07/05/2009

Comentários do ep. 5x15 “Follow the Leader”

Com spoilers para quem ainda NÃO assistiu


Quem diria que a morte lhe caíria tão bem assim, hein Sr. John Locke? Logo você que ao longo de quatro anos cansou de ser taxado de louco por Jack - que agora curiosamente adota o mesmo discurso de “esse é nosso destino” - , mas que de volta à ilha e à vida se mostra senhor de si, sabedor de tudo(?) o que deve ser feito e, principalmente, vacinado contra os joguetes de Ben.

Leia mais...

    Agora, cá entre nós Locke, que papo é esse de que você vai matar o Jacob? Não venha dizer que foi a ilha que pediu, porque essa justificativa eu não compro. Contudo, se você disser que só está usando essa artimanha para fazer Ben provar do próprio veneno, aí eu assino embaixo da sua jogada de mestre, principalmente se ela desencadear revelações importantes sobre a mítica figura do mandatário da ilha que ‘vive’ na cabana.

    Mas, e você, hein Dr. Jack Shephard? Sempre tão racional com tudo e ferrenho crítico da crença cega em destino e blá blás do tipo, de repente mergulha de cabeça na teoria da variável acreditando que todo o sofrimento provocado pelo acidente do voo 815 poderia ser evitado. Será que só você ainda não compreendeu que não dá para mudar algo que já aconteceu? E mais, será que suas motivações são alimentadas apenas pelo egoísmo e pelo seu desejo de se livrar de sofrimentos?

    Pense conosco Jack. Se o acidente não ocorresse e o voo Oceanic 815 pousasse em Los Angeles no dia 22 de setembro de 2004, Kate iria para a prisão; Charlie mergulharia ainda mais fundo em seu vício de heroína; Rose provavelmente teria poucos meses de vida por causa de seu câncer; Locke continuaria tendo uma vída miserável e cheia de humilhações preso numa cadeira de rodas; Sawyer jamais teria chances de encontrar sua redenção e acertar as contas com o homem que destruiu sua família; Claire teria entregado Aaron para adoção; Sun continuaria sendo a esposa submissa de um Jin bem diferente do que conhecemos hoje, e Desmond jamais teria reencontrado Penny. Mas, principalmente, Jack, seu pai, Christian Shephard continuaria morto.

    O título desse ótimo 15º (e penúltimo) episódio da 5ª temporada tem uma mensagem clara: siga o líder. Resta saber qual deles e quem tem a razão. Jack em 1977 ou Locke no presente? Quem você apoiaria?

    Outras observações:

    - Curioso notar que àquela altura (1977) embora tivesse voz dentre os Outros, Charles Widmore ainda não ocupava a posição de liderança que o vimos desempenhando no ep. 5x12 “Dead is Dead.”

    - Pode ser besteira minha, mas será que aquela cena em que o Alpert aparece construindo um navio dentro de uma garrafa pode ser vista como uma alusão ao Black Rock? Um recado dos roteiristas de que esse assunto ainda será retomado?

    - O Ben é realmente um sujeio inacreditável, não? Mesmo depois de ser avisado de que não deveria fazer nada contra o Locke, não perdeu tempo e na primeira oportunidade que teve, já tentou conspirar contra ele através de Alpert.

    - Por falar em Alpert aliás, você leva fé no que ele disse sobre ter visto os losties morrerem em 1977? Eu não.

    - Muito bom ver os ‘bastidores’ da cena em que Alpert ajudava a cuidar do ferimento à bala na perna de Locke. Aquela pergunta porém, persiste: quem deu a bússula a quem primeiro?

    - Err... Será que falta muito para vermos a cena do Radzinky estourando seus próprios miolos na Cisne? Que sujeito irritante, não?

    - Sensacional e engraçadissíma a cena em que o Hurley confirma ao Chang que ele, Jin e Miles eram do futuro, principalmente porque Chang fez basicamente a mesma pergunta que Hurley tanto temia ouvir assim que chegou à vila Dharma, lembra?

    - Assim como Sayid questionou, eu também me pergunto sobre quais seriam as motivações de Eloise Hawking em ajudar Jack a chegar à Jughead. Seria viagem demais imaginar que pouco depois de ler o diário de Faraday e aceitar a ideia de que aquelas pessoas eram realmente do futuro, àquela altura pelo menos ela estivesse tentando de alguma forma alterar as coisas e consequentemente evitar a morte do filho?

    - Agora, o que acontecerá com o trio Sawyer, Juliet e Kate, hein? Sairão da ilha e viverão um relacionamento a três? :p

    - E finalmente... Falta muito para a próxima noite de quarta-feira
    ?

138 comentários:

P. Sora disse...

Esse deveria ter sido o centésimo, sem mais.

Marília Teive disse...

matar Jacob????? Por quê?????
Nem Ben entedeu... amei o episódio, mas a ansiedade para o próximo tá enorme!!!!

Atoledo disse...

Obrigado a galera do DUDE! E semana que vem: Season Finale... hehehhe

PC disse...

Acho que vc deveria esconder esse texto. Muita gente que não viu vai chiar.

Marília Teive disse...

Ah! A sinopse foi perfeita. grande spoiler!

Guilherme disse...

Acho que só veremos locke de novo na ultima temporada. uma pena :T

Sergio Endrigo disse...

Davi, valeu pelo link.

Será que o Locke tem realmente a intenção de matar Jacob? Ou ele tá dando uma de Ben, um total dissimulado?

adrian disse...

Foi um episodio bom, mas achei o The Variable melhor...
pior foi a cena do submarino saindo da ilha, parecia que ele tinha sido desenhado pelos produtores da Turma do Didi!!!!

Tarcisio disse...

pois é, o misterio é pq querer matar jacob

Helena disse...

Gente! Matar Jacob = é desmascarar Jacob!

James disse...

Locke está morto, alguma coisa que não é ele,vive no corpo dele. Sabemos agora que aquilo que era presente pra gnt, na verdade era um flashforwad, ou seja, Locke se escalou pra morrer e se tornar aquilo que é hoje. Agora o Ben tá quem tá pagando de idiota. Nem Richard, nem Ben, nem Widmore. Quem temos que temer agora é essa coisa que Locke virou.
E na mitologia egípcia, sabemos que quando alguém re-vive é porque algo se apassou do corpo dessa pessoa.

Jonys disse...

Agora vou ler a Sinopse. rs
Melhor episódio pra mim até agora (da quinta temporada). Mais mistério em relação ao Richard Alpert. Como ele viu todos morrerem? Será que foi por ter explodido a bomba? Se sim, nada mudou? E por que ele não morreu? Caramba, quanto mistério! O Locke voltou àquele velho estilo 'arrogante' das primeira e segunda temporada. Acho que ele não consegue matar o Jacob.
Alguém gira a roda aí pra quarta-feira, 13/05!

Djspro disse...

Cara, o que eu vou falar? Estou boquiaberto, isso é LOST! Eu tinha postado no tópico da sinopse que só pelos videos disponibilizados previamente deveria ter sido o 100.... Ah, o submarino deve voltar, não sei como....

Guilherme disse...

Caraca@@ Como assim matar jacob? E a cara do Ben nessa hora!!! WTF?!?! E a Kate indo contra o Jack? Sayid de volta!!! Jughead!!!! Widmore, Eloyse, Richard!!! A promessa do Sawyer em matar o carinha da Dharma! Quem tem dúvida que vai morrer no próximo episódio nas mãos do cara?

adrian disse...

Só uma pergunta...
Como que eles vão explodir a Jughead?
Simplismente assendendo um pavio?
Porque na verdade aquela é uma bomba para ser lançada por um avião, igual o little boy, que explodiu Hiroshima

caf_pp disse...

Episódio fantástico!!!
O Novo Locke é do mal...

PC disse...

Saywer, Juliet e Kate vão desaparecer dentro so sub...só pode.

Kate disse...

Episódio muito bom!!Sabe o que mais?? depois de toda essa estória de volta ao passado, não me espantaria que Jacob é algum dos Losties, quem sabe o Jack....lembra que apareceu uns olhos castanhos, dizendo "help me".. e Christian Shephard fala por Jacob, e Claire(irmã de Jack) tb estava na boa lá na cabana....

Uuuuu.. viagem total agora....rsrrsss!!!!

Tarcisio disse...

de novo a sensação de não saber quem nasceu primeiro, se foi o ovo ou a galinha....

Patricia disse...

Ainda não vi o episódio, nem li nada a respeito (excepcionalmente, e por pura falta de tempo), mas é só pra apoiar o amigo com a ótima tirada:

"Alguém gira a roda aí pra quarta-feira, 13/05!"

huahuuahahua

Concordo!

Vinicius disse...

alguem sabe onde consigo esse ep em espanhol pra baixar???

Vinicius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Iuri André Stona disse...

Quando Locke teve aquele encontro em que Richard diz que ele deveria morrer, a roda tinha sido girada e a ilha estava pulando no tempo. Naquele exato momento a ilha tinha ido parar no futuro. Depois com outros saltos ela voltou pro presente e Locke seguiu seu destino.
A Jughead vai explodir e causar o incidente. Não existe essa história de variável, Faraday estava tendo um ato desesperado qdo bolou essa idéia, mas foi essa teoria que causou o incidente. Whatever hapenned, hapenned. Não há como mudar.
Se Richard estiver falando a verdade, nossos heróis irão morrer todos ao final da nossa série favorita. Tomara que ele esteja mentindo pra Sun por algum motivo.

