20/11/2007

Lost pode encerrar a greve dos roteiristas

O fato é o seguinte, a recém iniciada micro-série "Missing Pieces", pode representar uma alternativa que dará fim ao impasse que provocou a greve dos roteiristas e que por consequência paralisou Hollywood. Estranho? Bem, eu explico. Acontece que o modelo adotado pelo estúdio ABC para a exibição online dos mini episódios de Lost - lançados primeiro em celular e depois disponibilizados no site da emissora que transmite a série - responde à principal reivindicação do sindicato dos roteiristas que refere-se ao pagamento pelo uso de seus trabalhos na internet.

Para dar uma idéia da coisa, "Lost: Missing Pieces" rendeu aos roteiristas de cada um dos episódios, aproximadamente 800 dólares, o que dá ao estúdio o direito de disponibilizar os episódios nos celulares da Verizon por 13 semanas. Depois desse período, as repetições dos episódios ou sua transmissão em outras mídias como a internet, geraria rendas residuais aos roteiristas na ordem de 1.2 a 2% do que o estúdio recebe por licenciar o material. O diretor executivo do sindicato dos roteiristas, Charles Slocum, inclusive disse em uma entrevista feita na última 6ª feira, que "em termos gerais", o acordo feito com essa mini produção de Lost criou o padrão que eles estão procurando nas negociações", embora ressalte que o sindicato deseja melhores retornos financeiros.

E assim, fica a pergunta: Será que o caso de Lost conseguirá a proeza de mostrar a luz no fim do túnel para acabar mesmo com a greve, e por tabela garantir o retorno da produção da 4ª temporada? Bom, fiquemos de olhos atentos aos desdobramentos da reunião que ocorrerá na próxima 2ª feira dia 26 de novembro.

Por Davi Garcia

3 comentários:

ana paula disse...

Lost é Lost, sempre vencendo barreiras. Essa série é meu orgulho!!!!!

Sou fã até a raiz dos cabelos, daquelas que não admite falarem mal sobre a série.

Se Deus quiser, essa iniciativa vai dar certo e se não resolver de vez o problema, pelo menos se fizer com que os roteiristas voltem ao trabalho, já vai ser uma enorme conquista! Mais uma para somar a tudo que Lost já conquistou!

Só mais uma coisinha que uma grande fã não poderia deixar de dizer: JATE IS FATE!!!!!!!!

Dudu Maroja disse...

Lost como sempre sendo pioneira.. tomara que realmente saia logo este acordo.. afinal.. os roteiristas merecerem.. e nos merecemos também!

Paulo de Tarso Duarte disse...

Não Davi!

Não vai não!
Mesmo sendo Carlton e Damon, ativos e participantes nos roteiristas!
O buraco é bem mais embaixo, a coisa é muito mais séria, Lost apenas uma série no meio de uma indústria que engloba algo bem maior, cinema.
E agora a coisa recrudesceu mais ainda pois os estúdios, começaram a jogar pesado, e estão utilizando a "Force Majeure" e cortando o salário parcial ou inteiro do elenco de várias séries, como 30 Rock, The Office, Battlestar Gallactica, Till Death, Rules of Engagement.
Lost neste jogo, é uma gota num oceano, muito complicado.
Esta greve já vinha sendo prometida a nos, em vários anos de Oscars sempre era notório nos agradecimentos, referências a roteiristas e notícias sobre uma possível greve, que agora chegou de verdade.

Veja a coluna da Ana Maria Bahiana, no Blog Hoolywood Blog, ela é esécialista em Cinema e bos bastidores de Holywood, e é considerada uma das fontes mais confiáveis e bem informadas.

Grande abraço!