05/02/2009

Comentários do ep. 5x04 "The Little Prince"


Seguindo à risca a lição creditada à Nicolau Maquiavel em "O Príncipe", de que "os fins justificam os meios", The Little Prince (título que também pode ser associado ao clássico romance de Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe, mais sobre isso no post de easter eggs e curiosidades) evidenciou mais uma vez que na arte da manipulação, Ben Linus continua imbatível. Carregado pela intriga, a sombra da desconfiança, experiências e encontros chocantes na ilha, esse também foi o episódio que verdadeiramente evoca o tema da temporada: destiny calls (o destino chama) e sim, eles tem que voltar!

Leia mais...

    Findo o mistério em torno do cliente de Dan Norton (o advogado por trás do suposto processo para tirar a guarda de Aaron), não consigo deixar de ficar fascinado com a competência de Michael Emerson em enganar/manipular não só os personagens, como também o público. Afinal, por mais que saibamos que o cara não merece confiança alguma, ele sempre arranja um jeito de provar o contrário só pra puxar o tapete depois, e isso amigos, se deve muito ao talento do ator e, claro, aos bons textos que ele recebe. Assim, chegou a ser involuntariamente engraçada a cena do final do episódio quando Ben confessa a Jack ser o cliente de Norton e diz um seco "I'm sorry, Jack" que facilmente pode ser lido como "me desculpe, Jack [por tê-lo feito de otário de novo]. Sabe o lance dos fins que justificam os meios que citei no começo? Pois é, essa parece definitivamente ser uma regra básica de conduta na vida de Ben, o que no fim só torna o personagem mais interessante, ainda que comprove por tabela, que Sayid tinha razão quando disse ao Hurley que ele não deveria confiar em Ben.

    Se fora da ilha as coisas esquentam com as manipulações de Ben e o progressivo jogo de vingança minuciosamente planejado por Sun (que no fim, realmente parece isentar Kate ou qualquer outro Oceanic de culpa), dentro dela as movimentações temporais continuam revelando situações absolutamente surpreendentes como:

    (1) O salto para o início de novembro de 2004, trouxe à Locke a temível constatação de que ele poderia ver a si próprio na parte exterior da escoltilha Cisne no exato dia em que a luz se acendeu como vimos no episódio 1x20 "Do No Harm" (o ep. em que Boone morre) 1x19 "Deus Ex-Machina" (obrigado pela correção ghribacki).

    (2) Sawyer testemunha o nascimento de Aaron vendo Kate ajudando Claire no parto, outro evento visto no 1x20 "Do no Harm". E aqui faço um breve parentêses. Embora nada do que vimos nesse episódio ainda aponte diretamente para isso, levanto a bola: será que os sussurros começarão a ser explicados através de cenas como essa do Sawyer?

    (3) O acampamento da praia voltou a aparecer, mas sem ninguém por perto. Onde foram parar todos? Ou seria melhor perguntar, 'quando' estã Vincent, Bernard, Rose e cia? Bom, para tentar responder isso, só consigo pensar numa coisa: a ilha saltou brevemente para o futuro e a garrafinha da Ajira Airways (sim, aquela mesma empresa aérea introduzida no Dharma Special Access, o substituto do ARG fracassado) pode ser a dica de que veremos um novo acidente na ilha com o retorno dos Oceanic 6 (ou parte deles) ou quem sabe, novos personagens.

    (4) Os sangramentos no nariz já não são mais exclusividade de Charlotte. Miles e Juliet começam a sofrer os efeitos colaterais dos deslocamentos temporais. E se antes creditava o estado de Charlotte à sua possível ligação com a ilha, já não sei se podemos dizer o mesmo de Miles e Juliet. Ou será que podemos?

    (5) Agora, o ponto alto mesmo dos acontecimentos na ilha ficou por conta da aparição no passado (em 1988 para ser mais preciso), da chegada do grupo de Danielle Rousseau à ilha revelando ainda algo que muita gente já suspeitava: Jin está vivo! Não sei você, mas já estou bastante ansioso para descobrir finalmente a verdade sobre as circunstâncias que provocaram o fim do grupo de Rousseau e a levaram ao isolamento por longos 16 anos. Alguém ainda duvida que veremos através da história dela muitas revelações impactantes sobre o passado da ilha? E mal posso esperar pelo próximo episódio.

    Notas:

    - Hurley naquele uniforme de presidiário. Impossível não rir, não é mesmo?

    - Curioso rever Carole Littleton, a mãe de Claire, não? Sua aparição serviu como (mais) um belo recado dos roteiristas de que nem tudo é o que parece.

    - Como vimos, Ben tem vários lacaios à sua disposição para fazer seu trabalho 'sujo'. Porém, uma coisa me intriga. Por que ele iria querer silenciar (ou até mesmo matar) Sayid, se seu discurso é o de que todos os Oceanic 6 precisam voltar à ilha?

    - Quem seriam as pessoas atirando no grupo de Locke e cia na cena em que remavam? O grupo de Rousseau ou os Outros?

    - Vocês obviamente notaram que Jin falou mais inglês em 2 minutos de episódio do que em toda a série até aqui, não? Aliás, sobre o coreano, impressionante como ele sobreviveu bem à explosão do cargueiro, não acha?

