pessoas que já pertencem ao seu domínio, a morte[/b].

E Locke com isso? Simples, Lostzilla vasculhou a ilha em busca de alguém que tivesse uma fé cega por Jacob, um dos escolhidos dele. Matando e incorporando este escolhido, ele poderia ter fácil acesso a Jacob, porém ainda não poderia matá-lo. O novo Locke, como todos nós sabemos, é o Lostzilla encarnado. [b]Isso explica porque que "Locke" sabia como chegar ao templo onde o Lostzilla reside (sua própria morada), mas não sabia onde era a morada de Jacob (não sabia que a estátua era um esconderijo)[/b].

E Ben com isso? [b]Ben ACHAVA que trabalhava para Jacob, mas trabalhava para Anúbis. Foi enganado[/b]. E por que Ben sofreu um câncer, enquanto deveria ser curado de qualquer mal? [b]Simples, Anúbis, que também é o deus da cura, não quis curá-lo (em oposição à cura milagrosa de Locke), para poder fazê-lo duvidar em sua fé, sentir ciúmes da proximidade de Locke e Jacob e, com isto, manipulá-lo para matar Jacob.[/b] Ben já não estava mais protegido por seu patrono Jacob, mas não sabia disso. Jacob, na verdade, está aprisionado, escondido, incapaz de agir livremente na ilha. E isso explica a infertilidade das mulheres na ilha. Ben foi enganado, manipulado e induzido a fazer o serviço sujo para Anúbis: matar Locke para poder que ele, Anúbis, pudesse incorporar.

É por isso que o Locke ressucitado sabe tanto sobre tudo [b]e é por isso que ele diz a Richard que oriente o verdadeiro Locke a sair da ilha e morrer, porque assim ele cria um contínuo de tempo em que o verdadeiro Locke SEMPRE acabará morto. Logo, o plano de incorporar e entrar no esconderijo de Jacob nunca falhará[/b]. Por último, Anúbis diz que ele deverá assassinar Jacob. Ou seja, consegue se infiltrar no esconderijo de Jacob e consegue que um dos seus seguidores o assassine. Plano perfeito. Foi por isso que Anúbis encarnou como a filha morta do Ben e mandou ele seguir CEGAMENTE o Locke. Na verdade ele mandava Ben seguir as SUAS ordens cegamente, fossem o que fossem. [b]Era a farsa de Anúbis o tempo inteiro.[/b]

Jacob, prevendo isso, participa de momentos-chave na vida de cada um dos Losties, de modo com que eles caiam na ilha, passem por tudo o que passaram, explodam a bomba, resetem o tempo e, com isso, façam com que o plano de Anúbis falhe toscamente. [b]Por isso Jacob se entrega tão confortavelmente à morte, sem resistir. Quase ao mesmo tempo em que ele morre, os losties, seus protegidos, fazem com que o tempo resete. Jacob está salvo.[/b]

Richard provavelmente é um dos membros do Black Rock, que vimos no começo do episódio. Ilana e seu grupo são seguidores de Jacob. Por isso que Anúbis, encarnado em Locke, diz para Richard: depois precisamos lidar com o resto dos passageiros da Ajira que me trouxeram aqui.

Lostzilla, ou Anúbis, não matou Keamy e os outros soldados do cargueiro simplesmente para manipular Ben. [b]Só para poder chegar no final e dizer: apesar da sua lealdade à ilha, você teve um câncer, viu sua filha ser morta na sua frente e ainda assim foi banido. Tudo isso por uma pessoa que você nunca sequer viu. Por que você não iria querer matar Jacob?[/b]

Christan Sheperd é Lostzilla.

Cara, tudo faz sentido agora. Tem tantos detalhes facilmente explicáveis que eu poderia escrever mais 3 textos como esse. Mas não aguento mais escrever. Obrigado a quem teve a paciência de ler até aqui.

[b]EDIT:[/b] Manjam aquela primeira cena do Jacob, em que ele está tecendo um pano com o desenho do olho de Rá no meio? Então, sabem o finalzinho da cena, quando a câmera dá um close na fogueira? [b]Alguém aí se ligou de que somente nesse finalzinho de cena o FOGO ESTÁ QUEIMANDO AO CONTRÁRIO[/b]?"

Paulo Victor disse...

PODE SER QUE JULIET NÃO CONSEGUIU EXPLODIR A BOMBA, ENTÃO ELA GRITOU ATÉ QUE FOI SALVA. ENTÃO A CONSTRUÇÃO DA CISNE RECOMEÇA, MAS ELES IRÃO USAR A BOMBA NO DISPOSITIVO DO BOTÃO. SE O BOTÃO NÃO FOR APERTADO A BOMBA EXPLODE. FOI ISSO QUE ACONTECEU. ELA EXPLODIU NO FIM DA 2ª TEMPORADA QUANDO DESMOND GIROU A CHAVE, ACIONANDO A BOMBA E ANULANDO A FORÇA ELETROMAGNÉTICA.

Alexandre disse...

Nossa, reescrever a série em posts é complicado, ler então...
O bom de Lost é que possibilita a todo mundo botar em ação a criatividade, pelas grandes lacunas que vai deixando, mas que se espera os autores consigam botar ordem.

AGORA, PAREM DE TRATAR A COISA COMO BEM X MAL, DEUS X DIABO, ISSO É SIMPLISTA DEMAIS, MUITO "MALHAÇÃO".

Gabriel Anderson disse...

- Também acho que o pessoal vai voltar para o "presente"

- Tenho quase ctz que o "novo Locke" é o outro carinha que ficava com Jacob, assim como filha de Ben, Charlie, Walt....

- Prefiro pensar no, o que é o monstro? E não! Não acho q seja o "Dark Jacob", mas talvez seja quem o comanda...

"Por que Jacob não tentou reagir de alguma forma contra Ben e "Locke". Ele parecia já esperar por isso." Pois eh.... Acho que Jacob queria morrer

- Ainda espero para ver "a ilha de cima" como dizem os produtores.

- "Jacob nunca o ignorou, pelo contrário, creio que tenha sido o próprio que o salvou da morte quando pequeno ao tomar um tiro." tbm acho que Jacob gostava de Ben, ele até meio que chora no final

Piadas disse...