PEDRO CANUTO disse...

Adrian, se vc não lembra o sayid é um especialista em bombas, telecomunicações e o escambal.

O cara é o McGiver de lost. Tô com a Helena, Matar locke = desmacarar/revelar/desvendar Jacob. Não acredito sob hipótese nenhuma q algo/alguém tenha se apossado do corpo de locke.

Acredito é q ele finalmente conseguiu "se conectar" a ilha, assim como ele vivia dizendo na 1a. temporada q a ilha"queria dizer aquilo e num sei o q mais lá", quando na verdade nessa época ele, apenas, confundia seus anseios/fé com os propositos e os desejos da ilha para ele. Vamos aguardar agora.

A minha única queixa fica em relação aos "outros". Parece q eles são uns capengas, ao contrario da 1a e 2a temporadas q eles pareciam fodões, tipo Ethan, Tom, o próprio Ben e outros demais. Sabe? Chega o John Locke lá, no meio do acampamento, teoricamente eles sabem de alguma importância do Locke em função de tudo q já aconteceu entre ele e os "outros, mas sei lá, ficou meio estranho, ele dizer: "me sigam, eu vou levá-los até o seu suposto líder e etc" poxa vida, mas q merda de sociedade é aquela q aparentou ser fodona, profunda conhecedora dos poderes da ilha e q agem dessa maneira, tão "inocente", vamos assim dizer.

Pronto é isso.

Érika disse...

semana q vem será epi de 2 horas???
ai gente esse deveria ter sido o 100 episodio, foda demaisss

fisichella disse...

Na verdade Pedro, com o decorrer dos episoidos, tenho a impressão de que os Outrows estão à espera de algum Messias/Deus/Lider/Jedai/Supersaiadim mas que eles não sabem quem é ainda (ou nao sabiam antes de locke aparecer....) talvez eles não tnham certeza que essa pessoa seja o Locke...Ricahrd Alpert parece ser apenas um lider temporario ate a chegada desse lider supremo...Ricahrd conduz os outros e os outros também acreditam nan chegada dessa pessoa...Então é quase natural que eles deem uma chance a Locke de mostrar que é esse lider afinal o cara viaja no tempo, tem uma baita conexão com a ilha...entre outras coisas...

James disse...

Tá claro pra mim que Locke não é mais o cara das outras temporadas. Mas a pergunta principal agora é:
Qual a razão dele querer matar Jacob? Vide que outrora Jacob era o queridinho de Locke.

James disse...

Tá claro pra mim que Locke não é mais o cara das outras temporadas. Mas a pergunta principal agora é:
Qual a razão dele querer matar Jacob? Vide que outrora Jacob era o queridinho de Locke.

Jrock Connection disse...

meu, a piada foi Ben: "por isso eu o matei/quis matar" e a cara do richard xDDDDDD

lander disse...

porra, adoro muito esse blog, primeira vez que entro e me decepciono pq colocam "comentários do epi. 15" e não falam que tem spoilers =/

Davi Garcia disse...

Lander, parece que você não leu a primeira frase do texto então. O aviso de spoilers para quem ainda NÃO assistiu está bem claro...

lyrexmusic disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Michele disse...

Episódio simplesmente maravilhoso!!!
E sendo essa a primeira vez que assisto ao vivo, foi melhor ainda!
Depois da decepção do The Variable (pelo menos para mim), esse veio pra nos dar a certeza de que os dois últimos episódios vão ser de tirar o fôlego mesmo!
Concordo com quem achou que este é que deveria ser o 100°!

Vocês viram a cara de decepção da Juliet quando a sardenta apareceu no submarino?! Nossa!!!

Não vejo a hora de chegar a próxima sexta!
"Alguém gira a roda aí pra quarta-feira, 13/05!" [2]

Eduardo disse...

quando Locke disse disse matar Jacob, ele falou no sentido figurado. Acho que na verdade ele vai "matar" o mito de Jacob e revelar a todos sobre tal personágem, por isso Ben se assustou tanto. A cara que ele fez foi assim, tipo, "babou, ele sabe da verdade"

Outra coisa, eu estou achando que Daniel se enganou, o que causou o acidente não foi a perfuração e a sua interferencia com os Losties, isso parece bem claro pra mim, mas vamos esperar a proxima semana para conferir. Cheguei a essa conclusão quando Locke mandou Richard socorre-lo, parece que alí ficou bem claro que os causadores de tudo são eles mesmos e Ben sabe disso, tanto que ele sabia da queda o Avião e enviou espiões e não socorro para junto dos sobreviventes.

ૐ ..:: Renatão ::.. ૐ disse...

E se Richard, naquela cena onde ajuda Locke, realmente tenha visto todos morrerem?Até então ele nao havia encontrado Locke e passado a mensagem. Aquele era o "presente" dele, até então encontrar Locke e enviar a mensagem para ele, dizendo q ele teria q voltar (morrendo) como todos ja sabiamos.
acredito que esse fato tenha desencadeado uma série de fatos que culminem na não eliminação dos losties restantes, o que nos leva a crer q realmente Locke é peça fundamental nessa reta final.

Iuri André Stona disse...

A sensação "quem nasceu primeiro, ovo ou a galinha" ou o paradoxo da areia aconteceu de forma mais contundente no momento em que Locke mandou uma mensagem a sí próprio (por meio de Alpert) de que deveria morrer. Locke só soube que deveria morrer quando Richard Alpert disse a ele, mas Richard só seguiu a "ordem" de Locke. De onde veio a frase: Locke deve morrer?

Iuri André Stona disse...

Tenho uma teoria pra explicar o fato de Jonh Locke estar sabendo demais. Quem sabe esse Jonh Locke esteja vindo do futuro, hein? Ele poderia ter caído na ilha e ido parar num futuro, ter tido algumas experiências esclarecedoras, ter adquirido todo esse conhecimento que agora ele aparenta ter, e ter voltado pro momento em que ele abre aquele capuz quando vemos que ele está vivo.

Rubensguedes disse...

ótimo texto. sem enrolação e com excelentes considerações. Parabéns

iigor disse...

luri andré stona

locke estava viajando no tempo e naquela hora foi parar em um futuro da ilha onde ele mesmo ja estava de volta, ja que ele estava de volta o locke do futuro ja sabia que precisava morrer, e disse para alpert dizer isso para o locke que ainda estava viajando no tempo ..
eu entendo desse jeito e nao vejo erros nisso acredito!

quanto a galera que fala que a ilha estava no futuro estava no passado, esse pensamento eh errado galera, o que viajou no tempo durante todos os flashes foram os losties, a ilha continuou no mesmo lugar!!

Tarcisio disse...

eu achava que aquela conversa que o locke teve com o richard em 1954 foi o momento que o locke contou ao richard que ele tiraria a bala da perna dele....como isso foi no passado, richard teria esperado e teria o conhecimento do momento de ir ate o locke ferido.

locke até contou sobre a bala, mas nao teve nada a ver, foi ao contrario até. Fica entao so o lance da bussola, e o pessoal do lostpedia ja atualizou a tabelinha

http://lostpedia.wikia.com/wiki/Alpert

J.K. disse...

Prestem atencao nos titulos dos episodios, acredito que eles nos deram dicas sobre a trama... WHATEVER HAPPENED, HAPPENED & DEAD IS DEAD... Nao eh possivel mudar o futuro de forma alguma e Locke esta morto! A "ilha" precisava do corpo de Locke para poder se manifestar como sendo John Locke, da mesma forma que faz com as caracteristicas fisicas de Christian Sheppard.
Concordo com um dos post anteriores, Matar Jacob = Revelar a identidade "dele".

Marcio disse...

Não tem como alterar o passado! O pessoal desse blog principalmente aquela mina chata do podcast ficam falando direto que eles descobriram que poderiam mudar e bla bla bla. ELES NÃO PODEM MUDAR, oque aconteceu em 1977 é a mesma coisa sempre

Herikinha disse...

Davi e Juliana: apenas uma simples sugestão:
Coloquem novamente o countdown, assim como no início da temporada, para essa Season Finale!!!!!
Pleeeeeeeeeease!!!!!!!
Seria bemmm legal!!!
Namastê!

Bárbara Fagundes disse...

Realmente esse deveria ter sido o centésimo! e poderia ter durado 3 horas que eu ainda ia amar! fantástico! tudo sensacional! não teve nem um segundo ruim! cá entre nós. eu queria ser o richard alpert. esse sim sabe TODOS os segredos de lost. ele viveu e está vivendo TUDO que está explodindo nossos neurônios. eu estava com um pingo de pé atrás com os roteiristas. depois deste episódio quebrei minha cara! não acredito que semana que vem é o último! pqp!

César Sá disse...

Deus, foi uma ofensa o episódio terminar com aquela frase HAHAHA como eu vou dormir agora, ein?

Quanto a matar Jacob, provavelmente é no sentido figurado, ou Jacob seja algo "mais" do que os anteriores líderes veem. Pq, se Lock fosse, de fato, 'matar' (se é que isso é possível no sentido material), o Jacob, como é que na primeira visita a cabana ele ouviu o "ajude-me?". Provavelmente o q ele pretende desmistificar é a idéia do líder da ilha como um homem, e sim como a própria ilha, o destino. Ou, o Jonh pode ter virado a casaca e ser agora do pessoal do "o que está na sombra da estátua?" HAHAHAHA

Já Jack, céus, tadinho, será mais uma decepção. ao invés de reverter tudo o que aconteceu com ele, polpando-o daquele universo triste e enfadonho de líder, será quem fará tudo isso acontecer. Acredito que "o incidente" seja somente a explosão da bomba mesmo. Jack e seus impulsos...

