08/05/2009

Ep. 5x15 “Follow the Leader” – Easter eggs, curiosidades e repercussão

Com spoilers para quem ainda NÃO assistiu o episódio



Curioso que Widmore àquela altura aparentasse saber tão pouco sobre a Dharma a ponto de questionar eventuais razões deles terem sido atacados, não? Igualmente interessante é o fato de que que Eloise aparentasse ter uma posição de liderança muito maior que a dele àquela altura. Agora, sobre a ‘condição’ dela a qual Charles se refere mais tarde, parece meio óbvio que era uma gravidez. De Faraday? Tudo leva a crer que sim, embora aqui mais uma vez caiamos na questão da plausibilidade de idade dos personagens, uma vez que se àquela altura Charlotte já tinha seus 6, 7 anos, é meio estranho pensar que Daniel pudesse ser mais novo que ela. (Mais um) Erro de produção? Sim, mas nada que afete significativamente o grande arco da história, certo?

Leia mais...

    Não sei para você, mas para mim a cena do Alpert construindo aquele navio dentro da garrafa foi uma alusão mais que clara ao Black Rock. Já tem gente até teorizando que o Alpert pudesse ser o capitão do navio encalhado no meio da ilha, que vimos ainda na 1ª temporada da série. Possível? Totalmente, mas se essa será a resposta eu não sei, afinal, falta explicar porque diabos o cara não envelhece. Seria esse o efeito ‘colateral’ daqueles que renascem na ilha? A conferir.


    Hey Radzinsky, alguém já te disse que você é um tremendo malaça? Não? Então eu digo: você é uma mala cheia de pedras e sem alça! Ainda bem que a gente já sabe como você vai terminar. Agora, e você hein, Phil? Batendo em mulher? Que coisa deplorável. Acho bom que você aproveite bem suas últimas horas de vida, porque de um jeito ou de outro,  o Sawyer deve acabar cumprindo a promessa que fez.

    Ainda sobre aquelas cenas, não dá para deixar de citar que os líderes da Dharma naquela altura eram um bando de bundões, né? Horace baixou a cabeça para Radzinsky e Chang também não fez muito esforço para confrontá-lo.


    Pode não ser nada, mas achei curioso o fato do Locke se referir a si mesmo na 3ª pessoa, naquela cena da floresta com Alpert e Ben. Seria apenas um recurso narrativo para manter o breve mistério de que veríamos ele mesmo, pouco depois, na repetição da cena mostrada no início da temporada? Ou há algo por trás disso, como quem sabe a possibilidade desse Locke de agora não ser aquele Locke que morreu nas mãos de Ben? Será que o final da temporada esclarecerá definitivamente o que aconteceu com o ressuscitado Locke? Tomara!

    Ah, e ainda temos também aquela perguntinha básica envolvendo a bússola: quem deu o objeto a quem primeiro? :p


    Miles finalmente entendeu porque sua mãe sempre disse a ele que seu pai não quis mais saber deles e os excluiu de sua vida. Apesar de curta, aquela foi sem dúvida uma bela cena que serviu ainda para mostrar a saída da pequena Charlotte da ilha.


    “Vou comprar a Microsoft... Vamos ficar ricos.” Essa cena só me fez rir menos do que a do...


    ... Hurley admitindo pro Chang que eles eram do futuro. Aliás, uma bela sacada dos roteiristas ao amarrarem as perguntas do Chang exatamente ao que Hurley temia quando chegou à Vila.

    Quanto ao Sawyer se despedindo da ilha, é óbvio que para ele aquele era o momento de uma constatação pessoalmente amarga: a de que os bons 3 anos de uma vida feliz haviam chegado ao fim.


    Por que Kate ficou tão irada com o que Jack queria fazer? Acho razoável entender aquilo como uma resposta dela de que, apesar do sofrimento que passou até aquele momento, ela não queria apagar as coisas boas que vieram junto, e nisso claro, está seu envolvimento com Jack e Sawyer. Fora esse ‘pequeno’ detalhe, reconheço que o argumento dela era mais do que plausível naquela cena da conversa com Sayid (que por sinal não demonstrou o menor remorso do que fizera com o jovem Ben, o que não deixa de ser chocante), afinal como Kate bem disse, “desde quando atirar em crianças e explodir bombas de hidrogênio é aceitável?” Kate, geralmente não sou muito seu fã, mas como voz da razão no meio desse caos que o Jack acredita compreender, você mandou bem, pelo menos até...


    ... chegar e bagunçar o clima de paz e felicidade que Juliet esperava encontrar com Sawyer ao sair da ilha. Agora, alguém realmente acha que o trio vai conseguir sair da ilha naquele submarino? A conferir.

    De toda aquela sequência envolvendo a ida de Jack, Sayid, Eloise e Alpert ao local onde a bomba Jughead estava (que só para variar tinha mais um monte de hireoglifos), algo que me chamou muito atenção foi o fato do Alpert ter se referido aquele lugar como sendo "os túneis". Digo isso, porque desde o início dos sussurros na série e das aparições dos Outros em locais em que surgiam como se fosse mágica, uma teoria que muita gente sempre defendeu dizia respeito à possível existência de uma rede de túneis na ilha. Será que temos aqui a primeira comprovação disso?

    Excelente a cena do Locke se dirigindo aos Outros questionando o fato de que eles não sabiam quem era Jacob já que sequer o haviam visto, o que acabou convencendo-os a irem até ele. Igualmente brilhante, foi a conversa entre Ben e Alpert quando este questionou se Locke poderia ser um problema e Ben confessa que era por esse motivo que tentara matar Locke. Pois é, mesmo avisado das consequências, parece que Ben não perde o vício de criar intrigas e manipular terceiros.


    “Estou indo até o Jacob porque vou matá-lo.” Foi isso que Locke disse para um surpreso Ben, mas seria isso o que ele queria realmente dizer? Não creio, afinal, Locke foi o único que viu Jacob pedindo por ajuda. Fora isso, não consigo deixar de pensar que Locke estivesse usando em Ben sua arma preferida: a da manipulação.

