25/04/2008

Comentários do episódio 4x09 "The Shape of Things to Come"

Depois do gancho deixado em Meet Kevin Johnson, o que todo mundo queria saber era quem havia atirado em Karl e Rousseau e o que aconteceria com Michael no cargueiro. Com The Shape of Things To Come metade da resposta veio e aquela alta ansiedade que marcou a espera pelo reinício da 4ª temporada converteu-se na certeza de que os caras por trás da série vão pisar fundo no acelerador para contar o restante da história que culminará na saída dos Oceanic 6 da ilha e mostrará dentre outras coisas, quem está no caixão e como no futuro da trama Jack fica obcecado para voltar ao lugar de onde lutou tanto para sair. The Shape of Things To Come o nono episódio dessa ótima 4ª temporada foi um desses exemplares memoráveis que garante lugar dentre os melhores da série presenteando-nos com muita ação e um bem dosado equilíbrio de momentos surpreendentes, chocantes e outros capazes de deixar nosso queixo literalmente caído.

Dos acontecimentos na ilha, é impossível não destacar logo de cara a extrema frieza com que Ben Linus mais uma vez jogou com as peças que dispunha. Não vou negar que mesmo conhecendo o que ele é capaz de fazer para tirar vantagem das situações, não esperava que ele fosse sacrificar Alex daquele jeito (ou será que ele não esperava que Keamy o fizesse?). Sem qualquer dúvida esse foi até agora o momento mais chocante da temporada e quiçá da série que até então nunca mostrara uma morte assim no melhor estilo Jack Bauer matando terrorista em 24 Horas... E quando levantei a bola de que Ben poderia acreditar que Alex não fosse ser morta, inegavelmente associo o fato ao misterioso encontro entre o sabe-tudo da ilha e Charles Widmore no flash-forward. Haveria entre eles alguma espécie de acordo que assegurasse a vida de parentes? Bom, difícil afirmar que sim, mas uma coisa é certa, foi nesse momento que a disputa pelo controle da ilha tomou novas dimensões ainda mais pessoais para ambos e sobre esse curioso encontro falo mais daqui a pouco.

Ainda sobre o que vimos nas cenas da vila, apesar da ótima sequência que marcou a invasão dos mercenários do cargueiro - com direito a Sawyer desviando-se de balas e até de pensamento - foi a espetacular reaparição do monstro de fumaça que literalmente roubou a cena. E se a descoberta de qua a nova dimensão do monstro tão aludida pelos produtores era na verdade sua subserviência aos comandos de Ben, fica a certeza de que em nenhum momento da trama o líder dos Outros sentiu-se ameaçado. É aquele velho papo de que ele sempre está um passo a frente dos acontecimentos como se soubesse exatamente que eventos ocorreriam e que ferramentas precisaria dispor para dar o cheque-mate. E nesse panorama é sempre interessante notar que nos momentos em que mais demonstra fragilidade ou até mesmo sensibilidade (vide a cena do piano) ele guardava uma carta na manga que no caso traduzia-se em uma arma sob o banco do piano! A fuga da vila vém repleta de significados. Dois deles na minha opinião de considerável relevância para o desenvolvimento dos próximos passos. O primeiro deles é que Locke mais uma vez se vê refém do jogo envolvente de Ben tendo que confiar na promessa de encontrar Jacob. O segundo e na minha opinião mais importante aspecto dessa fuga recai sobre Hurley, afinal como é que Ben sabe dizer que o Dude pode localizar a cabana de Jacob? Será que a verdade disso é exatamente o contrário e Jacob encontrará o Hurley e consequentemente Locke revelando a ele mais do mistério que o envolve? Esperemos por Cabin Fever.

E como prometi antes, voltemos ao encontro entre Ben e Widmore no flash-forward. Não sei para você, mas depois daquela cena e da fala de Widmore afirmando categoricamente que a ilha sempre foi dele e voltará a ser, para mim fica claro que os dois jogaram no mesmo time em algum ponto do passado da história da Dharma e que a sede de poder de um ou dos dois , ou ainda um desvirtuamento do propósito daquilo tudo provocou a ruptura entre os pares. Quem sabe Ben não era um funcionário de Widmore que se virou contra ele hein? Afinal Widmore acusou-o de ter tudo o que era dele. Mas o que era dele? A ilha, o controle da Dharma? Especulação à parte o que mais desperta minha curiosidade neste momento é saber porque Ben disse que não poderia matá-lo. Embora ainda não muito convencido, tenho que dizer que parece que há um certo encaminhamento para que a teoria que envolve realocação de peças e ação do destino vai assumir um papel importante na trama efetivamente, afinal parece que ao mudar as regras do jogo como Ben afirmou, Widmore resolveu colocar todas as cartas na mesa para derrubar seu adversário e retomar o domínio da ilha custe o que custar.

The Shape of Things to Come realmente foi uma sábia escolha de título para esse episódio. Uma forte alusão de que novos capítulos de uma grande guerra pelo poder estão por vir e a idéia clara de que a ponta do iceberg é maior do que imaginamos apontando a certeza de que ainda existem muitas e importantes peças a serem inseridas no tabuleiro que dá a Lost o status de série mais criativa e instigante da tv. Preparado(a) para a nova jogada?

Rousseau está realmente morta? Como Ben foi parar no meio do deserto? Que implicações o assassinato de Alex pode render a ele? Como Ben usou a dor de Sayid para angariá-lo como seu aliado? O que o aparecimento do corpo do Dr. Ray pode significar e as especulações sobre o que está acontecendo com Jack ficam para o Dudecast # 15 que chega no começo desse final de semana. E enquanto você espera pelo post dos easter eggs com a repercussão do episódio que chegam ainda hoje ao longo do dia, não deixe de dividir conosco suas impressões sobre mais um excepcional episódio da série. Até mais tarde!

