06/04/2009

Dudecast 29ª Edição

Chegou o Dudecast com nossos comentários e discussões sobre o episódio 5x11 "Whatever Happened, Happened", além da prometida estreia por viva voz de alguns ouvintes que nos enviaram opiniões e dúvidas, além é claro, dos vários e-mails que vocês nos mandaram ao longo da última semana. Vai perder?

Para baixar clique AQUI

(Clique direto ou com o botão direito do mouse escolha as opções 'Salvar como' ou 'Salvar Link como')

Quer participar do próximo dudecast por viva voz também? É fácil. Basta gravar em formato mp3 seu comentário, teoria ou opinião sobre o episódio da semana (e somente sobre ele ou algum aspecto relacionado a ele) em no máximo 1 minuto e mandar para nós no dudecastlost@gmail.com até as 22h de sexta-feira.

O Dude também está no siga-nos.

24 comentários:

Jonys disse...

WOW! Estou ansioso pra ouvir esse dudecast.
Baixando........

mary disse...

acho engraçado que as pessoas criticam o jack (que, sim, está num período insuportável) quando ele está fazendo a mesma coisa que otimo dudecast, davi e ju.
ms vou repetir o que escrevi no outro post:

o jack está fazendo o mesmo tipo de coisa que locke fazia. Mas o locke pode, locke é heroi. Locke tbm queria ficar na ilha sem saber pq. Não queria sair da ilha pq tinha uma fé cega e pq a vida dele fora da ilha era uma m*****. Não? Os dois foram/são egoistas. Mas Jack ainda não matou ninguém (aparentemente inocente) como locke fez com a naomi. Embora ele tenha deixado de salvar, o que pode ser quase tão ruim quanto.

alice disse...

Davi e Juliana, não acho que vcs estejam errados em criticar o jack, mas gostaria de saber pq vocês não criticavam o Locke da mesma forma.

Locke nunca se preocupou em ajudar os outros losties,sempre dando prioridade aos outros, que, segundo ele, eram o "seu povo". Locke fez muitas coisas sem saber o pq também, não? Entretando, nunca vi ninguém criticando essa forma egoísta de ele agir.

Adoro o podcast de vocês, e o blog, apesar de alguns problemas (ju, lembra de mim? do meu imenso email?), só não gosto de "dois pesos, duas medidas".

Abraços!

di. disse...

Otimo podcast!

Pra mim, fica claro do pq ser juliet e kate que ajudam o ben. Juliet, como a gente ja viu, faz de tudo pra salvar seus pacientes e realmente sofre quando nao consegue. Kate, por ter se identificado com a dor de perder um filho. Talvez uma kate da primeira temporada não tivesse feito isso pra salvar alguém que fez tanto mal a eles. E Sawyer, bem, fez isso pela Juliet, segundo ele mesmo.

Outra coisa, acho que Kate precisava do Aaron sim, mas nao so pelo sawyer, e sim pq ela nao teve ninguém. Lembrem-se dela voltando da ilha, todo mundo sendo esperado por alguém, menos ela...

Juliana Ramanzini disse...

Oi Alice, nós comentamos bastante sobre o Locke, principalmente no podcast sobre o episódio 5x07. Fiquei um bom tempo falando sobre quem eu acho que ele é e pq toma as decisões que toma.

Jack e Locke são dois personagens muito diferentes, com histórias e motivações distintas. Não gosto muito de comparar "pessoas" pq cada um é um indivíduo como suas virtudes e defeitos.

Jack não vai ser melhor se Locke for pior, ou vice-versa. Acho um erro analisar as atitudes de um tendo o outro como parâmetro. Mesmo que eles fosse irmãos, criados pelos mesmos pais, nas mesmas condições. Cada um é cada um.

Pra destacar as virtudes do Jack, não é preciso apontar os defeitos do Locke, ou do Sawyer. E parece que muitos fãs acabam indo por esse caminho. Uma pessoa não é feia só pq a outra é bonita! O fato de eu achar que o Jack é egoísta não significa que eu acho que o Locke é um santo.

Não podemos criticar o Locke, o Sawyer, a Kate, o Jack... da mesma maneira exatamente pq eles são diferentes. E precisamos entender quem eles são, suas histórias, pra poder compreender melhor suas atitudes e escolhas.

;)

Juliana Ramanzini disse...

A minha resposta também é para a Mary. ;)

Live disse...

