20/03/2009

Ep. 5x09 “Namaste” – Easter eggs, curiosidades e repercussão

Com óbvios spoilers para quem ainda NÃO viu o episódio



Carregada de adrenalina (e de efeitos especiais), a sequência de abertura do episódio não só confirmou que Frank Lapidus é um piloto e tanto, como deixou claro que o pouso do voo Ajira 316 na ilha menor (onde fica a estação Hydra) foi realmente feito através da pista construída pelos Outros com a ajuda de Kate e Sawyer na 3ª temporada. Sobre a pista aliás, os produtores da série deram uma dica no podcast oficial mais recente, sobre a resposta para o mistério se os Outros já sabiam que um avião pousaria ali alguns anos depois ou não. Segundo Lindelof, é mais provável que a mando de Jacob, Ben tivesse pedido aos seus comandados que abrissem aquela pista. Faz sentido e explica a questão, concorda?

Leia mais...

    Ainda sobre a aterrisagem do avião, fica a dúvida do porque apenas Jack, Kate, Hurley e Sayid foram lançados 30 anos no passado ao passo que Sun permaneceu no presente junto de Lapidus, Locke e Ben. Quando e como ocorrerá o reencontro entre os grupos e porque houve essa separação? Dúvida que deve ficar no ar penso eu, até o fim da temporada. Agora, sobre dois outros passageiros do 316, a ideia de que os novatos Caesar e Illana pudessem ter agendas iguais na ilha foi por água abaixo, já que vimos que os dois não se conheciam antes. A questão que permanece com esses dois é: eles terão algum peso na trama?


    The Flame (Chama). A estação de monitoramento e comunicação com o mundo exterior onde Mikhail Bakunin ficava, voltou a dar as caras na série, 27 anos antes de ser explodida por Locke.


    Monitorar sim, mas também dá para se divertir. Pelo menos é essa ideia que fica, ao vermos que uma dentre as várias telas da Chama passava The Muppets Show, clássico programa exibido durante 5 temporadas nos EUA entre 1976 e 1981 e que rendeu até filmes. Na imagem que vimos rapidamente no episódio, quem aparece é o cachorro Rowlf (em detalhe na foto).


    O ano é 1977. A estação Cisne aparentemente ainda era apenas um projeto da Iniciativa Dharma na ilha. Anos mais tarde, ela serviria de moradia para Desmond, que então se tornaria responsável pela rotina de ‘salvar o mundo’ digitando a sequência dos números malditos (4, 8, 15, 16, 23, 42) a cada 108 minutos num velho computador localizado na mesma sala coberta por uma grande redoma, aquela que vimos tantas vezes ao longo da 2ª temporada, e que aparece inclusive no vídeo orientação 3.


    E eis que finalmente fomos apresentados ao Radzinsky. O antigo companheiro de Kelvin Innman na estação Cisne e que foi responsável pelo desenho daquele já famoso mapa na parede. Como será que ele foi parar na Cisne? Por que não saiu mais de lá? Qual a razão de ter feito o mapa? E sobretudo, por que se matou conforme revelado por Illman a Desmond?


    Juliet conhece o bebê que ajudou a vir ao mundo. Seu nome? Ethan. O mesmo Ethan Rom que conhecemos ainda na 1ª temporada da série e que mais tarde foi um dos responsáveis por recrutar a própria Juliet para trabalhar como médica na ilha. O pequeno choque de Juliet aliás, é compreensível já que ela acabara de perceber que havia ajudado a garantir a vida do mesmo homem que indiretamente a faria prisioneira daquele lugar. Ainda sobre essa revelação de que o bebê de Amy era Ethan, vem o mistério: afinal, Sawyer, Juliet e cia mudaram alguma coisa ao interferirem no destino de Amy (que aparentemente acabaria morta ou sequestrada pelos Outros) ou eles tinham que fazer exatamente isso, já que Ethan sempre esteve vivo no presente? Olha a ideia do looping aí de novo batendo à porta.


    Um choque. Pelo menos é isso que deveria ter passado pelas cabeças de Kate e Hurley ao chegarem à Vila Dharma totalmente inteira, pacífica e funcional, uma imagem bem diferente do que viram em sua última estada por lá 27 anos depois. Naquele momento, a vila era um lugar onde pessoas ainda viviam longe da iminente ameaça da purgação que viria anos depois. Foi também na chegada de Jack e cia à vila, que ouvimos “Ride Captain Ride” da banda Blue Images, música cuja letra fala sobre um grupo de homens que sai em viagem num navio misterioso e que convocam todos a viverem uma vida nova em outro litoral... Uma bela alusão à aventura das pessoas que se recrutaram na Dharma para viver outra vida num lugar diferente onde só chegavam através de um submarino.


    O rápido encontro entre Jack e Pierre Chang (será que veremos mais cenas entre os dois?) revelou que aparentemente Sawyer não perdeu a chance de dar uma leve sacaneada no médico. Sendo responsável por mascarar a ficha de recrutamento, deve ter sido de Sawyer a ideia de colocar Jack como zelador Dharma. Por que? Segundo Chang, era naquele posto que o teste de aptidão o colocara. Bela pegadinha, hein Sr. LaFleur?!


    Seja lá qual for o motivo de sua volta, é bom tirar os olhos de Sawyer, sua sardenta.” Dá quase para ver aquele balãozinho pipocando na cabeça de Juliet quando ela revê Kate, não? Os produtores já adiantaram que o triângulo (agora quadrilátero) amoroso voltará a ganhar foco na série ao longo dos próximos episódios. Será que sai um cat fight? :p


    Mais mistérios. O que Sun e Lapidus ouviram ao chegarem no pier aparentemente abandonado (destruído?) da vila foi mesmo o monstro de fumaça? Eu creio que sim. E os sussurros ouvidos pela coreana e pelo piloto pouco antes do encontro com Christian Shephard? Ecos do passado, talvez? E a pergunta que não quer calar: era Claire, a mulher que aparece no fundo da cena dentro daquela instalação que outrora servira como base de recepção aos novos recrutas? Eu já disse que vejo a ideia como algo perfeitamente plausível, uma vez que foi exatamente ao lado de Christian que a vimos pela última vez na temporada passada.


    Você tem uma pequena jornada pela frente.” Quer dizer que no futuro, Christian Shephard pegou na parede uma foto da fase de ouro da Dharma na ilha em 1977 que mostrava Jack, Kate e Hurley? Será que há algum paradoxo aí? Ou mais uma vez caímos na ideia do looping temporal? Bom, eu confesso que ainda não tenho elementos para julgar, mas o leitor Renato fez uma colocação muito interessante sobre o assunto no post de comentários do episódio. “Neste caso, podemos supor que Ben, Ethan e os Others já conheciam esses três (ao menos por foto) na época da queda do 815? Ou será que a participação dos losties no passado da Dharma alterou o futuro (ao contrário do que o Faraday afirma)?” E aí, qual sua opinião sobre isso?

    Ainda sobre a foto, notaram que ocorreu um pequeno erro de continuidade na imagem? Imediatamente após Sun observar a foto, vemos o exato momento em que a imagem foi tirada 30 anos antes, e misteriosamente, falta uma pessoa nela. Isso, claro, é um erro praticamente imperceptível (e perdoável, vai), mas que não deixa de ser curioso. Editado: Na verdade, o erro foi totalmente meu. Como muitos de vocês apontaram, não há ninguém faltando nas duas fotos. O que ocorreu foi apenas uma mudança de ângulo de câmera. My bad! Mas, falando ainda sobre a foto, como não rir da reação de Hurley (sempre ele) frente o cumprimento Namaste quando pergunta à Kate: "Nama-o que?" e deixar de curtir o som da música "Dharma Lady" da banda Geronimo Jackson?


    Quando você tomava as decisões você só reagia. Eu, ao contrário, penso antes de agir.” Confortável com sua posição na ilha e dentro da Dharma, Sawyer joga na cara de Jack que quando ele dava as cartas, as coisas sempre se complicavam e que ele prefere planejar os passos em vez de tomar atitudes intempestivas. A cena foi rica sobretudo por reforçar a mudança pela qual Sawyer passou desde que chegou à ilha (e ainda mais ao longo de 3 anos), além de deixar no ar a dúvida se ele estaria pronto a abrir mão de seu conforto por conta de uma missão que Jack e cia nem mesmo sabem qual é (pelo menos por enquanto. Quem estará certo no fim do dia, Jack ou Sawyer?