Por Davi Garcia

60 comentários:

dtennen disse...

como assim? pontos interessantíssimos do episodio passaram em branco no comentário... Ben confirmando a data e o ano em que ele estava, depois de aparecer visivelmente confuso no meio do deserto? A mensagem em codigo morse que dizia que o doutor estava vivo e bem? Cada vez mais aparecem dicas e evidencias a respeito do funcionamento da viagem do tempo em lost...

Dudu Maroja disse...

Fazia tempo que um episodio não me fazia parar para repetir uma cena antes de terminar de ver toda o episodio, a espera valeu a pena!!!

togaone disse...

o ben sacou que o hurley viu a cabine quando ele deixou escapar um "...não, a cabine é para aquele lado..." naquele episódio que rola a divisão entre os grupos de jack e locke.

Renata disse...

Davi, me pareceu bastante evidente que o próprio Sayid se recrutou para trabalhar com o Ben. Talvez não servir, mas precisa dele para saber quem são todos os culpados pela morte da Nadia e poder matá-los.

Dude! We are Lost! disse...

Renata, acho que foi uma pergunta "retórica". Quem sabe Ben não estaria muito mais envolvido com a morte da Nadia do que imaginamos!?! Aquela risadinha sinistra de "consegui o que eu queria" abriu uma porta pra esse tipo de especulação.

Eu tive o tempo todo a impressão de que era isso que ele queria e era isso que ele esperava do Sayid! Vai saber... quem confia nas histórias contadas por Ben! :)

dtennen, hoje tem o post com os easter eggs. Nem tudo cabe em um comentário! Senão não seria comentário... seria relato ou transcrição literal do episódio! O comentário serve para analisar, criticar, refletir sobre o que assistimos. Os detalhes ficam para os outros posts! ;)

Juliana

Diego Soares disse...

Davi, eu acredito que o Ben não poderia matar Widmore, porque a ilha não deixaria, assim como vimos em Meet Kevin Johnson, quando Michael não consegue se matar. Foi acreditando nessa que ele desafiou o sargento a atirar em Alex, achando que a ilha não deixaria matar ela. Por isso que Ben fica revoltado ao perceber que havia errado e dito que haviam mudado as regras.......

Cristiano Almeida disse...

Episódio de tirar o fôlego! Lembrei de como a Daniele chamava o montro: sistema de defesa da ilha.

Como eu já pensava desde a terceira temporada, e acredito mais ainda nisso agora, tudo me leva a pensar que Ben tem a capacidade de viajar no tempo e espaço como bem quiser. Não creio que seja ele o único e não sei como o faz, não deve ser algo do tipo "poder da mente".

Entendi a resposta da Juliana ao que a Renata disse, mas não acredito que Ben teve algo a ver com a morte de Nadia, tanto que ele demonstrou surpresa ao ver a notícia na TV. Dou meu apoio ao que a Renata disse.

Parabéns pelo ótimo comentário, dudes!

V!tor disse...

É a primeira vez que comento por aqui, mas sempre tive o hábito de assistir o episódio e correr pra ler os comentários em blogs... :)

Sem sombra de dúvidas esse episódio entrou para a lista dos "top 10" de LOST. Simplesmente fantástico! Cheio de respostas, mas também cheio de perguntas... como todo bom episódio de LOST!

Samuel disse...

O monstro de fumaça é a correção de curso. Pode ter sido usado porque as regras foram mudadas pela morte de Alex.

Anônimo disse...

Me ocorreu que quem mudou as regras foi o Jacob e não o Widmore. Acho que o Ben pensou que a Ilha protejeria Alex, mas Jacob deixou isso acontecer.
Parabéns pelo blog, tenho duas ansiedades quinta-feira: ver o ep de Lost e ler os comentários do Dude! rs

Alves Junior

Roberto Gobatto disse...

Em minha opinião se não é um episódio que bate The Constant pelo menos emparelha. Fantástico o trabalho de vocês, quando acabo de assistir ao EP corro direto pra cá.

Leco Leite disse...

Uma coisa que achei interessante revendo o episódio foi Hurley dizendo que a "Austrália é a chave do jogo", enquanto eles estão jogando WAR. Aliás, Sawyer atacou a Sibéria, que pode ser o local onde estavam os "brasileiros" que trabalhavam para Penny...

Essa coisa de Widmore e Ben parceiros, venho dizendo há um bom tempo. Só fiquei meio com o pé atrás após Ben mostrar aquela fita e dizendo que o cargueiro era de Widmore. Mas nunca deixei de acreditar que eles já tiveram uma parceria...

É interessante também como realmente LOST é uma estória sobre as vidas dos personagens, como sempre dizem os produtores. Tudo o que acontece é motivado por razões pessoais, sentimentos de culpa ou vingança que cada um deles tem.

Tenho uma idéia de Ben quer evitar algo ruim, não só impedir que Widmore ou alguém tome posse da Ilha, algo muito maior. Mas aqui entra uma questão interessante: o futuro é imutável, e isso é uma regra que já foi deixada clara pelos produtores.

Por mais que Ben possa ser um viajante do tempo e conhecer o que vai acontecer, ele deve saber também que não pode mudar o que vai acontecer. Quais as consequências disso?

Fala verdade, Davi...
É complicado "comentar" um episódio de LOST. As coisas ficam tão entrelaçadas que somos obrigados a "viajar no tempo" até em nossos comentários nos blogs, seja para o passado buscando algo ou para o futuro imaginando alguma coisa...

Grande abraço e namastê!

Fábio Martins disse...

Alguém reparou que 'aparece' uma noa tatuagem no antebraço de Jack quando ele entra numa tenda para pegar antibióticos e conversa com kate?

Seria erro de continuidade ou mais algum outro mistério?

Abraços

Fábio
www.cotidianoranzinza.blogspot.com

Renata disse...

