30/05/2008

Comentários dos eps. 4x13/14 'There's No Place Like Home' - Final da 4ª temporada

Embora muitos julguem o contrário, essa 4ª temporada foi para mim a melhor da série até aqui. Erros inegavelmente existiram, mas os acertos felizmente foram infinitamente maiores. A introdução de novos personagens deu-se de forma natural e gradual garantindo uma sensação clara de conexão com a trama, vimos pequenos pedaços das história fora da ilha daqueles que saíram e pudemos entender as razões que levaram Jack a primeiro negar a existência do lugar e posteriormentes a mergulhar na obsessão autodestrutiva de voltar. E foi justamente no lugar onde milagres acontecem que vimos um dos momentos mais surpreendentes da história da série, a literal movimentação da ilha no tempo/espaço, algo que à primeira vista parece impossível mas que está intimamente ligado à mitologia da série desde o início. A ilha se foi e com ela os incertos destinos daqueles que lá permanecem. Fora dela a culpa e o transtorno de Jack vão se transformar em uma verdadeira jornada épica, que ao que tudo indica, caberá a ele liderar. Algo deu muito errado na ilha e todos os Oceanic 6, ao lado de Ben, precisam voltar para consertar o que deu errado e para isso precisarão levar com eles o escolhido, o homem no caixão, John Locke.

A promessa dos produtores de que veríamos rompimentos foi cumprida. Separações físicas e emocionais, sacrifícios e redenções, tudo isso foi explorado neste final de temporada. Ben se separou daquilo que mais se importava (a ilha, obviamente), Sun - em atuação inspirada de Yunjin Kim, diga-se de passagem - perdeu o marido (será que perdeu mesmo? Eu duvido), enquanto Michael enfim, livrou-se do peso que carregava (aliviado por uma estranha absolvição de Christian Shephard que parece ser o mensageiro da ilha e de Jacob). Mas foi Jack quem teve que encarar o maior dos rompimentos ao encontrar o beco sem saída onde a percepção de sua até então inabalável razão cedeu lugar à uma fé incompreenssível para ele mas que é responsável pelo doloroso processo de descobertas recheadas de culpa que provocariam sua obsessão pelo retorno.

O panorama para o que veremos na próxima temporada está desenhado. TODOS os Oceanic 6 precisam voltar mas a reunião de cada um deles será das mais complexas. Ben não sabe onde a ilha está mas diz que sabe como fazer para voltar se todos estiverem juntos. Sun no entanto parece dedicada a um projeto íntimo e pessoal de vingança que a aproximará de Charles Widmore, aquele para quem a mentira foi criada em primeiro lugar. Enquanto isso, Kate, motivada pela misteriosa mensagem de Claire em um sonho, não vai querer voltar à ilha com Aaron. Nesse cenário, não podemos esquecer também de Penny Widmore - cujo reencontro com Desmond rendeu uma das mais emocionates cenas deste final - que será no meu entendimento, peça fundamental para ajudar na difícil missão de voltar à ilha.

Mas e o Locke, onde entra nisso tudo? Por que ele saiu da ilha e por que estava usando o nome falso de Jeremy Bentham? Pode ser prematuro afirmar qualquer coisa, mas acredito que ao sair em busca de orientação para o que fazer na ilha ele acabou sendo descoberto por Widmore - ou seja lá quem estiver por trás de toda a conspiração para localizar o lugar - e ao negar-se a ajudar acabou morto defendendo o segredo que possuía. E se a idéia de que Locke pode estar realmente morto me parece improvável (embora o fato em si tenda a corroborar o que vimos), imagino que é com essa jogada que a trama vai começar a explicar toda a origem do que ou quem é Jacob, o que em uma primeira análise pode abrir possibilidades de paradoxos na trama, mas que ao mesmo tempo indica interpretações diversas sobre a real natureza do escolhido, algo que como sabemos seria o destino de John Locke. A 5ª temporada deve se dedicar não só em explorar toda a história que envolve as motivações da saída de Locke e sua morte como também nos dar uma visão ainda maior de tudo o que envolve a Dharma e os reais interesses de Charles Widmore pelo lugar.

A espera pela nova temporada como todos já sabem será longa, mas os 8 meses que nos separam da continuação da história servirão para organizar todas as novas peças deste complexo quebra-cabeças. O que é certo pelo menos para mim no momento, é que uma nova dinâmica na estrutura narrativa da série deve tomar corpo concentrando-se no nosso presente real e a provável re-introdução de personagens intimamente ligados à Ilha como Walt e Alpert devem catalisar o surgimento de novos elementos que tornarão a história mais criativa e inteligente da tv atual ainda mais irresistível. Eu mergulharei na história de novo quando ela voltar e você?

A repercussão desse impactante final de temporada, os easter eggs e novos detalhes do que vimos mas não foi comentado aqui você confere ao longo deste final de semana aqui no blog e claro no Dudecast # 19. Até lá!

Por Davi Garcia

72 comentários:

Rubens disse...

Parece que, mais uma vez, o informante LostFan108 do blogo DarkUFO estava totalmente certo em sua descricao dos episodios finais... Tomara que ele esteja lá, firme e forte, contando-nos com semanas de antecedencia os finais das proximas 2 temporadas!...

LostFan108 rules!...

Claiton Silva disse...

Simplesmente o melhor fim de temporada p mi até agora!!!!

Que episódio! A quinta temporada promete muito meu Deus!!!!

Mas cá entre nós, que português horroroso o daqueles caras no Penny's Boat... como uma série tão bacana pode pecar numa coisa tão simples? Que eles falassem inglês então!

MaximusPM disse...

achei meio fraco esse episodio... assim como toda a quarta temporada... Sim a quarta temporada teve alguns dos melhores epsiodios da serie... mas ela foi bem estranha, nao tinha muita cara de lost... bem, lost mudou...

esse episodio final, nao que tenha sido ruim, mas não aconteceu nada que realmente surpreendesse alguem... todo mundo sabia q a ilha iria 'mover' de alguma forma... que o barco ia explodir, que losties iriam morrer... todos sabiam quem saia e quem nãi saia...

ateh john locke dentro do caixão era meio obvio pra mim. fico bem claro no fim de TTLG que era ele. Mantiveram o suspense, ateh achei q pudesse ser outra pessoa, mas meu palpite principal ainda era ele.

sem grandes emocoes, o 'beijo espetacular' de espetacular nao teve grandes coisas, e os protagonistas eram bem obvios...

TTLG com certeza foi o melhor episodio da serie, não esperava q esse superasse, mas imaginei que fosse ser bem melhor.

espero que na quinta temporada lost volte com tudo. 8 meses torturantes de espera, putz -.-

Gabriela Spinola disse...

