10/06/2008

'Pequena' confirmação sobre a ilha

Com spoiler da 5ª temporada...

... e até para quem ainda NÃO viu o final da 4ª


A colunista Kristin dos Santos do E! Online, confirmou em um de seus programas que a ilha de fato se moveu no tempo além do espaço como muitos de nós já especulávamos.

Mais do que nunca reafirmo a aposta que fiz no dudecast#19 de que a ilha 'saltou' para o futuro. Muito provavelmente a ilha foi para o mesmíssimo dia em que Ben Linus apareceu em pleno deserto do Saara, ou seja, 24 de outubro de 2005. Bom, como teremos alguns meses pela frente até obtermos a resposta para esse pequeno mistério, nos resta especular. Qual é a sua idéia para isso?

22 comentários:

Xandão disse...

putz
fico entrigado pq o ben foi no deserto para ajudar o sayd a se vingar..
como ele ja sabia q a mulher do sayd tinha morrido??

:S

Thiago Crato disse...

Dude, ainda fico um pouco confuso ao imaginar isso...a ilha se mover no espaço "tudo bem" dá pra entender, mas no tempo...
Que efeitos isso poderia causar aos que lá ficaram? Nem sei o que pensar...
A ansiedade será grande até o começo da 5ª temporada

Sgt Pepper disse...

Uma coisa que me deixou muito encucado. Quando Ben chega ao hotel, tive a impressão de que ele não estava tão no escuro quanto nós os telespectadores. Vejam bem, quando ele pergunta a data para a recepcionista, ele confirmar se é 2005. Se ele já sabia que "viajaria" no tempo, por que ele "chuta" justa o ano certo? Como sabia que estaria em 2005? Afinal, como ele mesmo disse, mover a ilha é perigoso e imprevisível. Além do mais, quando ele chegao ao hotel, ele está com passaporte e tudo! Não me lembro de vê-lo pegar. A não ser que ele o tenha feito logo após de ver a Alex morrer. É provável.

Dedé disse...

bah, mover no tempo, no espaço...

não consigo crer que ela possa ter ido para o futuro e sumir da sua posição fisica na terra. é sinistro demais...

to com saudade de lost...

interessante ontem trocando de canal, tava dando zorro 2 e lá estava o emerson o BEN, bem mangolão.rs


abraços

http://ispicialista.blogspot.com

Leco Leite disse...

Olá, Davi...

Acho que sua idéia sobre a Ilha e Ben terem saltado para o mesmo dia é bem sensata.

Mas eu andei lendo algumas coisas sobre o tal "Efeito Casimir" e coisas do gênero. O que entendi em alguns pontos é que a ação desse efeito é inversamente proporcional ao tamanho da partícula, ou seja, Ben deve ter sofrido uma ação maior que a Ilha, por ser uma "partícula" menor...

Acredito sim que a Ilha tenha ido mesmo para o futuro, já que viagem física para o passado gera um problema sério de paradoxo. Mas acho que a Ilha não saltou tanto no tempo quanto Ben...

Abraço!!

Ps.: nessa Quarta sai a entrevista lá no Teorias LOST!!

.

Anônimo disse...

Davi,

Acho que que você terá que ir um pouco mais longe, tenho a pequena impressão que essa viagem foi além de 2005

Joao Tadeu disse...

Leco, o efeito Casimir estaria mais associado a criacao de "materia exotica" que seria responsavel por manter aberto um possivel buraco negro (na configuracao whormhole no caso), sozinho, o efeito Casimir nao causaria deslocamento temporal, pela teoria apenas causaria flutuacoes quanticas, ou criacao de vacuo quantico, e ainda assim associado a um tipo bem especifico de corpos:placas refletoras extremamente proximas.
-------------------------------
Nao podemos levar tao ao pe da letra os artificios cientificos da serie, pois se ela se deslocou por um buraco negro por exemplo, ela poderia cair em um universo paralelo, ou seja, so Deus sabe onde iriam parar. A movimentacao da ilha e algo meio "viagem no tempo em um DeLorean", muito belo porem cientificamente refutavel. Mas, em ficcao se pode tudo (nao sei se vcs sabem, na ideia inicial nao seria usado um DeLorean, mas sim uma banheira...hahaha...Serio)
---------------------------
Mas para mim ela se moveu no tempo e no espaco, foi para o futuro e mudou sua localizacao ao acaso.

E ainda acho que ela nao e uma ilha de fato, pois assim poderiamos acreditar que ela ja havia se movido antes e parado na Tunisia, por isso o esqueleto do urso polar encontrado por Charlotte, ou seja, ela pode se mover no espaco sem um local preferencial.

sanguinete disse...

