26/05/2009

A cronologia de Lost

Como você bem sabe, a última temporada da nossa série favorita só começa no início de 2010 nos EUA, até lá, o que não falta é tempo para rever episódios e (tentar) organizar o grande quebra-cabeças que a série nos apresentou ao longo desses cinco anos. Pensando nisso, recorro à uma matéria do USA Today que usou a Lostpedia e montou a linha cronológica da trama, o que sem dúvida é sempre útil principalmente depois de uma temporada com viagem no tempo, certo?

Leia mais...

    Em vermelho, pequenos complementos meus que o texto original não traz.

    Por volta de 1881:

    Jacob e seu misterioso antagonista são apresentados. Vemos a estátua de quatro dedos e descobrimos que ela faz referência à deusa egípcia Taweret. O navio Black Rock misteriosamente vai parar no meio da ilha.

    1954:

    Durante seu quarto salto temporal, Sawyer, Juliet, Miles, Charlotte e Faraday se encontram com os Outros / Hostis e descobrem a Jughead, uma bomba H com vazamento. Durante esse breve período, eles conhecem as versões jovens de Charles Widmore e Eloise Hawking.

    1974:

    O ano no qual o grupo de Sawyer se estabelece depois que Locke pára os saltos temporais ao girar a roda congelada e sair da ilha. O grupo é descoberto pela Iniciativa Dharma e Sawyer diz que eles são sobreviventes de um naufrágio. Embora inicialmente ouçam que devem partir, acabam assumindo funções na Dharma. Sawyer (àquela altura se identificando como Jim Lafleur) lidera o time de segurança com a ajuda de Miles e Jin. Juliet trabalha na oficina e Faraday parte rumo à matriz da Dharma em Ann Arbor ao longo dos próximos três anos.

    1976:

    Jacob visita o pequeno James Ford.

    1977:

    Jack, Kate, Hurley são instruídos por Sawyer e Juliet (que naquele momento já estavam bem integrados) a fingir serem novos recrutas da Dharma. Sayid é preso ao ser confundido com um hostil, engana o jovem Ben e o atinge com um tiro. Sawyer e Kate salvam o garoto entregando-o a Alpert. Faraday retorna à ilha, onde acaba sendo morto por sua mãe, Eloise Hawking, quando tentava usar a Jughead para inutilizar a área da Cisne antes de um suposto vazamento. Na área da Cisne, ao lado de Kate, Sawyer e Juliet, Jack lança o detonador da bomba H dentro da construção. A detonação falha, Juliet é puxada para dentro do buraco e ao acordar ferida, tenta provocar a explosão quando um grande clarão toma conta de tudo.

    1988:

    Jin, que ficou perdido à deriva no mar ao longo dos saltos temporais depois de ser lançado na água por conta da explosão no cargueiro, encontra Danielle Rousseau entào grávida. Ele a impede de entrar na caverna para salvar um colega capturado pelo monstro de fumaça pouco antes de saltar no tempo mais uma vez.

    1989:

    Jin testemunha a ainda grávida Rousseau atirar no namorado durante o oitavo flash temporal. Ela acredita que a ida de seu grupo ao templo os fez ficar mentalmente doentes e pensa que Jin carrega ‘a doença’ também já que ele desaparecera antes. Por sorte, quando ela ameaça atirar, um novo salto ocorre e Jin se reencontra com o grupo de Sawyer. Ben sequestra Alex dos braços de Rousseau e a avisa para se afastar toda vez que ouvir sussurros. No acampamento ele confronta Charles Widmore.

    Final dos anos 80

    Jacob visita a jovem Kate numa loja de conveniência.

    Final dos anos 90

    Jacob conversa rapidamente com Jack no mesmo dia da cirurgia em que o dr. aprendeu a 'contar até cinco'.

    Começo dos anos 2000:

    Todos com exeção dos Oceanic 6 vão parar nessa época depois que Ben gira a roda congelada dando início a uma série de 14 saltos temporais. Sozinho, Locke, viaja pela ilha e testemunha a queda do avião nigeriano. Ele tenta escalar para chegar até ele quando Ethan Rom o atinge com um tiro na perna. Enquanto isso, o grupo de Sawyer encontra a estação Cisne. Depois de dizer ao Sawyer que ele não pode simplesmente entrar e pegar mantimentos com Desmond, Daniel bate à porta e pede ao escocês para ir encontrar sua mãe em Oxford.

    Fora da ilha, Jacob testemunha a queda de Locke que o deixa paralítico.

