25/12/2007

O dilema da exibição dos 8 episódios

A decisão da ABC em exibir metade da 4ª temporada (pelo menos até agora) é mesmo polêmica e divide opiniões. Um belo exemplo disso foi abordado na última coluna de Matt Roush da TvGuide e nós colocamos a tradução aqui para que vocês também possam opinar sobre o assunto.

Pergunta: Se os poderosos na ABC acreditam que exibir os oito episódios já prontos como um arco completo satisfaz alguém além deles mesmos, eles estão delirando. Será que eles não aprenderam nada com a decisão de exibir os 6 primeiros episódios da 3ª temporada como um mini-arco? (E vale registrar que ao revê-los no dvd, ainda não consigo entender como tantos críticos tiveram problemas com aquele conteúdo. Eles foram absolutamente essenciais para nos colocar dentro do mundo dos outros e estabelecer o fundamento do resto da temporada.) Damon Lindelof e Carlton Cuse recentemente têm feito comentários sobre a decisão da ABC de exibir os 8 episódios, sabendo que a base de fãs estava ansiosa para ver em fevereiro os desdobramentos daquele final de temporada incrível. Por mais que eu não possa mais esperar para ver Lost, preferia que eles tivessem decidido atrasar a exibição até que os 16 episódios do próximo capítulo estivessem prontos para irem ao ar consecutivamente em vez de ter que encarar outra interrupção de uma série que funcionaria melhor se fosse exibida no plano original em nome do bem da continuidade dramática e da intensidade. Posso ser a minoria, mas acredito que o número de descontentes será grande depois que os 8 episódios acabarem sem termos mais nada para ver por sabe-se lá quanto tempo. Lost é um bem único que requer um tratamento especial. A rede ABC já admitiu isso ao aceitar o plano inicial de exibir a temporada com 16 episódios sem repetições. Me parece que a decisão deles é um tapa na cara tanto dos fãs quanto do time J.J. Abrams - Cuse - Lindelof. Na última disputa da eterna batalha entre comércio e arte, o placar agora marca comércio 2, arte 0. Qual sua opinião sobre a decisão da ABC e sobre o efeito a longo prazo na nossa amada série? É possível que a ABC nos dê 24 episódios consecutivos começando no final de 2008 para compensar? Que outros cenários você vê como possíveis ou práticos?

Matt Roush: Claramente essa não era a 1ª opção de ninguém sobre como lidar com Lost nessa temporada. Com tanta coisa acontecendo em função dessa greve prolongada a decisão se torna lamentável. Mas será que dá para ficar realmente tão surpreso quando o assunto envolve um produto tão quente quanto Lost e o interesse de negócios suplanta o criativo? O simples anúncio de que Lost será exibido nas noites de 5ª feira, preenchendo a vaga de Grey's Anatomy, mostra que a ABC valoriza e depende da série. Os responsáveis pela série deixaram bem claro desde o início de que preferiam ver a série ser exibida na íntegra, mesmo que isso significasse um atraso na temporada inteira como ocorreu com 24 Horas, mas a emissora escolheu o oposto. Não posso culpá-los por querer explorar um de seus principais produtos durante alguns meses quando a audiência do horário nobre está tipicamente empolgado. Não tenho uma idéia muito firme sobre a decisão, em parte porque não vi os episódios. Eu quero minha dose de Lost desesperadamente, mesmo que não seja uma dose completa. Essa me parece uma situação diferente daquela que envolveu os 6 episódios iniciais da temporada passada, que foi criticada em grande parte por causa de seu foco prolongado no cárcere de três grandes personagens pelos Outros. Eu duvido que esses oito episódios soem tão forçados nesse sentido. E se será frustrante ter a temporada interrompida na metade, se de fato mais nenhum episódio for produzido (o que até agora é uma coisa totalmente incerta), não há nada novo sobre o que você classifica como um possível "número grande de descontentes" dentre os fãs. Isso vém no pacote. Somos inteligentes o bastante para saber o que está acontecendo. Podemos perdoar a série, se não a emissora, mesmo que tenhamos que ficar esperando sabe-se lá por quanto tempo.

9 comentários:

Igor disse...

