02/05/2008

Ep. 4x10 - Easter Eggs, curiosidades, repercussão...

Post com spoilers se você ainda não viu Something Nice Back Home, o 10º episódio da 4ª temporada. Se já o viu não esqueça de deixar sua opinião sobre ele aqui.


Easter Eggs e curiosidades




1. Logo no início do episódio tivemos uma curiosa e sutil dica de quando se passam os eventos deste flash-forward. Segundo o pessoal do site GetLostPodcast a derrota do Red Sox relatada no jornal, ocorreu no dia 30 de agosto de 2007, o que pode ou não apontar que o final da 3ª temporada ocorre alguns meses depois ou quem sabe até em 2008. Será? Outra curiosidade que esta imagem traz é a miniatura da inesquecível nave Millennium Falcon da trilogia clássica de Star Wars. Além de indicar que havia uma criança na casa, o brinquedo traz também a lembrança de Sawyer, que em Lost pode ser comparado à versão moderna de Han Solo (Harrison Ford), o piloto daquela nave e que se tornaria um dos líderes da rebelião.




2. Afinal, será que ao bancar o pai de Aaron, àquela altura Jack sabia que era tio de Aaron, explicando porque relutara até então ver o menino? Muita gente acha que sim. Na 2ª imagem, uma curiosa semelhança com o logo Dharma percebida pelo blogueiro The Odi no objeto preso na cama de Aaron.




3. E essa (nova?) tatuagem de Jack, hein? Já existia ou foi feita após a saída da ilha? E mais, será que ela guarda um significado digno de ser explicado em mais um episódio como Stranger in Strange Land? :p Possibilidade assombrosa à parte, vale destacar que Jack tem sim uma cicatriz no futuro, contrariando muitos que apontaram um possível erro de produção depois da cirurgia.



4. Nada de mais aqui, mas notou que a equipe da série responsável pela cenografia e decoração parece ter reutilizado alguns desenhos vistos em uma sala do Santa Rosa Mental Health Institute quando Hurley foi visitado por Matthew Abaddon em The Beggining of the End? (Dica do site GetLostPodcast)



5. Jaters soltaram fogos com esse momento: Jack propõe casamento a Kate que aceita prontamente para desespero (temporário, é verdade) de Skaters...



6. Ei! Que pose de grávida é essa, Kate? Será que nesse curto período em que ficaram juntos, Jack e Kate encomendaram um bebê? Quem percebeu a sutileza dessa cena foi a jornalista Camila Saccomori do blog Fora de Série do Jornal Zero Hora de Porto Alegre.



7. "Estamos todos Mortos." Foi isso que o abalado Hurley disse ao Jack antes de entregar a ele um bilhete com a misteriosa mensagem de Charlie dizendo que, "você não deve criá-lo, Jack." Temporário estado de loucura ou um lembrete para o que dissera o vidente Richard Malkin para Claire em um flashback ainda na 1ª temporada, de que Aaron não poderia ser criado por outra pessoa que não ela?




8. Fim do mistério. A confirmação da morte de Karl e Rousseau deixou muitos fãs apreensivos sobre as revelações que se esperavam sobre a história da francesa durante os 16 anos que passou na ilha. Será que ficaremos sem saber o que ela viu ou viveu ali? Segundo promessa dos produtores, mesmo morta, ainda voltaremos a ver mais sobre a história de mãe e filha através de outros personagens. A descoberta dos cadáveres trouxe ainda a confirmação de que Miles não é um mero charlatão uma vez que o vimos ouvindo as vozes dos mortos. Que medo!



Crédito da captura: The Odi

9. Por falar em Miles, será que ele realmente viu a aparição de Christian Shephard para Claire e ouvindo-a chamá-lo de pai? Dúvida no ar. Outro ponto que causou grande burburinho entre os fãs foi a aparição de Christian no flash-forward de Jack no exato momento em que soava o alarme do detector de fumaça. Tem muita gente associando o fato da aparição com o monstro de fumaça, mas será que realmente tem algo a ver? Eu confesso que não acredito nisso, mas de qualquer forma é sempre curioso ver que em todas as aparições de Christian na ilha ele aparecia com o mesmo terno e um tênis branco, fato que se repetiu também no flash-forward. Aliás, já viu o mobisódio "So It Begins"?



10. E por último vale o registro de como o Sawyer mudou de uns tempos para cá, não? De sobrevivente egoísta ele agora assumiu o posto que antes cabia exatamente ao Jack, o que me faz enxergar nele um dos personagens com um dos arcos de redenção mais intensos da série. Alguém ainda duvida da importãncia do cara na trama?


Repercutindo o episódio

"Se engana quem pensa que "Lost" é essencialmente sobre mistérios. Melhor dizendo: se equivoca quem esquece que "Lost" é uma série sobre pessoas. E são elas, seus interesses, pesadelos e reminiscências o foco principal de "Something Nice Back Home", episódio que introduziu a decadência de Jack e a desconstrução de seu futuro perfeito através de seu pai, Christian Shephard... Sobre o caos particular do doutor Shephard, há algo que se torna importante destacar: o Jack de "Something Nice Back Home" é um homem agarrado à falsa realidade que abraçou ao sair da ilha e incomodado pela verdade representada por Christian; e o Jack de "Through the Looking Glass" é um homem largado em um limbo, que não consegue se encontrar na mentira que ajudou a criar nem na realidade que precisa retomar."