    Sayid encontra o jovem Ben (que já tinha o mesmo olhar de sua versão adulta). Quase um veterano na ilha àquela altura, Ben já devia saber muito bem distinguir hostis e a pergunta que fez foi apenas retórica. Agora, o que foi que aconteceu com aquele garoto a ponto de se tornar o frio e manipulador lider dos Outros que 15 anos mais tarde colocaria em ação a purgação que vimos no ep. 3x20 “The Man Behind the Curtain”? Tá aí o ponto que me deixa mais curioso no momento: será que os losties terão alguma responsabilidade na mudança de personalidade do garoto? A conferir nos próximos episódios.

    Repercutindo o episódio

    “Namaste foi absolutamente fenomenal e em parte esclarecedor, amarrando muito bem algumas pontas que estavam soltas há um bom tempo... Chamem de fillers, ou do que for, mas finalmente estes últimos episódios de LOST estão cada vez mais narrando uma história ao invés de simplesmente demonstrarem fatos incompreensíveis...”

    Bruno Carvalho – Ligado em Série

    “...o que realmente me interessou foi ver a sugestão de um interessante duelo de personalidades entre Jack e Sawyer (voltando a mostrar seu cinismo, o que sempre é bom) e, claro, a reação contida, mas claramente surpresa, de Sayid ao se ver diante de um jovem Benjamin Linus.”

    Pablo Villaça – Cinema em Cena

    “Por Deus, podemos ficar nos anos 70 pelo resto da série? Estou amando essa temporada de uma maneira geral, mas “LaFleur” e agora “Namaste” se sobressaem com relação ao restante porque a versão de 1977 de Sawyer pode ser a versão mais interessante entre todos os personagens na história da série. Três anos na Iniciativa Dharma o amoleceram e deram a ele tempo para amadurecer. Ele é o Sawyer que conhecemos (ainda apelidando, ainda provocando Jack), mas ele está mais inteligente, mais malandro e com toda pinta de líder que Jack erradamente acreditava ser, e que Sawyer nunca acreditou que pudesse ser.”

    Allan Sepinwall – Crítico de TV

    “Ai que difícil. Me explica uma coisa: se por exemplo o Hurley pré-viagem no tempo tivesse entrado naquela salinha de fotos ele teria visto seu retrato na turma Dharma 1977? Sim ou não? ... Aliás, ia ser bem mais legal se no começo da série alguém tivesse visto na parede de uma estação Dharma uma fotinho dos anos 70 com os sobreviventes do vôo 815. Mistéeerio (mais um, que seria resolvido neste episódio). Bobearam, roteiristas.”

    Cláudia Croitor – Legendado

    “Não sei se é porque suas aparições têm sido mais recorrentes, mas essa última visita do pai de Jack não me causou tanto impacto, na verdade, foi até sem graça. Ainda sobre essa cena, por que Sun é única pessoa dos Oceanic Six que não foi parar no passado? Seria essa fotografia a prova de que Faraday se enganou quando disse que “o que aconteceu, aconteceu”? Ou ela mostra que os Oceanic Six deviam voltar para ilha porque, na verdade, eles foram parte integral de seu passado? Dúvidas!”

    Hélcio Moreira Jr. – TV em Série

    “Três anos na Dharma Initiative fizeram muito bem ao Sawyer. Pelo visto, as leituras que ele fez lhe proporcionaram um grande aprendizado -- vamos ler mais, pessoal! A verdade é que ele agora está mais maduro, centrado e inteligente, ao mesmo tempo que continua inventando apelidos pra todo mundo e trocando farpas com o Jack -- algumas coisas nunca mudam!”

    Mano – Caldeirão de Séries

    “Toda temporada de Lost tem um episódio onde a série “baixa um pouco a bola”. São episódios sem grandes revelações, cenas eletrizantes, mistérios e todas aquelas coisas que a gente aprendeu a amar. E que geralmente antecedem reviravoltas surpreendentes na trama. Se este Namaste (Nama-what?) não foi um episódio memorável na mitologia da série, pelo menos serviu para preparar o terreno para a reta final desta excelente quinta temporada.”

    Gisele Ramos – Blog Na TV

    ““Namaste” é um episódio de indignações represadas. Juliet não esconde o incômodo pela volta do trio, Kate se frustra por ver que Sawyer vive uma nova vida, e Jack percebe desde o princípio que seu passado - passado? - como líder na ilha dificilmente será repetido. É um alívio? Nada disso.”

    Carlos Alexandre Monteiro – Lost in Lost

    Como sempre, para ler todos os comentários acima na íntegra, basta clicar nos links.

82 comentários:

Ludovictor disse...

Acredito muito e porque não piamente que os Losties fizeram parte do passado da ilha, que tudo está acontecendo como aconteceu e assim deveria ter sido.
Uma pergunta que vi poucos se fazendo "porque Ben não reconheceu Sayid assim que o viu na ilha nos "dias atuais"?" , minha resposta pra essa pergunta seria "e quem disse que não reconheceu?"

Quéroul disse...

e o Bakunin eterno, né gente?
quando a gente vê ele de novo?

Leonardo disse...

Achei o Ben parecido com o Harry Potter mesmo !!! Será que pode ter sido de propósito ??? E claro... tudo o que vimos nas temposradas passadas já havia acontecido !!! Muito legal mesmo !!!

R.G.P disse...

aposto como o Richard enterrou a Jughead abaixo de onde era a escotilha,a Dharma não sabia e só descobriu depois que começaram as escavações para a construção,como eles descobriram tarde demais tiveram que terminar a contrução para que o local pudesse ser habitado,e eles utilizaram o computador para impedir que a Jughead fosse ativada,como a idéia de fazer uma nova escotilha partiu da cabeça oca do Radzinsky,o Marvin deve ter colocado-o por lá como 'punição' foi tipo: "já que a idéia foi sua,agora você vai ter que cuidar do computador" ele deve ter reclamado que não era trabalho para um só aí posteriormente a Dharma recrutou o Kevin...acho que foi por aí.

Sabrina disse...

Detalhe da estação Chama: a vaquinha já estava lá [ou seria a mãe da vaquinha do Mikhail?] rss.

Ethan ser o bebê achei idiota demais. Tanto personagem mais legal e escolheram justo o mais bobão.

Acho que a função do Jack não foi tão sacanagem do Sawyer. Afinal a Dharma devia recrutar as pessoas já pensando nas vagas disponíveis, não?

Mas pra mim, a best scene ever foi Pierre Chang interagindo com um lostie! E Jack com certeza se lembrou dele na fita de orientação da Cisne.

Eu sei que está iminente o quadrilátero amoroso, mas eu não consigo comprar a idéia de que Sawyer possa realmente ter dúvidas de seu amor por Juliet. E muito menos a idéia de que Kate realmente não ame o Jack.

No episódio que a Kate está seguindo o advogado pra descobrir seu cliente, e o Jack aparece barbeado e arrumadinho... dá pra perceber na feição da Kate que ela gosta dele.

Talvez eu seja romântica demais pra achar que amor acabe, rs.

Arthur Salviano disse...

não tinha pensado antes, mas com a ressaltação do comentário do Renato me veio algo em mente.A lista das pessoas que Michael deveria levar pra trazer walt de volta eram esses três mais sawyer.Será que Ben no final das contas sabia de tudo?(e porque não os outros em geral.)outras perguntas pra explorar no podcast:Onde está Daniel?Ben se lembrava de Sayid?
vlw.

Du Proite disse...

Ai gente, to começando a acompanhar o blog agora... ta muito bom mesmo, mais e os podcast ? Tem de quanto em quanto tempo ?? Valeeu.

mdimendes disse...

na minha opnião o faraday tá furado... Se bem me lembro o Ben purgou todo mundo da ID... então como explicar Ethan vivo anos depois servindo ao Ben???

