19/05/2008

OFF TOPIC - Legendas podem ser banidas da internet



Se você já visitou os maiores portais brasileiros hoje já deve ter visto a informação de que as legendas feitas para arquivos baixados pela internet estão correndo riscos. A notícia de que a Polícia Federal está prestes à deflagrar uma nova caça aos responsáveis pelos sites de legendas surgiu na Folha de São Paulo de hoje na coluna da jornalista Mônica Bergamo. Se a ameaça se confirmar e a ação perdurar pelos meses que vém pela frente, quem acompanha Lost junto dos EUA por exemplo, pode ter dificuldades para seguir a 5ª temporada em 2009.

Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.

Por Davi Garcia

25 comentários:

Anônimo disse...

aff fla serio ¬¬...

issu eh pru povo aprende INGREIS MEMO!!..kkkkk...
ta certo q eh pirataria..mas msm assim ISSU N VAI IMPEDIR!!

Anônimo disse...

pois é, lá vamos nós...

Cíntia

Anônimo disse...

Os seriados famosos nao devem perder muito, é só jogar num rapidshare que dificilmente rastreiam, mas quem pega filme que não é lançamento, ou tá no inicio de lost deve ter dificuldades mesmo

Anônimo disse...

Não creio que vão mexer nesse vespeiro de novo...isso só deixaria a comunidade de legenders mais unida e forte, e quanto ao compartilhamento, convenhamos que no mínimo ingenuidade achar que podem acabar com isso. SEMPRE existirá um meio.

Anônimo disse...

Direito autorais de que?
Se normalmente são os próprios internautas que "traduzem de ouvido" os seriados! E geralmente é diferente das legendas comercializadas juntamente com os DVDs, bem como a qualidade...

Gabriel Galvão disse...

Como um dos anônimos já disseram por aí, o bom é que o nosso inglês vai ficar bom que é uma beleza !!!

marcydab disse...

Eh! Gente

Isso é que dá morar num país desenvolvido, onde não há criminalidade, corrupção ou trafico de drogas...
Daí, a policia federal, para não acabar sendo dispensada por falta de serviço, precisa achar algo com o que se ocupar....

É chato viver num país tão perfeito...

Thiago Crato disse...

É, no Brasil é assim:

Assassinos ficam soltos, político corrupto não vai pra cadeia, quem rouba muito nao é preso, quem rouba pra não morrer de fome corre o risco de ser morto, traficante é quem manda no país...

Enquando o país se afunda nessa m... a polícia federal vai querer acabar com as legendas na internet. Ok! A sociedade agradece...quem pede esmola agradece, quem nao tem onde morar também...ah, quem teve parentes assassinados e sequestrados tbm agradece...que coisa maravilhosa! A polícia federal vai salvar o país acabando com os sitse de legenda. UAU!

A gente tem que aguentar cada uma...

Digo disse...

concordo com o anônimo sobre as legendas, e sobre a reprodução dos episódios, tudo isso é fruto da falta de acesso dos "loster's" de plantão aos novos episódios, fato que pudia ser muito bem resolvido, aplicando a mesma forma de uma compra de mp3: rápida, barata, sendo acessível a todos.

Anônimo disse...

Nenhuma medida como essa pode causar prejuízo aos fãs. No início, é até possível que não tenhamos um acesso tão fácil aos episódios, mas logo logo dá-se um jeito para baixar e legendar o material...

Muita ingenuidade da Polícia Federal, além de ser muito esforço para pouco resultado.

rdt disse...

Ih, nem adianta ir atrás de sites de legendas, por motivos vários. Mesmo que sites de legendas brasileiros, as legendas iriam continuar da mesma forma, ou abrigadas no ninho de sites como o The Pirate Bay, que peita até a polícia sueca e a RIAA, ou em sites internacionais como o Opensubtitles.org, que estão a salvo da legislação brasileira. EU, se fosse da PF, iria me preocupar em ir atrás dos inúmeros casos de corrupção do governo e dos megatraficantes de drogas, não em lutar contra algo que não tem a mínima chance de terminar (a RIAA que o diga, não?).

amc.mandinha disse...

O download dos episódios ñ será afetado. O download das legendas em inglês idem. O que vai acontecer é que irão surgir novos sites, equipes de legenders trocando de nome e usando servidores como megaupload, sendspace e afins p/ postarem seus trabalhos, que convenhamos bate até os das emissoras de tv a cabo. P/ cada site que derrubarem, outros tantos se levantarão... A PF está alimentando uma quimera... Eu mesma conheço vários sites de legendas internacionais e de downloads tbm. Ñ uso servidores brasileiros já há mt tempo.

