16/03/2008

Como 'ele' foi parar no cargueiro?

Post com spoiler para quem ainda não viu o episódio 4x07 "Ji Yeon".


O episódio 7 dessa 4ª temporada finalmente revelou que o espião de Ben no cargueiro é Michael. A revelação em si já tinha seu impacto ameaçado desde o primeiro episódio da temporada quando vimos o nome do ator Harold Perrineau aparecendo nos créditos - o que claro, apontava que em algum momento voltaríamos a vê-lo na série - e principalmente depois que Ben revelou que tinha um informante no barco. Ok, revelação feita, o que fica no ar é uma pergunta simples mas repleta de mistério: Como Michael foi parar no cargueiro afinal? A resposta para isso poderia ser igualmente simples. Michael saiu da Ilha, foi recrutado por alguém a mando de Ben, infiltrou-se na equipe e pronto. Contudo há dois detalhes nessa situação que merecem atenção: (1) Michael saiu da Ilha no final de novembro de 2004, dia 27 para ser mais exato segundo a Lostpedia e (2) Michael, agora sob o pseudônimo de Kevin Johnson aparece no barco que está estacionado próximo à costa da Ilha desde meados de dezembro de 2004 ( Naomi chegou à Ilha no dia 16 de dezembro de 2004 também segundo a Lostpedia).

Sendo assim, parece improvável que em apenas 19 dias (ou ainda menos se considerarmos a hipótese de que o barco já podia estar próximo à Ilha antes do dia 16 de dezembro), Michael pudesse ter chegado ao continente, ser recrutado (por um motivo ainda desconhecido) e conseguido se infiltrar na equipe montada por Matthew Abbaddon a serviço de Charles Widmore. E mais, no episódio The Constant vimos um calendário no cargueiro que pode nos dar uma idéia de quando a expedição começou, o que eventualmente indicaria que seria impossível cronologicamente que Michael tivesse se infiltrado no barco a não ser que...

Bom, você lembra que para sair da Ilha, Frank Lapidus recebeu a orientação de Daniel Faraday para que seguisse a coordenada 305 para chegar ao barco, certo? E deve lembrar também que no final da 2ª temporada Ben dissera a Michael que se ele seguisse a coordenada 325 encontraria resgate, o que em uma primeira análise responderia como ele foi parar no cargueiro. Contudo, considero que isso seria óbvio demais ao mesmo tempo que levantaria uma suspeita clara do astuto capitão Gault, que ao que parece sabe os nomes de todos (ou pelo menos da maioria) dos 'habitantes' da Ilha, o que me faz levantar a seguinte hipótese: A coordenada 325 levou Michael ao passado, em um período planejado por Ben para que ele (Michael) não só ficasse impedido de revelar ao mundo o que aconteceu com o vôo 815 ( já que ninguém acreditaria nele por motivos óbvios) como também para tornar possível seu recrutamento para a tarefa de infiltrar-se no time que trabalhava para Widmore. Loucura? Talvez, mas devemos considerar que a anomalia que cerca a ilha pode influenciar o onde e/ou o quando se chega ao sair dali. Lembra que o helicóptero de Lapidus chegou no cargueiro na manhã do dia seguinte ao que saíram da ilha embora o vôo tenha durado cerca de 20 minutos? Bom, para dizer se a idéia é tola ou absolutamente possível só mesmo depois de assistirmos o ep. 4x08 Meet Kevin Johnson, mas até lá convido você a dizer o que pensa sobre isso levando em conta que se essa hipótese se confirmar teríamos até mesmo a explicação do porque e como Walt cresceu tanto ao 'reaparecer' na Ilha para Locke.

Por Davi Garcia

30 comentários:

Anônimo disse...

É uma ótima hipótese. As questões são: 1) Os produtores podem ter simplesmente errado feio na cronologia da série; 2) Se não erraram, e se vc está certo, então eles precisarão se virar pra mostrar cenas de Michael voltando no tempo ao lado de um Walt crescido.

Renato Amorim disse...

Davi

sou editor do blog http://www.thelostzilla.zip.net

e amanhã de tarde posterei sobre isso...