Davi depois do CA me deixar na mão sem o resumão hj vc é meu herói...Beijão cara!

mAtHEuZ mtz disse...

Deus te guarde locke.

EvilMagusTom disse...

Sobre Jeremy Bentham:

http://en.wikipedia.org/wiki/Jeremy_Bentham

Da uma lida na parte do Auto-Icon, perfeita a escolha do nome, soh quero ver isso nao descambar para comedia tipo um morto muito louco.

Romulus disse...

Bem, eu nao li os spoilers e fiquei feliz por isso, em si nao pelos segredos revelados, pq pra mim a aposta da pessoa do caixao era ser locke mesmo... sem familia, sem ninguem... td apontava pra ele...enfim... a carga emocional do fim da serie foi o ponto alto pra mim.. um excelente fim de serie... agora vamos ver se o novo site da Octagon segura a onda de nos entreter por 8 meses...rsssss abç a todos.

Anônimo disse...

tenho certeza!!!
o jacob é o locke. ou o locke é o jacob?

IVANILDO DE BRASILIA

Anônimo disse...

Simplesmente maravilhoso!
Realmente respondeu a muitas questões, claro, levantando outras mil...Houve cenas meio forçadas... Sawyer nadar até Juliet,Aaron e Kate saindo debaixo de água do helicóptero, Keamy sobrevivendo... Parece que nesta série a morte é difícil alcançar alguns...
Esperemos que Jin sobreviva (que estúpidos, bem que depois da explosão podiam verificar se havia alguém! E porque não deixaram mais ninguém entrar no helicóptero??)Ainda fica muito por descobrir...
Foi muito legal, apesar de muito forçado!

Anônimo disse...

Eu concordo com o MaximusPM, eu nao achei nada demais esse final de temporada quanto menos a temporada inteira. Nao li nenhum spoiler mas ao decorrer do episodio ja sabia que o Sawyer ia se jogar do helicoptero, que o Jin ia ficar no barco, que o Locke era o morto no caixao... tudo foi tao obvio.
Minha opniao pelo menos... bom
para aqueles que gostaram!
:)

Acho que esse lance de temporadas curtas e a longa espera entre uma temporada e outra cortaram todo o tesao que eu tinha de assistir Lost, ainda gosto mas nao eh a mesma coisa...

Lulie

Vitor Sergio Rodrigues disse...

David:

Uma dúvida: qual foi a situação em que Sayid deixou de pensar com sua arma e pensou com seu coração? Falaram sobre isso no fim da quarta temporada?

Anônimo disse...

Onde o Aaron se encaixa nisso tudo ?

Anônimo disse...

o cara que fala "e a caixa de primeiros socorros" fala igual ao Zé Colméia!!!

Andre Azeredo disse...

Uma confirmação nesse último episódio Benjamin Linus não tem nenhuma participação na morte de Nádia e ai vem outra questão por que Widimore queria a morte da mesma?? Dude alguém sabe essa?? em compensação Ben Linus mandou explodir todo mundo no cargueiro esse cara é tão cruel quanto o keamy nunca mas nunca mais confiarei nele.

Milton do Prado disse...

"Embora muitos julguem o contrário, essa 4ª temporada foi para mim a melhor da série até aqui. Erros inegavelmente existiram, mas os acertos felizmente foram infinitamente maiores."

Davi, concordo plenamente que os acertos foram muito maiores que os erros.

Eu não sei se acho a quarta temporada a melhor, mas com certeza foi a mais coerente, a que teve menos enrolação, a mais equilibrada.

Sei que sou minoria, mas acho que temporadas menores fazem muito bem à série. 16 capítulos é um bom tamanho.

A terceira temporada, que pra mim teve a melhor season finale, foi a mais irregular, com vários dos piores episódios da série, além daquela parada no meio que não ajudou muito.

Penter disse...

Eu concordo que esta temporada foi a melhor tb e o mesmo sobre o ep final. Nao concordo que tudo estava tao obvio, como alguns disseram aqui nos comentarios. E mesmo que fosse obvio, nao deixa de ser bom por isso! Uma das melhores cenas foi o reencontro do Des com a Penny! Valeu toda a torcida durante o episodio para que ele nao morresse! Confesso que durante o episodio deu pra pescar que quem era o "Homem do Caixão" era mesmo o Locke, mas cheguei a ter uma desconfiança de que poderia ser o pai o Jack! Vai saber, ele tem aparecido tanto ultimamente!
A cena mais engraçada pra mim foi o momento Sawyer da Rose chamando o Miles de Shorty(aquele japinha que acompanha o Indiana Jones no segundo filme)
heiuaheuahuei
Mto bom!
Resta agora esperarmos! Que bom que nesse meio tempo vai ter Heroes, Prison Break e Dexter!

Eric Arantes Corrêa disse...

É... A roda de gelo é meio forçado... Uma coisa estranha pra se mover uma ilha não? Mas pra onde ela foi? Com certeza para o lado oposto da Terra. Aquilo pra mim nada mais é do que um "buraco de minhoca" ou "buraco de verme" como preferem alguns. É a hipóstese mais provável pra mim. Tem algumas lacunas que cada vez mais ficam dificeis de serem preenchidas. Acho que os roteiristas estão se perdendo no meio de tantos mistérios e deixando alguns de lado. Espero que esteja errado, vamos ver na 5ª temporada. Mas o curioso é: Os fãs de Lost estão cada vez mais exigentes. E pq? Porquê a série permitiu isso, com sacadas inteligentes e surpreendentes, e agora os fãs querem isso todos os episódios, o que não tem que necessariamente ser assim. 2009 vem aí. Haja paciência até lá...
Abraços!

rodrigoborges disse...

O MELHOR EPISÓDIOOOOOOOOOOOO

Gama Filho disse...

Me pergunto apenas se JIN realmente estaria VIVO....

pois mesmo ele estando vivo... nao daria tempo dele nadar de volta para a ILHA, pois ela foi

TRANSPORTADA PELO ESPACO/TEMPO!

Entao nao sei como fica, JIN, DANIEL e alguns LOSTIES...

e será q MICHAEL está VIVO? o q significa o VOCE PODE IR AGORA do JACOB SHEPHARD?

Pois Walt ao conversar com o DUDE, o mesmo diz q seu PAI está sendo protegido pela MENTIRA...

e outra... Locke diz q eles tem q voltar a ilha, Locke faz o q Jacob manda...

mas o mesmo JACOB/CLAIRE diz a KATE q nao leve aaron de volta!!!

Anônimo disse...