    22 de Setembro de 2004:

    O voo Oceanic 815 cai na ilha. Desmond não consegue pressionar o botão a tempo depois de matar Kelvin acidentalmente, o que resulta numa descarga eletromagnética que derruba o avião. Os Outros começam a coletar informações dos passageiros e tripulantes do voo.

    Final de Setembro de 2004:

    - Sayid lidera uma caminhada rumo ao alto de um monte na esperança de mandar um sinal de socorro. Shannon traduz a mensagem de Rousseau para ele que entõ determina que a fita está sendo executada há 16 anos.

    - Locke descobre o monstro de fumaça enquanto caça. Nos dois dias subsequentes, Jack encontra a caverna e os esqueletos de Adão e Eva.

    Outubro de 2004:

    - Rousseau captura Sayid na floresta e o leva para o local onde vive para interrogá-lo. Ela entào fala sobre os Outros.

    - Locke e Boone começam a tentar abrir a escotilha.

    - Kate ajuda Claire a parir Aaron na floresta, um evento testemunhado por Sawyer durante o quinto salto temporal. Locke percebe que aquela era a mesma noite em que furioso, ele bate na entrada da escotilha e é respondido com uma forte luz.

    Novembro de 2004:

    Michael, Walt, Jin e Sawyer partem numa jangada e acreditam estar sendo resgatados por um grupo que se revela como sendo os Outros. Eles sequestram Walt e explodem a jangada. Nessa noite, Locke, Jack, Kate e Hurley explodem a entrada da escotilha usando dinamite do Black Rock e encontram Desmond lá dentro.

    Final de Novembro de 2004:

    - Jin vai parar na praia e acaba se deparando com um grupo que ele pensa ser os Outros, mas que se revela como sobreviventes da parte traseira do avião.

    - Ana Lucia atira em Shannon que estava seguindo uma aparição de Walt pela floresta. Então líder do grupo da parte traseira do avião, ela decide se juntar ao grupo de sobreviventes da praia.

    - Rousseau captura Ben Linus, que diz ser um baloneiro chamado Henry Gale e o entrega a Sayid.

    - Respondendo a um acordo feito com os Outros que o prometeram entregar Walt e deixá-los partir, Michael mata Ana Lucia e Libby e então liberta Ben.

    - Locke e Eko descobrem a estação de monitoramento Pérola e assistem o vídeo de orientação do lugar. Logo depois, Locke se convence de que apertar o botão é inútil ao passo que Eko acredita exatamente no contrário.

    Dezembro de 2004:

    - Charles Widmore envia um time científico e de mercenários no cargueiro Kahana para localizar a ilha e capturar Ben.

    - Desmond fala com Penny Widmore por telephone dando fim a seus saltos temporais e a um sangramento no nariz. Ela então sai em seu barco pelo Pacífico Sul à sua procura.

    - O cargueiro é explodido logo após parte do grupo de sobreviventes decolar num helicóptero pilotado por Frank Lapidus. Eles então observam o exato momento em que a ilha desaparece bem na frente de seus olhos. O helicóptero cai no mar e depois de seremo resgatados por Penny, o grupo começa a pensar nos detalhes que contariam sobre seu ‘regate’.

    7 de Janeiro de 2005:

    108 dias depois do acidente, seis sobreviventes - Jack Shephard, Kate Austen, Hugo Reyes, Sun Kwon, Sayid Jarrah e o bebê Aaron Littleton – chegam à uma ilha indonésia num bote dizendo serem os únicos sobreviventes do voo 815.

    2005:

    Jacob visita Sayid no exato momento em que Nadia é atropelada e morre.

    2007:

    Jacob visita Hurley recém libertado da prisão e o fala sobre retornar à ilha. Três anos depois do resgate, os Oceanic 6 menos Aaron embarcam no Ajira Airlines 316 pilotado por Frank Lapidus que acaba levando-os de volta à ilha. Antes do avião fazer um pouso de emergência na ilha, Jack, Kate, Sayid e Hurley desaparecem e vão parar em 1977. Sun (junto de ben, Lapidus e de um aparentemente ressuscitado Locke) fica em 2007. Manipulado pelo antagonista de Jacob que miteriosamente assumira a forma de Locke, Ben confronta e mata Jacob que descobrimos viver dentro do pé da estátua de quatro dedos e que antes de dar seu último (?) suspiro avisa, "eles estão chegando."

    *-*-*

    E aí, acha que faltou algum evento de peso nessa cronologia?

54 comentários:

isolanii disse...

Que foda! Parabens pela tradução... to entrando todo dia no blog mesmo depois do fim da 5ª com a espectativa de novos posts, muito obrigado por estarem sempre postando ;D

Michelle disse...

