14/05/2009

Comentários do ep. 5x16/17 "The Incident" - Final da 5ª temporada de Lost

Com óbvios spoilers para quem ainda NÃO viu o episódio

Dentre todas as ‘viagens’ que Lost nos proporcionou ao longo de sua jornada até aqui, uma das que sempre me fascinou diz respeito à discussão do livre arbítrio vs destino. No ciclo dessas cinco temporadas, vimos várias situações envolvendo as histórias daqueles personagens que pareciam confrontar esses dois opostos de forma irrefutável. Pois é, eu disse pareciam, pois como “The Incident” evidenciou, o que a história da ilha sempre reservou para nós, é que há ali, uma grande batalha (filosófica, religiosa ou mesmo antropológica se você você preferir) colocando de um lado a crença de que o homem apesar de falho sempre pode ser ou se tornar bom em contraste àquela que só enxerga o homem como a representação de uma natureza corrupta, destruidora e irrecuperável. Com isso em mente, o encerramento do penúltimo ano da série deixa para mim uma certeza: a de que Lost, antes dos mistérios, é mais do que nunca uma série sobre pessoas que guiadas por uma mescla de livre arbítrio e destino, podem caminhar rumo à redenção ou à condenação.

Leia mais...

    Nesse cenário que Lost agora escancara na nossa frente, a até então enigmática e misteriosa figura de Jacob se apresenta como a força que representa a fé na capacidade do homem em ser bom mesmo quando o caminho mais fácil e sedutor possa ser o do mal. A cena de abertura do episódio aliás, explora a questão de forma objetiva apontando a existência do contraponto daquele representado pelo homem (Paul?) que perdera há tempos a fé e a paciência com aquele discurso e que como vimos ao final do episódio, nutria um ódio mortal por Jacob.

    Considerando essas peças, é curioso notar que aquele que julgávamos ser Jacob durante todo esse tempo, ou seja, o vulto que vimos rapidamente pedindo socorro ao Locke no 20º episódio da 3ª temporada ("The Man Behind the Curtain"), era na verdade o grande inimigo do verdadeiro Jacob. Fato é que o Fake Jacob/Locke* acabou enxergando na fé e na sede de Locke por entendimento sobre seu papel naquele lugar (àquela altura ele buscava a liderança dos Outros), a oportunidade perfeita para livrar-se da prisão que lhe fora imposta (aquelas cinzas afinal serviam para impedí-lo de sair e não para que algo/alguém se aproximasse dali) e buscar a abertura, o buraco (loophole como ele fala no início e no final do episódio) que lhe desse a chance de provar a Jacob que o errado na história era ele, a força que acreditava na capacidade do homem em fazer escolhas certas, mas que acabou vitimizado por um homem a quem sempre ignorou: Ben Linus.

    *Vou chamá-lo assim para facilitar a compreensão por enquanto.

    É óbvio que com as poucas informações que nos foram dadas, especular sobre o real papel de Jacob e do Fake Jacob/Locke, suas origens e propósitos na ilha fica complicado, mas o que é importante destacar, é que “The Incident” explorou nessa importante nova sub-trama a presença de Jacob em momentos chave das vidas de 5 dos Oceanic 6, meio como se estivesse direcionando seus caminhos para que um dia chegassem ou no caso de Hurley e Sayid, retornassem à ilha, ainda que em algumas passagens deixasse claro que a opção de escolha, ou seja, o lívre arbítrio (olha ele aí de novo) era possível mesmo que o fizesse de forma manipuladora.

    Mas chega de Jacob por enquanto e falemos do Incidente propriamente dito que, afinal, acabamos nem vendo qual ou o que é. A bomba em si era o incidente? Tendo a acreditar nas palavras questionadoras de Miles a certa altura do episódio levantando essa bola. Achando que iria mudar alguma coisa, Jack acabou influenciando exatamente tudo aquilo que queria evitar. Agora, a bomba explodiu efetivamente? Para mim não, já que vou apostar desde já na ideia de que o clarão que vimos encerrando o episódio nada mais foi do que um fenômeno de exposição àa alta carga eletromagnética parecida com aquela que Desmond experimentou no final da 2ª temporada quando girou a chave. Com isso, imagino que no início da 6ª temporada veremos grande parte dos personagens presentes àquela altura na área de construção da Cisne ‘acordando’ em um momento entre a chegada do voo 815 à ilha e aquele onde se desenrola toda a história do fake Jacob/ Locke, Alpert, Ben, Sun mais Lapidus, Illana e Bram, que como vimos tem o corpo do verdadeiro e infelizmente falecido John Locke.

    "The Incident", não tenho dúvidas, certamente é dentre todos os finais de temporada, o com maior potencial para dividir opiniões. Rico em desenvolver a mitologia da série (além de Jacob vimos como era a estátua afinal; tivemos dica sobre os motivos de Alpert não envelhecer; sobre qual seria o papel de Illana e Bram na ilha e por aí vai) e em surpreender e chocar, fato é que o episódio lança mais perguntas do que respostas. E como se isso já não bastasse para testar (ainda mais) a paciência de todos nós, os roteiristas se deram ao luxo de encerrar o episódio deixando totalmente em aberto as resoluções e os destinos de quase todos aqueles personagens, o que inclusive nos remete à sensação deixada com a abertura da escotilha no final da temporada de estreia da série. Seja lá como for, com ou sem respostas, o que eu posso afirmar com muito entusiasmo é que amei "The Incident" e o encerramento do penúltimo arco da série. Nessa temporada como destacava a tagline, o destino nos chamou. Em 2010, como já revela o vídeo que você confere logo abaixo, ele será conhecido. Ansiosos para o encontro?

    Outras observações:

    - Bem que eu disse no podcast sobre “Follow the Leader” que achava estranho Locke ter se referido a si mesmo na 3ª pessoa na cena em que instruiu Alpert sobre o que fazer e dizer a si mesmo. Tá aí, a explicação daquela desconfiança.

    - A pergunta continua: quem estava atirando no grupo de Sawyer, Locke, Juliet, Faraday e Miles naquela cena do início da temporada?

    - À certa altura do episódio Bram pergunta a Illana se Lapidus poderia ser um candidato. Que papo é esse? Candidato a emprestar o corpo para um desencarnado Jacob, talvez?

    - Muitos apontam que o fake Jacob/Locke podia ser simplesmente o monstro de fumaça. Particularmente discordo porque ambos estavam em locais diferentes ao mesmo tempo. Para isso basta pensar que se o fake Jacob esteve preso na cabana por um longo tempo, como seria possível termos visto o monstro de fumaça tantas vezes em partes distintas da ilha? Penso que o fake Jacob possa até controlar o monstro, mas pelo menos por enquanto prefiro acreditar que são forças distintas.

    - E Richard Alpert afinal, chegou na ilha com o Black Rock? Minha aposta simples e direta baseado no que vimos nesse episódio é que sim.

    - Curioso que em todos os encontros com os Oceanic 6 mais Locke, Jacob tenha feito questão de tocá-los. Haverá algum significado nisso? Só o tempo dirá.

    - Sobre os encontros aliás, bacana ver como se desenrolou a cirurgia que marcou a vida profissional de Jack. Para quem não lembra, aquela situação (com a história de respirar contando até 5) foi a exatamente a mesma que Jack usou para acalmar Kate no piloto da série, lembra?

    - Ótimo finalmente rever Vincent e principalmente Rose e Bernard. A curta cena com o casal serviu para explicar por onde eles andaram durante os três anos que se passaram na ilha, mas sobretudo para evidenciar um tom sultilmente onisciente dos dois. Quando e como voltaremos a vê-los? Estariam os dois afinal, fadados a serem o casal Adão e Eva da caverna?

    - Agora as críticas (sim, nem tudo é perfeito). Foi só eu, ou vocês também ficaram incomodados com a real justificativa de Jack ao Sawyer para querer explodir a bomba? Todo aquele sacrifício por ter perdido a Kate? Ah, por favor, né Dr. Jack!?

    - O mesmo aliás, podemos dizer da mudança repentina de atitude da Juliet. Querer dar cabo da iniciativa de Jack por temer perder Sawyer para Kate? Particularmente achei bem torto aquele papo dela de que “se eu não te conhecer, não te perderei.” Críticas à parte, confesso que achei muito emocionante a cena da despedida dela com Sawyer, que aliás realmente ganhou mais brilho com a cada vez mais eficiente atuação de Josh Holloway.

    - Quem gosta de respostas para pequenos mistérios deve ter ficado feliz, afinal, finalmente vimos a explicação de como Pierre Chang / Marvin Candle acaba perdendo seu braço.

    - Sempre um prazer ver Michael Emerson trabalhando. Construindo um Ben que vai ficando gradativamente mais frágil ao longo do episódio, Emerson conseguiu transmitir na dose certa, toda a frustração que seu personagem teve quando questionou Jacob sobre o fato de ter passado vários anos sendo ignorado na ilha.

    - E para encerrar uma pergunta direta: você acredita que Juliet tenha morrido?

    Vídeo Teaser da 6ª temporada



E ainda hoje (hoje mesmo) não perca o tradicional post com easter eggs as curiosidades e a repercussão de The Incident, que virá caprichado pode ter certeza.

307 comentários:

1 – 200 de 307   Recentes›   Mais recentes»
Djspro disse...

Cacetada, que temporada foi essa? Na minha opinião não tem como reclamar, é só lamentar que só tem mais uma temporada.
Abs!

Adriel disse...

Acabou! :~(

Tarcisio disse...

começa a reprise aqui http://es.justin.tv/laakdmia6

preciso ver de novo

Guilherme disse...

husahusahsua....nada mal.....mais ainda falta um ano......Ano que vem a temporada começa com o olho do jack abrindo como sempre.....ate la so especulacoes

PC disse...

O melhor pra mim foi o promo de 2010. Jack abrindo o olho como no inicio de tudo!

thiagomenegoli disse...

Sem comentários. Não sei o que será de mim agora depois de um final tão forte assim... hahaha
Melhor episódio de lost de tds os tempos...
Abraçosss

Piadas disse...

Ahhh nao acredito que so 2010 agora , vai fazer mt falta , Noss , mas que final ...

Marília disse...

Dude, I am LOST!!!

Kessler disse...

Meu Deus! O que foi esse episódio? Alguém me explica?
:O

C.R. disse...

Melhor episódio de LOST;

Alguém ai ta afim de ir comigo matar esses produtores?

juninho disse...

Ótimo final de temporada, só foi frustrante por não responderem quase nada e colocarem mais dúvidas ainda pra temporada que vem, de resto foi bem surpreendente... :-)

a transviada disse...

peraê, só eu achei este final uma merda?

Gabriel disse...

Nao gostei desse final...Esperava algo mais chocante...td bem q eles tenham q deixar pra ultima temporada.. mas

Marília Teive disse...

chorei com a cena da Juliet... O q Jacob falou pro Locke??? E pq Illana não falou era o Locke dentroda caixa??? Tinha q encontrar o Ricardus pra que??? Meu, eles vão "encerrar" essa temporada só em janeiro/fevereiro do ano q vem!!!! oh no!!!!

Libni disse...