Melhor episódio da temporada e ótimo resumo Davi, parabéns!

reca disse...

gente sera q so eu axo q o jacob nao existe, e uma especie de "deus", alá,, orixa ou coisa assim????


BEM SENSACIONAL SEMPRE. ate no modo de andar o ator mostra a diferença do personagem, q agora tem q obdecer e ouvir a locke. amo ele

epi MT BOM, mas semana passada foi mlhor. continuo sem conseguir ver ao vivo
davi, como vc faz? continua falando q tem q ser premium

Fernando disse...

jack shepard = jacob

Doraemon disse...

"HEEEELP-ME" (com voz de kripta). Terá sido a ilha, e não Jacob, na primeira visita à cabana? E eu ainda bato na tecla: Jack is Jacob, sempre liderando seu povo para o desastre (huahua... droga, pior que eu gosto do personagem). Agora, será Jacob um mero humano mortal cujo poder vem simplesmente do conhecimento que tem do passado e do futuro? E a bússola realmente vive no limbo do tempo, indo e voltando eternamente.

---------------------------------

Richard disse que viu Kate morrendo? Ãhn? E se La Fleur e Juliet (linda) sairem mesmo da ilha, eles não terão nenhuma influência no futuro dos losties? Sombra da estátua? Ãhn?

---------------------------------

Pensemos... se os Others vieram na Black Rock, então eles também são invasores, assim como a Dharma, os Losties, Os Ajiras... talvez a ilha só queira ficar sozinha... e esse seria o grande detour da série... mas realmente, ver os losties pousando em L.A. no fim da série ia ser brochante. Que que a Hawking tem na cabeça hein? Pq ela quer tanto manter a linha do tempo? Para poder preservar toda sua história? Hmm... Motivo válido, não? Coisa que o Jack nem tá aí huahua

---------------------------------

Cecilia disse...

Comento apenas três coisas:

- Jack dizendo "é nosso destino" me chocou mais do que qualquer outra revelação. Como assim, Jack? Finalmente, o adeus definitivo ao man of science! Mas, ainda assim, sempre extremo nas atitudes. Ê homem 8 ou 80! :P

- Ben fazendo intriga com Alpert foi sensacional. Esse homem não muda nunca, não há monstro ou aparição creepy de Alex que resolva! E a cara de "tô bege" dele foi fan-tás-ti-ca.

- Falta muito para quarta-feira?!!

Cecilia disse...

Ah, em tempo: estou contigo na espera pela cena do suicídio de Radzinky.

E, concordemos, que franguinho o Horace, não? hahahahaha

Arthur Salviano disse...

Deixando um pouco de lado o fato de Locke querer matar Jacob(que muita gente já falou e que também estou curioso), será que o mapa que sawyer desenhou é o mesmo que o locke viu no episódio lockdown que radsinscky teria colocado ali?

julioeduardo disse...

Com certeza foi o melhor episódio da temporada. Locke voltando a ser como era antes e ainda com um "Plus". Esse é o Locke que todos querem ver, hehehehe.

- Em relação ao Jacob, como já falei por milhares de vezes, espero muito que o Jacob seja alguém conhecido pois todo esse tempo, todo esse mistério por alguém que nunca mostrou o rosto para ser um "qualquer" seria uma decepção. "Ahh, então esse é o Jacob...". Espero muito dos produtores que quando mostrarem a verdadeira face de Jacob nos surpreendam para eu ficar com essa cara O_o .

- Richard fala a Sun que viu a galera toda morrer no passado, será por causa do incidente? Se Jack conseguir realmente mudar as coisas isso paralelamente iria causar a morte de todos que voltaram ao passado.

- Locke está muito seguro do que faz e é isso que causa temor a Richard e Ben. Agora por que Locke quer matar Jacob não dá pra entender.

- Mais uma vez, os produtores tentaram ressaltar o "morto é morto". Será que realmente John Locke morreu e alguém assumiu o "seu corpo"? As lembranças, o modo de falar continuam mas como Richard diz, parece realmente ser outra pessoa. E se o Richard achou algo estranho, eu também tenho que achar. :)

Enfim, episódio fantástico, que venha a season finale!

Felipe disse...

Só uma observação sobre o post, se o acidente não ocorresse Desmond não precisaria ficar apertando nenhum botão.

renancst disse...

Acabei de assitir ep.,excelente!

E não sei se alguen reparou, mas o Sawyer no submarino estava com a face praticamente normal, comparado com a cena que ele tomou uns murros, ainda nas instalações da inciativa Dharma!

Marília Teive disse...

Gente, qt à fala de Locke sobre matar Jacob, acredito que podemos até interpretar isso no sentido figurado. Mas algo me chama atenção: ele fala o tempo todo q todos têm q ver Jacob e tal pois ninguém nunca viu. Não acredito q seja somente para desmascarar. Isso poderia ser dito para o Ben sem mais delongas. O próprio Richard falou q aquele parece o Locke mas há algo de diferente (como com os colegas de Rousseau após serem capturados pelo monstro). Ainda acho q dead is dead e q há algo por trás de Locke. Por isso esse "desejo" de ver Jacob. Mas em relação à LOST eu não descarto nem considero como definitiva nenhuma hipótese...
Sem dúvidas essa temporada superou TODAS as minhas expectatvas...

Zeca disse...

legal o texto David,

so discordo do suposto egoismo do Jack. eh claro q ele esta sim sendo levado por motivos pessoais

mas se Sawyer vai se redimir ou nao, se Rose PROVAVELMENTE vai morrer ou nao, se Sun vai continuar submissa, se charlie (q por sinal esta morto) vai continuar viciado.. etc e tal

tudo isso nao se compara a todos passageiros q morreram logo na queda do aviao, e mais.. dos 44 (??) sobreviventes iniciais quantos temos hoje??

passamos 5 anos vendo somente as mesmas pessoas, natural q nao pensemos q haviam muitos outros q tb tinham familia, filhos, mae e o e diabo e q simplesmente estao mortos! eles sao figurantes pra nos, nao pra jack.

egosista esta sendo Kate, q so pensa.. " e nos??"

q nos cara-palida?! acho q jack pensa isso. nos nem estamos juntos! eu virei bebum e vc me largou

Gabriela B. disse...

Episodio fantastico, comentarios excelentes do dude Davi. E pensar que temos que esperar mais uma semaninha...
.
.
.
E depois um ano :-0

Adriano Basto disse...

Simplesmente d+ esse episódio!
Destaco as melhores cenas como:
1 - Richard dizendo que viu todos morrer... Será possivel? Alguma cagada do Jack?
2 - Locke mandando Richard falar com o "ele" do passado.. D+, show de bola!
3 - Hurley com Dr. Chang perguntando quem era o presidente dos EUA. (tem q ter comédia né?!)
4 - Said surgindo do nada para salvar Kate de ser morta pelos outros...
5 - A kra de perplexo de Ben ao ouvir John dizer que iria matar Jacob...
Com certeza os kras sabem como fechar uma temporada. Acho que podemos dizer que os episódios do 14 em diante, são quase um só, pois as histórias estão superprendidas umas as outras, mas esse episódio superou todos os outros. Mto bom msm!!!
Vlw, Dudes.. Até..

Roberta disse...

Talvez o malvadão da história seja richard já pensaram nisso?
Jacob talvez seja só uma manifestação de força pensamento dele.
Richard fica como conselheiro e muda o líder deles sempre que o tal lider começa a causar problemas.
Agora locke está causando problemas. Muitos problemas ao tentar desmistificar jacob. Sera que richard vai permitir?
E Ben que sempre pareceu tao malvado e manipulador agora vai ver que ele foi o marionete todos esses anos.

edsonmarquezani disse...

O Carlton Cuse disse que terem levado o Ben para os Outros foi uma correção de curso.
Aiaiai... =/ Já tão metendo os pés pelas mãos.
Segundo o que a gente tinha visto até agora, era o que sempre havia acontecido, desde o começo, nada de correção de curso.

Outra coisa: disse que a suposta voz do Faraday no vídeo da ComicCon 2008 foi um erro de continuidade.

Agora, minha grande dúvida desse episódio: de onde diabos vem essa bússola? Nossa, fiquei perdidinho. Quem comprou ela primeiro?

E defitivamente: Lost tá economizando nos efeitos especiais. Horrível aquele submarino, com certeza!! Depois da péssima fumacinha do mal do ep. 12, agora esse defeito especial brabo!!

Mas o episódio foi bacana. Agora vejamos como o Jack vai estragar tudo.

ૐ ..:: Renatão ::.. ૐ disse...

melhor episodio da temporada ate aqui! rachei o bico quando sawyer quis saber quem comprou a microsoft uhaeuhaeuhaeuhqe

allan disse...

Episódio fantástico!!!

Tou com aqueles que dizem que o matar é no sentido figurado. Mas, por mais que eu ache isso, eu não faço idéia do que Locke vai encontrar no final dessa jornada. Nem arrisco um palpite!

Davi Garcia disse...

@Felipe Ribeiro, tive que recusar teu comentário pq tinha spoiler do ep. final baseado no vídeo promo. Como nem todo mundo assite promo, é injusto que leiam algo relacionado aqui.

Luiz Paulo disse...