Carlos Alexandre Monteiro (Lost in Lost)


“Não foi de tirar o fôlego, mas foi um episódio amarradinho. Diria até didático. Tem gente que não gosta, mas eu sou desses que sabe apreciar todas as variações de estratégias narrativas que Lost usa ao longo do caminho... Mesmo num episódio centrado no romance (com o sutil toco da Juliet no Jack pseudo-desacordado no final), algumas cenas foram fortes, como o bilhete de Charlie para Jack, a aparição de Christian Shepherd na floresta para a Claire (me arrepiei), e os cadáveres de Karl e Danielle sendo desenterrados. Mas a cena mais intrigante, para mim, foi quando Rose lançou um verde verdíssimo para Bernard sobre os "deuses" da ilha (Jacob?) causarem doenças em quem os desagrada, seja por tentar sair, seja por estar se desviando de seu caminho, como Benjamin provavelmente o fez para merecer um tumor na coluna. Por outro lado, quem tem amor à ilha não morre nem por decreto, vide Locke. Isso responderia questões que há muito tempo rolam por aqui, sobre a seletividade do poder de cura da Ilha.”

Rafael Savastano (Comunidade Lost Brasil do Orkut)


“Eu detesto ter que fazer isso, mas não tem outro jeito: Something Nice Back Home não só foi um episódio lento, arrastado e às vezes até desnecessário, como já detém o título de “o pior desta temporada”... É claro que podemos citar algumas nuances, como o fato de Jack estar com apendicite num lugar onde não se fica doente (a ilha quer que ele fique, ó!) ou o recado do falecido Charlie de que Aaron não deve ser criado por seu tio, mas isso realmente se perdeu no meio de tanta enrolação. Eu sei que LOST é uma série que tem muitos créditos conosco, mas é bom eles não continuarem abusando.”

Bruno Carvalho (Ligado em Série)


“O décimo episódio da quarta temporada de "Lost" demonstrou mais uma vez o talento dos realizadores da série para estabelecer um bom clima de inquietação, como se algo estivesse sempre prestes a acontecer. Infelizmente, era só clima, já que nada aconteceu de fato... Quanto ao envolvimento "futuro" entre Jack e Kate, a "revelação" é boazinha, mas também não serve para mover a trama de "Lost" adiante ... Finalmente, o desfecho do episódio foi o mais fraco da temporada; embora os criadores obviamente quisessem que nos perguntássemos o que teria acontecido com Claire, só consegui balançar a cabeça e pensar: "Ai, ai. Ela sumiu mais uma vez?! Saco."”

Pablo Villaça (Cinema em Cena)


“Para variar, eu sou do contra - gostei! Óbvio que o anterior foi infinitamente superior, mas não achei este um lixo completo. Li um monte de resenhas dizendo que a trama foi um lixo: não por acaso, todas escritas por homens. Levanto a bandeira para afirmar que S04E10 é totalmente mulherzinha. Ciuminho dentro e fora da ilha, proteção masculina por parte de Sawyer com Claire, Jack e Kate brincando de casinha com Aaron... Qual é o mal disso? Fora que já sabemos de cara que o amor de Kate e Sawyer não vai durar. É de partir o coração. Ele seria um papai ótimo.”

Camila Saccomori (Blog Fora de Série – Jornal Zero Hora)


Por Davi Garcia

56 comentários:

otakumarcello disse...

Vo fazer meu comentário sobre a resenha da Camila Saccomori (Blog Fora de Série ) abaixo xP
-------------

Sem querer ofender ngm, apenas dando minha opinião :

Acho que Lost envolve dramas e romances e tudo mais, mas discordo q esse tenha sido um episódio bom. Não precisa ter ação nem nada, mas acredito q mais de 90% dos fãs de Lost n ligam pra romancinhos, tipo, ele pode até ter uma preferência pela Juliet ou pela Kate pra ficar com Jack, mas n quer um episódio inteiro centrado nisso.

Acho q já chegou o tempo de pararem com fillers e começarem a nos dar respostas, essa enrolação já encheu a muito tempo. Acho q Lost começou sendo uma grande série mas a cada temporada q passa eles adicionam mais e mais e mais coisas na série. Coisas q acabam n significando mais nada alguns episódios depois, isso vai enchendo o saco. Acho q eles tem q parar de enrolar e começar a dar respostas, ou q adicionem mais mistérios, q seja, mas episódios como esse me fazem perder a pouca confiança q ainda tenho de q Lost acabará bem, com um grande final e tals. É esperar pra ver.

David disse...

Tá meio fora de lugar essa cicatriz do Jack. A minha é bem mais em baixo, na linha da cintura hehehe

Anônimo disse...

falto coloka aih a CHARLLOTE FALA COREANO!!!...e akela do JACK PELADO eh a cicatriz do episodiooo.....pensem gentem!! ashashuasuhashuas

Bruno disse...

É...Realmente só uma mulher repararia nesse detalhe da Kate.Duvido que um homem reparou isso!rsrrs

Bruno disse...

...continuando
Gostei do episódio.Gosto de episódios que enfocam o lado humano das personagens da série.Se fosse somente ação e mistério,ficaria muito maçante e se fosse somente uma novela,seria pior ainda.Essa dosagem entre os aspectos da vida é um dos maiores trunfos da série.

Shender Evil disse...

É incrível como o pessoal uma semana antes elogia e aplaude e fala que é a melhor série e que Lost está com a carga toda... dae na semana que vêm quando veem um episódio q n curtem, jah saem xingando 'Lost perdeu seu caminho.... Os produtores não dão respostas!!! ... Chega de enrolação...'
Ô povinho...

bruna_menezes disse...

Gente, gostei do episódio.
Será que vai acontecer alguma coisa entre Sawyer e Claire?

Fran disse...

a tatuagem é do Matthew ou é do Jack? eu acredito muitooooooooo na primeira opção agora porque ele tatuou isso nas costas só Margherita,Kyle e Byron sabem

Anônimo disse...

Concordo com o Bruno. Talvez vc otakumarcello por não se ligar nesses aspectos ligados ao episódio não tenha gostado, mas com certeza agradou a muito mais do que 10% dos fãs. E além do mais essa história dos dois vem desde o primeiro episódio, nada mais justo do que essas respostas por agora e para infelicidade de alguns e felicidade de outros a história não acabou e ainda tem muita coisa p/ mostrar referente ao triangulo amoroso.

Mike disse...