Eu vejo assim: se os losties não tivessem viajado no tempo, Amy teria sido levada para o meio dos outros e provavelmente Ethan teria sido criado junto com eles, o que o faria não ser purgado. Mas agora que juliet fez o parto da criança e ele está no meio da ID só me resta crer que ele será purgado tb. Por isso acho que Faraday e sua teoria estão furados. A teoria dos multiversos do Dr. brown acho mais plausível nesse caso (ao mudarem algo no passado criam várias outras linhas de tempo e se perdem da original, sendo quase impossível retornar). E Aliás... ONDE ANDA FARADAY??? Já que LaFleur fez uma cara muito misteriosa quando perguntaram dele.

alysson carvalho disse...

esse detalhe das fotos ai, o carinha que nao aparece na foto dos novos recrutas, ele esta la, apenas nao da pra ve-lo, por causa do anglo da camera. pode reparar que em 34:24 da pra ver um pedacinho do pé dele. e na cena seguinte, ele sai de taz da mulher. o bicho é baixinho hehe.

Sapo Manco disse...

Corroborando com o comentário do colega mais acima, tenho certeza que Ben reconheceu Sayd nos dias atuais. Tanto ele como os demais. Para reforçar esse pensamento, lembro das fichas contendo o nome de todos, da expressão de Ben no dia do acidente, de mandar Ethan correr para o lugar exato de um lado e ele mesmo ir para o exato do outro lado. São tantas emoções... bixo! ( bem anos 70) hehehe.

lulu disse...

Já pensou se esse espaço estivesse reservado p/ a Sun e não foi um erro da produção? Mas não dá p/ ser isso não.... viagem

Jackson Good disse...

Não acredito nem um pouco que as viagens no tempo mudaram alguma coisa. A noção de já está tudo determinado, tem que acontecer por que na verdade JÁ ACONTECEU, faz muito mais sentido dentro da filosofia de Destino, sempre presente na série.

Também foi muito interessante o desconforto de ambas as partes no reencontro. Jack e Cia estavam atormentados, por suas próprias vida problemáticas, e pela idéia de que os amigos deixados na ilha estavam mal por culpa deles (foi o que Locke disse). Eles chegam lá pra salva-los, e estão todos muito bem! A presença de Jack e Cia só vem trazer desequilíbrio para a felicidade alcançada por Sawyer e sua turma, que por sua vez tinham parado de espera-los e se habituado aquela vida tranquila, agora ameaçada. Sem dúvida nenhuma, genial da parte dos roteiristas todo esse cenário.

Junior disse...

Em relação a purgação fico pensando se não foi algo que a própria Dharma foi responsável. Será que não existirá uma razão para os oceanic 6 terem mudado o modo de pensar da Dharma e na realidade os "outros" serem os good guys? Idéia meio louca mas me veio na mente...

Angel disse...

Eu fiquei pensando se o "sandwich" que o Ben entregou para o Sayid não era algo com uma arma e tal...

Eduarrrdo disse...

A minha opinião é que tudo será esclarecido no 5x11 "Whatever happened, happened", pois o que aconteceu, aconteceu e eles nunca poderão mudar, segundo Faraday. E segunda Claudio Croitor os oceanic six fizeram parte integral na ilha ou os pais deles. Vamos ver o que Cuse e Lindelof irão fazer, pois essa 5ª temporada vai ser um "incident"

Muttley disse...

Sobre Ben supostamente já conhecer Jack, Hurley e Kate pela foto à época da queda do voo 815: vale lembrar que esses três, juntamente com Sawyer (que também pode ter deixado "rastros") são os quatro que Ben EXPRESSAMENTE pediu a Michael que trouxesse à presença dele láááá atrás, no final da 2ª temporada.

UEH - Marcelo Leitner disse...

Vocês estão enganados quanto à questão do cara na foto.
Se vocês assistirem o momento novamente, verão que ele não aparece no print, pois o camera não está no mesmo ângulo do fotógrafo.

=)

abraços

Marcelo
www.mapher.com

ghribacki disse...

O nome não era Inman? o_O

lucas disse...

Pra mim o que Sawyer quis dizer com Faraday não está mais aqui é que le não está trabalhando na vila e sim num projeto secreto. Faraday estaria trabalhando nas escavações da roda, quem sabe como um ajudante ou ainda informante de pierre chang, pois como vimos no começo desta quinta temporada ele estava lá na roda, pra mim ele quer mais uma vez girar a roda numa louca tentativa de voltar ao presente, ou de mais uma vez salvar a charlotte.
Quantos as fichas achei sim que o sawyer sacaneou o jack, assim como juliet vai fazer kate de mecânica para vigiá-la de perto.
Mais uma vez digo, paarece que todo mundo se chocou mais com o fato de jin falr ingles fluente de que terem voltado ao passado.
E por fim acho que Ben não se lembrava dos losties no passado não, apesar de na minha cabeça, desde as primeiras fotos do pessoal com roupa dharma fazer essa ligação. Pois tanto charlotte e Desmond só se lembram das coisas no futuro, acredito que há algo que barre a memória deles, acredito que o andamento do tempo sejá de uma forma linear, ou quase com as coisas que acontecem lá fora, por isso eles só se lembram dos fatos depois, de uma certa forma a memória seria inserida posteriormente nas pessoas. Apesar de que se Ben já soubesse de tudo explicaria muita coisa, como o fato do ben saber que um cirurgião estaria no avião e tudo mais....
ufah!!!!

Edgard disse...

Episódio excelente!!! Os fãs pensam tanto em mitologia/mistérios que acabam esquecendo dos dramas dos personagens e o por quê deles estarem vivenciando tudo isso. Continuo achando que os pais dos Losties serão decisivos em algum ponto da temporada. Davi, também me lembrei da tal lista de Jacob, com os nomes de Jack, Hurley, Kate e Sawyer que Michael tinha que levar. Sobre o Radzinsky, eu acho que ele inaugurou a Cisne e com a purgação e o fim da Dharma ele enlouqueceu.

Carol disse...

Não acho que Sawyer tenha "sacaneado" o Jack colocando-o como zelador, acho que assim é mais fácil continuar no controle da situação do que permitindo que ele tenha uma função de peso como seria o caso se pudesse exercer a profissão de médico. Sawyer já sabe como é a personalidade de Jack, apenas tomou uma atitude bastante sensata. Zelador, talvez seja uma das poucas atividades que não tem como Jack ter qualquer tipo de autonomia que possa colocar os planos em risco.

Também tenho pra destacar outro erro de continuidade, só que menor: na cena em que Sawyer os vê pela primeira vez ao sair da Kombi ele tira os óculos com uma mão e quando corta a cena ele usa a outra mão. Besteira irrelevante como várias outras que sempre tem.

Leandro disse...

sobre o lostzila, nao sei se na versao normal ,mas na x264 com o volume no maximo da pra ouvir nitidamente aquele ruido caracteristico do lostzila.
e sobre a claire eu achei muito estranho porque quando eles entram naquela sala a camera faz uma filmagem que percorre toda a sala e nao tem ninguem la.

Chapinha disse...

Pelo que reparei, não houve erro de continuidade. Percebi que a foto foi tirada ao lado esquerdo da camera que filmava, percebe-se a angulação de cada um nas diferentes fotos, me da bases para sustentar isso. Na imagem da TV, o "homem careca" que nao aparece na outra imagem está na verdade incomerbo pela Mulher a frente, ja que são ligeiramente da mesma altura, ainda podemos ver também a bota dele e parte da perna dele na imagem em que ele "não aparece".
Esperto ter ajudado, e continuem com esse blog, é a minha fonte de noticias sobre Lost. ;)
Nasmate.

Leco Leite disse...

Davi, não há erro de continuidade na foto da DHARMA, não. Durante o episódio dá pra ver que o carinha está lá durante a foto original...
Eu fui rever o trecho, o que acontece é que o ângulo da foto é diferente da cena filmada...

Abraço!

JC disse...

Não quero ser chato, mas serei mesmo assim..
Dudes, vocês estão sem tempo para os dudecasts ou foi uma decisão parar de gravá-los?

Malucom disse...

É muito cômodo pra Sawyer criticar a liderança de Jack durante as 4 temporadas. No início ele não tava nem aí pra ninguém. Depois que vingou a morte dos pais passou a se importar, mas nunca questionou as atitudes de Jack, simplesmente as aceitou.

