06/03/2009

Ep. 5x08 "LaFleur" - Easter Eggs, curiosidades e repercussão

Com spoilers para quem ainda NÃO viu o episódio



"...afinal egípcios tem tudo a ver com hieróglifos, e como os vimos aos montes na ilha, é bom não descartar a ideia de que os ancestrais dos nativos da ilha (ou os próprios) possam ter ligação com o misterioso povo responsável pela construção de esfinges e pirâmides." Curioso notar que a ideia que apontei no post do episódio 5x07 tenha encontrado reflexo já nesse 8º episódio. Não bastassem os hieróglifos vistos na série desde o final da 2ª temporada (lembra do contador zerado na escotilha?), eis que agora tivemos não uma, mas duas menções explícitas à presença ou influência da cultura/mitologia egípcia na ilha. E que jeito melhor de fazer isso, se não mostrando ainda que brevemente (e de costas) uma estátua gigante e um símbolo cujo significado tem tudo a ver com um determinado aspecto da trama atual?

Leia mais...

    Começando pela estátua, não há como fugir da possibilidade de que ela represente Anúbis, um deus egípcio guardião do submundo, ou se preferir, daqueles que morreram ou estão quase lá. Isso, obviamente seria um prato cheio para aqueles que adoram a teoria de que a ilha seria um purgatório (algo que inclusive já foi descartado pelos produtores há tempos). A outra possibilidade, e para mim a mais plausível nesse cenário, é a de que a estátua represente a Taweret (ou Taueret se preferir), que na mitologia egípcia era vista como a deusa da fertilidade, um tema de suma importância e grande peso na história mais recente da ilha. Agora, será que existe outra (ou outras) possibilidades para aquela estátua? Certamente que sim, e acredito que a aparição dela nesse episódio, tenha sido um 'mero' lembrete dos produtores/roteiristas de que o assunto da estátua de quatro dedos não está encerrado.

    Já a peça do colar que a novata Amy guardou, é o Ankh, outro elemento muito reconhecível na escrita egípcia (os hieróglifos) e que simbolizava a vida, ou melhor, a vida eterna, já que para os egípcios, a vida continuava após a morte. Algo muito curioso se considerarmos as recentes aparições de Christian Shephard na ilha e sobretudo a aparente ressurreição de John Locke na ilha, após ter sido morto por Ben. Será que todas essas cada vez maiores inserções de elementos da cultura egípcia na trama ocorrem ao acaso? Certamente que não, concorda?


    Nada como um salto temporal para ficar com a barba feita, não? Mas calma, não tem mistério nenhum nisso já que imagino que essa diferença visual do Jin não passe de um pequeno erro de continuidade da cena, já que tanto Sawyer quanto Miles não experimentaram os efeitos desse 'barbeador'.


    No interior da estação Pérola, aquela mesma que Locke e Eko localizaram próximo ao avião nigeriano no episódio "?" e que mais tarde voltamos a ver na 3ª temporada principalmente no episódio 3x14 "Exposé", o mesmo que nos apresentou através de um monitor, o falecido Mikhail Bakunin, que como soubemos mais tarde, trabalhava na estação Chama, a mesma aliás, onde Horace caiu perto sucumbindo à embriaguez flagrada pelo monitor.


    Rosie, uma funcionária Dharma fã de Geronimo Jackson, a banda fictícia cujo disco já foi mostrado na série em várias situações como na escotilha com Charlie e Hurley, no armário escolar da versão mais jovem do Locke, na camiseta do policial infiltrado no acampamento onde Locke viveu como vimos no ep. 3x03...


    Os seguranças Dharma, Jerry (Kevin Rankin, o Herc de Friday Night Lights) e Phil (Patrick Fischler, o Jimmy Barrett de Mad Men). Essa foi apenas a primeira aparição da dupla na série, já que ambos ainda devem voltar a ser vistos nos próximos episódios.


    "Meu nome é James LaFleur, mas pode me chamar de Jim." Mestre na 'arte' de aplicar golpes, Sawyer sustentou uma mentira bem elaborada (que envolveu até menção à Black Rock) e que aliada à sua capacidade de acalmar os ânimos entre hostis e Dharma, acabou colocando-o na posição de um autêntico Xerife (daí o símbolo da estrela) da Dharma. O curioso disso, é que Sawyer já flertara com posição ao assumir o posto de manda chuva do acampamento da praia lá na 2ª temporada (mais precisamente no episódio "The Long Con". Lembra da frase dele à época? "Há um novo xerife na área, pessoal."


    Horace GoodSpeed, o homem que levou Roger e seu filho Ben Linus à ilha (aliás será que os dois já estavam por ali àquela altura?), reapareceu no episódio revelando ter um papel de grande destaque na hierarquia da Dharma naquele momento (1974 -1977). Não tenho dúvidas de que o personagem ainda ganhará mais foco ao longo dos próximos episódios e torço para que seja feita alguma menção ao porque dele ter construído a isolada cabana que mais tarde tornou-se a morada de Jacob. Agora, outra coisa que me deixa curioso com relação ao personagem, é o que aconteceu com Olivia, a mulher que aparentemente era sua esposa quando ambos foram para a ilha. Será que vimos ou interpretamos mal aquela situação antes ou aconteceu algo que acabou levando-o a se aproximar de Amy?