Só tenho uma coisa a dizer: passei mal ao assistir esse epísódio! Por várias vezes, o ar faltou... Sensacional, fantástico! Agora osso vai se esperar até 2010!...

Alessandra Lettieri disse...

Episódio sensacional... Vou ter que ver mais algumas vezes ainda, para poder digerir tudo. Amei!
Agora só nos resta esperar ano que vem.

GX disse...

Na verdade, acho que depois de tudo que vimos até aqui, o final não me surpreendeu. A sexta e ultima temporada deverá ser um replay da primeira, onde nós iremos brincar de "jogo dos sete erros" vendo o que mudou, e o que não mudou. Das duas uma: Ou a bomba cumpriu seu papel, ou ela sempre esteve ali, como Miles mesmo disse. Só para constar, como físico, posso dizer que dependendo da profundidade e da potência da bomba, ninguém na superfície precisa morrer, mesmo com um túnel sobre a bomba.

Sixth disse...

Só eu NÃO gostei do final do episódio?? O tal "garfo na tomada" foi akilo, ter explodido a bomba? Mas isso a gente já sabia, po!!

Haragutti disse...

isso foi a lá 1ª temporada quando todo mundo pensou que saberiamos oq tinha dentro da escotilha e.... fim! hauhauhuhauhauhauha
nossa! eu adoro sofrer por essa série! agora mais 9 meses de sofrimento...
9 meses né?
os ultimos de recesso de lost =//
excelente final de temporada!

Samuel disse...

veeeeeeelho, odeio gostar de lost!

Veja Isto disse...

Apesar da falha no streaming, consegui assistir 80% dos episódios.

Gostei MUITO do final, mas não posso deixar de criticar a motivação de Jack para querer apagar o passado.

Afinal, era EVIDENTE que após voltarem para a ilha quem estava se distanciando de Kate era ele mesmo, e que Kate estava disposta a lhe dar uma nova chance ... essa história de que "eu a tinha e a perdi" pra mim foi MUITO forçado, sem falar que é totalmente ilógico, pois em 1977 com Kate ao seu lado, como bem disse Sawyer, Jack tinha uma chance, e seguindo com seu plano de apagar o passado para fazer o voo 815 pousar em Los Angeles a sua chance de terminar com Kate é inexistente.

PS: alguem pode me dizer o que tinha dentro da caixa da Llana ? O streaming falhou bem nessa hora !!!

Adriano disse...

Eu falei que o locke estava mal!!!!!!!!

Não era o Locke. Diferente do pai do Jack que sumiu, o corpo do locke estava lá.

Aquilo era o monstro de fumaça o tempo todo.

Para variar, o Ben causou o mal.

Mariana Azevedo disse...

Davi, Ju, que episódio!

Melhor episódio de Lost eu achei... foi melhor do que eu esperava =]

Estou chocada! kkkkkk

Fã... disse...

Melhor episódio de Lost. To um pouco desapontado com a trama envolvendo o Jacob, eu acho, mas vamos ver (em janeiro D: )

Tarcisio disse...

aquele camarada que fala com o jacob no começo, diz que algum dia iria encontrar um LOOPHOLE

e o jacob diz que estaria ali esperando...

parece que o locke vivo ali é esse cara, pq ele quer matar jacob, conforme o dialogo entre os 2

Ana Luísa disse...

Definitivamente, Lost faz mal ao coração! Que episódio! Que sequência aquela do Jack com a bomba e tudo mais! Tenho que ver de novo com calma, mas ainda nem sei o que pensar!
Foi demais!

Hugo junior disse...

que final merda!!!!!!!!!!
Juliet não pode morrer
Jack continua sendo um merda
e que PORRA é essa de 2 Locke
Alguem me explica

Bruno disse...

dentro da caixa estava locke

Sixth disse...

O que tinha na caixa era o Locke! heh

P. Sora disse...

Ótimo fim de temporada e provavelmente o melhor episódio da série. Digo provavelmente por que ano que vem, com certeza teremos um episódio melhor que o outro, como esse quinto ano de Lost teve.

innocent bystander disse...

Estou com a Marília, parece que de facto não fecharam a temporada. É certo que convém deixar pontas soltas, mas todas?! Ainda assim deu para nos emocionarmos bastante. Bjos de Portugal

Tim disse...

Eu detestei esse final...
Acnteceu exatamente o que já sabiamos que ia acontecer, e não teve nada de novo, nada de espetacular que jamais superasse "We have to go back!"...
Os produtores mostraram que não tem a capacidade de superar a surpresa do final com o primeiro flash forward. Ficou tudo pra última temporada, e ainda assim, com um final ultra previsivel, todos sabiamos que ia ficar tudo branco, afinal o incidente aconteceu de fato...

Betinn disse...

Putz que laaaaaassssssssprilhaaaaaaaaaaaaaa

Jefferson disse...

alguem perguntou oq tinha na caixa.. tinha o corpo do Locke..

Hugo junior disse...

eu digo o que tinha na caixa
tinha Jonh Locke

gg disse...

era o olho da Juliet no final!

Emilin disse...

A Ultima cena com a bomba explodindo e acabando a temporada acho que é um pouco de falta de criativadade desse povo...

Cleibson disse...

O final apesar de não dar quase nenhuma resposta foi sensácional! Locke realmente morreu e o parceiro de Jacob encorporou em seu corpo. Mostraram estátua! A sequencia do acidente foi simplismente chocante, quase morro com a cena final entre Juliet e Sawyer........

E quem diria que Juliet iria explodir a bomba????

Simplismente 10 !!!!!!!!


ps. Jack abrindo o olho no final foi tudo

Kate disse...

Por que Jacob visitou todo mundo que tinha que voltar pra ilha, e em épocas diferentes???? Eu acho que aquela caixa de guitarra que Jacob deixou para Hurley tem alguma coisa que vaio mudar o rumio da estória..aquilo ainda vai ter uma importancia... se não, ele não deixaria lá a toa....agora é esperar 9 meses, que parto!!

L.Capettoni disse...

Foi um grande episódio mas, não dar nenhuma dica do que vem a seguir é complicado. Nove meses sofrendo agora...

UtarefsoN disse...

Nada a dizer, apenas... Jacob loves you!

Andre OS disse...

Episódio FANTÁSTICO!!!
Mas achei q esse final deixou o destino dos nossos "losties" muito em aberto, não acham?
Aquele questionamento/teoria do Miles a respeito das implicações daquela empreitada, ou seja, oq acabamos de ver é oq ocasionou a queda do vôo 815... Essa teoria é oq eu gostaria muito de se ver comprovada em 2010.
"2010...DESTINY FOUND"

Luca disse...

Gente, o ep rodou rodou e naum terminou como termina os outros... simplesmente acabou e pronto... e o tal garfo da tomada? cade?... o ep foi excelente mas os fins foram pessimos... desligou e pronto... Senti gosto de The Sopranos.. ainda bem que a serie naum acabou

Amanda disse...

"Só eu NÃO gostei do final do episódio?? O tal "garfo na tomada" foi akilo, ter explodido a bomba? Mas isso a gente já sabia, po!!"

EU TAMBÉM DETESTEIIIIII. Respeito a opinião de todos, mas nada surpreendente. Muito parado e ficou emocionante só no final.
Afffffffffff

Carlos disse...

Bem não vou me precipitar prq meu inglês não é lá essas coisas então voei em varias partes. Mas ficou a sensação de que o que vem pela frente não irá ser tão gostoso como o que me fez gostar da serie no inicio.

vermut disse...

Cara... depois tem gente que tá atrasado na série e me pergunta: o que aconteceu no final da temporada.. Com um final desses, dá pra explicar?????
É galera.. realmente fomos enganados por "John Locke".. E os produtores deram uma dica: Dead is Dead!

sorrisoc disse...

NAO ENTENDO COMO VOCES PODEM ELOGIAR UM EPISODIO COMPLETAMENTE FRUSTRANTE E SEM RESPOSTAS COMO ESSE.VOCES ACHAM QUE ELES NOS DARAO AS RESPOSTAS NA 6 TEMPORADA? DUVIDO PESSOAL, PONHAM A KBECA DE VOCES NO LUGAR. MUITAS PERGUNTAS/MISTERIOS E POUCAS RESPOSTAS. LARGUEI DE MAO LOST.

nuno disse...

hehe

o final foi bom, muito bom até, mas, sinceramente, tinha expectativas mais elevadas.

quanto à sexta temporada, mando já uma teoria ao ar:
aquele que assumiu a forma de john locke só pode ser o cara que aparece no início do ep. na praia com o jacob. e, para mim, era esse mesmo cara que se assumia como jacob dando as ordens para ben (aquele que locke viu uma vez na cabana pedindo ajuda - um corpo no qual pudesse voltar a assumir uma forma física. por algum motivo que deverá ser explicado no futuro, a teria perdido. resultado de uma punição?).

Fabio Pan disse...

Adoro Lost, adorei a temporada até então, mas achei esses 2 os piores episodios dela. Muito confuso, cheio de reviravoltas sem sentido, como Juliet e Kate mudando de opinião a cada 5 minutos, que só serviram de filler. Flashbacks do Jacob não acrescentaram nada, além do que já supunhamos, que ele observava os Losties à muito tempo. O fato da bomba mudar ou não o passado, acho que os produtores já deixaram a dica, colocando ali a cena em que o Pierre Cheng perdeu o braço. O esforço dos Losties será em vão. Eles foram os causadores do acidente. No final, Jacob praticamente se entregando ao destino, e pedindo pra morrer, talvez nem mais vejamos o tal na ultima temporada. Restou só o misterio de quem é o novo John Locke. Widmore ? Christian Sheppard ? episodio nota 5.

BCS disse...

"O garfo na tomada"?? Deveriam ter entitulado a cena chocante de "Pegadinha do Malandro" !!!! Inovaram demais na maneira de terminar a temporada (digo os ultimos 10 segundos), fora isso, o season finale foi muito, muito bom.

Fê Nogueira disse...

Dentro da caixa da Ilana estava o corpo do John Locke morto. De terninho e tudo mais.

Pelo jeito o Locke não ressuscitou.

Alguém consegue transcrever a primeira cena mais ou menos? Não entendi o que o Jacob disse ao outro cara.

L.Capettoni disse...

Se o locke era o monstro de fumaça o tempo todo, como ele não sabia que a filha do ben tinha pedido para o ben ajudar ele???

Poliana Costa disse...

Achei o episódio excelente e confesso que chorei na cena da Juliet.
Tb não imaginava que o Locke estivesse na caixa.
E que cena de abertura maravilhosa!
Os meus únicos problemas foram as "mortes" (pelo que me consta o Sayid permaneceu vivo até o fim do episódio) e o final previsível.
Fiquei muito feliz porque o streaming só travou no final (valeu quem deu a dica de fechar o anti-vírus!).
Por isso fica a pergunta: que história é essa do olho do Jack na última cena?
Alguém pode me dizer o que aconteceu depois que a Juliet começou a bater na bomba com uma pedra?
Obrigada!

Kate disse...

e qual seria a graça dos produtores darem as todas respostas no último episódio da penúltima temporada?? Tolinhos....:-P
Eu adorei !! Quem não gostou, que vá assistir Ugly Betty.
:-PP

César Sá disse...

