10/03/2009

Recontextualizando Ben Linus: ainda há salvação para ele?

Com spoilers!

Dica surgida no Lost Spoilers, apontou matérias com os atores Michael Emerson e Sterling Beaumon, respectivamente o Ben adulto e sua versão adolescente que conhecemos no ep. 3x20 “The Man Behind the Curtain” e que reaparecerá na série a partir do 5x09 “Namaste” para um arco de 4 episódios. Do que os dois disseram, o mais interessante foi Emerson reafirmando que veremos certos acontecimentos que vão recontextualizar algumas impressões que temos de Ben. Novas surpresas pela frente? Certamente que sim e eu mal posso esperar. Quer saber que dicas a dupla deu?

Leia mais...

    “Ben não era estranho quando garoto, ele não era nem um pouco parecido com o que acabou se tornando. Eu sei o que aconteceu naquela ilha, mas não posso dizer para vocês”, afirmou o jovem ator de 13 anos Sterling Beaumon ao site The Signal.

    Quando voltarmos a vê-lo no episódio 5x09 “Namaste”, Beaumon afirma que Ben ainda aparece como um garoto “tímido, inocente e bem parecido com aquele que conhecemos na 3ª temporada”, mas disse também que pouco depois a história o surpreendeu muito e o que acontece é muito, muito legal. “Acho que ninguém poderá imaginar o que está reservado”, disse ele em entrevista ao Lost About, que foi encerrada com a curiosa revelação de que NÃO veremos Annie em nenhum dos 4 episódios que envolvem a versão jovem de Ben. Decepcionado(a) com a notícia? Eu não, já que não ver Annie não significa que ela não será citada, concorda?

    Já Michael Emerson disse ao Star Telegram que ao vermos o jovem Ben novamente, teremos várias surpresas e algumas recontextualizações de eventos que já vimos anteriormente. Interessante não acha? Imagine poder ver como continua aquela cena em que o Alpert conversa com Ben na floresta pela primeira vez. Ou ainda, aquela outra em que ele vê sua mãe aparecendo também na floresta. Agora some a isso o fato de que com os losties ‘presos’ no final da década de 70, é praticamente certo que os veremos interagindo com o jovem Ben e pronto, prepare-se para ter novos choques e revelações bizarras e inesperadas pela frente. Ah, e ainda sobre a tal da recontextualização de Ben, Michael Emerson (que é sempre bom lembrar, defende que seu personagem ainda pode ser um dos mocinhos da história) afirma que com a possibilidade de vermos certas cenas extendendo-se um pouco mais além do que vimos, pode ser que descubramos algo que muda completamente nosso senso do que aconteceu em determinada cena.

    E aí, será que depois do que vimos Ben fazer com Locke no 5x07 "The Life and Death of Jeremy Bentham", voltaremos a ficar em dúvida sobre suas intenções ou ao menos passaremos a entender o que o transformou?

25 comentários:

eclipse disse...

Poxa, Essa Semana vai SEr a mais demorada do ano...
mal posso esperar!!!

Brunno disse...

Acho que Saywer e cia irão alterar a "memória" do já velho Ben para que ele faça novas escolhas...

Eduardo disse...

Galera Dude...
Não sei se ninguém levantou essa bola aqui...

Vamos lá..

Não sei se Ben é mocinho, até pode ser, mas confio piamente em suas ações e propósitos friamente calculados. Acho que de alguma forma ele sabia que ELE tinha que matar John para concluir tudo como era necessário e voltar pra ilha com os demais no avião comandado pelo recauchutado Lapidus.

Não acho, de maneira nenhuma que o assassinato de John seja o ponto final dessa história dele de fato ser um vilão e pronto.

Lembram-se de que as "condições" do vôo 815 tinham, de um certo modo, de ser recriadas no vôo Ajira?

Daí algumas pessoas falaram do violão que Hurley levava, de Sayid viajar como prisioneiro, de um morto estar serndo no vôo... E, claro, do sapato de Christian no Caixão de Locke? Ok, até aí tudo bem.