"Ai, ai. Ela sumiu mais uma vez?! Saco."”
auhuahuahuah
sério, isso foi o melhor!
eu pensei exatamente a mesma coisa, mas vou além, espero que a encontrem pendurada em um galho de arvore como o Charlie na primeira temp

Anônimo disse...

Gente.. 10%?!
vc's tão loucos!!

por mais mistérios q lost tenha a grande maioria ainda adora um romance à lá novela mexicana!! LÓGICO!! É só vc para pra dar uma olhada na prorgramção não só dos EUA, mas da maioria dos países!! Eu diria q boa parte gosta de romance, uma parte maior ainda gosta do romance, da trama e dos mistérios e uma pequena parte gosta só dos mistérios...

se vc tão ruim assim o romance pq q vc's não acham q eles já teriam resolvido isso até agora?! PQ dá AUDIÊNCIA!! e isso vai se arrastar até o fim da série hehehe

Anônimo disse...

o episóidio não foi de todo ruim, houveram momentos muito intensos como: a mensagem de charlie p/ o jack; miles descobrindo os corpos; e , na minha opinião o mais terrificante, a aparição de christian shepard para Claire!

achei total perda de tempo os momentos jack/kate, afinal já sabemos q a coisa não vai durar mto para os dois tbm né? vide o final da terceira temporada, onde a kate não quer nem falar ao telefone com o jack...poderiam ter substituido esses momentos totalmente fillers por uma conversa entre christian e jack, mil vezes mais interessante...
ainda sobre o triângulo, o final do ff só deixou ainda mais claro q essa estória ainda vai longe (alguém duvida q o bjo espetacular vai ser entre sawyer/kate no momento em ela faz a "tal promessa"?? eu não...)

Milton do Prado disse...

Alô, dudefellows, tudo bem?

Vou-me permitir três comentários:

- achar um gesto "de grávida" da Kate, mesmo que sutil, é um pouco viagem da Camila Saccomori, na minha opinião. Aquele me pareceu apenas um gesto feminino de quem foi surpreendida (ela não esperava o Jack aquela hora).

- Também acho viagem a história do detector de fumaça: o ruído que ele fez é o de pilha fraca, o ruído de fumaça é muito mais forte que aquilo (falo isso por experiência própria). Não que eu bote minha mão no fogo (na fumaça?) por isso, mas acho que foi mais uma viagem dos fãs.

- a menção ao Hans Solo foi viagem de vocês, mesmo hehehe.

Um abraço e parabéns pelo excelente blogue.

Lucas disse...

Só queria questionar uma coisa. A data dos eventos desse episodio ocorrem em 30/08/07 ?? Em outros lugares vi que o flasforward do Jack na terceira temporada ocorre em 5 de abril de 2007. Ele inclusive se dirige ao velório ouvindo uma música do Nirvana, fazendo referencia a morte de kurt, que foi na mesma data. Queria saber a validade dessas informações. Se o pessoal do blog puder fazer uma matéria sobre isso, essa cronologia pós ilha... valeu, um abraço!

luiz young disse...

Pra mim foi um episódio bom. Muito superior a média dos episódios do medicuzinho.

E que mania que alguns fãs têm de ficar pedindo respostas. Se querem respostas rápidas vão ver um filme, então, que em duas horas tá tudo pronto. O bom de lost é exatamente o clima envolvente que tem e como as coisas vão sendo sugeridas aos poucos, no lugar de dar respostas prontas e fechadas.

dtennen disse...

Do modo que eu interpretei, não existe duvida que toda a questao do Jack não estar com a Kate era pq ele sabia do parentesco dele com o Aaron. Pra mim a dica foi o rancor com que ele falo "Você não é nem parente dele!" pra ela, no final do episodio.
Enfim só meu parecer sobre essa questão
Fora isso, ótimo episodio, acho que sim os relacionamentos são uma grande parte da serie e esse episodio deu a muitos fas algo que eles esperavam por muito tempo.

Malucom disse...

é impressionante! Quando não tem gente correndo da selva ou tiros no episódio, começam as críticas maldosas.

Lost é bom por isso, porque sabe dosar ação, uma trama inteligente com outros aspectos mais sutis.

Essa gente deveria alugar Rambo que elas teriam o que querem!
Deixem Lost pra quem gosta e entende de fato da série!

Luana disse...

CADE A CLAIRE???? Onde está guria foi parar e deixou Aaron p/ tras? Legal como as peças estão se encaixando (falta saber p/ onde ela foi) para a saida deles da ilha.
E que estória é essa de "você não deve criá-lo, Jack", seria o bebe Jacob?
Dentre as muitas coisas misteriosas na ilha, Christian Shepard, Locke e Aaron ganham maior mistério... pq desde a 1ª temporada...
Os eps estão ótimos.

Bárbara disse...

concordo com o otakumarcello, mas achei o episodio muito bom...
Mas claro que eu prefiro um episodio como The Shape of things to come do que Something nice back home...

otakumarcello disse...

se vc tão ruim assim o romance pq q vc's não acham q eles já teriam resolvido isso até agora?! PQ dá AUDIÊNCIA!! e isso vai se arrastar até o fim da série hehehe

------------

Hehehe, mas eh exatamente por isso q fiz meu comentário lah no começo ^^

Eu sei q da audiencia, e eh nisso q os produtores/roteiristas/etc pensam, apenas nisso, se eles pensassem em seguir com a história eles não continuariam com esses romancinhos, tipo, n q n possa ter, DEVE ter, mas não a ponto de dedicar um episódio inteiro a esse romance, q eh uma história chata e q soh vai acabar qndo uma das duas morrer, pq o Jack n se decide, em um episódio ele qr uma, no outro qr a outra, e vai trocando, pra chegar no último episódio de Lost e a Kate morrer ? ..... E não digam q isso não vai acontecer, pois nem eu e nem você sabemos. Só acho chatíssimo acompanhar durante 40 minutos uma novelinha mexicana cmo jah foi citado por mais algm nesses comentários. ^^

Nway, tem gente q gosta, fazer uq. Acho q pode n ser 10% apenas, mas sem dúvidas a Grande maioria qr a resolução de Lost, ngm pretende passar mais 20 anos assistindo Lost sem saber uq afinal de contas acontece ali, uma hora agente cansa, e qndo isso acontecer e a série acabar cancelada antes de ter um final acho q o pessoal q soh pensa em romancinho vai entender pq muita gente n gosta de filler xP. ( Não q vá ser cancelada, deve ter algum contrato q impessa isso, sei lah, mas de qlqr jeito mantenho minha posição de q a maioria qr mais duq romancinhos em uma série dessas proporções =) )

otakumarcello disse...

