14/03/2008

Ep. 4x07 - Easter eggs, curiosidades, repercussão...

Post com spoilers para quem ainda não assistiu o ep. 4x07 Ji Yeon. Se você já assistiu não deixe de colocar seu comentário neste post ;)


Mas e aí, o Jin morreu mesmo ou apenas ficou para trás? E as palavras do capitão Gault será que merecem crédito total e irrestrito (lembre do bilhete que dizia "Não confie no capitão")? E o Michael reaparecendo como espião do Ben hein?! Como será que ele foi parar naquele barco? Bom, tenho uma idéia para isso e antecipo que irei dividí-la com você em outro post que vém por aí, mas por enquanto fiquemos com os...

Easter Eggs e curiosidades



1. Reparou que uma das primeiras cenas de Sun no flash forward mostrava uma reprise da fictícia série Exposé estrelada pela já falecida Nikki dublada em coreano?




2. A Lápide das dúvidas. Há quem acredite que Jin realmente morreu mas é inegável que a indicação da data de sua suposta morte no dia 22 de setembro de 2004 levanta hipóteses que permitem um cenário em que ele continua vivo, ou alguém nega que essa não possa ser mais uma mentira, hã? Em tempo, parece que as outras duas datas vistas na lápide representam os nascimentos de Sun (20/03/1980) e de Jin (27/11/1974).



3. De novo a brincadeira dos números. O 23 na placa do taxi que seria usado por Jin.



4. Um olhar mais detalhado do cargueiro Kahana...



5. ... e a caixa preta daquele falso avião cujos destroços foram localizados no fundo do Oceano Índico. Será mesmo que Ben tem ou seria a resposta para a identidade do autor daquele 'teatro' conforme afirmou o capitão Gault? Aliás sobre o nome do capitão um detalhe curioso:

Pesquisando na Wikipedia, descobri que o escritor William Hope Hodgson criou um herói dos mares batizado exatamente como capitão Gault, um homem descrito como um sujeito que trabalha por contrato, é bem relacionado na alta sociedade e revela ter conhecimento privilegiado sobre certas coisas... Tudo a ver com o Gault de Lost, não?



6. Visivelmente afetada pela tal 'febre' mencionada por Gault, Regina pula para a morte marcando a curta participação da atriz Zoe Bell que no entanto deve reaparecer no próximo episódio.



7. Aliás sobre Regina, reparou no livro que ela segurava? É Survivors of the Chancellor (Sobreviventes do Chancellor) do consagrado Júlio Verne (Volta ao mundo em 80 dias), livro de 1875 sobre um grupo de pessoas perdidas e presas dentro de um navio que começam a se matar por causa da loucura e pelo desespero da situação. E veja só que interessante, antes e depois desse livro, Verne escreveu outras duas obras que tem tudo a ver com Lost. A Ilha Misteriosa cujo nome fala por si só e Michael Strogoff sobre um espião chamado Michael em uma missão de resgate.


8. A dica de que as cenas de Jin ocorriam no passado foram dadas quando o vendedor da loja disse a Jin que eles estavam no ano do dragão - "chen" 龍 - que no calendário chinês ocorreu de 5 de fevereiro de 2000 a 23 de janeiro de 2001. E se o Dragão é o símbolo da China para os ocidentais, o urso panda, é um outro símbolo chinês que aliás será o mascote dos jogos olímpicos de Pequim.



9. E finalmente, um close na linda Ji Yeon, nome que significa 'flor da sabedoria'. Bacana, né?


Repercutindo o episódio

"Um episódio tocante para quem gosta do casal coreano. Lembro que, há muito tempo, quando surgiu o arco da gravidez da Sun, muito se especulou sobre como isso seria explorado já que o tempo passava mais ou menos no ritmo de 2 dias por episódio. Bem, o advento dos flashforwards veio resolver esse problema da maneira mais feliz possível, mesmo que um tanto melancólica. Sun tem o bebê, a pequena Ji Yeon, mas Jin não está vivo para presenciar.