    Sobre a falta de atualização nos 2 últimos dias

    Como vocês devem ter notado, o blog não teve atualizações nem o podcast prometido sobre o ep. 5x03. A explicação é simples: como não vivo do blog, precisei dar mais atenção a compromissos profissionais importantes. Cheguei até a decidir parar de contribuir com o blog, mas resolvi tentar manter o esforço de cobrir Lost (e escrever no Dude News) por mais um tempo. Não sei se conseguirei, mas prometo tentar, afinal mais do que um fardo difícil de conciliar, escrever sobre a série é no fim das contas um grande prazer e meu único salário no Dude. Espero que compreendam as eventuais demoras ou ausências de atualizações, mas reforço a promessa de tentar continuar fazendo do Dude um dos melhores espaços sobre Lost no Brasil.

71 comentários:

Videos. disse...

Claro que podemos creditar os sangramentos de Juliet e Miles à ligação com a ilha!

Faraday disse que quanto mais tempo de expoisição à ilha, mais suscetível estava a pessoa de sofrer o tal mal.

Ora, Charlotte nasceu lá e provavelmente Miles também! Juliet passou anos no local com a Dharma! Tá explicado!

Bruno Carvalho
www.ligadoemserie.com

manoel disse...

Davi e Juliana,
Eu agradeço o esforço de vocês em manter o Dude. Para mim é o melhor espaço sobre Lost no Brasil. Percebe-se em cada nota do blog o carinho e o cuidado com as informações e o respeito com o público que o acessa. Estes ingredientes fazem com que eu acesse o Dude mais de uma vez ao dia. Continuem firme.

worshiper man disse...

Meldels, o Dude não pode acabar!!
Eu, por exemplo, tenho uma net que é um lixo de lerda, vivo das atualizações do Blog... Amo ler seus posts, Davi... Obrigado por tentar continuar a contribuir pra tornar o Dude o MELHOR! Todos os leitores tbm contribuem neh...Eu acho que o Dude é o mais popular, o mais organizado... Só leio aqui!
Vlw pelos rápidos comentarios do The Litlle Prince!
Nossssa, Eu só consegui acompanhar o final desse epi on line, mas mesmo assim foi horrivel.
Lost é maaara!
Grande abração, Davi!

reca disse...

ATE Q FIM ALGUEM PENSOU Q NEM A MM, EM RELAÇAO AOS SUSSURROS. AKILO O TEMPO TEPO ERA ELES MESMOS. SUPER BEM FEITO ISSO. ACHAVAMOS QUE ERA ALGO SOBRENATURAL MAS QUE NADA!! ISSO SO MOSTRA Q A SERIE E A MAIS PLAJEADO EVERRR, OS CARAS JA TEM TD AMARRADO DESDE SEMPRE.
PERFEITO

Guilherme Peres disse...

Que temporada boa demais!! "Só" quatro episódios por enquanto, mas com um nível MUITO alto, impossível não gostar.

Não tenho muito pra comentar, porque concordo com praticamente tudo que você sugeriu. Só uma coisa: acho que faz sentido sim essa galera que o Ben colocou atrás do Sayid.

A gente já sabe que eles tem pouco tempo pra voltar e que o Sayid não é um cara facilmente manipulável. Pelo contrário, ele até faz a cabeça do Hurley contra o Ben.

Daí a solução pra silenciar e arrastar o Sayid pra junto de todo mundo seria injetar tranquilizante de cavalo e levar na marra mesmo auahuahua

E falando nisso, Oceanic 6 já praticamente juntos! Sun, Kate, Jack, Sayid e Aaron no mesmo lugar. Falta o Hurley, mas ele tá sob controle. Tô ansioso demais pra ver que que rola semana que vem.

Enfim, falei ali em cima que não tinha muito o que comentar, mas acabei escrevendo demais auhaua

P.S.: Quanto ao esforço pra continuar escrevendo, só tenho a agradecer. Gosto demais dos textos daqui, acho o melhor blog de Lost do Brasil e torço bastante pra que o Dude continue na ativa. Mas se não for possível, que pelo menos fiquem registrados meus inúmeros parabéns por tudo que tu já escreveu. Valeu demais!

Dudu Maroja disse...

esse episodio so confirma o que pensavamos, o Gengis Kahn e mesmo filho do Marvin Vela!

nao sabemos a exata lidação da Ruiva com a ilha, mais a ligação existe!

Mais um episodio fantastico!!

detalhe para a cara do Saywer super emocionando vendo o parto da Claire que acabou tendo uma ligação fraternal com o golpista! e a claro, com a sardanta tambem!

eu se fosse diretor do episodio, tinha mandando colocar uma lagrima simples descensdo em um dos olhos!

Dudu Maroja disse...

ps: Davi, se precisar de ajudar com o blog, pode contar comigo, ando com bastante tempo ultimanente ( infelizmente)

qualquer coisa

stuffmail@gmail.com

e nao precisa publicar este email!

rafinha disse...

Alguém quer apostar que a constante de Juliet, para a desgraça dela, é o Ben?

Cristiano disse...

1º: eu compreendo perfeitamente o que quer dizer, Davi, e sei que o esforço de vocês é realmente essencial para a sobrevivência do blog. E se outros colaboradores pudessem assumir outras responsabilidades? Mas peço, dofundo do coração, mantenham o Dude vivo!!

Vamos ao episódio...

- tbm acho que o nome do episódio faz alusão ao livro das 'misses', como disse em outro comentário aqui.

- o pessoal que atirou no Sawyer e CIA no mar não pode ser o da Rousseau, né? pois era no futuro aquilo, não?

- como será resolvida essa história do Jin?! ele vai ficar sumindo tbm?! e a história da Rousseau? tomara que demore bastante até a gente saber o que realmente aconteceu. É aí que vai entrar a maestria dos produtores/escritores da série para fazer algo realmente convincente e sensato.