    E por falar na novata feita pela atriz Reiko Aylesworth, que ganhou boa notoriedade na tv como a Michelle Dressler de 24 Horas (no detalhe da imagem), que papel estará reservado à personagem que deve aparecer em pelo menos outros 3 episódios? Seria ela também uma vítima da purgação perpretada por Ben? E quem é o filho que ela acabara de ganhar? A resposta para essa última questão virá no próximo episódio, mas e a de quando começaram os problemas com a gravidez na ilha, será que virão em breve também? Particularmente espero que sim, já que foi curioso ver o médico dizendo que àquela altura todos os partos eram feitos fora da ilha.


    A conversa entre Alpert e Sawyer, não só provou que o ex-bad boy da ilha era bastante safo, mas também que os eventos ocorridos 20 anos antes (em 1954), ainda despertavam interesse no então líder dos hostis. Como mencionei no post de comentários do episódio, duvido que a menção à Jughead tenha ocorrido ao acaso, e sigo acreditando que ela pode ter tudo a ver com o problema das gestações mal sucedidas na ilha. Outro ponto que me chamou muita atenção daquela conversa entre os dois, foi o fato de Alpert querer levar o corpo do falecido então marido de Amy para o acampamento dos hostis. Haveria alguma justificativa para isso, talvez ou teria sido uma mera questão de como líder, provar aos seus, que a justiça fora feita?


    Tudo bem que a cena em que Faraday (ainda sentindo o trauma da morte de Charlotte) vê a menininha ruiva na vila, nos leve a pensar que aquela era a versão jovem da antropóloga, mas será que é mesmo? Cronologicamente tendo a pensar que não, pois vejamos: se eles estavam em 1974, como explicar a informação dada por Ben no ep. 4x02 "Confirmed Dead" de que a ruiva teria nascido em 1979? Há um claro gap nisso, concorda? Outra coisa: se a ruivinha que vimos e que aparentemente pode ter entre 2 ou 4 anos for Charlotte, teríamos que pensar que ela e Ben teriam uma diferença muito pequena na idade, já que Ben chegara à ilha com 10 ou 12 anos mais ou menos naquele período, e convenhamos que olhando para os dois, dá para notar que há uma diferença de idade bem maior entre eles. Bem, seja lá como for, acredito que a cena tenha servido para ilustrar a dor de Faraday naquele momento e para nos lembrar que muito provavelmente veremos sim a versão jovem da verdadeira Charlotte em outro (ou outros) episódio(s).


    A 'volta' do submarino, o mesmo que levou Juliet à ilha e que poderia tirar os losties dela, mas que acabou explodido por Locke ainda na 3ª temporada. Será que o vimos pelo última vez? Aposto que não.


    Coincidência de nomes? Um dos mecânicos trabalhando na oficina Dharma se chama Tom, mesmo nome do falecido subalterno de Ben.


    Juliet como mecânica. Quem diria, hein? Notaram que tal qual o logotipo do uniforme do Sawyer, o dela também estava relacionado à função desempenhada? Pois então prepare-se para ver novos e curiosos símbolos Dharma (que não tem a ver com uma estação específica) já no próximo episódio.


    O flagrante de dois bons atores em perfeita sintonia. A surpresa de Juliet ao conseguir fazer um parto que não terminou em morte e a felicidade de Sawyer com a missão cumprida por ela, era só uma evidência da aproximação íntima entre os dois.


    Sawyer romântico e dizendo "Eu te amo". Quem poderia imaginar que 3 anos na ilha convivendo no ambiente da Dharma fariam tão bem ao outrora ríspido e durão James Ford, hein? Parece que aquela história de que um tigre nunca muda suas listras já era para ele. Aliás, vale muito à pena citar o belo e cada vez mais consistente trabalho de Josh Holloway na série. Não é de hoje que ele é um dos meus personagens preferidos, mas nessa temporada especificamente ele tem marcado presença de uma forma muito contundente.


    O início do reencontro entre Sawyer, Jack e Hurley, apontou o gancho emocional perfeito para o fim do episódio...


    ... que se encerrou na troca de olhares entre Sawyer e Kate, provando que o 'felizes para sempre' dele e de Juliet pode não ser tão definitivo assim. Sawyer realmente esqueceu da mulher que tanto lhe balançara, ou estava apenas tentando pregar um golpe no seu próprio coração? Tá aí o prato cheio para os fãs shippers.

    Repercutindo o episódio

    "LaFleur não foi um episódio de enlouquecer, nem aquele onde podemos passar horas especulando sobre as pistas ligadas à grande mitologia, mas meu amigo, que episódio divertido... Algumas vezes é bom ter um episódio de Lost que seja relativamente direto (mesmo com os frequentes saltos de Três anos antes/depois), que não exija uma graduação em teoria quântica para entender tudo, e que seja simplesmente sobre o prazer de assistir um ótimo personagem como James Ford fazendo o que sabe, e ainda mais, pelo prazer de ver Juliet Burke fazendo o que sabe bem ao lado dele."