    E assim chegamos ao fim desse ótimo “Follow the Leader”, episódio perfeito para posicionar as peças que a temporada explorou armando o xeque mate que promete vir com o fim do penúltimo ano da série em “The Incident”.

    Repercutindo o episódio

    “E o mais bacana é observar como os roteiristas da série estruturaram esta quinta temporada de maneira brilhante, plantando elementos narrativos ao longo de cada episódio com o claro propósito de resgatá-los agora, no clímax ... A impressão clara que fica é a de que todos os últimos 15 episódios nada mais foram do que uma cuidadosa preparação para que as peças estivessem estrategicamente situadas no tabuleiro no momento definitivo.”

    Pablo Villaça – Cinema em Cena

    “Follow the Leader marcou mais um daqueles necessários e ótimos fillers pré-final de temporada, sem enrolar o público, porque o episódio se encaixou perfeitamente com muitos fatos isolados apresentados ao longo deste 5º ano, como a aparição de Alpert logo depois que Locke tomou um tiro (quantas vezes será que isso já aconteceu ao longo de 5 temporadas?), a presença da bomba Jughead e os diversos “milestones” mostrados ao longo da linha temporal da série.”

    Bruno Carvalho – Ligado em Série

    “Caríssimos Damon e Carlton,
    mil perdões por todas as vezes em que praguejei contra vossa série. Misericórdia por todos os momentos em que mentalmente duvidei da capacidade de vocês de encaminharem vossa série para um final excepcional. Clamo por seu perdão após duvidar que vossa série fosse responder aos meus anseios e ao mesmo tempo me deixar com novos questionamentos. E caso não tenha ficado claro, desculpaí por ser tão cética!”

    Camila Saccomori – Fora de Série

    “Diante de nós, Jack e Locke se tornaram híbridos dos dois opostos que um dia os representavam como antagonistas: agora, Jack crê reforçado pela ciência, mas não necessariamente fundamentado nela, enquanto Locke, ainda que envolto na mesma aura mística que sempre o caracterizou, age como que obedecendo a uma lógica científica. Através destas complexas fórmulas, os dois conseguiram enfim confiar neles mesmos e em seus objetivos, e este foi o caminho para que, de fato, eles tomassem o exercício de liderar - para Jack, um reencontro; para Locke, uma primeira vez.”

    Carlos Alexandre Monteiro – Lost in Lost

    Para ler todos os comentários na íntegra, basta clicar nos links.

50 comentários:

lucas disse...

realmente um ótimo episódio e acho que não foi a toa locke se referir a si mesmo na terceira pessoa. muito intenso mesmo sem ser revelador. E pelo visto logo conheceremos o verdadeiro jacob. to ansioso e por esse episódio realmente o fim dessa temporada promete.

Douglas disse...

O Bebe na barriga da Eloise poderia ser a Penny, não?

Musaranhos disse...

Realmente o episódio foi excelente...

Mas estou com uma coisa que não sai da minha cabeça, posso estar muito enganado, mas surgiu uma teoria...

Não me lembro dos Outros se referindo ao Jacob na década de 70, vcs se lembram?

E se o Jacob surgiu nessa época... Será que o Jacob pode ser um dos losties? Será que o Jacob pode ser o Jack? Explicaria o fato do pai dele ser o "Porta Voz" e também tem a coincidência do nome ter uma pronuncia parecida....

Será que não é isso que vão mostrar no final da temporada que disseram que vai fazer muita cabeça explodir e colocar o Jack de vez na trama???

Pode ser só uma viagem minha, mas surgiu na minha mente...

Digo mais, acho que quem vem do futuro pro passado da ilha não envelhece... ou seja, o Richard seria um viajante do futuro.... Já perceberam que ele simplesmente segue, deixa as coisas acontecerem sem relutar em nada? Talvez ele esteja só "Deixando Rolar" pra tomar uma atitude na hora que for necessário....

Bom quanto ao episódio gostei muito da pose do Locke falando que ele era o líder e que faria o que quisesse e chamando quem quisesse para seguí-lo....

Só eu pensei ou vcs tb pensaram nos corpos do "Adão e Eva" antes deles mergulharem no lago?

Acho que falei demais para um primeiro comentário, mas precisava desabafar os pensamentos com alguém... hehehehe

Abraços e quem quiser me siga no twitter...

http://twitter.com/lopesah

Daniel Francoy disse...

Muito interessante o que foi dito sobre Locke. Também eu ando com essa pulga atrás de orelha: Locke realmente voltou à vida (no previously, chamou a minha atenção o foto de colocarem a cena em que Ben diz para Sun: "dead is dead")? Por que ele adquiriu essa súbita onisciência? É sabido que a ilha já assumiu a forma de inúmeras pessoas (um exemplo: Yemi, o irmã de Mr. Eko) e até de animais (o cavalo negro que aparece para Kate na temporada 2) - não estaria acontecendo o mesmo em relação à Locke? Estou muito intrigado.

Fábio disse...

Creio que o fato de Locke falar ao Ben que iria matar Jacob faz parte do plano de Locke.

O monstro de fumaça mandou o Ben seguir Locke cegamente, e Locke quer testar Ben nisso.

Acho que o Ben irá no fim da temporada tentar impedir Locke de matar Jacob, nisto o monstro de fumaça matará Ben.

Aposto tbm que este Locke está no mesmo estado que o pai do Jack e até mesmo o Christian estão. Possuídos pelo monstro de alguma forma.