O lance de costurar um Flashback com um Flashforward não me agradou muito não. Eu geralmente gosto das subversões sutis do formato que eles inventam, mas por alguma razão estranha essa não me fisgou. Fiquei me sentindo gratuitamente enganado, como se toda aquela aparição do Jin servisse apenas para que ninguém sacasse nos 10 primeiros minutos que ele estava morto no futuro - o que, de fato, foi o caso."

Rafael Savastano (Comunidade Lost Brasil no Orkut)

"A primeira ótima sacada deste capítulo foi o jogo que os roteiristas fizeram com os flashbacks e flashfowards de Sun e Jin que, sem percebermos, foram montados de forma orgânica para encenar uma história que nunca existiu: Jin em busca de um presente para sua filha recém-nascida... Os fatos mais marcantes do episódio, contudo, definitivamente ocorreram no cargueiro de Charles Widmore. A primeira coisa que nos chamou a atenção foi o bilhete deixado pelo espião a Sayid e Desmond dizendo para não confiarem no capitão. Ora, mas foi impossível (até pra nós) seguir essa orientação quando vimos o quão direto Gault pode ser ao responder as perguntas da dupla. Ele confirmou que o navio é de Widmore, que o vôo 815 no fundo do mar é uma farsa e ainda implicou que Benjamin Linus é o homem responsável por tudo."

Bruno Carvalho (Ligado em Série)

"Eles nunca chegaram a Albuquerque no flash-forward (pelo menos por enquanto), mas Jin e Sun chegaram a um lugar ainda mais significativo nesse criativo e tocante episódio. Colocando a série de volta aos trilhos depois do episódio centrado em Juliet, Ji Yeon me fez segurar lágrimas repetidamente. Eu sempre me emociono com histórias sobre os perigos que existem na estrada que trás vida nova para o mundo; é uma coisa pessoal e Lost mostrou essa situação muito bem. E melhor que isso, amei como a história inesperadamente deu uma resolução à traição de Sun e ainda trouxe uma redenção a Jin que tornou-se o marido digno de devoção que Sun amava... Esse foi o melhor episódio dos dois desde a 1ª temporada."

Jeff Jensen (Entertainment Weekly)

"Apesar da lápide, se o Jin não estiver vivo e preso na Ilha jogando gamão com Locke (mesmo que Sun nào saiba disso), prometo comer meu sapato... [Esse episódio evidenciou que] alguns dos Oceanic 6 parecem ter uma tênue conexão com a realidade. Já vimos Jack no hospital falando do pai falecido como se ele estivesse vivo. Kate falando a palavra "filho" como algo verdadeiro mesmo sabendo que Aaron é filho da Claire e agora vimos Sun chamando por seu marido quando ele já não estava mais por perto e talvez morto, ou pelo menos preso na Ilha. Seria isso tudo apenas um truque narrativo para provocar confusão ou todos os Oceanic 6 ficaram afetados? Um pouco dos dois talvez, mas principalmente penso que a mentira seja demais e os tenha deixado alucinados."

Jennifer Godwin (E! Online)

"Na ilha, na verdade desenterrada por Juliet (sobre a traição), vimos Jins e Suns se entreolhando, até que o coreano foi reencontrar a esposa, num ato que claramente antecipou sua intenção de aceitar assumir a criança, seja de quem fosse. E, imediatamente, a associo ao choro emocionado de Sun diante de Juliet na escotilha médica, dizendo que, na verdade, a doutora havia lhe dado boas notícias sobre a paternidade do bebê, mesmo diante da morte iminente.

Impossível não considerar esses dois gestos de desprendimento absoluto e amor extremado como provas de que, assim como acontece conosco no "mundo exterior", na saga dos sobreviventes, às vezes os sentimentos mais bonitos precisam de atalhos complicados e improváveis para verem a luz."