Nossa esse ninty_ceo é bom mesmo em descobrir coisas hein , concordo com ele :D

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Eu acho q o Canditado a ser jacob, isso se esse tal canditado for p isso mesmo, deve ser jack, antes achava q era p ser lider, mas depois de ler comentários cheguei a essa conclusão,ou tb pode ser Locke morto, enfim. e quando o Jacob diz eles estão chegando eu achoq ele fala de Jack e cia.
Agora eu tava me lembrando do ep quando Locke conversa com o Walt e ele fala q sonhou com o Locke e q umas pessoas de terno preto estavam tentando mata-lo na praia, tipo foi um aviso q o Ben de terno preto iria matar ele. mas o Loce não pescou, bom mas talvez se o Ben não matsse ele, ele iria ser matar mesmo né.
Eu fiquei confusa o Cristian tb era é o antogonista de Jacob, essa parte me deixou um pouco confusa =|
beijus

Hellen disse...

Pesquisando no google sobre o olho de Horus (que esta na tapeçaria de Jacob), descobri sobre o "dono"do olho, o Horus: a estatua onde está Jacob (que disse que estaria la quando o cara ainda sem nome disse que ia voltar para mata-lo) é de Horus (deus dos ceus) e nao de Sobek (ou Seth, Set ou Ré = deus da violencia ou desordem), e ambos são arquinimigos. Sobek arranca o olho de Horus, mas esta vence a batalha pela regencia do Egito, sendo o "rei dos vivos". Na batalha, Sobek arranca o olho esquerdo de Horus (que depois o substitui por um amuleto) - olho direito e esquerdo tem significados diferentes!
Vejam mais detalhes na wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Horus
Os egipicios acreditam na vida apos a morte. Concordo que o anti-Jacob incorpore a forma fisica dos mortos.
E a estatua esta destruida - ataques do anti-Jacob influenciando os visitantes?
Acho que Jacob diz que "eles estao chegando"se referindo aos descendentes do black rock: Charles Widimore, e ate Eloise (ex lider dos outros...).
Notaram o figurino de Jacob e seu anti: semelhante ao de Guerra nas estrelas (guerreiros jedi), Matrix revlutions (em Zion)...
Bom, linda e genial a saga de Lost, adoro essas referencias, aguardar a proxima temporada e nos deliciar com as inumeras possibilidades!

Pedro Barbosa disse...

Me corrijam se estiver errado. Mas Quando Javk, Julliet e Sawyer saem do submarino eles encontram Bernard, Rose e Vincent certo?
Eles estavam no ¨presente¨ e porque a Swan estava ainda em construcao no ¨presente¨ ?

Se o casal sofreu as mudancas de tempo e eu nao percebi me desculpem.

Galdir Reges disse...

Hellen, a estatua na parece com o Horus. Horus é um deus com cabeça de ave. Pela pesquisa que ja fizeram a estatua nao deve ser de nenhum deus especificamente, mas talvez a combinacao de dois, a cabeca seria de Taweret, ou talvez um deus inventado para a trama.

Ela e sua janela disse...

Muito bom seus comentários sobre o final dessa temp. Só discordo de vc em um ponto: não acho que a história do Locke precise necessariamente continuar. Esse final de temporada reuniu as últimas peças que faltavam para mostrar que o Locke, surpreendentemente, não era especial como se supunha. O Alpert só continuou acreditando que ele tinha algo de especial pq um cara que veio do futuro (Jack) e supostamente sabia de coisas disse que ele não deveria desistir do Locke. E o Jack só disse isso pq entrou nua história de fé e destino que o Locke propagava. E umas das coisas que faziam o Locke pensar daquela forma era a fé que muitos, entre eles, Richard depositavam nele. E Richard só tinha fé no Locke pq Jack falou. Isso é: um ciclo, um looping temporal, como no caso da bússola.
No final, Locke não era mesmo especial as últimas palavras dele antes de tentar se enforcar foram uma constatação disso. E digo mais: quem sabe não foram as próprias fraquezas espirituais de Locke que permitiram que o opositor de Jacob tomasse seu corpo? Pq essa "porta" não pôde ser aberta pelo Cristian ou por cadáveres de outras pessoas?

Fina Endor disse...

Parabéns, Davi! Vc nos ajuda a compreender muito melhor Lost evidenciando os detalhes de cada episódio.
Belo trabalho o seu. Só não entendo como ainda não te pagam por ele. Gente tacanha essa das distribuidoras e emissoras brasileiras...

Galdir Reges disse...

Locke é ou era um cara especial. Ele foi o cordeiro do sacrificio, o cara que mesmo depois de sofrer tudo ainda morreria para cumprir sua missão.

maninha disse...

Vcs perceberam que após Ben esfaquear jacob ele tocou no mesmo? Ele tocou em Ben e disse: eles estao chegando??? Acho q Ben também foi marcado...ele foi a ultima pessoa a ser tocada por Ben...e ele fez questao de fazer isso..

Júlio disse...

Alguém reparou que a cena posterior a morte de Jacob é a cena que Jack acorda após ter levada uma forte pancada? Estou comentando isso porque eu acredito que Jacob tenha se "transferido" para o corpo de Jack. Será que nesta 6° temporada teremos o confronto de Jacob (encarnado no corpo Jack) contra o bizarro Locke? seria interresante pois retrataria um Jack que possui fé no homem contra um Locke extremamente pragmatico, exatamente o oposto do que ocorreu na 1° temporada. DUDE, I AM LOST!

Julie disse...

como o Richard Alpert iria acreditar no Lock sem consultar Jacob? Jacob deveria falar a Alpert sobre o novo lider, não? Alguém? Alguma teoria?

lorenn disse...

Eu acho que Ilana e o Bram são Eloise e Widmore que acharam sua forma de voltar a ilha para ajudar conforme solicitado pelo Jacob quando visita Ilana no hospital.

lorenn disse...

Interessante notar que Lost segue a linha de batalha do bem X mal que pode ser contada de várias formas..
Me lembra muito final fantasy.

eclipse disse...

Davi...Sobre as cinzas ao redor da casa do Jacob...
vc ja assistiu o filme "a chave mestra"?
onde pessoas Velhas tomam o corpo de outras jovez,para enganar a morte...
e eles usam cinzas semelhantes as que a gente viu na serie,e quem estiver em um corpo que não lhe pertence,não pode passar daquelas cinzas,como seu inimigo que usava o corpo de locke........
acho que pode ser para se protejer do seu inimigo,que logo induziu Ben a mata-lo...posso ser mané e tar viajando,mas tem essa possibilidade..
o que voce acha?
Forte Abraço

Hellen disse...

Galdir, tem razao... a cabeça parece de cachorro, jacare... pode ser Seth, mas carrega a cruz da transcedencia do Horus...deve ser um misto de divindades...

ana paula disse...