Excepcional o fim, e de toda, a 4ª temporada.
Alguns questionamentos a se fazer nesse longínqüo intervalo até a 5ª temporada:

1ªSe Ben afirma que para voltarem a ilha tem q ser todos os que saíram, isso inclui Desmond e o piloto do helicóptero. Por que Locke precisa ir junto se ele não saiu junto? E como ele saiu?

2ªO que Charlote tá afinal fazendo na ilha? Miles afirma que ela "está de volta". Aposto que ela fez parte desse "terror" que houve por lá.

3ºSe o helicóptero antes de cair no mar estava próximo da ilha,e o bote também tava, com Faraday e outros que rumavam ao cargueiro, por que eles não se encontraram? O que será que aconteceu com eles? Aposto que Jin e Michael estão vivos, pois akela olhadinha do Michael pro motor da lancha insinuou isso.

4ºSun quer ajudar Widmore pq acha que Jin está vivo (e com certeza deve está)ou só p se vingar da possível morte do marido?

Acabei de assistir... dps posto novos questionamentos.

David Oliveira
davidpontocom@yahoo.com

Anônimo disse...

LOST não é mais o lost das primeiras 3 temporadas.
é outra historia, outra emoção, bem menor.
lost definitivamente não tem mais a mesma graça, o mesmo misterio.
tornou-se quase um seriado como qualquer outro.
sinceramente...
acompanho desde o 1º episodio mas perdi muito a empolgação com esse final de temporada tão forçado.
fazer o que... se lost não é mais o mesmo.

ECO TCHÊ disse...

"I HAVE A DOUGHTER IN ALABAMA, YOU NEED TO FIND HER AND TELL HER I´M SORRY".... MEIO ÓBVIO O SUSSURRO NO HELICOPTERO NAO ACHAM?????????

Gabi Vidal Santos-sp disse...

Achei muito bom esse final de temporada!!!Fiquei felzi de Desmond ter reencontrado a Penny!! e Algo me diz q por algum motivo ou por alguma coisa eles acabem na ilha. Por falar em ilha aonde ela foi parar???
O q será qvai acontecer com os q ficaram lá??? Bom Ben já adiantou q depois q os oceanic six saíram de lá coisas ruins aconteceram, por isso o motivo de Locke ter sáido da ilha.
E será q Claire está Morta???Eu acho q não!

Bom longos meses de espera até a volta de Lost!! Snifff

=]

Ju e Ivan disse...

O mais legal eh o telefonema de kate que poucos se ligaram, mas é uma mensagem invertida que ao desinverte-la diz: "the Island needs you. You have to go back before it's too late."

E logo depois aparece a Claire pedindo que ela não volte para a ilha. Pensei que a claire estivesse meio que "dominada" pela ilha e fizesse de tudo para protege-la. Mas esse comportamento sobrenatural dela e totalmente voltado ao Aaron me deixou confuso.

Para quem quiser acompanhar a mensagem do telefone aqui vai:

http://br.youtube.com/watch?v=6FBzysuTAeQ

Eric Arantes Corrêa disse...

MENSAGEM SUBLIMINAR P/ KATE

Pessoal! Descobri uma bomba em no capitulo 14, aos 25 minutos quando a Kate atende ao telefone. Se não fui só eu quem descobriu, me perdoem, mas se invertermos a frase ao telefone escutaremos: "We have to go boack before is to late".

É só usar o gravador do windows mesmo pra ver. Não sei se o Davi e a Juliana perceberam, mas achei bastante interessante isso!
Abraços!

Norberto Siemann disse...

acho que a 5° temporada não vai mais ter flash backs e forwards.
acho que vai ser a história de todos juntos tentando voltar pra ilha.
Muito bom esse season finale, ainda to me recuperando.

João Marcus disse...

Eu acredito que a ilha não se moveu apenas no espaço: moveu-se no tempo também. Não dá pra saber o que realmente aconteceu, pois o comportamento da máquina na Orquídea era completamente imprevisível. Portanto, a ordem dos fatos pode mudar significativamente.

João Marcus disse...

Eu pessoalmente gostei mais da quarta temporada. Finalmente aparecem explicações concretas, e o que era especulação passa a ser mostrado. Não sei o que esperavam. Monstros de fumaça absurdamente realistas? É ficção mesmo, ué.

Thycondrius disse...

Eu oficialmente estou abandonando LOST, não vou assistir a 5 temporada, final Ridiculo, com Locke morto.
QUE TIPO DE SERIE MATA OS ATORES PRINCIPAIS???
Adeus LOST, podia ter sido melhor

Ana Paula disse...

Ju e Ivan... caraca, que legal isso que vcs escreveram. Deu até arrepios :) Ainda não entendi muito bem a mensagem da Claire, mas td bem hehehehe. Foi aterrorizante.

LostFan108 estava certo. Infelizmente.

Entendo que muitas pessoas tenham gostado, mas eu não gostei hehehe. Não gostei porque acho que Lost está se descaracterizando muito. Gente... eu estava assistindo ao vivo pelo link que o Dude forneceu (Dude, vc é mto bacana) e a cena em que a ilha desapareceu causou um "óóóóóóóóóó", mas imediatamente depois, sei lá... comecei a achar tudo muito forçado!

Claro... houveram momentos Lost. A Sun estava sensacional. A cena do Sawyer exemplificou atos de redenção, rompimentos e despedidas bem ao modo Lost que tanto gostamos. O reencontro Desmond e Penny foi... maravilhoso! A suposta morte do Jin também foi algo bem "a cara" de Lost, mas acho que ele não está morto! Ben rompendo com aquilo que tem mais significado na vida dele: a ilha!

Enfim... houveram momentos bons e típicos de final de temporada, mas é o rumo da história que não me agrada nem um pouco. Esse novo modelo de traçar paralelos entre ilha e "fora da ilha" não vai dar certo. Posso estar errada, mas quem realmente gosta de Lost, gosta da ILHA! Não sei como vai ser essa quinta temporada. Estão mexendo de+ nos parâmetros da série, não sei se isso será bom.

Sobre a morte do Locke, sem comentários. O sentimento foi de revolta hehehe, mas prefiro o Locke MORTO do que essa palhaçada de ressuscitá-lo. Isso vai ser de+ pra mim! Locke está morto e que assim fique. A série perderá muito sem ele, foi um erro grave matá-lo, mas que assim seja.

É o que muitos amigos meus falam: "tá faltando pouco pra Lost descambar pro ridículo"! E eu concordo... :(

Vou rever a cena da Claire atormentando a Kate, achei essa parte de grande importância e significado, mas o som estava horrível hehehehe. Vou ver novamente os episódios!

Dude, obrigada por tudo. Pelos spoilers e pelo link que ajudou a reduzir a ansiedade!

Guilherme disse...

Será q levando o Locke de volta pra ilha ele ressucita?

