31/01/2008

Find 815 - Chega ao fim a saga de Sam Thomas

A promessa foi cumprida. Poucas horas antes da exibição do episódio de estréia da quarta temporada, o ARG Find 815 chegou ao fim com uma descoberta até certo ponto prevísivel, mas não menos surpreendente. Comecemos pelo vídeo que introduziu a parte final desse último capítulo da saga de Sam Thomas.


Vídeo por Steff via blog Find 815

Nessa introdução, Ockham coordena a descida do veículo/sonda na coordenada que fora recebida e posteriormente passada por Sam Thomas ao longo dos acontecimentos anteriores. Talbot entra na sala com uma postura para lá de suspeita e depois de mandar que a operação prossiga apenas observa enquanto Ockham lembra a Sam que a bateria do equipamento tem autonomia de apenas meia hora e que ele não deveria desperdiça-la e aí começa o último jogo...



Sam precisa localizar o Black Rock mas tem pouco tempo para fazê-lo antes que a bateria do veículo/sonda termine. Há 10 pontos localizáveis no solo do oceano e um deles seria o navio. Pois é, eu disse seria porque se você for bem sucedido na busca o resultado será este:


Vídeo por Steff via blog Find 815

Ockham está impaciente e diz que aquilo é uma perda de tempo já que Sam parece não ter muito sucesso e quando o capitão do Christiane I finalmente decide mandar recolher o veículo/sonda, Sam localiza algo, a cauda do avião Oceanic! A seguir acompanhamos um noticiário que fala sobre a descoberta do vôo Oceanic 815 pelo Christiane I apontando que os destroços foram localizados próximos à Indonésia e vemos Talbot comentando que a missão do barco pelo menos serviu para trazer um ponto final para a dor dos familiares das vítimas do vôo. Sam observa meio que desconfiado das palavras de Talbot e o vídeo chega ao fim.

Surpreso? Eu fiquei, mas devo confessar que não tanto porque se paramos para analisar tudo o que o jogo nos apresentou não faria muito sentido que a busca de Sam terminasse unicamente com a localização do Black Rock , porque o objetivo do jogo desde sua primeira semana sempre foi tentar encontrar um encerramento para a dúvida que mais lhe atormentava, o destino final do vôo 815. Alguns podem até dizer que a resolução do ARG soa forçada, mas basta lembrar do argumento que surgira com a chegada de Naomi à ilha para refletir que essa possibilidade (encontrar os destroços do que seria o Vôo 815) existia. Seria essa a prova final de que o acidente aéreo que iniciou a série foi parte mesmo de uma grande conspiração? Pode ser que sim, sobretudo se considerarmos as pistas que o ARG nos deu tais como o fato do Maxwell Group ser ligado às Indústrias Widmore (de Charles Widmore, pais de Penny) e principalmente o fato de que fora esse grupo Maxwell que incitara em Sam o desejo de buscar a 'verdade' sobre o destino do vôo em que estava sua namorada Sonya. Vale lembrar que Oscar Talbot foi sempre uma figura de comportamento e ações duvidosas durante o ARG e que por trabalhar para o dono (Charles?) do diário que indicava as possíveis localizações do Black Rock, faria muito sentido presumir que o tempo todo ele atuara como um instrumento que ia coordenando pouco a pouco os esforços de Sam para que este enfim encontrasse no fundo do oceano, os destroços do que se supõe ser o Vôo Oceanic 815 e dessa forma atrair e posteriormente dissipar a atenção da mídia em cima de uma improvável busca pelo avião. Dessa forma, creio eu que o maior mistério que surge com esse final do Find 815 seja tentar imaginar quais seriam os interesses de Charles Widmore por trás de toda essa armação. Teria ele encontrado finalmente a localização da Ilha (será que ele está por trás da equipe de Naomi que chega à ilha nessa temporada?) e estaria assim buscando de todas as formas afastar possíveis curiosos àquele local engendrando um complexo jogo de mentiras e encenações? Bem, eu confesso que ainda não tenho uma idéia clara sobre isso, mas fica a certeza de que o Find 815 cumpriu muitíssimo bem o papel de abrir com chave de ouro o que promete ser um novo capítulo sensacional na história de Lost.

Por Davi Garcia

2 comentários:

Mari Ina disse...

que jogo mais besta.
esse é o final do jogo?

Rubens disse...

Toda essa embromacao só para isso? Nenhuma revelacao?... Entao esse jogo nao passou de uma jogada de marketing e nada mais... Lamentável. (frustração...)