Mas veja, n se esqueça de quea posição 205 e 325 possam da na mesma origem. por exemplo:

c
______________________
a b

vamos supor qe nesta linha ab, a cordenada para chegar a "c" a partir de "a" seja 120º, e a de "b" para chegar em "c" seja 50º.

Ou seja, para chegar no mesmo ponto, existem milhares de cordenadas, depende do lugar aonde a pessoas esteja. Como o dicke de Ben, aonde ele falo o 325º, e a praia de Jack, ainda Farday disse 305º não estão no mesmo lugar, estas cordenadas podem da no mesmo "portal" para sair da ilha.
Entede?

vlw davi! E feliz aniversario atrasdo! (obs.: no blog postei os meus parabens no dia!)

Gabriel Anderson disse...

eh.. concordo com o Renato aí

mas tbm acho q Ben simplesmente fez um acordo com o Michael e ele foi "em tempo real" para o cargueiro pedindo ajuda, ou um lugar para ficar e comer... sei lah
e os caras aceitaram ele no barco. Eh por isso q ele eh simplesmente um faxineiro
agora se Michael está lá, onde está Walt??

akilescruz disse...

"teríamos até mesmo a explicação do porque e como Walt cresceu tanto"


Não vejo misterio nisso. Walt cresceu porque o ator que o interpreta cresceu ao longo dos 4 anos da serie

Thiago disse...

a pergunta do Gabriel acima é a resposta desse post, com certeza Michael estava em algum lugar dominado por Ben antes de ir para o cargueiro. Onde está Walt e por que motivo Michael não está gritando WAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALT! é só quinta-feira que saberemos.

Eduardo disse...

Pessoal,

vcs estao esquecendo daqueles portugueses que localizaram "algo" na explosao provocada pela escotilha na segunda temporada...
será que eles encontraram Michael e Walt e entregaram a Wildmore para que Michael desse a direção da ilha...
isso explicaria a participação dos portugueses..
podendo, ainda, Walt está em poder de Wildmore ou de Penny, como forma de pressionar Michael para encontrar a ilha.

Será Michael um espião de Wildmore ?
assim, Ben teria "outro" espião no navio !!!!

fica a dúvida !

Dude! We are Lost! disse...

akilescruz, é claro que o ator que faz Walt cresceu porque se passaram 4 anos desde a 1ª temporada, mas o mistério está em torno do crescimento do personagem uma vez que na história da série temos quase 100 dias.

Eduardo, não dá para descartar a hipótese que você levantou, mas ao que parece aqueles portugueses/brasileiros estavam trabalhando para Penny e ao que tudo indica ela não está trabalhando com o pai. Seria de fato interessante se o Michael fosse um espião duplo mas se isso ocorrer creio que a situação que explicará isso não envolva a equipe de Penny.

Abraços!

Davi Garcia

Daniel disse...

Davi,

quando eu assisti ao episódio eu tive a idéia dele ter sido interceptado ainda pelos Outros exatamente na coordenada que Ben o informara. No final da segunda temporada, Michael deixou a Pala Ferry ainda se perguntando quem eram os Outros e o que eles queriam, ainda sem nenhum informação, certo? Nessa coordenada, ele deve ter encontrado mandantes de Ben e, talvez, capturado, novamente, o moleque e o fazendo ficar infiltrado no cargueiro com um novo nome. Isso seria fácil, Ben tem um monte de passaporte, ele só não podia ir para o cargueiro como Michael (eles tnham os nomes dos sobreviventes).

Uma amiga na comunidade "Teorias Lost" sugeriu brilhantemente que eles no caso ficariam com Walt por que ele tem o "poder" de aparecer onde não deveria, da mesma forma que apareceu para Locke e para Shannon e Sayid, lembra? Talvez ele seja o "meio de comunicação" entre Michael e o pessoal da ilha, tornando possível Ben saber de tudo o que ele sabe e que foi mostrado em "Confirmed Dead". Que acha?

Não acho que tenha envolvido "envio ao passado" nesse lance. Acredito que para Michael ter aceitado, além do sequestro do filho, ele ainda esteja ciente de tudo o que Locke, hoje, está! Daniel

Leco Leite disse...

