11/06/2008

Possibilidades para a 5ª temporada

Com spoilers para quem ainda NÃO viu o final da 4ª temporada


Uma bela matéria assinada por Oscar Dahl do BuddyTv, levanta a discussão sobre como a tv de hoje está inundada de produções ruins ao mesmo tempo em que nos presenteia com algumas poucas séries de conteúdo e que ao se afastarem de obviedades, construíram fórmulas intrincadas que de uma forma ou de outra revolucionaram nosso modo de ver tv. Nesse cenário, há um destaque óbvio para Lost que inovou a estrutura narrativa com a introdução de flashbacks e que depois se reinventou com os flash forwards garantindo à audiência uma experiência única e um envolvimento muito maior com a trama. Tudo muito bom, mas o que pode acontecer agora que a série promete se reinventar mais uma vez?

A razão da pergunta tem fundamento. Até o final da 4ª temporada, todos os personagens estavam na ilha mas agora ao que tudo indica, devemos ver 2 linhas temporais distintas com pelo menos 2 anos de diferença entre elas (assumindo que a ilha tenha de fato 'saltado' 10 meses no futuro). Há os que ficaram na ilha e os que saíram dela. Como todos sabem, o presente da série sempre aconteceu na ilha, mas pelo que vimos no final de There's No Place Like Home, dá para imaginar que o presente passe a ser centrado nas ações de Jack, Ben e cia tentando voltar à ilha o que colocariam os eventos daquele lugar como o passado. Partindo daí, o colunista Oscar Dahl sugere 5 possibilidades para a 5ª temporada.

Opção 1: Três linhas temporais por episódio

Formato: Assim como aconteceu quando os personagens foram separados em diferentes partes da ilha, veríamos cenas dos Oceanic 6 e dos que ficaram entrecortadas embora não ocorressem no mesmo período. Dessa forma, teríamos flashback e/ou flash forward do personagem central do episódio ocorrendo a partir de uma das duas linhas temporais o que resultaria em três linhas distintas por episódio.

Sobre isso Oscar comenta que a alternativa é possível mas lembra que se ela não for bem executada pode confundir o público ao que concordo. Além disso, se assumirmos que a 5ª temporada vai terminar com os Oceanic 6 retornando à ilha, haveria uma necessidade de acelerar demais os acontecimentos do lugar em relação à história dos Oceanic 6.

Opção 2: O presente é o exato ponto onde a 4ª temporada terminou.

Formato: A 6ª temporada começaria exatamente na casa funerária onde a 4ª terminou. Isso permitiria que a história dos Oceanic 6 se tornasse o começo de tudo, o que é bem lógico. Tudo o que veríamos relacionado à ilha ocorreria nesse mesmo período como consequência da saía de Locke.

Estruturalmente, isso poderia fazer sentido. Os personagens da ilha teriam flashbacks para o que deu errado durante o período de Locke como líder dos Outros. Isso adicionaria mais mistérios deixando o público imaginando porque a vida na ilha teria ficado tão ruim. Isso significaria menor presença de Terry O'Quinn nas cenas, mas ele ainda apareceria nos flashbacks. O grande problema aqui é que não faria sentido vermos flash forwards, um recurso que os produtores já disseram que será usado na próxima temporada.

Opção 3: O presente é o da ilha depois que ela se moveu.

Formato: É isso que vai acontecer se Lost tentar manter o mesmo formato das temporadas anteriores. A ilha é o foco principal, e então veríamos flash forwards da jornada dos Oceanic 6.

Isso seria algo bem difícil de fazer. Flash forwards mostrariam personagens bem diferentes das ações principais. Isso também rejeitaria o que eu penso que será o foco principal da 5ª temporada: o retorno dos Oceanic 6 para a ilha. Isso me leva a crer que vamos ver muito menos da ilha do que estamos acostumados na próxima temporada.

Opção 4: Episódios alternados entre os Oceanic 6 e a ilha.

Formato: Lost continuaria sendo como sempre foi. Contudo, em um episódio teríamos o foco na ilha e em outro fora dela.

Essa é uma idéia intrigante, porque permitiria que as duas narrativas lentamente se encontrassem além de manter cada episódio conciso. A preocupação aqui é que ou a história na ilha ou a que ocorre fora dela poderia se tornar mais interessante que a outra, o que poderia provocar desapontamento entre os fãs. Se isso ocorrer, os atores pelo menos teriam bastante tempo livre.

Opção 5: A 5ª temporada começa com os Oceanic 6 voltando à ilha

Formato: O 'presente' salta drasticamente para o retorno dos Oceanic 6 à ilha trazendo uma reunião de todos os personagens imeadiatamente.

Quanto mais penso nisso, mais concluo que essa é uma possibilidade real embora pareça ridícula. A ilha não seria negligenciada, e sabendo que Ben e Jack parecem concordar que todos os Oceanic 6 TEM que retornar, isso afastaria a possibilidade do final da 5ª temporada ser anti-climático. O único problema seria de que os flash forwards nào fariam sentido, embora os flashbacks voltassem a ficar interessantes como eram na 1ª temporada. Além disso, a idéia por si só seria anti-climática por si só já que o público imediatamente saberia que os Oceanic 6 de fato voltaram.