    Allan Sepinwall - Crítico de Tv

    "Se no início Sawyer era o babaca, quase vilão, que adorávamos detestar, com o passar dos anos ele se revelou um indivíduo complexo que passou a expor um lado nobre, até doce, que o transformou num dos grandes heróis da série - e o fato desta imensa transição ter ocorrido bem diante de nossos olhos sem que a notássemos de imediato é um tributo ao talento dos roteiristas de "Lost", bem como do trabalho impecável do cada vez mais maduro Holloway."

    Pablo Villaça - Cinema em Cena

    "Sempre que Lost nos apresenta um novo mundo, ou uma nova realidade, somos brindados com episódios excelentes - para não dizer antológicos... E foi assim com este “La Fleur”... é bom termos um pouco de emoções na ilha e lembrar que Lost não é feita só de clarões e viagens no tempo."

    Gisele Ramos - Blog Na Tv

    "Se há uma coisa sobre James Ford que aprendemos após quatro temporadas e meia de “Lost” é a de que ele é um homem sem apego à sua história. Não só porque não há muito do que se orgulhar dela, mas porque ela mal existe. Profissional da mentira, como mesmo se identificou para Miles, desde que sua vida fora destruída por um golpista, Ford meio que desistiu de si para viver outras pessoas; e ao ser diversas, na verdade nunca foi nenhuma.

    Carlos Alexandre Monteiro - Lost in Lost

    Lembrando que para ler todos os comentários acima na íntegra, basta clicar nos links.

56 comentários:

COMUNIDADE DESPLUGADA disse...

muuuito boom!!!
Olhos de águia vocês tem.

lucas disse...

não sei não mas pra mim aquela menininha pode ser sim charlotte, não podemos esquecer que quando se sai da ilha por uma rota errada pode haver consequencias, quem sabe esses 5 anos não tenham se passado quado a mae de charlotte saiu da ilha, assim como desmond , frank e sayid se delocaram no tempo ao sair da ilha,talvez por isso a mãe da ruiva tenha a feito acreditar que tudo era mentira.

Giancarlo Rodrigues disse...

sei não mas a estatua está mais ligada a figura de "Meskhenet" da uma olhada, sobre essa divindade, é a cara do que se passa em LOST

dudulespaul disse...

Existe um diálogo do Platão chamado crítias ou da atlântida, em que Sócrates encontra-se com o avô de Platão.O avô então diz a sócrates sobre o fato de terem sido encontrados náufragos que parecem ter vindo da atlântida. Pelos estudos que eu já fiz desde o 1º período de filosofia na faculdade, a cultura grega sempre entrou em contato com a egípcia, desde as viagens dos pré-socráticos pitágoras e tales de mileto.O que se diz, é que os egípcios tem ligação com a atlântida.a atlântida como dizem as lendas, legou vários símbolos às culturas dos povos pré colombianos.Com essa mescla Egito X "Atlântida", povo evoluído, regeneração, será que a ilha não seria a atlântida se movendo...acredito que essa teoria já exista, de qualquer modo aí vai minha contribuição.

Tiago disse...

Charlote era a mais nova de 4 irmãs, então a garotinha pode ser uma das 3 irmãs mais velhas de Charlotte, a mãe da Charlote pode ter aparecido no episodio, quando o Richard chega ao acampamento, o grupo do Sawyer está em uma casa junto com uma mulher ruiva.
nunca foi dito que Horace e Olivia são casados, eles só apareceram juntos no carro quando o Ben nasce,
e depois só vimos a Olivia dando aula para o Ben, talvez eles sejam irmãos por isso eles tem o mesmo sobrenome.

Alexandre van Beeck disse...

Já que você comentou sobre a barba do Jin, o mesmo aconteceu com Sawyer. No início do episódio a barba dele em umas cenas estavam maiores e na sequencia mais ralas...

Abner Pereira disse...

Aquela saia da estátua já mata a charada...
Pra quem achou que a estátua seria Locke... eu não imagino ele de saia não... HAUHAUHAU

Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos! disse...

Eu tive a impressão de que aquela não era a estação Pérola e sim uma sala de monitoramento das redondezas, como aquela que existia na Estação Hydra. A Pérola não monitorava o comportamento dos dharma-men na Cisne? E, eu sei que existem corte de tempo narrativos em uma edição, mas eles chegaram muito rápido na dharma-house do sr LaFleur.

Abner Pereira disse...

É verdade.. não creio ser a estação pérola.

ze das couves disse...

Bom, ninguém deu muita pelota pra minha teoria (na verdade, não é só minha, algumas outras pessoas também chegaram à mesma conclusão), mas eu sigo com ela...

Tudo em LOST já aconteceu! Pelo menos para alguns personagens (Ben e Widmore, por exemplo).

Isso explica um monte de coisas. Alguns exemplos:

- Porque Charlie tinha que morrer (porque foi assim na linha do tempo "original");
- Porque Ben e Widmore não podem se matar um ao outro (porque existem no "futuro");
- Porque Amy deu a luz normalmente (porque já havia feito isso na linha do tempo "original");
- Porque outras mulheres não conseguiram (porque os bebês não existem na linha do tempo "original");
- A frieza do Ben em relação aos acontecimentos (tudo já ocorreu);
- etc, etc, etc...