Acho que ela avançou no tempo tanto quanto o ben sim.é bem possivel vamos pela cronologia:
Queda do aviao: 24/09/2004

Saida dos oceanic 6: fev/mar de 2005(supondo aquela contagem de 2 dias a cada episodio.mais ou menos)

Ben no deserto: 24/10/2005

Locke no caixao: fev/ mar 2008( 3 anos apos a saida segundo kate)

assim,locke ficaria bastante tempo "governando" na ilha e daria tempo de sobra para os roteiristas contarem tudo o q precisa ser contado e tambem de "acontecer coisas horriveis que sao culpa dos oceanic 6 terem partido" discutida no ultimo episodio. Imagino que essa seja a saida mais logica pra essa questao. E é bom lembrar que como ben nao pode voltar depois de mover a ilha, faria sentido dele ser mandado para o mesma epoca que a ilha, pois a partir daquele dia ele nao conseguira mais encontrar ela de forma alguma.

julioweb disse...

é da consciência de todos que existem ilhas móveis né ? pronto ! acredito que ela se movendo no tempo, é como se ela fosse parar justamente onde ela estaria se não desse o tal "pulo no tempo". por isso ela se move fisicamente.

acho que é isso.

a ilha então está mais de 1 ano defasada no tempo em relação ao mundo exterior né ?

acelora disse...

A ilha devia se mover para o passado

quando os oceanics 6 , voltarem para a ilha iriam encontrar o sawyer barbudão e casado a 5 anos com a juliet e a rose o bernard com dois filhos

Recode disse...

As outras duas ilhas por enquanto vão ficar no esquecimento!
(quem chegou a ver o hotsite da Mittelos Bioscience sabe exatamente do que tô falando)

Alex Nunes disse...

Cara, pensando agora, uma coisa se encaixou na minha cabeça... Acho que o fato da Ilha se mover no tempo tem uma relação muito forte com o não-envelhecimento do Richard Alpert. Talvez, na época em que ficou ilhado, alguém tenha movido a Ilha muitos anos à frente. Ou talvez esse seja o efeito para quem fica na Ilha depois que ela se desloca no tempo: o não-envelhecimento...
Isso faz algum sentido pra vocês?

Nathan Muniz disse...

pra min a ilha esta no mesmo lugar onde ela estava antes de se mover! por exemplo... se a ilha foi para o futuro junto com ben, entao se alguem estiver exatamente onde a ilha ficava, no dia 24/10/2005 e no exato momento ela ira aparecer... porem os que nao ficaram na ilha vao estar tanto tempo mais velhos que os que estao nela... porem pode estar errado! pois em 2008 locke esta morto e tudo na ilha deu errado graças a saida dos 6... entao essa teoria deve estar errada!

Anônimo disse...

Pra mim a culpa toda é de
BENJAMIN...quem mandou ele roda a tal roda de burro!!!Jack e cia não tem culpa de nada!!!

Anônimo disse...

Vai ver a ilha é um submarino gigantesco!!! Já pensou uma ilha-submarino??? Seria bem legal.

Mister Ale disse...

sou leigo, mas acho que esse trecho de uma entrevista feito com Carl Segan tenha inspirado a teoria para mover a Ilha.

"A razão para que isto esteja conectado com a viagem no tempo é porque outra conseqüência da relatividade especial é que o tempo, como medido por um viajante espacial em aceleração, diminui sua velocidade comparado ao tempo medido por um amigo deixado em casa na Terra. Isto às vezes é descrito como o "paradoxo dos gêmeos": dois gêmeos idênticos, um dos quais parte em uma viagem próxima da velocidade de luz, e outro fica em casa. Quando o gêmeo viajante espacial volta para casa, ele ou ela envelheceu só um pouco, enquanto o gêmeo que permaneceu em casa envelheceu ao passo normal"

A entrevista completa está em http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/sagan_time.htm


O que acharam?
Abraço

Joao Tadeu disse...

Carl Sagan deve ter inspirado mesmo, ao menos seu filme "Contato", muito interessante no que se diz respeito a esta viagem espaco-temporal. Mas ainda assim e um romance ficcional. O que Sagan fala sobre o paradoxo dos gemeos sempre e levantado quando estudamos relatividade especial, e este tema sempre e desmontado como possibilidade por um fator: a aceleracao. Vc precisa antes de mais nada acelerar tal corpo ate a velocidade da luz, para somente depois cair nas transformacoes de Lorentz (bases da relatividade, sobre dilatacao do tempo e contracao do espaco). Para causar esta aceleracao vc precisa de muita, muita energia.

Outra obstrucao colocada neste exemplo dos gemeos e a resposta biologica. Seu corpo se comportaria da mesma forma com um tempo transcorrendo de forma diferenciada? De qualquer forma, acredito que o paradoxo pode ter sido usado na serie, baseado nos aparecimentos de Richard Alpert, como colocou o Alex Nunes.

De qualquer forma, os produtores de Lost conseguiram algo que Sagan sonhava: que as pessoas se interessassem um pouco mais por ciencia.

Daniel disse...