Leco, é verdade...é MUITO complicado comentar um episódio do Lost. Eu mesma fico aqui pensando, tentando arriscar uma teoria. E eu mesma desmantelo qquer teoria minha, hehehe..
Nesse episódio em especial eu tenho que admitir...até simpatizei com o Ben. Ele é a personificação da artimanha, e além de tantas habilidades que a gente vai descobrindo ao longo da série, eu acho ele mto sortudo. Mesmo. Podia ter levado um tiro no meio da cara..e em menos de 30 segundos a cena tinha virado completamente a favor dele. Ah...manipulador sortudo. Só falta a gente descobrir que ele é o Big Brother (não o da tv) daqui o quê..3 temporadas, qdo a série acabar?

Formatura MED disse...

Acho que o Jacob é o pai do Jack...

cmartinelli disse...

episódio d +
destaque mesmo para o lostzilla.
ta mais fortinho né...
deve ter andado meio sedentario
so comendo e dormindo (engordou hehehe).
grandes atuações dos interpretes
benjamin linus, matando a sangue frio... e ainda se acha bonzinho.pensa o q faz uma pessoa ruim entao heheh

Alexandre Ruiz disse...

Fiquei "macucado", então Ben controlava o monstro o tempo todo ele matou o piloto, eko, entre outros. acredito q seja apenas o ben q controle, excluindo todos os "others". Ficou claro q era um jogo de palavras de Ben com o Keamy, ele não esperava q matasse a Alex (acredito q ngm esperava), e sem dúvida não podemos deixar de destacar a evolução do James, adorei a frase: "Se encostar em um fio cacheado dele eu mato você", em fim um bom episódio.

Abraços.

Valney.gama disse...

O Ben realmente não esperava que Keamy matasse sua filha. E acredito que esse negócio de 'regras' são mais informais do que o contrário, deva ser algo que ninguém fez, mas que de certa forma, ja existia.


Tipo aqueles códigos de honra que certas pessoas seguem sem declararem isso formalmente

Anônimo disse...

alguém viu jô essa semana? teve um lance de "buracos de minhoca no espaço" q uns cientistas/físicos/sei lá oq tavam comentando..achei interessante.
Se alguém conhece do assunto...me responde, faz sentido LOST explorar isso? Possível explicação pra viagem no tempo e espaço? O Monstro da fumaça pode representar o tal buraco de minhoca?

abraços e parabéns pelo trabalho dudes!

Marcos disse...

para mim a saida dos oceans six da ilha e o aparecimento de ben no saara com um tiro no ombro foi ao mesmo tempo e so veremos isso no fim da temporada.

ps.o ben pulou no tempo.

zé das couves disse...

De uma tacada só, mataram 3 camisas vermelhas... alguém já se deu ao trabalho de contar quantos restam dos sobreviventes originais?

CleideJapa disse...

No episódio de hoje, quando Davi fala que Bem não esperava que Alex seria morta, faz sentido, porque ele fala muito de regras.... “ele mudou as regras”

Lembram do episódio 9 da terceira temporada, quando Juliet é Marcada porque quebrou as regras da ilha? Segundo eles uma pessoa não pode matar pessoas do mesmo grupo mesmo que haja desavenças... existe uma penalidade para isso

A conversa que ele e Widmore tem no final do episódio ele fala de regras de novo e ameaça a filha dele Penélope.

Widmore fala que a ilha foi dele e que Bem tomou a ilha dele...

Isso ta parecendo que eles já foram “farinha do mesmo saco” ou já pertenceram ao mesmo grupo no passado ou no presente e mantêm algumas daquelas regras.

Bom é só isso

Antonio Pedro disse...

Agora, algo que não ficou claro, por que Ben matou Mr.Eko e o Piloto?

Alguém se arrisca?

Andre disse...

Mais alguem percebeu, no diálogo entre Ben e Charles, um estava totalmente de preto e com meia face aparecendo meio sombria. Dando a entender que seria do mal ou coisa assim. Enquanto o outro estava vestido de branco ou azul. Mais pro lado do bem. Bom sei que pra mim parece que eles tentaram mostrar uma disputa entre o Bem e o Mal.

rodrigo cortez disse...

Andre eu também fiquei com essa impressão quando vi a cena entre os dois. Se foi proposital ou não só os roteiristas podem dizer.

Sandro disse...

Boquiaberto!
Gostava muito da Alex.
:-(
Mas que episódio espetacular!
Não acredito que a Claire chegue até a praia, afinal, já postaram uma foto do próximo episódio onde parece que existe a silhueta dela dentro da cabana.
Não acho que o Ben estava envolvido na morte da Nádia, mas que ele soube tirar proveito da situação ele soube.

Dudu Maroja disse...

Alguem mais notou o erro gritante do Sawyer chamando Hurley de "Chicken Little" e dizendo que o Ceu ainda não esta caindo...

esse filme e so de 2005...

erro gritante!!!

Dude! We are Lost! disse...

Pois é Dudu, pode ter sido erro sim, mas uma escorregadinha perdoável, né?

Antonio Pedro segundo os produtores na verdade Ben não controla o monstro, por isso não dá para assumir que ele tenha sido o responsável pelas mortes do Eko e do piloto.

Abraço amigos!

Davi Garcia

Audy disse...