Meu deus :S

preciso assistir de novo pra digerir, mas não acho q tenho exagerado quando falaram do "garfo na tomada" :S a cena de james e juliet foi... deus, tempinho q não choro com lost. Sem contar que john morto :S e o richard fala para ilana de resposta a perguntinha de sempre? não consegui entender :S

oh céus, próximo ano só :SSSSS

Tim disse...

Concordo totalmente com o Fabio... Episódio nota 4,5 porque pela primeira vez, a gente já sabia o que ia acontecer... Acho que os produtores estão subestimando demais nossa inteligencia...

Equipe De Tudo um Pouco disse...

GNTE, BOA NOITE ! DIGO A VC´S, MESMO COM MEU PÉSSIMO INGLÊS, NAUM POSSO DXAR DE ARGUMENTAR SOBRE 2 COISAS !
1 > MUITO LEGAL DESCOBRIRMOS FINALMENTE QUEM É JACOB E INTRIGANTE PENSAR PQ ELE APARECEU PRA KDA UM EM ÉPOCAS DIFERENTES.
2 > O FINAL EM SI, A CENA FINAL, ME DESCULPEM, MAS FOI BROXANTE DMAIS, TENHO AGORA MAIS 9 MESES DE GESTAÇÃO PARA CURTIR O NASCIMENTO DA 6A TEMPORADA, Q SERA A MORTE DA SÉRIE!

PS: ALGUEM AQUI COMENTOU SOBRE O INCIDENTE CAUSADO POR ELES DERRUBAR O 8115.... MAS COMO ? ELES ESTÃO EM 1977 !!!

ABRAÇOS E NAMASTE !!! 2010.. TA LOGO AI !

Poliana Costa disse...

L. Capettoni, quem disse que o Locke é o monstro de fumança?
Acho que quem encarnou nele foi o carinha que conversa com o Jacob no início do episódio.
O Smokey me parece ser uma entidade completamente diferente.

Kate disse...

Fabio Pan
Flashbacks do Jacob não acrescentaram nada???
Claro que não...vc sabia desde a 1 temporada que ele iria visitar os Losties durante suas vidas, e em épocas diferentes!! Pra vc não foi surpresa... rsrsrss..

Jefferson disse...

Oq Jacob disse a Locke qndo ele caiu do apartamento ? Perdi essa cena..

Bruno disse...

Afinal de contas, aquilo foi um clarão ou a bomba...que raiva...ter que esperar até a próxima temporada...bem, espero que tenha sido a bomba e que tudo tenha mudado, não quero Juliet morta, porque se nada mudou ou aquilo foi um clarão...ela ia morrer de qualquer jeito...tenho a impressão de que Jacob já tinha arquitetado sua morte...porque mostrar Locke morto...há muito ainda por se saber, mais acho que esta história é um ciclo sem fim...ou jack de fato é a variável...ou locke highlander...ou ele tinha que morrer pra ilana mostrar o corpo e o ciclo continuar...haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Veja Isto disse...

Vou repetir: adorei "the incident", mas essa história do jack "eu tinha a Kate e agora a perdi" é muita baboseira ... dava pra ver que ela estava totalmente apaixonada por ele desde que voltaram para a ilha, e ele então decide "apagar o passado" para que o avião pouse normalmente ? Assim ele nunca nem chegaria a conhecê-la ...

Isso na minha opinião foi ridículo!

AllanBarbosa disse...

Esse final ta mais pra "Garfo no C*", pura enrolação, nada ali fazia sentido. 3 temporadas fazendo o maior misterio em cima do tal do Jacob, é dai? pfffff.

Brunow! disse...

Sobre o "locke" ser o monstro de fumaça, na cena que o ben é julgado pelo monstro, dá pra ver que o locke simplesmente some (você não escuta ele dizer nada que vai sair e pegar algo pra tentar fazer ele subir) e reaparece só no fim do julgamento... só pra lembrar as pessoas mesmo

Tim disse...

Só deixando claro que não esperava todas as respostas, o episódio na minha opinião deixou a desejar, porque foi muito previsivel, eo gancho pra próxima temporada foi mais previsivel ainda...
Com tanta coisa e tanta trama acontecendo no presente com Jacob, Lost e cia, é querer zoar muito com a nossa cara que os produtores achem que a gente fique ainda na dúvida se eles conseguiram ou não alterar o futuro. Claro que não conseguiram!
O problema foi que eles nos forçaram há 4 temporadas a especular, pensar e debater os acontecimentos finais da temporadas, e nesse caso, o clarão ficou em segundo plano depois da excelente cenacom Juliet e Sawyer. Afinal, terminar a temporada com um clarão, é repetir a formula de não apertar o botão da escotilha... Falou-se muito e acabou sendo igual fogo de artíficio quando falha, ficamos olhando e.... falhou!

Bruno disse...

Acho que Jack não quer sofrer então já que a perdeu de qualquer jeito, melhor nunca tê-la conhecido...

Bruno disse...

Nada a ver, ele estava do lado de fora esperando...locke nunca seria a fumaça...

Wender disse...

Galera, vai começar a reprise aqui:
http://pt-br.justin.tv/ethryx

philips disse...

cheguei a pensar que locke fosse o locke mesmo, mas vi que não era...

bom, oq havia na caixa do hurley não descobrimos, mas soubemos, pelo menos como ela (e ele) foi parar na ilha...

nuxx...foi incrível ver parte da historia, muito embora as limitações de idioma não me tivessem me permitido entender direito os motidos da kate voltar...adorei ver o jacob (enfim, ele existe) participando da vida do povo, seja ele um lostie ou um dharma...

acho que indescritivel também foi ouvir a frase do sayd: "Nada pode me salvar"...será então que ele já sabia???

eu perdi esse promo do olho do jack...será que ele é o mesmo de todas as aberturas (principalmente as da tv aberta brasileira)???

pelo menos agora eu sei pra quem a Llana trabalha, não???mas fiquei muito decepcionado em não entender qual é a resposta para a pergunta que não quer calar (pelo menos pra mim): "O que há na sombra da estátua?"...

voltando ao locke um pouquinho, se ele está morto, morto mesmo...quem é que estava com o povo esse tempo todo???será mesmo o tal monstro da fumaça (insisto - cerebelus!?!?)???ou será que é aquele amigo do jacob, aquele que aparece na praia logo no começo da temporada...não pude entender mt bem em espanhol, depois o começo que eu peguei com o Closed Caption também não foi o suficiente, mas me pareceu que esse 'amigo' havia dito que ele (o jacob) seria morto, que alguem iria mata-lo...em seguida o proprio responde: estarei aqui te esperando...é, posso estar enganado, mas meu pobre ingles e meu espanhol torto me fizeram entender isso...

sobre essa mesma sequencia, fiquei surpreso em saber que houveram varios outros "losties" habitando aquele lugar..."é sempre assim: eles vem, eles lutam (...) eles corrompem"...

a minha impressão final foi extremamente positiva...adorei o episodio e adorei ver as respostas para algumas das minhas perguntas...

parabens ao pessoal do dude, esse é um site que realmente vale a pena frequentar...não vejo a hora de a ultima temporada chegar...

namaste, Philips

BCS disse...

para Poliana Costa:

O "olho do jack" aparece como se fosse um rápido promo de 2010, apenas falando 2010, Destiny Found, e um olho abrindo.

Depois que a Juliet começa a bater na bomba, acontece um clarão e aparece na tela LOST, e acabou.

Poliana Costa disse...

Tb achei ridículo o Jack ter usado a Kate como argumento, assim como a cena em que a Juliet muda de opinião por causa do Sawyer.
O episódio não precisava de nada disso...

Samuel disse...

galera, só por curiosidade
no final, ficou subentendido alguma coisa?
era pra gente entender q eles conseguiram mudar o rumo das coisas ou as coisas ficaram do jeito q estavam ou foi com intenção de não nos explicar o q aconteceu?

Gabriel de Mattos disse...

Cara , sinceramente , pra mim esse foi o MELHOR episódio de LOST até aqui. Não gostei muito do final com a Juliet explodindo a bomba, mas os outros 99,9% do episódio foram MUITO bons.

Concordo com tudo isso que vocês disseram , de não deixar ganchos e não mostrar nada. Mas pensamos bem , se mostrasse algo, nem que fosse 10, 20 segundos , já iria contar MUITA coisa pra gente, que não deveríamos saber antes da 6a temporada !

Não tinha algo convincente a se mostrar (ou seja, do elenco principal) que não fosse ENTREGAR o jogo , se o futuro realmente se alterou ou não... Etc...

Bom , é isso, pra mim foi o melhor episódio da série, e espero não morrer até Maio de 2010 , pois seria um cara muito frustrado se isso acontecesse. !

Valeu pessoal do Dude , que acompanhou a gente nessa grande jornada que fizemos e estamos fazendo com LOST. Muito obrigado a todos que possibilitaram que hoje eu pudesse ter uma sensação que jamais tive. Uma emoção indescritível. Algo que só havia experimentado em doses pequenas nas outras temporadas. Pode parecer exagero ,mas meu humor mudou completamente nesses ultimos dias pelo season finale. Quando acabou o episódio de hoje não me reconheci. Eu estava paralisado, sem ação, com a respiração ofegante.

Se não é AMOR , Não sei o que é !

DESTINY CALLS ... DESTINY FOUND !

E nesses eternamente longos 9 meses sem LOST , poderemos viver um pouquinho , algo que , para quem ve LOST , é secundário !

Anticoca disse...

Tô vendo agora pelo streaming a reprise e minha internet é de 300 e não pára que maravilha! e ainda é legendado! hehehehe
Tô quase morrendo aqui!!!
http://es.justin.tv/laakdmia6

nossa disse...

O monstro de fumaça assumiu a forma do Locke para influenciar Ben a matar o Jacob.
Na cabana havia um rompimento da "proteção" em volta dela, indicando que o monstro estava ameaçando Jacob.
O monstro só apareceu pro Ben quando o suposto "Locke" sumiu para buscar uma corda. Na verdade ele sumiu para aparecer para o Ben e para tomar a forma da filha dele. Depois voltou a tomar a forma do Locke.
O fato do suposto "Locke" estar manipulador como o Ben tbm fala a favor dele ser o monstro de fumaça pq o ben só ficou assim qdo tomou um tiro e o levaram para ser curado pelo monstro.

Poliana Costa disse...

Pera, como chegamos à conclusão de que Locke é na verdade o monstro de fumaça???
Devo ter perdido alguma coisa.

Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Poliana Costa disse...

Muito obrigada, BCS! :)

Kate disse...

Bruno
POde ser mesmo um clarão....vai saber se na hora "H" a ilha se moveu e eles voltaram para o presente, e o que aconteceu, aconteceu....ninguém morreu e o que tinha que acontecer e que já sabíamos aconteceu.. O incidente que fez com que a estação Cisne tivesse seu propósito de não deixar a bomba explodir( se foi clarão de viagem no tempo, Juliet não teve tempo de explodí-la) e Desmond teria que apertar o botão para que a energia não fosse dispersada, o Chang perdeu o braço, e voltou tudo o que era de ser...
Ainda acho que o mistério está naquela caixa de guitarra do Hurley, dada por Jacob...

gg disse...