Não concordo com o que disseram dos motivos do Jack/Kate/Juliet terem sido ridículos.

- Jack sempre disse que o motivo que queria explodir a bomba era que se o avião não caísse, seriam salvas as vidas de várias pessoas (milhares até). Ele SÓ diz que é pq perdeu a Kate qdo o Sawyer fala sobre 'um homem querer alguma coisa para si'! Ora, juntaram-se os dois motivos, assim como Jack sempre apresentou ser o herói e o homem perseguido pelo fantasma do pai e cheio de conflitos internos. Enquanto o herói busca salvar todos os que morreram se o plano der certo, o homem (que perdeu tudo que mais ama e que seria a Kate), consegue um jeito de mudar isso e talvez, ter uma nova chance de começar de novo: 'if it's meant to be, it's meant to be'! E mais, quem na situação do Jack não pensaria em si tb, nos seus sentimentos, na sua vida (amorosa ou não)? Duvido que alguém que está prestes a fazer o que ele vai fazer (explodir uma bomba H), não pensaria na pessoa amada! Isso definitivamente NÃO É SER RIDÍCULO!

- Juliet sempre apareceu como a 'substituta' pros outros. Até em relação a irmã, ela se sacrificou pra que a irmã tivesse o filho e fosse feliz. Nos últimos tempos, vimos a Juliet com uma vida própria, dona de casa, com seu 'marido', sendo dona do seu nariz. E o que acontece? Volta a Kate e o Sawyer revive alguns dos sentimentos antigos. Pra quem já sofreu como a Juliet, isso é mais do que motivo pra tentar, se possível, evitar maiores sofrimentos.

- Kate, voltou pra ilha pra achar a Claire. Mas a Claire não estava lá, em 1977! Qdo ela diz pro Jack que não queria que ele perguntasse do menino pq estava brava com ele por fazê-la voltar pra ilha, acho que ela mostrou que não queria estar ali em primeiro lugar, quanto mais anos no passado!!! Então, voltamos e apagamos tudo! E tb, ninguém pode negar que ela realmente AMA o Jack. Desde a cena na tenda da Eloise em FTL que ela se mostra super magoada com o fato do Jack querer apagar a história deles para evitar o sofrimento. Isso é reação de quem ama e não quer perder! Por isso ela foi contra a princípio! Mas não resistiu por mto tempo, foi só ela e o Jack conversarem sobre o dia que se conheceram, qdo ela cuidou dele e foi só ele falar no Aaron e na Clarie que a Kate não conseguiu dizer não! Isso tb NÃO É RIDÍCULO!

Lost é antes de mais nada, uma série sobre pessoas e suas motivações, seus comportamentos e sentimentos! NADA, absolutamente NADA aconteceria sem isso! Nao existiria ficção e nem ilha sem os personagens e suas histórias e relações!

Kadú disse...

É muito engraçado ver como algumas cenas despertam emoções diferentes em cada um. Respeito e muito a opinião do David mas, ao mesmo tempo, discordo completamente dela. Dizer que as motivações de Jack, Kate e Juliet para detonar a bomba eram ridículas me deixou um pouco incomodado. Confesso que achei este um ponto forte do episódio. Quem nunca pensou em tentar apagar algo do passado pra sanar alguma dor, mas ao mesmo tempo se deu conta de que se isso realmente acontecesse as consequencias poderiam ser ainda mais dolorosas?

Analisamos as situações de acordo com a verdade que construímos (sim, pq cada um tem a sua) com nossas experiências de vida. Isso explica as diferentes opiniões.

LOST acabou de maneira impecável e ainda nos deu a chance de questionarmos muita coisa da vida real.

Valeu pelo excelente post de easter eggs, como sempre.

Alexandre disse...

Tem uma coisa que me incomoda há muito tempo. Em um episódio antigo caiu de para-quedas na ilha um carregamento de mantimentos da dharma, na época da escotilha.

Quem mandou aquele carregamento?

Andre disse...

Concordo com ana paula

as dimensões em LOST de ciencia, questões de viagens no tempo, fantasias, como monstros de fumaça, questões metafisicas como o adento de questões sobre divindades e tal, é para debater uma simples trama sobre pessoas, seres humanos...

se as pessoas revissem o dialogo entre JACOB e sua força ANTAGONICA, veriam que LOST esta descambando para o seu grande tema: OS SERES HUMANOS.

JACOB insiste que sua força antagonica esta errada: sobre o que e porque?

ora, sobre os homens e sua faceta corrupta e destruidora. o lado negro acredita que eles nunca tem saida, que sempre serão assim. JACOB acredita o contrario, que sempre existe a capacidade deles se redimirem.

é por isso que ele diz: um dia isso tem que acabar, o resto que ocorre antes é apenas progresso...

este dialogo é a pedra fundamental de toda a serie, se voce interpreta-lo muito bem, verá que toda a dimensão sci-fi da serie gira em torno dos homens e seus anseios, medos e sentimentos...

portanto, é sempre importante percebermos as questões amorosas entre os losties, o que um senter pelo outro, porque é isso que no final verdadeiramente importará na serie...

tenho dito!!!

Ela e sua janela disse...

Julie
Se Alpert pudesse mesmo apenas consultar Jacob para saber se Locke era ou não especial, ele não precisaria ter saído 3 vezes da ilha para tentar descobrir algo de especial no seu "suposto" futuro líder.

Paulo disse...

O anel do Charlie, será que a Sun vai entregar pro Aaron?

falando nisso, como fica Aaron, Walt e Jyjeon na serie???

Paulo disse...

O anel do Charlie, será que a Sun vai entregar pro Aaron?

falando nisso, como fica Aaron, Walt e Jyjeon na serie???

Marcel Maineri disse...

pra mim ficou quase claro que o 'locke bizarro reencarnado' é o personagem sem nome que aparece ao lado de jacob no inicio do episódio, não acham? no inicio do episódio ele disse que queria muito matar jacob, e foi o que ele conseguiu realizar no final do episódio, através do ben. E uma coisa que me veio a cabeça, olha que loucura seria se o jacob se reencarnasse no verdadeiro locke, o morto. seria uma briga do locke bom contra o ruim, com o fim parecido com o que tu disse, com locke assumindo o lugar do jacob.

viagem a parte, outra pergunta: e o pai do jack? então ele ta mesmo morto e existe um segundo na ilha, seria ele o rival do jacob que influenciou locke a sair da ilha, morrer, para assim poder assumir seu corpo?

vai saber né.. abraços!