Wagner Sicca disse...

Que finalzinho meia boca! Sem dúvida foi um episódio bom, mas pra quem está com finais de temporada extraordinários como os anteriores esse fica bem abaixo.
Claro que com o sangue quente por recém ver o episódio a gente acaba achando ele melhor do que é, mas é só pensar melhor e se lembrar dos emocionantes finais anteriores.
Sinceramente, não me surpreendi com o Locke no caixão; se fossem Sawyer ou Desmond teria um impacto maior.
E, mesmo que o Locke morra no fim da quinta temporada, por exemplo, ainda o veremos muito como fantasma (tipo o pai do Jack) tocando o terror na ilha!
Valeu pela cobertura da temporada, pessoal! Abraço

Gustavolbc disse...

Não acredito que Locke esteja morto. Acredito sim que ele e Ben, forjaram a morte de Locke para principalmente sensibilizar e convencer Jack a reunir todos os Oceanic 6 para voltar à ilha, afinal parece que Locke vinha tentando convence-los a um bom tempo e não vinha obtendo sucesso. Para Ben, ter Jack (o "lider" dos Oceanic 6) como aliado é fundamental para conseguir reunir novamente todos os Oceanic 6.
Se Locke realmente estivesse morto e com o nome de Jeremy Bentham, não faria sentido a notícia de sua morte ser publicada em um jornal. Essa notícia com certeza foi publicada com algum fim, caso contrario, Locke seria enterrado como indigente e não haveria sentido em anunciar sua morte.
Opinem!

Thiago Crato disse...

Dude...

Valeu Davi e Juliana, ótima "cobertura" do último episódio, como também de toda a série.

Esse final me deixou meio sem saber direito o que pensar!

Apostei minhas fichas que veríamos o Ben no caixão, foi o Locke!!...putz cara!! Lembrei da Juliana no último Dudecast falando que adorava o ele...hehe...realmente é uma pena, ou não, neh?

A ilha sumiu cara...eu esperava algo mais sutil...mas a danada desapareceu de uam vez!! kkkkkkkkk

Com relação a volta pra ilha,e só vejo, pelo menos por enquanto, duas pessoas com motivos para voltar lá...Jack(por causa de Claire mais especificamente) e a Sun (por causa de Jin, claro). Sem contar o Ben.

Bom, que Deus possa dar muita criatividades a vcs pra postarem muuuuuuuuuito durante os próximos 8 meses...hehe

Parabéns

Valew

Anônimo disse...

Um ponto interessante, o Locke fez com que a idéia de mentir parecesse ser do Jack, ele decidiu mentir. Bem o que foi frizado antes, como ele faz parecer que foi ideia das pessoas.

Jonas Lima disse...

Discordando de alguns que não gostaram do episódio o achando totalmente previsível, digo que There´s no Place Like Home mostra o que há tempos já tinha notado: A maturidade gradual da série, e seu poder de tornar a vida e histórias destes personagens cada vez mais intrigantes. Contendo aparições de peso como o crescido e maduro Walt, e a incansável Penélope Widmore, o episódio apresentou dentre tantas histórias, a finalização de um conflito que nos angustiava desde a segunda temporada, a culpa de Michael Dawnson. Morreu por ter matado, e com isto alcançou sua tão buscada redenção e a liberdade do peso de ter se tornado um assassino e traidor. Liberdade essa que se manifestou em apenas uma frase: - “Você pode ir agora”, como se a ilha, tivesse o absolvido seus carmas.

Parecendo um tanto piegas, não temo em dizer que o tão famoso jargão: “os fins justificam os meios”, não se aplica na vida destes 6 sobreviventes. Muito menos do médico que orquestrou e sustentou a mentira toda, pois vimos o sentimento corrosivo que tomava conta de Jack provocado pelos atos do passado.

Sem me estender mais, fica aqui, minha imensa satisfação com este SEASON FINALE. A curiosidade insana de saber o que virá, e minhas lástimas por ver que meu personagem favorito se encontrava morto desde o final da terceira temporada. Vida longa a John Locke!!! E que venha a 5ª temporada.
Abraço

COMUNIDADE LOST/RS - DÊEM UMA FORÇA LÁ!! ABRAÇO

Rafa Keeper disse...

Ao assistir a Season Premiere de LOST na Globo (falo isso sem ter vergonha alguma, Haha, comecei a ver LOST pela
Globo), jamais imaginei que continuaria a ver a série baixando pela internet e que ela se tornaria tão complexa me
mostrando após 4 anos, eventos inimagináveis. Este Season Finale mostrou amarração entre os eventos que aconteceram
em todas as temporadas. Tivemos explicações e ao mesmo tempo mais indagações, o que é bastante aceitável ao meu ver
numa série de mistérios. Confesso que os outros 3 finais de temporada me chocaram muito mais que esse: a luz na
escotilha, os portugueses na estação e o grito de desespero de Jack para voltar a ilha. Mas esses 3 finais foram
complementados e entendidos neste final da quarta temporada. Talvez por serem eventos previsíveis, seja o motivo pelo
qual não fiquei tão chocado nesse Season Finale, apesar de tê-lo achado muito bom mesmo com os efeitos especiais
horríveis (mas isso é uma outra história).

A razão de John Locke (morto-sem-pêlos-e-maquiado) ser chamado de Jeremy Bentham e ser o morto do caixão apesar de
ter ficado na ilha foi um gancho para próxima temporada que não consigo imaginar como isso ocorreu. Eu, que apostei
todas as minha fichas no Michael como morto do caixão e achei que o gancho seria o por quê de Jack ter mentido sobre
o q aconteceu, mas me enganei. Além desse gancho com Locke, o que fica é especularmos como Jack seguirá o comando de
Ben e fará para voltar com todos à ilha, já que Kate é um impasse (sobretudo a mensagem da MORTA Claire de que ela
não deve levar Aaron de volta à ilha). [Ninguém tem dúvidas de que Claire está mesmo morta não é?! :p]

As cenas de ação no início mostrando o duelo entre Keamy e Sayid foram demais. Só achei demais ele estar usando
colete após os tiros de Alpert e ninguém ter conferido. =/ Mas valeu a pena para vermos a esperada cena do
equipamento ligado ao coração dele e as bombas no cargueiro. E o melhor: o "E daí?" de Ben para as pessoas que
morreram no cargueiro. Acho que Cristian salvou Michael e Jin.

A explosão do cargueiro foi uma das coisas mais mal feitas em LOST que eu já vi. Efeito especial tosco, ruim mesmo.
¬¬ E não é de hoje que LOST caga em efeitos.