Creio que a intenção do Ben é tentar mudar o passado e por isso se apossou da ilha. A tentativa de fazer nascer crianças, que na linha do tempo "original" não existiam, seria uma clara intenção disso. Eu acho que ele desvirtuou a intenção original da DHARMA (alterar os valores na equação de Valenzetti) para fazer experiências no sentido de alterar o passado. Só não sei porque...

eclipse disse...

Não Era a Pérola..
e o Bebe da Mina la Só Pode Ser o Ethan !!!
Amy=Amhelya?
Talvez....

Sabrina disse...

Eu adoro os episódios mais científicos e densos, mas Deus como eu estava com saudades dos episódios de dramas pessoais!

Foi ótimo ver Sawyer falando que tinha esquecido um grande amor, e poucas horas depois descobrir que este amor está de volta.

Mas vamos às minhas considerações do episódio:

1) Também acho que a menina ruiva não é Charlotte, mesmo que a informação de nascimento dela esteja errada, ela é bem mais nova que o Ben.

2) Pela cronologia que encontrei no Lostpedia, o Ben já deve estar na ilha em 1977 [ele nasceu em 1962, e tem mais ou menos 12 anos quando chega à ilha, o que nos daria 1974]. Porém não consigo imaginar que Sawyer, Juliet e cia já conheçam o jovem Ben e nada nos foi mostrado. Ficaria muito mais legal se o Ben chegasse a ilha agora, junto com Jack. E aí sim viriam os reais questionamentos se eles devem interferir no passado.

3) No começo do episódio, mas no ano de 77, Sawyer e Jin conversam sobre procurar "nossa gente". Será que estão se referindo aos O6, Rose, Bernard e Locke, ou simplesmente alguém da Dharma?

4) Aliás, que diabos aconteceu com Bernard, Rose e Vicent? Sempre achei que eles estivessem pulando no tempo ao mesmo tempo que Sawyer mas em locais diferentes da ilha. Mas agora começo a pensar que eles ficaram pulando em tempos diferentes, e após o giro da roda por Locke, também estacionaram num tempo diferente. Acredito que haverá um episódio do tipo 2x07-The Other 48 Days para mostrar por tudo que eles passaram.

5) Acho que o maior gancho da temporada agora se trata de juntar os sobreviventes de 1977 com Sun, Lapidus, Ben e Locke de 2008 [pelo menos penso eu que eles estão em 2008]. Afinal aparentemente não há mais viagens no tempo, mas será que Jack, Sawyer e cia. irão simplesmente tocar suas vidinhas até 2008?? Rs. Inviável pois isto implicaria em 2 opções:

5a) morrer na purgação.
5b) sobreviver à purgação, mas estar sob ordens do Ben, inclusive as ordens de capturar os sobreviventes do 815 e etc. Essa opção cria paradoxos demais!!

6) O que será que aconteceu para Juliet desistir de sair da ilha?? [ela prometeu ao Sawyer apenas 2 semanas].

7) Será que Sawyer, Juliet e cia. já tinham desistido de esperar pelo Locke e Oceanic 6? Ou ainda havia esperanças??

8) Fico me perguntando sobre o que será a 6ª temporada. Achava que os O6 só chegariam na ilha no final da 5ª.

Nossa senhora, são dúvidas demais, rsss!

Isabelle disse...

Foto do Deus Twaret da fertilidade

Olha quantos dedos ele tem!

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:TawaretByEntrance_RosicrucianEgyptianMuseum.png

Bjos

Belle

Pondexter disse...

Acho que foi aqui mesmo no Dude que comentaram sobre o porquê do Richard Alpert aparecer sempre impecávelmente arrumado, sendo que quando ele apareceu pela primeira vez para o Ben, ele estava com o visual típico de um hostil.

Acredito que algo irá acontecer nesse momento em que os losties estão no passado.

E isso deverá afetar todos.

Será que nessa época ainda existia estátua inteira?

E o fato da mesma estar de saia não significa que seja uma Deusa.
Uma vez que Deuses egípcios - como o próprio Anúbis - também usam saia.

Carlos disse...

O anubis não tem 4 dedos, tem 5. então acho que esta estatua não é a mesma do pé de 4 dedos. o que vcs acham?

dudulespaul disse...

O disco continua rodando... só não estamos na música em que gostaríamos... só essa frase já valeu o episódio... Faraday é o cara...

Você pode ir pra frente ou para trás,mas não pode mudar as coisas do tempo.. Whathever happend, happend...

se tudo já aconteceu, não há perigo de vermos um final tosco em lost... vai acabar na circularidade..isso pra mim é perfeito... se todos morrerem ainda continuaram vivos e se verão talvez, seus respectivos "eus" de passado e futuro... procurem no google ou comprem um livro do escritor fantástico argentino Jorge Luís Borges, chamado ficções... nesse livro tem um conto, que vocês acham fácil na internet pra download... chama-se : O jardim das veredas que se bifurcam... é isso que ocorre em lost nesse momento da série...

Poliana Costa disse...