Martins disse...

Lost chegou ao final da temporada revelando um pouco do que na verdade existe naquela ilha. Uma briga milenar. Inacreditável e ao mesmo tempo genial. Tive que rever o episódio pra poder sacar um monte de coisas.

- Afinal, Locke está realmente morto. Falta saber o nome do oponente de Jacob que se fez passar pelo Locke. Tem tudo a ver com a eterna história do bem e do mal, Luz e Escuridão... falta saber quem é quem. Apesar de vermos Jacob de branco e o outro de preto, do jeito que os Outros, comandados por Jacob matam sem piedade e fazem lavagens cerebrais e entre outras coisas... sei não...

- Dá pra sacar que o Christian Sheppard (pai de Jack) na verdade era o oponente de Jacob. O que será que aconteceu com a Claire?

- Finalmente vimos o Ben sendo manipulado.

- Jacob se deixou matar? Foi muito fácil, não acharam?

- Explicação ridícula que eles deram pro Bernard e Rose. E o resto dos Losties? Morreu todo mundo?

- Mais ridiculo foi aquele lero-lero amoroso entre Juliet, Sawyer, Kate e Jack

- Illana conhece muito bem a ilha e obviamente é discipula de Jacob, aliás nunca me passou pela cabeça que o Jacob estava por trás dela. Mais uma vez a história "We are the good guys!"

- Lapidus pode ser um bom candidato a que? A ser usado pelo Jacob num novo corpo?

- O que aconteceu com a estatua? Por que o falso Locke parecia não conhece-la? Fingimento?

- Jacob "morreu" dizendo: "Eles estão voltando", e o falso Locke parece ter entendido perfeitamente o que ele disse. Bom, quem são eles? Os Losties de 77? Ou o pessoal que veio com a Illana?

- Todos foram tocados por Jacob, menos a Juliet. E por isso pra mim a blondie morreu. E não vai fazer falta. Só não entendi por que o Jacob precisava tocar neles e como ele sabia que futuramente eles iriam para a ilha?

- Po todos os capitulos poderiam ter 1:30 de duração né? :-)

Enfim... esperar até 2010!!!!!!!!!

Sabrina disse...

Meu chute para como a 6ª temporada iniciará:

O clarão que vemos não é a explosão da bomba e sim um salto no tempo, levando Jack e cia para 2007, de encontro a "Locke" e cia. Daí pra frente virá a tal guerra já mencionada diversas vezes.

Na minha visão, é impossível eles terem mudado o futuro, e não estou falando de possibilidades da física e etc, mas sim de viabilidade por parte dos produtores e roteiristas.

Se Jack mudasse o futuro e o 815 nunca ter caído na ilha, teriam que trazer todos os personagens mortos da série: Ana Lucia, Libby, Charlie, Boone, Shanon, Michael e etc. Que estes personagens façam participações especiais é uma coisa, agora imagina trazer todos de volta para uma temporada inteira? Imagina fortuna que os atores pediriam?!

Uma segunda razão é que se mudarem o futuro, nunca haverá continuação para os eventos ocorridos com "Locke", Jacob e etc. Imagina a revolta dos fãs se ficarem sem resposta/resolução para todos os mistérios da série simplesmente pq nada daquilo aconteceu? Mesmo que tivessem uma história muito boa para os próximos 17 capítulos, seria frustração geral dos atuais fãs.

Concordo com o Davi, tem que haver uma conclusão melhor para o verdadeiro Locke. Ter sido assassinado pelo Ben após se dedicar tanto à ilha não é um final digno do personagem.

Já é um fato aceito pela maioria dos fãs que o falso Locke é o carinha conversando com Jacob no início do episódio. Eu tb ahco isso, mas se assistirmos a 5ª temporada de novo, vamos ver muitas incroguências sobre isso [e que não me surpreenderá se os roteiristas simplesmente ignorarem]. A mais forte pra mim é como pode haver 2 corpos do Locke?

O corpo do Christian sumiu do caixão, então posso aceitar que tenha sido incorporado pela alma do carinha. Mas o falso Locke não foi incorporado.

Por que o falso Locke não matou ele mesmo o Jacob? Por que teve que esperar o Locke morrer? Por que não começou a agir quando incorporou no Christian?

Pelo que entendi Jacob mora embaixo da estátua desde antes do Black Rock chegar à ilha. Por que Illana foi primeiro à cabana? Se Jacob deu instruções detalhadas do que devia fazer, teria dito pra levar o corpo do Locke direto pra estátua. E pra mim parece óbvio que Illana e Bram já estiveram na ilha, já que sequer titubearam tanto pra chegar na cabana como pra entender o recado do Jacob, e também chegar à estátua.

Eu tô achando até bom [mentira, rs] a espera de 9 meses, vou assistir a série desde o começo e realmente anotar todas as dúvidas que ainda tenho.

O episódio final foi ótimo, mas continuo preferindo o fim da 3ª temporada!! "We have to go back" é difícil de superar!!

Depois volto com mais questionamentos.

Depois volto com mais questionamentos.

Emmanuelle Maia disse...

Sobre o lostzila,acredito q de alguma maneira ele estivesse preso na cabana e não o Jacob,e que todas as vezes q o pai do Jack apareceu na ilha ou fora na verdade foi o próprio "lostzila",bem o que tinha ficado sem saber era o que teria soltado ele da cabana,afastando aquela poeira,e o que lembrei foi que o Christian levou a Claire para a cabana,ela poderia muito bem ter soltado ele,achando ser seu pai se ele o mandasse,e talvez aquela aparência q vimos antes por segundos de um velho lá dentro seja dele próprio q talvez envelheça ao contrário do Jacob ou Alpert,ele queria alguém q o tirasse dali,e pensou q falando com o Locke que era mais fácil de ser influenciado podesse funcionar.
E acredito que mtas aparições fora da ilha foram ele tbm,é só lembrar q o Hurley via a Libby e o Michael tbm a viu antes de se convencer a voltar,talvez ele só quisesse provar que as pessoas sempre se deixariam se corromper e que isso nunca iria mudar,pq ele convenceu o Ben a matar o Jacob,mostrando que as pessoas são influenciadas,pq se ele quisesse já teria matado Jacob antes,pq foi ele que empurrou Jacob na fogueira,talvez mostrar o que as pessoas são capazes fosse um tipo de prova de que não se pode confiar nelas.
Acredito tbm,que se o grupo da Ilana fosse quem ele tivesse esperando,ela achou que conseguiria chegar no Jacob antes que o próprio fake Locke,tanto que levou seu corpo,e ela já deveria ter achado o corpo antes mesmo de perguntar para o Locke como ele apareceu ali,ela queria comprovar se era ele mesmo antes de ir falar com o Jacob.