O encontro entre Desmond e Penny finalmente aconteceu. Um belo final esperado e me dou por satisfeito, apesar de
gostar bastante do casal, se eles não aparecerem mais na série. Tendo como explicação se esconder "dele", lê-se
Sr. Charles Widmore.

Os que ficaram na ilha: Sawyer, Juliet, ?Rose e Bernard?, Charllote, Miles, Daniel que estava tentando voltar pro
cargueiro, etc. Acho que finalmente terão tempo pra curtir a ilha. :p

Interessante. Charllote tb é uma nativa da ilha que está de volta. Daniel, quem eu achei que ia querer ficar de todo
jeito, queria voltar. E Miles, que eu achei que ia querer sair, quis ficar. =PpP

Finalmente trouxeram Walt "jogador de basquete" O_o de volta. O ator cresceu demais em 4 anos. E adorei a homenagem
feita ao Mr. Eko. Haha XD

Para mim, Ben mentiu ao dizer que Locke moveu a ilha, quando na verdade o próprio o fez, ao mover aquela "?roldana?"
lá. Locke agora é o líder dos Outros, detalhe esperado também. Só quero saber como a ilha aparecerá de novo. O_o

Os Oceanic Six numa praia em Membata e Jack dentro do carro ouvindo Nirvana foi a cena que para mim foi a coisa mais
próxima entre o período atual e o futuro. XD, Não sei se vocês entenderam minha sensação.

Por fim, confesso, que não fiquei tão chocado com esse Season Finale. Foi bem inferior ao da 3°. Achei que os
produtores iam fazer algo mais "pertubador". Mas enfim, tá valendo.

James M. Barrie disse...

Sinceramente, achei o episódio uma porcaria, muito, mas muuuuito abaixo do esperado.

Ainda mais considerando-se o excelente nível da quarta temporada até aqui.
Se, na temporada anterior, tivemos episódios fracos, mas um final espetacular, nessa quarta ocorreu o contrário.
Ela nos presenteou com três dos melhores episódios da série ("The Constant", "The Shape of Things to Come" e "Cabin Fever"); entretanto, teve o pior season finale de Lost até aqui.

Roteiro forçado, poucas respostas - apenas um elementar "ligar de pontos", poucas surpresas, e passagens inverossímeis.

Primeiro: o Keamy voltando. Patético. Como ele chegaria até a estação Orquídea, se vigiando-a estavam os Outros? Como o pessoal que tava pegando o helicóptero não o viu saindo?

Depois: a explosão do cargueiro. A parada vai explodir e a galera que tá lá deixa o Desmond e a Kate subirem tranqüilamente no helicóptero, nem tentam se salvar.
E a explosão em si? Completamente mal-feita; fora os efeitos especiais porcos, alguém me responde como diabos um cargueiro inteiro, que nem explodiu completamente, afunda em cinco segundos??

E que bizarrice foi aquela da ilha sumindo?? Não tô dizendo que é nada a ver isso ter acontecido, achei legal. Mas os efeitos especiais, mais uma vez, foram bizarros.

E ainda: o helicóptero caindo na água. Que parada bizarra. Novamente, efeitos especiais ridículos. E, considerando o jeito que o helicóptero caiu, eles com certeza teriam morrido.
Mas o pior mesmo é a Kate e o Aaron terem sobrevivido. Tosco.

Pareceu-me um episódio feito nas coxas, às pressas.

Achei que o final salvaria esse episódio fraco. Na terceira temporada, fora mais ou menos assim: as duas partes do episódio estavam absolutamente mornas até chegarem seus finais.
Aqui, faltou emoção.
Achei que ficaria mais surpreso e mais emocionado.

No geral, um episódio sem o brilho necessário a um episódio final.
Absolutamente desapontador.
Espero que os easter eggs e o podcast me mostrem detalhes que eu não vi e melhorem minha opinião acerca deste fraquíssimo final.

James M. Barrie disse...

Ah, sim:
quanto ao português dos caras, provavelmente era de Portugal, por isso o sotaque estranho.

Michael disse...

Então, se entendi, o Jacob que seria o prórpio Locke morto, é que fala com ele mesmo ?
é isto ?
Como a ilha tem poderes de fazer as pessoas verem fantasmas e "milagres" .. entao o Locke fala com o propio Locke ?

Eric Arantes Corrêa disse...

É! Como disse o amigo aí: Vai descambar pra "um morto muito louco". Já imaginaram? Tá forçado. Mas não vou parar de assistir. A tal pista das caveiras na caverna lá da segunda temporada me animou. Achei isso uma sacada muito boa.

Anônimo disse...

Baba-ovo. Quanto tempo você acha que vai ficar enrolando o povo dizendo o quanto Lost é fodástico e fantabuloso, antes de todo mundo perceber que é uma série vazia, sem história aprofundada, uma colagem de cenas de impacto, efeito e ação?

Anônimo disse...

alguem sabe o q o sawyer sussurrou para a kate antes dele pular do helicoptero???

Adriano disse...

O pessoal falando portugues bem toscamente são os mesmo do último cap. da 2ª temp. Aqueles que estavam no gelo! E vimos gelo de novo quando Ben desceu pelo tunel. Alguém exlica tanto gelo/neve?

Anônimo disse...

bem... aki vaum as minhas opniões sobre o melhor epi da série até agora na minha opnião... =P

Foi o episódio de Lost q mais coisas aconteceram e com mais núcleos de ação da série teh agora... tudo fluiu naturalmente...do começo ao fim... a estação orquídea, a conversa do Locke com Jack, o barco da Penny salvando o pessoal ( nakela hora huro q eu pensei q eles encontrariam os outros com o Walt sendo capturado... como ao final da primeira temporada... por causa de estarem navegando em qlq coordenada...e terem viajado no tempo xDDD), a cena da ilha msm sumindo do mapa literalmente, o Ben fazendo algo pelo bem ( msm ele falando q naum se importava com o pessoal do cargueiro... tava na cara q ele falou isso daboca pra fora... ele matou o cara sem pensar nas consequencias... emocionalmente ... eskecendo-se do cargueiro... até pq se ele kizesse msm jah teria matado todos antes msm de xegarem na ilha com ajuda do seu espião...