Íncrivel q o pessoal faz uns comentários bestas sempre iguaizinhos, eh soh algm fazer uma crítica negativa a série q os caras se sentem ofendidos.

Muita gente aí comentando duq eu falei no primeiro comentário de q esse episódio foi chato e tals. Dizendo q o pessoal ( eu ) soh qr respostas, ação e chega de enrolar e tals. E outro cara aí vem falar q as pessoas q soh qrem isso devem parar de assistir Lost pois n entendem da série ....

É aí q vc se engana, qm n entende da série aqui eh vcs q preferem romances acima da compreensão duq acontece ali na ilha de verdade. Já disse e repito pela terceira vez, DEVE ter romance, isso eh parte essencial de qlqr filme/série/livro/qlqr coisa .... mas n concordo q deva ter episódios centrados nesse romance, principalmente pq produtores depois ficam tentando aumentar o número de episódios com a emissora e tals sendo q n seria necessário aumentar o número de episódios se cortassem episódios toscos cmo esse. É apenas minha opinião gente, tentem argumentar pelo menos cmg ao invés de simplesmente usar o texto padrão : "Não gosta ? Para de assistir" ou "Odeio essas pessoas que só pensam em respostas rápidas e soluções fáceis, qr isso ? Vai assistir um filme". Soh sabem dizer isso =/

fernanda disse...

Em um dos sneak peaks do episódio 10 divulgados na semana passada o narrador no vídeo diz q a ilha ia tomar mais um sobrevivente para ela. Não seria esse sobrevivente a Claire?

Outra coisa q eu reparei e q pode não ter nenhum significado, mas sei lá. O Jack nesse episódio aparece com o peito depilado. Não era assim antes.

Anônimo disse...

Sabem qual a pomessa da Kate para o Sowyar?

De procurar a ex do Sowyar e a filha dele...só os cegos que não querem ver, pra não enxergar isso.

E o tolo do Jack ainda não aprendeu a ser homem de verdade!

Anônimo disse...

A pergunta que não quer calar: quando a Claire vai morrer???? Afff, vai ser chata assim lá na Austrália !!!!

Wagner Sicca disse...

Achei bom o episódio. Embora o pessoal venha reclamando, há uma diferença absurda entre esse episódio e o The Other Woman, por exemplo (que está, junto com SOS, na cabeça dos piores da série).
Ao ver Kate e Jack ali, muita gente deu bola pro romance, e parece que não enxergou que o episódio foca o início da derrocada do Jack pós-ilha, e não o seu casamento (que por sinal não vai durar muito).
Aos que não gostaram, revejam o episódio e tentem se ligar mais na cabeça do Jack do que no romance. E houveram momentos de arrepiar mesmo!
Abraço

(ps.: mais um episódio em que não li spoiler!!!)

zé disse...

Tenho só uma questão que espero ser respondida no final da temporada. Muitos dizem que este é o momento em que Claire se separa de vez de Aaron, o que leva à sua futura adopção de Kate.
Pois eu espero que Aaron e Claire se encontrem de novo, porque do que eu me lembro na visão de Desmond sobre a morte de Charlie, se Charlie carregasse no botão e morresse, Claire iria entrar no helicóptero.
Não sei se Claire depois morre ou salta ou seja lá o que for, mas para cumprir o futuro ela tem de entrar no helicoptero! Não?
Concordam?

Lu de BH disse...

Yeah! Lost Chick Flick!
Relacionamentos, gente, relacionamentos!
É disso que Lost trata. Ou não?

Fabiana Alves disse...

Eu gostei do episódio e tb do comentário da Camila. Bem, se vcs notarem quase todos os episódios dessa temporada estão assim, misturando enrolação, com revelações e novas questões. O pessoal gostou muito do anterior, pois ele foi quase todo cheio de ação, tiros, etc, sem nos dar fôlego para respirar (eu gostei desse tb).
Ou seja, talvez eles vão deixar mais respostas para o último episódio dessa temporada, mas como todos, uma resposta vem atrás outra dúvida. Aliás, quem acompanha a série já deveria saber q esse é o modus operandi dela, eu não entendo como ainda tem gente reclamando de enrolação e de q nunca revelam nada. Essa é a idéia deles, pedacinho por pedacinho, incluindo a net nessa tb, para irmos juntando e formando as nossas teorias e aguçando a nossa curiosidade.
E um comentário light, eu sou muito mais Sawyer, ele deveria ficar com a Kate. É isso aí.

Malucom disse...

"É apenas minha opinião gente, tentem argumentar pelo menos cmg ao invés de simplesmente usar o texto padrão : "Não gosta ? Para de assistir" ou "Odeio essas pessoas que só pensam em respostas rápidas e soluções fáceis, qr isso ? Vai assistir um filme". Soh sabem dizer isso"

Engraçado, a pessoa que escreveu esse comentário falou em padrão. Mas sempre que tem um episódio sem tiros, pessoas correndo na selva chovem reclamações. Isso meu amigo, é o típico padrão de pessoas que gostam de filmes de ação.

Se você não percebeu todos aqui estão argumentando e trocando idéias.