Oq eu achei q não temos certeza para afirmar é essa de q foi em 1881 q o Black Rock foi parar no meio da ilha. Ao q td indica, talvez ele possa ter sido atraído para terra firme pelo magnetismo liberado durando o Incidente, não acham? Sabemos o ano do naufrágio, mas não necessariamente ele foi arrastado imediatamente depois disso.

Thiago disse...

Falta o flashback do Ben, que ele envenena todos na vila Dharma.

Djspro disse...

Tá muito boa Davi, só tá faltando o "final", HAHAHHAHA
Abs!

guilherme disse...

Muito bomo resuminho... mas só vendo tudo de novo msm... todas as temporadas... para realmente por as coisas no lugar e começar a teorizar... uaheuaehae

Hugo disse...

Muito legal, mas faltou mencionar as visitas de Richard a Locke fora da Ilha. A primeira acho que foi em 56 ou 57, certo?
Hugo Saraiva

Maurício disse...

A estátua não seria de Sobek?

http://www.touregypt.net/featurestories/sobeka.htm

Olhem os objetos que ela segura.

Talles Brito disse...

Está faltando muitos acontecimentos da 3º temporada, pularam da 2º (sem nem considerar a descarga que deixou Desmond nu no meio da floresta) temporada direto pra 4º.

Talles Brito disse...

ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
Quem me responder essa ganha um Pirulito da Chiquinha!

Como é que em um flashfoward do Jin na 4º Temporada, ele vai até o Hospital e entrega um urso Panda pra Sun, pois seu filho acabara de nascer... se na mesma época ele estava na Ilha girando no tempo (momento o qual ele conhece Rosseau e etc...)??????????

Bruno Peres disse...

faltou a purgacao dos Dharmas em 1992?

jose disse...

Talles, no episódio do Ursinho, Jin está num flashback e Sun num flashfoward, só conseguimos ver no final do episódio.

Jin entrega o urso para a mulher de um amigo, se é que não me engano.

Sun tem o bebê sozinha e sem ganhar ursinho nenhum :(

:D Vlw cara!

PC disse...

Talles Brito:
aquilo foi uma pegadinha..Jin estava na China levando um presente do Mr. Paik para a filha de um cliente. Sun deu a luz na Coréia.

douglasmartinss disse...

Animal o resumão!!

Mas faltaram 3 coisas importantes ao meu ver:

. A purgação
. Morte de Charlie e Implosão da escotilha cisne
. Visitas de Richard Alpert

Meus muitos parabens a todos do Dude.. vcs são d+

hudsonjr disse...

eu nao sei se to viajando, mas e se o aaron for jacob? os dois sao loirinhos.. eheheheh

hudsonjr disse...

talles o jin nao entrega urso para SUN nao, ele entregou o urso para o filho de um diplomata eu acho, a mando do pai da sun

Ricardo Dias Almeida disse...

Não, Talles. Aquilo não é um flashforward e aquela mulher não é Sun. Aquilo aconteceu dois meses depois de Jin e Sun se casarem. A mulher era filha de um amigo do Sr. Paik, pai da Sun. Jin deveria levar um presente para a moça em nome do Sr. Paik.

E aí? Ganhei o pirulito? haeuaehuaehae

Ricardo Dias Almeida disse...

Ah, pra complementar: "na mesma época" do nascimento de Ji Yeon, ninguém faz idéia de onde estava Jin, pois antes disso, ele começou a viajar no tempo. Então há as possibilidades:

- Ele morreu entre 1977 e 2004 e não estará mais "na mesma época" que Sun e sua filha.
- Ele está vivo, mas envelheceu todos esses 30 anos e o lugar onde ele está é desconhecido.
- Ele foi para o passado e morreu de velho antes de chegar na mesma época.
- Ele foi para o futuro e pulou a "mesma época"...
- Derivações dessas possibilidades.

manel disse...

ae talles, o urso q o jin entrega nao eh pra sun nao irmao.

o flashforward eh da sun.... o do jin eh um flashback cara.. ele entrega o urso pro filho d um amigo do paik.

Barry disse...

Talles Brito:

Nesse episódio o Jin entrega o urso de pelúcia a um amigo do sogro dele, que acabara de se tornar avô. Note que quando a enfermeira insinua que era filho dele, o Jin responde: "Não me apresse. Só estou casado há 2 meses." Ou seja, isso se passa ANTES do voo 815 cair na ilha.

Esse episódio que vc se refere (Ji Yeon - 4x07) tem flash forwards da Sun e flashbacks do Jin.

Fã... disse...