- que lindo ver a Danielle novinha!! e de volta à série. não posso esperar para ver o que rolou com os franceses!

- foi f*** ver o Sawyer vendo a Kate! mas fico tão 'assustado' com essa história dele encontrarem eles mesmos!!! ai ai...

- achei o episódio meio 'morno' até o meio, mas a meia hora final foi sensacional.

até mais!

Junior disse...

Sem esquecer também da Rosseau gravida ao chegar na ilha. Ou seja, a Alex era igual ao Aaron.
Abraços
JR

Fê Nogueira disse...

Davi, parabéns pelo post.

Espero que consiga, mesmo com atraso, continuar a escrever suas resenhas sobre os episódios. São as melhores escritas em português e nos ajudam a digerir melhor os episódios.

Boa sorte no seu trabalho e sucesso para o blog.

belly disse...

Hey Dudes,

gostaria de elogiar o trabalho de vcs e dizer que para mim o Dude é o melhor Blog sobre lost. Ficaria muito triste se vcs nao o fizessem mais, mas entendo o sacrificio e trabalho para mante-lo.

Longa vida ao Dude, we are lost!!!

Bjs,Gabi

Marília Teive disse...

oi Davi,
estou muito satisfeita com essa 5ª temporada. Todos os episódios foram bons e trouxeram grande impacto aos fãs. Sobre o little prince de ontem fiquei a meditar... Quem seria o pequeno príncipe? Aaron - com sua óbvia similaridade por ser uma criança que "deve" retornar ao seu antigo lar para rever sua "rosa" (Claire)? Ben - por ser alguém que visita os vários planetas (tempos)? Jack - com sua percepção sobre o que realmente é o amor e que tem q voltar para ver como sua "rosa"(ilha) é única? Ou até Rousseau - que caiu numa ilha e precisou amadurecer e sobreviver sem perder a ternura (caixinha de música)? Desculpem as analogias... Gostei muito do episódio.P.S.: Davi, PLS, força, cara!!! Continua! Continua! O blog é muito bom e inteligente. Qd acaba o episodio é pra cá que venho... Também ofereço minha humilde ajuda pra qq coisa! Abs.

Oráculo disse...

Davi e Jú,
sei que não deve ser facil manter um blog sobre a séria mais perfeita da televisão americana.
Espero que vcs consigam realizar suas metas e que pelo menos deixem uma notinha no Blog.
Como me viciei em Lost.. tambem me viciei no seu Blog que é sempre bem escrito e muito bem estruturado.

Abraços aos dois e parabens pelo belo material que voces sempre publicam nele.

Fabio Pan disse...

Acredito que aquele bote no futuro são realmente os Oceanic 6, e se bobear, eram eles mesmos que estavam atirando na turma do Locke, sem saber quem era, claro.

Cristiano disse...

Concordo com o Guilherme Peres sobre o lance do Sayid.

E eu adorei as analogias da Marilia Teive :]

Rafa Bruno disse...

Que temporada fantástica!!!

Assim como Jin sobreviveu e aparentemente também estava no raio da ilha quando foi movida, será que outras pessoas do cargueiro não sobreviveram também?
Se não me engano o helicóptero estava mais próximo da ilha do que o cargueiro. Ele não deveria ter sido movido junto?

Davi, vc não sabe o vazio que dá entrar no Dude e não encontrar o DUDECAST do episódio.
Assino o FEED do blog, mas confesso q de hora em hora eu entrava pra ver as atualizações. kkkkk
Mesmo que venha com atraso, não deixe de postar.
Já tentei consultar outras fontes de LOST no Brasil, mas vcs são os melhores!

[]'s

Felipe disse...

eu sou maluco ou na parte do tiroteio no mar as balas também vinham de baixo d´agua.

Rafa Bruno disse...

Alguém que sabe francês poderia traduzir todos os diálogos do pessoal da Danielle Rousseau?

tuco disse...

a constante da ruiva lá so pode ser o daniel, e ainda aposto que ela estava na construção da dharma e conheceu o daniel de alguma forma, lembram ele de capacete na construção da orquidea?

_____

cara, é simples,
os oceanic six entram num aviao da ajira airways, e o pessoal da ilha libera o poder la da orquidea atraindo o aviao pra ilha, o avião cai, eles pegam um bote, vao pra ilha, quando eles veem que um bote sumiu eles vao atras dele, atiram no grupo do locke, mas tem akela viagem no tempo.

*nariz sangrando*

ta parei :)

Rafa Bruno disse...

Felipe, eu acho que as balas estavam atingindo o mar, mas não que elas vinham do fundo do mar.

Allex disse...

continuem com o blog, vcs são os melhores, 108 % mais q o blog daquele carioca que se acha muito.

valeu, força

tio_do_buteco disse...

Se aquelas canoas da Ajira Airways se confirmarem como uma volta dos Oceanic 6, pra mim quem estava atirando em Sawyer e cia era nada mais nada menos que os próprios Oceanic 6, que logicamente nao sabiam que era Sawyer, locke, etc, e podiam achar que eram Outros roubando suas canoas.

E acho que o Jin morreu na explosão do cargueiro, só que como essa aparição da ilha foi no passado, antes de explodir, aí ele pode ficar vivo, sempre que a ilha for pro futuro da explosão ele estaria morto então.

Abraço.

Rogerio disse...

Oi Davi,

Antes de tudo parabens pelo blog. Eu imagino o trabalho que deve ser manter um blog de qualidade. Parabens a voce e a todos que te ajudam/escrevem!