Olha, não sei se começo o comentário pela parte de o quanto minhas unhas estão roídas pela ansiedade que eu estava de assistir esse bendito episódio, ou pelos meus olhos, que, mesmo depois de passada meia hora desde que terminei de ver o episódio, ainda estão bastante inchados de tanto que chorei. Claro, tenho 13 anos e meu personagem preferido é o Ben, e depois daquela atuação de Emerson, qualquer fã sensível o suficiente choraria. Mas é melhor começar pela felicidade que fiquei ao ver que não fui a única a perceber, aqui no Dude!, o nome 'Halliwax' no casaco de Ben. Foi a primeira coisa que eu vi e logo de cara lembrei.
Sobre o monstro de fumaça controlado por Ben, bem (péssima construção da frase), isso não me surpreende muito. Há tempos que eu e meu pai, outro viciado em LOST, especulávamos isso. Mas mesmo assim é surpreendente, certo?
Terceiro, aquela coisa Sayid x Ben. Aquele sorrisinho de Ben no fim da cena, que muitos que assistiram não viram, deixa bem claro que ele fora para o Iraque com aquela intenção. É incrível como aquele cara tem tudo na palma da mão. Acho que é isso que me fascina nele, *-*
Quarto, CARAMBA, porque, porque raios a Alex morreu? Sério, não pensava que o Keamy fosse matar ela. Foi uma das poucas vezes que Ben pisou em falso, fez algo sem estar com a situação totalmente sob seu controle. Foi difícil pra mim, que adoro o Linus, ver aquela cena dele se ajoelhando ao lado dela e chorando. Foi a primeira vez na série que ele chorou, não foi? Que eu me lembre, sim. E, pra ter uma 'estréia' daquelas, Michael Emerson fez questão de fazer todo mundo chorar com ele.
Acho que agora é a quinta coisa. Achei muito bom o Faraday ter aberto o jogo com o Jack de que não iam resgatar eles. Mas eu realmente começava a imaginar que dava pra confiar nele. Sabe, ele tem uma cara relativamente confiável. Mas a Lewis não. Ela é sinistra demais. E gostei MUITO³ mesmo daquele comentário dele, 'Quando é uma coisa meio relativa', sabe, foi relativamente esclarecedor (adoro a palavra 'relativamente').
Sexta ou sétima coisa, O QUE ACONTECEU COM O SAWYER? Eu quase não acreditei quando ele chamou a nossa querida Claire de 'sweet heart' e disse 'se você encostar em um fio de cabelo cacheado dele (do Hurley), eu te mato'. Nem parece o mesmo cara que chamava o Hurley de 'Gordo', 'Balofo' e tudo o mais no início da série. Sem brincadeira, acho que a ilha fez bem ao James.
E, pra completar, porque o post tá gigantesco e meus dedos estão doendo, a minha teoria sobre o médico é que ele tentou sair do barco. Lembram o que o Keamy fez com o último que tentou sair do cargueiro, no 'Meet Kevin Johnson'? Deu um surra bem dada no cara. Acho que ele tentou e conseguiu sair. Agora, como ele foi parar morto lá, putz, é difícil. Só nos resta especular e esperar algo legal de volta pra casa. Ops, péssima piada.

Beijos, da Audy.

Audy disse...

só uma coisinha, sobre o comentário do Dudu, acima:

• Não foi uma alusão ao filme. Essa expressão é muito usada mesmo pra indicar alguém covarde, fracote e tal. Não foi uma 'escorregadinha', sacou?

beijos, da Audy, como sempre

Anônimo disse...

Valeu muito a espera!!!!Como li aí em cima achei este um dos melhores episódios de Lost.Durante boa parte do episódio relembrei daquela teoria postada aqui no Dude, na epóca eu achei que quem a formulou forçou a mão quando falou sobre tempo-espaço, mas pelo dese nrolar do episódio muito daquilo parece ser verdade.Exemplos: O Ben não matou o Wildmore devido a sua condição de viajante temporal, por isso também ele não sabia ao certo se chegara ao ano de 2005, mas as coordenadas e o ano foram planejadas por ele para que se aproveitasse da perda de Sayid. (justificando o sorriso)A viagem temporal podia ter acontecido durante o tempo em que o Ben some e ativa o Monstro de fumaça. (ele não parecia disposto a esperarar muito para avisar o Wildmore sobre o fim do pacto).Teve tanta coisa nesse episódio que até me perdi no comentário então finalizo este por aqui e espero o décimo episódio para refletir mais.

Arthur André disse...

Excelente episódio!O monstro de fumaça foi fantástico!

Anônimo disse...

Pra mim, como alguém falou lá em cima, ficou claríssimo que quem "mudou as regras" não foi o Charles - foi o Jacob. O QUE VOU FAZER DA VIDA QUANDO LOST ACABAR, MEU DEUS????? Quem aqui topa formar um grupo de apoio psicológico? Aguardando ansioso o DudeCast - parabéns ao blog pelo excepcional trabalho, mas confesso que tenho "medo" de entrar por causa da absurda quantidade de spoilers (incluo aqui as cenas dos próximos capítulos e descrição detalhada dos capítulos dias antes de irem ao ar). Acho que todos os spoilers deveriam estar em uma página ou aba separada - só olha quem clica. Acabo só entrando aqui em dias de easter-eggs por causa disso... anyway, abraços a todos!!!

jairo Piscitelli Jr. - Porto Alegre/RS

Ted disse...

Alguns comentários:

1- Acho que não necessariamente Ben e Widmore possam ter trabalhado juntos no passado. Ao dizer que Ben "tomou o que era dele", Charles pode estar se referindo à Purgação, quando Ben exterminou todos os membros Dharma e tomou controle da ilha e dos experimentos que nela acontecem.

2- Quanto ao fato de Ben controlar o monstro, creio ser uma conclusão precipitada. O que pra mim parece ser mais provável é que ele tenha pedido algum tipo de ajuda a alguém (talvez Jacob?), e a ajuda escolhida no momento foi o monstro fumacento. Afirmar que Ben matou o piloto e Mr. Eko me parece bastante precipitado.

3- Genial a ironia do destino: Ben, que sempre tem tudo sob controle, solta justamente esta frase para Alex ("nao se preocupe, tenho tudo sob controle") e segundos depois, Alex é morta. Certamente foi um baque gigantesco para Ben, e um golpe em seu ego.

4- Quanto à teoria de Ben estar envolvido no assassinato de Nadia, também acho precipitado e muito, muito improvável. Vale lembrar que Bakir, o assassino de Nadia, não reconhece Ben e para pra escutá-lo quando este diz que tem um recado para Widmore, mostrando que trabalha para ele mesmo.

Bem, é isso. Alguém discorda?

