23/01/2009

A audiência da estréia da 5ª temporada de Lost

Segundo a The Nielsen Company, os números da audiência do primetime do dia 21 de janeiro, noite da estréia da 5ª temporada de Lost, foram estes:

1. American Idol (FOX) - 25,897 milhões de telespectadores
2. Criminal Minds (CBS) - 13,816
3. Lie to Me (FOX) - 12,370
4 . CSI: NY (CBS) - 11,581
5. Lost (ABC) - 11,347 (média dos dois episódios)
6. Lost: Destiny Calls Especial (ABC) 8,508
7. Law and Order (NBC) - 8,274
8. Th New Adventures of Old Christine (CBS) - 7,287
9. Gary Unmarried (CBS) - 6,970
10. Fuego en la Sangre (UNI) - 5,435

Para termos um parâmetro, a primeira temporada de Lost teve em média 18,38 milhões de telespectadores, a segunda 18,91 milhões , a terceira 13,7 milhões e a quarta 14,5 milhões . Sem dúvida, a 5ª temporada teve a pior estréia, quando falamos em números de telespectadores que assistiram pela TV. Por outro lado, Lost é a série mais gravada e a campeã de downloads, os episódios podem ser assistidos online diretamente no site da ABC, além de ser exibida em diversos países, sendo um do produtos mais vendidos e de maior sucesso da emissora. Um outro dado importante é que Lost ficou em primeiro lugar entre o público-alvo da série, adultos entre 18 e 49 anos, segundo a medição da audiência.

Leia mais...

    Diretamente, a exibição do episódio 5x01 concorreu com Criminal Minds e Lie to Me (série nova) e o 5x02 com CSY: NY. Criminal Minds faz parte da grade da CBS, emissora conhecida pelos ótimos índices de audiência. O mesmo vale para CSI: NY. Aliás, a emissora é uma espécie de "Globo" americana. Além da franquia CSI, a CBS tem outras campeãs de audiência, como NCIS, The Mentalist, Two and a Half Men, só para citar algumas. Já Lie to Me pegou carona no arrasa-quarteirão American Idol, que entregou o horário com 25,4 milhões de telespectadores. Assim que a série começou, a audiência do canal caiu pela metade. Considerando que Criminal Minds e CSI: NY mantiveram índices parecidos com os que costumam apresentar, parte da audiência de Lost provavelmente migrou para Lie to Me.

    Mas, a pergunta que não quer calar é a seguinte, os telespectadores abandoram Lost, ou apenas optaram por assistir por outros meios, ou em outro horário? A resposta só virá na próxima semana quando os números da reprise, das exibições dos episódios no site, dos downloads e das gravações forem divulgados.

    Na realidade, os números absolutos da audiência de Lost não têm tanta importância, pois a série já tem data marcada para terminar, ou seja, não corre o risco de ser cancelada como as demais. No que se refere à publicidade, Lost continua sendo uma opção comercial interessante porque é líder de audiência entre o seu público-alvo, além de interagir com outras diversas formas de mídia, ampliando o acesso aos consumidores em potencial. Sem considerar que a marca "Lost" é sinônimo de sucesso e inovação. Para compararmos, no caso da ABC, emissora de Lost, o grande sucesso é Dancing With the Stars, que não está sendo exibida nesta época, mas costuma ter entre 20 e 25 milhões de telespectadores. Entre as séries, as mais dão mais audiência para o canal são Grey's Anatomy e Desperate Housewives, que têm entre 13 e 15 milhões de telespectadores por episódio. Ou seja, Lost não está muito abaixo da média dos outros sucessos da emissora.

    Enfim, este post foi feito para aliviar a tensão daqueles que acham que os índices de audiência da estréia foram uma tragédia. Não é bem assim. Lost tem uma relação muito peculiar com as mais diversas mídias e alcança seus telespectadores das mais diferentes maneiras. E o que importa realmente é que a série continua com um alto nível de qualidade, gerando boas críticas e satisfazendo as expectativas dos fãs.

    Nas próximas semanas, teremos mais informações para avaliarmos essa queda na audiência da estréia e se Lie to Me vai segurar a audiência herdada de American Idol.

    Para saber mais sobre a audiência da tv americana, visite o Dude News!

14 comentários:

Art X disse...

Acho que dada a situação do horário, era impossível a Lost ter uma audiência histórica que superasse às estréias das demais temporadas. Acho que só quando vierem os demais dados de audiência como a reprise, as exibições dos episódios no site eos downloads, poderemos afirmar de fato que Lost teve ou não uma queda de público. É claro que Lost ta mais do que garantido para essa e a próxima temporada, mas se a "queda" for confirmada não deixará de ser um fato intrigante. Restará descobrir o que provocou a queda e o que fazer para segurar e melhorar a audiência. Não to sendo pessimista, mas me preocupo com a qualidade da série. Temos que aguardar para ver qual foi a opinião dos telespectadores americanos, que realmente são aqueles a quem a ABC dá (em termos financeiros) importância.