O episódio apresentou vários pontos interessantes e intrigantes, é só prestar atenção!

Quem não tem paciência pra episódios como esse, deveria mesmo ir a locadora e alugar Duro de Matar, Rambo...

William Jaber disse...

Acho que como você escreve para o público geral de LOST, você poderia ser um pouco mais imparcial x)

Dude! We are Lost! disse...

William, como todo fã da série obviamente tenho meus personagens favoritos. Além disso não tenho nenhum compromisso ou mesmo obrigação de ser imparcial, até porque este é um blog de opiniões ;)

Abraço!

Davi Garcia

Ana Paula disse...

Bommm, vi o episódio ontem de noite. Obviamente foi mais um episódio desnecessário do Dr. Jack.

Mas o que eu mais gostei foi da crítica massacrando. Vamos ver se agora os produtores tomam vergonha na cara a param de fazer esses episódios encheção de linguiça e respondem coisas realmente relevantes.

Jack e Kate? Bom, nenhum(a) Skater gostou, mas tem o outro lado: não há nada pior do que conviver com um fantasma do passado. Sawyer é um fantasma para a relação de jack e Kate. E o pior: um fantasma vivo em alguma ilha em algum lugar do mundo que vai voltar a qualquer momento. Vai voltar nas lembranças, em aparições, em histórias não vividas entre ele e Kate e tb há a presença real de Sawyer, já que não sabemos se ele pode sair da ilha ou não.

Kate provou mais uma vez do seu próprio veneno. Encheu o saco a trama inteira falando do pai alcoólatra que matou, nos 'presenteou' com um casamento falido e REPETIU A MESMA DOSE. Isso sim é burrice. Acabou com um cara bêbado, atormentado e numa perspectiva de casamento infeliz com o Jack.

Por outro lado... Jack mostra-se a cópia do pai, com comportamentos aditivos (álcool) e com uma carga obssessiva exemplar hehehehe. A ilha não fez muita coisa boa por ele né? Já que ele repetiu com a kate o que viveu com Sara: cenas de obsessão, ciúmes e pseudo-heroismo. Muito triste...

Não vou tripudiar dizendo que Jate aconteceu e morreu num episódio. Não há necessidade disso, já que a crítica está massacrando o episódio lá fora. Aqui no Brasil, acompanho mais o Dude e o orkut, mas lá fora... a coisa ficou feia nesse episódio hehehe.

Enquanto isso, assistimos a uma inversão de papéis sociais em Lost. Jack está entrando uma seqüência de eventos que vão levá-lo à tentativa de suicídio naquela ponte e, tivemos a chance de assistir um Sawyer numa postura de herói. Sim... aquele mesmo james Ford (Sawyer) que algumas minorias classificam como golpista, sem valor, perdido, etc, mostrou-se um grande homem na cena em que pega Aaron nos braços e grita chamando Claire. No mesmo capítulo, vemos um Jack inseguro no futuro, que se estressa ao pisar de manhã num brinquedo de Aaron e joga na cara de Kate que nem parente dele (do aaron) ela é...

Pra quem gosta ou fez psicologia, Lost é um tapa na cara, teorizando que ninguém é completamente bom ou mau e que todo ser humano é passível de sofrer transformações profundas.

Cenas ESCABROSAS que me deram medo: aparição do pai de Jack pra ele... nossa, se eu fosse ele, não pedia Clonazepan não, ia direto pedir uma vaga na clínica do Hurley. Por falar no nosso fofinho querido, emocionante o encontro dele e Jack, relatando os encontros com Charlie. Hurley é muito gente boa...

Juliet!!! Minha other favorita... que mulher. Não sei se eu teria a mesma atitude que ela, mas foi nobre a conversa que ela teve com kate logo após a retirada do (maldito e desnecessário) apêndice do Jack. Se eu fosse ela, teria operado aquele babaca sem anestesia hehehe. Eu torço muito por Jack e Juliet, apesar de achar que ela merece um homem melhor... até Ben é mais inteligente hehehe. Mas... se ela gosta do Jack né? Fazer o que?

Olha, acho que mtas pessoas, independente de ship, não gostaram. Essa temporada de Lost foi muito aguardada e sofreu com a greve. A estrutura da 4ª temporada era menor, reduziu-se mais ainda com a greve. O que esperávamos? Que os poucos capítulos fossem REALMENTE bons capítulos. Ok... houveram grandes capítulos sim, mas eu diria que uns 3 foram uma bela porcaria. Se fossem 22 capítulos e 3 tivessem sido uma porcaria... ok, acontece... mas vamos ter (acho) que 14, certo? Realmente não tinha espaço nem tempo pra essa palhaçada que nos foi apresentada.

ana paula disse...

Bom, dizer que este foi o pior episódio é exagero. Os próprios fãs mostram que gostaram, é só ver as enquetes do Dark por exemplo!
E sobre a crítica, não está massacrando não. Quer dizer, depende de "onde você lê"! Quem procura, acha, sabe aquele ditado???
O que tenho notado, lendo por aí, é que a maioria que torce por Sawuer e por Sawyer E Kate foi radicalmente contra e critica até o tipo de roupa que a kate estava usando (ou a falta dela hehehe)! Falam que o romance não deu certo. Mas é claro que não! Como eles explicariam a decadência do Jack e a separação deles no FF da S3? É claro que não estavam mais juntos e ninguém esperava que eles vivessem felizes para sempre agora. Mas como Fox disse, Jack entrará num ponto de autodestruição e isso será muito bom para mostrar a volta por cima que ele dará, logo depois do FF da S3. Ele e Kate estarão em contato e se unirão novamente para voltar à ilha. Eles e provavelmente os outros Oceanic.
Esse epi teve de tudo, não só romance. Assim como teve todo tipo de opiniões e críticas.
Cada um lê e interpreta conforme seu gosto. É tão claro quando a gente vê! Todos podem deixar sua impressão, mas tb sabem que ouvirão o ponto oposto!
Lost é isso, uma mistura de várias coisas e gostos e isso que faz as pessoas viciarem! Eu adoro o Jack e sei que ele tem seus altos e baixos e já cansei de ler pessoas dizendo horrores dele assim como dizendo maravilhas. Já estou acostumada. Logo, é claro que vou torcer por Jate porque é no que eu acredito quando vejo na tela.
Mas dá para entender quando os que não gostam criticam. É Lost!

ana paula disse...