Os problemas aconteciam um atrás do outro, o que o médico deveria fazer? sentar, refletir, ler um livro pra então agir?? Acordem! Não tinha o mínimo tempo pra isso!

Depois do leite derramado é muito fácil pra qualquer um rotular o Jack de impulsivo, mal líder. Por que não apresentaram sugestões na hora dos problemas? Não, porque era muito mais cômodo deixar a decisão nas mãos do Doutor.

Sawyer não tem nenhuma moral pra criticar a liderança de Jack

ghribacki disse...

Assistindo ao episódio mais uma vez acho que aquela mulher misteriosa na recepção Dharma pode ser a Charlotte! Ficaria muito forçado para ser a Claire visto que não parece loira e o cabelo tá mais liso que o de costume...

maninha disse...

Gente voces estao confundindo com essa hst de lista. Na lista de jacob nao tinha o nome de james, kate, hurley, jack...ate um capanga de ben falou isso "..ele nem esta na lista de jacob..." quem estava na lista eram as crianças...q foram pro templo e q eu acho q nao faziam parte do passado da ilha e por isso estavam na lista...jack, kate, james e hurley nao estavam na lista de jacob e sim de ben.

Ana Luísa disse...

Boa noite, Dudes!

Reparei num pequeno detalhe nas duas vezes que vi o episódio: logo no início (aos 2'50") segundos antes do pouso forçado do avião, o co-piloto tenta pedir socorro pelo rádio e no fundo aparece claramente a narração dos BAD NUMBERS possivelmente enviada pela torre da ilha.
Agora, se o Ajira 316 pousou na Ilha em 2007/2008, foi depois da desativação da gravação da Danielle, que aconteceu no final da 4a. temporada, certo? E por que então voltaria a gravação original, aquela com os BAD NUMBERS que guiou o grupo francês até lá?
Tenho certeza que essa pequena "dica" não foi por acaso.

bjs

Talles Brito disse...

“Neste caso, podemos supor que Ben, Ethan e os Others já conheciam esses três (ao menos por foto) na época da queda do 815? Ou será que a participação dos losties no passado da Dharma alterou o futuro (ao contrário do que o Faraday afirma)?” E aí, qual sua opinião sobre isso?

Acho que o Faraday está certo, o que aconteceu: aconteceu. Talvez Ben no futuro já soubesse de todos, e isso explica o porque de na 3º temporada Ben ter um ficha completa de todos os personagens quando eles já chegaram na ilha. Quando eles caíram no vôo da 815 da Oceanic, aquilo já estava predestinado. Na verdade o episódio Pilot de Lost não é 'temporalmente falando' o primeiro episódio da história, Pilot é o episódio do meio da história!

Davi Garcia disse...

Alysson, Chapinha e Leco, vocês estão cobertos de razão. Não havia erro algum naquela cena da foto. Editei e corrigi a informação. Obrigado :)

JC, Não paramos de gravá-los, embora o tempo esteja realmente curto para nós. Assim como fizemos anteriormente, iremos gravar um podcast comentando os dois últimos episódios para compenssar. O plano é gravá-lo nesse fim de semana e disponibilizá-lo logo.

Ótima observação, Ana Luísa. Confesso que nem tinha me ligado nesse 'detalhe' e não sei bem como o rádio pode ter captado a sequência que não por outra fonte. Vamos ver se mais à frente isso será mencionado, né?

Abraços a todos!

Luciano SC disse...

Malucom;voçê falou tudo!!!

O Sawer só sabia criticar,arrumar confusão com todo mundo e ficar colocando apelidos;enquanto isso Jack estava fazendo coisas mais importantes que ningém ou poucos queriam fazer.
Para quem passou quatro temporadas sem fazer nada que prestasse,agora fica fácil se passar por um líder esperto,tranquilo e inteligente;("não está acontecendo nada realmente perigoso").
Mas tudo vai mudar,e aí eu quero ver quem é líder de verdade!
O que pensa antes de agir,ou aquele que age sem ter tempo para pensar.

Namaste!

Sabrina disse...

Eu acho que devíamos todos re-assistir os episódios desde a primeira temporada, rs.

Quando Jack, Kate, Hurley e Sawyer foram sequestrados pelos Outros, na 2ª temporada, definitivamente não foram escolhidos pelo Ben, visto que a lista foi passada ao Michael quando este foi libertar o Ben, que estava preso na Cisne.

Um detalhe: na tal lista consta o nome de James Ford. Se a lista foi feita baseada no fato de Ber ter conhecido aquelas pessoas antes, como explicar que o nome de Sawyer esteja correto? Ben conheceu apenas Jim LaFleur... Além disso, por que o Jin Kwon não estava na lista também?

Mas enfim, o bom é que recuperamos uma velha dúvida: por que foram escolhidos justamente estes 4 losties??? Tipos, Jack até tinha proveito pro Ben, pra fazer a operação da espinha e tals, mas e Kate e Sawyer?

Uma coisa que me deixa muito intrigada na teoria do "o que aconteceu, aconteceu" e que portanto o Ben deveria se lembrar daquelas pessoas, é o fato de quando o avião cai na ilha, todos parecem surpresos, inclusive o Ben. Tá, eu sei que muitos vão dizer que o Ben é mentiroso e dissimulador, e eu concordo, mas tb não acho que ele pode mentir e fingir o tempo todo.

A teoria "o que aconteceu, aconteceu" é muito "tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?".

Exemplo: Ben contratou a Juliet em 2001 porque já a conhecia de 1977? Ou a Juliet foi parar em 1977 porque Ben a contratou em 2001??

Sabrina disse...

Talles Brito:

O fato de Ben ter um relatório completo dos passageiros [todos, não apenas os de 1977] do 815já foi explicado pelo fato de que eles tinham acesso à informação de fora pela estação Chama ou pelo submarino.

Acho que a pergunta é: Jack estava no vôo 815 porque Ben o conheceu em 1977 e "deu um jeito" de colocá-lo no vôo 815? Ou é coincidência? Ou outro motivo que ainda não sabemos?

Rodrigo disse...

Pra mim Kate e Sawyer foram escolhidos por Ben apenas para ajudarem a convencer Jack a fazer a cirurgia, que nós sabemos que no final das contas deu quase certo (Kate não conseguiu persuadir Jack com a ameaça de morte de Sawyer, mas msm assim deu certo)

Kaki disse...

Gostei bastante desse episodio, principalmente o fato de o Jack pela primeira vez ter seguido e aceitado a ajuda de outras(vide cena q ele nao foi "resolver" o problema e esperou a ajuda de sawyer na clareira) e foi legal ver ele levando uma do sawyer na casa do mesmo!
Mas uma pergunta, só eu tenho medo do Ben antigo?Menininho assustador esse!

Rafa Bruno disse...

Dilema filosófico de Lost:

Tostines vende mais pq é fresquinho ou é fresquinho pq vende mais?! rsrs

[ ]'s

Alexandre disse...

"Será que há algum paradoxo aí? Ou mais uma vez caímos na ideia do looping temporal?"

Não acho que isso seja um paradoxo, ao contrário, é uma coisa totalmente coerente. Coerente inclusive com a idéia de Faraday (o que aconteceu, aconteceu).
Eles ainda não sabem, mas armaram as condições para as experiências que vimos desde a primeira temporada.

Nerd disse...