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Tb pensei a mesma coisa q o Doulgas e se o bebe fosse a penny, mas ai pensei de novo e se o faraday já tivesse nascido e a Eloise estivesse grávida de novo e com o Incidente ela perderia o bebe?
Sobre o Alpert não tenho nehuam teoria formada sobre ele, muito misterioso ainda, tb acho q estava fazendo uam alusão ao Black Rock mas não sei se ele seria o capitão do navio, acho q isso não explicaria o pq ele não envelhece.
Realmente esse Radzinsky é uma mala sem alça mesmo, deu muitaaaaa raiva ver ele espancado o Sawyer tadinhu. e horace parece um bobo mesmo, mas quando o Chang entrou achei q ele iria tomar uma atitude mas não fez nada de mais, parece q esse mala do Radzinsky é patrão deles.
Eu acho q o fato de o locke falar dele mesmo na 3 pessoa era p manter o misteiro de quems eria o homem q aparecia baliado na floresta, não acho q alguma coisa, entidade, fumaça ou sei lá i q esteja unsado o corpo dele para se manifestar, como muitas pessoas estão dizendo.
Me irritei com a cena do Sawyer feliz com a Juliet. heheh
Bom o Harley sem comentários kkkkkk
Tudo bem foi chocante o Saiyd atirado no Bem criança , mas pensa era o Ben q mais tarde se tornou um fdp, manipulador mentiroso.
Eu ri muito quando a kte chega no submarino e a cara q a Juliet fez de putz já era perdi meu homem kk.
Bom esse ep foi ótimo, e meu chega logo quarta feira, q eu quero ver quem é jacob o q vai aconteçer, tô muito ansiosa!!!!!!!!!!
Beijus =**

Uma mente aberta disse...

Talvez a Kate não queira que tudo não aconteça.
Se o avião simplesmente pousar, ela será presa.

Rafael Aoun disse...

DAVI, esclareça para mim por favor:


Richard disse que se lembrava de Jack, Kate e galera toda em 1977 porque os viu morrer (provavelmente no 'dia da purgação'), mas ele não se lembra deles ali de 2007 (no presente)? Afinal, Richard se encontrou com pelo menos algum deles nas temporadas anteriores (no presente), não?


Ficou meio confuso essa afirmação pra mim.

mestrecamus disse...

Quanto ao Richard, eu prefiro nem comentar. Eu realmente estou muito confuso em relação à ele ainda. Em alguns momentos parece que ele é fodão que sabe tudo e por trás de tudo. Mas em outros ele se mostra tão ignorante e talz. Acho que ele tá mesmo deixando "tudo rolar"

Quanto á gravidez da Eloise, acho que ela está grávida de Faraday mesmo. Se não me engano Widmore fala algo sobre ter tido a Penny fora da ilha.

Acho que nada vai mudar. Quanto mais eles tentam mudar, mais eles se jogam no abismo que o destino reservou pra eles, que nós já sabemos o que vai ser.
Quanto ao looping temporal, eu já estou surtado e paranóico com essas coisas. Eu já fico imaginando coisas como, e se o Sawyer se tornar o Sawyer, pai de Locke. Ou que eles mesmo vão se fazer pegar o avião para parar na ilha e coisas do tipo @_@

Mas ainda acho que os bebês, Ji Yeon, Aaron, charlie e o filho do sawyer, terão influência na série. Pelo que eu conheço da série, eles não colocam nenhum ponto sem nó e andaram dando muita ênfase pra eles no início e também lembrando o fato do sawyer ter um filho.
é isso o/

Camus.

mestrecamus disse...

Ah, e obviamente não posso deixar de citar a parte mais engraçada de todas. Ri LITROS com o Hurley e o Pierre, HAUHUA xD

Everton disse...

Ei Davi, no East Eagger faltou mencionar uma aparente cruz de Jesus Cristo na tenda de Eloise. O que faz uma alusão a estação Dharma fora da ilha camuflada em uma igreja. Vc não acha?
> Fiquei um pouco decepcionado com a cena de (d)efeito especial do submarino submergindo. Espero que melhore no DVD.
> Sobre essa teoria de Jack ser Jacob realmente seria um garfo na tomada. Eu acho improvável. Pois penso que o Locke ao falar sobre o pai dele dizer "Hello" deixou o doctor com uma pequena pulga atrás da orelha e essa poderia ser uma das várias razões de Jack voltar pra ilha.
> E outra, se Ben e Richard já viram Jacob, ambos o reconheceriam quando o avião caiu na ilha e obtiveram aquele relatório e quando se encontraram pessoalmente em 2004 e agora Richard em 1977 (não lembro se Jack e Richard se encontraram em 2004).
> Se bem que todo começo de temporada é tema para ser "dissecado" na trama e culminar no último episódio.
E o começo de tudo foi com o Jack caído na floresta.
Ai meu Deus!!Já tô ficando confuso com essa teoria e não entenderia a trama e seu rumo final!!!!!
Que chegue logo a Quarta que vem!!!
"Michael Emerson:..2 grandes choques..." AI MEU DEUS !!!
}}} faltam "pouco" mais de 120 horas pro episódio final da 5ª temp. {{{

SuperHiperUltraMega disse...

Bom, não sei se é algo, ams qndo o radzynsk9o mala) pede pro LaFleur desenhar o mapa até oa campamento dos OUTROS, dá um close up no caderno, creio que tenhamos visto esse mapa anteiormente em algum momento em alguma temporada q não me recordo agora.

mas acredito q sim.
Será q é viagem minha??

Davi Garcia disse...

@Douglas, até poderia, mas no “The Variable” a Eloise não deu o menor sinal de que Pennt fosse filha dela. Basta ver a frieza na cena do hospital e o jeito que ela fala com o Widmora fora do hospital. Fora isso, uma das razões para o Widmore ter sido expulso da ilha como vimos em “Dead is Dead”, é que ele havia tido um caso com uma mulher de fora.

@Musaranhos, os Outros poderiam até não se referir abertamente ao Jacob nos anos 70, mas é fato que Alpert reconheceu sua menção por parte do Locke no ep. “Jughead” que se passou em 1954, ou seja, bem antes da trama nos tempos da Dharma, lembra?