Bom, gostei muito do dudecast, mas eu não acho certo criticar o jack, posso não gostar dele, mas ele é o principal , pra falar bem a verdade, como vocês disseram começou com ele, termina com ele : D

Só voc~e não se ligar da claire sobre a mulher loira, eu me liguei na hora, até cheguei a pensar que era uma visão da Claire, que nem a kate teve quando a claire em um sonho que a claire tava no quarto do aaron e falou pra não leva-lo de volta para a ilha...

Sobre a Cassidy, também acho o mesmo, hsuahushauhsuai...

Live disse...

Depois que comentaram sobre a Juliet, eu revi o episodio, umas 2 ou 3 vezes, com meu irmão aqui, sobre a Juliet, talvez ela saiba mais algumas coisas, mais como disseram, não tantas, coisas, ou talvez ela saiba de varias coisas, pois o ben confia muito nela, digamos assim :D

di. disse...

uma coisa q eu me lembro que os produtores disseram, acho q ta no box de dvds da primeira temporada: o jack é o grande herói da série.

Mas acredito que ele tenha que ter seus erros, como todos os personagens tem (não lembro de nenhum personagem aí ser perfeito).

:)

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Realmente Jack agora está egoísta, chato, mas no começo ele era o primeiro a se prontificar para ajudar os outros Losties a salva-los enfim. Mas eu acho q agora ele deve estar muito confuso pq como ele mesmo disse a Juliet ele não tem idéia do q ele tem q fazer na ilha e o pq ele tinha q voltar, no começo ele achava q era p salvar os q ficaram p trás, ams quando ele volta a ilha vê q não é isso, então o q ?Quem é que vai falar p ele o q ele tem q fazer o pq ele tinha q voltar, ou ninguém vai falar?Mas aos poucos ele vai comçear a enteder ou ele já começpou um explo foi ele dize a Juliet q talvez ele estivesse atrabapalhando o q a ilha tinha q fazer, uma coisa assim hehe, enfim.
E concordo com q a ju disse a gente não pode comprar uam pessoa tendo um parâmetro de outra, 3 irmãos podem receber a mesma educação do sesu pais, mas iss não siginifca q eles terão o mesmo comportamento, 1 vai ser mais irresponsavél o outra mais organizado, o outro rebelde, cada 1 é cada 1.

Val Linares disse...

Ju e Davi, eu achei esse Dudecast ainda melhor do que os outros, não sei por quê... =] kkkkkkk a mais cara de pau!

Adorei participar, a idéia foi muito legal mesmo, vocês mais uma vez estão de parabéns.

Queria fazer duas observações. Uma é sobre o Jack, e essa polêmica de falar mal, criticar etc. O Jack além de egoísta, ele é uma pessoa perdida, e eu diria até frustrada, da mesma forma que o Locke, mas por motivos diferentes. Enquanto na vida do Locke tudo dava errado, ele não conseguia tomar um rumo certo, na vida do Jack, embora ele tivesse num "rumo certo", ele não conseguia "consertar as coisas" que aconteciam, ele se frustrava em não ser onipotente, e fugia para a bebida, os calmantes e ficava com pena de si. A fé cega do Locke, não era tão cega assim. Ele chegou paralítico na ilha, e passou a andar! Ele tinha motivos concretos para ter essa fé. A nova fé do doutor é baseada na premissa de que a vida dele continua tão miserável quanto sempre foi depois que saiu da ilha, então de repente voltar poderia ser uma solução. Com o passar das temporadas nós estamos vendo os personagens mudando, a Kate parando de fugir das responsabilidades, o Sawyer amadurecido, A Sun e o Jin reencontrando o rumo do seu casamento... Todos que foram para a ilha estão digamos assim, se corrigindo, e eu acredito que esse seja o destino do Jack também. Mas não há como negar que ele é sim egoísta, e que continua mais perdido que cego em tiroteio. É aguardar para ver que rumo ele vai tomar.

E a outra observação diz respeito a Juliet, e ao fato dela saber mais sobre os segredos dos outros... Ela sabe com certeza, vide o mobisódio Room 23, do Walt e dos pássaros, os comentários sobre o menino com o Ben.

Ahn, e quando o Alpert disse que o Ben voltaria diferente, eu não pude deixar de pensar na conversa que o Jin presenciou entra a Russeau e o marido dela, a forma como ele estava agindo, bem “diferente” também...

Tiago disse...

Otimo cast, só um teoria delirante.
Richard Alpert entrando no "templo" levando o pequeno Ben, seria ele o proprio monstro de fumaça.
abraço a todos.