Concluindo: não duvido nada que Ben TAMBÉM TENHA ASSASSINADO CHRISTIAN, e que de um certo modo sabia que ELE tinha que MATAR John, e não o mesmo fazer o serviço sozinho, RECRIANDO assim as condições do assassinato original que pôs um morto no vôo 815 acompanhado por Jack.

Não duvido ainda que o Ben que está "agora" machucado na Ilha, acorde, olhe para Locke e fale:

-Hello, John! Que bom poder te ver aqui de novo!"

Com as infos que busquei sobre a morte de Christian (que já tem tanto tempo!) vi que o caso foi meio nebuloso, ainda não revelado pra valer.

o que acham ?

abraços a todos,

Eduardo Magalhães -RJ

R.G.P disse...

Amo o Ben e tenho toda a certeza que quando LOST terminar todos vocês irão erguer um estátua maior que a de 4dedos em homengem a BENJAMIN LINUS.

Felipe de Gouvêa disse...

Em Lost não há mocinho e bandido, não há como definir bem e mal.

Juliet é do bem? Ok, pode ser, mas ela já matou pelo menos dois integrantes dos Outros. Ben é do mal? Depende da interpretação, pois graças a ele os Oceanic 6 voltaram à ilha.

Ou seja, Ben será recontextualizado entre vilão e herói até o fim da série, e esse talvez seja o mais bacana de seu personagem até aqui.

Só queria que houvesse alguma previsão de revermos a queda do balão de Henry Gale. E já que a trama parece estar centrada nos anos 70, pode ser que demore...

SRN

Marília Teive disse...

oi gente. Eu tb sou uma grande fã de Ben e mesmo tendo sentido uma "tristezinha" qd vi ele matando o Locke eu ainda pensei q ele, como bom estrategista, sabia o q estava fazendo. Não acredito ter sido uma reação meramente emocional. Como recontextualizar Ben??? Meu marido já fala q estou biruta com essa espera... Ah! Uma dica. Acabei de ver no site do Terra que eles já estão passando a quinta temporada no terra tv. De graça e sem downloads. Vou lá rever... Abraços a todos.

dudaraptor disse...

porque no 5.01 qdo Ben diz a Jack que eles tem manter o Jonh em segurança, e o Jack pergnta, "Mas ele não está morto" o Ben desconversa e diz, "Te vejo em 6 horas Jack" e qdo chega no açougue e dá o corpo de locke para aquela mulher ele diz: cuide bem dele, se não tudo o que estamos pra fazer aqui, não valera em nada ... Pra mim o Ben sabia que mesmo o Locke morrendo, na ilha ele ressucitaria, e o Ben só mata o Locke pq na hora que ele fala sobre não levar a Sun de volta pq ele prometeu pro Jin, o Ben percebe que se a Sun não for não vai dar certo pois todos os 6 que sairam da ilha teriam que voltar ...

mdimendes disse...

Sei lá gente, pra mim no final o Ben vai acabar morrendo pra salvar todo mundo e ainda assim vai ficar no ar se eles perderam um amigo ou um inimigo. O fato dele ter matado Christian pode até ser uma boa sugestão. Afinal no dvd 7 da segunda temporada tem aquele Extra que mostra como todos estavam ligados antes mesmo de cairem na ilha (a tal da Teoria do Centrismo), isso não sugeriria que ele também estivesse ligado aos losties de alguma forma no passado? E afinal, pq Christian foi procurar Claire depois de tantos anos??? Outra coisa que vale lembrar é que é bem provável que Ben tenha se deixado cair na armadilha da Russeau para poder entrar em contato mais rápido com os sobreviventes e assim saber melhor como tecer seus planos. e eu queria também ver um flashback ( ou forward uma vez que agora estamos nos 70s) de Henry Gale e ver quem realmente o enterrou.

Jonys disse...