Mas como nem tudo são flores, tenho que dizer que essa temporada nao esta me agradando. Essa coisa de viajar no tempo toda hora será um tiro no pé dos roteiristas. Alias, muitos personagens se perderam ao longo das temporadas. Juliet esta assim agora. Ela nao é nada na trama. da mesma forma Daniel assumiu o comando da situaçao, sendo "o cara que sabe tudo o que se passa". Mas nao revela nada. Nao gosto desse artificio de inserir um personagem novo, que caiu do ceu e sabe tudo o que se passa/ se passou com a Ilha.
Bom, é só minha opinião.
Abs!

Guizzi disse...

-O Hurley me lembrou o pinguim do Batman 2

-Aquelas pessoas que estavam atirando no grupo de Locke, acredito que sejam eles mesmos(sobreviventes) atirando neles mesmo...que inclusive alguem foi baleado aparentemente...

-Não acho tão impreesionate o Jin sobreviver, bastante perpicaz deve ter pulado na água no momento da explosão!

DORINHA disse...

Eu acredito sim que as coisas podem ser mudadas sim, que o fato de ser dito por Daniel Faraday que não se pode , pode ser uma grande estratégica para não atrapalhar os planos do Charles Widmore . Sendo assim poderia personagens já mortos voltarem a vida e Danielle não ter a filha sequestrada sendo aconselhada por Jim que se lembrou da francesa com certeza, mas ela não o reconheceu pois ainda não o conhecia. Mas se eu estiver errada talvez explique o fato de desmond dizer que Charlie iria morrer de qualquer forma, mesmo que ele evitasse nada poderia ser mudado que não poderia evitar. e o lance de Claire e Aeron saírem da ilha juntos de helicóptero. Poderá de alguma forma ser visto ? Se regressarem todos os 6 e o tempo e Claire reaparecer ainda pode acontecer.

Thiago Vall disse...

Episódio simplesmente genial

Mais comentários de Lost no blog abaixo

http://raio-xrj.blogspot.com/2009/02/lost-5x04.html#links

JeaN disse...

Alguém mais reparou no Dave entrando na sala dos telefones quando o Hurley estava falando com o Jack?

Me disse...

Primeiramente, excelente episódio.. é por isso que passo oito meses aguardando, pq sei que vai ser recompensante..

Em segundo.. sobre Sayid, acho que quando ele estava sob influência de Ben, ele deve ter descoberto algum motivo que o incriminasse diante dos losties e o fez se determinar a não mais acreditar nele. Por isso o motivo de Ben o drogar.

Em terceiro, CONCORDO PLENAMENTE, enfim, que as vozes que os losties ouviam desde a primeira temporada eram deles mesmos, oq faz a gente querer rever os episódios todos de novo para lembrar os momentos dos sussurros: serão eles lembrados nesses novos flashs temporais da ilha???!

Concordo com alguém ali em cima: pode ser que os oceanic six tenham conseguido retornar à ilha pela Ajira Airlines, pois, como vimos o acampamento da praia, três anos poderia ser uma boa passagem de tempo para aquela destruição toda e abandono?

Concordo com mais alguém ali em cima: Rousseau grávida, tanto ela quanto Alex sobreviverm todos aqueles anos na ilha, sem medicamentos nem nada, pq o Aaron e a Claire ocorreu ao contrário?

Agora, um furo, Jin está vivo. UPA!! Mas, como a Rosseau não conseguiu reconhecer o Jim no futuro? Isso me remete a mais uma lembrança.. Locke apareceu para Richard no passado, ele não envelhece, assim penso como a mente dele, portanto, ele não reconheceu Locke na ilha quando ele apareceu no acampamento dos Outros pela 1ª vez???

Concordo com o Felipe - dos tiros no bote: e aqueles tiros que vinham de dentro da água? COMO ASSIM?? Alguém mandado por Sun ou Widmore??

E termino meus comentários do epi com a frase super marcante desse episódio feita pelo Saywer: "THANK YOU LORD!!!!"


Sobre o DUDE... adoro vcs!!! não larguem o blog.. beijoooo

MaximusPM disse...

"Ben tem vários lacaios à sua disposição para fazer seu trabalho 'sujo'. Porém, uma coisa me intriga. Por que ele iria querer silenciar (ou até mesmo matar) Sayid?"

Cara, ninguem disse que o cara q atirou no Sayid eh lacaio do Ben. O advogado do Ben estar atraz do Aaron nao implica em o assassino ser empregado do Ben. E outra coisa, aquele dadro fe o Sayid dormir 48 horas sem o matar, entao nao imagino q o plano seja mata-lo.

SE o cara eh empregado do ben, ateh faz bastante sentido ele querer 'desacordar' o Sayid e a kate, jah q eles seriam os mais dificeis de convencer a voltar à ilha. Ben provavelmente sabe que Jin esta vivo, entao eu imagino q ele vah usar isso pra convencer a Sun.

Eu to achando q não vao mostrar muito da Rousseau. Devem mostrar alguma coisa, mas logo logo deve dar um flash. No final, a gente jah sabe o q aconteceu com ela... Eles nao rpecisam mostrar detalhadamente... Eles ficaram presos na ilha, o povo adoeceu, Monton(sei lah como escreve o nome dele) perdeu o braco, ela trocou a mensagem dos numeros pela mensagem de socorro, teve a filha, q foi roubada aparentemente por Benjamin Linus 4 anos ANTES do Purge? Como isso eh possivel? e o resto a gente jah sabe... Talvez eles expliquem algo em relacao a doença, mas acho q nao eh preciso msotrar o resto.

MaximusPM disse...