Desculpa se estiver falando besteira, ainda nem li o post direito.
É que ainda não vi ninguém comentando sobre o fato de a Helen, ex no Locke, ter aparecido na vila dos Outros.
Alguém mais viu???

Robson disse...

Só eu que acho que essa estátua é dona do pé de quatro dedos?

Jonatas Corteze disse...

Quando olhei a última sena do episódio....cara

eu não sabia o que eu fazia....se chorava se sorria se tremia se limpava as lágrimas

ahsuHUshUAHsuAS

cara, só lost consegue fazer isso com as pessoas


estava com saudade de sentir isso olhando 'um simples episódio'

Só imagino qto vou chorar ano que vem ;/

André Bacil disse...

Sabrina:

1) A menina pode ser Charlotte sem problemas, afinal, esse tipo de diferença de idade pode, na visão dos produtores, ser somente entre os atores...

2) Lostpedia sabe tanto quanto eu ou você, não confiaria nos dados deles assim, não...

3) Com certeza esse "nossa gente" se refere aos 06... acho muito improvável que eles estejam procurando um Dharma

4) duvido que eles tenham dado saltos diferentes. É capaz de terem morrido no processo, já que eram mais velhos. Em todo caso, tem coisa demais acontecendo pra abrir espaço pra mostrar os dois...

5) não acho que vá acontecer nenhum dos dois. Se o Ben já está na ilha duvido que Sawyer já o conheça. Sem contar que quando o Horace chega com ele ele está com o cabelo bem mais curto!

6) Acho que ela só desistiu mesmo...

7) Duvido, acho que o trabalho do Jin era justamente procurá-los

8) Ainda tem 1/2 quinta por aí rsrs

Kaki disse...

Easter Eggs tão rapido assim!?! é por isso q eu amo esse blog!!!
Tomei um grande susto quando vi a estátua...mas foi um susto tão bom de tomar, pena que agora tem duas semanas de desespero pela frente!
..mas será q o jack podia morrer no 5X09?quebrar uma perna?arranhar o braço? tah vo continuar sonhando...Amei os easter dude!!!tnks

Sabrina disse...

É possível identificar o livro que Sawyer estava lendo quando Horace acordou da bebedeira??

Bagarai! disse...

Não é a estação Pérola nem ferrando. A Pérola era usada para monitorar outras "escotilhas/centros" da Dharma, esse lugar ae pra mim, é para monitorar a ilha (do lado de fora)

Sabrina disse...

André Bacil

1) Tudo bem que Ben é o maior mentiroso da face da Terra, mas quando Locke aprisionou a Charlotte, o Ben disse que ela nasceu em 2 de julho de 1979. E ela se mostrou surpresa por ele saber tanta informação sobre ela, tb nunca desmentiu nada.

Como no Untangled [que é material oficial da ABC] fala que a menina é a Charlotte, eu já estou aceitando isso, mas foi um furo muito gigante de idades.

Mesmo que considerarmos só a aparência dos atores, em 1974 a ruivinha parece ter uns 6 anos, ou seja, em 2004 essa garotinha deveria ter uns 36 anos, e a Charlotte não aparenta essa idade nem de longe.

2) Claro que Lostpedia sabe tanto quanto nós, só coloquei de referência pq lá todas as informações estão organizadas. Se vc analisar todos os episódios dá pra ter idéia de quando um personagem nasceu ou quando ocorreu algum fato importante.

4) É, pois é, também acho difícil Rose e Bernard terem dado saltos diferentes e com certeza absoluta vc está certo em ter pouco tempo para abrir a história pra eles dois. O que me intriga é que os produtores prometeram não matar o Vincent, rsss.

5) Sim, o cabelo do Horace está dificultando tudo, rs. Mas inevitável que os losties encontrem com o menino Ben, cedo ou tarde isso vai acontecer. É uma comunidade muito pequena para simplesmente passar despercido, hehe.

Sabrina disse...

Poliana, precisaria ver o episódio de novo, e tb os antigos pra ver se é a Helen mesmo.
Em que momento do episódio ela aparece?

LM disse...

Porque Jack e os outros nao voltaram para ilha no tempo cronológico igual ao que sairam da cidade? pq voltaram para 1977?

Fabio Marcolino disse...

"Sawyer realmente esqueceu da mulher que tanto lhe balançara, ou estava apenas tentando pregar um golpe no seu próprio coração?"

Ei, essa historia q ele contou de ter esquecido a mulher acho q ele se referiu àquela mulher que mostrou uma foto de um filho dele na prisão, lembra?

Ou vcs esqueceram q qdo ele se "livra" dela ele segura a foto dela e a deixa para trás?

Marcelo_S.O.A.D! disse...

Esse fato da barba do Jin eu já havia notado. Acho que no ep. que aperece ele com a Daniele em um dos primeiros flashes ele aperece com essa barba que até então não tinha. e agora somiu. Será que é erro de continuação mesmo?!

jacoud.jpa.mdi disse...

Sim Aquela Garotinha Deve ser Charlote sim pelo motivo de que ela deve só ter sido registrada fora da ilha,que ela saiu quando jovem ainda.

Sérgio Barreto disse...