"locke highlander" kkkkkkkk

Veja Isto disse...

TIM, voce disse que "claro que eles não conseguiram mudar o futuro" ...

E você está errado. Porque se isso não mudar o futuro, Miles estaria certo e a causa deles todos caírem na ilha teria sido a própria ação deles detonando a bomba.

O problema é que isso fecha um LOOP, que nunca terminaria, e daí pra que uma sexta temporada ??

Parem pra pensar, a bomba NAO fecha um loop, pois se isso acontecer ... LOST acabou.

Poliana Costa disse...

Pra mim a conversa do Jacob com o outro cara na cena de abertura reforça a ideia de que um loop esteja ocorrendo.
O que vcs acham?
Acho muito precipitado afirmar que Locke ressuscitado = monstro de fumaça.

Kate disse...

Não sei se vcs repararam, mas a cabana do Jacob foi onde Rose e Bernard estavam morando...

C.R. disse...

Okay, agora respirando melhor após esse WTF, acredito que a bomba não foi responsável pelo clarão, se não todos - todos mesmo - da ilha (e até a propria ilha) iriam para o espaço, não havendo possibilidade para um "30 anos depois", criando assim um universo paralelo - coisa que de fato nao deve ser exibida numa ultima temporada.

O Clarão, para mim, foi:

1) Ou a liberação da energia da Cisne, que ocorreria alí, transpondo todos para um futuro em que encontrariam Locke e os outros;


2) Ou a correção do tempo (um clarão como ocorria quando alguem queria interferir na historia) - A roda foi estabilizada mas, com a liberação da energia da Cisne, a roda do tempo, feita de metal, acabou girando sozinha e moveu todos para o presente antes de a bomba ser explodida por Juliet.

Boa Noite Galera!

nuno disse...

não faz sentido nenhum o novo locke ser o monstro da fumaça.

há efectivamente dois jacob. o que conhecemos hoje - um homem bom - e o que já era conhecido. o que já era conhecido é de certeza o novo locke (e antigo companheiro do jacob que conhecemos hoje).

parece-me mais que evidente.. alguém reparou no que a ilana diz quando sai da cabana? ;)

James disse...

Pessoal, isso é Lost, desistam de ter respostas pra tudo, já desisti. Agora curto rsrs

E olha, agora até dá pra ter noção do que acontece nessa ilha. Illana ficu encarregada de mostrar que o Locke que andava não era o Locke que conhecíamos, por isso ela mostra o corpo pro Richard, que é gente boa e é mocinho.

Só que ela tem outra missão, fazer o Jacob encarnar num corpo assim como o inimigo do Jacob, "encarnou" no do Locke.
Por isso ela diz, não mate Lapidus e o outro retruca: vc acha que ele pode ser um candidato? Acredito que agora ela tem a missão de achar quem vai servir com seu corpo pra Jacob lutar contra o mal.

E o pseudo Locke não é a fumaça, são coisas distintas a meu ver.

Poliana Costa disse...

Na minha opinião a explosão não muda nada porque ela sempre ocorreu.
Mas aposto as minhas fichas que o Ben ter matado o Jacob de certa forma quebra o loop, pelo menos para o próprio Jacob.

nossa disse...

a caixa de guitarra (charlie) foi para o hurley ajudar a simular no voo ajira o voo oceanic, assim como o caixao com o sapato do pai do jack no locke

Bianca disse...

Para o pessoal que esta falando do Jack...

Quando Sawyer perguntou o que ele estava fazendo por ele mesmo, pelo jack?

Quando Jack disse que era pela Kate, não era pela Kate na ilha. Era pelo o que ele a fez passar FORA da ilha. Ele queria apagar todo aquele problema de drogas e alcool.

Quando ele falou de destino, quis dizer que se a Kate estava no destino dele, então eles iriam se envolver mesmo quando chegassem em LA.

Bruno disse...

Não esqueça de que em um momento dos vários loops da juliet, sawyer e cia...aparecem numa jangada com várias pessoas atirando neles...quem sabe não sejam eles mesmos tentando evitar o que veio a acontecer...

Samuel disse...

ah! e se seguir a drama da cabeça dos roteiristas:
"alguém especial no final da temporada tem que morrer pra que os outros sejam salvos", então:
charlie ---> morreu
logo:
juliet ---> infelizmente mesmo

Fernando disse...

Tem algum site que ja coloca o episodio de hj para download? Quero ve o episodio parando pra entende todas as falas!

Alguem sabe algum site?

zapack disse...

Para aquele que não etendem como o monstro de fumaça pode ser o locke, é so lembrar do Yemi na segunda temporada.

nuno disse...

"Por isso ela diz, não mate Lapidus e o outro retruca: vc acha que ele pode ser um candidato? Acredito que agora ela tem a missão de achar quem vai servir com seu corpo pra Jacob lutar contra o mal."

muito bem observado, james :)

Tim disse...

Veja Isto...
Quando digo que eles não mudaram o futuro, quero dizer que a estação cisne irá funcionar da maneira que a conhecemos, desmond deixará de apertar o botão e o avião cairá da mesma forma (por exemplo, mesmo caso da bussola, o ciclo fechou pra gente, mas, o passado nao foi alterado e nem o futuro).
Correto você falar sobre o LOOP. Acrdito que com a energia liberada todos eles voltaram ao presente e viram que nada realmente mudou, como já foi provado e comprovado ao longo dessa temporada "o que aconteceu, aconteceu".
A motivação dles em querer mudar o futuro, foi o que fez com que este fosse exatamente como eles o conheciam, porque foi assim que tinha que ser.
E justamente por isso, me decepcionou muito terminar da forma como terminou, porque isso, a gente já sabia.

innocent bystander disse...

Concordo com a Poliana, o loop que havia desde o black rock foi quebrado por ben, que era isso mesmo que o homem que estava com jackb no início queria provar. Só que levou alguns anos... :-)

Poliana Costa disse...

James, concordo com tudo que vc disse. :)

Felipe disse...

Tem gente que realmente parece ter preguiça de pensar.
Voltem ao DEAD IS DEAD, quando Locke sai da floresta no lugar do monstro(na realidade ele ERA o monstro)
E quando Ben vai ser julgado, Locke some e diz que vai buscar uma corda...
Tem gente que assiste mas não entende nada.

nuno disse...

zapack, uma coisa é assumir-se humano temporariamente. outra é permanentemente. por outro lado não me parece que o monstro da fumaça tenha algo contra 'they are coming..'. ainda, o locke aparece na ilha mais pequena. será que o monstro da fumaça saiu da ilha principal e foi pelo mar fora até à outra ilha?

innocent bystander disse...

também assino em baixo pelo james!

Fê Nogueira disse...

Alguém mais achou estranha a participação da Rose e do Bernard? De alguma forma eles sabiam demais.

Sabiam que a galera tava na Dharma e o Bernard sabia que a Juliet iria morrer, já que ele pede pra ela ficar.

Veja Isto disse...

Ainda não boto fé na teoria do LOOP.

Os produtores querem que acreditemos que a bomba explodindo fecha um LOOP.

Mas se isso é verdade, PRA QUE 16 EPISODIOS DE UMA SEXTA TEMPORADA ? Afinal, tudo já estaria escrito, o que aconteceu, aconteceu, e LOST ja poderia ter acabado agora.

Não se esqueçam da importância de Faraday nessa série, os produtores deixara bem claro seu papel pivotal para a trama, e se FARADAY disse sobre livre arbítrio e que as pessoas são as variáveis, PODENDO MUDAR O FUTURO, na minha opinião foi exatamente o que eles acabaram de fazer.

O INCIDENTE TERIA OCORRIDO SEM A BOMBA EXPLODIR, eh soh perceber que tudo já estava indo pras cucuia sem a bomba ter causado nenhum efeito, e foi antes do incidente chegar ao seu ápice que Juliet detonou a bomba, MUDANDO O FUTURO.

zapack disse...

Nuno, pode ate ser, mas ninguem sabe realmente o "poder" que o monstro de fumaça possui. Ninguem sabe se ele so fica na ilha maior e por quanto tempo ele pode tomar a forma da pessoa.

Jefferson disse...

Ai ai.. alguem sabe como girar a roda e parar em 2010 ? hehehehe

James disse...

Outra coisa gente, que ficou clara. Jacob não era o cara da cabana, como Illana também comentou, ele já não estava lá há tempos, outra pessoa estava usando a cabana. Logo o pai de Jack, a Claire etc, nao são boas manifestações também. Claire, pai do Jack estão mortos.
Jacob esteve esse tempo todo naquele local lá, em que Ben e manifestação maligna de Locke foram encontra-lo.
Então gnt, tudo que vimos naquela cabana não era Jacob nem falavam por ele, e sim por aquele cara que conversa com ele na praia, no começo do episódio.

Andre OS disse...

No início do episódio "aquele que não é o Jacob" diz ao Jacob olhando para o navio: foi vc que os trouxe aqui (o pessoal do navio)... o episódio insinuou (ou mostrou, como queiram) que Jacob de certa forma acompanhou a vida os losties para q pudessem estar na ilha um dia... ou seja, Jacob trouxe o voo 815 para ilha da mesma forma que no passado trouxe o Black Rock...é a história se repetindo... interessante, não?

Poliana Costa disse...

Felipe, seria legal expor a sua opinião sem destilar arrogância.
Não acredito que os fãs de Lost tenham preguiça de pensar, muito pelo contrário.
Tenho em mente tudo o que vc disse, mas ainda acredito que o cara do início não seja o Smokie.
Como já foi dito na série: o Smokie é um sistema de segurança que protege o templo. Não acho que ele represente mais que isso.
Não dá pra levar a sério a cena em que o Ben diz que não pode controlar o que está saindo do mato e em seguida o Locke aparece.
Aquilo me pareceu mais uma brincadeira do Darlton.
Mais uma vez: discordar das suas ideias não é o mesmo que "ter preguiça de pensar".

Jefferson disse...

minha vez de Dizer.. assino em baixo James.. acho que todas as coisas que foram ditas pelo falso "jacob" levaram as desgraças que se sucederam.. viagens temporais, morte do Locke e muitas outras coisas que Cristian S. possa ter dito ao Ben fazer em nome de "Jacob".. Ele é o mal.. e Jabob da estatua sim, é o verdadeiro e do bem.. é essa a grande luta do final da temporada.. Bem X Mal, Jacob vs "Jacob"

Veja Isto disse...

James, excelente idéia sobre o Jacob da cabana não ser o Jacob da estátua do pé grande.

Isso significa que durante muito tempo, todos que recebiam as ordens de Jacob estavam sendo completamente enganados.

Locke, por exemplo, ao girar a roda e fazer a ilha saltar no tempo, estava sendo orientado não pelo Jacob BOM, aquele que acredita no livre arbítrio das pessoas (repare como ele disse que BEN tinha uma ESCOLHA em matá-lo ou não, e como ele discute no começo do episódio com o carequinha que diz que 'eles são sempre iguais, eles vem, lutam, e se corrompem'), mas sim por um Jacob maligno.

Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre disse...

Este episódio e o "the variable" pra mim foram os piores... falaram, falaram tanto e nada... só mais e mais mistérios, agora ainda fizeram questão de ressaltar o case de violão do hurley...

Desapontadíssimo com Lost, pra mim estes 9 meses vão passar tranquilamente...

Amanda disse...

Concordo com tudo o que disse Jefferson. É exatamente o que eu estava pensando viu. Sério mesmo. Vc colocou as palavras de forma correta.

Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos disse...

Gente para tudo... Se o Jacob que da as ordens era o da cabana prq richard levou "locke" ao jacob da estatua?

James disse...

Um colega aí perguntou o que Illana disse na cabana. E foi o que comentei anteriormente, que o Jacob não estava mais lá há tempos, e que outra pessoa estava usando a cabana.

Por isso, ela queima a mesma.
E acho que aquela poeira que supostamente prendia o que achávamos que era Jacob, na verdade protegia.

Esse inimigo de Jacob, controla mortos, entes queridos q. morreram na ilha ou pra ela voltaram mortos, para seduzir os vivos pra q. eles façam as maldades que ele quer. Assim como Locke (bad) persuadiu o Ben.

Vamos pra última temporada, e pensando melhor um pouquinho, acho que é inviável eles voltarem pra L.A tranquilamente, Dead is dead e o que Aconteceu, Aconteceu. Então aquela brancura, possa indicar que os losties vão voltar ao tempo atual, 2007. E vão formar o grupinho dos enganados junto com Ben, quando Claire, Christian aparecer pra Kate, pro Jack, etc... eles vão achar que são os respectivos mesmos, assim como geral achava de Locke.

Mas a questão agora é que Desmond, não vejo mais onde possa se encaixar nisso tudo, assim como o Widmore e Elloise, estou na dúvida se eles estão com Jacob ou com aquele outro da praia.
Mas sabemos agora que Richard, Illana podem e pra mim são, os mocinhos.

Poliana Costa disse...

O pai do Locke tb era 100% malvado.
É justamente por essa história de Locke = Smokie parecer tão óbvia que me incomoda.

Someone Lost disse...

Ainda estou a digerir estes últimos episódios... Mas a ideia com que fiquei, um bocado pela conversa inicial do Jacob com o outro tipo (e alguns de vocês já disseram aqui) é que a ilha está presa num loop. Sempre esteve e era assim que devia permanecer. O Jacob estava encarregue de manter as coisas assim, ate "recrutou" o Richard e outros para o ajudar. Pela primeira vez, as coisas mudaram! Daí a Eloise ter dito no outro episódio que pela 1ª vez não sabia o que se estava a passar/ia acontecer (já não me recordo)! E tudo o que tentou fazer foi repetir os eventos, mesmo sabendo que teria de matar o próprio filho. O destino de cada um tinha de se repetir over and over again.
Mas pelos vistos, aquele "amiguito" do Jacob não concorda e finalmente conseguiu mudar alguma coisa e também acho que é ele "dentro" do John.
Bem, se calhar estou errada... Whatever... Venha a 6ª temporada com as respostas (quase) todas.
Cumprimentos de Portugal!

Andre OS disse...

Segundo a história Bíblica, Jacob teve um irmão gêmeo chamda Esau. Pra encurtar a história, rola uma ciumeira entre os dois, pra decidir quem era o primogênito (de fato era Esau), a mãe deles (Rebeca) gostava mais do Jacob, etc...Esau faz uma promessa de matar Jacob após a morte do pai deles (Isaac) pois Jacob havia lhe roubado a posição de primogênito..enfim um rolo!
Interessante na descrição de Esau: ele era tido como um excelente caçador! hmmmmmmm
Pra quem quiser saber mais da história bíblica de Jacob e Esau é só dar um google (ou ler o Genesis ;-))

James disse...

Felipe, concordo com vc no quesito que nem tudo é Yin ou Yang, no entanto há representações do mal puro e do bem puro. E atualmente Jacob representa esse Bem, e o "amiguinho" de praia dele, representa esse Mal. Parece-me uma coisa Deus vs Diabo, que testa as pessoas pra no fim mostrar pra Jacob (Deus) que ninguém vale a pena. Seria uma metáfora moderna.
Acho que isso se aplica sim, pros nossos losties, pro povo da Dharma, pros outros. Veja o próprio Ben, visto como vilão e hoje sabemos que ele não passa de um bebê chorão que não cansa de pedir amor, querer ser querido. E ele cobra isso de Jacob no final.
Mas Jacob faz bem o papel de Deus, ele não manipula, ele fala a real e deixa a pessoa decidir qual vai ser. Veja que ele ficou mudo perante a Ben, deixando a responsabilidade do ato de matar, totalmente em suas mãos.
Parece que Rose e Bernard, deram uma grande lição de vida em Kate, Sawyer e Juliet, mostrando que se o passado não podia ser mudado, isso não significa que as ações deles, teria o mesmo fim. Que no final, eles não precisavam ficar atirando sempre um nos outros.

Jefferson disse...

Saindo um pouco do foco da 5ºT e indo para a 1ºT.. Se realmente Locke esta "tomado" pelo monstro de fumaça.. será que o monstro já tinha a intenção de se apoderar dele desde o inicio na série.. visto que no 8ep senao me engano, qndo locke vai caçar ele encontra o monstro e o monstro nao o mata.. mas no 2º encontro então o monstro tenta arrasta-lo para o burraco, talvez para se apoderar dele.. oq acham ?

Felipe disse...

Dizem por ai que o fim de Lost envolve Jack e Walt tendo uma conversa e de que o fim seria "emocionante e global"
Só falta a série caminha pro lado religioso e na próxima temporada veremos o monstro tomando a forma de Jesus Cristo.
Ahh quando comecei a ver Lost nunca imaginei que chegariamos até esse ponto.

James disse...

Pessoal, aquele lugar que o Jacob estava, seria o mesmo lugar que o Richard leva o pequeno Ben pra se curar?
Se for, acho que o Ben quando olha os hieróglifos com curiosidade, é porque de repente ele possa ter uma lembranaça que ficou no seu inconscientemente.
Acho que quem salvou o pequeno Ben da morte, foi o Jacob.
No final, o Ben só estava sendo muito mal orientado por aquilo que nada tinha a ver com o Jacob.

Elmir disse...

Vi soh o final e to juntado as peças pelos comentarios, enquanto espero o download.

mas do que eu entendi, é que locke provavelmente foi usado o tempo todo pelo tal do amigo do jacob, pois se o "locke" mandou o richard falar pro locke que ele tinha que morrer, era para que ele pudesse usar a imagem de "locke" no retorno da ilha.

Tarcisio disse...

alguem ai sentiu falta da cena do Richard falando "this is it" e batendo numa parede?

o mais proximo disso foi ele quebrando a parede de uma casa da vila dharma, mas nao falou o "this is it".

posso estar confundindo o áudio do video promocional com as imagens

Tarcisio disse...

na cena da morte do jacob, ele pergunto pro "locke" se ele achou o LOOPHOLE....ou seja, é o cara do começo mesmo, que tinha dito que um dia acharia o tal loophole

e ja esfaqueado, o jacob diz que "eles estao vindo" (they're coming)

James disse...

Viva a reprise! No final, Jacob diz: They're coming = Eles estão vindo.

Pronto, já sabemos pra onde os Losties vão parar agora, e definitivamene, pra decepção de Jack, não é L.A.

Jacob avisou, eles vão voltar pro tempo atual.

Andre OS disse...

Tarcisio, estou contigo...acabei de assistir a reprise, e pra mim não restam dúvidas do que está "encarnado" no Lock é o mesmo ser/entidade que aparece no início do epi e faz aquela ameaça para o Jacob... sem dúvida!

Felipe disse...

Uma pena que o Locke real esteja morto
eu queria MUITO uma cena dele com o Jack, porque as cenas entre os 2 sempre foram as melhores.
Adoro o confronto Ciência vs Fé que é sempre proporcionado pelos 2 personagens juntos, e uma pena saber que com Locke morto, não veremos mais alguma cena assim
Mas me consola saber que o Terry'o Quinn continuará em Lost.

Andre OS disse...

E vcs se lembram da saudosa Rousseau dizendo Kate logo em um dos primeiros capítulo de Lost que o Monster/Smokey fazia parte de um sistema de proteção da Ilha?
A cena inicial do filme mostrou uma posição antagonica entre Jacob e "o outro cara", o primeiro defendendo a vinda de outras pessoas a Ilha ("com exceção da última vez foi tudo progresso") e o segundo sendo completamente contra ("vc esta tentando provar que estou errado"). Nesse sentido, "o outro cara" faz exatamente o papel de proteção da Ilha... hmmmmmm

Rael disse...

Odiei!

cadê o gancho pra sexta temporada?
Eu sinceramente amo Lost, mas esse final de temporada me decepcionou!

Anticoca disse...

Gente o que foi isso???
Que final foi esse????
Nunca vi um final assim, tô passada!!!
E tipo, realmente, o final mais fez perguntas do que trouxe respostas, e agora? É isso, tanto mistério em cima do Jacob e o cara aparece do nada num episódio só e tchau??!! O que é que o cara tem? o que ele é afinal?
Eles poderiam ter respondido um pouquinho mais...

Rick Franco disse...

Well...gostei e não gostei.
As cenas no "presente" com o encontro do Pseudo-Locke com o Jacob foi o melhor.
Eu também quero concordar que o Pseudo-Locke é o cara do início do episódio que fala que quer matar o Jacob e que vai achar uma brecha no sistema (o tal de loophole).
MAS (atenção agora!), se é ele, como é que ele não sabia onde o Jacob fica??
Afinal ele foi lá falar com o cara no inicio do ep, quando ambos veem o Black Rock chegando.
E pra fechar: What lies in the shadow of the statue?
O Jacob!
A cena final com a explosão... foi o que não gostei.
Vou assistir de novo amanhã e depois falo mais.

André disse...

O pessoal que não fala inglês direito devia esperar sair a versão com legenda pra decidir se vai ficar puto ou não. Tem um monte de gente aí nos comentários que não entendeu NADA, e que faz questionamentos que são razoavelmente explicados ao longo do capítulo.
Jack, Kate, Sawyer e cia. perderam a graça mesmo. Diálogos babacas. Desculpinha babaca pro Jack querer explodir a ilha. Enfim. O interessante de LOST sempre foi a Ilha, e não esse pessoalzinho complexado que é marionete das entidades da Ilha.
PS:: Benjamin Linus é FODA!

Delmos disse...

Acompanho a Muito tempo o Dude.A muito tempo mesmo. E é a primeira vez que comento aqui, espero poder criar o habito. Adorei esse ultimo episódio, emoção a flor da pele e a pergunta no ar: Oque aconteceu, aconteceu?

A uma semana atras fiz uma teoria em um outro blog do genero que acerta em algumas coisas sobre o seriado, espero um dia poder falar sobre, chama-se Locke veio do Futuro. Ate mais.

jackie disse...

Miacabo com o povo que lê todos os spoilers e depois vem aqui choramingar "mas não teve nada de novo, a gente já sabia de tudo". Geez.