Atualmente estou morando na fronteira sudoeste Brasil - Argentina. E aqui mesmo há um camelódromo autorizado pela prefeitura, na esquina do quartel da PF. Tudo nesse camelódromo é pirateado e/ou contrabandeado. O que a PF faz? Nada. Se der mole tem até policial com banca lá... Isso é Brasil!

ssully82 disse...

Galera, sugestão: Vamos fazer um abaixo assinado e entregar as "autoridades" já que quem está no poder é para representar nossos interesses.
Todos nós sabemos que a legenda não fere nenhum dos direitos autorais, e sim proporciona estímulo cultural pela e para arte; também temos total consciência e responsabilidade que a legenda não deve ser usada como propagação da pirataria.
Então vamos lá.. antes que essa barbaridade aconteça. A união faz a força!

Vlw

Anônimo disse...

Ainda bem que eu estou longe desse país hipócrita. Sou brasileira e já desisti.

Fernando disse...

Algumas pessoas estão dizendo que nada vai acontecer, e que a polícia federal não pode fazer nada...
Mas não é bem verdade.
Não vamos esquecer que estamos no Brasil, o país das arbitrariedades; Aqui qualquer imbecil em alguma posição de autoridade consegue fazer basicamente tudo que quiser, é só lembrar de outros sites de legendas que já desapareceram...Em especial um sobre lost no qual os admins estão com problemas legais até hoje apesar de não terem quebrado NENHUMA LEI EXISTENTE NO BRASIL; ou a tentativa de proibição de jogos de RPG; ou o caso da proibição dos jogos Bully, CS e Everquest, a qual NÃO TEM NENHUMA BASE LEGAL (eu consultei todos os meus professores na faculdade de direito da USP, todos estavam familiarizados com o caso e, independente de conhecerem o jogo, criticaram a ação e citaram inúmeras irregularidades, julgando-a como um patético jogo de marketing)
Ainda assim os jogos foram proibidos sob artigo nenhum de lei, só uma proposta mixuruca e mal aceita; E isso contra a vontade de organizações que tinham lucro com a comercialização de tais produtos.
Agora imagina o que eles não vão conseguir fazer contra sites de legendas que não tem fins lucrativos e que vão ter que se afundar em advogados para se proteger de processos asininos e infundados...
Rezo para que vcs estejam certos, mas parafraseando o E: "poder político para um idiota é um machado nas mãos de um psicótico", e o que não falta é figura de poder idiota no Brasil.
PS: Foi mal a gramática ruim, mas o sono e a revolta mudam uma pessoa

Ana Paula disse...

Amigos... relaxem...

Podemos assistir pelo LOST PORTUGAL. Lá eles não podem fazer nada. E o pessoal sempre faz os episódios com português de portugal e português Br.

Não vamos sofrer com isso. Já chega que iremos sofrer até janeiro de 2009 sem Lost hehehe

Olha o link... e quem deu esse link foi o próprio dude uma vez. Gostei tanto que só assisto o episódio por lá...

http://z15.invisionfree.com/Perdidos

O trabalho deles é mto bom...

dirTy_DoZen disse...

Fala Davi. É um absurdo isso mesmo. Eu faço parte da Equipe Petergeist que traduz Family Guy para o legendas.tv e tomei a liberdade de postar o que você postou no Dude News no nosso blog http://familyguydownloads.blogspot.com/
Espero que você não ache ruim, pois coloquei o crédito pra você citando os seus 2 blogs.
Mas qquer problema fale comigo.
Abraço.

Dude! We are Lost! disse...

Dirty, o objetivo antes de qualquer coisa é divulgar o protesto, portanto use à vontade ;)

Abraço!

Davi Garcia

Nathan Muniz disse...

pq eles nao vao procurar bandidos, assasinos.. traficantes! POLITICOS... aff

Anônimo disse...

Daqui a pouco, aqueles que postam aqui podem ser enquadrados por apologia ao crime de pirataria, simplesmente por se levantarem contra esse nonsense...Que pais desgraçado..

* * *

Para aqueles que quiserem dar uma olhada a lei que dispõe sobre os direitos do autor, acesse o site da presidência da republica, no link legislação (LEI Nº. 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

Pelo que entendi, os diálogos constituem parte das obras, e por isso gozam da proteção autoral. Legendar sem autorização para fins de distribuição a publico incerto, isto é, traduzi-los por escrito e publicá-los sem permissão, então, seria uma ofensa.

Mas, é estranho, porque sobre as legendas, inclusive, há o seguinte artigo:

Art. 8º Não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata esta Lei:

(...)

