01/06/2008

Final da 4ª Temporada - Easter Eggs, curiosidades e repercussão

Post com spoilers para quem ainda não viu o final da 4ª Temporada.

Surpresas, choques, destinos em jogo e uma certeza: Eles tem que voltar. Tudo isso transformou a final da 4ª Temporada (cujo comentário você lê aqui) em um espetáculo visual repleto de ação e emoção fechando com chave de ouro essa que, como já afirmei antes, foi a melhor temporada da série até aqui. Oito meses de intervalo nos esperam, mas enquanto 2009 não chega vamos aos...

Easter Eggs e curiosidades



1. Jack e Locke revivem a velha discussão sobre razão e fé. Um embate que 3 anos depois transformaria radicalmente o modo de pensar do Dr. agora também ele um homem motivado pela fé e o desejo de voltar ao lugar de onde tanto lutou para sair.



2. O outrora garoto Walt é agora um gigante de voz grossa. A antiga afirmação dos produtores/roteiristas de que o crescimento do ator Malcom David Kelley fora levado em consideração desde o início da série ganha um sentido incontestável. A visita de Walt, suas palavras a Hurley e a necessidade de entendermos porque ele é especial, indicam que o personagem deve voltar ao elenco regular da série participando ativamente da jornada que em algum ponto da trama levará os Oceanic 6 + Locke e Ben de volta à ilha.



3. "Estou surpreso que você queira partir... Depois de tanto tempo tentando voltar aqui." As palavras do sensitivo Miles a Charlotte nos dão pistas ainda mais contundentes de que a ruiva tem de fato uma ligação forte com a ilha e sua história. Minha aposta é a de que a ruiva é filha de Gerald e Karen DeGroot, idealizadores da Iniciativa Dharma. Ela teria nascido na ilha e pouco depois levada de volta ao mundo exterior onde acabou sendo criada por pais adotivos, os já mencionados por Ben, David e Jeanette Lewis.



4. Locke contempla as instalações da estação Orquídea. Um cenário que certamente voltaremos a ver em detalhes na 5ª temporada.



5. Por falar na Orquídea, nada melhor para conhecer uma nova estação do que um vídeo de orientação apresentado Edgard Halliwax (que também já foi Marvin Candle e Mark Wickumd). Este vídeo seria a versão final editada deste outro que mostra os bastidores da gravação que fora interrompida em função do estranhíssimo incidente com o coelho marcado com o # 15. Aliás será que um incidente parecido com este ocorre com Locke justificando assim sua posterior saída da Ilha?



6. Antes de resolver tomar uma atitude drástica e de total altruísmo em prol dos outros no helicóptero, Sawyer cochichou algo no ouvido de Kate. Fica óbvio que foi um pedido, o mesmo que Kate disse ao Jack pouco antes da briga que culminou com o Dr. vociferando que Sawyer havia escolhido ficar para trás. Mas que pedido seria esse afinal? Muitos acreditam que o ex-golpista pediu à sardenta que procurasse por sua filha Clementine (aquela que teve com sua ex-parceira de crimes, Cassidy) e olhasse por ela. Faz sentido? Totalmente, na minha opinião.



7. Depois de eliminar mais um, Sayid encontra Hurley no Santa Rosa Mental Health Institute e diz que precisa levá-lo para "um lugar seguro." Seria esse um dos primeiros passos de um plano arquitetado por Ben para reunir os Oceanic 6 na tentativa de voltar à ilha? Eu acredito que sim. Outro ponto curioso desta cena claro, foi Hurley dando adeus para o Mr. Eko! com quem estaria jogando xadrez.



8. Com a bomba prestes a explodir, Michael ouve novos sussurros a ilha finalmente dá como encerrada sua missão. "Você pode ir agora, Michael," disse Christian Shephard, o interlocutor de Jacob e da ilha. Mas afinal, será que Michael encontrou sua redenção? No entendimento do ator Harold Perrineau não, que disse em entrevista ao TV Guide que estava decepcionado com o rumo dado a seu personagem e que se soubesse que esse seria o fim de Michael não teria aceitado voltar à série. Xii...



9. O cargueiro explode e afunda rapidamente para o desespero de Sun que viu seu marido Jin ser deixado para trás sem que nada pudesse fazer a não ser gritar. Embora a idéia de que Jin esteja morto seja a mais óbvia e infelizmente provável, ainda quero acreditar que ele possa ter pulado no mar antes da explosão e se salvado. E você, acredita que o coreano está morto ou vivo?



10. Dúvidas sobre o destino de Jin à parte, uma coisa é certa: a morte dele é a principal motivação de Sun aliar-se a Charles Widmore de quem tentaria ganhar a confiança com a promessa de o ajudar a encontrar a ilha ao mesmo tempo em que buscaria vingança contra os que contribuíram para deixá-la viúva, incluindo aí, claro o próprio Charles. Outro ponto fundamental desta cena é a evidência de que existe efetivamente uma relação entre Widmore e o Sr. Paik. Que surpresas e revelações teremos desta ligação?



11. "Sinto muito por ter tornado sua vida tão miserável." Pouco depois de receber um pedido de desculpas de Ben, Locke parte para liderar os Outros de quem receberia todas as informações que precisava, segundo Ben. "Bem-vindo ao lar, John," disse Alpert.