Hey dudes, só deram mole de botar essa foto sem estar "escondida" que nem as outras. Puseram logo na "capa" do blog!
Vi o episódio já sabendo que isso ia aparecer :/

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Eu não acho q Ethan seja o filho de Horace e Amy, acho q é viagem isso.

Jackson Good disse...

Sensacional episódio. Lembro que muitos reclamavam que Sawyer não teve um episódio dedicado a ele na temp anterior, que isso era ruim… deixar de lado um dos principais significa que sua história acabou e ele poderia até morrer. Esse ótimo La Fleur mostrou o quanto errado isso estava. Que baita personagem é James “Sawyer” “La Fleur” Ford. Acho que ninguém evlouiu tanto quanto ele no decorrer da série. E seu ciclo definitivamente ainda não se fechou.

E devo dizer que o casal Sawyer/Juliet me agrada muito mais que Sawyer/Kate, Jack/Kate e Jack/Juliet.

PS: A garotinha dever ser a Charlotte mesmo. A diferença grande de idade me relação ao Ben deve ser porque ele saltou no tempo muitos anos pra frente.

Orlando disse...

meu primeiro comentario aqui !

não é a perola ( como os colegas ja disseram ai em cima )

primeiro pq a unica entrada da perola que vimos era vertical , e eles subiram uma escada diagonal que termina em portas ...

abraço a todos e parabens pelo dude !!!

Dani disse...

acredito que é a mesma estátua que a de quatro dedos e, como os produtores fazem de tudo no lost, menos a obviedade, creio que seja um dos dois deuses da fertilidade, tanto pode ser meskhenet quanto taweret, sendo mais possível esse segundo.

mas, independente do que seja, há um fato inegável: inteira ou só o pé, essa estátua me dá calafrios.

Cayo disse...

Nossa cara, estátua de quatro dedos = Anubis, guardião do submundo, Deus da morte e morimbundos!! oO

Procurem no google, ele usa uma máscara que parece ser um cachorro, e em alguns desenhos ele realmente tem 4 dedos no pé.

Pra mim é mais certo de cer o Anubis do que Taweret.

Ainda mais por tá segurando aquele simbolo na mão!!

Malf disse...

nem é estatua de anubis, a estatua de anubis tem mó orelhao, e 5 dedos no pé, e a estatua de lost tem 4 dedos se naum me engano certo??

leonardo disse...

Pra mim ficou claro que Paul era um dos outros e foi para a ID pela Amy.
Por isso Richard quis levar o corpo dele.
E também o ankh que ele usava que indica a relação entre os Outros e o Egito.

Dedé disse...

Lost a mil como sempre. Eu estou gostando de todos os episódios dessa fantastica novela.
Os problemas que aparentemente ocorrem de continuidade, deixemos de lado, pois tem outras loucuras para se focar.

O Sawyer de líder....3 anos...show...
como é que ele comentou do Richard...maquiado??? os egipicios se pintavam não?????
ai ai ai

a estatua foi algo showwwwwwww
lembro da segunda temporada, que pegaram o sawyer e a kate para picar pedra....da estatua????

em que tempo será que está o John....será que quando ele virou a roda do tempo, ele tava tendo visões ou tava consciente quando falou com o pai do Jack??? no reload no episodio passou tão rapido que deu essa leve sensação...

outra coisa louca....
se o Charles Wildmore conhece a Eloise, que sabe ir para ilha, porque ele não voltou????? ou ela????

tô achando o que Ben é total doidão....

que loucura..

show
Dedé http://ispicialista.blogspot.com

Bala disse...

Olá pessoal, bom a única coisa errada nesse easter eggs é em relação a foto da estação de segurança, ela não é a mesma que a pérola, em um outro site ele colocaram as fotos para comparar pq todo mundo pensou que era a pérola, no mais, muito legal este blog, sempre acompanho, parabéns!!!

Giancarlo Rodrigues disse...

Esse estátua não pode ser de Teweret.
Olha como é a Teweret

Figura embarazada de piel negra, cabeça de hipopótamo ou de mulher, com chifres e disco solar, grandes pechos, patas de leão, cauda de cocrodilo e seios muito grandes. Também como uma cerda.

Notaram....Patas de Leão !!! o pé de 4 dedos não parece com "patas" e sim com um pé humano.

W.V disse...

Sabrina, gostei dos teus comentários, parabéns!

Tem muita gente que fica perguntando sobre os outros losties(Rose, Bernard...Vicent!)... uns dizem que eles não viajaram no tempo como Juliet, James, Miles..., outros dizem que eles também viajaram no tempo... enfim, mais um mistério!

Porém, acho que se eles foram parar no tão do Templo( que é mais um mistério ), eles não viajaram e não sofreram os sintomas(sangramento do nariz até a morte) como os nossos viajantes, talvez o tal do Templo -de alguma forma-bloqueia as viagens... por isso que Ben queria que a sua filha fosse para o Templo na 4a temp.

É isso!