Carlos Alexandre Monteiro (Lost in Lost)

Por Davi Garcia

33 comentários:

crummage disse...

ótimo episódio! e o mais triste de todas as temporadas, a meu ver. mas comentei mesmo para falar que a cada episódio a teoria deste site se comprova mais verdadeira http://www.timelooptheory.com/the_timeline.htm
não sei se já é de conhecimento de todos, mas tudo nele se encaixa tão perfeitamente.

abraço!

Anônimo disse...

galeeeeeeeeeraa
essa 'febre', 'doença' q acomete as pessoas por causa da ilha é a mesma q os companheiros d viagem da francesa Danielle tiveram??

Fabio disse...

Na minha opnião.
Jin esta morto!

se morreu depois de sair da ilha (isso o incluiria nos oceanic 6) ou se morreu na ilha eu nao sei... mas Hurley e Sun não fariam um teatrinho num tumulo ficticio sabendo q ele esta na ilha! isso seria surreal!!! e os produtores de lost nao cometeriam esta gafê!!

A data do tumulo nos faz crêr q ele morreu na ilha, pois a data do acidente é a mesma no tumulo e isso faz parte da grande mentira q eles escondem!

pra mim jin morre bem perto do dia q eles deixaram a ilha!


agora, quanto ao michael!

Michael fez tudo q fez, matou amigos, mentiu, enganou só pra tirar walt dos outros e da ilha! por isso a frase, "o q um pai não faz por um filho?"

mas me diga, depois q saiu da ilha, teoricamente pq michael deveria ainda favores ou até mesmo trabalhos para Ben???

pensando simplesmente, michael após sair da ilha simplesmente sumiria, até mesmo avisaria a todos sobre os sobreviventes e q se exploda o Ben, como ele faria mal ao michael e ao walt depois de sair da ilha?

então essa é toda a questão! Ben de alguma forma manteve o poder sobre Michael tb fora da ilha, pois esse trabalho de espião q faz com certeza é por chantagem q o Ben esta fazendo com ele, mesmo depois de sair da ilha, ou alguem acha q foi somente porque eles tem um acordo e o michael sai da ilha e vai manter esse acordo idiota simplesmente por palavra?! ahh mas não foi isso mesmo!

da mesma forma q foi sugerido q Ben quem forjou o avião no fundo do mar, é pq sua força fora da ilha é forte e é com ela q ainda manipula michael!

como isso?? não faço a menor ideia...to totalmente LOST!!!!

Davi Cruz disse...

Em relação ao comentário da Jennifer Godwin (E!Online), gostaria de dizer que acabo de me tocar que os produtores de LOST querem, mais do que qualquer coisa, nos enganar e provocar a dúvida. Essa brincadeira até que é legal, mas em alguns momentos acho que eles exageram:

(1)Quando Jack e Sun chamam por personagens supostamente mortos, apenas para nos enlouquecer...

(2) Por exemplo, quando filmam aqueles braceletes, o da Naomi e da alemã, e em seguida dizem que não são importantes para a trama...

(3) Quando desperdiçam parte do episódio com essa jogada de FB x FF apenas para nos enganar...

Mesmo assim, eu AMO Lost!

Anônimo disse...

Postando aqui também minha impressão sobre o que Gault disse:
"Todos tem comentado o jogo entre flashback e flashforward, mas pra mim o mais importante do episódio foi a declaração do capitão que os destroços foram forjados por Ben, o Abadon que aparece no flashforward do Hugo (verificando se a teoria do oceanic ter caído no mar foi sustentada por este) participava com grande destaque da seleção da equipe do cargueiro.O que dá margem pra duas interpretações ou os destroços foram forjados pelo Wildmore ou futuramente a versão divulgada oficialmente se tornou interessante pra ele, o que provaria seu dominio sobre a ilha após a saída dos Oceanic6 e em ambos os casos justifica a posterior aliança de Sayid e Ben."

