09/08/2007

Colunista da EW fala sobre Jacob e a estação "Orquídea"

Ontem reproduzimos aqui, informações dadas pelo colunista e lostmaníaco Jeff “Doc” Jensen da Entertainment Weekly sobre os rumores que cercavam a série nos últimos dias, mas o que não reproduzimos foram as sempre interessantes ponderações de Jensen acerca de dois dos principais mistérios mais recentes relacionados à série. Curioso? Confira.

Jacob e “A Mosca”

Na visão de Jensen, Jacob, o misterioso personagem visto em um frame do ep. 3x20, pode ter uma forte relação com um dos maiores clássicos da ficção científica, o filme “A Mosca”, cuja versão original foi lançada em 1958 e refilmada em 1986. Qual o ponto que sustenta a tese do colunista? A única frase dita por Jacob até agora na série, “Me ajude”, que por sua vez é a mesma usada pelo igualmente estranho personagem principal do filme.

.

No filme, um cientista inventa uma máquina de teletransporte e depois que um experimento dá errado, acaba tendo seu DNA fundido ao de uma mosca que entrara na máquina e a partir daí se vê transformado em um ser metade homem e metade mosca. Na sequência final do filme, o irmão da aberração ouve um pequeno barulho vindo de uma teia de aranha e ao aproximar-se escuta a frase “Me Ajude!” para então descobrir uma mosca com cabeça humana presa na teia prestes a ser devorada. Horrorizado com o que vê ele pega uma pedra e esmaga presa e predador num ato de misericórdia bastante bizarro.

Ok, mas o que isso tem a ver com o Jacob de Lost? Para Jensen, Jacob pode ser um cientista da Dharma que acabou vítima de um experimento equivocado envolvendo a ‘manipulação de forças da natureza’ e que podem até mesmo envolver o teletransporte, ou ainda quem sabe, a viagem no tempo. Qualquer que seja a alternativa, Jacob pode ter ficado preso naquele casebre da Ilha e a única coisa que quer agora é que alguém o mate como fez o irmão da “Mosca”.

Delírio demais de Jensen? Pode ser. Faz sentido? Muito, não acham?


O Vídeo Orientação da estação Orquídea

Para começo de discussão, Jensen sugere que talvez seja prematuro considerar o vídeo como um filme de orientação oficial. Vejam o que ele diz a respeito: “Na verdade, eu não ficaria surpreso se descobrissemos que o filme nunca foi finalizado porque o projeto Orquídea foi abandonado em função do ambiente imprevisível e perigoso dentro da estação”.


Vídeo Orientação da estação 'Orquídea" (Legendado pela equipe Lostpedia)

Mas por imprevisível e perigoso devemos fazer referência à parte do filme na qual o Dr. Halowax se desespera por causa da misteriosa replicação do coelho? Segundo Jensen sim. Em um certo trecho vemos o Dr. Halowax segurando um Coelho branco com o número 15 marcado – e então, subitamente e de forma totalmente inesperada, um outro coelho com um número 15 aparece atrás dele provocando um pânico que o faz agarrar o coelho ‘original’ junto ao peito, desesperado para ter certeza que os coelhos gêmeos não dividam o mesmo espaço. Ele então exige que o câmeraman pare de filmar e a última coisa que vemos é Halowax já calmo, acariciando o coelho e dizendo, “Como você deve ter percebido, a estação 6, ou ‘Orquídea’, não é uma unidade de pesquisa botânica”.

A teoria de Jensen é que a ‘Orquídea’ pode ter conduzido experimentos de viagem no tempo, ou seja, o coelho com número 15 que apareceu depois é na verdade o mesmo coelho com número 15 visto antes mas enviado do futuro. Isso explicaria porque Halowax teria ficado tão assustado, já que de acordo com o mito sci-fi, seria catastrófico se algo ou alguém tocasse seu par viajante do tempo.

Indo um pouco além, Jensen aponta as possibilidades de que a Orquídea talvez pudesse tratar de clonagem, ou então ela seria um ponto de acesso à realidades alternativas. Talvez aquela estação reunisse cópias idênticas de universos paralelos, ou ainda, talvez esta seja a tal “caixa” mencionada por Ben, o lugar na Ilha onde seus desejos mais profundos se manifestam, sugerindo aí que talvez o que aquele coelho com número 15 mais quisesse era um amigo.

Viagens à parte, o colunista entende que o filme da Orqúidea re-energiza o que talvez seja a questão mais antiga sobre a Iniciativa Dharma: Ela explorava realmente campos da ciência, era apenas um grande experimento psicológico ou um misto das duas coisas? Seja lá o que for, Jensen diz que para ele a estação 6 Orquídea não existe mais na Ilha porque foi implodida, assim como já ocorreu com a estação 3 Cisne.

E como se chega a essa conclusão? Sigam as pistas. Por que Halowax usa um jaleco com o logo da Cisne ao fazer um filme de orientação para a estação Orquídea? Talvez porque a Orquídea faça referência um tipo específico de orquídea- chamado a orquídea cisne, conhecida pela habilidade de maturar rapidamente. Parece ser uma alusão apropriada para um lugar onde coelhos podem magicamente multiplicar-se como... coelhos!