Emmanuelle Maia disse...

Só para completar o que disse antes,quando o Locke vai até a cabana e ver o "pai do Jack"que deveria ser o "lotzila" o mesmo se diz estar falando pelo Jacob,se alguém fosse falar pelo Jacob acredito q seria o Alpert e não ele,bem ele diz ao Locke que as pessoas que pretendem fazer mal estão a caminho da ilha,seria um aviso do "lostzila" sobre o grupo da Ilana,e como eles poderiam alterar o que deveria acontecer no futuro?se fosse isso e tudo acontecesse como Jacob acreditava,seria uma prova que ele estaria errado,e ele naquele momento queria utilizar esta informação para convencer o Locke a fazer algo contra isso,tanto que ele falou ao Alpert sobre fazer um "acordo"com o pessoal da Ajira,ele já devia estar planejando algo contra o grupo,mas o Locke estava mais preocupado em salvar a ilha,e não em algum grupo vindo...

Emmanuelle Maia disse...

Mas um fato interessante q lembrei,foi que nós achávamos que a cabana foi construida pelo Horace para ficar com sua esposa,mas o Horace temia os hostis,então pq contruiria uma cabana na floresta com o perigo de ser atacada por Alpert e cia?fora o fato que como a cabana aparentava ser tão antiga se ela teria sido contruida na época vila Dharma,e a vila estava intacta?sem contar que ela aparecia em lugares diferentes e até o Hurley tinha medo de ir nela?,Bem aí lembrei q decobrimos isso pq o Locke viu o Horace e ele o disse isso,então poderia não ser o Horace e sim o "lostzila" ele estava sempre falando de alguma maneira com o Locke,tentando influenciarse ele podesse se passar por outras pessoa...

Galdir Reges disse...

osiris foi morto por seth... numa conspiracao de seth mais 72 testemunhas (sao 72 o numero de sobreviventes no voo original)

Galdir Reges disse...

Concordo com a Sabrina. Além dos argumentos dela, de acordo com Faraday, os viajantes do tempo não podem mudar o passado, o passado é constante para eles, mas existe livre arbítrio. Faraday achou q eles podiam usar o livre arbitrio deles no passado deles, mas acho q ele morreu sem acertar essa. Nesse caso quem pode mudar o passado é que vive ele como presente, ou seja, uma tomada de decisão diferente do radsinski e a Cisne não é feita, só que radsinski é um pé no saco mesmo. Se pensarmos que a ação dos viajantes do tempo na linha temporal foi drástica e eles acabariam mudando seu proprio passado, entao tava na hora do tempo se rearranjar para evitar a intervencao, jogando todos os viajantes para seu momento de origem. TanTaaaaaaaaaaaam.

f.s disse...

Elizabeth Mitchell estava maravilhosa nesse último episódio. Quem deveria ter caído no buraco era a Kate (a atuação da Evangeline Lily só piora, e olha que ela era até legal no começo da série!)

Estou muito curiosa para saber:

(1) Lapidus será "candidato" a quê?
(2) quem ressuscita Ben e como ele volta pra vila Dharma (meu palpite: Jacob!)?
(3) o que tem no case de violão que o Jacob “esquece” com Hurley no táxi?
(5) se as aparições de Christian eram uma manifestação do antagonista de Jacob, por que o corpo do Christian verdadeiro não foi encontrado no caixão?
(6) por que Sun não foi para 1977, permanecendo no futuro com Ben e o Locke bizarro? Só pra dar um toque romântico à série? Só pra ela dar porrada no Bem? Ou tem alguma razão mais especial?
(7) por que Ilana estava toda enfaixada quando se encontrou com Jacob (meu palpite: ela havia voltado da ilha e sofrido algum acidente em decorrência disso)?
(8) por que rolou aquele flashback da Juliet? Só pra justificar a decisão dela de tentar mudar o futuro e nunca conhecer Sawyer? Se for isso, era descartável.
(9) quem está chegando?
(10) Jacob morre assim tão fácil?

Sabrina disse...

Nem comecei a assitir os episódios novamente e já tenho uma dúvida.

Se o o Christian também foi "incorporado" pelo inimigo do Jacob, por que no mobisódio o Christian fala pro Vincent que o Jack tem muito trabalho a fazer?

carla disse...

Gente, desculpa intrometer, sou nova por aqui, mas queria fazer um comentério: vocês perceberam que o primeiro lugar para onde a Ilana foi para mostrar o Locke morto foi a cabana? E que, só depois que ela não encontrou a pessoa lá, ela foi para a estátua, através do sinal deixado pela pessoa que escapou? Então, eles estariam procurando quem estava na cabana. Esse, então, seria o Jacob, não? Já que ela foi enviada por ele? Isso eu achei meio confuso. Apesar disso, acho que o Ben seguia as ordens da pessoa da cabana enganado e que o Widmore estava do outro lado. Enfim, mas ninguém tira da minha cabeça que o Jacob é o lado mau...

rrrppcc disse...

Esse blog é mto bom! nada como esclarecer duvidas aqui! Eu tenho uma teoria que pode ser viagem, mas não custa explicar aqui! Quando locke vai com ben, para a suposta cabana do jacob, acho q quem na verdade se encontra la eh o espirito do pool (o cara de preto do começo que aparece ao lado do jacob) pois ilana quando chega na cabana logo diz "jacob ja não esta aqui a muito tempo, ela deve ter sido ocupada por outra pessoa" acho que por isso que ela manda queimar a cabana, pois supoe que quem tava lá é o inimigo do jacob.

AnaBueno disse...

Sem dúvidas, episódio crucial para entendermos muitas coisas. Finalmente pudemos ver com mais clareza a estátua egípcia, e Jacob aparece não só para nós pela primeira vez, mas para Ben também.
Algo que me deixou confusa: o possivel 'irmão' de Jacob é capaz então, de se 'transformar' em outra pessoa? Bom, acho que essa resposta teremos na próxima temporada. E Jacob...será que morreu assim, tão facilmente?
Agora, falando sobre as decisões tomadas de Jack, Juliet e Kate...ingenuidade talvez... Os três, ao pensarem na gravidade do problema, levaram em consideração o amor que sentiam, fosse por Kate, Jack ou Juliet..então, para resolver os problemas amorosos desses tudo bem alterar a vida de todos os outros que já estiveram na ilha? Foi o que pareceu. Mas aí a decisão foi deles.
Ai, já estou me mordendo aguardando ansiosamente a sexta e ultima temporada de LOST...feliz e triste, porque irá acabar =/ Mas será a mais surpreendente e emocionante, e disso eu não tenho dúvidas!

rrrppcc disse...