Ah, Davi, essa tatoo do Jack é do Matt e ele já tinha no Piloto (S1).

Quando a Kate está costurando o machucado dele nas costas, tem uma parte que aparece as costas dele e mostra bem essa tatoo!

Adorei a sua análise. Esse episódio nos trouxe muita coisa mesmo mas o principal, foi explicar poruquê o Jack entrou em decadência e eu adoro o Christian mas vou te dizer, se pudesse, dava uns socos nele pelo que fez e faz com o filho! Não é a toa que o Jack desaba toda vez que o pai interfere na vida dele!

Anônimo disse...

Dois dos principais pontos do ep foram:
A Claire sumindo (como disseram aí em cima o sneak peak dizia que a ilha levava outro sobrevivente para si), com o sumiço dela e o futuro do Aaron, tá cada vez mais evidente que o Desmond mentiu pro Charlie. (porque o futuro não seria alterado e o Des disse que a Claire e o Aaron entravam no helicóptero) E a suposta frase do Charlie de que o Jack não deveria criar o Aaron, se tivesse ligação com a frase do vidente como citaram a frase não seria tão especifica. (em nenhum momento a mensagem cita a Kate)

Ana Paula disse...

Bem... não me baseio por uma enquete, várias pessoas estão falando que foi o pior na 4ª temporada. Não é uma surpresa, sendo que na 3ª o pior episódio foi tb um do Jack, explicando a magnífica importância das suas tatuagens.

Olha, ainda não li sobre a crítica das roupas da Kate, mas td bem... eu tb acho que ela não se veste mto bem mesmo hehehe, então pra mim não foi motivo de crítica.

Acredito que as coisas devem ir muito além de ler e interpretar de acordo com o 'próprio gosto'. Muitas pessoas acharam ridículo o comportamento de Jack, e me desculpe, mas tenho que concordar plenamente. Jack é obsessivo mto antes de entrar nessa onda de auto-destruição. Ele já tratava a ex mulher mto mal e a justificativa que usava pra isso era o "amor" que tinha por ela. Não foi a briga com a kate que o levou ao "buraco", foi a personalidade destrutiva dele que o levou a isso. Não podemos culpar os outros pelas nossas fraquezas. Jack sempre foi obsessivo, tinha um histótico familiar de abuso de álcool, nunca tolerou frustrações...

Essa autodestruição não tem a ver com Kate. Ela que foi ingênua demais pra achar que poderia ser feliz com ele. Ela que nunca abriu os olhos pra ver quem ele realmente era. Como falaram em algum lugar dos EUA: 'A QUEDA DO HERÓI". Bem... realmente foi a queda mesmo, mas já era esperado.

O que revolta é a kate que já teve experiências o suficiente na vida não enxergar o que estava diante dos olhos dela. Mas... bem feito, ela quis experimentar e se viu diante do Wayne e tendo uma vida como a da Monica (identidade falsa q ela usou em I Do)...

O que mta gente não reparou, e eu também não reparei, foram os paralelos traçados no episódio. A Kate, no final segurando o Aaron no FF e o sawyer o segurando na ilha, ambos protegendo o bb. Ninguém reparou que tentaram transformar o Jack num Sawyer no FF (que foi ridículo) mostrando o Jack resmungando "sun of a bitch" e todo depiladinho hehehe.

Enfim, acho q os produtores tentaram fazer um marketing para agradar os fãs, mas não deu certo. Fãs q não curtem romance acharam o episódio fraco. Os que gostam de romance, de ambos os lados sairam perdendo de alguma forma...

mas a finale promete :P

Anônimo disse...

Claire vai ainda entrar no helicoptero com aaron! desmond nao tinha razoes para mentir a charlie, nem o futuro pode ser mudado...certo?

Avelar Jr. disse...

A "pior" coisa a ter ocorrido foi que a galera de assassinos do barco não foi morta pela fumaça. Parece que ela apenas os confundiu e dispersou, já que vimos um deles ferido e sendo carregado por dois deles e o antipatico Keamy.

Espero que ainda vejamos fortes emoções em termos de ação.

Mirelle. disse...

Achei o epi totalmente tosco, pura encheção de linguiça. Qual a finalidade de um episódio inteiro pra uma cirurgia inútil de Jack se a gente jah tinha certeza q ele não iria morrer? - Desculpa kem gosta, mas eu não supporto Jack, e Kate menos ainda, ae qdo junta os dois... resultado eh um epi filler.
E com esse negócio de ter menos episodios (independente da greve) pra exatamente não ter muito filler era ateh uma boa notícia, agora, qdo se tem poucos episodios na temporada e se usa um inteiro pra não ter absolutamente nada de interessante, eh realmente uma decepção.
Ok... pra não dizer q foi totalmente inútil, o final onde Claire some foi interessante. Mas não q não pudesse ser adicionado em um episódio decente.
Espero anciosamente pela semana q vem pelo prox episodio. Não vejo spoilers, mas sinceramente não precisa de muito pra ser melhor q esse...

ana paula disse...

