14/05/2008

É possível mover a ilha?

Post com spoiler para quem não viu o episódio 4x11 "Cabin Fever"

Um dos assuntos que mais tem rendido discussões nos últimos dias é o significado da mensagem que Locke teria recebido na cabana de Jacob. Como a ilha será movida? No tempo, fisicamente ou os dois? Para colocar mais tempero nesse assunto, o site Popular Mechanics publicou uma matéria bem interessante relacionada ao assunto.

Por Erin Scottberg para o Popular Mechanics
Traduzido e adaptado por Davi Garcia

Quando entrevistamos os criadores de Lost, eles indicaram que veríamos acontecimentos grandiosos em Cabin Fever, episódio centrado em Locke. Finalmente descobrimos que jogo será jogado no final da temporada: Se Locke quiser salvar a ilha, ele precisará movê-la.

Então como é que o Locke fará isso e para onde irá movê-la? Michio Kaku, autor de "Física do Impossível" nos disse que ele acredita que Damon Lindelof e Carlton Cuse estão usando as propriedades singulares da ilha - eletromagnetismo e o efeito Casimir indicado no vídeo de orientação da estação Orquídea para abrir um 'buraco de minhoca' transversal para pontos diferentes no tempo e no espaço. (O mercenário Keamy parece saber disso ao ter pegado no cofre do navio o 'protocolo secundário' com o logo da Orquídea na capa. "Se Linus sabe que vamos incendiar a ilha só há um lugar para onde ele iria," disse ele.)

O efeito Casimir e os buracos de minhoca transversais são reais, de acordo com a ciência, Kaku diz. "O efeito Casimir tem a ver com energia no vácuo," acrescenta ele. "É a energia negativa que tem propriedade bizarras." Buracos negros, diz ele, poderiam abrir um portal para outro universo, mas seria uma viagem somente de ida porque eles são instáveis e não podem permanecer abertos por si só. A energia Casimir poderia na teoria, impedir que o portal se fechasse e criar um buraco de minhoca transversal. De acordo com Kaku, se uma fonte de energia como a do eletromagnestismo de Lost estivesse presente, um buraco negro poderia se abrir e o efeito Casimir da ilha poderia mantê-lo aberto, criando um portal.

Já vimos alguns elementos ligados aos saltos no espaço-tempo na série. Primeiro, a chegada de Ben no deserto da Tunísia usando um casaco com o logo da estação Orquídea e nome do Dr. Halliwax indicou a habilidade da ilha de enviar pessoas para diferentes localidades. E mais estranho, parece que a diferença de tempo entre o cargueiro e a ilha está mudando: No episódio 10 era noite quando Faraday usou um telégrafo para perguntar o que havia acontecido com o médico, mas era dia quando o pessoal do cargueiro recebeu a mensagem; Keamy não cortou a garganta do médico antes de escurecer mais tarde. (Note que estamos assumindo que Cabin Fever cronologicamente acontece depois dos eventos de "The Shape of Things to Come")

Mas quão realista é mover uma ilha inteira através do tempo e do espaço? De acordo com Kaku, há duas formas que tornariam isso possível: Teletransporte quântico, que mandaria a ilha de um lugar para outro; ou através de um buraco de minhoca, o que poderia teoricamente mover a ilha para pontos diferentes tanto no espaço quanto no tempo. Teletransporte quântico de fótons e átomos já existe, diz Kaku - o recorde até agora é de 600 metros acima do rio Danúbio, mas "mover uma ilha exigiria uma tecnologia infinitamente mais avançada do que a que temos agora." (Kaku também pensa que isso não deve ocorrer já que a série ainda não mencionou nada relativo a energia quântica, o que seria necessário para que esse tip ode teletrasnporte ocorresse.)