Outra coisa; aquele navio nao pode ser o black rock, só se aquela sena do jacob e o pool for no mesmo tempo em que a dharma ja tinha sido exterminada da ilha, por quando o ben rouba alex, ele ja esta adulto, então não eh em 1977 quando ele ainda eh um garoto e se recupera do tiro. Suponho que a cena do jacob e do pool tenha sido bem no passado!

Marco Aurélio disse...

"O ponto fraco (ou deveria dizer fraquíssimo?) do episódio: as motivações de Jack, Juliet e Kate para seguirem com o plano de detornar a bomba de hidrogênio. Resumidamente Jack e Juliet queriam alcançar a ideia de uma realidade diferente para apagar dores de amores. Jack queria ter outra chance com Kate, mas em outra situação enquanto Juliet queria apagar Sawyer de sua memória para que um dia não tivesse que encarar a decepção de um abandono. Veredicto? R i d í c u l o. Pior que eles só mesmo a Kate que em questão de segundos mudou de opinião e ignorou o objetivo que tinha ao voltar à ilha: encontrar a mãe de Aaron."

Dave, definitivamente não concordo com você.
1°)Não acha que foi exagerado seu ao chamar algo que veio de LOST de "R I D I C U L O", creio que tal coisa não exista.
2°)Já pensou que a intenção de kate poderia ser voltar a ilha, por isso precisou convercer sawyer a ajuda-la? E por isso ela não relutou em ficar do lado de Jack assim que chegou?
3°)Nunca amou (realmente amou!) alguêm, e esteve a ponto de perdo-la(o)? Não sei você, mas tenho certeza que muitas pessoas evitariam essa dor se pudessem, mesmo que pra isso tivesem que mudar o passado.

Ikke disse...

Um detalhe em relação ao encontro de JACOB com JACK... Acredito que Jacob tenha algum tipo de poder de cura assim como fez locke sobreviver a queda do prédio... pois tudo indica que logo depois q ele dá o chocolate para o Jack rola aquela cena de Jack dizer pra "futura esposa" que ela ficaria sem os movimentos do corpo, e ela meche o dedão do pé!

Caroline disse...

Jacob curou Ilana! Jacob deve ter um poder de convencer as pessoas e até mesmo curá-las quando as toca. Pergunta: O Locke bizarro é o o cara que estava com Jacob no início do episódio? Não entendi bem. A Alex bizarra também seria ele então? Porque ela mandou Ben seguir os passos do Locke bizarro e isso aconteceu exatamente quando o Locke bizarro saiu de cena!

Jacob, encontre Juliet e Sayid!

Angelica disse...

Tenho dúvidas quanto a Jacob ter sido o responsável pela morte de Nádya ou o responsável por salvar Sayid.
Note que se Sayid tivesse atravessado a rua com ela, eles caminhariam direto para o outro lado, mas Jacob fez Sayid parar, fazendo com que Nádya também parasse para mostrar o óculos e ser atropelada.

Jorge disse...

"Eles estão chegando": Acho que Jacob e o outro "Sem Nome" pertencem a alguma civilização que veio a este mundo e contribuiram com a "evolução" da humanidade. Jacob justifica na primeira cena que, apesar dos humanos tomarem tantas decisões erradas, eles continuam evoluindo... Os que "estão chegando" podem ser os semelhantes de Jacob que estão retornando novamente. É viagem eu sei, mas tenho essa teoria.

Daniel disse...

rrrppcc,

O que tem a ver o Black Rock com a Alex? Você está confundindo os barcos... O Black Rock é aquele navio que tem no meio da Ilha e de onde tiraram os explosivos para abrir a escotilha. Esta cena deve ser por volta de 1600.

Marco Aurélio,

Só porque foi no Lost não pode ser ridículo? hehehehehe Eu concordo que foi ridículo hehehehe Principalmente pela Juliet. O Jack e a Kate estão pior do que nunca nesta temporada e por mim a Kate já passou da hora de morrer... mas a Juliet foi osso...

Abraço
Daniel

Edilson Pantoja disse...

As cenas de Jacob na tecelagem fazem referência à concepção grega do destino, personificado nas figuras das três irmãs fiandeiras, em que uma tece os fios, a outra os mede e a terceira os corta. Elas se chamam "A Parcas" e também "Filhas da Noite". As cenas têm inteira relação com o episódio, em que a antinomia "Destino x Escolha" é tematizado. Jacob como quem tece os fios é clara referência ao fato de que ele conduz toda a trama da Ilha.
Sobre as Parcas ou Moiras, ver, p. ex. aqui: http://kevinsorbo.forumotion.com/hercules-the-legendary-journeys-f4/mitologia-grega-the-fates-as-moiras-ou-as-parcas-t203.htm

Sem Juizo disse...

e pq as crianças não nascem na ilha??????

Sem Juizo disse...

esse 'eles estão chegando' deve ser o povo que ta no passado!!! e o clarão deve ser a ilha se movendo !!
algo assim o.O

Equipe ToonSeries disse...

Não li todos os comentários, até mesmo porque são muitos, não sei se alguém já comentou isso.

Estou louco ou na cena do final quando "Locke" entra com Ben pra falar com Jacob, este o chama de PAUL, confere??

Ricardo Braga
Equipe ToonSeries

Dani Bittencourt disse...

Como todo mundo, também fiquei encucada com várias questões sobre o espisódio final. Mas tem uma coisa que não me sai da cabeça: não foi sugerido nada em relação à purgação da Dharma, não é? Quando Ben mata seu pai e os dharmas... Onde/como fica isso dentro do contexto, agora? Alguém?

No mais, estou satisfeita com algumas coisas e decepcionada com outras.

E parabéns ao pessoal do blog! Vocês têm sido incríveis.

leognomo disse...

Episódio muito bom, apenas gostaria de exaltar a trilha sonora, nesse episódio final esteve impecável como sempre! Deu o tom que o final da temporada precisava.

Lars disse...