Assim,

eu gostaria se eles exibissem esses 8 episódios e depois, sei lá... em Agosto exibissem os 8 restantes. Acho melhor, porque aí não temos que esperar 9 meses inteiros entre temporadas. É melhor dividir essa espera em 2.

Mas como existe a incerteza de quando a série voltaria, aí não tem muito como opinar. Só acharia horrível se voltassem 24 episódios consecutivos. Se isso acontecer, ia ter um final de temporada no meio da temporada... isso seria relativamente estranho e até mesmo, ruim para os planos dos produtores.

Damon e Carlton não nos decepcionam. Só espero que a greve acabe logo.

Lostfan disse...

Esperamos tanto tanto pela nova temporada e aí chega esse CARVALHO de greve ¬¬! Como hoje é Natal, vamos agradecer pelos 8 episódios que temos, na pior das hipóteses.

O pior é que a greve não deve acabar tão cedo. Ainda estou do lado dos roteiristas, mas já se passou tanto tempo que tudo parece ter perdido o sentido e a noção.

Luks disse...

Olá, a minha opinão é que será bem mas produtivo se esperassemos um pouco mais para ver a temporada completa de 16 episodios pois um mês a mais talvez dois seri pouco comparado ao ANO que teremos que esperar pra ver o resto da temporada!

Dudu Maroja disse...

São coisas da vida.. eu nao sei que estou feliz de ter lost novamente mes que vem, mais sei que vou ficar muito mal quando voltar a pausa.. eu espero que a greve de logo frutos.. por que roteiristas felizes são roteiristas criativos.

Gabriel Lost disse...

Eles não poderiam deixar de exibir esses episódios!!!!!!!!!!!!!!
Deixar fãs, depois de meses, na mão???
Seriam 16, mas infelizmente só ficaram 8 prontos...culpa do que todos já sabem! A greve não foi decidida da noite pro dia! Os roteiristas poderiam ter montado esses 16 episódios! Não o fiseram e agora mais uma vez querem puxar a sardinha e bancar uma de coitados de novo! Começam tudo e depois lametam! SE LAMENTASSEM, NÃO DEIXARIAM A TEMPORADA INCOMPLETA! ESTOU DECEPICIONADO COM OS ROTEIRISTAS DE LOST E DOU OS PARABÉNS PARA A ABC! COMO FÃ, NÃO PODERIA ESPERAR MAIS!

V!Ni / MiCoRR!zA disse...

minha única esperança é que nesses meses parados... os roteiristas já tenham tudo prontinho na cabecinha deles, pra qdo acabar a greve eles escreverem tudo em uma semana!!! \o/

huAKHaKUaKuh

ou ainda melhor... eles já tão escrevendo tudo e escondendo na casa deles, aí qdo acabar a greve, é só entregar!! =P

^^

Alicia disse...

Concordo plenamente qdo ele diz que "Por mais que eu não possa mais esperar para ver Lost, preferia que eles tivessem decidido atrasar a exibição até que os 16 episódios do próximo capítulo estivessem prontos para irem ao ar consecutivamente em vez de ter que encarar outra interrupção de uma série que funcionaria melhor se fosse exibida no plano original em nome do bem da continuidade dramática e da intensidade."

Fabi Abrams disse...

Como fã, preferia esperar mais um pouco e ter 16 episódios consecutivos! Demoraria mais, mas seria mais coerente com a trama e mais respeitoso com os fãs.

Fosco disse...

Eu preferia assistir todos os 16 episódios de uma vez a partir de Fevereiro, como era o plano original.
Mas os roteiristas entraram de greve, os produtores entraram de greve e esse é o preço a se pagar por isso.

Seria ridículo para a ABC, com 8 episódios prontos de sua principal série, numa época em que todas as redes de televisão sofrem com as consequências da greve, não aproveitasse a oportunidade de lançar esses episódios e sair na frente.

Vai ser ruim esperar pra ver o restante da temporada? Claro. Mas o futuro é tão incerto que não se pode condenar o que a ABC vai fazer.

Só resta esperar que a greve acabe logo e que Lost possa voltar o mais rápido possível.

Quem sabe em setembro, época em que normalmente iniciam-se as novas temporadas, com os 8 episódios finais. E depois mais 4 meses de torturante espera até janeiro para a quinta temporada.