08/04/2008

Sobre a Teoria da Viagem no Tempo

Ao longo das últimas semanas recebemos uma enxurrada de e-mails pedindo que traduzissemos a comentadíssima Teoria da Viagem no Tempo. Confesso que até então eu tinha feito apenas uma leitura bem superficial dela, mas ao traduzí-la, cheguei à conclusão de que embora muito bem argumentada em certos trechos, ela está longe de ser perfeita porque 'força a barra' em alguns pontos ( a mãe de Ben por exemplo, teria morrido porque a linha do tempo estava efetuando uma correção para susbstituí-la pelo filho!) além de dar crédito demais à uma suposta máquina do tempo como a responsável primária por tudo o que já vimos na trama, algo que considero pouco plausível de existir no universo da série. De qualquer forma, AQUI está a teoria para quem quiser ler, reler e claro, comentar a respeito.

Por Davi Garcia

23 comentários:

tholudi108 disse...

Sem querer ser chato logo de cara.

Não sei se o dono da teoria que escreveu errado, mas séc. 19 é de 1801 até 1900. Então se estão dizendo que o Black Rock chegou em 1900 na ilha o mais "correto", apesar de errado, é dizer Início do séc. 20.

Ainda estou lendo a teoria, mas achei que era bom só corrigir isso, ok?

Anônimo disse...

Eu não vou depoistar minhas esperanças de Lost, em uma máquina do tempo... aff.

abraços

Dr T disse...

Nao sei se eh isso o que vai acontecer em lost. Mas faz MUITO sentido. MUITO.

Eduardo disse...

Nossa cara isso faz sentido ou os caras q criaram sao demais, a teoria é perfeita, se encaixa em cada detalhe, e com as certas frases que tem na seria, da pra ter a noção que realmente tem uma maquina do tempo...

Agora os criadores tem que fazer uns episodio pode ser ate em episodio especial sobre isso, pois tem muita gente não entende direito o seriado.

Valeu pela teoria é simplismente brilhante.

Du

Marcus disse...

já fomos avisados, pelos criadores, de que não há viagens no tempo físicas, apenas "de consciência", então não sei se tudo isso é plausível.

Ana Paula disse...

Eu nunca gostei muito desse negócio de viagem no tempo.

Acredito que não será isso que vai explicar Lost...

Sei que existe uma diferença de tempo da ilha em relação ao mundo externo, mas não creio que TUDO vai ser explicado por aí.

Douglas disse...

Davi Garcia, tu é o cara! Muito obrigado por ter ficado horas emcima dessa teoria para fazer a tradução.

Lyvia disse...

Os caras viaaaajam...
Teoria mais nada a ver...
Não gostei msm!

gineto disse...

Achei muito interessante e realmente explica tudo ou quase tudo. Pode bem ser a "verdade"... A única coisa que não engulo é o Apple ][ com uma tarefa tão importante como manter a ilha no loop temporal. Além disso: um programinha besta em "batch" poderia ser usado ao invés de alguém ter que apertar o ENTER a cada 108 minutos...

Rodrigo disse...

já tinha ouvido fala dessa teoria
odiei na verdade
eu torço
mais torço muito pra que não sai de teoria
e axo ela muito foraçada eh redicula
abraços

Anônimo disse...

Tem alguns pontos conflitantes, mas em geral a teoria explica muita coisa.Embora eu ache que nem todos os mistérios explicados por ela serão abordados da mesma forma na série, afinal os criadores se mostraram bem preocupados com o uso excessivo da viagem temporal.

Ricardo disse...

Fraca

Sabrina disse...

Bom, eu acho que seria muito legal ter algum lance de viagem no tempo, mas pra mim essa explicação aí não colou. Tem paradoxos DEMAIS!!

1) Pelo ponto de vista do autor da teoria, Ben & Cia voltam a 1996 para fazer a purgação, então me pergunto: o que aconteceu com o Ben [& cia] de 1996?
Simplesmente evaporou no ar no momento em que o Ben de 2004 chegou? Não podem coexistir 2 versões da mesma pessoa ao mesmo tempo?

2) no infográfico afirma-se que todos do 815 estão mortos "no mundo real" [essa expressão vou contar como um lapso do autor, afinal tanto tempo fora da ilha como dentro da ilha são reais, não existe nenhum "mundo virtual"], porém nem todos morreram, apenas caíram num lugar que está invisível ao resto do mundo.

3) Também é dito que Sayd estaria trabalhando junto com bem para manter o curso do destino. Bom, depois de terem afirmado que o destino criou fantasmas e monstros de fumaça, matou a mãe de Ben e tantas outras coisas... Ben é ainda tão presunçoso de achar que o destino realmente precisa da ajuda dele?? Penso que se o destino é tão poderoso como descrito na teoria, ele saberia se virar sozinho.

Tem muitas outras coisas que me deixaram intrigadas, teria que reler a teoria novamente.
Mas acredito que só o primeiro tópico que escrevi já poderia justificar uma furada na teoria.
Pelo menos, do meu ponto de vista, se viagens no tempo existissem, as pessoas "do passado" não sumiriam pra dar lugar às pessoas "do futuro" que acabaram de chegar.