Felipe Campbell disse...

Na boa, eu ainda nao me convenci que o Jim era flashback. Só percebi isso quando li. Porque terminei o episodio achando que ele tinha saido da ilha, assumido uma outra identidade e forjado sua morte e passado a viver como gangster. Teria largado a Sun antes de ela parir e casado com outa mulher (dois meses antes). E teria feito isso proque cansou das mentiras dela. Sei la, nem tinha reparado que era flashback mesmo.

E se foi flashback, na boa, foi um trque que funcionou muito bnem no episodio da Kate (o de levar a crer em uma coisa e depois mudar o sentido disso), ficou repetitivo agora.

abs

Rodrigo Parente disse...

talvez eu seja o unico a concordar com o Rafael do Lost Brasil.
Não gostei tambem de mesclar Flashback com Flashforward.
Mas foi um episodio bem legal com os 2 atores em foco atuando de forma sensacional.
Tambem gostei das teoria de Davi Garcia a respeito da morte de Jin e como Sayid se tonou um funcionario de Ben.
Essa serie ta cada vez melhor ^^

Thaysa disse...

me bateu uma duvida ao ver a lápide de Jin!!
se ele foi dado como morto no dia da queda, então ele não é um dos oceanic 6, certo?

Ysa - Recife

Fabricio Vasselai disse...

A data na lápide só comprova uma coisa de fato, para além da especulação: Jin não saiu da ilha. Se morreu lá ou não, não dá para saber. Mas que NÃO é um dos Oceanic 6, é fato.

A data da lápide é coerente com a mentira inventada pelos 6 que saíram para tratar os da ilha como se também tivessem morrido no dia do desastre. Ou seja, se Jin tivesse morrido depois de ser resgatado junto de Hurley, Sun, Jack, Kate e Said, não haveria necessidade de mentir a data da lápide publicamente, certo?

Anônimo disse...

Com tanto comentário bom na comunidade Lost Brasil, porque toda vez vocês têm que colocar o desse Rafael Savastano?

Anônimo disse...

Eu acredito que Jin tenha mesmo morrido...se ele estivesse preso na ilha ele não poderia ser considerado um Oceanic Six, certo?? e já sabemos que ele é.
Bom, o episódio foi sensacional (mas na minha opinião "The Constant" continua sendo o melhor até agora), segurei as lágrimas em vários momentos.
E que venha Meet Kevin Johnson... acho que esse promete!=)

James disse...

eu to com Fabricio Vasselai, eu acho q Jin naum eh um dos "oceanic six"

pois ele naum saiu da ilha, ja q seu tumulo tambem eh uma farsa!!!

Davi Garcia, o q vc acha?

os produtores da confirmaram q o Jin eh um dos "oceanic six"?

Dude! We are Lost! disse...

Anônimo das 22:40, eu sempre coloco um trecho do comentário "desse" Rafael porque 1) Ele é mediador da Comunidade Lost Brasil e 2) Porque é um amigo e escreve bem independente de ter gostado ou não do episódio ;)

Abraço!

Davi Garcia

Dude! We are Lost! disse...

James, os produtores ainda não se pronunciaram sobre isso, mas o DarkUfo postou que a lista dos Oceanic 6 exclui o Jin dela colocando o Aaron como membro oficial desse grupo. No dudecast # 11 que já já estará no ar comentamos mais sobre o Oceanic 6 ;)

Abraço!

Davi Garcia

Anônimo disse...

Olá Pessoal,
Gostei do episódio, mas claro que não chega ao nível do "The Constant". Seguindo a linha de pensamento que tudo está relacionado com tudo, quis dar uma de pesquisador e descobri uma relação interessante. Depois da conversa do Bernard com Jin sobre Karma vem a cena do navio cargueiro e dessa vez me atentei ao nome dele "Kahana", pensei a principio que poderia ter alguma relação com o Karma, dando uma rápida googlada, lostpedia respondeu a minha pergunta...
"Additionally, "Kahana" is the aramaic form of the word Cohen in Hebrew, which means Priest but also Leader. All Jewish priests came from the family of Levi, who was the son of Jacob."
Não é uma grande descoberta mas tem Jacob no meio, LOST !