FODA!
Episódio mto, mto bom! Daqueles memoráveis q só Lost é capaz de fazer, realmente!
Tdo foi mto bom! Tava sentindo falta das cenas fodas jack/kate! quase morri qdo achei q a coitada tivesse levado um tiro (e nem adianta galera me chinga, pq sim eu amo minha katezinha coitada - ela irrita pah, mas nao precisa ficar desejando a morte neh?!) os dois juntos foram demais... e o jack deu varios cortes nela senhor!? sim ela irritou lah no episodio 11 com aquela parada dela com o sawyer, mas que podia ter pegado mais leve podia!

Qto ao final da temporada, eu toh achando mto q querem q a gente pense q a cena bomba seja realmente a do avião pousando! Dps desse espisodio, sei lá, parece mto q o jack (como sempre acha q sabe tdo - impressionante como ele tem certeza de q vai conseguir mudar tdo) e como sempre vai quebrar a cra! Sei lá, toh torcendo msm q o aviao nao pouse, vou me irritar! Mas nao consigo, sincermente pensar em mais nda q faça tdo perder o sentido pra mim!

O locke, bizarro! essa parada de morto-vivo dele nao sei nao... Mas como já vimos com o pai do jack, faz sentindo pensar q essa reencarnação dele faço com q ele simplesmente de uma hra pra outra passe a saber de tdo! Nao colou pra mim a hst, dele msm mandando o richard socorrer ele! Como se ele nem estava ali no futuro ainda?! sei lá... e qto ao "matar jacob", duvido q seja realmente verdade! pra mim é pra se vingar do ben ! Ah e ele anda rindo demais... não pára com aquele sorriso bizarro dele! uhauihaihauihiuh

olha eh tanta coisa... credo! Essa finale promete! promete mto...
Gente 1 semana ainda?! como eu vou conseguir viver ate lá meu pai ?!

Abraço Davi, ju e galera do dude ;)

Felicia Luisa disse...

Quem me deixou com a pulga atrás da orelha foi o Richard: Por que a afirmação de que Locke poderia se tornar um problema? Seria ele afinal o grande manipulador da história, fazendo com que Locke acreditasse desde sempre que era um ser especial? E se sim, qual o objetivo de Richard? Estaria ele agora preocupado pelo fato de Locke ter assumido uma personalidade independente, capaz de atrapalhar seus planos?
Hipóteses, hipóteses, hipóteses. No mais, por favor:
"Alguém gira a roda aí pra quarta-feira, 13/05!" [4]

Djspro disse...

VCs perceberam que Elloise estava grávida? Viram qdo Widmore fala no "estado" dela e passa a mão em sua barriga? Está respondido ONDE estava Faraday em 1977.

Rafael Carvalhêdo disse...

Eu acho que é cedo pra julgar os personagens e suas escolhas... e não há disputa de posturas entre Jack e Locke: os dois podem estar certos como podem estar errados nas suas decisões particulares.

A verdade é que Jack busca uma verdade a todo custo, depois de tantas pessoas confundí-lo. Jack está tão perdido quanto nóa telespectadores, já Locke, de alguma forma, sabe mais do que nós!... ou não!

James disse...

Christian disse que Jacob queria que Locke movesse a ilha, era pra ele ter vazado e não o Ben.
Quem estava na cabana com Locke quando Jacob pediu ajuda era o Ben. Locke entendeu que Jacob pediu ajuda pra ele e se na verdade Jacob, pedia ajuda a Ben?!
Talvez Locke se encaminhe ao encontro de Jacob, porque acredita que ninguém irá ver ou ouvir o mesmo e, dessa forma ele mataria o que para os outros era somente um mito e teria controle total sobre aquelas pessoas, que não responderiam mais a Jacob e sim diretamente a Locke.
Dead is dead, então o Locke que conhecíamos realmente morreu e nasceu outra coisa no lugar.

Jonys disse...

O Christian Shepard está muito parecido com Locke não acham? Tipo, parece que aconteceu com Locke alguma coisa parecida com o Christian. Eles parecem estar sempre um passo a frente... sabendo o que dizer e fazer.
Fora que o Christian chegou morto da mesma forma que o Locke na ilha. E provavelmente ressucitou, como vimos na primeira temporada quando o Jack encontrou o caixão vazio.

Será que a Illana trouxe mais um morto-vivo? rs. Acho que não né?! senão ele já teria ressucitado. :P

ze das couves disse...

Ducarai!!! Esse merecia ser o 100. Muuuuuuuuuuuuuuuuuuito melhor que o episódio esquisito da semana passada!

ze das couves disse...

Não é pra falar mal não, pois o episódio foi memoravel, mas aquele submarino submergindo foi tosco bagarai... "defeito" especial de primeira!!! huahuhauhauhauha

Ellen Gibb disse...

Mais alguém aí tá com medo do Locke??? O.O

Everton disse...

Excelente episódio! Talvez melhor que o anterior. Ninguém comentou mas acho que esse 101º episódio talvez seja o primeiro de muitos ou o 1º da 5ª temp. a não mostrar nenhum flashback em algum personagem.
>>>>>>>>>>>>>>>
Fiquei muito confuso ao ver que o próprio Locke mandou dizer a ele mesmo para trazer de volta os que saíram da ilha e que precisava morrer. Só faltou dizer que os que saíram estavam vivos e bem (pequeno erro dos roteiristas).
Mas ainda fica o mistério de o porquê de o Locke morrer? Seria a única motivação para o Jack e consequentemente os outros voltarem? Ou Locke ao mandar Richard dizer aquilo sabia que por ter morrido e retornado a ilha voltou ''diferente''? Lembrando que Christian Shephard confirma essa morte ao Locke antes de girar a roda e a Eloise Hawking (indicada pelo ''espírito vivo'' do pai do Dr. para procurá-la)diz ao Jack que essa situação de Locke morto precisava ser reproduzida para substituir o pai do Dr.....Mais mistérios...
>>>>>>>>>>>
Nesse episódio falou-se, além de mostrar, muita morte: Richard dizendo que viu o pessoal 'preso' em 77 morrendo(se isso se confirmar, o que acho impossível, os produtores matariam a série); Saywer prometendo matar o Phil (é Phil, vc já foi pro saco, fiquei até com medo do olhar do ex-golpista); Saiyd matando um dos Outros, além de dizer que matou o jovem Ben; o corpo de Faraday e; principalmente Locke dizendo que ia matar Jacob!! Os produtores conseguem deixar a gente ansiosos pro próximo episódio!!!
>>>>>>>>>>>>>
Agora lendo o comentário dos fãs penso que seja possível que Jacob seja o Jack. Até os nomes são parecidos. Isso explicaria a aparição de Christian junto da Claire. Mas ainda não estou totalmente convencido pois por não resistir vi no Blog o suposto ator de Jacob e seria alguém nunca visto na série.
>>>>>>>>>>>>>
Bem agora é só o Davi Garcia e a Juliana irem na ilha e girar aquela roda para irmos rapidamente para Quarta que vem e depois um dos dois que não giraram-na façam novamente para viajarem em 1 ano e nos trazerem todos os episódios da última temporada!!!!Simples assim!!
>>>>>>>>>>>>
[PS: Aposto que esta 5ª temporada vai acabar, na última cena, revelando quem é Jacob ou quase revelando para deixar todos na ansiedade da última temporada!!]

Luiz disse...

Vamos lá:

Talvez o lance de matar seja exatamente o que Jacob quer que Locke faça...talvez seja preciso, assim como supostamente foi quando John Locke morreu. Acredito que estamos olhando a morte de uma maneira equivocada em relação à ilha...especialmente se a estátua for Anúbis mesmo...mas que o Locke está sinistro...

Foi a primeira vez que notei algumas expressões/atributos mais humanos no Richard(dúvida, curiosidade, questionamento)...aliás lendo uns comentários de algum post anterior vi que alguém se refere à ele como RA...interessante essas iniciais, não? Será muita viagem associar esse nome ao deus do sol e principal divindade da mitologia egípcia? Se pensarmos na pronúncia em inglês, R.A. se lê ar-ei, mas lembrem-se de Juliet falando em latim sobre Ricardus Alpertus...

Eloise...no último episódio, eu a julguei mal, mas percebo que à partir do momento em que matou o próprio filho(estando grávida dele), o sentido da vida dela foi extamente o de evitar isso, o que deve ter sido a razão pela qual ela deixou a ilha e também por isso a necessidade de mandar Desmond para lá, e depois os Oceanic 6...ela realmente acreditou que o filho Daniel poderia evitar aquilo, por isso disse à Penny “Pela primeira vez em muito tempo, não sei o que vai acontecer".

São de cortar o coração as cenas da Juliet...impressionante como sempre tem algo entre ela e a felicidade...aquela cara que o James faz ao ver a Kate, olhando pra baixo meio de rabo de olho também é muito foda!

Há tempos acredito que Jacob e Jack são o mesmo SER...possivelmente isso pode estar ligado ao Incidente, que seja através da Jughead ou do eletromagnetismo, pode ser a causa tanto de uma viagem aos primórdios da ilha, quanto ao desenvolvimento de algum tipo de "poder" como diria o Hurley...

Ben Linus...que criatura maravilhosa !!!

Rafa Bruno disse...

Episódio sensacional!!!