12. A chegada de Ben ao subsolo congelado da estação Orquídea põe fim ao mistério de como ele foi parar no deserto do Saara usando um pesado casaco de frio e com um ferimento no braço.


(Clique na imagem para ver os detalhes.)

13. Neste mesmo lugar existem inscrições que podem ter relação com as vistas em The Shape of Things to Come na parede do túnel que levara Ben a invocar o Monstro de Fumaça. Seriam essas algumas instruções deixadas pelos antigos habitantes da ilha? Acredito que sim.





14. Momento de ruptura. Ben assume a tarefa de proteger a ilha movendo-a literalmente no espaço/tempo para o choque de todos que nela ficaram e sobretudo para aqueles que estavam no helicóptero e a viram desaparecer. Para onde/quando a ilha foi? É essa a pergunta que vai martelar nossas cabeças pelos próximos meses. Alguém arrisca um palpite?



15. 3 anos depois da saída da ilha Kate recebe uma estranha ligação no meio da noite. Incompreenssível, certo? Bom, se ouvirmos no áudio original sim...



... mas no revertido...



"The island needs you. You have to go back before it's too late." ou traduzindo, "A Ilha precisa de você. Você tem que voltar antes que seja tarde demais." Sinistro, não? De quem parece ser aquela voz? Do próprio Locke talvez? Creio que sim e você?



16. Assustada com a ligação e por ouvir um barulho, Kate corre armada para o quarto de Aaron cuja porta é decorada com uma ilustração retirada do clássico Alice no País das Maravilhas livro de Lewis Carrol que na essência narra justamente o sonho de uma menina...



17. E por falar no sonho, antes de acordar, Kate recebeu uma estranha visita de Claire cuja mensagem deixa um mistério no ar. Qual é o sentido do "não ouse trazê-lo de volta" dito pela loirinha? De volta à ilha ou à civilização? Bem, essa é uma resposta que eu acredito que só será dada na última temporada.


(Clique na imagem para aumentá-la.)

18. Lembram do Henrik, aquele português/brasileiro que apareceu no final da 2ª temporada na instalação de monitoramento coordenado por Penny Widmore?




19. Por falar em Penny, que bela cena a do reencontro com Desmond, não? Certamente um dos momentos mais emocionantes deste final de temporada. Ou vai dizer que você não segurou as lágrimas?



20. Uma semana depois e com a mentira já totalmente arquitetada para proteger aqueles que ficaram para trás, Jack se despedia de Desmond - pedindo-o que não deixasse que Widmore o encontrasse - com o bordão que o próprio escocês usara em uma de suas primeiras aparições na série. "See you in another life" ou em português, "Vejo você em outra vida." Que papel estará reservado a Desmond e Penny na próxima temporada, hein?



21. Revisitando a casa funerária Hoffs Drawler, e tomado pelo desespero, Jack recebe a visita de Ben que lhe pergunta se Locke o procurara antes. Jack responde que sim, afirmando ainda que Locke/Bentham revelara que coisas muito ruins aconteceram na ilha depois de sua saída culpando-o e dizendo que ele precisava voltar, o que segundo Ben, seria possível se todos fossem juntos.




22. E o todos neste caso, inclui também John Locke, o morto do caixão e que após sair da ilha passou a identificar-se como Jeremy Bentham, mesmo nome do filósofo difusor do utilitarismo, teoria que prega a idéia de que o valor moral de uma ação só pode ser determinado por sua contribuição à ultilidade geral em maximizar a felicidade e o prazer na coletividade. Um sugestivo nome para alguém que até bem pouco tempo só parecia se preocupar com seus próprios interesses e claro, aos da ilha, não acha? Questionamentos à parte, vale destacar que dentre outros utilitaristas famosos destaca-se David Hume, outro filósofo que inspirou o nome de Desmond.

A resposta para o porque de Locke ter saído da Ilha e como isso teria ocorrido, será na minha opinião, um dos temas centrais da 5ª temporada, mas uma coisa me parece certa. Ele não se matou como sugeria a nota de jornal lida por Jack ainda no final da temporada passada. Qual a sua teoria para o que ocorreu e como acha que isso será explorado daqui para frente?


Repercutindo o episódio


"O que não foi este quarto ano da série senão um imenso e explicativo aposto para nos retratar a via crucis assumida e trilhada por Jack? Se imperou a boa intenção em cada gesto do doutor, ela estava mal acompanhada de um cego abraço na lógica, adotando-a como única referência em um local em que milagres se sobrepõem diante dos olhos de quem se dispõe a enxergar. O resultado da escolha errada de Jack: desgraças e pesadelos coletivos e individuais, frutos diretos e indiretos da incapacidade do médico em perceber que, focado no objetivo de sua promessa de resgatar os companheiros, ele deveria na verdade apenas ter deixado de mentir para si mesmo... Não há dúvidas de que a quarta temporada de "Lost" foi tão brilhante e excepcional quanto sombria e nebulosa. Pelo relato de Locke no futuro, a ilha não foi defendida; e de acordo com o roteiro prescrito por Jack em suas escolhas, não houve resgate algum."