Anônimo disse...

rsrs

Não é um easter egg, mas alguém reconhece esse personagem em destaque aki:

http://img144.imageshack.us/my.php?image=porquetodomundoamatotordf3.jpg

Paulo disse...

Oi galera, esse episodio foi morno pra mim,confesso q fiquei meio LOST quando acabou o episodio, fiquei pensando q o Jin teria se casado com outra rsrsrsrs.
Michael é o espião do cargueiro,(como diria o chapolim colorado) Suspeitei desde o principio, sera Ben o vilão ou o Senhor Widmore, ja estou com saudades da Penny, e a Regina se matando que bizarro pq o Sayd não pulou atras dele, eu pensei q ele ia.
Qual será a missão de Lapidus, ele devet ter voltado a ilha, afinal pra onde diabos ele iria hein

E a pergunta q naum quer calar
ONDE ESTA WALT????, seria ele batendo nos canos do navio para chamar a atenção????
WAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALT

Bom Abração galera

Anônimo disse...

Eu fiquei pensando no ultimo episodio da terceira temporada, em que Jack vai ate o velorio de alguem, se de repente seria o Jin naquele caixão!

UEH disse...

Acho que os 6 da Oceanic são:
Jack
Kate
Hurley
Sayid
Sun
Walt

e o Jin ficou na ilha...

Walt vai ajudar Jack a voltar à ilha...

Alguns outros tambem foram resgatados, tal como Desmond.

Ben forjou a queda do avião, os corpos que la estavam eram algum dos mortos da purgação. O avião ele tirou daquele lugar que ele disse para Locke que se desejasse um submarino ele teria um submarino, então, se ele desejasse um avião, ele teria um avião. Talvez as pessoas mortas ele tambem conseguiu neste lugar.

Podem crer, é isso... hehehe

Anônimo disse...

os comentários do Rafael Savastano estão cada vez mais dispensáveis. vc podia pular ele na proxima vez só pra ver como fica a coluna.

Anônimo disse...

Alguem reparou no baton que a Sun usava no começo do episodio? Qndo ela o "coloca" de volta na penteadeira, da pra ver a marca "Foundation", mas não da pra se ler o que esta escrito em cima de "FOUNDATION". Sera que teria um HANSO impresso em cima? Sera viagem pura?

Enfim, muito estranho um baton da marca "foundation". haha..

Fica ai outro possivel Easter Egg!

Abraços,

Jonathan Bonfim

Anônimo disse...

Será que só eu gostei desse episódio?. Cara, foi muito bem montado e pensado. Vocês reclamam demais, adorei a idéia de flashback e flashfoward, boa pra enganar trouxa. Suspeitei desde o principio(só não tinha certeza absoluta), igualzinho ao que me aconteceu no episodio do Jack no final da 3º. E só podia ser mesmo michael o espião(alguém não achava?).

Anônimo disse...

Alguem notou que o nome do Cargueiro: Kahana, está aparentemente escrito sobre outro nome???

Alguem tem esta imagem em altíssima resolução????

S.V.

Rafael disse...

Não sei se é viagem minha ou se perdi alguma coisa. O casal não é coreano?? o flashback do Jin é passado na Coréia ou na China?? Se for na China, isso também seria uma dica que tratava-se de um flashback e não flashforward, uma vez que a Sun teve o filho na Coréia. A placa do carro com o "23" é uma placa coreana ou chinesa?? Se o fb do Jin se passa na Coréia, pq tantas menções ao ano do dragão?? A cultura chinesa não é tão próxima à coreana, correto?? Acho tb que a Coréia não segue o calendário chînês. Bom, é isso. Se alguém puder trazer outras "soluções" pra esse mistério China-Coréia seria legal. Abraço e parabéns pelo site Davi!!

