05/05/2008

Dharma nas Olimpíadas?

Lendo o blog do DocArzt, me deparei com um post fazendo referência à uma matéria que traçava um curioso paralelo entre os símbolos que a delegação canadense usará em seus uniformes nas Olimpíadas de Pequim e aqueles da Dharma. Vejam só:



Terra, madeira, água, fogo e metal. Foram justamente as representações chinesas desses elementos que inspiraram os uniformes e souvenirs canadenses, mas é inevitável não olhar para algumas das peças e não imaginar uma inspiração lostiana no trabaho, concorda? Abaixo você confere alguns resultados dessa 'brincadeira'.





Para ver mais clique aqui

Por Davi Garcia

4 comentários:

Cristiano Almeida disse...

Davi, não acho que foi uma coincidência, mas ao mesmo tempo não acho que se inspiraram em Lost. Vou explicar.

Um tempo atrás estava visitando um escritório, quando vi um "símbolo da Dharma" pendurado num mural. Prestando mais atenção vi alguns outros símbolos idênticos naquele local, mas chegando perto para olhar, notei que não era exatamente o símbolo da Dharma. No mural que eu disse, tinha alguns textos sobre o símbolo e eu resolvi pesquisar.

O nome do símbolo é "Ba Gua", e foi nele que os criadores de Lost se inspiraram para criar o símbolo da Dharma. Este símbolo tem origens orientais antigas e é muito ligado a misticismo e ao mesmo tempo natureza. Tudo a ver com Lost, claro. E se pensarmos bem, nas olimpíadas é muito comum que se traga junto aos esportes o tema da natureza, assim como faz sentido quererem atrair alguma sorte através dessa símbologia mística. A meu ver, os atletas canadenses e a equipe de Lost apenas tiraram inspiração do mesmo lugar, o dito "Ba Gua".

A quem interessar, tem uma boa explanação sobre o símbolo no site da Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ba_Gua

Espero ter contribuído. Abraços. ^^

michelle disse...

na verdade, os símbolos dharma teriam sido inspirados na cultura chinesa, pq aquele octágono é baseado no bá-guá (acho q se escreve assim), q a gente sempre vê em coisas ligadas ao feng-shui...

Thomás disse...

uaaauhhah
gente, é claro que eles se inspiraram na cultura chinesa. Sou adepto do Feng Shui e disso sei bastante ;)

nuvem cigana disse...

bá gua... sem dúvida...
eu mesma tenho uma qui em casa.
um símbolo de quilíbrio, proteção... etc