Chorei de rir com o Hugo não sabendo quem era o presidente atual.
O efeito do submarino deixou mesmo a desejar.
Eu só quero ver o que Jacob representa, pq vcs lembram que já divulgaram? Não vou dizer qual seria o possível ator para não estragar a surpresa, mas afinal e o povo que sabe o que está na sombra da estátua? Episódio final será eletrizante, como eles mesmos disseram, de colocar o garfo na tomada.

@Marcio, acredito que cada um pode fazer a sua interpretação dos fatos como quiser, mas se vc não concorda com a Ju (na sua opinão: "mina chata do podcast") e o pessoal do blog, o que você faz aqui ainda?!
Acredito que podemos discordar de qualquer um aqui, mas com educação e sem ofensa. Portanto, se enxerga!

Vamos falar de Lost que a gente ganha mais...

"Alguém gira a roda aí pra quarta-feira, 13/05!" [5] e depois pra fevereiro do ano que vem... hehehe

[ ]'s

Felipe Procópio de Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Candice Telli disse...

Ainda bem q não sou a única a achar que Jacob é Jack... hehe
Isso sim seria o "garfo na tomada" de final de temporada, não acham?

St3ff4n0 disse...

Haha muito bom episodio ainda mais com a trilha de Hollywood and Vines no violino!!! d++

Djspro disse...

Felipe procópio...
... vc tá falando do Tom?????????? Cara, se for, acho que vc se perdeu em algum momento da série... se não, desculpe o MEU engano...
Abs!

Michael disse...

Olá, nguém achou estranho o Ben conversar com Richard como sendo velhos amigos, até intaum ele conhece o Ben garotinho, nenhum questionamento... Tipo o Richard é sabichão e tvez viagante no tempo, quem sabe, mas para minha mãe ficou meio obscuro, espero uma resposta para o bem dela....Abs

Michael disse...

sorry, agora eu viagei....

B.L ZAGO disse...

Estranho não é nada ... bizarro é aquela bomba que foi mandada ser ENTERRADA no concreto e que no fim aparece lá, num local aberto, totalmente descoberta, como se fosse decoração ? Achei que existia um vazamento de radiação grave lá .... 2 décadas daquilo vazando BEM EMBAIXO da vila DHARMA deve ter fritado os ovos dos caras, por isso a infertilidade ( brincadeira ... eheheheh)
No mais Fantástico episódio, semana que vem promete ser uma pedrada na nuca.
Abraço e até lá !

Fernando disse...

Concordo com quem achou que este foi muuuito melhor do que o 100º...fazia tempo que não via um episódio que me empolgasse tanto assim!

Também tive a mesma impressão que o Davi quando mostraram o Alpert mexendo no naviozinho da garrafa...mais uma dica de onde ele veio? Tal e qual apareceram várias referência a viagens no tempo antes delas serem efetivamente introduzidas na série (lembram do livro que o Outro na frente da estação de lavagem cerebral lia na terceira temporada?).

Não sei se fico feliz por estar a uma semana do final ou triste por saber que depois tem 7 meses de espera...

Muito legal termos esse lugar aqui para mostrarmos nossas opiniões e vermos o que os outros pensam...obrigado!

PS: mais uma semana que passo sem ver spoilers...pareço um "spoilólatra anônimo" em tratamento...mas, na boa, gente, recomendo! Pelo menos para mim, a série fica muito mais legal assim!

Michele disse...

Pois é, Fernando... Estou me sentindo como vc!
Na semana passada acho que não gostei muito do episódio pq já sabia de várias coisas que iriam acontecer, inclusive da morte do Daniel.
Prometi que não leria mais um spoilerzinho, sneak peek, nem promo que fosse!
Curti muito mais esse episódio e me surpreendi do começo ao fim!

zomb1tch disse...

Foi o melhor episódio na minha opinião..porque não li spoilers :P fiquei de queixo caído!
Matar Jacob!! NUNCA ESPEREI POR ISSO.. NEM COGITEI ESSA IDÉIA!!
E eu estou perdida ou devo rever os episódios..porque quando a ilha se moveu no tempo e espaço e os losties viajaram no tempo, por que Os Outros continuaram naquele "presente"? Como os que sairam da ilha? Para onde os Outros foram? Oo POR QUE ELES TAMBÉM NÃO VIAJARAM NO TEMPO?!!!!
E eu não sabia ( ou tinha esquecido) que aquela cena do Alpert com o Locke era de 2007.. que divertido!!

Acho que vou fazer algo para dormir 7 meses, porque eu vou pirar sem Lost!
"Ok..você venceu, nós somos do futuro! Desculpa dude" :P HAHAHA
Acho tão estranho o Richard ser tão antigo e ser só um conselheiro, quase não parece ter autoridade e parece não saber de muitas coisas Oo Mas também isso não quer dizer nada.. Locke está tão pouco tempo na ilha e já se revelou o fodão \o/
A cara da Juliet quando viu a Kate é impagável..HAHAHAH
e só mais um coisa: Sayid *-*

Sundfeld disse...

gostei muito do epi, muito mesmo! E coragem do Jack de continuar...porque se todos estão contra fica muito mais difícil ir a qualquer lugar, mesmo assim, amei ver Sayid de novo e saber que ele vai ajudar jack no que quer que for. Acho que Kate está pensando só nela mesmo, com medo de ir presa..queria que ela tivesse pensando nos bons momentos que passaram juntos D:! Amei as cenas Sawyer/Juliet, realmente foram bem emocionante, em especial um pouco antes deles entrerem no submarino, e também a do Sawyer olhand a ilha pela "última" vez. E Locke ficou doidão hein? AHUAHUAHUAUH.

Também achei falo ela estar la, a Jughead, quando a ordem foi enterra-la no concreto o_o! Mas tudo bem

Super ancioso pelo final de temporada...não mais pela temproada final, devido a entrevista do POST acima. Mas espero que o season finale me reanime para a próxima temporada 8D!

Namaste

zomb1tch disse...

Li agora os comentários..e uma pessoa disse que não foi a ilha que viajou no tempo, foi os losties!
Mas então porque diabos a ilha desapareceu? Oo' é a primeira vez que me sinto tão confusa com isso!!
E quem comprou a bussola?
Quando Ben vai voltar para a Dharma?!

Malucom disse...

Locke precisou morrer e renascer pra deixar de ser humilhado por todos! Finalmente parece ter certeza do que está fazendo!

Será que Jacob é o vilão da história?

Malucom disse...

Afinal que é o problema desse Radzinsky?? Parece que o cara tem uma vassora enfiada naquele lugar!

João disse...

Saweyr falou brincando em comprar a Microsoft...
Será que foi brincando?
E se ele realmente fez isto e com mais algumas empresas pequenas ainda em 1977?
30 anos depois milionário!
Seria ele o responsável pelo terceiro grupo?

Lobotômico disse...

Ótimo episódio e ótimos comentários, Davi!

Me assustei ao saber que sou mais velho que Faraday! 1977 e ele ainda se encontrava na barriga da mãe!

Que dia das mães triste a sra. Hawking terá...

Continuando a falar em maternidade, será que só eu senti que aquela reação da Kate, ao saber que Jack destruiria toda a série (afinal tudo começou na queda do avião), indicava que ela teria algo a mais a perder nessa história... um JACK JR. por exemplo???

E por fim, realmente... o forte do Hurley na escola não era história.

E que venha a season finale!

Mariana Gurgel disse...

Pessoal, simplesmeste AMEI o episódio! SENSACIONAL!

Não vou comentar sobre tudo que já foi comentado se não vai ficar tudo muito repetitivo.

Mas não vi ninguém falando da cena em MILES admite para CHANG que é seu filho! Caramba, foi uma das melhores cenas pra mim junto das demais comentadas.

Ainda sobre esse assunto, gostei muito de ter visto quando MILES vê seu pai gritando com a sua mãe, mandando-a ir no submarino! Muitos já sabiam que esse era a motivo de MILES não conhecer seu pai, mas achei muito legal ver a cena na íntegra!

Quero dar os meus parabéns à galera de Dude! Davi e Ju, vocês são ótimos! Acompanho tudo por aqui!

Ah.. e concordo com quem falou sobre não ler spoilers. Também estou em abstinência, mas posso garantir que é muito melhor ver o episódio sem lê-los, pelo menos pra mim!

Aguardando easter eggs (que por sinal eu adoro!) e podcast!

Falta muito pra chegar quarta? :P

sandroleizer disse...

Pessoal! Acho que a Eloise não poderia estar grávida de Faraday, pois em 1996 ele encontrou com Desmond em Oxford e ele já era professor. Eu sei que o tempo em Lost é louco, mas acho essa hipótese improvável.

Outra coisa com relação às mortes. Lembremos que Dharma não foi aniquilada com o Incidente. Ela veio a ser dizimada apenas em 1992 pelo plano de Ben. Sabemos que pelo menos ROger Linus, Horace e Radzinski sobreviveram.

Val disse...

Melhor episódio da temporada até então!! Estava com saudades de episódios assim!

Namaste

Doraemon disse...