O único problema da "viagem no tempo" de Michael seria um provável paradoxo, não!? Coisa que os produtores disseram que não teríamos em LOST. Se Michael voltasse no tempo para antes de 22 de Setembro, não estaria no avião, mudando o futuro... e voltar para depois do dia 22, ele estaria na Ilha.

Acho que, mais uma vez, veremos um pai fazendo o possível para salvar seu filho!

Abraços.

Ytsejam disse...

Se essa teoria tiver algum sentido e o Michael voltou ao passado, isso quer dizer que durante um certo período iriam existir 2 Michaels ao mesmo tempo: o do "presente" e o do "futuro". Ou o do "passado" e o do "presente", como queira.

akilescruz disse...

Eu sei que na ilha passou apenas 100 dias, portanto o Walt ainda teria que ter 12 (eu acho) anos. So que quanto a isso os produtores não podem fazer nada. É algo que teremos que relevar. Na minha opinião não vejo nada de mais neste tema.

Ouvi o Dudecast desta semana, achei ótimo. Teve um e-mail sobre o 6 da Oceanic e os 322 corps encontrados, que eu achei bem interessante.

Dude! We are Lost! disse...

Daniel, essa sem dúvida é uma possibilidade também mas ainda não explicaria como o Walt cresceu, concorda?

Leco e Ytsejam, o paradoxo de fato ocorreria se essa idéia se confirmar mas vale lembrar que um pequeno paradoxo já foi criado quando o Desmond de 1996 adquiriu consciencia do papel que desempenharia no presente da Ilha (algo que inclusive deve ser explorado mais a frente na série já que fica a dúvida se daquele ponto em diante ele moldou suas ações em cima do que sabia), mas no caso do Michael talvez isso não influencie na presença dele ou não no vôo independente de o vermos voltando antes ou depois do dia 22 de setembro de 2004.

A questão central da idéia que propus está relacionada ao período curto que Michael teve para se infiltrar no cargueiro. Sim, eu sei que os Outros poderiam ter interceptado Michael e recapturado o Walt obrigando seu pai a mais uma vez trabalhar para eles usando uma identidade falsa, mas isso na minha opinião levantaria uma suspeita grande no capitão do barco. Bem, achismos à parte, nessa quinta-feira descobriremos se viajei legal ou se a idéia terá algum sentido ;)

Abraços galera!

Davi Garcia

Dude! We are Lost! disse...

AkilesCruz, a questão é que os produtores disseram diversas vezes que o crescimento do ator seria explicado na trama e que isso não seria ignorado, daí minha insistência nesse ponto ;)

Abraço!

Davi Garcia

Luciana disse...

Alguém, poderia me informar, se possível, em que momento (episódio), falam do crescimento de walt? não consigo localizar...
grata

Anônimo disse...

Eu concordo plenamente com a teoria, que combina com uma apresentada anteriormente aqui no Dude (não lembro da autoria dela) e na epóca era dado como certo Michael ser o espião e pra mim seria a unica hipótese aceitavel para ele ter sido recrutado na equipe do cargueiro.Se os produtores empurrarem a explicação de qualquer modo e ignorarem o curto periodo de tempo que Michael tinha para se introsar e entrar na equipe vai ser o primeiro erro (significativo) de Lost.

Rafael R. disse...

Luciana se entendi certo o que você perguntou, o Walt apareceu bem maior e com uma voz mais grossa no final da temporada passada.

Enio Silva disse...

Davi, devemos lembrar que os produtores exploram a viagem no tempo apenas da consciência. Sendo assim, o que aconteceria com o corpo de Michael de novembro de 2004? Com essa abordagem de viagem da consciência talvez os produtores queiram reduzir o número de paradoxos que uma viajem no tempo gera, não permitindo que dois Michael existam ao mesmo tempo.
Enio Silva, Florianóplis-SC.