Rick Franco disse...

Quando Illana pergunta pro Ricardus:
“What lies in the shadow of the statue?"
Richard responde (em latim):
"Ille qui nos omnes servabit" - “He who will protect us all” ou "Aquele que nos protegerá a todos".
Isso remete a uma figura benevolente (afinal, nos protege) que creio ser o próprio Jacob.
Parece que o Jacob e o outro cara do inicio do episódio são como Deus X Diabo, brincando com o livre arbitrio da humanidade (ou dos losties trazidos para a ilha, cada um para provar seu ponto de vista, de que o ser humano é intrinsecamente bom X mau), só que usando a ilha como local desse "experimento social".

Denis Ricardo disse...

1°,2° e 3° Temporadas se resumiam numa guerra entre os Outros e os Losties;

4° e 5° Temporadas Ben versus Charles Wildmore (basicamente);

6° Temporada "Bem vesus Mal", a história sempre se resumiu a guerras.

Quem afinal esta na comando disso tudo? Vincent?

Romulo disse...

Muita Sacanagem!!!!
Acabar a temporada assim e muita sacanagem!!!!!!!!!!!!

Pontos Positivos!

- Ver a estátua inteira (Me deu medo!! Vc´s viram que ela tem cara de "jacaré"!!!

- Ver JACOB na vida dos LOsties em momentos diferentes, algums momentos achei forçado como o atropelamento de Nadia, a queda de Locke, parece que ele "ressucitou" o Locke, eu mostraria os "escolhidos" todos na infância como no caso de Kate e Sawyer.

- Descobrir o que tem embaixo da sombra da estátua? Sim era uma salão ou algo parecido. MAS ESPERA AI? AINDA NÃO MOSTRARAM O TEMPLO?!

- Cenas finais de emoção! Fazia tempo que não via Kate, Juliet principalmente, Sawyer e Jack tão "emocionados".

- Who that MAN? Mr. Locke it´s you? Essa realmente foi legal, mas como sempre abriu mais de uma caixa, digira que abriu-se um container de dúvidas em nossas cabeças!!!

Pontos Negativos!
- O que eu temia acho que está começando, eles correndo com a história, mostrar JACOB assim "incerido no contexto" ficou meio frustrante pois achava que ele era algo ou alguem de maior importância, sua aparição deveria ser abordada de forma mais surpreendente no meu ponto de vista.

- A briguinha de Jack e Sawyer foi engraçada, mas para o contexto do momento vivido achei ridículo. Isso que Sayid morrendo na combe e eles se dão ao luxo de ter reuniãozinha de 5 minutos.

- Todos mudarem de ideia e aparecerem atirando feito loucos, aquilo virou um bang bang de 5 categoria. Seria muito mais legal se eles chegassem de uma forma mais "oculta" e só no final desse algo errado e jogassem a bomba no desespero.

- A Bomba não explodir na queda, meu isso foi ridículo se queriam matar a juliet que fosse de outro jeito! ela que caísse agarrada com a bomba então. Achei muito Trash ela "ressusitar" lá embaixo e com uma misera pedrinha acionar a bomba. Ridiculo demais!

- Sequer mostrar o resto da Turma do Richerd com o pequeno BEN!?

- Mostrar Vicent, Rose e Bernard vivendo felizes como Adão e Eva , 3 anos!!! Sem serem encomodados!!!Ridículo, seria melhor que eles estivessem com os Hostis então!

Sara Monique disse...

Pode ser viejam minhas, mas isso de representar um bem e um mal como James falou... Agente pode ate ver que um se veste todo de branco e outro de preto (as cores do yin yang)

MaximusPM disse...

AH, fala serio... q coisa mais ridicula esse episodio ¬¬

Victor disse...

wow.. adorei esse final!!!


sim, quase certeza que o fake Locke é o cara do começo....

O que o Andre OS falou sobre jaco e Esau tambem faz sentido, visto que os roteiristas amam fazer analogias a outros livros. talvez os dois sejam irmaos, e o jacob fez alguma coisa que tomou o comando da ilha que deveria ser do outro!


seguindo ainda a minha teoria, eu acho q o LOOPHOLE é o Ben. talvez exista alguma regra que proiba o cara de preto de matar o Jacob e tomar o comando da ilha, logo ele precisa de uma outra pessoa pra fazer aquilo.... nao sei pq o ben, poderia ser qualquer outro.. dai vai depender de quais sao as regras deles.......

Doraemon disse...

EU... TÔ... SEM... PALAVRAS

zecacaldeira disse...

garfo na tomada??!!!! onde???

mais previsível impossível. alias, um nome melhor seria "balde de água fria!"

pra falar a verdade estava achando o episodio bom. fora as mudanças inexplicáveis de opinião entre os personagens (vá la...). lance do Locke na caixa foi legal.

mas esse final cagou tudo! a pedra mais cantada do ano.. sinceramente...

abs!


ps: enfim na verdade me sinto até aliviado. se o final tivesse sido mesmo bom eu acabava pirando nesses próximos 9 meses

Emílio disse...

Acho que Locke (o verdadeiro) vai reviver. Em The Life and Death of Jeremy Bentham, Walt contou a ele sobre um sonho onde ele (Locke) estava de terno, numa praia, cercado de pessoas furiosas.

E acredito que o pessoal da Dharma que sobreviveu ao Incidente, tendo visto que foi usada uma ogiva nuclear para neutralizar o efeito do eletromagnetismo, tenha colocado uma outra ogiva na Cisne, que seria acionada em caso de emergência pela chave usada pelo Desmond em Live Together, Die Alone.

Episódio f*da demais. Teremos longos 9 meses pela frente...

Destiny found

Mariana Azevedo disse...

Como já falei, gostei do episódio.
Agora, achar q eles iam entregar as respostas todas nessa temporada e nesse episódio é inocência demais. A 6ª temporada provavelmente vai se desenvolver nessa história de Jacob e Paul em relação a ilha, ao tempo e o papel dos Losties nisso tudo (ficou evidente q eles são os peões da história toda).

Só pra se ter uma idéia, a outra série by J.J. Abrams, Alias, a profecia que regeu boa parte das ações da Sydney Bristow, só se cumpriu na penúltima cena, do ultimo episodio, da ultima temporada... então vamos esperar primeiro pra ver e no final de td julgar se a serie foi boa msm ou uma enganação.

G disse...

Gostei. Ponto final.
Para quem diz que era previsivel, quem vos manda correr meia internet a pesquisar sobre LOST?? :):):):)
He he
Cumps de Portugal.

Bianca disse...

TARCISO,

Foi truque de Edição. Na Verdedade quem disse This is it foi o Randzisk, na hora que ele fica P* lá na cisne.

Thais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
usuariocompulsivo disse...

"Foi só eu, ou vocês também ficaram incomodados com a real justificativa de Jack ao Sawyer para querer explodir a bomba? Todo aquele sacrifício por ter perdido a Kate? Ah, por favor, né Dr. Jack!?"

Exatamente o que eu disse no chat do streaming. Poxa Jack, tudo isso por causa de uma buceta?

[]'s
Compulsivo

Brunhild Dablemont disse...

Fiquei frustrada com o que fizeram com o Locke. O coitado teve uma vida dificil, sendo usado por todos, e ele sempre com as melhores das intencoes. Ai agora ele supostamente eh encarnado por uma entidade maligna. Tenha paciencia.
Minha esperanca eh que o Jacob, que tanto quer morrer, faca uso do mesmo loophole que o carinha maligno fez e agora tome posse do VERDADEIRO John Locke que estah ali jogado da caixa de metal.

O personagem do Locke nao merecia isso.

Marília Teive disse...

5 comentários:
1. Eu achei perfeito o título "garfo na tomada". Afinal, o q é isso? O garfo na tomada não é só um choque... Vc fica grudado lá até a energia acabar. Ou seja, nós vamos ficar grudados nesse finale até o início da próxima pois os episódios na verdade estão grudados. O garfo se refere à nossa reação ao episódio.
2. A única chance de Juliet ainda estar viva é se a energia tiver "girado a roda" e transportado eles para outra época antes de a bomba explodir. O q acho possível. Ela pode estar em outro momento - machucada, ferida -mas viva. Sinceramente, acho q o incidente não foi a bomba, mas a energia sendo liberada. O clarão nos leva a crer isso.
3. Então as listas enviadas por Jacob nos levam aos losties q Jacob teve contato???
4. O buraco no loop nos deixa claro q as coisas estão em loop, certo? Então esses saltos no tempo e a história de a ilha corrige o curso das coisas nada mais é do q a história seguindo seu loop.
5. Não dormi nada...

nuno disse...

excelente análise Davi, como sempre, aliás.

obrigado pela dica André OS. fiquei pensando justamente nisso ontem, depois de sair daqui.

sim, James, eu entendi o que a illana disse na cabana hehe.. perguntei mesmo para tentar 'abanar' a opinião do pessoal que acha que o locke é o monstro da fumaça. e acho que até pode ser, como pode ser o pai do jack, embora ache também que faria muito menos sentido irem por esses caminhos.

noutro aspecto, há duas coisas que aguardo com expectativa na sexta temporada: se juliet tiver morrido de facto, como penso, qual será a reacção de james daí por diante? ele tornou-se sawyer depois de perder as pessoas mais queridas na sua vida. embora de um modo totalmente diferente, agora voltou/aria a perder...

se a juliet tiver sobrevivido, não estará em grande estado, como não está o sayid. se houver uma correcção de tempo e acabarem por falecer na época actual (onde se assistiu à morte de jacob), será que temos um/dois candidatos?...

Irmão disse...

O Locke não pode morrer!!! não!!!!
Mesmo ele vivo e morto ao mesmo tempo, to com medo de ele não participar da 6ª temporada inteira!!!

Irmão disse...

O que há na Sombra da Estátua? Simples!! A Casa do Jacob!!! ahuahuaahu

Bianca disse...

Mais alguem ficou com pena do Ben???

Eu sei que ele só faz M****, mas poxa... a vida dele tb é um M*****

Dá para entender suas ações...

Jefferson disse...

Só uma coisa.. se o Locke está mesmo 100% morto, como o monstro de fumaça ou "Jacob farsario" tinha as memórias do Locke ? Será q as memórias são armazenadas ao corpo ? ou será que tem algo ali dentro de John Locke vivo... Pq me lembro dele falando coisas que somente ele saberia, como a morte por estrangulamento do Ben, qndo o mesmo estava desmaiado, Como o tiro na perna.. e etc..

julioeduardo disse...

Pela primeira vez me decepcionei com uma season finale de Lost. Sinceramente esperava muito mais do que foi dito. Jacob não mostrou a que veio, qual o sentido dele visitar todos no passado? E Locke realmente não era o Locke, e sim aquele cara que estava com Jacob no começo do episódio :P . E que fato tão chocante seria dado nesse episódio mesmo? Podem me tacar pedras, até porque é a primeira vez que falo mal de Lost aqui, sinceramente decepcionante! Espero que a sexta temporada venha realmente explicar com mais detalhes essa bagunça que foi esse episódio.

Kleber disse...