Pelo o que foi mostrado em Namaste, podemos considerar que alguns detalhes que aparentemente passaram despercebidos, tornam possível supor que houve mudanças no curso dos acontecimentos entre 1977 e 2007, pois a visita de Sun a uma abandonada Dharmaville, denuncia que o que outrora mostrado como Otherville, NÃO EXISTIU.
Baseando no fato de que haviam nesta Dharmaville abandonada, fotos, placas de identificação da época da Dharma (vistas no passado de 1977, neste mesmo episódio) externas e internas, é bem certo que o que aconteceu em 1974 pra frente, (RE)alterou o curso dos acontecimentos, evitando ao menos que os Outros ocupassem a Dharmaville e a transformassem em sua residência oficial na Ilha.
Claro que nunca houve quaisquer referências ou mesmo imagens desses itens citados, pois evidentemente ninguém entre os Outros iria querer lembrar do "genocídio" que eles cometeram contra crianças, mulheres e até mesmo pais e amigos.
Eis aí as imagens que mostram a Dharmaville INALTERADA ENTRE 1977 E 2007:
Centro de Processamento:
http://lh5.ggpht.com/_YlIvJ3iXPHU/ScRnkdU3dlI/AAAAAAAAAs8/YPo3cWOFDdo/s512/processing%20center.jpg
O Centro de Processamento de 2007:
http://lh3.ggpht.com/_YlIvJ3iXPHU/ScPXwnttBVI/AAAAAAAAAsM/rBKQI8C_jJo/s720/frente%20sala%20processamento.jpg
http://lh4.ggpht.com/_YlIvJ3iXPHU/ScPXws9K82I/AAAAAAAAAsU/mEcmVmYY42U/s720/sala-processamento-.jpg
E uma montagem que mostra a mesma sala onde Sun e Frank vêem as fotos, e sua versão anterior, sem alteração temporal:
http://lh6.ggpht.com/_YlIvJ3iXPHU/ScPaJ53HFXI/AAAAAAAAAsc/oHH8QJ9Yw9Q/s720/sala-jogos-x-sala-inocula%C3%A7%C3%A3.jpg

R.G.P disse...

SPOILERRRRRRRRRRRRRRRRR

mais um erro da produção de LOST no episódio 5.12 nós iremos vê Ethan com uns 14,15 anos o problema é que o garoto que vai trabalhar na série(Devon Gearhart) não tem olhos claros como os de William...é muito furo para uma produção só...mais atenção né PRODUÇÃO de LOST!

alguém aí falou que o bebê poderia ser outra pessoa porque o Ethan era um bobão se não fosse o Ethan o Jack não teria salvo nem um terço das pessoas machucadas na queda do avião(assistam a Missing Piece:"Jack,Meet Ethan.Ethan? Jack") quem deu os remédios para Jack foi Ethan,ele sempre foi muito prestativo com os sobreviventes apanhando frutas,lenha...a Claire que é uma histérica aí ele teve que dá um jeito,aliás falando em Claire será que Aaron e ela estariam vivos se Ethan não tivesse aplicado as vacinas? foi através dele que ficamos sabendo que os sobreviventes não estavam sozinhos(ele foi o 1ºdos Outros que nós conhecemos),foi até agora o único a ter nascido na ilha...ufa!!! cansei de relembrar o quanto Ethan é importante para a trama todos personagens de LOST são importantes,se você não gosta do personagem tudo bem,mas dizer que não foi importante reveja a primeira temporada e a Missing Piece que eu citei no comentário e depois me diga se Ethan não teve importância.

Arthur Salviano disse...

Discordo do amigo acima que falou que a teoria de daniel está furada.Para mim só existe uma pessoa que foge à essa regra e essa pessoa é Desmond Hume.Acredito que aquilo que ele(daniel) fez ao avisar desmond na escotilha sobre sua situação foi uma mudança sim, e não se encaixa no "what happenned happenned" porque como daniel disse desmond é "especial" e as regras do tempo não se encaixam a ele.
É só pensar que cada personagem tem a história linear da sua vida e não confundir com a história do mundo, eles estão na dharma e aquilo é o futuro deles mas aquilo já aconteceu.
À respeito da lista eu não disse que era a lista de Jacob, pelo fato de conviver com eles ben pode ter conhecido cada um e quando chegou o avião e ethan passou a lista e ele pesquisou na chama reconheceu e sabia o quê fazer, quanto a jin ser excluído disso pode não ter utilidade no plano de ben(operar sua espinha).
ah, e vindo de Ben, eu não duvido de mais nada!!!Quem sabe ele sempre soube muito mais do que nós imaginávamos?

Diego Ivan disse...

Alguem se lembrou que Locke também está no futuro???

Sobre o morto, acho que Faraday bate as botas nos próximos episódios. Depois de explicar as teorias do tempo em Lost o personagem perdeu função.

É possível que Cristian Shepard tenha ressuscitado como Locke? Estou cada vez mais inclinado a achar isso. Se é loucura considerar que o espirito de alguém vague pela ilha, o que achar da ressurreição de Locke. Cristian pode sim ter voltado a viver, até por que não se sabe a relação anterior do cara com a ilha e nem como se deu realmente a morte do cara.

Que vingancinha sem futuro de Sawyer(LaFleur) para cima de Jack, tudo que o Jack queria era não ter responsabilidade sobre os oceanics. Eu acho que quando a coisa apertar Jack assume o comando da situação.

ABRAÇOS!!!

Hermano disse...

Eu acredito no whatever happened, happened!

Acho que lost provavelmente faz mais sentido sem esses paradoxos de alteração do tempo.

Senão, fica que nem heroes :]

Daniel Alves disse...

Uma coisa :
acredito piamente que os losties estavam no passado da ilha e morreram junto com o pessoal da Dharma quando Ben aniquilou todo mundo ! E inclusive, eles (nossos Losties) foram aniquilados .
Mas os corpos ficaram lá, naquele lugar onde Locke achou o do Horace .

Bem, parece louco . Mas tem um motivo de destino pelo qual DESMOND não apertou o botão naquele momento. Era o destino. Ao deixar de apertar o botão, o avião com nossos losties estava sobrevoando por ali e causaria um trágico acidente. A ilha sabia. Ela já tinha eles(em corpos) lá e queria eles lá naquela hora, naquele momento (por algum motivo) . Por isso que não veríamos o corpo deles naquele episódio do Locke achando o Horace . Pra mim, as pessoas que morreram durante a estadia dos losties na ilha (Charlie, Boone, Eko, Ana, etc, etc) não tinha nenhuma relação do passado com a ilha, assim, não teriam serventia à ela . Voltando ao Desmond, ao deixar de apertar o botão, ele desconfigura o tempo em que a ilha está literalmente (as pessoas a ter visões muito loucas, ouvir coisas, etc etc). Visões eessas que podem ser um flash back de seu passado na ilha, ou outra coisa.


O quê suporta essa minha teoria é de que Ben, ao levar os Oceanic 6 junto com ele pra ilha leva o corpo de Locke, assim a ilha poderia ressucitá-lo também !
Pensem um pouco, pode não ser isso mas faz bastante sentido ! :D

Diego Ivan disse...

Eu esqueci de algo no comentário anterior.

A turma que acompanha Lost pelo Dude não está desconfiada de que os Dharma já sabem da farsa? Esse ar hippie, uma certa organização desorganizada, um ar de desconfiança paira no ar. Aquele Phil(que atendeu Kate no recrutamento) sabe de alguma coisa mas deixou passar. Numa ilha cheia de câmeras de segurança, casas da vila grampeadas e outras coisas, será que os Oceanic não estão sendo estudados, como ratos de laboratório????
Acho pouco provável que com esse nível de segurança Sawyer, Juliet, Miles, Faraday e agora Hurley, Kate, Jack passem despercebidos.

joão carlos disse...

Nao eh mais fácil acreditar qe o Daniel falou do " o que aconteceu aconteceu " so pra os losties nao fazerem merda ?
Pq ele ja sabia o qe eles iam faer normalmente e talz ....

Alliny Ribeiro disse...

Eu acho que Sun e Ben nao cairam na ilha nos anos 70 junto com Jack,Kate, Hurley e Sayid pelo fato de os dois ja estarem vivendo la ha trinta anos atras.
Como vimos Ben ( adolescente ) levou um lanche para Sayid e eu suponho que Sun é a filha de Pierre Chang mostrada no primeiro episodio desta temporada. Portanto os dois ja habitavam a ilha.

Talles Brito disse...