ENfim... nunca um epi reuniu tantod fatos como neste... a unica coisa na minha opnião q faltou ao season finale foi um cliffhanger mais forte e impactante... como o da terceira temporada... a cena do Locke morto foi ótima sim... mas naum para encerrar a temporada... poderiater mostrado o templo... ou a algo impressioante na ilha... sei lah... algo totalmente novo... só faltou isso... mas como tirando esse fato do cliffhanger a season finale desta temporada ganha da temporada passada em todos os quesitos... mt mais ação... mt mais revelações... mt mais suspende e descobertas... além de respostas...
QUASE perfeito... faltou mt pouko ... daria 9.9 pro episódio... xDDD

P.S. Naum vi nenhum spoiler claro... msm tendo como deduzir certas coisas... o Locke pra mim foi uma surpresa... pensava q era o BEn... q tb naum tem a ninguém lah fora... e tem uma filha adolescente ... assim como pensei q iriam desvendar os segredos dos numeros neste epi com a estação oruqidea e todo o cenario cientifico do epi... além de contar q mostrassem o templo e falassem sobre a implosão da escotilha na segunda temporada...msm com tudo isso naum aparecendo... acredito q isso faça com q a season 5 premiere seja a melhor das aberturas de temporadas da série na minha opnião... com muita surpresa e muita informação tb... ao contrario da abertura dessa temporada q naum foi lah essas coisas...

VOu fikar imaginando e reimaginando milhares de vezes toda a história de Lost até agora... enquanto naum xegamos em fevereiro... xDDD

Vlw pessoal... mt feliz por contemplar Lost com vcs... melhor série ever !

Fábio Marques disse...

Pensando com calma em como terminou a terceira temporada, acho que dá pra concluir que, nessa quarta, não houve muitos avanços na resolução dos grandes mistérios. Essa história "dos oceanic six" já tava manjada e esperar esse tempo todo só pra ver quem era o cara no caixão é coisa típica de novela das oito.

Outro aparente equívoco foi a demasiada exploração da teoria da viagem no tempo. Estava começando a parecer meio forçada, tanto que essa idéia aparentou ter sido abortada, porque foram decorridos três anos após a saída da ilha, o que explica o crescimento do Walt. Fora isso, o "abandono" de Daniel Faraday no meio do mar sem pai nem mãe (nem cargueiro, helicóptero ou ilha) pode ser mais um indicativo de que as viagens no tempo ficaram caras demais.

Apesar da boa regularidade dessa quarta temporada (acho até que foi a melhor), o episódio final não foi tão espetacular e surpreendente quanto os outros, até a "morte" de Locke foi uma pedra cantada desde os primeiros minutos. Há alguns bons ganchos para a penúltima temporada, mas achei que isso foi pouco e, de certa forma, meio frustrante.

Fernando Tadeu disse...

Davi, Juliana, acabei de assistir o final e senti que, agora que mais esta etapa acabou, tinha a obrigação de vir aqui e agradecer a vocês pelo que fizerem durante mais uma temporada...é muito importante o blog de vocês para que haja um sentimento de continuidade em relação à série, em vez de algo que só acontece uma vez por semana por quatro meses...obrigado, valeu mesmo, e se algum dia precisarem de algo, é só dizer, estamos todos prontos a ajudar!

Holly disse...

Excelente. O episódio e os comentários do Dude!

Esta temporada realmente fechou um ciclo, respondeu muitas coisas (lembrando que as respostas nunca são mastigadas, mas muita coisa fica subentendida) e mudou o rumo da história. A série, que inicialmente parecia ter como foco a saída da ilha, mudou de enfoque. O que interessa agora é voltar para a ilha. É uma reviravolta que dá fôlego e estimula.
Nunca me importei em ter tudo respondido rapidamente. A mitologia da ilha é a chave de tudo e tenho certeza que isto será explorado ainda.

Agora, sobre o episódio: Jack terá que fazer muito para se redmir. E confesso que apesar de não gostar do Jack de 2004, o de 2007 é, ao menos, mais humano, menos arrogante e cheio de certezas.

Sobre a roda...Li por aí algumas pessoas achando que foi simplesmente a alavanca que moveu a ilha. É claro que não é simples assim. A roda só acionou algum outro mecanismo ainda não conhecido - e ligado com magnetismo.

Finalmente: a movimentação da ilha, acho que ocorreu no fim de 2004, não? se não me engano, pouco antes ou na data do tsunami...
Coincidência, acredito. Mas a movimentação da ilha poderia ter algo a ver com o ocorrido em mentes mais férteis, não? Viagem, eu sei.
Abs

Anônimo disse...

Será que Charles Widmore alguma vez também teve que mover a ilha e por isso se transportou e está procurando por ela até hoje????

Pois como ele disse: a ilha é dele e ele mostrou saber muito sobre ela principalmente sobre o protocolo secundário.

Renato disse...

Acho que a decepção de alguns (e a minha também) é devida os flash-forwards... o ciclo dos FF se fechou, não temos uma gama de opções para imaginar, apenas que Jack e Ben tentarão reunir os Oceanic Six para voltar à ilha...

Além de que foi o episódio com mais erros de continuidade/edição que já vi em Lost...

1) Beijo do Sawyer em Kate... Ora nariz pra um lado, ora pro outro...

2) Ben cai da escada, o pé-de-cabra não aparece, só seu som; depois aparece caindo à direita de Ben; ele se ergue, mas não chega a ficar de joelhos, e na seqüência está de joelhos e com o pé-de-cabra entre suas pernas!

3) Ainda nessa cena, quando ele usa a ferramenta pra girar o "timão", ele segura na ponta do pé-de-cabra... quando muda o ângulo, segura mais embaixo...

4) E quantas vezes ele passou da metade do "timão" ao girá-lo? Durou uma eternidade... E pelo que vi, ele ficou sempre no mesmo "braço" do "timão"...

5) Beijo de Desmond e Penny, a mão dele fica bem em cima do ombro dela, perto dos seus rostos, depois está nas costas dela...

*Só uma coisa que me intrigou e não vi comentário: alguém viu os hieróglifos no pilar da câmara fria (onde está o lâmpião)?

Karla JIF disse...

Anônimo das 18:33 disse: "3ºSe o helicóptero antes de cair no mar estava próximo da ilha,e o bote também tava, com Faraday e outros que rumavam ao cargueiro, por que eles não se encontraram? O que será que aconteceu com eles? "

Acredito que ao sumir a ilha levou tudo que estava no mar, incluindo o navio que estava afundando e os que saltaram dele na hora, assim como faraday e o povo do bote.

A ilha deve ser mover no tempo/espaço, explicando assim o navio existente no meio dela de séculos atras. Isso seria um meio de explicar a idade do Richard, que parece nunca envelhecer.

Cris disse...

Putz!
Tem quem assista os episódios só para anotar os erros. E esquece de prestar atenção na história....

Anônimo disse...