Erm... gente... em 1954 os Others não tinham como arranjar concreto pra enterrar a bomba. Então eles improvisaram e tal o.O

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Gente tô ficando com medo do Locke kkkkk, mas eu acho q Locke esta jogando verde pro Ben, com essa estória q ele quer matar o Jacob, Por falarem Ben, nem com a mensagem da fumaça através da alex ele não sucega, continua o mesmo mentiroso de sempre, manipulador heheh
Tadinho do Jack, quando ele voltou p ilah não fazia idéia o do pq ele teria q volatr para lá, ai chega o doidinho do faraday e fala p jack q eles sendo variaveis podem mudar o futuro,explodindo a bomba e assim o Oceanic 815 pousaria em Los Angeles e todos saíram são e salvos, agora jack acha q esse é seu destino fazer comq o avião não caia na ilha, mas ele com sua vontade de evitar o sofrimento q eles passaram não parou p pensar nas coisas boas q aconteceram com eles, como a Kate disse, enfim se tem algu´me culpado por o o Jack querer explodir a bomba é o Faraday, e claro q o Jack por ainda não entender o papel dele na ilha, nossa eu viajei agora né huahuauh
e o Sawyer e a juliet, tudo bem eu entendo eles, estavam bem na dhram e talz, mais querer fugir pro mundo real, nem foi tentar ajudar a Kate o Jack Harley etc, ainda bem q a Kate foi p sub e vai convecer o Sawyer hehe a quero q a Juliet vá pro espaço.
e como sempre o Harley fazendo a gente rir, falando q nasceu em 1931, e Chang ah então vc tem 46 anos? hauhau muito bom.
Bom por enquanto é só isso kk
Beijus =***

julianarrodrigues disse...

Lobotômico,
Eu também achei estranha a reação da Kate. Por que ela estava disposta a seguir com Jack (tanto que perguntou/sugeriu que eles dessem a volta) até o momento em que Eloise disse que eles precisariam nadar???

julianarrodrigues disse...

Não acho que "Follow The Leader" tenha sido melhor que "The Variable"

Amenar Neto disse...

Apesar de ter adorado o "The Variable", esse episódio é o que tinha porte de ser o marco do centésimo episódio.

Sensacional. O diálogo de Hurley com Chang, a reascenção de Jack, o reaparecimento de Sayid, a efetiva demonstração da relação de Sawyer e Juliett, o posicionamento do novo Locke, e claro, Benjamin Linus sendo conspirador.

Grande episódio. Inenarrável a expectativa para o próximo.

Felipe disse...

Como a própria Eloise mais velha diz ao Desmond de que 'o universo tem um jeito de corrigir o curso das coisas' e de que o futuro não podia ser mudado, creio que ela falava por experiência própria. Ela mais jovem tentou mudar o futuro ajudando o Jack, mas na verdade estavam fazendo, sem saber, tudo o que deveriam fazer, causando assim o incidente. Assim ela percebe que teria que mandar o próprio filho de volta à ilha querendo ou não.
Quanto ao lance do Ben ter sido levado aos outros ter sido uma 'correção do curso', creio que os produtores não meteram os pés pelas mãos não, simplesmente o Sayid tentou matar o Ben, e ele acabou sendo levado aos outros do mesmo jeito, assim como o Charlie deveria ter morrido no relâmpago, ou afogado, ou na armadilha, e o Desmond foi evitando até não conseguir mais.

Catapan disse...

Muito bom o episódio, e tão bom quanto ele foi esse post de comentários!
Que estrutura genial!
Parabéns pelo trabalho!!

P.S.: Pra mim o barquinho foi uma alusão clara ao Black Rock!
Ainda bem né, nessa temporada já foram a Estátua, os Números e agora o Black Rock!

Marcus disse...

Eu não gosto do Jack, nunca gostei. As motivações do Jack cético eram sempre egoístas, o Jack que agora prega a fé pensa menos ainda nos outros. Ele quer inventar História sem conhecimento do que deve ser feito - aliás, sem nem saber o que pode ser feito. Minha esperança dos produtores matarem ele continua viva :)

Agora que Locke disse que vai matar Jacob todo mundo passou a acreditar que Jacob é uma pessoa mesmo, viva. Até eu. Com os spoilers do que pode acontecer envolvendo Jacob no último episódio e com a declaração de Locke, perdi a esperança de ver uma liderança espiritual (ainda bem).

Espero que em duas horas eles consigam mostrar todo mundo e nos deixar um ponto de interrogação no meio da testa. Passa logo, semana!

Dean Winchester disse...

episódeo muito bom

mais alguém pode me contar como coloca esse leia mais ????

livi disse...

Acho que o comentário do Alpert sobre o Locke : " Você está tão diferente..." não é a toa não, acho que o Locke não é mais o Locke, o cara morreu mesmo( não diziam os produtores que quem morre na série está realmente morto para a série???)a tal figura que se apoderou do seu corpo é do mal *rs*, está manipulando todo mundo, inclusive o Richard.

HelioH disse...

Só eu tive a impressão de que talvez Jacob seja o Sawyer velho? Só um palpite :P

mary disse...

o episódio foi ótimo, com muitas coisa sinteressantes pra comentar. Mas, entre todas, vocês continuam falando do egoísmo do jack. Por favor, troquem o disco que isso já está chato. Quando ele era contra o locke, vocês reclamavam, agora que o discurso dele está IGUAL ao dele, vocês também reclamam.
Lost é mais que jack-egoísta e locke-**dão.

Marcus disse...

Ei, eu não disse que eu gosto do Locke.

Mariana Gurgel disse...

Ainda bem que não fui só eu que achei que o bebê que Ellie está esperando não é Faraday!

Explico: porque se fosse, Faraday seria uns 7 anos mais novo do que Charllote, além da explicação dada acima sobre o ano em que já estava em Oxford. Eu sei que questões como essas em Lost ficam confusas às vezes, mas foi a impressão que eu tive!

Outra: fui só eu que fiquei esperando que Rose e Bernard aparecessem ali no meio dos hostis? De vez em quando eu me pegava os procurando, mas infelizmente não apareceram!

Além disso, eu também notei que não houve flashback e tive outra impressão acerca disso: a cena de richard com o barco dentro da garrafa (que eu também acho que é uma alusão ao Black Rock) pareceu muito com algumas cenas de flashback, que iniciam a partir da imagem de um objeto.

Isso me fez pensar.. será que teremos um flashback de Richard? Eu gostaria muito! Principalmente se mostrasse o início dele na ilha!

É isso!
Não vejo a hora do próximo!

Julie disse...

peloamordosmeusfilhinhos, alguem pode por favor me explicar, de preferência com um desenho, a história do Richard tirando a bala do Lock? Qdo aconteceu a primeira vez? Era futuro, se sim quando? E agora? E a bussola? Alguem ACODE pq deu um nó...

harry disse...

Adorei o episódio e acredito que, no final, tudo fará sentido!
E o post de comentários também foi muito bom! Parabéns!

Mariana Gurgel disse...

"Err... Será que falta muito para vermos a cena do Radzinky estourando seus próprios miolos na Cisne? Que sujeito irritante, não?"

kkkkkkkkkkkkkk!
Simplesmente esse parte do texto sobre os comentários do epi demonstrou tudo que eu queria dizer! Pelo visto ninguém suporta mais esse cara! Nem o untangled!

Vê ele batendo no Sawyer foi muito doloroso.. nem preciso falar do Phil batendo na Juliet! Que covarde! Ele também tá mais do que na hora de morrer.

Mais um comentário: eu confesso que comemorei um pouco quando a Kate apareceu no submarino (que efeitos foram aqueles, hein?). Isso porque, pelo que tava parecendo até antes dela aparecer, tinha ficado uma sensação semelhante à que muitos tiveram ao ver Penny e Desmond se reencontrando: que aquele era o final deles! E eu realmente não queria isso! Gosto muito dos dois personagens (Juliet e Sawyer), principalmente agora que estão juntos e não queria que aquilo fosse o fim. A aparição de Kate me aliviou porque eu sabia que o que eu tinha pensado não iria acontecer (ainda bem!), devido à lógica da trama.

julianarrodrigues, também achei muito estranha a reação da Kate! Fiquei até tentando me lembrar se ela tinha algum trauma com afogamento ou algo do tipo, pois ficou parecendo que foi esse o motivo de sua desistência (até então estava disposta a continuar, sugerindo até que contornassem aquela parte).

HelioH, eu também já pensei muito nisso (Jacob ser Sawyer), devido aos acontecimentos com ele na ID. Ex: Richard diz para Widmore que foi Jacob que quis que Little Ben fosse curado (e quem levou ele até lá? Kate e SAWYER); na cena logo quando eles chegam na ID, na qual SAWYER vai "resolver" com Richard o fato de dois hostis terem sido assassinados na confusão com a mãe de Ethan, Richard fica "impressionado" e desnorteado com o conhecimento de SAWYER; outro fato é a espera de SAWYER durante 3 anos por Locke e já foi dito na série que JACOB estava esperando Locke há muito tempo.

Apesar de tudo isso, eu estou igual a Elloise Hawking, "de agora em diante não sei mais o que vai acontecer", porque esse último episódio foi tão bom que eu não sei nem o que pensar ainda sobre Jacob.

Porém, eu acho que a hipótese de ser Jack não é provável. E eu sinceramente ficaria muito chateada se isso fosse verdade!

Avelar Jr. disse...

Não acredito que Locke queira literalmente matar Jacó. Ele apenas mostrará a todos os liderados por Richard e Ben que estes não são, por assim dizer, "profetas" que falam por Jacó.

Ben não saberia de tanto que acharia saber, e Richard não teria a comunhão com Jacó que todos pensam que ele tenha.

No fundo, Locke exporá a farsa da liderança dos outros.

Palpite, claro.

camilo disse...

Locke disse: "vou lá para mata-lo", será que pode ser: matar o Ben?