@Rafael Aoun, antes da trama se situar nos anos 70, dentre todos os losties, o único que ele encontrara tinha sido mesmo o Locke (a Juliet obviamente não conta porque ela era uma Outra), portanto não há incongruência no fato dele não mencionar que os conhecesse do presente.

@Everton, confesso que nem reparei nessa cruz que você e o CA do Lost in Lost apontaram. Não diria que se é uma cruz teria relação com o fato da estação exterior estat embaixo de uma igreja, mas quem sabe, né?

@SuperHiperUltraMega, que mapa você viu? A cena só mostra o Radzinsky dando o caderno para que o Sawyer desenhe um mapa, mas o desenho em si nem é mostrado. Perdi algo, talvez?

Abraço a todos!

carlos disse...

otimo episodio, o melhor até aqui... como ja comentado que os episodios anteriores mais pareciam fillers acabaram se tornando peças de um jogo maior.

uma coisa que ninguem comentou até agora... eloise é uma outra em 1977 ja na época atual ela é da iniciativa dharma, estação farol (lampião) como mostrado em capitulos anteriores, pensando nisso desenvolvi a seguinte linha de raciocionio, os losties que saíram estavam tambem num loop temporal, no qual eles TERIAM que voltar para tentar mudar o passado e assim salvar seu filho (isso explicaria os mantimentos que caíam do nada em tempos em tempos, ela sabia da localização da ilha, mas deveria aguardar o tempo exato para manda-los devolta), mas ela nao contava que daniel descobrisse que ela estava errada e que nada adiantaria essa tentativa, ele iria morrer e a bomba iria explodir e tudo aconteceria denovo, como em "o que aconteceu, aconteceu", talvez fosse isso que ele queria falar com ela, e, dessa forma mudar o futuro, mas nao deu certo.

viajando um pouco mais em teorias e explicações, penso que a bomba irá explodir e causará a infertilidade na ilha, muitos dharma não morrerão e será construida a escotilha para prevenir uma nova "explosão" conjunta com o magnetismo presente ali, onde o Radzinsky ficaria mais maluco do que já é e seria jogado lá, pra ficar apertando os botoes, algum fato que ainda não foi esclarecido levaria horace a construir a cabana e os losties, como foram atingidos diretamente pelo disturbio temporal ficariam saltando entre tempos da ilha, o que explicaria os sussurros e sinais, como o pássaro chamando pelo hurley na primeira temporada, então entrariamos num novo looping temporal onde veriamos o aviao caindo novamente na ilha, repetindo os acontecimentos e, a unica pessoa que não seria influenciada por esse loop é o Desmond, que tem a capacidade de se deslocar para tras ou frente do tempo, influenciado pelo magnetismo da ilha, mas a unica maneira de salvar seus amigos é voltando pra lá.

agora o porque do locke e Sun voltarem para o presente tempo da ilha não faço a minima ideia... kkk

augusto disse...

Dude, me corrija se eu estiver errado. A idéia do Faraday seria de explodir a bomba Jughead para q, no futuro, o avião dos Losties não caia na ilha, e tb no futuro, ele não vá para a ilha num cargueiro. Certo?
Ok, tudo bem, isso funciona com os Oceanic Six q estão viajando no tempo. Mas com a mãe dele não. A mãe dele tá lá, com ele na barriga. Se a bomba explodisse, ela simplesmente morreria, e ele nem chegaria a nascer. (nem vou entrar no paradoxo, se ele não nasce, ele não vai pra ilha e não fala pro Jack da bomba, etc...)
Logo, pq diabos o Faraday teria chegado a essa conclusão tão estúpida de explodir a bomba?

augusto disse...

Rafael Aoun e Dude:

Realmente o Richard Alpert se encontra com os Losties em 2007 sim, ele inclusive faz um plano com a Kate e com o Sayid para resgatarem o Ben no final da 4ªtemporada. E ele em momento algum fez menção de reconhecer a Kate. Ficou estranho, houve um furo aí.

Tarcisio disse...

o Richard fala em 1974 pro Horace que aqueles pilares nao impedem os outros de chegar na vila dharma

entao esses tuneis existem faz tempo na ilha, desde 1954+, que foi a epoca que os Outros "enteraram" a bomba

e a eloise fala pra kate nesse episodio que precisam mergulhar pra chegar la

Grambela disse...

Quando o Widmore foi expluso da ilha o Ben disse que ele tinha tido uma outra mulher e uma filha fora da ilha, portanto a Eloise não está gravida da Penny.
E quando o Richard diz que tinha visto todas aquela pessoas morrerem é um comentário a principio muito chocante, porém se pensarmos bem se ele viu cada um morrer em enventos diferentes e não todos juntos numa catastrofe o comentário também se encaixa.
Além disso no video promocional do The Incident já rolou um spoiller mostrando que os Losties não sairam no Sub. Mas pelo looping temporal é obvio que os "Hippies" sairam, pois sabemos que Milles e Charlotte cresceram fora da ilha...
Falando em Charlotte, se ela nascei e cresceu na ilha até o momento da evacuação, por que é quando Faraday vai conversar com ela no balanço ela ja tinha sotaque???

Bom... é isso.. agora só nos resta esperar.. confesso que por mais que eu queira que o episodio chegue logo queria que ele demorasse mais um pouquinho, porque assim que ele chegar teremos mais nove longos meses de espera!!!!

lilica disse...

Olha, eu sou viciada em Lost. Tão viciada que acabei viciando a família toda. Sempre perdoei "pequenas falhas" pq achava q Lost é muito maior que isso.

Mas dessa vez fiquei incomodada. Não gostei do episódio. E parece que eu fui a única o.O.