Carlos Alexandre Monteiro (Lost in Lost)

"Se levarmos em consideração o fator "surpresa", o último episódio da temporada passada derrota estas duas últimas horas da quarta de maneira incontestável. A simples revelação de que estávamos vendo eventos do futuro de Jack serviu para mudar completamente a maneira com que assistíamos a "Lost", influenciando profundamente a arquitetura narrativa desta temporada... esta é a primeira vez, ao longo da série, em que mais perguntas foram respondidas do que criadas - e é perfeitamente possível dizer que a primeira fase de "Lost" foi definitivamente concluída."

Pablo Villaça (Cinema em Cena)


"... após mais um incrível ano, era perfeitamente aceitável que todos nós estivéssemos ávidos por algumas migalhas de informações sobre a natureza da ilha, seus habitantes originais e sua curiosa mitologia. Sob esse prisma, exclusivamente, não posso ignorar que o final deixou muito, mas muito a desejar. Os produtores falam demais, muito hype é gerado em convenções, fóruns e afins e pouca coisa é efetivamente materializada... Contudo, vários elementos característicos de um final de temporada foram mantidos... Ainda é cedo para avaliar tudo que vimos (principalmente a controversa cena do desaparecimento da ínsula), mas reitero que este não foi um final que fez jus à 4ª temporada, apesar dos episódios em si terem sido ótimos. Felizmente o chamado de Jack deverá se concretizar e daqui a 8 longos meses estaremos todos (necessariamente) de volta à ilha."

Bruno Carvalho (Ligado em Série)


"Season Finale de LOST sempre tem algo a mais e dessa vez esse "algo a mais" se mostrou em forma de "milagres". Milagres místicos e milagres científicos, mantendo LOST com sua chama de discussão entre ciência e fé mais acesa que nunca... Esperar o impossível tem se tornado comum em LOST mas, no roteiro, nada acontece por acaso. Um Season Finale que fechou com perfeição uma temporada sensacional...Será que veremos uma 5ª temporada começando com os "6" em um avião, o corpo de Locke entre as cargas e um novo acidente!? Não digo que a Ilha ressuscitaria Locke, mas os mortos, de alguma forma, tomam "vida" na Ilha..."

Leco Leite (Teorias Lost)


"Todos os finais de temporada da série foram excelentes, e este não fugiu à regra... Agora é hora de discutir e elaborar teorias. Afinal, este é o grande trunfo de Lost: os episódios vão muito além daqueles minutos que nos são apresentados na telinha. Eles alcançam as mesas de bar, os escritórios e qualquer outro lugar imaginável onde dois (ou mais) lostmaníacos possam se encontrar."

Pedro Araujo (Blog Na Tv)


E atenção, ainda hoje, pinta aqui no blog o Dudecast #19 com mais detalhes e opiniões sobre este ótimo final de temporada. Fique de olho no blog e até mais tarde!

Por Davi Garcia

60 comentários:

Alexandre Nunes - SP disse...

Obrigado Davi e Juliana, vcs como a nossa série preferida são maravilhosos, usando seus tempos livres para nos trazer informações sobre Lost, não tenho palavras para expressar minha gratidão...

muito obrigado.

RicK disse...

Certamente a ilha foi para o "passado"...

daniela disse...

Dudecast ainda hj *.*
Que blz!

m4luc0 disse...

Se todos tem q voltar, nao estariam incluidos o desmond e o lapidus?
e se inclusive o corpo de ben precisa voltar.. nao teria sido o primeiro acidente.. um meio para que o corpo de cristian shepard voltasse para a mesma?
abraços ;)

Thiago Crato disse...

Dude...eu nem sei mais o que pensar e comentar...

Já pensei ateh que Locke no caixão seria armação...um "forçar a barra" para juntar todos!! Sei lá...John Locke morto? Pra mim é difícil de acreditar...

Espero que na próxima temporada a gete veja mais sobre o "monstro de fumaça"

E espero sinceramente que Sawyer morra logo...num aguento mais minha namorada dizendo que aquele lesad é bonito...um caba feio daquele...kkkkkkkkkkkkkk

Abraços

Wagner Sicca disse...

Concordo com o Bruno Carvalho. Foi um bom episódio, mas apanha pros outros 3 finais de temporada.
E eu não segurei lágrimas na ceninha do Desmond e da penny. Aquele telefonema deles no cargueiro foi BEM mais emocionante.
Acho que no fim da quinta temporada devemos ver o Locke batendo as botas e o que levou a isso (porque eles devem conseguir voltar à ilha na sexta e até lá o Locke jah vai ter virado raiz).
E depois de ver o Ben girando aquele troço, desconfiei, pela primeira vez desde que conheci a série, da capacidade deles de concluir a história. A explicação final de Lost vai ser uma viagem total, e muita gente não vai gostar.
Abraço

CleideJapa disse...

aeeeeee...

...gostei das curiosidades

...estou aguardando o dudecast... porém desculpe informar, mas o Jin pra mim tá morto sim, principalmente porque a explosão ocorreu fora da ilha. Mesmo que tivesse sido resgatado depois, três anos se passou fora da ilha nesse tempo com certeza ele ia querer ver a filha não acham?

ótima série, ótimo final de temporada (... e que temporada heim =D)

parabéns pelo trabalho de vocês

abraços

Jonatas disse...