Não acho que tentaram transformar ninguém em outro alguém ali! Porque em Lost, o que nós mais sabemos desde o início é que os personagens foram criados tendo os dois lados: o bem e o mal, o herói e o bandido. Ninguém é perfeito!Jack foi sempre visto como o herói porque desde o Piloto ele correu atrás de ajudar os outros em 1º lugar e era o que tinha mais capacidade ali, por ter conhecimentos médicos.
Já com o Sawyer foi o contrário, no início. Mas ambos, assim como os outros, mostraram que têm todas as facetas que um ser humano apresenta na vida real. Por isso não fico julgando as atitudes do Sawyer, pelo contrário, achei ele muito bom nos últimos episódios. Já estava na hora de mostrar esse lado dele. Sobre o Jack, não precisam tentar transformá-lo em um Sawyer porque o que os fãs gostam nele é por ser justamente o oposto do Sawyer, mas também com suas características negativas!
Não tem como fazer julgamentos. Se fosse assim, teríamos que analisar cada episódio em particular e com certeza, morderíamos a língua pq o que a gente vê de bom em um, no outro já é desmentido. E de ruim também.
Nesse 10, foi o que aconteceu. Sempre foi dito que Kate e Jack não eram e nunca seriam um casal mas está aí! Até pedido de casamento teve e foi aceito. Depois teve a briga, claro que sim, eles estão separados!
Para quem gosta tanto assim do Sawyer, não vai mesmo gostar do Jack e vice versa!
Sobre as enquetes, estão aí para mostrar o que os fãs pensam e ao contrário de você, eu gosto delas. São a voz do povo! Claro, aquelas encontradas nos blogs sérios e respeitáveis!

ana paula disse...

Sobre Kate e Jack como casal, acho muito simplório comparar com a vida que ela teve com Kevin, como Mônica. São situações muito diferentes.
Em 1º lugar, Kevin só ficou sabendo que ela era fugitiva quando ela resolveu contar e fugiu. Jack sabe de tudo desde o início, aliás, foi o primeiro a saber.
Em 2º lugar, Jack não era nem parecido com Kevin. Jack é muito mais complexo e Kate conhece a personalidade dele muito bem. Mesmo assim, se apaixonou por ele e estavam juntos no FF. Ela não é cega nem burra que não conhecia o homem com quem estava dividindo a casa. Eles passaram 3 meses na ilha, convivendo juntos e ainda um tempão depois que saíram da ilha. Se ela ficou com o Jack e aceitou casar com ele, foi porque o ama e quis isso!
Ela teve a oportunidade de ficar com o Sawyer na ilha, brincando de casinha, como ela mesma disse, e não correr o risco de ser presa. Mas o quê ela faz? NÃO!
Aliás, como eu postei antes, não adianta falar e falar porque skaters e jaters pensam diferente e nunca chegarão a um consenso! Só se algum deles morrer!

*bate na madeira*

Anônimo disse...

Que é isso??? A Ana Paula tem personalidade múltipla? Uma hora fala a boazinha e em seguida a malvada responde...? Chama o srink!

Silvia disse...

E eu que nem sabia que torcer pro Jack ficar com a Kate tinha nome!!!

Bom , eu não faço parte desse grupo. Desse triângulo, eu particularmente torcia pro Sawyer.

Me explico: uma grande paixão mudaria ele. Daquele malandro egoísta prum cara mais generoso. Coisa que já tá acontecendo.

E como o Jack já é um cara do bem desde o início, acho que o papel de líder de uma causa ou do pessoal na ilha estaria mais de acordo.É uma questão de nível espiritual, tipo missão.

E a sempre indecisa Kate tá mais para as coisas mundanas. Mas isso não irá acontecer, como já vimos. Ela, inclusive, conheceu a ex-namorada do Sawyer, parece que está ligeiramente grávida, tá brincando de casinha com o Jack e assumiu o Aaron de vez.

Tudo muito previsível ou, como o próprio Hurley disse, coisas de um paraíso.

Torço por uma reviravolta nesta história. Final feliz não é algo a se esperar de Lost. EU, pelo menos, não espero.

Anônimo disse...

jaters... aff... só enxergam "o casal perfeito" e aí de quem descordar...
jate nunca foi OTP e esse epi provou isso, ou alguém ainda acha q os dois são o casal perfeito?? fala sério! a vida dos dois foi completamente construída sobre mentiras! o jack só pediu a kate em casamento pq queria continuar com a vida "perfeitinha" e continuar achando q o hurley é o louco, traduzindo, não enfrentar a realidade!!

Anônimo disse...

Aanonimo,

Não é a mesma ana paula.

Pode observar que a ana paula boazinha tem blog, a outra não!

Claudia Maria

Carlos disse...

Rute e Raquel.....


KKKKKK rsrsrsrsrs

Ana Paula disse...

Não... são duas "Anas Paulas", infelizmente!

Fabi Abrams disse...

Só para constar, o Matthew Fox está depilado por conta do filme Speed Racer (já que algumas pessoas comentaram o novo visual do Doc rsrsrsrs).

Sabrina disse...

Poxa, eu nem sabia q tanta gente tinha odiado o episódio.

Eu gostei do episódio, não é nem de longe o melhor, mas muito menos o pior [seja da temporada ou da série].

Teve pontos muito marcantes [como Christian segurando Aaron, e Hurley com recado de Charlie], mas principalmente é um episódio que trata do ser humano. A psicologia dos personagens sempre foi uma coisa marcante na série. Afinal, quem não se lembra de logo no episódio piloto já conhecer intimamente alguns personagens apenas pelo "passeio" da câmera por eles, e ao longo da série descobriu que "não era bem assim"?

Lost é uma série de mistério sim, mas também é uma série de conhecimento intrapessoal. E eu confesso que até estava com saudades de episódios "perrengue-na-praia-justificativa-no-flashback", [se bem que este está mais pra "perrengue-no-flashforward-justificativa-na-praia"].

Ah, sobre Jack-Kate, eu acho engraçado as pessoas estarem falando que era óbvio que o romance não daria certo por causa do final da terceira temporada, só que até então todo mundo estava reclamando que queriam detalhes sobre o que realmente aconteceu no período entre o julgamento e o encontro no aeroporto. Eu pelo menos, não achava que eles tinham ficado juntos.