Bem, pelo que víamos Ben tinha muito contato com o Richard. E portanto, deve com certeza ter sitado alguma coisa sobre o John Locke a ele. Creio que as atitudes do Ben para com o Locke (atirar nele e até mesmo matá-lo) deva estar relacionado a algo com o que ele sabia através do Richard.

Oracle Man disse...

Creio que as previsões dos colegas podem estar erradas. Tenho certeza que os próximos episódios falarão sobre o Ben a ID e Wildmore.
Com certeza o Wildmore foi expulso da ilha por algum motivo. E a mãe da Penny? E a Penny como se encaixa nisso?

Jonys disse...

Respondendo ao post do Eduardo Magalhães -RJ, acho que até seria possível isso que você falou, mas pelo que vi no espisódio "The Life and Death of Jeremy Bentham" acho que o que levou Ben a matar o Locke foi quando ele citou o nome Eloise Hawking (na cena percebe-se isso). E pelo cometário do Ben ao matar o Locke eu tenho a impressão de que ele realmente esperava não revê-lo mais quando disse: "Sentirei sua falta John...".

Eu também creio que o Christian já tenha tido algum envolvimento com a ilha anteriormente, talvez até mesmo já tenha estado nela. Pois se os mesmos efeitos de ressurreição que tiverem acontecido com o Locke aconteceram com ele, ele saiu do caixão e já foi pra algum lugar conhecido para ele. No caso, a cabana. Agora, como e porque.... quem sabe? rs

Malucom disse...

Ben é um personagem super interessante, mas por tudo que ele já fez, não tem como ele virar o "moçinho da história".

O cara é um legítimo FDP! Não tem como negar isso rs

Eduardo disse...

Jonys, suas observações são muito pertinentes também.

Mas ainda acho que pode ser o que mencionei no post anterior.

Apesar da cara que ele fez ao ouvir o nome da Eloise, já foi provado em outras temporadas que ele entrava e saía da ilha, pois tinha passaportes de tudo que é país (inclusive do Brasil).

Não acho que ele desconhecesse, de todo, o envolvimento da velha com isso tudo. Vi aquela reação mais como um: "ih, as coisas podem dar errado se eu não agir rápido e certo!". Ele estava perdendo o controle da situação.

E, por último, acho quase impossível que ele, que reconhece como poucos as propriedades/história da Ilha, não soubesse que John acordaria vivinho da silva por lá.

Quando ele acordar de cara com John é que teremos a noção certa disso. tá perto!!

abs!!

asdfzxcv1 disse...

gente, não podemos esquecer o Ben já tentou matar o Locke em outra ocasião, no episódio The Man Behind The Curtains...
Se ele não for vilão, no mínimo eh muito invejoso!

SUYANE disse...

Dessa vez não vou analisar nada nem levantar teorias: adooooro o Ben pois ele é quem faz LOST arrepiar! Torço muito para que chegue logo o dia de vermos que aquela criança sofrida e desprezada pelo próprio pai tem enormes e inegáveis defeitos, mas que ao final estará muito mais para mocinho que para vilão.

R.G.P disse...

Se Ben quisesse matar Locke ele teria atirado no peito ou na cabeça e não no lado que falta um rim,Ben o colocou em seu devido lugar,além do mais se ele não tivesse feito aquilo será que Walt teria aparecido para Locke e falado sobre o pessoal do cargueiro?
quantas pessoas os sobreviventes já mataram? e vocês ainda consideram os sobreviventes como os mocinhos da história?

Desmond:"Vocês já mataram mais deles que eles de vocês"

William Mapother(em entrevista):
Q:than a good or a bad man?

W.M:I don't believe in good or bad in life, and I think one of the strengths of “Lost” is that the creators seem to feel the same way. In other words, every character exists in a shade of grey, don’t they? People might hate Ben, but we’ve seen Sawyer kill two unarmed people in cold blood, and Kate has killed one (when she burned down the house). Both of those are murder in the first degree. So who’s good and who’s bad? (You could argue that the best-looking people are good, but that’s another discussion.