V - as informações de uso comum tais como calendários, agendas, cadastros ou LEGENDAS;
Por outro lado, a primeira vista, pelo o que se lê do dispositivo abaixo (art. 5, da mesma lei), pode parecer que a infração só é caracterizada se houver algum fim econômico, ou seja, distribuir legendas com o intuito de ganhar dinheiro ou vantagens outras de natureza pecuniária. Vê-se que isso é irrelevante. A distribuição, seja rentável ou não, é vedada. E, pelo menos concluí isso, se for com tal intenção, incide a lei anti-pirataria (Art. 1o , § 1o), que define isso como crime..

Art. 5º(lei 9.610/98) Para os efeitos desta Lei considera-se:
(...)

IV - distribuição - a colocação à disposição do público do original ou cópia de obras literárias, ARTISTICAS ou científicas, interpretações ou execuções fixadas e fonogramas, mediante a venda, locação ou QUALQUER OUTRA FORMA de transferência de propriedade ou posse;

E, talvez, o mais importante para a discussão é, que:

Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como:
(...)
IV - a TRADUÇAO para qualquer idioma;

A legislaçao em vigor esta obsoleta ..nao é pratico e nem possivel tentar fazer com que as pessoas parem de baixar legendas, ou ter acesso a elas...

Paulo Kardec - PR

Luiza disse...

Realmente..., viver num país onde não existe crime organizado assolando as principais cidades,não existe ladrão de remédios,ambulancia,merenda das criançinhas,realmente o único e grave crime que assola nosso ensolarado Brasil,são as legendas e os legenders que teimam em espalhar LIBERDADDE DE EXPRESSÃO e LIVRE CIRCULAÇÃO DE IDEIAS NA NET,é dai se não tem lei,afinal como já bem disseram os homens tem o machado e fazem e acontecem,isso que dá viver no paraíso, o preço da paisagem é bem alto,isso sem falar na quantidade de asnos pastando ....

Kneto disse...

Combater pirataria em um páis onde um único dvd custa 10% do salário mínimo é no mínimo burrice, mas claro que é mais fácil ir atrás de pessoas honestas e trabalhadoras do que subir morro e prender bandido de verdade, traficantes ou políticos corruptos. Mas uma coisa que tranquiliza todos nós que usamos a net não pra cometer crimes, nem vender dvd pirata, mas somente assistir nossas séries favoritas sem ter q esperar muito, mesmo pagando CARO pela tv por assinatura, é que NUNCA conseguiram barrar as pessoas com vontade e boas intenções na net, e mesmo que fechem alguns sites e tentem barrar isso, logo após surgirão mais sites, mais pessoas que ficaram indignadas com isso e voltaremos com mais força e não vai demorar muito para que consigamos mudar essa lei retrógrada que é a cara de um país hipócrita como o Brasil.

Gabriela Spinola Silva disse...

O povo não tem o que fazer mesmo né?QUE MAL FAZ SE TEM GENTE BAIXANDO LOST,GREY'S ANATOMY,CSI E OUTRAS SÉRIES FAMOSAS PELA NET?Os criadores dessas séries estão cientes disso e não dão a mínima...Até porque é melhor para eles,saber que tem ainda mias gente assistindo as suas séries...Se eles se importassem,gente como o Damon,o Carlton,o J.J,o Jerry Bruckheimer (prod. executiovo da franquia CSI),a Shonda Rhimes e outros já teriam posto a boca no trombone.

Só para desabafar,isso va acabar como as fracassadas tentativas de destruir o Orkut,fazer as crianças pararem de jogar Counter Strike (meu primo ainda joga)...Vai acabar dando em nada.Só vai servir para fortalecer ainda mais a produção de legendas,que,como alguém aí ainda disse,tecnicamente não é ilegal.

Até parece que o governo não têm de se preocupar em ajudar os pobres (esmola demais é exagero,vamos trabalhar!),em dar mais oportunidades de emprego,em melhorar o ensino (que aliás tá uma m...),em cassar corruptos e prender ladrões e traficantes nas favelas.

Ah nem...Fã já passa pelo sofrimento da abstinência quando as séries são mid-season,nós temos que aguentar teorias sem fundamentos por uns 8 meses...A polícia poderia estar fazendo coisa melhor do que destruindo nossa felicidade.

Davih disse...

pq as pessoas sempre acham que aqui em brasilia soh tem deputado, filho de deputado, todo mundo conhece o presidente e é corrupto????

rafael r. disse...

Ninguém... No Rio, em SP, em Minas, no Sul e por aí vai também existem os mesmos corruptos, a diferença é que aí eles se concentram no congresso, na câmara... Não sei porque os brasilienses se incomodam tanto quando se fala em Brasília. Deveriam (como o Brasil todo) é ir para as ruas exigir que a roubalheira fosse extinta.

E pelo que parece essa chamada do Dude não tem a menor intenção de denegrir os brasilienses, mas sim chamar a atenção para o fato de que há coisas muitos piores acontecendo no centro do poder....