"Ben tem vários lacaios à sua disposição para fazer seu trabalho 'sujo'. Porém, uma coisa me intriga. Por que ele iria querer silenciar (ou até mesmo matar) Sayid?"

Cara, ninguem disse que o cara q atirou no Sayid eh lacaio do Ben. O advogado do Ben estar atraz do Aaron nao implica em o assassino ser empregado do Ben. E outra coisa, aquele dadro fe o Sayid dormir 48 horas sem o matar, entao nao imagino q o plano seja mata-lo.

SE o cara eh empregado do ben, ateh faz bastante sentido ele querer 'desacordar' o Sayid e a kate, jah q eles seriam os mais dificeis de convencer a voltar à ilha. Ben provavelmente sabe que Jin esta vivo, entao eu imagino q ele vah usar isso pra convencer a Sun.

Eu to achando q não vao mostrar muito da Rousseau. Devem mostrar alguma coisa, mas logo logo deve dar um flash. No final, a gente jah sabe o q aconteceu com ela... Eles nao rpecisam mostrar detalhadamente... Eles ficaram presos na ilha, o povo adoeceu, Monton(sei lah como escreve o nome dele) perdeu o braco, ela trocou a mensagem dos numeros pela mensagem de socorro, teve a filha, q foi roubada aparentemente por Benjamin Linus 4 anos ANTES do Purge? Como isso eh possivel? e o resto a gente jah sabe... Talvez eles expliquem algo em relacao a doença, mas acho q nao eh preciso msotrar o resto.

ghribacki disse...

Dude! A cena do Locke na escotilha aparece no final do episódio 1x19 Deus Ex Machina, e não no 1x20... ^^
E ninguém percebeu que a Danielle tava xingando o Montand? Aquele da célebre frase... "this is where Montand lost his arm" no Season 1 Finale. Finalmente vamos descobrir como ele perdeu o braço dele? =P
auheiuhsaeiuhase

E continue com o ótimo trabalho, Davi. Como vários comentários acima, faço questão de dizer que este com certeza é um dos melhores blogs de Lost do Brasil (se não for o melhor) e é o único que eu consigo ler me sentindo parte dessa comunidade, pois és um ótimo anfitrião!

Espero que consiga continuar com o ótimo trabalho, valeu! o/
Abraço.

Me disse...

* correção Ajira Airways

Arthur disse...

Ai Davi, o Dude nao pode acabar. NUNCA! nem que a gente banque voce! A gente contrata voce pra falar de lost pra gente....nem se for pra colocar a tua conta bancaria e a gente ajuda doando...por favor!
eu so a favor de doacao no dude, que nem o pessoal do wikipedia fez,,,
quem que ta de acordo?

Ana Luísa disse...

Davi e Juliana, sei que não deve ser fácil ter que trabalhar e ainda cuidar com tanto carinho dos nossos queridos Dude e Dude News.
Só posso desejar a vocês serenidade, pois tudo nessa vida se ajeita.

O Dude é o máximo e estamos torcendo por vocês!

bjs

www.curtocircuito.podomatic.com disse...

Saudações!

De forma geral, eu gostei do último episódio(principalmente da metade para frente).

Charlotte, Miles and Juliette: O faraday tentou explicar que os sangramentos estavam acontecendo pelo grau de exposição dos mesmos à ilha. A juliette sabemos que passou um bom tempo lá. Mas e Miles e Charlotte?
Acredito que o miles pode ser o bebê que estava com o Dr Marvin Candle, por isso dos sangramentos acontecerem com ele também. No episódio o Faraday deixa uma pista sobre isto pergunta se ele tinha certeza de nunca ter estado na ilha.
Em relação a Charlotte, os episódios vem dando pistas que ela também já esteve na ilha e eu tenho uma teoria a respeito: ela é filha de Daniel Faraday. O amor que Faraday demonstra por ela pode ser uma amor de pai para filha. Neste episódio também há uma pista: Ela diz pra Faraday: "Você é um doce, mas não precisa me tratar como um bebê. Os pais costumam sempre ver os filhos como bebês mesmo quando eles crescem.
Acredito que Faraday viveu na ilha durante a presença da Dharma, a partir do momento da revelação da viagem no tempo dado por Dr Marvin ele passa a estudar profundamente o assunto(financiado por um tal Widmore) e a partir daí passa a passear pelo tempo, tanto que ele aparece em algumas linhas de tempo diferentes: passado, presente e futuro. Como ele estava na ilha na década de 70, o mesmo teve uma filha lá. Tomando isto como verdade, ela teria aproximadamente a idade da Charlotte, não?

Jin - Apesar de gostar bastante do Coreano, não gostei dele ter voltado dos mortos.
1. Mesmo que ele tivesse conseguido pular do barco, a explosão do navio inevitavelmente o atingiria mortalmente.
2. Já que ele, ficou pq o helicóptero não? pois o helicoptero estava em um raio mais próximo da ilha, não?

Ver a Danielle mais nova chegando à ilha com sua equipe foi massa, mas acredito que não haverá um destaque maior para isso, concordo com o MaximusPM. Essa aparição, acredito que funciona como quando o John viu o avião de dos traficantes caindo.

Ben - Rpz, Michael Emerson tá dando um show e o roteiro tem sido feito caprichado para ele. Mais uma vez ele nos mostrou que é um grande estrategista e manipulador. Aquele: "I´m sorry, Jack" foi bala!

É isso, Lost é uma queima semanal e diária de massa cinzenta.
Só pra constar o trabalho de do Dude é genial e indispensável! Parabéns!

Abraços elétricoss

michelecnunes disse...