Não sei se vcs lembram....

http://bp3.blogger.com/_v13Tp-eefAY/RleSdwjn1sI/AAAAAAAAAV0/fM8HwF-d0kk/s320/a04.1-full.JPG

tá ae a confirmação de que dizia Lock no bilhete.....

Bebeto disse...

Algumas considerações acerca do episódio:
1- Será que Walt não sentiria se seu pai morresse?

2- Veremos Ben, Jack e cia brincando de Um Morto Muito Louco com o cadáver de Locke?

3- Sinceramente acho que Jin não está morto. Mas, mesmo que tenha sobrevivdo à explosão do cargueiro, que fim ele teve? Voltar pra ilha estaria fora de questão, uma vez que ela foi movida. Isso também vale para Faraday e os redshirts na lancha. Acho possível que a ilha tenha de alguma forma levado-os (Jin, Faraday e talvez Michael) junto com ela.

4- Será que essa coisa de que quem saiu da ilha precisa voltar envolve, além dos Oceanic Six e o cadáver de Locke, Desmond e Frank Lapidus?

marko damiani disse...

Que venha a quinta temporada. Continuo apaixonado por Lost, mas confesso que estou deveras desconfiado dos rumos apontados para o ano que vem. Tomara que "eles" não me decepcionem, mais que isso, torço muito para que me surpreendam positivamente e me façam ficar, entre a fé e a ciência, suspenso e ávido por novos personagens, percalços e aventuras redentoras. Thank you, DUDE. Foi demais. AWESOME man!!!

Renan disse...

Uma grande coisa me incomoda nesse season finale...
É o último espisódio! ;P
Pena ter que aguardar tanto para a próxima temporada...

Anônimo disse...

Na minha opnião...Charles já teria movido a ilha anteriormente...por isso essa busca por ela...


pode ser meio viajona...mais tudo bem =]

Jake disse...

Mas, o que aconteceu com Daniel Faraday e os outros que estavam no bote?

Ricardo Bessa disse...

A morte de Locke pode ter sido provocada pela Sun. Provavelmente a Sun entregou o Locke ao Widmore. No encontro dela com o Widmore ela diz que eles não foram os únicos a sair da ilha, indiciando que outros (Locke) também sairam. E se ela quer encontrar o Jin, a chave é o Locke, só ele sabe onde está a Ilha.

Alexander disse...

Porque o Locke "morre"...

Para mim, Locke não morreu! Todo mundo viu o quanto ele aporinhou todo mundo para voltar e não obteve sucesso? Lembrando de Romeu e Julieta, para mim ele "tomou o elixir da morte" para fingir que estava morto e convencer o Jack a voltar a ilha. Algo desse tipo. Eu não acho que ele esteja morto em hipótese alguma!

Luana disse...

Passou-se 3 anos desde que sairam da ilha, quando voltarem estão todos sem nenhuma mudança, e alpert mais novo ainda... será? Ainda tô besta com a ilha desparecendo na nossa cara. E a segunda ilha onde ficava outras estações Dharma q vimos na 3ª temporada? Foi tb? A.d.o.r.e.i. esse episodio e nos trouxe confirmações e respostas.
DUDE, vcs estão de parabéns pelos comentários, muito bem escritos. See ya next year!

Ítalo disse...

Sob quais circunstâncias Locke sairia da Ilha? Não consigo vislumbrar um motivo para que ele a tenha deixado, a não ser que a Ilha esteja sb ameaça extrema.

Acho meio improvável, mas agora que a Orquídea já é de conhecimento de todos (e não só dos internautas que jogaram o 1º ARG), não seria possível que Locke tenha se duplicado através de efeito Casimir, como uma estratégia de Ben de convencer os Oceanic 6 a voltar, pq essa é a única maneira de ELE conseguir para lá?

Leitor disse...

Alguém já conseguiu explicar por que as outras pessoas que estavam no cargueiro não correram para o helicóptero para tentar escapar? Afinal, Desmond saiu gritando que havia uma bomba no navio quando o helicóptero estava pousando, então quem estava no cargueiro e não sabia dos explosivos ficou sabendo naquele momento.

Lu disse...

Nesse video ai no post com Halliwax, os coelhos não podem se encontrar? E o que aconteceu? O coelho apareceu no lugar errado, na hora errada? Isso é o chamado Efeito Casimir? Acho que o DUDE precisa fazer uma espécie de sintese desses videos e fatos que vemos pouco ou não vemos nos 43 minutos de episódio. Entre uma temporada e outra perdi algumas peças postadas no DUDE, ai já viu né?!... Looost rs.

RV disse...

Acredito que a "morte" de Locke seja um grande blefe de Lost. Como há uma resistência em reunir os Oceanic Six, o próprio Locke tentava conversar com eles em vão, Ben e Locke teriam armado essa morte para convencer, de início, Jack. Com sua liderança seria possível reunir os demais. Afinal, eles mentem por sua causa. E seria muito fácil forjar algo desse tipo. Lost nos deu essa alternativa em Exposé. Quem não lembra daquelas aranhas que deixam a pessoa com aspecto de morto? Outra: o próprio Ben disse que quem "move" a ilha não pode voltar para a mesma. Trazer os Oceanic Six de volta à ilha não seria uma missão de Jacob para permitir o retorno de Ben?

observatoriodecinema.blogspot.com

david. disse...