Aliás, eu venho notando que fã de Lost anda muito "volátil", quer detalhes de tudo, mas quando vê um episódio filler [que na minha opinião, este não é] reclama que não teve nenhuma resposta.
Hellooo, série de mistério que se preze tem que dar soluções importantes em porções de conta-gotas durante as temporadas, senão como segurar a audiência até o último episódio??

[e como Jater que sou, acredito que eles ainda ficarão juntos no final, a única diferença é que antes eu achava que o final era o dia do resgate, e agora [na minha opinião], isto será depois da "batalha final" na volta dos O6 à ilha]

Sabrina disse...

Ah, eu podia jurar que a tattoo do Jack não estava lá no episódio piloto até ler o comentário da Ana paula.

Alguém está com o episódio piloto em mãos pra capturar a cena??

Ana Paula disse...

Claudia Maria...

Muito preconceituoso o seu comentário.

Classificar pessoas como boas ou más, só depende do seu ponto de vista jater ou skater.

Dizer o que pensa e analisar os fatos não classifica as pessoas como boas ou más. Acho que está na hora de rever seus conceitos!

A diferença é que tem gente que tenta manter a "classe" e outras falam mesmo.

Pra mim, continua sendo o pior episódio da temporada e não é por causa de Jack e Kate, mas sim por ser um episódio completamente dispensável p/ uma série que vai ter um nº reduzido de capítulos.

Fora isso, apenas alguns pontos significativos como a conversa entre Hurley e Jack e a aparição do pai do Jack pra ele... de resto... encheção de linguiça.

ana paula disse...

Ana, falando agora de Ana Paula para Ana Paula, eu não acho que "infelizmente" são duas Anas. Acho que poderíamos conviver aqui passificamente, mesmo torcendo por casais diferentes.
Por mim não tem problema nisso. O único problema é quando leio comentários ridicularizando o que eu gosto. Aí sim eu não fico quieta e preciso dizer que acho alguns que você escreve, principalmente sobre Jate e sobre Jack muito agressivos e até gozadores, debochados. Isso que eu não gosto pq eu procuro não escrever mal sobre Sawyer e Skate. Já escrevi sim mas sempre foi para responder a algum comentário anterior.
Tenho muitas amigas skaters e me dou mto bem com elas. Acho que podemos seguir esse exemplo e ficar numa boa aqui, comentando o que a gente pensa sem ofender os gostos dos outros.
Eu procurarei fazer isso sempre mas não vou ficar quieta quando achar que meu ship ou até minhas amigas - incluindo meu grupo de amigas jaters que é enorme e muito unido - estiver sendo desrespeitado.

Mais uma vez então, defendo que o 4x10 foi considerado muito bom episódio e quem procurar nos lugares certos - inclusive no FUSELAGE que é o blog oficial de Lost - poderá ler o que a crítica realmente achou dele!

Lilica disse...

Pra mim o episodio foi excelente. O mais perfeito da temporada, quiçá da série toda. Sou shipper mesmo e daí? E olha que nem gosto de malhação, muito menos de novela e piorou de novela mexicana.

As pessoas precisam aprender a respeitar a opinião dos outros. Teve gente que achou o episódio dispensável, direito deles. Tem gente que acha que Jack e Kate começou e terminou no mesmo episódio, direito deles. Eu achei que foi lindo, perfeito e que finalmente ficou provado quem a Kate realmente ama, direito meu.

Só achei sacanagem a francesa estar realmente morta. Queria muito um fb dela. Saber como ela matou toda a sua tripulação e ainda acho que ela tinha um envolvimento maior com o Ben que não foi mostrado.

Jin dando uma de Sayid e ameçando a Charlotte tbem foi muito bom, alias ela está merecendo um corretivo. Adorei qdo Rose deu um chega pra lá nela, mulherzinha folgada.

E Sawyer hein?! Quem diria que um dia eu escreveria isso, mas gostei do cabeludo fazendo algo de util na série, finalmente ne?! Defender a Claire está combinando com ele, mostrando que ele pode ser bom sem interesse. Ou teria um interesse? Tô achando que, como disse a Juliana aqui do Dude, todo mundo apostou as fichas em Jate ou Skater, mas que o beijo vai ser mesmo é ConMamma.

Carla Maria disse...

Um ano depois consegui entender o que quer dizer jater e skate... ou algo parecido.
Jura que tem divisão de torcidas?
Sei não... na minha opinião o jack é muito mais gato que o sawyer, mas é muito mais chato tb. E a kate é meio pentelhinha né. Mas como eu decididamente não gosto é da Juliet (acho a atriz tão meia boca), deixa ela (Kate) com o Jack que fica mais bonitinho.
Sobre o episódio: MUITO LEGAL. Com certeza essa temporada é a melhor de todas. Não dá pra esperar revelações bombásticas em todos eles, pq senão os produtores não seguram mais duas temporadas e meia de jeito nenhum. É bom deixar os esquisitos locke e ben (o cara que faz o ben é bom ator DEMAIS) um pouco de lado e voltar pra suposta calmaria da praia.
Faltam dois dias e contando. :)))

Tharcy disse...

não concordo com a camila. eu sou mulher e não gostei do episódio. muito fraco.

Anônimo disse...

ridícula essa de "ler nos lugares certos"... particularmente já li criticas boas e ruins, mas no caso do 410 as críticas são mais ruins, e público em geral tbm achou isso, tanto é q a audiência desse epi foi a menor de todos episódios até hj exibidos por lost, teve audiência menor até do "exposé", no entanto, tbm foi lembrado q lost é a séria mais baixada na internet...mas, as pessoas tbm baixaram os outros episódios né? acho q a baixa audiência já um grande indicador de como o episódio foi aceito...
os fatos tem q ser encarados... e as pessoas q shipam algum casal não conseguem enxergar claramente isso, tipo é lógico q as jaters vão dizer q o episódio foi perfeito e q as skaters vão odiar, mas lost não se trata disso...