Bom, sem dúvida o Oscar Dahl nos apresentou uma bela variedade de opções que dão muito o que pensar, não é mesmo? Eu particulamente acredito que o presente será centrado nas ações de Jack e cia na tentativa de voltar. Ao mesmo tempo veremos flashbacks através de Locke para o que aconteceu na ilha e mais detalhes da história da Dharma, aliados a alguns poucos flash forwards que surgirão para nos dar pistas e apresentar personagens novos e caminhos que eventualmente levarão os Oceanic 6 + Ben e Locke de volta à ilha no final da temporada.

Bom, agora é a sua vez de dizer se concorda com alguma das opções ou se tem a sua própria teoria para como a 5ª temporada vai funcionar?

Por Davi Garcia

24 comentários:

Eugenio Hertz disse...

Enquanto der pra ir enrolando vcs (fãs), eles tao achando BEEEEEEM RUIM viu.

Lost perdeu a objetividade pra mim ha seculos. Flash back, Flash forward, Flash blah...

Sem condicoes... Sempre eles inventam alguma maneira de fazer com que a historia principal nao seja contada, e vc acabe descobrindo sempre alguma historia no minimo completamente dispensavel da vida deles.

Tivesse uma temporada concisa, bem estruturada, sem enrolacao, lost ja tinha acabado faz tempo. Mas enquanto restar saco do telespectador, que a cada temporada ta sendo espremido cada vez mais, eles vao lançar mais e mais recursos de fazer com que a historia principal NAO SEJA CONTADA diretamente.

E haja saco pra aguentar tanta enrolacao... Voces todos estao de parabens... Ganharam premio saco-de-ouro.

Rafael Carvalhêdo disse...

Olha! Cada vez que leio mais, a opção 5 faz mais sentido na mminha cabeça.

Rasiel disse...

Vale ressaltar que todos os Oceanic Six encontraram com Jeremy Benthan. Logo, mesmo que o foco seja o presente dos Oceanic Six, teremos que ver os Flashbacks deles, quando Locke foi atrás deles. E porque teria sido? convencê-los a voltar? Culpá-los? Tirar com a cara deles?

Tenho uma teoria, meio tosca, mas é só teoria: a ilha saltou para o futuro quando a humanidade está prestes a se extinguir. Ou boa parte dela. Pq acho isso? Bom, os números malditos fazem parte daquela equação pra impedir o fim do mundo não? Acho que não faria o menor sentido a Estação Cisne, o computador, o contador e... todo aquele ARG se não voltassem a discutir isso em algum ponto na série. Não consigo imaginar pq outro motivo a situação na ilha tenha piorado =/

Anônimo disse...

Eugenio, obrigado pelo elogio afinal ter paciência e curtir uma história aos poucos é coisa que poucos querem, nesse mundo de correria de consumismo, de fast food. Muitas séries realmente enrolam e apesar de gostar de Smallville por exemplo, percebe-se claramente que por muitas temporadas eles enrolam, enrolam. Já Lost, conta sua história soltando peças de um grande quebra-cabeças, aos poucos, e algumas são chatas e desnecessárias, aparentemente. Aparentemente porque num quebra-cabeças o acabamento é importante, aquelas peças da margem que só fecham a moldura têm que existir, mesmo que elas não acrescentem muito à imagem. Obrigada, mais uma vez pelo elogio de nos mostrar que poucos tem "saco" para uma história bem contada e repleta de nuances. LOST nos distrai nos interessa, nos instiga, quando temos tempo pro nosso lazer, enquanto muitos outros vêem novelinhas de conteúdo mínimo, porque é só o que conseguem digerir. Tá certo cada um com seu gosto e QI.
Cíntia

MichaelBisparulz disse...

Não tendo um flash forward mostrando o final da série na quinta temporada pra mim tá bom...rsrs

Acho que o presente vai ser focado antes da morte de Locke, mostrando porque e como ele saiu da ilha, antes de mostrar a tentativa de Ben e Jack de reunir os oceanic 6...mas falar de flashes com a ilha viajando no tempo fica complicado...rsrs

Norberto Siemann disse...

só uma pergunta.
o dudecast sai hoje?

Dude! We are Lost! disse...

Olá Norberto. O dudecast sai no fim de semana com vários e-mail bacanas relacionados ao final da temporada e outros assuntos relacionados à série.

Abraço!

Davi Garcia

Marco Paulo disse...

Davi ,

Eu gostaria de assistir novamente a segunda e a terceira temporada de Lost, mas o site que eu baixava (www.lostdownload.blogspot.com ) já retirou essas duas temporadas.

Voce poderia me indicar um site em que eu possa rebaixar essas duas temporadas.

Obrigado
Marco Paulo Murad - RJ

Marco Paulo disse...

Pode me responder por mail, se quiser.

mpmurad@gmail.com

Obrigado

Anônimo disse...

E Desmond? Ele também saiu da ilha... deveira voltar então, os Oceanic 6 + Ben + Locke + Desmond!

Não?