Samuca disse...

Walt não é um dos 6 pq, ele não "voltou".
Ele deve estar sendo matido como refém do Ben. Por isso o Michael tá trabalhando pra ele...
Mais ou menos que nem o Sayid.
E como disse o cara lá em cima, o Hurley e a Sun não iam fazer ceninha num túmulo fictício.
O Jin foooooooooooi.......
Uma pena, mas é o segundo personagem meio apagadão que a gente só vai ver que gostava depois de morto. O primeiro foi o Charlie.

Isabela disse...

O celular, de um modelo bem antigo, também foi uma dica de que aquilo era um flashback. Eu estranhei isso quando vi, mas não dei muita atenção, nem pensei que era um flashback. Aí depois de descborir que era, me lembrei do detalhe.

Rubens disse...

Mero detalhe: pela foto que eu vi do barco, trata-se de um barco offshore (por exemplo, para atender plataformas maritimas de petroleo), e nao de um barco cargueiro.

UEH disse...

A prova mais "concreta" do flash do Jin ser um back, fora o vendedor dizer que era o ano do dragão, é o tijolar que ele estava usando...
ta certo que hoje em dia ainda tem gente que usa tijolar, eu mesmo usei até esses dias... porém em uma série televisiva desta magnitude é obvio que eles mostrariam o celular mais moderno, mais caro disponível no mercado, como fator merchandising...
Como isso não ocorreu, acredito que o celular foi mostrado propositalmente para mostrar que era um flasback!

Marcelo Leitner

UEH disse...

Samuca,
Michael trabalha pro Ben = Ben liberta Walt = Walt sai da ilha = Michael fica na ilha = Walt ajuda
Jack a voltar à ilha = Walt e Jack resgatam Michael e o restante = Ben chora de raiva = isso mais outros detalhes = FIM DE LOST daqui dois anos! = Alguns telespectadores felizes e outros reclamando = Melhor série de todos os tempos...

Leandro disse...

Pessoal só o que achei estranho é que disseram que veríamos os 6 da oceanic ao fim do episódio 7, porém só vimos 5. O Jin não pode ser contado, ou seja, ainda falta 1, já que temos Kate, Hurley, Sun, Jack e Saiyd. Será que devemos contar o Ben como um também???

UEH disse...

Eu ainda não concordo que Jin seja um dos seis porque não foi falado isso em nenhum episodio... Falado no sentido literario mesmo, pois percebam que todos os outros 5 dos 6 foram afirmados nos episodios com sendo um dos 6... "Eu sou um dos 6 da oceanic" - Sayid ; "Ela é um dos 6 da oceanic" - Disseram sobre Sun.. etc...
Por isso ainda acho que Jin não morreu e não é um dos 6 da oceanic...
E vejam bem, Jin pode não ser um dos 6 da oceanic tanto quanto Aaron (acho que é assim q se escreve). afinal Aaron tambem foi mostrado fora da ilha e não foi afirmado que ele é um dos 6.
Que q tu achas Davi?

Marcelo Leitner

Rafael disse...

A LÁPIDE É ANTIGA!! FOI COLOCADA PELA MORTE DO JIN E DA SUN POR OCASIÃO DO SUPOSTO ACIDENTE DO OCEANIC 815 EM QUE NÃO HOUVE SOBREVIVENTES!!!!! TANTO Q TEM A DATA DE NASCIMENTO DOS 2, SENDO A DATA DA MORTE A MESMA PARA AMBOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! OU SEJA, JIN ESTÁ NA ILHA, VIVO OU MORTO!!!!!!!!!

E o sexto Oceanic 6 é o Aaron mesmo. Como já dito pelo Davi anteriormente, esta informação é oficial.

peteli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.