Primeiro: eu sou super desatenta e fico bege qdo vcs apontam detalhes q passam batidos pra mim. Dito isso, nesse episódio percebi várias erros:ora jack tá jorrando sangue, ora tá com o rosto quase limpo. Na mesma cena. Idem Sawyer. Sayid prende o cabelo, deixando mechas soltas e logo na mudança de câmera, o cabelo tá totalmente preso. E pra eu reparar uma besteira dessas, é pq foi GRITANTE. Eu sei, eu sei. São bobagens. Mas é que foram muitas. Sem falar naquele efeito tosco do submarino. Pô, uma série que fez o piloto mais caro da história querer economizar justo agora é punk, hein?

Contudo, o q de fato tá me incomodando muito é: os roteiristas estão mudando muito o "caráter" dos personagens.
Só eu gosto de Jack? Eu sei q sou minoria. A maioria acha ele chato. É um dos meus preferidos. Por isso, tá me angustiando demais o q estão fazendo com o personagem dele. Todas as "cagadas" agora são culpa dele (voltar pra ilha, não salvar Ben, a bomba...). Tão fazendo com ele o mesmo que fizeram com Locke: transformando num bundão (até ele ressuscitar. heh). Detesto isso.
O que é esse novo Sawyer? O Jack da primeira temporada? Agora ele é o líder, é o bonzinho, o ético? Era, né? Até esse episódio. Pq pelo visto ele entregou os outros pra poder sair da ilha com sua Juliet. Pô, Sawyer todo romântico falando "eu te amo" é o fim da picada. Agora Miles é o Sawyer (o "sarcástico")

E aquela atitude de Kate? Forçaram a barra. Ela sempre foi umas das mais safas. Nunca que ela ia virar as costas pra um cara armado, que claramente estava disposto a matá-la e não tinha nada a perder com isso, e sair andando tranks, dizendo que vai mesmo. Tendo o agravante de que ela tinha acabado de ver Faraday ser assassinado por eles a sangue frio.

Pelo menos o humor de Hurley salva. N mudem o Hurley!
E Saiyd continua foda! Aleluia!

Enfim, eu acho que agora q resolveram focar na resolução do mistério principal da série, os roteiristas estão sendo DISPLICENTES com o resto.

Gente, isso foi um desabafo. Eu sei q ninguém aqui gosta de ler críticas à série, mas eu tinha que falar.

Li que deram a entender que Jack vai ser responsável por uma reviravolta. No bom sentido. Tomara. Aí eu volto a AMAR lost e retiro tudo o que eu disse. =P

Tati Bio disse...

Gostei da discussão em torno das cenas principais, só não concordei com relação ao post do eixo JACK - KATE, como bem os produtores disseram na entrevista aqui postada o Jack terá fundamental importância neste final de temporada! Acho que o personagem da Kate se tornou "diminuido" (vulgo chatinha), enquanto muitos se sobressairam!
Acho que depois de uma temporada em Stand by (J), o Jack e o Locke serão os caras desse final de temporada!

Juliana disse...

Me perdi na cronologia do encontro de Locke baleado e Richard. Eles estão no ano do Ajira e o Locke ferido no ano do Oceanic 815, não é isso? Como é que els podem ter presenciado a cena?

Sabrina disse...

Musaranhos,

Se não me engano, quando o Locke está em 1954 ele fala do Jacob pro Richard e este parece saber do que Locke está falando.

Davi,

Acho que o Alpert encontrou com Kate e Sayid no último episódio da 4ª temporada (dez/2004). Não foi com ele, que os dois fizeram um trato: de ajudar a salvar Ben e eles poderem sair da ilha no helicóptero? E logo em seguida Richard se encontra também com Jack, Sawyer e Hurley.
[o que não influencia em nada o fato do Richard falar que viu eles morrerem, mas enfim, apenas um dado]

----

Eu tô achando bem estranhos são os comentários da galera. A maioria parece que tá esquecendo que o tal incidente do próximo episódio não é a purgação e portanto não é o fim da iniciativa Dharma.

Ok, muita gente deve morrer nesta explosão, mas muita gente tb vai sobreviver e manter a Dharma até 1992 [ou 1988, seja lá qual a data da purgação]. Então não entra na minha cabeça porque a mãe do Miles não voltou pra ilha após acabar a ameaça do incidente.

Na verdade, o buraco é mais embaixo, pois como alguém mencionou acima, se no promo mostra que Sawyer está na ilha, então todos os outros tripulantes também estão de volta, assim como a mãe do Miles.

Lista dos que com certeza sobrevivem ao incidente: Horace, Radzinsky, Chang [ele grava o vídeo de orientação da Cisne após o incidente], Ethan [ué, mas as crianças não foram mandadas pra fora da ilha no submarino? rs], Ben, Alpert, Elloise, Widmore, Roger Linus. Mais alguém?

Acho que Jack ser o Jacob realmente faria nossas cabeças pirarem por 9 meses tentando descobrir como ele virou Jacob [porque obviamente não iam explicar isso ainda nesta temporada, rs].

O que diabos tem dentro daquela maleta de violão que o Hurley carrega desde o episódio 316?? Impossível não ter algo realmente importante dentro daquela mala e também passaremos 9 meses tentando descobrir como Hurley sabia que ele ia precisar "daquilo".

O que Illana, Bram, a caixa e a sombra da estátua tem a ver com a história?

Fellipe disse...

Nada a ver com o q a maioria ta discutindo, mas...

Adorei o episodio e perdoei os erros de sempre. Faraday eh 6/7 anos mais novo que Charlotte e em 1996 ja era professor em Oxford com 18 anos!
Wow, how impressive! Mas a gente ja ouviu dos produtores q Charlotte era pra ser interpretada por uma atriz mais velha, e q a Rebecca Maden "earned the role". Entao ta, ne?