Olá, gosto bastante deste blog devido às diversas discussões. Além disso, muita coisa que eu não consigo entender nem consigo perceber nos episódios o “Dude We Are Lost” me revela, desta forma, consigo obter um melhor entendimento de Lost, seriado este que é cheio de quebra-cabeças (só não gosto de spoilers, mas estes eu não leio, :D).
Bom, é só uma dica para vocês redatores do blog, pois sugiro que seria um bom post (ou indicação de alguém que já tenha escrito sobre) explicando melhor os conceitos de viagens temporais, loops temporais, modificações do tempo, efeitos caóticos e paradoxos que vocês tanto citam nas discussões, mas que tem uma base possivelmente teórica com os estudos e pesquisas em física atuais (talvez até os roteiristas tiveram que fazer uma boa pesquisa nestes temas para gerar os roteiros). Na verdade, sinto falta de um tópico “Física para Leigos e Lost!”. Existe algum físico teórico que estude relatividade, que acompanha o blog e poderia redigir um post para leigos e exemplificar o que são estes termos que são extremamente citados nas discussões, mas realmente nem todo mundo consegue compreender. Acho um tema de post basta relevante e interessante.
No fim da 4º temporada, quando a ilha sumiu, várias pessoas que acompanhavam a série tiveram o tipo de reação “Os roteiristas estão loucos, não tinham mais o que fazer e resolveram fazer a ilha desaparecer!!, Lost se perdeu!”, mas acompanhando a 5º temporada, as explicações da Srª Hawking são relacionadas com as teorias do espaço tempo. “Em física, espaço-tempo é o sistema de coordenadas utilizado como base para o estudo da relatividade especial e relatividade geral. O tempo e o espaço tridimensional são concebidos, em conjunto, como uma única variedade de quatro dimensões a que se dá o nome de espaço-tempo. Um ponto, no espaço-tempo, pode ser designado como um "acontecimento". Cada acontecimento tem quatro coordenadas (t, x, y, z); ou, em coordenadas angulares, t, r, θ, e φ que dizem o local e a hora em que ele ocorreu, ocorre ou ocorrerá. (Wikipedia)”. Ou seja, em relatividade, o espaço se deforma em função do tempo, por isso que a ilha se moveu. Quanto aquele pêndulo mostrado pela Srª Hawking no episódio 06X5 tem algo com algum tipo de experimento físico semelhante existente atualmente? A teoria do espaço-tempo me deixou mais com os pés no chão, pois o que parecia ser um absurdo “A Ilha se mover” tem fundamentos e conceitos de física relacionados.
Já as constantes citadas pelo Faraday, também existem teorias citando isto? Quanto às questões de lembranças apagadas – Rosseau não lembrou do Jin, já Charlotte só lembrou do Faraday minutos antes de morrer. Aquelas alterações físicas “nariz escorrendo sangue” têm alguma teoria física que explique isso, isto é, as viagens temporais podem afetar fisicamente as pessoas?
Quando aos paradoxos e viagens no tempo, na Wikipédia, são classificadas as viagens do tempo em duas categorias: “A História é consistente e nunca poderá ser mudada” e “A História pode ser alterada”. São citadas duas formas de viagem no tempo, em uma das formas denominada como "Os buracos-de-minhoca, estes foram propostos como vias para viajar no tempo. Porém criar um buraco de minhoca não é uma tarefa fácil. A energia necessária para criar um buraco de minhoca suficientemente grande e estável para lá caber uma nave espacial e para mover uma das suas extremidades a grandes velocidades é várias ordens de grandeza maior que a energia que o Sol produz ao longo da sua vida." Isto explicaria o porquê de talvez na estação orquídea existir uma grande fonte de energia, como citado no primeiro episódio da 5º temporada? Além disso, existem diversas outras propostas para viajar no tempo, como a conhecida teoria de Einstein em que permite viagens no tempo para o futuro devido à dilatação do tempo. Para isso basta que o viajante acelere até atingir velocidades próximas à da luz. Mas creio que neste caso não se aplica, pois o vôo da Arjira dificilmente estava viajando na velocidade da Luz...
Resumindo este longo comentário: alguém poderia chamar um PHd em física e escrever um texto sobre tudo isto que está envolvendo a história de Lost, bem como refutar alguma hipóteses, indicar exemplos com situações que aconteceram na ilha bem como indicar possíveis erros da produção ou coisas impossíveis de acontecer. Bom, eu não sou físico, mas só gostaria de ter uma base pra entender algumas coisas... pois neste último episódio 09x5 “Namaste” eu tomei um tranqüilizante pois não consegui dormir pensando em teorias! Parabéns aos roteiristas de Lost, pois para uma série fazer isso comigo tem que ser muito boa.

Tarcisio disse...

cara, voce voltou atrás no lance da foto, mas acho que tava certo mesmo

quando entra a imagem do momento da foto, o carinha nao ta lá, nao caberia entre os outros dois no espaço que tinha.

daí corta pro lado, e quando volta a imagem aberta de todos, aí sim o cara ta lá

Cintia disse...

Sawyer foi um pouco injusto com Jack. Tomar decisões sem ter muito tempo pra pensar, com muita gente questionando ou discordando não é fácil. Tudo bem q o Jack mera um semi-ditador, mas Sawyer tbm tomou decisões erradas como líder, qdo gritou, -Vamos pro riacho pros sobreviventes durante o ataque dos outros na praia. E tbm foi criticado po Juliet e Miles qdo decidiu sair do poço da Orquídea para o acampamento na praia, Juliet achou péssima idéia lembram? A diferença não está só em pensar mas em consultar os outros tbm, em deixar q outros opinem, coisa q Locke tbm fazia. Jack sempre rejeitou as intromissões de outros, essa é a diferença.

Cintia disse...

Sawyer foi um pouco injusto com Jack. Tomar decisões sem ter muito tempo pra pensar, com muita gente questionando ou discordando não é fácil. Tudo bem q o Jack mera um semi-ditador, mas Sawyer tbm tomou decisões erradas como líder, qdo gritou, -Vamos pro riacho pros sobreviventes durante o ataque dos outros na praia. E tbm foi criticado po Juliet e Miles qdo decidiu sair do poço da Orquídea para o acampamento na praia, Juliet achou péssima idéia lembram? A diferença não está só em pensar mas em consultar os outros tbm, em deixar q outros opinem, coisa q Locke tbm fazia. Jack sempre rejeitou as intromissões de outros, essa é a diferença.

Liana disse...

ESTE EPISÓDIO DETONOU!
É O PONTO ALTO DO PERSONAGEM SAWYER, QUE MATOU A PAU O DOC.

QUEM AFIRMA QUE O DOUTOR FEZ AS COISAS CERTAS E ELE APENAS FICOU OLHANDO É CLARAMENTE IMPARCIAL AO JULGÁ-LO NESTA TEMPORADA.AGORA QUE ELE TEM A OPORTUNIDADE DE COMANDAR, PORQUE NÃO COMANDAR DA MANEIRA CORRETA. A POSTURA IMPARCIAL DAS OUTRAS TEMPORADAS PODE SER APENAS POR NÃO CONCORDAR EM ATITUDES PRECIPTADAS QUE CULMINARAM EM TANTAS BESTEIRAS FEITAS PELO JACK.

DEI MUITA RISADA, POIS QUEM É FÃ DE JACK, DIFICILMENTE GOSTA DE SAWYER, DA MESMA MANEIRA DE QUEM GOSTA DA KATE, A PROTEGE ATÉ O FIM, MESMO ELA COMETENDO VÁRIOS ERROS.

A.D.O.R.E.I O POSICIONAMENTO DE UM VERDADEIRO LÍDER!!!

DETESTO PENSAR QUE A JULIET POSSA SER PASSADA PARA TRÁS, E ME DESCULPEM, A KATE NÃO AMA O JACK!!!

QUANTO A LISTA DOS PASSAGEIROS QUE BEN JÁ TINHA, SERÁ QUE NÃO PODEMOS ACREDITAR QUE OS SOBREVIVENTES QUE VOLTARAM A 1977 E CONHECERAM BEN NÃO POSSAM TER FEITO ESTA RELAÇÃO E ENTREGADO A ELE, NUMA TENTATIVA DE AJUDA, UMA VEZ QUE O ACIDENTE FATALMENTE OCORRERIA?

MAIS UMA VEZ, QUEM DE VOCÊS SE LEMBRA DOS ROSTOS QUE CRUZARAM SEU CAMINHO NO PASSADO??
EU, POR EX, NÃO ME LEMBRO DAS PESSOAS QUE CONHECI (A GRANDE MAIORIA DELAS), PORTANTO, A CRIANÇA BEN NÃO PRECISARIA LEMBRAR DA FISIONOMIA DOS LOSTIES, E SIM, GUARDAR NA MEMÓRIA APENAS O OCORRIDO.