Este foi um season finale digníssimo.
Me lembrou de novo o que é Lost.
Perguntas e confusões saudáves :)

E mais uma vez Kate se tornou um estorvo na trama; Uma justificativa armengada para a detonação... Eles poderiam ter arrumado uma melhor.

Mas será que a bomba detonou? :OOOOOOOOOOOO

julioeduardo disse...

Vamos aos comentários calmos agora:

Piores momentos:

- Pela primeira vez, a total "non-sense" dos flashbacks envolvendo Jacob. Que por sinal pra mim foi uma decepção por terem segurado esse personagem por tanto tempo.
- Espero que a trama principal não seja realmente a briguinha de dois amigos que vieram de um passado distante da ilha e resolveram brincar de um querer matar o outro.
- A morte confirmada de John Locke, que era o melhor personagem da série, pra mim. Foi usado simplesmente para uma "pegadinha do mallandro" dos produtores.

Melhores momentos:

-Os dramas que foram envolvidos, principalmente no arco de Jack, Sawyer, Juliet, etc, esse é um dos pontos altos da série mas isso funciona melhor no meio de uma temporada.
- A volta de Rose, Bernard e principalmente, Vincent. Inútil, sim, mas os produtores estavam devendo essa explicação. Serão realmente o casal o adão e eva da caverna?
- O leve diálogo entre Ben e Jacob, Michael Emerson é fd.

Constatações

- Para mim, Jacob "não morre". Alguém que brinca de sair da ilha a toda hora seria morto tão facilmente assim?
- Juliet consegue explodir a bomba, o que dá a entender que alguma coisa será mudada no rumo dos personagens, mas faltou um "detalhe" de roteiro mostrando qualquer coisa que abrisse interpretações do que acontecerá depois disso.
- Tá certo que não dava pra esperar várias respostas(com certeza eles vão segurar até os últimos episódios) mas se for pensar bem nenhuma resposta central foi dada nesse episódio.

ૐ ..:: Renatão ::.. ૐ disse...

impressionante como temos criticas negativos nesse post!!! qualé galera!??? todo mundo so quer respostas? Lost é o que é justamente por plantar duvidas, suposições, misterios. E ir revelando tudo aos poucos! Episódio dignissimo de posteridade! Um dia, assistiram novamente e entenderam que serie alguma teve tantas reviravoltas, tao bem costurada que vão lembrar "eu assisti e acompanhei "real time".

Sensacional, pena q agora temos dois problemas: um, esperar nascer o filho e o outro, o ultimo filho :S

Namaste a todos e até 2010!!!!

Kate disse...

As pessoas nunca estão satisfeitas....

Descobrimos como Chang perdeu o braço e isso me dá certeza de que a bomba não estourou e de que as coisas seguiram seu rumo, pois já vimos vídeos do Chang sem o braço e de qual é o propósito real da estação Cisne...
Vimos que o Locke realmente morreu e que o 'novo' Locke é uma manifestação e isso dá certeza tb de que o mesmo acontece com Christian Shephard ....
Vimos Jacob participar da vida dos Losties e isso dá a certeza de que eles não estão ná ilha por consequencia de um acidente....
E o mais legal foi ver Benjamin Linus 'ser manipulado' (quando normalmente era o contrário) e expôr toda a sua frustração de ter sido sempre um fiel servo de Jacob o qual ele nunca teve o direito de conhecer, mas sempre seguiu suas ordens (e tive a impressão que muitas vezes ele as fazia sem concordar com o que estava fazendo, mas tinha que seguir as ordens...) e depois de toda essa servidão, não ter sido "o escolhido de Jacob" e no final, matá-lo ...

Puxa, isso não foi LEGAL???

Ah tah, vcs queriam um flashback da Libby...então, por esse ponto de vista o episódio foi mesmo frustrante, rsrsrrss....

julioeduardo disse...

"impressionante como temos criticas negativos nesse post"

Viva à democracia! Como disse o Jacob, todos temos direito a uma escolha e não simplesmente deixar de comentar por que está contrário à maioria. Ainda acredito que a sexta temporada fritará nossas cabeças mas continuo achando essa season finale decepcionante.

Saviopalm disse...

O Paul, no início do episódio, deixa claro que adoraria matar o Jacob, mas não o faz. Isso, mais o fato de o BEN ter que matar o Jacob no final, sugere que existe algum "pacto" ou alguma outra coisa que impede que o Paul o faça com as próprias mãos (e vice-versa?).

Já não foi sugerido alguma vez na série que Ben não pode matar o Charles (e vice-versa) também?

Será que é a mesma "regra" valendo nos 2 casos?

allan disse...

"ELES ESTÃO CHEGANDO". Quem, Jacob? Quem está chegando?

Excelente episódio. O gancho final eu achei muito previsivel, mas o episodio em sí foi excelente e cheio de surpresas.

Que chegue logo 2010...

Candice Telli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Candice Telli disse...

Só mais uma coisinha: aquela primeira teoria do "purgatório" meio q voltou com força total, não é?
A velha batalha entre o Bem e o Mal (e Ben, pessoal, nada mais é que o Anjo Caído...)
Abraços ao pessoal do Dude!

allan disse...

Não sei do que adianta ter uma cena final sensacional e o episódio em sí ser muito ruim. Nesse caso do "The Incident", o final não chegou aos pés do "WE HAVE TO GO BACK!!1!!", mas o episódio em sí foi muito bom.

O começo, com Jacob olhando o Blackrock se aproximando e o "amigo" dele dizendo que foi ele que os trouxe até alí foi muito bom, o que demonstra que essa série ainda tem muito o que nos surpreender em 2010. Um barco solto na 1a temporada, que serviu apenas para pegarem dinamites, agora se mostrou um fator importante em toda a história. Acredito que o navio seja o "815" daquela epoca! Espero que na próxima temporada a gente descubra o que realmente aconteceu com a galera desse navio. Também acredito que o Richard seja o Locke do Blackrock, em termos de ser "especial".

Fiquei feliz em ter visto o Vincent, Rose e Bernard. Se não tivessem mostrado, muita gente ia reclamar, mas eles mostram e ngm comenta.

Agora sabemos o que tem debaixo da estatua, pudemos ver que figura é aquela representada e também finalmente descobrimos quem diabos é Jacob. É obvio que ele não poderia ser alguem já conhecido por nós, senão seria muito sem graça.

DUVIDO que alguem suspeitou que o que estava dentro daquele baú era o Locke. Não acredito que o monstro de fumaça tenha possuido o Locke, acho que deve ser algo mais que isso. Seja lá quem for aquele rapaz que conversou com Jacob no começo, achei interessante o fato do cara estar de roupas pretas e o Jacob com roupas brancas. Talvez essa "GUERRA" que falam desde sei lá qual temporada, seja realmente uma guerra entre o bem e o mal, muito além de Widmore X Ben, mas pessoas com muito mais "poder" que eles.

Enfim, essa temporada no geral foi excelente, e no conjunto da obra eu achei a melhor até agora.

Agora vou tentar abstrair e esquecer que existe Lost para que eu não sofra durante 9 meses hahahahaha

Marília Teive disse...

Davi, q tal em outro post vc abrir um espaço para "sugestões do q fazer até a próxima temporada"???? Se já era dificil esperar uma semana o q dizer de 9 meses?????
Já deixo uma sugestão: fazer enquetes sobre teorias, personagens, etc. Sei q vc já coloca aquele "vote nos melhores" mas acho q poderia ter algo mais profundo. Com teorias e tudo o mais. Ok. Mas voltemos para o episódio. Eu acho q Locke volta à "vida" na próxima temporada só q dessa vez com o Jacob personificado... Ele é o melhor "candidato" à isso, não acha? A batalha final então não é entre losties e dharmas e hostis mas entre Jacob e Paul???? LOST surpreende...

leo disse...

Uma das coisas que mais me deixou perplexo nem foi o fato do Locke não ser o Locke e sim como eu deixei isso passar... era tão óbvio. Desde que ele saiu perambulando por aí, chamamos de reencarnação, e isso porque os produtores deram a deixa na van do Ben (canton rainier- reincarnation), e isso tinha o bendito spoiler embutido. Reencarnação é um termo muito usado no espiritismo segundo o qual uma porção do Ser é capaz de subsistir à morte do corpo. Chamada consciência, espírito ou alma, essa porção seria capaz de ligar-se sucessivamente a diversos corpos para a consecução de um fim específico, como o auto-aperfeiçoamento ou a anulação do carma. Ou seja, não há reencarnação no corpo antigo, só em outros. No próprio corpo o termo correto é ressurreição. Só por isso era óbvio saber que não era o Locke. Anyway, vivo ou morto, sendo o Locke ou não, espero que Terry O'Quinn continue.

akilescruz disse...

Eu acredito que Jack acabou fazendo o que deveria evitar.

Isso pelo simples fato de vermos Chang perdendo o braço. Isso realmente acontecendo, leva a crer que os acontecimentos deveriam ser aqueles para a construção da escotilha, pois no vídeo da Cisne ele esta com um braço mecânico.

Carol disse...

Galera, revejam o promo de 2010. Como alguém já falou aí em cima, o olho só pode ser da Juliet! É formato de um olho feminino e parece ser de uma mulher loira. Dado o final do episódio, só pode ser ela, o que insinua que ela não morreu. Ou não...

James disse...

Dead is Dead, assim como o que aconteceu aconteceu. Eles não mudaram nada, lembre-se do que Faraday fala pro Miles que era algo do tipo "eu contei pro seu pai, pra me assegurar que as coisas aconteçam exatamente como tem que acontecer". Então Faraday disse o que disse pra Jack, sobre o avião não cair, só como uma forma também de assegurar que ele fizesse exatamente o que fez.
É fato q. os losties vão voltar pra 2007, o tempo atual que está Ben, Sun, Richard.
Sobre Jacob tocar nos losties, acredito que tenha a ver com o fato de Sawyer, Jack, Saydi, Kate e Hurley, serem os escolhidos do 'deus' Jacob. E quando Jacob diz, 'eles estão vindo' nada mais é do que os escolhidos, Sawyer - Jack etc vão voltar pro tempo atual.
E sobre o argumento de Jack e Juliet, nada mais coerente. Afinal, sabemos desde muito o que uma dor de corno causa nas pessoas e o primeiro sintoma é querer apagar as lembranças, nunca ter conhecido os respectivos.
O loop se quebrou a partir do momento que Locke saiu da Ilha, morreu e foi "possuído" levando a morte de Jacob, isso quebrou os esquemas. Pela conversa de Jacob com o seu amiguinho de praia, ao longo dos anos pessoas eram trazidas pra Ilha, acontecia um fuzuê e um progresso emocional dos mesmos. No entanto, algo mudou, Jacob foi morto, quebrando assim o ciclo.
Agora pensem comigo, o amigo de praia de Jacob não exatamente "possuiu" o corpo de Locke, visto que o corpo de Locke continuava mofando dentro do caixão metálico, então não foi algo sessão espírita do tipo, baixou o exu no corpo morto de Locke.
E isso sim é estranho, também acho que mostro da fumaça é uma coisa e o amigo de praia é outra. Afinal, ele quis saber o q. o monstro disse pro Ben e não me pareceu que ele fazia o João sem braço, me pareceu q. era um desconhecimento e curiosidade genuíno. Mas também não descarto que eles tenham ligação.
O Jacob armou tudo, ele sabia que poderia morrer e tem um plano pra caso isso acontecesse, um plano é esse com os losties, de fazerem eles voltarem pro tempo atual e o outro acho que é se igualar ao plano metafísico do seu amiguinho, e "encarnar" num candidato. Pq aí sim, eu acho que Jacob pode dar cabo do cara da praia.

disse...