Não sei se alguém já escreveu isso, que não li todos os comentários ainda. Mas uma vez que os produtores e roteiristas da série não querem nenhum paradoxo temporal, não é de se concluir que nada irá mudar no passado? Que o chinês paranormal estava certo, e a bomba realmente deveria ser explodida pra tudo acontecer? Se por um acaso o avião deixar de cair, isso fará com que ninguém volte pro passado pra evitar que o avião caia. Portanto ocorre o paradoxo temporal e o avião vai cair de qualquer forma, uma vez que não haverá ninguem que saiba lá em 1977 que muita coisa poderia ser evitada se não cutucassem a tal energia.

Daí depois da tal missão que cumpriram, eles automaticamente voltariam pro nosso tempo, e a Juliet e o Sayid poderiam ser salvos pela mesma força que salvou o jovem Ben de morrer com o tiro, e essa providência pode ser tomada no presente mesmo, uma vez que o lugar onde a Juliet ficou presa la em 1977, hoje em dia é uma grande cratera, graças àquela explosão no fim da segunda temporada, dai ela não morreria soterrada.

E se esse retorno dos losties de 1977 ocorrese logo no dia da queda do segundo avião? Se o locke bizarro estava entretido na segunda ilha, fingindo ter ressuscitado, o Jacob teria tempo de ajudar e contar com o auxílio dos nossos outros losties recém chegados que estariam na ilha principal, possibilitando uma investida contra as últimas ações do Locke Bizarro.

Daí sim não ocorreria nenhum paradoxo temporal, já que ninguém de lá sabe mesmo o que acontece daí pra frente.

Rodrigo disse...

Acho que a maioria ainda não entendeu essa questão de viagem no tempo, possibilidade de mudança do futuro...

Se eles mudaram o futuro explodindo a bomba, eles não vão acordar no futuro que foi alterado, eles vão continuar onde estão, em 77... apenas criou-se uma realidade paralela... lá no futuro vai haver um Jack, uma Kate etc que vão pousar no aeroporto de L.A.. Tentando explicar, é como se vc tivesse um irmão gêmio.... vc olha pro seu irmão gêmio e se vê nele... mas não sente as emoções que ele ta sentindo, sentidos... passam a ser 2 pessoas diferentes...

Fernando disse...

Leognomo:
Concordo com você, teve até a tradicional música de "excursão" que toca no final de toda a temporada, quando um grupo de pessoas na Ilha parte rumo a outro local...rs

Rodrigo:
Ou, se for considerado (não tem jeito, seria escolha dos roteiristas) que não haveria espaço para realidade paralelas ou alternativas, as versões de 1977 simplesmente seriam apagadas da existência...o que daria origem ao "paradoxo do avô" e coisa e tal...e aí é um ciclo sem fim terrível que dá dor de cabeça só de pensar...por isso (e unindo o fato de que seria muito caro recontratar todos os personagens da primeira temporada), acho que o "o que aconteceu, aconteceu" mesmo...eles é que criaram o Incidente...

Marco Aurélio disse...

Daniel disse... "Marco Aurélio,

Só porque foi no Lost não pode ser ridículo?"

-Absolutamente não pode.

Everton disse...

MINHAS REAÇÕES AO VER O ÚLTIMO EPISÓDIO DA 5ª TEMPORADA:

>> QUEM É ESSE CARA USANDO ESSA “ENGENHOCA” ANTIGA PRA DEDÉU?
>> AHHHH ENTÃO ESSE É JACOB! AINDA BEM QUE NÃO É O JACK!!
>> OLHA O NAVIO BLACKROCK !!!
>> ...MAS QUEM É ESSE DE CAMISA ESCURA? QUER UMA PASSAGEM PARA MATAR JACOB ?! HUH?
>> OLHA A ESTÁTUA DE QUATRO DEDOS INTEIRA !! ACHO QUE É MAIS UM MISTÉRIO REVELADO !(PRA QUEM ENTENDE DE HISTÓRIA EGÍPCIA!)
>> ENTÃO JACOB PASSOU NA VIDA DE KATE !! SERÁ QUE ESSA É A MANEIRA DE JACOB TRAZER O PESSOAL A ILHA?
>> ELES VÃO ABRIR AQUELA CAIXA DO PESSOAL DO AVIÃO AJIRA!!AH NÃO É AGORA QUE VAI MOSTRAR!!
>> JACOB NA VIDA DE SAWYER, ELE O INFLUENCIOU A TERMINAR AQUELA CARTA!
>> CARAMBA!! JACOB TAMBÉM APARECEU PRO SAIYD!! MAS FOI DEPOIS QUE ELE SAIU DA ILHA ! ISSO SGNIFICA ALGUMA COISA? ACHO QUE JACOB SALVOU O SAIYD DO ATROPELAMENTO!
>> AH NÃO!! NÃO ACREDITO !! SAIYD TOMOU UM TIRO!! ELE NÃO PODE MORRER TAMBÉM!
>> ROSE, BERNARD E VICENT APARECERAM!! ELES ESTÃO DIFERENTES E NÃO É A FISIONOMIA! MAS CADÊ OS OUTROS PASSAGEIROS DO VOÔ 815?
>> ILANA ACHOU A CABANA DE JACOB!! COMO? O CÍRCULO DE CINZA FOI CORTADO? MAS QUEM O FEZ? O QUE ISSO SIGNIFICA?
>> JACOB JÁ APARECEU PRA ILANA !!! E PARECE QUE AMBOS SE CONHECEM A UM BOM TEMPO!! É!! ACHO QUE JÁ SEI PRA QUEM ESSE PESSOAL DA AJIRA TRABALHA!! PARECE QUE ILANA E ESSE PESSOAL CONHECEM A ILHA!!
>> CASSETE!! JACOB ESTAVA NO MOMENTO DA QUEDA DE LOCKE!! ATÉ PARECE QUE ELE JÁ SABIA O QUE IA ACONTECER!! SERÁ ELE UMA ENTIDADE OU UMA ESPÉCIE DE DEUS ?! MINHA NOSSA!! SERÁ QUE ELE REVIVEU JOHN AO TOCÁ-LO?
>> JONH MANIPULANDO LOCKE DESSA MANEIRA!! ESSE LOCKE TÁ ESTRANHO!!
>> JACOB NA VIDA DE SUN E JIN !! PUXA ELE É UM POLIGLOTA !!!
>> LEGAL VER AQUELA CIRURGIA EM QUE JACK AMEDRONTOU!! E JACOB MAIS UMA VEZ NA VIDA DOS LOSTIES!!
>> QUE PANCADARIA ENTRE JACK E SAWYER!! E POR RAZÕES FUTEIS!!
>> CARAMBA!! ENTÃO TÁ EXPLICADO COMO O HUGO VOLTOU PRA ILHA !!MUITO LEGAL A CONVERSA DOS DOIS !!SERÁ QUE AQUELE VIOLÃO NÃO FOI DEIXADO PROPOSITALMENTE POR JACOB? E ELE FALA QUE O HURLEY TEM UM DOM? SEI NÃO...
>> SERÁ QUE BEN VAI REALMENTE MATAR JACOB? QUE ANSIEDADE PRA VER O QUE VAI ACONTECER!!
>> XIII TÁ COMEÇANDO O INCIDENTE !!
FOI ASSIM QUE CHANG PERDEU O BRAÇO!! TCHAU PHIL !!
TCHAU JULIET, JULIET? AH NÃO! MAIS UMA PERSONAGEM IMPORTANTE MORRENDO NÃO!!
>> O PESSOAL DA AJIRA !! RICHARD SOUBE RESPONDER AQUELA PERGUNTA!!
>> MINHA NOSSA !! ELES VÃO MOSTRAR!! O QUE TEM NA CAIXA? O QUE TEM?! O QUE TEM?!
>> NÃO ACREDITO!! JOHN LOCKE !! AH NÃO !! NÃO PODE SER !! TOCA NELE DENOVO JACOB!! MAS ENTÃO QUEM É O "REVIVIDO JOHN LOCKE"?
>> MAIS UMA VEZ APAREÇE O JACOB!! PERÁI !! QUE CONVERSA É ESSA? ELE CONSEGUIU A SUA PASSAGEM ?! ENTÃO ESSE JOHN É AQUELE CARA DO INÍCIO DE CAMISA PRETA?
>> JACOB PARACE CALMO SOBRE TODA SITUAÇÃO E BEN PERDIDO NA CONVERSA DOS DOIS!! HUM TÁ EXPLICADO SOBRE AQUELAS LISTAS DOS "OUTROS" !
>> NÃO ACREDITO !!! BEN ESFAQUIOU JACOB E ELE NEM REAGIUI!! CORRE PRO CORPO DO VERDADEIRO LOCKE E SALVE-O!!
>> PERAÍ!! QUEM ESTÁ CHEGANDO? O FALSO LOCKE PARACE SURPRESO E AO MESMO TEMPO CIENTE DESSA FALA!!
XIIIII JOGOU O "DONO DA ILHA" NA FOGUEIRA !! NÃO TEM COMO SALVÁ-LO!!
PÔ O CARA MAL APARECE NO EPISÓDIO E JÁ "MORRE"?!
>> JULIET AINDA TÁ VIVA !! E TODA ARREGAÇADA!! SERÁ QUE ELA DETONOU A BOMBA? "WHAT HAPENED ?"
>> TÔ BESTA COM O FINAL DESSA TEMPORADA !!
>> SÓ ANO QUE VEM..........QUE DROGA........ VAI DEMORAR MUITO....