Miriam disse...

julie, para a sua alegria a super interessante já fez esse desenho. dá uma olhada. http://4.bp.blogspot.com/_cTou0YgWDu0/Se6F5N43IAI/AAAAAAAAEGc/kXMS5tkHh1g/s1600-h/LOST+SI+03.jpg

rosana disse...

Será que, quando Richard Alpert disse a Sun que viu todos morrerem, ele não estava se referindo à Iniciativa Dharma, ou seja, todos os membros em geral (como o que aconteceu no episódio em que Ben mata o próprio pai com gás, enquanto os que ficaram na Vila foram mortos pelos Outros)? Mudando de assunto, se realmente “o que aconteceu, aconteceu”, talvez tenhamos uma explicação plausível para o fato de que, quando os sobreviventes do vôo oceanic 815 caíram na ilha, Benjamin Linus se referia a alguns deles como “ele não está na lista” ou o contrário… sim porque alguns integrantes do vôo influenciaram diretamente os eventos na ilha, (portanto era essencial garantir a sobrevivência deles e/ou monitorá-los), outros não participaram dos eventos passados da ilha, portanto eram dispensáveis.
Por fim, gostaria de dizer que me arrependo profundamente de ter começado a assistir essa série antes dela terminar, pois é uma agonia sem fim… pior não é esperar uma semana para assistir ao “season finale”, PIOR é pensar que depois de assistir a um episódio que está sendo apelidado de “garfo na tomada” a gente vai ter que passar MESES sem ver lost! Já estou sofrendo…

João disse...

ninguém lembra que foi o próprio Jacob que pediu pro Locke matar ele?

Daniela disse...

Gente, como dizem por aí "rialto" com o Hurley e seus 46 anos kkkkkkkkkkkkkkkkk ri muito, muito, muito!

Richard falando que viu todos morrerem me deixou de boca aberta, apesar de achar que eles não morreram nada!

Estamos igual na temporada passada, cada um p/ um lado. E espero, e tenho quase certeza que sim, que vou ver a 'resolução' dos 5 grupos. Do Sawyer, do Jack, do Miles, do Frank e do Locke!

E confesso que o que mais to curiosa é o do Sawyer, viu? Fico numa preocupação com ele, gente!

Ah, já ia me esquecendo, Richard tá em dois momentos importantíssimos.

E "piiii" niguem merece o Radzinky , ele é uma versão antepassada daquele Danny! Me dá agonia!

No mais, season finale, galera, já to numa tristeza!

Beijo

Luciano SC disse...

Cara, como é chato esse negócio de ficar criticando personagem, sinceramente eu não entendo isso, pior ainda essas pessoas que ficam desejando que alguns morram.

Eu adoro todos personagens, apesar de gostar mais de uns do que de outros, e é aí que está a graça de Lost, ter todo tipo de pessoas, todas com defeitos e qualidades. E se for para matar alguém, então que seja esse tal de Radzinski(cara chato para caramba),mas nem precisa, porque ele mesmo vai fazer esse favor para gente.

Agora, ficar torcendo para que matem personagem principal já é brincadeira. E depois; a gente vai assitir o quê, programa de paisagem, fala sério!!!

Outra coisa, eu gostaria de saber da onde é que vem toda essa perseguição que fazem com Jack, porque eu já assisti todos episódios várias vezes e não vi ele cometer tantos erros assim, pelo menos nenhum que justificasse todo esse linchamento que fazem com ele.

Davi, eu não concordo quando voçê diz que Jack está sendo egoista, esquecendo o que teria acontecido com os outros se o avião não tivesse caído na ilha, até porque para isso ele teria que conhecer muito bem a vida de todos, e até onde eu sei eles não eram tão íntimos assim, pelo menos não todos.

Como disseram em outro comentário anterior, não foram só Sawyer, Hurley, Sayid, Sun, Locke, Kate, Charlie, Rose, Claire,etc...que estavam no vôo 815, na verdade eles foram um dos poucos que sobreviveram durante a queda, isso sem contar os que morreram depois do acidente. Assim fica parecendo que a vida de alguns vale mais que à de outros.

Eu também não acho que a única salvação para eles fosse cair na ilha, ou que ela pudesse ser a única a mudar suas vidas. Tomemos como exemplo o caso de Charlie que acabou morrendo. O seu irmão também era um viciado, até muito pior que ele e acabou largando as drogas. O mesmo não poderia acontecer com Charlie?

Claire poderia mudar de idéia quando fosse entregar a criança do mesmo jeito que ela já havia feito antes.

Sun não teria só aquela oportunidade para deixar Jin, e mesmo ele poderia acabar mudando algum dia.

Sawyer tinha uma filha que ele não queria conhecer até aquele momento, mas algum dia ele poderia mudar de idéia e querer conhecê-la, e talvez isso o fizesse mudar de vida ou pelo menos tentar ser um cara mais responsável.

O que eu quero dizer com tudo isso é que não têm como saber o que teria acontecido se o vôo Oceanic 815 não tivesse caído na ilha, mas o fato é que caiu e muitas pessoas perderam as vidas de um jeito ou de outro, e é nisso que Jack está pensando.

Egoísmo é pensar só naqueles que nós conhecemos melhor, e o que Jack está fazendo agora é o que ele sempre fez, mesmo quando não queria ser o líder deles ele sempre esteve disposto a ajudar, nem sempre da melhor maneira, mas o fato é que ele já salvou a vida de muitos, inclusive de alguns que estão nesta lista que voçê fez, como por exemplo: Rose, Charlie, Kate, Sawyer, entre outros. Sinceramente não sei como um cara assim poderia ser egoísta, na verdade o único personagem que talvez nunca tivesse pensado ou agido de forma egoísta uma única vez sequer seja Hurley.

O que alguém poderia pensar naquela hora, em que o cara que mais entende de viagem no tempo e o escambau chega dizendo que eles podem mudar o que aconteceu e que sabe como fazer isso. Será mesmo que alguém iria agir diferente? O cara tá ali sem saber como ajudar e aparece uma oportunidade dessas, e por mais “absurda” que pareça (pelo menos para nós que estamos assistindo aquilo e não vivenciando como eles estão), é claro que ele vai tentar fazer algo, afinal de contas ninguém ofereceu uma solução melhor.

Mudando de assunto, eu adorei esse episódio e para mim foi até aqui o melhor da temporada, tive a mesma sensação de quando eu assisti os primeiros episódios de Lost.

A única coisa ruim foi a cena do submarino. Com certeza os produtores estão economizando nos efeitos especiais e apesar de Lost não precisar se sustentar através disso porque tem uma história excelente, não seria nada mal se eles dessem mais atenção a esse detalhe. Deveriam aproveitar que Battlestar Galáctica terminou e contratar os caras que faziam os efeitos especiais que não ficavam devendo em nada para muitos filmes que vemos hoje em dia. Quem sabe eles pensem nisso para a última temporada.

Carla disse...

Pela primeira vez parece que algo faz sentido para mim...

Como eu já escrevi aqui, LOST está mostrando que nada é aquilo que parecia ser. O Richard não é o cara que sabe de tudo, os hostis não são os "fodões" e sim um bando de perdidos à procura de um lider e o Jacob não passa de um "mágico de Oz". O Locke, falando sobre o Jacob, me lembrou totalmente a história do Mágico de Oz: todos idolatrando o mágico pelos poderes que eles acreditavam que ele tinha apesar de ninguém ter testemunhado poder algum. E o pior, todos esperando que o mágico desse solução para todos os problemas (inclusive sobre como sair de Oz) sem que o mágico tivesse a menos noção de como fazer isso. No final, foram os "frágeis" (Dorothy, homem de lata, leão covarde e espantalho) que resolveram os problemas sozinhos.
Até mesmo o Ben, que parecia ser "iluminado", está se mostrando um paspalho.
O que o Locke está tentando fazer é apenas desmascarar o circo todo e mostrar que aquele que eles idolatram não passa de um blefe. Que o chefe supremo não existe.

Quanto a mudar o passado, já se viu que não vai dar. O que aconteceu, aconteceu. A Heloise sabia disso e por isso recriou toda a história da morte do seu próprio filho. Não há como mudar o passado. A história que conhecemos até agora é o passado, e portanto continuará a existir (incluindo a queda do avião). Mas, quem disse que não se pode mudar o futuro? O que o Locke vai fazer daqui para frente é o futuro para nós pois é a parte da história que não conhecemos e que pode ser "mudada". Ou seja, o Jack não pode alterar o passado pq esta parte da história já foi contada e já sabemos como ocorre, mas o Locke pode alterar o futuro pq esta parte da história ainda não foi contada para nós. E a parte que não sabemos pode ser exatamente a parte em que John Locke altera o rumo das coisas.

Lembrem-se, o passado e o futuro são conceitos relativos que dependem apenas do momento em que nos localizamos na linha do tempo.

Tudo isso é muito genial. LOST é tudo!!

PS: eu nem vou perder meu tempo defendendo o Jack e a Kate pq acho que a galera não quer entender os personagens. Eu só posso dizer que não! Para mim, nenhum dos dois está sendo egoísta. Eu entendo exatamente o que cada um deles sente e pq estão agindo desta forma. Basta que a gente se coloque no lugar deles que fica fácil de entender.

Juliana e Davi, só para relembrar, vcs são nota 10!!!!!!!!!!!!

arcanjo.fam disse...

Bom, na minha opinião, Jacob é o Aaron, depois de muitos anos crescido, que voltou á ilha várias vezes em épocas diferentes e guiava os acontecimentos por algum motivo.