E Davi, realmente valeu mesmo pela tradução. Apesar de achar q a teoria tem vários furos, vale pela especulação e também pelas partes aproveitáveis, hehehe.

Até mais.

Sabrina disse...

Ah, e alguém pode me dar uma teoria viável pra explicar porque os alimentos da Dharma continuam sendo enviados à ilha???

MaximusPM disse...

li essa teoria a um tempo atraz... EU(enfase no EU) achei ridicula... Tem muitas coisas ali q seriam bem ridiculas...

ateh tem um ou outro pontos interessantes, mas eh pouca coisa no meio de um emaranhado de paradoxos e bizarrices

Malucom disse...

Essa teoria tem muitos furos! Não foi dessa vez que mataram a charada da ilha.

Ana Paula disse...

Sabrina, vou tentar explicar a parada dos alimentos, mas não sei se vou conseguir tá? hehehe

Alguém me ajude...

Tem um vídeo, um daqueles 'orientation' da Dharma que falava que o projeto Dharma ia enviar alimentos para ilha não importa o que acontecesse. Esse projeto seria mantido originalmente.

Bom, muita coisa aconteceu. Houve a purgação, muitos membros da Dharma morreram, os others assumiram o controle da ilha, mas... mesmo assim, os alimentos continuam sendo enviados devido a esse 'compromisso' da Dharma.

Infelizmente já não lembro mais o episódio que isso foi visto/dito, se eu lembrasse, falava pra vc tb poder rever...

Se alguém souber...

Bjos

Anônimo disse...

A teoria tem furos enormes... Mas ententanto a linha GEAL de raicocinio é válida. E sim acho que a Ilha está em uma especie de "bolha no tempo" ou estava, até desmond virar a chave. E isso exlicaria os alimentos. Na verdade não são alimentos novos. é o MEMSO carregamento que é mandado toda vez que a ilkha voltava no tempo. por isso eles ficaram sem comida depois que virou a chave. Agora o resto se eles voltaram ou não não sei dizer.

Ana Paula disse...

Não "anônimo 00:06", essa teoria que vc apresentou só seria válida se houvesse, de fato, a volta no tempo. Não sabemos sobre isso.

Existe mesmo um vídeo orientation explicando a questão da comida. onde eles falam que iriam mandar um carregamento não importa o que acontecesse com o projeto Dharma!

Mas, é claro... se essa teoria da viagem no tempo fosse realmente comprovada, essa seria uma boa explicação! :)

Anônimo disse...

Querida Sabrina, a viagem no tempo não é física, mas sim de conciência. Dessa forma, o Ben de 1996, fisicamente, é o mesmo, porém sua conciência vem do futuro, de 2000 e tarara...

Obs: Para aqueles que não gostam de viagem no tempo, um lembrete dos produtores: lost explica-se, em parte, pelo efeito casimir. Efeito casimir é viagem no tempo, galera!

Peterson

Diego Ivan disse...

Furos, furos e mais furos.
É uma bela reflexão, se a estória de Lost se encaixasse perfeitamente nela seria muito legal, mas alguns furos principalmente em relação a bolha e a linha temporal não respondem perguntas importantes. Mas já foi dito pelos produtores que as respostas de Lost passam longe de viagens no tempo.

Will disse...

Acho que não está muito longe de viagens no tempo as rxplicações para Lost.

Essa teoria tem furos sim, mas outras cosias se encaixam perfeitamente. Acredito que a ilha - até Desmond girar a chave - estava sim em algum tipo de "bolha" parada no tempo, ou coisa assim...

Em The Other Woman, Juliet e Ben voltam a falar sobre "a lista"... até agora não vi ninguem falando o porquê dessa lista qual o critério que os Outros pegavam o pessoal da parte trazeira do avião... observando a teoria da viajem no tempo percebi uma explicação(claro, baseado nessa teoria maluka).

Seria + ou - o seguinte, Ben "raptou" aquelas pessoas do avião, porque elas, de alguma forma, iriam atrapalhar o futuro da ilha(Como ele sabe que elas iam, por exemplo destruir a maquina do tempo? Pq ele veio do futuro) Logo ele sabendo disso, deixa apenas as pessoas q julga - de maneira equivocada - não importantes.

Essa Teoria deixa o cara pirado...

Alguem tem alguma explicação a respeito das Listas do nomes dos losties?

Dedé disse...

Legal essa teoria de maquina do tempo na ilha. Faz um puta sentido em várias coisas!

Porém a gente nota algumas coisas contraditórias:
- locke e rose tiveram curas por voltar num ano que não tinham problemas.
"tá mas locke tem um rim zumbi?
e a clarie gravida?"

a respeito do jacob achei interessante o lance do zumbi.
por falar em jacob e sua cabana movél, na primeira vez que o locke vai com o ben lá, ele vê a caverna cercada de cinzas...será que são do monstro de fumuça???
rs

mas dez! acho que tudo é válido!
Dedé http://ispicialista.blogspot.com