Achei o episódio meio morno, esperava mais depois do bombástico Jughead, mas ainda assim foi muito bom!
Davi e Ju, vou torcer para que tudo dê certo e vcs possam continuar com o Dude, pois sou viciada nele!

Lígia disse...

É a primeira vez que eu comento..
e só vim pelo medo do Dude sair do ar...
sou uma daquelas fantasmas que tá sempre por aki mais a preguiça vence as vezes.. u.u
mais só queria dizer que adoro os seus comentários e agradeço pelo esforço de manter o dude "vivo" por mais um tempo..
beijos..

Alexandre disse...

Sobre os sussurros, acho que a explicação será essa mesma. E faz sentido, assim como muito dos mistérios de outros momentos, como por exemplo, quando na 1ª temporada, a Shannon vê Walt, que diz para ele ficar calada. Ou então quando o mesmo Walt aparece para Locke quando Ben tenta matá-lo.
Tá ficando interessante, apesar desse episódio ter sido meio morno.
Abs e parabéns pelo trabalho.

Vivi disse...

Adoro o blog!!!! é o melhor blog sobre a série aqui no Brasil. Espero que consigam conciliar suas atividades profissionais com ele, sentiria muita falta caso o blog não continuasse.
Abraços!

José Guilherme disse...

Não sou de postar muito, mas leio o blog todos os dias, por isso...
Davi, pelamordedeus!!!
O Dude não pode ficar sem você!
Os outros blogs que me perdoem, mas: a qualidade dos textos e dos comentários, o layout, a constante divulgação de novidades, os dudecasts e a simpatia de vocês (a quem tive o prazer de conhecer pessoalmente) fazem deste um blog diferenciado. Mais do que isso: o MELHOR!
Seria uma pena o blog acabar, ou mesmo deixar de contar com a colaboração do Davi. Mas é claro que a entederemos se isso acontecer. Apenas torcemos para que tudo se resolva.
No mais, é agradecer tudo o que vocês fizeram até hoje, sempre com muita competência, respeito e, sobretudo, paixão.
De coração, muito obrigado!

Marcus disse...

Uma Pergunta. No fim da 4ª temp. os Outros que estavam com Locke sumiram logo depois do 1º deslocamento temporal. A explicação para o sumiço é a de que eles não poderiam estar 2 vezes no mesmo lugar, ao mesmo tempo. Então como pode haver encontro entre o mesmo personagem no passado? Porque se Locke estava na escotilha, como poderia estar em outro lugar ao mesmo tempo?
Se alguém entendeu e se souber a resposta, por favor me diga!
Obrigado
Marcus

Thomas Cavendish disse...

Se voce sabe que o barco que vc se encontra vai explodir, vc fica acenando pro helicoptero ??????



ÓBVIO que o Jin pulou na água...

Alexandre disse...

Gosto mto do blog e sempre estou por aqui. Acho este um lugar bacana e os podcasts fazem falta...
Mesmo assim a 'vida real' continua. Alergia, trabalho, mas não desistam. Se precisarem de ajuda, acompanhando site e repassando notícias, lendo o que sai sobre lost e traduzindo. Pode contar comigo.

Efe disse...

Sobre Jin.. não acho que ele simplesmente apareceu naquele tempo.

Acho que ele estava boiando em cima dos destroços do navio, desde do começo.. mas cada passagem de tempo.. cada clarão.. ele continuava ali boiando.. nada muda no meio do mar.

Só coincidiu que naquele tempo em que os Losties estavam, tinha no mesmo momento os franceses no bote.

Thiago Lavor disse...

Não podemos ficar sem o Dude...
vc devem ter uma visitação alta, pq vc não colocam mais publicidade??? seria uma forma de remunerar esse belo trabalho

abcs

Thiago Lavor

viper disse...

" PORQUE O BARCO (CANOA) NÃO DESAPARECEU IGUAL O ACAMPANEMTO , SE NÃO FAZIA PARTE DA QUELE TEMPO? SERÁ QUE COMERO BOLA?

lucas disse...

discordo da turma aí em cima e achei o melhor episódio desta temporada, melhor que jughead. Táa certo que já sabia o que ia acontecer nele e descobrimos que aquele script que vazou era oficial, mas muito bom confirmar que jin e rosseau estariam na série, a única cena que nã entrou aí foi a do locke e ethan que apareceu na estréia. mas muito bom e a charlotte perdeu sua exclusividade.
This is place is death parece que será explosivo.
Quem sabe a doença da tripulação da rosseau não tem a ver com a viagem do tempo?

Luiza disse...

Dude por favor continue comm seu ótimo blog,o trabalho de vcs e sensacional.
Não consigo lembrar quando o Sayd brigou com o Ben,aliás o Sayd foi muito facilmente cooptado pelo Ben,nem sei porque ficou tão rebelde,foi por causa da alemã?O Ben não me engana,desde a primeira vez que vi o promo do advogado com a Kate,sabia que tinha dedo do maligno(È maligno mas o cara dá show mesmo.)Como a Rousseau não lembrava do jIN e que chave ´r essa que vc falaram?

Mauricio disse...

Cara, relaxa!
Eu confesso que tava dando graças a deus que não tinha atualizações, pq assim não tinha a tentação de ler spoilers!
Valeu o trabalho (até voluntário). Lost é mais legal ainda lendo bons blogs como esse.

Hélcio Moreira Jr. disse...

The Little Prince foi bem melhor do que eu imaginava. Até as tramas fora da ilha foram excelentes. Mesmo assim, não vejo a hora dos Oceanic Six voltarem à ilha.