Fonte:http://dutchlost.blogspot.com/2009/03/het-interview-met-william-mapother.html

Eduarrrdo disse...

Olá Duuuudeeee!!

Bom só vim avisar (não sei se sabem) que o portal Terra disponibilizou a 5 temporada de LOST, após a exibição no AXN. É legendado, mas quem quiser ver sem baixar... ta aí uma ótima escolha!!

Abraços!

Malucom disse...

Para R.G.P

Todas as vezes que os sobreviventes mataram algum "outro" foi pra se defender. Eles foram aterrorizados da primeira a terceira temporada. Desmond só falou essa besteria porque tava lá, na escotilha dele, e não tinha a mínima noção do que tinha acontecido.

Claro que os sobreviventes são os mocinhos da história! Eles não são santos, mas são e sempre deverão ser o foco da história.

E não é porque Ben é um personagem interessante que todas as atrocidades que ele cometeu e ainda comente devem ser esquecidas pra que ele vire o herói no final. Fala sério, o cara é um escroto!

Malucom disse...

só corrigindo um deslise do meu comentário anterior: besteira e não besteria rs

R.G.P disse...

Os fins não justificam os meios se eles mataram para se defender ou não (e olha que muitas vezes a pobre vítima já estavam até dominada e não ofereceria resistência)
ex:Tom E Ethan
Suponhamos que estranhos chegassem na sua casa,no seu pedaço,abrindo portas dos Cômodos,roubando sua comida,matando seus amigos você ia ficar parado vendo tudo acontecer?
se os sobreviventes estavam se defendendo OS OUTROS estão defendendo a sua casa ;)

Malucom disse...

Então pra defender sua casa de pessoas que nem sabiam que tinha gente dentro dela você as aterroriza, as mata sem motivo, sequestra crianças, se aproveita do desespero de um pai pra conseguir o que quer, deixa um cara pendurado numa árvore pra morrer, etc, etc, etc

É, sua lógica de "defender sua casa" é irrefutável!

Fala sério!

R.G.P disse...

eu usei os mesmos argumentos que os seus meu amigo se para se defender é necessário matar até os que já foram rendidos então para defender a ilha vale tudo sim(ainda mais uma ilha com tantas propriedades importantes)como a de LOST

Malucom disse...

Ethan foi morto pq charlie estava em choque e completamente transtornado. Fora pendurado numa árvore pra morrer (por pura crueldade) e viu claire ser raptada por um doido que apareceu do nada da selva

O mesmo vale pra Sawyer, que depois de sofrer horrores na mão dos outros, matou Tom por puro desespero já que estava no meio de uma guerra entre os 2.

Esses foram os únicos casos de rendidos que morreram. Depois de tanto aterrorizarem e pressionarem os sobreviventes, os outros queriam o que? ser tratados com carinho e compreensão??

Agora, se pra você a crueldade do Ben é normal pra se proteger uma ilha, então tá, fazer o que né? Só não tente justificar com argumentos pobres.

R.G.P disse...

até parece que seus argumentos são 'RICOS' eu estou usando so mesmos argumentos que os seus,agora se vc quer 'pintar' cada sobrevivente como anjinhos do paraíso não posso fazer nada...já vi que com certas pessoas não dá para discutir assuntos,pois elas não aceitam a verdade
só para finalizar...
"em Lost não existem bons e maus TODOS são humanos e TODO
ser humano tem defeitos e qualidades"
p.s-como diz William Mapother Charlie nunca disse que Ethan o pendurou na árvore,portanto vc está falando de cenas que ninguém viu apenas vc ;)

Malucom disse...

Ah, então charlie se pendurou sozinho na árvore???

Em nenhum momento disse que os sobrevivente são anjinhos!

Aceitar que verdade? só se for a sua né?

Você deveria prestar atenção antes de escrever!

Não dá mesmo pra discutir com gente que distorce o que a gente escreve. Ou então não tem capacidade pra entender.