Mas algo me incomoda: Os Outros. Os caras viviam naquelas casinhas, levavam uma vida super bacana, tinham clubinho do livro, psicologa e tudo mais. O Oceanic cai e eles passam a vestir aquelas roupas de barbaros e roubar criancas.
Depois da esquadrilha do Widmore fazer o wipeout na Othersville, eles resolvem migrar pro "Templo" e por la ficam, jamais voltam pra reconstruir Othersville. Pq?
E qual eh a motivacao desse pessoal, finalmente? Eles me pareceram tao vulneraveis naquela cena em q o Locke os convence que eh chegada a hora de saber "who Jacob is"! Nao eh estranho que eles vivam la por tanto tempo, seguindo as ordens desse cara que ninguem nunca viu, e exista essa desconfianca e/ou incerteza em relacao a quem Jacob realmente eh?
Poxa, eu esperaria mais personalidade desse pessoal.
E outra: sera que veremos de novo na serie outros importantes others como cindy, a aeromoca e as duas criancas (na verdade, sobreviventes dos 815 e q, pelo visto, viraram others pra sempre), a psicologa/ex-mulher do Goodwin, aquela velha q fala com o Jack qdo ele ta preso na jaula dos ursos, aquela paranormal que era responsavel pelo Walt...?

Seria bem legal se eles reaparecessem. Alguem concorda?

SuperHiperUltraMega disse...

Não, Davi, o mapa não foi mostrado, mas foi o trato do Sawyer para ser colocado no submarino.
E lembro de um mapa desenhado a mão ser visto pelo Lock e mais alguem nuam temporada antiga, talvez seja esse mapa...Vai saber!

Também não entendi alguns pontos...
Não mostrou se a Amy entrou no submarino com o Ethan bebê...
Pow, o Horaci é bunda mole, ficou provado, mas deixar a esposa e o filho na ilha? Ou se eles estão no submarino, de algum modo irão voltar, certo?

Tb achei exagero a Charlotte ser bem mais velha q o Daniel, mas eu tenho 27a e aparento ser bem mais novo tb, isso de aparência não deve ser levado em consideração.

lucas disse...

Ao rafael auon e augusto, é claro que o alpert conheceu a kate em 2004 porém a kate estava no presente.
Antes Ele conheceu a kate em 77, porém isso ainda não tinha acontecido para a kate.
Enquanto na linha temporal do richard primeiro ele conheceu a kate em 77 e depois em 2004, na linha da kate ela o conheceu primeiro 2004 e depois em 77. São dois pontos de vista diferentes. Mesmo que seja verdade que alpert a tenha visto morrer, ele ainda a conhecerá em 2004, pois a kate o teria conhecido(2004) antes dela morrer e ela só vai para o passado em (2007/2008). Não houve furo. E vamos ser sinceros não se pode dizer que o alpert seja sincero pois ainda não o conhecemos muito bem.

David Moraes disse...

Achei estranho que o Bruno Carvalho chamou o episodio de filler! De filler nao teve nada! Montou as peças de forma perfeita para o ato final da temporada.

Sabrina disse...

Juliana, o encontro do Alpert com o Locke baleado aconteceu em 2007, ano que o Ajira caiu. O Locke baleado estava pulando no tempo logo após o Ben girar a roda. Ele primeiro esteve no passado quando Ethan atirou nele e em seguid o flash o manda para 2007.

Amanda disse...

Acho que os roteiristas nem lembram mais de Cindy, nem de crianças roubadas, acho que nem lembram mais do Walt.....

LIA LINUS disse...

o episódio teria sido maravilhoso se não fosse:

---->>>o 'Eu estou indo matar o Jacob' do final
---->>>o Faraday ser ainda um feto,pelo amor de Deus né? a Charlotte é mais velha que o Faraday? Faraday,Miles e Charlotte deveria ter mais ou menos a mesma idade.(os xiitas irão dizer um erro de continuidade ou outro nunca atrapalha a trama)o problema é que são muitos erros não foi só esse e o pior são erros bobos,que bastava ler novamente os roteiros antigos antes de fazer os novos
--->>>>eles irão remover uma parte de uma bomba de hidrogênio até a estação como se estivessem carregando compras de supermercado? kkkk(ao menos que durante o processo seja detonada acidentalmente)

ai,ai...viu deixa quieto!!!!

o melhor do episódio:
-RICHARD DANDO O BRAÇO A TORCER QUE ERROU AO DAR CORDA PARA LOCKE
-o bate-papo esclarecedor de Miles,Hugo e Pierre...LOL!!!!
-ADORO QUANDO O JAMES AMEAÇA,E CUMPRE! PORTANTO:GOOD BYE PHIL!!!!
-JACK APANHANDO,ALIÁS,PORQUE A KATE NÃO LEVOU UMAS PAULADAS TAMBÉM?

A PROMO:
-é impressão minha ou na cena que Richard diz:"essa ilha só pode ter um líder" seria a sua preparação para matar Locke???? o Monstro de Fumaça não disse nada sobre Richard matar o Locke.

P.S:Richard também cita Jacob,quando Kate e James leva o Pequeno Ben para ser curado só que ele diz "a ilha" mas fica sub-entendido Jacob,pois Richard não falaria abertamente sobre Jacob sabendo que Kate e James são da Dharma ;)

Kaki disse...

só um comentário, acho a Kate egoista o bastante pra querer que o aviao caia não pq quer conhecer o Jack, mas por que não quer ser presa!como bem sabemos, ela foi salva principalmente porque o Jack disse q ela ajudou todos na queda do avião!

Phillipi Labanca disse...

Pessoal, recomendo o uso do photoshop para clarear as imagens postadas das telas de cada episódio. Estão extremamente escuras, daí não adianta de nada editá-las e não poderem ser visualizadas adequadamente. Uma dica.

Bruno disse...

Davi,

Pra mim Jacob pediu aquele "Help me!" pois acredito que Richard Alpert e Ben estejam tipo prendendo Jacob. Será?

augusto disse...

lucas

Mas foi justamente isso q eu disse. O erro foi o Richard Alpert ter visto a Kate "morrer" em 1977, e depois ter se encontrado com ela em 2004 e não ter falado nada, tipo "Ué, vc não morreu?"