EduardoWeb disse...

essa hipotese de voltar no tempo eh mto interessante, porem estariamos falando de outro tipo de viajem, diferente da viajem q Des teve.
(spoiler sobre o jogo "Via Domus)
a coordenada q michel utilizou para sair da ilha foi a mesma utilizada pelo personagem do jogo "Via Domus", q o fez voltar para o inicio,qdo o avião caiu, com algumas alteraçães é claro.
pois bem isso caberia bem na estoria, porem volto a dizer q seria uma viajem diferenda da de Des, pois nao explicaria o crescimento de Walt, a nao ser que ele responda de forma diferente a essas viajens, de uma maneira diferente de Richard q nao envelhece!
qto ao paradoxo, eu prefiro pensar q ele nao existe, oq aconteceu com Des é apenas uma explicação para o estranho interesse dele de querer participar do evento q o levou ate a ilha, ele sabia oq tinha de fazer, e nao podia fugir do destino dele, assim essa volta dele a 96 nao cria uma nova linha do tempo, e sim explica a linha q estamos vendo agora.
Lost faz a gente variar as vezes não? :P

sam disse...

ps: ninguém disse que o Michael é o informante do Ben Linus.. Duh!
inclusiave.. não é o corpo que volta no passado.. é um conflito de paralelos que remete a um inconstante estabelecimento mental em tempos diferentes. E só se o Ben soubesse do futuro pra conversar com o Michael no passado e quando ele voltasse.. mas isso tb remete a uma incoformação temporal.. um loop eterno. A questão é que o Gault pode ter achado o Michael no mar, Michael conta a história, Gault sabe que há um informante no barco, E ele é advertido a alterar o nome. Ou algo semelhante...

ronald disse...

É verdade ninguém disse que o Michael é o informante mas é isso que parece. Mas essa do Gault resgatar ele no mar e simplesmente aceitá-lo nao cola para mim. Eu não comprei muito essa idéia do Davi do Michael ter viajado ao passado mas ao mesmo tempo não ignoro o fato de que podem existir diferentes tipos de viagem provocadas pelas anomalias da ilha.

Vlw!

Wagner Souza disse...

Achei essa teoria bem interessante. Seria uma maneira de explicar como o Michael se infiltrou na tripulação do cargueiro para se tornar o informante do Ben.
Mas, supondo que o Michael voltou no tempo, essa “viagem” não poderia ser apenas mental, como a do Desmond, pois, como disse o Leco Leite, se voltasse antes de 22 de setembro, poderia não tomar o avião e, conseqüentemente não teria ido parar na ilha. E, se essa “viagem” aconteceu da mesma forma que a do Desmond, por qual motivo o Michael pegaria o avião, sabendo o que sabia? É por que não se pode mudar o futuro? Não acredito nisso. E, ainda, se a viagem foi somente mental, como alguém de fora saberia, no caso o Ben? Se houve viajem no tempo, acho plausível existir um Michael e um Kevin Johnson em lugares diferentes, ao mesmo tempo. E o fato de a viagem no tempo ser apenas mental, é também uma teoria. Ou não? Bom, foi o que eu pude entender. Se é que entendo de alguma coisa.

Luciano disse...

Michael e Walt não saíram da ilha no fim da segunda temporada. Ben seqüestrou o menino e forçou Michael a agir como seu espião para recuperar o filho. Isso não explica o crescimento do garoto, mas é a forma mais simples para os fatos.

Ytsejam disse...

Luciana: O crescimento do Walt é mencionado no episódio 2 dessa temporada. O Locke diz que o viu o Walt só que ele estava mais alto.

Acho que algumas pessoas estão confundindo essa teoria com o que acontece com Desmond e Minkowski. Enquanto o que acontece com os 2 é uma viagem da "mente" essa teoria diz que o Michel efetivamente voltaria no tempo de corpo e tudo, ou seja uma viajem no tempo mais tradicional, se é que dá pra usar esse termo.

Não deixei claro no meu outro post, mas não vejo problema de paradoxos se for esse o caso. Basta que o Michael não encontre com ele mesmo ou tente alterar algum acontecimento crucial, como por exemplo, impedir que o 815 decole.