Alex Mota disse...

Acho que o Locke trombou com Nietzsche lá do outro lado...

"Deus está morto!"

Atoledo disse...

É bem provavel que o Jack vai causar o incidente da Cisne, explodindo a Jughead que está exatamente abaixo da cisne, a Eloise sabia disso, por isso mandou Jack e friends devolta a ilha...

Leandro disse...

Lost sem Ben e Locke não é Lost!!!

Heraldo Fantinatti disse...

Sensacional, mas sinceramente esse jack é um trouxa, é impressionante como o cara age sem pensar. Acredito que o faraday já sabia que iria morrer, pensem bem:
1º. Ele deixou no diário como mover a bomba. ( para seus cegos seguidores, jack e cia, o fizessem )
2º. Avisou com antecedencia sobre o incidente ( que na verdade, na minha opinião é a explosão ou vazamento da bomba )

Acho q ele deu uma de Ben e só manipulou o jack(cá entre nós, o cara é muito fácil de se manipular) para poder seguir o curso que a ilha deveria seguir desde o começo. Mas não posso deixar de comentar q p mim o jack é o cara mais irritante e fraco q conheço.

Felicia Luisa disse...

Repito: a grande surpresa será descobrir que o homem-que-não-envelhece não é o bom moço que pensamos. Richard (associado à Ben)= criador vs. Locke= criatura.
E o criador perdeu o controle sobre sua criatura, que aprendeu a deixar de ser manipulada...
No mais, a partir de agora, tb. faço parte dos spoilólatras anonimos...nao quero ler mais nada até semana que vem

lucas disse...

Que episódio legal, muita adrenalina. Não houve quase nenhuma revelação mas foi muito intenso.
Davi como já comentei ainda acho que ellie mandou faraday pra ilha com a esperança de que ele pudesse mudar o futuro, por isso o forçou a estudar.
Acho também que fica quase claro que ellie sabia das coisas por ler o diario. Gostei que há tempos todos os losties não apreciam no mesmo episódio.
Também ainda tenho minhas duvidas de "whatever happened, happened", foi levantado justo na reta final as variáveis. Não acredito em um futuro alternativo, mas como se mostrou por desmond mortes podem ficar sendo evitadas mas o futuro dá uma maneira de corrigir, afinal charlie devia ter morrido bem antes.
Depois desse episódio fiquei me perguntando será se o objetivo de faraday não era destrui a ilha, para que ela não existisse em 2004/2008, será se no final dessa temporada a ilha pode deixar de existir?
Quanto ao trio fica bem claro que algo vai acontecer com eles e acho que os tres talvez possam voltar ao futuro durante o incidente.

Isac Sena disse...

Não sei se alguém ja levantou essa idéia antes, mas acho que está claro pelo menos para mim, que o motivo da esterelidade das mulheres da ilha no futuro esta relacionado a "Jughead", vai ver o Faraday foi o último filho da ilha hehe "The last son of the island" o que acham?

Jonys disse...

** Foi só eu, ou vocês também pensaram que quando o Sawyer disse a Julliet "Primeiro as damas", ele iria pular do submarino ou iventar algum plano de fuga louco, abandonando a Julliet como abandonou a Kate?

** Sabemos que os sangramentos de nariz está relacionado com exposição a ilha. Até agora está explicado o do Miles, Charlote e agora o Daniel(isso se aquela gravidez da Eloise em 1977 for dele). Bem, ainda falta o Sawyer e a Julliet. Será que já estiveram envolvidos com a ilha também?

^^camila baunilha^^ disse...

Acho que quando o Lock fala em "matar o Jacob", está falando em matar a figura dele como o "deus" da ilha, e não matar ele literalmente.

Além de que ele diz explicitamente a Ben que Ben nunca viu o Jacob, ou seja, o Jacob pode ser usado de desculpa por pessoas abusadoras para manipular o povo da ilha.

Ai, quarta vai demorar para chegar mesmo...

Fernando disse...

O João falou lá em cima sobre o Sawyer realmente comprar a Microsoft e tal...aí fiquei pensando: e se essa realmente for a fonte de todo o dinheiro do Widmore ou do Ben no futuro? Pode ser viagem, mas esses caras têm muito dinheiro, embora, aparentemente, tenham vivido na ilha a maior parte de suas vidas...agora que sabemos que receberam visitas de pessoas do futuro, será viagem demais imaginar que receberam "informações privilegiadas" para investimentos, apostas e tal?

Felipe Ribeiro disse...

Tranquilo Davi,

Falha minha.

Um abraço,
Felipe RIbeiro

Fela disse...

Passando aqui pra agradecer o trabalho de vcs! Davi, seus comentários são ótimos! "Agora, cá entre nós Locke, que papo é esse de que você vai matar o Jacob?" ...
"Mas, e você, hein Dr. Jack Shephard?" ...
muito legal! Sempre me divirto e fico mais interado no Dude. Só uma dúvida, porque só 16 episódios nessa temporada? vai ter só 16 na 6ª tb!? :( abraços

FAS_ disse...

A resposta das outras eu não sei, mas sim, falta muito pra próxima noite de quarta-feira!

Davi Garcia disse...

Vale Fela :)

Sobre sua pergunta, o que ocorreu é que quando decidiram que a série terminaria na 6ª temporada (e isso aconteceu em 2007 quando ainda estávamos vendo a 3ª), a ABC em acordo com os produtores decidiu quebrar os episódios restantes em 3 temporadas de 16 episódios cada, em vez de 2 de 24 porque a complexidade e o prazo para gravar tornava o cronograma muito apertado para todos os envolvidos. Ocorre que no início de 2008, teve aquela greve de roteiristas que atrasou as gravações da 4ª temporada, forçando a produção a só conseguir gravar 14 episódios. Dessa forma os dois que faltava foram acrescentados às 2 temporadas restantes e é por isso que teremos 17 nessa e mais 17 na última (na verdade 16 em cada, já que o final de temporada é duplo e exibido de uma só vez).

Abraço!

Melissa disse...

Sobre Locke dizer que estaria indo matar Jacob, na minha opinão ele estava indo libertá-lo. Acredito que Ben tenha descoberto um modo de aprisioná-lo na cabana para ser líder, daí aquelas cinzas em volta da cabana. Locke ouviu de Jacob “help me” porque ele quer ser libertado, Ben não contava com isso…Agora Locke quer soltá-lo e quando diz matá-lo está querendo dizer libertá-lo da cabana.
Algum truque fez com que ele ficasse ali, ele não suporta luz e isso deve ter sido uma maneira de levá-lo à cabana e cercá-la com as cinzas para que ele não saísse, Acredito que Jacob seja a alma da ilha e que consiga se comunicar com Locke que, por alguma razão, tem uma ligação muito especial com a ilha. Como Locke foi adotado e sua mãe biológica, a princípio disse que ele era filho “do espírito santo”, algo me diz que Locke é filho de Jacob.
Em suma: o filho de “Deus” com uma mortal precisa se sacrificar para depois ressuscitar e salvar seu povo….Alguma semelhança com um episódio bem conhecido na história da humanidade?

Talles Brito disse...

MINHA GENTE TUDO SE ENCAIXA JACOB SÓ PODE SER A LIBBY, VAMO FAZER UM BOLÃO?

Felipe disse...

Notei uma coisa. Parecia que a Eloise Hawking estava grávida, pois Charles Widmore tocou na barriga dela e disse: "Você é louca...Estou preocupado com você...Nessa condição...". Provavelmente o bebê era Daniel Faraday. O que eu acho curioso, é que Charlotte parecia ser mais nova do que que Daniel. Então como ele poderia ter nascido depois dela. Essas viagens temporais me deixam muito confuso!!!

ana paula disse...

Luciano SC - ótimo post! Jack pensa em salvar centenas de vidas e é tratado como egoísta?! Será que mudaram a gramática do Português e a palavra egoísta significa o oposto agora?!?!


Sundfeld disse...
"...gostei muito do epi, muito mesmo! E coragem do Jack de continuar...porque se todos estão contra fica muito mais difícil ir a qualquer lugar, mesmo assim, amei ver Sayid de novo e saber que ele vai ajudar jack no que quer que for. Acho que Kate está pensando só nela mesmo, com medo de ir presa..queria que ela tivesse pensando nos bons momentos que passaram juntos D:!"

Sundfeld, não acho que ela esteja pensando só nela mesma. Se fosse assim, ela não teria nem entrado naquele helicóptero em quando saíram da ilha na S4. Pelo contrário, ela teria aceitado a proposta do Sawyer de ficarem na ilha brincando de casinha já que se ela saísse da ilha com o Jack, certamente ela seria presa. Mesmo depois do Miles dizer que ela ainda era procurada pelos crimes que cometeu, Kate não titubeou em nenhum momento em sair da ilha. E agora, nessa cena com o Jack na tenda da Eloíse, é clara a reação dela às palavras do Jack: quando diz 'What about US'! e que 'NÃO foi TUDO sofrimento', ela mostra que tudo que importa pra ela é que o Jack não apague toda história que tiveram juntos! Ela claramente fala pra ele - sobre NÓS, vamos seguir caminhos separados, sem nos conhecermos?! E o Jack percebe isso e responde que o sofrimento que tiveram foi suficiente! Ah Jack, não viu que essas palavras machucaram mto a Kate tasc tasc tasc! Acho que ela tb não queria esquecer o Aaron, os amigos que fez na ilha e até o Sawyer!