Embora a teoria do buraco de minhoca pareça ser mais plausível levando em conta o que sabemos sobre a estação Orquídea, a quantidade de energia necessária para mover a ilha através do buraco de minhoca é tão grande que seria necessário a energia positiva de uma estrela e a negativa com a massa do tamanho de Jupiter apenas para criar um buraco grande o suficiente para uma pessoa e você ainda precisaria de uma uma tecnologia avançada em milhões de anos para conseguir fazê-lo. "Considerando os princípios, eles estão de acordo com as leis da física," diz Kaku, "mas seriam leis bem avançadas, e isso é algo que não temos como explorar nos dias de hoje." Além disso, poderiam haver consequências. "Se você não fosse cuidadoso o bastante, poderia sugar a Terra no processo."

12 comentários:

Nathan Muniz disse...

Eh logico que se pode mover a ilha de alguma forma, pois esta mais que claro que o pai da penny jah visitou a ilha algum dia, e tambem que outras pessoas tambem ja o fizeram e voltaram de la... entao como ninguem nao foi inteligente o suficiente para no minimo saber a localizacao da ilha? pq ela pode se mover... tem alguma coisa nissu!

SKJ disse...

Para mim, mover a Ilha trata-se de fazer com que as famosas coordenadas de Faraday deixem de funcionar...

Ou seja, o "mover a Ilha" será fazer com que as coordenadas deixem de fazer sentido e assim a Ilha ficará novamente segura e impossivel de encontrar.

Veja-se o exemplo de Jack e Charles Widmore no futuro, nenhum deles sabe onde se encontra a Ilha... ou seja, as coordenadas que levaram o pai de Penny até à Ilha parece que nessa a altura já não fazem efeito, pois ele já não sabe onde a Ilha se encontra.

Fica a minha opinião... Abraços...

http://www.diariodocontra.blogspot.com/

Thiago Crato disse...

Galera, como todo mundo, eu já tentei imaginar esse misteiroso "movimento". Sinceramente, não penso que seja fisicamente...de alguma forma, nao sei como, acho q ela deixará de ser vista por algum tempo, não sei...mas nao acho que seja fisicamente.

Vamos esperar e ver oq a Orquídea nos mostra...hehehe

valew

neogeo disse...

ai galera portugal dando a sua opiniao sobre este assunto! eu penso que o movimento da ilha estara relacionado com o espaço tempo e ñ com um movimento fisico da ilha! uma vez que ja sabemos que a ilha esta num espaço tempo diferente do resto do mundo (repare no teste de faraday com a sua carga enviada do cargeiro e o medico que deu a costa morto antes de morrer) penso que a relaçao temporal ira ser explicada com a estaçao orquidea e como sera "movida" a ilha!

Jorge Oliveira disse...

Gosto muito de LOST... assisto desde o início... mas esta história de buraco de minhoca me lembra outra série que também gosto: Stargate SG-1 e seu spin-off Stargate Atlantis... O que acham?

Guilherme Berriel disse...

É POSSIVEL MOVER A ILHA!

axo q ela pode ser movida sim, com a estação - "orquidia" se não e engano - pois como foi visto no video desta estação eles conseguiram mover um coelho, e porque não a ilha?
se o problema for energia pra isto... temos ai a chave girada pelo desmond na famosa escotilha, lá foi liberada muita energia, e assim poderia gerar energia suficiente para que se movesse a ilha "fisicamente" alterando assim a sua direção e suas coordenadas!

nesse momento poderia ocorrer de os pers. como o jack não conseguir mais voltar pra ilha "como vimos no final da 3ª temp." porque se teria mudado as coordenadas da island!

tendo isso em vista, acho que o unico meio plausivel seja pela propria maquina q moveria a ilha - A estação orquidia - assim vc poderia transitar entre a ilha e fora dela /talvez o ben seja alguem q saiba como se pode usar, deste artificio/

:D

Lucas disse...

para pra pensar um pokinho....c na saida de michael e walt da ilha o linus mandou eles seguirem pela coordenada 325, e agora pra sayid o malukaum do barco lah falou pra ele seguir 305 a mesma coordenada q o daniel falou pro piloto do helicoptero....entaum parecee ao meu ver q de alguma forma ela jah foi movimentada sem percebermos.

