10/03/2008

Qual o mistério por trás de Charles Widmore?

Post com spoiler para quem ainda não assistiu o ep. 4x06 'The Other Woman'

Muita gente naturalmente está quebrando a cabeça para (tentar) entender que implicações para a continuidade da trama surgem com a revelação feita por Ben de que Charles Widmore quer explorar a Ilha. Por isso, quero dividir com você a idéia que o blogueiro DocArzt tem sobre o tema e que tem muito a ver com o que comentei no dudecast#10 e pode ajudar a deixar as coisas um pouco mais claras. Confiram:


Oh, então é o Chales Widmore que está tentando chegar à Ilha pois ele quer explorá-la. Devíamos ter adivinhado. Mas espere um pouco. Quem nos deu essa informação mesmo? Ah é verdade, o 'Sr. Diz uma verdade, conta 2 mentiras' Ben Linus. Dito isso, será que o mistério por trás do pessoal do cargueiro está realmente encerrado ou há mais coisas sobre o envolvimento de Charles Widmore?

Claro, uma possibilidade é que as coisas são simplesmente como o Ben disse. Widmore ouviu algum rumor sobre uma 'fonte da juventude' e foi atrás da informação até ser convencido de que ela era real e dedicar muito dinheiro em tentar localizar a misteriosa Ilha. Isso seria facilmente aceitável como um conto de aventura bem concebido. De fato seria um ótimo mote. Os losties estão em uma misteriosa ilha com poderes de cura, encontram um grupo nativo que jurou proteger a Ilha do mundo exterior, então surge um rico industrial com a intenção de pilhar os recursos da ilha, ao mesmo tempo em que sem seu conhecimento, sua filha tenta impedir seus planos por causa de sua devoção ao príncipe sapo de Lost, Desmond; que incidentalmente tornou-se um príncipe depois de suas aventuras no mundo subterrâneo.

O problema que eu tenho com essa idéia é como vamos ter mais 42 episódios em cima desse conceito, já que essa mítica estrutura poderia ser desenvolvida em apenas alguns episódios. Devemos acreditar que Ben disse a verdade? Seria a Ilha o santo sudário de Jesus ou há muito mais além disso?

Os negócios de Charles Widmore permanecem suspeitos como os do Sr. Paik (o pai de Sun), e no universo de Lost ambos podem ser competidores ou parceiros de Alvar Hanso de alguma forma. A Fundação Hanso tornou-se um braço auxiliar na mitologia da Hanso, mas suportando-a existe alguma mega corporação de sucesso a qual pouco conhecemos.

Será que o interese de Widmore na Ilha seria apenas um desejo de trazer justiça aos escravos da Iniciativa Dharma? Poderia Charles Widmore estar aliado à criação do projeto e à caça dos infiltrados desde então? Será que a obsessão de Widmore em encontrar a Ilha tem mais a ver com um desejo pessoal que não tem nada a ver com as propriedades especiais da Ilha? A quantidade de informações que Daniel e Charlotte mostraram ter é detalhada demais para alguém que não está envolvido com a Dharma ou pelo menos com os nativos da Ilha. Mapas desenhados à mão, um aparente conhecimento dos símbolos, foto de Ben e conhecimento sobre a purgação - tudo isso indica um nível de informação detalhada que foi dada por livre escolha e não sob qualquer ameaça.

Será que Charles Widmore quer encontrar o lugar para transformá-lo em um parque temático paranormal? Ou suas reais intenções ainda não nos foram reveladas?

Traduzido por Davi Garcia

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Charles quer mais é que a filha encontre Desmond, assim ele também saberia a localização da ilha.
Algo que parece ser fato é que no futuro a ilha continua sendo protegida por Ben e que só ele conhece a localização. Sendo que o chefe da mulher que Sayid matou, deve ser o Mr. Widmore.
Pra mim ficou um pouco claro também que o Mr. Widmore manipulou tudo para Desdmond sem querer querendo encontra-se a ilha, porque ele sabia que se ele não fosse capaz de achar, sua filha com certeza seria capaz de achar Desdmond.
E digo mais, pensando nessa linha, Libby foi quem deu o veleiro ao brothar, então não fica difícil imaginar que ela está associada a Charles Widmore.

Anônimo disse...

IVANILDO
acredito q tudo em LOST está interligado. todos no final terão relação um com os outros.
não pode ser coincidencia a libby está na mesma clinica do hurley,
a claire ser irmão do jack,
o possivel sogro do desmond esta procurando a ilha,
o jack ja ter conhecido o desmond q conheceu o charlie etc.
esse relação misteriosa deve ter algum sentido no final
é ter paciencia pra ver

Rodrigo Thiago disse...

Eu acho que voces estão esquecendo de algo muito importante nessa historia e que para mim ja ta bem resolvido a um tempo sobre o que eles querem ou pensam sobre a ilha. A resposta esta no Lost Experience I, os numeros. As constantes que devem ser modificadas para que o ja previsto fim (lembram que as constantes levam a uma equação que diz exatamente quando a terra acaba?) seja evidatado. O Widmore, a Dharma e sei la mais quem, todos tem a ver com isso, o que não da para saber é o que cada um quer usando-se disso...

rafael disse...

de fato a parte da cura ta mais q visivel.
de tanta porrada q o ben tomo na cara nos ultimos eps da terceira temporada.. e uns murro no começo do sawyer.. auhauha qndo ele fala com o locke ta com uns amareladinho só..

Anônimo disse...

as porradas do ben.

Gabriel disse...

E se charles wildmore ja esteve na ilha antes? Lembram do whisky que charles gostava de tomart e que estava na ilha? O mesmo whisky que charlie usou para embebedar desmond?

Anônimo disse...

Boa lembrança Gabriel, pode ser a dica mesmo.

Léo disse...

rs.. um cofre aberto com uma fita q diz tudo dentro? e só?
Acho que pode até ser uma verdade que Widmore tem relação com o enigma do Lost. Mas não posso deixar de crer que existe por trás disso uma grande manipulação do Ben para com o Locke. O final do episódio deixa isso claro: o maquiavélico já conseguiu sair da "jaula" em que estava preso e querendo ou não já conseguiu novamente a confiança do Locke(mesmo que esse insista em dizer que não confia nele..hehe)

Rafaelbh disse...

Charles Widmore deve estar envolvido com a Hanso. Por isso ele quer Ben. Ele deve estar querendo vingar a "limpeza" que Ben fez ao matar todo o pessoal da Dharma com gás. Seu interesse não é simplesmente comercial e acho que ele realmente "mandou" Desmond para a ilha. Isso explicaria o fato de Desmond ter sido "designado" para inserir os "bad numbers" na escotilha.