Ah me lembrem... de onde surgiu a notícia q as coisas pioraram na ilha depois q Locke assumiu o controle dos outros?

Rodrigo disse...

Concordo com a opção 5, pra mim é a mais interessante de mostrar ao publico, já que as outras parecem ser confusas. Acrdeito q na 5 a narrativa será mais inteligente e ambos, flashback e forward seriam interessantes.

Quanto ao Eugenio, deixo passar em branco...e AINDA BEM que Lost ainda tem mais 2 temporadas, senão eu já tava morto do coração.

Rodrigo Pereira disse...

É bem interessante esse achismo em torno do que poderemos ver na 5° temporada. O que muitos esquecem é que,como disseram os produtores, ela terá como principal tema a
Iniciativa Dharma. Por isso eu acho que teremos a ação voltada principalmente para os Oceanic 6 tentando desvendar os mistérios por trás dessa organização. E Ben com certeza terá um papel importante nisso.

Wagner Souza disse...

Bom, há muitas possibilidades de narrativa. Até agora assistimos os losties tentando sair da ilha e, agora acredito que os veremos tentando voltar. Não sei, mas, acho provável, por exemplo, que veremos um episódio centrado em Locke com flashback e pq não um outro com flash forward...

Abraço!

Dude! We are Lost! disse...

Marco Paulo, infelizmente não conheço nenhuma fonte que ainda disponibilize essas temporadas, mas de repente o pessoal do próprio Lost Download sabe indicar.

Abraço!

Pondexter disse...

Não sei porque mas eu imagino o começo da 6º e última temporada :'-( como foi logo no início de tudo.
Aquela cena em que jack está caído no meio da selva, tudo muito confuso e várias informações jogadas em nossa cara ao mesmo tempo.(viagem)
Tem gente falando que Lost é só enrolação... Eu já fico imaginando como os autores irão explicar todos os mistérios em só mais duas temporadas?
(Eu continuo batendo na tecla de que Lost deveria ser finalizado com um longa nos cinemas...hhehehehe Fecharia com chave de ouro)

Érica disse...

Marco Paulo: Tenta esse aqui:http://portugalseries.net/?p=206
É onde eu baixei todas as temporadas, com qualidade excelente!
Espero que te ajude!!!
Namastê!

Anônimo disse...

brazil series. Todas as temporadas de Lost e outras série para baixar. procura no google brazil series.

Anônimo disse...

lost enrola sim E DEMAIS soh os fãs cegos (e o pessoal do dude infelizmente) não notam isso e sempre acham bom. Parece fã de Harry Potter, tá louco. Se colocarem o Jack passeando vestido de Carmen Miranda um episódio inteiro eles ainda vão dizer: -calma pessoal, enquanto não chegar ao fim a série, com todas as peças do quebra-cabeça a mostra não saberemos o que é importante e o que não é...

Dude! We are Lost! disse...

Sinceramente o que eu mais quero entender antes do final da série é porque as pessoas que não gostam de Lost insistem tanto em continuar assistindo só para criticar quem gosta. Será que isso dá prêmio?

Davi Garcia

noelle disse...

apesar de a quinta opção parecer a melhor de todas mesmo... acho improvável
Afinal já foi dito aqui do dude mesmo que os produtores descreveram a quinta temporada como a que vai mostrar os Oceanic 6
Tentando voltar para a ilha, e a sexta e última temporada vai mostrar o que acontece quando eles retornam.
Não gosto nem de pensar o que vai acontecer... me dá pânico porque faolta muuuuito tempo ainda!!!
Bjssssssss

Anônimo disse...

Davi,

É isso mesmo!!!
Ainda não sei porque certas pessoas, além de assistir Lost??? visita os blogs pra criticar???
Deve ser, falta do que fazer!!!
Com certeza o final de Lost, não irá satisfazer a (todos)!
Eu por exemplo, espero que Lost termine como "idealizo o final que espero", mas se não for pra ser como idealizo, jamis deixará de ser LOST!!!

cmc
Fpolis/SC

noelle disse...

MARCOS PAULO E pro DUDE TBM
tem uma cominidade no or kut chamada LOST DOWNLOAD!
lá tem disponíveis todos os episódeos de todas as temporadas
Bjsssss

Lu disse...

A ilha aparecendo mais ou menos na 5° temporada, eu só queria deles (produtores) saber como surgiu o DHARMA (e por sequencia mostrar o povo dos videos de orientação) e onde raios as crianças estão nessa história toda.

Esse pessoal critica, penso eu que é pq não entendem a série.

Fernanda Diaz disse...

Lost é uma exelente série para quem gosta de mistério e ciência. Aos que criticam, creio que devem gostar de novelinhas da globo onde ja se sabe o final. Mistério ? pra que né ? isso e enrolação.
Não sei como alguém acessa um blog de um assunto q não gosta... Por favor, alguem me responda isso.. hehehe

Bem, eu acredito na 5 opção. Acredito tbm que o Bem terá o mesmo papel q o pai do jack na ilha. Ambos voltam morto e com grande conhecimento sobre o que acontece lá. Ou seja, mesmo como espirito, o Bem continuará a guiar a ilha.

Parabens pelo blog!