Pessoal do Dude: vocês são demais. Assisto aos episódios e corro prá vocês a seguir, como sobremesa. tks !!
Acabei de assistir ao season finale e encasquetei umas coisas:
O pai do Jack chegou à ilha, até onde vimos, morto num caixão, que depois se mostrou vazio. E parece estar em plena atividade ... Será que é o mesmo que acontecerá com o Locke ? Mais do que isso: será que o Christian já havia estado lá e um dos objetivos do vôo inicial era devolvê-lo ao lugar onde tem que estar, e que já havia uma conspiração rolando p/isso? Será que ele tb tinha que voltar (we have to go back!!!) e isso o enlouquecia a ponto de fazê-lo se embriagar, como acontece agora com o filho? Será que toda a geração dos pais dos losties tem algo em comum? (viajei...)
Outra piração: o Ben e o Locke foram "os escolhidos", cada um a seu tempo( ou será que foi sempre o Locke e o Richard errou ao descartá-lo qdo. jovem?) e o próximo escolhido, após a morte física do Locke deve ser o Aaron.
Intrigante tb o lance de que o Miles e a moça já estiveram lá antes.
Well, temos 8 meses prá viajar na maionese. Com a ajuda de vcs do Dude !

Hugo Salustiano disse...

UFA! Ainda bem que eu não tô ficando loco e que tem mais gente achando que essa quarta temporada foi uma porcaria! Foi uma porcaria. Teve episódios bons? Teve. Teve explicações? Teve. Mas teve emoção? Em algumas partes. Não deu tesão NENHUM de ver essa temporada. Me lembro que no fim da terceira, nossa, fiquei louco, expeculando milhares e milhares de coisas de como seria a quarta. Tentei, mas não consegui gostar dela. Não foi nem metade do que eu esperei. Eu sentia emoção, medo, alegria, tudo quanto é emoção assistindo as três primeiras temporadas de Lost e agora tudo soa forçado. Não sei se os produtores repararam, mas a mesma fórmula não tá funcionando mais. Eles têm que inovar novamente. A melhor cena do episódio, a que eu mais fiquei animado foi o reencontro do Desmond com a Penny, e a explicação (até que enfim) do fim da 2ª temporada, que na verdade era um flashforward (os brazucas contratados pela Penny falando com ela). Também vibrei com o Sayid brigando com o Keamy e o flashforward foi bem legal (sinistro o "Check-mate Mr. Eko"), inclusive como eles começaram a mentir e blablabla (e parece que a Sun passou pro lado negro da força), mas nem isso foi o bastante para satisfazer nem metade dos fãs, inclusive eu. A cena da ilha se movando foi grotesca, tosca e forçada, mas até que foi legal, e lembrou o fim da segunda temporada, com a escotilha explodindo. Mas sei la... essa quarta temporada aparece que não engatou... Lost mudou muito de rumo... não tem mais todo aquele suspense legal que tinha... putz, q decepção! Lembro que quando terminei de ver a primeira temporada, logo aluguei o DVD da segunda, curioso e, quando chegou naquele fim mto loco da segunda temporada, nao tinha estreado, e tive que esperar. E a terceira temporada não me decepcionou. Não sei pq teve um monte de gente que odiou, tiveram episódios ruins, mas putz, foi mto loca e o fim foi... indiscritível! Ae os produtores chegam e põe um... TROÇO DESSE? Putz...
Bom, agora é esperar pela quinta temporada e torcer para que Lost volte a ser a série surpreendente que um dia foi.

Ana Maria disse...

Não li todos os comentários, pq são muitos! Então, não sei se alguém já falou sobre isso... MAs vi que muitos estão questionando se o Jin morreu ou não. MAs e o episódio 7 onde ele aparece? Todos pensam que ele está comprando o Panda para seu baby com a Sun, mas ele diz que está casado há 4 meses. então, de alguma forma, ele está vivo e fora da ilha!

Anônimo disse...

Ana Maria, aquilo era um Flash Back

Rafael disse...

Atuação inspirada de "Sun"??
Não vi essa inspiração, ou então não assistimos o mesmo episódio.
Achei muito limitada para o grau de emoção necessário a realização de uma boa cena.

Laís Altoé disse...

Aeee, eu tbm vou mergulhar!
Espero voces daqui 8 meses. =DD
Valeu parceragem!
Bom feriado a todos;)

Wagner Souza disse...

Ótimo episódio!!! Na minha opinião perfeito!!! Alguns mistérios revelados, surpreendentes por sinal, e mais mistérios para nós... Dessa vez não li spoilers, não vi promos... fiquei embasbacado... ainda estou... nem vou me dar ao trabalho, ao menos por enquanto, de pensar na próxima temporada pois, ao menos para mim, acho essa temporada a melhor de todas, ainda há muito o que pensar sobre ela...

Abraço!!!

Fernando Tugu disse...

bom na minha opinião Lost com certeza é a melhor serie dos ultimos tempos, e com o fim desta temporada, jah estou sentido um sentimento de despedida, tudo caminhando para o final, msmo sentimento que tive quando comecei a ler o ultimo livro de harry potter,

mas enfim efeitos especias, montagem, erros de continuação, forçada de ebarra em cenas, não mudam em nd a grande historia que esta sendo contada.. existem varios filmesantigos com efeitos ridiculos, mas que são grandes filmes....

o fato deste final de temporada ser previsivel para algum acho que deve-se em primeiro lugar a eles lerem spoolers, e outro fato é que esta temporada, nos já sabiamos do futuro, jah sabiams quem ia sair da ilha ou não por isso que todos jah esperavam pelo saywer pular, que a bomba ia explodir, já que somente a sun foi salva junto com o desmond (para surpresa de todos), sun por estar com a criança....oo velho mulheres e crianças,

outro fato previsivel foi que os outros cercariam o helicoptero para salvar ben, antes de sairem, pelo menos algo ia aconecer, para que eles não partisem com helicoptero, e assim os ocenic six, pudessem sair nele.

pra mim foi altamente surprendente locke estar no caixão, alguem poderia dpois me dizer pq tudo indicava ao locke??? elo menos eu não vi nd... se o nome era falso... o funeral odia estar vazio , ou aluguem consegue saber o nome de amigo ou pareten que morreu mais com nome diferente, exlplicando ninguem no velorio

mas é isso não surprendeu tando pq
nos jah sabiamos muito do futuro, essa temporada pra mim é um otimo gancho, para o fim, a uma coisa que talvez possa explicar mais claramente o que estou tentando dizer, é por exemplo ver um filme duas vezes.... na primeira vez vc se surpreende ( ocenic six saindo da ilha) e tb ver que o personagem principal é traido ou morto, na segunda vez que vc ve o filme ( ultimo epsodio de lost desta temporada), vc fica torcendo para que ele o personagem principal não seja traido ou morto, mas no fundo vc sabe que aquilo vai acontecer por jah ter visto aquilo antes ( final da segunda temporada) , e claro na segunda vez vc cmeça aenteder coisas que não viu na primeira (surpresas deste fm de temporada).

enfim muito bom Lost sua historia que vem sendo contada a cada temporada mudando de perpectiva, e sensação que o fim esta prximo só dxa um sentimento de vazio....

bom é isso... bom não podemos esquecer tb que a greve dos roteristas, influnciou esta temporada.

cayo disse...