W.Vidal

Lee Jan disse...

me pergunto a respeito da criança de Amy, e como por desconfiança o fato de horace ter ficado com ela logo apos a mrte de seu marido... o nacimento dessa criança me volta a pensar em uma possivel ligação com Desmond. já que a senhora hawking disse que ele e a ilha ainda na otinham termido, e o fato de seus pais ainda nao terem sido descritos na serie... e o fato do horace ter se aproximado tao rapido da amy talvez indicasse que els ja teriam um acaso antes... sei la.. pode ser uma viajem.. mais em lost... tudo é realmente uma viajem.. =)

Luna disse...

Caaaara!!!
Se o Sawyer deixar a Juliet pra voltar pra Kate, eu MATO ELE!!!!

E tenho dito!!!

bjo bjo©
Ps: Amei os Easter eggs!!!

Hermano disse...

Os egípcios não pintavam os olhos?
O tal do Richard lá, também não tem uma maquiagem? O Sayer até deu uma sacaneada. xD

Douglas disse...

pois é, aquela menina nem é a charllote, e os simbolos dharma deve ser igual nas forças armadas, cada cargo tem um simbolo diferente de acordo com sua especialidade!!!!

E tenho q mencionar q vendo o sawyer sorrindo é meio estranho.. so venmos ele bravo e colocanndo piadinha maldosa, vendo o lado mal dele, ai quando aparece ele feliz e dando aquele sorriso de felicidade é estranho[2]

e to puto pq num tem episodio essa semana!!!
>;(

lucas disse...

Gente mais uma vez digo que aquela menina pode ser sim a Charlotte, até parece que vcs assistem ums outra série. Em Lost o tempo é relativo, já vimos muito disso desde a quarta temporada, e como Ben disse na segunda temporada, e depois daniel, se não seguir a rota exata consequências podem acontecer, como foi o caso de lapidus, des e sayid que viajaram no tempo e ficaram mais de um dia de diferença da ilha. E não venham me dizer que naquela época isso não acontecia, pois o widmore mesmo disse que aquela ilha foi sempre procurada e a Dharma não foi pra ela a toa, vemos pelo chang que não se espantou ao ver a roda. E ainda mais quando a charlotte contou a história dá a entender que a mãe dela fugiu com ela as pressas, ou seja pode bem ter tomado a rota errada, o que fez a charlotte viajar no tempo, e como disse antes talvez esse tenha sido o motivo da mãe da charlotte forçar ela a esquecer de tudo. Nada a aver essas frases de que Ben é mais velho que a charlotte, locke não perdeu três anos de sua vida naquele salto temporal?

mdimendes disse...

Galera primeira vez que to postando aqui:

Creio que a grande trama em volta de Charlotte seja mesmo o fato de deslocamento temporal. Mesmo Ben sabendo tanto dela, podemos lembrar que ele sempre obtinha informações de fora da ilha, ou seja, se a mãe dela a registrou em 1979 não teria como Ben saber que ela era uma garotinha que nascera na ilha na época em que ele nem estava nela.(se não me engano ele até fala o local onde ela nascera no episódio da 4a temp). Outra coisa que eu inclusive cheguei a escrever pro fale conosco do site: Ben ainda não está na ilha, mas com ceteza vai chegar (dããã! isso todos sabemos) Mas interessante notar um "Easter egg" que não foi divulgado aqui, no minuto 38:15 do episódio ( o momento em que Sawyer pega a flor pra dar a Juliet em seguida), o quadro começa com a imagem de um homem velho(só aparece seu braço, mas é aparentemente um idoso) jogando xadrez SOZINHO! Me lembro de ter visto uma cena cortada (dos episódios de celular) em que Ben joga xadrez com Jack e diz que era chato o fato dele ter que ir embora da ilha (por causa do acordo de sua cirurgia) pois não teria mais ninguém pra jogar xadrez com ele. Na minha opnião Ben aprende xadrez com esse homem na ilha ou pelo menos passaria tempo com ele enquanto o pai não lhe daria atenção. E depois o mata na purgação e acaba "herdando" o tabuleiro.
Vale lembrar também da intensa conotação da série com o jogo, lembrando do que o "Brother" disse no episódio em que descobriram a estação "Lamp Post".

E ainda tem mais, eu queria ressaltar a provavel ligação do ano em questão (77) com o código digitado por Locke no episódio "Enter 77" da 3a temp que destrói a estação Chama onde trabalhava Mickail. Não sei por que mas acho que o código de segurança tem a ver com o ano, o que poderia ser indício de algum grande acontecimento envolvendo a segurança de todos da ilha ainda antes da purgação. Outro detalhe, na Chama, Locke consegue o código jogando XADREZ contra o computador.

Lucas disse...

Sobre a estátua, nao acho que seja do Anubis pois ele tem orelhas grandes e pelo menos a cabeça por tras parece mesmo da tal deusa da fertilidade (que tem 4 dedos, mas nao é pé humano). Tem tambem o tal simbolo que o anubis segura e a deusa nao.. ou seja, ta tudo misturado.

Agora uma coisa que ninguem comentou até entao é por que Richard quis levar o corpo de Paul... e eu tenho uma teoria: Paul pode ser Jacob! Como vemos ele tem alguma ligação com o passado da ilha por carregar aquele talisma e era amigo de Horace... e Horace construiu uma cabana pra quem? faltam mais teorias e detalhes, mas meu palpite está dado.