E aí, essa confusão toda conseguiu fundir sua cabeça?

Texto, traduções e adaptações por Davi Garcia

13 comentários:

Rafael disse...

Interessantissima essa teoria!! Dá muito pano pra manga!!!

Ale Rampazo disse...

Pra mim Jacob é o Jack (no futuro) que voltou à ilha para "orientar" os outros losties... piração!!!

Alba disse...

O que seriam as imagens que aparecem na fita? Um prédio, God Loves you as He loved Jacob(1.09 min). e a terceira e mais interresante, uma imagem do que parece ser uma imagem de cabeça para baixo de uma pessoa andando de bicicleta (1.42 min) quem seria essa pessoa, e que lugar seria esse?

Jana disse...

Oi, Davi...

Nossa... tem total lógica essa teoria! Alias, eu bem que tinha pensado em coisas super parecidas.

Acho que o Jacob deve mesmo ter ficado preso na cabana em consequencia a uma "viagem" que deu errado. Mas acredito que ele não queira que o matem, mas que o libertem, para que ele possa divulgar informações sobre as consequencias dos experimentos.

Acredito também que a ilha não possa ser localizada justamente por causa disso.

A ilha deve ter essa propriedade independente dos experimentos da Dharma, isso explicaria os moradore que estavam na ilha antes da chegada da Dharma. Provavelmente o que a Dharma fez foi tentar controlar essa propriedade da ilha pra conseguir mudar os numevor da equação de valenzeti. Ocorre que se isso acontecesse, outras catastrofes aconteceriam, e prejudicaria a vida das pessoas. A ilha deve ter um mecanismo de proteção que impede que esse tipo de coisa aconteça (o aprisionamento de Jacob, pode ser um exemplo)Por isso que o Ben insiste em dizer que eles são os bonzinhos.... eles são quem fazem de tudo pra que essas catastrofes não aconteçam, e o pessoal da Dharma e etc são os malvados por quererem a todo custo fazer experiências com isso.

Ai que confuso, né....sei lá... achoq ue pode ser um rumo pra história que seria bem interessante.

Beijos,
Jana

Pina disse...

Mt boa essa materia! mas pra mim o Jacob é o Locke,que voltou no tempo para tentar "mandar" nos outros e ajudar o seu pessoal,mas acabou ficando preso segundo essa teoria e se viu mais desesperado ainda quando Ben passou a não seguir mais suas ordens!

Garoto23 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
En disse...

Muito interessante... com certeza o Jacob não é uma pessoa normal, mas não me arrisco a bolar uma teoria.
O video da Orquidea tambem é loco... efeito Casimir da pano pra muita discussão...

Thiago disse...

É, parece que o Jacob deve ser mesmo um cara que tenha tentado viajar no tempo, mas se deu mal. E justamente para evitar um colapso (assim como no vídeo da estação orquídea com os coelhos), o Ben evita que outras pessoas tentem falar com o Jacob - que aliás, pode ser um nome "criado" por esse viajante (ou pelo próprio Ben) para evitar qualquer problema semelhante.

Viajei um pouco, mas tá valendo... hehehe

JoostBR disse...

Eu concordo que a escotilha orquidea não exista mais e acho até que nós já vimos o que sobrou dela (ou o que fizeram dela...).
Na minha opinião a escotilha foi destruída por que o que quer que houvesse lá era muito perigoso e além disso o local foi isolado e ainda uma nova escotilha foi construída em volta com a função de manter "o que quer que houvesse lá" isolado.
Agora eu pergunto: Conhecemos alguma escotilha naquela ilha que parecesse estar escondendo algo??? Lembraram de alguma coisa? Eu sim! A ESCOTILHA CISNE!! Havia uma parede feita de chumbo nela que serviria para manter alguma coisa isolada e a historia de se ter que ficar digitando os numeros no computador "ou o mundo iria acabar" pode ter alguma coisa a ver com isso também. Para terminar: o video do coelho me lembrou o que aconteceu com o Desmond ao virar a chave da cisne.

Desculpem pelo texto gigante e espero não ter viajado demais.

Roger.

Gandalf disse...

Pouco antes da imagem do prédio, no momento que Halowax se apresenta (0'39''), aparece a imagem de um camarada barbudo. É MUITO rápido, mas pra mim não fez sentido algum.

V!Ni / MiCoRR!zA disse...

A questão de viagem no tempo [e/ou universos paralelos] tb se encaixaria certinho no fato de que no flashforward do Jack perece que seu ainda está vivo [!!!]

Daniel Brito disse...

Grande Davi,
Não sei se vcs do Dude já sabem dessa matéria:
http://netlost.blogspot.com/2007/08/lost-revelado.html
Sai na Superinteressante de setembro e fiz uma compilação para colocar no netLOST.
Dá uma passadinha lá.
Um abraço para vc e um bjão na Juliana.

Eduardo disse...

eu salvei (*.jpg) todos os 4 frames que aparecem no video... O barbudo, o Predio, a Msg (Jacob) e o cabinha da bike !
como eu faço pra mandar o e-mail pra vcs postarem ai ?

meu e-mail eh duazevedo@gmail.com

vlw