ABS

nathali disse...

não acho que o carinha que não aparece na foto seja erro nem mudança de ângulo, pq ele não está com o uniforma da dharma...

Caguei no Peidar disse...

O que o Radzinsky estava construindo é a maquete que certamente será usada na gravação da orientação da Cisne, e não um projeto. Não tenho dúvidas que ela já está pronta (inclusive pelas cenas que o promo do episódio 5x10 mostram de um suposto ataque na vila), onde também acredito que o Faraday esteja trabalhando, por não ter aparecido no episódio. Quanto a tal "jughead", acho que não tem relação alguma com a escotilha, que é mais provável alguma relação com magnetismo, como foi visto na 2ª temporada.
Episódio bom demais, deixou só mais água na boca para os próximos!
[ ]'s

R.G.P disse...

acho que Ben vai salvar Sayid novamente eu acho que naquele saco não tem só o sanduíche,deve ter uma chave de algema e o resto será com o Sayid Bauer,ops! Sayid Jarrah,James deve colocar fogo na Kombi e enquanto o povo estiver apagando o incêndio,Sayid vai
aproveitar para escapar

Ivo Petri Jr. disse...

tipo.. o aviao da oceanic caiu por causa de um disturbio eletromagnético não foi?
Porque caiu esse avião agora?

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Será q o avião ajira 316 realmente posou no ano de 2007??? olah sei lá, apesar da pista q a kate e o Sawyer ajudaram construir com os outros, eu acho q o tempo q eles tão lá, e logo depois da purgação.

e sobre o Jack e Sawyer, vejo q tem muito gente q não curte o Jack, e q por isso adoraram o q o Sawyer disse p Jack, eu admito q tb gostei em partes, pq como já disseram aki, quando o Jack liderava, todas as situações eram muito complicadas, e agora q o Sawyer e uam especie de Lider, tá tudo tranquilo quero ver como ele vai se sair quando o bicho pegar fogo. tipo eu não tenho preferência, eu gosto dos 2.seria legal juntar o jeito afobado do Jack com a tranquilidade do Sawyer.

tenho certeza q é a Claire qaparece atrás da Sun, sei q muita gente acha q ela não ta viva, mas eu acho q ela tá viva, se o Jin sobreviveu a explosão do navio,a Claire tá viva, alias a gente viu q mesmo depois da explosão da casa ela tava viva, né, então............


..e eu sinceramente nãoa cho q o Ben virou frio e calculista por causa dos Losties, achoq não tem nada a vê.

=]

guilherme disse...

É como o Locke flw... todos nós somos oq somos devido a td q vivemos em nossa vida... todas as experiencias e momentos q nos fazem ser o q somos...

o Ben naum frio e calculista apenas por uma situação ou outra nakele determinado momento de sua vida... ele se tornou akilo ao longo de sua caminhada... q na minha opnião tem mt mais a ver com o seu pai perverso... e segundo a mitologia de Lost... de qlq jeito ele uma dia se tornaria akilo q eh...

D'Ambrósio disse...

Desculpem se eu estiver errado, mas o Cuse e o Lindelof já não excluiram há um tempo a idéia de paradoxo temporal? Eu particularmente estou entendendo como certo o que Faraday diz sobre não poder mudar nada no passado, mas nos seus posts vocês sempre mencionam essa outra possibilidade.

edsonmarquezani disse...

Acho que a história tá rumando mesmo pra essa idéia de que os losties que foram pro passado determinaram o que aconteceria com eles no futuro, nos meses após a queda.

É paradoxal, claro, mas não foi isso que vimos em relação ao Locke, em "Jughead"?

É uma idéia bacana até.

Depois desses episódios, eu agora creio que Ben realmente já conhecia Jack & CIA quando eles caíram na ilha. Seria bem interessante algo assim na história.

Ponto pros roteiristas! Tenha sido isso pensando desde o começo ou não. =D

R.G.P disse...

têm pequenos spoilers

Charlie matou Ethan que nasceu na ilha,seria uma perseguição da ilha com Charlie?
sei lá vai vê o cara era especial como o Walt,dizem os boatos que nós voltaremos a vê Ethan no episódio 12,mas ele já será adolescente,pois o ator escolhido foi o Devon Gearhart que me parece nasceu em 1995,é um bom spoiler pois nesse episódio já teremos um bom salto no tempo,só achei meio estranho pq o Devon tem olhos castanhos e o William olhos claros,mas como a produção de LOST tem furado muito nessa temporada...

para quem gosta do Michael Emerson como eu:
http://www.dailymotion.com/video/x8q54z_michael-emerson-on-the-bonnie-hunt_news
não tem spoiler...

--->>>acho que a teoria "whatever happened,happened" do Faraday é verdadeira,pois os produtores já disseram que o futuro em LOST não muda,como em algumas séries e filmes.
por exemplo:quando o James salva a Amy atiram nele,mas o tiro não o atinge(tanto que ele olha para o local e fica até meio bobo por não está machucado),isso aconteceu porque James não morre daquele jeito(seguindo essa linha...por mais que Sayid queira ele jamais poderá matar Ben criança,mas ele só irá descobrir isso quando atirar e arma falhar,ou não atingir Ben como aconteceu com James)

portanto o Faraday não mentiu,"WHATEVER HAPPENED,HAPPENED"
acho que depois da cena em que ele viu a Charlotte,ele percebeu que não poderia mais interferir na vida dela e passou a trabalhar na escavação para a construção da estação Cisne,ele deve passar os dias por lá e a noite quando retorna Charlotte já está dormindo...


OBS:Matem a Kate please!

MPMurad disse...

quem não voltou pra 1977 é porque não era oceanic 6, como o lapidus e o ceaser. Ou então era porque já havia ele mesmo na ilha em 77, por isso ficou 30 anos a frente, como é o caso de Ben, que está adolescente na ilha e SUN, que (acho eu) esteve na ilha na infancia ou apenas nasceu lá.

jlimp.ufrj disse...

Olha, eu realmente acredito que o Ben foi quem mandou contruir a pista, afinal era ele mesmo quem iria pousar nela. Como ele sabia? Simples, ao conhecer Sayid, Jack, Kate and Hurley ele contaram como chegaram a ilha que o ele mesmo estava no avião!

Outra coisa, quem foi que falou que o Ben nao reconheceu Sayid, pra mim ele conhecia TODOS os Oceanic Six

Larissa Cortizo disse...

RGP, concordo com seu comentário sobre o tiro que Sawyer levou e nao foi atingido. ele nao deveria morrer ali.
Assim como michael tentou se matar fora da ilha e nao conseguiu, pois a vida dele só acabaria com a explosão no cargueiro.
Em minha opinião tudo o que está acontecendo já aconteceu, seja lá como for, e o real presente da série está na "guerra" que widmore anunciou pra locke. Dali não há como saber o que vai acontecer, pois é onde toda a viagem temporal se encerra.

adoro o blog!!! parabéns!!

Rafa Bruno disse...

Pessoal: PAREM DE POSTAR SPOILERS AQUI!!!

Já existem os posts exclusivos para spoilers.
Davi e Ju, adoro ver as novidades de Lost no Dude, mas acedito que assim como eu, existem muitos outros que não curtem spoilers.
Por isso peço que bloqueiem este tipo de comentário fora de lugar.

[ ]'s

Davi Garcia disse...

Rafa me desculpe, mas não vi nenhum spoiler nos comentários anteriores. Há sim, muita especulação e teorias, mas nada definitivo ;)

Abraço!

Rômulo Cézar disse...

E aí Davi alguma dica ou algum fato novo pra postar ainda hoje ou teremos que esperar até amanhã mesmo? Pergunto porque como vários que vem aqui toda hora já estou em tempo de ENLOUQUECER sem NENHUM SPOILER, como diria Olivia Palito salve-nos DAVIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!111111.

Rafa Bruno disse...

Então Davi, não sei se é especulação ou spoiler, pq eu não li os comentários, mas um dos comentários do(a) @R.G.P começou assim: "SPOILERRRRRRRRRRRRRRRRR" e só de ler de relance a primeira linha, já é possível ver que ele faz referência ao episódio s5e12.

E mais pra frente, o mesmo(a) @R.G.P, postou um outro comentário que já começava assim: "têm pequenos spoilers".