Quanto ao Desmond de 1996, que criou conciencia sobre seu papel no futuro a partir dos flashes que ele teve no barco, o paradoxo não ocorreu já que como ele continua na ilha no presente, é certo que ele não fez nada no passado para mudar o destino dele. Ou se fez, é só lembrar daquele lema sobre destino que a série prega desde o "Flashes Before Your Eyes": o futuro já está escrito e não pode ser mudado. E mesmo se alguém tentar muda-lo o universo arranja um jeito de colocar tudo nos trilhos de novo.

TaviM.TheBruce disse...

A teoria não é aceitavel uma vez que o paradoxo não é aceito na série porque os sobreviventes não saberiam da existencia dele se ele voltasse para um tempo antes do acidente e não poderiam haver dois michaels no passado um que sofreu o acidente e esta na ilha e um que esta no cargueiro. a viagem explorada na série é somente de "consciencia" pelo que eu vejo e pelo que ja foi comentado como a do desmond que ele voltou a um tempo em que ele estava entende, quanto ao helicoptero não sei bem explicar mais eles foram a um "futuro"(a viagem demora 20 minutos para eles sendo que demora 1 dia para os do cargueiro e os da ilha)onde não houve nenhuma alteração.

TaviM.TheBruce disse...

yetsejam reitero meu post! agora pensei um pouco na sua hipotese e acho provavel sendo que ele não encontraria com ele mesmo ja que ele estava la no cargueiro o tempo que o outro michael estava na ilha e depois o michael da ilha iria embora e viraria o michael que esta no cargueiro, isso é meio dificil para alguns entenderem mas sim é muito aceitavel e sem paradoxo! davi tente explicar essa teoria direito que alguns vão concordar.

sam disse...

o Gault não precisa ter simplesmente ter aceitado o Michael... ele pode ter aparecido inconsciente.. ele pode ter forjado uma história... ou simplesmente ter fingido uma outra história e trabalhado no barco como prenda pra ele permancer no navio... se fez de bobo pra ganhar o queijo..

Anônimo disse...

Sam And Ronald:
O próprio Ben fala pro John e pro restante da galera que é o michael o espíão, tá no sneak peek...

Luciana disse...

MAS PODE O MICHAEL NÃO SER O ESPIÃO DO BEN...

A teoria está no site LOST-Theories.com, e fala sobre a conversa de Ben e Miles e os US$ 3,2 milhões de dólares...

Deixo abaixo a tradução do texto da teoria pertencente ao "Cheereyes".

Primeiro, Miles é um dos "others". Acredito que a prova disso é quando ele pergunta para Ben se "sabe para quem eu trabalho". Segundo, quando ele pede os 3,2 milhões de dólares é uma forma de contar para Ben que a equipe do cargueiro sabe como chegar até a Ilha: 3-2-5 (3,2 e 5 zeros). Ben então pergunta porquê não 3,3 ou 3,5 e Miles diz não, 3,2 milhões de dólares reforçando que eles estão certo sobre a coordenada. Quarto, quando Miles diz que Ben tem uma semana para arrumar o dinheiro, ele ele está dizendo que mais pessoas estão chegando à Ilha em 1 semana a menos que algumas ações sejam tomadas para evitar isso. Estas são apenas minhas idéias, apenas achei a conversa entre Ben e Miles tão bizarra que acho que há algo a mais por trás, algum significado.

E lembrando da coordenada que Ben passa a Michael na season finale da 2ª temporada:
ele fala para que Michael siga sempre a coordenada 325 para que consiga sair da Ilha.

http://blogteoriaslost.blogspot.com/2008/03/teoria-o-que-significa-os-us32-milhes.html

Gabriel Anderson disse...

eh... boa Luciana, gostei
eu preferia q isso acontecesse de verdade, mas eu acho q o Milles "trabalha" pro Ben, só q o Ben não sabe...

Anônimo disse...

se fosse assim, Michael estaria a salvo com Waaaaalt em algum continente e não limpando o convés e respondendo por Kevin Jonson...e também o Ben não saberia que ele está no cargueiro...mas tudo bem Lu, eu entendi o teu ponto de vista, ele pode não ser o espião do BEN, mas espião de quem ele seria então?