Pra mim, Faraday e o povo do bote foram junto com a ilha. Jin e Michael devem estar mortos mesmo. E depois desse episódio eu tive a certeza de que eles conseguirão dar respostas para Lost, o contrário do que disseram. Sim, claro que vai ser viajada a resposta, mas e daí?

Só sei que eu vou gostar do mesmo jeito. (:

Fioroto disse...

To com uma coisa presa na cabeça. O que houve com o bote do Faraday? Foi com a ilha?

Eduardo disse...

5ª Temporada:

Fora da Ilha: Os Oceanic 6 tentando se juntar pra encontrar a ilha e voltar pra lá...
acredito q Walt ajude eles a encontrar a ilha ou a ressucitar Locke (lembra q ele tem poderes ?)

Na Ilha: Saywer + Juliet + o q sobrou do povo se junta a Alpert e a Locke para "reorganizar" a vida na ilha

Obs.:
1- Penny e Desmond unidos com Oceanic 6 para encontrar a ilha

2- Sun e Wildmore unidos para destruir a ilha e acabar com Ben
(Vingança pela "morte de Jin")

3- Acredito que Jin seja resgatado por um barco, mas nao volta a ilha e provavelmente vai tentar falar sobre ela ... e vao te-lo como louco.

=D

vlw

Anônimo disse...

ben ter tornado a vida de locke miserável... isso foi forte!! quando descobriu sobre o verdadeiro escolhido ele tentou de todas as formas acabar com ele...

Anônimo disse...

sobre essa história de áudio reverso, será que aqueles sussurros que a gente ouve na floresta quando os outros vao aparecer não seriam esse caso também??

Clamelot disse...

Me veio agora uma idéia na cabeça: Se ao girar a roda congelada Ben acaba de cumprir seu último ato como líder dos outros, passando o "cargo" para Locke, seria possivel que Widmore tivesse sido o antigo líder dos outros antes de Ben e numa possível operação semelhante de girar a roda fosse parar no mundo exterior sem saber da localização da ilha (assim como Bem agora) e desde então esteja tentando encontrá-la?

Abraços.

Anônimo disse...

Eu Acho Que o sentido de "não ouse trazê-lo de volta" dito pela Claire, é referente a Jack.
para não trazelo de volta,para cuidar de Aaron.

Anônimo disse...

Como já postei antes minha opinião sobre Charles Widmore, concordo com o anônimo das 07:24 e repito:

Será que Charles Widmore alguma vez também teve que mover a ilha e por isso se transportou e está procurando por ela até hoje????

Pois como ele disse: a ilha é dele e ele mostrou saber muito sobre ela principalmente sobre o protocolo secundário.

Pondexter disse...

Poxa pessoal... Deixem de ser tão xiitas e abram suas mentes.
Sempre leio os posts e comentários, mas acho que vou deixar de ler os comentários. Reparei que tem gente que se preocupa tanto em reparar os erros que se esquece da história.
Não achei que tenham forçado a barra...
Pessoal... É ficção.
Sei que nada é por acaso em Lost. Sei que rola uma porrada de teorias da física, mas no fim é tudo ficção.

Mas creio o que tenha mais chamado atenção do pessoal foi a suposta morte de John Locke... E fora os comentários que não acrescentaram nada dos xiitas, eu também vi muitos comentários inteligentes aqui. E separei alguns que poderiam virar matéria de discussão.

“Não acredito que Locke esteja morto. Acredito sim que ele e Ben, forjaram a morte de Locke para principalmente sensibilizar e convencer Jack a reunir todos os Oceanic 6 para voltar à ilha, afinal parece que Locke vinha tentando convence-los a um bom tempo e não vinha obtendo sucesso.”

“O pai do Jack chegou à ilha, até onde vimos, morto num caixão, que depois se mostrou vazio. E parece estar em plena atividade ... Será que é o mesmo que acontecerá com o Locke ? Mais do que isso: será que o Christian já havia estado lá e um dos objetivos do vôo inicial era devolvê-lo ao lugar onde tem que estar, e que já havia uma conspiração rolando p/isso? Será que ele tb tinha que voltar (we have to go back!!!) e isso o enlouquecia a ponto de fazê-lo se embriagar, como acontece agora com o filho? Será que toda a geração dos pais dos losties tem algo em comum?”

“Não seria possível que Locke tenha se duplicado através de efeito Casimir?”


E outra... Lembram do médico que apareceu morto na ilha e depois ainda vivo no cargueiro?
Lembrando que a ilha mudou de lugar. Se antes o tempo era diferente na ilha... Imagine agora!

david. disse...

Eu tinha pensado exatamente isso que o Clamelot disse.
Tipo, como se fosse uma sucessão de 'escolhidos'.
Hanso > Widmore > Ben > Locke > Aaron.
É assim que eu imagino.

Rodrigo Muniz disse...

Se prestar bem atenção na imagem da explosão dá pra ver que Jin estava exatamente no mesmo lugar na hora da explosão:
http://i25.tinypic.com/29uruo9.jpg

Só que eu tenho quase certeza que ele e Michael não morreram na série. Durante todo o episódio ficou a impressão de que o Daniel tinha um plano. É possível que ele vá salvá-los por causa da diferença do tempo. Lembra do doutor chegando morto na ilha antes de realmente ser morto no barco? Ou seja, Daniel segue as coordenadas "erradas" para chegar no barco antes da explosão e assim mudar o curso da história, salvando Jin.