Davi e Juliana, sei que é muito difícil e complicado conciliar os blogs e o trabalho. Mas perder os Dudes seria muito triste. Já faz parte da minha rotina visitá-los logo pela manhã para conferir as novidades e principalmente seus comentários sobre Lost e outras séries. Espero que vocês encontrem uma maneira de continuar com ótimo trabalho sem que tenham que sacrificar suas vidas profissionais. Tudo o que posso fazer é torcer por vocês e continuar acessando os Dudes!

Abraço!

Diego Rafael disse...

Espisódio DEMAIS, como toda a temporada.
Destaques para, claro, a volta de Jin, aparição de Rousseu (vai dizer, ela merece um episódio) mas principalmente ao personagem mais bem elaborado e esperto: Ben.
Já tá provado que ele consegue o que quer SEMPRE. e jack foi um peão seu. atuação SENSACIONAL de Michael Emerson também.

Depois de tantas respostas veio mais uma pergunta: De quem era o barco que atirou nos losties? Oceanic 6? Não acredito (até porque se não me falhe a memória um dos atiradores é baleado e caí no mar. Faria algum sentido um dos oceanic 6 morrer a essa altura do campeonato?). Eles mesmos? Mais uma equipe de Wildmore? O tempo nos dirá.

Achei interessantíssima a teoria do nosso amigo aí de cima de que Charlotte seria filha de Daniel. Vale a pena levar a sério.

E os sussurros da primeira temporada podem ser os proprios losties no futuro sim, mas ainda não tenho certeza.

E as aparições acho que não tem a ver. walt pra shannon é como o cavalo pra kate, o pai do jack pro locke na casa do jacob, a psicóloga pra juliet e tantas outras que não lembro. é tudo o nosso conhecido Lostzilla, ou blacksmoke, como preferir.

E estou a espera dos " Easter Eggs" do episódio, principalmente para saber o que os francêses tanto conversavam. :D

no mais, parabéns ao Dude pelo blog e FORÇA! aqui tem um fã seu que torce para que o blog não acabe :D

Abraço

Lucius disse...

Alguém acima já comentou: a canoa que eles estavam deveria ter sumido quando apareceu o clarão.

Carlos Frederico disse...

Sobre o fato de o davi dizer:

"- Como vimos, Ben tem vários lacaios à sua disposição para fazer seu trabalho 'sujo'. Porém, uma coisa me intriga. Por que ele iria querer silenciar (ou até mesmo matar) Sayid, se seu discurso é o de que todos os Oceanic 6 precisam voltar à ilha?"

Creio que esses caras do tranquilizante são homens de mathew abbadon ou charles widmore.

Ben usou o bebê pra pegar kate. Ele não mandaria sequestradores à casa dela. e nem atacaria sayid, que ao que parece, estava trabalhando o tempo todo para ben. A fuga de hurley do hospício foi algo orquestrado por ben.

Carlos Frederico disse...

O viper disse:

" PORQUE O BARCO (CANOA) NÃO DESAPARECEU IGUAL O ACAMPANEMTO , SE NÃO FAZIA PARTE DA QUELE TEMPO? SERÁ QUE COMERO BOLA?"

bem, já foi explicado que tudo que estiverem com os saltitantes do tempo ficam com eles. É por isso que o bote havia ficado, é por isso que eles tem as espingardas, é por isso que locke tem a bussola. E é por isso que as roupas deles viajam com eles.

E isso não é apenas dedutível, como foi falado em um dialogo já no 1o. episódio desta temporada.

Marcio Heber disse...

Boa noite Davi e Juliana (e Guri tb!)
Primeiro, adorei o episódio e pensei a mesma coisa q vcs sobre os sussurros na ilha.
E em segundo lugar, gostaria de dizer que pra mim este blog já é patrimônio dos fãs de LOST.
Eu nem consigo imaginar o trabalho que dá pra manter um blog deste nível, e vcs simplesmente mantêm 2!
Me coloco a disposição do que for possível pra manter esse patrimõnio vivo e pleno.
Gde abraço, ótima noite e um carinho ai pro Guri.

Marília disse...

Davi, vou me juntar ao coro e dizer que seria muito bom se vc pudesse continuar a postar no blog. Entretanto, compreendo que há momentos na vida em que "o destino chama" e nessas horas é melhor mesmo poderar para tomar a melhor decisão. Seja qual for, desejo muita sorte em seu caminho.
Ju, tenho certeza de que, mesmo que o Davi nos falte por algum tempo, vc não vai nos abandonar! Força aí! E se precisar, sei que vai ter muita gente para ajudar!
Boa sorte, queridos Dudes!!!
Beijos,
Marília Santos, RJ

viper disse...

Valeu Carlão pelo explicação....

Vitor disse...

Davi e Juliana, vocês podem comentar sobre os episódios e fazer o dudecast. E as notícias, vídeos, tanto desse blog quanto do dudenews, alguém poderia ajudá-los.

Quanto ao episódio, excelente, mas como o tema é viajem no tempo, muitas situações absurdas poderiam ser criadas. Alguém poderia matar o ben antes dele fazer aquilo com ilha, por exemplo.

No livro a Torre Negra, um menino é empurrado e atropelado por um carro. Ele morre. Mais tarde, um homem, no futuro, volta a esse fato e impede a morte do menino.
A história é bem mais complexa, pois envolve dois mundos distintos, outras situações mais imporantes e etc..

Mas no decorrer da história, depois desses dois acontecimentos, o menino começa a perder a sanidade, pois uma parte dele acha que ele está vivo e outra parte acha que está doido. Sua mente fica dividida.