Talles, o do Jin na verdade era um flashback, de dois meses após o Jacob tocá-lo (dois meses após o seu casamento), enquanto o da Sun era realmente um flashfoward.

Me manda o pirulito por e-mail, bjs

Fã... disse...

Muito excelente o resumo, mas recomendo que assistam tudo de novo mesmo, vale a pena.

Tulio Cobain disse...

Muito boa essa matéria do USA Today! Genial essa cronologia! ^^

Ellen Gibb disse...

Talles

Mew, c tá msm falando sério???
Por favor, vá rever o episódio e corrija a pérola! XD

Scyllas disse...

Faltou dizer que o Locke só encontrou a Swan porque a Juliet cavocou um pouco e deixou a porta à mostra (5x01 - Because You Left).

Eric disse...

Uma coisa que eu tenho que assistir pra reparar é como o fake Locke usou todas aquelas aparições pra que seu grande plano desse certo: Christian, Alex, Horace... e talvez Yemi, Walt, Boone....

lucas disse...

Pra mim também ficopu devendo a chegada da naomi e amorte de charlie. com a chegada do helicóptero , sequencia de fatos importante

Talles Brito disse...

Gente que vergonha! Estava falando sério.. é que eu sou meio burrinho hein... será que eu vou conseguir entender a 6º temporada????

Mas valeu galera, e Pirulito da Chiquinha está chegando na caixa postal de todo mundo que respondeu. Abraços.

Caio D'Aprile disse...

E por que ninguem citou que não só Jack, Kate, Saiyd e Hurley voltaram no tempo?

O Ajira decolou em 2008, e caiu na ilha em 2007.

Jack, Kate, Saiyd e Hurley foram pra 77 e o resto pra 2007

Aiki disse...

Fala Davi,

Gostaria de ver encaixado nesses fatos, o fato e a data em que Jack e Desmond se encontram no estádio de futebol, apostam uma corrida e Jack torçe o pé. Que foi logo após ele operra e achar que não teve sucesso na cirurgia da futura esposa, na ocasião.

Abraço e parabéns pelo resumão.

Diogo de Lima disse...

Faltou o nascimento da filha da Sun, a implosão da Cisne², a partida do Desmond na Volta ao Mundo, o 'banimento' do Widmore e as datas de partida da ilha e aparição fora dela de Ben Linus.

Felipe Procópio de Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Procópio de Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Procópio de Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bell disse...

Eu sempre leio a opinião de todos, mas nunca postei nenhuma. Gostaria de fazer uma pergunta: Quando Richard procura Locke criança entre as coisas que ele mostra (faca, bússola, etc) há um vidro com um pó estranho, não seria o pó que cercava a cabana?

mdimendes disse...

Davi, os acontecimentos que faltaram ao meu ver foram:

-Nascimento de Ben Linus
-Chegada de Roger Linus na Dharma
-A purgação
-Expulsão de Widmore
-Arremate do diário do capitão do Black Rock por Widmore
-Desmond saindo para a volta ao mundo
-Explosão da Cisne
-Morte de Jeremy Bentham
- o último Salto temporal antes do de 74, onde Sawyer, Juliet e cia viram as costas da Taweret.

Sobre o fato de alguém comentar que Sun e os demais viajaram de 2008 pra 2007 acho que não pode ser... acontece que eles contam o tempo de 2004 quando o acidente ocorreu, logo pra 2007 passam 3 anos. E isso nos faz crer que eles estão no passado em relação a nós, vivendo no fim de 2007 pra 2008. É isso ou o site lá errou a data dos fatos e onde se lê 2007 deveria ser lido 2008.

Agora a pergunta que não quer calar... O QUE VAI ACONTECER COM O DUDE QUANDO A SEXTA TEMP ACABAR????

Luiza disse...

Como já foi apontado aqui faltou o importante evento da Purgação e anterior a isto a ida de Kevin Imam para estação cisne,eventos da década de 90, pós 1ª guerra do Golfo.

moliver disse...

faltou a saida de locke da ilha, os encontros com os six fora da ilha... faltou o encontro do tom com o michel em nova york... faltou a entrega da bussola por richard ao locke... faltou a visita de richar ao locke bebe... faltou o ben chegando ao marrocos... faltou o dude no manicomio... faltou a julieth indo pra ilha... faltou a queda de locke do predio... faltou o desmond conhecendo o faraday... faltou o faraday mandando enterrar a bomba em 1954... faltou o eko indo ver a filha do vidente... faltou a saida do wildmoore da ilha e a morte dos dharmas em 1992...

Milkshake disse...

Contendo o principal, podemos montar a história cronologicamente!
Tá otimo!