Teorias :P

Isa. disse...

Muito se falou sobre os atos heróicos de Jack. Gostei da forma como humanizaram o "herói" de Lost.
Mas pouco distacam a coragem de Michael, Sawyer, Locke, Sayid.
Grande parte das discussões, foi a respeito do futuro de Jin. Não acredito que ele tenha morrido. Afinal, ele aparece no flashforward de Ji Yeon. Quanto a morte de Locke, acho que ele realmente morreu. E Ben, está usando isso a favor dele, para levar os sobreviventes, de volta a ilha.
Mas e Claire? morreu? não?
Faraday? ficou no meio do nada?
acho que teremos que esperar até ano que vem..

Rodrigo disse...

Confesso que por vezes já cheguei a ficar temeroso quanto à possibilidade de a série tomar rumos que fossem vir a tirar o foco principal da história. Mas hoje compreendo que Lost definitivamente mudou, evoluiu, e já não acompanhamos mais aquela história dos sobreviventes buscando uma forma de fugir da ilha. Desde a primeira temporada muitos personagens que figuravam dentre os principais já “partiram”, e isso por vezes acaba deixando um sentimento de nostalgia com relação àquilo que estávamos tão acostumados a ver nos primórdios da série. Enfim hoje já não me preocupo mais com os rumos de Lost, acredito na competência dos produtores que nos deram uma história tão rica nessa quarta temporada, e que com certeza vão nos conduzir a um desfecho merecido da melhor série da TV.

Eduardo disse...

Voto pela Teoria das Sucessões:

JACOB > Christian Sheppard > WIldmore > Ben > Locke > Aaron !!!

Gabizinha Vidal santos-sp disse...

Bom se Jin morreu, se Claire está viva, e como será a volta des oceanic 6 + Ben e + Locke no caixão, e o q aconteceu com a ilha e com as pessoas q ficaram na ilha depois q ela foi movida?? só saberemos ano q vem ...=/
e a respeito da mesagme da Claire p kate no sonho eu acho q ela estava dizengo pra ela não trazer ele de volta pra ilha.. é o q faz mais sentido p mim, até pq Aaron naquela altura já está na civilização então não serveria de nada, a Claire falar aquilo, isso explica o motivo de a kate não querer voltar pra ilha

IR disse...

Só uma observaçao...
qnd a vó do Walt vai falar com o Hurley na clinica, tem um cara num quadro negro, e do lado tem um desenho.

Uma ilha, um navio e um sol.
Mensagem dos produtores ?
uhaeuaiua

Lockezinho disse...

Dude sera que voces podiam me explicar esse topico do orkut http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=467672&tid=2515656963398357335 pois tem gente no topico dizendo que tem 400 enigmas sem resposta e tem outros dizendo que eh mentira. talvez no podcast se voces ainda aceitarem perguntas obrigado

Malucom disse...

Muitas coisas a respeito desse final. Foi espetacular, mas muitas questões ficaram no ar (estranho seria se não ficassem, afinal é Lost rsrs)

Muitos estão especulando sobre o que teria acontecido com o bote do Faraday. Ou ele ficou boiando no mar ou a ilha o teria levado junto. Eu fico com a primeira opção. E se for esse o caso, ele poderia ter resgatado Jin, se este conseguiu pular antes da explosão.

Mas, sinceramente, o certo seria ele morrer. A essa altura não tem mais o que o Jin contribuir com a história. Ele até durou demais.

Também achei estranho nenhum tripulante do cargueiro tentar entrar a força no helicóptero.

Pra terminar, esse cara que faz o Michael se acha a estrela né? o personagem nunca foi importante, só ganhou um pouco de destaque no final da segunda temporada e agora ele queria o que? ser a chave do mistério da ilha? muito cara de pau e mal agradadecido. Se não fosse por Lost ele passaria na rua como um anônimo.

Rodrigo Nercolini Malinverni disse...

*Errata: http://img213.imageshack.us/img213/1842/easteregglc7.jpg

No easter egg, há no plano de fundo um quadro com um desenho referente a uma ilha.

Lost - Team Game Brazil ®

James M. Barrie disse...

Eu vou chamar a atenção para um paralelo que ninguém notou, mas que me parece tão óbvio que não entendo como ninguém falou disso ainda.
Ou eu sou muito burro e isso já foi explicado e eu não vi/não lembro/não entendi, ou de fato ninguém percebeu a semelhança.

Quando a Ilha é movida pelo Ben, a "explosão de luz branca" e o tremor não são exatamente os mesmos que ocorreram no season finale da segunda temporada, quando o Desmond virou a chave?
Será que o que realmente aconteceu ali não foi a mesma coisa? Será que a Ilha já não foi movida antes?

Enfim, na hora em que a coisa aconteceu, minha primeira lembrança foi do final da segunda temporada.
Não vi ninguém ainda falando sobre isso, mas me parece que pode gaver uma relação aí.

Isabela disse...

Hein, quanto ao iten 6...
Acredito nessa mesma teoria. E um vídeo me convenceu mais ainda:
http://br.youtube.com/watch?v=R5W2-dvSzKk
Repare bem, com o pouco que ouvimos, encaixa direitinho! :D

Liza disse...