Por muito bom que fosse o episódio, foi muito revoltante com a suposta morte de juliet... personagem demasiado querida pelo publico para morrer... além disso, n estávamos tão preparados como na morte de charlie... Espero q os produtores tenham o bom senso de arranjar uma maneira de a manter viva como fizeram com Jin... não nos tirem a Juliet, n desta maneira...

Paul disse...

Minha idéia é o seguinte:

Primeiro, vamos analizar o inicio do episódio e o final . O Homém que fala com Jacob diz que vai encontrar um "Loophole",(para matar Jaboc). Então no final do episódio, Jacob diz que ele tinha finalmente achado o Loophole. John Locke está na caixa e parece bem morto, obviamente o "novo Locke" não é ele, e sim o homem que vimos no começo do episódio.
Esse mesmo homém parece se irritar com o fato de Jacob trazer o Black Rock pra ilha (Provavélmente o Navio onde esta Ricardus, ou Richard), pois diz que eles trazem destruição. Ele parece querer preservar a ilha,manter ela longe de outras pessoas. Voltando as primeiras temporadas, podemos lembrar do monstro de fumaça, que matava as pessoas, sendo,ou parecendo inocentes ou não. Mas uma pessoa o monstro não matou, e esse foi John Locke. Por que ?Porque John Locke seria seu "loophole"? O mesmo serve para o episódio em que Ben é julgado, o monstro diz para Ben fazer exatamente o que Locke diz (Pode ser viagem, mas nessa hora Locke estava fora de cena) ou seja,eu não posso deixar de imaginar alguma ligação entre o monstro de fumaça e o homem do inicio do episódio.

eduardu disse...

acho que o olho é de juliet, assim como aconteceu com Desmond...

leolucas84 disse...

Fiquei decepcionado com a cena dos 5 minutos do Sawyer para convencer Jack. Sawyer poderia simplesmente ter mencionado que conheceu o pai do Jack e ele teria mudado de opiniao na hora!

Candice Telli disse...

Acho que a última fala do Jacob - "They´re coming" - era para ser a frase equivalente ao "Precisamos voltar!"
A questão é: quem está chegando e como?

Bianca disse...

Gente... se a memória não me falha, o Charlie encontrou sua guitarra depois, certo?

Se for isso, Jacob enviou a guitarra pelo Dude para que depois charlie pudesse econtrar.

Flávia disse...

Excelente. Vão ser 9 meses de espera torturante...

O "they're coming" pode muito bem ser todos que estão em 77. O clarão pode leva-los de volta a 2007 naquele momento. Sei lá.

innocent bystander disse...

Faltou ver como o Pierre Chang teve tempo de gravar o vídeo passado na comic-con... Eu acho que é o olho da Kate, mas pelos freezes já postados no Lost in Lost, já acho que pode ser Jack, como no início. Beijos de Portugal

James disse...

Eles são: Sawyer, Kate, Saydi, Jack e Hurley. Eles vão voltar pro tempo atual. Faraday quando disse pro Jackass: explode a bomba e volte pra L.A, tava garantindo que tudo acontecesse como deveria acontecer.
eles vão voltar pra lutar com o inimigo de Jacob.

Carla disse...

Dude, we are lost....

Kiko Pryston disse...

Davi, concordo com vc quanto à questão da série focar na embate fé x destino, na qual podemos presenciar várias passagens sobre isso, inclusive nesse último episódio, qd jacob fala sobre o livre arbítrio; e em locke e jack falando sobre destino, assim como o SMOKIE dizendo pro ben fazer tudo o que o locke mandar, sem questioná-lo, ou seja, sem livre arbítrio.

Quanto ao jack, mais uma vez discordo de vc, rsrsrsrsrs.... n eh querendo defender a personagem, mas acho que o que ele queria, na verdade, era apagar aqueles 3 anos de neurose da sua vida, desconfiando da kate, tornando-se alcoólatra, tentando se suicidar e etc, pois, especificamente pra jack, ao contrário dos outros losties, houve mais miséria e quase nenhuma rendenção depois que aquele avião 815 caiu na ilha; então, acho que o que ele quis dizer foi mais profundo do que pareceu ser.

Quanto a juliet, penso que pessoas tomadas de forte emoção (ciúme, inveja, raiva) podem tomar atitudes bruscas. como vc mesmo diz: a série é sobre pessoas, e de carne e osso.

De plano, é difícil teorizar sobre locke/jacob, jacob, a ilha e o monstro de fumaça. talvez, durante esses 9 meses de espera, surja uma teoria razoável.

No mais, seus comentários estão excelentes. abraço!!!!

Jean disse...

Se quem vivia na cabana era o falso jacob, entaum ele se apoderou do corpo ou copiou o corpo de claire e cristhian shepard, ta ai a explicação para ele ele anadr pela ilha e por claire ter aparecido na cabana, melhor season finale de todas as temporadas, muito loko ver jacob interagindo com os losties pena q ele morreu, ver a estatua entaum foi d+

um dos melhores episodioa de lost se naum o melhor para mim, pelas descobertas e pelo q foi mostrado

Namastê!

Marlon disse...

Esta mt bem claro tudo,nada via mudar ou mudou uq acontecera ou que aconteceu...a darma vai continuar com marvin candle sem o braco..ele fara o video...sera que vai existir a purgacao?

e o locke tah sendo possuido pelo tal cara que conversa com jacob no inicio que sempre quis mata-lo isso parece obvio pra mim.

Candice Telli disse...

Assistindo ao episódio novamente, não tive dúvidas: a mitologia é totalmente bíblica, o bem contra o mal, a história mais contada de todas as eras.
Não poderia ser diferente.
No meio disso tudo, o homem comum numa situação incomum.
Serão longos 9 meses de teorias...

Kiko Pryston disse...

Bianca, concordo com vc. Tb acho que eh a guitarra que o charlie encontra.

Quanto ao "they're coming", posso estar errado, mas acho que, naquele momento, jacob se refere a lhana, alpert, sun, lapidus e os outros que estavam do lado de fora.

Tem muita coisa pra ser explicada mesmo, como eh que esse paul n lembra onde jacob residia... rsrsrsrs.... como pode haver dois corpos de jonh locke???? a n ser que o locke vivo venha do futuro, já que comprovamos que o EU do futuro pode conviver com o EU do passado.... vai saber.

Djspro disse...

leolucas84

O Sawyer JÁ falou isso para o Jack num Season Finale, se não me engano na segunda ou terceira temporada. Ele disse que conheceu um cara, médico que queria ligar para o filho mais não teve coragem, Christian, e que o admirava muito.

Djspro disse...

They're coming.... no meu modo de vista, devem ser Jack & cia voltando para 2007, e eles vão dar cabo do Paul... "acho". Agora qto aos "eu já sabia", bom, eu já sabia de muita coisa pois não consigo ficar sem ler os spoilers, mas pô, QUEM IMAGINARIA ESTAS VISITAS DO JACOB SE NÃO FOSSEM POR SPOILERS?
Abs à todos e "boa gestação", hehehhe

Luiza disse...

Odeio a Kate,nada do que ela faça vai fzer eu simpatizar com ela.A Kate sempre foi o par ideal do Kate,sempre egoísta e manipuladora...Jack nunca deve um pai problemático,todas as cenas que foram mostradas do Jack com seu pai,é o Jack que está estresadinho e dando xilique...O Paul mostrou-se muito certo,afinal a galera do mal se deu bem mesmo

Marlon disse...

dualidade obvia bem contra o mal.

preto vs braco roupa do "paul" vs roupa do jacob

gamao jogo em que as peças retornam para um ponto no passado

gamao cujo as pedras sao branco vs preto.

Luiza disse...

Ah. o olho do promo claramente é do Jack no meio do bambuzal.

Rubens disse...

Gente, nao tem "Paul" nenhum... Quem foi que começou com essa sandice? O que Jacob fala ao final do episódio para o falso Locke é: "Well, you found your loophole."

Ele Fala HOLE, e não PAUL... Não existe Paul nenhum, o nome do outro personagem não é citado em nenhum momento... (loophole, literalmente "buraco no loop", está sendo traduzido pelo pessoal como "falha no loop" de tempo).

Hebert disse...

Paul é o bad twin.

Vina disse...

Sinceramente? A gente ouve falar do tal Jacob há séculos. Aí o cara aparece, toma umas facadas, é chutado na fogueira e pronto.
Show de bola.
Eu que não vou ficar queimando a fuça pensando agora no falso Lock.
Dizer que esse episódio vai dividir opniões é reconhecer que ele foi, a exemplo de tantos outros, meia-boca.
Sem contar que a desculpa pra matar alguns personagens (como o Santoro por exemplo) era de que novos personagens não seria inseridos. pelas minhas contas, já inseriram mais de 10.
Abraço,
Vinicius

Davi Garcia disse...

@ Vinicius. O fato do episódio dividir opiniões não diminui seu impacto. Assim como você e outras pessoas não gostaram (o que é natural, penso), outras tantas como eu adoraram o que viram. A série é o que é pela capacidade de gerar debates e isso a meu ver é ótimo.

@ Rubens, você tem razão. Viajei legal nessa de Paul. O que Jacob fala é loophole realmente.

Abraço a todos e mais tarde como já prometi, tem mais post sobre esse final que repito, para mim foi excelente.

Grande abraço a todos!

Rodrigo Ferreira disse...

O olho é do Jack. Eu achei q era da Kate mas comparando é inegável, os cílios não mentem :P

http://img16.imageshack.us/img16/9708/jackcde.jpg

GIA disse...

EU AMEI O EPISODIOOO!!!
Mas o q q tinha haver com akilo tdo, o flashback dos pais da Juliet se separando?!
Num entedi..Alguem poderia me explicar o q foi akilo?
rsrsrs...

Otavio disse...

1- Acho que Christian Shepard, o Falso Locke e a Alex eram todos personificações do Monstro de Fumaça, a mando do inimigo de Jacob.

2- A verdadeira guerra vai começar.

3- Widmore, agora, me parece pender para o lado "do bem", já que ele disse que não queria que Locke morresse...e só com sua morte é que o tal inimigo de Jacob poderia ordenar ao monstro que se passar por Locke.

E se Jacob pregava tanto o livre-arbitrio, então acho que não necessariamente "oq aconteceu aconteceu"!

Rodrigo Ferreira disse...

E para terminar:

É o diabo tentando provar pra Deus q ele está errado em acreditar q o homem é bom. Como?

Ele conseguiu isso ao convencer Ben (uma pessoa q Jacob salvou da morte e portanto, deveria ser eternamente grata a ele) a matar Jacob. E o Ben o matou. End of story.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 307   Recentes› Mais recentes»