Tiago disse...

outro detalhe, para mim o Jack continua o mesmo. Sempre fazendo m... achando qeu está certo.

Diogo Lima disse...

Gostaria de mencionar sobre a questão do Desmond de que por ele ser especial, ele poderá mudar o futuro.
Acredito que sim,porque na 3 temprada, onde ele tinha visões da morte do Charlie, creio que não seriam visões em si, mas digamos "uma pequena viagem para o futuro" e assim retornando ao seu presente e impossibilitando a morte de tal.
Então creio que sim, ele pode mudar o futuro.
Abraços

Grande Blog

sandroleizer disse...

Não gosto muito do personagem Jack, mas não posso concordar que ele seja um egoista.

Ele estava muito bem fora da ilha até Christian Sheppard e depois Jeremy Bentham o visitarem. Ele foi avisado de que todos estavam morrendo porque eles sairam, sentiu uma culpa enorme e voltou. Sentir culpa por pessoas morrerem não é sinal de egoismo e sim de bondade.

Juliana você disse que não se deve comparar dois personagens, e que para um ser bom o outro não deve necessariamente ser ruim e vice versa, tudo bem, concordo. Agora rotular de egoismo o fato de uma pessoa querer se livrar da culpa de ter ocasionado a morte de outra é demais. Acredito sim que o Locke teve muito mais atitudes egoistas do que o Jack. O Jack jamais se aproveitaria do Sawyer para matar alguem.
Mudando um pouco de assunto, mas não de personagens, uma coisa que sempre me intrigou foi o fato de o Locke nunca ter dito ao Jack que ele voltou a andar na ilha. Depois de tantas atitudes desesperadas como explodir o submarino e assassinar a Naomi, acho que ele deveria ter tentado. Certo que o Jack não poderia ter acreditado, pois a trama estaria prejudicada, mas acho uma falha ele não ter tentado.

Julie disse...

Não é pra cabana do Jacob que o Richard leva o Ben?

Luciano SC disse...

Depois de ouvir o Dudecast e a discussão sobre a fala de Alpert em que ele diz que Ben vai esquecer tudo o que aconteceu; me ocorreu que caso isso se confirme "o que eu não acredito", ainda assim haveriam muitas outras pessoas que também já teriam visto os Losties. Não só o pessoal da Dharma mas também os Outros.

Vão dizer que houve a Purgação e por isso não importaria se mais alguém os tivessem visto, mas como sabemos nem todos da Dharma morreram neste evento.

Por exemplo; no episódio em que Sawyer vai pedir para Juliet fazer o parto de Amy, ele pergunta para um mecânico onde Juliet está; e em um dos comentários aqui no Dude disseram que ele poderia ser o mesmo Tom que sequestrou Walt no final da primeira temporada.

Também em outro comentário disseram que aquela senhora que bate à porta de Juliet no início da terceira temporada seria Amy, a mãe de Ethan.

O ponto é! Mesmo que Ben esquecesse de tudo e quando voltasse para a vila Dharma o Losties e Juliet não estivessem mais lá, outras pessoas que sabemos que ainda estavam vivas quando o vôo 815 cai na ilha, já os teriam visto no passado, e portanto, os reconheceriam.

Chego até a pensar se o motivo de levarem Juliet para a ilha seria somente por causa do problema com as grávidas, ou talvez porque Ben se lembrasse dela e ordenou que a troussessem para a ilha usando como pretexto as suas pesquisas, sem se importar se ela teria exito ou não.

Digo isso, porque no episódio em que Ben mostra o corpo de Gudwin à Juliet, ela o questiona porque ele estava fazendo aquilo, e ele diz: "Porque você é minha."

Na época foi muito estranho, mas devido aos "últimos acontecimentos" até que faz algum sentido a obscessão de Ben por Juliet.

Se os produtores inventaram essa estória de Ben esquecer tudo só para poder dizer que ninguém jamais havia conhecido os Losties antes do acidente com o vôo 815, ou que no caso de Ben, ele não se lembraria deles, talvez não seja suficiente para se evitar alguns paradoxos ou pelo menos algumas situações estranhas e incompreensíveis.

Torço para que eles tenham pensado em todas essas possibilidades, e que no final, nós possamos dizer como esses caras são uns gênios.

Parabéns pelo excelente Dudecast!

Bruno disse...

E ai Dude

Vlw por mais um ótimo podcast!