Episódio simplesmente sensacional, creio que seja top 3 da história da série, se não o melhor (desta temporada, pra mim já alcançou este título)

Abraços!

Ted

Marcello disse...

Ben não pode matar Widmore pois para manter sua "conexão" com Jacob ele não pode ter um espirito ruim, assassino, coisas do tipo. Da mesma forma que a Fumaça pega os que cometem algum ato hostil (como aconteceu com os mercenarios, ou até nas outras temporadas como com o Mr. Eko) ela esta intrinsicament ligada a Jacob e Ben é o que possui a conexão com o mesmo, por bondade. Ben sempre se justifica falando que não mentiu, nâo matou e coisas afins. Porem Ben se perdeu dentro de seus próprios jogos mentais e sua suposta bondade foi transformada em retorica manipuladora. Ai que Locke entra, pois ele é realmente bom e tem uma conexão forte com a ilha e consequentemente com Jacob. Por isso Ben precisa dele, pois ele que consegue se comunicar com Jacob.

JoostBR disse...

Você esqueceram o melhor momento do episódio, O BERNARD FINALMENTE SERVIU PARA ALGUMA COISA!! hauauhuhuahauuhaAté me emocionei quando ele expos a mentira do Faraday.

Gabriel Anderson disse...

Não acho que o Ben estava envolvido na morte da Nádia, mas que ele soube tirar proveito da situação ele soube.[2]
Tbm acho (como o próprio Davi disse ai), que o Ben não matou o Eko e o piloto.. e nem que ele controla o monstro, e sim que ele podia usar de último caso, como um sistema de segurança.
Não achei tãaooooooo bom o epi (talvez pq bebi e acabei de volta da balada haha), mas não ganha de The Constant de jeito nenhum.
E tbm acho que o Ben quer proteger a ilha, ter um lugar só pra ele (onde ele possa ser líder = o Jack), e abusar dos poderes da ilha.
E Charles quer para fazer pesquisas, e outras coisas (talvez para melhorar o mundo)
mas... estou do lado do Ben(m), e jah faz tempo

Audy disse...

Putz, eu fiz aquele post GIGANTESCO e esqueci de falar sobre a parte que eu mais amei, adorei, GRITEI (principalmente) de animação. 'A cena chegou a ser sexy', me disse minha amiga Stella, ontem, quando viu o The Shape, logo depois de mim. Aquela cena de Ben com Charles. Noooooossa, aquela cena. Que TUDO³! Aquela cena foi uma coisa muito louca e muito legal. Claro que os atores colaboraram: A cena não seria a metade legal se não fosse pelo Michael e Alan atuando daquele jeito fantástico de sempre. Não sei se fui a única, mas quando Ben saiu do quarto e apareceu aquele 'LOST' na tela, fiquei pensando 'Ué, JÁÁÁ ACABOOOOOU?'. Acho que estava tão ansiosa que o tempo voou. Quando o episódio acabou, eu chorei feito uma condenada, mas já disse isso no outro post.
O negócio é que eu concordo com o anônimo ¬¬ nunca pensei que fosse dizer isso. Mas ele tá certo. O QUE FAZER QUANDO LOST ACABAR? Não existe alguma outra coisa que se compare a LOST. LOST é um vício desgraçado que me deixa sem fome, sem dormir, chorando, mas que eu AMO! Preciso de uma psicóloga, URGENTE, sério.

Guto disse...

bom, é a primeira vez q posto aki, sempre leio com cuidado o blog e vejo os easter eggs mas depois desse episódio sou obrigado a mostrar toda a minha admiração pela série e pelos produtores... acho q qro uma vaga do grupo de apoio psicológico sitado ai em cima qdo lost acabar pq vai ser dificil... sobre o episodio, axo q ben contatou o monstro diretamente, acho q jacob é uma espécie de prisioneiro do Ben, e não o manda-chuva, penso isso desde sua primeira aparição qdo pediu ajuda para Locke... sobre o monstro ter matado Mr. Eko e o piloto, penso q foi como defesa contra invasores, tbm axo q a frase q hurley disse(a austrália eh a cave do jogo) vai ser essencial para o desfecho... qto a morte do médico axo q ele ainda naum morreu no barco, vai ser morto por saiyd e jogado no mar, hauahuhau... brincadeira... soh tenho a dizer q vcs do DUDE fazem um trabalho otimo com o blog, pra mim o episódio soh termina depois de ler o comentário do Davi, a repercussão do episódio e os Easter Eggs, abraço e contiuem com o bom trabalho...

Anônimo disse...

Quanto aos hieróglifos, dei uma olhada rápida e olhem só que interessante, os "homens" que aparecem desenhados tem significados bem claros:

A24: Man with weapon
"to hit or strike (achwj)

power, strength
teach lesson or instruct (sbA)
call (njs)
be happy (achaj)"

A26: Man with out-stretched arm

"servant, to call"

tudo isso by wikipédia:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_hieroglyphs/german-Gardiner-list-translated

Faz um pouco de sentido né?

"invocar; atacar; força"

Gabriela disse...

Parabéns ao ator Josh Holloway pela brilhante atuação nesse episódio. Eu, que sou fã de carteirinha do Sawyer, ganhei meu dia na cena em que ele salva Claire... e fiquei ainda mais boquiaberta ao vê-lo tão preocupado em salvar Hurley! "Every man for himself"? Acho que, por mais que tente esconder, Sawyer tem um pouco de líder nele! E essa característica esta se revelando aos poucos, desde que ele fez as pazes com o seu passado, matando Anthony Cooper.

É isso aí, Sawyer rules²!

Hugo disse...

realmente, foi muito bvom esse episódio. O melhor da temporada. Meu deus.;.. deu até um frio na barriga quando o Black Smoke apareceu. Mto loco!
Só um comentário em relação ao comentário do blog: o Ben sabe que o Hurley viu a cabana pq no epi 2 o locke diz que eles tao indo pra cabana, ae o hurley diz "uma cabana velha, já passamos por ela". E o ben escuta isso. Ae dps o Hurley finge que estava falando da cabine do avião, mas o Ben já tinha sacado.