Anônimo disse...

Também não podemos esquecer que muitas pessoas hoje em dia preferem seguir as series comprando o DVD.

Laura Caçoeiro

Mateus Borges disse...

A Audiência de Lost não foi um fracasso total, mas também não foi nada boa, bem abaixo das expectativas. Espero que a série consiga manter esse número ou superar (o que é mais difícil) nas próximas semanas.

Anônimo disse...

Lost é um biscoito fino. Sabe, a Globo também tem biscoitos finos na sua programação: aquelas minisséries super bem produzidas que não são feitas pra ter recorde de audiência, mas prestígio à Globo. Bom, Lost ainda é uma audiência nada desprezível, mas o que ela gera de prestígio também é muito relevante.

A gente tem que ver também que só dá pra ver Lost em seqüência. Enquanto esses seriados de "o caso da semana", tipo CSI, a pessoa pode ver no meio da 7a temporada ou fora de ordem que não faz diferença.

Alexandre Colli disse...

Concordo com o fato de Lost ser biscoito fino. Além disso, convenhamos, Lost não é uma série que dá pra ver um episódio, pular outro e não mudar muita coisa, portanto, é muito mais complicado de acompanhar do que CSI:NY, p.ex, em que cada épisódio mostra uma história nova dentro do mesmo modelo.
Fora o fato das outras mídias e tudo mais.
Acho perfeitamente normal.
Uma pergunta: de que gravações vocês falam? Do compartilhamento de episódios? Como há acesso a esses dados.

Abs

Anônimo disse...

Ah, mais se for ver a quantidade de pessoas que baixam no MUNDO TUDO via Torrent, por exemplo, LOST esmaga qualquer outra serie.

Davi Garcia disse...

A questão para mim é simples: a audiência caiu (e não só de Lost) porque o americano quase não assite mais a programação ao vivo na tv. Salvo raras exceções (AI, CSI e agora The Mentalist), todas as redes viram a audiência cair nos 2 últimos anos. Lost por ser uma série com história contínua, com o passar das temporadas vai ficando cada vez mais difícil (ou na verdade impossível) de ser vista esporadicamente. Assim, para quem continua acompanhando, é muito mais fácil gravar (os DVRs - gravadores de vídeo digital - são muito usados nos EUA) e assistir depois ou mesmo recorrer à exibição do site oficial como a Juliana destacou.

Tenham certeza que a ABC não rasga dinheiro e sabe do potencial de retorno financeiro do produto que tem nas mãos. Eles podem até perder argumentos de barganha nas negociações com anunciantes (menor audiência na tv = contratos menores), porém, tenho certeza que quando a emissora analisa toda a rentabilidade da série, isto é, acessos a seu site (que tem outros tantos anunciantes), vendas de DVD e direitos de exibição mundo afora, sempre acabam concluindo que os US$ 4 milhões por episódio são muito bem gastos.

Abraço!

Juliana Ramanzini disse...

Alexandre Colli, existe um site chamado Torrentfreak que reúne informações de sites de bitorrent e disponibiliza todas as semanas um ranking. Dá uma olhada no Dude News, lá nos atualizamos semanalmente a lista das 10 séries mais baixadas.

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

meu lost é lost. Lost é biscoito fino hehhe, como falei no outro comentário não importa se 11 milhões ou 15 milhões ou 20 milhões assistiram na tv, o q importa é q Lost é a melhor série dos últimos tempos, e tenho certeza q nesse ranking das séries q são mais feitos downloads lost vai tá em primeiro lugar!

Gabizinha Vidal -Santos -SP disse...

ah já ia esquecendo, Ju e davi cadê os Easter eggs???

Davi Garcia disse...

Estão ali embaixo, Gabi. Eu tava atualizando com 2 novos easter eggs e a repercussão, daí acabei tirando do ar acidentalmente por alguns minutos :p

Anônimo disse...

Cara, tô com medo... será que vão cancelar LOST antes do final?

Vai acabar a gente sem saber de nava, reparem

Gabriela Spinola disse...

Lost é boa, é considerada (por mim, claro) a melhor coisa já feita na televisão, mas Criminal Minds realmente faz por merecer. E American Idol... Bom, é meio óbvio né? Ah, como os americanos amam séries policiais...!

kiko frança disse...

Na minha opinião, são tantos os fatores q contribuem para a cade de audiencia de Lost em qualquer q seja o canal, sinceramente Lost não era para ter passado na GLOBO apesar de eu não canal melhor para isso, o problema da globo é "Horário" simples, era melhor q tivesse passado na Record, não é culpa da globo evidentemente, os donwloads nem se falam, a questão da dublagem na globo, pelo amor de Deus, dá nojo de escutar, irritante, dubladores sem emoção, lá nos EUA tem outra coisa... FOX é uma coisa, ABC é outra totalmente diferente, Se Lost tivesse tido um pouquinho de sorte neles detalhes com toda a certeza seria o dobro do q nós falamos hoje em dia, Lost Ab Aeterno!