Quando vejo a amaldiçoada palavrinha SPOILERS, eu fujo e não leio.
Sei que é difícil pra vcs lerem todos os comentários e tal, mas só pelo começo desses já dá pra ver que tem coisa fora do lugar.

[ ]'s

ૐ ..:: Renatão ::.. ૐ disse...

senhores, nao sei se já encontraram, visitaram, ou se estou "chovendo no molhado" mas acredito que seja mais um hotsite com alguns "easter eggs". Achei curioso e resolvi postar. Tem bastante elementos da serie, principalmente com relação aos "numeros" e o que me impressionou foi os pés da famosa e misteriosa estatua. vai o link http://www.dharmayatra.org/
alguem tem alguma duvida q a produção lançou mais um viral ai?

R.G.P disse...

a última coisa que eu quero no mundo é causar desavenças se o grupo de discussões é um grupo fechado não se preocupe eu visitarei o blog mas não tecerei mais comentários ATÉ MAIS!

sou uma pessoa PAZ E AMOR!

P.S-SE VC N QUER LER ALGO PQ VC JULGA SE TRATAR DE UM SPOILER EXISTE UMA COISA CHAMADA BARRA DE ROLAGEM

PAZ E AMOR AO MUNDO!

Rafa Bruno disse...

Não, este não é um grupo fechado e acredito que a presença, os comentários e opiniões de todos são válidos.
Talvez você não conheça o 'acordo' de não postar spoilers em posts que não tenham o aviso.
Num post é fácil esconder um spoiler, recurso que já é usado pelo Davi e pela Juliana.
Mas quando é lançado nos comentários e outras pessoas começam a comentar em cima de outros comentários com spoilers, acredito que isso fica fora de controle. Não existe barra de rolagem que irá controlar isso...
Não precisa ser radical e não visitar mais o blog, só acho que deve haver respeito com aqueles que não querem saber das novidades antes da hora.
Assim como vocês, nós também adoramos visitar o Dude e podemos conviver pacificamente. rsrs

[ ]'s
E vamos falar de Lost!

alexrnbr disse...

Kcete!!! Muuuito bom...
Cheguei a uma conclusão, pra mim, os Losties que estão em 1977 sempre fizeram parte do passado da Ilha. Assim, acho que o Ben já os conhecia, tendo passado as informações pros seus companheiros, os quais mandaram o Michael trazer exatamente os 4 (Jack, Kate, Sawyer e Hugo) para o acampamento no final da 2ª temporada. O fato de Jin ter ficado fora da lista deve ter alguma explicação.

Acredito tb que a construção da pista de pouso foi feita visando exclusivamente a segurança da aterrissagem do voo 316 da Ajira, pois Ben já sabia que isso iria ocorrer.

O tempo dirá se estou certo...

Christiano disse...

Bom, está explicado o pq Ben não vai parar no mesmo ano q Jack, Katie, Sayd e Hurley: Pq não poderia existir 2 Ben ao mesmo tempo ... e será que é por isso tbem q a Sun tbem não vai parar no mesmo ano q os outros Losties ? Será q o bebê oriental q aparece no início da temporada (filho/a de Marvin Candle ou Pierre Chang no ep. 5X01) seria então a Sun !!!???

Luci. disse...

Pode ser a Sun mesmo, até porque o pai "adotivo" da moça, na primeira temporada é rico, poderoso e cheio de operações secretas não explicadas, imaginar uma conexão dele com Widmore seria forçar a amizade? Talvez não.

Ben salvou o Ethan da purgação ou morre todo mundo (incluíndo os Losties) na purgação? Ou o Alpert pode ter salvado o Ethan quem sabe...

Aff, não vejo a hora de Juliet morrer logo e acabar com esse "quadilátero" amoroso tipo novela das 8. Quer romance? Compra um livro! Saco! Além do mais, Juliet com Saywer? O casal mais "sem química" da TV... Os roteiristas viajaram nessa.

Lucas disse...

Christian e Locke estão vivos simplesmente pq foram mortos no futuro e com isso permanecem vivos até chegar na linha do tempo certo.

Ocean's six e Dharma - creio que eles ficarão um tempinho no passado mas sairão(voltaram para o futuro) bem antes da "purgação". E Lapidus, Ben, Locke e Sun estão no futuro pq: seus corpos ja estavam em 1977 (sun e ben); lapidus não tem qualquer envolvimento pois ele veio pra ilha pelo cargueiro e saiu dela pelo cargueiro; e locke é um mistério.. talvez pq estava morto, mas teoricamente deveria estar com o pessoal em 1977.

E acho que o tal jacob nada mais é do que algum rosto conhecido da serie (acredito q seja algum ocean) que voltou do futuro para controlar/consertar as coisas assim como Richard (que acredito que nasceu bem depois da galerinha do ocean pousar, num futuro mto distante). posso estar viajando, mas é um palpite...

Binha disse...

No começo do episódio, quando o avião pousa, Caesar tenta acordar Illana e ela diz: "Jarrah?". Será que ela está lá a procura de Sayd?

Rodrigo disse...

O fato de Sawyerm e agora, Jack, Kate e Hurley estarem no acampamento, "trabalhando" pra Dharma, pose ser a explicação pra uma coisa q até hj me intriga e nunca foi respondida pela série.
Pq foram justamente os quatro, os nomes escolhidos por Ben para q Michael, no fim da segunda temporada, levasse até ele? Lembra??? Pois é...

ig0rf disse...

Acho que Sun e Ben não foram "transferidos" pro passado pq de alguma forma, eles estavam na ilha em 1977. O Ben já sabemos, e a Sun? Será que tem alguma relação com o coreano da Dharma?

Sabrina disse...

Gente, eu não consigo entender por que tantas pessoas acreditam que Sun e Ben não foram ao passado porque já estavam lá em 1977!!!

Locke, Sawyer e Juliet também já estiveram em um passado onde havia outra versão deles! Em um dos saltos temporais eles vão parar em 1º de novembro de 2004, que é quando o Aaron nasce e também quando a luz da escotilha acende para o Locke.

Ou seja, apesar de eles [Sawyer, Locke e Juliet] não se encontrarem com suas versões de 2004, existe sim 2 versões de cada um no mesmo período de tempo.

Além disso, repare nas datas de nascimento de alguns dos viajantes no tempo:

Jack - 1967
Sayid - 1968
Sawyer - 1969
Jin - 1974
Kate - 1977
Hurley - 1977

Com exceção de Kate e Hurley que talvez não tenham nascido ainda fora da ilha, todos os outros já existiam em 1977!! E portanto, existir no passado NÃO é impedimento para viajar no tempo!

Camilla Costa disse...

Gostaria de saber qual é o minuto em que a imagem da mulher (que talvez seja Claire aparece). Vocês tem aí uma captura do frame?

Luna disse...

"Aff, não vejo a hora de Juliet morrer logo e acabar com esse "quadilátero" amoroso tipo novela das 8. Quer romance? Compra um livro! Saco! Além do mais, Juliet com Saywer? O casal mais "sem química" da TV... Os roteiristas viajaram nessa."
Eu não poderia DISCORDAR mais...
Acho os dois muuuuito melhor do que a Kate com qq um dos dois... Kate suks!

Gente, vcs viram que boneco mais tosco na cena que a Juliet coloca o Ethan no colo da mãe??? Nooooossaaa... Podiam ter feito um bonequinho mais real, né? Parece boneca da Estrela!!! IAUhUIHAuiHAuiHUAIh...

bjo bjo©

Luna disse...

"Aff, não vejo a hora de Juliet morrer logo e acabar com esse "quadilátero" amoroso tipo novela das 8. Quer romance? Compra um livro! Saco! Além do mais, Juliet com Saywer? O casal mais "sem química" da TV... Os roteiristas viajaram nessa."
Eu não poderia DISCORDAR mais...
Acho os dois muuuuito melhor do que a Kate com qq um dos dois... Kate suks!

Gente, vcs viram que boneco mais tosco na cena que a Juliet coloca o Ethan no colo da mãe??? Nooooossaaa... Podiam ter feito um bonequinho mais real, né? Parece boneca da Estrela!!! IAUhUIHAuiHAuiHUAIh...

bjo bjo©