Ana Paula disse...

Gabi...

Sawyer é um líder, pode ter certeza disso. Aquele bad boy do início era uma 'fachada', apenas um sawyer escondendo o verdadeiro James!!!

Episódio bom, muito bom. Já vi melhores, mas esse foi realmente bom.

Pra mim, Ben matou Nadia e forjou aquela foto que mostrou pro Sayid. Gente, o Ben não dá ponto sem nó e podem ter certeza que ele queria recrutar Sayid como seu personal james Bond. Podem ter certeza...

Putz... mais uma vez chorei em Lost. Foi duro ver Alex morrer, gostava mto dela e do Karl. Quero saber de Rousseau morreu, alguém pode me esclarecer hehehe? Não achei que o doidão ia matá-la e quem foi culpado foi o Ben. Nada a ver que querer matar a Penny... ele foi o responsável pela morte da Alex.

Aliás... acho que sou só eu que odeia essa guerrinha de poder entre ben e Widmore né? Gente, que coisa mais besta. Pensei que eles iam dar uma explicação mto melhor pra ilha. Tipo: "a ilha não poder ser descoberta pq Widmore a quer de volta". Báááá... que coisa babaca... dois homens brigando por causa da ilha? Espero que eles fundamentem melhor isso, pois parece meio idiota...

Putz... Jack estava da cor de uma parede e eu achando que ele tinha comido biscoito de peixe estragado... mas não... está com apendicite né? Hehehehe. Ok, 1ª vez que tive dó do Jack.

Cena Jate bobinha como sempre... sorrisinhos, conversinhas e blá blá blá. Nada de+.

Lostzilla fodaaaaaaaaaaa. Mas eu acho que Ben controla 'parcialmente' o Lostzilla. Vejam bem... por que ele soltaria o Lostzilla atrás do Eko? Pq Ben queria matar o piloto (ahhh tá, pra ele não se comunicar com o exterior da ilha). Mas pq Ben mandaria o Lostzilla matar a Juliet e a Kate naquele episódio das duas na floresta? Não seiii... acho que Ben pode dar um comando pro Lostzilla atacar, mas creio que o monstro age defendendo a ilha além das ordens do Ben.

Sawyer fantástico. Como sempre. Desviando de balas, tentando tomar uma decisão em conjunto (com o Locke) e voltando-se contra Locke no momento certo. Na boa... amo o Locke, ele realmente é fantástico, mas Locke tá meio loc né? Concordo que seria mto melhor todo mundo ficar na ilha, concordo que eles tem que defendê-la, mas o locke é muito manipulado pelo Ben. fala sério... Locke tem que ser mais macho...

Veremos Juliet tirando o apêndice do Jack? hahahaha... sem anestesia? iiiiiiuuuuuppiiiii... acho que vou fazer pipoca pra ver essa cena kkkkk...

Anônimo disse...

Alguem sabe me dizer que musica que o ''BEN'' toca no piano, é a msm musica do filme exorcismo de emily rose que ela toca quando esta possuída, aonde baixo essa musica ?
envie informaçoes pro meu email por favor: marcos.marcos@ibest.com.br

Gabriel Anderson disse...

uma coisa que não vi ngm comentar foi o que o Ben estava dizendo pro cara q Sayid matou
"Você precisa levar uma msg para Charles" eu creio que ele realmente ia mandar uma msg, e tbm que o "assasino" não mataria Ben depois de ele dizer seu nome, pq ele sabia que não poderia matá-lo.
Outra opção que não vi ngm falar tbm, é a que tive qdo vi a cena:
Eu acho que não foi o Ben que matou a Nadia, mas sim, ele se aproveitou da situação para "ganhar" Sayid. Daí ele pegou a foto do cara de Charles que precisava ser morto, e disse que ele teria matado Nadia (o que pode não ser verdade).

lenny disse...

Fiquei feliz por ter reparado na mensagem subliminar do Hurley: "Australia is the key to the whole game"

Denise disse...

Nosssssaaaaa! Quantos Doutores do Lost!!!!!Algum de voces pode me explicar por que o Ben estava tão preocupado com as portas da casa na hora do conflito, colocando móveis empilhados e tal, enquanto as janelas estavam abertas inclusive com uma bronca no Hurley: " Saia da frente da janela" e a cortininha sendo fechada.......ah!ah!ah! A janela estava para os soldados assim como o sol está para os vampiros?????????

Dedé disse...

Bah, o episódio mais bala da temporada, superando inclusive o episódio do encontro da constante do Desmond...(o ben quer matar a penelope? o sayid vai fazer?)

A "coordenação" ou invocação do monstro de fumaça pelo Ben foi bala demais, as caras das pintas olhando a fumaça detonando os milicos na floresta foi dez.

A visita de Ben ao deserto na Tunisia é pra deixar o cara com a pulga atrás da orelha... porque da roupa de inverno? será que passou por algum local frio? tem a ver com a ossada do urso polar que o mocinha do wildmore encontrou nas escavações....hummm
ele tomou um tiro no braço ou foi atacado por um urso??? (..se é para loquear...)

Gostei do Swayer que tá ficando imortal, não acertaram um tiro nele, e sem contar com sua preocupação com a Claire, muito dez...a cena do War muito show tbm...

o Ben invadindo a suite Penthouse do Wildmore, com direito a dormir ao lado do quadro do Blackrock...muiiii sinistro....
aquela fala igual a do tom para o michael que não pode se matar, vale então para o ben e o wildomore...uia

Agora é esperar a próxima sexta....lost é demais...



showww o site tá bala demais..

Dedé
ispicialista.blogspot.com

Silvia disse...

E por que na cena em que Alex é capturada não aparecem os rostos dos mercenários???

A história do Little Chicken é muito mais antiga que o desenho de 2005. Não houve erro nisso.