E ele deixa claro em 2007 q se lembra da Kate, logo, em 2004 ele deveria ter reconhecido tb, mas com certeza os produtores e roteiristas ainda não sabiam dessa parte da trama e não fizeram essa referência. Acontece.

augusto disse...

Gente, a bomba de hidrogênio é muito pior que a bomba de Hiroshima. Se ela explodir, morre TODO MUNDO na ilha. Eu duvido que vão conseguir explodi-la de verdade, senão acaba a série.

Bruno Peres disse...

Acho que qndo Locke fala em "matar Jacob" ele está dizendo em desmistificar, em mostrar que Jacob (Deus dos outros) não existe! Deve ser baseado na frase de Nietzsche que Deus está morto.

Grambela disse...

Phillipi Labanca.. da uma olhada ai na configuração do seu monitor..
aqui ta dando pra ver direitinho :P

Luciano SC disse...

Sobre a possibilidade de Richard Alpert ser o capitão do Black Rock eu acho sim que ele possa ter alguma ligação com o navio, mas não como seu capitão, mas talvez ocupando uma outra função.

Digo isso porque no episódio "The Constante" da 4ª temporada,quando Desmond está tentando encontrar Penny e ele vai atrás de Charles Widmore para saber seu paradeiro, o mesmo está participando de um leilão em que por acaso estão leiloando um DIÁRIO que seria o único artefato encontrado do Black Rock e que pertencia ao IMEDIATO que era o encarregado pelo navio; e o leiloeiro também faz uma observação curiosa dizendo que o seu conteúdo nunca veio à tona e nem era conhecido fora da família do NAVEGADOR Tovard Hanso.

Sabendo disso tudo e supondo que esta teoria possa vir a se concretizar eu apostaria que Richard Alpert tenha sido na verdade o imediato do Black Rock e que o capitão/navegador era Tovard Hanso.

O fato é que a única pessoa que poderia resporder à essa pergunta é Charles Widmore.

E aí Davi,o que voçê acha disso tudo; será que tem algum fundamento ou eu viajei demais?

Há! Parabéns pelo excelente trabalho, o blog está demais!!!

thuckk disse...

Episódio que estimula vários "uaus"!!!! Minha atitude ao término foi:"Não acredito que já terminou!!!" O que me mantém são é pensar que a espera é de apenas uma semana, mas imaginem quando a temporada acabar??? Acho melhor já ir pesquisando preços de psicologos ou quem sabe até psiquiatras!!! rs
Vamos ao tópicos:
-John Lock não parece mais John Lock, pricipalmente quando ouvimos ele tratando a si mesmo na terceira pesssoa naquela cena do avião,mas confesso gostar deste novo John Lock tirando a parte dele não estar dando a minima para os outros Losties, mas enfim ele conseguiu algo que ele sempre desejou ser líder e que líder, já batendo de frente até com o Matusalém(Richard Alpert) e por falar nele...
-Dificil elaborar uma teoria sobre ele, ele está sempre em todas as ocasiões, mas não quer ser líder, se sente bem. como Ben disse, em ser um "conselheiro", lendo os comentarios, é muito plausível a teoria dele ser capitão do Black Rolle, mas um fato que eu acho no minimo interessante é que em todas as cenas do Richard ele tem a mesma aparencia, a unica diferente é a primeira vez que ele se encontra com o Ben, muito estranho

-Mais uma vez, fiquei extremamente chateado com a morte do faraday, ainda bem que ele ainda apareceu neste ep.(mesmo morto)
-ah tenho que falar, ri demais com a cena do Widmore chegando em seu cavalo alado, me lembrou cenas de Ana Raia e Zé Trovão(direto do túnel do tempo) kkkk, só não ri mais do que...
-Ver o Hurley enchendo sua mala do mais importante, comida, e se entregando com a pergunta sobre o presidente dos EUA kkkkkk, MUITO BOM!!!!
-o sawyer sempre tem um plano, como mesmo disse o hurley e duvido que eles saiam da ilha, alias que kate mala né, acabou com o momento "I love you!" do casalzinho
-não tinha outra forma do sayd reaparecer senão fosse matando alguem, o sayid é o soldado necessario rs
-para finalizar, jack agora é kamikase, não o julgo por tentar fazer a diferença, afinal todos nós não buscamos isto em nossas vidas??? Mas não sei porque to com a impressão que tentando mudar as coisas, mais uma vez ele está apenas fazendo que as coisas voltem ao looping e ocorram como sempre ocorreu

Caraca escrevi bastante, mas Lost deixa meus neuronios a mil, alias minha teoria para o final desta temporada é que ela terá alguma ligação com aquela temporada(não me recordo agora) que acabou bom o mistério da fumaça negra, creio que aquilo é um acntecimento importante que não foi mais citado, e acho que agora é o momento, alias vou rever este ep.
Valeu Davi, galera do Dude, ótimo trabalho de vocês!!

Davi Garcia disse...

@Bruno, eu também acredito muito que aquele help me do Jacob foi nesse sentido também. Lembra que havia aquelas cinzas ao redor da cabana? Quem sabe o final da temporada explique isso, né? Vamos torcer!

@Lucianao SC, gostei da tua ideia sobre a ligação do Alpert com o Black Rock. Faz sentido sobretudo porque Widmore conhece o cara há muito tempo e poderia saber de sua origem. Esse mistério contudo, imagino que ainda vá ficar para temporada final quando acredito, responderão os maiores mistérios que surgiram lá atrás na temporada de estreia.

Abraço a todos!

Gustavo disse...

Primeiramente tinha a teoria de que tudo o que vimos até agora em lost, desde a primeira temporada, estava num loop temporal. Porém, achava que o loop se repetia sempre com pessoas diferentes em cada iteração. (Ex.: Aron, Jin-Yeon, Clementine, etc, poderiam assumir os papéis em que agora vemos os losties). Quando vi o loop se repetir com Locke recebendo novamente a bússula essa teoria caiu por terra.