Isa do coment. 01 Junho, 2008 13:36

No episódio Ji Yeon o Jin aparece no flashback e não no flashforward.


Quero muito que ele nao tenha morrido, mas o mistério permanece até sabe-se lá quando. Nessa altura da série dá pra perceber que qualquer um pode morrer sem comprometer a história.

O bom é que com o pouco que falta para o fim da série os produtores não vão poder enrolar muito.

A dúvida cruel é com que abordagem a série voltará.

Até que enfim o Locke morrei, seria bom se não voltasse nunca mais...

Liza disse...

Se Lost tivesse que ser milimétricamente explicado como algums pessoas querem teria que ter umas 300 temporadas.
Na lista no Lost Mysteries a grande maioria das questões já foi respondida, mas acho que o que os caras querem é mais ou mesmos o que acontece em alguns episódios comentados do 1º DVD quando os produtores param a cena e explicam alguma coisa, acho que é o que falta mesmo.

Sem falar no monstro de fumaça, nesse assunto pra satisfazer todo mundo só fazendo um episódio exclusivo (tipo tatuagem do Jack)mostrando todo o mecanismo. Aí vão reclamar, mas precisava de um episódio todo?

Outro dia ouvi dizerem "do monstro de fumaça nunca esclareceram nada", afff...

Holly disse...

Sobre algumas repercussões que andei lendo por aí.

Não me importo nem um pouco com a demora de algumas respostas (e muitas já foram dadas). E se me incomodasse com isto, na boa, esperaria o fim da série, lá em 2010 para assistir tudo de uma tacada só.
É entretenimento e se é para incomodar, deixo para lá. Por isto, sou bastante seletiva com o que assisto. Não suporto muita coisa, outras nem começo a assistir. E se alguma das minhas séries passa a me irritar, abandono na hora.
Para que perder tempo com algo que não gosta? A vida é curta e tenho muitos interesses para dividir meu tempo.

Não acredito que mané ainda não percebeu que muito da mitologia da série só será realmente explicada na derradeira temporada.

Então, se conformem ou desistam da série. Reclamar e continuar assistindo é patético, chato.

Eu vou continuar tendo Lost como meu entretenimento predileto até o fim.

É impossível não perceber a série de situações e arcos que foram fechados. Sabe-se quem saiu, como e porque. Sabemos quem ficou. Sabemos quem tem interesse na ilha, muitas das carcterísticas físicas do local, sabemos o que aconteceu com quem saiu, quem está no caixão.

E mais, muitos dos questionamentos desta temporada foram resolvidos na própria: porque Kate ficou com Aaron, porque Jack pirou, porque Saiyd mata a mando de Ben, etc.

E se mais questões surgiram, como por que Locke saiu da ilha, como e por que morreu, isto é parte da narrativa. Uma narrativa, aliás, que ousa não somente pela utilização de flashbacks e fowards, como pela mudança de perspectiva que promete modificar novamente a apresentação na quinta temporada. E que ela venha logo. Por que será difícil esperar....

Mari disse...

Bom.. eu nao sei qual a distancia de uma ilha pra outra.. mas lembro que que a segunda ilha (aquela da 3ª temporada) sumiu também.. levando em conta a distancia é perfeitamente normal assumir que o bote e o Jin (caso esteja vivo) tenham se movido com a ilha (citando o raio de abrangencia que o Ben disse) .. mas.. vai saber.. é só um "achômetro"

Luciana disse...

Otimo easter eggs Davi! Mas achei que vocês tambem iriam comentar uma coisa muito curiosa que eu notei naquela câmara congelada em que o Ben se encontrava: perceberam que parece que há muito tempo atras fizeram a mesma coisa (mover a ilha)? Pois se reparar bem, naquela manivela tem marcas justamente no mesmo lugar que o ben segurou o troço la pra tentar girar, talvez tenha me enganado, mas sendo lost, não seria impossivel ;)

Mauro Humberto disse...

comentário atrasado a parte.. rsrs

fiquei o episodio inteiro falando: "se for o ben ou o Locke no caixão vou ficar muito bravo!!", e foi justamente o q aconteceu. tudo bem que deu pra sacar durante o episodio que o Locke seria o defuntão lá rsrs
enfim. minha real dúvida é que, tão importante para a mitologia o Locke é, como ficar 2 temporadas sem ele? (pensando como personagem vivo é claro)... ressucitar como ouvi alguns dizendo..!? se isso acontecer acharei muito malzzz... muito malzzz mesmo!! tudo bem que isso ainda responderia sobre a possivel volta de christian, mas prefiro ele como um espirito mesmo. ;)
sobre meu outro personagem favorito, o Desmond, nada a dizer, achei muito sem sal nem açucar com a penny, em the Constant, o telefonema sim foi emocionante!!
eh isso.. abrazz e até 2009 né!

Anônimo disse...

E se, ao invés de pensarmos que a ilha foi parar em outro ponto do planeta, ela simplesmente voltou ao seu estado natural ?
Como antes do fim da segunda temporada que ela era invísivel e tal, e se ela voltou ao seu estado "normal" ?
Muitos personagens para pouco tempo, acredito que descobriremos o paradeiro da ilha no novo Jogo de realidade alternativa... o arg. certo ?