Acho que o disfarce do Ben é o de jornalista internacional.

E todo mundo fala que o Widmore não pode matar o Ben por causa da ilha - mais ou menos. Acho que, uma vez na ilha, o cara fica imortal fora dela. Mas lá na ilha é possível morrer. Razão pela qual Widmore mandou a equipe de Naomi matar o Ben lá.

Alessandro disse...

Atrazado (denovo) mas lá vai minhas impressões...
QUEEPISÓDIODUCARAMBA!!! Tá no top 5 com certeza.
Minhas teorias:
- A ilha permite viagem no tempo e também no espaço. Foi assim que o Bem foi parar no deserto. Comentaram que o urso polar poderia ser uma isca falsa, mas pra mim tá mais para cobaia de viagem que morreu no meio do deserto...
- A alex morrer foi um dos poucos momentos em que o bem NÃO tinha tudo sob controle. A raiva dele parece sincera. E a ameaça à Penny também.
- Quanto ao "ele mudou as regras", também acho que se refere ao Jacob, não ao CW.
- "Você não pode me matar" talvez seja igual ao Michael e a ilha não deixa, então seria inútil o Ben tentar, e vice-versa. Lembram também q quando o jack ia se matar, no último segundo alguma coisa o impediu? Mas gostei da idéia de que fora da ilha você não morre, mas lá já é outra coisa... só espero que não tenha aquela história de cortar a cabeça com uma espada... Também é uma boa imaginar em um sendo a constante do outro. Estariam condenados a se odiar sem poderem encostar um dedo no outro.
- Monstro fumaça (monstro fumaça, eu escolho você, hehehehe). Cão de guarda. Você adestra e controla. Manda atacar. Mas ele morde onde o como bem entender...
- Se o Ben tiver matado a Nadja para usar a raiva do Said, cairá muito no meu conceito. Eu o admiro por saber manipular os acontecimentos a seu favor, não por gerar as situações...
- Sawyer é o rambo? Tiro pra todos os lados e ele heroicamente salva a mocinha ileso? Isso que é vontade de matar figurantes, hehehe...
O post já tá enorme, por isso vou parando aqui.
Mas uma última observação é sobre o "chicken little". Essa histórinha é muito mais antiga, e só foi modernizada e recontada no filme de 2005.
Valeu! E lembrem-se: "Australia is the key to the whole game"...

Abs
Alessandro

Rodrigo disse...

Pois é, com ctz qdo o Faraday fala "quando é uma coisa relativa", está resumindo todo o espírito da série.
é uma frase-chave do epi, q não pode passar despercebida.

sobre o sawyer, sua preocupação/tratamento com Claire e Hurley nesse epi saltou aos olhos. é claro q gradativamente, eles está se "humanizando", mas acho q ficou um pouco artificial essas duas atitudes em pouco menos de 40 min. parace q estão querendo dar uma guinada de 180 graus na personalidade dele o mais rápido possível.

provavelmente para justificar sua permanência na ilha ao fim da temporada.

Fela disse...

Fábio Martins, Dudes, Juliana e Davi ... Realmente logo no começo do episódio ... alguém viu a "enorme" tatuagem no braço do Jack enqto ele vai pegar uns remédios na mala ? ela aparece em uma cena e na seguinte some ... olhem as fotos :

1min 32seg:http://i216.photobucket.com/albums/cc284/psychofox79/lost4x09-1min-32seg.jpg

1min 34seg:http://i216.photobucket.com/albums/cc284/psychofox79/lost4x09-1min-34seg.jpg

parabéns mais uma vez Davi e Juliana pelo texto. Vcs são minha referência pra LOST !

Pam Beesly disse...

sobre o Sawyer chamando o Hurley de Chicken Little, sim, o filme é de 2005, mas foi baseado numa fábula de fadas muito mais antiga, tradicional nos EUA. Se não me engano, no conto o galinho Chicken Little leva um pedaço de telhado na cabeça e pensa que o céu está caindo.
Foi daí, e não do filme, a citação do Sawyer.
Falou a nerd =)

Roger disse...

Sinceramente pessoal, achei duas situações do episódio forçadas demais:
1) O Sayid aceitando sem questionar a alegação do Ben de que o cara da foto era o assassino da Nadia. Ora, o Sayid não é um zé-mané qualquer, ele é um soldado, já lutou na guerra e não me parece razoável essa confiança toda no Ben. Ainda mais depois de tudo o que o Ben aprontou na ilha...
2) Charles Widmore é um super-ultra milionário, tem dinheiro pra comprar um avião e encher de cadáveres, faz uma puta expedição à ilha e mora num lugar sem segurança nenhuma?? Guardado só por um velhinho boboca?? Ahhhh faz favor...
Tirando essas forçações de barra, o episódio foi bom... Mas não dá pra dizer que os roteiristas já tinham a idéia pronta do confronto Ben/Widmore desde o início da série.
Ainda falta uma boa explicação pro que o Ben tava fazendo quando foi capturado na armadilha da Rousseau no segundo ano... Duvido que eles tinham planejado essa importância toda pro personagem.

Gabriel Anderson disse...

acabei de ver de novo e tbm percebi a tatuagem, só q não vi q ela sumia depois...
q erro hein!
ou foi proposital neh.. vai saber

Gabriel Anderson disse...

Roger, por acaso o Sayid tbm contestou as afirmações do capitão do navio antes de entregar Michael??

Anônimo disse...