MaH disse...

A única coisa que não entendi até agora é como que o locke sabia que ele ia sair da floresta (quando ele estava no presente da ilha) e mandou o richard falar com ele.. Se eles tavam dando os saltos temporais, como que ele foi parar na época certa?

Davi Garcia disse...

Excelentes as contribuições de vocês. A purgação principalmente é de fato um evento importante que acabei deixando de fora da lista.

@ MaH, a questão é que aquele não era o Locke, mas sim o inimigo de Jacob já na forma de Locke.

Abraço a todos!

liana das Neves disse...

Gente, vcs se lembram que quando Jack achou o caixão do pai ele estava vazio? ( na primeira temporada)Será que isso quer dizer alguma coisa ou será que não é nada?

Tarcisio disse...

é um bom resumo. as partes em vermelho sao "mais recentes" portanto merecem o destaque mesmo

nao sei pq aqueles dois eventos estao em 1989, mas tudo bem

a parte que diz começo dos anos 2000, é pra ser 2001 ou ja quase 2002. 2001 foi quando o desmond foi pra volta ao mundo eu acho

MaH disse...

ahh sim, mas o que eu não entendi foi como que o locke real veio parar no tempo certo (presente) da ilha em meio aos saltos temporais...

Davi Garcia disse...

Mah, é difícil dizer qual era a lógica dos saltos temporais, mas creio ser razoável entendê-lo simplesmente como recurso narrativo que usaram para amarrar parte da história que vimos depois em Follow the Leader. Sobre isso aliás, vale lembrar que foi nesse mesmo salto que vimos o pessoal sendo perseguido no mar por outra jangada cujos tripulantes não sabemos quem eram e esse sim é um pequeno mistério bem interessante a meu ver.

Abraço!

Melissa disse...

A ida do Daniel para a ilha a pedido da mãe também foi algo fundamental, assim como o suicídio do Locke, a entrega do barco a Desmond pela Libby, Charlie desligando o aparelho que impedia o rádio de funcionar e depois morrendo, Kate deixar Aaron com a avó (acho que isso ainda vai render...),enfim tudo se encadeia.

Malucom disse...

As pernas de locke falharam no episódio da primeira temporada quando, justamente por isso, Boone é que sobe pra olhar o avião nigeriano.

Seria por que naquele momento anos antes locke estava tomando um tiro de ethan na perna? Que doidera!

O que você acham?

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Ficou legal, eu to me preparanado p ver os eps desdo do ep piloto, heeh tem q arrumar tempo só!.

Renato AR disse...

Lendo um dos fatos, percebi um erro de continuidade na história: como a Rousseau não lembrou de Ben quando o capiturou na segunda temporada, já que o próprio Ben rouba alex dela em 1989?

Davi Garcia disse...

Renato, tecnicamente pode ser erro mesmo, mas por outro lado, vale lembrar que o sequestro de Alex ocorreu à noite e 16 anos antes daquela cena da segunda temporada, o que é tempo suficiente para que ela não lembrasse dele imediatamente ;)

Abraço!

Lunga69 disse...

Fala pessoal... o blog é irado!! Parabéns!!

Bom, não sei se alguém já pensou nisso antes, se sim, desconsiderem meu post, mas lendo todos estes acontecimentos, lembrei de uma informação...

Por acaso este Radzinsky dos anos 70 poderia ser o mesmo que viveu com Desmond na Cisne e que segundo Desmond se suicidou?

Alguém já analisou isso?

abraço a todos

PY1KS Bl0gger disse...

O Black Rock Naufragou em 1845, isso é dito quando o Wildmore está no leilão pelo diário de bordo do Navio já naquela época liderado por um dos Hanso.

Alguém falou do Jin ter entregue o Presente para sun, na verdade ele levou para um diplomata Chinês em nome do Sogrão.

Acho que ficou bem resumido os acontecimentos, mas um detalhe é que durante a apresentação da Fita da Perl Station e Swan, o Braço Esquerdo do Japa, está imóvel, justamente devido ao Incident.

Grambela disse...

Poxa com certeza o dia em que eles decidem não apertar o botão, Desmond gira a chave da escotilha e há o primeiro clarão.... aquele também achei muito importante..
fora esse todos os outros ja foram citados ai, purgação com ctza e mais alguns tb...

LucNdM disse...

faltou toda a terceira temporada.
e o final da segunda.

=S

Amanda Pina disse...

Valia mencionar que Rose e Bernard também viajaram no tempo (como todos os outros sobreviventes) e construiram a "cabana do Jacob" entre 74 e 77.