Fabio Ramos disse...

Sawyer zoar a maquiagem do Robert, foi demais!!!

Babi Magalhães disse...

Eu acho que a estátua apareceu de costas pq ela terá algum rosto familiar...

helenanegra? disse...

Oi!
Sempre amei o blog, mas há muito tempo que não visitava. Esta temporada do Lost está demais, não poderia de deixar de comentar algumas teorias:

-A Charlotte e a família devem ter saltado no tempo, porque em algum determinado momento eles precisaram fugir da ilha. E sairam da ilha porque se encontravam na câmara da roda. Por isso é que a Charlotte sabia do poço e da ligação entre a ilha e a Tunísia. Ela chegou à roda, através do poço, e depois saiu da ilha quando alguém virou a roda, e foi parar à Tunísia.(n sei se alguém já o referiu)

-Acredito que o deus tenha a cabeça de felino, por causa das orelhas. Talvez Maahes (n sei se alguém já o referiu), filho de Rá (deus do sol), deus da guerra. *Associado à flor de lótus, à advinhação, às armas (facas).
*Devorava os prisioneiros. Castigava os inimigos mortos e protegia os inocentes mortos. Ou seja, dividia os bons dos maus.
*Também protegia o faraó quando este estava na guerra.

Anúbis ou Maahes, qql que seja o caso, acredito em quem diz que talvez haja alguma com o monstro do fundo.

-Penso que os O5 no ano de 1977 é tudo resultado do course- correction. Não era suposto eles saírem da ilha, porque da(s) outra(s) que anconteceu antes eles não saiam. Se eles não tivessem saído, estariam também no ano de 1977 e na ilha. Também foi por isso que eles tiveram de recriar a situação.

Emboram isto não explique o porquê de talvez a Sun não estar também com eles.

Bom Lost!

voltacomigo? disse...

(anterior nick helenanegra)

Pondexter disse...
"Acho que foi aqui mesmo no Dude que comentaram sobre o porquê do Richard Alpert aparecer sempre impecávelmente arrumado, sendo que quando ele apareceu pela primeira vez para o Ben, ele estava com o visual típico de um hostil.

Os Outros se vestem assim sempre que se querem disfarçar. Ainda não percebi bem o porquê, se eles se escondem de alguém em particular ou se é uma espécie de camuflagem, ou para parecer que estão presos e perdidos na ilha há muito tempo, ou tudo isso.
O Zeke(Tom) também estava com roupas velhas, uma grande barba, etc.
Os Outros também estavam andando pela selva assim vestidos, e com aquele menino que raptaram (de entre os Taillies) que estava arrastando o urso.(Mas nesse caso duvido que fosse para enganar os Losties).
Depois vimos que tudo não passava de um disfarce.

O Tom e o menino com roupas novas e normais.

?!

Rafael disse...

Achei um erro de continuidade: Aos aproximadamente 6 minutos e meio do capitulo, quando os dois funcionários da segurança Dharma vão acordar LaFleur, Sawyer esta com uma camiseta branca. Logo em seguida ele pega o macacão da Dharma e aparece fechando o macacão usando uma camiseta verde por baixo…
Seria uma camiseta mutante?

Eli disse...

Para mim a pergunta que não quer calar: PORQUE NINGUÉM ESTRANHA ENCONTRAR O RICHARD ALPERT EM ÉPOCAS DIFERENTES E ELE CONTINUAR SEMPRE IGUAL?

A Juliet o conheceu em 2002, o viu nos anos 50, volta a reencontrá-lo em 1974 e acha normal o cara não ter um fio do cabelo fora do lugar? O mesmo pode se dizer do Locke e do Sawyer porque aparententemente eles não também acham normal. Do jeito que o Sawyer gosta de tirar sarro esse seria um comentário perfeito "qual o produto que você usa embaixo da maquiagem para se manter tão jovem?!"

Para mim isso é um furo no roteiro, a não ser que essa resposta tenha passado desapercebida para mim.
Se alguém souber responder agradeço.

Sabrina disse...

Eli,

Acho que eles se surpreendem sim, mas tanta coisa doida já aconteceu com eles [monstro de fumaça, visões, viagem no tempo] que eles já não questionam o tempo todo.
Mas de quando em quando até que perguntam, lembra-se que em Jughead, Locke pergunta à Juliet quantos anos o Richard tem?

Eu sempre achei o cúmulo ninguém prensar o Ben e perguntar o que é o monstro de fumaça, como exatamente funciona a cerca sônica, POR QUE a ilha é importante, POR QUE o Locke é importante, como as pessoas [Ben, Widmore, Richard] sabem que o Locke é importante, como o médico do cargueiro apareceu morto antes mesmo de morrer... sei lá, infinitas dúvidas que eles tem mas não perguntam!!

Acho que agora já acostumei... rs.

Eduardo disse...

Esse é meu primeiro comentário aqui no blog...
Muito tem se especulado sobre o pq das mulheres não conseguirem dar a luz na ilha, e como não existem limites para se viajar com lost, lanço a minha teoria.
A estatua gigante é da deusa da fertilidade, e foi destruída, gerando assim problemas as mulheres na ilha.
Abraço a todos.