Nesse caso temos uma relação iterativa (que se repete) que parece está convergida, ou seja, sempre volta pra o mesmo ponto. Quando estudamos Teoria do Caos vemos a questão de equações iterativas. O sistema pode convergir, então depois de algumas iterações o resultado sempre é o mesmo. O sistema pode se tornar periódico, então os resultados ficam saltando entre algumas possibilidades finitas e que sempre se repetem. O sistema pode se tornar caótico. Nesse caso os resultados são aparentemente aleatórios, é muito difícil determinar qual será o próximo resultado da iteração.

Se é um loop temporal claramente temos um sistema iterativo. O sistema nesse caso é o universo, já que todo o universo está sob uma linha temporal. Se o sistema estivesse caótico a linha temporal nunca estaria estabilizada. O que cada pessoa é ou foi mudaria no próximo segundo, ou qualquer que seja a unidade de tempo.
Se o sistema estiver periódico houve uma coincidência, ou não, de Locke acertar o acontecimento de ele sair baleado da floresta.
Se o sistema estiver convergido tudo e todos sempre estarão fazendo as mesmas coisas. O que vale também para a configuraão periódica. Nada nem ninguém que não seja externo ao universo poderá mudar os estado para ondem o sistema convergiu.
Faraday disse que as pessoas são as variáveis que podem mudar o resultado das coisas, mas neste caso (convergência ou periodicidade) as pessoas sempre viverão os mesmos momentos, sempre estarão sujeitas aos mesmos fenômenos, sempre terão as mesmas experiências, e consequentemente sempre terão os mesmos pensamentos e mesmas reações. A não ser que haja alguma interferência divina ou exista alguma outra forma de relizar viagns no tempo além da ilha.

Carla disse...

Eu não vejo o menor problema da Charlotte parecer mais moça do que é. Com os recursos de hoje em dia, as mulheres ficam cada vez mais esticadas de plástica e botox e os homens ficam cada vez mais bagulhos :P Além do mais, aquela atriz que fazia a Charlotte era estranha e feia demais.
Agora, o Faraday ser professor da universidade com 18 anos eu já acho forçar a barra.

Eu me recuso a achar que o Locke morreu e aquele não é o Locke. Eu espero que eles arrangem um bom motivo para o Locke estar ali e que não seja o fato do corpo dele ter sido abduzido...

Bem, só resta esperar.

Jader Coelho disse...

Dude, acho que vc viajou (ou será que eu estou viajando...), pois Sawier realmente mata Phil no final da terceira temporada com um tiro, mas o Phil velho do presente que tinha batido no Sawier depois que ele ficou preso na jaula do urso...

certo???

Davi Garcia disse...

Errado Jader, aquele era o Tom. O Phil nós só conhecemos agora mesmo ;)

Luci. disse...

O Bebe na barriga da Eloise poderia ser a Penny, não? Provável. Ninguém sabe quem é a mãe da Penny mesmo. Mas acho que foi mais um erro envolvendo o nascimento do Dan e a idade da Charlotte.

Quanto à Charlotte aparentar ter menos idade, como a Carla falou acima, não teria nenhum problema, só que eles falaram a idade dela, 28 anos se não me engano... Aí sim, foi um erro, mas nada que atrapalhe demais.

Luci. disse...

Kate seria presa e jamais seria "mãe" do Aaron, acho que é isso que está incomodando-a, e não apenas o affair com Jack e Sawyer.

Dedé disse...

sinceramente ainda não entendi, porque o pessoal curte tanto falar de erros. Agora o tema do momento é o Faraday ser um feto, a Charlote uma menininha, e o Miles um bebe...Aonde é que falaram que todos tinham que ser bebes ao mesmo tempo? Daqui a pouco vão notar como o Dude tinha cara de gurizão e agora tá ficando velho!
Sinistro....

Por falar em sinistro, vendo novamente o episódio, onde o povo tava seguindo o "leader", veio uma coisa na minha mente, o Wildmore é o lider quando Ben tem a missão de matar a "Ruçô"... será que a dona Eloise já havia saido da ilha???
como ela saiu? ai que vem minha teoria doida, que ao explodir a bomba(se é que isso ocorre) eles viajam no tempo, saindo da ilha, ela sai, e não aonde para!

Só um peça desconexa, mas é uma coisa!!!

Abraço
Dedé http://ispicialista.blogspot.com

MPMurad disse...

Eu nasci em 77 , vou voltar no tempo e me ver bebezinho, como o Miles

Luci. disse...

Bom, o pessoal se preocupa com a continuidade porque qualquer um que tenha assistido umas três aulas de matemática no um ensino médio vai estranhar um pouco esses erros nas idades, mas como falei antes, não é nada que atrapalhe demais o roteiro.

Fabii * disse...

olha, tbm acho q os erros totalmente insignificantes comparado com tudo q ta acontecendo na serie...
Vou viajar um pouco, mas esse negocio de mergulhar pra entrar nos tuneis, e da teoria dos sussurros dos outros, como eles sumiam "magicamente"...
Na segunda temporada, qdo o walt apareceu pra shannon, antes dela ser baleada, ele nao tava todo molhado? teria alguma relaçao?

E pra mim o cara q bateu no jack e na kate na tenda da eloise lembra bastante o keamy, do cargueiro...mas parece q ele morreu...logo nao era ele, mas nao deixa de lembrar né?

Richie disse...

achei um episodio confuso...
no nivel da temporada confunsa.
pra mim, a serie podia mto bem passar sem ele...
e ao contrario de vcs, a kate pra mim foi estupida...
o jack poderia ter virado pra ela e falado:
blz, vc nao quer apagar memorias boas? e quanto a shannon, boone, mr eko, ana lucia, libby, rodrigo santoro e nikki? vc prefere ter lembrancas boas e deixar pessoas mortas, do que esquecer tudo e trazer a vida pessoas que morreram?

Kate foi mto egoista e tapada...
uma pena ela nao morrer na finale :?