Porque a ilha tem uma diferença de tempo com relação ao exterior? Pq jah havia sido movida no espaço e no tempo anteriormente.Mais um motivo pra ninguem saber onde ficava.e é por isso que ninguem sabia onde ela ficava.

GX disse...

Pessoal, a ilha ter se movido no tempo ou não é uma conseqüência natural do nosso entendimento atual do mundo. É uma coisa que já entrou na nossa cabeça: espaço e tempo são duas partes de um mesmo todo. Apesar disso ser um fato físico reconhecido, não se ensina ainda na escola. Mas a "TV escola" usa o tempo todo. Mesmo em outras séries. Já foi a época em que a ficção fazia "teletransporte" somente no espaço.

Mas, completando o que nosso amigo "Jorge Tadeu" disse, não se deve levar os efeitos físicos reais muito a sério quando tentamos prever a ficção. Isso por quê, a viagem no tempo através do efeito Casimir é pra lá de "viagem". Mesmo entre nós físicos, isso é apenas uma vaga hipótese, assim como os "buracos de minhoca". A única coisa de que temos certeza até agora (e mesmo assim, indiretamente) são dos buracos-negros.

Quanto à "matéria exótica", esse nome surgiu quando se pesquisava relatividade e notou-se que, para que a teoria toda fosse concisa, a chama "anti-matéria" deveria gerar gravidade atrativa, assim como a matéria (R.Feynman, livro "Feynman Lectures on Quantum Gravity"). Então, alguns teóricos imaginaram se existiria algum tipo de matéria "exótica" que causaria uma gravidade repulsiva. Este tipo de gravidade é a chave para coisas como "buraco-de-minhoca" e viagens no tempo. A partir daí, o nome Matéria-Exótica pegou.

Hoje, sabe-se que a gravidade que domina o Universo é, por incrível que pareca, a repulsiva. Embora tudo que vemos se atraia, a universo está se auto-repelindo. Mas a idéia de matéria-exótica não serve neste caso: é o que chamamos de "Energia Escura".

Acho muito legal, do ponto de vista de divulgação da ciência, que séries como Lost explorem estes conceitos. Como eu disse anteriormente, graças a isto é que temos conceitos como espaço-tempo tão fixos em nossas mentes. E o melhor de tudo é saber que eles não dão ponto sem só. Como o filme da Dharma é antigo, faz sentido citarem a matéria-exótica ao invés da energia escura e ainda acrescentar a frase "o que acreditamos ser..." ou seja, o critério científico de nunca ter certeza de nada antes de confirmar está contido no diálogo!

Quaisquer dúvidas sobre a física por trás de Lost, fiquerei feliz em ajudar.

Daniel Santos disse...

eu axo q assim: desde quando o Ben viu o avião caindo na ilha, ele tratou logo de pegar todas as informações dos passageiros... Sabia de tudo e de todos. Fez tudo PENSADO, TUDO CALCULADO, TODOS os ATOS dele...
Raptando o Walt p/ Michael ir atraz, fazendo o trato com ele, para levar Sawyer, Kate, Jack e Hurley ao Ben.
Consequentemente ja tramava q Jack fizesse a cirurgia em Ben.

Bom isso tudo foi no inicio...

Agora no final dessa temporada, tb tudo tramado!! Com que "Os Outros" fizessem a Kate e Sayid uma emboscada para os militares do cargueiro para tentativa de fuga de Kate c/ Ben.
Com o Ben fora de perigo, ele já saberia do trato em que "Os Outros" fizera com Kate e Sayid de poderem partirem da ilha. Como saberia?? Tudo ja estava esquematizado para aquilo acontecer...
Após isso Ben, ja tinha em mente q ELE seria a pessoa quem moveria a ilha, consequentemente saberia q iria pra fora da ilha (mas nao saberia quanto tempo iria para o futuro! ele foi 1 ano após). Já na cidade aonde foi se ospedar. Tava tudo tramado para fazer com q Sayid trabalhasse p/ ele!! Mas como ele saberia q o tal cara matou sua amada??? E depois como ele ficaria sabendo da lista de pessoas p/ Sayid matar??
Eu axo q tudo nisso tem um sentido, q Ben sabe de tudo desde o começo antes das coisas acontecerem... Como q ele sabe q só os 6 juntos podem voltar??? Alem de ele ter um fundamento de mover a ilha p/ já fazer tudo planejado fora da ilha tb!!!

Bom tentei mostrar meus pensamentos... era isso..

Anônimo disse...

eu acho q a ilha mudou de lugar,mas continuou em uma coordenada relacionada aos numeros de hurley

Anônimo disse...

Oi Pessoal, sou super fã de Lost. Acho que devemos lembrar do episódio onde Desmond viaja no tempo e conversa com Daniel Faraday, ele precisa de uma 'constante', então alguma 'coisa' deve ser necessária para manter a ilha, ela pode mudar de 'lugar' e 'tempo', talvez não seja possível mexer com as 2 variáveis no mesmo instante.