Dudu Maroja disse...

Eu acho que eles apenas vão mudar a cordenadas seguras para chegar a ilha.. e nao mais pela 305...

tipo rodar o campo elotromaginetico ou algo do tipo ..

Ana Paula disse...

Oi pessoal... li o post com atenção, me desculpem se eu estiver falando bobeira, mas é que não entendo nada de física hehehe...

Mas estou achando meio improvável que esse "mover a ilha" tenha a ver com mover a ilha fisicamente. Pelo que li, seria uma coisa meio impossível para a tecnologia existente hj...

Acredito que seja mover a ilha no tempo. Lost já mostrou que tem a ver com essas viagens no tempo e acredito que deve ser por aí. A chave pra isso deve ser a estação orquídea...

Enfim, apenas uma opinião! Tá meio complicado de saber ou especular. Vamos ter que esperar mesmo hehehe.

Luana disse...

Ninguem disse nada sobre o fato do médico do cargueiro ter aparecido na prai morto e só episodios depois foi q Keamy o matou. Ninguem tem nenhyma toria sobre isso não?

Nyllandder disse...

Tb acho que o "mover a ilha" significa mudar as coordenadas 305 que são as unicas a deixar entrar e sair da ilha. a não ser que a ilha seja uma enorme plataforma!

Joao Tadeu disse...

Caros amigos,devo dizer que e dificil analisar a serie do ponto de vista fisico, como faz a Popular Mechanic ou como apareca em alguns comentarios, por uma simples razao: estas teorias avancadas sao apenas especulacoes ainda. Ainda nao existe realmente a viagem no tempo, ou seja, este atributo tao usado ja fugiu da ciencia. O efeito Casimir e real, mas funciona a curtissimas distancias, os worm-holes sao especulativos quanto a uniao de universos paralelos tb. O que ocorre e que os produtores podem ate usar isto, afinal e uma historia ficcional, mas explicar isso com teorias serias fogem disto. Resumindo: mover a ilha e possivel de todos os modos na serie!

Ja na realidade, a possibilidade de move-la esta atrelada apenas a uma questao do campo magnetico que poderia ser gerada pela ilha: se vc gerasse um campo magnetico na regiao, vc poderia esconder a ilha dos radares, bussolas e qualquer tipo de localizador que se aproximasse da ilha, assim em relacao aquela coordenada anterior ela teria "se movido", mas como nao encontrar uma extensa visualmente?

Mas algo pouco citado em tudo isso e tem bastante relacao ao espaco-tempo, intervalos te tempo e mudanca de espaco, e a relatividade geral proposta por Einstein, que de um modo geral, descreve a curvatura do espaco para grandes massas, diferenca de tempo dependendo do referencial. Entao, um corpo muito grande cria uma curvatura no espaco ao seu redor (experimento comprovado por observacoes ao redor do sol), e o tempo transcorre diferente para um objeto que se move a grandes velocidades em relacao a um observador parado (para quem nao sabe, os relogios contidos em nossos satelites sao ajustados de modo a corrigir este efeito, ja que existe uma diferenca temporal nos relogios alocados neles e os relogios das estacoes situadas na Terra).

Mas ainda digo, LOST e ficcional, e tudo pode acontecer.

Adoro Lost, a seria e foda demais, mas nao podemos assisti-la com um olhar cientificamente preciso...
--------------------------------

PS: Sou estudante de Fisica, e ja vi muitas pessoas com PhD usar argumentos fisicos para justificar a "existencia" da alma, ou "cura quantica", entao podem existir alguns comentarios envolvendo estes conceitos que nao sao provados cientificamente, e cientificamente falando, nao passam de especulacoes, e se assim for, podemos criar um mundo falso com uso erroneos de teorias fisicas...