-Não acredito que Ben tenha matado Nadia
-Acho que Ben e Wildmore já trabalharam do mesmo lado, mas Ben decidiu mudar de lado em algum ponto na história
-Acho que Ben não pode matar Wildmore pelo fato de Wildmore se a "Constante" de Ben. Matando Wildmore, Ben não teria ninguém dentro e fora da ilha como constante, já que ele é só.
-Como ele é só, tb acredito que seja ele no caixão
-Acho que o Ben é um anti-herói, daqueles que é capaz de matar 10 para salvar 100. Digo isso pela tamanha obcessão em proteger a ilha. Sabemos atualmente que o futuro é imutável, mas o que aconteceria se o Wildmore se apoderasse da ilha e fizesse experiências até descobrir como alterar o futuro ?
Vocês lembram do que aconteceu em De volta para o futuro quando Biff alterou o passado ? Então, acho que é justamente isso que o Ben quer evitar, custe o que custar.
Porém para proteger a ilha, ele quer viver nela e para isso precisa descobrir como gerar filhos na ilha.
Lembram tb do que o Dr. Brow diz sobre o Delorean no final do filme ? Ele diz justamente que a máquina tem que ser destruída pois representa um perigo para a humanidade.

E para concluir ainda acho que o final da série será bem próximo com De Volta para o futuro, onde a moral da série será algo do tipo, que o futuro depende de nós e que nós e ninguém tem o direito de alterar o passado.

san disse...

onde posso baixar o 9º episodio da 4º temporada de lost?

Roger disse...

Gabriel, mas o Sayid entregou o Michael porque ele era um traidor. E nessa altura dos acontecimentos o Sayid ainda não sabe se o pessoal do navio é "do mal" ou não.

Luiz Gustavo disse...

Excelente episódio, muito bem roteirizado e atuado. Certamente, muitas indagações surgiram, principalmente acerca do famoso monstro da fumaça. Nesse contexto, dá pra se teorizar muita coisa. Como por exemplo:

-Se a queda do avião foi premeditada, então pode-se afirmar que o piloto pode estar vivo e realmente o monstro não o matou. Lembrem-se que o monstro não foi mostrado nesse momento. O “piloto” que foi visualizado em cima da árvore poderia ser apenas um corpo qualquer com roupa de piloto, visto que ele estava irreconhecível. Talvez o real piloto trabalhe para Ben, visto que existem rumores de que ele possa estar vivo.
-O vôo pode ter sido premiditado também em virtude de existirem pessoas especiais nele: como Hurley com seus poderes, Walt e Locke.
-O fato de Rose se referir ao som do monstro como parecido ao de uma estação de metrô, realmente pode explicar que existe uma conexão subterrânea na Ilha, fazendo com que o som seja propagado dessa forma. Assim, também existem vários acessos para esse emaranhado de túneis, como o orifício em que Locke quase caiu, em Exodus.
-Os sussurros estão diretamente relacionados com o monstro. Sempre que ele se transmuta em alguém, há o acompanhamento sonoro. No episódio em que Harper apareceu, poderia ter sido o próprio Lostzilla em ação, pois ela sumiu subitamente. Jacob pode ter ocasionado esse efeito.
-Quando Walt apareceu para Shanon, também existe essa possibilidade, antecipando uma manobra que culminaria na morte dela (lembrem-se que os sussurros foram percebidos pelo grupo de Ana Lucia instantes antes, o que indicaria que existia uma atividade anormal por perto). Isso pode ter sido uma atividade antecipada apenas para os dois grupos se encontrarem.
-O mesmo vale para quando Walt apareceu para Locke, indicando que ele tinha que cumprir a missão. Mais um motivo para crer que exista uma associação com Jacob.
-O “pai de Jack” apareceu na cabana, mas isso pode ter sido apenas um efeito de Jacob em se transmutar em pessoas.
-Locke pode ter sido persuadido pelo monstro, pois sua fé era grande na Ilha. Assim, se ele mostra-se algo lindo para Locke, isso certamente iria despertar uma maior conexão da Ilha com ele. Sendo ele um elemento importante, o lado místico teria que ser forte para fazê-lo descobrir os mistérios e se aliar a Jacob. Nisso, ele não teria morrido na hora em que caísse no buraco, em Exodus. Ademais, se o monstro o quisesse matar, ele não teria puxado ele (e sim o matado diretamente). Necessitou-se desse contato com ele, porque sabia que ele era especial.
- O fato do monstro ter matado Mr. Ecko no momento em que Ben estava na outra ilha pode sugerir a idéia de que existem outros compartimentos aonde podem ocorrer a ativação do sistema de segurança OU que o monstro é uma entidade semi-autônoma OU que existe mais alguém que pode atuar interferindo , como Jacob.
-O monstro pode ser dividido em miniaturas, com a mesma natureza de poderes. Seus membros variam de acordo com a localização da Ilha. Cada parte é designada para a cobertura de um local e tem a faculdade de se transmutar em pessoas de alto impacto psicológico em relação a um determinado referencial.
-Elas podem ser materializadas fisicamente em animais também. As aranhas seriam partes do monstro no ep. 3x14.
-Os flashs que aconteceram com a Juliet poderiam ser explicados pela necessidade de Ben em saber se realmente poderia confiar nela OU talvez a existência de interferência por parte de Ben, acreditando que Juliet corria perigo nas mãos de Kate já que ela deslocou o ombro dela OU que existe um mecanismo de contenção (o monstro cessou sua aproximação e se afastou rapidamente) ativado no monstro em relação a Juliet, já que ela é amada por Ben.
- Acredito que o fato de o Lostzilla ter aumentado consideravelmente de tamanho neste último ep. se deve ao fato de ter ocorrido junção total de suas partes, para maximizar o poder e a área de cobertura. Ben usou essa opção como último recurso, porque as demais áreas da Ilha não poderiam ser cobertas (tornando-a vulnerável) pela entidade nesse momento .
-Provavelmente, o monstro seja controlado por Jacob, ao que, quando Ben ocasiona a invocação, existe a proteção dele por parte de Jacob. Existe especulação pois Ben se refere a Jacob no momento dos questionamentos. Descobriremos mais sobre isso no ep.11, ao que tudo indica existe realmente uma ligação com Jacob.

O jeito é esperar até o episódio 11, porque pelo visto ocorrerão respostas da associação entre o monstro e Jacob.