Mais um episódio que deixa mais dúvidas do que respostas.

Pq o Ben moveu a ilha mesmo depois que os soldados que vieram busca-lo ja tinham morrido ?
Kd o "templo" onde os outros estavam escondidos ?
Pq Miles não quis ir embora ?


É.. esperar 8 meses pra saber isso vai ser *****!!!

Lilica disse...

E o pedido da Claire? Acho que qdo ela fala não o traga de volta, ela está se referindo à ilha. Aaron nasceu na ilha, nunca antes esteve na civilização.

Então aposto numa guerra por poder. Se Claire não quer Aaron de volta à ilha, ela deve falar em nome de Jacob e levando em conta que quem move a ilha não pode voltar e Ben está doidinho para ajudar os Oceanic's Six a voltarem, acredito que ele tenha descoberto uma maneira de ele mesmo retornar, mas para isso é preciso montar todo um "cenario" e todas as "peças" precisam estar em seus devidos lugares. E Jacob não quer isso.

duxa disse...

alem de grande fa de lost e visitante aqui do site, sou portuguesa, e desde já digo que o "sotaque" daqueles personagens nao é portugues de portugal, mas sim brasileiros a tentar imitar portugues de portugal, o que dá uma coisa engraçada, que nao é carne nem peixe nem lulas.grande final de uma grande temporada da melhor serie de sempre!!!

Eric Arantes Corrêa disse...

[2]Uma colagem de cenas de impacto, efeito e ação. Faço minhas as palavras do colega acima. É isso que Lost esta me parecendo cada vez mais. O que é a ilha? Protegê-la para que? De quem? É no mínimo estranho querer voltar para proteger um conto de fadas que não se sabe pra que raios serve direito ainda.

Pondexter disse...

Poxa pessoal... Deixem de ser tão xiitas e abram suas mentes.
Sempre leio os posts e comentários, mas acho que vou deixar de ler os comentários. Reparei que tem gente que se preocupa tanto em reparar os erros que se esquece da história.
Não achei que tenham forçado a barra...
Pessoal... É ficção.
Sei que nada é por acaso em Lost. Sei que rola uma porrada de teorias da física, mas no fim é tudo ficção.

Mas creio o que tenha mais chamado atenção do pessoal foi a suposta morte de John Locke... E fora os comentários que não acrescentaram nada dos xiitas, eu também vi muitos comentários inteligentes aqui. E separei alguns que poderiam virar matéria de discussão.

“Não acredito que Locke esteja morto. Acredito sim que ele e Ben, forjaram a morte de Locke para principalmente sensibilizar e convencer Jack a reunir todos os Oceanic 6 para voltar à ilha, afinal parece que Locke vinha tentando convence-los a um bom tempo e não vinha obtendo sucesso.”

“O pai do Jack chegou à ilha, até onde vimos, morto num caixão, que depois se mostrou vazio. E parece estar em plena atividade ... Será que é o mesmo que acontecerá com o Locke ? Mais do que isso: será que o Christian já havia estado lá e um dos objetivos do vôo inicial era devolvê-lo ao lugar onde tem que estar, e que já havia uma conspiração rolando p/isso? Será que ele tb tinha que voltar (we have to go back!!!) e isso o enlouquecia a ponto de fazê-lo se embriagar, como acontece agora com o filho? Será que toda a geração dos pais dos losties tem algo em comum?”

“Não seria possível que Locke tenha se duplicado através de efeito Casimir?”


E outra... Lembram do médico que apareceu morto na ilha e depois ainda vivo no cargueiro?
Lembrando que a ilha mudou de lugar. Se antes o tempo era diferente na ilha... Imagine agora!

(vou puxar a olrelha do pessoal tbm no post mais recente hehehe)

joão pedro disse...

eu acho que a charlotti é aquela namoradinha do Ben que nós vimos no episodio em que ele chega a ilha.Ela é muito parecida,acho que seu nome é lucy.

Anônimo disse...

Acho que na 5° temporada o peter petreli vai aparecer vai reviver o locke vai matar o wildmore vai levar todo mundo voando pra fora da ilha e acaba logo com lost.

Haaa Hooo HEROES que saudade...

é triste ter que ficar assistindo lost enquanto heroes nao volta..

Lost e muito ruin a sensação e que os caras se perderam e agora estão consertando...

Anônimo disse...

Especulando mais um pouco...

1º Acredito q Locke tenha saído da ilha p buscar ajuda, pois eh afirmado que teve conflitos por lah... e saiu da mesma forma q Ben (pela estação orquídea, movendo a ilha)Seria a única forma. E qd ele saiu, será q voltou a ser paraplégico?

2º Acho q a aproximação de Sun com Widmore eh estratégia de Ben. Ambos querem reencontrar a ilha... e isso seria uma forma de Ben espiar o q o seu algoz tah fazendo p achá-la. Até pq Charlote tah na ilha (e ela trabalha p Widmore).

3º Será q Sayd, o pistoleiro de Ben, vai matar Penny? Logo ela q o salvou do mar à deriva? Ben prometeu matar a filha de Widmore.

4º Afinal, o q é Dr. Sharped? O cara eh onipresente.

5º Pq o corno do Jack se recusa a dizer a Kate q eh tio do Aaron?

David Oliveira
davidpontocom@yahoo.com

Andre disse...

Galera, o português falado pelo pessoal do navio da Penny pode não ser nem de portugual nem do brasil. Existem outros paises com nossa língua, e alguns com um sotaque bem parecido com aquele apresentado no episódio.

Vivian disse...

O pessoa já comentou de tudo que tinha pra comentar, só tenho uma coisa a dizer:

Nunca mais leio spoiler quando se trata de lost... hehehe

Sem comparação com o que eu senti nas outras temporadas (não acompanhei nenhuma delas, comecei a assistir lost quando já estava passando a terceira, ou seja, assisti tudo de uma vez)

Bem, é isso, um desabafo de quem não gostaria de ter lido o que leu... rs...

Abraços

Anônimo disse...

Cada vez mais estou anciosa para ver este ultimo episódio. Já vi (bendito YouTube) o beijo que o Sawyer e Kate deram e o que ele disse no seu ouvido.

O que chateia é saber que vamos esperar tano tempo para voltar a ver Lost. Cá em Portugal também não falta muito para acabar.

laura Caçoeiro

Liana disse...

Locke não morreu....esta é uma parte dos planos para fazer todos voltarem à ilha!!!