Gostaria que vocês me respondessem uma cosia.. quem contou pro Miles que o Ben girou uma roda e foi o responsável por aquilo ter acontecido??? Seria um erro deles ou eu que perdi alguma coisa?

Abraço.

Davi Garcia disse...

Bruno, embora não tenhamos visto a cena, suponho que faça sentido que o Miles tenha ouvido o Locke falar que o Ben girou a roda uma vez que ele estava presente no momento em que o Locke desceu o poço, lembra? Acho que é bem razoável que nas andanças na floresta, essa informação tenha ficado clara para Sawyer, Juliet, Jin...

Abraço!

LostAndFound disse...

O problema nem é criticar o Jack, afinal ele tem defeitos tanto quanto qualquer outro personagem. O chato é o mito que se criou aqui:

- Qualquer coisa que o Jack faça: Jack é um bosta.
- Qualquer coisa que o Sawyer faça: Sawyer é genial.
- Qualquer coisa que o Locke faça: Locke é o cara.

Se mostrarem Locke/Sawyer arrotando ou soltando um peido vão dizer "uauu! que demais!".

di. disse...

pergunta idiota, mas eu nao sei. mesmo:

se o pessoal do barco da danielle morreu quando ela estava grávida, quem fez o parto dela?


~
mudando de assunto, li em um dos comentários ali em cima que o jack chegou a ilha perdido. Concordo. Mas nós vimos os FB de todos os passageiros e acho que podemos dizer que, pelo que foi mostrado, TODOS eles estavam perdidos em sua vida lá fora.
Alguns conseguiram achar o seu caminho, mas podemos dizer tbm que todos que sairam da ilha, ficaram pior.

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Di, boa pergunta quem será q fez o Parto da danielle?? eu chutaria o Ben.=]

Luciano SC disse...

Concordo totalmente com o que LostAndFound disse.

Naquela cena em que Sawyer diz para Jack que "tudo o que ele fez deu errado", só faltou soltarem rojão. Que moral ele tem para falar assim, até parece que ele fazia muita coisa.

Locke vivia sendo feito de palhaço por Ben, e muita gente não o criticava por isso. É claro que parece que isso vai mudar agora, já que ele ressuscitou e parece ser um novo Locke.

Além de Sawyer e Locke outros personagens também tem esse status de mito, como por exemplo Juliet. Alguém por acaso já se esqueceu de tudo o que ela fez para o Losties.

Quando se critica as atitudes de alguém, você está comparando-as com base em alguma coisa, neste caso com o comportamento de outra pessoa ou pessoas de modo geral. Não dá para dizer que existe o bem sem que exista o mal. Então, de uma forma ou de outra estamos sim comparando-os, e não sei porque o mesmo comportamento ruim de um seria maior ou menor que o de outro.

É inegável que Jack está perdido, sem saber o que fazer, mas os outros também não passaram por isso.

Veja o que aconteceu com Kate; falaram que ela não estava nem aí, totalmente indiferente com a situação; chegaram até a pedir que ela morresse, e agora foi mostrado o porque de ela estar se comportando daquela forma; e aí vieram os elogios.

A história de uma série não é contada somente por um episódio ou outro solto aleatóriamente, principalmente em uma série como Lost, em que o drama pessoal, a superação e a redenção tem um peso muito grande na trama.

Eu também não entendo essas pessoas que vivem reclamando do desenrolar da história. Quando não se revelam segredos elas reclamam que os produtores estão enchendo lingüiça, quando eles começam a ser revelados, dizem que a história está corrida demais. Caramba meu, assim fica difícil; “se corre o bicho pega, se fica o bicho come!”

Como já disseram em outro comentário, vai assistir Smallvile, Heroes ou outras porcarias desse tipo, em que a história é sempre a mesma e nada de novo ou inteligente acontece.

mary disse...

Olha, eu acompanho o dude há muito tempo e ja ouvi todos os podcasts e nunca vi vocês malharem o locke como vcs malham o jack. Mas claro, vocês tem todo o direito de ter a opinião de vcs,não me entendam mal. Só acho que o locke tbm merece alguns puxões de orelha (assim como o jack).

já vimos o locke agindo pela fé cega, por egoísmo, sendo autoritário, matando pessoas aparentemente inocentes, se achando hehehe.


eu ainda quero ver como os produtores vao fazer para transforar o jack no "herói" da historia, que eles disseram que ele é.

no mais, agora eu parei pra pensar: alguém sabe quem fez o parto da Danielle? Será que foi o Ben?