10/03/2008

Lost e a temporada do 'Império Contra-Ataca'

Como fã do clássico universo de Guerra nas Estrelas criado por George Lucas, achei muito interessante o texto do colunista Jeff Jensen da Entertainment Weekly onde ele faz relações no mínimo curiosas entre eventos do filme 'O Império Contra-Ataca' e a 4ª temporada de Lost até aqui. Vale a pena conferir pois não há spoilers no texto se você está acompanhando a exibição americana.


Ao logo dos últimos 3 anos, muitas conexões foram feitas entre Lost e Guerra nas Estrelas. Pensando sobre isso outro dia dá para inquirir que: Se Lost realmente se correlacionar à trilogia original de Guerra nas Estrelas, então a quarta temporada - a parte do meio da saga de Lost - poderia obviamente corresponder ao Império Contra-Ataca. E é isso o que ocorre. Vamos refletir:

Hoth, o lar escondido dos rebeldes que lutavam contra as pessoas do grande Império do mal = à Vila Dharma, o local escondido onde alguns losties se refugiam para enfrentar os vilões do cargueiro.

Boba Fett, o perigoso caçador de recompensas contratado para capturar Han Solo para Jabb the Hutt = ao Miles Straum, um perigoso caçador contratado para capturar Ben para seu misterioso mestre.

A Cidade das Nuvens, uma distante localização que parece oferecer esperança para nossos heróis mas que na verdade guarda alguns perigos = ao cargueiro, um navio distante que parece oferecer esperança para os losties mas na verdade guarda alguns perigos. Ele até mesmo tem seu próprio...

Lando, um antigo amigo dos nossos heróis mas que na verdade está trabalhando (contra sua vontade) para seu odiado inimigo = ao 'espião do Ben' um aparente amigo dos losties (provavelmente responsável por ter aberto a porta para Desmond e Sayid no episódio The Constant) mas que na verdade trabalha para o grande vilão Ben. (Se o espião for o Michael como acredito que seja, então temos de fato a conexão do 'antigo amigo' que torna a ligação com Lando completa.)

Obi-Wan Kenobi, o cara morto que desativou o mecanismo de ataque da Estrela da Morte no primeiro filme e que no Império Contra-Ataca aparece para Luke como um fantasma e o incita a ir até Dagaobah = ao Charlie, que morreu depois de desativar o bloqueio de comunicações da estação Looking Glass no final da temporada passada e que na quarta temporada aparece para Hurley como um fantasma incitando-o a voltar à Ilha.

R2D2, o heróico e simpático robô que conserta computadores quebrados, naves e outros instrumentos eletrônicos num piscar de olhos = ao Sayid, um sujeito boa pinta e heróico que apenas nessa temporada já trabalhou ajeitando o helicóptero de Frank e consertou um telefone no cargueiro.

E finalmente, uma ligação ainda não confirmada mas que serve para dar um encerramento a esse texto:

A Space Slug, uma gigantesca minhoca que vive dentro de um buraco em um asteróide e quase engole nossos desafortunados heróis = ao 'Buraco de Minhoca', uma grande anomalia que contém a rocha que é a Ilha; e que engoliu nossos desafortunados losties, dos quais seis sabemos que sairam.

Que a força esteja com você! = Namastê!

Traduzido por Davi Garcia

9 comentários:

gineto disse...

Sinceramente... nada a ver. Os roteiristas americanos seguem receitas de bolo que sabem que darão certo, pois já foram testadas durante décadas. Quer um exemplo simples? Aquela ridícula situação do episódio 4/6 de resolver o problema do gás faltando um segundo para tudo ir pelos ares (que coisa mais batida!!!). A ordem da trama, contrapontos, climax, anti-climax, etc., são todas fórmulas muito repetidas e facilmente reconhecíveis por alguém mais atento. Então... a semelhança entre Star Wars e Lost é apenas coincidência mesmo.

anderson_rocha disse...

Obi-Wan Kenobi = Charlie???... hummm que George Lucas tenha piedade de todos vocês, infiéis...

May the force be with you...

Pedro Eurico Rodrigues disse...

Não concordo com o Gineto, pois como foi colocado, as mitologias se assemelham e muito, mas acho que o pai do Jack poderia aparecer pra Claire de dizer a Célebre frase a lá Darth Veder " Claire eu sou seu pai"!
Bom gostei muito dessa comparação!
O Blog tá cada vez melhor!

gineto disse...

Pedro Eurico

Você não concorda comigo, então quer dizer que você acha que NÃO é coincidência? Você acha que Lost tem realmente alguma coisa a ver com Star Wars?
Tá... tudo bem, tem algumas semelhanças, mas é claro que só pode ser coincidência...
Ou alguém acha que no final de Lost vão aparecer o Hans Solo e o Chewbacca com a sua nave pra salvar todos?
Ou alguém acha que Lost é um plágio de Star Wars?
Francamente... só pode ser coincidência, porque, como disse e repito, as fórmulas básicas são sempre as mesmas.

PH disse...

Mesmo que não tenha realmente uma ligação foi uma comparação interessante.

Abraço.

Nina disse...

Amei a comparação!! Afinal, tb sou fâ de carteirinha de Star Wars e sempre soubemos que Lost oferece essas referências!
Com relação ao buraco da minhoca - senão me falha a memória, é no último episódio: O Retordo do Jedi, então... pode ser confirmado nas próximas temporadas!!

Anônimo disse...

IVANILDO

coincidência ou não,
o importante é q LOST é a melhor serie de todos os tempos e tenho certeza q os roteiristas não irão nos decepcionar no final

Anônimo disse...

IVANILDO
acredito q tudo em LOST está interligado. todos no final terão relação um com os outros.
não pode ser coincidencia a libby está na mesma clinica do hurley,
a claire ser irmão do jack,
o possivel sogro do desmond esta procurando a ilha,
o jack ja ter conhecido o desmond q conheceu o charlie etc.
esse relação misteriosa deve ter algum sentido no final
é ter paciencia pra ver

Foo Fighter disse...

Tem mais uma para acrescentar a lista:

I have a bad feeling about this = Live Together Die Alone.

hehehehe