------FIM DE MINHAS REAÇÕES--------

Fábio disse...

Se o Fake Locke é realmente o Bad Jacob, como ele não saberia onde encontrar Jacob?

E por que ele mesmo não poderia matar Jacob?

Galdir Reges disse...

Cuidado ai com o capslock... alias o pseudofakelocke podia ser chamado de capslock, muito chato...

Estefania disse...

Comentários que se fazem necessários:

Maneiríssimo o episódio, pontos altos:
- Descobrimos quem é o Jacob;
- Dead is dead: o Locke está morto de verdade!(realmente ele estava estranho: com um espírito de liderança muito forte, muito seguro de si e tal);
- Nota 10 para a interpretação de Josh Holloway (Sawyer)no momento em que está tentando salavr a Juliet de cair no buraco.

Pontos Fracos:

- Como assim, o Jacob estava ali, todo o tempo em baixo do pé da estátua e ninguém o conhecia pessoalmente (com exceção do Richard, que por sinal tomou o mesmo formol que ele...)

- A Juliete é uma mala as vezes. Pô,o Sawyer querendo sair da ilha, ficar com ela, os dois já dentro do submarino e ela decide sair pra impedir o Jack de explodir a bomba?
Aí, qdo o Sawyer tá lá fazendo o q ela pediu ela muda de opinião de novo?

- Tenho q concordar com o Davi e dizer que essas motivações foram RIDÍCULAS. Jack querendo reconsquistar a Kate (pq ele não desiste disso?!) e Juliet querendo evitar de ser abandonada por Sawyer... Ah! Faça-me o favor né?

- Ficou meio forçada aquela parte onde a galera da Kombi (Jack e cia) se encontram com Kate, Sawyer e Juliet: ainda faltavam 8km para chegar a Estação Cisne e de repente eles andam um pouquinho e olham de um morro, avistando bem próxima a estação? Pera lá....

- Outra da Juliet (tô com implicância com ela?): ela não caiu de uma altura de 70 metros, mas sim foi atraída para o fundo do buraco na maior velocidade, pois foi atraída pelo magnetismo, já que estava com uma corrente enrolada em seu corpo. E não morreu? Mesma coisa a bomba, que tem ferro: não detonou ao chegar no fundo? Estranho... Aí aqueles soquinhos da Juliet conseguiram explodí-la... Curioso.

Tem mais coisa, gente, mas vou parar por aqui pra que não me achem uma chata detalhista. É que é o tipo de comentário q eu não tenho niguem pra fazer... rs. Aí só me restam os tópicos...

Bom, continuo com milhões de dúvidas dos mistérios que ainda ficaram no ar e contando os dias pro início da 6ª Temporada.

Abraços a todos!

Dzl_funnie disse...

Boa noite pessoal,

Acompanho sempre os post do blog e acho muito interresantes.
Com relação ao ultimo episodio concordo com a maioria dos comentarios.

Porem um fato me deixou curioso, dos quais pelo que vi e li nao foi comentado.
No final do ultimo episódio, as escritas de "LOST" estava em "preto" com fundo "branco" e olhei em algums episodios desta temporada e percebi que todos os outros que revi, estavam com as escritas em "branco" e o fundo em "preto", o talvez signifique a troca do controle da ilha do "bem" para o "mal".

Pode ser apenas uma imaginação, mas se tratando de Lost e tudo é possivel.

É isso ai valeu pessoal.

Guiga disse...

Pelo que li, essa cruz que a estatua tem nas mãos, o ankh, significa: "Vida e eternidade.Atributo dos deuses".