Julio Pestana disse...

O bote foi junto com a ilha!
Quando a ilha sumiu, Lapidus disse "não há nada lá só agua por todos os lados!" Ou seja, o bote tbém sumiu!

Se me lembro bem, o recorte de jornal dizia que o morto tinha deixado um FILHO adolescente, e agora como vão explicar isso do filho?

Lembram da Charlote achando o urso polar morto? Tbvem foi no deserto. E eles treinavam ursos para mexerem em alavancas e pegar a comida (lembram do Sawyer na jaula?)
Acho que da outra vez que moveram a ilha, usaram um urso treinado, isso explicaria as marcas na roda citadas acima e o corpo do urso no deserto, sem falar que assim ninguém precisaria ser sacrificado.
Ben disse que quem movia nunca mais voltava pq não sabia onde ia parar e se ia para algum lugar, pra ele provavelmente, a pessoa/urso simplesmente sumia/morria.

Pam Beesly disse...

Também estou super-preocupada com o bote do Faraday, boiando no meio do mar, sem cargueiro para chegar e sem ilha para voltar... meu Deus...

Sobre o que o Sawyer cochicha no ouvido da Kate, é algo sobre a filha dele sim, aumentando o volume dá pra ouvir bem ele dizendo "I have a daughter..." não dá pra entender bem o que vem depois, mas com certeza deve ser ele pedindo para a Kate ajudar a filha dele, e/ou saber como ela vai. O que ela vai, sim, fazer, culminando com aquela desconfiança do Jack que leva à separação deles.
E bem lembrado essa coisa do recorte de jornal dizer que o morto tinha um filho adolescente.
Sou da opinião que isso não é uma ponta solta, mas sim algo importante, que vai ser revelado depois. Um filho bastardo de Locke? O que vcs acham?

Leco Leite disse...

Valeu Davi e Ju por minhas palavras na "repercussão" do episódio...

Estou mandando um email pra vcs com uma idéia que tive..

Abraço!

Anônimo disse...

jeremy bentham pediu para ser empalhado e deixar seu corpo exposto na london school....será que não é essa a imagem de locke que os produtores queriam ao escolher o nome?

Anônimo disse...

Ficou otimo como sempre tanto o comentario como os Eaters Eggs, eu acho que só faltou ( na verdade eu estava mesmo interessado na sua opiniao sobre ) o paradeiro de Daniel Faraday e os extras da ilha

Muito bom site... nao consigo ficar sem acompanhar ele desde que o conheci... pouco depois da ultima finale

Audy disse...

OK, eu sei que deveria ficar quieta. Mas vou ser breve: Experimentem assistir à cena da explosão do cargueiro em câmera lenta, BEM lenta. Vocês NÃO VERÃO nem Jin nem ninguém no barco, mas se olharem à direita do cargueiro, bem pertinho dele, uma fileira branca na água parece alguém nadando. Será que é o nosso Jin? Pra mim não restam dúvidas.

PS.: Estou falando sério. Em câmera LENTA.

zé das couves disse...

Eu achei muito bom! Beijinhos à parte, houve um retorno da trama ao realismo fantástico que foi o que me levou a assistir a série. Quem deseja ver dramas pessoais e beijos apaixonados está bem servido o ano todo com várias novelas. Já estava ficando meio preocupado com a história de que Lost era "sobre pessoas" e tal. O que me atraiu em Lost foi o lado Sci-fi da coisa, que parece ter voltado a ser o centro do problema.

Eduardum disse...

Iae galera! Não sei se alguém percebeu mas aparecem dois dos "bad numbers" nesse episódio... quando Sayid pergunta às horas ao "espião" ele responde:
- 8:15...
Valeu!

Anderson Pontes disse...

Eu acredito em uma hipotese que acho que ninguem pensou...

A ilha já foi movida antes!!

como assim a ilha ja foi movida??!?!

R: pelo fato daquela forte luz branca, a mesma que apareceu quando pararam de digitar os numeros, após rodar a chave la..

e outra coisa que me intriga bastante, eh o fato daquele grande barco no meio da floresta.. aquele barco la das dinamites.. aquele mesmo!! como ele foi parar la?!?

eu acredito simmm q a ilha ja foi movida outras vezes! =x

Scud disse...

olha achei o final da temporada interessante, mas convenhamos deixou a desejar a presença do santoro, po o cara no barco ainda falando em portugues, po ae tinha q ter o santoro pra falar em portugues com ele, po chatao, podiam ter metido o seguinte o santoro e a nicki, foram desenterrados pelo vincent depois q o hurley e o sawyer os enterraram, ae eles ainda estariam como se fossem os figurantes de lost, ateh uma certa reaparicao, foi assim q ficou a rose e o bernard, agora serah q a ilha vai trazer de volta boone, shannon, libby e outros q morreram nela jah q ela se move no espaço tempo

Scud disse...

notaram q o cientista do video da orquidea nao tinha um braco mecanico ou braco falso ?

Anônimo disse...

Ñ me lembro se o filho da sun ja aparece, mas pareceu que ela se descepcionou ao contar que estava gravida para o michael e ele simplesmente dizer parabens, sera que o filho é do Jin mesmo?