Ficaria muito surpreso se os roteiristas tivessem a ousadia de matar um oceanic six antes dele sair da ilha, nessas viagens de tempo. Como esse personagem reagiria fora da ilha??

Abraço a todos.

Edu disse...

Nem vou falar o quanto esse episodio foi maravilhoso.. vouapenas comentar sobre o Dude:
Esse é sim sem duvida o melhor espaçoi sobre lost do brasil. E digo mais.. minha experiencia em assistir lost ´[e ainda melhor por conta desse blog.. odeio spoilers e nao leio nenhum.. mas faço questão dos seus comentários super pertinentes..

ja passei por situaç~~ao parecida de conciliar trabalho com outras atividades paralelas e sei q nao é facil!! força galera!!

um abração procês!!

Juliana disse...

Bem que podia dar um jeito de encontrar o Charlie vivo também hm *sonha*
E acho que Ben não queria realmente silenciar o Sayid. Dude, ele é o Ben Linus! Ele sabia que o Sayid reagiria e sabia que encontraria o enderaço no bolso do cara. Isso ajudaria a convencer tanto a Kate quanto o Sayid de que é importante voltar pra a ilha, afinal eles não estão seguros onde estão.
Enfim, ameeei o episódio! A cada episódio eu tenho mais certeza de que esse é o melhor seriado que eu já assisti [ainda que eu tema o fim :S]

maninha disse...

Eu nao sei se vcs perceberam ou se foi só eu...os jumps q a ilha da sao justamente os momentos mais mportantes tipo..como se ela da esse jump pra q nada mude o futuro...ela mesma ta tentand corrigir algo para q o destino nao seja alterado, pq a ilha sabe q os losties nao devem estar onde estao hj...ou ontem..ou amanha....afff...q dia eh hj mesmo heim??

augusto disse...

Dude, continue escrevendo, seu blog é o melhor sobre Lost. Óbvio q todos vão entender qq atraso, quanto a isso acho q não precisaria nem se justificar.

Pense q só faltam mais 13 episódios esse ano, depois vc pode dar um tempo do blog e ficar bem mais tranquilo. =)

Pondexter disse...

Falar bem de Lost é chover no molhado.
Creio que o personagem desse ótimo episódio foi Ben Linus!

Quando ao futuro do Dude, eu tenho certeza que aparecerá uma solução.

O pessoal nos comentários já deu ótimas dicas e alguns até se propuseram a ajudar nas atualizações!

Davi e Juliana, Boa sorte com o melhor Blog sobre Lost da Internet!

Flavio disse...

Força ae bixo! Leio sempre o blog..é muito bom! Parabéns e espero que dê tudo certo ae pra vc! Abraço!

Roberto Braga disse...

Davi,

conheçc MUTOS blogs que implorarm por comentários e retorno de seus leitores. O Dude consegue isso naturalmente, apenas mantendo sua qualidade e textos brilhantes. Parabéns pelo conteúdo. É o que importa. Tenho certeza que, mesmo afogados com compromissos profissionais, seremos capazes você de escrever sobre nossas tramas e eu de as lê-las. Parabéns! Sinceros!

Roberto Braga
Brasília - DF
roberto@redes.unb.br

biscwi disse...

Sorte da Rousseau que fugiu da constituição de 88 e da eleição do Collor De Mello...hehehe

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

Mais um ep excelente!!!! bom eu já sabia q Jin tava vivo, mas não esperava ve-lo já nesse ep, legal tb q vamos conhecer mais sobre a Rousseau eu espero né!!!
e quase tava acreditando mesmo q tinha sido a mãe da Claire a clinete do Sr Norton, e dizer ela é cliente dele, mas não para tirar aaron de Kate, tinha q tá o Ben atrás de tudo né!!!, mas tipo q coisa né, o Dan Norton ser o mesmo advogdo da mãe da Claire o do Ben, será q veremos algo mais nisso??!!!
e eu achei muito legal a cena q Sawyer v~e a Kate fazendo o parto da Claire confesso q me emocionei =]
e com certeza eu ri muito na cena do Harley com akele macacão de presidiário huauhauh meu justinho!!

ivanildo disse...

pra mim, a fumaça preta é a presença de alguem do futuro manifestando sua presença naquele momento do episodio intervindo em algo para fazer parar ou corrigir alguma coisa ou alguem naquele momento.
só entendo que ela é algo do futuro, e não algo ou uma entidade que exista na ilha
abraço

breno . disse...

Vocês obviamente notaram que Jin falou mais inglês em 2 minutos de episódio do que em toda a série até aqui, não? Aliás, sobre o coreano, impressionante como ele sobreviveu bem à explosão do cargueiro, não acha?

O que eu acho realmente impressionante é o fato de nem o helicóptero nem o cargueiro estarem no "raio" citado por Daniel na hora que ela sumiu, mas o Jin sim... Será que com a explosão ele sofreu um impacto tão forte que voou mais longe do que o que o helicóptero percorreu durante longos minutos de viagem de volta pra ilha???? Meio sem noção isso...

Glayne . disse...

Pode ser a maior viagem minha, mas eu acho q além da óbvia relaão com o livro, francês e Danielle, tem realação com Aaron. Não por acaso, mostrou o parto e tudo acontecendo em função da guarda da criança. A avó é LITTLEton. Claire é filha de Christian, que ficou tão bem instalado na cabana de Jacob. E agora com sua filha. Locke sempre ajudou, fez berço, cuidou da Claire e ouve Jacob... Sei lá, viagem, talvez, mas o que me passa na cabeça é q Aaron é um herdeiro, um príncipe.
Por que não Jack? Não sei.
We are lost.